USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Notícias

Notícias


Neymar tatua “Bruna Marquezine” na cintura

Posted: 26 Dec 2016 08:32 AM PST

Logo depois da partida beneficente no Pacaembu entre os amigos de Neymar e os de Robinho, na última quinta-feira, a festa continuou no vestiário. Foi numa foto lá, de cueca, que Neymar celebrava o sucesso do evento com os amigos e deixou aparecer na cintura, do lado esquerdo, sua mais nova tatuagem: a estampa da Mulher-Gato, eterna paixão do personagem Batman, o super-herói que faz dupla com o menino-prodígio Robin no combate ao crime.

Veja também

Fato é que a partida aconteceu no dia seguinte em que Neymar e sua ex-talvez-atual namorada Bruna Marquezine apareceram na festa do surfista Gabriel Medina em fantasia combinada de… Batman e Mulher-Gato. Significa?

neymar-mulher-gato-20161226-001


Arquivado em:Esporte

Ambulante morre após ser espancado em estação do metrô de SP

Posted: 26 Dec 2016 08:23 AM PST

O vendedor ambulante Luiz Carlos Ruas, de 54 anos, morreu em São Paulo após ser espancado na estação Dom Pedro II do metrô, na noite deste domingo. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), Ruas foi agredido por dois homens, por volta das 22h30, e não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a SSP, o ambulante estava do lado de fora da estação, onde vendia salgados e refrigerantes, quando dois homens se desentenderam com o vendedor e passaram a espancá-lo. O vendedor ainda tentou correr até a bilheteria do metrô, mas foi atingido por vários golpes e caiu no local. Segundo o boletim de ocorrência, agentes de segurança do metrô socorreram a vítima e a levaram ao Hospital do Servidor Público Municipal, mas Ruas acabou morrendo.

Em entrevista ao site de notícias G1, Ivani Akemi disse ter visto o início da discussão, quando dois homens teriam ido urinar do lado de fora da estação e um morador de rua, homossexual, reclamou. Segundo a fonte, os homens perseguiram o morador de rua e Luis Carlos Ruas foi tentar defendê-lo.

A SSP informou ao site de VEJA que a Polícia Civil está investigando o caso, por meio de inquérito policial. Em nota, o Metrô de SP afirma que, depois de prestarem os primeiros socorros, agentes de segurança conduziram para o Pronto Socorro Vergueiro um homem que foi agredido na área livre do mezanino da estação. “O Metrô colabora com a Autoridade Policial para o esclarecimento do crime”, afirma a nota.

O caso foi registrado no 78° Distrito Policial, nos Jardins, como homicídio, mas será encaminhado ao 5° Distrito Policial, na Aclimação, responsável pela área onde aconteceram as agressões.


Arquivado em:Brasil

Zilu alfineta Zezé em mensagem de Natal

Posted: 26 Dec 2016 08:14 AM PST

Em mais um capítulo da guerra de diretas e indiretas travada nas redes sociais, a ex-mulher de Zezé de Camargo, Zilu Godoi, publicou um texto na véspera de Natal em que afirma que não existe 'ex-filho'.

Na postagem em sua conta no Facebook, Zilu falou sobre Deus, a família e o amor. Ela refletiu sobre a delicada permanência das relações humanas e concluiu que "pode existir ‘ex-marido’, ‘ex-mulher’, ‘ex-sogra’, ‘ex-sogro’, ‘ex-cunhada’, ‘ex-o que vc quiser’….. Mas ‘EX-FILHO’, nunca haverá de existir!!!".

Ela se referia à recente briga de Zezé com a filha, a também cantora Wanessa. No final de novembro,  Zezé criticou a filha e a ex-mulher por aparecerem em fotos com o colunista Leo Dias. O sertanejo já processou o jornalista duas vezes e o considera "um dos seus inimigos".

Zilu concluiu a mensagem dizendo que nada superava o amor que tinha pelos filhos e pediu que Deus os abençoasse com sabedoria, paz e muitas alegrias.

 


Arquivado em:Entretenimento

Shoppings fecham mais lojas do que abrem pela 1ª vez em 12 anos

Posted: 26 Dec 2016 07:47 AM PST

O segmento de lojas de shoppings encolheu em 2016, encerrando o ano com menos pontos de venda em operação do que 2015, apesar de novos empreendimentos terem sido inaugurados. Dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) apontam uma queda de 12,9% na quantidade de lojas este ano, que chegou a 121,6 mil ao final de 2016 ante 139,7 mil no ano anterior. É a primeira vez que a Alshop detecta uma diminuição na quantidade de lojas ao longo de um ano pelo menos desde a transição de 2004 para 2005, quando começou a ser feito o levantamento sobre a indústria de shoppings brasileira.

O recuo na quantidade de lojas acontece mesmo com a inauguração de shopping centers novos em 2016. De acordo com a Alshop, foram 19 empreendimentos que entraram em operação este ano, uma desaceleração em relação às 25 inaugurações de 2015. Para o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, o número de lojas encolheu como resultado do fechamento de pontos de venda no ano. Já a inauguração de shoppings novos, diz, tem ocorrido com uma menor taxa de ocupação desses empreendimentos. Ele avalia que shoppings inaugurados nos últimos três anos ainda estão com ocupação fraca.

Veja também

Vendas em queda – As vendas em lojas de shopping caíram 3% no Natal de 2016 na comparação com igual período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). O desempenho foi apurado por meio de pesquisa feita com 150 empresas de varejo associadas à entidade. A Alshop considera que as famílias gastaram menos neste Natal em meio a uma restrição no acesso ao crédito, taxas de juros elevadas e desemprego. Segundo constatou a entidade com base em dados do SPC Brasil, o gasto médio dos brasileiros com presentes de Natal caiu cerca de 5% este ano ante 2015.

A Alshop calcula que existam 761 shoppings no Brasil, excluindo-se as chamadas galerias comerciais, que são 168. Outros 42 shoppings estão em construção, mas a entidade espera que apenas um terço deles seja inaugurado em 2017.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Mais uma da carne processada: ela estimula crises de asma

Posted: 26 Dec 2016 07:46 AM PST

Você tem asma e gosta de comer presunto, linguiça, salsicha e bacon? Está na hora de rever sua alimentação. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Thorax, consumir mais de quatro porções de carne processada por semana pode dobrar o risco de uma crise de asma.

Os autores acreditam que a ingestão de um conservante chamado nitrito, usado nesses produtos, possa ser responsável pela piora nas vias respiratórias. No final do ano passado, o consumo desses alimentos já foi associado a um aumento no risco de câncer.

Pesquisa

No estudo, especialistas do Hospital Paul Brousse, em Paris, na França, acompanharam durante quatro anos 971 pessoas com asma. Nesse período, os pesquisadores monitoraram a manifestação de sintomas da doença, como dificuldade de respiração, aperto no peito e falta de ar e a dieta dos participantes.

Os resultados mostraram que aqueles que comiam pelo menos quatro porções de carnes processadas por semana tinham uma probabilidade 76% maior de apresentar uma piora nos sintomas da asma, em comparação com aqueles que comiam menos. No estudo, uma porção de carne processada equivalia a uma salsicha, duas fatias de presunto ou de salame.

Os participantes que consumiam no máximo uma porção de presunto, salsicha ou linguiça por semana tiveram uma piora de 14% nos sintomas da doença. Entre os participantes que ingeriam de uma a quatro porções por semana, essa taxa subiu para 20%. Já aqueles que tinham o hábito de consumir mais de quatro porções semanais o aumento foi de 22%.

Como muitos fatores afetam o risco de um ataque de asma, os autores tentaram eliminar os fatores mais óbvios, controlando o efeito de variáveis como obesidade, mas ainda assim a associação entre consumo de carne processada e piora dos sintomas se manteve.

“Embora certos alimentos possam desencadear alergias em algumas pessoas, não há recomendação específica de dieta para lidar com sintomas da asma de modo geral”, afirma Erika Kennington, chefe de pesquisa no centro Asthma UK, à rede britânica BBC.

Como esse foi apenas um estudo observacional, especialistas ressaltam que a relação de causa e consequência entre o consumo de carne processada e a piora na asma não foi provada e pedem mais pesquisas sobre o assunto. Entretanto, ressaltam a importância da manutenção de uma dieta saudável e variada com a ingestão de, em média, 70 gramas de carne vermelha ou processada por dia. Isso equivale a uma salsicha mais uma fatia de bacon.

Catherine Collins, da Associação Britânica de Nutrição, recomendou, em entrevista à BBC, uma dieta “variada e de estilo mediterrâneo”. com muitos produtos frescos, “mesmo se tenha ou não asma”.

Asma

A asma é uma das doenças crônicas respiratórias mais comuns e afeta tanto crianças quanto adultos. Não existe uma causa única para a afecção, mas alguns fatores como genética, ambiente (poeira, pelos de animais) e o tabagismo, podem aumentar a probabilidade de seu desenvolvimento. Alguns sintomas são dificuldade de respirar, dores no peito, tosse e espirros.

Estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas no mundo convivam com o problema e que sua prevalência aumente em 50% a cada dez anos. No Brasil são 20 milhões pacientes asmáticos, o que significa uma prevalência de 10% na população. A asma é a quarta causa de internação pelo Sistema Único de Saúde, com 160 mil hospitalizações em 2011.


Arquivado em:Saúde

Ícone gay, George Michael saiu do armário em 1998

Posted: 26 Dec 2016 07:11 AM PST

O cantor britânico George Michael, que morreu neste domingo aos 53 anos, era reconhecido como um símbolo gay e ativista dos direitos LGBT. Durante quase duas décadas, o artista se dedicou a apoiar pesquisas sobre a aids e a criticar estereótipos sexuais. Contudo, só passou a falar em público sobre sua orientação sexual após uma entrevista à rede de televisão americana CNN, em abril de 1998, quando assumiu que era gay. Pouco antes, George Michael havia sido detido pela polícia americana por estar com um homem em um banheiro público, em Bervely Hills.

A entrevista foi o primeiro grande pronunciamento do cantor, então com 34 anos, após o episódio. No programa, o britânico afirmou que não havia tido qualquer relação com outro homem até os 27 anos e que decidiu não falar sobre sua orientação sexual por ter enfrentado muita especulação sobre o assunto no início de sua carreira.

"Passei a primeira metade da minha carreira enfrentado acusações de ser gay no momento em que nunca havia tido nada parecido com uma relação homossexual", disse, na época. "Passei muitos anos ouvindo como a minha sexualidade deveria ser… o que era muito confuso."

“Nunca tive problemas morais em ser gay”

O cantor afirmou ainda que sempre havia falado sobre sua vida pessoal por meio de suas músicas. A detenção do cantor, nos Estados Unidos, rendeu inspiração para a música Outside, lançada em outubro de 1998. No ano seguinte, George Michael deu uma entrevista à revista The Advocate, especializada no público LGBT, em que afirmou que sua orientação sexual não era um problema moral:

"Nunca tive problemas morais em ser gay. Achei que tinha amado mulheres algumas vezes. Então, me apaixonei por um homem e percebi que nenhuma daquelas relações anteriores havia sido amor", explicou.

Uma de suas relações foi com o estilista brasileiro Anselmo Feleppa, que morreu em 1993 em razão de complicações da aids. A música Jesus to a Child foi dedicada a ele.

Em 1999, George Michael apresentou um documentário sobre experiências de jovens que conviviam com a aids em várias partes do mundo.

(Stefan Wermuth/Reuters)" description="">(MIGUEL MEDINA/AFP)" description="">(Tobias Schwarz/Reuters)" description="">(ADRIAN DENNIS/AFP)" description="">(Mario Anzuoni/Reuters)" description="">(Susana Vera/Reuters)" description="">(Heinz-Peter Bader/Reuters)" description="">(BEN STANSALL/AFP)" description="">(/Reuters)" description="">(Stefan Wermuth/Reuters)" description="">(/AFP)" description="">(MAX NASH/AFP)" description="">(Oli Scarff Getty Images/VEJA)" description="">(Phil Noble/Reuters)" description="">(Tobias Schwarz/Reuters)" description="">(JOHNNY EGGITT/AFP)" description="">(Rob Verhorst/Redferns/Getty Images)" description="">(Michael Putland/Getty Images)" description="">(Michael Putland/Getty Images)" description="">(Michael Putland/Getty Images)" description="">(Peter Still/Redferns/Getty Images)" description="">(Peter Still/Redferns/Getty Images)" description="">
Arquivado em:Entretenimento

Atacante da seleção brasileira é detido por dirigir alcoolizado

Posted: 26 Dec 2016 06:58 AM PST

O atacante brasileiro do Liverpool e da seleção Roberto Firmino foi detido por conduzir seu automóvel sob uso de álcool, na madrugada de 24 de dezembro, e terá de responder pelo delito à justiça inglesa. Segundo publicação no jornal inglês Liverpool Echo, ele foi flagrado em Merseyside, região metropolitana de Liverpool e conduzido à delegacia.

Veja também

Um porta-voz da polícia disse que “flagrou um homem de 25 anos dirigindo embriagado após seu carro ser parado no centro de Liverpool na madrugada de 24 de dezembro”.

Segundo o jornal, o porta-voz da policia disse que “Firmino vai à Corte de Liverpool no dia 31 de janeiro”, para prestar esclarecimentos.


Arquivado em:Esporte

Imigrantes são responsáveis por US$ 6,7 tri do PIB global

Posted: 26 Dec 2016 06:54 AM PST

No ano em que Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos prometendo expulsar do país os imigrantes ilegais e que a população britânica votou em referendo pela saída da União Europeia, a atenção do noticiário se voltou para a tensão provocada em parte da população de países ricos diante do aumento do número de imigrantes. Estudo recém-publicado pelo McKinsey Global Institute (MGI) revela, porém, que as nações desenvolvidas são beneficiadas pela força de trabalho estrangeira. E que os imigrantes acrescentam ao PIB mundial 3 trilhões de dólares. 

Veja também

Atualmente, os trabalhadores estrangeiros respondem por 9,4% (ou 6,7 trilhões de dólares) do PIB mundial. Caso não tivessem optado por se mudar para nações mais produtivas, esse número seria cerca de 4%, ou 3 trilhões de dólares, menor, de acordo com o estudo do MGI. Os refugiados representam somente 10% dos 247 milhões de imigrantes em todo o mundo. Os outros 90% decidiram deixar seus países de origem por questões econômicas. 

Brasil

Somente no Brasil o número de imigrantes no mercado de trabalho formal cresceu 131,1% entre 2010 e 2015 – passando de 54.333 em 125.535 -, segundo Relatório Anual 2016 do Observatório das Migrações Internacionais, elaborado em parceria entre o Ministério do Trabalho e a Universidade de Brasília (UnB).

De acordo com o levantamento divulgado neste mês, as regiões que registraram maior aumento no número de imigrantes foram Sudeste e Sul. São Paulo é o principal destino, com 35,8% dessa força de trabalho. Na sequência vêm Paraná (12,9%), Santa Catarina (12,8%), Rio Grande do Sul (10%) e Rio de Janeiro (9,8%). Em 2016, a Polícia Federal já concedeu registro a 53.320 imigrantes até novembro, somando temporários, permanentes, asilados e refugiados.

Mercado

Estados Unidos e Canadá são, ao lado dos países da Oceania, as nações que mais bem integram os estrangeiros em seu mercado de trabalho, de acordo com o estudo – no Canadá, os procedimentos para reconhecimento da qualificação dos trabalhadores de outros países são mais simples do que na Europa, por exemplo.

Ainda de acordo com o levantamento, os imigrantes recebem, em média, entre 20% e 30% menos do que os trabalhadores locais. Mas equiparar esses salários seria positivo para os países ricos, segundo o estudo, já que ajudaria a aumentar a produção e o consumo internos. 

Os benefícios da migração para as nações desenvolvidas se dão por diversas razões: até mesmo os trabalhadores menos escolarizados movimentam a economia ao liberar a população local para serviços de maior valor agregado. Eles também contribuem por meio de ações empreendedoras. O estudo ainda cita uma já conhecida face positiva da migração – os estrangeiros ajudam a sanar os problemas provocados pelo envelhecimento da população dos países de destino. Entre 2000 e 2014, os imigrantes contribuíram para elevar em até 80% a força de trabalho de outras nações. 


Arquivado em:Brasil, Mundo

Nem Maradona nem Messi. Melhor atacante da história foi Ronaldo

Posted: 26 Dec 2016 06:23 AM PST

Nem Diego Maradona nem Lionel Messi. Para Gonzalo Higuaín, de 29 anos, o melhor atacante da história do futebol foi Ronaldo Fenômeno. O atacante da Juventus disse em entrevista ao canal europeu Premium Sport que Messi, seu companheiro na seleção da Argentina, é o melhor jogador da atualidade. “Quando eu era pequeno, acompanhava o futebol italiano e lá jogavam grandes atacantes como Trezeguet, Batistuta, Crespo. Mas, para mim, o melhor de todos os tempos é Ronaldo”, declarou Higuaín.

Veja também

Ronaldo não foi o único brasileiro mencionado pelo argentino, que jogou no Real Madrid de 2006 a 2013. Ao comentar seu início de carreira na Europa, Higuaín destacou Roberto Carlos. “Tive alguns grandes companheiros de equipe. Raúl, Van Nistelrooy e Roberto Carlos me ajudaram a me adaptar.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Anac reajusta tarifas de Guarulhos, Galeão e mais 4 aeroportos

Posted: 26 Dec 2016 06:05 AM PST

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alterou as tarifas de seis aeroportos concedidos à iniciativa privada, conforme decisões publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 26.

A medida atinge os aeroportos internacionais do Galeão, no Rio de Janeiro; de Cumbica, em Guarulhos (SP); Juscelino Kubitschek, em Brasília; Tancredo Neves/Confins, em Belo Horizonte; Viracopos, em Campinas (SP); e de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.

Com as mudanças, a tarifa de embarque doméstico em Galeão e Confins passará de R$ 20,47 para R$ 27,82. Em Brasília, essa taxa subirá de R$ 20,45 para R$ 27,79. Em Guarulhos, a taxa passa para R$ 28,63. Em São Gonçalo do Amarante, será cobrada tarifa de R$ 21,99 e em Viracopos, R$ 27,67.

Os novos valores entram em vigor em 1º de janeiro de 2017.

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil, Economia

Qual o maior hit de George Michael?

Posted: 26 Dec 2016 05:18 AM PST

(Stefan Wermuth/Reuters)" description="">(MIGUEL MEDINA/AFP)" description="">(Tobias Schwarz/Reuters)" description="">(ADRIAN DENNIS/AFP)" description="">(Mario Anzuoni/Reuters)" description="">(Susana Vera/Reuters)" description="">(Heinz-Peter Bader/Reuters)" description="">(BEN STANSALL/AFP)" description="">(/Reuters)" description="">(Stefan Wermuth/Reuters)" description="">(/AFP)" description="">(MAX NASH/AFP)" description="">(Oli Scarff Getty Images/VEJA)" description="">(Phil Noble/Reuters)" description="">(Tobias Schwarz/Reuters)" description="">(JOHNNY EGGITT/AFP)" description="">(Rob Verhorst/Redferns/Getty Images)" description="">(Michael Putland/Getty Images)" description="">(Michael Putland/Getty Images)" description="">(Michael Putland/Getty Images)" description="">(Peter Still/Redferns/Getty Images)" description="">(Peter Still/Redferns/Getty Images)" description="">

O cantor inglês George Michael, que morreu neste domingo, vendeu mais de 100 milhões de álbuns durante uma carreira musical de quase quatro décadas. Careless Whisper, Freedom! Wake Me Up Before You Go-go são alguns de seus hits. Qual seu favorito?

 

 


Arquivado em:Entretenimento

F1: Rosberg vai contar em livro bastidores do seu título

Posted: 26 Dec 2016 05:08 AM PST

Afastado do automobilismo após anunciar sua aposentadoria, o alemão Nico Rosberg, de 31 anos, vai contar os bastidores da conquista do seu primeiro e único título da Fórmula 1 no livro Finally (“Finalmente”, em português), com destaque às imagens da sua temporada, da primeira à última etapa, em Abu Dabi.

Veja também

De acordo com Rosberg, o livro tem mais de 200 fotos de um fotógrafo que o acompanhou na temporada. “Durante os meses finais da minha batalha pelo título, meus altos e baixos foram documentados pelo meu amigo Paul Ripke e imortalizados neste fantástico livro de fotografias”, disse Rosberg, nas redes sociais.

“Agora, poderemos reviver estes momentos juntos: o drama da corrida final, nossas emoções após a vitória e, finalmente, o anúncio em Viena de que eu estava pendurando minhas botas como piloto. Nós alcançamos o nosso objetivo. Todos vocês fizeram isso comigo”, afirmou o alemão.

Rosberg anunciou sua aposentadoria cinco dias após se sagrar campeão. Ele alegou que queria passar mais tempo com sua mulher e a filha de um ano.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Imagens do dia 26 de dezembro

Posted: 26 Dec 2016 04:37 AM PST

(Neil Hall/Reuters)" description="">(Kazuhiro Nogi/AFP)" description="">(David W. Cerny/Reuters)" description="">(Srdjan Zivulovic/Reuters)" description="">(Romeo Ranoco/Reuters)" description="">(Maxim Shemetov/Reuters)" description="">(Maxim Shemetov/Reuters)" description="">(STR/Reuters)" description="">
Arquivado em:Galeria de Fotos

Confiança da indústria cai e atinge o menor nível desde junho

Posted: 26 Dec 2016 04:13 AM PST

 

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do Brasil caiu em dezembro para o menor patamar desde junho, informou nesta segunda-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV), em mais um indicador de que a economia brasileira enfrenta dificuldades para se recuperar.

O índice recuou 2,2 pontos – passou de 87,0 pontos em novembro para 84,8 pontos em dezembro. Em comparação a outubro, o ICI havia subido 0,4 ponto. A prévia do indicador deste mês já havia mostrado o cenário negativo, com queda de 2,9 pontos, para o menor nível desde junho.

“O resultado da sondagem industrial de dezembro, com queda da confiança e nível recorde de ociosidade, joga um balde de água fria sobre indicadores que já estavam mornos”, afirmou Tabi Thuler Santos, coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV/IBRE, em nota.”Entre agosto e novembro, a acomodação da confiança –motivada pela apatia da demanda interna– já havia interrompido a recuperação temporária da confiança do setor observada no primeiro semestre.”

Queda na confiança

 

Segundo a FGV, a queda da confiança ocorreu em 12 de 19 segmentos industriais e atingiu tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as perspectivas das empresas para os meses seguintes.

O Índice de Expectativas (IE) caiu 1,8 ponto, para 87,1 pontos no período, enquanto que o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 2,2 pontos, para 82,9 pontos.

A FGV informou ainda que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada foi a 72,5 por cento em dezembro, nova mínima dentro da série histórica, iniciada em 2001.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Economia

Mercado reduz projeção de crescimento em 2017 para 0,5%

Posted: 26 Dec 2016 04:08 AM PST

Em novo relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, analistas estimam uma retração maior do PIB em 2016 e crescimento menor em 2017.

Há duas semanas, o BC informou que seu índice de atividade (IBC-Br) recuou 0,48% em outubro ante setembro. O resultado reforçou a expectativa de que a economia volte a crescer apenas em 2017. Mas o mercado agora prevê para o País um crescimento de 0,50% no próximo ano, abaixo do 0,58% projetado uma semana antes. Há um mês, a expectativa era de 0,98%. Em suas projeções, o Ministério da Fazenda trabalha com a estimativa de crescimento de 1,00% para o próximo ano.

O relatório Focus da semana indicou também ligeira piora nas projeções de atividade para 2016. Pelo documento divulgado nesta segunda-feira, 26, a mediana para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 passou de uma retração de 3,48% para uma queda de 3,49%. Há um mês, a perspectiva era de recuo também de 3,49%.

Já as projeções para a produção industrial melhoraram um pouco em relação ao último boletim, mas continuam abaixo de estimativas feitas há um mês. A queda prevista para este ano passou de 6,72% para retração de 6,68%. Para 2017, a projeção de alta da produção industrial passou de 0,75% para 0,88%. Há um mês, as projeções eram de recuo de 6,23% para 2016 e alta de 1,21% para 2017.

Inflação dentro da meta

O levantamento, que ouve uma centena de economistas de instituições financeiras toda a semana, mostrou que, pela mediana das estimativas, o IPCA fechará este ano com alta de 6,40% –dentro da meta oficial, de 4,5% com margem de tolerância de 2 pontos percentuais–, abaixo dos 6,49% esperados até então. Para 2017, as contas passaram a 4,85%, ante 4,90% da semana anterior, aproximando-se ainda mais do centro da meta, de 4,5%.

Juros e dívida

A taxa básica de juros, a Selic, fechará 2017 a 10,50 por cento, segundo a mediana das projeções do boletim – ela hoje é de 13,75%. A projeção para o indicador que mede a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB para este ano permaneceu em 45,20% no Focus. Há um mês, estava em 45,40%. Para 2017, as expectativas no boletim Focus foram de 50,75% para 50,74%, ante projeção apontada um mês atrás de 50,79%.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)


Arquivado em:Economia

Queda de avião russo: equipes resgatam 11 corpos de vítimas

Posted: 26 Dec 2016 03:22 AM PST

(Maxim Shemetov/Reuters)" description="">(Maxim Shemetov/Reuters)" description="">(Maxim Shemetov/Reuters)" description="">(Maxim Shemetov/Reuters)" description="">(Ekaterina LYZLOVA/AFP)" description="">(Stringer/AFP)" description="">(Alexander UTKIN/AFP)" description="">(ALEXANDER UTKIN/AFP)" description="">(Stringer/AFP)" description="">(Maxim Shemetov/Reuters)" description="">(Alexander UTKIN/AFP)" description="">(Alexander Utkin/AFP)" description="">(Yevgeny Reutov/Reuters)" description="">(Alexander Utkin/AFP)" description="">(Alexander Utkin/AFP)" description="">(Sergei Karpukhin/Reuters)" description="">(Yevgeny Reutov/Reuters)" description="">(Yevgeny Reutov/Reuters)" description="">(Arquivo/FETHI BELAID/AFP)" description="">(Jacques Demarthon/AFP)" description="">(Alexander Nemenov/AFP)" description="">(Arquivo/NATALIA KOLESNIKOVA/AFP)" description="">

Uma grande operação de resgate, com mais de 3.500 militares, 39 embarcações, 32 aparelhos aéreos e sete batiscafos (pequeno veículo submarino), está em curso nesta segunda-feira para resgatar os corpos das 92 pessoas que morreram ontem a bordo do avião militar Tupolev TU-154 que caiu nas águas do Mar Negro.

Os operários de resgate, entre eles 135 mergulhadores, recuperaram até agora 11 corpos e 154 partes do avião que caiu minutos após decolar neste domingo do aeroporto de Sochi, no Sul da Rússia, com destino à base militar russa na Síria. Os corpos resgatados chegaram esta manhã a Moscou a bordo de um avião de transporte militar, segundo as agências de notícias do país.

De acordo com um comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira pelo porta-voz do Exército russo, Igor Konanchenkov, as equipes trabalharam durante toda a noite e "não pararam por um minuto" na tentativa de encontrar os corpos.

Resgate

Os militares que participam da operação de resgate delimitaram a área de busca do avião que caiu e acreditam que irão localizar o aparelho ao longo do dia. Os especialistas determinaram a trajetória da aeronave e concluíram que ela caiu na água a seis quilômetros do litoral.

“Acredito que hoje poderemos localizar o local onde está o avião no fundo do Mar Negro”, afirmou aos jornalistas o comandante-em-chefe das Forças Aeroespaciais da Rússia, Viktor Bondarev.

Apesar de as caixas-pretas do avião não emitirem sinais de rádio para facilitar sua localização, Bondarev se mostrou confiante de que elas serão encontradas e poderão esclarecer as circunstâncias do acidente.

Segundo a imprensa do país, o ministro dos Transportes russo, Maxim Sokolov, descartou hoje um atentado terrorista entre as causas prováveis do acidente, e apontou para o “estado técnico do aparelho ou uma falha de pilotagem” como as duas versões prioritárias da investigação.

A aeronave foi fabricada em 1983 e, há dois anos, foi submetida a uma revisão geral. Desde então, o fabricante não tinha recebido dos proprietários do aparelho pedidos de manutenção técnica nem de consertos.

A Rússia vive hoje um dia de luto nacional em memória das vítimas da tragédia aérea. As principais redes de televisão do país modificaram sua programação, da qual retiraram episódios humorísticos e outros de diversão.

(Com agência EFE e Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

Taxa de adesão a Temer chega a 88% na Câmara

Posted: 26 Dec 2016 03:12 AM PST

O presidente Michel Temer termina o ano com a maior taxa de governismo já registrada na história recente da Câmara dos Deputados. Segundo dados do jornal O Estado de S.Paulo, os deputados seguiram a orientação do governo em 88% das votações nominais que ocorreram em plenário em seus primeiros sete meses de gestão. No mesmo período do segundo mandato da presidente cassada Dilma Rousseff, a taxa de governismo média foi de 63%.

A adesão ao governo é praticamente unânime na base aliada. O PMDB, por exemplo, que tem a maior bancada da Casa, registra uma taxa de apoio a Temer de 97% – a mesma do PSDB, que tem o terceiro maior número de deputados. Só cinco partidos – PT, PDT, PCdoB, PSOL e Rede – votam em oposição ao governo na maioria das vezes.

Além do alto nível de governismo, houve outra mudança importante no comportamento dos deputados. Apesar da crise econômica e das delações premiadas da Operação Lava Jato, as legendas voltaram a se comportar como partidos coesos, cujos deputados obedecem aos seus líderes partidários. Conforme análise estatística da dispersão de votos, em escala de zero a dez que em que o zero significa que todos os deputados de um mesmo partido votam sempre igual, o índice chegou a 8,3 no auge da crise política do segundo mandato de Dilma e agora recuou para 3,9.

Para o professor de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC) Ivan Fernandes, a alta coesão e governismo dos partidos corroboram a tese de que nosso sistema de governo é muito mais parecido com o parlamentarismo do que se imagina. “A diferença maior entre dois países não está no seu sistema de governo, mas, sim, se ele é bi ou multipartidário. No segundo caso, que é o nosso, a importância das coalizões é enorme, assim como no parlamentarismo.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

O que esperar do esporte em 2017?

Posted: 26 Dec 2016 02:51 AM PST

Depois de um ano com Olimpíada no Brasil, 2017 será bem menos agitado, mas possivelmente com algumas mudanças de trono. No tênis e na Fórmula 1, novas estrelas pedem passagem. No futebol, uma nova geração de atletas e treinadores busca se firmar, num ano que terá uma mudança significativa no calendário e a Chapecoense como atração, pelo menos no início da temporada. O Brasil ainda lutará para reconquistar seu espaço no surfe e no UFC. As principais expectativas para 2017:

A nova Chapecoense

Abalada com a tragédia do dia 29 de novembro, que matou quase toda a sua equipe, comissão técnica e diretoria, a Chapecoense terá de se remontar para o ano mais importante de sua história. Vagner Mancini foi o técnico escolhido para o renascimento da equipe de Chapecó (SC), que disputará a Copa Libertadores pela primeira vez, além da Recopa Sul-Americana, a Série A do Brasileiro e até um amistoso contra o Barcelona. Até agora, poucos atletas foram contratados e a nova diretoria não se mostrou satisfeita com as opções de empréstimo gratuitos oferecidas por grandes clubes em solidariedade. A equipe catarinense, porém, promete não fazer loucuras e manter a receita que o fez chegar ao título da Sul-Americana de 2016: salários modestos, mas em dia, e clube sem dívidas. Existe a expectativa de o lateral Alan Ruschel e o zagueiro Neto, dois dos seis sobreviventes do acidente, voltarem a atuar pela equipe em 2017.

Os primeiros passos para a Chapecoense se reerguer

Homenagens à Chapecoense na última rodada do Brasileirão

Gabriel Jesus

Destaque do Palmeiras na campanha do nono título do Campeonato Brasileiro e grande surpresa da seleção brasileira, Gabriel Jesus terá o maior desafio de sua carreira em 2017: despontar no Manchester City, do técnico Pep Guardiola, e aguentar a pressão, afinal tem apenas 19 anos e sua transferência custou 32 milhões de euros (cerca de 110 milhões de reais). Não há dúvidas sobre seu potencial, mas o bom elenco do City certamente lhe fará suar a camisa para conquistar Guardiola: no ataque, ele brigará com estrelas como Sergio Aguero, Raheem Sterling, Kevin De Bruyne e Nolito. Em relação a Jesus, Guardiola deve trabalhar com calma para lapidá-lo o quanto puder no futebol inglês.

Brasil

A vez de Neymar

O maior craque brasileiro teve um 2016 irregular. Brilhou intensamente na Olimpíada do Rio com o inédito ouro, mas perdeu protagonismo no trio de ataque do Barcelona (Lionel Messi e Luis Suárez foram bastante superiores) e até na seleção (o que não é necessariamente ruim). Mas, com o Barcelona prometendo brigar novamente por títulos e a seleção brasileira em alta, Neymar chegará aos 25 anos com mais maturidade e chances reais de brigar pelo posto de melhor do mundo. Messi e Cristiano Ronaldo dão os primeiros sinais de queda, enquanto Antoine Griezmann, Suárez e Gareth Bale aparecem como possíveis concorrentes. Talento para conquistar o mundo Neymar já provou que tem. Se colocar a cabeça no lugar e engatar uma sequência positiva, ele pode, enfim, chegar ao topo.

Neymar

F1 e UFC: Brasil em baixa

Automobilismo e MMA tiveram um 2016 melancólico no país. E a tendência para 2017 também não é nada boa. Ainda não está definido se o Brasil terá um representante na Fórmula 1: Felipe Nasr segue sem contrato após deixar a Sauber e Felipe Massa, que se “aposentou”, agora repensa sua decisão e pode permanecer na Williams. Mas apesar da perda de prestígio dos últimos tempos, a F1 estará renovada e com dois potenciais heróis: o holandês Max Vesrtappen, de 19 anos, já brilhou intensamente em 2016 e pode entrar de vez na briga pelo título com a Red Bull. E o finlandês Valtteri Bottas pode assumir o posto deixado por Nico Rosberg, que se aposentou de forma surpreendente dias depois de conquistar seu primeiro título, e também pode sonhar com o título, caso a Mercedes consiga mais um ano de domínio absoluto. No UFC, José Aldo (que também se aposentou e depois mudou de ideia) tentará se firmar novamente como o rei dos penas, enquanto Ronaldo Jacaré e Demian Maia seguem aguardando chances por cinturão. Entre as mulheres, a campeã Amanda Nunes e Cris Cyborg também podem crescer. Mais uma vez, a atração mundial (e queridinho de Dana White) deve ser o irlandês Conor McGregor. Jon Jones, suspenso até julho por doping, e Ronda Rousey também sonham em retomar seus reinados.

O piloto Max Verstappen, da equipe Red Bull, comemora após conquistar a terceira posição do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 - 13/11/2016

Libertadores reformulada

Em ano sem Copa do Mundo, Eurocopa ou Olimpíadas – e com o Brasil fora, pela primeira vez, da Copa das Confederações – a principal atração internacional no futebol deve ser a reformulada Copa Libertadores, que terá nada menos que oito equipes brasileiras: Palmeiras, Flamengo, Santos, Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Grêmio e Chapecoense. Pela primeira vez, a competição se jogará ao longo de toda a temporada – de fevereiro a novembro – e desta vez não terá as sempre perigosas equipes mexicanas. Quem vencer, chegará embalado para o Mundial de Clubes, em dezembro.

Atlético Nacional conquistou a Libertadores com campanha excepcional - e polêmicas de arbitragem

Nova geração de treinadores

Esqueça os medalhões como Felipão, Muricy e Luxemburgo. O ano de 2017 pode marcar a consolidação de uma nova geração de treinadores. Os clubes mais fortes do país devem apostar em treinadores mais jovens: o Palmeiras terá Eduardo Baptista (filho de Nelsinho) no lugar de Cuca; o Atlético-MG terá Roger Machado; e o Flamengo manterá Zé Ricardo. Um pouco mais experiente, Dorival Júnior, do Santos, também busca a consagração. Fora da Libertadores, o São Paulo terá a grande novidade entre os treinadores: o ídolo Rogério Ceni, após um semestre de estudos no exterior, assumirá o posto que foi de Telê Santana. No Sul, caberá a Antônio Carlos Zago a missão de reerguer o rebaixado Internacional.

O ex-goleiro e agora técnico Rogério Ceni

O trono do tênis em aberto

O ano de 2016 foi atípico para o tênis. O sérvio Novak Djokovic e a americana Serena Williams, os dois nomes que dominaram o ranking de forma incontestável, foram enfim superados – e, assim, 2017 vem com grandes expectativas. Andy Murray, o novo número 1 do mundo, deve seguir em ascendência: só neste ano, ganhou o Grand Slam de Wimbledon pela segunda vez, foi campeão na Olimpíada do Rio e conseguiu o maior feito da carreira ao bater Djokovic no ATP Finals. No feminino, a alemã Angelique Kerber – melhor atleta ranqueada atualmente e vencedora dos Grand Slams da Austrália e do US Open – deve seguir na mesma toada. Entre os jovens que podem mexer com a tabela, Milos Raonic e Dominic Thiem – ambos entre os dez melhores – são os cotados para surpreender nos maiores torneios.

A tenista alemã Angelique Kerber vence Caroline Wozniacki no US Open e se torna líder do ranking mundial da WTA - 08/09/2016

Esperança no surfe

Mesmo com o título não ficando no Brasil em 2016, o país segue entre as potências da modalidade (nos últimos dois anos Gabriel Medina e Adriano de Souza foram os campeões do mundo). Para 2017, serão ao todo nove surfistas na elite: Filipe Toledo, Gabriel Medina, Adriano Souza – os postulantes para trazer o terceiro título mundial ao Brasil -, Wiggolly Dantas, Caio Ibelli, Miguel Pupo, Ítalo Ferreira, Jadson André e Ian Gouveia. Dois que disputaram o torneio mundial, Alex Ribeiro e Alejo Muniz, foram rebaixados. Na atual temporada, Medina foi novamente o destaque, brigando pelo título diretamente com o já campeão John John Florence.

medina


Arquivado em:Esporte

Mais de 3 milhões de ações chegam à Justiça do Trabalho em 2016

Posted: 26 Dec 2016 02:15 AM PST

A Justiça do Trabalho deve contabilizar em 2016 mais de 3 milhões de novas ações, o que reforça o status do Brasil de país com o maior número de reclamações trabalhistas. A minirreforma trabalhista apresentada pelo governo neste fim de ano pode, contudo, reduzir as queixas, pois muitos dos argumentos usados nas ações, oriundos de acordos coletivos não reconhecidos pelo Judiciário, passarão a ser lei.

Com isso, a chamada “indústria de reclamações”, como define o professor da USP, Hélio Zylberstajn, será enfraquecida. Atualmente, além da crise que fez crescer as demissões – e com elas as demandas judiciais -, há forte assédio de escritórios de advocacia para que o trabalhador recorra à Justiça. Com telefonemas para a residência, envio de e-mails, presença nas portas das fábricas e distribuição de panfletos, esses escritórios argumentam que sempre há formas de ganhar uma ação, ainda que parcialmente. Os advogados ficam com 20% a 30% do valor recebido na ação.

Segundo o próprio ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins Filho, sempre que o trabalhador vai à Justiça, ganha alguma coisa. Para o professor de Direito do Trabalho da USP Nelson Manrich, muitos juízes veem as ações como forma de “corrigir injustiças” ao manter visão negativa das empresas.

A Volkswagen, que emprega 18 mil pessoas, é uma das empresas mais acionadas na Justiça, com cerca de 30 mil processos. Entre eles, há funcionários pedindo indenização por lavarem os uniformes. Movida pelo Ochsenhofer Aleixo Advogados, a ação alega gastos com água, sabão, energia e mão de obra. Pede para cada funcionário R$ 12 mil pelo serviço nos últimos cinco anos. Martha Ochsenhofer, sócia do escritório, justifica que “não pode ser transferida ao funcionário a obrigação de manter limpo um uniforme que é obrigado a usar”.

Bancos

Juntos, os cinco maiores bancos do País – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú/Unibanco e Santander – respondem a cerca de 130 mil processos. Do total de R$ 17,4 bilhões pagos em ações trabalhistas em 2015, R$ 5,6 bilhões vieram dessas instituições.

O Itaú, por exemplo, foi condenado este ano a pagar R$ 3,9 milhões a uma ex-funcionária de uma rede de supermercados. O banco é emissor do cartão de crédito com a marca do varejista e ela vendia o produto em uma de suas lojas. A funcionária, que ganhava R$ 720 por mês, abriu ação contra o Itaú pedindo equiparação com o salário dos gerentes do banco. “A Justiça considerou o vínculo empregatício”, diz o diretor jurídico José Virgílio Vita. Em outro caso, um ex-funcionário alegou que trabalhava 12,5 horas por dia, de segunda a domingo, sem horário de almoço. Ganhou R$ 1,6 milhão em indenização por horas extras. “O juiz desconsiderou provas”, diz Vita.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Economia, Política

As cinco melhores cidades com até 500 mil habitantes para morar

Posted: 26 Dec 2016 01:55 AM PST

Quanto maior a cidade, maiores os salários e melhores os serviços, certo? Nem sempre. Dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), referência usada para medição de qualidade de vida de uma região, mostra que os cinco melhores municípios para se viver no Brasil, levando em consideração a saúde (expectativa de vida da população), educação e renda, têm menos de 500 mil habitantes.  Conheça 32 cidades com as melhores avaliações, segundo o IDH, e menos de meio milhão de moradores.

São Caetano do Sul

Colada à capital paulista, a cidade de São Caetano do Sul lidera o ranking da cidade com melhor qualidade de vida do país. Apesar de ter apenas 15 quilômetros quadrados e cerca de 157 mil habitantes, tem jeitão de metrópole: é altamente verticalizada e tem uma frota de  mais de 100 mil veículos. Além de ter sido o berço da indústria automobilística do país, o alto poder aquisitivo de seus moradores justifica a grande quantidade de veículos. A renda de seus moradores, acima dos R$ 2.000 per capita ao mês, é o principal indicador no ranking do IDH, além da alta expectativa de vida ao nascer, de 78,2 anos, e ótimos resultados na área de educação.

Águas de São Pedro

Com apenas 3,2 quilômetros quadrados e menos de 3.100 moradores, a pequena Águas de São Pedro (a 182 km da capital paulista) tem  indicadores de fazer inveja às grandes metrópoles. Tem os melhores resultados em avaliações de educação no país, tanto no ensino fundamental quanto médio, com os alunos tendo aulas de reforço, música e esporte, o que já lhe garantiu destaque na imprensa internacional: do jornal espanhol "El País" ao alemão “Deutsche Welle”.  Além disso, a expectativa de vida de sua população é uma das mais altas do Brasil, 78,4 anos, e a renda per capita ao mês é de R$ 1.580,72. Apesar de pacata e ter o turismo como principal fonte de renda, é uma importante estância hidromineral, a cidade aposta na tecnologia _ tem câmeras de segurança e sensores para estacionamento e as consultas na rede pública de saúde é toda online.

Florianópolis

Considerada um dos principais pontos turísticos do país, Florianópolis investe na qualidade de vida de sua população e na educação _ o que lhe assegura o terceiro lugar no ranking do IDH brasileiro. São quase 462 mil habitantes em cerca de 440 quilômetros.  A expectativa de vida ao nascer é de 77,4 anos, renda per capita ao mês de quase R$ 1.800 e bons indicadores de educação (mais de 70% dos jovens de 15 a 17 anos têm o ensino fundamental completo).

Balneário Camboriú

A cidade de menos de 44 quilômetros quadrados no litoral de Santa Catarina, que no verão chega a receber quatro milhões de turistas do Brasil e do exterior, exibe os prédios mais altos do país e praias ainda conservadas, que atraem de surfistas a aposentados. Considerado o município com ótima infraestrutura urbana, Balneário Camboriú aparece em quarto lugar no ranking do IDH principalmente por conta da expectativa de vida ao nascer de seus moradores: 78,62 anos. A renda per capita ao mês é de R$ 1.625,59 e 93% das crianças de cinco a seis anos estão na escola. A cidade de 124.557 habitantes tem temperatura agradável, em média de 20 graus.

Vitória

Uma das cidades mais antigas do país, Vitória ainda preserva a qualidade de suas praias e parte de seu patrimônio cultural e arquitetônico. É a segunda melhor capital do Brasil para se viver, segundo os indicadores do IDH, sendo que a renda da população (R$ 1.866,58 per capita ao mês) é o que mais pesa para garantir a colocação, seguida pela longevidade (76,28 anos) e educação (97,9% das crianças de cinco a seis anos estão na escola). Sua economia é impulsionada pelos sete portos espalhados pelos 417 quilômetros de litoral e 100% da sua população de 352.104 habitantes vive na zona urbana, sendo que 99% dos domicílios têm coleta de lixo, água encanada e luz elétrica.


Arquivado em:Brasil