USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 29 de janeiro de 2017

#Brasil

#Brasil


Advogado de Eike afirma que estratégia de defesa não está definida

Posted: 29 Jan 2017 05:48 PM PST

O advogado de Eike Batista, Fernando Martins, disse que a estratégia de defesa do empresário ainda está indefinida, inclusive sobre uma possível delação premiada. "Ele estava em uma viagem a negócios (em Nova York). Só combinamos a sua volta e amanhã vamos conversar sobre a estratégia. Após a chegada dele é que vamos definir os procedimentos", disse Martins, em entrevista ao Broadcast na noite deste domingo, 29.

De acordo com Martins, não houve negociação com a Polícia Federal ou o Ministério Público Federal na busca de melhores condições de detenção para o ex-bilionário. Eike não tem o ensino superior completo, por isso poderá ficar em um presídio comum. "Não houve negociação nenhuma. Isso (o presídio) fica a cargo das autoridades. Ele vai se apresentar e a Polícia Federal vai definir (seu destino)", disse Martins.

Em entrevista, Eike confirmou que vai chegar ao Brasil nesta segunda-feira, 30, pela manhã. "Eu tô voltando para responder à Justiça, como é meu dever. Tá na hora de ajudar a passar as coisas a limpo", disse, enquanto aguardava um voo para o Galeão, na noite deste domingo, no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York. "Estou à disposição da Justiça", completou.

Eike deve embarcar às 0h45 desta segunda-feira (no horário de Brasília) em voo da American Airlines com destino ao Rio. O desembarque está prevista para as 10h.

O empresário será detido assim que pisar no Brasil, já que teve a prisão decretada na quinta-feira, 26, no âmbito da Operação Eficiência. A investigação apura esquema usado pelo ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho (PMDB) e outros investigados para ocultar mais de US$ 100 milhões remetidos ao exterior.

Em entrevista, Eike Batista confirma retorno ao Brasil

Posted: 29 Jan 2017 05:24 PM PST

Eike Batista Gilmar Felix/17.11.2015/Câmara dos Deputados

O empresário Eike Batista confirmou, na noite deste domingo, que vai retornar ao Brasil. Em entrevista concedida no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, ele afirmou que "está na hora de passar as coisas a limpo" e que "está à disposição da Justiça". "Estou voltando", afirmou.

Eike deve embarcar às 0h45 desta segunda-feira (no horário de Brasília) em voo da American Airlines com destino ao Aeroporto Internacional do Rio (Galeão). O desembarque está prevista para as 10h.

O empresário será detido assim que pisar no Brasil, já que teve a prisão decretada na quinta-feira, 26, no âmbito da Operação Eficiência. Eike estava nos EUA desde o dia 24 e é considerado foragido. 

A investigação apura esquema usado pelo ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho (PMDB) e outros investigados para ocultar mais de US$ 100 milhões remetidos ao exterior. 

Júlio Delgado lança nesta segunda candidatura à presidência da Câmara

Posted: 29 Jan 2017 03:47 PM PST

Delgado passou o fim de semana articulando ida do seu nome Gustavo Lima/18.08.2015/Câmara dos Deputados

Mesmo sem o apoio do PSB, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) vai lançar, nesta segunda-feira (30) a sua candidatura à presidência da Câmara. Delgado passou o fim de semana articulando a viabilização do seu nome e decidiu marcar para as 11h, no Salão Verde, a cerimônia para oficializar a sua entrada na disputa pelo comando da Casa.

"Eu acho que, neste momento, não cabe candidaturas que sejam comprometidas a serem o novo líder do governo e nem cabe à Casa ter um presidente que seja de oposição", disse o deputado ao justificar o lançamento do seu nome em uma candidatura avulsa.

Até agora, dois candidatos da base do presidente Michel Temer irão disputar a eleição na próxima quinta-feira (2) o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO). Pela oposição, concorre o deputado André Figueiredo (PDT-CE).

Em 2015, o deputado do PSB disputou a eleição da Câmara, com o apoio do seu partido e de outras legendas, como o PSDB. Ele conquistou 100 votos, mas acabou derrotado pelo deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje preso pela Operação Lava Jato.

Desta vez, o PSB foi um dos primeiros partidos a anunciar apoio a Maia. Pelas contas de um integrante da bancada, dos 35 deputados da sigla, cerca de 30 devem votar no atual presidente da Câmara. Delgado, porém, acredita que conseguirá o voto de pelo menos dez correligionários.

PSOL

O PSOL também avalia lançar candidato para a eleição da presidência da Câmara. A decisão será tomada pela bancada na próxima terça-feira (31) Os nomes mais cotados para serem candidatos são os dos deputados Chico Alencar (RJ) e Luiza Erundina (SP), que já participaram de disputas anteriores.

Cármen lúcia deve definir nesta segunda-feira pauta para 1ª sessão do plenário do STF no ano

Posted: 29 Jan 2017 03:37 PM PST

ármen Lúcia deve continuar conversas sobre a homologação das delações e sobre a relatoria dos processos relacionados à Lava Jato José Cruz/Agência Brasil

Enquanto se debruça sobre os acordos de delação premiada dos executivos da Odebrecht, a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), definirá nesta segunda-feira (30) a pauta de julgamento da primeira sessão do plenário no ano.

As oito ações de relatoria do ministro Teori Zavascki que estavam previstas para julgamento serão retiradas, e a tendência é que a sessão seja mais curta, mas existe a chance de outros processos serem incluídos.

Uma das ações que podem entrar na pauta é a que discute se réus podem fazer parte da linha sucessória da presidência da República. O julgamento desta ação havia iniciado em novembro e fora interrompido por um pedido de vista (de mais tempo para analisar o processo) do ministro Dias Toffoli, mas o ministro liberou o processo no fim do ano.

Foi com base nessa ação, de autoria da Rede Sustentabilidade, que o ministro Marco Aurélio Mello concedeu a medida cautelar que afastou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado, em dezembro, dias após o peemedebista se tornar réu por crime de peculato. A liminar foi revista pelo plenário, que manteve Renan no cargo, afastando apenas a possibilidade de ele assumir a presidência ainda que temporariamente. Liberado por Toffoli, o julgamento do mérito pode vir a ser julgado no dia em que Renan se despede da presidência do Senado, com a realização da eleição para os cargos da Mesa Diretora da Casa.

Homologações

Após a conclusão, na sexta-feira (27), das audiências com os 77 delatores da Odebrecht, a ministra Cármen Lúcia passou boa parte do fim de semana trabalhando no gabinete presidencial do STF.

O juiz-auxiliar Márcio Schiefler, braço-direito do ministro Teori Zavascki, esteve no STF no sábado. Cármen e Schiefler têm mantido contato constante desde a morte do ministro, no dia 19 de dezembro. Ele assessora a ministra na análise das delações da Odebrecht.

Conforme o Estado publicou sábado, existe a expectativa entre ministros do STF e no Palácio do Planalto de que as delações da Odebrecht sejam homologadas pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, entre segunda-feira e terça-feira (31).

Apesar de o recesso prosseguir até terça-feira, alguns ministros do Supremo Tribunal Federal já retornaram a Brasília neste domingo. Cármen Lúcia deve continuar conversas com os demais ministros, tanto sobre a homologação das delações quanto sobre a definição da forma como será redistribuída a relatoria dos processos relacionados à Lava Jato. 

Advogados de Lula pedem anulação de processo do triplex

Posted: 29 Jan 2017 03:03 PM PST

Segundo procuradores, Lula recebeu "benesses" da empreiteira OAS Heinrich Aikawa/26.06.2015/Instituto Lula

Os advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva requereram ao TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) na sexta-feira (27), a anulação do processo referente ao "triplex do Guarujá". Para a defesa de Lula, a suspensão é necessária "em virtude de diversos atos que mostram que o juiz Sergio Moro perdeu a imparcialidade para julgar Lula."

No entendimento dos advogados Cristiano Zanin, José Roberto Batochio, Roberto Teixeira e Juarez Cirino, a nulidade do processo está relacionado a atuação "parcial" do juiz Sergio Moro. A defesa aponta para a existência de "provas pré-constituídas" de inúmeras situação em que o juiz teria atuado de forma parcial.

Os advogados elencam uma série de supostas ações de Moro que teriam o poder de anular o processo sob sua tutela. Entre elas, a defesa do petista lista a condução coercitiva sem previsão legal, autorização de busca e apreensão sem observância de normativas da lei, autorização para interceptação telefônica e divulgação dos áudios das conversas de Lula, antecipação ilegal de juízo de valor quando do recebimento da denúncia, condução das audiência de instrução de modo a mostrar "parcialidade" e "inimizade", participação do juiz em eventos com agentes políticos de grupos oposto ao ex-presidente e pelas manifestações de caráter político de Moro.

A denúncia

Na denúncia que deu origem ao processo, o Ministério Público Federal afirma que Lula se beneficiou de um conjunto de 'três focos'. O primeiro se refere a três contratos da empreiteira OAS firmados com a Petrobras. O segundo foco se refere à lavagem de 'parte milionária'de dinheiro por meio da reforma do triplex no Guarujá (SP). O terceiro foco, segundo a Procuradoria, ficou caracterizado com o pagamento da armazenagem de bens pessoais de Lula mediante contrato falso.

Segundo os procuradores, Lula recebeu "benesses" da empreiteira OAS - uma das líderes do cartel que pagava propinas na Petrobras - em obras de reforma no apartamento 164-A do Edifício Solaris. O prédio foi construído pela Bancoop (cooperativa habitacional do sindicato dos bancários), que teve como presidente o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto - preso desde abril de 2015. O imóvel foi adquirido pela OAS e recebeu benfeitorias da empreiteira.

Temer participa de solenidade em homenagem às vítimas do Holocausto, em SP

Posted: 29 Jan 2017 02:29 PM PST

Temer deve voltar à Brasília depois do ato solene Felipe Rau/ Estadão Conteúdo

O presidente Michel Temer participou, na tarde deste domingo (29), de um ato solene em homenagem às vítimas do Holocausto. A cerimônia ocorre na sinagoga Etz Chaim, em São Paulo.

Temer veio a capital paulista especialmente para o evento e deve retornar à Brasília após o término da solenidade. O ato é promovido pela CIP (Congregação Israelita Paulista), em conjunto com a Confederação Israelita do Brasil e a Federação Israelita do Estado de São Paulo.

Além do presidente, também estão presentes na solenidade o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e outros políticos e autoridades.

 

Aviões da FAB seguem para o Chile para combater incêndios

Posted: 29 Jan 2017 12:03 PM PST

Aviões da FAB serão utilizados no combate a incêndios florestais no Chile Agência Força Aérea

Duas aeronaves Hércules da FAB (Força Aérea Brasileira) decolaram na manhã de hoje (29) para Santiago, capital chilena, com 28 militares a bordo para auxiliar no combate a um dos piores incêndios da história no Chile. Ontem (28), segundo boletim da Conaf (Corporación Nacional Forestal), haviam 110 incêndios florestais ativos.

As regiões mais afetadas são as do centro e do sul do país. As chamas dos incêndios já deixaram 11 mortos e queimaram uma área de cerca de 374 mil hectares, equivalente a cerca de 37 mil campos de futebol.

Na última semana, o presidente Michel Temer ofereceu ajuda ao Chile por causa dos incêndios.

Pelo Twitter, o presidente disse que determinou às autoridades brasileiras que o "governo brasileiro preste toda ajuda possível" aos chilenos. "Acompanho com grande preocupação os incêndios no Chile. O Brasil solidariza-se com as vítimas, com as famílias dos que perderam suas vidas e com o povo chileno", escreveu Temer na rede social.

Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores estão prestando apoio ao combate aos incêndios florestais no Chile por meio do Comando da Aeronáutica. As aeronaves decolaram da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

De acordo com o Ministério da Defesa, um dos aviões C-130 Hércules da FAB está equipado com o sistema MAFFS (sigla em inglês de Modular Airbone Fire Fighting System). O outro transporta os materiais de suporte, tais como compressor, piscinas para abastecer de água a aeronave e equipamentos de manutenção.

Segundo o adido de Aeronáutica no Chile, coronel-aviador Paulo Cesar Andari, ao chegar a Santiago, a tripulação brasileira receberá orientações das autoridades chilenas responsáveis pela coordenação da ajuda internacional, e será enviada ao local no qual deve operar.

Autoridades esperam que Eike Batista se entregue nesta segunda

Posted: 29 Jan 2017 10:53 AM PST

Empresário em seu embarque para Nova York Reprodução

Os advogados de Eike Batista informaram a autoridades que o empresário irá se entregar nesta segunda-feira (30) de acordo com fonte próxima às discussões. A promessa teria sido feita por escrito, mas ainda há dúvidas se será cumprida.

Eike teve a prisão decretada nesta quinta-feira (26) na Operação Eficiência, desdobramento da Lava Jato que apura esquema usado pelo ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho (PMDB) e outros investigados para ocultar mais de US$ 100 milhões remetidos ao exterior. Desse valor, repassado em ações da Vale, da Petrobrase da Ambev, apenas 10% já foi recuperado pelo Ministério Público Federal.

Também com cidadania alemã, o empresário está foragido desde quinta-feira (26). Segundo seus advogados, ele está no exterior, enquanto dados da Polícia Federal apontam que ele embarcou em um voo para Nova York utilizando seu passaporte alemão. Caso seja encontrado em território germânico, sua extradição será definida pela Justiça do país.

Além disso, se o empresário decidir se entregar à polícia, ainda não está definido o tipo de unidade prisional para qual será encaminhado, pois há imprecisões sobre a sua formação educacional. Em livro publicado em 2011, o ex-bilionário diz que interrompeu a faculdade de Engenharia na Alemanha "ainda na metade" do curso. Já o prospecto da Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) da petroleira que fundou, a OGX, traz a informação que ele era "bacharel em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de Aachen, Alemanha."

Se ele não comprovar que possui ensino superior, terá que aguardar julgamento em uma cela comum. Detentos com diploma são encaminhados para unidades restritas aos que têm ensino superior.

Os advogados de Eike e a Polícia Federal (PF) foram procurados pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, mas não retornaram as ligações da reportagem.

Maria Letícia permanece na UTI, mas quadro é estável 

Posted: 29 Jan 2017 07:55 AM PST

A ex-primeira dama Marisa Letícia Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O Hospital Sírio-Libanês atualizou o boletim médico da ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva no início da tarde deste domingo (29).

Marisa Letícia continua internada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e segue monitorada. O quadro é estável.

Veja o boletim médico:

"A paciente Marisa Letícia Lula da Silva  continua  internada na Unidade de Tratamento Intensivo.

Segue sob monitorização, com condições clínicas e neurológicas inalteradas.

As equipes médicas que a acompanham são coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Prof. Dr. Milberto Scaff, Prof. Dr. Marcos Stávale e Prof. Dr. José Guilherme Caldas."

Companhia União e Olho Vivo celebra 50 anos de história no teatro popular

Posted: 29 Jan 2017 07:41 AM PST

O TUOV faz 50 anos de teatro popular com uma grande exposição Divulgação

Desde o início dos anos 70 até aqui, foram cinco décadas de aventuras, experiências, vanguardismo e resistência política que marcaram a trajetória do Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV) pelos palcos do mundo.

Para celebrar este meio século de teatro, que começou em 1970 com a estreia da peça Zebedeu, será aberta a partir do próximo sábado (4/2) a exposição "TOUV 50 - Em Busca de um Teatro Popular", no bairro do Bom Retiro, onde fica a sede do grupo.

Com o apoio do Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, o TUOV montou uma grande retrospectiva da sua história.

Na abrangente mostra, resgatou-se um material até então inédito de fotos, vídeos e depoimentos (de Antonio Cândido, Iná Camargo, Zé Renato, entre outros) que atestam a dura luta por uma arte engajada, levando o teatro para salões paroquiais, associações de bairro, misturando sem cerimônia o teatro com reivindicações por pavimentação de ruas, creches e moradia digna.

"Entendemos que nossa maior justificativa para realização do projeto é seguir na trajetória de resistência e luta através de um teatro inteiramente popular, pensado e destinado a todo instante ao público e à cidade de São Paulo, principalmente seus bairros populares e periféricos", conclui César Vieira, diretor e dramaturgo do TUOV.

Na exposição, revela-se também outra faceta do TUOV, a sua prodigiosa carreira internacional que vai desde os esforços pela interligação latino-americana de grupos teatrais até a repercussão das montagens e dos roteiros em países como França, Itália, Polônia e Egito.

Ditadura

Em paralelo ao TUOV, Idibal Pivetta (nome verdadeiro do dramaturgo César Vieira), teve uma intensa militância como advogado no período da ditadura, engajando-se pela liberdade de presos políticos e pela memória dos desaparecidos do regime militar. Esta luta também é contada na exposição, pois confunde-se com a própria existência do TUOV. Como, por exemplo, quando Pivetta enfrenta um ministro da ditadura militar para conseguir a liberação de um texto seu. Também quando intermediava pela OAB uma greve de costureiras, propondo que o TUOV fizesse uma apresentação para arrecadar fundos para a greve.

Exposição

A curadoria da exposição, que reúne mais de 300 imagens, vídeos, áudios, figurinos e adereços cênicos, ficou a cargo de Alexandre Benoit, arquiteto que acompanha o grupo há mais de dez anos e que foi responsável pelas publicações que reuniam o vasto acervo. Como ele faz questão de dizer, "foi um trabalho coletivo, como tudo no TUOV sempre foi, coube a mim apenas cuidar para que nada de essencial ficasse de fora". Além de imagens e vídeos, serão expostos figurinos e cenários, adereços, prêmios e objetos reunidos nestes 50 anos. "É um pouquinho da história cultural brasileira que estará sendo apresentada aqui no Bom Retiro", diz Benoit.

Na inauguração da exposição, serão apresentadas músicas do repertório do TUOV e do Samba do Bule, grupo mais jovem que nasceu do TUOV e com quem dividem o espaço. E, como não poderia faltar, na mais clássica tradição do teatro popular, será servido um lanche, como aqueles que acompanharam o TUOV em seu meio século de andanças pela periferia de São Paulo.

SERVIÇO: 

Abertura: 04/02/2017 – 15h às 21h
Temporada: 04/02/2017 a 02/07/2017- quarta a sábado – 14h às 18h (excepcionalmente o domingo 02/07/17 de encerramento)
Classificação: Livre
Informações: teatropopularuniaoeolhovivo@gmail.com
Local: Teatro Popular União e Olho Vivo, Rua Newton Prado, 766, Bom Retiro 
Telefone: 011 3331-1001
 

Presidente do PT quer que oposição se una e lance candidato para comandar Câmara

Posted: 29 Jan 2017 07:40 AM PST

Rui Falcão, presidente do Partido dos Trabalhadores Avener Prado/Folhapress

O presidente do PT, Rui Falcão, defendeu hoje que o partido se una a parlamentares da oposição e forme um bloco nas eleições para a presidência da Câmara. A candidatura seria encabeçada, conforme a proposta de Falcão, por um dos parlamentares do bloco de oposição, a ser formado por PT, PDT, PC do B, Rede e Psol. A opinião do dirigente quanto à posição que deve ser adotada pelo PT foi divulgada hoje a jornalistas, por meio de nota.

O posicionamento de Falcão surge em meio a discussões, dentro do PT, sobre qual candidato o partido deve apoiar. O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), vinha sinalizando a possibilidade de apoio à reeleição do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Para ele, isso abriria espaço para o PT ocupar cargo na Mesa Diretora e poder garantir margem política para o partido enfrentar o governo.

As bancadas do PT, no entanto, vêm sofrendo pressão de militantes, que consideram um contrassenso o apoio a Maia - parlamentar do DEM que votou pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff e hoje faz parte da base de apoio ao presidente Michel Temer.

Em sua nota, Rui Falcão lembrou que a resolução mais recente do Diretório Nacional do PT não traz vetos ao "prosseguimento das conversações que vinham se realizando pelas bancadas, com todos os postulantes à direção das Casas congressuais". "Eis aí o foco principal da divergência que, a nosso ver, provocou o movimento de contestação e de pressão sobre as bancadas, a quem competirá a decisão final, por consenso ou maioria", acrescentou.

Ao mesmo tempo, Falcão afirma que a resolução do Diretório Nacional contempla a alternativa de formação de um bloco de oposição. "Minha opinião pessoal é que nos unamos aos parlamentares da oposição (PDT, PC do B, Rede e Psol) num bloco a ser encabeçado por alguém deste campo", defendeu Falcão.

Deste grupo, o PDT lançou oficialmente a candidatura do deputado André Figueiredo (CE) no dia 17 de janeiro. Nas últimas semanas, ele vinha tentando atrair o apoio de outras legendas de oposição. A eleição para o comando da Câmara está marcada para a próxima quinta-feira (2).

Muro da av. 23 de Maio amanhece com pichação contra Doria

Posted: 29 Jan 2017 04:21 AM PST

Muro da avenida 23 de Maio tinha dizeres em tom de cobrança ao prefeito João Doria (PSDB) Felipe Rau/29.01.2017/Estadão Conteúdo

Um grupo formado por dois homens e uma mulher fez uma pichação no final da noite deste sábado (28) contra o prefeito João Doria (PSDB) no muro cinza da avenida 23 de Maio, na zona sul de São Paulo.

Não há informações de que eles foram detidos.

No local, ficavam painéis de grafites apagados pela atual gestão.

Eles mandaram um recado ao prefeito: "SP, falta saúde, educação e o problema é a pichação?".

A frase foi escrita em frente ao local onde havia um painel do grafiteiro Eduardo Kobra, que foi completamente apagado.

Ontem, o prefeito João Doria selou um acordo com o sindicato para que os 38 mil motoristas de táxi da capital paulista denunciem pichadores.

Funcionário da prefeitura apagou a pichação nas primeiras horas da manhã deste domingo (29) Felipe Rau/29.01.2017/Estadão Conteúdo

Ônibus são incendiados na zona Norte do Rio após ação da PM no complexo do Chapadão

Posted: 29 Jan 2017 03:10 AM PST

Os ônibus foram incendiados nas principais vias do bairro Reprodução/Twitter

Ao menos seis ônibus foram incendiados na noite desta sábado (28) no bairro de Anchieta, na zona Norte do Rio de Janeiro. Os ataques foram uma retaliação à operação da Polícia Militar nas favelas do complexo do Chapadão, em Costa Barros.

Após os atentados, a PM reforçou o policiamento na região e pediu, pelo Twitter, que a população colabore denunciando os autores dos ataques.

Leia mais informação do Rio de Janeiro

Os moradores do bairro de Anchieta ficaram assustados com a retaliação dos criminosos. Um internauta publicou a seguinte mensagem numa rede social, às 23h20 do sábado. "Alcobaça está parecendo a Faixa de Gaza, só tem ônibus pegando fogo", referindo-se à rua Alcobaça, uma das principais vias do bairro. 

O complexo do Chapadão é composto por cerca de 20 favelas dominadas pela facção criminosa Comando Vermelho. A ação dos criminosos na região também se estende aos bairros vizinhos de Guadalupe e Pavuna. 

De acordo com a PM, na operação de ontem, foram apreendidas uma granada, diversas drogas e uma pistola. Dois homens morreram durante a operação.

Pelo Twitter, a PM informou que o policiamento foi reforçado e pediu ajuda para que a população denuncie Reprodução

Fiança é desafio para ex-tesoureiro que perdeu apoio do PT

Posted: 29 Jan 2017 03:06 AM PST

Paulo Ferreira tem dificuldades para pagar fiança e deixar prisão Nilson Bastian/25.06.2013/Câmara dos Deputados

O gaúcho Paulo Ferreira tem duas coisas em comum com Delúbio Soares e João Vaccari Neto. Foi tesoureiro nacional do PT e acabou na cadeia.

Mas, diferentemente de Delúbio e Vaccari, que sempre contaram com a solidariedade do partido nos momentos difíceis, Ferreira, réu na Lava Jato e na Custo Brasil, tem enfrentado sozinho as dificuldades para pagar a fiança de R$ 200 mil fixada pela Justiça.

Até agora, nem petistas mais próximos de Ferreira se mobilizaram para ajudar o companheiro preso. A direção do partido também já disse que não vai fazer nenhum movimento para auxiliar o ex-dirigente a arrecadar o montante.

No caso de Delúbio, que foi condenado a 8 anos e 11 meses de prisão e pagamento de R$ 466 mil de multa por envolvimento no mensalão, a militância se mobilizou e em poucos dias arrecadou mais de R$ 1 milhão. O excedente ainda ajudou a pagar a multa de outros condenados. Ele ficou preso entre novembro de 2013 e setembro de 2014.

Já Vaccari, detido desde abril de 2015 pela Lava Jato, foi objeto de defesas públicas da direção partidária e até do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A solidariedade petista se fez presente até no caso do desconhecido João Gois Neto, ex-vereador pelo PT de Osasco, na Grande São Paulo, preso preventivamente por suposto envolvimento em um esquema de funcionários fantasmas na Câmara Municipal. Em pouco mais de 24 horas, os petistas da cidade conseguiram juntar o total de R$ 300 mil para pagar a fiança do ex-vereador.

Enquanto isso, Ferreira, que ocupou um dos cargos mais importantes na hierarquia partidária, revira os bolsos para conseguir sozinho os R$ 200 mil estipulados pela juíza federal Gabriela Hardt, que substitui o juiz Sérgio Moro em suas férias. O valor da fiança determinado por Moro era de R$ 1 milhão.

Desabafo

"Se os militantes do PT não simpatizam com o Ferreira, problema deles", desabafou o advogado do ex-tesoureiro, Luiz Bueno de Aguiar.

De acordo com o advogado, Ferreira colocou à disposição da Justiça o único bem que possui, um carro usado no valor de R$ 38 mil, e tenta sacar R$ 158 mil de um consórcio habitacional, mas enfrenta dificuldades. "Agora a juíza quer fazer uma perícia no carro. Nem sabemos se juntando tudo vai dar os R$ 200 mil", afirmou Aguiar.

A única ajuda dada pelo partido é o pagamento da defesa. Aguiar é contratado pelo PT desde 2005, recebe valores fixos e seu contrato prevê a defesa de integrantes da direção da sigla. Além dele, outros quatro advogados contratados pelo PT por valores simbólicos auxiliam na defesa do ex-tesoureiro. "O PT está fazendo o que a lei permite", disse o advogado.

Indiferença. Segundo lideranças petistas, a indiferença em relação a Ferreira se deve à discrepante postura do gaúcho em relação aos outros ex-tesoureiros que foram presos. Enquanto Delúbio e Vaccari pagaram o preço por controlar o caixa 2 partidário, atuando como "soldados" do PT, Ferreira teria usado propinas da Petrobrás em interesse próprio.

Ele é acusado de entregar R$ 45 mil da estatal para a escola de samba Estado Maior da Restinga, de Porto Alegre, em troca de apoio político na campanha para deputado federal em 2010. Além disso, teria repassado outros R$ 61 mil à rainha da bateria da escola, Viviane Rodrigues da Silva. O ex-tesoureiro nega as acusações.

Segundo o advogado, a situação financeira de Ferreira é dramática. "Quando sair da cadeia ele vai ter que morar de favor na casa da filha."