USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


domingo, 18 de dezembro de 2016

Notícias

Notícias


Avião cai na Indonésia e mata 13

Posted: 18 Dec 2016 09:20 AM PST

Um avião da Força Aérea da Indonésia caiu em uma montanha na manhã deste domingo, matando todas as 13 pessoas que estavam a bordo, segundo a Agência Reuters.

A aeronave, um Hercules modelo C-130 decolou da cidade de Timika e realizando um exercício de treinamento em uma região desabitada na província da Papua (região leste da Indonésia) quando aconteceu o acidente, às 6h15 da manhã do horário local.

Os corpos estão sendo transportados para Wamena, de onde partiu o avião, informou a a Agência de Busca e Salvamento da Indonésia à Reuters. 


Arquivado em:Mundo

Recursos hídricos podem se esgotar em 2050, dizem cientistas

Posted: 18 Dec 2016 08:43 AM PST

Dentro de três décadas, os recursos hídricos subterrâneos podem se esgotar, afirmaram cientistas nesta semana, durante a conferência anual da União Geofísica Americana (AGU, na sigla em inglês), realizada em São Francisco, nos Estados Unidos. Segundo os especialistas, o uso crescente de água na agricultura, na indústria e para o consumo pode acabar com aquíferos em várias partes do mundo até 2050, tornando o recurso inacessível para um quinto da população global.

"Embora muitos aquíferos permaneçam produtivos, a água subterrânea economicamente explorável já é ou se tornará inacessível em um futuro próximo, especialmente em áreas irrigadas intensivamente nas regiões mais secas do mundo", afirmou a pesquisadora Inge de Graaf, hidrologista na Escola de Minas de Colorado, em comunicado.

O estudo foi coordenado por pesquisadores de duas universidades: a Escola de Minas do Colorado, nos Estados Unidos, e a Universidade de Utrecht, na Holanda. Os cientistas afirmam que, além das áreas que já enfrentam períodos de seca, como a Índia e a Califórnia, nas próximas décadas outras regiões de risco podem surgir, como Argentina, Austrália e o Sul da Europa.

Para chegar a essa conclusão, a equipe utilizou modelos de computador para medir a estrutura dos aquíferos, o volume de bombeamento e as interações entre as águas subterrâneas e as águas circundantes, como rios e lagos. Os resultados da análise mostraram que, entre 2040 e 2060, a água armazenada na região da bacia do Ganges, na Índia, e no Sul da Espanha e da Itália poderá se esgotar. Já nos Estados Unidos, os aquíferos nas partes Centro e Sul da Califórnia, atingidos pela seca, poderiam acabar em um período ainda mais curto – a previsão é para 2030. Em outros Estados, como Texas, Oklahoma e Novo México, os recursos hídricos subterrâneos podem escassear entre 2050 e 2070.

Seca afetará 20% da população

A pesquisa ainda afirma que, daqui a 34 anos, aproximadamente 20% da população mundial (cerca de 1,8 bilhão de pessoas) não terá acesso à água proveniente desses estoques subterrâneos. A principal causa apontada pelo estudo é o bombeamento excessivo de aquíferos para consumo humano e para as culturas agrícolas, que afetará principalmente países em desenvolvimento.

Segundo os especialistas, estudos baseados em observações de satélite já haviam mostrado que vários dos principais aquíferos do mundo estavam perto de se esgotar. Essas avaliações, porém, não levam em conta o nível de reservas menores, em escala regional.

No Brasil, algumas cidades já vêm sofrendo com a falta d'água. Em 2014 e 2015, São Paulo passou por uma das maiores crises hídricas das últimas décadas, fazendo com que a principal fonte de abastecimento da capital, o Sistema Cantareira, atingisse a preocupante marca de 3,5% de sua capacidade total, o nível mais baixo de sua história. Segundo especialistas, algumas das melhores estratégias para superar a crise hídrica, é ter em mente que a água é um recurso finito e planejar estratégias de longo prazo para seu consumo, como o reúso.


Arquivado em:Ciência, Economia

Polícia croata resgata 67 refugiados trancados em uma van

Posted: 18 Dec 2016 08:26 AM PST

Quarenta e dois refugiados paquistaneses e afegãos foram hospitalizados após a polícia na Croácia encontra-los trancados em uma van sem ventilação. Eles faziam parte de um grupo de 67 pessoas, incluindo crianças, que estavam sendo transportados clandestinamente por traficantes de seres humanos.

Os refugiados estavam sofrendo de envenenamento por monóxido de carbono e alguns estavam inconscientes, disseram os médicos. Eles foram tratados em hospitais locais e agora estão fora do perigo, disse o ministro da saúde da Croácia, Milan Kujundzic.

“É uma condição médica séria e é bom que eles tenham sido encontrados”, disse Kujundzic em comentários para a agência de notícias Hina. “A maioria será liberada, mas três ou quatro permanecerão internados, em observação.”

Kujundzic disse que duas crianças de 10 e 12 anos estavam entre os refugiados. Eles estavam com frio e com fome. Alguns relataram que não tinham comido por cinco dias, disse o ministro.

Dois cidadãos da Bulgária estão sob investigação criminal por contrabando de imigrantes, revelou a polícia. Segundo confessou o motorista preso, a van  descoberta neste domingo se direcionava à capital Zagreb. Posteriormente, os sobreviventes seguiriam para outros países da Europa.

Com Associated Press


Arquivado em:Mundo

Avião cai na Indonésia e mata 13

Posted: 18 Dec 2016 08:14 AM PST

Um avião da Força Aérea da Indonésia caiu em uma montanha na manhã deste domingo, matando todas as 13 pessoas que estavam a bordo, segundo a Agência Reuters.

A aeronave, um Hercules modelo C-130, decolou da cidade de Timika e estava realizando um exercício de treinamento em uma região desabitada na província da Papua (região leste da Indonésia) quando aconteceu o acidente, às 6h15 da manhã do horário local.

Os corpos estão sendo transportados para Wamena, de onde partiu o avião, informou a a Agência de Busca e Salvamento da Indonésia.


Arquivado em:Brasil

Os verdadeiros culpados pelo sobrepeso infantil: os pais

Posted: 18 Dec 2016 07:55 AM PST

Há apenas quinze dias, pela primeira vez em duas décadas, os Estados Unidos fizeram um anúncio preocupante: houve uma queda na expectativa de vida de seus cidadãos. Entre as mulheres, a idade média caiu de 81,3 anos, em 2014, para 81,2 anos, em 2015. Entre os homens, de 76,5 anos para 76,3 anos. É pouco, apenas uma questão de meses, mas a reversão da tendência de crescimento da expectativa de vida é um tremendo sinal vermelho. Um dos motivos para a queda, que ainda pede novas rodadas de investigação, está nos pratos que vão à mesa e, sobretudo, no que há entre duas fatias de pão de hambúrguer e gergelim. Some-se à constatação dos anos subtraídos a epidemia de obesidade infantil que assola os Estados Unidos, e eis então um quadro delicado.

O excesso de peso acomete cerca de 30% das crianças americanas — taxa equivalente à do Brasil. Diz David Ludwig, diretor do programa de obesidade no Children's Hospital Boston: "A obesidade entre crianças e adolescentes é tão evidente que esta geração poderá ser a primeira na história americana a ter vida mais curta que a de seus pais". Estudos recentemente divulgados não deixam espaço para dúvida: a culpa é dos pais. A forma como eles se comportam à mesa e como educam seus filhos em relação à alimentação é o atalho mais curto para um dos males de nosso tempo.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Saúde

Atentados interrompem ação humanitária na Síria

Posted: 18 Dec 2016 07:08 AM PST

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos e a televisão estatal síria, ônibus que estavam sendo empregados na evacuação de doentes e feridos das aldeias sírias sitiadas de al-Foua e Kefraya foram atacados e queimados neste domingo.

Os ataques foram realizados por extremistas das Frente da Conquista do Levante (ex-filial da al-Qaeda), que atua em consórcio com o grupo terrorista Estado Islâmico.

Segundo os relatos, a ação humanitária acontecia paralelamente à evacuação dos rebeldes dos últimos bairros ainda controlados pela oposição no leste de Aleppo. Essa, por sinal, era uma das condições do cessar-fogo firmado com a participação da Turquia, Rússia e Irã.

Era prevista a retirada de cerca de 4 000 pessoas de ambas as localidades. O processo deveria ter começado no início da manhã, mas foi bloqueado devido aos atendados.

Segundo a agência oficial síria Sana, dezenas de ônibus começaram a entrar no último reduto rebelde da cidade síria de Aleppo para retomar a retirada de milhares de civis e combatentes insurgentes.

Com agência EFE


Arquivado em:Mundo

Larissa Manoela envia mensagem para crianças nordestinas

Posted: 18 Dec 2016 06:46 AM PST

O Nordeste enfrenta a seca mais severa da história. Há mais de cinco anos, não chove o necessário na região. A reportagem de VEJA visitou mais de uma dezena cidades para produção de uma reportagem que foi publicada pela revista em novembro. Durante a viagem, um grupo de meninas que vive na vila de Cipó dos Anjos, na cidade de Quixadá (CE), pediu aos jornalistas que enviassem uma mensagem de vídeo para atriz Larissa Manoela, estrela teen do canal SBT.

Assista ao vídeo:

A atriz prontamente respondeu para Isabel, de 12 anos; Karen, de 9 anos; Alice de 14 anos; e Alessandra de 11 anos –  as quatro fãs do sertão cearense. O vídeo foi transmitido para um dos tios das meninas que todos os dias vai trabalhar na sede do município, onde há sinal de celular e de onde recebe as mensagens multimídia, que são retransmitidas para família. Segundo Antônia Costa, mãe da Isabel e da Karen, assim que recebem o vídeo, as filhas fizeram questão de exibi-lo para todos no povoado. "Foi o melhor presente de Natal que elas receberam", disse Antônia em agradecimento à atriz.

Assista ao vídeo gravado por Larissa Manoela:

 


Arquivado em:Entretenimento

Cristiano Ronaldo marca três e Real conquista quinto Mundial

Posted: 18 Dec 2016 05:18 AM PST

O Real Madrid tornou-se o maior vencedor da história do Mundial de Clubes ao conquistar o quinto título neste domingo. O time, no entanto, precisou da prorrogação para vencer o Kashima Antlers, por 4 a 2, após empate por 2 a 2 no tempo normal. Cristiano Ronaldo, a grande estrela da partida, fez três gols.

Karim Benzema abriu o placar aos 8 minutos do primeiro tempo, depois de rebote dado pelo goleiro em chute de Luka Modric, dando sinais de que seria uma vitória fácil da equipe espanhola, mas o Kashima, que já tinha surpreendido o Atlético Nacional nas semifinais, voltou a aprontar no Estádio Internacional de Yokohama.

Apoiado pela torcida local, os japoneses empataram o jogo antes do intervalo. Shoma fez boa jogada pela esquerda e cruzou para área. Varane falhou, e Shibasaki não desperdiçou.

Sonolento em campo, o Real Madrid seguia dando oportunidade para o adversário, que aproveitou para virar a partida. Aos 7 minutos da etapa final, Sergio Ramos afastou mal. Shibasaki dominou na entrada da área, limpou a marcação e chutou no canto para virar o jogo.

A possibilidade de derrota acordou os comandados de Zinedine Zidane, que mudaram a postura na partida. Pouco depois, aos 14, Lucas Vázquez foi derrubado dentro da área. Cristiano Ronaldo, até então apagado no jogo, cobrou com perfeição e deixou tudo igual.

O Real tentou decidir o título ainda no tempo regulamentar, mas pecou na hora da finalização. Perto do fim do segundo tempo, o Kashima voltou a dominar o jogo, desperdiçando pelo menos duas boas chances de matar a partida e confirmar a zebra histórica.

Na prorrogação, porém, valeu o talento de Cristiano. Aos 8 minutos, a zaga japonesa cochilou. Benzema encontrou o craque português livre entre os zagueiros e o artilheiro só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro para anotar.

Pouco depois, aos 13, Kroos chutou mal de fora da área. A bola, porém, parou nos pés de Cristiano, que mais uma vez não perdoou e marcou o terceiro gol na partida, o quarto da equipe espanhola.

O Real Madrid se torna o maior vencedor do Mundial de Clubes, com cinco títulos, dois deles no novo formato do torneio, superando o Milan, que tem quatro troféus da competição.

Com EFE


Arquivado em:Esporte

Real Madrid vence o Mundial de Clubes da Fifa

Posted: 18 Dec 2016 04:56 AM PST

(Kazuhiro NOGI/AFP)" description="">(Toru Hanai Livepic/Reuters)" description="">(Kim Kyung-Hoon Livepic/Reuters)" description="">(Kim Kyung-Hoon Livepic)" description="">(Toru YAMANAKA/AFP)" description="">(Matthew Ashton - AMA)" description="">(Matt Roberts/Getty Images)" description="">(Issei Kato Livepic/Reuters)" description="">(Toru Hanai Livepic/Reuters)" description="">(Kim Kyung-Hoon Livepic)" description="">(Kazuhiro NOGI/AFP)" description="">(Issei Kato Livepic/Reuters)" description="">(Matt Roberts/Getty Images)" description="">(Toru Hanai Livepic/Reuters)" description="">(Matthew Ashton - AMA/Getty Images)" description="">(Toru Hanai Livepic/Reuters)" description="">(Behrouz MEHRI/AFP)" description="">(Kazuhiro NOGI/AFP)" description="">(Toshifumi KITAMURA/AFP)" description="">(Kaz Photography/Getty Images)" description="">(Kim Kyung-Hoon Livepic/Reuters)" description="">(Toru Hanai Livepic/Reuters)" description="">(Issei Kato Livepic/Reuters)" description="">(Toru Hanai Livepic/Reuters)" description="">(Kim Kyung-Hoon Livepic/Reuters)" description="">

 


Arquivado em:Esporte, Galeria de Fotos

Atentado suicida mata 43 soldados no Iêmen

Posted: 18 Dec 2016 04:26 AM PST

Um atentado suicida matou pelo menos 43 soldados na cidade portuária de Aden, no sul do Iêmen. Autoridades disseram que os soldados estavam em fila para receber salários, perto de uma base militar, no distrito de Khor Maksar, quando o homem-bomba atacou. Pelo menos 60 outras pessoas ficaram feridas.

Aden é a capital temporária do governo internacionalmente reconhecido do Iêmen. A administração tem lutado para estabelecer seu controle na cidade, enquanto militantes islâmicos têm lançado dezenas de ataques contra suas forças.

A Al Qaeda e o Estado Islâmico exploram quase dois anos de guerra no país empobrecido, conduzindo assassinatos e bombardeios, principalmente em áreas islâmicas ilegais do sul do país, nominalmente controladas pelo governo.

Há uma semana, outro ataque de um grupo extremista islâmico matou 50 soldados na região. Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado.

Com Agência Reuters


Arquivado em:Mundo

Imagens da semana (12 a 16 de dezembro)

Posted: 18 Dec 2016 03:30 AM PST

(Danish Ismail/Reuters)" description="Muçulmanos durante o festival Mawlid - que celebra o aniversário do profeta Maomé - em Srinagar, na região indiana da Caxemira - 16/12/2016">(Vagner Magalhães/VEJA.com)" description="O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o padre Júlio Lancellotti">(Fredy Builes)" description="O zagueiro Neto">(Abdalrhman Ismail/Reuters)" description="Aleppo">(Osservatore Romano/Handout/Reuters)" description="Papa Francisco sopra velas em comemoração aos seus 80 anos de idade, durante audiência geral no Vaticano - 14/12/2016">Mundial de Clubes - Semifinal - Atlético Nacional x Kashima Antlers(Toshifumi Kitamura/AFP)" description="Jogadores do Atlético Nacional e do Kashima Antlers fazem um minuto de silêncio em memória às vítimas do acidente aéreo com a equipe da Chapecoense, antes de partida válida pelas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA - 14/12/2016">Lionel Messi e o garoto Murtaza(Karim Jaafar/AFP)" description="O jogador do Barcelona, Lionel Messi, entra em campo com o garoto afegão Murtaza Ahmadi, em partida amistosa contra o Al-Ahli, em Doha, no Catar - 13/12/2016">Imagens do dia - Crise em Alepo(Karam Al-Masri/AFP)" description="Homem sírio carrega criança próximo a prédios destruídos, durante operação militar em Alepo - 13/12/2016">O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros(Pedro França/Ag. Senado)" description="O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante a sessão para votação da PEC do Teto de Gastos - 13/12/2016">Alan Ruschel(Fredy Builes/Reuters)" description="Alan Ruschel">Ônibus é incendiado durante protesto contra a aprovação da PEC 55 do teto de gastos, em Brasília(Pedro Ladeira/Folhapress)" description="BRASÍLIA, DF, 13.12.2016: GOVERNO-GASTOS - Ônibus da TCB incendiado durante ato contra a aprovação da PEC 55 do teto de gastos em Brasília (DF). Manifestantes e policiais militares entraram em confronto na tarde desta terça-feira (13), horas depois da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos públicos nos próximos 20 anos. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)">Imagens do dia - Batalha em Alepo(Omar Sanadiki/Reuters)" description="Soldado das forças governamentais do presidente sírio Bashar al-Assad, segura uma arma enquanto caminha próximo de prédios destruídos em Alepo - 12/12/2016">Imagens do dia - Aniversário do profeta Maomé(Tauseef Mustafa/AFP)" description="Muçulmanas celebram o 'Mawlid'- aniversário de nascimento do profeta Maomé -, em Srinagar, na região da Caxemira - 12/12/2016">Alerj(Armando Paiva/Agif/Folhapress)" description="Alerj">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Políticos internacionais que se deram mal em 2016

Posted: 18 Dec 2016 02:41 AM PST

O ano de 2016 trouxe muitas surpresas quando o assunto é eleições e referendos internacionais. A saída do Reino Unido da União Europeia e a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos ganharam as manchetes do mundo todo como grandes eventos que poucas pesquisas foram capazes de prever.

Entre as surpresas, alguns líderes e políticos se destacaram como os grandes perdedores do ano. Confira a lista de VEJA:

Hillary Clinton(Chip Somodevilla/Getty Images)" description="Após uma campanha cheia de altos e baixos, a democrata Hillary Clinton perdeu as eleições americanas para o controverso empresário Donald Trump. Sua vitória era dada como certa por praticamente todas as pesquisas de boca de urna nacionais e o resultado surpreendeu não só os democratas, como também o mercado, a imprensa e a comunidade internacional. A ex-secretária de Estado obteve 2,5 milhões de votos a mais, mas perdeu na soma que realmente importa: contabilizou 232 delegados, contra 306 de Trump.">David Cameron(Stefan Wermuth/Reuters)" description="O ex-primeiro-ministro britânico colocou perigosamente seu próprio cargo em jogo quando prometeu a realização da consulta popular sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. O referendo foi sua promessa de campanha para aplacar pressões nacionalistas dentro do próprio Partido Conservador, mas não era uma questão urgente na época, apenas o desejo de uma minoria. A proposta de David Cameron lhe garantiu apoio em seu partido e sua reeleição. Seu plano estava dando certo até falhar magistralmente na votação de 23 de junho. O político apoiou a permanência do país no bloco e teve de anunciar sua renúncia poucas horas após a constatação da derrota.">Matteo Renzi(Tiziana Fabi/VEJA)" description="O ex-premiê da Itália, Matteo Renzi, também vinculou sua permanência no cargo ao resultado do referendo sobre a reforma constitucional no país. Renzi apoiava a vitória do "sim" para a reforma, mesmo quando as pesquisas mostravam uma boa vantagem para a rejeição da reforma. Após a confirmação do resultado, o então primeiro-ministro tentou associar sua renúncia à aprovação de uma lei orçamentária para 2017, mas por fim confirmou sua destituição do cargo.">Keiko Fujimori(João Marcello Erthal/VEJA)" description="Favorita nas eleições para presidente no Peru, Keiko Fujimori acabou perdendo a disputa para Pedro Pablo Kuczynski. A filha do ex-presidente Alberto Fujimori recebeu 49,88% dos votos contra 50,12% do economista de centro-direita. A diferença de votos válidos entre os dois candidatos foi de 41.438 votos.">Park Geun-hye(Baek Seung-ryeol/Yonhap/Reuters)" description="A presidente sul-coreana se envolveu em um grande escândalo de corrupção e tráfico de influência em 2016. Tudo começou após sua amizade com Choi Soon-Sil, filha de um ex-conselheiro de seu pai, ser alvo de suspeitas e rumores da imprensa. Park é acusada de compartilhar informações sigilosas do governo sul-coreano com Choi e está a poucos dias de sofrer impeachment.">François Hollande(Eric Gaillard/AFP)" description="Hollande se tornou o presidente mais impopular da história da França em 2016, quando atingiu 10% de aprovação. Além disso, desistiu de se candidatar às eleições de 2017 e se tornou o primeiro presidente na história da França moderna a não tentar a reeleição.">Jeb Bush(Joe Skipper/Reuters)" description="Filho e irmão de ex-presidentes americanos, Jeb Bush era um dos republicanos favoritos nas primárias das eleições americanas. Depois de mais de 130 milhões de dólares gastos na campanha, o candidato terminou sua participação na corrida eleitoral em fevereiro, após péssimos resultados nas primárias em Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul.">

 


Arquivado em:Mundo

Nada a despachar? Então, pague menos

Posted: 18 Dec 2016 02:33 AM PST

Viajar de avião no Brasil era uma experiência e tanto nos anos 80. Tripulações com mais de uma dezena de aeromoças serviam refeições em pratos de porcelana, além de bebidas como vinho e uísque em copos de vidro. Não havia restrições para a bagagem. Mas, em 1986, apenas 14 milhões de passageiros foram transportados em rotas domésticas. Esse mercado cresceu a passos lentos até que o governo anunciar a liberação da política de preços dos bilhetes, que passariam a ser definidos pelas companhias aéreas. As empresas baratearam os bilhetes para conquistar passageiros e, com preços mais baixos, o mercado quase triplicou: de 33 milhões de passageiros, saltou para 85 milhões. Agora, mais uma vez, análises negativas sobre o setor aéreo ressurgem por causa da decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de permitir que as companhias cobrem por mala despachada nos voos.

O fim da "gratuidade" (entre aspas, porque o serviço acabava sendo embutido no preço dos bilhetes) para o despacho de ao menos uma mala era um pleito antigo das companhias. Agora, aqueles que nada possuem a despachar pagam, indiretamente, por aqueles que carregam bagagem. Com a cobrança da mala despachada, no entanto, isso pode ser revertido – e ainda trazer um benefício aos clientes. "A mudança vai permitir que as companhias criem uma categoria de bilhetes, mais barata, para quem não vai despachar bagagem", diz Eduar­do Sanovicz, presidente da Associa­ção Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil

Recurso no Senado atrasa lei que beneficia teles

Posted: 18 Dec 2016 02:06 AM PST

Um recurso protocolado na Mesa Diretora do Senado na noite desta sexta-feira às 19h58, a dois minutos do prazo final, suspendeu o envio do PLC 79/2016 para a sanção do presidente da República, Michel Temer. A norma revisa a Lei Geral de Telecomunicações, ainda da década de 1990, para permitir a troca do regime de outorga na telefonia fixa, de concessão para autorização. Mais: ela beneficia com recursos bilionários as cinco operadoras no país – Oi, Vivo, Claro, Algar e Sercomtel, conforme mostra reportagem na edição de VEJA deste fim de semana. O Palácio do Planalto havia programado uma cerimônia para sancionar a lei na próxima terça-feira – agora o evento será bastante postergado, por causa do recesso legislativo.

A sanção da lei era uma grande expectativa do setor, que emprega 500.000 pessoas no Brasil. Informações do governo dão conta de que todas as cinco operadoras concessionárias pretendiam mudar de regime – e contavam com os recursos advindos do projeto, sobretudo a endividada Oi, que chegou a mencionar a modernização da Lei Geral de Telecomunicações em seu plano de recuperação judicial de 65 bilhões de reais. Mas a empresa nega que o projeto tenha sido acelerado por causa de seu endividamento.

O texto final foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, apenas em comissões, mas de maneira terminativa e estaria apto para sanção na próxima segunda-feira, caso não houve manifestação contrária de ao menos nove senadores. O recurso agora exige a votação no plenário do Senado. A interposição do recurso deve ser oficializada pela Mesa Diretora na segunda-feira.

As mudanças previstas na norma incluem a transferência definitiva para as operadoras de ao menos 20 bilhões de reais em bens essenciais para manter o serviço funcionando (imóveis e equipamentos de telefonia) – eles estavam em poder das teles desde a privatização, mas deveriam por contrato retornar ao controle estatal em 2025, quando do fim dos contratos das concessionária de telefonia fixa. A lei impõe uma espécie de renúncia desses bens por parte do governo.

Com a mudança nas regras de exploração do mercado, esses bens ficariam de vez com as operadoras – algo que ainda era considerado um ponto de incerteza por juristas e especialistas no setor e portanto um entrave a investimentos. A contrapartida prevista no PLC 79/2016 é que as empresas privadas apliquem o valor correspondente na expansão das redes próprias de banda larga, segundo um cálculo ainda pouco claro a ser feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Pela projeto, de autoria do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), as teles passariam a ter mais liberdade de operação e concorrência, o que geraria um fluxo de caixa maior – valor a ser considerado pela Anatel para o cálculo de quanto deveriam investir em fibra ótica como contrapartida. Além disso, permitiria a renovação dos contratos a cada vinte anos, exploração de um satélite brasileiro, entre outros pontos. Também aliviaria o pagamento de taxas de concessão e desobrigaria as teles de universalizar o serviço de telefonia fixa por meio de orelhões – algo oneroso, com pouco valor de mercado, obsoleto e desinteressante para mercado e o governo.

O projeto de lei tramitou de forma rápida e de acordo com a visão da Anatel, das teles e do governo federal (as sugestões vieram ainda da equipe de Dilma Rousseff e foram encampadas por Temer). A diretoria da Anatel estava preparando e acelerando trâmites burocráticos internos paras as mudanças legais.

As ressalvas e críticas são de entidades de defesa do consumidor e ONGs reunidas na Coalizão Direitos na Rede, Ministério Público e Tribunal de Contas da União. Para o TCU, há risco de dano ao erário e o valor desses bens pode passar de 100 bilhões de reais. Depois de tentarem três vezes retardar os trâmites (uma na Câmara e duas no Senado), a coalizão obteve, com ajuda de servidores da liderança do PT no Senado, as duas assinaturas finais de apoio ao recurso.

As organizações já tinham conseguido assinaturas suficientes no recursos anteriores, mas elas foram retiradas por pressão da cúpula do PT. Nesta sexta, próximo do horário limite, foram buscar o apoio da senadora Regina Sousa (PT-PI), encontrada no aeroporto de Brasília, e do senador Reguffe (sem partido-DF), que estava com o filho num hospital. Assim, derrubaram as manobras do vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), que trabalhou pelo envio célere do projeto a Temer – e causou atritos na bancada do partido.


Arquivado em:Brasil, Economia

Planalto dará presente bilionário às teles

Posted: 18 Dec 2016 01:52 AM PST

O Planalto vestirá sua melhor roupa para a festa desta terça-feira. Haverá a cerimônia de sanção do projeto de lei que moderniza as regras do setor de telecomunicações, ainda gerido por normas defasadas dos anos 90. No pacote, o governo está dando de bandeja às teles um patrimônio bilionário — coisa de 20 bilhões de reais, pelas estimativas mais modestas —, exatamente num momento de penúria e no qual se pede tanto sacrifício para o ajuste das contas públicas. Paralelamente, promove-se um perdão de outros 20 bilhões de reais em multas dessas mesmas teles, totalizando um presentaço fenomenal de 40 bilhões de reais em bondades. A maior agraciada com o pacote natalino é a enrolada Oi.

O jabuti é assim: originalmente, quando os contratos das teles terminassem, em 2025, todas teriam a obrigação de devolver à União parte do patrimônio físico que vinham usando e administrando desde a privatização. São milhares de imóveis, além de carros, antenas, torres, cabos, instalações, redes. Agora, sob as "regras modernizadoras", todo esse patrimônio, em vez de ser devolvido aos contribuintes como originalmente previsto, será incorporado pelas teles, com a condição de que elas invistam o valor equivalente em seus negócios. Quem não adoraria um presente assim?

A questão, neste momento, é avaliar o exato valor desse patrimônio. Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União informa que o valor total pode passar de 100 bilhões de reais — uma fortuna capaz de aliviar em um ano até o déficit da Previdência.

Colaborou Marcelo Sakate

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil

Felipão: ‘Se perdi sozinho em 2014, ganhei sozinho em 2002’

Posted: 17 Dec 2016 04:02 PM PST

Desde o dia 8 de julho de 2014, data da trágica goleada por 7 a 1 sofrida pela seleção brasileira diante da Alemanha, no Mineirão, o técnico Luiz Felipe Scolari evitava falar sobre a derrota mais dolorosa de sua carreira. Após dois anos na China, onde conquistou diversos títulos pelo Guangzhou Evergrande, o treinador gaúcho de 68 anos aceitou recordar o trauma. Mas se recusou a aceitar o papel de principal culpado.

O treinador citou o pentacampeonato, conquistado em 2002 na Coreia do Sul e no Japão, para dividir as responsabilidades. “O mínimo que eu posso dizer aos que querem me culpar é que, se sou o culpado pela derrota de 2014, então sou o único responsável pela vitória de 2002. Eu pergunto: quem é o último campeão do mundo com o Brasil? Sou eu. Então, se perdi sozinho a Copa de 2014, ganhei sozinho a Copa de 2002”, afirmou ao recém-criado site Chuteira FC.

Para Felipão, o resultado daquela semifinal não refletia as realidades de Brasil e Alemanha. O gaúcho entende que as seleções viviam estágios parecidos e repetiu a tese do “apagão” – desta vez chamada de “uma falha coletiva geral”. Felipão evitou usar a lesão de Neymar, o choro no hino, as opções na convocação ou até mesmo os problemas dentro da CBF como fatores implicantes para que a goleada acontecesse.

“Até aquele jogo da semifinal não havia uma grande diferença entre Brasil e Alemanha. De nada adianta falar que a Granja (Comary) aberta prejudicou, que a confederação (CBF) atrapalhou, que isso ou aquilo do nosso comprometimento com o país, a pressão da Copa ser aqui, que nossa atitude poderia ter sido diferente. Se jogássemos fechados. O resultado do nosso trabalho não vinha sendo ruim. Estava bem feito. Naquele jogo deu errado. Os alemães foram felizes e nós, não. Às vezes procuram muitas explicações no futebol onde não se tem”, simplificou, se esquecendo que o Brasil não jogou bem em nenhuma das outras cinco partidas.

De férias no Brasil, mas com contrato renovado com o Guangzhou Evergrande, Felipão se mostrou bem satisfeito com o futebol chinês e saiu em defesa dos técnicos brasileiros, que passaram a ser questionados justamente após o Mundial de 2014, principalmente na comparação com os europeus.

“Eu te pergunto: quem é o campeão brasileiro de 2016? O Cuca com o Palmeiras. Onde ele estava antes? Na China. Quem é o campeão da Copa do Brasil? Renato Gaúcho com o Grêmio. Onde ele estava antes? Na praia. Nenhum deles foi à Europa estudar. Cuca e Renato, cada um a seu jeito, se aperfeiçoaram. Muita gente imagina que é fácil ser técnico no Brasil. Não é nada fácil. Tu olha os estrangeiros que chegam aqui. Não duram muito tempo”, opinou.

 


Arquivado em:Esporte

Justiça do Rio suspende direitos políticos de Lindbergh Farias

Posted: 17 Dec 2016 03:08 PM PST

A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu os direitos políticos do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) por quatro anos, em decisão anunciada na noite de sexta-feira. O parlamentar é acusado de ter permitido o uso promocional de sua imagem, entre 2007 e 2008, quando era prefeito de Nova Iguaçu (RJ) e se candidatava à reeleição (conquistada por ele em 2008). Lindbergh promete recorrer da decisão.

A decisão foi anunciada pelo juiz Gustavo Quintanilha, da 7 vara cível da Comarca de Nova Iguaçu e Mesquita, na Baixada Fluminense, que também multou Lindbergh em 480.000 reais. De acordo com o TJ, Lindergh distribuiu caixas de leite e cadernetas de controle de distribuição com o logotipo de seu governo.

“O réu usou seu cargo e o poder a ele inerente para beneficiar-se em sua campanha à reeleição. O réu causou dano ao gastar verba pública na criação do símbolo, sua inserção em campanhas e sua propagação, associada a seu nome, em situações em que não era necessário. Faltou à conduta do réu impessoalidade, economicidade e moralidade", ressaltou o magistrado na sentença.

Resposta – Em nota, Lindbergh informou que irá recorrer da sentença e afirmou que o STF (Supremo Tribunal Federal) já o absolveu. "Essa mesma matéria já foi julgada em 2011, pelo STF, que decidiu pelo seu arquivamento, com 10 votos a favor, por entender não haver indícios para incriminar-me. Estamos recorrendo dessa decisão para que a justiça seja feita e a verdade reestabelecida", escreveu o senador.


Arquivado em:Brasil

Evo Morales desafia referendo e lança candidatura

Posted: 17 Dec 2016 02:23 PM PST

Evo Morales não desiste. Neste sábado, o presidente boliviano anunciou que disputará seu quarto mandato nas eleições de 2019, com o apoio de seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS). Para isso, ela terá que desafiar o referendo que lhe negou esta possibilidade, em fevereiro passado.

“Se o povo decidir, Evo continua. Nenhum problema. Vamos derrotar a direita. Tantas vezes derrotamos a direita. Temos confiança nos movimentos sociais”, disse o presidente depois que o MAS aprovou de forma unânime a sua candidatura em um congresso realizado em Montero, leste da Bolívia.

Se vencer as eleições, o esquerdista Morales permanecerá no poder até 2025. Ele ganhou sua primeira eleição em 2005, com 54% dos votos, foi reeleito em 2009, com 64%, e voltou a se eleger em 2014, com 61%, sempre enfrentando uma oposição dividida.

Segundo a pesquisa de opinião mais recente, Morales conta com 49% de popularidade, apesar de estar há 10 anos no poder, de onde critica a política econômica americana e se declara amigo de Cuba, além de sintonizar com governos do chamado “socialismo do século XXI” na região, como os de Venezuela, Nicarágua e Equador.

“Vamos nos ver nas urnas, nas eleições, mas que não nos manipulem com mentiras”, desafiou Morales, repetindo o discurso de mau perdedor, sobre os resultados do referendo de fevereiro. Segundo ele, o resultado foi influenciado por mentiras, após a divulgação de informações sobre um suposto filho seu com a representante da empresa chinesa CAMC, que tem contratos milionários com o governo.

Quatro alternativas

O congresso do MAS recomendou “quatro alternativas legais para habilitar a candidatura dentro da via constitucional”, explicou um líder sindical ao ler as conclusões, já que, por agora, o mandato de Morales vai até 22 de janeiro de 2020.

A primeira sugestão é a reforma de parte da Constituição Política por meio de uma iniciativa cidadã , com a coleta de assinaturas equivalentes a 20% do padrão eleitoral. O segundo caminho se refere a uma reforma constitucional que permita a reeleição de autoridades por mais de um período de forma contínua.

A terceira opção recomenda que o presidente renuncie antes das eleições de 2019, antecipando a conclusão de seu mandato atual. A última alternativa é uma possível habilitação a um novo mandato mediante a interpretação da Constituição Política do Estado.

Na indicação anterior de Morales, em 2013, foi aplicada uma reforma parcial da Constituição de 2009 aprovada pelo Congresso, de maioria governista, o qual considerou que sua gestão anterior não deveria ser contabilizada, uma vez que aconteceu quando a Bolívia era considerada uma república, antes da reforma constitucional de 2009, em que o país se tornou um Estado Plurinacional, denominação sob a qual Morales havia exercido apenas um mandato.

Projeto unipessoal

“A decisão mostra que não há mudança política no MAS”, afirmou o analista e especialista em marketing político Ricardo Paz, ao assinalar que um processo que gerou grande esperança entre a população “se tornou um projeto de poder unipessoal”.

Paz questionou a dimensão legal da indicação de Morales. “Não existe nenhuma possibilidade de apresentá-lo novamente como candidato à presidência”, afirmou, explicando que a Constituição proíbe “repetir uma votação sobre a qual o povo decidiu” no referendo.

Para o analista, a insistência em indicar Morales “enfraquece o ambiente político e gera uma institucionalização severa”, que se baseia “na apologia do crime, já que não importa violar a Constituição em função de objetivos pessoais”.

(com agência AFP)


Arquivado em:Mundo

Após morte de Fidel, Ano Novo em Cuba terá festa ‘moderada’

Posted: 17 Dec 2016 01:27 PM PST

Os cubanos poderão se despedir de 2016 com os já habituais festejos públicos de Ano Novo, mas com “moderação”, devido aos “sentimentos que ainda se amontoam” após à morte do líder Fidel Castro, aos 90 anos, no dia 25 de novembro, informou neste sábado a imprensa oficial do país.

As capas dos jornais estatais “Granma” e “Juventud Rebelde” publicaram dois editoriais que se referem ao “orgulho de ser cubano” e informam que o 58º aniversário do triunfo da Revolução Cubana será lembrado em 1º de janeiro com “júbilo, otimismo e confiança no futuro da pátria”.

Veja também

Os artigos são publicados em meio a rumores sobre uma possível extensão do luto mantido em todo o país por nove dias após a morte do ex-presidente, nos quais os cidadãos foram aconselhados a não ouvirem música alta nem consumir bebidas alcoólicas.

Mídias independentes do país, como o site 14ymedio, haviam informado que os cubanos não poderiam festejar como de costume o fim de ano e a chegada de 2017 porque as autoridades orientaram que não era tempo para celebrar.  Granma, jornal do governante Partido Comunista de Cuba (PCC, único) negou.

“Não faltarão atividades festivas nos centros recreativos, que serão mantidos como de costume, assim como as organizadas em áreas públicas (…) Fidel, esse coração palpitante que nos conduz sempre à superação dos obstáculos, a enfrentar os desafios e alcançar novas conquistas, é também uma razão para celebrar com júbilo e otimismo a obra imensa que criamos todos juntos”, diz um trecho do editorial.

O Juventud Rebelde, o jornal dos jovens comunistas de Cuba, afirmou que este festejo “não será tão igual aos de outros anos”, pois “há sentimentos que ainda se amontoam e requerem moderação. Continuamos profundamente abalados pela irreparável perda física do comandante-em-chefe, de nosso Fidel – é uma comoção que o tempo não poderá curar -, mas também devemos nos sentir reconfortados, estimulados pelos dias vividos”, afirmou o editorial.

Ambos os jornais lembraram que no dia 2 de janeiro será realizada a revista militar e a marcha popular pelos 60 anos das Forças Armadas na emblemática Praça da Revolução de Havana, que deveria ter ocorrido no dia 2 de dezembro e foi adiada pelas honras fúnebres.

No dia 30 de novembro, os restos mortais do ditador saíram de Havana com destino a Santiago de Cuba, onde chegaram em 4 de dezembro, seguindo o percurso inverso da “Caravana da Liberdade”, liderada por Fidel para comemorar a vitória da revolução.

A imprensa oficial cubana confirmou que será feito mais uma vez este itinerário e que se lembrará a entrada de Fidel em Havana, no dia 8 de janeiro de 1959.


Arquivado em:Mundo

Renato Gaúcho renova com o Grêmio até o fim de 2017

Posted: 17 Dec 2016 01:25 PM PST

O Grêmio acertou na tarde deste sábado (17/11) a renovação contratual do técnico Renato Gaúcho. Valorizado pelo título da Copa do Brasil, o treinador, que buscava um maior reconhecimento financeiro, chegou a um acordo com a diretoria e assinou contrato até o fim da próxima temporada.

“Reunião finalizada com a diretoria do Grêmio. Boa sorte, Renato Portaluppi. Mais um ano no Grêmio”, escreveu o empresário do treinador, Gerson Goldenburg, em sua página no Instagram.

A negociação vinha se desenrolando nos últimos dias, mas sem acerto. O valor pedido por Renato inicialmente assustou os diretores gremistas, que não queriam ultrapassar o teto estipulado para a função. As conversas, no entanto, avançaram, até que o contrato fosse finalmente assinado neste sábado.

Renato pediu um aumento considerável depois de levar o Grêmio ao título da Copa do Brasil. O treinador assumiu a equipe ao longo da competição e a guiou ao seu primeiro título nacional de elite desde 2001 com ótimas atuações, principalmente nas semifinais, contra o Cruzeiro, e nas decisões, contra o Atlético-MG.

Contratado em setembro, Renato estava há cerca de dois anos sem clube. Ele chegou para a vaga deixada por Roger Machado, demitido após alguns maus resultados no Campeonato Brasileiro. Em 2017, terá a tarefa de conduzir o Grêmio no sonho do tricampeonato da Libertadores.

(Com Estdão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte