USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 22 de janeiro de 2017

Notícias

Notícias


Sulito, símbolo do separatismo na Região Sul, gera piadas na rede

Posted: 22 Jan 2017 09:58 AM PST

O que era para ser uma atividade corriqueira de divulgação da “causa da Independência do Sul” se transformou em motivo de piada nas redes sociais. O boneco Sulito, uma espécie de mapa da Região Sul do país com braços, pernas, rosto e um boné, fazia parte de um panfleto divulgado na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) a fim de promover o 2º Plebisul, votação informal promovida pelo movimento O Sul é o Meu País. Prevista para outubro, a enquete quer saber se os “sul-brasileiros”, como eles se identificam, desejam ou não permanecer como parte do Brasil.

Se o movimento ainda estará em evidência no dia, quando se espera a participação de um milhão de pessoas, entre gaúchos, catarinenses e paranaenses, não se sabe. O que é certeza é que, com as piadas a respeito do Sulito, nunca se falou tanto a respeito da causa da divisão do Brasil. Na internet, a maior parte ironizou a ação,  apontando para a baixa qualidade gráfica do boneco, relacionando com outras brincadeiras da internet, como o caso da grávida de Taubaté, e sugerindo como o mascote seria em outros estados e regiões. Com mais de 6 000 replicações no Twitter, uma mensagem falava da união do Sulito com seus irmãos, “Sudestito”, “Nordestito”, “Nortito” e “Centrito”, formando um grande ícone, o “Brazilzord”.

Sulito, mascote do movimento separatista 'O Sul é o meu país', gera memes nas redes sociais

Sulito e seus “irmãos”, mascotes das outras regiões do país (Twitter/Reprodução)

Na opinião do jornalista Celso Deucher, diretor de Mobilização Estratégica do movimento, visibilidade é importante, mas não traz resultados concretos, alfinetando os piadistas: “Na rede social, ninguém quer discutir nada com profundidade. Se você perguntar, 99% não sabem o que é pacto federativo”, acredita.

Para ele, isso acontece porque, em primeiro lugar, a questão não diz respeito aos “brasileiros”, os habitantes das outras regiões. Em segundo, porque muitas das piadas não trazem discussões em profundidade. Um comentário, em particular, incomodou o diretor, quando um usuário afirmou que, no Sulito, o extremo-sul do país apresentava um formato quase fálico. “É impressionante, as pessoas transformam tudo em sexo.”

Sulito, mascote do movimento separatista 'O Sul é o meu país', gera memes nas redes sociais

Sulito foi vestido como a icônica “grávida de Taubaté” (Twitter/Reprodução)

Ele se preocupa, também, com o dia de amanhã. “Se as pessoas do Sul considerarem que não devemos nos separar, esse tipo de acontecimento é difícil, porque acirra os ânimos entre nós e os brasileiros”, afirma. Sobre estes, os brasileiros, ele diz que se impressiona com o fato de os outros estados não se incomodarem com “esse pacto federativo assombroso”. E explicou, alegando que “somos colônias de Brasília, todos os estados, a diferença é que nós do Sul temos amor próprio”.

Sobre as piadas e as ironias que o movimento sofreu, o jornalista publicou um texto usando como epígrafe uma frase do pacifista indiano Mahatma Gandhi, que diz: “Primeiro ignoram-te, depois riem de ti, depois atacam-te e no fim tu vences”. Depois de ser ignorado e ironizado, haveriam os ataques e, por fim ,a vitória. “Eu sonho. Com o pé no chão, mas nosso povo sonha”, disse.

Questionado se o sonho da independência do Sul está de fato próximo, Deucher diz que sim, que a crise econômica e a corrupção deixaram claro que não vamos bem juntos e que talvez possamos nos dar melhor separados. “Ninguém quer mais sustentar a opulência e a corrupção de Brasília […] , é difícil defender que temos que ficar unidos. Agora, é cada um por si e Deus por todos”, defende.


Arquivado em:Brasil

Relator da Lava Jato será escolhido entre os atuais ministros

Posted: 22 Jan 2017 09:36 AM PST

O presidente Michel Temer confirmou no sábado que só indicará o substituto do ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF) depois que a corte decidir quem assumirá a relatoria da Operação Lava Jato. “Só depois que houver a indicação do relator”, disse Temer durante o velório de Teori, em Porto Alegre. O ministro morreu em um acidente aéreo na quinta-feira, em Paraty, no litoral do Rio.

Antes mesmo da declaração, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, dava sinais de que vai remeter os processos da Lava Jato a um dos atuais integrantes da corte. O mais provável, na visão de fontes que integram o tribunal, é que um dos ministros da Segunda Turma do STF – responsável por analisar as ações da operação – seja escolhido por meio de sorteio para herdar a relatoria.

A definição de quem ficará responsável pela Lava Jato no Supremo abriu uma discussão nos meios jurídico e político sobre o futuro da operação. A preocupação é se o novo responsável pelos processos no Supremo vai manter o caráter técnico com o qual Teori costumava conduzir o caso. A corte julga investigados com foro privilegiado, como parlamentares e ministros de Estado.

Compõem a Segunda Turma e, portanto, poderiam assumir a relatoria os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e o decano do tribunal, Celso de Mello. Uma cadeira ficou vaga com a morte de Teori.

Em tese, o posto na Segunda Turma deixado por Teori seria preenchido pelo próximo ministro, a ser indicado por Temer. Há um precedente na Corte, no entanto, para que um dos integrantes da Primeira Turma migre para o outro colegiado. Isso ocorreu em 2015, quando Toffoli pediu para integrar a Segunda Turma do Supremo.

A medida teve o objetivo de evitar empates em julgamentos da Lava Jato e também de retirar do futuro ministro nomeado – que veio a ser Edson Fachin – o ônus de ser indicado com a pressão de quem iria ter em mãos a investigação sobre o esquema de corrupção na Petrobrás. Fachin passou a integrar a Primeira Turma do STF.

A expectativa é de que os ministros adotem a mesma solução agora. Mas, por enquanto, todos aguardam os primeiros sinais de Cármen Lúcia, que já anunciou que só falará sobre isso no retorno a Brasília.

Lava Jato

Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, a decisão de remeter o caso a um dos atuais ministros é acertada. “Não se deve deixar a relatoria para o novo ministro que vai assumir. Seria uma situação política extremamente delicada”, afirmou Sanseverino.

Em reservado, ministros no Supremo afirmam que não gostariam de assumir a Operação Lava Jato. A avaliação é de que Teori estava longe de especulações sobre eventual ligação com a política e, de forma discreta, conseguia conduzir o caso de maneira independente.

Um exemplo mencionado é a decisão do ministro de anular o áudio em que a presidente cassada Dilma Rousseff conversava com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ainda receber um pedido de “escusas” do juiz Sérgio Moro.

O futuro da Lava Jato tem causado apreensão na Procuradoria-Geral da República. Rodrigo Janot revelou a pessoas próximas preocupação com o destino da operação na corte. Ele mantinha relação próxima com Teori, a exemplo de Moro, que conduz a Lava Jato em Curitiba.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Receita Federal cobra R$ 14,9 milhões de 15 jogadores de futebol

Posted: 22 Jan 2017 07:17 AM PST

Jogadores de futebol de todo o país estão na mira da Receita Federal. Neymar e Alexandre Pato, que nesta semana foram julgados pelo Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), em Brasília, apenas puxam uma lista que conta com mais de uma dezena de atletas acusados de sonegar milhões em impostos nos últimos anos. Em 2016, foram encerradas pela Receita quinze ações que totalizaram 14,9 milhões de reais em autuações, segundo dados obtidos pelo jornal O Estado de S.Paulo. Os nomes dos jogadores são protegido por sigilo fiscal.

“A Receita Federal passou a procurar mais os clubes e jogadores para investigar a questão do direito de imagem e do recebimento de valores por pessoa jurídica, não por pessoa física. Não teve um fato que levou a esse aumento, é mais uma questão de política interna. A gente sabe que o governo está precisando de mais arrecadação”, explicou a advogada Vanessa Rahal Canado, do escritório CSMV.

Os fiscais da Receita têm cruzado informações sobre os dados financeiros dos atletas e analisado contratos de direitos de imagem para apurar o uso desta ferramenta para mascarar rendimentos de natureza salarial na tentativa de pagar menos imposto em relação ao regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Quando é observado que há relação de trabalho nos contratos, a Receita faz nova cobrança dos tributos. Até 2015, apenas no Estado de São Paulo, foram 24 fiscalizações envolvendo atletas, com lançamentos superiores a 210 milhões de reais.

O Ministério Público Federal tem acompanhado de perto a cruzada da Receita contra os jogadores. No ano passado, por exemplo, o MPF apresentou denúncia contra Neymar por falsidade ideológica e sonegação a partir da autuação da Receita. A Justiça, entretanto, resolveu aguardar o fim do trâmite na esfera administrativa.

O caso do atacante do Barcelona voltará a ser discutido pelo Carf em fevereiro e a decisão terá grande influência em processos futuros porque um precedente será aberto. A tese em discussão no julgamento de Neymar é nova porque a autuação da Receita é posterior à criação do artigo 129 na Lei n.º 11.196, de 2005, que permite, para fins fiscais, a constituição de pessoa jurídica para prestação de serviços intelectuais, de natureza artística ou cultural, em caráter personalíssimo.

A mudança na legislação é um dos pilares da defesa do atleta, que foi autuado por movimentações financeiras feitas entre 2011 e 2013, período em que defendia o Santos e foi transferido para o Barcelona. Essa é a principal diferença em relação ao caso do ex-tenista Gustavo Kuerten, que foi condenado a pagar cerca de 7 milhões de reais por contratos de patrocínios referentes aos anos de 1999 a 2002.


Arquivado em:Esporte

Ioga com cerveja, uma nova modalidade de atividade física

Posted: 22 Jan 2017 06:47 AM PST

Se você nunca achou que cerveja e ioga combinam, você está por fora da última novidade no campo do relaxamento. A “BeerYoga”, atividade que une a prática da milenar arte de relaxamento e meditação – ioga – com o poder refrescante e também de certa forma relaxante da cerveja. É claro que a novidade tinha que ter sido difundida na Alemanha, país amante da bebida.

A grande disseminadora da nova modalidade e relaxamento/atividade física é a empresa alemã BierYoga, que, em seu site, define a atividade como o “casamento de dois grandes amores. Ambos são terapias centenárias para a mente, o corpo e a alma. O prazer de beber cerveja e a consciência da ioga se complementam, e criam uma experiência revigorante”. E após fazer a prática cair nas graças dos hipsters de Berlim, agora leva o exercício à Austrália.

Mas você se engana se acha que a BeerYoga é só um passatempo. “BeerYoga é divertido, mas não é brincadeira. Nós pegamos as filosofias da ioga e combinamos ao prazer de beber cerveja para alcançar um nível mais alto de consciência”, escreveu Jhula, instrutor de ioga e fundador da modalidade.

Embora tenha sido difusor do conceito, Jhula explicou à publicação alemã Ex Berliner que a ideia não foi sua. Ele teve contato com a prática pela primeira vez em um Burning Man, festival anual que acontece no deserto de Nevada, nos Estados Unidos.

A aula com duração de uma hora mistura risos e piadas sobre a paz interior e as alegrias da cerveja aos movimentos sincronizados da ioga em nível iniciante e amigável. O valor é de cinco euros (cerca de 17 reais) pela sessão de uma hora, realizada sempre em lugares diferentes, como bares, festivais e até mesmo em festas de aniversário. Por mais seis euros (cerca de 20 reais) você compra duas cervejas para usar e beber durante a aula. Será que essa moda chega logo por aqui?


Arquivado em:Saúde

Belém registra 27 assassinatos após morte de policial

Posted: 22 Jan 2017 06:44 AM PST

A região metropolitana de Belém registrou 27 homicídios desde a noite de sexta-feira. O governo do Pará considera o número “muito além da média” e suspeita que a série de assassinatos – muitos com sinais de execução – pode ser uma reação à morte do policial militar Rafael da Silva, durante um tiroteio em uma perseguição a criminosos na manhã de sexta.

Segundo a secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, um gabinete permanente de situação, envolvendo todos os órgãos da área, foi instalado investigaras intercorrências, registradas em dezesseis bairros.

“As polícias agem ostensivamente nas ruas. O empenho é máximo para que mais crimes não ocorram. As ações são norteadas pela inteligência, que tem duas testemunhas e uma filmagem para elucidar o caso”, explicou o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino.

O governo do Pará também informou que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, foi consultado sobre uma possível cooperação da União nas investigações.


Arquivado em:Brasil, Política

Israel aprova construção de casas de colonos após posse de Trump

Posted: 22 Jan 2017 06:26 AM PST

A prefeitura israelense de Jerusalém deu a aprovação definitiva à construção de 556 casas em três bairros de colonos do leste da cidade, de população majoritariamente árabe, anunciou neste domingo um conselheiro municipal.

A confirmação das novas construções israelenses acontece dois dias depois da saída de Barack Obama do poder nos Estados Unidos e a posse de Donald Trump. O agora ex-presidente democrata era contrário a novos assentamentos de Israel em áreas palestinas e tinha uma relação conturbada com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O líder israelense anunciou que pretende conversar na noite deste domingo com Trump.

‘As regras do jogo mudaram’

Em Jerusalém Oriental, a pedido de Netanyahu, foram congeladas no fim de dezembro as autorizações de construção de casas, explicou à agência France-Presse Meir Turgeman, presidente da comissão de construção e planejamento da prefeitura de Jerusalém. Com a saída de Obama, estas casas serão construídas agora nos bairros de colonos de Pisgat Zeev, Ramot e Ramat Shlomo.

“As regras do jogo mudaram com a chegada de Donald Trump ao poder. Não temos mais as mãos atadas, como na época de Barack Obama”, afirma Turgeman. “Estas 566 casas são apenas o tiro de largada. Temos planos para construir 11.000 casas à espera de serem autorizadas” nos bairros de colonos de Jerusalém Oriental, acrescenta.

O prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, declarou em um comunicado que também serão construídas 105 casas nos bairros palestinos. “Passamos oito anos difíceis com Barack Obama, que pressionava para que as construções fossem congeladas”, explicou o prefeito.

Cerca de 430.000 colonos israelenses vivem atualmente na Cisjordânia ocupada e mais de 200.000 em Jerusalém Oriental, que os palestinos desejam que seja a capital do Estado ao qual aspiram.

Campanha

Paralelamente, a ala mais dura da direita israelense lançou uma campanha a favor de uma anexação de Maalé Adumim, uma importante colônia da Cisjordânia ocupada. Situada a leste de Jerusalém e criada em 1975, Maalé Adumim é a terceira colônia mais populosa da Cisjordânia.

Segundo um novo projeto de lei apresentado por dois deputados da maioria parlamentar, que o gabinete de segurança deve debater neste domingo, Israel anexaria Maalé Adumim, assim como um setor que uniria esta colônia a Jerusalém. Esta decisão dividiria a Cisjordânia em dois e tornaria praticamente impossível a criação de um Estado palestino viável, com continuidade geográfica.


Arquivado em:Mundo

Imagens da Semana (16 a 20 de janeiro)

Posted: 22 Jan 2017 06:12 AM PST

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, faz juramento durante cerimônia de posse nesta sexta-feira (20), em Washington(Carlos Barria)" description="O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, faz juramento durante cerimônia de posse nesta sexta-feira (20), em Washington">O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump(/AFP)" description="O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, toma posse nesta sexta-feira (20), em Washington">Policiais espirram spray de pimenta em manifestantes após a cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donal Trump(Zach Gibson/AFP)" description="Policiais espirram spray de pimenta em manifestantes após a cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donal Trump">Paraty, no litoral sul do Rio(Bruno Kelly/Reuters)" description="Paraty, no litoral sul do Rio">Integrantes do MTST ocupam a Secretaria Estadual de Habitação em SP(Rogerio Cavalheiro/Futura Press/Folhapress)" description="Integrantes do MTST ocupam a Secretaria Estadual de Habitação, em São Paulo (SP) - 19/01/2017">Presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz(ANDRESSA ANHOLETE/AFP)" description="Presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz">Passe livre - Protesto e queima de catraca(Edson Lopes Jr./VEJA.com)" description="Passe livre - Protesto e queima de catraca">Aeronave cai em Paraty (RJ)(Twitter/Reprodução)" description="Aeronave cai em Paraty (RJ)">Ônibus incendiado em Natal(Frankie Marcone/Futura Press/Folhapress)" description="Natal (RN) - 18/01/2017">Transferência de presos do Complexo Penal Doutor João Chaves, em Natal (RN)(Frankie Marcone/Futura Press/Folhapress)" description="Transferência de presos do Complexo Penal Doutor João Chaves, em Natal (RN)">Penitenciária Estadual de Alcaçuz (RN)(Andressa Anholete/AFP)" description="Tropa de Choque entra na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na cidade de Nísia Floresta (RN) - 18/01/2017">Felipe Melo é apresentado ao Palmeiras(Adriana Spaca/Brazil Photo Press/Folhapress)" description="Apresentação e coletiva do jogador do Palmeiras, Felipe Melo, no bairro da Barra Funda, em São Paulo (SP) - 17/01/2017">O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes(Sergio DUTTI/AFP)" description="O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes">O presidente da República, Michel Temer(Beto Barata/PR/AFP)" description="O presidente da República, Michel Temer,se reúne com autoridades de segurança em Brasília (DF), para discutir a crise no sistema penitenciário - 17/01/2017">O presidente da República, Michel Temer(Beto Barata/PR/AFP)" description="O presidente da República, Michel Temer,se reúne com autoridades de segurança em Brasília (DF), para discutir a crise no sistema penitenciário - 17/01/2017">Reintegração de posse SP(Paulo Ermantino/Raw Image/Folhapress)" description="Reintegração de posse SP">Acidente aéreo no Quirguistão(Vladimir Pirogov/Reuters)" description="">Geraldo Alckmin recebe o presidente da Câmara, Rodrigo Maia(Marcelo S. Camargo/Frame Photo/Folhapress)" description="O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) recebe o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em audiência realizada no Palácio dos Bandeirantes - 16/01/2017">Penitenciária Estadual de Alcaçuz(Avener Prado/Folhapress)" description="Presos rebelados Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte - 16/01/2017">Imagens do dia - Pipas na Índia(Amit Dave/Reuters)" description="Trabalhadores da companhia de energia indiana Torrent Power Limited retiram pipas de fios de alta tensão na cidade de Ahmedabad - 16/01/2017">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Realidade virtual na NBA: o melhor lugar da quadra é a sua casa

Posted: 22 Jan 2017 05:07 AM PST

Assistir a uma partida da liga americana de basquete, a NBA, à beira da quadra, não é, definitivamente, para qualquer mortal: um bom lugar para o clássico entre o Cleveland Cavaliers e o Golden State Warriors, disputado na semana passada em Oakland, na Califórnia, custava pelo menos 13 000 dólares. Mas agora, uma alternativa eletrônica, por meio de óculos de realidade virtual (RV), emula a sensação de estar presente a poucos metros da ação. Desde outubro a NBA oferece a transmissão ao vivo de um jogo por semana aos assinantes americanos do League Pass, o pacote pay-per-view vendido a 95 dólares. A liga promete que, até o fim desta temporada, que se encerra em junho, os assinantes do League Pass fora dos Estados Unidos também poderão assistir às partidas ao vivo. Aos fãs brasileiros, um alerta decisivo: os melhores lances e reprises dos jogos já estão disponíveis por aqui gratuitamente.

Assista aos jogadores de basquete do Esporte Clube Pinheiros experimentando o óculos de realidade virtual pela primeira vez:

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Esporte, Tecnologia

São Paulo bate Corinthians nos pênaltis e conquista a Florida Cup

Posted: 22 Jan 2017 05:05 AM PST

Em plena pré-temporada, Corinthians e São Paulo se enfrentaram na decisão da Florida Cup e, apesar do discurso de que o mais importante era a preparação e não o resultado, os jogadores entraram pilhados – Kazim e Maicon foram expulsos – e fizeram um jogo tenso e pegado, especialmente no primeiro tempo. No final, o herói foi o goleiro Sidão, que defendeu duas cobranças de pênalti e garantiu a vitória são-paulina por 4 a 3 após o empate por 0 a 0 no tempo regulamentar.

O goleiro já havia sido o destaque nas semifinais, quando também pegou dois pênaltis contra o River Plate. Por causa das defesas de Sidão na decisão deste sábado, nos chutes de Fellipe Bastos e Marciel, o técnico Rogério Ceni, responsável direto por sua contratação, levantou o primeiro título de sua carreira como treinador.

Pela primeira vez realizado fora do Brasil, o Majestoso teve todos os ingredientes de um grande clássico de futebol, com boas disputas, brigas e chances perdidas. O detalhe interessante é que a torcida presente no Estádio Bright House Networks, em Orlando, conviveu pacificamente e apenas fez festa.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

‘Sangrento’, hambúrguer sem carne pode vitaminar onda vegana

Posted: 22 Jan 2017 04:51 AM PST

A preocupação com a conservação da natureza tem impulsionado o vegetarianismo mundo afora. Essa onda também abre oportunidades de negócios. Com foco tanto no discurso “verde” como na nova clientela, surgiu no Vale do Silício, na Califórnia, a startup Impossible Foods, que busca converter até os mais apaixonados por carne em vegetarianos. A tática: deixar os produtos veganos cada vez mais parecidos com carne. A empresa foi fundada em 2011 pelo bioquímico americano Patrick Brown, que quer convencer quem gosta de comer um hambúrguer suculento a procurar alternativas veganas. Brown estudou a composição das peças bovinas e descobriu que o que dá gosto a elas é uma combinação de moléculas equivalente a outras encontradas em plantas. Faltava recriar outro elemento fundamental: a aparência avermelhada. Aí está o molho secreto do que chamou de impossible burger: a molécula heme, que também existe na clorofila de plantas, de onde foi retirada por Brown. O truque dá aquele visual “sangrento”. O sanduíche improvável começou a chegar às mesas em julho do ano passado e hoje é servido em três lanchonetes californianas e em uma nova-iorquina.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Saúde

Zezé Di Camargo: ‘Sou real demais para o mundo virtual’

Posted: 22 Jan 2017 04:14 AM PST

Mirosmar José de Camargo, o Zezé Di Camargo, é um fenômeno. Sua dupla com o irmão Luciano vendeu mais de 40 milhões de discos em 25 anos de carreira — uma marca que em sua gravadora, a Sony, é superada apenas por Roberto Carlos. O cantor é bom de briga: já se envolveu em celeumas com sites de fofoca e teve um embate muito público com a ex­-mulher Zilu, com quem foi casado por mais de três décadas. Em VEJA desta semana, ele fala sobre música e da vida pessoal. Na entrevista, dá sua opinião sobre o mercado sertanejo (“Se você puser dez artistas novos para eu escutar, aposto que serei incapaz de definir quem é quem, ou quem cantou o quê”), as encrencas em que vem se metendo nas redes sociais (“Sou real demais para o mundo virtual“) e a relação com Zilu (“Se eu não tivesse o talento para cantar e compor, a gente estaria até hoje arranhando a barriga do tatu. No fim das contas, eu a livrei de uma fria: o cara com quem a Zilu terminou o noivado para ficar comigo hoje em dia vende coxinha em Goiânia”).

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Entretenimento

Bala perdida mata menina de 2 anos em lanchonete no Rio

Posted: 22 Jan 2017 03:45 AM PST

“Minha filha estava brincando no parquinho do Habib’s de Irajá, e o tiro que o vagabundo deu atingiu minha filha. Ela não resistiu.” O relato, com a voz embargada pelo choro, foi gravado pelo soldado Amaral. Lotado no 16º BPM (Olaria), ele estava de folga e tinha levado a família para um passeio. Sofia Lara Braga, de apenas 2 anos e meio, brincava no parquinho da lanchonete Habib’s, em Irajá, na Zona Norte da cidade, quando uma bala atingiu sua cabeça. O pai, em desespero, ainda pegou-a no colo, correu até a viatura da polícia, mas a menina já chegou no hospital sem vida.

A bala perdida veio de uma perseguição policial a uma picape L-200 que havia saído da Favela Para-Pedro, no mesmo bairro. Houve troca de tiros e, na altura da Avenida Monsenhor Felix, um dos tiros acertou a menina. O suspeito, que estava sozinho no veículo, foi preso. Thiago Rodrigues dos Santos estava com uma pistola no carro, que capotou e ainda acabou ferindo um mototaxista e outro transeunte, que foram levados para o hospital e passam bem. A perícia indicará de qual das armas partiu o tiro.

Vítimas

Na manhã de sábado, dois homens haviam sido mortos por balas perdidas durante uma guerra entre traficantes na Cidade Alta, também na Zona Norte. Na quinta-feira foi a vez de uma menina de 16 anos, que havia sido atingida na barriga durante um confronto entre PMs e traficantes do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa.


Arquivado em:Brasil

Facebook que se cuide: Alemanha declara guerra a notícias falsas

Posted: 22 Jan 2017 03:28 AM PST

Na Alemanha, a realização de eleições em setembro próximo e a crise dos refugiados contribuíram para alimentar a boataria virtual. Um dos pontos que estão balizando o debate político entre os candidatos é justamente o generoso acolhimento dos refugiados. Angela Merkel, a atual chanceler e candidata a um quarto mandato, teve uma política de portas abertas – e notícias falsas são usadas para atingir a líder alemã. No início do mês, um relato com a informação de que uma garota fora estuprada por um refugiado circulou maciçamente em perfis e páginas do Facebook na Alemanha. Mais tarde, descobriu-se que essa era mais uma notícia falsa. Como a história é apenas uma entre as inúmeras notícias falsas que circulam pelas redes sociais, o governo alemão decidiu tomar a dianteira no combate à disseminação dos boatos. Os parlamentares querem votar uma lei que impõe uma multa de 500.000 euros ao Facebook por publicação mentirosa que não for apagada da rede.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Tecnologia

Cresce o número de adolescentes que não usam camisinha

Posted: 22 Jan 2017 03:25 AM PST

Entre os anos 80 e 90 do século passado, a aids impôs mudanças abissais no comportamento sexual — o medo da contaminação fez reduzir o número de parceiros e levou às carteiras e bolsas o preservativo. Bastou que a epidemia fosse controlada para o pavor recuar. E, no vácuo desse recuo, veio o desleixo nos necessários cuidados: pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita com mais de 100.000 alunos do 9º ano do ensino fundamental, entre 13 e 15 anos, mostra que, em 2015, 66% tinham usado camisinha na última relação sexual — uma redução preocupante em relação a 2012, quando 75% revelaram ter posto o preservativo. O infectologista Artur Timerman, do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, afirma: “Os jovens estão deixando de se cuidar porque simplesmente não temem as doenças transmitidas pelo sexo”. O dado assustador: no Brasil, os casos de aids nos adolescentes entre 15 e 19 anos cresceram de 2,8 para cada 100 000 habitantes em 2006 para 5,8 a cada 100 000 pessoas em 2015.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Saúde

Forte terremoto dispara alerta de tsunami em Papua Nova Guiné

Posted: 22 Jan 2017 03:04 AM PST

Um terremoto de 8 graus na escala Ritcher atingiu neste domingo a ilha de Bouganville, no leste de Papua Nova Guiné, o que levou as autoridades a emitir um alerta de tsunami em vários países do Pacífico.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que vigia a atividade sísmica no mundo todo, situou o tremor a 153 quilômetros de profundidade sob o leito marinho e a 40 quilômetros a oeste de Panguna, em Bouganville.

O Centro de Alertas por Tsunami do Pacífico emitiu um alerta por risco de onda gigante no litoral de Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Nauru, Vanuatu, Indonésia, e ilhas de Phonpei, Chuuk e Kosrae dos Estados Federados da Micronésia.

“Ondas de tsunami perigosas podem ocorrer nas próximas horas ao longo de algumas costas”, indicou o centro.

O arquipélago de Papua Nova Guiné se assenta sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, em sua maioria moderados.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Brasil, Mundo, Política

Acidente de trem deixa ao menos 39 mortos na Índia

Posted: 22 Jan 2017 02:41 AM PST

Um descarrilamento de trem na noite de sábado deixou pelo menos 39 pessoas mortas na Índia. Segundo a rede britânica BBC, nove vagões saíram dos trilhos perto da estação de Kunero, no distrito de Vizianagram.

Cinquenta pessoas ficaram feridas no acidente e foram levadas para dois hospitais próximos. O trem realizava o trajeto entre as cidades de Jagdalpur e Bhubaneswar, capital do Estado de Odisha. As equipes de resgate passaram a madrugada trabalhando no resgate aos feridos.

O ministro de Ferrovias da Índia, Suresh Prabhu, se deslocou ao local do acidente e anunciou que o governo nacional concederá indenizações aos feridos e aos familiares dos mortos. Através do Twitter, ele disse que os pagamentos serão feitos “sem demora”.

Por sua vez, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, se mostrou comovido diante de mais um acidente de trem do país. “Meus pensamentos estão com aqueles que perderam seus entes queridos no descarrilamento do trem expresso Jagdalpur-Bhubaneswar. A tragédia é triste”, tuitou Modi.

De acordo com o chefe de polícia local, Ranga Rao, não há indícios de sabotagem e uma falha técnica pode ser a causa do acidente. “Nova vagões saíram dos trilhos e três deles tombaram”, detalhou Rao ao jornal britânico The Guardian. As investigações, no entanto, ainda estão no começo.

Tragédias envolvendo trens não são incomuns na Índia, onde muitas das composições estão sucateadas e viajam superlotadas. Em novembro do ano passado, 140 pessoas morreram em um descarrilamento no Estado de Uttar Pradesh.


Arquivado em:Mundo

Peritos encontram dois crânios em penitenciária de Alcaçuz

Posted: 21 Jan 2017 04:34 PM PST

Em uma busca realizada neste sábado para encontrar possíveis novos corpos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, os peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) do Rio Grande do Norte encontraram um crânio completo, um incompleto e um fragmento de crânio, além de prováveis fragmentos de ossos. A vistoria, no entanto, se limitou a áreas em que não há presos e só uma das 40 fossas do local foram esgotadas para fazer a varredura.

O material foi colhido na fossa esgotada entre o pavilhão 3 e a fábrica de bolas. De acordo com a assessoria de comunicação do instituto, ainda restam 39 fossas a serem esgotadas, locais onde podem estar jogados outros corpos.

Os pavilhões também só foram vistoriados parcialmente, já que o controle de Alcaçuz ainda permanece com os detentos. As buscas foram efetuadas nos prédios de número dois e quatro, que estão vazios atualmente. O cinco, onde está o PCC, e os pavilhões um e três não puderam ser checados.

Atualmente, quatro dos 26 corpos do massacre ocorrido no dia 14 de janeiro ainda não foram identificados. Um deles, segundo a assessoria, está prestes a ter a identidade revelada. Os outros três, que foram carbonizados, precisam de exames mais complexos. Entre os corpos recolhidos existem alguns sem cabeça. O Itep não divulgou quantos deles.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil

Chapecoense empata com Palmeiras no primeiro jogo após acidente

Posted: 21 Jan 2017 03:10 PM PST

Abalada por um acidente aéreo no final de novembro de 2016, a Chapecoense voltou a entrar em campo na tarde deste sábado. Na Arena Condá, diante dos sobreviventes da tragédia, o time catarinense empatou por 2 a 2 com o Palmeiras, atual campeão brasileiro.

O primeiro jogo após o acidente foi marcado por uma série de homenagens às vítimas do acidente aéreo e pela entrega da taça de campeão da Copa Sul-Americana de 2016.  A Chapecoense foi declarado campeão do torneio pela Conmebol após pedido do adversário, o Atlético Nacional.

De um camarote, Alan Ruschel, Neto e Jackson Follmann viram o empate com gols de Raphael Veiga, Douglas Grolli, Amaral e Vitinho. O amistoso marcou as estreias de Eduardo Baptista e Felipe Melo pelo Palmeiras.

O jogo

Animado, o público chegou cedo ao estádio para acompanhar o aguardado retorno do time e acompanhou o ritmo da partida desde o começo. A vibração vinha a cada simples lance. Um drible ou uma bonita troca de passes já valiam aplausos. As moções de apoio vieram mesmo com o gol do Palmeiras, marcado por Raphael Veiga, aos 11 minutos. O meia estreante completou com um chute rasteiro o cruzamento de Egídio.

A Chapecoense não se abateu e alcançou o empate três minutos depois. Em cobrança de falta na intermediária pelo lado esquerdo, Niltinho levantou na área. De cabeça, o ex-palmeiense Andrei Girotto mandou para o meio da área e Douglas Grolli completou para o gol.

Jogadores da Chapecoense comemoram gol sobre o Palmeiras, durante amistoso na Arena Condá, em Chapecó(Nelson Almeida/AFP)" description="Jogadores da Chapecoense comemoram gol sobre o Palmeiras, durante amistoso na Arena Condá, em Chapecó">Disputa de bola durante amistoso entre Chapecoense e Palmeiras, na Arena Condá, em Chapecó(Nelson Almeida/AFP)" description="Disputa de bola durante amistoso entre Chapecoense e Palmeiras, na Arena Condá, em Chapecó">Torcida da Chapecoense durante amistoso contra o Palmeiras, na Arena Condá em Chapecó(Paulo Whitaker/Reuters)" description="">O técnico da Chapecoense, Vagner Mancini, durante amistoso contra o Palmeiras, na Arena Condá em Chapecó(Paulo Whitaker/Reuters)" description="O técnico da Chapecoense, Vagner Mancini, durante amistoso contra o Palmeiras, na Arena Condá em Chapecó">Torcida da Chapecoense durante amistoso contra o Palmeiras, na Arena Condá em Chapecó(Paulo Whitaker/Reuters)" description="">Alan Ruschel e Jackson Follmann, sobreviventes na tragédia em Medellin, durante o amistoso entre Chapecoense e Palmeiras, Arena Condá em Chapecó(Nelson Almeida/AFP)" description="Alan Ruschel e Jackson Follmann, sobreviventes na tragédia em Medellin, durante o amistoso entre Chapecoense e Palmeiras, Arena Condá em Chapecó">Parentes das vítimas da tragédia em Medellin se emocionam antes do amistoso entre Chapecoense e Palmeiras, na Arena Condá em Chapecó(Paulo Whitaker)" description="Parentes das vítimas da tragédia em Medellin se emocionam antes do amistoso entre Chapecoense e Palmeiras, na Arena Condá em Chapecó">Torcida da Chapecoense durante amistoso contra o Palmeiras, na Arena Condá em Chapecó(Nelson Almeida/AFP)" description="Torcida da Chapecoense durante amistoso contra o Palmeiras, na Arena Condá em Chapecó">Jackson Follmann, um dos sobreviventes na tragédia em Medellin, segura a taça da Copa Sul-Americana antes do amistoso entre Chapecoense e Palmeiras, na Arena Condá em Chapecó(Nelson Almeida)" description="">Jackson Follmann, um dos sobreviventes na tragédia em Medellin, levanta a taça da Copa Sul-Americana antes do amistoso entre Chapecoense e Palmeiras, na Arena Condá em Chapecó(Nelson Almeida/AFP)" description="Jackson Follmann, um dos sobreviventes na tragédia em Medellin, levanta taça da Copa Sulamericana antes do amistoso entre Chapecoense e Palmeiras, na Arena Condá em Chapecó">Jackson Follmann, um dos sobreviventes na tragédia em Medellin, chega na Arena Condá para o amistoso entre Chapecoense e Palmeiras(Fernando Remor/Mafalda Press/Folhapress)" description="Jackson Follmann, um dos sobreviventes na tragédia em Medellin, chega na Arena Condá para o amistoso entre Chapecoense e Palmeiras">

A partida disputada na Arena Condá seguiu equilibrada até o final do primeiro tempo e o placar permaneceu inalterado. O centroavante Wellington Paulista chegou a marcar após bola espalmada por Fernando Prass, mas a arbitragem assinalou impedimento corretamente.

A Chapecoense virou o marcador logo no primeiro minuto de jogo. Em cobrança curta de escanteio do lado esquerdo, Reinaldo recebeu e levantou na primeira trave. O volante Amaral, emprestado pelo Palmeiras, cabeceou para marcar o segundo gol do time da casa.

Sem limite de alterações, os técnicos Eduardo Baptista e Vagner Mancini aproveitaram para fazer alterações, trocando praticamente o time inteiro. Aos 21 minutos do segundo tempo, o atacante Erik surgiu livre, mas perdeu a bola para o goleiro Elias ao tentar o drible.

O Palmeiras chegou ao empate na Arena Condá aos 33 minutos do segundo tempo com um golaço de Vitinho. O jovem meia recebeu na entrada da área pela esquerda, carregou para o meio e bateu forte, pelo alto, para marcar seu primeiro gol como atleta profissional.

Às 21h30 (de Brasília) da próxima quinta-feira, na Arena Condá, a Chapecoense já estreia na Primeira Liga diante do Joinville. Já o Palmeiras, em preparação para o Campeonato Paulista, encara a Ponte Preta em novo amistoso às 17 horas de domingo, no Palestra Itália.

 


Arquivado em:Esporte

Na CIA, Trump afirma estar em guerra com a mídia

Posted: 21 Jan 2017 02:41 PM PST

Donald Trump, disse em visita oficial à sede da CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos, em Langley, neste sábado que está “em guerra” com a mídia. Segundo o novo presidente dos Estados Unidos, a mídia “desonesta” mentiu sobre a quantidade de pessoas presentes em sua posse, realizada na sexta-feira.

“Como vocês sabem, eu estou em guerra com a mídia. Eles estão entre os seres humanos mais desonestos na Terra”, disse Trump.

Segundo ele, as imagens da posse exibidas pela imprensa – com espaços vazios – não registraram a multidão que se estendia do Congresso até o Washington Monument, monumento localizado no centro do National Mall e “parecia ter 1,5 milhão de pessoas”. Número bastante superior à estimativa da mídia de 900.000 presentes.

Trump também acusou a imprensa de ter sido a responsável pela tensão entre ele e a CIA. A imprensa “fez parecer que eu tenho um problema com a comunidade de inteligência. E só quero que saibam que vocês são a primeira visita que eu faço, é exatamente o oposto”, disse.

Reconciliação

As relações entre Trump e a comunidade de inteligência se tensionaram imediatamente após a eleição presidencial de novembro, quando várias dessas agências indicaram que a Rússia havia interferido na campanha para ajudar o magnata.

A tensão se transformou em hostilidade depois que vazaram para a imprensa supostos documentos de inteligência que sugerem que a Rússia poderia chantagear Trump, por possuir vídeos de festas do milionário com a participação de prostitutas.

Trump chegou a sugerir que a própria inteligência americana teria vazado esses documentos à imprensa, e em resposta o diretor da CIA, John Brennan, disse a uma rede nacional de televisão que o presidente deveria ser mais “disciplinado” com suas palavras.

A visita deste sábado foi uma tentativa de reconciliação com a CIA. Em seu primeiro ato oficial como presidente, Trump assegurou que “não há ninguém que tenha sentimentos mais fortes sobre a comunidade de inteligência e da CIA e garantiu aos funcionários estar ao seu lado. “Estou com vocês 1.000%. Amo e respeito vocês.”, insistiu o presidente americano.


Arquivado em:Mundo

Corpo do ministro Teori é enterrado em Porto Alegre

Posted: 21 Jan 2017 01:51 PM PST

O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki foi enterrado por volta das 18h15 deste sábado no cemitério Jardim da Paz, na zona leste de Porto Alegre. Emocionados, os filhos não contiveram o choro.

O caixão desceu ao túmulo sob os toques de clarin da guarda de honra do Regimento Osório do Exército e uma salva de palmas dos presentes. A missa foi realizada pelo arcebispo de Porto Alegre, Jaime Spengler.

Velório

O velório do ministro Teori Zavascki se iniciou às 11h00 na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª região, e foi aberto ao público. O avião da FAB que transportava o corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki chegou às 7h20 deste sábado em Porto Alegre, onde o magistrado será velado e enterrado.

Compareceram ao velório o presidente Michel Temer, os ministros das Relações Exteriores, José Serra, da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Justiça, Alexandre de Moraes, do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a presidente do STF Cármen Lúcia, o juiz Sérgio Moro, os governadores José Ivo Sartori (PMDB), do Rio Grande do Sul, e Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Edson Fachin.

Funeral do ministro do STF, Teori Zavascki, no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre(Emmanuel da Rosa/AFP)" description="Funeral do ministro do STF, Teori Zavascki, no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre">Funeral do ministro do STF, Teori Zavascki, no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre(Jefferson Bernanrdes/AFP)" description="">Funeral do ministro do STF, Teori Zavascki, no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre(Jefferson Bernanrdes/AFP)" description="">Funeral do ministro do STF, Teori Zavascki, no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre(Emmanuel da Rosa/AFP)" description="">Presidente Michel Temer durante o velório do ministro do STF, Teori Zavascki, em Porto Alegre(Beto Barata/PR)" description="">Presidente do STF, ministra Carmem Lúcia, fala com familiares do ministro Teori Zavascki, durante o velório do ministro, em Porto Alegre(Sylvio Sirangelo/TRF4/Divulgação)" description="">O juiz federal Sérgio Moro fala com a imprensa durante o velório do ministro do STF, Teori Zavascki, no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre(Diego Vara/Reuters)" description="O juiz federal Sérgio Moro fala com a imprensa durante o velório do ministro do STF, Teori Zavascki, no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre">Corpo do ministro do STF, Teori Zavascki, é levado para o Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre(Edu Andrade/Folhapress)" description="Corpo do ministro do STF, Teori Zavascki, é levado para o Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre">

Acidente

O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki faleceu vítima do acidente aéreo em Paraty, no litoral sul do Rio, na tarde de quinta-feira. Teori estava a bordo do avião modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM pertencente a Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano em São Paulo e no Rio. Os dois eram muito amigos e se aproximaram após a morte da esposa de Teori.

A aeronave, que tem capacidade para oito pessoas, deixou o Campo de Marte, em São Paulo, às 13h. O acidente aconteceu por volta das 13h30.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil