USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Notícias

Notícias


Lula tinha ‘controle supremo’ da corrupção na Petrobras, diz MPF

Posted: 15 Dec 2016 09:59 AM PST

Na denúncia apresentada ontem ao juiz federal Sergio Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros oito acusados, a força-tarefa da Operação Lava Jato voltou a ressaltar a posição de comando do petista no petrolão. Os procuradores do Ministério Público Federal afirmam que o ex-presidente tinha "controle supremo" do esquema de corrupção e "dominava toda a empreiteira criminosa, com plenos poderes para decidir sobre sua prática, interrupção e circunstâncias".  Em setembro, na coletiva de imprensa em que detalharam a outra denúncia contra Lula, os procuradores haviam se referido a ele como “comandante máximo” e “grande general” do esquema de corrupção na Petrobras.

"É evidente o controle supremo desempenhado por Luiz Inácio Lula da Silva nos atos de corrupção que levaram às fraudes nos procedimentos licitatórios para a execução das obras", afirma a força-tarefa da Lava Jato.

Os investigadores dizem na peça apresentada a Moro que, enquanto presidente da República e líder máximo do PT, "Lula agiu para a instituição e a manutenção do esquema criminoso, além de ter sido o agente que dele mais se beneficiou".

No trecho da denúncia intitulado "A ação criminosa de Lula", os procuradores do Ministério Público Federal enumeram o que chamam de "triplo objetivo" alcançado pelo petista no petrolão: "(a) governabilidade assentada em bases espúrias; (b) fortalecimento de seu partido – PT –, pela formação de uma reserva monetária ilícita para abastecer futuras campanhas, consolidando um projeto, também ilícito, de perpetuação no poder; (c) enriquecimento com valores oriundos de crimes".

Especificamente em relação aos pagamentos de propina pela Odebrecht a Lula, que baseiam a denúncia, o Ministério Público Federal afirma que o ex-presidente "recebeu, direta e indiretamente, mediante deduções do sistema de caixa geral de propinas do Partido dos Trabalhadores, vantagens indevidas durante e após o término de seu mandato presidencial".

A denúncia contra Lula

Réu em três ações penais na Justiça Federal, Lula é acusado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter sido beneficiado com propina da empreiteira Odebrecht na compra, por 12,4 milhões de reais, de um terreno onde seria construído o Instituto Lula, e na aquisição, por 504.000 reais, de uma cobertura vizinha à sua no edifício onde mora, em São Bernardo do Campo. A operação teria contado com as participações de um testa de ferro, primo do pecuarista José Carlos Bumlai, e do advogado de Lula, Roberto Teixeira.

Além do ex-presidente, foram formalmente acusados pelo MPF o ex-ministro Antonio Palocci, também denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o empreiteiro Marcelo Odebrecht, acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, a ex-primeira-dama Marisa Letícia e Roberto Teixeira, ambos denunciados por lavagem de dinheiro, e outras quatro pessoas.

Confira a lista dos denunciados e as acusações a eles atribuídas pelo Ministério Público Federal:

Luiz Inácio Lula da Silva, corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Antonio Palocci, corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Branislav Kontic, corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Marcelo Odebrecht, corrupção ativa e lavagem de dinheiro
Paulo Ricardo Baqueiro de Melo, lavagem de dinheiro
Demerval Gusmão, lavagem de dinheiro
Glaucos Costamarques, lavagem de dinheiro
Roberto Teixeira, lavagem de dinheiro
Marisa Letícia Lula da Silva, lavagem de dinheiro

Veja abaixo a representação do esquema que teria beneficiado o ex-presidente, elaborada pelo MPF:

Gráficos apresentados pelo Ministério Público Federal na denúncia contra Lula

Gráficos apresentados pelo Ministério Público Federal na denúncia contra Lula


Arquivado em:Brasil, Política

Zidane e Modric criticam árbitro de vídeo

Posted: 15 Dec 2016 09:53 AM PST

O projeto VAR (Árbitros Assistentes de Vídeo, na sigla em inglês) não agradou em seus primeiros dias de vida. Houve confusão nas duas vezes em que o auxílio tecnológico foi solicitado à arbitragem no Mundial de Clubes. Nesta quinta-feira, o árbitro paraguaio Enrique Cáceres fez uma lambança até confirmar o gol de Cristiano Ronaldo na vitória do Real Madrid por 2 a 0 sobre o América do México, em Yokohama. O técnico Zinedine Zidane e o meia Luka Modric admitiram desconforto com a novidade. 

“O problema é que temos que nos adaptar ao que a Fifa quer fazer. Tenho minhas ideias e nosso segundo gol gerou um pouco de confusão, é verdade. As coisas têm que ser mais claras. Não podemos controlar o que querem fazer para melhorar as coisas com tecnologia. Se é para melhorar, será para o bem do futebol. Mas as coisas têm de ficar mais claras”, reclamou o ex-jogador francês.

No lance em questão, Cristiano Ronaldo marcou o gol e, segundos depois, o árbitro anulou a jogada por suposto impedimento, alegando que havia sido alertado pelo auxílio do vídeo. Quando o América disparava para o ataque, no entanto, Enrique Cáceres voltou atrás, conversou novamente com o árbitro de vídeo, e revalidou o gol.

Eleito o melhor jogador em campo, Modric foi mais contundente que Zidane. “Para ser honesto, não gosto (do auxílio do vídeo). Cria muita confusão. Outro dia tivemos uma reunião explicativa, mas para mim não é futebol. Espero que esta regra não continue. Temos que nos concentrar em nosso jogo, mas a primeira sensação é de que não é uma boa.”

O atacante francês Benzema, autor do primeiro gol desta quinta, foi na mesma linha do companheiro. “É um pouco difícil, porque tem que esperar e, assim, se perde a essência do futebol e das decisões no momento. Mas vamos ver o que acontecerá no futuro”, comentou.

Mundial de Clubes - Semifinais - Real Madrid x América-MEX(Issei Kato/Reuters)" description="Homenagens à Chapecoense durante partida entre Real Madrid e América-MEX, válida pelas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA - 15/12/2016">Mundial de Clubes - Semifinais - Real Madrid x América-MEX(Toshifumi Kitamura/AFP)" description="Homenagens à Chapecoense durante partida entre Real Madrid e América-MEX, válida pelas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA - 15/12/2016">(Toshifumi Kitamura/AFP)" description="O jogador do América-MEX, Bruno Valdez, disputa bola com Luka Modric (dir), em partida válida pelas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA - 15/12/2016">Mundial de Clubes - Semifinais - Real Madrid x América-MEX(Shaun Botterill - FIFA/Getty Images)" description="O técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane, durante partida contra o América-MEX, em partida válida pelas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA- 15/12/2016">Mundial de Clubes - Semifinais - Real Madrid x América-MEX(Behrouz Mehri/AFP)" description="Cristiano Ronaldo é marcado por jogadores do América-MEX, em partida válida pelas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA - 15/12/2016">Mundial de Clubes - Semifinais - Real Madrid x América-MEX(Issei Kato/Reuters)" description="Benzema marca o primeiro gol do Real Madrid, em partida válida pelas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA - 15/12/2016">Mundial de Clubes - Semifinais - Real Madrid x América-MEX(Matt Roberts/Getty Images)" description="O jogador Cristiano Ronaldo durante partida entre Real Madrid e América-MEX, válida pelas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA - 15/12/2016">(Issei Kato/Reuters)" description="Karim Benzema comemora gol marcado sobre o América-MEX, em partida válida pelas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA - 15/12/2016">Mundial de Clubes - Semifinais - Real Madrid x América-MEX(Kim Kyung-Hoon/Reuters)" description="Karim Benzema comemora gol marcado sobre o América-MEX, em partida válida pelas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA - 15/12/2016">Mundial de Clubes - Semifinais - Real Madrid x América-MEX(Shaun Botterill - FIFA/Getty Images)" description="Cristiano Ronaldo comemora com Marcelo o seu gol 'tecnológico'">
Arquivado em:Esporte

Antônia Fontenelle ganha ação contra programa ‘Pânico’

Posted: 15 Dec 2016 09:14 AM PST

Antônia Fontenelle ganhou uma ação na Justiça contra a Band por uma edição do Pânico na Band em que teve seu número de telefone divulgado. A atriz, uma entre muitas personalidades citadas na brincadeira, diz ter sido importunada e recebido ligações com ameaças, o que a levou a desativar o número de telefone.

Segundo o advogado da atriz, Adailton Rodrigues, da Sanseverino Advogados Associados, foi estipulada uma sentença de 50.000 reais, metade do valor pedido pela ação, além de uma multa de 30.000 reais, caso o canal volte a divulgar dados pessoais de Antônia na TV. Também foi requisitado pela atriz que seu nome não fosse mais citado pelo programa, mas esse pedido foi rejeitado.

A ação por danos morais vencida em primeira instância ainda pode ser contestada pela Band, que pode recorrer no começo de fevereiro, passado o recesso de fim de ano. Até o momento, o canal não se pronunciou sobre o caso.

Pelo Instagram, Antônia comemorou a decisão: "Sou a prova viva de que nesse país existe justiça, sim. Há homens de bem que exercem seus cargos com ética e bom senso. Não falo de números, falo do reconhecimento do que é certo e errado".


Arquivado em:Entretenimento

Netflix e Spotify terão que pagar ISS

Posted: 15 Dec 2016 08:53 AM PST

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que amplia a lista de serviços tributados com alíquota mínima de 2% do Imposto sobre Serviços (ISS), de competência dos municípios. Entre os serviços que passarão a ser tributados estão as plataformas de streaming Spotify e Netflix.

A proposta foi aprovada com amplo apoio dos senadores, com 63 votos favoráveis e apenas 3 contrários ao projeto. Como a proposta já havia passado pela Câmara, agora segue para sanção presidencial. Depois de sancionada e publicada no Diário Oficial da União, a lei terá até 90 dias para entrar em vigor.

O projeto prevê que a “disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdos de áudio, vídeo, imagem e texto por meio da internet” terão incidência de ISS. Além de Netflix e Spotify, outros serviços similares como Apple Music, Deezer, HBO Go e a recém-chegada Amazon Prime Video, serão diretamente afetados. Atualmente, os serviços funcionam no Brasil sem serem tributados.

Procuradas pelo jornal O Estado de S. Paulo, as empresas de streaming não se pronunciaram sobre a decisão do Senado. O Google, responsável pela loja de música Google Play Music, preferiu não comentar o assunto. O Spotify e o Deezer não estavam imediatamente disponíveis para comentários. A Amazon afirmou, por meio de nota, que o “Prime Video é oferecido pela Amazon.com, dos EUA”.

O porta-voz de uma das empresas do setor ainda afirmou que “se a lei for aprovada, vamos avaliar os impactos no negócio e quais as necessidades de ajustes. Estamos acompanhando e ativos em discussões sobre às mudanças que serão refletidas no mercado.”

O projeto prevê ainda a taxação de serviços de vigilância, segurança ou monitoramento de bens, pessoas e semoventes, inclusive quando realizados por meio de telefonia móvel, transmissão por satélites, rádios ou outros meios. Os aspectos relativos às áreas de comunicação já são atualmente tributados pelo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), que é de competência dos Estados.

A proposta já havia sido vetada anteriormente durante o governo Dilma, por ser considerada inconstitucional. O imposto, no entanto, não incidirá sobre livros, jornais, periódicos e nas modalidades de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção livre.

Defensores da medida afirmam que ela pode aliviar as dificuldades financeiras dos municípios brasileiros.

Guerra fiscal

A proposta também tenta resolver o problema da guerra fiscal entre municípios para determinar onde é recolhido o ISS de serviços, como operações com cartão de crédito ou débito, além de outras operações online.

O texto estabelece que o imposto será recolhido no local em que reside o contratante. O relator da matéria, senador Cidinho Santos (PR-MT), informou que a adoção de alíquota inferior a 2% ou a concessão de benefícios fiscais indevidos constituirão, em tese, ato de improbidade administrativa.


Arquivado em:Economia, Entretenimento

Vídeo: Silvio Santos dá carona para fã

Posted: 15 Dec 2016 08:28 AM PST

Já imaginou encontrar Silvio Santos na rua? Ou melhor, conseguir uma carona do maior ídolo da televisão brasileira? Foi isso que aconteceu com o jovem Wesley de Oliveira Aguiar, que sentou do ladinho do patrão do SBT, enquanto este dirigia pelas ruas de São Paulo. O vídeo do encontro foi publicado no Facebook na quarta-feira, e já tem mais de 28.000 visualizações.

O vídeo dura 20 segundos e traz os dois já no meio de uma conversa. “Gostaria de dizer, Silvio, o quanto eu gosto de você, te amo, te admiro muito”, diz o fã super alegre. “Não tem problema, fica tranquilo”, responde o patrão, focado na direção. Em seguida, o apresentador pergunta o nome do rapaz, e os dois passam a discutir sobre uma tal Fernanda que supostamente trabalha com Wesley. Infelizmente, o vídeo acaba e ninguém descobre quem é essa Fernanda.

Confira o vídeo da carona com Silvio Santos abaixo:


Arquivado em:Entretenimento

Seu smartphone pode estar arruinando seu relacionamento

Posted: 15 Dec 2016 08:23 AM PST

Que 2016 não é um ano favorável para o amor todo mundo sabe. Diversas separações chocaram os fãs e fizeram muitas pessoas duvidarem da existência dos relacionamentos verdadeiros. Mas não são só os famosos que estão em crise. De acordo com uma matéria da rede americana CNN, nos Estados Unidos, a taxa de divórcio está em cerca de 40% e muitos relacionamentos estão por um fio.

Uma pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa de Opinião dos Estados Unidos, 60% das pessoas que estão em um relacionamento atualmente afirmaram não estar satisfeitas. Os culpados? Problemas financeiros, sexuais, filhos e… o smartphone!

Em média, um americano checa seu smartphone a cada seis minutos, totalizando 150 vezes por dia. Isso faz com que o aparelho realmente se torne uma fonte de conflito. Em um estudo, por exemplo, 70% dos participantes disseram que a prática atrapalhou sua habilidade de interagir com o parceiro. Certamente você sabe o que é e já deve ter passado por isso: você está no meio de um encontro apaixonado quando percebe que a atenção do seu parceiro está em outro lugar. Mas você também já deve ter sido um perpetrador desse comportamento ao percorrer o seu feed no Facebook na presença de alguém.

Phubbing

Inclusive, esse comportamento recebeu o nome de “phubbing”. O termo é uma junção das palavras em inglês phone (telefone) e snubbing (esnobar) e se refere à frequência com que seu parceiro se distrai com seu smartphone na sua presença. Para explorar o potencial efeito prejudicial dos smartphones nos relacionamentos, James A. Roberts e Meredith David, do The Conversation, site independente de notícias e opiniões da comunidade acadêmica e de pesquisa, decidiram conduzir uma pesquisa com adultos que estavam em um relacionamento.

No estudo, 175 pessoas responderam a um questionário com nove itens sobre com que frequência eles se sentiam “phubbed”, ou seja, trocados pelo smartphone de seus parceiros. A pesquisa incluía afirmações como “meu parceiro colocar o smartphone em um lugar onde ele possa ver quando estamos juntos” ou “meu parceiro usa o smartphone quando estamos juntos”. 

Os participantes da pesquisa também completaram uma escala que mediu o quanto o uso de smartphones era uma fonte de conflito em seus relacionamentos e outra que mediu o quão satisfeitos estavam com sua relação atual, com suas vidas e se estavam deprimidos.

Smartphone e relacionamento

Os resultados mostraram que, de fato, os smartphones são prejudiciais aos relacionamentos. Pessoas que relataram maiores níveis de phubbing também relataram níveis mais elevados de conflito relacionado ao uso de smartphones do que aqueles que relataram menos phubbing. Como era de se esperar, níveis mais altos de conflitos relacionados aos smartphones reduziram os níveis de satisfação com o relacionamento e isso pode criar um efeito dominó: a redução da satisfação com o relacionamento devido ao descontentamento do uso do smartphone pelo parceiro também se reflete em uma redução da nossa satisfação com a vida, em geral, e nos faz sentir mais deprimidos.

Mas afinal, por que o phubbing causa tanto estrago no relacionamento? De acordo com os autores, existem duas possíveis explicações: a “Hipótese de Deslocamento” sugere que o tempo gasto nos smartphones desloca (ou reduz) as interações mais significativas com seu parceiro, enfraquecendo o relacionamento. Ou ainda, a “Teoria de Conflito do Smartphone”, na qual o dispositivo é uma fonte de conflito e leva à discussões. Essas, por sua vez, contribuem para a redução da sua satisfação com o seu parceiro e com o relacionamento.

Deixar o celular de lado

Ou seja, mesmo quando nós fingimos que não nos importamos, quando nosso parceiro prefere ficar no smartphone do que interagir conosco nós nos sentimos menos importantes e o relacionamento se fica um pouco menos seguro. Portanto, se quiser manter seu relacionamento, tente deixar o celular de lado pelo menos um pouco.


Arquivado em:Saúde

Em delação premiada, Marcelo Odebrecht confirma pagamentos a Lula

Posted: 15 Dec 2016 07:56 AM PST

Em seus depoimentos de delação premiada, o herdeiro e ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, confirmou que fez pagamentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive em espécie. A informação foi publicada na edição desta quinta-feira do jornal Valor Econômico. Os valores repassados ao petista teriam vindo do chamado Setor de Operações Estruturadas, o departamento de propinas da empreiteira, segundo as investigações.

O Ministério Público e a Polícia Federal apontam que Lula seria o “Amigo” que aparece nas planilhas como beneficiário de 23 milhões de reais. Desse montante, 8 milhões de reais teria sido pagos em 2012, “sob solicitação e coordenação de [Antonio] Palocci”, diz o relatório de indiciamento do ex-ministro dos governos Lula e Dilma, que está preso na Lava Jato.

O apelido também surgiu na troca de e-mails e mensagens de Marcelo Odebrecht como “amigo de EO” e “amigo de meu pai” numa possível referência a Emílio Odebrecht, que também assinou acordo de colaboração premiada com a força-tarefa da Lava Jato.

Marcelo Odebrecht começou a prestar os depoimentos no âmbito da delação premiada na última segunda-feira no edifício da PF em Curitiba. Na terça, o empresário deu o depoimento mais longo até agora de cerca de 10 horas – teve apenas uma pausa de duas horas para o almoço. As oitivas são gravadas em vídeo e acompanhadas por dois advogados de Odebrecht e pelo menos quatro procuradores de Curitiba.

Em nota, a defesa de Lula afirmou ao jornal que não comentaria “especulação de delação”.


Arquivado em:Brasil, Política

Neto deixa a Colômbia rumo a Chapecó

Posted: 15 Dec 2016 07:53 AM PST

O zagueiro Neto, último sobrevivente a ser resgatado no acidente envolvendo a delegação da Chapecoense, deixou a Colômbia nesta quinta-feira, 16 dias depois da tragédia. O atleta embarcou no aeroporto de Rionegro, cidade próxima a Medellín, e deve chegar nesta noite a Chapecó (SC), onde seguirá seu tratamento, ao lado do lateral Alan Ruschel e do jornalista Rafael Henzel. O goleiro Jackson Follmann está internado em São Paulo.

Dos seis sobreviventes do acidente aéreo, Neto foi o último a ser resgatado e, inclusive, chegou a figurar na lista das vítimas pelas autoridades. Ele foi socorrido pela polícia oito horas após a queda do avião que levava a Chapecoense. A recuperação do jogador surpreendeu os médicos: seus últimos exames torácicos não apresentaram nenhum tipo de infecção.

Nesta quinta, Neto teve sua primeira foto publicada em estado consciente após o acidente aéreo que matou quase toda a delegação do clube. Leonardo Zampier, irmão de Neto, foi o responsável por divulgar a imagem nas redes sociais agradecendo à Polícia de Antiquoia, em especial a Marlon Lengua, subtenente que resgatou o zagueiro dos escombros do avião e que aparece ao seu lado na foto.

 


Arquivado em:Esporte

Lava Jato denuncia Lula e mais oito por propinas da Odebrecht

Posted: 15 Dec 2016 07:37 AM PST

Réu em três ações penais na Justiça Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado nesta quarta-feira mais uma vez pelo Ministério Público Federal na Operação Lava Jato. O petista é acusado pela força-tarefa da Lava Jato dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter sido beneficiado com propinas da empreiteira Odebrecht na compra de um terreno onde seria construído o Instituto Lula e na aquisição de uma cobertura vizinha à sua no edifício onde mora, em São Bernardo do Campo. Na peça apresentada ao juiz federal Sergio Moro, a quem caberá aceitar ou não a denúncia, os procuradores voltaram a afirmar que Lula “capitaneou” o bilionário esquema de corrupção na Petrobras.

“Nesse contexto de atividades delituosas praticadas em prejuízo da Petrobras, Lula dominava toda a empreitada criminosa, com plenos poderes para decidir sobre sua prática, interrupção e circunstâncias”, escrevem os investigadores.

Além de Lula, foram formalmente acusados pelo MPF o ex-ministro Antonio Palocci, também denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o empreiteiro Marcelo Odebrecht, acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, a ex-primeira-dama Marisa Letícia e advogado do petista, Roberto Teixeira, ambos denunciados por lavagem de dinheiro, e outras quatro pessoas.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, parte dos 75,4 milhões de reais em propina pagos pela Odebrecht sobre contratos com a Petrobras foram usados na compra, em 2010, de um terreno na Rua Dr. Haberbeck Brandão, nº 178, em São Paulo (SP). O dinheiro teria sido desviado de obras como a terraplenagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), das refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Getúlio Vargas, no Paraná, além da construção de plataformas de perfuração e da montagem de um gasoduto.

O acerto que beneficiou Lula teria sido intermediado por Palocci,  auxiliado por seu assessor Branislav Kontic, também denunciado pelo MPF pelo crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Os procuradores afirmam que a compra do imóvel foi feita pela DAG Construtora, do empresário Demerval Gusmão, com recursos da Odebrecht. Com base em anotações feitas pelo ex-presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht, que fechou acordo de delação premiada, e planilhas apreendidas na sede da DAG, o Ministério Público Federal afirma que, entre compra e manutenção do imóvel, a Odebrecht gastou 12,4 milhões de reais.

Outros 504.000 reais pagos em propina pela empreiteira teriam sido usados, conforme a denúncia do MPF, para comprar o apartamento vizinho ao de Lula no edifício Hill House, em São Bernardo do Campo, e que é utilizado pelo petista. O dinheiro teria tido como destinatário o primo do pecuarista José Carlos Bumlai, Glaucos Costamarques, em nome de quem o imóvel foi comprado. Para os procuradores da Lava Jato, Costamarques atuou como testa de terro de Lula, em uma operação que envolveu também o advogado Roberto Teixeira.

A ex-primeira-dama Marisa Letícia também teria participação no crime de lavagem de dinheiro porque assinou, em 2011, um contrato fictício de locação do imóvel, em que Glauco Costamarques figurava como locador. As investigações da Operação Lava Jato concluíram que, até pelo menos novembro de 2015, o aluguel nunca havia sido pago.

Confira a lista dos denunciados e as acusações a eles atribuídas pelo Ministério Público Federal:

  1. Luiz Inácio Lula da Silva, corrupção passiva e lavagem de dinheiro
  2. Antonio Palocci, corrupção passiva e lavagem de dinheiro
  3. Branislav Kontic, corrupção passiva e lavagem de dinheiro
  4. Marcelo Odebrecht, corrupção ativa e lavagem de dinheiro
  5. Paulo Ricardo Baqueiro de Melo, lavagem de dinheiro
  6. Demerval Gusmão, lavagem de dinheiro
  7. Glaucos Costamarques, lavagem de dinheiro
  8. Roberto Teixeira, lavagem de dinheiro
  9. Marisa Letícia Lula da Silva, lavagem de dinheiro

Veja abaixo a representação do esquema que teria beneficiado o ex-presidente, elaborada pelo MPF:

Gráficos apresentados pelo Ministério Público Federal na denúncia contra Lula

Gráficos apresentados pelo Ministério Público Federal na denúncia contra Lula


Arquivado em:Brasil, Política

Comissão de Ética aplica censura ao ex-ministro Geddel

Posted: 15 Dec 2016 07:34 AM PST

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu por unanimidade nesta quinta-feira aplicar uma censura ética ao ex-ministro Geddel Vieira Lima por considerar que ele desrespeitou o Código de Conduta da Alta Administração Federal ao usar o cargo para defender interesses privados. A comissão também enviou as informações colhidas no processo ao Ministério Público Federal para avaliar se o ex-ministro praticou algum crime, além de ter transgredido normas éticas.

Geddel pediu demissão há três semanas depois que o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero o acusou de tê-lo pressionado para liberar um empreendimento em Salvador, suspenso pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que fica sob a alçada do Minc. Geddel é proprietário de um apartamento no prédio, que violava normas de tombamento da região.

Um inquérito sobre o caso já tramita no Ministério Público Federal no qual Geddel é investigado por advocacia administrativa, quando um servidor usa o cargo em defesa de interesses próprios. A censura ética não tem efeito punitivo. Funciona mais como uma espécie de mancha no currículo, mas não proíbe o atingido de assumir outro cargo público.

Um dos pontos que pesou contra Geddel foi o fato de o ex-ministro não ter incluído a promessa de compra e venda do apartamento em Salvador na declaração de bens, rendas e relações societárias que deve ser feita por servidores à comissão “Isso causou espécie à comissão, já que o ministro depois afirmou que jamais havia negado a propriedade. Houve conflito de interesses”, disse o relator do caso, Marcelo Figueiredo.

(Com agência Reuters) 

 


Arquivado em:Brasil, Política

Traços de explosivos encontrados em corpos de vítimas da EgyptAir

Posted: 15 Dec 2016 07:15 AM PST

As autoridades do Egito anunciaram nesta quinta-feira que encontraram “rastros de explosivos” nos restos mortais das vítimas do avião da EgyptAir, que caiu no dia 19 de maio no Mar Mediterrâneo. O voo MS804 viajava de Paris, na França, até o Cairo, com 66 pessoas a bordo, quando desapareceu dos radares.

Na ocasião do acidente, oficiais do Egito afirmaram que falhas técnicas ou um atentado terrorista poderiam ter derrubado o avião, porém, o motivo da queda segue desconhecida enquanto são realizadas investigações. Segundo nota da comissão técnica que analisa a tragédia, o caso foi enviado à Procuradoria Geral porque a lei de aviação civil do Egito reserva a este órgão a investigação de acidentes em exista suspeita de crime.

Em julho, fontes do comitê de investigação disseram que áudios captados na cabine de piloto revelavam que havia fogo a bordo. Conversaram registraram tentativas de apagar o fogo, antes de a aeronave cair no mar.

O Airbus A320 da EgyptAir caiu após perder contato com os controladores do aeroporto do Cairo e desaparecer dos radares. A aeronave sumiu depois entrar pouco mais de um quilômetro no espaço aéreo egípcio e quando se encontrava a cerca de 280 quilômetros do litoral do país.

(Com EFE)

 


Arquivado em:Mundo

Bombril cede direitos sobre a marca Lysoform por R$ 47,5 milhões

Posted: 15 Dec 2016 07:12 AM PST

A Bombril vai ceder o direito de uso da marca Lysoform à SC Johnson & Son, que opera com marcas como as dos repelentes Raid e Off! e a do inseticida Baygon, em um acordo de por 47,59 milhões de reais. A cessão, que inclui um portfólio de marcas e outros ativos ligados à linha de produtos Lysoform, foi anunciada pela empresa em comunicado ao mercado distribuído na noite desta quarta-feira.

A operação faz parte dos esforços de reestruturação da Bombril. O trabalho inclui a venda de ativos não-estratégicos e também negociações com credores e investidores, de acordo com o documento.

Veja também

O negócio ainda está sujeito à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo a Bombril, os recursos obtidos com a cessão de marcas serão usados para melhorar a estrutura de capital da empresa.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia

Morre aos 89 anos o ator Bernard Fox, de ‘A Feiticeira’

Posted: 15 Dec 2016 07:05 AM PST

O ator Bernard Fox morreu nesta quarta-feira, aos 89 anos, devido a uma insuficiência cardíaca, segundo informações da revista The Hollywood Reporter. O artista era conhecido por interpretar o galanteador doutor Bombay no seriado A Feiticeira, nas décadas de 1960 e 1970.

Segundo a publicação americana, o ator galês morreu em um hospital da Califórnia, nos Estados Unidos.

Fox reprisou o papel de A Feiticeira na série derivada Tabitha (1977), e em Passions (1999). Ele também interpretou o coronel Crittendon no sitcom Guerra, Sombra e Água Fresca (1965). No cinema viveu papeis como Archibald Gracie em Titanic (1997), e o piloto Winston Havelock em A Múmia (1999). Seu último trabalho foi uma participação na série Dharma e Greg, em 2001.

Bernard Fox  na série 'A Feiticeira'

Bernard Fox na série ‘A Feiticeira’ (Reprodução/Divulgação)


Arquivado em:Entretenimento

Trailer: Harry Styles é soldado em filme de Christopher Nolan

Posted: 15 Dec 2016 06:54 AM PST

Enquanto seu grupo pop One Direction continua em pausa, Harry Styles aproveita para investir na carreira de ator. O músico surge como um soldado no trailer de Dunkirk, filme de guerra assinado por Christopher Nolan e que marca a estreia do cantor no cinema.

O novo longa do diretor da trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas vai acompanhar a Batalha de Dunquerque, durante a II Guerra Mundial, quando um grupo de soldados britânicos e franceses ficou encurralado na costa da França durante o avanço do exército alemão.

"Em meu primeiro dia de filmagem, estava muito frio. Entrou areia nos meus olhos. Tudo foi muito intenso. É um filme ambicioso, estou feliz de fazer parte", contou o ator novato à revista AnOther Man.

O filme, previsto para julho de 2017, também traz no elenco os atores Cillian Murphy, Tom Hardy e Mark Rylance.


Arquivado em:Entretenimento

Corinthians demite o técnico Oswaldo de Oliveira

Posted: 15 Dec 2016 06:50 AM PST

O Corinthians anunciou nesta quinta-feira a demissão do técnico Oswaldo de Oliveira. Um dia depois de se reunir por cerca de três horas com o treinador, em uma churrascaria de São Paulo, a diretoria tomou uma decisão e anunciou o rompimento do vínculo que ia até o fim de 2017. A terceira passagem de Oswaldo de Oliveira pelo clube durou apenas dois meses, com nove jogos (duas vitórias, quatro empates e duas derrotas no Brasileirão, além de uma derrota na Copa do Brasil).

Oswaldo de Oliveira substitui Fábio Carille em outubro. Sua contratação, uma exigência do presidente Roberto de Andrade, causou turbulência na diretoria. Exatamente no dia da chegada de Oswaldo, o diretor-adjunto Eduardo Ferreira anunciou sua demissão, por ter se sentido “traído” pelos colegas, que não o consultaram.

Oswaldo de Oliveira treinou o Corinthians em três oportunidades. Foi justamente no Parque São Jorge, em 1999, que o treinador carioca iniciou sua carreira – antes era auxiliar de Vanderlei Luxemburgo. Oswaldo conquistou os campeonatos Paulista e Brasileiro daquele ano e, no ano seguinte, foi campeão do Mundial de Clubes. A segunda passagem no Corinthians veio em 2004, mas os resultados ruins ocasionaram na sua demissão em apenas quatro meses.

O presidente Roberto de Andrade concedeu  entrevista nesta tarde para explicar a saída do treinador de 66 anos. “Trouxemos o Oswaldo porque acreditávamos na competência dele. Sabíamos que não dava para fazer muita coisa nesse curto espaço de tempo, mas a resposta dada nesses dois meses de trabalho também não foi o mínimo que esperávamos”, disse Andrade, em entrevista coletiva.

Entretanto, ele assume que a pressão nos bastidores atrapalha o dia a dia do clube. “Sempre atrapalha, nunca é bom, mas a gente procura separar a política do trabalho. Eu procuro fazer meu trabalho e o Corinthians não espera resolver problema político para atuar e agir”, completou.

 


Arquivado em:Esporte

PEC do Teto é promulgada no Congresso e vira lei no Brasil

Posted: 15 Dec 2016 06:44 AM PST

A PEC do Teto, que estabelece um limite para os gastos públicos no Brasil, foi promulgada na manhã desta quinta-feira. Com isso, a proposta passa a existir como lei e deve ser executada.

A nova lei, proposta pelo governo Temer, prevê que os gastos públicos só cresçam de acordo com a inflação do ano anterior, por um período de 20 anos. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, apenas 10 parlamentares acompanharam a sessão solene, que durou alguns minutos.

A PEC foi aprovada na terça-feira em segundo turno no Senado com 53 votos favoráveis e 16 contrários, numa sessão com menor presença de senadores e que demandava mínimo de 49 votos para aprovação. Na votação em 1º turno, foram 61 votos a favor e 14 contra.

A PEC do Teto é um dos principais pilares econômicos do governo Temer e, ao lado da reforma da Previdência, recebeu críticas da oposição.

Veja também

 


Arquivado em:Economia

Carro do Uber sem motorista é flagrado furando sinal vermelho

Posted: 15 Dec 2016 06:26 AM PST

Um dos carros do Uber que integram a frota de veículos sem motorista da empresa foi flagrado nesta quarta-feira furando um sinal vermelho em San Francisco, nos Estados Unidos. O registro ocorreu exatamente no dia em que a companhia de serviços de transporte individual colocou para rodar em sua cidade natal os automóveis autônomos, que estão em fase de testes.

No vídeo, captado por um taxista e revelado pelo jornal San Francisco Examiner, um grupo de carros passa por um sinal já amarelo. Poucos segundos depois, quando o semáforo já está no vermelho, surge o carro do Uber, que passa pelo local quando um pedestre já está sobre a faixa para tentar atravessar a rua.

Os carros autônomos do Uber estão sendo testados sob a supervisão de um motorista – e o fator humano teria sido o motivo da infração, segundo a empresa. “O incidente deveu-se a uma falha humana”, declarou o Uber, em nota. “É por isso que acreditamos tanto em deixar as ruas mais seguras com a criação de Ubers autônomos.”

De acordo com a companhia, o veículo que aparece no vídeo de fato era um dos autônomos, mas não integrava a frota dos que estavam em teste nesta quarta e não levava passageiros. O motorista envolvido no episódio foi suspenso enquanto a empresa apura o caso, informa a nota.

Veja o momento da infração:


Arquivado em:Economia

Arthur Zanetti processa Vivo por usar sua imagem em faturas

Posted: 15 Dec 2016 06:20 AM PST

O ginasta Arthur Zanetti, dono de duas medalhas olímpicas, está processando a Vivo por uso indevido de sua imagem. Durante a Rio-2016, a operadora enviou faturas de contas com uma propaganda contendo a imagem do ginasta competindo. O advogado de Zanetti, Fernando Martinez, solicitou reparação por danos morais e materiais, em processo que chegaria a 110.000 reais, e bloqueio de qualquer citação da Vivo ao atleta sem autorização prévia.

Veja também
Fatura da Vivo tem publicidade com a foto de Arthur Zanetti

Fatura da Vivo tem publicidade com a foto de Arthur Zanetti (Reprodução)

Faturas da Vivo, enviadas aos clientes no mês de agosto, exibiram o campeão olímpico de Londres-2012 e medalhista de prata na Rio-2016 em ação, em uma publicidade conjunta entre a Vivo e o SporTV, canal a cabo que detinha os direitos de transmissão dos Jogos.

A propaganda causou duas saias-justas a Zanetti. Na época, o ginasta de 26 anos era patrocinado pela Claro, concorrente da Vivo (o vínculo se encerrou depois da Olimpíada).

Além disso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) proíbe todos os competidores de realizar propagandas durante os Jogos, numa forma de proteger seus próprios patrocinadores.

O advogado Fernando Martinez revelou que a Vivo entrou em contato nesta semana para tentar encerrar o processo. As partes ainda não chegaram a um acordo.


Arquivado em:Esporte

Grã-Bretanha aprova a geração de bebês com o DNA de 3 pais

Posted: 15 Dec 2016 06:17 AM PST

A Grã-Bretanha é o primeiro local do mundo a aprovar e regular a concepção in vitro de crianças com o DNA de três pessoas. A última autorização legal que faltava foi concedida nesta quinta-feira pela Autoridade de Fertilização Humana e de Embriologia do país (HFEA, na sigla em inglês). O órgão é responsável por regular a fertilidade na ilha.

“É uma decisão histórica e estou certa de que os pacientes que esperam por este tratamento estarão realmente satisfeitos com o que decidimos hoje”, disse Sally Cheshire, presidente da HFEA. A Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns já haviam autorizado a técnica.

Usada para prevenir doenças mitocondriais provocadas por defeitos genéticos transmitidos pela mãe, a técnica de combinação do DNA de três pais consiste em utilizar o espermatozoide do pai, o óvulo da mãe e a mitocôndria de uma doadora. Por isso a criança é concebida com o DNA de três pessoas. O primeiro bebê a nascer desta técnica fez parte de uma pesquisa científica publicada em setembro deste ano.

As mitocôndrias são a fonte de energia das células. Elas contêm apenas cerca de 0,1% do DNA de uma pessoa, são herdadas sempre da mãe e não têm influência em características individuais, como a aparência ou a personalidade. Mas quando o DNA mitocondrial não funciona, as consequências podem ser catastróficas. Nas doenças mitocondriais, as mitocôndrias não podem converter de forma eficiente o açúcar e o oxigênio em energia, fazendo com que as células não funcionem corretamente.

Com a nova técnica, espera-se evitar doenças como problemas cardíacos, insuficiência hepática, distúrbios cerebrais, cegueira e distrofia muscular hereditária.

O primeiro bebê

Abrahim Hassan já tem 8 meses de idade e nasceu no México. Sua mãe, Ibtisam Shaban, possui genes da chamada síndrome de Leigh, uma desordem mortal que afeta o sistema nervoso em desenvolvimento do feto e que provocou a morte de seus dois primeiros filhos. Por isso, acompanhada de seu marido, Mahmoud Hassan, Ibtisam solicitou ajuda do especialista em fertilidade John Zhang e sua equipe no Centro New Hope, em Nova York, nos Estados Unidos.

Os pais do bebê são jordanianos, mas foram tratados no México pela equipe pois, segundo os cientistas, enquanto nos Estados Unidos o procedimento é proibido, no México não há restrições.

(Com agências AFP e EFE)


Arquivado em:Ciência, Saúde

Mulheres protestam contra veto de minissaias em Israel

Posted: 15 Dec 2016 06:17 AM PST

Dezenas de mulheres usaram vestidos e saias para ir ao Knesset, o Parlamento de Israel, na quarta-feira, como forma de protesto contra as regras de vestuário impostas às funcionárias. No último domingo, a assessora de uma deputada da União Sionista foi parada à porta do Knesset durante mais de uma hora, sob o pretexto de seu vestido ser curto demais, o que seria uma ofensa ao Parlamento.

A assessora Shaked Hasson, que usava meia-calça e um vestido acima do joelho, só foi liberada com a intervenção de sua chefe, a deputada Merav Michaeli. "Não menos que cinco guardas pararam e mediram visualmente as pernas de Shaked e decidiram que sua vestimenta não permitia que ela entrasse no Knesset para fazer seu trabalho", escreveu Michaeli em seu Facebook.

Segundo a imprensa local, o Parlamento de Israel mantém regras de vestuário há algum tempo, que incluem a proibição de shorts, calças rasgadas, camisetas com frases políticas, além de saias e vestidos curtos. Os guardas, porém, costumavam ser pouco rígidos na aplicação das regras.

Hasson afirmou ao site local Ynet que lhe foi dito que as roupas não poderiam estar a mais de cinco centímetros dos joelhos. O porta-voz do Knesset, Yotam Yakir, negou que exista "números ou centímetros especificados no código". "Nós apenas não permitimos minissaias, roupas rasgadas, coisas assim", disse Yakir ao jornal The New York Times. "É elementar, não é sobre gênero".

Em sua postagem no Facebook, a deputada Michaeli descreveu a experiência da assessora como "humilhante" e concordou com a necessidade de "roupas respeitosas", mas não com a existência de "patrulhas da modéstia". Durante o protesto da quarta-feira, mulheres que tentaram entrar com roupas acima do joelho disseram ter sido examinadas cuidadosamente pelos guardas, apesar de terem usado as mesmas vestimentas em outras ocasiões, sem problemas.


Arquivado em:Mundo