USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Notícias

Notícias


Presidente do México cancela encontro com Trump

Posted: 26 Jan 2017 09:50 AM PST

O presidente mexicano Enrique Peña Nieto cancelou nesta quinta-feira sua viagem a Washington, marcada para a próxima semana, na qual encontraria o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão vem um dia após o republicano assinar um decreto para dar início a construção de um "muro físico" na fronteira entre os dois países.

Peña Nieto anunciou o cancelamento da reunião via Twitter, três horas após Trump escrever que, se o México não está disposto a pagar pelo muro, seria melhor desistir do encontro. "Nesta manhã informamos à Casa Branca que não irei comparecer à reunião de trabalho programada para a próxima terça-feira com o @POTUS [Presidente dos Estados Unidos]", escreveu o mexicano.

Em seguida, Peña Nieto também publicou na rede social que o "México reitera sua vontade de trabalhar com os Estados Unidos para conquistar acordos em favor de ambas as nações".

Mais cedo nesta quinta, Trump afirmou via Twitter que os Estados Unidos têm um déficit comercial com o México da ordem de 60 bilhões de dólares. "Foi um acordo de apenas um lado desde o início do Tratado de Livre Comércio da América do Norte, com enorme número de empregos e empresas perdidas", disse.

Em uma mensagem televisionada na quarta-feira, Peña Nieto insistiu que o México não pagará pela barreira planejada por Trump, que pode custar até 20 bilhões de dólares. "Eu condeno a decisão dos Estados Unidos de continuar com a construção de um muro que, por ano, nos dividiu ao invés de nos unir".


Arquivado em:Mundo

Experiência virtual de sair do próprio corpo reduz medo da morte

Posted: 26 Jan 2017 09:50 AM PST

Experimentar a sensação de estar fora do próprio corpo pode reduzir o medo da morte, afirma um estudo divulgado este mês no periódico PLOS One. Cientistas da Universidade de Barcelona, na Espanha, utilizaram óculos de realidade virtual e fones de ouvido para criar a ilusão de estar separado do corpo físico, avaliando o medo de morrer que os participantes sentiam depois da experiência. Os resultados mostraram que os voluntários que conseguiram viver a sensação relataram uma ansiedade menor em relação à morte depois do teste. Segundo os cientistas, essa técnica talvez pudesse ajudar a confortar pessoas que estão terminalmente doentes ou que sofrem com o medo intenso de morrer.

Veja também

Consciência separada

Para realizar o estudo, a equipe de pesquisadores testou 32 voluntários utilizando equipamentos de realidade virtual, para que os participantes acreditassem que o corpo virtual fosse o seu próprio. Enquanto os sensores estavam plugados, qualquer movimento que as pessoas fizessem seria reproduzido na realidade virtual. Quando, por exemplo, uma bola era jogada no pé do corpo virtual, uma vibração era emitida ao pé real do participante, fazendo com que ele tivesse a sensação de estar sendo atingido pelo objeto.

Uma vez que a ilusão era estabelecida, o ponto de vista do observador mudava gradualmente, dando a sensação de estar se separando do próprio corpo. Depois, os voluntários passavam a observar o corpo virtual de cima, como se já estivessem totalmente apartados. Nessa etapa, toda vez que uma bola atingia o corpo dos participantes os cientistas aplicavam uma vibração em metade do grupo, enquanto a outra metade não recebia nada. Aqueles que receberam a vibração relataram ainda se sentir conectados ao corpo virtual.

Depois do teste, os voluntários responderam um questionário para avaliar seu medo da morte. Pessoas que se sentiram completamente desconectadas do seu corpo virtual pareceram apresentar um medo menor de morrer do que os demais.

A principal justificativa dos pesquisadores é que provavelmente a experiência dê a sensação de que a consciência pode existir mesmo sem o corpo físico. Assim, algumas pessoas ficam com a impressão de que pode existir uma vida após a morte, causando um certo conforto.

"Nossos resultados abrem a possibilidade de que experiências virtuais de sair do próprio corpo providenciem um aprendizado implícito de que a consciência, no sentido do centro da percepção, possa ser separada do corpo físico, e assim a morte do corpo físico não necessariamente é o fim da consciência", escrevem os autores na publicação.

A experiência virtual é similar a algumas situações de quase morte. A ciência já conhece casos de pessoas que sobreviveram a ataques cardíacos e relatam sensações semelhantes a estar separado do próprio corpo durante momentos críticos.


Arquivado em:Ciência

Coletes: PF diz que decisão judicial não prejudica operações

Posted: 26 Jan 2017 09:38 AM PST

Em nota distribuída nesta quinta-feira, a Polícia Federal negou que as operações em Brasília estejam comprometidas por causa da falta de coletes à prova de bala.

Conforme mostrou o site de VEJA, a Justiça Federal determinou que policiais das unidades da corporação no Distrito Federal não cumpram missões sem coletes balísticos. Ordenou ainda que a direção do órgão providencie imediatamente novos equipamentos para serem usados em operações externas.

Pela decisão, sem coletes em condições de uso os agentes da capital federal não poderiam realizar operações.

Na nota, porém, a Polícia Federal informa que possui coletes dentro do prazo de validade – e garante que as operações em Brasília não estão ameaçadas pela decisão judicial.

“A PF dispõe de quantidade suficiente de equipamentos aptos a serem utilizados, dentro do prazo de validade”, diz a nota. “A área operacional da PF no DF não foi prejudicada com a decisão [da Justiça Federal], uma vez que há estoque suficiente para o desempenho das atividades.”

À Justiça, ao pedir a liminar, o sindicato dos agentes federais no DF informou que a maior parte dos coletes venceu em 11 de janeiro, sem que houvesse reposição.

A Superintendência Regional da PF afirma que, no início desta semana, mandou recolher os coletes vencidos. E informou que a aquisição de um novo lote de coletes está em estágio avançado.

A PF não esclareceu a exata quantidade de coletes vencidos, nem quantas unidades em condições de uso estão à disposição dos agentes que trabalham em Brasília.


Arquivado em:Brasil

Marcão do Povo quer que Record pague multa por quebra de contrato

Posted: 26 Jan 2017 09:31 AM PST

O ex-apresentador do Balanço Geral DF, Marcos Paulo Ribeiro de Morais, conhecido como Marcão do Povo, notificou extrajudicialmente a Record TV, após ser demitido por chamar Ludmilla de "pobre" e "macaca". O advogado do apresentador, Rannieri Cavalcanti Lopes, falou à reportagem de VEJA que Marcão não concorda com a demissão e exige que emissora pague uma multa por quebra do contrato, que terminaria no segundo semestre de 2019.

Segundo o advogado, Marcão recebeu uma notificação extrajudicial da Record no dia 20 de janeiro avisando sobre a rescisão do seu contrato com a emissora devido aos comentários pejorativos. "Foi uma decisão unilateral. O Marcão não viu nenhum motivo para quebra do contrato. Ele não quebrou qualquer cláusula", disse Lopes a VEJA.

Marcão teria sido "impedido de apresentar o programa", de acordo com o advogado, e não aceitou assinar a demissão proposta pela Record, o que levou a emissora a enviar a notificação. Ele então contra-notificou a empresa no dia 22 de janeiro. "Foi dado um prazo para a Record responder e ele vai correr atrás dos seus direitos", afirma Lopes.

O ex apresentador quer que o canal pague a multa pela rescisão por não ver motivo de justa causa. O advogado não pôde informar o valor da multa nem o prazo estipulado. Segundo a coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, a indenização pode chegar até 10 milhões de reais.

Lopes afirma que a Record está em posse do documento há dias. Mas a assessoria da emissora disse à reportagem de VEJA que não tem informações sobre o caso.

Na última semana, Marcão do Povo tentou justificar sua fala. Ele explicou que no interior do centro-oeste brasileiro, a expressão "macaco preto" é uma referência a pessoas de baixo poder aquisitivo que enriqueceram, como é o caso de Ludmilla – e, nas palavras de Marcão, dele mesmo.


Arquivado em:Entretenimento

Operação Eficiência

Posted: 26 Jan 2017 09:18 AM PST

(Ueslei Marcelino/Reuters)" description="">(Fábio Motta/Estadão Conteúdo)" description="">(André Horta /Fotoarena/Folhapress)" description="">(jose lucena/Futura Press/Folhapress)" description="">(Ueslei Marcelino/Reuters)" description="">(Alessandro Buzas/Futura Press/Folhapress)" description="">

 


Arquivado em:Brasil, Galeria de Fotos

Cérebro masculino fica ‘sobrecarregado’ em teste de multitarefas

Posted: 26 Jan 2017 09:11 AM PST

Um estudo divulgado na quarta-feira revelou que, quando confrontados com um desafio mental enquanto fazem uma caminhada, por exemplo, os homens têm alterações no movimento, o que não acontece com a maioria das mulheres. Caminhando em uma esteira ergométrica, homens – e mulheres com mais de 60 anos – passaram a balançar menos o braço direito quando realizavam simultaneamente um teste de linguagem complicado, descobriram os pesquisadores.

Com isso, a pesquisa reabriu o debate sobre as diferenças cerebrais entre os gêneros, sugerindo que mulheres teriam uma habilidade maior para realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo. Os resultados foram publicados na revista científica Royal Society Open Science.

Acredita-se que tanto a função da linguagem como o balanço do braço direito são controlados principalmente pelo hemisfério esquerdo do cérebro.

“As mulheres com menos de 60 anos pareciam resistentes a esse efeito, visto que eram capazes de realizar a tarefa verbal sem mudanças no balanço do braço”, disse à AFP a coautora do estudo Tim Killeen, neurocientista do Hospital Universitário Balgrist, na Suíça. “Nos homens e nas mulheres mais velhas, a tarefa verbal parece sobrecarregar o hemisfério esquerdo, na medida em que o movimento do braço direito é reduzido”, acrescentou.

“Ficamos surpresos de encontrar uma diferença de gênero tão consistente na forma como dois comportamentos relativamente simples – controle cognitivo e balanço do braço – interagem entre si”, disse Killeen.

A equipe usou câmeras infravermelhas para registrar os padrões de caminhada na esteira em 83 pessoas saudáveis, com entre 18 e 80 anos. Os participantes foram convidados a caminhar – primeiro normalmente e, em seguida, enquanto executavam uma tarefa verbal chamada teste Stroop. Desenvolvido na década de 1930, o teste consiste na impressão do nome de uma cor, como “vermelho”, em tinta de uma cor não correspondente – verde, por exemplo. Em seguida, pede-se a uma pessoa que olhe para a palavra e diga qual é a cor da tinta.

Melhores na linguagem?

O teste é difícil, explicou Killeen, porque o cérebro humano “vê” tanto a palavra escrita como a cor da tinta, e deve conciliar as duas.

Durante uma caminhada normal, os braços esquerdo e direito balançaram igualmente. “Quando adicionamos a tarefa verbal, observamos que em homens de todas as idades e em mulheres acima de 60 anos, essa simetria foi rompida, com uma redução no balanço do braço direito, enquanto o braço esquerdo continuava balançando normalmente”, disse Killeen.

A pesquisadora, no entanto, não acredita que isso prove que as mulheres são melhores na realização de multitarefas. “Acho que isso mostra que as mulheres mais jovens podem ser capazes de resistir à interferência desses dois comportamentos bastante específicos”, disse a pesquisadora.

Ainda não foi demonstrado se esse padrão se aplica a outras atividades simultâneas – como dirigir e falar ou andar e enviar mensagens de texto ao mesmo tempo, por exemplo. Segundo a cientista, também não está claro se a habilidade de uma mulher de realizar o desafio para o cérebro no seu passo normal lhe confere qualquer vantagem sobre os homens.

Os pesquisadores acreditam que o fato de mulheres com mais de 60 anos perderem essa capacidade pode fornecer uma pista sobre qual é a sua origem. Os receptores cerebrais do hormônio feminino estrogênio podem captar um maior impulso em mulheres mais jovens, que o possuem em maior quantidade.

“Alternativamente, as mulheres muitas vezes demonstram ter habilidades verbais um pouco melhores que os homens” e podem achar o teste Stroop mais fácil, disse Killeen. “No entanto, isso não explica por que as mulheres mais velhas apresentam o ‘padrão masculino’ após 60 anos”, ressaltou.

(Com AFP)


Arquivado em:Ciência

Doria veta grafites na 23 de Maio e anuncia Museu de Arte de Rua

Posted: 26 Jan 2017 09:09 AM PST

Em meio à guerra contra os pichadores na cidade, o prefeito João Doria (PSDB) anunciou que vai criar um programa de grafite de rua para promover grafiteiros e muralistas na cidade de São Paulo. De três em três meses a Prefeitura vai “liberar” espaços na capital para este tipo de arte. Os artistas serão escolhidos por meio de uma comissão montada pela Secretaria Municipal de Cultura.

Poderão ser grafitados imóveis públicos e privados, que serão procurados pelo poder público para autorizar o uso do espaço. O primeiro ponto do programa, batizado de Museu de Arte de Rua (MAR), será no Baixo Augusta, na região central.

O prefeito ressaltou que a avenida 23 de Maio, que teve grafites apagados pela gestão, não passará pelo programa. Ele afirmou que o local terá apenas os sete grafites que foram considerados “preservados” pela Prefeitura – antes eram oito, mas um deles, do artista Eduardo Kobra, foi pichado e também será apagado.

Durante o anúncio da medida, Doria voltou a dizer que apoia grafiteiros e muralistas, mas que pichadores não são bem-vindos. “Isso vai nos ajudar a embelezar São Paulo, recuperar várias áreas, a criar visibilidade adequada para o trabalho artístico de grafiteiros e muralistas”, disse.

O secretário de Cultura, André Sturm, disse que a comissão receberá as propostas dos grafiteiros e seus currículos, mas não haverá necessidade de enviar a prévia dos desenhos. “Eles serão escolhidos em função do currículo e do histórico. Mas a ideia é que seja um número grande (de artistas)”. Cada novo espaço – que será sempre em áreas abertas – terá uma seleção diferente, segundo Sturm.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Candidatos ainda têm problemas para se inscrever no Sisu

Posted: 26 Jan 2017 09:04 AM PST

No terceiro e penúltimo dia de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), candidatos continuam com problemas para se inscrever. O processo, que permite aos candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrer a vagas em universidades públicas de todo o país, apresentou falhas no sistema desde que as inscrições foram abertas, nesta terça-feira. Apesar do transtorno, o Ministério da Educação (MEC) informou que o prazo, 23h59 dessa sexta-feira, será mantido e que nenhum estudante será prejudicado.

Diversos usuários se queixaram da dificuldade nas redes sociais:

Procurada a respeito das queixas, a assessoria de imprensa do Ministério alegou que o sistema não apresenta problemas e que todas as falhas foram corrigidas até o fim da última quarta-feira. "Em caso de queixas pontuais sobre o Sisu, os interessados devem entrar em contato com o MEC e com o Inep por meio do número 0800 616161 ou pela ouvidoria do ministério".

Os candidatos que concluíram o ensino médio, prestaram o Enem em 2016 e receberam nota maior que zero na redação podem concorrer a mais de 230 000 vagas em instituições federais e estaduais do país.

Problemas no MEC

Não é só o Sisu que tem apresentado falhas. O acesso ao resultado do Enem também foi conturbado e muitos candidatos só conseguiram ver seus boletins individuais, dois dias depois da divulgação. Para evitar novos problemas, o MEC adiou em um dia o início das inscrições do Prouni (de 31 de janeiro a 3 de fevereiro) e do Fies (7 a 10 de fevereiro).

 


Arquivado em:Educação

Ed Sheeran anuncia quatro shows no Brasil em maio

Posted: 26 Jan 2017 08:59 AM PST

O cantor Ed Sheeran anunciou nesta quinta-feira quatro shows no Brasil para maio de 2017. Com a turnê Divide, o autor dos hits Thinking Out Loud e Photograph se apresentará em Curitiba (23, na Pedreira Paulo Leminski), no Rio de Janeiro (25 , no Rio Arena), em São Paulo (28, no Allianz Parque) e Belo Horizonte (30 de maio, na Esplanada do Mineirão).

Os ingressos das apresentações começarão a ser vendidos em 13 de fevereiro, segundo o site oficial do cantor. Haverá também pré-venda exclusiva aos clientes do Banco do Brasil, que poderão adquirir as entradas a partir de 7 de fevereiro. Os preços e pontos de venda, físicos e online, ainda não foram divulgados.

Pouco tempo depois de lançar os singles Castle On The Hill e Shape Of You, Sheeran publicou um vídeo em suas redes sociais com as datas de suas apresentações na América Latina durante o primeiro semestre de 2017. Animados, seus fãs emplacaram a hashtag #DivideTour entre os assuntos mais falados no mundo no Twitter.

 


Arquivado em:Entretenimento

Advogado diz que Eike vai se entregar ‘o mais rápido possível’

Posted: 26 Jan 2017 08:59 AM PST

O advogado do empresário Eike Batista afirmou nesta quinta-feira que seu cliente pretende se entregar à Justiça o mais breve possível. Fernando Martins informou que o empresário está em Nova York, nos Estados Unidos, onde participa de reuniões de negócio.

“Estamos em contato com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, e a intenção dele é cooperar com esses órgãos, como sempre cooperou, e retornar o mais rápido possível”, disse o advogado.

A Justiça expediu mandado de prisão preventiva contra Eike e mais oito pessoas acusadas de desvio de dinheiro de obras públicas, corrupção ativa, passiva e organização criminosa. Entre as prisões, está a do ex-governador Sérgio Cabral, que já se encontra detido no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio. Policiais federais também cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do empresário.

A defesa de Eike ainda não se posicionou sobre as acusações do MPF, que motivaram o pedido de prisão. O advogado também afirmou que os documentos estão sendo analisados e que um posicionamento deve ser emitido por meio de nota à imprensa, até o fim do dia.

O mandado de prisão está incluído na Operação Eficiência, que é desdobramento da Operação Calicute. As investigações fazem parte da força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil, Política

Invenção pode tornar hologramas 3D do tipo ‘Star Wars’ realidade

Posted: 26 Jan 2017 08:52 AM PST

Quem nunca assistiu a um filme de ficção científica e ficou imaginando quais daquelas invenções estariam disponíveis no futuro? Uma equipe de pesquisadores australianos, que acaba de criar um dispositivo capaz de produzir imagens holográficas com a melhor definição alcançada até agora, certamente já. Eles desenvolveram um nanomaterial que manipula a luz com extrema fidelidade, criando imagens de alta qualidade em infravermelho – e, pelo tamanho reduzido, a tecnologia poderia ser facilmente instalada em smartphones e outros dispositivos pessoais. O estudo foi publicado mês passado na revista Optica.

“Quando criança, eu aprendi sobre o conceito de produzir imagens holográficas nos filmes de Star Wars", afirma em comunicado o líder do estudo, Lei Wang, da Universidade Nacional da Austrália (ANU, sigla em inglês). "É muito legal trabalhar com uma invenção que utiliza os princípios de holografia retratados nesses filmes." Os cientistas acreditam que, com esse dispositivo, os hologramas 3D dos longas de ficção científica podem estar a um passo de se tornar realidade.

Luz em três dimensões

A produção de hologramas requer a forma mais complexa de manipulação da luz, já que eles permitem armazenar e reproduzir informações em três dimensões. As fotografias e monitores de computador comuns, por sua vez, só conseguem capturar e mostrar em duas dimensões uma parcela das informações carregadas pela luz.

Hologramas

Holograma de canguru criado com o dispositivo (Divulgação)

O dispositivo criado pela equipe de pesquisadores consiste em milhões de minúsculos pilares de silicone, cada um 500 vezes mais finos do que um fio de cabelo humano. Para perder a menor quantidade possível de energia, o material utilizado é transparente, permitindo que a luz seja manipulada com fidelidade.

"Nossa habilidade de estruturar materiais na escala dos nanômetros permite que o dispositivo atinja novas propriedades óticas que vão além das propriedades dos materiais naturais. Os hologramas que nós fizemos demonstram o forte potencial dessa tecnologia de ser usada em aplicações variadas", disse Sergey Kruk, co-autor do estudo e pesquisador da ANU.

Os cientistas afirmam que o dispositivo pode ser usado para substituir componentes volumosos de câmeras e reduzir custos em missões astronômicas, diminuindo o tamanho e o peso dos sistemas óticos em espaçonaves.


Arquivado em:Ciência, Tecnologia

Atriz iraniana vai boicotar Oscar em repúdio a projeto de Trump

Posted: 26 Jan 2017 08:19 AM PST

A atriz iraniana Taraneh Alidoosti, que protagoniza O Apartamento, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, usou o Twitter para declarar nesta quinta-feira que vai boicotar a cerimônia de entrega do prêmio em protesto contra o “projeto racista” do presidente Donald Trump contra os imigrantes muçulmanos.

“A proibição de visto para os iranianos é racista. Estando incluída ou não, não assistirei ao #AcademyAwards 2017 como protesto”, escreveu a atriz, de 33 anos.

O novo presidente dos Estados Unidos deve assinar em breve um decreto para suspender a entrada de cidadãos de sete países muçulmanos no país, entre eles o Irã, durante o período de um mês, segundo a imprensa americana.


Arquivado em:Entretenimento

Depressão e ansiedade aumentam o risco de morte por câncer

Posted: 26 Jan 2017 08:19 AM PST

Pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade correm maior risco de morrer de alguns tipos de câncer. De acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira na revista científica British Medical Journal (BMJ), pacientes que declararam sofrer problemas psicológicos eram mais propensos a morrer de câncer de intestino, próstata e pâncreas.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade College London, na Inglaterra, Universidade de Edimburgo, na Escócia e Universidade de Sydney, na Austrália, analisaram dezesseis estudos que realizavam um acompanhamento de uma determinada população por uma dezena de anos, totalizando 163 363 adultos na Inglaterra e em Gales.

A equipe, dirigida por David Batty, epidemiologista da University College de Londres, focou seu estudo nos casos de câncer que dependem dos hormônios ou que estão relacionados ao estilo de vida do paciente. Vários estudos anteriores sugerem que o desequilíbrio hormonal que gera a depressão conduz a uma produção mais elevada de cortisol e inibe os mecanismos naturais de reparação do DNA, o que enfraquece as defesas diante do câncer. Também há dados de que entre as pessoas depressivas é mais comum o tabagismo, o consumo de álcool e a obesidade, três fatores de risco para o câncer.

Aumento expressivo do risco de morte

Os resultados do novo estudo mostraram que as pessoas que sofriam sintomas de depressão e ansiedade corriam um risco 80% maior de morrer de câncer de intestino, e eram duas vezes mais propensas a falecer de um câncer de próstata, pâncreas ou esôfago. Os resultados permaneceram os mesmos após serem considerados outros fatores como o estilo de vida, sexo, idade, peso e situação socioeconômica.

Embora os autores ressaltem que o estudo foi apenas observacional e, portanto, não prova um vínculo de causa e efeito entre o estado psíquico de uma pessoa e o câncer, eles afirmam que os resultados se somam a vários indícios que apontam a existência de interações entre a saúde física e mental.

Outras pesquisas apontam ainda para a existência de uma relação entre os sintomas da depressão e os transtornos de ansiedade e a incidência de doenças cardiovasculares.

Os especialistas indicaram que também não é possível excluir uma causalidade inversa, ou seja, que a depressão seja provocada pelos sintomas de um câncer que ainda não foi diagnosticado.

(Com AFP)


Arquivado em:Saúde

Trump sugere que presidente mexicano cancele visita aos EUA

Posted: 26 Jan 2017 08:04 AM PST

O presidente americano, Donald Trump, aumentou ainda mais a tensão com o México nesta quinta-feira, quando aconselhou o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, a cancelar sua visita a Washington caso não pretenda pagar pelo muro que será construído na fronteira entre os dois países.

“Se o México não quiser pagar o muro tão necessário, melhor que cancele sua próxima visita”, afirmou o presidente americano no Twitter, referindo-se ao encontro previsto para a próxima terça-feira.

Trump disse que os Estados Unidos têm um déficit comercial com o México da ordem de 60 bilhões de dólares. “Foi um acordo de apenas um lado desde o início do Tratado de Livre Comércio da América do Norte, com enorme número de empregos e empresas perdidas”, disse Trump.

O presidente americano assinou na quarta-feira dois decretos sobre fortalecimento da vigilância migratória, sendo que o primeiro deles determina o início “imediato” dos passos necessários para construir um “muro físico” na fronteira. Em declarações à rede de TV ABC News, Trump insistiu que o México pagará pela gigantesca obra, cujo custo pode alcançar 20 bilhões de dólares.

O presidente Peña Nieto afirmou na véspera, em uma mensagem à nação, que seu país não pagará pelo muro, enquanto vários partidos políticos mexicanos o pressionavam para que cancele a visita a Washington.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Preta Gil sobre lipo: ‘foi um ato de automutilação’

Posted: 26 Jan 2017 07:41 AM PST

Preta Gil hoje tem uma autoestima admirável, mas nem sempre foi assim. Para se encaixar nos padrões de beleza, a cantora já fez lipoaspiração e tomou sibutramina — um remédio usado para emagrecer. A filha de Gilberto Gil também tomou remédio e fez terapia para lidar com a compulsão por compras.

A cantora, de 42 anos, revelou as barras que enfrentou durante entrevista a Ingrid Guimarães para o programa Além da Conta, veiculado na noite desta quarta-feira, 25, no GNT.

“Sou gordinha e negra, e é muito difícil abrir uma revista ou ver um comercial e encontrar uma pessoa parecida comigo. Não foi fácil chegar na autoestima que tenho”, disse Preta. “Eu caí nessa armadilha e achei que emagrecer ia resolver a minha vida. Emagreci muito. Tomei sibutramina, tudo isso que deixa você histérica. Fiz lipoaspiração e hoje, depois de muita terapia, acho que foi um ato de automutilação”, declarou.

“Acho que a mulher não precisa chegar nesse nível. Cirurgia plástica está aí para ajudar, mas não pode banalizar. No meu caso fiz totalmente por moda”, relembra a cantora. “Fui levar uma amiga para o médico para uma cirurgia que ela precisava. Aí o médico pegou minha gordurinha e disse que tirava em um minuto. Fizemos a cirurgia as duas, juntas”, diz Preta.

Compulsão por compras – Preta Gil também revelou que já teve compulsão por compras e que foi interditada pela família. “Eu, com 42 anos, sou uma mulher mais madura e melhorei muito. Mas já tive problema sério de compulsão por compra e precisei fazer terapia. Minha família me disse: ‘Espera aí, calma. Você não pode mais comprar bolsa'”, diz a cantora. “Tive que tomar remédio para me acalmar, junto com a terapia. Do ponto de vista social, como não é proibido e não é ilícito, você acha que é normal.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Ex-campeão mundial de boxe é preso por dirigir embriagado

Posted: 26 Jan 2017 07:28 AM PST

Oscar De La Hoya, ex-campeão mundial de boxe e uma das maiores estrelas do esporte na década de 90, segue com problemas de saúde e com a Justiça americana. Nesta quarta-feira, o ex-lutador americano de 43 anos foi preso em Pasadena, na Califórnia, Estados Unidos, por dirigir embriagado, segundo informações de vários sites americanos, como o TMZ.

De La Hoya foi detido no início da madrugada de quarta, quando dirigia sua Land Rover e foi reprovado nos testes de sobriedade pela patrulha policial local. O ex-campeão foi solto horas depois, sob pagamento de fiança. Segundo o TMZ, De la Hoya foi visto em vários bares da região naquele noite.

Veja também

O lutador nascido em Los Angeles e filho de pais mexicanos ficou conhecido como Golden Boy (Menino de Ouro, em inglês) depois de conquistar a medalha de ouro no boxe nos Jogos de Barcelona-1992. Como profissional, tem um cartel de 45 lutas, com 39 vitórias e seis derrotas. Conquistou dez títulos mundiais em seis categorias e, em 2009, decidiu se aposentar e se tornar empresário.

De La Hoya admitiu, em 2011, que lutava contra a dependência de álcool e drogas, principalmente a cocaína e chegou a ser internado em uma clínica de reabilitação.

O boxeador Floyd Mayweather lutando contra Oscar De La Hoya em 2007

Oscar De La Hoya (à dir), na derrota para Floyd Mayweather, em 2007 (Al Bello/Getty Images/VEJA)


Arquivado em:Esporte

Juros do rotativo do cartão de crédito batem recorde em 2016

Posted: 26 Jan 2017 07:23 AM PST

O juro médio total cobrado no rotativo do cartão de crédito subiu 2,4 pontos porcentuais de novembro para dezembro do ano passado, informou nesta quinta-feira, o Banco Central. Com a alta na margem, a taxa passou de 482,2% ao ano em novembro para 484,6% ao ano em dezembro. Esta é a maior taxa da série histórica do BC para o rotativo do cartão de crédito, iniciada em março de 2011.

Os juros do rotativo são as taxas mais elevadas do segmento de cartão de crédito e também a mais alta entre todas as avaliadas pelo BC, batendo até mesmo a do cheque especial.

No caso do parcelado, ainda dentro de cartão de crédito, os juros caíra 1,6 ponto porcentual de novembro para dezembro, passando de 155,4% ao ano para 153,8% ao ano.

Em dezembro, o presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciaram que as regras do crédito rotativo vão mudar. A intenção é fazer com que, após um mês no rotativo, o cliente tenha sua dívida automaticamente transferida para o parcelado, que possui taxas de juros menores.

A mudança vinha sendo formulada pelo Banco Central este ano e precisará ser aprovada no Conselho Monetário Nacional (CMN). O conselho reúne-se na manhã desta quinta e suas deliberações devem ser divulgadas no fim do dia, após as 18 horas.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Corrupção fez Rio decretar estado de calamidade pública, diz juiz

Posted: 26 Jan 2017 07:17 AM PST

O juiz Marcelo da Costa Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, responsável pela Operação Calicute, um desdobramento da Lava Jato, afirmou que um dos motivos que levaram o Estado a decretar calamidade pública devido à crise financeira foi a corrupção. Na manhã desta quinta-feira, o magistrado determinou a prisão do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), que já está preso desde novembro do ano passado, e do empresário Eike Batista.

Na decisão, o juiz destaca que o orçamento público foi depreciado pelo “custo-corrupção” e chega a comparar que os crimes de propina com os de violência ressaltando que os primeiros têm maior “severidade” por atingir “um número infinitamente maior de pessoas”. “Basta considerar que os recursos públicos que são desviados por práticas corruptas deixam
de ser utilizados em serviços públicos essenciais, como saúde e segurança públicas”, escreveu na decisão.

Na avaliação do juiz, um agente público corrompido é uma má influência para os demais integrantes do serviço público. “O mal da corrupção está sempre relacionado aos maiores problemas sociais. Se determinada pessoa ou empresa corruptora não cumpre norma a todos imposta na atividade profissional ou empresarial, por exemplo, acaba por dispor ilicitamente de vantagens em relação aos demais atores socioeconômicos, criando estímulos para que outros sigam seu mau exemplo”, escreve.

As considerações do juiz acontecem no mesmo dia em que o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), se reúne com o presidente Michel Temer para definir a situação financeira do Estado. A reunião, que também terá a participação do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, deverá tratar da assinatura de um documento que adia o pagamento de dívidas com a União por três anos para que medidas de austeridade possam ser aprovadas pela Assembleia Legislativa.


Arquivado em:Brasil, Política

Cabral pagava cartão da ex-mulher com dinheiro vivo

Posted: 26 Jan 2017 07:04 AM PST

Os investigadores da Operação Lava Jato identificaram que Susana Cabral, ex-mulher do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), foi beneficiária de valores ilícitos do esquema de desvios de dinheiro público da União e do estado do Rio de Janeiro. Foram identificados pelo menos 275.000 reais em repasses, feitos em dinheiro.

De acordo com documentos produzidos pela investigação, ela era chamada de Susi nas anotações de Carlos Bezerra, considerado o operador responsável pela contabilidade paralela e movimentação financeira do esquema. Há anotações de depósitos de valores na conta bancária da ex-mulher de Cabral, com referência a “Susana brad”. Na contabilidade do grupo, ela tinha o codinome de Manuel ou Manoel. Brad é uma referência ao banco Bradesco.

A investigação agora busca saber o grau de conhecimento que Susana possuía e o seu eventual nível de participação na organização criminosa.

Durante a operação desta quinta-feira, Suzana foi alvo de condução coercitiva, expedido pela Justiça, para explicações. Além dela, o irmão do ex-governador Maurício Cabral, Eduardo Plass e Luiz Arthur Andrade também foram conduzidos coercitivamente.

De acordo com o Ministério Público Federal, a Operação Eficiência investiga a ocultação de mais de 100 milhões de dólares (317 milhões de reais), através de remessas para o exterior. Em apenas um ano, de agosto de 2014 a junho de 2015, a organização criminosa movimentou 39,7 milhões de reais, segundo os procuradores responsáveis pela investigação.


Arquivado em:Brasil

Pedido de prisão de Eike Batista repercute no exterior

Posted: 26 Jan 2017 07:03 AM PST

O pedido de prisão do empresário Eike Batista, feito nesta quinta-feira em decorrência da Operação Eficiência, da Polícia Federal, se tornou notícia entre os principais jornais do exterior, sobretudo nos especializados em economia. O The New York Times indicou que o episódio poderia sinalizar “uma nova fase na queda do senhor Batista, cuja proeminência no cenário global tem sido amplamente associada com a economia crescente do Brasil”, diz o texto.

Além do NYT, publicações especializadas em economia, como o Wall Street Journal, o Financial Times e as agências de notícias Bloomberg e Reuters também registraram o caso, relacionando o episódio com as investigações da Lava Jato.

O Wall Street Journal compara o pedido de prisão de Eike ao envolvimento de outros empresários nas investigações de corrupção, como Marcelo Odebrecht. “O senhor Batista é o último executivo de alto escalão a ser enredado nos esforços anti-corrupção pelas autoridades locais, que têm levado a longas sentenças de prisão para uma série de empresários que se beneficiaram do governo e de contratos públicos”, afirma a notícia.

FT registrou as primeiras informações da procura por Eike em sua mansão no Rio divulgadas pela TV nesta manhã e relembrou os motivos do seu declínio, relacionado à OSX. “O senhor Batista pegou carona na euforia sobre o superciclo de commodities para se tornar o homem mais rico do Brasil antes de seu império falir por revelações que sua companhia petrolífera não tinha as reservas prometidas”.

A agência Reuters cita o impacto da Lava Jato em meio ao ambiente econômico conturbado. “A investigação minou a confiança de investidores em companhias brasileiras bem no momento em que a recessão mais dura e mais longa ataca o país”, diz o texto.

Para a Bloomberg, o pedido de prisão feito nesta quinta-feira mostra um aumento na importância das investigações sobre corrupção que afetaram a Petrobras. “Mostra que a chamada Operação Lava Jato, que começara investigando a Petrobras e as maiores empreiteiras do país, cresceu para incluir outros líderes de empresas e políticos”,  avalia a reportagem.

(PAULO VITALE/VEJA)" description="">(ERNANDO CAVALCANTI/EXAME/Dedoc)" description="">(Ricardo Moraes/Reuters)" description="">(Danilo Verpa/Folhapress)" description="">(PAULO VITALE/VEJA)" description="">(Daniela Dacorso/Folhapress)" description="">(PAULO VITALE/VEJA)" description="">(PAULO VITALE/VEJA)" description="">(Jonathan Alcorn/Getty Images)" description="">(PAULO VITALE/VEJA)" description="">(SELMY YASSUDA/VEJA/Dedoc)" description="">(Danilo Verpa/Folhapress)" description="">(REGINALDO TEIXEIRA/Contigo/Dedoc)" description="">(FERNANDO CAVALCANTI/EXAME/Dedoc)" description="">(KADU FERREIRA/AGNEWS/Dedoc)" description="">(Arquivo Pessoal/VEJA/Dedoc)" description="">(BRUNO VEIGA/Dedoc)" description="">
Arquivado em:Mundo