USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



terça-feira, 8 de novembro de 2016

Notícias

Notícias


Até Hillary Clinton aderiu a um novo viral, o Mannequin Challenge

Posted: 08 Nov 2016 10:20 AM PST

Um novo desafio se espalhou pelas redes sociais na última semana e atraiu, até mesmo, a candidata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton para a brincadeira. O Mannequin Challenge, ou “Desafio do Manequim”, consiste em um grupo de pessoas que fica parado em uma pose, como uma estátua, enquanto alguém faz um vídeo da cena.

Nesta terça-feira, a democrata publicou sua própria versão do viral no Twitter, gravada em seu avião, quando voltava de um evento de campanha na Carolina do Norte. O vídeo teve a participação do marido Bill Clinton, da equipe de campanha e até do músico Bon Jovi. Mais do que uma brincadeira para acalmar os ânimos da campanha, o vídeo termina com um apelo para os eleitores: "Não fique parado. Vote hoje".

A tendência começou com estudantes de Ensino Médio da escola Edward H. White, na Flórida, e ganhou a internet no dia 26 de outubro, depois que ser postada por um aluno no Twitter.

Desde a postagem, o desafio ganhou versões das cantoras Adele e Beyoncé, com suas amigas do grupo Destiny’s Child, da apresentadora Ellen DeGeneres e de centenas de anônimos nas redes.

Instagram Photo

 


Arquivado em:Mundo

Hillary vence em ilha que acerta todas as eleições desde 1980

Posted: 08 Nov 2016 10:18 AM PST

Se depender do certeiro termômetro eleitoral da pequena ilha americana de Guam, no Oceano Pacífico, a democrata Hillary Clinton será a nova presidente dos Estados Unidos a partir de janeiro. A ex-secretária de estado foi a vencedora no território onde os candidatos mais votados acabaram vencendo as eleições presidenciais americanas desde 1980. Naquele ano, o republicano Ronald Regan superou o então presidente democrata Jimmy Carter.

Com os votos de 32.071 dos 52.000 eleitores registrados na ilha em 2016, a apuração indica que Hillary recebeu esmagadores 71,63% dos votos, enquanto o republicano Donald Trump foi votado por 24,16% e o candidato socialista Emidio Soltysik teve 4,22% dos votos.

Leia também
Hillary vence no primeiro local a concluir a votação
Com país dividido, EUA escolhem hoje o novo presidente
Quais são, afinal, as chances de Trump vencer as eleições?
Conheça os escândalos que Hillary e Trump querem esconder

Nas três eleições mais recentes, em 2012, 2008 e 2004, o presidente Barack Obama recebeu 72,4% e 57,3% dos votos em Guam, respectivamente, e o ex-presidente George W. Bush recebeu 64%.

Especiais
Conheça as principais propostas dos candidatos
Videográfico explica o complexo processo eleitoral americano

Embora os eleitores de Guam sejam cidadãos americanos, seus votos na eleição não contam, porque a ilha não tem delegados no colégio eleitoral.


Arquivado em:Mundo

Novo ‘A Bela e a Fera’ terá músicas descartadas do filme original

Posted: 08 Nov 2016 10:13 AM PST

No próximo ano, a Disney lança um remake de um dos seus desenhos mais famosos, A Bela e a Fera. Em busca de novidades para a história já conhecida pelos fãs, o estúdio decidiu incluir  letras escritas para as canções originais do desenho, mas que foram descartadas, segundo afirma o site da revista Entertainment Weekly.

De acordo com a revista, o diretor Bill Condon descobriu alguns versos escritos por Howard Ashman para o desenho de 1991 que nunca entraram na versão final do longa, e decidiu usá-las no remake para surpreender os fãs, especialmente na canção do vilão Gaston e no final do filme. “Os caras da Disney revisaram todas as transcrições e gravações, voltaram horas e horas de imagens, e viram as letras que foram escritas e nunca usadas. Então, a plateia, que conhece as músicas muito bem, vai ouvir alguns novos versos, realmente especiais”, revelou o ator Luke Evans, que vive o antagonista, à Entertainment Weekly.

A revista também revelou que o compositor Alan Menken, que ajudou a escrever as canções originais, e Tim Rice, que trabalhou em outros desenhos como O Rei Leão e Alladin, criaram três novas músicas, intituladas For EvermoreOur Song Lives On, e Days in the Sun para o remake.

A nova versão de A Bela e a Fera traz Emma Watson no papel da princesa, e Dan Stevens como o mocinho amaldiçoado. O remake tem estreia programada para março de 2017.


Arquivado em:Entretenimento

Manifestantes invadem a Assembleia Legislativa do Estado do Rio

Posted: 08 Nov 2016 09:46 AM PST

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi invadida nesta tarde por servidores públicos da área de segurança que desde a manhã protestam contra o pacote de medidas anticrise do governador Luiz Fernando Pezão. Há pouco, eles tomaram o plenário e estavam sentados nas cadeiras do presidente, Jorge Picciani (PMDB), e de outros deputados. Também as galerias do segundo andar, onde costuma ficar o público que assiste as votações, foram ocupadas. Um sinalizador de fumaça foi aceso no plenário.

Composto de 22 projetos de lei, o plano de Pezão foi enviado à Alerj na sexta-feira passada, e inclui iniciativas impopulares, como a elevação da contribuição previdenciária de servidores ativos, inativos e pensionistas.

No fim da manhã, lideranças da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) começaram a incitar os manifestantes a enfrentar o Batalhão de Choque, responsável pela segurança dos funcionários da Alerj que estavam no prédio. Na tentativa de acalmar os ânimos, o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio, Odonclei Boechat, chegou a convocar um abraço no prédio, localizado no centro da cidade, num ato simbólico de respeito à casa legislativa e à democracia, mas não teve sucesso.

A manifestação reúne servidores da Polícia Civil, da Polícia Militar, bombeiros e representantes de penitenciárias, que se organizaram por meio do Facebook e Whatsapp. “Vamos invadir e só vamos sair depois que o pacote de maldades for derrubado”, afirmou, ainda pela manhã, uma das lideranças que se identificou como policial militar do 22º Batalhão. Até que o prédio fosse invadido, as lideranças da Polícia Militar e do sindicato dos inspetores penitenciários discutiam no carro de som instalado na frente da Alerj se os manifestantes deveriam ou não invadir a Alerj.

Deputados e Picciani não estavam na Alerj no momento da invasão, apenas funcionários. Alguns deles conseguiram deixar o prédio por uma saída desconhecida dos manifestantes antes dos protestantes tomarem o prédio.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Justiça volta a permitir bala de borracha e gás em manifestações

Posted: 08 Nov 2016 09:40 AM PST

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) suspendeu integralmente nesta segunda-feira os efeitos da decisão tomada em primeira instância que restringia o uso de bala de borracha e gás por policiais em manifestações. Em outubro, a Justiça havia proibido o uso desses artefatos e previa multa de 8 milhões de reais ao Estado. A ação civil pública pedindo a proibição da bala de borracha foi aberta pela Defensoria em 2014, após registros de violência policial nas manifestações.

A decisão atende a um pleito da Procuradoria Geral do Estado. No despacho, o presidente do TJ-SP, Paulo Dimas Mascaretti, argumentou que “padronizar e burocratizar determinadas condutas, e de forma tão minuciosa, tolhendo a atuação da Polícia Militar e inclusive impedi-la de utilizar meios de defesa, como pretende a Defensoria Pública, coloca em risco a ordem e a segurança públicas e, mesmo, a vida e a segurança da população e dos próprios policiais militares – sobretudo considerando que em meio a manifestantes ordeiros e bem intencionados existem outros tantos com objetivos inconfessáveis (‘black blocs’, arruaceiros e ladrões oportunistas)”.

LEIA TAMBÉM:
Ferida em ato contra Temer diz que perdeu visão do olho esquerdo
Black blocs vandalizam centro de São Paulo em ato contra Temer

Segundo a decisão do presidente do TJ-SP, a manutenção da sentença “cria embaraços à regular atividade policial no desempenho de sua missão institucional. Ainda que a decisão questionada preveja a possibilidade de utilização de balas de borracha, gás lacrimogêneo e outros meios mais vigorosos em situação excepcionalíssima, quando o protesto perca, no seu todo, seu caráter pacífico, é certo que tal situação pode gerar dúvida na atuação da polícia militar, que deve ter condições plenas para acompanhar manifestações e intervir imediatamente na hipótese de quebra da ordem”.

O presidente do TJ-SP afirmou ainda que a suspensão se deu “em ocorrência dos aspectos relacionados à potencialidade lesiva do ato decisório em face dos interesses públicos relevantes consagrados em lei, quais sejam, a ordem, a saúde, a segurança e a economia públicas”.

Proibição

Em outubro, a decisão do juiz Valentino Aparecido de Andrade, da 10ª Vara da Fazenda Pública, atendeu a pedido da Defensoria Pública e determinou a elaboração de um projeto de atuação visando a evitar excessos da corporação. Pela “desproporcional violência policial” nos atos de junho e julho de 2013, o magistrado multou o governo do Estado em 8 milhões de reais.

Em 2014, Andrade já havia concedido liminar na mesma ação proibindo o uso de bala de borracha. A decisão tomada no meio do processo acabou suspensa em 2ª instância a pedido do Estado e estava em análise até esta semana no Tribunal de Justiça.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Obama cumpre ritual e joga basquete no dia das eleições

Posted: 08 Nov 2016 09:32 AM PST

O presidente Barack Obama cumpriu nesta terça-feira, dia de eleições nos Estados Unidos, um ritual com ares de superstição: ir jogar basquete. Horas após os americanos começarem a se dirigir às urnas para eleger a democrata Hillary Clinton ou o republicano Donald Trump como seu sucessor, Obama se dirigiu à base militar Fort McNair, nos arredores de Washington, para jogar uma partida com amigos.

No fim de 2010, neste mesmo lugar, machucou o lábio jogando basquete. Depois diminuiu consideravelmente a prática deste esporte, preferindo atividades mais tranquilas, como o golfe. Em 2008 e em 2012, anos nos quais foi eleito pela primeira vez e depois reeleito, Obama disputou partidas de basquete no mesmo dia da eleição, em seu reduto de Chicago, para se distrair a espera aos resultados.

Também havia realizado este mesmo ritual durante o longo processo das primárias democratas nas quais enfrentou Hillary Clinton, atualmente prestes a se converter na primeira mulher presidente dos Estados Unidos. O respeito a esta tradição até agora deu resultado. Resta saber se desta vez funcionará para contagiar Hillary com sua sorte.

Especiais
Conheça as principais propostas dos candidatos
Videográfico explica o complexo processo eleitoral americano

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Trump vota em NY e enfrenta protesto de ‘peladonas’

Posted: 08 Nov 2016 09:24 AM PST

Horas após a democrata Hillary Clinton votar, foi a vez do candidato republicano Donald Trump ir às urnas para deixar seu voto, na Public School 59, em Nova York. Ao lado da esposa, Melania, o magnata votou rapidamente e cumprimentou duas crianças que estavam dentro da seção eleitoral. Trump decidiu não se pronunciar à imprensa e foi recebido por vaias e aplausos no local.

Trump ainda mostra sinais de que poderá não aceitar o resultado das eleições se não vencer. Em uma coletiva com jornalistas, o magnata foi perguntado sobre qual seria a sua posição caso perdesse nesta terça. “Nós veremos o que acontece”, respondeu o empresário de maneira evasiva. No último mês, ele fez várias declarações que, de maneira implícita ou explícita, deram a entender que as eleições só seriam respeitadas se ele fosse o grande vencedor. O republicano também já se queixou de que poderá haver uma fraude de votos e que a imprensa está tramando contra ele.

Algumas horas antes da chegada de Trump, pela manhã, duas mulheres sem blusa foram até a seção eleitoral do republicano para protestar contra a sua candidatura. Elas foram retiradas por agentes do serviço secreto e pela polícia local e não chegaram a ter contato com o magnata.

Nesta terça, pesquisas dão a liderança a Hillary, por aproximadamente 2,7 pontos porcentuais na corrida eleitoral, embora a dinâmica dos últimos dez dias de campanha tenha sido favorável a Trump. Em uma enquete realizada pela rede CBS e divulgada nesta segunda-feira, a vantagem de Hillary é de quatro pontos (45% contra 41%). Um modelo matemático de projeção elaborado pela rede de televisão NBC indica que Hillary Clinton já teria assegurado pelo menos 274 votos no colégio eleitoral, quatro a mais do que os necessários para selar sua vitória.

Especiais
Conheça as principais propostas dos candidatos
Videográfico explica o complexo processo eleitoral americano

O site especializado FiveThirtyEight, do estatístico-celebridade Nate Silver, atribui a Hillary Clinton probabilidade de 71,4% de ganhar as eleições, contra 28,6% de Trump. Já o RealClearPolitics, que faz a média de diferentes pesquisas nacionais, indica Hillary com 46,8% e Trump com 43,6% da preferência do eleitorado. O prognóstico do jornal The New York Times, que pondera diferentes pesquisas e leva em conta o voto nos colégios eleitorais, informa que a democrata tem 85% de chances de vencer, contra 15% do republicano.

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

Dumbledore estará em ‘Animais Fantásticos e Onde Habitam 2’

Posted: 08 Nov 2016 08:59 AM PST

David Yates, diretor da franquia Animais Fantásticos e Onde Habitam, afirmou que o centenário diretor de Hogwarts Alvo Dumbledore estará no segundo filme da série – em uma versão mais jovem, é claro. A franquia, que se passa cerca de 70 anos antes da história de Harry Potter, é criação de J.K. Rowling, autora dos livros sobre o bruxinho e roteirista dos novos filmes.

Dumbledore é mencionado nos trailers do primeiro filme de Animais Fantásticos, quando indagam o porquê dele gostar tanto de Newt Scamander (Eddie Redmayne), o protagonista da franquia. Desde então, os fãs especulam se Dumbledore, então professor de transfiguração da escola de magia inglesa, iria aparecer em algum ponto da nova saga.

Em entrevista ao site ScreenRant, Yates afirmou que Dumbledore voltará aos cinemas no segundo filme. “Ele tem algumas boas cenas junto a Newt… Estamos discutindo quem irá interpretar o diretor, quaisquer sugestões são bem-vindas “, brincou ele.

Recentemente, Johnny Depp foi confirmado como o vilão Gerardo Grindelwald nos filmes da saga, com uma aparição no longa que estreia dia 17 de Novembro e papel fixo nas próximas quatro produções. O antagonista foi o maior bruxo das trevas antes de Voldemort, e instaurou o caos no mundo bruxo, justamente na época em que se passa Animais Fantásticos e Onde Habitam.

A escalação de Dumbledore provavelmente indica que os fãs vão poder ver nas telas a épica batalha entre o futuro diretor de Hogwarts e o bruxo das trevas, que rendeu fama e glória ao primeiro.


Arquivado em:Entretenimento

Atrás nas pesquisas, Trump ataca mídia ‘desonesta’

Posted: 08 Nov 2016 08:57 AM PST

Atrás nas principais pesquisas e previsões do país, o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a acusar a imprensa americana de ser “desonesta”. Segundo ele, algumas das pesquisas de intenção de voto elaboradas pelos meios de comunicação “erram de propósito”.

“Eu acredito que muitas pesquisas estão erradas de propósito. A mídia é muito desonesta, extremamente desonesta, e eu acho que muitas pesquisas são falsas. Eu não acho sequer que eles entrevistem as pessoas, acho que eles só apresentam números falsos”, disse o magnata nesta terça-feira à emissora Fox News.

Para Trump, os números dele na corrida eleitoral apresentaram uma melhora após essas “pesquisas falsas” e após seus “discursos muito importantes”. O republicano ainda analisou seu desempenho em diversos estados e afirmou que vai vencer em Ohio, New Hampshire, Michigan e Wisconsin.

Questionado sobre a presença de estrelas internacionais na campanha da rival Hillary Clinton, ele criticou os artistas. “Você sabe, Jay Z, a linguagem que ele usa é terrível e você sabe que ela [Beyoncé], ela fala de mim. E é inacreditável a linguagem de Jay Z e Beyoncé, é inacreditável”, acrescentou.

Especiais
Conheça as principais propostas dos candidatos
Videográfico explica o complexo processo eleitoral americano

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

França identifica mentor de atentados terroristas de Paris

Posted: 08 Nov 2016 08:54 AM PST

Pessoas prestam homenagens às vítimas dos atentados aos restaurantes Le Petit Cambodge e o Le Carillon em Paris - 14/11/2015VEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultPessoas prestam homenagens às vítimas dos atentados aos restaurantes Le Petit Cambodge e o Le Carillon em Paris - 14/11/2015VEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultPessoas prestam homenagens às vítimas dos atentados aos restaurantes Le Petit Cambodge e o Le Carillon em Paris - 14/11/2015Pessoas prestam homenagens às vítimas dos atentados aos restaurantes Le Petit Cambodge e o Le Carillon em Paris - 14/11/2015Pessoas prestam homenagens às vítimas dos atentados aos restaurantes Le Petit Cambodge e o Le Carillon em Paris - 14/11/2015Pessoas prestam homenagens às vítimas dos atentados aos restaurantes Le Petit Cambodge e o Le Carillon em Paris - 14/11/2015Segurança reforçada na Champs Élysées e no entorno da Torre Eiffel - 15/11/2015Paris vazia: poucos turistas na Champs Élysées, lojas de departamento e da Torre Eiffel fechadas - 15/11/2015Paris vazia: poucos turistas na Champs Élysées, lojas de departamento e da Torre Eiffel fechadas - 15/11/2015Paris vazia: poucos turistas na Champs Élysées, lojas de departamento e da Torre Eiffel fechadas - 15/11/2015Pessoas prestam homenagens às vítimas dos atentados na Place de la Republique no centro de ParisPessoas prestam homenagens às vítimas dos atentados na Place de la Republique no centro de ParisPessoas prestam homenagens às vítimas dos atentados na Place de la Republique no centro de ParisPessoas prestam homenagens às vítimas dos atentados na Place de la Republique no centro de ParisPessoas acendem velas em homenagens às vítimas dos atentados aos restaurantes Le Petit Cambodge e o Le Carillon em ParisPessoas acendem velas em homenagens às vítimas dos atentados aos restaurantes Le Petit Cambodge e o Le Carillon em ParisParis vazia: poucos turistas na Champs Élysées, lojas de departamento e da Torre Eiffel fechadas - 15/11/2015Paris vazia: poucos turistas na Champs Élysées, lojas de departamento e da Torre Eiffel fechadas - 15/11/2015Paris vazia: poucos turistas na Champs Élysées, lojas de departamento e da Torre Eiffel fechadas - 15/11/2015Paris vazia: poucos turistas na Champs Élysées, lojas de departamento e da Torre Eiffel fechadas - 15/11/2015VEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultVEJA na cobertura dos atentados de Paris - Fotos Eric GaraultARMADOS DE TAÇAS - Continuar a frequentar os cafés, em mesas externas, foi a forma encontrada pelos parisienses para dizer que não têm medo

As autoridades francesas identificaram o mentor dos atentados terroristas do dia 13 de novembro de 2015, que deixaram 230 mortos e centenas de feridos, informou o jornal Le Monde. O coordenador das ações seria um extremista belga-marroquino identificado como Oussama Atar, 32 anos, e que já era suspeito de planejar os dois ataques ocorridos em Bruxelas em 22 de março deste ano.

Conhecido pelos extremistas do Estado Islâmico (EI) como Abu Ahmad, o jihadista atualmente mora na Síria e tinha a responsabilidade de recrutar, executar e financiar as células terroristas para os ataques. Atar é primo de dois kamikazes que atuaram na França e já foi preso no Iraque em 2005, mas foi libertado em 2012, pouco antes de se juntar ao EI.

Segundo a agência Frace-Presse, Atar, que utiliza o pseudônimo Abu Ahmad na Síria, esteve no radar das forças de segurança europeias por mais de uma década. Depois de ter sido preso no Iraque em 2004 após a invasão americana, passou um tempo em várias prisões, entre elas a de Abu Ghraib, que foi utilizada pelas forças americanas. Após sua libertação, retornou em 2012 à Bélgica. “Não sei o que aconteceu com ele depois”, disse à AFP em agosto seu advogado da época, Vincent Lurquin.

Em uma entrevista em 2011, Atar afirmou que viajou à Síria para estudar árabe e posteriormente foi ao Iraque para comprar medicamentos para as pessoas necessitadas. No entanto, as suspeitas dos investigadores franceses são de que ele teria recrutado os dois homens que se explodiram próximo ao Stade de France, em novembro.

Recai sobre ele também a suspeita de ser o responsável por aprovar os planos de ataque ao aeroporto e ao metrô em Bruxelas. Segundo as investigações, ele é primo de dois dos suicidas que participaram destes atentados, os irmãos El Bakraoui.

Os investigadores conseguiram vinculá-lo aos ataques de Paris após a prisão de dois supostos extremistas, um argelino e um paquistanês, detidos na Áustria em dezembro passado. O argelino admitiu em custódia que tinha a intenção de participar dos atentados de Paris e que havia sido enviado por Abu Ahmad. Posteriormente, identificou Atar em fotografias da polícia, disse à AFP uma fonte da investigação.

A França lembrará neste fim de semana o primeiro aniversário dos atentados de Paris. A casa de espetáculos parisiense Bataclan, onde um comando matou 90 pessoas após uma sangrenta tomada de reféns, reabrirá suas portas na noite de sábado.

(Com ANSA e AFP)


Arquivado em:Mundo

Jogadores celebram título norueguês – pelados

Posted: 08 Nov 2016 08:42 AM PST

Para quê champanhe se comemorar com a taça do título pelado, cobrindo as partes íntimas – e ainda postar nas redes sociais – é bem mais divertido? É o que deve ter pensado dois dos jogadores do Rosenborg, time campeão do torneio nacional da Noruega, no último domingo.  O atacante dinamarquês Christan Gytkjær foi o mais ousado: vestindo apenas a medalha no peito, posou com a taça como se estivesse em um ato sexual, mas logo depois apagou a foto, postada em seu Instagram.  Em outra postagem, o meia norueguês Pal André Helland foi um pouco mais “discreto”. Enquanto é possível perceber um companheiro de equipe vestindo um traje social no fundo da imagem, Helland faz cara de mau e tampa a parte da frente do corpo com o objeto. O Rosenborg sagrou-se campeão norueguês com a vitória sobre o Bodo/Glimt por 2 a 1.

Instagram Photo


Arquivado em:Esporte

‘WhatsApp da terapia’ chega ao Brasil

Posted: 08 Nov 2016 08:36 AM PST

Um aplicativo que funciona como um ‘WhatsApp da terapia’ acaba de ser lançado no Brasil. De acordo com informações da revista Exame, o Fala Freud foi criado pelos brasileiros Yonathan Yuri Faber e Renan Tupin e tem como objetivo a  orientação psicológica. 

Por 299 reais ao mês, o app conecta pessoas a psicólogos da seguinte maneira: após uma triagem inicial que avalia se o usuário está apto para participar da plataforma ou se ele requer atendimento psicológico presencial ou intensivo, o paciente pode se consultar com psicólogos ao longo do dia, solicitando orientações sobre situações enfrentadas. 

O usuário pode contar ao profissional sobre o que está passando por meio de mensagens de texto, voz e vídeos.Em seguida, o psicólogo responde com as orientações adequadas. Com o objetivo de avaliar o progresso do paciente, o atendimento psicológico será documentado e reportado à empresa.

Veja também

Segundo Faber, a maioria das pessoas cadastradas no aplicativo atualmente são mulheres. "Estou bem satisfeito com o andamento do app, a aprovação do Conselho abre muitas portas. O objetivo do Fala Freud é levar a terapia a todos. O valor é acessível, praticamente qualquer dono de smartphone pode pagar. Queremos entregar bem-estar às pessoas", afirmou à EXAME.com.

No final de outubro o Fala Freud foi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia e funciona em conformidade com a Resolução CFP nº 11/2012. O aplicativo está disponível para sistemas Android e iOS e o pagamento é realizado via cartão de crédito. Para evitar problemas com vazamentos ou interceptação de dados, todas as mensagens trocadas entre paciente e psicólogo são criptografadas.


Arquivado em:Saúde

Renan: nova etapa de repatriação terá multa e imposto mais altos

Posted: 08 Nov 2016 08:34 AM PST

Ao chegar ao Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que vai apresentar nesta terça-feira em plenário projeto de lei que reabre prazo para brasileiros regularizarem, em 2017, recursos no exterior não declarados à Receita Federal, a chamada repatriação. Ele informou que o novo texto terá multa e imposto mais elevados, mas não especificou os novos valores.

“Fundamentalmente, [o novo projeto] manterá as regras [atuais], mas elevará os impostos e a multa e estabelecerá um [novo] prazo. Não mudará nada fundamentalmente com relação à repatriação que encerrou [dia 31 de outubro]”, afirmou Renan.

Perguntado se parentes de políticos serão beneficiados neste novo projeto, o presidente do Senado disse que o texto não vai mudar nada em relação ao anterior. “Não vejo necessidade de alterar a lei que já produziu grandes resultados e pode produzir novamente. A repatriação está sendo apresentada como uma substituição para resolver o problema fiscal sem criar impostos. Vamos apenas elevar a multa e impostos [no novo projeto]”, afirmou o peemedebista.

Câmara dos Deputados

Após rápida reunião com Renan, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a Casa vai pautar a matéria da repatriação logo após os senadores. “Assim que o prazo da repatriação acabou, os senadores disseram que iam tratar do tema. Nós não vamos competir com o Senado. A gente vota depois do Senado. Aqui trabalhamos em harmonia e conjunto”, afirmou.

Atualmente, há também um projeto sobre esse tema pendente de análise pelo plenário da Câmara. Mas, diante da falta de acordo entre os deputados, Rodrigo Maia retirou a matéria da pauta.

Arrecadação

A Receita Federal informou nesta segunda-feira que, dos 50,9 bilhões de reais declarados por pessoas físicas e jurídicas que aderiram ao programa de regularização de ativos (também conhecido como repatriação), somente 46,8 bilhões de reais foram efetivamente arrecadados.

Um total de 161 contribuintes não recolheu a alíquota de 15% do Imposto de Renda nem a multa de regularização, equivalente a 100% do valor do imposto. O valor não pago soma 4,15 bilhões de reais. A maior parte desse montante – 98,7%, ou 4,1 bilhões de reais – é devida por apenas sete contribuintes, sendo cinco pessoas físicas e duas pessoas jurídicas.

PEC do Teto

Renan Calheiros afirmou que a promulgação da proposta de emenda à Constituição (PEC 55/2016) será no dia 15 de dezembro se ela for votada em dois turnos até o dia 13 do mesmo mês. Segundo ele, o calendário de votação foi construído com a participação de todos os líderes e “não pode ser atrasado nem adiantado”.

A chamada PEC do Teto limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos à correção da inflação do ano anterior. A PEC deve ser votada nesta quarta-feira na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado depois que o relator Eunício Oliveira (PMDB-CE) apresentar seu parecer sobre as vinte emendas ao texto apresentadas pelos senadores petistas José Pimentel (CE), Ângela Portela (RR) e Lindbergh Farias (RJ) e pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Economia, Eleições 2016: Campo Grande, Política

Rihanna começa a gravar filme com Sandra Bullock e Cate Blanchett

Posted: 08 Nov 2016 08:15 AM PST

Rihanna gosta de se aventurar como atriz, de vez em quando, como já fez nos filmes É o Fim (2013) e Battleship: A Batalha dos Mares (2012). A próxima empreitada da cantora nos cinemas será em Ocean’s Eight, que já começou a gravar, em Nova York, nesta segunda-feira, ao lado das atrizes premiadas Sandra Bullock e Cate Blanchett.

O filme é um remake feminino de Onze Homens e um Segredo (2001), e, por enquanto, não há detalhes sobre o roteiro e a personagem de Rihanna. Nas imagens registradas no set de gravação é possível ver a cantora com longos dreads e um visual estilo reggae, já em ação, escutando alguma conversa sigilosa com Cate Blanchett na trama de golpistas.

A cantora Rihanna durante gravação do filme 'Ocean's Eight', em Nova York - 07/11/2016

A cantora Rihanna durante gravação do filme ‘Ocean’s Eight’, em Nova York – 07/11/2016 (Josiah Kamau/BuzzFoto/Getty Images)

Além do trio, outras atrizes confirmadas em Ocean’s Eight são Anne Hathaway, Helena Bonham Carter, Mindy Kaling e Sarah Paulson. Dirigido por Gary Ross (Jogos Vorazes), o filme tem estreia prevista para 2018.


Arquivado em:Entretenimento

‘Se vencer, darei meu melhor’, diz Hillary ao votar

Posted: 08 Nov 2016 07:11 AM PST

“Darei o meu melhor se eu tiver a chance de vencer hoje”, disse a candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, ao votar nesta terça-feira em Chappaqua, no Estado de Nova York. Hillary compareceu ao posto de votação ao lado do marido, o ex-presidente Bill Clinton, e foi cercada por eleitores e admiradores que pediam para tirar fotos.

Leia também
Com país dividido, EUA escolhem hoje o novo presidente
Quais são, afinal, as chances de Trump vencer as eleições?
Conheça os escândalos que Hillary e Trump querem esconder

“Tanta gente aqui demonstra  quão importante é a votação para o futuro do país”, comentou a democrata. Após oito anos como primeira-dama (1993 a 2001) e quatro como secretária de Estado do governo de Barack Obama (2009-2012), Hillary pode se tornar a primeira mulher na Presidência dos EUA se derrotar o magnata Donald Trump, do Partido Republicano, nesta noite.

Especiais
Conheça as principais propostas dos candidatos
Videográfico explica o complexo processo eleitoral americano

A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, vota na Escola primária de Grafflin, em Nova York - 08/11/2016

A candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, vota na Escola primária de Grafflin, em Chappaqua (Brian Snyder/Reuters)

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

Massa na despedida: ‘Quero aproveitar cada volta em Interlagos’

Posted: 08 Nov 2016 07:07 AM PST

Perto de se despedir do Autódromo de Interlagos como piloto da Fórmula 1, Felipe Massa não esconde a ansiedade para disputar o GP do Brasil, no próximo domingo. O piloto da Williams, que anunciou em setembro sua aposentadoria das pistas ao término da temporada, sonha com um grande resultado em sua última corrida em casa, mas quer mesmo saborear cada volta da prova no circuito “onde cresceu”.

“Interlagos é minha casa. É o lugar onde eu cresci. Será uma corrida emotiva”, projeta Massa, dono de duas vitórias no traçado de São Paulo, em 2006 e 2008, ambas pela Ferrari . “Estou ansioso para aproveitar cada uma das voltas e espero poder terminar a corrida com um bom resultado.”

Ciente das limitações da Williams neste ano, comparada a outras escuderias como Mercedes e RBR, Massa evita sonhar alto em Interlagos. Mas mira ao menos uma vaga no pódio. “Ganhei aqui duas vezes e já ao pódio diversas vezes. Então espero conquistar mais um no fim de semana. Não será fácil, mas espero fazer tudo que puder pela torcida e pelo Brasil na minha última corrida em casa.”

Em uma temporada de pouco destaque, Massa tem como melhor resultado em 2016 o quinto lugar obtido nos GPs da Austrália e Rússia. Em Interlagos no ano passado, terminou na oitava colocação, porém acabou sendo desclassificado por conta de irregularidades na pressão e temperatura dos pneus de sua Williams.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

‘Forbes’ elege Corinthians o clube mais valioso da América

Posted: 08 Nov 2016 07:02 AM PST

O Corinthians vive um momento extremamente conturbado: sem chance de conquistar títulos no ano, com extrema dificuldade para pagar o Itaquerão e sem perspectiva de melhora para 2017. O mau momento, no entanto, não se reflete no ranking anual da revista Forbes. A edição mexicana da publicação americana revelou nesta semana que, pelo quarto ano consecutivo, o Corinthians é o clube de futebol mais valioso das Américas. O rival Palmeiras e o Grêmio completam o pódio de 2016.

Completam o top 10 duas equipes mexicanas e cinco dos Estados Unidos. Entre os 50 primeiros, aparecem outras dez equipes brasileiras: São Paulo (11º), Inter (17º), Atlético-PR (25º), Flamengo (27º), Santos (34º), Cruzeiro (38º), Atlético-MG (39º), Fluminense (43º), América-MG (45º) e Sport (50º).

O ranking elaborado pela Forbes considera quatro critérios: o valor dos jogadores que pertencem ao clube, as receitas por direitos de televisão, o custo do estádio (se for particular) e o valor da marca. A revista explica que, por causa da crise econômica e política e dos escândalos de corrupção no país, os clubes argentinos como River Plate (21º) e Boca Juniors (29º) perderam valor de mercado.

A Forbes ressalta ainda que o "lendário Santos, do Brasil" está em uma posição ruim por causa da falta de "renovação de suas instalações", se referindo à Vila Belmiro. A reforma dos principais estádios do país para a Copa do Mundo de 2014 também é um fator que favorece as equipes brasileiras – a Forbes cita que a "força financeira" de Brasil, México e Estados Unidos se reflete na lista.

Líder desde o lançamento do ranking, em 2013, O Corinthians apresentou evolução em relação ao ano passado: passou de 511,7 milhões de dólares para 532,7 milhões de dólares (1,7 bilhão de reais) segundo a publicação. Depois de um 2016 desastroso, é pouco provável que o clube paulista consiga um resultado tão bom no ranking do próximo ano.

Os 50 clubes mais valiosos das Américas em 2016:

1-  Corinthians – 532, 7 milhões de dólares

2 – Palmeiras – 480,1 milhões de dólares

3 – Grêmio – 320,9 milhões de dólares

4 – Guadalajara (México) – 273, 1 milhões de dólares

5 – Monterrey (México) – 270 milhões de dólares

6 – Los Angeles Galaxy (EUA) – 265 milhões de dólares

7 – Seattle sounders (EUA) –  260 milhões de dólares

8 – New York FC (EUA) – 255 milhões de dólares

9 – Orlando City (EUA) – 240 milhões

10 – Houston (EUA) – 215 milhões

11 – São Paulo – 188, 3 milhões

12 – América (México) – 187,6 milhões

13 – Portland Timbers (EUA) –  185 milhões

14 – Toronto (Canadá) – 180 milhões

15 – Sporting Kansas City (EUA) – 165 milhões

16 – Chicago Fire (EUA) – 160 milhões

17 – Internacional – 158,7 milhões

18 – New England Revolution – 158 milhões

19 – Santos Laguna (México) – 155, 9 milhões

20 – FC Dallas (EUA) – 148 milhões

21 – River Plate (Argentina) – 146, 8 milhões

22 – San José (EUA) – 146 milhões

23 – Philadelphia (EUA) – 145 milhões

24 – New York Red Bulls – 144 milhões

25 – Atlético-PR – 141,5 milhões

26 – DC United – 140 milhões

27 – Flamengo – 128,3 milhões

28 – Montreal Impact (Canadá) – 128 milhões

29 – Boca juniors – 125,6 milhões

30 – Vancouver – 125 milhões

31 – Tijuana México – 121 milhões

32 – Pumas (México) – 113, 5 milhões

33 – Columbus Crew – 108 milhões

34 – Santos  – 111, 7 milhões

35 – Real Salt Lake – 108 milhões

36 – Deportivo Cali (Colômbia) – 107, 1 milhões

37 – Colorado Rapids – 105 milhões

38 – Cruzeiro – 102,5 milhões

39 – Atlético-MG – 99,1 milhões

40 – Independiente – 85,1 milhões

41 – Tigres – 79 milhões

42 – Pachuca – 78 milhões

43 – Fluminense – 75,4 milhões

44 – San Lorenzo – 73,3 milhões

45 – América-MG – 66,3 milhões

46 – Toluca – 63, 8 milhões

47 – Colo-Colo – 60,4 milhões

48 – Cruz Azul – 60,1 milhões

49 – León – 52,3 milhões

50 – Sport Recife – 51,4 milhões


Arquivado em:Esporte

Conheça oito franquias que custam até R$ 50 mil

Posted: 08 Nov 2016 06:53 AM PST

Investir em franquias tem sido a alternativa para quem quer mudar de área de atuação nesses tempos de crise. Apostar em uma marca que já tem nome estabelecido, mas sem precisar desembolsar fortunas, dá mais segurança ao empreendedor.

As opções são inúmeras. Abaixo, uma lista com opções de franquias que exigem investimento inicial de menos de 50.000 reais. Confira:

Mídia Pane
A rede de publicidade em sacos de pão começou a atuar com franquias em 2011 e hoje possui 200 unidades em operação.
Investimento inicial: R$ 16.500
Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

Master House
A rede de manutenções e reparos em edifícios teve início em 2015 e já possui 20 unidades em operação.
Investimento inicial: R$ 21.000
Prazo de retorno: de 4 a 6 meses

Nosso Bar
Com mais de cinco anos de atuação, a rede de franquias ligada à Ambev, a maior fabricante de cerveja do mundo, já tem mais de 1.000 unidades em funcionamento. Os royalties mensais variam de 350 reais a 650 reais.
Investimento inicial: R$ 28.000
Prazo de retorno: 12 meses

CI
A empresa de intercâmbio fundada em 1988 possui hoje mais de 100 unidades contratadas no país e recebeu sete vezes o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising.
Investimento inicial: R$ 28.000
Prazo de retorno: 24 a 29 meses

Kumon
O franqueado do Kumon, além de gestor do negócio, também pode atuar como orientador dos alunos, que terão aulas de matemática e português.
Investimento inicial: R$ 35.000
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

FlyWorld
A rede de agências de viagem começou em 2013 e já possui mais de 40 lojas pelo Brasil. Os royalties mensais chegam a custar um salário mínimo e meio (1.320 reais).
Investimento inicial: R$ 17.800
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

Miss Pink
A rede de cosméticos possui um mostruário itinerante. A marca estreou em 2015 e possui mais de 60 unidades em funcionamento.
Investimento inicial: R$ 19.000
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

SMS Digital
A empresa é uma rede de franquias de disparos de mensagem por celular. A marca tem quatro anos de existência e mais de 150 unidades em funcionamento.
Investimento inicial: R$ 6.000
Prazo de retorno: até 12 meses


Arquivado em:Economia

Procurador pede reabertura do caso Celso Daniel

Posted: 08 Nov 2016 06:31 AM PST

O procurador de Justiça Edilson Mougenot Bonfim, do Ministério Público de São Paulo, pediu a reabertura da investigação sobre o assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel (PT). Agora, caberá à Procuradoria-Geral de Justiça decidir sobre a questão. O pedido de Bonfim consta em parecer emitido na última quinta-feira sobre um recurso apresentado pela defesa de Elcyd Oliveira Brito, o John, condenado a vinte anos de prisão pelo assassinato do petista. John era um dos integrantes da quadrilha da Favela Pantanal, cujos membros foram responsabilizados pelo sequestro e morte do ex-prefeito. O procurador quer, agora, saber quem foram os mandantes do crime e entende haver novos caminhos para chegar a outros envolvidos.

Um Procedimento de Investigação Criminal (PIC) aberto em 2005 corre há onze anos no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do ABC paulista – e nunca foi concluído. O PIC investiga “eventuais partícipes no assassinato de Celso Daniel” e pode ser uma das maneiras usadas pelo MP para dar continuidade à apuração sobre o homicídio.

A reabertura das investigações já foi tratada em reunião da cúpula do MP paulista. O procurador manifestou-se ao chefe do MP, Gianpaolo Poggio Smanio, porque atua como representante do órgão na apelação criminal de Elcyd Oliveira Brito, caso atualmente em segredo de Justiça.

Bonfim alega que novas provas surgiram ao longo dos últimos anos – e cita principalmente o depoimento em que o publicitário Marcos Valério, operador do mensalão, confirmou à Justiça uma operação para comprar o silêncio do empresário Ronan Maria Pinto, que ameaçava implicar Lula no crime.

Em depoimento prestado em setembro ao juiz federal Sergio Moro, Marcos Valério afirmou que foi Silvio Pereira, o Silvinho, ex-secretário-geral do PT, quem lhe contou sobre a extorsão e o procurou para transferir 6 milhões de reais a Ronan. "O termo certo é chantagem. Ouvi de Silvio Pereira na primeira conversa dentro do hotel Sofitel. Foi explícito isso, o ministro José Dirceu, o presidente Lula e Gilberto Carvalho estavam sendo chantageados", afirmou a Moro. Por fim, o publicitário contou que, ao descobrir quem era o empresário do ABC paulista, desistiu do negócio. Com isso, o empréstimo foi assumido por Bumlai, que conseguiu o dinheiro com o Banco Schahin em troca do contrato de operação do navio-sonda Vitória 10.000 da Petrobras. Ao juiz da Lava Jato, Valério disse que soube dessa história pelo presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

Na esteira de sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal em 2012, por envolvimento no esquema do mensalão, o publicitário Marcos Valério prestou um depoimento ao Ministério Público Federal naquele ano em que citava o caso do assassinato de Celso Daniel. Como revelou VEJA, diante da condenação a mais de quarenta anos de cadeia, Valério indicou ao STF seu desejo de prestar novas declarações ao tribunal sobre o esquema. Um acordo de delação, contudo, nunca chegou a ser firmado. Na ocasião, o publicitário disse que um empréstimo concedido pelo Banco Schahin ao empresário José Carlos Bumlai em 2004 tinha como finalidade pagar uma extorsão a que eram submetidos Lula e o ex-ministro Gilberto Carvalho.

Ronan Maria Pinto, dono do jornal Diário do Grande ABC e empresário dos ramos de transporte público preso na 27ª fase da Operação Lava Jato, a Carbono 14, foi sócio de Sérgio Sombra, acusado pelo Ministério Público de encomendar o sequestro e a morte do ex-prefeito de Santo André.  Ex-segurança do político que se transformou em um fantasma para o PT, Sombra morreu em setembro deste ano, no Hospital Montemagno, em São Paulo, vítima de um câncer. Segundo a Justiça paulista, eles também se associaram em outra empreitada: o esquema de corrupção e achaque de empresários de ônibus desvendado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na gestão Celso Daniel

Sombra chegou a ser preso durante as investigações do assassinato e foi pronunciado a júri popular em 2010. O processo, no entanto, saiu dos escaninhos da 1ª Vara da Comarca de Itapecerica da Serra (SP) e foi remetido a Brasília por uma série de recursos da defesa de Sombra. Ele sempre negou envolvimento no homicídio. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal anulou de vez parte da instrução processual e determinou que a ação retornasse à fase de interrogatórios, além de conceder a Sombra o direito de responder em liberdade. Os advogados alegaram no habeas-corpus cerceamento de defesa, porque não puderam fazer perguntas aos corréus durante os depoimentos à Justiça de São Paulo.

Ronan e Sombra foram condenados no ano passado pela 1ª Vara Criminal de Santo André, ao lado do comparsa Klinger Luiz de Oliveira Souza, ex-secretário de Serviços na administração de Celso Daniel. Sombra e Klinger pegaram quinze anos, seis meses e dezenove dias de prisão; Ronan, dez anos, quatro meses e doze dias. O segurança do ex-prefeito recorria em liberdade, assim como os demais.


Arquivado em:Brasil, Política

Brasil vive maior recessão desde que PIB é medido, diz Meirelles

Posted: 08 Nov 2016 06:24 AM PST

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta terça-feira, que o Brasil passa pela maior recessão desde quando o Produto Interno Bruto (PIB) passou a ser medido em 1901, superior até que a recessão vivida em 1929 e 1930 quando o país foi afetado pela chamada “Grande Depressão Mundial”.

“Nós vivemos a maior recessão da história do país e temos que partir dessa base realista para construir devagar a nossa retomada. Temos que ter consciência do tamanho da crise para podermos ser otimistas, porque poderemos avaliar também a velocidade da retomada e não criar expectativas de recuperação que não condizem com a realidade”, afirmou na abertura do seminário Infraestrutura e Desenvolvimento do Brasil, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo jornal Valor Econômico.

Para Meirelles, a crise é séria, mas as medidas que estão sendo tomadas pelo governo são decisivas porque atacam a causa central da recessão brasileira, que seria o crescimento das despesas primárias do governo central. “Desde os anos 90 nenhum governo reduziu suas despesas primárias. Houve uma escalada constante das despesas e, nos últimos anos, houve aceleração desse processo”, apontou.

PEC do teto

Ele defendeu novamente a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria um teto para a elevação dos gastos públicos federais e alertou que, sem a aprovação da medida, a dívida pública brasileira logo passará de 100% do PIB, o que seria “obviamente insustentável”.

O ministro destacou que o crescimento das despesas ocorre principalmente nas contas da Previdência, da Assistência Social e de programas de transferência de renda, além de subsídios e subvenções econômicas. Meirelles pontuou ainda que intervenções do governo passado na energia e na gasolina nos últimos anos aumentaram a carga de desconfiança na economia.

“Só o aumento do déficit da Previdência nos próximos anos demandaria um acréscimo de 10% do PIB em arrecadação para financiar esse crescimento de gastos. Mas a solução não é aumentar as receitas e continuar gastando mal. A solução é a otimização do recursos públicos”, avaliou.

Nesse sentido, Meirelles destacou o “pente fino” que o governo está fazendo na concessão de benefícios assistenciais. “É preciso garantir que os recursos de assistência social sejam direcionados para aqueles que realmente precisam. Estamos buscando a eliminação de desperdícios, pois é impressionante o que existiu nos últimos anos de mal uso desses recursos”, acrescentou.

O ministro comentou ainda que o Banco Central está fazendo seu trabalho para a inflação convergir e continuar nas metas dos próximos anos. “Com a PEC, o gasto público terá crescimento zero acima da inflação. Pela primeira vez a despesa primária na proporção do PIB vai cair”, defendeu.

Sistemática ‘insustentável’

Henrique Meirelles afirmou que a sistemática atual da previdência é insustentável e que o tema, após a aprovação da PEC do teto dos gastos, a próxima prioridade do governo de Michel Temer é “próximo passo”.

Segundo Meirelles, que fez em seminário uma breve apresentação do que deve constar na Reforma da Previdência, a questão da idade mínima atingirá “fundamentalmente o grupo de assalariados com renda mais elevada”. Ele argumentou que os assalariados de menor renda têm um comportamento natural de entrada e saída do mercado formal e o tempo médio de contribuição deles é mais baixo. “Aqueles de renda mais baixa se aposentam com 65 anos e o tempo efetivo de contribuição é menor do que os 35 anos”, disse.

O ministro comentou uma conversa que teve com “um cidadão indignado” que afirmou que poderia e queria se aposentar com 54 anos para “gozar a vida”. “É legitimo, o problema é que alguém tem que pagar”, afirmou. Meirelles disse ainda que atual situação do Rio de Janeiro, que teve que lançar pacote de ajuste fiscal, é um exemplo disso. “Nesse aspecto o que está acontecendo no Rio é didático. Mostra que alguém tem que pagar.”

Meirelles disse ainda que justamente por isso é fundamental enfrentar a reforma da previdência após a PEC e, portanto, “é muito importante que nós já possamos endereçar as questões fundamentais”.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia