USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


sábado, 14 de janeiro de 2017

Notícias

Notícias


Neymar fica no banco e Barcelona atropela o Las Palmas

Posted: 14 Jan 2017 09:35 AM PST

O Barcelona protagonizou mais uma exibição de gala no estádio Camp Nou. O clube catalão goleou o Las Palmas por 5 a 0, neste sábado, e manteve a perseguição ao líder Real Madrid no Campeonato Espanhol. O time chegou aos 38 pontos e está a apenas dois do arquirrival, que jogará sua partida só no domingo.

O brasileiro Neymar assistiu ao jogo do banco de reservas por opção do treinador Luis Enrique. O espanhol Iniesta também permaneceu entre os suplentes, enquanto Raktic entrou no decorrer do jogo. Mesmo com atletas que não costumam figurar entre os titulares, o clube catalão não teve trabalho para exercer o domínio completo da partida.

O show do Barcelona teve início aos 13 minutos, após o uruguaio Luis Suárez emendar uma conclusão de primeira no cruzamento feito por André Gomes. O time seguiu pressionando na sequência do primeiro tempo, mas o goleiro Javi Varas teve atuação importante para manter o Las Palmas na disputa.

No segundo tempo, o arqueiro cometeu uma falha que custou caro à sua equipe. Aos seis minutos, Rafinha lançou para a área e Javi Varas soltou a bola nos pés de Messi, que não teve problemas para anotar o segundo gol.

O Las Palmas era a única equipe da primeira divisão espanhola que não havia sofrido um gol de Messi. Além disso, o argentino igualou o recorde do goleador Raúl por ter marcado contra 35 equipes diferentes da elite do país.

O adversário sentiu o golpe e entregou os pontos. Aos 11 minutos, Rafinha voltou a ser decisivo e deu assistência para Suárez marcar o terceiro do Barcelona. Dois minutos depois, o turco Arda Turan aproveitou rebote do goleiro para ampliar a vantagem catalã.

O último gol do Barça foi marcado aos 34 minutos. Aleix Vidal fez jogada com o atacante Paco Alcácer e bateu fora do alcance de Javi Varas para fechar o placar no Camp Nou.

O próximo jogo do Barcelona será disputado só no dia 22, contra Eibar, fora de casa. Já o Las Palmas tentará se recuperar do baque diante do La Coruña, na sexta-feira. O time soma 24 pontos e ocupa a oitava colocação.

(Com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

Brasileira presa por tráfico nas Filipinas pode ser condenada à morte

Posted: 14 Jan 2017 08:55 AM PST

O Itamaraty está acompanhando o caso de uma brasileira de 20 anos presa desde outubro do ano passado por tráfico internacional de drogas em Manila, capital das Filipinas. Segundo a imprensa local, Yasmin Fernandes Silva foi abordada no dia 3 de outubro por policiais no aeroporto. Ela estava com mais de seis quilos de cocaína embutidos em um travesseiro.

Veja também

Yasmin embarcou num voo de São Paulo com parada em Dubai e, ao chegar em Manila, foi detida por agentes da imigração, que encontraram o travesseiro suspeito na bagagem. O governo brasileiro informou que a embaixada em Manila está acompanhando o caso desde outubro e que Yasmin está recebendo assistência consular, assim como apoio jurídico de um advogado local.

A prisão acontece em um momento em que o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, aperta o cerco contra o narcotráfico e defende a volta da pena de morte para condenados por tráfico de drogas. Países asiáticos são conhecidos por serem duros na punição aos presos por tráfico, inclusive a estrangeiros. Em 2015, os brasileiros Marco Archer e Rodrigo Gularte foram executados na Indonésia após serem condenados pelo crime. Mesmo com os protestos do governo brasileiro, o Itamaraty não conseguiu evitar o cumprimento da sentença.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

Repórter da Globo relata ataque de xenofobia contra o filho

Posted: 14 Jan 2017 08:39 AM PST

Correspondente Sandra Coutinho, nos EUA

Sandra Coutinho: “Era Trump” (Globo)

 

Correspondente da Globo e da GloboNews em Nova York, a jornalista Sandra Coutinho contou ao vivo que o filho, Gabriel, sofreu ataque de xenofobia na semana passada em uma rua de Nova York.

O comentário foi feito ao vivo durante o programa Em Pauta, da Globonews, na sexta-feira 13. A discussão no estúdio abordava as reações intempestivas e furiosas de Donald Trump e o exemplo que essas atitudes poderiam dar ao cidadão comum. “Discurso controverso do presidente eleito influencia comportamento do americano comum?” era o que aparecia no vídeo.

Coutinho, então, falou:

“Eu tenho de contar uma história pessoal, apesar de meu filho não querer que eu conte de jeito nenhum, que é a seguinte: anteontem, meu filho estava andando ouvindo música brasileira no fone de ouvido – está com mania de Seu Jorge, como eu – e uma pessoa parou ao lado dele e o olhou, incomodada. O sujeito simplesmente puxou o fone de ouvido dele, o empurrou e falou assim: “volta pro seu país, sua bicha”.

Sandra Coutinho foi promovida recentemente pela Globo. Sua promoção teria ocorrido após sua participação numa entrevista coletiva de Barack Obama e Dilma Rousseff, em Nova York. A pergunta da jornalista foi: “O Brasil se vê como um ator global e liderança no cenário mundial, mas os EUA nos veem como uma potência regional. Como você concilia essas duas visões?”. Desde então, Coutinho tem aparecido com reportagens da cidade americana no Jornal Nacional, principal telejornal da emissora.

No Twitter, a jornalista tinha adiantado o caso do filho e finalizado com: “Era Trump”.


Arquivado em:Entretenimento

Jovens que teriam ajudado mãe a matar o filho são presos

Posted: 14 Jan 2017 08:28 AM PST

A Polícia Civil de Cravinhos (SP) prendeu na noite desta sexta-feira (13) dois jovens que podem ter ajudado Tatiane Lozano Pereira, de 32 anos, a matar seu próprio filho, Itaberlly Lozano, de 17 anos. Os rapazes, de 18 e 19 anos, segundo a mulher, teriam se oferecido para ajudar a dar “uma lição” no filho dela.

A mãe e o padrasto, Alex Pereira, de 30 anos, que confessou ter levado o corpo e queimado em um canavial, estão presos. No primeiro depoimento eles não teriam citado a participação de outras pessoas no crime, porém, a mulher depois mudou a versão e incriminou os novos suspeitos. Familiares disseram à polícia que a motivação do crime teria sido homofóbica.

Os jovens agora também estão presos e, para a polícia, teriam sido contratados pela mãe para ajudar no crime. Eles confessaram envolvimento e contaram que a mulher teria armado uma emboscada para o filho, se dizendo arrependida das brigas com ele e pedindo que voltasse para a casa.

Quando o adolescente chegou em casa, ela teria avisado os cúmplices que foram até o local. O delegado Helton Testi Renz diz que câmeras de segurança na rua confirmam que pessoas entraram na residência no dia do crime. Mas, segundo ele, tudo indica que foi mesmo a mãe quem deu as três facadas que mataram o adolescente.

O crime

O corpo de Itaberlly Lozano foi encontrado carbonizado em um canavial no último sábado (7), mas ele teria sido morto no dia 29 de dezembro. A polícia entrou no caso graças à avó, que denunciou o desaparecimento do neto.

Tatiane teria esfaqueado o próprio filho para “dar uma lição” pois ele teria ameaçado a família e estaria usando drogas. Familiares disseram à polícia que acreditam que a motivação do crime tenha sido homofóbica, já que a vítima era gay.

 


Arquivado em:Brasil

Dois morrem e três ficam feridos em briga de família na Ceagesp

Posted: 14 Jan 2017 07:29 AM PST

Uma briga entre famílias de feirantes deixou dois homens mortos a tiros e outros três feridos na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais (Ceagesp), na Vila Leopoldina, em São Paulo. O caso aconteceu na manhã deste sábado (14), por volta das 4h20.

Testemunhas relataram à Polícia Civil que a desavença começou no início da semana, por causa do preço das mercadorias. Na quarta-feira (11) teria havido uma agressão entre as partes, que terminou em um acerto de contas neste sábado.

Os mortos, identificados como Ítalo Santos e Vagner Rodrigues, eram de famílias diferentes. Dois irmãos de Santos e um de Rodrigues também foram baleados. Eles foram socorridos e levados para o Hospital das Clínicas e para o Hospital Universitário, onde passarão por cirurgia.

As vítimas foram alvejadas perto do Portão 14, dentro da Ceagesp. As famílias teriam ido para o entreposto para comprar peixe, produto que revendiam em feiras de São Paulo.

Um homem chegou a ser detido por seguranças do local. Ele era suspeito de ser o autor dos disparos, mas deve ser liberado pois, segundo as primeiras apurações do 91° Distrito Policial (Ceagesp), não teria envolvimento no crime. Já os feridos são considerados autores e estão sob custódia policial. Caso recebam alta, serão presos.

Os investigadores ainda apreenderam um revólver calibre 38 e duas pistolas 380. A Polícia está apurando quem deu início às agressões e quem são os autores dos disparos. Os envolvidos passarão por exame residuográfico. As câmeras de segurança do local estavam inoperantes.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Luís Ernesto Lacombe deixa a Globo após 19 anos

Posted: 14 Jan 2017 07:17 AM PST

Luís Ernesto Lacombe

Luís Ernesto Lacombe: o contrato não será renovado com a Globo (Globo/ Gabriel Souto/Divulgação)

Comentarista de esporte do Bom Dia Brasil há mais de cinco anos, Luís Ernesto Lacombe deixa a Globo. Na sexta-feira (13), Lacombe anunciou no ar que sairia em férias. Mas os comentários nos bastidores davam como certo a sua saída. Funcionário da emissora desde 1997, com passagens pelos canais Globonews e SporTV, Lacombe não teve seu contrato renovado pela emissora.

A Globo não enviou comunicado à imprensa, mas confirmou a informação ao site Uol.

A jornalista Cristiane Dias assumirá a função de Lacombe no Bom Dia Brasil.

Luís Ernesto Lacombe começou sua carreira na Band do Rio de Janeiro. Passou pela Rede Manchete, até se mudar para Florianópolis em 1992, onde foi apresentador na RBS TV. Voltou ao Rio em 1997, contratado pela Globo. Apresentou o Esporte Espetacular por sete anos e também comandou o Placar da Rodada, após os jogos de futebol nas noites de quarta-feira, até chegar ao Bom Dia Brasil em 2011. No ano passado, teve destaque na cobertura das Olimpíadas do Rio, chegando a narrar medalhas no judô e na vela. Em novembro, não segurou a emoção ao falar da tragédia envolvendo o avião da Chapecoense.


Arquivado em:Entretenimento

Turquia prende dois chineses suspeitos de atentado em Istambul

Posted: 14 Jan 2017 07:06 AM PST

Dois chineses foram presos neste sábado, na Turquia, acusados de participação no atentado ocorrido em uma boate de Istambul na noite de Ano Novo. O atentado, que foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, deixou 39 mortos.

Os dois suspeitos, identificados como Omar Asim e Abuliezi Abuduhamiti, foram presos e acusados de integrar uma organização terrorista e de comprar armas de fogo sem autorização.

Na semana passada, o chefe do ministério turco das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu, anunciou que o responsável pelo atentado foi identificado, mas não revelou seu nome nem sua nacionalidade. No entanto, o vice-primeiro-ministro declarou que o suspeito era provavelmente de origem uigur, povo de origem turca, que habita parte da China.


Arquivado em:Mundo

Satisfeito, Ceni diz que São Paulo brigará por títulos em 2017

Posted: 14 Jan 2017 06:00 AM PST

Em pouco mais de uma semana de trabalho prático à frente do São Paulo, o técnico Rogério Ceni está satisfeito com o elenco que tem em mãos. Conhecendo os jogadores durante a pré-temporada, em Bradenton, nos Estados Unidos, o ex-goleiro acredita que pode fazer o Tricolor brigar por títulos em igualdade contra clubes que possuem plantéis mais fartos.

“Confio muito no meu time. Estou muito feliz com o elenco com que estou trabalhando. Lógico que, com a chegada de uma ou duas peças, teríamos maior variação de jogadas. Talvez a gente encare esse primeiro semestre com o time que temos”, afirmou o técnico ao canal Espn Brasil.

“Nosso elenco foi formado com R$ 300 mil de investimento. Podemos ter uma economia, com alguns jogadores que emprestamos, de até R$ 600 mil por mês na folha de pagamento. Hoje, 14 jogadores, que são 50% do elenco, são oriundos das categorias de base”, acrescentou.

O técnico se refere à carência que o elenco tem na posição de centroavante. Na última sexta-feira, o Tricolor desistiu de vez de contratar Cristian Colmán, do paraguaio Nacional, que dificultou a negociação. No momento, ele tem apenas Gilberto e Andres Chavez para exercer a função de camisa 9 dentro do grupo de atletas.

Enquanto não recebe reforços, Rogério Ceni testa variados sistema de jogo e promove a competitividade entre os seus comandados na Flórida. Durante a semana, vários jogadores exaltaram em entrevistas as atividades dirigidas pelo novo técnico do São Paulo e por sua comissão.

“Estou muito tranquilo, porque eu acho que o trabalho está sendo bem feito e tenho certeza que vamos colher bons resultados, brigar por títulos e fazer o São Paulo brigar com equipes que em tese estão na nossa frente, em nível de contratações e dinheiro”, avaliou, em entrevista ao canal Sportv.

Em seu primeiro jogo-treino como técnico, Ceni viu o São Paulo vencer o Sarasota, da quarta divisão dos Estados Unidos, por 9 a 1, na última quinta-feira. Neste domingo, novamente em Bradenton, o Tricolor terá mais um teste pela frente: trata-se de um amistoso contra outra equipe local, o Boca Ratón.

A estreia na Copa Flórida, já a partir das semifinais, está marcada para o dia 19, contra o vencedor do duelo entre River Plate, da Argentina, e Millonarios, da Colômbia.

(Com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

João Doria apaga pichações e suja tênis de marca

Posted: 14 Jan 2017 05:42 AM PST

Prefeito de São Paulo, João Dória ( PSDB )

João Doria participa em ação da Operação Cidade Linda na Avenida 23 de Maio, no Paraíso,em São Paulo (Luiz Claudio Barbosa/Código19/Folhapress)

 

O uniforme verde, alinhado e bem passado, de gari ficou no armário. Neste sábado 14, de tênis Osklen, óculos de proteção, máscara e avental, João Doria apagou pichações de uma mureta na avenida 23 de Maio, em São Paulo. “Pintei com enorme prazer três vezes mais a área que estava prevista para pintar e dar a demonstração de apoio à cidade e repúdio aos pichadores”, disse.

No fim do trabalho, uma lástima: seu tênis ficou todo sujo de tinta.

Apesar de reconhecer “grafiteiros e muralistas” como artistas, o prefeito afirmou que vai limitar as obras espalhadas pela 23 de Maio. “Os grafites serão mantidos em oito espaços já definidos previamente pela Secretaria de Cultura. Os demais, que já estão envelhecidos ou infelizmente foram mutilados por pichadores, serão pintados.”

Doria também voltou a falar no “grafitódromo”, espaço que quer reservar para painéis e murais na cidade, mas não informou em que região vai ser instalado. Segundo o prefeito, a área terá lojas de itens licenciados para viabilizar o negócio e será inspirada em “um bairro de Miami Beach”.

Durante o ato, o prefeito pediu para os moradores de São Paulo filmarem, fotografarem e denunciarem pichadores. “Se preferirem continuar pichando a cidade, terão o rigor da lei. É tolerância zero”, disse. Segundo a Lei de Crimes Ambientais , a pena prevista para quem pichar um monumento urbano varia de três meses a um ano, além de multa.


Arquivado em:Brasil

Suspeito de filmar estupro coletivo de menina de 11 anos é preso

Posted: 14 Jan 2017 05:07 AM PST

Estupro coletivo no Brasil

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga a conduta de um homem de 20 anos acusado de “comandar” e filmar o estupro coletivo contra uma menina de 11 anos no Recanto das Emas, no Distrito Federal. O crime aconteceu na última terça-feira (10), e o suspeito foi preso em flagrante após denúncia da mãe da criança. Os atos sexuais forçados teriam sido praticados por quatro menores de idade, que também foram detidos no mesmo dia. A informação é do site G1.

A prisão do homem virou preventiva por decisão do Tribunal de Justiça do DF na última quinta-feira (12), após audiência de custódia. Com isso, ele segue detido e deve ser mantido no Complexo Penitenciário da Papuda até o julgamento. Ao decidir pela prisão preventiva, o juiz afirma que o homem é réu primário e tem “bons antecedentes”, mas que isso não poderia assegurar a liberdade provisória “diante do dantesco cenário”.

“Para agravar ainda mais o contexto, as relações foram filmadas, vilipendiando a imagem da vítima. Nesse sentido, a medida extrema [prisão] se faz necessária para garantir a ordem pública, freando o ímpeto criminoso do autuado”, diz a decisão do Núcleo de Audiências de Custódia.

Segundo a Polícia Civil, a criança passou por exames, tomou medicamentos e está recebendo apoio de psicólogos. Após os procedimentos médicos, a menina voltou para casa, onde mora com a família.

De acordo com o registro policial, a vítima teria ido até o local do crime – uma casa no Recanto das Emas – para fumar narguilé. Ao chegar no local, a criança foi cercada e obrigada a praticar sexo com os quatro adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos. O crime foi registrado em vídeo pelo homem de 20 anos, que também é acusado de estuprar a criança.

O homem vai responder pelos crimes de estupro de vulnerável, previsto no Código Penal, e de exploração sexual de menor, descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente. Somadas, as penas podem variar de 9 a 19 anos. A conduta dele é investigada pela 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas).

Os quatro menores de idade que estavam no local e foram apreendidos em flagrante foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente II, em Taguatinga. Eles vão responder por “ato infracional análogo a estupro”.


Arquivado em:Brasil

Alexandre de Moraes, o incontrolável

Posted: 14 Jan 2017 04:48 AM PST

Em pouco mais de oito meses no cargo, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, coleciona desafetos e derrapagens — quase uma a cada trinta dias. Com frequência, os estrategistas do governo são obrigados a se reunir para avaliar suas aparições públicas, repletas de declarações histriônicas. A conclusão, quase sempre, é a mesma: cada vez que aparece, o ministro cria um problema. Apesar dos deslizes, o estilo xerifão de Moraes agrada a Temer, a cujo gabinete ele tem acesso livre. Aos 76 anos, o presidente vê no jovem ministro, de 48, a própria imagem quando, em outubro de 1992, assumiu a Secretaria de Segurança de São Paulo e teve de lidar com o tormentoso massacre do Carandiru. A contar pela sua acidentada trajetória até agora, embalada pelo encanto que nutre por sua pessoa, o ministro Moraes terá de contar com uma enorme dose de sorte para que sua carreira política seja tão longeva quanto a do seu chefe.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Política

SP quer mandar 4 do PCC para prisões federais e isolar Marcola

Posted: 14 Jan 2017 03:19 AM PST

O governo de São Paulo quer mandar quatro líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) para presídios federais e pedir a manutenção por um ano no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) da Penitenciária de Presidente Bernardes de 12 chefes da facção, entre eles Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola. O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, afirmou que, se houver reação da facção com ataques à polícia ou rebeliões em presídios, o Estado mandará Marcola e os outros 11 também para presídios federais.

“E não será para Catanduvas (PR), nem para Mato Grosso do Sul. Vamos mandar para Rondônia ou Mossoró (RN)”, afirmou. A ameaça contra a cúpula do PCC ficou consignada em parecer enviado pelo secretário à Justiça e anexado ao processo de internação dos presos. “Se presidiários adeptos da facção ou solidários com seus líderes” praticarem “motins ou outros tipos de incidentes graves em estabelecimentos prisionais com certeza esta secretaria solicitará a sua remoção (de Marcola) para uma das penitenciárias vinculadas ao governo federal”.

Gomes encaminhou o documento nesta semana. Ali expressa as razões de não mandar imediatamente todos os líderes da facção para presídios federais, como haviam pedido a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual (MPE). Segundo ele, a estratégia da secretaria desde 2012 é mandar para penitenciárias federais apenas os presos envolvidos em atentados contra policiais ou agentes prisionais ou que deram ordens para rebeliões no Estado.

Esse foi o caso de Roberto Soriano, o Tiriça, e também o de Abel Pacheco de Andrade, o Vida Loka. O primeiro estaria por trás da onda de atentados contra policiais civis e militares em 2012, e o segundo foi removido em 24 de julho de 2016 após ordenar a rebelião no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos – ao todo, há 14 homens do PCC enviados por São Paulo a penitenciárias da União.

Agora, seriam transferidos o sequestrador Wanderson Nilton Paula Lima, o Andinho, Hamilton Luis Pereira, o Hidropônico, Fábio de Oliveira Souza, o Fabinho Boy, e Eric de Oliveira Faria, o Eric Gordão. Os quatro participaram, em 2016, do plano do PCC para voltar a matar policiais e agentes, desta vez, simulando assaltos. Os homens da facção fotografaram dez agentes prisionais que seriam atacados e suas casas.

Razão

Em dezembro, esses quatro presos e os outros 12 líderes do PCC que o governo quer manter em Presidente Bernardes foram internados preventivamente por 60 dias no RDD por decisão judicial. A medida foi uma consequência das investigações da Operação Ethos, que desarticulou o “sintonia dos gravatas”, o departamento jurídico da facção criminosa. O RDD é um sistema de cárcere duro, no qual são proibidas visitas íntimas, e o banho de sol é restrito a uma hora por dia.

Ao justificar então o pedido de internação da cúpula do PCC no RDD e sua transferência posterior para presídios federais, o promotor Lincoln Gakiya escreveu que Marcola, “apesar de segregado num dos estabelecimentos prisionais de segurança máxima mais rigoroso do Estado de São Paulo, a Penitenciária II de Presidente Venceslau, continua exercendo influência nas ações criminosas, dentro e fora dos presídios, colaborando para o cenário de terror que tem se espalhado neste Estado, com agressões e assassinatos de agentes de segurança penitenciária e também com episódios de rebeliões”.

Entre os líderes do PCC que Gomes pretende manter em Presidente Bernardes estão Daniel Vinícius Canônico, o Cego, e Paulo Cesar Souza Nascimento Junior, o Paulinho Neblina.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Rali Dakar 2017

Posted: 14 Jan 2017 03:00 AM PST

(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">(Dan Istitene/Getty Images)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Neil Patrick Harris lança série na Netflix: ‘Muito bom ser vilão’

Posted: 14 Jan 2017 03:00 AM PST

Famoso principalmente pelo personagem Barney, de How I Met Your Mother, Neil Patrick Harris lançou este fim de semana seu novo grande projeto, a série da Netflix Desventuras em Série. Produtor e protagonista, Harris interpreta o vilão Conde Olaf, um charlatão que faz de tudo para tentar roubar a fortuna dos órfãos Baudelaire. Apesar de o personagem ser maligno e inescrupuloso, ele possui um tom irônico e cômico com os mil disfarces que usa em suas artimanhas, o perfil perfeito para a versatilidade do ator. Em entrevista à reportagem de VEJA, o astro disse se divertir no papel de um malvado. “Gosto de ser mal quando eu posso. Muito bom ser vilão. É algo que faz parte da natureza humana. Tentamos suprimir essa maldade dentro de nós e fazer o que é certo o tempo todo, principalmente perto de crianças. Então, quando sou pago para fazer o oposto, é um trabalho bastante divertido”, conta.

Durante a entrevista, ele também falou sobre como foi voltar a trabalhar com Colbie Smulders, ex-colega de How I Met Your Mother; a adaptação dos livros para a TV; como sua interpretação difere da que Jim Carrey fez de Olaf nos cinemas em 2004; e uma inspiração em Snape, da saga Harry Potter, para compor o vilão de Desventuras.

Confira abaixo a entrevista completa com Neil Patrick Harris:

Como foi voltar a trabalhar com a Colbie Smulders depois de How I Met Your MotherEu sou um dos produtores de Desventuras, então participei muito do processo de escolha do elenco, e fui um dos maiores apoiadores para a Colbie participar do programa. Se eu pudesse, eu colocaria ela em qualquer trabalho que fizer. Acho ela não só superlegal e linda, mas supertalentosa.

Como foi fazer um vilão tão malvado? Eu gosto de ser mal quando eu posso. Muito bom ser vilão. É algo que faz parte da natureza humana. Tentamos suprimir essa maldade dentro de nós e fazer o que é certo o tempo todo, principalmente perto de crianças. Então, quando sou pago para fazer o oposto, é um trabalho bastante divertido. Então foi prazeroso mudar um pouco de perfil.

Como seus filhos reagem com você fazendo um vilão? Eles riam muito de mim no set de filmagem. Sabem que eu não sou o personagem sombrio que Olaf é. Eu também fazia ligações em vídeo com eles todo dia, então sempre aparecia com todo tipo de figurino diferente. Eu me pergunto o que eles vão achar, quando crescerem, sobre o que o pai deles fazia, desde Hedwig até Conde Olaf.

Jim Carrey marcou o personagem no cinema no passado. Como a sua atuação é diferente da feita por ele? E como se sente em relação a comparações? Eu mal posso falar sobre comparações porque não serei eu quem vou fazê-las. Eu assisti ao filme e senti que eles seguiram por um caminho mais cômico e precisaram colocar muito mais acontecimentos dos livros em um tempo mais curto. Eles cobriram os três primeiros livros em duas horas, e isso é muita coisa. Felizmente, a Netflix está fazendo oito episódios para os quatro primeiros livros, então temos o mesmo tempo que o filme apenas para um livro. Assim nós conseguimos acertar um tom mais similar ao original. Acho que minha interpretação de Olaf é mais assertiva, seca e sombria.

Olaf é malvado, covarde e um péssimo ator. Espero que eu não seja nenhuma dessas três coisas.

Neil Patrick Harris

A série parece ter alguns elementos mais contemporâneos, como a ampulheta mostrada no trailer que foi comprada online, como foi essa adaptação? Isso foi um pouco de improvisação na verdade (risos). A história é atemporal. Nós tivemos que pensar o que daria para colocar, pois fazemos piadas sobre streamings e humor da internet, ao mesmo tempo em que as crianças não têm celular. Acho que é mais para brincar com a audiência, do que para indicar a época em que a trama se passa. Eu gosto de pensar como os Muppets, em que você ia a um teatro ver uma apresentação de marionetes, com orquestra, num estilo mais antigo, mas eles tinham várias piadas sobre cultura pop. O importante ali não era onde você estava, mas sim aproveitar o escapismo do show.

Olaf é muito malvado, mas ao mesmo tempo é engraçado, como você equilibrou isso? Eu confiei na equipe de edição para balancear isso. Fazíamos vários takes da mesma cena, do mesmo diálogo, eu pulava na mesa e berrava minhas falas para as crianças, no próximo eu sussurrava. A equipe da série foi ótima em definir o tom durante a edição. O que os livros são bons é que trazem uma história sombria, mas ao mesmo tempo palatável. O Barney tinha um pouco disso também, ele é o tipo de cara que você não sabe porque continua a ser amigo, mas mesmo assim quer sair com ele.

Como era o processo de maquiagem para os personagens? Era longo. No começo levava umas três, quatro horas, mas ao fim das gravações já conseguíamos fazer tudo em umas duas horas. E tirava mais rápido também, uns 40 minutos. Foi um processo difícil, porque me forçava a ficar olhando para o meu próprio rosto muito mais do que estou acostumado. Mas eu conseguia ver como franzir melhor a testa, ou levantar uma sobrancelha, e qual era o verdadeiro efeito disso, ou mesmo de um simples sorriso. Meu rosto se tornou mais técnico. Nunca realmente foquei nos meus músculos faciais. Às vezes eu fazia uma expressão de surpresa, mas as próteses impediam que ficasse claro que eu estava surpreso, então tive que readaptar tudo.

Você falou anteriormente que se inspirou no Snape, de Alan Rickman, para fazer Olaf. Pode explicar um pouco mais sobre isso? Eu estava buscando personagens que fossem tenebrosos, assustadores, mas ao mesmo tempo alcançavam um público infantil. Eu cheguei ao Willy Wonka de Gene Wilder, que era muito animado, mas tinha um lado estranho, quase sombrio. Alan Rickman tinha um pouco disso também, desde o que ele fez em Duro de Matar, até seus trabalhos na Broadway e Snape em Harry Potter. A habilidade dele de ficar completamente imóvel, levantar uma sobrancelha e dizer uma simples fala tinha um efeito maior do que se saísse berrando furioso. Eu era um grande fã do Alan Rickman, e ainda sou.

Você leu todos os livros da série? Eu estou no livro 11, A Gruta Gorgônea. Eu li os quatro primeiros bem rápido, pois eram o que iriamos filmar. Depois quando estava no set, eu li do quinto ao nono, aí diminui o ritmo, pois outras prioridades surgiram. Mal posso esperar para chegar a O Fim (13º livro).

Os livros e a série tem um tom bem parecido. Como foi fazer essa adaptação? A nossa ideia foi essa mesmo. Sou um grande defensor em honrar a fonte original, especialmente se são livros. Eu acho que Daniel Handler (o autor original), a forma como ele criava as falas é admirável. Eu acho que a forma como Daniel Handler criava as falas é admirável. Quando as crianças leem os livros, eles ficam mais espertos, aprendem senso de humor, vocabulário, e ele consegue colocar tudo isso na história. Eu queria que o programa representasse isso também. Patrick Warburton como Lemony Snicket também diz suas falas de uma forma que tem o tom da história mesmo. Era um elemento chave.

Vê alguma característica do Conde Olaf em você? Não muito. Olaf é malvado, covarde e um péssimo ator. Espero que eu não seja nenhuma dessas três coisas.

(Joe Lederer/Netflix/Divulgação)" description="">(Joe Lederer/Netflix/Divulgação)" description="">(Joe Lederer/Netflix/Divulgação)" description="">(Joe Lederer/Netflix/Divulgação)" description="">(Joe Lederer/Netflix/Divulgação)" description="">(Joe Lederer/Netflix/Divulgação)" description="">(Joe Lederer/Netflix/Divulgação)" description="">(Joe Lederer/Netflix/Divulgação)" description="">(/Divulgação)" description="">(Joe Lederer/Netflix/Divulgação)" description="">(Joe Lederer/Netflix/Divulgação)" description="">

 


Arquivado em:Entretenimento

‘Perdemos o timing’ para prender Lula, diz delegado da Lava Jato

Posted: 14 Jan 2017 02:16 AM PST

Coordenador da Operação Lava Jato na Polícia Federal, o delegado Maurício Moscardi Grillo afirma em entrevista a VEJA que houve um tempo em que os investigadores tinham provas, áudios e indícios que poderiam caracterizar tentativa de obstrução da Justiça por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas que, hoje, "os elementos que justificariam um pedido de prisão preventiva não são tão evidentes". Ele diz também que foi um erro ter levado o petista para depor no Aeroporto de Congonhas porque acabou permitindo a ele passar uma imagem de vítima. O delegado afirma que a PF ainda não digeriu bem o fato de a corporação ter ficado fora da delação da Odebrecht e que "há uma personificação da parte de alguns procuradores como heróis na força-tarefa". E faz um alerta: mudanças no comando da PF, como cogita o ministro Alexandre de Moraes (Justiça), podem comprometer o andamento da Lava Jato.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

 


Arquivado em:Brasil, Política

IMPERDÍVEL: The xx flerta com eletrônica em novo álbum

Posted: 14 Jan 2017 01:20 AM PST

O trio britânico The xx estreou no cenário musical em 2009 com XX, um disco que ia na contramão de toda música pop que emergia na época. A melodia minimalista e as letras que mais pareciam uma conversa bastante íntima apresentadas no primeiro álbum marcaram presença novamente em Coexist, disco de 2012. O trabalho inspirava a certeza de que o grupo tinha consolidado seu estilo – e a partir de então teria de descobrir como evoluir e fazer sucesso. Nos cinco anos seguintes, o trio aproveitou para ampliar seus horizontes – algo notável em In Colour, o disco solo do integrante Jamie Smith, lançado em 2015 – antes de se aventurar em um novo álbum. O resultado pode ser conferido em I See You, lançado nesta sexta-feira (13), que flerta com as baladas e tem um ritmo mais dançante.

Já na capa do disco, The xx substituiu o padrão preto e branco que era sua marca registrada por algo mais colorido, ainda que sejam tons pasteis. Hold On, single lançado antes do álbum, já dava indícios do desejo da banda em desbravar novos estilos musicais, mas era difícil imaginar a fusão de eletrônica com o drama característico do trio. Enquanto Performance e Test Me remontam às brechas de silêncio do passado da banda – essa última, inclusive, trata de problemas internos do trio -, outras como Lips e A Violent Noise poderiam, tranquilamente, ser transformadas em batidas de balada.

A faixa de abertura, Dangerous, é síntese de tudo aquilo ao que o álbum se propõe. O som de trompetes introduzem alguns segundos de dubstep, logo acompanhados pelas inconfundíveis vozes de Romy Madley-Croft e Oliver Sim. A letra segue pela trilha de relacionamentos problemáticos, mas sob uma perspectiva mais otimista. Em vez de algo como So don’t think that I’m pushing you away/ When you’re the one that I’ve kept closest (Então não pense que eu estou te afastando/ Quando você é o único que eu mantive por perto), da faixa Crystalised, de 2009, o grupo agora entoa You are dangerous, but I don’t care/ I’m gon’ to pretend that I’m not scared (Você é perigoso, mas eu não ligo/ Vou fingir que não estou com medo).

I See You já está disponível nas plataformas de streaming Spotify, Deezer e Apple Music e também pode ser adquirido na iTunes Store por 9,99 dólares. A banda The xx se apresentará no Brasil ainda neste ano, no primeiro dia do festival Lollapalooza, a acontecer em São Paulo dias 25 e 26 de março. Ingressos podem ser adquiridos no site oficial do evento e custam entre de 270 e 920 reais.


Arquivado em:Entretenimento

IMPERDÍVEL: livro mostra o lado real do ‘sonho americano’

Posted: 14 Jan 2017 01:10 AM PST

Sem apelar para a ironia fácil ou um toque de dramalhão, Aqui Estão os Sonhadores (tradução de George Schlesinger, Globo Livros, 424 páginas, 49,90 reais), romance de estreia da camaronesa Imbolo Mbue, expõe os sonhos e as esperanças – e também a perda deles – de Jende e Neni, casal de imigrantes dos Camarões em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos.

Veja também
Aqui estão os sonhadores, de Imbolo Mbue

Aqui estão os sonhadores, de Imbolo Mbue (Reprodução)

Enquanto Jende arruma um emprego bem remunerado como motorista particular de Clark Edwards, executivo de um banco, Neni é contratada pela mulher dele, Cindy, para trabalhar como empregada na casa de veraneio. O dia a dia do casal é pontuado por tarefas, cuidados com o filho, Liomi, e pelo medo de ter de regressar à África se as autoridades descobrirem sua situação irregular. Quando Edwards se vê à beira da ruína com o colapso financeiro de 2008, segredos, angústias e temores dos dois casais vêm à tona.

Em tempos em que a situação dos imigrantes é alvo de discussão em todo o mundo, Aqui Estão os Sonhadores é uma boa sugestão de leitura – sua autora, Imbolo Mbue, conhece bem o cenário que descreve, já que mora nos Estados Unidos há mais de uma década. O jornal Washington Post, em resenha publicada em agosto do ano passado, sugere que a obra deveria ser lida por Donald Trump. Depois que ele foi eleito, mais do que nunca.


Arquivado em:Entretenimento

IMPERDÍVEL: série elogiada por Stephen King chega à Netflix

Posted: 14 Jan 2017 01:00 AM PST

Procurando uma boa série de ficção científica para ver? Colony, que chega ao catálogo da Netflix na quarta-feira (18), pode ser a solução. Criada por Carlton Cuse, um dos nomes por trás do hit Lost, e Ryan Condal, o seriado retrata uma Los Angeles distópica que sofreu uma aparente invasão alienígena. Na nova ordem, parte da população resolveu se render ao poder, enquanto a outra parte decidiu se rebelar contra os invasores.

A ação é centrada no casal Will (Josh Holloway, de Lost) e Katie (Sarah Wayne Callies, de The Walking Dead), que vive com dois de seus filhos e procura um terceiro, desaparecido desde a invasão. Os dois tentam manter a família unida, ao mesmo tempo em que buscam sobreviver em um novo mundo, perigoso e com recursos escassos.

O seriado foi elogiado ao redor do mundo pela crítica especializada e ganhou ainda um salve de Stephen King, conhecido por seus livros de terror, suspense e ficção científica. "Em um ano de produções de TV notáveis, Colony é realmente algo especial: inteligente, cheia de suspense, subversiva, instigante", escreveu o autor de O Iluminado e Carrie em seu perfil no Twitter.


Arquivado em:Entretenimento

Justiça do Rio manda concessionária reassumir Maracanã

Posted: 13 Jan 2017 06:35 PM PST

A Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta sexta-feira que a empresa Maracanã S/A, liderada pela construtora Odebrecht, reassuma imediatamente a operação e a manutenção do estádio do Maracanã, na zona norte da capital fluminense. Se descumprir a ordem, a concessionária estará sujeita a uma multa diária de R$ 200 mil. A medida foi solicitada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Na petição inicial, a PGE argumenta que “não há qualquer justificativa juridicamente plausível para que a concessionária deixe de cumprir o contrato”.

Veja também

A empresa se recusa a reassumir a administração do complexo esportivo alegando que o Comitê Rio-2016, que gerenciou o estádio durante a Olimpíada do ano passado, não concluiu obras necessárias para a devolução do estádio depois do evento. Segundo a PGE, a não conclusão dessas obras não impede que a concessionária reassuma a administração do complexo.

A PGE argumenta que o estado de abandono do Maracanã se agrava a cada dia, “podendo vir a gerar um sério problema de comprometimento da própria função pública dos estádios, que é servir de palco para grandes eventos esportivos e culturais”. A PGE acrescenta ainda que o descaso da concessionária com o patrimônio público vem ocasionando um grave prejuízo ao erário e à população, que se vê privada de seu principal estádio. A PGE faz referência ainda aos constantes furtos que vêm ocorrendo no Maracanã, em razão da falta de manutenção e de vigilância, em flagrante descumprimento das obrigações contratuais assumidas pela concessionária.

A decisão foi da juíza Fernanda Lousada, que emitiu liminar obrigando a concessionária a reassumir imediatamente o contrato de concessão de gestão, operação e manutenção do complexo esportivo. Na decisão, a juíza escreveu que “a conduta (da concessionária de recusar a reassumir a administração do complexo esportivo) parece incompatível com a finalidade do contrato de concessão, como já mencionado o princípio da continuidade do serviço público e com as próprias cláusulas do Termo de Autorização de Uso”.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a concessionária Maracanã S.A informou que “recebeu a notificação judicial na noite desta sexta-feira e seus advogados estão analisando os termos da decisão”.

Abandono – Palco das últimas finais da Copa do Mundo e da Olimpíada e um dos templos do esporte mundial, o Maracanã é hoje um verdadeiro pasto. Imagens aéreas feitas pela agência Reuters na quinta-feira mostram a situação deplorável do gramado e também das arquibancadas, com várias cadeiras arrancadas. O estádio está abandonado e no início desta semana foi saqueado por bandidos, que se aproveitaram da falta de energia no local.

Na terça-feira, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) revelou a denúncia de roubo de diversos objetos do estádio, como extintores, mangueiras, televisores e até bustos de bronze – como do jornalista Mário Filho, que dá nome ao estádio, e do ex-prefeito do Rio Mendes de Morais. A federação convidou os clubes cariocas para discutir o futuro do estádio e cobrou providências imediatas do governo do Estado.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Teto do seguro desemprego sobe para R$ 1.643,72

Posted: 13 Jan 2017 03:49 PM PST

O valor da maior parcela paga pelo seguro-desemprego subiu de 1.542,24 reais, para 1.643,72 reais, segundo divulgou o Ministério do Trabalho nesta sexta-feira. O reajuste leva em conta a inflação em 12 meses medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O novo valor do benefício é válido para todos os trabalhadores demitidos sem justa causa, pescadores artesanais em período do defeso, trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão e profissionais com contratos de trabalho suspenso (lay-off).

O valor pago pelo seguro desemprego é calculado em três faixas. O valor máximo é pago para quem recebeu acima de 2.417,29 reais nos três meses anteriores à dispensa. Quem tinha vencimentos entre 1.450,23 reais e o limite máximo tem direito a uma parcela que é calculada pela soma de um valor fixo de 1.160,18 reais mais 50% do quê exceder 1.450,23 reais. Já para salários abaixo de 1.450,23 reais nos últimos três meses, o valor do benefício é de 80% daquilo que era recebido.

O número de parcela varia de três a cinco, de acordo com o período trabalhado e quantas vezes a solicitação já foi feita. Para receber pela primeira vez, é preciso ter tido vínculo empregatício por ao menos 12 meses.

Na última quinta-feira, a Previdência informou que o teto dos benefícios pagos por ela também subiu segundo o INPC, para 5.531,31 reais. O salário mínimo de 2017 foi outro corrigido pelo índice: de 880,00 reais para 937,00 reais


Arquivado em:Economia