USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 25 de dezembro de 2016

Notícias

Notícias


Rainha Elizabeth fala sobre boas ações em mensagem de Natal

Posted: 25 Dec 2016 09:18 AM PST

A rainha Elizabeth II falou sobre o valor de pequenas boas ações e a inspiração em sua tradicional mensagem de Natal, divulgada neste domingo no site e nas redes sociais da monarquia britânica. Sem comentar temas controversos, como a saída do Reino Unido da União Europeia, a rainha preferiu falar sobre como os medalhistas britânicos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão inspirando novos atletas e foram inspiradas pelo trabalho de esportistas de gerações anteriores.

A mensagem foi gravada antes de Elizabeth ser acometida por um forte resfriado, doença que também atingiu o marido da rainha, o príncipe Philip. No vídeo, a rainha deu especial importância aos pequenos gestos inspiradores. "Para ser inspirador você não tem que salvar vidas ou ganhar medalhas. Muitas vezes, me inspiro ao encontrar pessoas comuns fazendo coisas extraordinárias: voluntários, cuidadores, organizadores comunitários e bons vizinhos; Heróis desconhecidos cuja dedicação silenciosa os torna especiais", disse.

"Quando as pessoas enfrentam um desafio, elas às vezes falam sobre respirar fundo para encontrar coragem ou força. Na verdade, a palavra 'inspirar' significa literalmente ‘respirar’. Mas mesmo com a inspiração dos outros, é compreensível que às vezes pensemos que os problemas do mundo são tão grandes que pouco podemos fazer para ajudar. Sozinhos, não podemos acabar com guerras ou eliminar a injustiça, mas o impacto cumulativo de milhares de pequenos atos de bondade pode ser maior do que imaginamos."

Leia abaixo, na íntegra, a mensagem de Natal da rainha Eizabeth:

 

"Houve uma época em que britânicos vencedores de medalhas olímpicas se tornaram familiares, já que havia tão poucos deles. Mas as 67 medalhas nos Jogos deste ano no Rio e as 147 nos Jogos Paraolímpicos significaram que a recepção dos medalhistas britânicos no Palácio de Buckingham foi um evento lotado e feliz. Em toda a Commonwealth houve celebrações igualmente alegres. Grenada, Bahamas, Jamaica e Nova Zelândia ganharam mais medalhas por habitante do que qualquer outro país.

Muitos dos vencedores deste ano falaram sobre se sentirem inspirados por atletas de gerações anteriores. A inspiração alimentou sua aspiração; E tendo descoberto habilidades que mal sabiam que tinham, esses atletas agora estão inspirando outros.

Alguns meses atrás, eu vi inspiração de um tipo diferente quando abri a nova base de Cambridge da East Anglian Air Ambulance, onde o príncipe William trabalha como piloto de helicóptero. Não foi difícil se emocionar com a dedicação dos médicos, paramédicos e tripulação altamente qualificados, que são chamados, em média, cinco vezes por dia.

Mas para ser inspirador você não tem que salvar vidas ou ganhar medalhas. Muitas vezes, me inspiro ao encontrar pessoas comuns fazendo coisas extraordinárias: voluntários, cuidadores, organizadores comunitários e bons vizinhos; Heróis desconhecidos cuja dedicação silenciosa os torna especiais.

Eles são uma inspiração para aqueles que os conhecem, e suas vidas frequentemente incorporam uma verdade expressa por Madre Teresa, a partir deste ano Santa Teresa de Calcutá. Ela disse uma vez: “Nem todos nós podemos fazer grandes coisas. Mas podemos fazer pequenas coisas com grande amor.”

Esta foi a experiência de duas organizações notáveis, o Prêmio Duque de Edimburgo e o Prince’s Trust, que completaram sessenta e quarenta anos, respectivamente, este ano. Eles começaram como pequenas iniciativas, mas cresceram para além das expectativas e continuam a transformar a vida dos jovens.

Para marcar o meu 90º aniversário, voluntários e apoiadores das seis centenas de instituições de caridade das quais fui patronesse vieram para um almoço no The Mall. Muitas dessas organizações são de tamanho modesto, mas me inspiram com o trabalho que fazem. De dar amizade e apoio aos nossos veteranos, idosos ou enlutados; a defender a música e a dança; promover o bem-estar dos animais; ou proteger nossos campos e florestas, sua devoção desinteressada e generosidade de espírito é um exemplo para todos nós.

Quando as pessoas enfrentam um desafio, elas às vezes falam sobre respirar fundo para encontrar coragem ou força. Na verdade, a palavra 'inspirar' significa literalmente ‘respirar’. Mas mesmo com a inspiração dos outros, é compreensível que às vezes pensemos que os problemas do mundo são tão grandes que pouco podemos fazer para ajudar. Sozinhos, não podemos acabar com guerras ou eliminar a injustiça, mas o impacto cumulativo de milhares de pequenos atos de bondade pode ser maior do que imaginamos.

No Natal, nossa atenção é atraída para o nascimento de um bebê há cerca de 2.000 anos. Foi o mais humilde dos começos, e seus pais, José e Maria, não pensavam que eles fossem importantes.

Jesus Cristo viveu na obscuridade durante a maior parte de sua vida, e nunca viajou muito longe. Ele foi criticado e rejeitado por muitos, embora ele não tivesse feito nada de errado. No entanto, bilhões de pessoas agora seguem seus ensinamentos e encontram nele a luz que guia suas vidas. Eu sou uma delas porque o exemplo de Cristo me ajuda a ver o valor de fazer pequenas coisas com grande amor, não importando quem as faz e no que elas mesmas acreditam.

A mensagem de Natal nos lembra que a inspiração é um dom a ser dado, bem como recebido, e que o amor começa pequeno, mas sempre cresce.

Desejo a todos um feliz Natal."

 

Natal da família real

Resfriada, a rainha Elizabeth II não compareceu à missa de Natal em Sandringham, cidade a 177 quilômetros de Londres onde a família real costuma passar a data. Os príncipes Philip, Charles e Harry compareceram à missa, junto com outros familiares. O príncipe William e sua mulher, Kate Middleton, não estiveram na missa, já que eles estão passando o Natal com os filhos, George e Charlotte, em Berkshire (sudeste da Inglaterra) junto com a família da duquesa.

O príncipe William e a duquesa de Cambridge Kate Middleton

O príncipe William e a duquesa de Cambridge Kate Middleton levaram os filhos, Charlotte e George, à cerimônia de Natal na igreja de St Mark, em Englefield, na Inglaterra – 25/12/2016 (Samir Hussein/WireImage/Getty Images)

 

O príncipe William e a duquesa de Cambridge Kate Middleton

O príncipe William e a duquesa de Cambridge Kate Middleton levaram os filhos, Charlotte e George, à cerimônia de Natal na igreja de St Mark, em Englefield, na Inglaterra – 25/12/2016 (Samir Hussein/WireImage/Getty Images)


Arquivado em:Mundo

Terremoto de magnitude 7,7 atinge o Chile

Posted: 25 Dec 2016 08:24 AM PST

Um terremoto de 7.7 pontos na escala Richter atingiu o Sul do Chile neste domingo, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Segundo o relatório, o epicentro ocorreu a cerca de 40 quilômetros de Quellón, na Ilha de Chiloé, a 33 quilômetros de profundidade. A ilha fica aproximadamente 1.300 quilômetros ao Sul da capital chilena Santiago. O tremor foi sentido às 11h22 no horário local (12h22, no horário de Brasília).

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile determinou a evacuação imediata da Ilha de Chiloé e emitiu um alerta preventivo de tsunami para toda a região costeira próxima, sem que os primeiros informes relatassem pessoas afetadas ou danos maiores. O alerta de tsunami foi retirado no início da tarde.

O Escritório Nacional de Emergência, órgão do Ministério do Interior e Segurança Pública do Chile, havia pedido ainda que as regiões litorâneas de Biobío, La Auracanía, Los Ríos y Aysén, todas no Sul do Chile, fossem evacuadas. Segundo a imprensa local, o tremor também foi sentido em Bariloche, na Argentina.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, se manifestou em sua conta no Twitter sobre o terremoto. “Muita força e ânimo aos compatriotas afetados pelo terremoto em Chiloé e outras zonas do sul”, declarou.

O país tem um longo histórico de terremotos, incluindo um tremor de magnitude 8,8 que ocorreu em 2010 e gerou um tsunami que devastou a região costeira do Sul do Chile. Mais de 500 pessoas morreram e 800.000 foram atingidas pelos fenômenos.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

Falsa notícia provoca atrito real entre Israel e Paquistão

Posted: 25 Dec 2016 07:51 AM PST

Uma falsa notícia sobre um ex-ministro de Defesa israelense que ameaçava "destruir" o Paquistão acabou provocando uma resposta do ministro paquistanês de Defesa, Jawaja M. Asif, contra Israel, informou neste domingo o site do jornal Ha'aretz. O mal-entendido começou com uma publicação do site AWD News citando o ex-ministro da Defesa israelense Moshe Yaalon dizendo que Israel destruiria o Paquistão caso este país enviasse tropas terrestres à guerra contra o Estado Islâmico na Síria.

Asif respondeu na sexta-feira à suposta ameaça israelense com um tuíte no qual recuperava a reunião de Yaalon e agregava que "Israel esquece que o Paquistão é também um Estado nuclear".

No sábado, após conhecer o mal-entendido, o Ministério da Defesa de Israel disse que a reunião de Yaalon é inteiramente falsa. "A informação à qual o ministro da Defesa paquistanesa respondia é completamente falsa", comunicou o Ministério, que lembrou que Yaalon seria em todo caso ex-ministro.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Mundo

Israel convoca representantes diplomáticos após resolução da ONU

Posted: 25 Dec 2016 07:17 AM PST

Israel convocou neste domingo os representantes dos países que apoiaram na ONU uma resolução que pede o fim de assentamentos israelenses em territórios palestinos. O porta-voz do ministério israelense das Relações Exteriores, Emmanuel Nahshon, declarou que os representantes dos catorze membros do Conselho de Segurança que votaram a favor da medida, na sexta-feira, eram esperados neste domingo na sede da chancelaria em Jerusalém.

Veja também

O representante dos Estados Unidos não foi convocado. Pela primeira vez desde 1979, os Estados Unidos não vetaram uma resolução no Conselho de Segurança a respeito dos assentamentos israelenses. A abstenção, combinada com o voto favorável dos catorze outros membros, permitiu a adoção do texto.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reagiu fortemente à aprovação da resolução. "A decisão que foi tomada é tendenciosa e vergonhosa, mas superaremos. Isso precisará de tempo, mas essa decisão será anulada", declarou Netanyahu em uma cerimônia retransmitida na televisão israelense.

Netanyahu, que mantém relações notoriamente tensas com Barack Obama, também atacou seu governo. Essa resolução é "um golpe anti-israelense vergonhoso" do qual há que colocar a culpa "no governo Obama", explicou, em referência ao presidente americano.

A resolução exige que Israel cesse imediatamente e completamente os assentamentos nos territórios palestinos ocupados, incluído Jerusalém Oriental. A ONU, que afirma que as colônias são ilegais com base no direito internacional, alertou nos últimos meses sobre a proliferação das edificações. Cerca de 430.000 israelenses vivem atualmente na Cisjordânia, e outros 200.000 em Jerusalém Oriental, que para os palestinos deve ser a capital de seu futuro país.

Apesar de não prever sanções contra Israel, autoridades israelenses temem que a resolução facilite os processos na justiça internacional e encoraje as sanções contra os produtos de suas colônias. Um porta-voz do presidente palestino, Mahmud Abbas, chamou a resolução de "um golpe" para Israel. "Esta é uma condenação internacional unânime da colonização e um forte apoio a uma solução de dois Estados", disse Nabil Abu Rudeina à Agência France-Presse.

Neste contexto, a rádio militar relatou neste domingo que o ministro israelense da Defesa, Avigdor Lieberman, havia ordenado o fim de toda a cooperação com os palestinos em assuntos civis, mas mantendo a cooperação na área de segurança. Nenhum comentário oficial a esse respeito foi emitido.

(Com agência France-Presse)


Arquivado em:Mundo

Vin Diesel sobre entrevista: ‘Se ofendi alguém, peço desculpas’

Posted: 25 Dec 2016 06:41 AM PST

Com a repercussão da entrevista dada para a youtuber brasileira Carol Moreira chegando ao exterior, Vin Diesel resolveu se pronunciar sobre o caso. O ator americano afirmou, em post em seu Facebook, que tem o hábito de brincar em suas entrevistas, e publicou em vídeo a íntegra da entrevista.

"Como todos sabem, tento fazer com que minhas entrevistas sejam brincalhonas e divertidas, especialmente quando estou na zona 'Xander' [seu personagem no filme xXx: Reativado]… Mas, se ofendi alguém, então gostaria de me desculpar, pois essa nunca é minha intenção."

A entrevista de Vin Diesel foi divulgada na última quarta-feira, no canal sobre cultura pop, mantido pela youtuber, com um aviso:

"Aconteceu algo que eu não esperava. O Vin Diesel ficou 'apaixonado' por mim", disse, fazendo o sinal de aspas, antes de explicar. "Falo dessa forma porque ele começou a me cantar no meio da entrevista, falar que eu era bonita. Me interrompeu três vezes. Eu não sabia o que fazer, eu só ria. Estava numa situação delicada, mas a verdade é que eu não gostei disso. Na hora eu não soube reagir, mas vocês vão ver que eu estava desconfortável. Ele interrompeu meu trabalho."

O caso teve bastante repercussão nas redes sociais e ganhou espaço na imprensa internacional. O ator recebeu críticas de havia tido uma postura "constrangedora" e "esquisita". Em meio às discussões, Carol Moreira disse que jamais falou que havia sofrido assédio de Vin Diesel, mas reafirmou seu incômodo com a atitude do ator:

"Estão dizendo que eu falei que foi um assédio. Eu nunca disse isso. O que eu falei foi que ele atrapalhou o meu trabalho e eu me senti muito desconfortável", diz Carol em entrevista ao HuffPost Brasil. "Elogio é muito diferente. Ele interromper meu trabalho, se jogar no chão, pedir ajuda para uma equipe porque não estava conseguindo 'lidar com a minha beleza', isso não é elogiar."

Confira a íntegra da entrevista, publicada pelo ator:


Arquivado em:Entretenimento

Em mensagem de Natal, papa pede paz ante guerra e terrorismo

Posted: 25 Dec 2016 05:49 AM PST

O papa Francisco desejou paz neste Natal para os que sofrem com as guerras e para aqueles que perderam pessoas amadas para o terrorismo que, segundo ele, leva “o medo e a morte” para muitas cidades e países. Falando no balcão central da Basílica de São Pedro, neste domingo, Francisco citou o sofrimento na guerra da Síria, especialmente durante “as batalhas mais terríveis” em Alepo.

“É tempo de as armas se calarem definitivamente e de a comunidade internacional se aplicar ativamente para alcançar uma solução negociada” na Síria, declarou em sua tradicional mensagem de Natal "Urbi et Orbi" ("À cidade e ao mundo").

Sobre o conflito na Síria, que já dura cinco anos, e onde o regime apoiado pela Rússia acaba de recuperar o controle de Alepo, “muito sangue foi derramado”, afirmou o pontífice. “Sobretudo na cidade de Alepo, palco nas últimas semanas de uma das batalhas mais atrozes, é mais do que nunca urgente que a ajuda e reconforto sejam garantidas à população civil, no fim de suas forças, em respeito ao direito humanitário”, afirmou.

A comunidade católica de Alepo celebra neste domingo a primeira missa em cinco anos na Catedral Maronita de Santo Elias, na parte antiga da cidade. Um pequeno grupo de pessoas decidiu limpar o local e instalar um presépio.

Diante de dezenas de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, o papa argentino, que acaba de completar 80 anos, disse também esperar “a paz” na Terra Santa.

“Que israelenses e palestinos tenham coragem e a determinação de escrever uma nova página da história, onde o ódio e a vingança deem lugar à vontade de construir juntos um futuro de compreensão recíproca e de harmonia”, acrescentou.

Paz

O papa Francisco também pediu uma “paz restaurada” no Iraque, Líbia e Iêmen, “onde as pessoas sofrem com a guerra e atos terroristas atrozes”.

“Paz aos homens e mulheres de diferentes regiões da África, especialmente na Nigéria, onde o terrorismo fundamentalista também explora crianças para perpetrar a morte e horror”, afirmou.

O papa também pediu “valentia” à “amada Venezuela”, país mergulhado em uma profunda crise política, para acabar “com as tensões atuais”. E na mesma mensagem, felicitou a Colômbia por “um novo e valente caminho de diálogo e reconciliação”, em referência as negociações de paz com a guerrilha.

Finalmente, Francisco desejou “paz” para todos aqueles que “perderam um ente querido devido a atos terroristas”, enquanto um atentado com caminhão fez doze mortos em 19 de dezembro em um mercado de Natal em Berlim.

O autor do ataque, um tunisiano, foi morto pela polícia na sexta-feira em Milão, na Itália.

Moradores e turistas em Berlim acendem velas e depositam flores no local do ataque. Em Milão, a polícia ocupa a praça que abriga um pequeno mercado de Natal, cujo acesso está sendo protegido por blocos de concreto desde o ataque de Berlim.

Missa do Galo

Na noite de sábado, em sua homilia da noite de Natal, o papa Francisco pediu compaixão pelas crianças abandonadas. Essa cerimônia, na Basílica de São Pedro, foi realizada em meio a fortes, mas discretas, medidas de segurança.

Em Belém, lugar onde, segundo a tradição cristã, nasceu Jesus Cristo, cerca de 2.500 fiéis palestinos e estrangeiros lotaram a Basílica da Natividade para a missa do Galo à meia-noite.

O presidente Mahmud Abbas e outros dignitários palestinos estavam presentes.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Queda de avião russo: Não há sinal de sobreviventes, diz Exército

Posted: 25 Dec 2016 05:19 AM PST

(Ekaterina LYZLOVA/AFP)" description="">(Stringer/AFP)" description="">(Alexander UTKIN/AFP)" description="">(ALEXANDER UTKIN/AFP)" description="">(Stringer/AFP)" description="">(Maxim Shemetov/Reuters)" description="">(Alexander UTKIN/AFP)" description="">(Alexander Utkin/AFP)" description="">(Yevgeny Reutov/Reuters)" description="">(Alexander Utkin/AFP)" description="">(Alexander Utkin/AFP)" description="">(Sergei Karpukhin/Reuters)" description="">(Yevgeny Reutov/Reuters)" description="">(Yevgeny Reutov/Reuters)" description="">(Arquivo/FETHI BELAID/AFP)" description="">(Jacques Demarthon/AFP)" description="">(Alexander Nemenov/AFP)" description="">(Arquivo/NATALIA KOLESNIKOVA/AFP)" description="">

O porta-voz do Exército russo, Igor Konanchenkov, afirmou em entrevista coletiva de imprensa que “não há sinais de sobreviventes” da queda do avião militar Tupolev TU-154 nas águas do Mar Negro, com 92 pessoas a bordo. Segundo o ministério da Defesa, o Tupolev Tu-154 sumiu dos radares logo após sua decolagem às 5h27 (00h27 no horário de Brasília) do aeroporto da cidade de Adler, ao sul do balneário de Sochi, no Mar Negro, rumo à Síria.

Segundo Konanchenkov, os destroços do avião foram encontrados a 1,5 quilômetros da costa, a cerca de 70 metros de profundidade, por quatro navios responsáveis pelas operações de busca, assistidos por quatro helicópteros, um avião e um drone. O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a formação de uma comissão de investigação liderada pelo primeiro-ministro Dmitri Medvedev para determinar as causas do incidente. O chefe de Estado expressou “suas mais profundas condolências” aos parentes das vítimas.

O avião levava 84 passageiros e oito tripulantes. Entre eles estavam 64 membros do coro e conjunto de dança Alexandrov Ensemble, do Exército russo, que iam participar das festividades de Ano Novo na base aérea síria de Khmeimim. “O Conjunto Alexandrov, era o cartão de visita da Rússia”, lamentou o pianista russo Denis Matsouev.

Também estavam no voo oito tripulantes, nove jornalistas, dois funcionários civis e a diretora de uma organização de caridade na Rússia, Elizaveta Glinka. Elizaveta levava medicamentos para o Hospital Universitário de Latakia, segundo o diretor do Conselho dos Direitos Humanos para o Kremlin, Mikhail Fedotov, em comunicado citado pela agência de notícias Interfax.

Uma investigação criminal foi aberta para determinar se violações das regras de segurança da aviação provocaram o acidente, indicou o Comitê de Investigação da Rússia, órgão responsável pelas investigações mais importantes do país. Os investigadores estão interrogando os técnicos que prepararam a aeronave para decolar, segundo a mesma fonte. Segundo o ministério da Defesa, o avião tinha 6.689 horas de vo desde 1983.

Acidentes

O tempo era bom no momento da decolagem e não há informações oficiais sobre possíveis causas da queda. O diretor do comitê de assuntos de Defesa do Senado, Viktor Ozerov, afastou a hipótese de terrorismo.

Vários Tu-154, uma aeronave de concepção soviética, sofreram acidentes no passado. Em abril de 2010, um dispositivo deste tipo transportando 96 pessoas, incluindo o presidente Lech Kaczynski e autoridades polonesas caiu ao tentar pousar perto de Smolensk (oeste da Rússia) e todos os seus ocupantes morreram.

Coral Alexandrov, em imagem de 2013

Coral Alexandrov, em imagem de 2013 (Arquivo/FETHI BELAID/AFP)

(Com AFP, EFE e Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

Bomba da II Guerra é achada, e 54 mil alemães deixam suas casas

Posted: 25 Dec 2016 04:47 AM PST

Cerca de 54.000 pessoas estão deixando suas casas neste domingo em Augsburg, no sul da Alemanha, após a descoberta de uma bomba britânica da II Guerra Mundial. O explosivo deve ser desativado ainda hoje, anunciaram as autoridades locais.

A evacuação começou no início da manhã e mobilizou cerca de 900 oficiais. A bomba de 1,8 tonelada foi descoberta em 20 de dezembro em uma construção no centro desta cidade bávara a noroeste de Munique. As autoridades definiram uma área de segurança de um raio de 1.500 metros ao redor do local do artefato.

O prefeito de Augsburg, Kurt Gribl, postou uma mensagem em vídeo no Twitter pedindo a colaboração dos moradores para que “verifiquem se parentes, pais e amigos encontraram abrigo fora da área” de segurança. “Cuidem uns aos outros”, acrescentou. O processo para desarmar a bomba deve começar no início da tarde e pode levar até 5 horas, segundo as autoridades.

3.000 bombas

Mais de 70 anos após o fim da guerra, o subsolo alemão ainda está cheio de bombas não detonadas, relíquias da intensa campanha de bombardeios dos Aliados sobre a Alemanha nazista, e que aparecem regularmente, especialmente em locais canteiros de obras. As autoridades estimam em cerca de 3.000 o número de explosivos.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

As melhores cidades para morar em cada região do Brasil

Posted: 25 Dec 2016 04:01 AM PST

No Sudeste, São Caetano do Sul é a cidade considerada a mais bem avaliada, de acordo com dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), referência usada para medição de qualidade de vida de uma região. Florianópolis, Brasília, Palmas e Fernando de Noronha também aparecem como as melhores em suas respectivas regiões.

São Caetano

A melhor cidade do país para se viver tem apenas 15 quilômetros quadrados, é altamente verticalizada (38% de seus domicílios são apartamentos) e tem carros, muito carros. São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista, é chamada de “a terra do automóvel” _ tem mais de 100 mil veículos e quase 159 mil habitantes. Além de ter sido o berço da indústria automobilística do país, o alto poder aquisitivo de seus moradores justifica a grande quantidade de veículos. E é a renda de seus moradores, acima dos R$ 2.000 per capita ao mês, que puxa a cidade ao topo do ranking dos municípios com melhor qualidade de vida, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), indicador que avalia dados de saúde, educação e renda. A expectativa de vida ao nascer é de 78,2 anos.

Florianópolis

Maia de cem praias espalhadas por cerca de 440 quilômetros quadrados atraem surfistas, quem gosta de badalação ou quem quer conhecer um pouco do estilo açoriano ainda preservado em vários pontos da ilha. Florianópolis, um dos principais pontos turísticos do país, é também a cidade com melhor qualidade de vida da região Sul do Brasil, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Expectativa de vida ao nascer de 77,4 anos, renda per capita ao mês de quase R$ 1.800 e bons indicadores de educação (mais de 70% dos jovens de 15 a 17 anos têm o ensino fundamental completo) fazem da cidade a terceira no ranking geral do Brasil. O turismo impulsiona a economia local, mas também tem seus problemas: no verão, os congestionamentos são constantes. No geral, a temperatura oscila e em torno dos 21 graus, mas no inverno pode chegar a 7,5 graus.

Brasília

Inaugurada em 1960 para sediar a capital do país, Brasília é hoje patrimônio cultural da humanidade e ocupa o ranking do município com melhor qualidade de vida da região Norte do Brasil. Com mais de 2.570.160 habitantes, Brasília tem 5806,6 km² e é uma cidade extremamente urbana (taxa de 97%), mas que ainda preserva o verde. Por conta das atividades ligadas ao Poder Público, sempre há gente de todas as regiões mudando-se para a cidade e o poder aquisitivo de sua população é bem acima da média da restante do país, R$ 1.715,11 per capita ao mês. Mas o índice que mais pesa para Brasília estar no topo do o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é a expectativa de vida ao nascer da população, de 77,35 anos. Brasília é ainda uma cidade quente e seca _principalmente nos meses de inverno.

Palmas

Capital mais jovem do país, e também considerada a mais quente, Palmas é a melhor cidade da região Norte do Brasil quando se avalia longevidade da população (74,61 anos), renda (R$ 1.087 per capita ao mês) e os indicadores de educação. Criada em 1989, o município de 2.217,83 quilômetros quadrados tem uma população de cerca de 228 mil habitantes que não para de crescer: Palmas possui uma das maiores taxas de crescimento do país nos últimos dez anos. Com menos de 30 anos de idade, o município ainda passa a imagem de “canteiro de obras” com várias construções espalhadas por suas largas avenidas. O setor de serviços é o principal da economia da capital do Tocantins, que ainda reserva inúmeras surpresas para os seus visitantes: praias de rio e cachoeiras.

Fernando de Noronha

Não basta usufruir diariamente de um dos lugares eleitos sistematicamente como um dos mais lindos dos mundos, os cerca de 2.630 habitantes da ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, ainda têm o privilégio de morar no município com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região Nordeste do país. O IDH leva em consideração esperança de vida ao nascer (75,36 anos), renda (R$ 1034,14 per capita ao mês) e indicadores de educação _em Noronha, todas as crianças de cinco a seis anos estão na escola. Embora não seja uma cidade convencional, tem menos de 17 quilômetros quadrados e um administrador indicado pelo Estado, os índices de longevidade e educação superam o da segunda melhor colocada no ranking nordestino: Recife (74,5).


Arquivado em:Brasil

Com forte resfriado, rainha Elizabeth II não vai à missa de Natal

Posted: 25 Dec 2016 03:52 AM PST

A rainha Elizabeth II não vai à missa de Natal pois ainda não se recuperou de um forte resfriado, anunciou neste domingo o Palácio de Buckingham. A tradicional celebração ocorre perto de uma propriedade da família real britânica a 177 quilômetros ao norte de Londres.

O Palácio havia informado nesta semana que tanto Elizabeth como o marido dela, o príncipe Philip, estavam com resfriados. A rainha tem 90 anos e Philip, que tem uma doença cardíaca e outros problemas de saúde, tem 95.

A rainha planeja usar uma mensagem já gravada no Dia de Natal para elogiar os atletas olímpicos e paraolímpicos do Reino Unido e outras pessoas que a inspiraram. A mensagem será televisionada no país e para muitas das nações que formam a Commonwealth, a comunidade que congrega as ex-colônias inglesas e a antiga metrópole.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

Saúde e educação são alvo de 70% dos esquemas de corrupção

Posted: 25 Dec 2016 03:20 AM PST

As áreas de saúde e educação foram alvo de quase 70% dos esquemas de corrupção e fraude desvendados em operações policiais e de fiscalização do uso de verba federal pelos municípios nos últimos 13 anos. Os desvios descobertos pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, evidenciam como recursos destinados a essas duas áreas são especialmente visados por gestores municipais corruptos.

Desde 2003, foram deflagradas 247 operações envolvendo desvios de verbas federais repassadas aos municípios. Os investigadores identificaram organizações que tiravam recursos públicos de quem mais precisava para alimentar esquemas criminosos milionários e luxos particulares. Além de saúde e educação, também há desvios recorrentes em áreas como transporte, turismo e infraestrutura.

Veja também

O levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo com base em dados do governo federal desde 2003 mostra que houve fraude no uso de verbas federais em pelo menos 729 municípios – o que corresponde a 13% do total de cidades do País. Do Oiapoque ao Chuí, o prejuízo causado pela corrupção no período foi estimado em R$ 4 bilhões pela CGU.

Alagoas pode estar no último lugar do ranking do IDH, mas lidera a lista dos Estados com mais municípios onde houve irregularidades detectadas pelas investigações federais, em termos proporcionais. Esquemas de corrupção foram desvendados em 70 das 102 cidades alagoanas – ou seja, em mais de dois terços das localidades do Estado.

O segundo pior IDH do Brasil também não fica muito atrás. O Maranhão foi palco, em outubro deste ano, da Operação Voadores, que revelou que parte da verba da saúde enviada pela União pagou vinhos e restaurantes de luxo na capital São Luis. O esquema sacava cheques de contas bancárias de hospitais públicos e desviava para benesses particulares.

O levantamento mostra que, no geral, o principal programa afetado na área da saúde foi saneamento básico. No setor de ensino, quem mais perdeu, segundo a CGU, foi o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – formado por recursos provenientes dos impostos e transferências dos Estados e municípios e que deveria ajudar a melhorar a qualidade da educação básica nos municípios.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Ataque com granada fere 16 em frente a igreja nas Filipinas

Posted: 25 Dec 2016 02:22 AM PST

A explosão de uma granada em frente a uma igreja católica no sul das Filipinas deixou 16 feridos, segundo a imprensa local. A polícia procura neste domingo os responsáveis pelo atentado.

A explosão aconteceu a cerca de 30 metros das portas da igreja da cidade de Midsayap, na província de Cotabato, na ilha de Mindanao, onde agem vários grupos extremistas muçulmanos. Até a manhã do domingo nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

A granada foi detonada debaixo de um carro de polícia e causou ferimentos a vários dos fiéis que iam à missa da noite do dia 24 de dezembro, segundo o jornal Philippines Star.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Avião militar russo com 92 a bordo cai no Mar Negro

Posted: 25 Dec 2016 01:35 AM PST

(Ekaterina LYZLOVA/AFP)" description="">(Stringer/AFP)" description="">(Alexander UTKIN/AFP)" description="">(ALEXANDER UTKIN/AFP)" description="">(Stringer/AFP)" description="">(Maxim Shemetov/Reuters)" description="">(Alexander UTKIN/AFP)" description="">(Alexander Utkin/AFP)" description="">(Yevgeny Reutov/Reuters)" description="">(Alexander Utkin/AFP)" description="">(Alexander Utkin/AFP)" description="">(Sergei Karpukhin/Reuters)" description="">(Yevgeny Reutov/Reuters)" description="">(Yevgeny Reutov/Reuters)" description="">(Arquivo/FETHI BELAID/AFP)" description="">(Jacques Demarthon/AFP)" description="">(Alexander Nemenov/AFP)" description="">(Arquivo/NATALIA KOLESNIKOVA/AFP)" description="">

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que um avião militar russo que rumava neste domingo para a Síria com 92 pessoas a bordo caiu nas águas do Mar Negro. “A seis quilômetros do litoral de Sochi foi achado o corpo de uma das vítimas”, informou o porta-voz dessa pasta, general Igor Konashenkov.

Segundo as autoridades russas, a bordo do avião modelo Tupolev-154 (TU-154) viajavam 84 passageiros e 8 tripulantes. A aeronave tinha decolado às 5h20 (0h20 de Brasília) do aeroporto de Sochi, balneário às margens do Mar Negro, e 20 minutos depois desapareceu dos radares.

O tempo era bom no momento da decolagem e não há informações oficiais sobre possíveis causas da queda. O diretor do comitê de assuntos de Defesa do Senado, Viktor Ozerov, afastou a hipótese de terrorismo.

Entre os passageiros, viajavam militares, um grupo de jornalistas russos e integrantes do coro e conjunto de dança Alexandrov Ensemble, do Exército russo, que iam participar das festividades de Ano Novo na base aérea síria de Khmeimim.

Segundo os serviços de emergência, o TU-154 vinha de Moscou e tinha feito escala no aeroporto de Sochi para reabastecer. Os destroços, segundo disse uma fonte dos serviços de emergência à agência de notícias local, estão espalhados por uma extensa área situada a dez quilômetros do litoral, e não há sinais de sobreviventes.

Coral do Exército Alexandrov Ensemble, em imagem de outubro de 2015

Coral do Exército Alexandrov Ensemble, em imagem de outubro de 2015 (Jacques Demarthon/AFP)

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Imagens da Semana (19 a 23 de dezembro)

Posted: 25 Dec 2016 01:15 AM PST

(Jose Luis TOLENTINO/AFP)" description="México">Grupo de reféns são liberados em Valletta, Malta, após o avião Afriqiyah Airways ser sequestrado na Líbia(Matthew Mirabelli/AFP)" description="Grupo de reféns são liberados em Valletta, Malta, após o avião Afriqiyah Airways ser sequestrado na Líbia">O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comparece ao velório em Moscou do embaixador russo, Andrei Karlov, que foi morto a tiros por um policial durante um discurso em Ankara(Alexei Nikolskyi/Sputnik/Kremlin/Reuters)" description="O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comparece ao velório em Moscou do embaixador russo, Andrei Karlov, que foi morto a tiros por um policial durante um discurso em Ankara">O surfista Al Mennie aguarda para entrar no mar, enquanto uma onda gigante se choca contra o pier Castlerock, durante a chegada da tempestade Bárbara em Coleraine, Irlanda do Norte(Charles McQuillan/Getty Images)" description="O surfista Al Mennie aguarda para entrar no mar, enquanto uma onda gigante se choca contra o pier Castlerock, durante a chegada da tempestade Bárbara em Coleraine, Irlanda do Norte">O jogador Neto, sobrevivente do voo da Chapecoense, conce entrevista antes de receber alta(Tarla Wolski/Futura Press//Folhapress)" description="CHAPECÓ,SC,22.12.2016:TRAGÉDIA-CHAPECOENSE-NETO - O jogador Neto concede coletiva no hospital onde está internado em Chapecó (SC), nesta quinta-feira (22). Neto é um dos quatro brasileiros sobreviventes do voo da Chapecoense, que caiu na Colômbia. Com alta prevista para esta tarde, o jogador seguirá os próximos passos da recuperação em casa, junto da família. (Foto: Tarla Wolski/Futura Press/Folhapress)">Rua 25 de Março – Movimentação(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Movimentação de consumidores na Rua 25 de Março, região central de São Paulo (SP), às vésperas do Natal - 21/12/2016">Berlim, na Alemanha - 22/12/2016(Fabrizio Bensch/Reuters)" description="Berlim, na Alemanha - 22/12/2016">Chuva SP(Nelson Antoine/FramePhoto/Folhapress)" description="Chuva SP">O presidente Michel Temer(Andressa Anholete/AFP)" description="O presidente Michel Temer">Imagens do dia - Retirada de civis e rebeldes de Alepo(Abdalrhman Ismail/Reuters)" description="">Imagens do dia - Queima de narcóticos apreendidos no Afeganistão(Omar Sobhani/Reuters)" description="Oficial é fotografado em frente a uma pilha de narcóticos apreendidos que foram queimados em Cabul, no Afeganistão - 20/12/2016">Imagens do dia - Protestos contra a guerra na Síria(Marco Bertorello/AFP)" description="">Andrei Karlov é assassinado na Turquia(Burhan Ozbilici/AP)" description="O embaixador russo, Andrei Karlov, é assassinado em Ancara, na Turquia, durante discurso em uma galeria de arte - 19/12/2016">Berlim(Odd ANDERSEN/AFP)" description="Berlim">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Ex-jogador Casagrande assume namoro com a cantora Baby do Brasil

Posted: 24 Dec 2016 04:50 PM PST

O ex-jogador de futebol Walter Casagrande revelou neste sábado que namora a cantora Baby do Brasil há quatro meses. “Vamos ao cinema, teatro, vamos ver bandas tocarem e fomos nos apaixonando aos poucos até a gente resolver namorar de verdade e seriamente”, disse Casagrande ao site EGO.

De acordo com o site, o comentarista da TV Globo tem se aproximado da religião por causa da namorada – Baby é pastora evangélica e fundadora do Ministério do Espírito Santo de Deus em Nome do Senhor Jesus Cristo.

“Eu me aproximei muito de Jesus através dela. Às vezes eu vou ao culto com ela, mas não é necessário que eu me converta para ficarmos juntos. Compartilho dos pensamentos espirituais dela”, disse o ex-jogador.

 


Arquivado em:Entretenimento

Trump diz que pretende dissolver sua fundação beneficente

Posted: 24 Dec 2016 03:15 PM PST

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado que pretende dissolver sua fundação filantrópica para evitar qualquer conflito de interesse com a presidência.

“A fundação fez muito bem durante esses anos contribuindo com milhões de dólares a inumeráveis e respeitáveis grupos, incluindo o apoio a veteranos, a forças de ordem e a crianças”, disse Trump em um comunicado.

Veja também

“No entanto, a fim de evitar qualquer tipo de conflito com meu papel de presidente, decidi seguir com meu grande interesse na filantropia de outras maneiras”.

Em setembro, o procurador-geral do Estado de Nova York, Eric Schneiderman, abriu uma investigação contra a controversa Fundação Donald J. Trump por algumas de suas transações. Segundo informou o jornal Washington Post, um dos gastos questionáveis do magnata imobiliário foi a aquisição de um retrato de si próprio de quase 2 metros de altura pelo valor de 20.000 dólares (mais de 70.000 reais) com dinheiro da fundação destinado para caridade.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Temer defende reformas: “o Brasil tem pressa, e eu também”

Posted: 24 Dec 2016 02:44 PM PST

Em pronunciamento à população brasileira, o presidente Michel Temer fez um balanço de seus pouco mais de 100 dias de gestão – ele assumiu definitivamente o cargo em 31 de agosto. Às 20h30, o presidente entrou em rede nacional para defender as reformas que seu governo vem promovendo para o Brasil “sair da crise e voltar a crescer”.

No discurso, Temer disse que enfrentou “imensos desafios” nos primeiros meses de governo, mas que tem trabalhado “dia e noite para fazer as reformas necessárias” para o país voltar a crescer. “O Brasil tem pressa, e eu também”.

Temer lembrou da aprovação recente no Congresso da PEC que limita os gastos públicos e da lei que moraliza e dá transparência à administração das estatais, além da reforma do ensino médio, que foi aprovada apenas na Câmara e aguarda análise do Senado. Ele também falou da reforma da Previdência, tema que deverá ser analisado pelos parlamentares no início do ano que vem.

“Ampliamos em mais de 8 bilhões de reais o orçamento da saúde, área para a qual não pouparei recursos. Mudamos a Constituição para mudar o Brasil. Tudo isso, volto a lembrar, em poucos meses. Tenho a perfeita consciência dos problemas do País e da missão que me foi dada. Os brasileiros pagam muitos impostos e pouco recebem em troca. Meu desafio é desburocratizar o Estado e melhorar a qualidade da administração pública”, afirmou Temer.

“Que nos deixemos, portanto, guiar pelas virtudes da temperança e da solidariedade. E pelo entendimento de que, na humildade do diálogo e na coragem da ação, construiremos juntos o caminho para fazer o futuro. A verdade virá. O Brasil, repito, está no caminho certo. O próximo Natal será muito melhor que este”, diz, na parte final do discurso.

O presidente encerrou a mensagem fazendo uma homenagem ao cardeal dom Paulo Evaristo Arns, falecido no dia 14 de dezembro, e afirmou que “chegaremos em 2018 preparados e fortes para crescer ainda mais”.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

‘Todos os dias são difíceis’, diz Dilma a jornal britânico

Posted: 24 Dec 2016 02:22 PM PST

A ex-presidente Dilma Rousseff falou sobre a rotina após o impeachment que interrompeu seu segundo mandato em 31 de agosto ao jornal britânico The Guardian, em entrevista publicada neste sábado. “Todos os dias têm sido difíceis”, disse Dilma ao jornal. “Mas este não foi o pior ano da minha vida. De jeito nenhum.”

A publicação lembra que Dilma, antes moradora de um palácio que participava de banquetes ao lado de Barack Obama, Vladimir Putin e Angela Merkel, agora mora no apartamento da mãe e faz suas próprias compras no supermercado.

Quando Dilma afirma que já teve períodos piores, ela se refere aos momentos em que foi torturada na ditadura, quando apanhou, teve de sofrer choques elétricos e outras formas de abusos na prisão para entregar os companheiros, explica o Guardian.

Um dos piores momentos de 2016 para a ex-presidente, segundo o jornal, foi a aprovação na Câmara da instauração do processo de impeachment, em abril. Quando perguntada sobre os sentimentos naquele dia, Dilma disse que “foi um caleidoscópio de lembranças”. “Senti tristeza, desespero e indignação.”

Dilma assistiu à votação ao lado de Lula. “Ele chorou e me abraçou. Ele disse ‘chore, Dilma, chore!’ Mas eu não choro quando estou sentida. Não é assim que eu sou”, afirmou a petista, dizendo que a característica vem dos momentos de tortura, quando tinha de resistir.

Com já afirmou em outras entrevistas, Dilma culpa parte do processo de impeachment ao machismo – “não foi 100% pelo fato de eu ser mulher, mas foi um componente” – e afirmou ter sido vítima de um golpe liderado pelos peemedebistas Michel Temer e Eduardo Cunha.

O jornalista pergunta se Dilma se arrepende de ter vencido a reeleição em 2014. “Nem por um momento. Se eu não tivesse vencido, as coisas estariam piores agora. Nós já teríamos um pacote de austeridade e privatizações como o do [presidente Mauricio] Macri, na Argentina.”

 

 


Arquivado em:Brasil, Política

Quinua? Nove entre 10 crianças não fazem ideia do que se trata

Posted: 24 Dec 2016 02:18 PM PST

Originária da região dos Andes, a quinua é considerada um dos alimentos mais completos em valores nutricionais e já muito conhecida entre os brasileiros – principalmente entre os vegetarianos ou quem busca uma alimentação saudável. Seus grãos são chamados de proteína completas – o que é raro no vasto mundo das plantas – pois contêm fibras, ferro, cálcio, cobre, magnésio entre muitas outras propriedades necessárias para o bom funcionamento do organismo.

Um estudo com crianças de 7 a 12 anos de São Paulo e Rio de Janeiro, duas das principais metrópoles do país, entretanto, trouxe um dado curioso: 90% das 400 crianças ouvidas –  ou seja, 9 em 10 –  nunca ouviram falar de quinua ou colágeno, por exemplo.

 

 

Realizado pela Officina Sophia – Minds & Hearts, empresa brasileira de desenvolvimento de pesquisas voltadas ao entendimento do comportamento do consumidor, ainda destacou:

– 41% só comeriam batata frita;
– 43% gostariam de ter mais orientação sobre alimentação saudável;
– 46% come o lanche que a escola oferece;
– 61% têm o hábito de comer doces
– 71% não sabem o que são produtos orgânicos, e 68% não sabem o que são produtos diet;
– 90% nunca ouviu falar em quinua ou colágeno
– Mais de 90% tomam refrigerante, como segunda bebida mais consumida

 

 


Arquivado em:Saúde

Na Missa do Galo, papa lamenta pelas crianças sob bombardeios

Posted: 24 Dec 2016 02:18 PM PST

Em sua homilia na Missa do Galo, celebrada nesta véspera de Natal na lotada Basílica de São Pedro, o papa Francisco lamentou o sofrimento das crianças que se escondem de bombardeios ou viajam em barcos à deriva em busca de refúgio.

Diante das cerca de 10 mil pessoas que lotaram a basílica para a celebração natalina, Francisco lembrou que hoje a Igreja celebra o nascimento de Jesus, que escolheu nascer em um local humilde, e convidou os fiéis a viver o Natal de forma singela.

“Ouçam as crianças que, hoje, não estão em um berço nem são acariciadas pelo afeto de uma mãe ou de um pai, mas jazem em locais onde têm sua dignidade devorada: nos refúgios subterrâneos para escapar dos bombardeios, sobre as calçadas de uma grande cidade, no fundo de uma barca repleta de imigrantes”, disse o pontífice. “Deixemo-nos interpelar pelas crianças que não são permitidas nascer, pelas que choram porque ninguém sacia sua fome, pelas que não têm brinquedos em suas mãos, mas sim armas”, completou o papa.

Em 2016, mais de 5 mil pessoas morreram tentando cruzar o Mediterrâneo para chegar à Europa.

Francisco disse que o mistério do Natal é, por um lado, luz e alegria, mas por outro é uma mescla de “esperança e tristeza”. “O Natal leva consigo um sabor de tristeza, porque o amor não foi amparado e a vida é descartada. José e Maria colocaram Jesus em um presépio porque encontraram as portas fechadas”, afirmou. Francisco, porém, destacou que a data tem sobretudo um “sabor de esperança”. “Apesar de nossas trevas, a luz de Deus sempre resplandece”, disse o pontífice.

No domingo, Francisco pronunciará sua tradicional mensagem de Natal urbi et orbi.

(Com agências EFE e AFP)


Arquivado em:Mundo