USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Notícias

Notícias


Polônia adquire ‘Dama com Arminho’, de Leonardo da Vinci

Posted: 29 Dec 2016 09:13 AM PST

A Dama com Arminho, um dos quatro retratos femininos conhecidos de Leonardo da Vinci e a obra mais famosa exposta na Polônia, passa nesta quinta-feira para as mãos do Estado polonês através de um acordo secreto e espetacular. Após negociações confidenciais entre o Ministério da Cultura e a Fundação Czartoryski, que administra uma valiosa coleção, o quadro Dama com Arminho, pintado em Milão no final do século XV, deveria mudar de proprietário em uma cerimônia oficial prevista para as 13h GMT (11h de Brasília) no Castelo Real de Varsóvia.

Em um anúncio prudente, o ministério se refere à “solução definitiva do estatuto da coleção dos príncipes Czartoryski”. Mas o próprio ministro de Cultura, Piotr Glinski, falou em “compra”. “A quantia pela qual o Estado polonês compraria esta coleção (…) não teria nada a ver com seu preço de mercado, seria várias vezes menor”, declarou Glinski à rádio pública. O montante não é conhecido, mas os meios poloneses calculam que seja 230 milhões de euros (mais de 1 bilhão de reais).

Esta coleção, uma das mais antigas e ricas da Europa, foi fundada em 1801 pela princesa Izabela Czartoryska para reunir e conservar obras de arte polonesas e europeias quando seu país estava partido e ocupado por três potências vizinhas. O valor real da coleção, que contém milhares de objetos, entre eles o óleo Paisagem com o Bom Samaritano, de Rembrandt, é difícil de se calcular e pode ultrapassar 2 bilhões de euros.

Desde a queda do comunismo, a coleção pertence à Fundação Czartoryski, fundada e presidida pelo príncipe Adam Karol Czartoryski, e tem sua residência oficial no Museu Nacional de Cracóvia. O governo quer garantir que a coleção não saia nunca da Polônia, uma possibilidade que existe enquanto pertencer à fundação que será um dia controlada pelos herdeiros do príncipe de 76 anos, que não têm vínculos diretos com o país centro-europeu. “A intenção do ministro da Cultura é mantê-la na Polônia para as gerações futuras”, disse o ministério por email.

A negociação secreta com o Estado gerou fortes tensões com o conselho de administração polonês da Fundação, que reagiu renunciando. “O conselho não participou nas conversas, não teve nenhuma influência na redação do contrato nem na decisão sobre o futuro da instituição após sua venda ao Tesouro Público, nem na determinação do seu preço de venda que, segundo o que diz a imprensa, está longe do valor real” da coleção, lamentou o presidente que renunciou, Marian Wolkowski-Wolski.

(Com agência France-Presse)


Arquivado em:Entretenimento

Embaixador da Grécia está desaparecido há três dias no Rio

Posted: 29 Dec 2016 08:57 AM PST

O embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis, está desaparecido há três no Rio de Janeiro, segundo informações da Polícia Civil. De acordo com o Setor de Descoberta de Paradeiros da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), o diplomata foi visto pela última vez na noite da última segunda-feira (26).

Amiridis, de 59 anos, mora em Brasília e estaria passando férias no Rio, onde foi cônsul de 2001 a 2004. Ele assumiu o posto de embaixador no Brasil em janeiro deste ano, é casado e tem uma filha. O diplomata iniciou a carreira no Ministério das Relações Exteriores em 1985 e já atuou como embaixador grego na Líbia, de 2012 a 2015.

A Embaixada da Grécia ainda não se o pronunciou sobre o desaparecimento. A Polícia Civil do Rio de Janeiro pede que qualquer informação que auxilie na localização do embaixador seja reportada para a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones (21) 2334-8823 e 2334-8835 ou pelo chat https://cacpcerj.pcivil.rj.gov.br.


Arquivado em:Brasil, Mundo

Fãs improvisam estrela para Carrie Fisher na Calçada da Fama

Posted: 29 Dec 2016 08:43 AM PST

Fãs de Carrie Fisher, que morreu na terça-feira, aos 60 anos, criaram nesta quarta uma estrela em homenagem à atriz na Calçada da Fama de Hollywood, ao considerar que a artista merecia o reconhecimento, que ainda não possuía, na famosa avenida de Los Angeles. Ao lado da estrela improvisada, foram depositadas flores e velas, fotografadas e filmadas em registros que circulam pelas redes sociais. “Que a força esteja com você sempre. Esperança”, diz uma das mensagens.

Nesta quarta, Mark Hamill, companheiro de Carrie Fisher nos filmes de Star Wars e ator que dava vida a Luke Skywalker, irmão da Princesa Leia, compartilhou no Twitter uma imagem da estrela, sob um sabre de luz, com a seguinte mensagem: “Levou um pequeno pedaço de todos nós”.

Para justificar a ausência da atriz, a porta-voz da Calçada da Fama, Ana Martinez, esclareceu em mensagem no Twitter que nunca foi apresentada uma candidatura por Carrie Fisher e que a Câmara de Comércio de Hollywood, que administra as homenagens, só pode considerar uma nova estrela se alguém enviar a documentação para o pleito.

Carrie Fisher, que interpretou a Princesa Leia nos filmes do Star Wars, faleceu na terça-feira, em Los Angeles, após um ataque cardíaco ocorrido na última sexta-feira, durante um voo. Sua mãe, a também atriz Debbie Reynolds e cujo papel mais marcante foi no musical Cantando na Chuva (1952), morreu nesta quarta-feira, aos 84 anos, em Los Angeles, após sofrer um acidente vascular cerebral.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Entretenimento

Zezé Di Camargo filosofa sobre vida de artista: ‘Mito e solidão’

Posted: 29 Dec 2016 08:18 AM PST

Além de cantor, compositor e pai de família brigão, Zezé Di Camargo quer ser escritor. O sertanejo publicou um petisco do livro que prepara, com divagações sobre a vida de artista, em seu perfil no Instagram. Pelo texto, dá para perceber que Zezé não apenas curte uma fossa, um requisito para ser cantor sertanejo, mas também, apesar de alguns maus tratos à lógica, mora na filosofia.

“Mais uma vez abro os olhos e tento reconhecer aonde acordei. Por segundos, a mente recém-despertada, confusa, não sei. Por tantos anos na estrada, nem sei quantos caminhos por quais andei. Artista é assim: um misto de mito e solidão, talvez!! O quarto, a TV, o livro, a internet, o violão e a canção. São companhias que, às vezes, nem sempre fazem bem para o seu coração”, escreve, com uma confusa sequência temporal em que “nem sempre” vem depois de “às vezes”.

“Quero uma conversa, um bom papo, interagir — quem sabe — com alguém. No palco, uma multidão. No quarto, sozinho, não tenho ninguém. A vida é assim, um milhão, muitas vezes, não vale mais que um vintém. Ser rico, famoso, não é garantia de felicidade a ninguém”, continua, cometendo novas rimas. “Mesmo assim, agradeço a Deus pelo fato de ser o que sou. São poucos os que têm o dom de fazer o que fazem com amor. Súdito, submisso, desse povo que me fez ser o que sou. A vontade e a fé têm que ser maiores que as curvas da vida. Essa força que me move não pode ser a entrada. Tem de ser a saída!! Por isso, eu sou, independente do que aconteça, do que pode vir, um exacerbado e louco para viver as surpresas. Sou amante da vida!!”

Falta saber se a filha Wanessa vai comparecer ao lançamento do livro. No momento, os dois não se falam.

 

Instagram Photo


Arquivado em:Entretenimento

Susana Vieira, novo reforço do Botafogo?

Posted: 29 Dec 2016 08:13 AM PST

O que era para ser apenas a recepção de um reforço de peso da torcida do Botafogo, no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, acabou virando farra, protagonizada por Susana Vieira. O desembarque do meio-campista argentino Walter Montillo ficou em segundo plano diante da bem-humorada — e exagerada — participação da atriz de 74 anos o no meio da torcida botafoguense.

Susana, que costuma ser o centro das atenções por onde passa, roubou mais uma vez a cena. Segundo postagens em seu Instagram, ela acompanhava o neto, fã do Botafogo, na recepção a Montillo. Junto aos torcedores, Susana comemorou e chegou até a ser erguida por um deles.

Um vídeo, publicado também em sua conta na rede social, mostra Susana Vieira se enrolando com a letra do hino do Botafogo. Ela arriscou alguns versos, mas não acertou nenhum. Confira abaixo a festa de Susana Vieira junto a alguns torcedores do Botafogo no Aeroporto do Galeão:

Instagram Photo


Arquivado em:Entretenimento, Esporte

O ano que não acaba: 2016 terá um segundo a mais

Posted: 29 Dec 2016 07:39 AM PST

Como se 2016 não tivesse sido longo o suficiente, o último minuto do ano vai durar um segundo extra para compensar a rotação da Terra que está diminuindo gradualmente, afirmam os especialistas.

A velocidade da Terra sob seu próprio eixo é oscilante. O Tempo Atômico Internacional (TAI), medido por cerca de 200 relógios atômicos precisos espalhados pelo mundo, deve ficar alinhado ao tempo de rotação terrestre.  O TAI é usado para determinar o Tempo Universal Coordenado (UTC, na sigla em inglês), base para mediação de tempo oficial no mundo inteiro, incluindo o Brasil. É a hora que todos nós vemos nos relógios de pulso, celulares e computadores.

Por que precisamos de um segundo extra?

Um dia astronômico é marcado de acordo com tempo que a Terra leva parar girar sobre si mesma, a rotação. A duração desse tipo de movimento do nosso planeta oscila de um ano para o outro. Isto é ocorre por fatores que incluem as forças gravitacionais da Lua e sobre a Terra e outros eventos geológicos, como terremotos e até o congelamento e derretimento das camadas de gelo.

Com uma rotação mais lenta, o tempo fica fora de sincronia com o TAI. Os relógios de todo o mundo não ficariam sincronizados, no próximo ano, com a duração aproximada de um dia inteiro na Terra, ou seja, 24 horas.

Além disso, os computadores também tem culpa do tempo extra de 2016. O sistema da nossa tecnologia segue regras e metodicamente um segundo depois das 23:59:59, a máquina interpreta que um novo dia começa.

Se o tempo mundial pedir com computares mostrem um segundo a mais, ou seja 23:59:60, o sistema pode reconhecer isso como um erro, podendo causar danos nos computadores do mundo inteiro, o chamado bug do milênio. Em 2010, na Alemanha cerca de 30 milhões de pessoas tiveram os cartões de crédito e débito cancelados, pois os computadores não reconheceram a entrada de 2010.

No Brasil, o segundo não acontecerá a meia-noite, em decorrência do fuso horário. O segundo extra deve acontecer na mudança de horário, entre 21h59 e 22h de 31 de dezembro.

"Este segundo extra, ou Leap Second, torna possível alinhar o tempo astronômico, que é irregular e determinado pela rotação da Terra.  O UTC é extremamente estável e é determinado por relógios atômicos desde 1967″, afirmou o Observatório de Paris em um comunicado oficial.

A sincronização do tempo é de responsabilidade do observatório parisiense. A atividade é realizada pelo Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS).


Arquivado em:Ciência

Os mitos sobre o orgasmo feminino derrubados pela ciência

Posted: 29 Dec 2016 07:25 AM PST

É comum encontrar informações sobre o orgasmo das mulheres em revistas femininas. Mas é bem mais difícil encontrar pesquisas e informações científicas sobre o assunto. As razões para isso são muitas e variam desde desinteresse até falta de financiamento. Felizmente, nos últimos anos essa realidade começou a mudar e diversos pesquisadores estão se dedicando a tentar esclarecer esse fenômeno ainda pouco conhecido. As informações são da rede britânica BBC.

Problemas subestimados

Enquanto há uma grande dedicação em sanar os problemas sexuais masculinos, como ejaculação precoce e dificuldade de ereção, os problemas das mulheres são frequentemente subestimados. Callista Wilson, uma estilista que mora em San Francisco, nos Estados Unidos, é um claro exemplo disso.

“Parecia que tinha um círculo de fogo no meio das pernas e essa era uma sensação constante – era uma queimação, um comichão e, então, durante o sexo ou mesmo com um absorvente interno era como se uma faca de churrasco estivesse me cortando, era muito doloroso.”, lembrou a Callista em entrevista à BBC.

Ela teve essa sensação pela primeira vez quando tentou usar um absorvente interno, aos 12 anos. Mas só decidiu procurar um médico oito anos depois, quando completou 20 anos de idade. Para sua surpresa, a jovem ouviu que o problema provavelmente era “coisa da sua cabeça”.

“Ela (a médica) pareceu muito cética que algo pudesse estar errado. E disse: ‘você parece perfeitamente normal, por isso recomendo que procure um terapeuta para falar sobre o que está causando esta dor. Deve ser coisa da sua cabeça’.”, contou.

Se passaram mais 10 anos até que Callista conseguisse um diagnóstico. Os problemas sexuais nesse período atingiram cada aspecto da sua vida, causando desde depressão até o fim do seu relacionamento amoroso. Finalmente, depois de ir a 20 médicos, ela chegou ao consultório de Andrew Goldstein, diretor do Centro de Transtornos Vulvovaginais em Washington, nos Estados Unidos.

O especialista explicou que ela havia nascido com 30 vezes mais terminações nervosas na entrada da vagina – o que significava que quando o local era tocado ela sentia dores fortes, como se estivesse sofrendo queimaduras. A solução foi uma cirurgia que removeu parte da área ao redor da abertura vaginal com o objetivo de retirar as terminações nervosas hipersensíveis. Depois disso, Callista soube finalmente o que era fazer sexo sem dor.

Nenhuma mulher é igual

O problema da estilista, chamado de vestibulodinia ou vestibulite vulvar, não é comum. Mas uma coisa que os pesquisadores só foram entender recentemente é que o sistema nervoso pélvico feminino varia imensamente de uma mulher para outra.

Quando Deborah Coady, ginecologista de Nova York, começou a estudar o assunto, verificou que os nervos na região genital masculina eram totalmente mapeados – mas não existia informação sobre os das mulheres. A médica então formou uma equipe com cirurgiões especializados para pesquisar sobre o assunto.

“Aprendemos que provavelmente não existem duas pessoas parecidas quando se trata de ramificação do nervo pudendo”, diz Coady.

Esse nervo tem três ramos que atravessam a região pélvica de homens e mulheres. “A maneira como as ramificações (do nervo) passam pelo corpo leva a diferenças na sexualidade, ou seja, a sensibilidade de certas áreas vai variar de mulher para mulher”.

Quando se fala de orgasmo, o nervo pudendo é a parte mais importante do corpo. É ele que liga os órgãos genitais às mensagens cerebrais de toque, pressão e atividade sexual.

Coady também descobriu que cada mulher tem um número diferente de terminações nervosas em cada uma das cinco zonas erógenas da área genital – clitóris, entrada da vagina, colo do útero, ânus e períneo. “Isso explica por que algumas mulheres são mais sensíveis na área do clitóris e outras na entrada da vagina”, observa.

Veja também

Excitação feminina

Em seu  Laboratório de Orgasmo , localizado na Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, a pesquisadora Cindy Meston conseguiu derrubar outro grande mito do orgasmo feminino: os fatores que excitam uma mulher. 

“Durante anos nos disseram: ‘tome um banho de banheira, se acalme, escute música relaxante, faça exercícios de respiração, relaxe antes do sexo. Mas minha pesquisa mostra o oposto: na verdade o que se deseja são mulheres animadas. Então você pode dar uma volta no quarteirão correndo do seu parceiro, ou ver um filme de terror com ele, se divertir numa montanha-russa ou assistir a uma boa comédia. Se você estiver rindo, vai haver uma compreensível resposta de ativação simpática.”, explicou Cindy.

A resposta de ativação simpática citada pela cientista se refere ao sistema nervoso simpático, responsável pelas contrações musculares inconscientes, que nos deixa alertas, preparados para voar ou lutar. Em sua pesquisa ela descobriu que se esse sistema for ativado antes do sexo, ajudará as mulheres a reagirem mais intensa e rapidamente.

Já nos homens acontece quase o oposto. Por isso, durante anos considerou-se que as mulheres funcionavam da mesma forma que eles, mas o trabalho de Meston mostrou que isso era um erro.

Desconhecimento

Andrew Goldstein percebeu desde seus tempos de estudante que o corpo e a sexualidade femininas são pouco compreendidos.

“Completei a residência em obstetrícia e ginecologia com uma carga horária de 20.000 horas. Assisti a uma palestra de 45 minutos sobre a função sexual feminina. Posso dizer que tudo o que foi dito durante aqueles 45 minutos estava completamente errado. Qualquer problema sexual feminino recebe menos atenção do que qualquer disfunção sexual nos homens. Vejo claramente que é uma questão de diferentes padrões de avaliação”, afirmou Goldstein.

Meston explica que ainda é difícil conseguir verba para pesquisar sobre o prazer sexual delas. Segundo ela, o orgasmo feminino não é visto como um “problema social suficientemente importante”. Além disso, há um certo tabu e uma desaprovação puritana das instituições médicas sobre essa área de estudo.

“Existem muitos críticos conservadores que não querem que verbas federais sejam destinadas a pesquisas sexuais. Como pesquisador você precisa então ser um pouco criativo. Já me disseram claramente para tirar o ‘sexo’ do meu projeto. Eu ouvi: ‘Você pode falar sobre bem-estar ou satisfação conjugal, mas falar sobre excitação sexual ou orgasmo é o fim da linha e reduzirá suas chances de conseguir patrocínio’.”, contou.

E como Callista Wilson se sente ao saber da dificuldade das pesquisas que conseguiram acabar com a dor que a incomodou por tantos anos?

“A gente nasce de uma vagina, por que não sabemos mais sobre elas? Por que não nos preocupamos mais com isso? Por que não se investe mais no assunto? Isso ajudaria homens e mulheres a terem mais pesquisas, financiamento e mais conversas sobre o assunto. Isso só beneficiaria todo mundo”, concluiu a estilista.


Arquivado em:Saúde

Tevez deixa time do coração para faturar ‘bolada’ na China

Posted: 29 Dec 2016 07:17 AM PST

Ao voltar para o Boca Juniors em julho de 2015, o atacante argentino Carlitos Tevez – famoso no Brasil como ídolo do Corinthiansdisse que “dinheiro não traz felicidade”, referindo-se ao montante que faturava na Juventus, da Itália, em sua melhor fase da carreira. Mas nem sempre a máxima reflete a realidade: na noite desta quarta-feita, o time de La Bombonera, onde Tevez cresceu e estreou aos 17 anos, anunciou a saída do jogador para a China em mais uma transação milionária do futebol asiático.

O Boca Juniors chegou a um acordo de 11 milhões de dólares (aproximadamente 35 milhões de reais) com o Shanghai Shenhua, equipe de outros bons nomes como o experiente nigeriano Obafemi Martins e o colombiano Fredy Guarín. Tevez foi seduzido por uma verdadeira bolada que ganhará em um contrato de dois anos: 40 milhões de dólares (cerca de 130 milhões de reais). O Shanghai terminou o último Campeonato Chinês na quarta colocação.

Em comunicado publicado no site oficial do clube argentino, Tevez agradeceu ao Boca Juniors por respeitar sua vontade de continuar a carreira no país asiático e encontrar uma solução que “beneficiou todas as partes envolvidas”. O atacante marcou 25 gols em 56 partidas durante sua segunda passagem pela equipe e ajudou na conquista de dois títulos, da Copa Argentina e do Campeonato Argentino, ambos em 2015.

O jogador Tevez, do Boca Juniors, comemora gol durante partida contra o River Plate, em partida válida pelo Campeonato Argentini, realizada no estádio Antonio Liberti, em Buenos Aires - 11/12/2016

Carlitos Tevez, ídolo do Boca Juniors, estreou com a camisa do clube de coração em 2001, aos 17 anos (Marcos Brindicci/Reuters)

“Boa sorte, Carlitos! Sempre estará em nossos corações. A partir de amanhã, o mundo xeneize começará a sonhar com a sua volta e trabalharemos para facilitar o seu retorno. Qualquer esforço será mínimo para vê-lo novamente com a nossa camisa”, escreveu o clube.

Revelado pelo Boca Juniors, Tevez brilhou na sua primeira passagem pelo time argentino, de 2001 a 2004, sendo campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2003. Depois se transferiu para o Corinthians, onde foi campeão brasileiro em 2005. Na Europa, defendeu West Ham, Manchester United, Manchester City e Juventus, antes de acertar seu retorno ao clube de coração.

Invasão chinesa

Agora Tevez é mais uma estrela a se transferir ao futebol chinês. Os clubes chineses vêm investido pesado para atrair jogadores e desenvolver seu futebol. Recentemente, o Shanghai SIPG fechou acordo com o meia Oscar, do Chelsea. Outras estrelas que se uniram aos clubes chineses foram os brasileiros Hulk, Ramires, Paulinho e Renato Augusto, o atacante colombiano Jackson Martínez e o atacante argentino Ezequiel Lavezzi.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Charlie Sheen pede que 2016 elimine mais um: Donald Trump

Posted: 29 Dec 2016 07:00 AM PST

Enquanto a grande maioria lamenta a avassaladora mortandade de personalidades em um ano que já não foi nada fácil nos campos político e econômico, o ator americano Charlie Sheen pediu a Deus que inclua mais um famoso em sua lista de mortes, que só nesta semana recebeu, entre outros, as atrizes Carrie Fisher e Debbie Reynolds, mãe e filha. “Querido Deus. Que o próximo seja Trump, por favor”, escreveu Sheen no Twitter, em que é seguido por 11,8 milhões de pessoas.

O tuíte foi feito em formato de oração — “Trump next, please” é repetido várias vezes, quase como um mantra religioso. Trump, que é seguido por 18,1 milhõesno Twitter, onde é bastante ativo, ainda não respondeu à provocação.

Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos, neste ano, sob uma pesada vaia do showbiz americano, que fez campanha para que Hillary Clinton substituísse Barack Obama. Conservador, liberal e misógino, Trump é visto por artistas como um retrocesso cultural e moral.


Arquivado em:Entretenimento, Mundo

Polícia turca prende 7 supostos integrantes do Estado Islâmico

Posted: 29 Dec 2016 06:57 AM PST

Sete supostos integrantes do Estado Islâmico (EI) de nacionalidade iraquiana foram presos preventivamente após terem sido detidos na quarta-feira em Sakarya, no noroeste da Turquia, informou o jornal “Cumhuriyet”. De acordo com a publicação, os detidos eram integrantes ativos do EI em Anbar, no Iraque, e recentemente tinham estabelecido uma célula adormecida na Turquia, onde permaneciam com permissões de residência falsas.

Leia também:
Congresso da Colômbia aprova anistia para as Farc
Duterte volta atrás sobre ter jogado pessoa de helicóptero

Dois dos membros eram supostos sicários e outro hackeava contas de redes sociais, ensinava técnicas de luta corpo a corpo e recolhia o zakat, o imposto revolucionário islâmico. O governo turco aumentou nos últimos meses a vigilância para detectar integrantes do EI e iniciou uma ambiciosa operação militar dentro da Síria para expulsar os jihadistas e as milícias curdas das regiões próximas à fronteira.

(Com Agência EFE)


Arquivado em:Mundo

Duterte volta atrás sobre ter jogado pessoa de helicóptero

Posted: 29 Dec 2016 06:53 AM PST

Conhecido por suas declarações polêmicas, o presidente filipino Rodrigo Duterte voltou atrás sobre ter jogado uma pessoa de um helicóptero, depois de comentar que teria feito isso com "corruptos" no passado. "Não tínhamos um helicóptero", disse à rede CNN, nesta quinta-feira.

Na terça-feira, Duterte comentou em entrevista a uma TV local que não hesitaria em matar pessoas que usam dinheiro público para corrupção. "Eu levaria para andar de helicóptero comigo a caminho de Manila e empurraria para fora enquanto estivéssemos no ar", afirmou, segundo a imprensa filipina. "Sim eu faria isso! Fiz antes e posso fazer de novo".

Ao comentar o caso nesta quinta, porém, Duterte disse que o incidente não aconteceu já que ele não teria acesso a um helicóptero quando era prefeito da cidade de Davao. Segundo ele, o incidente foi apenas "imaginação criativa deste Tulfo", em possível referência a um jornalista local.

Questionado sobre o episódio do helicóptero, o secretário de comunicação da Presidência, Martin Andanar, disse à CNN que "se ele disse, aconteceu", sem esclarecer a veracidade do caso.

Duterte já havia dito no início do mês que matou supostos criminosos pessoalmente quando era prefeito de Davao, para dar exemplo a policiais. Desde que assumiu a Presidência, em 30 de julho, o filipino ainda ofendeu o presidente americano Barack Obama, chamando-o de “filho da p*”, e mostrou o dedo médio para a União Europeia (UE). Ele também foi criticado por governos e organizações de direitos humanos por incentivar e ordenar assassinatos de pessoas envolvidas com consumo e tráfico de drogas, sem julgamento prévio.


Arquivado em:Mundo

Presidente da Chapecoense lembra um mês de tragédia aérea

Posted: 29 Dec 2016 06:32 AM PST

Torcedores da Chapecoense lamentam tragédia com avião que transportava a delegação da equipe(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Torcedores enfeitam Arena Condá com flores e cartazes em homenagem às vítimas da Chapecoense - 01/12/2016(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Torcedores enfeitam Arena Condá com flores e cartazes em homenagem às vítimas da Chapecoense - 01/12/2016(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Torcedores da Chapecoense lamentam tragédia com avião que transportava a delegação da equipe(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Torcedores da Chapecoense lamentam tragédia com avião que transportava a delegação da equipe(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Torcedora acende vela na Arena Condá em homenagem à Chapecoense(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Torcedores da Chapecoense lamentam tragédia com avião que transportava a delegação da equipe(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Torcedores da Chapecoense lamentam tragédia com avião que transportava a delegação da equipe(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Torcedores da Chapecoense lamentam tragédia com avião que transportava a delegação da equipe(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Torcedores da Chapecoense lamentam tragédia com avião que transportava a delegação da equipe(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Homenagens em Chapecó(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Homenagens em Chapecó(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Homenagens em Chapecó(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Movimentação em Chapecó(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Movimentação em Chapecó(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Movimentação em Chapecó(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Movimentação em Chapecó(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Movimentação em Chapecó(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Torcedores da Chapecoense lotam a Arena Condá durante tributo(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">chapeco-torcida-estadio-08(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Torcedores da Chapecoense lotam a Arena Condá durante tributo(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Torcedores da Chapecoense lotam a Arena Condá durante tributo(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">chapeco-torcida-estadio-09(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">chapeco-torcida-estadio-06(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">chapeco-torcida-estadio-07(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">

O presidente da Chapecoense, Plinio David de Nes Filho, divulgou nesta quinta-feira uma carta aberta para lembrar  um mês do acidente aéreo ocorrido na Colômbia. O time vive processo de reconstrução após a queda do avião da companhia boliviana LaMia, que vitimou 71 pessoas, deixando apenas seis sobreviventes.

Na mensagem à torcida, o presidente agradece a todos que prestaram homenagens e apoiaram a Chapecoense no último mês. Plinio também fez votos para que 2017 seja proveitoso. O clube disputa na próxima temporada a Copa Libertadores pela primeira vez na história.

Veja também

Entre os mortos estavam 19 jogadores e 24 membros da delegação da Chape. O zagueiro Neto, o goleiro Jackson Follmann e o lateral Alan Ruschel foram os jogadores que sobreviveram à tragédia. Todos já receberam alta e estão se recuperando em suas casas. Abaixo, a mensagem divulgada pelo presidente da Chapecoense na íntegra:

Trinta dias se passaram após o trágico acidente que levou dirigentes, comissão técnica, atletas, profissionais da imprensa e empresários amigos da Chape. Apenas seis tiveram a alegria de retornar as suas casas, um verdadeiro milagre.

O verde da Chape esteve presente em homenagens em todo mundo. O carinho recebido nos deu ainda mais força. Só nos resta agradecer. Agradecemos em especial ao nosso irmão Atlético Nacional de Medellín e a todo o povo da Colômbia.

É tempo de desafios. Muito trabalho está sendo feito por todos, objetivando primeiramente apoiar as famílias dos que se foram e a retomada de nosso querido clube. Neste momento de reconstrução, chegam novos dirigentes, nova comissão técnica e novos atletas para somar forças aos poucos que ficaram.

Tenho certeza torcedores, imprensa que tem nos apoiado em todas as horas, que seremos fortes e combativos em busca de nossos objetivos. O verde de nossas camisas será sempre o da esperança, será sempre o orgulho de Chapecó.

Nunca vamos esquecer dos que se foram, buscando sempre o melhor para nossa querida Chape como a melhor forma de homenageá-los. 2017 se inicia, desejo a todos, saúde, paz, serenidade e com a Chapecoense sempre em nossos corações. Muito obrigado!

(Leonardo Benassatto/Anadolu Agency/Getty Images)" description="">(Nelson Almeida/AFP)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Luiz Castro/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Luiz Castro/VEJA.com)" description="">(Luiz Castro/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA)" description="">(Ricardo Moraes/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Buda Mendes/Getty Images)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Diego Vara)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Buda Mendes/Getty Images)" description="">(Jaime Saldarriaga/Reuters)" description="">(Nelson Almeida/AFP)" description="">(Telegraaf/Reprodução)" description="">(Friedemann Vogel/Getty Images)" description="">

(Com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

Maria Ribeiro sobre saída do ‘Saia Justa’: ‘Também fiquei triste’

Posted: 29 Dec 2016 06:22 AM PST

Para despistar os boatos de que saiu brigada do Saia Justa, programa de debates de que fez parte nos últimos quatro anos no canal pago GNT, a atriz Maria Ribeiro elaborou toda uma produção para o Instagram. Em vídeo que inspirado no clássico clipe de Subterranean Homesick Blues, de Bob Dylan, mas ao som da brasileira Mallu Magalhães, Maria fala através de cartazes, se diz “triste” por deixar a atração e também grata a todas as ex-colegas: Astrid Fontenelle, Mônica Martelli e Barbara Gancia, que também está deixando o programa.

“Antes de mais nada, eu queria agradecer as inúmeras mensagens de amor que tenho recebido aqui”, diz a atriz, no início da sequência dos cartazes.  “Também fiquei triste, mas tá tudo certo. Sei que Barbara e eu deixamos nossa marca. Foram 4 anos lindos (um mandato!) de uma troca real e transformadora entre mulheres incríveis com quem aprendi muito e vou continuar aprendendo. Porque o que não falta nessa vida é mulher interessante para ocupar aquele sofá. A todos vocês, a Astrid, a Barbara e a Mônica, a minha gratidão.”

Procurado por VEJA, o GNT confirma conversas com a atriz Tais Araújo, que pode substituir Maria Ribeiro no Saia Justa em 2017. Ainda não há um nome conhecido para a vaga de Barbara Gancia.

Instagram Photo


Arquivado em:Entretenimento

Congresso da Colômbia aprova anistia para as Farc

Posted: 29 Dec 2016 06:16 AM PST

O Congresso da Colômbia aprovou na quarta-feira uma lei de anistia para proteger milhares de guerrilheiros desmobilizados das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a fim de que não sejam processados por crimes menores durante a guerra de 52 anos no país.

A lei, parte fundamental de um acordo de paz assinado no mês passado entre o governo colombianos e rebeldes das Farc, não incluirá combatentes que tenham cometido crimes de guerra ou violações de direitos humanos.

Veja também

A anistia também se aplica a militares do país. É a primeira em uma série de leis ligadas ao acordo que serão colocadas em votação acelerada no Congresso, na esperança de reassegurar rebeldes que estejam começando a se mudar para as zonas de desmobilização especial.

O projeto de lei foi aprovado tanto no Senado quanto na Câmara, apesar de forte oposição do partido de extrema-direita Centro Democrático, cujos membros se abstiveram da votação. A coalizão do presidente Juan Manuel Santos, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz neste mês, tem a maioria no Congresso. Cerca de 7.000 combatentes das Farc devem abandonar suas armas nos próximos seis meses.

Leia também:
Diplomacia dos 140 caracteres de Trump assombra política externa
Regime sírio fecha acordo de cessar-fogo com rebeldes, diz Putin

Rebeldes considerados culpados de crimes sérios como massacres, violência sexual ou sequestro não se encaixarão sob a anistia e, em vez disso, cumprirão sentenças alternativas como remoção de minas terrestres. As penas serão determinadas por um tribunal especial.

Outras leis relacionadas ao acordo de paz incluem reforma rural, compensação às vítimas, remoção de minas terrestres e um cessar-fogo monitorado pelas Nações Unidas. Sob o acordo, as Farc vão se tornar um partido político.

(Com Agência Reuters)


Arquivado em:Mundo

Diplomacia dos 140 caracteres de Trump assombra política externa

Posted: 29 Dec 2016 05:55 AM PST

Ainda sem tomar posse, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, agitou a política externa do país com suas mensagens intempestivas no Twitter, um estilo que já ficou conhecido como “diplomacia dos 140 caracteres”.

De Cuba até a China, passando por Rússia e Oriente Médio, Trump não teve papas na língua ao se pronunciar sobre a atualidade internacional em sua rede social favorita, para o terror das chancelarias no mundo todo. Com tuítes espontâneos, o magnata imobiliário rasgou manuais da diplomacia tradicional, mais inclinados a dedicar horas e horas de análise no mais alto nível do governo antes de emitir comunicados sobre política externa.

 

Como candidato presidencial republicano, Trump já havia transformado a campanha eleitoral com o uso do Twitter para atacar sem piedade seus rivais políticos ou jogar mais lenha na fogueira de polêmicas intermináveis. Longe de moderar sua “obsessão tuiteira” após bater a democrata Hillary Clinton nas eleições de 8 de novembro, o multimilionário, já como presidente eleito, usou a rede social para propor medidas que poderiam levar a uma nova ordem mundial.

A primeira vez em que Trump tuitou um comentário relevante sobre política externa desde que venceu as eleições foi no dia 28 de novembro, quando avisou que freará a aproximação a Cuba promovida por Barack Obama se Havana não oferecer a Washington um “melhor acordo”.

A China também esteve na mira do Twitter do presidente eleito, que no início de dezembro criticou o gigante asiático por “desvalorizar” sua moeda e “construir um grande complexo militar” nas disputadas águas do mar do Sul da China. O comentário aconteceu pouco depois das críticas das autoridades de Pequim a Trump por conversar por telefone com Tsai Ing-wen, presidente de Taiwan, que ligou para lhe dar os parabéns pela vitória nas eleições.

O distanciamento da China coincide com uma aparente aproximação à Rússia de Vladimir Putin, que enviou na semana passada uma entusiasmada carta de felicitação natalina com o desejo de “restaurar” as relações bilaterais. Trump, que escreveu mais de 34.000 tuítes desde que abriu sua conta em 2009, publicou a carta na última sexta-feira, dia em que aplaudiu o líder russo por declarar que Clinton e o Partido Democrata perderam as eleições de forma “humilhante”.

“Vladimir Putin disse hoje sobre Hillary e os Democratas: ‘Na minha opinião, isto é humilhante. É preciso ser capaz de perder com dignidade’. Tão verdade!”, escreveu o magnata. Também pelo Twitter, Trump defendeu na semana passada “fortalecer e expandir” a capacidade nuclear dos EUA até que “o mundo tenha consciência” sobre as armas atômicas, ideia que, posta em prática, poderia desencadear uma corrida armamentista mundial.

Nem a ONU se livra de sua compulsão: “As Nações Unidas têm um grande potencial, mas agora são só um clube para as pessoas se reunirem, conversarem e se divertirem. Que triste!”, escreveu na segunda-feira. O comentário veio após a decisão adotada na sexta-feira pelo Conselho de Segurança para exigir de Israel o fim de seus assentamentos nos territórios palestinos, aprovada graças a uma abstenção dos Estados Unidos. “Resista Israel, 20 de janeiro está cada vez mais próximo”, tuitou o magnata, em alusão à data na qual tomará posse como presidente.

A menos que o multimilionário modere seu uso da rede social quando puser os pés na Casa Branca, a “diplomacia dos 140 caracteres” pode se transformar em uma dor de cabeça para o Departamento de Estado, que gerencia a política externa do país. “Este estilo pessoal aparentemente impulsivo torna muito difícil que a burocracia do Departamento de Estado interprete Trump e siga seu exemplo”, advertiu Shamila N. Chaudhary, especialista do centro de estudos New America.

No entanto, não parece que o empresário dos cassinos vá calar sua “voz tuiteira” quando assumir a presidência, segundo seu futuro porta-voz na Casa Branca, Sean Spicer, que adiantou nesta segunda-feira que sua “Twittermania” será uma parte “fascinante” de sua presidência. “Acho que seu uso das redes sociais em particular vai ser algo nunca visto antes. Ele tem esta linha direta com o povo americano”, disse Spicer.

À espera de sua posse, Trump continua debruçado no Twitter enquanto a imprensa o lembra que, 50 dias após ganhar as eleições, segue sem comparecer a entrevistas coletivas, algo inédito em um presidente eleito há décadas.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

O feio e o belo se confrontam em ‘Animais Noturnos’

Posted: 29 Dec 2016 05:30 AM PST

É improvável que se passe indiferente pela abertura de Animais Noturnos, que tem estreia prevista no Brasil para 29 de dezembro. Fotografadas em uma câmera lenta luxuriante, mulheres nuas, imensamente obesas, com botas de vinil e quepes com as cores da bandeira americana bordadas de lantejoulas, fazem números de dança go-go, exibindo-se, acariciando-se e olhando nos olhos do espectador — que, estupefato, aos poucos sente beleza e humanidade emergindo em meio ao choque. Talvez esse seja um dos papéis da arte: insistir no feio, desnudá-lo, até que ele revele o que contém de belo. Ou, pelo menos, esse é um dos flancos pelos quais se pode abordar o segundo longa-metragem de Tom Ford, designer e magnata da moda. Como empresário e também como diretor de Direito de Amar (2009) e Animais Noturnos, Ford cultiva o belo, o simétrico, o limpo, o perfeito e o rarefeito. Mas deixa transparecer uma ambiguidade considerável a respeito dessa obsessão. A casa de sua protagonista, a galerista Susan Morrow (Amy Adams, em um desempenho que rivaliza com o de A Chegada), é um triunfo do modernismo e do minimalismo, uma construção de esterilidade calculada da qual se avistam, lá embaixo, distantes como os mortais estão do Olimpo, as luzes caóticas de Los Angeles. A própria Susan é um objeto de arte — os cabelos ruivos sedosos, a pele marmórea, os olhos de um azul puro e translúcido, a restrição indevassável. Mas essa insulação é uma espécie de agorafobia, sugere o filme. Habita-se esse mundo em pânico das imperfeições e feiuras do mundo real, em uma paralisia que busca futilmente anular as erupções a que a vida está sujeita.

Para Susan, que está casada com um homem belo como ela (Armie Hammer), mas que mal se dá ao trabalho de esconder suas traições, a erupção surge na forma da prova de um romance ainda não publicado. O autor é seu ex-marido, Edward (Jake Gyllen­haal), de quem ela se separou dezenove anos antes e com quem nunca mais teve contato. O livro vem dedicado a ela; e, no bilhete que o acompanha, Edward diz que decidiu seguir os conselhos de Susan e escrever com uma coragem mais visceral. Assim que Susan abre a brochura, então, o que se passa a ver é uma encenação do romance. Mas não uma encenação objetiva, e sim a que se vai formando na imaginação da leitora.

O personagem principal do livro, Tony Hastings (também Jake Gyllen­haal), está saindo em viagem pelo Texas com a mulher e a filha (Isla Fisher e Ellie Bamber) — ambas ruivas, como Susan e sua filha. Está claro que Susan reconheceu, no bilhete do ex-­marido, a indicação de que o romance tem cunho autobiográfico, e não é de estranhar seu nervosismo à medida que o enredo progride para uma situação de tensão terrível: enquanto roda pelas estradas escuras e desertas, a família é abordada por três rapazes rudes, violentos e ameaçadores, que jogam o velho Mercedes de Tony para o acostamento. Ray (Aaron Taylor-John­son), o líder da matilha, faz coisas indizíveis com os Hastings — tão medonhas que Susan fecha as páginas abruptamente, com o coração disparado, e vai se refugiar nas suas lembranças do ex-marido. O que, por sua vez, abre uma nova linha narrativa no filme: a recriação do passado e da maneira como Edward e Susan se conheceram, se apaixonaram e então foram incapazes de continuar juntos.

Tom Ford adapta o romance Tony e Susan, publicado em 1993 pelo americano Austin Wright, com razoável fidelidade, mas muitas elipses. Onde Wright tornava explícitas as ligações entre as três histórias, Ford as prefere alusivas, mais centradas nas associações visuais que em pistas narrativas. E, à medida que ele alterna as três tramas e as contrapõe, mais intenso se torna o pressentimento de que a fantasia de vingança contida no romance de Edward é um ajuste de contas tardio consigo mesmo e com Susan. Mais evidente, também, vai se tornando o vínculo indissociável do belo com aquilo que parece feio, triste, falido. Tom Ford mostra que Susan e Edward, ao separarem os elementos de sua vida entre essas duas categorias, confundiram-nas de forma às vezes irreparável. Pior: ao evitarem uma coisa, privaram-se de todas as outras.

Tome-se, por exemplo, o policial texano Bobby Andes (o espetacular Michael Shannon), que vai à procura de Tony Hastings para investigar os crimes cometidos contra ele, sua mulher e sua filha. Magro, cavado, taciturno e de modos evasivos, vagamente intimidadores, Bobby é uma figura cinzenta. Mas, enquanto caminha das bordas do filme para seu centro, ele se metamorfoseia em algo puro, luminoso — não obstante seu código moral muito oblíquo — e extraordinariamente comovente. De certa forma, Bobby representa tudo aquilo de que Susan procurou se resguardar no seu mundo perfeito. Mas resume também tudo o que ela buscou nesse resguardo, sem nunca encontrar.

Compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Entretenimento

Acidente com ônibus de turismo mata seis pessoas na BA

Posted: 29 Dec 2016 05:29 AM PST

Pelo menos seis pessoas morreram nesta quinta-feira depois que o ônibus de turismo em que elas viajavam perdeu o controle e capotou.

O acidente aconteceu por volta das 4h50, na BR-116, quilômetro 748, perto da cidade baiana de Poções, no sudoeste do Estado, com o ônibus da companhia Frida Transporte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus tinha, ao todo, cinquenta passageiros.

O ônibus saiu da cidade de Arcoverde, em Pernambuco, com destino a São Paulo.


Arquivado em:Brasil

‘Vou ficar com Carrie’, disse Debbie Reynolds antes de morrer

Posted: 29 Dec 2016 05:13 AM PST

As últimas palavras da atriz e cantora Debbie Reynolds, falecida um dia após a filha, Carrie Fisher, foram reveladas por seu filho, nesta quinta-feira. "Ela foi ficar com Carrie. Na verdade, essas foram as últimas palavras que ela falou naquela manhã", disse Todd Fisher, que perdeu a mãe e a irmã em apenas dois dias, ao site E! News.

Reynolds, de 84 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na quarta-feira, enquanto discutia detalhes do funeral da filha na casa de Todd. "Ela segurou a barra lindamente, claro, nos últimos dias, mas estava sob muito estresse e emoção por causa da perda de Carrie", disse Todd. "Foi basicamente o que motivou sua morte".

Ao anunciar a morte da mãe, ainda no hospital Cedars Sinai, Todd já havia relatado que Debbie disse que "queria ficar com Carrie" cerca de 15 minutos antes de sofrer o AVC. Carrie, que se tornou célebre como a princesa Leia nos filmes de Star Wars, morreu na terça-feira aos 60 anos depois de sofrer um ataque cardíaco na sexta-feira passada.

Debbie Reynolds recebeu o Prêmio Humanitário Jean Hersholt no ano passado e se consagrou no filme Cantando na Chuva, em 1952. Ela foi indicada ao Oscar por seu papel em A inconquistável Molly, em 1964, e ajudou financeiramente um grupo que trabalhava com pessoas vítimas de problemas mentais.


Arquivado em:Entretenimento

Imagens do dia 29 de dezembro

Posted: 29 Dec 2016 05:13 AM PST

(Mohammad Ponir Hossain/Reuters)" description="">(James D. Morgan/Getty Images)" description="">(Justin Tallis/AFP)" description="">(Pascal Rossignol/Reuters)" description="">(Aidyn Palabiyikoglu/Anadolu Agency/Getty Images)" description="">(Susana Vera/Reuters)" description="">(Stringer/Reuters)" description="">(Jean-Paul Pelissier/Reuters)" description="">(Himanshu Sharma/Reuters)" description="">(Stringer/Reuters)" description="">(KNS/AFP)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Indústria corta 1,026 milhão de vagas em um ano

Posted: 29 Dec 2016 05:09 AM PST

Em meio à persistência da crise na produção, a indústria permanece eliminando empregados no país. A atividade cortou 1,026 milhão de trabalhadores no período de um ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O total de ocupados na indústria recuou 8,2% no trimestre encerrado em novembro ante o mesmo período do ano anterior. “A indústria foi o grupamento que mais sentiu essa crise, é uma das maiores vítimas. Hoje você tem uma queda de cerca de um milhão de pessoas no contingente de trabalhadores da indústria, mas você está comparando com um ano em que o setor já estava em crise, que a situação já era crítica. Então você tem na indústria a queda de um milhão sobre uma base de comparação que já estava desgastada”, ressaltou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Segundo Azeredo, as demissões na indústria preocupam porque atingem não apenas os trabalhadores diretos, mas também os indiretos e terceirizados, como prestadores de serviços ocupados em funções como motoristas, faxineiros, seguranças. O setor de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas – que inclui alguns serviços prestados à indústria – registrou um corte de 256 mil vagas em um ano, 2,6% de ocupados a menos.

Já a construção extinguiu 702 mil postos de trabalho em novembro ante um ano antes, queda de 9,0% na ocupação no setor. “A construção é um grupamento que está muito ligado ao poder de compra da população. Com o cenário de recessão no país e a política econômica no sentido de reduzir o poder de compra da população, consequentemente as pessoas não vão investir na construção. Não é só comprar apartamento, é fazer uma obra, reformar a casa, pintar a parede todo fim de ano, consertar uma porta, as pessoas não vão fazer isso”, justificou Azeredo.

O comércio, que costuma contratar funcionários temporários no fim do ano, dispensou 178 mil empregados no trimestre encerrado em novembro ante o mesmo período do ano anterior. “Mas o comércio tem uma preparação (de contratação de temporários) mais para dezembro mesmo”, ponderou Azeredo.

Outras atividades com corte de vagas foram agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-438 mil empregados) e serviços domésticos (-194 mil empregados). “O emprego doméstico é um serviço que muitas vezes pode ser dado como possibilidade de luxo para alguns extratos de renda da população. Se essa população tem o poder de compra menor, com essa perda de renda efetiva uma das primeiras coisas que ela vai fazer é abrir mão do emprego doméstico”, explicou o coordenador do IBGE.

Por outro lado, houve aumento em novembro no contingente de trabalhadores de alojamento e alimentação (+346 mil empregados), administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (+125 mil vagas), outros serviços (+287 mil pessoas) e transporte, armazenagem e correio (+103 mil ocupados).

Carteira assinada

O mercado de trabalho no país perdeu 1,323 milhão de vagas com carteira assinada no período de um ano. O total de postos de trabalho formais no setor privado encolheu 3,7% no trimestre encerrado em novembro, ante o mesmo período do ano anterior, segundo o IBGE.

Já o emprego sem carteira no setor privado teve aumento de 3,5%, com 350 mil empregados a mais. O total de empregadores aumentou 4,0% ante o trimestre encerrado em novembro de 2015, com 162 mil pessoas a mais.

O trabalho por conta própria encolheu 3,0% no período, com 673 mil pessoas a menos nessa condição. “Ou seja, aqueles negócios que aquelas pessoas montaram com aquele dinheiro da rescisão do contrato, demitidas do setor privado, parece que não vingaram. Isso já vem acontecendo há alguns meses”, explicou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Houve redução ainda de 157 mil vagas na condição do trabalhador doméstico, 2,5% de ocupados a menos nessa função. A condição de trabalhador familiar auxiliar também encolheu, -13,6%, com 331 mil ocupados a menos.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia