USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sábado, 28 de janeiro de 2017

Notícias

Notícias


Tatá Werneck detona seguidora que a chama de ‘feia’ no Instragram

Posted: 28 Jan 2017 09:19 AM PST

A humorista Tatá Werneck não deixou barato ao ser chamada de "feia" no perfil do Instagram. Na sexta-feira, uma usuária comentou em sua foto, marcando quatro amigas: "E vocês ainda falam que eu pareço essa mina? Sou bem melhor, mais sexy, mais gostosa e alcanço todos os tons da música #ficadica"

A atriz, rebatendo a ofensa, respondeu "querida, eu sou mais magra", mas a seguidora continuou o bate-boca: "Querida, não seja recalcada. Sou fofa e posso emagrecer. E você que é feia?!". Sem paciência, Tatá acabou com a discussão: "Você também é feia, amor. Mas eu tenho dinheiro para pagar tratamentos e cirurgias. Você, talvez, só milagre. Beijão", escreveu.

Tatá Werneck

A atriz e humorista Tatá Werneck discute com seguidora no Instagram (Reprodução/Twitter)

 


Arquivado em:Entretenimento

Criminosos transmitem no Facebook negociação de soltura de reféns

Posted: 28 Jan 2017 08:35 AM PST

Dois jovens, um de 23 anos e outro de 17, invadiram uma casa em Macapá, capital do Amapá, na noite da última sexta-feira, dia 28. No imóvel estava um casal, os filhos adolescentes e um sobrinho – o último conseguiu fugir quando percebeu a invasão, e acionou a polícia.

Quando policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) chegaram à residência, os assaltantes fizeram os moradores de reféns. Durante a negociação, um dos criminosos pegou o celular de uma das vítimas e começou a transmitir pelo Facebook, ao vivo, as conversas com a polícia para libertação dos reféns. O mesmo assaltante postou ainda postou: “perdi, tô com refém”.

Os filhos do casal foram soltos pouco tempo após a chegada dos agentes. O casal foi liberado três horas depois. O dono do imóvel foi ferido com coronhadas na cabeça e recebeu atendimento médico ainda durante a madrugada.

O assaltante de 23 anos foi conduzido para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP). Já o menor de idade foi levado para a Delegacia Especializada em Atos Infracionais (Deiai). Com eles, foram apreendidos a arma usada no crime, dinheiro, joias e outros objetos roubados das vítimas.

 


Arquivado em:Brasil

Após ordem de Trump, imigrantes com visto são barrados nos EUA

Posted: 28 Jan 2017 08:09 AM PST

O decreto do presidente Donald Trump para barrar a entrada de cidadãos de sete países muçulmanos nos Estados Unidos foi posto em prática imediatamente na noite de sexta-feira. Refugiados e imigrantes a caminho do território americano quando a ordem foi assinada foram barrados ao chegarem no país, neste sábado.

O departamento de Segurança Interna confirmou à agência Reuters que aqueles que possuem visto de residência, o green card, também estão sujeitos à medida. Cidadãos do Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen estão impedidos de entrar nos Estados Unidos ao menos pelos próximos noventa dias. Refugiados da Síria serão barrados por tempo indeterminado.

De acordo com o jornal The New York Times, dois cidadãos do Iraque com visto americano foram detidos ao desembarcarem em Nova York, na sexta-feira. Seus advogados entraram com processo judicial contra Trump e o governo americano, além de um pedido de habeas corpus para libertá-los.

Os advogados afirmaram ao Times que um dos iraquianos, Hameed Khalid Darweesh, trabalhou para o governo americano no Iraque durante 10 anos. O outro, Haider Sameer Abdulkhaleq, estava indo aos Estados Unidos para se reunir com a esposa, que trabalha para uma empresa americana, e seu filho.

Oficiais do aeroporto do Cairo, no Egito, informaram também que seis refugiados do Iraque e um do Iêmen foram impedidos de entrarem em um voo da EgyptAir com direção ao JFK, em Nova York, horas após o anúncio da medida. O grupo estava acompanhado de representantes da agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU). Por causa de acordo entre Egito e Estados Unidos, a lista de passageiros é enviada previamente às autoridades americanas.

De acordo com o Comitê Árabe-Americano Anti-Discriminação, pessoas estão preocupadas com "familiares, colegas e amigos" e receberam relatos de estrangeiros que chegaram aos Estados Unidos e foram orientados a retornarem para casa no próximo voo.


Arquivado em:Mundo

O banal é arte na mostra de Erwin Wurm

Posted: 28 Jan 2017 07:58 AM PST

(Carol Quintanilha/Divulgação)" description="">(Cris Faga/Fox Press/Folhapress)" description="">(Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress)" description="">(Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress)" description="">(Carol Quintanilha/Divulgação)" description="">(Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress)" description="">(Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress)" description="">(Cris Faga/Fox Press/Folhapress)" description="">(Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress)" description="">

 


Arquivado em:Entretenimento, Galeria de Fotos

Marisa deve permanecer sedada até a semana que vem

Posted: 28 Jan 2017 07:56 AM PST

Segundo fontes próximas à família do ex-presidente Lula, o quadro clínico de sua esposa, a ex-primeira-dama Marisa Letícia, internada no hospital Sírio-Libanês, está melhorando. Ela teria passado a última noite bem, evoluindo, segundo apontam  novas tomografias realizadas no hospital Sírio-Libanês, no centro de São Paulo.

Contudo, os médicos continuarão com a sedação até a semana que vem. A medida ainda evita stress desnecessário da paciente – o nervosismo poderia reverter, para pior, a situação.

Marisa Letícia sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na última terça-feira (24) e precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar o sangramento. Desde então, ela continua internada na UTI, sob supervisão de equipe de médicos liderada pelo diretor da divisão de cardiologia do Sírio, Roberto Kalil Filho.

Reportagem de VEJA desta semana explica os procedimentos pelos quais Marisa passou no hospital e o seu histórico de hipertensão, que contribuiu para que um aneurisma (dilatação anormal de um vaso sanguíneo) diagnosticado há uma década se rompesse.


Arquivado em:Brasil

Criança de dois anos fica trancada por uma hora em carro

Posted: 28 Jan 2017 07:46 AM PST

Na última quinta feira, dia 26, uma criança de dois anos ficou trancada por uma hora dentro de um carro, no estacionamento de um shopping, na Praia Grande, litoral de São Paulo. O pai deixou o filho no veículo para fazer compras.

Duas mulheres passaram pelo carro e escutaram o som de choro. Havia apenas uma fresta aberta nas janelas para que o ar passasse. Seguranças forçaram as janelas para resgatar a criança, que estava nervosa, suada e chorando. Uma mulher conseguiu acalmá-la até que o responsável retornasse, cerca de uma hora depois. O pai alegou que a própria criança pediu para ficar no carro.

Não há informação de que um registro de ocorrência policial tenha sido feito. Em nota, a administração do Litoral Plaza Shopping diz que a equipe de segurança foi acionada e resgatou a criança, e que zela pelo bem-estar de seus frequentadores


Arquivado em:Brasil

Sete dicas (atualizadas) para manter sua privacidade no Facebook

Posted: 28 Jan 2017 07:01 AM PST

O Facebook apresentou na última quinta-feira (25) uma nova versão do Privacy Basics, site que disponibiliza dicas e recursos de privacidade ao usuário da rede social. De acordo com a plataforma, os principais tópicos de segurança foram aprimorados, em resposta aos questionamentos e às demandas mais frequentes de seus clientes.

“Estamos promovendo essas melhorias como parte do Dia da Privacidade de Dados, celebrado em 28 de janeiro (este sábado). As pessoas compartilham seus mais valiosos momentos no Facebook e nós queremos disponibilizar para elas dicas claras e ferramentas acessíveis sempre que precisarem”, afirmou a empresa, em comunicado.

Confira abaixo uma lista de 8 dicas e precauções para se tomar no Facebook:

1) Utilize as configurações de privacidade

Na aba Verificações de Privacidade, do site do Facebook, pode-se controlar quem tem acesso ao seu perfil e às suas informações pessoais, como número de telefone, data de aniversário e endereço de e-mail.

2) Verifique quem pode ver seus posts

A cada nova publicação que se faz é possível modificar e selecionar quem terá acesso ao conteúdo. Dessa maneira, só verá suas publicações quem você permitir. Aliás, consegue-se alterar o público-alvo mesmo após a divulgação do post.

3) Analise as publicações em que você foi marcado

Dá para escolher se os posts em que se foi marcado aparecerão ou não na própria Linha do Tempo. Porém, mesmo que se opte para excluir a identificação em fotos e afins, o conteúdo ainda aparecerá em outros locais do Facebook (como no perfil pelo qual foi compartilhado, originalmente).

4) Ative os alertas de login

Ao realizar um login em um dispositivo novo, o Facebook envia um alerta com a informação do local e da data/horário em que a conta foi acessada, quando se realizou isso por meio de um novo aparelho ou novo navegador, que não fora antes utilizado por aquele usuário específico. Dessa forma, fica-se sabendo, por exemplo, se um estranho entrou em seu perfil, sem permissão.

5) Ative as aprovações de login

Além de receber as informações de acesso à sua conta por meio de dispositivos estranhos, também se pode ativar as aprovações de login, que funcionam como um aparato adicional de segurança. Com esse recurso, será necessário digitar um código de segurança a cada tentativa de acesso à sua conta do Facebook por meio de um novo dispositivo móvel, navegador ou computador.

6) Proteja sua lista de amigos

O usuário consegue alterar quem tem acesso à sua lista de amigos. Se a ideia é que ninguém, além de você, visualize quem são suas amizades no Facebook, escolha a opção 'somente eu'

7) Gerencie os anúncios recebidos

Os anúncios que você vê no seu Facebook são determinados pelo algoritmo do site, de acordo com um rastreio de quais são seus interesses (ao longo da vida online; ou mesmo naquele momento, como quando a inteligência artificial detecta que alguém está planejando uma viagem de férias e, por isso, começa a oferecer propagandas de agências de turismo). No entanto, caso as escolhas do algoritmo comecem a se irritar, é possível, na aba de privacidade do seu perfil, selecionar quais tipos de anúncios não são apropriados para seus reais interesses. Entretanto, sem o uso de ferramentas externas, não se consegue simplesmente cancelar de vez a exibição de qualquer publicidade (algo justo, afinal, é daí que vem o dinheiro que mantém o Facebook gratuito ao seu público).


Arquivado em:Tecnologia

Deborah Secco: ‘Nunca fui muito fiel na vida’

Posted: 28 Jan 2017 06:05 AM PST

Em vídeo no canal da atriz Giovanna Ewbank, no YouTube, Deborah Secco confessou que a fidelidade não era seu forte – nem falar a verdade. A atriz, atualmente no elenco de Malhação, admitiu que era "viciada em mentir", mas mudou desde que conheceu o atual marido, Hugo Moura.

Em brincadeira com Giovanna, Deborah foi questionada sobre o tema "fidelidade" e, honesta, respondeu: "Quero muito falar disso, porque eu nunca fui muito uma pessoa fiel". A atriz, porém, disse que seu maior arrependimento do passado é "não ser fiel a mim e aos meus". "Poder ser honesta com as pessoas, não esconder nada, não dever nada a ninguém foi a maior conquista da minha vida", afirmou.

Deborah admitiu ainda que era "viciada" contar mentiras. "Não tinha nem para quem mentir, mas mentia. Se você me perguntasse o que eu comi hoje, eu ia mentir", comentou. Segundo ela, porém, tudo mudou quando o modelo e ator Hugo Moura entrou em sua vida. “Não consigo mais mentir. É uma coisa louca", disse a atriz. Junto desde 2015, o casal tem uma filha de um ano, chamada Maria Flor.

Vídeo: Deborah Secco faz confissões no canal de Giovanna Ewbank


Arquivado em:Entretenimento

Serena Williams vence irmã no Aberto da Austrália e bate recorde

Posted: 28 Jan 2017 05:13 AM PST

Depois de 14 anos, as irmãs Venus e Serena Williams voltaram a decidir uma final de Aberto da Austrália. A final de 2003 teve um maior equilíbrio, mas, no final, a caçula Serena saiu vencedora. Neste sábado, depois de uma hora e 20 minutos, Serena voltou a vencer Venus, dessa vez por 2 sets a 0, com duplo 6/4, e fez história ao ser tornar a maior campeã de Grand Slams da era moderna, que teve início em 1968.

“Você (Venus) é a razão pela qual estou aqui. A única razão pela qual as irmãs Williams existem. Uma inspiração. Quando você ganha, eu também quero ganhar. Obrigado por tudo isso, sempre”, disse Serena ao receber o prêmio do Aberto da Austrália.

A americana, de 35 anos, de quebra, ainda voltou a ocupar o topo do ranking da WTA. A vitória coloca Serena em um novo patamar. A atleta que, ao lado de sua irmã mais velha, é um dos maiores nomes da história do tênis, agora, é a maior vencedora de Grand Slams, com 23, superando a alemã Steffi Graf, lenda do tênis na década de 90.

Veja também

O próximo recorde que Serena pode bater é o de Margaret Court. A australiana possui 24 títulos, um a mais que a americana, que tem sete títulos do Aberto da Austrália, seis do Open dos Estados Unidos, sete Wimbledon, além de três Roland Garros.

Serena não demorou muito para confirmar o favoritismo e voltar ao topo do ranking mundial, ao vencer sua irmã por 2 sets a 0. Venus, um ano mais velha, chegou na final após iniciar o torneio como 13ª cabeça de chave. A última vez que Venus havia chegado em uma final de Grand Slam foi em 2009, em Wimbledon, quando caiu, novamente, para sua irmã mais velha.

(Com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

MPF recupera só 10% de propina paga por Eike a Cabral

Posted: 28 Jan 2017 04:55 AM PST

Dos 16,5 milhões de dólares pagos como propina pelo empresário Eike Batista ao ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), conforme apontam investigações da Operação Eficiência, apenas um décimo foi recuperado. Os valores foram repassados em ações da Vale, da Petrobras e da Ambev e, ao liquidar os papéis, somente 1,6 milhão de dólar (5,4 milhões de reais) foi arrecadado pelo Ministério Público Federal.

O montante é 10% do valor investido nos papéis e uma parcela pequena dos cerca de 270 milhões de reais repatriados até agora pela força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro.

“Por opção de Cabral, os 16,5 milhões de dólares foram investidos em ações. O que se conseguiu recuperar dessa conta da(empresa Arcadia no (banco) Winterbotham é um valor muito pequeno porque boa parte do que foi aplicado nas ações evaporou”, disse o procurador da República Sérgio Pinel. Ele afirmou que no fim do ano passado a força-tarefa solicitou a liquidação dos papéis restantes na conta e a repatriação do valor correspondente.

Segundo os procuradores, a empresa Arcadia Associados, de Renato Chebar, foi usada para dar aparência de legalidade ao repasse de Eike. Operadores do mercado financeiro, Chebar e seu irmão, Marcelo, procuraram o MPF após a Operação Calicute e assinaram um acordo de delação premiada que embasou a Operação Eficiência. Deflagrada anteontem, ela apura a ocultação e lavagem de mais de 100 milhões de dólares (340 milhões reais) no exterior pelo grupo de Cabral.

As investigações apontam que a Arcadia Associados mascarou o repasse a Cabral firmando um contrato de fachada com a Centennial Asset Mining Fund LLC, holding de Eike. Pelo contrato, a Arcadia prestou assessoria à Centennial na compra do controle da mineradora canadense Ventana Gold. Eike fechou o negócio por 1,5 bilhão de dólares. A Ventana detém minas de ouro na Colômbia. A consultoria da Arcadia, porém, jamais ocorreu.

Segundo Renato Chebar, Cabral pediu, num encontro em Nova York, em 2011, que a conta Golden Rock comprasse ações da Petrobras para concretizar a operação. O operador recomendou que também fossem compradas ações da Vale e da Ambev.

A Centennial fez o pagamento por meio da conta Golden Rock, no TAG Bank, sediado no Panamá. A ideia inicial da “engenharia financeira” era que a Arcadia abrisse uma conta no mesmo banco, o que não foi possível. Assim, a empresa recebeu os valores numa conta do banco Winterbotham, no Uruguai.

Os colaboradores não informaram em nome de quem as ações foram compradas. Segundo especialistas, esse montante poderia estar em nome de um terceiro ou até de um “trust”.

Chamado de “obscuro” em petição do MPF, o TAG Bank é controlado por Eduardo Plass, que teve mandado de condução coercitiva decretado, mas ainda não prestou depoimento porque mora em Londres. Plass é engenheiro e trabalhou na Camargo Corrêa nos anos 1980, mas construiu a maior parte da carreira no Banco Pactual, onde ingressou em 1987 e chegou a presidir entre 1997 e 2003.

Advogado

O advogado de Eike, Fernando Martins, esteve ontem na Superintendência da Polícia Federal no Rio e no Ministério Público Federal. Ao delegado Tácio Muzzi, responsável na PF pelas investigações, o defensor reafirmou a disposição de seu cliente de se entregar à Justiça. Mas não foram revelados detalhes sobre uma eventual apresentação de Eike. Ele teve a prisão decretada no dia 13 de janeiro, mas o mandado só foi “para a rua” anteontem, quando foi deflagrada a Operação Eficiência. Na terça, o empresário embarcou para Nova York. Desde então, não há informações a seu respeito.

O MPF afirmou oficialmente que “não há esse canal com a defesa” do empresário por ora e negou que Martins tenha se reunido com procuradores da força-tarefa da Lava Jato no Rio.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Doria se veste de jardineiro para cortar grama de praça

Posted: 28 Jan 2017 04:18 AM PST

Depois de se vestir de gari e pintor, foi a vez de o prefeito de São Paulo, João Doria, usar roupa de jardineiro. Na manhã deste sábado, ele esteva na praça Bento de Camargo Barros, na região da Luz, onde cortou grama em mais uma ação do programa Cidade Linda.

De acordo com a administração municipal, o objetivo da operação é revitalizar áreas degradadas da Capital paulista. Vestido com o uniforme usado pelos jardineiros municipais e óculos de proteção, Doria ajudou outros funcionários a podar a vegetação da praça e a varrer.

Além de promover mutirões para limpar as ruas, o prefeito também ordenou a pintura de muros que exibiam pichações na cidade como parte do programa. A decisão gerou polêmica entre moradores e artistas ao cobrir de cinza o mural de grafite da Avenida 23 de Maio, o maior a céu aberto da América Latina.


Arquivado em:Brasil

Dica: novo recurso de fotos do Google economiza 75% de seu 3G

Posted: 28 Jan 2017 03:46 AM PST

O Google anunciou ontem (27) a ferramenta RAISR (Rapid and Accurate Image Resolution), uma tecnologia de compreensão de imagem que, ao reduzir o peso de fotos, usa até 75% menos da banda larga de internet, no celular ou em contas fixas. A empresa afirmou que a novidade fará com que o usuário economize 3G/4G, sem sacrificar a qualidade das fotografias.

A tecnologia funciona analisando versões de baixa e alta qualidade da mesma imagem e, assim, identificando o que as diferencia. Segundo o Google, o resultado disso é que a RAISR cria uma espécie de “filtro do Instagram”, enganando o olho humano para que ele acredite que está vendo uma fotografia de alta qualidade.

LEIA MAIS:
Diz o Procon: na hora da compra, evite esses sites
Diretor da Campus Party Brasil detalha novidades da 10ª edição

O sistema, porém, ainda não é para todos e só está disponível na rede social (de não muito sucesso) Google+. Contudo, sabe-se que essa limitação é por ainda estar em testes — logo a novidade deve chegar a outras plataformas, em especial ao Android, o popular sistema operacional da empresa para smartphones e tablets.


Arquivado em:Tecnologia

John Hurt, de O Homem Elefante e Harry Potter, morre aos 77 anos

Posted: 28 Jan 2017 03:16 AM PST

Morreu, em decorrência de um câncer, aos 77 anos, o  eclético ator inglês John Hurt, conhecido pelo talento como "camaleão", por conseguir interpretar papeis de personagens completamente distintos. Com presença marcante no cinema e no teatro, esteve em obras que foram de peças de Shakespeare à primeira vítima da criatura espacial de Alien (1979); incluindo também o memorável papel como John Merrick, em o Homem Elefante (1980), do cineasta David Lynch. Por esse último trabalho, no qual encarnou o protagonista, um homem excluído da sociedade por sofrer de uma deformação facial radical, em decorrência de uma rara doença, concorreu ao Oscar, prêmio para o qual foi indicado também uma segunda vez, na categoria Melhor Ator Coadjuvante, pelo filme O Expresso da Meia-Noite (1978).

Nascido em 22 de janeiro de 1940, na cidade inglesa de Derbyshire, filho de um clérigo anglicano e de uma engenheira, o envolvimento de Hurt com o teatro começou na infância, quando assumia principalmente papeis femininos – por que, dizia ele, tinha estatura baixa e voz aguda. Seu primeiro filme, Um Grito de Revolta, data de 1962.

Desde então, fez múltiplos papeis, como em O Homem que Não Vendeu sua Alma e em O Espião que Sabia Demais. Entre os mais jovens, ficou conhecido também por fazer o papel do vendedor de varinhas mágicas Mr. Ollivander na saga Harry Potter.

Dizia Sir Hurt – em julho de 2015, recebeu o título de cavaleira pela Ordem Britânica, concedido pela rainha Elizabeth II: "Quando falo que atuar é uma maneira mais sofisticada de brincar de cowboys e indígenas, trata-se de uma forma de anular o que se tem de pretensioso em torno da profissão de ator."


Arquivado em:Entretenimento, Mundo

Ministra deve homologar delação da Odebrecht no início da semana

Posted: 28 Jan 2017 02:55 AM PST

A expectativa no Supremo Tribunal Federal e no Palácio do Planalto é de que as delações da Odebrecht sejam homologadas pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, entre segunda e terça-feira, já que os juízes auxiliares da equipe do ministro Teori Zavascki, morto no dia 19, encerraram ontem as audiências com os 77 delatores da empreiteira. Esse é o último passo antes da confirmação dos acordos firmados por executivos e ex-executivos com o Ministério Público Federal.

Como presidente da Corte, Cármen Lúcia é uma espécie de plantonista durante o recesso do Judiciário, que termina na quarta-feira. Nessa condição, ela é responsável pelas medidas urgentes no tribunal durante o recesso e, por isso, tem legitimidade para tomar a decisão sozinha. Essa prerrogativa foi reforçada pelo pedido de urgência protocolado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Só após essa etapa, o Ministério Público Federal pode usar o material para iniciar investigações formais contra autoridades e políticos com foro citados pelos delatores.

Integrantes do Supremo e da Procuradoria-Geral da República avaliam que a autorização dada por Cármen Lúcia para que a equipe de Teori continuasse a trabalhar mesmo após a morte do ministro já foi um forte indicativo de que a presidente do STF pretende ser breve na homologação, com três objetivos: garantir que não haja atrasos no processo da Lava Jato, sinalizar à opinião pública que não há qualquer mudança no ritmo e na disposição do tribunal quanto às investigações e, enfim, tirar a pressão para a escolha do novo relator a toque de caixa.

Se a homologação ficar para depois do dia 1º, com o reinício dos trabalhos, teria de esperar a definição do novo relator da Lava Jato. No caso de a homologação ser assinada por Cármen Lúcia, ela teria mais tempo e ficaria à vontade para manter as conversas com outros ministros do STF a fim de “construir um caminho” – nas palavras de seus interlocutores – de definição do critério de escolha do substituto de Teori na relatoria.

Sorteio

Pelo regimento, a probabilidade maior é a realização de sorteio entre os integrantes de todo o STF ou apenas dos membros da Segunda Turma da Corte, da qual Teori fazia parte. Também é apontada a possibilidade de o Supremo chegar a uma solução “consensual” para que um integrante da Primeira Turma migre para a Segunda Turma e assuma a cadeira de Teori – e a Lava Jato.

Até o momento, Cármen Lúcia tem mantido reserva sobre o assunto, mas seus interlocutores indicam que a opção mais provável é o sorteio entre todo o plenário, numa demonstração de que qualquer ministro da Corte está apto a assumir a tarefa.

O Palácio do Planalto trabalha com a previsão de que a homologação das delações da Odebrecht ocorra, de fato, entre segunda e terça-feira. Cármen Lúcia e o presidente da República, Michel Temer, conversaram algumas vezes por telefone na semana passada. Na primeira ligação, a presidente do STF agradeceu o apoio dado pela Aeronáutica no desastre aéreo que matou Teori e elogiou os militares envolvidos. Depois disso, Temer ligou à noite para a presidente do STF para avisar que a gravação na cabine do avião que caiu estava audível.

O presidente disse que vai indicar o nome do substituto de Teori na Corte somente após a definição do relator da Lava Jato. Temer tem conversado sobre assuntos do Judiciário com o ministro do STF Gilmar Mendes, a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.

Audiências

Desde terça-feira passada, os juízes auxiliares de Teori foram autorizados a continuar o trabalho nos acordos da Odebrecht. Audiências para confirmar a espontaneidade das delações foram remarcadas.

Nesses encontros, os juízes fazem ao menos três perguntas aos delatores. Primeiro, questionam se o acordo foi espontâneo. Depois, pedem que o executivo explique como entrou no processo de colaboração e, por fim, se está de acordo com as penas acertadas entre a defesa e o Ministério Público.

Ontem, o herdeiro e ex-presidente do grupo, Marcelo Odebrecht, foi ouvido em Curitiba. As audiências aconteceram simultaneamente em diferentes Estados. Na quinta-feira, por exemplo, foi a vez do patriarca Emílio Odebrecht ser ouvido em Salvador, na Bahia, um dia após seu aniversário.

Em São Paulo, o prédio da Justiça Federal foi aberto no feriado de aniversário da cidade, na quarta-feira, para colher depoimentos de dez executivos.

A audiência prévia à homologação é um procedimento considerado protocolar, adotado pelo gabinete de Teori em todas as delações que chegaram ao Supremo na Lava Jato. O Ministério Público Federal não participa dessa etapa.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

“A situação é delicada”

Posted: 28 Jan 2017 02:20 AM PST

A ex-primeira-dama Marisa Letícia sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) nesta terça-feira e precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar o sangramento. Desde então, ela continua internada na UTI do hospital Sírio-Libanês, no centro de São Paulo. Reportagem de VEJA explica os procedimentos pelos quais Marisa passou no hospital e o seu histórico de hipertensão, que contribuiu para que um aneurisma (dilatação anormal de um vaso sanguíneo) diagnosticado há uma década se rompesse. Em entrevista a VEJA, o médico da família e diretor da divisão de cardiologia do Sírio, Roberto Kalil Filho, afirmou que a situação dela é “delicada” e que nas próximas horas a sedação começará a ser retirada.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Saúde

As revelações de João Santana e Duda Mendonça

Posted: 28 Jan 2017 02:10 AM PST

As investigações da Lava Jato uniram novamente os marqueteiros Duda Mendonça e João Santana, que atuaram em diversas campanhas petistas entre 2002 e 2014. Santana foi preso e passou a negociar um acordo de colaboração com a Procuradoria-Geral da República. Duda imaginou que poderia ter o mesmo destino do seu sucessor e procurou o MP para revelar o que sabia. Reportagem de VEJA teve acesso aos segredos que os dois pretendem contar. Santana promete entregar a prova definitiva de que Dilma tentou atrapalhar a Lava Jato. Ele e sua mulher, Mônica Moura, acusam a ex-presidente de vazar de dentro do Planalto informações sigilosas sobre o andamento da operação. Os publicitários também pretendem revelar como receberam caixa dois da Odebrecht em contas no Brasil e no exterior.

(Com reportagem de Renato Onofre)

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Política

Cármen Lúcia e duas decisões cruciais para a Lava Jato

Posted: 28 Jan 2017 01:53 AM PST

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, tomará nesta semana duas decisões importantes para o futuro da Lava Jato, ambas colocadas sobre a sua mesa com a morte do relator do caso, Teori Zavascki. A primeira é se homologará as delações da Odebrecht. Se optar pela homologação, dará um impulso fundamental à operação — estará sacramentando a maior delação da história do país, com potencial para atingir em cheio governos presentes e passados, além de integrantes de partidos de todo o espectro político. Se optar por não homologar as delações até terça, estará deixando a tarefa para o novo relator, o que pode atrasar o processo ou mesmo paralisá-lo temporariamente. A segunda questão deriva da primeira. Ela terá de definir como será escolhido o substituto de Teori na relatoria. Há dois caminhos: sortear o cargo entre os remanescentes da Segunda Turma, da qual o relator fazia parte, ou ampliar a escolha para o plenário do Supremo. Se as opções ficarem restritas à Segunda Turma, a chance de a relatoria ficar a cargo de um ministro com problemas na Lava Jato é de três para um: Dias Toffoli já foi citado por um investigado na operação; Ricardo Lewandowski foi flagrado em uma reunião com Dilma Rousseff destinada a abafar certas etapas da investigação; e Gilmar Mendes é um crítico contumaz do trabalho do Ministério Público na operação.

Colaborou Bruna Narcizo

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Política

Novas evidências ampliam chances de cassação de Temer

Posted: 28 Jan 2017 01:43 AM PST

O processo que pode levar à cassação do mandato do presidente Michel Temer já tem 15 000 páginas e reuniu evidências que não deixam margem a dúvida: dinheiro sujo, oriundo de múltiplos esquemas de corrupção, foi usado para reeleger Dilma Rousseff (PT). Parte dessas transações já foi amplamente mapeada pela Lava Jato. A outra parte vai complicar a situação do peemedebista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julgará ação que pede a cassação da chapa. O relator, ministro Herman Benjamin, decidiu requerer ao Supremo Tribunal Federal (STF) cópias dos depoimentos dos executivos da Odebrecht tão logo suas delações sejam homologadas. Pelo que já foi revelado, sabe-se que a empreiteira, além de comprometer Dilma e os petistas, relatou ter feito doações clandestinas ao PMDB, a pedido de Temer. Os dois partidos, portanto, teriam se beneficiado fraternalmente do mesmo dinheiro ilegal, alcançado os mesmos benefícios e praticado os mesmos crimes eleitorais. O conjunto das evidências de irregularidades ganhou um potente anexo na semana passada. Em relatório ao TSE, a Polícia Federal disse que parte dos valores desembolsados a gráficas pela chapa não resultou na prestação de nenhum tipo de serviço. O dinheiro teria sido desviado para pessoas físicas e jurídicas "em benefício próprio ou de terceiros".

Colaborou Hugo Marques

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Política

Eunício Oliveira: “Sei o que fiz e não fiz”

Posted: 28 Jan 2017 01:40 AM PST

Se tudo transcorrer como combinado, Eunício Oliveira (PMDB-­CE) será eleito nesta quarta-feira para comandar o Congresso pelos próximos dois anos. O senador é um político que se pode chamar de "tradicional", sucessor de um projeto de poder também tradicional e conhecido. Ele se elegeu deputado federal em 1998 e, desde 2011, ocupa uma das cadeiras do Senado. Nesse período, aproximou-se de dois exponentes do partido, o senador Renan Calheiros e o ex-senador José Sarney. Junto com o também senador Romero Jucá, Eunício, Renan e Sarney são conhecidos como os "caciques do PMDB" – um grupo que, pela capilaridade e influência, tem o condão de ditar para que lado os ventos da política devem soprar. Em entrevista a VEJA, o senador disse que não teme o fato de seu nome ter sido citado na Lava Jato e que nunca recebeu dinheiro ilegal. Diz que, caso seja eleito, vai ter uma atuação discreta, dedicar-se aos projetos que tratam das reformas econômicas e recuperar a imagem do Parlamento. Disse, ainda, que vai recolocar em discussão o projeto de abuso de autoridade, mas que a anistia ao caixa dois não está na pauta. Afirmou também que o presidente Michel Temer, do seu partido, não lhe pediu nada e que tanto na reforma trabalhista quanto da Previdência conversará com o governo e com as entidades de classe e que fará a reforma possível. “Nada entra no Congresso e sai como entrou”.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Política

Ano Novo chinês marca o ano do galo

Posted: 28 Jan 2017 01:16 AM PST

(Stringer/Reuters)" description="">(Ezra Acayan/Reuters)" description="">(MANAN VATSYAYANA)" description="">(Stringer/AFP)" description="">(Ezra Acayan/Reuters)" description="">(Ezra Acayan/Reuters)" description="">(Ueslei Marcelino/Reuters)" description="">(Patricia de Melo Moreira/AFP)" description="">(Stringer/Reuters)" description="Menino segura uma lanterna durante as festividades do ano novo chinês">(Aly Song)" description="Pessoas compram decorações tradicionais para o Ano Novo Chinês">(Tyrone Siu/Reuters)" description="Rua é decorada com lanternas durante as festividades do ano novo chinês">(Kim Kyung-Hoon/Reuters)" description="Pessoas acendem incensos em um templo durante as comemorações do ano novo chinês, em Yokohama, Japão">(Aly Song/Reuters)" description="Menino descansa sobre uma mala em uma estação de trem. Milhares de chineses viajaram para celebrar o ano novo chinês">(Stringer/Reuters)" description="Lanterna em formato de Galo é vista na província de Xi'an Shaanxi, na China">(Stringer/Reuters)" description="Logograma gigante que significa 'primavera' é aceso durante as festividades do ano novo chinês">(Stringer/Reuters)" description="Homem pendura lanternas em postes para comemorar o ano novo chinês no calendário lunar, na China">(Aly Song)" description="Milhares de passageiros aguardam para embarcarem em trens na estação Shanghai Hongqiao, durante as festividades do ano novo chinês, na China">(Iris Zhao/Reuters)" description="Pessoas assistem à exibição de fogos de artifício durante as festividades do ano novo chinês">(Stringer/Reuters)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos