USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Notícias

Notícias


Escritórios da Odebrecht no Equador são alvo de busca e apreensão

Posted: 23 Dec 2016 10:00 AM PST

O Ministério Público do Equador realizou nesta sexta-feira uma operação de busca e apreensão nos escritórios da Odebrecht em Guaiaquil, onde apreendeu documentos que podem estar relacionados com informações sobre propinas de mais de 35,5 milhões de dólares a funcionários do governo.

Na operação, realizada durante a madrugada, foram apreendidas 23 pastas com papéis, três livros e 23 cadernos, além de dois CDs e quatro computadores portáteis, informou o Ministério Público. Os agentes confiscaram, além disso, uma CPU (unidade central de processamento) e dois HDs externos, ainda segundo a Procuradoria, que solicitou assistência penal sobre este caso a Estados Unidos, Brasil e Suécia.

A operação aconteceu em dois escritórios que ficam em um centro comercial da cidade portuária e, de acordo com o Ministério Público em sua conta no Twitter, buscava “evidências documentais, materiais e digitais que poderiam ser relacionados” com o caso.

O Procurador-geral, Galo Chiriboga, considerou nesta quinta-feira que os relatórios solicitados aos EUA e ao Brasil sobre as possíveis ramificações do assunto no Equador darão a “base suficiente” para investigar os supostos subornos a funcionários do governo equatoriano.

“Com as informações que o Brasil tem e a enviada ao Departamento de Justiça dos EUA, teremos uma base suficiente para trabalhar”, disse Chiriboga.

O Departamento de Justiça dos EUA, segundo documentos publicados nesta semana, afirmou que a Odebrecht pagou aproximadamente 788 milhões de dólares em propinas em 12 países de América Latina e África, incluindo o Brasil.

O relatório do Departamento de Justiça indica que no Equador, entre 2007 e 2016, a construtora fez pagamentos de mais de 35,5 milhões de dólares a “funcionários do governo”, o que gerou lucros de mais de 116 milhões de dólares.

O governo equatoriano, por sua vez, disse nesta quinta-feira que não descarta que tenha havido “pagamentos ou atos de corrupção” da empresa brasileira que envolvam funcionários, mas afirmou que sua atuação em relação com essa companhia foi correta e lembrou que foi expulsa do país em 2008, embora depois voltou a prestar serviços terceirizados para o Estado.

Além disso, o governo exigiu que sejam revelados os nomes das pessoas envolvidas em supostos atos corruptos. O secretário jurídico da presidência, Alexis Mera, disse que quando o presidente Rafael Correa chegou ao poder, encontrou “sérias irregularidades” em relação ao projeto da central hidrelétrica de San Francisco, mas não há provas de “depósitos e nem cheques”.

Após a retirada da Odebrecht, em 2008, a companhia voltou a prestar serviços terceirizados ao Estado equatoriano em julho de 2010 e participou de cinco obras que foram “auditadas pela Controladoria Geral do Estado”, segundo a Secretaria Nacional de Comunicação (Secom).

(Com agência EFE)


Arquivado em:Brasil, Mundo

Petrobras quer parte do valor pago pela Odebrecht em acordo judicial

Posted: 23 Dec 2016 09:24 AM PST

A Petrobras planeja reivindicar parte do montante pago pela Odebrecht no âmbito do acordo firmado pela construtora nesta semana com autoridades de Brasil, Estados Unidos e Suíça.

A petroleira tem dito que foi vítima de um grande esquema de cartel e subornos que a Odebrecht admitiu ajudar a conduzir. Investigadores dizem que a rede de corrupção, que incluía um cartel de empreiteiras, custou aos contribuintes brasileiros e aos acionistas da Petrobras estimados 13 bilhões de dólares.

Após meses de negociações, a Odebrecht concordou na quarta-feira em pagar entre 2,6 bilhões de dólares e 4,5 bilhões de dólares a autoridades de Brasil, EUA e Suíça ao longo de 23 anos, segundo o Departamento de Justiça americano.

Veja também

“Nós estamos buscando maneiras de reembolsar os acionistas e o governo [brasileiro]”, afirmou o diretor de governança, gerenciamento de risco e compliance da petroleira, João Elek, em entrevista ao Wall Street Journal no fim da quinta-feira. “A Petrobras fará um esforço para recuperar a parte que seja justa.”

Além da multa contra a Odebrecht, o maior acordo anticorrupção da história, a subsidiária de petroquímicos da construtora, a Braskem, concordou em pagar 957 milhões de dólares.

É “extremamente difícil” calcular quanto a Petrobras deveria receber e a companhia tem uma equipe preparando-se para mostrar às autoridades como o valor final será definido, disse Elek. Segundo ele, em breve a empresa enviará a informação às autoridades.

O acordo da Odebrecht reverberou pela América Latina, onde a construtora admitiu ter pago cerca de US$ 800 milhões em subornos desde 2001 em dez países da região, bem como na África, em Angola e Moçambique.

A Petrobras elogiou na quarta-feira o acordo como um “passo importante”, mas Elek disse que a construtora não deve ter permissão para fazer negócios com a petroleira até que outras condições sejam atendidas. A Odebrecht teria de provar que introduziu medidas para garantir que não se envolverá com práticas similares no futuro, antes que a Petrobras permita que a construtora busque novamente ganhar contratos com a estatal, disse Elek, sem dar detalhes.

Durante boa parte da última década, as maiores construtoras brasileiras conspiraram com políticos e executivos da Petrobras para desviar bilhões de dólares com contratos inflados, usando esse dinheiro para enriquecer, comprar o silêncio dos envolvidos e financiar campanhas eleitorais, segundo autoridades brasileiras. A promotoria e a polícia do Brasil estimaram a perda total da Petrobras em 42 bilhões de reais (12,8 bilhões de dólares), em um esquema que custou à empresa a perda de seu rating com grau de investimento e transformou-a em uma das companhias listadas do setor de energia mais endividadas do mundo.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Economia

5 famosos que emagreceram muito — com e sem cirurgia

Posted: 23 Dec 2016 08:52 AM PST

Leandro Hassum colheu este ano os frutos de um longo processo de transformação física. No fim de 2014, o ator pesava 150 quilos, quando fez uma cirurgia bariátrica. Este ano, ele intensificou a malhação e caminha em busca do "tanquinho", após perder 65 quilos. Outras celebridades passaram por uma incrível mudança ao perder muitos quilos. Confira na galeria abaixo cinco personalidades que emagreceram a partir de uma cirurgia de estômago — e uma que perdeu 42 quilos a base de dieta.

andre-marques-antes-e-depois-original.jpeg(Divulgação/TV Globo)" description="">O apresentador André Marques(Jorge Hely)" description="O apresentador André Marques no Carnaval 2016">A atriz Solange Couto antes e depois de emagrecer(/Reprodução)" description="">A atriz Solange Couto mostra boa forma em praia de Pernambuco(Reprodução/Instagram)" description="">alx_leandro_hassum_original.jpeg(Reprodução/Instagram)" description="">leandro-hassum-surfa-em-praia-em-natal-rio-grande-do-norte-original.jpeg(Reprodução/ Instagram/VEJA)" description="<p>Leandro Hassum surfa em Natal, Rio Grande do Norte</p>">O ator Leandro Hassum malhando(Reprodução/Instagram)" description="O ator Leandro Hassum malhando">BoninhoA atriz Simone Gutierrez antes e depois de emagrecer 42 kg(Reprodução)" description="">

 


Arquivado em:Entretenimento

Alcione recebe alta de hospital após cirurgia

Posted: 23 Dec 2016 08:05 AM PST

Alcione recebeu alta nesta sexta-feira após ser submetida a um cateterismo, na tarde de terça, 20, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A cantora divulgou a notícia através de um vídeo enviado para a imprensa e publicado no Instagram. Ela viaja hoje mesmo para o Rio de Janeiro, onde passará o Natal em família.

"Estou indo para casa hoje, graças a Deus muito bem", diz Marrom, antes de agradecer a equipe médica liderada por Roberto Kalil Filho. "Queria agradecer todos os meus amigos que enviaram mensagens, se preocuparam, que me mandaram flores. A todos aqueles que pediram para Deus me ajudar e Ele me ajudou."

A artista chegou à instituição no domingo, dia 18, com um quadro de dispneia – dificuldade de respirar, sintoma causado por problemas pulmonares ou no coração — após um show em São Paulo, no Sesc Itaquera. Ela foi submetida a um cateterismo para desobstruir artérias e uma angioplastia com colocação de stent.

Instagram Photo


Arquivado em:Entretenimento

Trump: “Que haja uma corrida armamentista”

Posted: 23 Dec 2016 07:47 AM PST

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, após pedidos de esclarecimento por publicação na quinta-feira no Twitter sobre armas nucleares, disse: “Que haja uma corrida armamentista”, pois os EUA a venceriam, informou a rede MSNBC nesta sexta-feira.

Trump causou alarme entre especialistas em não-proliferação com uma postagem no Twitter em que defende que os EUA “devem fortalecer e expandir em grande medida sua capacidade nuclear até o momento em que o mundo entre em acordo em relação às armas nucleares”.

Em contato por telefone, a MSNBC pediu mais detalhes de sua mensagem no Twitter. De acordo com a emissora, a resposta foi: “Deixe que haja uma corrida armamentista. Iremos ser superiores em cada passagem e superá-los todos.”

Veja também

As ações de empresas produtoras de urânio e de uma companhia de tecnologia em combustível nuclear subiram por causa dos comentários de Trump, que toma posse em 20 de janeiro.

Embora não faça nenhuma citação ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, Trump fez os comentários sobre armas nucleares logo depois de o mandatário russo ter afirmado que seu país precisa impulsionar suas forças nucleares.

Em entrevista coletiva de fim de ano nesta sexta, Putin disse que os comentários de Trump não foram fora de linha e que não considera os Estados Unidos como um agressor em potencial.

O porta-voz de Trump Sean Spicer disse em entrevistas a várias emissoras de TV nesta sexta que não haverá uma corrida armamentista, pois o presidente eleito garantirá que outros países que avaliem impulsionar suas capacidades nucleares, como China e Rússia, decidam não fazer isso.

“Ele vai garantir que outros países entendam a mensagem de que ele não ficará sentado e permitirá isso”, disse Spicer, nomeado nesta semana como porta-voz da Casa Branca para o presidente eleito. “E o que vai acontecer é que eles vão cair em si e ficaremos bem.”

(Com Reuters)


Arquivado em:Mundo

Otaviano Canuto: Trump e a economia brasileira

Posted: 23 Dec 2016 07:34 AM PST

O futuro presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma plataforma com um potencial de forte impacto econômico: seu plano prevê um grande impulso por meio de medidas como gastos em infraestrutura, cortes de tributos que incidem sobre as empresas e uma agenda de desregulamentação nos setores financeiro e ambiental. As propostas fazem parte da meta declarada de elevação do crescimento econômico dos Estados Unidos para 4% ao ano, bem acima da taxa de 2% estimada como a potencial, nas circunstâncias atuais, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Detalhes importantes da política de Trump para a economia ainda precisam ser esclarecidos — por exemplo, quanto do 1 trilhão de dólares dos investimentos prometidos em infraestrutura ficará a cargo do setor público e quanto será viabilizado por meio de parcerias público-privadas. Será necessário saber, portanto, quanto esse plano representará de aumento no déficit fiscal do governo e na dívida do setor público. Conforme sugerido por diferentes experiências realizadas ao redor do mundo, inclusive nos Estados Unidos, aumentos súbitos nos investimentos públicos não são facilmente executáveis. Os projetos requerem tempo para ser implementados, e seus respectivos efeitos serão percebidos com defasagem, ao longo dos anos.

É na política comercial americana que se abrem dois cenários distintos. No cenário "Trump moderado", o governo se limita a "quedas de braço" pontuais com as grandes companhias, ofertando concessões tributárias em troca da exigência de investimentos locais e da substituição de importações. Já no cenário "Trump radical" haveria o estabelecimento de tarifas extraordinárias e outras restrições sobre as importações (China e México foram objeto frequente de tais ameaças durante a campanha eleitoral). No cenário "Trump moderado", poderá haver um estímulo à demanda, ainda que a custo de maiores desequilíbrios nas transações externas dos Estados Unidos. No cenário "Trump radical", há elevados riscos de inflacionar substancialmente o custo interno de bens e serviços e de exercer impacto negativo sobre a lucratividade do setor privado americano. Além disso, "guerras comerciais" poderão representar perdas para todos na economia global, como aconteceu nos anos 30 do século passado.

Há três canais principais pelos quais a política econômica de Trump deverá afetar o Brasil. As taxas de juros americanas deverão elevar-se num ritmo mais acelerado que aquele que se projetou antes das eleições, na hipótese de a plataforma anunciada ser perseguida. A necessidade de avançar — e mais rapidamente — na agenda de reformas fiscais brasileiras, inclusive na Previdência, ganha relevo nesse contexto, de modo a reduzir o impacto da elevação de juros externos. O segundo canal seria o das exportações brasileiras para os Estados Unidos. Enquanto o cenário "Trump moderado" seria favorável, o cenário "Trump radical" compreenderia riscos de protecionismo sobre a pauta de produtos brasileiros. Embora a retórica do presidente eleito tenha se referido principalmente a importações de manufaturados, sua ação poderia ser estendida a produtos com base em recursos naturais, setor em que o Brasil possui grande competitividade. O terceiro canal é indireto, através da relação entre os Estados Unidos e a China. Os chineses têm sido obrigados a lidar com pressões de saída de capital e desvalorização de sua moeda desde a vitória de Trump. O Brasil, assim como as demais economias emergentes, não escapará ileso na hipótese do cenário "radical".

Para ler o artigo na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Economia, Mundo

Neto de Fittipaldi entra para academia de pilotos da Ferrari

Posted: 23 Dec 2016 07:29 AM PST

Neto do bicampeão de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, Enzo foi anunciado nesta sexta-feira como novo integrante da Ferrari Driver Academy, junto com Marcus Armstrong, de 16 anos, revelação do kart na Nova Zelândia. As novas promessas da escuderia italiana participaram de um teste em Fiorano, circuito privado da Ferrari em novembro.

Veja também

Hoje com 15 anos, Enzo Fittipaldi estreou no campeonato Ginetta Júnior de 2016 e finalizou a temporada na 18ª colocação – seu melhor resultado foi um oitavo lugar. Antes, participou de campeonatos de kart nos Estados Unidos, como o Florida Winter Tour e Rotax Grand Nationals Micromax.

(Com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

FHC: ‘2016 termina com nuvens mais carregadas’

Posted: 23 Dec 2016 06:46 AM PST

O ano de 2016 termina com nuvens mais carregadas do que as herdadas de 2015. Com o fim da Guerra Fria, especialmente depois da queda do Muro de Berlim, Estados Unidos e China começaram a dialogar. Do mesmo modo, a Europa foi-se integrando politicamente, e a Rússia, sem se conformar, parecia "contida". Tinha-se a impressão de que os conflitos bélicos seriam localizados. Assim seria a tensão entre Israel e seus vizinhos, da Índia com o Paquistão, ou as altercações entre as Coreias e as da China com o Japão. E não se tinha tanta consciência dos estragos que a invasão do Iraque ocasionara no equilíbrio do Oriente Médio.

Havia o terrorismo, mas o Ocidente queria acreditar que o Boko Haram matava africanos e não ocidentais, que xiitas e sunitas se destruíam entre si, e assim por diante, sem abalar a confiança em que os conflitos entre as grandes potências não ocorreriam mais no pós-II Guerra Mundial: a crise dos mísseis em Cuba, em 1962, sepultara essa possibilidade. Depois dos ataques ao Charlie Hebdo e ao Bataclan, em 2015 em Paris, e de outros atentados em locais simbólicos para o Ocidente, este se recordou das torres gêmeas de Nova York e foi obrigado a reconhecer a ameaça terrorista e a fragilidade da proteção que os Estados oferecem a seus cidadãos.

O ano de 2016 desnudou possibilidades de conflitos de outro tipo, que mexem com os "grandes", com suas armas atômicas. Não que conflitos globais estejam na iminência de ocorrer, mas 2016 termina com a Rússia inconformada com seu pedaço na Eurásia (mais ainda com a insensatez de não a terem levado a sério como parceira do Ocidente), com a China sentindo-se forte o suficiente para dizer que sua ascensão ao poder mundial poderá fazer-se "de maneira harmoniosa", que não a temam, mas não a impeçam de ser dona de "seu mar", nem de voltar-se para a Europa, muito especialmente para a Rússia, na busca de rotas seguras de abastecimento energético, livrando-se das incógnitas do Pacífico e da "entente" necessária com os americanos. A Rússia rejeitou acordos balísticos, inclusive atômicos, e a Coreia do Norte explodiu novas bombas. Sobra dizer que Índia e Paquistão, contendores antigos, permanecem com seu arsenal atômico intocado, o da China foi aperfeiçoado, e por aí vai.

Para completar o lado desagradável da herança que 2017 receberá, os americanos elegeram um líder que é a favor de os Estados Unidos se afastarem das suas responsabilidades mundiais.

Para ler o artigo na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Mundo

Passageiros de avião sequestrado são libertados em Malta

Posted: 23 Dec 2016 06:28 AM PST

(Matthew Mirabelli/AFP)" description="">(Darrin Zamit-Lupi/Reuters)" description="">(Matthew Mirabelli/AFP)" description="">(Darrin Zamit-Lupi/Reuters)" description="">(Matthew Mirabelli/AFP)" description="">(Matthew Mirabelli/AFP)" description="">

Os 118 passageiros e tripulantes do avião da companhia líbia Afriqiya Airways, que está no aeroporto de Malta após a aeronave ter sido sequestrada, foram libertados, segundo informou o primeiro-ministro maltês Joseph Muscat. No Twitter, ele afirma que os dois sequestradores se renderam e foram presos.

O primeiro grupo de reféns libertos era composto por mulheres e crianças. Em seguida, os demais passageiros e alguns membros da tripulação foram liberados. Todos eles desceram devagar, sem pressa, e foram acolhidos por agentes de segurança. Após a libertação, a porta do avião voltou a fechar.

Veja também

No avião que estacionou no meio da pista do aeroporto internacional de Valletta estavam 111 passageiros, 82 homens — entre eles os dois sequestradores —, 28 mulheres, uma criança e sete membros da tripulação.

Fontes locais apontam que os autores do sequestro tinham assegurado que possuíam uma granada e explodiriam o avião. Eles teriam se apresentado como seguidores do falecido ditador líbio Muamar Kadafi.

O avião decolou de Sebha às 10h10 local com destino a Trípoli.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Mundo

Youtuber contesta atitude de Vin Diesel: ‘aquilo não é elogio’

Posted: 23 Dec 2016 06:16 AM PST

A youtuber Carol Moreira respondeu às críticas que tem sofrido na internet após divulgar sua entrevista com o ator americano Vin Diesel, durante a Comic Con Experience (CCXP). "Estão dizendo que eu falei que foi um assédio. Eu nunca disse isso. O que eu falei foi que ele atrapalhou o meu trabalho e eu me senti muito desconfortável", diz Carol em entrevista ao HuffPost Brasil.

"Elogio é muito diferente. Ele interromper meu trabalho, se jogar no chão, pedir ajuda para uma equipe porque não estava conseguindo 'lidar com a minha beleza', isso não é elogiar."

Durante a conversa, o ator fugiu do assunto diversas vezes para exaltar a beleza da entrevistadora e dizer que eles deveriam sair dali. "Na hora eu nem percebi o que estava acontecendo. Eu só queria que ele parasse para que eu pudesse continuar a entrevista. Eu só queria sair dali. Quanto terminou eu saí tremendo, respirei fundo e me acalmei".

Diesel estava no Brasil para divulgar o terceiro filme da série Triplo X. O vídeo da entrevista com a youtuber se tornou notícia também fora do país e já foi visto mais de 1,6 milhão de visualizações.


Arquivado em:Entretenimento

Movimento popular invade shopping no Recife e pede cestas básicas

Posted: 23 Dec 2016 06:10 AM PST

Dezenas de famílias ligadas ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) realizaram ato nesta quinta-feira dentro do Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, reivindicando cestas básicas ao estabelecimento. Segundo o Diário de Pernambuco, a manifestação ocorreu em frente à loja do mercado Hiper Bompreço, foi acompanhada pela PM e não houve incidentes.

O protesto durou cerca de duas horas e o movimento do shopping voltou ao normal. O centro de compras divulgou uma nota: "O Shopping Guararapes informa que a administração do empreendimento está em conversa com as lideranças do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) para na medida do possível dar encaminhamento às solicitações do movimento. Todas as operações do Shopping estão funcionando normalmente desde abertura do mall”.

Ainda segundo o Diário, um membro do MLB disse que o ato ocorreu porque o movimento não teve resposta a pedido feito em novembro de doação de 500 cestas básicas, "para beneficiar famílias em situação de pobreza agravada pelo desemprego, que aumentou muito este ano".


Arquivado em:Brasil

Temer fará balanço do ano em rede nacional na véspera do Natal

Posted: 23 Dec 2016 06:10 AM PST

O presidente Michel Temer fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite deste sábado. A fala do presidente será exibida por volta das 20h da véspera de Natal e, segundo o jornal O Estado de S.Paulo, Temer fará um balanço das ações do governo no ano de 2016.

Temer também apresentará os planos gerais para 2017, traçando um cenário positivo das medidas que estão sendo tomadas com a intenção de reativar a economia e tentar debelar a crise. O pronunciamento foi gravado durante esta semana, em Brasília, antes de o presidente embarcar para São Paulo, onde deverá passar o Natal com a família.

Antes da estreia do presidente Temer em rede nacional, os brasileiros já manifestaram insatisfação com o atual governo. O alvo de panelaços e buzinaços na noite de 30 de novembro foi a mudança no pacote de medidas contra a corrupção do Ministério Público, votada na Câmara na madrugada anterior. Foi a primeira vez em que essas manifestações aconteceram em massa desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

 


Arquivado em:Brasil, Política

Imagens do dia 23 de dezembro

Posted: 23 Dec 2016 05:51 AM PST

Grupo de reféns são liberados em Valletta, Malta, após o avião Afriqiyah Airways ser sequestrado na Líbia(Matthew Mirabelli/AFP)" description="Grupo de reféns são liberados em Valletta, Malta, após o avião Afriqiyah Airways ser sequestrado na Líbia">Os ursos marrons, Smilla e Frida, interagem com um pinheiro de natal no zoológico de Gelsenkirchenm ba Alemanha(Roland Weihrauch/AFP)" description="Os ursos marrons, Smilla e Frida, interagem com um pinheiro de natal no zoológico de Gelsenkirchenm ba Alemanha">(Leonardo Benassatto/ FramePhoto/Folhapress)" description="">Flores e velas são deixadas próximo a Praça Breitscheid em homenagem às vítimas do atentado com um caminhão que invadiu uma feira natalina, em Berlim(Hannibal Hanschke/Reuters)" description="Flores e velas são deixadas próximo a Praça Breitscheid em homenagem às vítimas do atentado com um caminhão que invadiu uma feira natalina, em Berlim">(Fabian Bimmer/Reuters)" description="">Onda quebram próximo ao trilho de trem em Saltcoats, na Escócia. Ventos fortes são esperados com a passagem da tempestade Barbara - 23/12/2016(Jeff J Mitchell/Getty Images)" description="Onda quebram próximo ao trilho de trem em Saltcoats, na Escócia. Ventos fortes são esperados com a passagem da tempestade Barbara - 23/12/2016">A dancer performs on a tree in temperatures below minus 37 degrees Celsius in Mohe(/Reuters)" description="Uma dançarina se apresenta em uma árvore ao ar livre, sob temperatura de -37ºC em Mohe, na China">O imperador do Japão, Akihito, e a imperatriz Michiko, acenam para o público que se reuniu no Palácio Imperial para celebrar o aniversário de 83 anos do imperador japonês, em Tóquio(Issei Kato/Reuters)" description="O imperador do Japão, Akihito, e a imperatriz Michiko, acenam para o público que se reuniu no Palácio Imperial para celebrar o aniversário de 83 anos do imperador japonês, em Tóquio">Um macaco pega uma fruta de uma árvore de natal no zoológico de Zhengzhou, na China(STR/Reuters)" description="Um macaco pega uma fruta de uma árvore de natal no zoológico de Zhengzhou, na China">Mulher arruma um presépio na Catedral de Jacarta. A polícia da Indonésia anunciou plano de segurança durante as comemorações de fim de ano(Bay Ismoyo/AFP)" description="Mulher arruma um presépio na Catedral de Jacarta. A polícia da Indonésia anunciou plano de segurança durante as comemorações de fim de ano">O corpo de Anis Amri, suspeito do ataque com um caminhão em uma feira natalina em Berlim, é coberto após ser morto por policiais em Milão, na Itália(/Reuters)" description="O corpo de Anis Amri, suspeito do ataque com um caminhão em uma feira natalina em Berlim, é coberto após ser morto por policiais em Milão, na Itália">Mergulhadores vestidos com roupas de natal acenam para o público durante evento no aquário de Goyang, na Coreia do Sul(Jung Yeon-Je/AFP)" description="Mergulhadores vestidos com roupas de natal acenam para o público durante evento no aquário de Goyang, na Coreia do Sul">O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante uma coletiva de imprensa, em Moscou(Sergei Karpukhin/Reuters)" description="O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante uma coletiva de imprensa, em Moscou">O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante uma coletiva de imprensa, em Moscou(Sergei Karpukhin/Reuters)" description="O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante uma coletiva de imprensa, em Moscou">(Bruno Menezes)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Juro do rotativo do cartão de crédito ultrapassa 480% ao ano

Posted: 23 Dec 2016 05:24 AM PST

O juro médio total cobrado no rotativo do cartão de crédito subiu 6,3 pontos porcentuais de outubro para novembro, informou nesta sexta-feira o Banco Central. Com a alta na margem, a taxa passou de 475,8% ao ano em outubro para 482,1% ao ano em novembro. Esta é a maior taxa da série histórica do BC para o rotativo do cartão de crédito, iniciada em março de 2011.

O juro do rotativo é a taxa mais elevada desse segmento e também a mais alta entre todas as avaliadas pelo BC, batendo até mesmo a do cheque especial.

No caso do parcelado, ainda dentro de cartão de crédito, o juro caiu 1,1 ponto porcentual de outubro para novembro, passando de 156,1% ao ano para 155,0% ao ano.

Nesta quinta-feira, o presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmaram que as regras do crédito rotativo vão mudar. A intenção é fazer com que, após um mês no rotativo, o cliente tenha sua dívida automaticamente transferida para o parcelado, que possui taxas de juros menores. A mudança está sendo formulada pelo Banco Central e precisará ser aprovada no Conselho Monetário Nacional (CMN).

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Anitta debocha de comentário do estilista Ronaldo Ésper

Posted: 23 Dec 2016 05:20 AM PST

Anitta debochou de Ronaldo Ésper após o estilista criticar a roupa escolhida por ela para o troféu de Melhores do Ano, no Domingão do Faustão. Em uma publicação no Twitter, o programa Hoje em Dia, da TV Record, anunciava a análise. "Gente, qual será a correção que o Ronaldo Ésper vai fazer no look da Anitta?". A cantora prontamente respondeu com ironia: "Doida pra saber! Quero muito entrar nos padrões de Ronaldo Ésper".

Se ela viu o programa, não se sabe. A quem interessar possa, o estilista afirmou que o vestido preto desfilado pela cantora era uma mistura de "Saara com 25 de Março", em referência às ruas com roupas populares do Rio de Janeiro e São Paulo.

"É um mostruário de correntes. É um morto-vivo. Quem é seu estilista? Vai brigar com ele", disse Ésper, antes de questionar se Anitta não estaria "meio gordinha".

A cantora Anitta durante o 'Melhores do Ano' do Domingão do Faustão

A cantora Anitta durante o 'Melhores do Ano' do Domingão do Faustão (Raquel Cunha/TV Globo)


Arquivado em:Entretenimento

Alemanha prende dois suspeitos de preparar ataque a shopping

Posted: 23 Dec 2016 04:39 AM PST

Dois homens suspeitos de preparar um atentado contra um shopping em Oberhausen, no oeste da Alemanha, foram detidos pela polícia, informaram as autoridades na madrugada desta sexta-feira.

Os suspeitos são dois irmãos, de 28 e 31 anos, originários do Kosovo, revelou um oficial da polícia, três dias após o ataque com um caminhão que matou 12 pessoas em uma feira de Natal em Berlim, reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Os investigadores tentam no momento avaliar o grau de preparação do ataque ao shopping e se há mais envolvidos no plano, informou um oficial da polícia de Essen.

Alertada pelos serviços de Inteligência, a polícia enviou equipes para a área do shopping em questão e para uma feira de Natal na região na noite de quinta-feira, segundo o mesmo oficial.

O shopping visado é um dos maiores da Alemanha, com mais de 250 lojas e muito concorrido no Natal. Foi construído no local da antiga siderúrgica de Oberhausen, uma cidade próxima a Essen, na antiga região industrial do Ruhr.

Na noite de segunda-feira, um caminhão dirigido por um tunisiano de 24 anos atropelou dezenas de pessoas em uma feira de Natal em Berlim. O atentado deixou doze mortos de cerca de cinquenta feridos, no pior ataque na Alemanha reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Pitt acusa Angelina de colocar em risco privacidade dos filhos

Posted: 23 Dec 2016 04:37 AM PST

Brad Pitt acusou a ex Angelina Jolie de comprometer a privacidade dos filhos e pediu a um juiz que impeça a divulgação de detalhes sobre os jovens, que estão emergindo com o divórcio do casal. Segundo documentos legais publicados nesta quinta-feira, os advogados do ator afirmam que Angelina mostra pouco interesse pelo bem-estar dos seis filhos, e que os representantes da atriz tentam manchar a imagem do pai junto às crianças.

A equipe legal de Pitt argumenta que Angelina já violou o acordo que firmou para proteger a privacidade das crianças, com idades entre 8 e 15 anos, ao divulgar os nomes dos psicólogos da família. Os advogados também acusam a atriz de “tentar abrir caminho para fazer qualquer acusação possível”, sem levar em conta seu impacto sobre os filhos.

Angelina pediu o divórcio em setembro, citando diferenças irreconciliáveis, e solicitou a custódia total dos filhos. Pitt foi investigado pelo FBI e por assistentes sociais após ser acusado pela ex-mulher de maltratar um dos filhos em um voo da França para Los Angeles. O ator pede a custódia física e legal compartilhada dos filhos.

(Com agência France-Press)


Arquivado em:Entretenimento

Cientistas confirmam eficácia de vacina contra Ebola

Posted: 23 Dec 2016 03:59 AM PST

A vacina contra o vírus Ebola teve sua eficácia confirmada por cientistas após testes realizados em Guiné e em Serra Leoa. A droga oferece 100% de proteção, segundo o jornal cientifico The Lancet, que publicou o resultado.

Batizada de rVSV-ZEBOV, a vacina, produzida pelo laboratório Merck, Sharp & Dohme, foi aplicada em cerca de 6.000 pessoas, adultos e crianças. Dez dias depois, todos estavam imunes à doença. Em um grupo de mesma proporção, que não foi vacinado, 23 pessoas contraíram o vírus. Os escolhidos para receberem a droga tiveram algum contato com alguém infectado com Ebola pelo menos três semanas antes.

Um estoque de 300.000 doses da vacina foi produzido para ser usado em um caso de epidemia. Enquanto isso, a substância passa pelos processos regulatórios nos Estados Unidos e Europa para sua aprovação e desenvolvimento em larga escala. A previsão é que ela esteja disponível até 2018. Poucos efeitos colaterais foram associados ao medicamento. Foi registrado um caso de febre e um de alergia.

Mais de 11.000 pessoas morreram com o Ebola no fim de 2013, quando o vírus se espalhou e atingiu pelo menos 28.600 outros indivíduos.

Febre amarela – Enquanto isso, a Angola declarou o fim da pior epidemia de febre amarela do mundo em uma geração nesta sexta-feira, depois de uma campanha de vacinação de 25 milhões de pessoas apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nenhum caso novo da doença surgiu em seis meses.

O surto teve início um ano atrás em uma favela da capital, Luanda, e se espalhou por toda Angola. No total, mais de 400 pessoas morreram. Mais de 15 milhões de angolanos e 10 milhões de congoleses foram vacinados durante a campanha.

Em setembro, a OMS disse que o surto estava sob controle, mas que era cedo demais para dizer que havia sido completamente erradicado, já que havia mais de 6.000 casos suspeitos da doença transmitida por mosquitos.

As campanhas de vacinação esgotaram o estoque global de 6 milhões de doses duas vezes este ano, obrigando os médicos a administrar um quinto de uma dose normal, tática que a OMS diz proporcionar ao menos uma proteção temporária.

O risco de ocorrência de surtos globais aumentou nos últimos anos devido à urbanização e à mobilidade crescente da população, e foi particularmente agudo neste ano por causa do evento climático El Niño, que multiplicou a quantidade de mosquitos.

A febre amarela é transmitida pelos mesmos mosquitos que propagam os vírus do Zika e da dengue.

(Com agência Reuters)

 


Arquivado em:Saúde

Avião com 118 pessoas a bordo é sequestrado

Posted: 23 Dec 2016 03:53 AM PST

Um avião da companhia líbia Afriqiyah Airways, com 118 pessoas a bordo, aterrissou nesta sexta-feira em Malta após ter sido desviado de seu rumo, após o sequestro da aeronave.

A imprensa local relata a presença de dois sequestradores a bordo. Segundo o jornal Times of Malta, eles ameaçam explodir o Airbus A320 com granadas. Pouco mais de uma hora depois da aterrissagem, os sequestradores liberaram mulheres e crianças.

Mais cedo, o primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, confirmou por meio do Twitter que tinha informações sobre “uma situação de possível sequestro de um voo interno da Líbia e que foi desviado a Malta”. O aeroporto internacional de Malta está fechado para pousos e decolagens.

Um funcionário do aeroporto de Trípoli, capital líbia, informou à agência de notícias Reuters que o piloto da aeronave reportou o sequestro do avião à torre de controle, antes da comunicação ter sido interrompida.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

‘Capitão Fantástico’ mergulha nos dilemas da criação dos filhos

Posted: 23 Dec 2016 03:03 AM PST

Sob um céu de estrelas, com os seis filhos reunidos em volta da fogueira, Ben Cash controla as atividades da prole. Quer saber em que capítulo de Middlemarch, clássico de George Eliot, está a filha pequena, inquire uma das mais velhas sobre o conceito de tempo na física quântica. É hora então de relaxar com um pouco de música. Que os próprios Cash vão tocar, assim como fazem sozinhos todo o resto — caçar os animais e plantar os vegetais que comem, cortar a lenha, costurar as roupas e usar a cabeça. A premissa de Capitão Fantástico, que estreia no país nesta quinta-feira, lembra a do francês Vida Selvagem, em que um pai meio doido fugia com os filhos para criá-los na natureza. Mas Ben, interpretado com riqueza excepcional por Viggo Mortensen, é a proficiência em pessoa. Do treinamento físico aos avanços acadêmicos, não há momento do dia que não vise a tornar as crianças independentes em corpo, espírito e intelecto.

A mãe dessa cria singular, porém, não resistiu. Com problemas mentais, ela acabou de se suicidar numa clínica. Ben quer levar os filhos ao funeral. O sogro (Frank Langella, excelente) diz que vai mandar prendê-lo se ele der as caras por lá. É a senha de que Ben precisa para botar todo mundo no seu ônibus colorido e fazer um breve ingresso na civilização, o qual ora negará, ora confirmará sua sensatez. O mais velho (George MacKay, outro destaque) sente as deficiências mundanas do programa paterno. Por outro lado, os pequenos brilham no contraste com os priminhos enfadados e frívolos — e, na primeira parada na estrada, espantam-se: as pessoas estão doentes? Por que são tão gordas? Escrito e dirigido pelo ótimo ator Matt Ross (de Big Love e Silicon Valley), Capitão Fantástico mergulha nos dilemas da criação dos filhos: a medida certa de ajuste e de peculiaridade, o balanço entre controle e independência. Uma certeza, contudo, o filme deixa: se os filhos pertencem ao mundo, e não aos pais, é imprescindível que tenham alguma ambição sobre o mundo a que pretendem pertencer.

Compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Entretenimento