USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Notícias

Notícias


Renan e o caso Mônica Veloso

Posted: 01 Dec 2016 09:42 AM PST

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quinta-feira a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2013 contra o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL). Na ocasião, Renan teria usado um lobista de uma empreiteira para pagar pensão a uma filha que teve fora do casamento com a jornalista Mônica Veloso. O peemedebista também é acusado de ter adulterado documentos para justificar os pagamentos. O caso tramita desde 2007.

Em junho de 2007, Monica revelou com exclusividade a VEJA que teve despesas pessoais pagas por Cláudio Gontijo, lobista da construtora Mendes Júnior. Segundo ela, os pagamentos eram realizados em dinheiro vivo e quase sempre feitos no escritório da empreiteira em Brasília.

Leia também:

Monica contou que recebeu os valores de março de 2004 a novembro de 2005. Começou com 40 mil reais para pagar um ano de aluguel antecipadamente – na verdade, 43.200 reais, pagos em 15 de março de 2004, conforme recibo da imobiliária obtido por VEJA. Além disso, ela recebeu pensão mensal de 8.000  reais e, de agosto de 2004 a março de 2005, mais 2.800 reais para pagar a empresa de segurança devido a ameaças de morte anônimas que teria recebido. De março de 2005 em diante, quando trocou a casa por outro apartamento e, além da pensão de 8.000 reais, foram incorporados mais 4.000 reais para o aluguel, num total de 12.000 reais mensais.

Renan nega todas as acusações. Se a denúncia for aceita, o parlamentar se tornará réu no Supremo. O relator do processo é o ministro Edson Fachin.  Em novembro, seis dos oito ministros do STF votaram a favor da ação apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade de que réus não poderão ocupar cargos na linha de sucessão presidencial, que incluí Câmara e Senado. A sessão, no entanto, foi suspensa após pedido de vistas do ministro Dias Toffoli. Na ocasião, os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso não estavam presentes na sessão.


Arquivado em:Brasil, Política

Rússia perde contato com nave de carga em direção à ISS

Posted: 01 Dec 2016 09:33 AM PST

A Roscosmos, a agência espacial russa, anunciou nesta quinta-feira que perdeu o contato com uma nave não tripulada, a Progress 65, que levava carga à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).  De acordo com Twitter oficial da agência, a nave deixou de enviar dados depois de seis minutos do seu lançamento da base de Baikonur, no Cazaquistão, que aconteceu nesta manhã.

Especialistas  da Roscomos suspeitam que a Progress não entrou em órbita e poderia ter caído na região russa de Altai, na Sibéria. De acordo com o site da Nasa, o problema parece ter acontecido no terceiro estágio do foguete.

A nave está transportando mais de 2.400 quilos de carga, entre alimentos, água e outros suprimentos para os astronautas que estão na estação espacial.

Segundo a agência espacial americana, uma nave da agência espacial japonesa tem lançamento previsto para a ISS em 9 de dezembro. Além da Roscomos, outras duas empresas tem contratos com a Nasa para realizar o serviço: a SpaceX e a Orbital ATK.

(Com Agência EFE)


Arquivado em:Ciência

Sem especialização, cubanos são preteridos em Havana

Posted: 01 Dec 2016 09:13 AM PST

Um dos pontos centrais da propaganda do Partido Comunista de Cuba é a educação. Porém, não há no país cursos de aprimoramento para aquelas profissões braçais que agora ficaram mais complexas.

Para restaurar o prédio onde será o hotel de luxo Manzana, a empresa francesa Bouygues teve de levar para Cuba operários da Índia. São eles que dirigem o enorme guindaste e refazem a fachada.

Com o salário de um único indiano, cerca de 1500 euros, seria possível contratar 75 cubanos através das agências estatais (em Cuba, todo investidor estrangeiro é obrigado a recrutar mão-de-obra pelo Estado). Mas não há no país gente preparada para desempenhar as tarefas.

Veja também

Para evitar críticas, uma cerca de metal de 3 metros foi erguida ao redor de todo o edifício. Os trabalhadores moram em um mesmo lugar e se locomovem em um ônibus especial. Um guarda cuida do portão para evitar fotos.

O sistema empregado no Manzana é um exemplo das medidas que tem tomado Raúl Castro. O ditador concentrou os negócios maiores e mais lucrativos com as Forças Armadas, que canalizam os investimentos de fora, principalmente da França. A empreiteira é a UCM, União de Construções Militares. A incorporadora é a Gaviota, comandada pelo genro de Raúl Castro. “Todas as obras de restauração do centro histórico de Havana estão com os militares”, diz o historiador cubano Boris González Arenas.

Fachada do hotel Manzana, em Havana

O hotel Manzana, em Havana, que ficará pronto no ano que vem (Duda Teixeira)


Arquivado em:Mundo

Os truques das fabricantes para fazer um carro barato

Posted: 01 Dec 2016 09:13 AM PST

Reduzir, reutilizar e reciclar. Os três "R" da sustentabilidade preveem uma melhor interação entre o homem e o meio ambiente, mas essas filosofias também ajudam a indústria automotiva a criar carros mais baratos – de se fabricar, mas não necessariamente de comprar.

O design é importante, mas o grande desafio no desenvolvimento de um carro está em atender a todas as expectativas e demandas da forma mais barata possível. Isso envolve desde um novo componente que necessitará de um grande investimento – seja do fabricante ou de seu fornecedor – para ser desenvolvido até a espessura da manta acústica que será usada sob o capô.

Um carro feio é mais barato?
Não necessariamente. Na verdade, não há nada que impeça um carro barato de ser bonito.

Saiba como as montadoras economizam na produção de um carro no site de QUATRO RODAS.


Arquivado em:Economia

Balança comercial tem superávit recorde no mês e no acumulado

Posted: 01 Dec 2016 09:13 AM PST

O Brasil teve superávit comercial de 4,758 bilhões de dólares em novembro, mais alto para o mês da série histórica iniciada em 1989, informou o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) nesta quinta-feira.

O desempenho veio acima do saldo positivo em 3 bilhões de dólares estimado por analistas em pesquisa Reuters. Enquanto as exportações somaram 16,220 bilhões de dólares no mês, as importações foram de 11,463 bilhões de dólares. No acumulado dos 11 meses do ano, o superávit é de 43,282 bilhões de dólares, também recorde para o período na série histórica. Em outubro, o superávit comercial havia diso de 2,34 bilhões de dólares de dólares, melhor desempenho para o mês desde 2011.

Na comparação de novembro com o ano anterior, cresceram as exportações de produtos manufaturados (+41,8%) e semimanufaturados (+21,3%), enquanto retrocederam as vendas de produtos básicos (-5,5%). No grupo dos manufaturados, os principais crescimentos de vendas vieram principalmente de plataforma para extração de petróleo (de zero para 1,9 bilhão de dólares), açúcar refinado (+109,2%, para 243 milhões de dólares), automóveis de passageiros (+85,0%, para 532 milhões de dólares), motores e geradores elétricos (+39,7%, para 104 milhões de dólares), veículos de carga (+35,2%, para 172 milhões de dólares).

Em relação às importações, a principal queda foi de de combustíveis e lubrificantes, com baixa de 46,9% em relação ao mesmo mês do ano anteiror. Segundo o MDIC, a retração ocorreu principalmente pela diminuição dos preços de petróleo em bruto, gás natural, querosene de aviação, óleo diesel, óleos lubrificantes, carvão, gasolina. Os segmentos  de bens de capital e bens de consumo também registraram queda (de 22,4% e 0,8%, respectivamente) , enquanto cresceram as compras de bens intermediários (+1,2%), na mesma comparação.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia

Companhia aérea boliviana é suspensa após tragédia

Posted: 01 Dec 2016 08:41 AM PST

A  LaMia, empresa aérea boliviana cuja queda do avião matou quase toda a delegação da Chapecoense, foi suspensa nesta quinta-feira pela Diretoria Geral de Aeronáutica Civil da Bolívia (DGAC). O comunicado foi divulgado pela órgão via Twitter, porém não houve justificativa clara sobre a decisão de banir a licença da companhia. “A Direção Geral de Auronáutica Civil comunica que suspende de maneira imediata o certificado de exploração de serviços aéreos e da permissão de operação dado a empresa Lamia Corporação”, diz a nota.

A Aeronáutica Civil da Colômbia informou os primeiros indícios da causa do acidente aéreo. O presidente Jaime Hernandéz Sierra afirmou que o piloto do avião com a equipe brasileira pediu prioridade para aterrissar, sem explicar qual seria o motivo da urgência. “Acreditamos que tenha sido falta de combustível", disse Sierra. A pane seca é considerada a causa mais provável do acidente, já que a falta de alimentação é a explicação para a pane elétrica nos motores que acabaria por derrubar o avião.

LamiaLamiaLamiaLamiaLamiaLamiaLamialamia

Em entrevista ao site de VEJA, o presidente da LaMia, Gustavo Vargas, informou que a Chapecoense pagou 130.000 dólares pelos voos de Bolívia a Medellín e de Medellín a Bolívia. A empresa é especializada em levar clubes de futebol em voos pelo continente.


Arquivado em:Brasil, Esporte

Repórter se emociona ao falar da morte de colega no ‘Jornal Hoje’

Posted: 01 Dec 2016 08:29 AM PST

O repórter Ari Peixoto se emocionou ao falar da morte de um colega de trabalho ao entrar ao vivo de Medellín, na Colômbia, para o Jornal Hoje. O profissional da Globo falava sobre a liberação dos corpos das 71 vítimas do acidente de avião da Chapecoense quando deu a informação de que, entre os três próximos corpos a serem liberados, dois deles são de brasileiros. "Entre esses dois brasileiros, eu tenho… eu não gostaria de dizer isso, mas é do nosso colega, Guilherme Marques, repórter do departamento de esportes da TV Globo. Evaristo. Desculpe", disse o repórter, visivelmente emocionado.

Voltando ao estúdio do Jornal Hoje, Evaristo Costa tranquilizou Peixoto. "Ok, Ari, imagina, não precisa pedir desculpa por isso. A gente entende a sua emoção, é a mesma emoção de todos nós, funcionários da TV Globo, por perder um colega. Ari, muito obrigado por enquanto, a gente ainda volta a se falar", afirmou.

Entre as 71 vítimas do acidente, vinte eram profissionais da imprensa. Além de Guilherme Marques, os outros profissionais da Globo eram Guilherme Van der Laars, Ari de Araújo Jr., da TV Globo, e Laion Espíndola, do GloboEsporte.com. Apenas um jornalista que estava a bordo da aeronave, Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital, sobreviveu.


Arquivado em:Entretenimento, Esporte

EXCLUSIVO: Em vídeo, a última festa do time em Chapecó

Posted: 01 Dec 2016 08:07 AM PST

Há uma semana, elenco e torcida da Chapecoense celebravam o capítulo mais bonito dos 43 anos de história do clube. O empate em 0 a 0 com o San Lorenzo, da Argentina, na Arena Condá, que classificou a equipe catarinense à final da Copa Sul-Americana, merecia uma comemoração digna de título. O técnico Caio Júnior e os atletas foram muito celebrados pelos torcedores nas ruas de Chapecó e levaram seus familiares e amigos para uma celebração que atravessou a madrugada da quinta-feira passada em uma churrascaria, na região central da cidade.

Caio Júnior chegou a divulgar em suas redes sociais um vídeo de sua chegada ao local, no qual recebia abraços carinhosos de torcedores. O elenco da Chapecoense costumava celebrar suas principais vitorias na churrascaria. “Até costumava entregar comida na casa de muitos deles”, diz Mauro Luiz Maciel, gerente do restaurante.

Segundo o funcionário da casa, o clima hospitaleiro e pacato da cidade fazia muitos deles cogitarem estabelecer residência na cidade. Na quarta-feira, a viúva de Cleber Santana, natural de Pernambuco, confirmou a notícia. “Meus filhos não querem sair de Chapecó, estávamos muito felizes aqui.”

Um vídeo do evento mostra os atletas e suas fam;ilias em uma roda de samba no local. Segundo os funcionários da churrascaria, os festejos só terminaram por volta das 6h da manhã. O clube ainda fez uma partida, diante do Palmeiras, em São Paulo, antes de iniciar a viagem que terminaria em tragédia na mata colombiana, a pouco quilômetros do destino final, em Medellín.


Arquivado em:Esporte

Renan prega ‘consenso’ e Moro critica ‘emendas da meia-noite’

Posted: 01 Dec 2016 07:40 AM PST

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), abriu nesta quinta-feira a sessão de debate sobre o projeto que trata de abuso de autoridade, com a presença do juiz federal Sergio Moro, que conduz a Operação Lava Jato em Curitiba, e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No início do discurso, Renan defendeu o consenso e “as soluções negociadas”.

O debate ocorre um dia depois de o Senado tentar votar a toque de caixa o pacote anticorrupção aprovado durante a madrugada de ontem pela Câmara, que desagradou a força-tarefa da Lava Jato.

“O consenso supera o confronto, a concórdia prevalece sobre o dissenso. As soluções negociadas para as divergências são sempre possíveis, por mais distantes que possam parecer”, discursou Renan.

Também participam do debate o juiz federal Silvio Luis Ferreira da Rocha, da Justiça Federal de São Paulo, e o senador Roberto Requião (PMDB), relator do projeto sobre abuso de autoridade.

“O diálogo é sempre preferível à hostilidade”, disse Renan, que ainda citou Tancredo Neves para dizer: “Não são os homens que brigam, são as ideias”.

‘Emendas da meia-noite’

Sergio Moro criticou e disse ter “severas críticas” à decisão da Câmara dos Deputados de aprovar dispositivo que prevê a responsabilização de juízes e membros do Ministério Público, e afirmou que a aprovação pelo Congresso de uma nova lei de abuso de autoridade pode passar mensagem errada à sociedade no momento em que são investigados diversos casos de corrupção pelo país.

“Emendas da meia-noite, que não permitem uma avaliação por parte da sociedade, que não permitem um debate mais aprofundado por parte do Parlamento, não são apropriadas tratando de temas tão sensíveis”, disse Moro ao comentar o projeto aprovado pelos deputados.

“Tem que se tomar todo um cuidado para evitar a criminalização do exercício da jurisdição, o exercício da autonomia do Ministério Público e também da vinculação do agente policial à lei. Não digo isso por conta da Operação Lava Jato… mas digo isso porque esses são fundamentos nos quais se esteiam a nossa liberdade”, complementou.

Em resposta ao projeto aprovado pelos deputados, os procuradores integrantes da força-tarefa da Lava Jato afirmaram que podem renunciar caso o texto venha a ser sancionado pelo presidente Michel Temer.

Além das críticas ao projeto da Câmara, Moro  afirmou não considerar o atual momento adequado para aprovar uma nova lei de abuso de autoridade, como a que está em discussão no Senado.

(com Estadão Conteúdo e Reuters)


Arquivado em:Brasil

Relatório da PF conclui que houve vazamento do ENEM, diz MPF

Posted: 01 Dec 2016 07:32 AM PST

Na manhã desta segunda-feira, o Ministério Público Federal no Ceará informou que recebeu relatório da Polícia Federal apontando o vazamento das provas deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o MPF-CE, o relatório afirma que as provas do primeiro e do segundo dia do exame, além da prova de redação, vazaram antes do início da aplicação para, pelo menos, dois candidatos. Segundo o Ministério Público, em seu relatório, a PF conclui que houve crime de estelionato qualificado no caso.

Na nota divulgada pelo MPF, o procurador da República Oscar Costa Filho diz que a íntegra do relatório e peças do inquérito serão anexadas ao recurso do MPF que tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife (PE). "Uma quadrilha organizada nacionalmente teve acesso antecipado às provas. Isso compromete a lisura do exame e a própria credibilidade da logística de segurança que vem sendo aplicada", argumenta o procurador, no comunicado.

Ainda de acordo com o Ministério Público, o documento da polícia federal destaca que, após a análise de celulares apreendidos durante operações nos dias do exame, os candidatos receberam fotografias das provas e tiveram acesso aos gabaritos e ao tema da redação antes do início do exame. O relatório, segundo o MPF, afirma que os candidatos tiveram acesso à “frase-código” da prova rosa, o que permitia que candidatos que deveriam fazer provas diferentes da rosa pudessem preencher o cartão de respostas de acordo com o gabarito transmitido pela quadrilha, não importando a cor da prova que o candidato tenha recebido no exame, já que a frase-código é o que legitima a correção conforme a cor referente à frase.

“Tanto o gabarito quanto a frase-código foram divulgados antes do exame, o que garante a responsabilidade de afirmar que houve vazamento da prova”, diz o relatório, segundo o Ministério Público.

O relatório, de acordo com a nota do MPF, aponta que, apesar de dois candidatos terem sido presos em operações policiais diferentes (um em Minas Gerais e outro no Maranhão), ambos receberam exatamente as mesmas fotografias com gabaritos das provas. Elas vieram, porém, de intermediários diferentes, deixando claro que a origem do vazamento é a mesma.

Quanto à prova de redação, a perícia da PF identificou que os candidatos presos iniciaram pesquisas no Google sobre o tema da redação a partir de 9h38 de 6 de novembro, indicando que tiveram acesso ao tema antes do início da aplicação das provas, segundo informações do Ministério Público.

Procurado pelo site de VEJA, o Ministério da Educação (MEC) afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não havia sido notificado sobre o conteúdo do relatório da Polícia Federal. O posicionamento oficial da pasta sobre o assunto deve ser divulgado ainda nesta quinta-feira.

A Polícia Federal, também por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou estar apurando as informações dadas pelo MPF-CE em seu comunicado.

Vazamento da prova do Enem

No início de novembro, o procurador federal Oscar Costa Filho havia ajuizado uma ação civil pública na Justiça Federal do Ceará pedindo, liminarmente, a suspensão da validade da redação do Enem 2016 e, no mérito, sua anulação. Costa Filho fundamentava seu pedido no que classificou como "vazamento" do tema da redação do exame pelo próprio Ministério da Educação. Em outubro de 2015, o MEC divulgou uma foto em que desmentia boatos de que o tema da redação do Enem do ano passado havia vazado. A Justiça negou o pedido.

Uma  semana depois, uma investigação da Polícia Federal apontou que uma quadrilha que fraudou o Enem podia ter conseguido com antecedência as respostas para a de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cuja pontuação é decisiva para a seleção de cursos de medicina. O inquérito, ainda não concluído, dava fortes indícios de que as questões haviam sido vazadas antes do exame, segundo mostrou a edição de 13 de novembro do programa Fantástico, da Rede Globo.


Arquivado em:Educação

Imagens do dia 01 de dezembro

Posted: 01 Dec 2016 07:22 AM PST


Arquivado em:Galeria de Fotos

Tribunal aumenta penas de Cerveró e Fernando Baiano na Lava Jato

Posted: 01 Dec 2016 07:18 AM PST

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) aumentou as penas do ex-diretor da área Internacional Nestor Cerveró e do lobista Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, condenados na Operação Lava Jato.

Os dois são delatores do esquema de corrupção instalado na Petrobras e foram sentenciados pelo juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Federal, de Curitiba.

Cerveró foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e teve a pena aumentada de 12 anos, 3 meses e 10 dias para 27 anos e 4 meses de reclusão. Fernando Baiano foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e teve a pena aumentada de 16 anos, 1 mês e 10 dias para 26 anos de reclusão. O TRF4 julgou o caso nesta quarta-feira, 30. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira.

Nestor Cerveró e Fernando Baiano foram condenados em ação penal relacionada à contratação pela Petrobras da Samsung Heavy Industries para o fornecimento dos navios-sonda para perfuração de águas profundas Petrobras 1000 e Vitória 10.000.

Segundo a investigação, houve oferecimento de vantagem indevida de 40 milhões de dólares pela empresa Samsung Heavy à diretoria da Área Internacional da Petrobras, ocupada por Cerveró, com intermediação de Fernando Baiano.

O relator, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, que foi acompanhado por maioria pela turma, deu provimento ao recurso do Ministério Público Federal e aumentou a pena dos réus com base na culpabilidade e na aplicação do concurso material.

Veja também

A culpabilidade leva em conta as características dos réus, como alta escolaridade, boas condições financeiras, capacidade de compreender o caráter ilícito da própria conduta e ampla possibilidade de comportar-se em conformidade com o Direito.

Já o concurso material deixa de considerar crimes da mesma natureza como um só e passa a somá-los.

Também foi réu nesse processo o representante da Samsung Heavy Industries, Júlio Gerin de Almeida Camargo, mas ele não apresentou recurso de apelação criminal, tendo o MPF também desistido de recorrer.

Cerveró e Fernando Baiano também tiveram mantida a condenação a reparar o dano causado ao erário de forma solidária correspondente à propina recebida e terão que devolver à Petrobras 54,5 milhões de reais, descontados os valores dos bens já confiscados. O valor deverá ser corrigido monetariamente até o pagamento.

Os réus deverão começar a cumprir pena após a confirmação da sentença em segundo grau, assim que decorridos os prazos para a interposição de recursos de efeito suspensivo, ou após o julgamento destes, nos termos da colaboração premiada.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Atlético renuncia a partida contra Chapecoense na última rodada

Posted: 01 Dec 2016 07:08 AM PST

O Atlético-MG comunicou nesta quinta-feira a renúncia da partida contra a Chapecoense, no dia 11 de dezembro, data marcada para a última rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com o presidente Daniel Nepomuceno não há clima para a partida por causa da tragédia com o avião da equipe catarinense, ocorrida na madrugada da terça-feira, na Colômbia.

“No momento de dor e respeito à tragédia, ficamos de luto e tem que ficar resignado e respeitar e não simplesmente ir para a TV e ficar declarando. Vim aqui para informar que o Atlético não vai para jogar a última partida. A gente respeita a dor, não é momento para cobrar jogador nenhum. Já comuniquei a CBF, conversei com presidente Marco Polo Del Nero, que concordou”, anunciou o cartola.

Torcedores da Chapecoense lotam a Arena Condá durante tributochapeco-torcida-estadio-08Torcedores da Chapecoense lotam a Arena Condá durante tributoTorcedores da Chapecoense lotam a Arena Condá durante tributochapeco-torcida-estadio-09chapeco-torcida-estadio-06chapeco-torcida-estadio-07

A posição do clube mineiro na tabela do Brasileirão não alterará mesmo com a perda dos três pontos, como prevê o regulamento da CBF quando uma equipe não comparece a uma partida. O Atlético-MG continuará de qualquer forma no quarto lugar e, portanto, classificado para a Copa Libertadores do ano que vem.

O Atlético já tinha manifestado interesse em cancelar a partida após o acidente com o avião da Chapecoense. A CBF, porém, por meio do presidente Marco Polo Del Nero, fez contato com o novo presidente da equipe catarinense, Ivan Tozzo, e pediu para a partida acontecer e ser uma “grande festa”, mesmo com o argumento do dirigente que não teria 11 atletas para colocar em campo. “Vocês tem categoria de base e os jogadores que ficaram. Não importa. Tem que fazer uma grande festa. Chapecó e a Chapecoense merecem”, disse Del Nero.

O Atlético não concordou e, com a decisão, após a partida contra o Grêmio, na próxima quarta, em Porto Alegre, pelo segundo jogo da final da Copa do Brasil, a equipe entra de férias e retorna apenas em janeiro. Abaixo o pronunciamento do presidente Daniel Nepomuceno:

(Com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

Seguidor pede — e Evaristo Costa empresta gravata

Posted: 01 Dec 2016 07:07 AM PST

Muitas vezes falamos “passa lá em casa” ou “vamos marcar para sair” e sabemos que essas coisas não vão acontecer realmente. Muito seguidores do Evaristo Costa no Twitter pensaram que se tratava dessa situação quando o perfil @cleytu pediu uma gravata emprestada ao apresentador do jornal Hoje e ele, simplesmente, respondeu “empresto”.

Mas nesta quarta-feira, dia 30, @cleytu postou fotos da gravata que recebeu em casa. O apresentador do jornal da Rede Globo não apenas enviou os acessórios como também se ofereceu para avaliar se as cores eram adequadas para o traje que o seguidor iria usar em uma formatura.


Arquivado em:Entretenimento

Fátima Bernardes faz homenagem a pai de William Bonner na TV

Posted: 01 Dec 2016 06:48 AM PST

“Eu começo o programa de hoje agradecendo aos meus parceiros Cissa, Lair e Felipe Andreoli. Somente com o apoio deles eu pude me despedir do melhor sogro que poderia ter tido na minha vida.” Foi assim que Fátima Bernardes abriu seu programa no final da manhã desta quinta-feira na Globo. Nesta quarta, a apresentadora faltou ao Encontro com Fátima Bernardes para acompanhar o enterro do pediatra William Bonemer, pai de seu ex-marido, William Bonner, em São Paulo. “Um homem íntegro, honesto, que era muito carinhoso comigo e só tinha sempre palavras de elogio”, continuou, em sua homenagem ao vivo.

O pai de William Bonner faleceu na última terça-feira, vítima de um câncer. O enterro, que reuniu familiares, amigos e seguranças enviados pela Rede Globo, ocorreu na rua Cardeal Arcoverde, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A perda do pai também levou Bonner a se ausentar do Jornal Nacional, onde foi substituído por Heraldo Pereira. Júnior, Bonner carrega o nome do pai. O sobrenome pelo qual é conhecido é, na verdade, artístico.

William Bonner e Fátima Bernardes foram casados por 26 anos e tiveram três filhos, os gêmeos Laura, Beatriz e Vinicius.

 


Arquivado em:Entretenimento

Vin Diesel declara amor ao Brasil no Instagram: ‘Always loved’

Posted: 01 Dec 2016 06:33 AM PST

Não foi apenas Frank Miller quem aceitou de bom grado voltar ao Brasil, onde foi ovacionado em 2015 durante sua participação na Comic Con Experience, para divulgar seu trabalho. Na balada desde que chegou a São Paulo, na última terça-feira, Vin Diesel fez uma verdadeira declaração de amor ao país em sua conta no Instagram.

“Nós fizemos história no Rio com o quinto Velozes e Furiosos, em 2011”, escreveu, referindo-se às filmagens do longa no Rio de Janeiro. “Agora vamos fazer história em São Paulo com o novo xXx…”, continuou, citando o filme que veio promover na CCXP, xXx: Reativado. “Estou tão feliz de estar de volta, eu sempre amei o Brasil.” Ao lado da mensagem calorosa, um vídeo em que ele aparecia treinando para o xXx.

No longa — de ação, lógico — Diesel terá o pouco original papel do praticante de esportes radicais recrutado para se tornar um espião.

 

Instagram Photo


Arquivado em:Entretenimento

Clubes querem disputar amistosos para ajudar Chapecoense

Posted: 01 Dec 2016 06:23 AM PST

Os dirigentes da Chapecoense evitam falar sobre o planejamento para a reestruturação da equipe em 2017 antes do velório, marcado para sexta-feira, na Arena Condá. No entanto, o assessor de imprensa do clube, Andrei Copetti, revelou nesta quinta-feira que recebeu ofertas de “grandes clubes” para realizar amistosos com a renda toda revertida ao clube catarinense, que perdeu quase todo o seu elenco no acidente aéreo na madrugada do dia 29 de novembro, na Colômbia. 

“Vários clubes grandes já entraram em contato e se dispuseram a realizar amistosos com a renda toda revertida à Chapecoense. Não vamos falar sobre o planejamento do futebol antes do velório, mas ficamos muito felizes com a solidariedade vinda do mundo todo. Depois de enxugar as lágrimas, trataremos do futebol”, disse Copetti.

Além do Atlético Nacional de Medellín, que seria o adversário da Chapecoense na final da Sul-Americana e fez uma cerimônia espetacular para mais de 50.000 torcedores em seu estádio, clube e jogadores de todo mundo ofereceram apoio e solidariedade à Chapecoense.

Um grupo de clubes brasileiros já  avisou que emprestará jogadores de forma gratuita e entrou em contato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para tentar impedir que a Chapecoense possa ser rebaixada nos próximos três anos. Graças a uma grande comoção nas redes sociais, o programa de sócio-torcedor do clube, cujo plano mais barato custa 16 reais mensais, recebeu mais de 10.000 adesões nos últimos dias.

Torcedores da Chapecoense lotam a Arena Condá durante tributochapeco-torcida-estadio-08Torcedores da Chapecoense lotam a Arena Condá durante tributoTorcedores da Chapecoense lotam a Arena Condá durante tributochapeco-torcida-estadio-09chapeco-torcida-estadio-06chapeco-torcida-estadio-07

 


Arquivado em:Esporte

Barroso: “decisão (do aborto) é para adotar políticas públicas”

Posted: 01 Dec 2016 06:22 AM PST

Um dia depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) entender que não é crime a interrupção da gravidez até o terceiro mês de gestação, o ministro Luís Roberto Barroso disse que a decisão do colegiado não defende o aborto nem sua disseminação.

“É uma decisão para que se adotem políticas públicas melhores do que a criminalização para evitar o aborto. O que a decisão pretende fazer é contribuir para o fim dos abortos clandestinos, que mutilam e levam à morte muitas mulheres.“, disse o ministro.

Ainda segundo Barroso, a criminalização da prática no Brasil funciona como um mecanismo de discriminação social. “A criminalização produz um impacto desastrosamente desproporcional sobre as mulheres pobres, porque elas não têm acesso à medicação adequada nem à informação.”, afirmou.

Sobre a repercussão negativa da decisão por uma onda conservadora no país, o ministro ressalta que os direitos fundamentais devem ser protegidos em qualquer ambiente – conversador, liberal ou progressista. “Obrigar pela via do direito penal uma mulher a manter uma gestação que não deseja, eu acho que isso viola claramente a Constituição. A decisão procura fazer com que cada pessoa possa viver a própria crença e convicção. Quem é contrário não apenas não precisa fazer (o aborto), como tem todo o direito de pregar a posição contrária. A única coisa que acho que não é razoável é criminalizar a posição divergente. Portanto, o Estado não deve tomar partido nessa briga. Ele deve permitir que cada um viva a própria crença.”, disse.

Embora o entendimento tenha se referido a um caso específico – de funcionários e médicos de uma clínica de aborto em Duque de Caxias (RJ) -, a decisão pode servir como base para outras instâncias.

Pesquisa

Uma enquete popular no site do Senado Federal busca entender o apoio da população à regulação da interrupção voluntária da gravidez dentro das 12 primeiras semanas de gestação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os quase 400.000 internautas que já opinaram votaram 205.100 vezes pelo “sim” e 192.600 pelo não.

Relator da proposta, o senador Magno Malta (PR-ES) informou em setembro ser contrário ao seu teor e disse, à época, que deveria entregar seu parecer nesse sentido este mês. Por ser uma sugestão legislativa, é preciso que o relator sugira que a proposta passe a tramitar na Casa como projeto de lei.

Enquanto outras enquetes haviam mostrado o domínio da rejeição a projetos com conteúdos similares, esse conseguiu alcançar um resultado diferente. Isso se deveu principalmente à articulação de movimentos feministas que mobilizaram a participação na enquete, tendo enfrentado a reação de grupos religiosos contrários à proposta.

Contramão

Na contramão da decisão tomada pela 1.ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), a maior parte dos projetos de lei que tramitam atualmente no Congresso Nacional sobre o aborto pretende endurecer a pena para a conduta e até torná-la crime hediondo. Na Câmara dos Deputados, 36 propostas têm tramitação ativa e poderão ser usadas nas discussões da recém-criada comissão especial que pretende analisar a legislação sobre o assunto.

Hoje, a prática é considerada crime, em cinco artigos com tipificações no Código Penal. A pena mais severa prevista para aborto provocado pela própria gestante ou com o seu consentimento é de três anos; parlamentares querem aumentar o tempo para, no mínimo, quatro anos e meio. Torná-lo hediondo representaria ainda a perda de progressões e indulto.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Saúde

AO VIVO: Moro fala a senadores sobre abuso de autoridade

Posted: 01 Dec 2016 06:12 AM PST

O juiz federal Sergio Moro fala nesta quinta-feira aos senadores sobre o projeto de abuso de autoridade. A visita do magistrado se dá um dia após a Câmara dos Deputados desfigurar as Dez Medidas contra a Corrupção propostas pelo Ministério Público Federal. Acompanhe:


Arquivado em:Brasil

Começa na China construção de réplica do Titanic em tamanho real

Posted: 01 Dec 2016 06:08 AM PST

Uma réplica em tamanho real do Titanic, o transatlântico que naufragou em 1912 causando a morte de mais de 1.500 pessoas, começou a ser construída na província central de Sichuan, na China. Os mentores do projeto esperam que o navio se transforme em um atrativo turístico.

O navio, com os mesmos 270 metros de comprimento e 28 de largura do original, será colocado em um reservatório da cidade de Daying, onde permanecerá atracado permanentemente. Ele fará parte do resort turístico de luxo Seven Star International, segundo a agência oficial de notícias Xinhua.

A construtora da embarcação, Wuchang Shipbuilding Industry Corporation, prometeu que o navio será fiel ao projeto do Titanic original. A embarcação contará com salão de festas, teatro, piscina e quartos de primeira classe, nos quais se tentará recriar o estilo de vida dos passageiros da época.

Quando as obras do novo navio terminarem, algo que se prevê para meados de 2019, os idealizadores da obra farão em seu interior festas de época e banquetes, nos quais o menu deve ser muito similar ao servido no Titanic em 191. Uma das concessões à modernidade será a oferta de conexão wifi.

O jornal South China Morning Post informou, além disso, que os turistas que visitam o novo navio poderão participar de simulações que, por meio de novas tecnologias, vão lhes permitir “experimentar um pouco do horror” que os viajantes viveram naquela noite do dia 14 de abril de 1912, na qual o Titanic afundou após se chocar com um iceberg no Atlântico norte. A obra, que contou com a assessoria de projetistas britânicos e americanos, custará 1 bilhão de iuanes (ou 145 milhões de dólares).

Uma noite nos quartos mais baratos do novo navio custará cerca de 430 dólares, enquanto para pernoitar nos camarotes mais luxuosos o hóspede terá que pagar dezenas de milhares de dólares, de acordo com o jornal de Hong Kong.

A história do Titanic é muito popular na China, especialmente por causa do sucesso que o filme homônimo do diretor James Cameron teve entre os espectadores chineses. O sucesso se acentuou em 2012, com o lançamento da versão remasterizada da obra em 3D. A bilheteria no país foi tão grande quanto nos Estados Unidos.

A popularidade encorajou a construção da réplica, embora o projeto tenha atrasado alguns anos, por razões não reveladas. Ela deveria ter começado em 2013.

(Com EFE)


Arquivado em:Economia