USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Notícias

Notícias


Governo tem o pior déficit primário da história em 2016

Posted: 30 Jan 2017 10:18 AM PST

Apesar da ajuda do programa de regularização de recursos no exterior, a chamada repatriação, o Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – encerrou 2016 com o pior déficit primário da história. No ano passado, o resultado ficou negativo em 154,255 bilhões de reais, contra déficit de 114,741 bilhões de reais registrado em 2015.

O déficit primário é o resultado negativo das contas do governo antes do pagamento dos juros da dívida pública. Apenas em dezembro, o Governo Central registrou déficit de 60,124 bilhões de reais. O resultado é o segundo pior para o mês, perdendo apenas para dezembro de 2015 (60,633 bilhões de reais). No ano retrasado, no entanto, o déficit havia sido inflado pelo reconhecimento de passivos do Tesouro com bancos oficiais e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O déficit primário ficou abaixo da meta revisada de 170,5 bilhões de reais estabelecida para o Governo Central 2016. O principal fator que ajudou o governo a ficar dentro da meta foi a regularização de ativos no exterior. Também conhecido como repatriação, o programa arrecadou 46,7 bilhões de reais no ano passado, dos quais 24 bilhões de reais ficaram com o Tesouro Nacional, e o restante foi partilhado com estados e municípios.

Queda na receita

A deterioração das contas públicas no ano passado ainda foi resultado da crise econômica que tem reduzido a arrecadação nos últimos anos. Em 2016, as receitas líquidas do Governo Central caíram 4,1% descontando a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). As despesas totais caíram, mas em ritmo menor: 1,2% também descontado o IPCA.

Em relação às despesas, o principal fator que pressionou as contas públicas no ano passado foram os gastos com a Previdência Social, que cresceram 7,2% acima da inflação em 2016. Os gastos com o funcionalismo público caíram 0,5% descontado o IPCA. As demais despesas obrigatórias caíram 22,5% também descontada a inflação, principalmente por causa do reconhecimento de passivos com os bancos públicos e o FGTS, que ocorreram no fim de 2015 e não se repetiram em 2016, e da reversão parcial de desonerações, como a da folha de pagamento.

As despesas de custeio (manutenção da máquina pública) caíram 8,1% no ano passado, considerando a inflação oficial. Depois de passarem boa parte de 2016 acumulando variação negativa, os investimentos federais, que englobam obras públicas e a compra de equipamentos, somaram 64,925 bilhões de reais, alta real (descontada a inflação) de 7%.

PAC e Minha Casa, Minha Vida

Apesar da alta dos investimentos, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) gastou 42,042 bilhões de reais, queda real de 17,8% em relação a 2015. Em relação ao programa Minha Casa, Minha Vida, a retração real foi ainda maior: 64,3%. No ano passado, o principal programa habitacional do governo federal executou 7,965 bilhões de reais, contra 20,709 bilhões de reais em 2015.

O número divulgado hoje refere-se somente às contas do Governo Central, com a metodologia acima da linha, que leva em conta os gastos registrados em tempo real no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). Amanhã, o Banco Central divulga o déficit primário de 2016 para o setor público, conta que inclui os estados e os municípios e considera a metodologia abaixo da linha (variação de endividamento dos entes públicos).

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Economia

Gêmeos ficam abraçados no útero e sobrevivem a gestação de risco

Posted: 30 Jan 2017 10:05 AM PST

Hayley Lampshire, de 27 anos, é professora infantil e teve duas surpresas ao ficar grávida. A primeira: estava esperando gêmeos. A segunda: a gestação era de gêmeos monocoriônicos e monoamnióticos. Uma condição rara na qual há um grande risco de um ou ambos os bebês morrerem devido ao entrelaçamento dos cordões umbilicais. Felizmente, os gêmeos Rowan e Blake se mantiveram quietos e praticamente abraçados até o momento do parto. Segundo informações do jornal britânico The Mirror, em alguns momentos parecia até que os bebês estavam se abraçando. 

Gêmeos monocoriônicos e monoamnióticos são gêmeos idênticos que compartilham a mesma placenta e a mesma membrana ou saco amniótico. A condição corresponde a 1% das gestações gemelares e a taxa de mortalidade chega a 50%, sendo a principal entrelaçamento dos cordões, a principal causa, devido à interrupção dos suprimentos de oxigênio e alimentação dos bebês.

Hayley e seu marido Charlie se casaram em 2015 e souberam da gravidez alguns meses depois da cerimônia. “Quando fizemos o exame de rotina às 12 semanas de gestação, descobrirmos que eram gêmeos e ficamos completamente em choque, já que não sabíamos como iríamos cuidar de dois bebês. Na mesma ocasião soubemos que seria uma gravidez de risco e uma semana depois fomos a um especialista que confirmou a gravidez de gêmeos monocoriônicos e monoamnióticos. Eu e meu marido Charlie ficamos desolados quando soubemos que nossos bebês estavam em perigo. Nos disseram que a interrupção seletiva seria o último recurso possível, mas tentamos não pensar nisso. “, contou Hayley. 

Na maioria das gestações, o fator de risco diminui a partir da 12ª semana. Mas no caso de Hayley, o risco só aumentava conforme a gestação avançava, já que os bebês iam crescendo. O grande problema desse tipo de gestação é que se os bebês começam a se movimentar muito no útero, existe o risco de seus cordões se entrelaçarem ou deles se estrangularem.

A única forma de ambos sobreviverem à gestação era se eles se mantivessem quietos. E foi exatamente o que eles fizeram. Aliás, fizeram mais do que isso. Imagens de ultrassom mostraram que os irmãos estavam abraçados. Em alguns momentos, parecia até mesmo que eles estavam de mãos dadas.

“Eles precisavam ficar quietos para se manterem vivos e em algumas imagens parecia que eles estavam se abraçando. Nós ficamos aliviados quando eles nasceram e ambos estão muito bem. Charlie e eu ficamos apavorados no princípio, mas queremos compartilhar nossa história para assegurar outros pais de que há esperança, algo que nós lutamos para encontrar quando estávamos passando por isso. Até agora eles estão dividindo muito bem, afinal de contas isso salvou suas vidas, mas eu tenho certeza que será diferente quando eles ficarem mais velhos.”, brinca a mãe.

Os gêmeos nasceram de cesárea no final de agosto do ano passado e pesavam pouco mais de dois quilos cada. Hayley conta que os médicos agendaram a cesárea para a 34ª semana de gestação, pois os médicos não queriam que o risco aumentasse ainda mais.

“Os meninos nasceram com 36 segundos de diferença e foram levados imediatamente para os cuidados especiais. Eles tinham fluido nos pulmões e estavam lutando para respirar por conta própria. Eu fui liberada para ir para casa três dias depois, mas eles precisaram ficar nos hospital por três semanas. Deixá-los lá foi a pior parte. Mas agora eles estão bem e estão crescendo tão rápido e nós sabemos que temos muita sorte por tê-los aqui. Quando eles crescerem vamos contar o quanto o laço deles é especial.”, disse Hayley.


Arquivado em:Saúde

Walter reclama de bullying: ‘Juiz falou para eu emagrecer’

Posted: 30 Jan 2017 09:58 AM PST

O carismático atacante Walter está acostumado com as provocações vindas de torcedores e jornalistas em relação à sua forma física e, às vezes, até entra na brincadeira. Neste domingo, no entanto, o jogador do Goiás demonstrou bastante incômodo quando o bullying partiu de ninguém menos que o árbitro da partida. Após o empate em 2 a 2 diante da Aparecidense, Walter afirmou que o juiz Bruno Rezende o aconselhou a perder peso em vez de reclamar.

"Ele falou para mim 'vai emagrecer mais um pouco, que eu apito meu jogo aqui'. Eu sou um jogador muito experiente, todo mundo me conhece e sabe que não sou de briga. Mas o juiz falar isso para mim é uma falta de respeito", afirmou o jogador à TV Anhanguera.

O árbitro negou. "De maneira alguma houve isso. Tenho o maior respeito tanto pelo Walter como por qualquer jogador do Campeonato Goiano e do Brasileiro. O que houve foi que no momento da expulsão os jogadores do Goiás me cercaram e o Walter estava no meio deles, muito agitado. Falei que ele não precisava colocar a mão em mim e me empurrar”, alegou Bruno Rezende.

Walter, que teve seu peso contestado durante as passagens por Inter, Fluminense e Atlético-PR, afirmou durante a pré-temporada que voltou das férias oito quilos acima do que considera seu peso ideal (cerca de 95 quilos). Neste domingo, ainda visivelmente fora de forma, ele entrou aos 13 minutos da segunda etapa e teve atuação apagada.

Walter durante os treinamentos do Goiás em janeiro de 2017

Walter durante os treinamentos do Goiás em janeiro de 2017 (Reprodução/Instagram)

Instagram Photo


Arquivado em:Esporte

EUA cogitam exigir acesso a redes sociais e contatos de turistas

Posted: 30 Jan 2017 09:43 AM PST

Depois de anunciar duras regras de imigração, o governo do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos, avalia uma nova "medida de segurança": obrigar estrangeiros que tentam entrar no país a informarem quais sites visitam e a lista de contatos no celular. Segundo fontes da rede CNN, se a regra for aprovada, viajantes que não concordarem em fornecer as informações podem ser impedidos de entrar no país.

A possível medida foi comentada pelo diretor de políticas da Casa Branca, Stephen Miller, em conversa com oficiais dos departamentos de Estado e de Segurança Interna, além de agentes da Patrulha de Fronteira. A proposta prevê que turistas revelem, além da agenda telefônica e o histórico de sites visitados, seus perfis nas redes sociais.

De acordo com a CNN, porém, as políticas de implementação da checagem eletrônica ainda estão sendo discutidas, e a proposta pode esbarrar em questões de privacidade.

Em dezembro, ainda na administração de Barack Obama, o governo americano começou a pedir que turistas informassem voluntariamente seus perfis nas redes sociais, informou o site Politico. A opção aparecia nos formulários preenchidos por visitantes dos 38 países que têm isenção de visto de turismo para os Estados Unidos. O campo, porém, não era obrigatório.


Arquivado em:Mundo

Cristiano Ronaldo insulta torcida do Real Madrid após vaias

Posted: 30 Jan 2017 09:21 AM PST

Nem mesmo o melhor jogador do mundo escapa da conhecida exigência da torcida do Real Madrid. Neste domingo, Cristiano Ronaldo e seus colegas de clube receberam algumas vaias durante a vitória da equipe por 3 a 0 sobre a Real Sociedad, no Santiago Bernabéu. O craque português, eleito pela quarta vez o melhor jogador do ano pela Fifa e artilheiro nas conquistas da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes do ano passado, não digeriu nada bem as críticas. Imagens captadas pela emissora Cuatro mostraram Cristiano Ronaldo furioso com as vaias e respondendo com xingamentos.

Aos 23 minutos da primeira etapa, Cristiano se enfezou com as primeiras e tímidas vaias. “Filhos da p…”, gritou, em espanhol, em direção às tribunas. Minutos depois, repetiu o xingamento, em bom português. Diante de mais vaias, não apenas contra ele, mas toda a equipe (o lateral brasileiro Danilo e o atacante francês Karim Benzema se tornaram os principais alvos após a eliminação na Copa do Rei), Cristiano explodiu e soltou um palavrão ainda mais ofensivo. O capitão Sergio Ramos chamou sua atenção e cobrou foco na partida. Assista abaixo:

Depois de um início ruim, o Real Madrid deslanchou e conseguiu a vitória. Cristiano brilhou com uma assistência e um belo gol de cobertura, mas celebrou seu tento apontando apenas para os familiares no camarote. Apesar do mal-estar, o Real Madrid abriu vantagem na liderança do Campeonato Espanhol, com 46 pontos, quatro a mais que o Barcelona.

 


Arquivado em:Esporte

10 cursos superiores em SP têm descontos de 50% a 75%

Posted: 30 Jan 2017 09:06 AM PST

Quem ainda não está frequentando uma universidade ao menos tem planos de ingressar em um curso de graduação. É o que mostra uma pesquisa do Instituto Data Popular a pedido do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), em 2016. As entrevistas foram feitas nas cinco regiões do país, com jovens entre 18 e 26 anos, e revelaram que 47% dos alunos que terminaram o ensino médio pretendem cursar uma faculdade nos próximos dois anos.

Como ainda é difícil ter acesso às instituições públicas de ensino, já que as notas de corte são cada vez mais altas, muitos estudantes recorrem às universidades privadas. Mas pode surgir um empecilho: como pagar as mensalidades? De acordo com a pesquisa, apenas 33% dos potenciais calouros têm planejamento financeiro para continuar os estudos. E, apesar de alguns jovens conseguirem conciliar os estudos com o trabalho, a renda familiar muitas vezes ainda não é suficiente para arcar com as mensalidades.

Para ajudar nesse processo, diversas universidades estão oferecendo descontos de até 75% nas mensalidades na plataforma Guia do Estudante Bolsas. Entre os cursos há opções como educação física, pedagogia, administração, design, engenharia da computação, gastronomia e direito. Confira os descontos:

Grupo Educacional Drummond (São Paulo, SP)
Economia na mensalidade: 70%

Cursos com desconto:
– Direito (Campus João XXIII)
De: R$ 1.558,27
Por: R$ 467,48
– Design Gráfico (Campus Tatuapé)
De: R$ 1.303,02
Por: R$ 390,91
– Ciência da Computação (Campus Tatuapé)
De: R$ 1.485,95
Por: R$ 445,79


Faculdades Guarulhos (São Paulo, SP)

Economia na mensalidade: 52%

Cursos com desconto:
– Enfermagem 
De: R$ 1.048
Por: R$ 503,20
– Administração 
De: R$ 764
Por: R$ 367

Faculdade Sumaré (São Paulo, SP)
Economia na mensalidade: 50%

Cursos com desconto:
– Ciências Contábeis (Campus Sumaré)
De: R$ 690,66
Por: R$ 345,33
– Administração (Campus Santo Amaro)
De: R$ 690,66
Por: R$ 345,33

– Pedagogia (Campus Tatuapé)
De: R$ 557,34
Por: R$ 278,67

Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada – IBTA (São Paulo, SP)  
Economia na mensalidade: de 50% a 60%

Cursos com desconto:
– Engenharia da Computação (Unidade Paulista) – 60%
De: R$ 1.085
Por: R$ 434
– Engenharia de Produção (Unidade Paulista) – 60%
De: R$ 1.104
Por: R$ 441,60
– Administração (Unidade Paulista) – 50%
De: R$ 691
Por: R$ 345,50


Universidade Ibirapuera – Unib (São Paulo, SP)

Economia na mensalidade: 60%

Cursos com desconto:
– Arquitetura e Urbanismo (Unidade Chácara Flora)
De: R$1.466,65
Por: R$ 586,66
– Educação Física (Unidade Chácara Flora)
De: R$ 1.099,98
Por: R$ 439,99
– Direito (Unidade Chácara Flora)
De: R$ 1.283,32
Por: R$ 513,33


Universidade Santo Amaro – Unisa (São Paulo, SP)

Economia na mensalidade: de 50% a 69%

Cursos com desconto:
– Jornalismo (Campus II) – 51%
De: R$ 692
Por: R$ 336
– Gestão Hospitalar (Campus I) – 69%
De: R$ 540
Por: R$ 169
– Engenharia de Produção (Campus III) – 58%
De: R$ 951
Por: R$ 400


Faculdades Integradas Rio Branco (São Paulo, SP)  

Economia na mensalidade: de 60% a 64%

Cursos com desconto:
– Design (Unidade Lapa) – 60%
De: R$ 2.229,92
Por: R$ 896
– Pedagogia (Unidade Lapa) – 64%
De: R$ 1.647,34
Por: R$ 592,79


Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo (São Paulo, SP)  

Economia na mensalidade: de 50% a 60%

Cursos com desconto:
– Administração (Campus Santo Amaro) – 60%
De: R$ 953,30
Por: R$ 386,09
– Ciências Contábeis (Campus Santo Amaro) – 60%
De: R$ 953,30
Por: R$ 386,09


Faculdade Interação Americana – Fainam (São Bernardo do Campo, SP) 

Economia na mensalidade: 74% e 75%

Cursos com desconto:
– Administração – 74%
De: R$ 1.760
Por: R$ 451,44
– Pedagogia – 75%
De: R$ 1.347
Por: R$ 336,41
– Matemática – 75%
De: R$ 1.347
Por: R$ 336,41


Universidade de Mogi das Cruzes – UMC (Mogi das Cruzes, SP)

Economia na mensalidade: de 50% a 57%

Cursos com desconto:
– Engenharia Ambiental (Campus Mogi das Cruzes) – 57%
De: R$ 2.109
Por: R$ 910,03

– Gestão de Recursos Humanos (Campus Mogi das Cruzes) – 57%
De: R$ 1.136
Por: R$ 488,03
– Biomedicina (Campus Mogi das Cruzes) – 52%
De: R$ 2.786
Por: R$ 1.330,04


Arquivado em:Educação

Indicações ao Oscar alavancam bilheteria de ‘La La Land’

Posted: 30 Jan 2017 08:55 AM PST

(/Divulgação)" description="">(/Divulgação)" description="">(VEJA.com/Reprodução/Reprodução)" description="">Filme 'La La Land'(/Divulgação)" description="">Filme 'La La Land'(/Divulgação)" description="">(/Divulgação)" description="">

O número recorde de 14 indicações que La La Land – Cantando Estações recebeu ao Oscar 2017 alavancou a bilheteria do musical no Brasil e nos Estados Unidos. Nos cinemas nacionais, o filme levou 205.801 espectadores aos cinemas no fim de semana, subindo da quinta para a quarta posição no ranking de bilheterias, segundo a consultoria ComScore. Já nos EUA, o longa teve um crescimento de 43%, com uma arrecadação de 12 milhões de dólares, e reestreou em mais de mil cinemas americanos, de acordo com o site Box Office Mojo.

Nos cinemas brasileiros, o campeão de bilheteria do último fim de semana foi a estreia do terror Resident Evil 6: O Capítulo Final, que levou 399.128 espectadores às salas de cinema. Caindo para segundo lugar está a animação Moana, com 319.375 pagantes. Em terceiro surge o nacional Minha Mãe É Uma Peça 2, com 306.093, e um público acumulado de mais de 8,1 milhões.

Nos Estados Unidos, o novo suspense de M. Night Shyamalan, Fragmentado (que estreia em 23 de março no Brasil), continua a dominar as bilheterias do país, com uma arrecadação de 26,2 milhões de dólares. Em segundo vem a estreia Quatro Vidas de Um Cachorro com 18,3 milhões de dólares, seguida por Estrelas Além do Tempo ( o grande campeão do SAG Awards) com 14 milhões.

Resident Evil 6: O Capítulo Final aparece apenas em quarto lugar nas bilheterias americanas, com uma arrecadação de 13,8 milhões de dólares, e em quinto surge o musical La La Land.

La La Land é considerado o grande favorito ao Oscar 2017 com 14 indicações, o mesmo número de Titanic (1997) e A Malvada (1950). A cerimônia de premiação acontece no dia 26 de fevereiro em Los Angeles.


Arquivado em:Entretenimento

Cármen Lúcia ‘fez o que deveria fazer’, diz Temer sobre delações

Posted: 30 Jan 2017 08:14 AM PST

O presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, “fez o que deveria fazer e, nesse sentido, agiu corretamente” ao homologar as delações dos executivos da Odebrecht. A declaração foi dada após inauguração de estação de bombeamento da transposição do rio São Francisco, em Floresta (PE).

A ministra homologou as 77 colaborações de executivos e ex-executivos da empreiteira, mas manteve os sigilos sobre os depoimentos, que têm potencial para atingir políticos de vários partidos, inclusive próximos a Temer. Todo o material será encaminhado, segundo o STF, ao procurador-geral de Justiça, Rodrigo Janot, que irá analisar os depoimentos para decidir se são necessárias novas investigações, aprofundamento de outras ou encaminhamento de denúncias à Justiça.

A discussão sobre a homologação foi tema de reunião entre a ministra e Janot em 23 de janeiro, quando o chefe do Ministério Público Federal defendeu que as delações fossem homologadas e encaminhadas à Procuradoria o mais rápido possível para não atrasar as investigações. No dia seguinte, Janot apresentou documento formal pedindo urgência na Lava Jato.
O próximo passo para Cármen Lúcia será a definição do relator dos processos da Lava Jato, que estavam com o ministro Teori Zavascki, morto em desastre aéreo em Paraty, litoral do Rio de Janeiro. A tendência é ela anunciar o método de definição da relatoria até quarta-feira, quando é aberto o ano judiciário.

Dilma e Lula

Durante a visita a Pernambuco, Temer também foi questionado sobre uma declaração da presidente Dilma Rousseff (PT), que em eventos na Europa na semana passada, disse existir um novo “golpe” para impedir a candidatura de Lula em 2018. “Nem sei o que responder. Isso foge ao preceito constitucional. A questão do Lula é política e será decidida pelos partidos políticos”, respondeu.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Eike tem cabeça raspada e é levado ao presídio de Bangu 9, no Rio

Posted: 30 Jan 2017 07:59 AM PST

Preso pela Polícia Federal nesta segunda-feira após voltar de viagem aos Estados Unidos, o empresário Eike Batista foi transferido do presídio Ary Franco, em Água Santa, Zona Norte do Rio de Janeiro, para o presídio Bandeira Stampa, conhecido como Bangu 9, na Zona Oeste da cidade.

A cela em que o empresário ficará preso tem capacidade para seis presos e é classificada internamente como "cela de faxina". Isso significa que os detentos saem para trabalhar no presídio durante o dia. A maioria dos presos de Bangu 9 é composta de agentes de segurança detidos por crimes relacionados às milícias que atuam no Rio.

Parte do Complexo Penitenciário de Gericinó, o presídio Bandeira Stampa tem um déficit de vagas menor que o do Ary Franco. Bangu 9 poderia receber até 541 detentos e conta com 682, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), enquanto a unidade prisional na Zona Norte tem 968 vagas e 2 129 presos.

Antes de ser transferido, Eike Batista teve a cabeça raspada. Ao chegar a Bangu 9, o empresário deve posar para o retrato do sistema penitenciário fluminense, assim como os outros presos da Operação Calicute, como o ex-governador Sérgio Cabral e a ex-primeira dama Adriana Ancelmo.

A prisão do ex-bilionário foi decretada no âmbito da Operação Eficiência, desdobramento da Calicute. As investigações mostram que Eike repassou 16,5 milhões de dólares em propinas para a Cabral por meio de contas no exterior.

Como o empresário não tem o ensino superior completo, pode ficar em presídio comum. Ele deve prestar depoimento ainda nesta semana.


Arquivado em:Brasil

Sisu divulga lista de aprovados

Posted: 30 Jan 2017 07:53 AM PST

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibilizou nesta segunda-feira a lista de aprovados da primeira edição do processo em 2017. O resultado dos selecionados na chamada regular pode ser conferido em sisu.mec.gov.br/selecionados. As matrículas serão entre 3 e 7 de fevereiro nas 131 instituições de ensino federais e estaduais públicas que participaram do programa.

Lista de espera

Quem não foi chamado e aqueles que foram selecionados para a segunda opção, mesmo tendo feito a matrícula, podem se inscrever na lista de espera até 10 de fevereiro em sisualuno.mec.gov.br. Nela, apenas a primeira opção será considerada. Os resultados dessa segunda lista serão divulgados a partir de 16 de fevereiro pelas próprias instituições.

O Sisu seleciona candidatos para 238.397 vagas de graduação por meio das notas do Enem. As inscrições foram prorrogadas até às 23h59 deste domingo devido a falhas no sistema do programa. Com o exame não foi diferente, quando as notas foram divulgadas, os candidatos também tiveram dificuldade de acessá-las.

Para evitar estes problemas, o Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Sisu, adiou em um dia o início das inscrições do Prouni (de 31 de janeiro a 3 de fevereiro) e do Fies (7 a 10 de fevereiro).


Arquivado em:Educação

Deus tem propósito até nos dias mais difíceis, diz mulher de Eike

Posted: 30 Jan 2017 07:50 AM PST

Casada com o empresário Eike Batista, preso na manhã desta segunda-feira pela Operação Eficiência, a também empresária Flávia Sampaio publicou uma mensagem em uma rede social sobre a prisão do marido. No post, ela diz que “Deus tem um propósito até nos dias mais difíceis”, acompanhada da legenda “Fé” e da hashtag “#ForçaEikeEstamosComVoce”.

Instagram de Flávia Sampaio, mulher de Eike Batista.

Instagram de Flávia Sampaio, mulher de Eike Batista. (Instagram/Reprodução)

É a primeira vez que alguém da família de Eike se manifesta sobre o fato de ele ser alvo da operação, que acusa o empresário de ter pago propina de 16,5 milhões de dólares ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), preso em novembro do ano passado.

Flávia é mãe do filho mais novo do empresário, Balder, de três anos. O empresário tem ainda outros dois filhos, Thor, de 25 ans, e Olin, de 21 anos, do relacionamento com a ex-modelo Luma de Oliveira. Flávia também teve uma sociedade com o empresário, em uma das em uma das companhias do “Grupo X”: a clínica estética Beaux, que encerrou as atividades em 2012.

Em 2015, ela foi notícia quando teve um cartão de crédito seu recusado em um supermercado do Rio de Janeiro, saindo sem as compras. A ex-modelo Luma de Oliveira não se manifestou.


Arquivado em:Brasil

Síria pede que refugiados voltem para casa

Posted: 30 Jan 2017 07:46 AM PST

O governo sírio pediu nesta segunda-feira aos refugiados sírios que retornem à Síria, sem mencionar diretamente o controverso decreto anti-imigração do presidente americano Donald Trump.

O ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Muallem, “renovou o apelo do governo aos refugiados sírios em países vizinhos para regressar ao país, reafirmando a sua disponibilidade para receber e garantir uma vida digna”, indicou a agência de notícias oficial SANA.

Muallem fez essas declarações em uma reunião em Damasco com Filippo Grandi, alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Até agora, o governo sírio não reagiu às medidas que proíbem temporariamente a entrada nos Estados Unidos dos refugiados – e por período indefinido para os cidadãos da Síria.

O decreto também proíbe por um período de 90 dias a entrada nos Estados Unidos de cidadãos do Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen.

Muallem falou um dia depois de uma nova vitória para as tropas do governo, que retomaram a área de Wadi Barada, 15 km a noroeste de Damasco, sob controle rebelde desde 2012.

Desde 2011, a guerra na Síria matou 310.000 pessoas e fez milhões de deslocados e refugiados.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Marisa Letícia segue sedada com ‘quadro inalterado’

Posted: 30 Jan 2017 07:41 AM PST

Novo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês nesta segunda-feira informa que a ex-primeira-dama Marisa Letícia segue com o “quadro inalterado nas últimas 24 horas”. A mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está há seis dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Ela permanece em coma induzido, realizando exames frequentes para avaliar a atividade cerebral, mas apresenta “condição clínica estável”, conforme a nota.

Neste domingo, a equipe médica decidiu que a sedação será retirada nesta terça-feira. O real estado de saúde de Marisa, pela maneira como ela reagirá, será então conhecido pelos médicos. A expectativa era interromper a sedação ontem, mas um indicador negativo fez com que a medida fosse adiada. Um doppler, exame que avalia os vasos cerebrais, revelou que o processo inflamatório no órgão ainda está anormal. O problema é provocado pelo que se chama na medicina de hiperemia (aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local), como foi no caso do AVC de Marisa. Em compensação, a pressão intracraniana está regularizada e não há sinais de hematomas cerebrais. A normalidade dos dois índices animaram os médicos em relação ao prognóstico da ex-primeira-dama.

Neste domingo, Marisa recebeu a visita do médium João de Deus e do ex-prefeito Fernando Haddad. O líder espiritual também esteve com Lula quando ele enfrentou um câncer de laringe. O próprio João de Deus se submeteu a um longo tratamento contra um câncer no estômago, também no Sírio-Libanês.

Na última terça, Marisa começou a se sentir mal em seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP), devido a um pico de pressão. Segundo os médicos, um aneurisma (má formação de um vaso sanguíneo) no cérebro se rompeu em decorrência do quadro hipertensivo. Às pressas, foi levada por um dos filhos para o hospital Assunção, em São Bernardo — no caminho, chegou a desmaiar no elevador. Dada a gravidade da situação, ela foi transferida ao Sírio-Libanês, onde passou por uma cirurgia de emergência para estancar o sangramento
. Desde então, ela está na UTI, sob supervisão da equipe de médicos liderada pelo diretor da divisão de cardiologia do Sírio, Roberto Kalil Filho.

 

 


Arquivado em:Brasil, Política

Polícia americana monitorava Eike desde a decretação da prisão

Posted: 30 Jan 2017 07:25 AM PST

O empresário Eike Batista, preso na manhã desta segunda-feira no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, estava sendo monitorado por policiais americanos desde que sua prisão foi decretada nesta última quinta, no âmbito da Operação Eficiência, segunda fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

Os monitoramentos foram solicitados pela força-tarefa da Lava Jato no Rio. “Logo que se confirmou sua presença em Nova York, a polícia americana iniciou um discreto monitoramento, já com a informação de que ele havia comprado a passagem do voo AA 973 (aeroportos JFK-Galeão) para ontem (29/1) à noite”, afirmou o Ministério Público Federal (MPF) por meio de nota.

O ex-bilionário é acusado de pagar 16,5 milhões de dólares em propina para o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), por meio de contas no exterior e contratos fictícios. Eike já integrava a lista de procurados da Interpol e, segundo seu advogado, Fernando Martins, o empresário estava em Nova York para tratar de negócios.

Procuradores no Rio e na Procuradoria-Geral da República (PGR) também checaram planos de voo de vários jatos brasileiros que poderiam estar nos Estados Unidos e auxiliar o empresário em uma possível fuga. A Secretaria de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal (SCI/MPF) iniciou contatos com as polícias alemã e americana na sexta-feira para que o empresário fosse monitorado. Documentos e o pedido de prisão preventiva já estavam sendo traduzidos para o inglês desde a confirmação de que o empresário estava fora do país.

Em nota, a PGR agradeceu o “empenho das autoridades dos Estados Unidos no monitoramento do suspeito”.


Arquivado em:Brasil, Política

Corpos de 6 jovens são encontrados em quintal de casa na Alemanha

Posted: 30 Jan 2017 07:23 AM PST

Os corpos de seis jovens foram encontrados no quintal de uma casa na cidade de Arnstein, na Baviera, nesse domingo. As vítimas têm entre 18 e 19 anos, de acordo com a polícia local.

Segundo as autoridades, o pai de dois dos jovens – um homem e uma mulher – e dono da residência localizou os corpos após ficar preocupado que os filhos não respondiam às chamadas no celular. 

O homem informou às autoridades que os jovens tinham dado uma festa no local na noite de sábado. 

Em nota, a polícia informou que as causas das mortes ainda são desconhecidas, mas disse que não há indicação de nenhum ato violento no jardim da casa. Para saber o que ocorreu, os seis jovens passarão por autópsia.

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

Força-tarefa dos bancos tenta evitar quebra de empresas

Posted: 30 Jan 2017 07:23 AM PST

Depois de amargarem perdas com a deterioração financeira de grandes empresas, que entraram em recuperação judicial ou estão envolvidas na Lava Jato, os maiores bancos privados do país – Itaú, Bradesco e Santander – começaram, nos últimos meses, a se organizar para evitar uma crise ainda maior. A preocupação é que essa onda de recuperações se intensifique e provoque um efeito cascata de estragos na já combalida economia brasileira.

Com equipes especializadas, esses bancos criaram departamentos totalmente focados na reestruturação de médias e grandes empresas. A ideia é trabalhar de forma preventiva, antes que o problema leve mais companhias a um processo de recuperação judicial ou falência – o que é prejudicial também para o balanço dessas instituições, que no último ano tiveram de fazer provisões para perdas bilionárias. Os casos mais emblemáticos foram os da Oi, com dívidas de 65 bilhões de reais, e da Sete Brasil, criada para entregar sondas para a Petrobras, com débito de 20 bilhões de reais.

Fontes de mercado afirmam que há uma “watch list” (lista de monitoramento) de cerca de 300 bilhões de reais em dívidas de médias e grandes empresas na mira de bancos para reestruturação. Esse valor exclui a dívida da Oi e parte das renegociações de dívidas já feitas por algumas das empresas do grupo Odebrecht.

Seleção

A qualquer sinal de alerta sobre a saúde financeira de empresas, seja pela piora de indicadores do balanço ou por atrasos em contas (dívidas ou impostos, por exemplo), as equipes de reestruturação desses bancos entram em ação para tentar estancar o problema de forma preventiva.

“Queremos nos antecipar ao problema”, diz Eduardo Armonia, diretor responsável pela área de reestruturação e recuperação de crédito de atacado do Itaú. “A queda da rentabilidade de uma empresa ou atraso de pagamento já acendem um alerta para o banco.”

Diante de uma grande quantidade de empresas em dificuldades – seja por causa da crise econômica ou por causa da Lava Jato -, o time de reestruturação dos bancos inicia o pente-fino pelos setores nos quais as instituições têm maior exposição. Nessa lista estão os segmentos de construção, infraestrutura, varejo, revenda de carros e mercado imobiliário.

Partindo dos setores, esses executivos afunilam as análises até chegar às empresas mais frágeis. Em alguns casos, as companhias não têm noção da realidade que vivem e precisam ser alertadas pelos bancos, diz o vice-presidente do Bradesco, Domingos Abreu, responsável pela área de crédito e reestruturação.

Com esse diagnóstico em mãos, as instituições financeiras oferecem um “pacote de ajuda”, que vai desde tomar ativos como garantia e alongar as dívidas até buscar um novo investidor para injetar capital na empresa.

Em muitas situações, a venda de ativos é a melhor saída. Foi o que ocorreu com a Renova Energia, uma das maiores geradoras de energia eólica do país. A empresa rolou uma parte de seus débitos e vendeu ativos para honrar compromissos. Inicialmente a reestruturação buscava um sócio para capitalizar a empresa – o que foi adiado com a venda de um parque eólico por 650 milhões de reais.

Outro que está em reestruturação é o grupo Rossi, que tenta evitar o mesmo caminho da concorrente PDG, cuja recuperação judicial é dada como certa. Fontes afirmam que o grupo renegocia o alongamento das dívidas e está em conversas para dar imóveis como garantia. A empresa não quis se pronunciar.

Escalada

A mudança de postura dos bancos é explicada pela rápida escalada dos pedidos de recuperação. Só no ano passado, 1.863 empresas entraram com pedidos na Justiça – volume 44% superior ao de 2015, com 1.287 ocorrências. “Criamos essa estrutura em 2015 por causa da piora na economia, do aumento das recuperações e da Lava Jato”, diz Gustavo Alejo Viviani, superintendente executivo de negócios de recuperação da área de atacado do Santander.

Para este ano, a recuperação da economia, com a queda dos juros e aumento dos preços das commodities, deve dar algum alívio às empresas. Mas os bancos seguem atentos e querem evitar um déjà vu de 2016.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Crise: 35,4% das pequenas empresas devem para o Simples

Posted: 30 Jan 2017 07:02 AM PST

A crise econômica afetou em cheio os pequenos empreendedores e mais de um terço das pequenas empresas que aderiram ao Simples tem pagamentos atrasados com a Receita Federal. Das cerca de cinco milhões de empresas optantes desse sistema tributário simplificado federal, 1,77 milhão (35,4%) não está com o imposto em dia. Ao todo, esse grupo tem 49 bilhões de reais em impostos atrasados.

Para tentar amenizar o quadro de inadimplência, a Receita Federal tem convocado os maiores devedores a renegociar. Essa repactuação foi aprovada em outubro do ano passado em Lei e prevê parcelamento em até 120 meses. Ao mesmo tempo, foram intimadas 577.000 pequenas empresas com as maiores dívidas – que respondem por débitos de 21 bilhões de reais.

O coordenador de cobrança da Receita Federal, o auditor Frederico Faber, explica que o calote nas pequenas empresas cresceu em duas ondas recentes de aumento da inadimplência. Primeiro, os indicadores pioraram após 2012. “Estudos técnicos mostram que esse fenômeno foi diretamente influenciado pelo parcelamento oferecido naquele ano. Quando é concedida chance de parcelar dívidas, o comportamento dos contribuintes muda e a inadimplência parece ser incentivada nos anos seguintes”, diz Faber.

A segunda onda de piora da inadimplência veio com a crise. “Entre 2014 e 2016, tivemos aumento dos atrasos pela situação econômica. Em momentos de crise, muitos optam por deixar de pagar impostos”, explica.

Com um comportamento muito semelhante ao da pessoa física, muitos pequenos empresários (que faturam até 3,6 milhões de reais por ano) em dificuldade preferem pagar dívidas com juros mais altos e atrasar pagamentos que têm custos menores por inadimplência. “É só comparar para ver que há operações muito mais caras”, diz Faber. Dados do Banco Central mostram que a conta garantida – crédito de curto prazo com funcionamento comparável ao cheque especial, por exemplo, chega a ter juro anual de 240%. É muito mais que o atraso no Simples, que gera multa de 20% e juro que segue taxa Selic, atualmente em 13%.

Até meados de janeiro, a Receita registrou 85.300 empresas que pediram parcelamento da dívida. Esse grupo tem 6,9 bilhões de reais em impostos atrasados. “Esperamos que a iniciativa atraia 150.000 contribuintes. Agora, estamos no meio do prazo do programa, que termina em 11 de março, e estamos com a metade da meta”, diz.

Questionado sobre a baixa adesão ao programa – já que é esperada a participação de menos de 10% das empresas com tributos atrasados -, Faber minimiza o tema. “Acreditamos que a maioria dessas empresas (inadimplentes) não está mais operando no mercado. Então, é difícil aumentar essa adesão.”

O auditor nota ainda que o universo de empresas com dívida é proporcionalmente maior que o valor financeiro devido por esses contribuintes. Segundo Faber, os 49 bilhões de reais devidos pelas pequenas equivalem a cerca de 10% do valor que deveria ter sido recebido pelo Fisco nos últimos cinco anos no Simples. Assim, 35,4% dos CNPJs devem 10% do valor que deveria ter sido recolhido.

Reenquadramento

O coordenador da Receita cita ainda que a adesão ao programa tende a ganhar forçar até o último dia do mês. Isso porque contribuintes inadimplentes que repactuarem as dívidas até a data poderão permanecer no Simples. Se a repactuação acontecer depois, a empresa será tributada, neste ano, pelo sistema tradicional de lucro presumido ou lucro real. “É um sistema mais complexo operacionalmente com várias guias e declarações, além de a carga tributária ser maior”.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Empresas respondem com ações a decreto antimigratório de Trump

Posted: 30 Jan 2017 06:51 AM PST

Empresas americanas começaram a realizar ações para apoiar pessoas afetadas pelo decreto do presidente Donald Trump, que suspende a entrada de refugiados e muçulmanos aos Estados Unidos.

A Starbucks planeja contratar nos próximos cinco anos 10.000 refugiados nos 75 países nos quais está presente. “Escrevo a vocês hoje com uma profunda preocupação, o coração apertado e uma promessa decidida”, afirma o presidente da Starbucks, Howard Schultz, em um e-mail enviado aos seus funcionários e que foi publicado na internet.

O executivo indicou que a Starbucks está em contato com os trabalhadores atingidos pelo decreto presidencial, que estabeleceu restrições severas para a entrada no território americano e “verificações extremas” contra cidadãos de sete países muçulmanos (Síria, Líbia, Sudão, Irã, Iraque, Somália e Iêmen).

O grupo se comprometeu a contratar pessoas que fogem de guerras, perseguições e discriminação. Nos Estados Unidos, a Starbucks começará a recrutar refugiados que trabalharam para o exército americano como intérpretes, por exemplo.

“Devemos garantir que nossos escolhidos nos ouçam individualmente e coletivamente. A Starbucks faz sua parte”, disse o dirigente, acrescentando que a rede de cafés quer servir seus clientes igualmente “em um país cristão ou um país muçulmano”.

Airbnb

Por sua vez, a Airbnb, site de aluguel temporário de imóveis, propôs dar alojamento gratuito às pessoas afetadas pelo decreto.

“A Airbnb fornece um alojamento gratuito aos refugiados e a qualquer pessoa proibida de entrar nos Estados Unidos”, indicou no Twitter Brian Chesky, presidente da empresa.

Uber

No final de semana, usuários iniciaram uma campanha de boicote à Uber depois que a empresa baixou o preço da tarifa durante uma greve de taxistas em Nova York, organizada em protesto ao decreto que veta a entrada de imigrantes de países muçulmanos nos Estados Unidos.

(Com AFP)


Arquivado em:Economia, Mundo

Federer festeja título como ‘rockstar’ e volta ao Top 10

Posted: 30 Jan 2017 06:50 AM PST

Ainda em quadra, com o troféu do Aberto da Austrália em mãos, Roger Federer prometeu celebrar seu 18º título de Grand Slam, o primeiro em quase cinco anos, como uma “estrela de rock”. E, nesta segunda-feira, ao posar com o troféu diante do público australianao, contou ter cumprido a promessa e dormido muito pouco. Além do título, o suíço de 35 anos comemorou o retorno ao Top 10 do tênis.

“Festejamos como rockstars. Começamos muito tarde e voltamos para casa já no amanhecer, o que foi bom, pois é lindo ver o sol nascer em Melbourne. Foi uma longa noite de diversão. Todo mundo estava com muito bom humor, foi um dia especial, duas semanas incríveis que terminaram de uma ótima maneira. Me diverti muito”, afirmou Federer aos jornalistas locais presentes.

Federer contou que dançou bastante, apesar do cansaço após cinco sets contra Rafael Nadal, e ainda assistiu aos melhores momentos do jogo antes de tentar pegar no sono. “Nem sei quanto tempo dormi, se é que realmente dormi. Tive de assistir os melhores momentos para relembrar quão parelho foi o jogo e relembrar as emoções que senti.”

Federer disse que tirará umas semanas para descansar, mas que pretende seguir jogando “por alguns anos”. Sua principal meta do ano será conquistar Wimbledon pela oitava vez.

Top 10 –  Com o título, Federer voltou a figurar entre os dez melhores do mundo em atualização divulgada nesta segunda-feira pela ATP.  O maior campeão de Grand Slams ganhou sete posições e aparece no décimo posto.  Nadal, por sua vez, ganhou três lugares e é o sexto.

O líder segue sendo o britânico Andy Murray, seguido pelo sérvio Novak Djokovic. O suíço Stan Wawrinka ultrapassou o canadense Milos Raonic e é o terceiro do mundo.

Os 10 primeiros colocados do ranking da ATP:

1. Andy Murray (GBR) 11.540 pontos

2. Novak Djokovic (SER) 9.825.

3. Stan Wawrinka (SUI) 5.695.

4. Milos Raonic (CAN) 4.930.

5. Kei Nishikori (JAP) 4.830.

6. Rafael Nadal (ESP) 4.385.

7. Marin Cilic (CRO) 3.560.

8. Dominic Thiem (AUT) 3.505.

9. Gael Monfils (FRA) 3.445.

10. Roger Federer (SUI) 3.260.

(AAP/Lukas Coch/Reuters)" description="">(Clive Brunskill/Getty Images)" description="">(Thomas Peter/Reuters)" description="">(Scott Barbour/Getty Images)" description="">(PAUL CROCK/AFP)" description="">Pôr-do-sol durante partida no Aberto da Austrália, em Melbourne(Jason Reed/Reuters)" description="Pôr-do-sol durante partida no Aberto da Austrália, em Melbourne">Bethanie Mattek-Sands, dos Estados Unidos, e Lucie Safarova, da República Tcheca, comemoram após vencerem a final de duplas no Aberto da Austrália(Jason Reed/Reuters)" description="Bethanie Mattek-Sands, dos Estados Unidos, e Lucie Safarova, da República Tcheca, comemoram após vencerem a final de duplas no Aberto da Austrália">A americana Venus WilliamsTennis - Australian Open - Melbourne Park, Melbourne, Australia(Thomas Peter/Reuters)" description="A americana Venus Williams">O espanhol Rafael Nadal joga um toalha sobre si durante partida contra o búlgaro Grigor Dimitrov, em Melbourne(Thomas Peter/Reuters)" description="O espanhol Rafael Nadal joga um toalha sobre si durante partida contra o búlgaro Grigor Dimitrov, em Melbourne">O búlgaro Grigor Dimitrov durante partida contra o espanhol Rafael Nadal, em Melbourne(Edgar Su/Reuters)" description="O búlgaro Grigor Dimitrov durante partida contra o espanhol Rafael Nadal, em Melbourne">O espanhol Rafael Nadal durante partida contra o canadense Milos Raonic, em Melbourne(Thomas Peter/Reuters)" description="O espanhol Rafael Nadal durante partida contra o canadense Milos Raonic, em Melbourne">Tennis - Australian Open - Melbourne Park, Melbourne, Australia(Jason Reed/Reuters)" description="">O espanhol Rafael Nadal durante partida contra o canadense Milos Raonic, em Melbourne(Issei Kato/Reuters)" description="">O belga David Goffin durante partida contra David Goffin, da Bulgária,(Jason Reed/Reuters)" description="O belga David Goffin durante partida contra David Goffin, da Bulgária,">O espanhol Rafael Nadal se prepara para sacar durante partida contra o francês Gael Monfils, em Melbourne(Issei Kato/Reuters)" description="O espanhol Rafael Nadal se prepara para sacar durante partida contra o francês Gael Monfils, em Melbourne">O espanhol Rafael Nadal dá autógrafos após vencer a partida contra o alemão Alexander Zverev, em Melbourne(Thomas Peter/Reuters)" description="O espanhol Rafael Nadal dá autógrafos após vencer a partida contra o alemão Alexander Zverev, em Melbourne">O espanhol Rafael Nadal durante partida contra o canadense Milos Raonic, em Melbourne(Issei Kato/Reuters)" description="">O espanhol Rafael Nadal durante partida contra o canadense Milos Raonic, em Melbourne(Quinn Rooney/Getty Images)" description="O espanhol Rafael Nadal durante partida contra o canadense Milos Raonic, em Melbourne">Grigor Dimitrov, da Bulgária, durante partida contra o belga David Goffin, em Melbourne(Scott Barbour/Getty Images)" description="Grigor Dimitrov, da Bulgária, durante partida contra o belga David Goffin, em Melbourne">A americana Serena Williams se prepara para sacar, durante partida contra a britânica, Johanna Konta, em Melbourne(Jason Reed/Reuters)" description="A americana Serena Williams se prepara para sacar, durante partida contra a britânica, Johanna Konta, em Melbourne">TENNIS-AUS-OPENGael Monfils, da França, durante partida contra o espanhol Rafael Nada, em Melbourne(Thomas Peter/Reuters)" description="Gael Monfils, da França, durante partida contra o espanhol Rafael Nada, em Melbourne">Grigor Dimitrov, da Bulgária, cai na quadra durante partida contra Denis Istomin, do Uzbequistão(Issei Kato/Reuters)" description="Grigor Dimitrov, da Bulgária, cai na quadra durante partida contra Denis Istomin, do Uzbequistão">A americana Coco Vandeweghe durante partida contra a alemã Angelique Kerber, em Melbourne(Edgar Su/Reuters)" description="A americana Coco Vandeweghe durante partida contra a alemã Angelique Kerber, em Melbourne">
Arquivado em:Esporte

Lula alega parcialidade de Moro e pede fim de ação sobre tríplex

Posted: 30 Jan 2017 06:40 AM PST

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram na última sexta-feira no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) com um pedido de anulação do processo referente ao tríplex do Guarujá, no qual Lula é réu. A defesa do petista alega que a suspensão é necessária “em virtude de diversos atos que mostram que o juiz Sergio Moro perdeu a imparcialidade para julgar Lula.”

No recurso, assinado pelos advogados Cristiano Zanin, José Roberto Batochio, Roberto Teixeira e Juarez Cirino,  a defesa diz que o processo conta com “provas pré-constituídas” e relata algumas ações de Moro que justificariam a anulação do processo. Na lista estão a condução coercitiva do ex-presidente para depor – que, segundo eles, não teria previsão legal -, autorização de busca e apreensão sem observar a lei, além de interceptação telefônica e divulgação dos áudios das conversas do ex-presidente também em desacordo com a legislação.

Os advogados também alegam que Moro antecipou juízo de valor quando recebeu a denúncia e conduziu as audiências de instrução de modo a mostrar “inimizade” com o ex-presidente, participou de eventos com políticos de grupos políticos que fazem oposição ao ex-presidente – como o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) e o senador Aécio Neves (PSDB) – e fez manifestações de caráter político.

A denúncia

Segundo os procuradores, o ex-presidente recebeu benesses da empreiteira OAS – uma das que formavam cartel que pagava propinas na Petrobras – em obras de reforma no apartamento 164-A do Edifício Solaris, no Guarujá. O prédio foi construído pela Cooperativa Habitacional do Sindicato dos Bancários (Bancoop), que teve como presidente o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto – preso desde abril de 2015. O imóvel foi adquirido pela OAS, recebeu benfeitorias da empreiteira e teria sido oferecido a Lula. A ex-primeira dama Marisa Letícia também é ré nesse processo.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política