USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Notícias

Notícias


Série da Netflix com Drew Barrymore ganha data de estreia

Posted: 28 Nov 2016 09:59 AM PST

Drew Barrymore é a nova estrela de Hollywood a entrar para o elenco da Netflix. A atriz vai protagonizar a série cômica original Santa Clarita Diet, que chega ao canal de streaming no dia 3 de fevereiro de 2017.

Drew e Timothy Olyphant vão interpretar marido e mulher na atração. Ambos são corretores de imóveis e vivem no subúrbio Santa Clarita, em Los Angeles, com a filha adolescente Abby (Liv Hewnson). De acordo com a sinopse do programa, uma mudança radical na vida da protagonista afeta toda a família. A primeira temporada vai contar com 11 episódios.

Timothy Olyphant na série 'Santa Clarita Diet'

Timothy Olyphant na série ‘Santa Clarita Diet’ (Travis Topa/)

 


Arquivado em:Entretenimento

Trump colocará fim ao “acordo” com Cuba sem abertura do regime

Posted: 28 Nov 2016 09:48 AM PST

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que colocará um fim ao “acordo” com Cuba se o governo da ilha comunista não promover a abertura do regime.

“Se Cuba não está disposta a fazer um acordo melhor para o povo cubano, e os cubano-americanos em seu conjunto, porei um fim no acordo”, tuitou o magnata.

Durante as primárias, Trump foi o único candidato republicano que apoiou a abertura com Cuba, mas, em sua busca por votos na Flórida nas eleições gerais, prometeu que “revogaria” as medidas executivas do presidente Barack Obama, “a não ser que o regime dos Castro” restaurasse “as liberdades na ilha”.

O futuro chefe de gabinete, Reince Priebus, disse no domingo que Trump esperará “alguns movimentos” do governo de Cuba para decidir como serão as relações. Se nada ocorrer, o republicano reverterá a aproximação iniciada em 2014.

“Não vamos ter um acordo unilateral com Cuba sem algumas mudanças no governo”, indicou Priebus em entrevista à FoxNews, após citar temas como a repressão, presos políticos e liberdades na ilha.

Ao comentar a morte de Fidel, Trump chamou o ex-líder cubano de “brutal ditador” e prometeu que seu governo “fará o possível para garantir que o povo de Cuba possa iniciar finalmente o caminho em direção à prosperidade e à liberdade”.

Em comunicado, Trump disse que Fidel “oprimiu seu próprio povo” e deixou um “legado de fuzilamentos, roubo, sofrimento inimaginável, pobreza e negação de direitos humanos fundamentais”.

Desde dezembro de 2014, os governos de Obama e Raúl Castro restabeleceram as relações diplomáticas, abriram embaixadas nas respectivas capitais e retomaram os voos comerciais diretos entre os dois países. No entanto, o presidente democrata não conseguiu apoio suficiente no Congresso, controlado pelos republicanos, para derrubar o embargo imposto à ilha.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Tiroteio em Universidade de Ohio, nos EUA

Posted: 28 Nov 2016 09:43 AM PST

Atirador invade Universidade de OhioAtirador invade Universidade de OhioAtirador invade Universidade de OhioTiroteio em universidade de OhioTiroteio em universidade de OhioTiroteio em universidade de OhioTiroteio em universidade de Ohio

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Natalie Portman: ‘Foi assustador ser Jackie na morte de Kennedy’

Posted: 28 Nov 2016 09:40 AM PST

Um novo filme sobre Jacqueline Kennedy, uma das mulheres mais fotografadas — e ainda assim discretas — do século XX, tenta se sobrepor à sua mística misturando a história com a imaginação para narrar os fatos que se deram na semana posterior ao assassinato de seu marido, o então presidente americano John. F. Kennedy, em 1963.

Jackie estreia nos cinemas dos Estados Unidos na sexta-feira, e a Reuters conversou com a atriz Natalie Portman sobre a sua atuação elogiada pela crítica. Ainda não há previsão para a estreia no Brasil. Confira a seguir trechos da entrevista:

 

Qual era sua percepção de Jacqueline Kennedy antes deste filme? Eu na verdade nem tinha muito conhecimento sobre ela. Eu, como a maioria das pessoas, estava muito mais familiarizada com ela por meio de suas imagens.

Qual de suas muitas facetas foi a mais desafiadora de se capturar? Recriar o assassinato. Você tem muita liberdade quando não sabe realmente o que aconteceu. Quando ela está conversando com o padre ou com sua melhor amiga, ou com Bobby (Kennedy), você tem liberdade para inventar. Mas o assassinato é tão inimaginável, e o filme de Zapruder (do assassinato) é tão emblemático que foi muito assustador fazer algo tão extremo emocionalmente que é restringido pela realidade.

Você fez muitas pesquisas. Qual ajudou mais? A turnê dela pela Casa Branca em 1962 ajudou muito. Nós a recriamos exatamente, tomada por tomada. Aprendi como seguir exatamente suas cadências, e onde ela faz uma pausa, e também o sotaque. Ela fez toda uma série de entrevistas com o historiador Arthur Schlesinger para ajudar a definir o legado (Kennedy).

A família Kennedy teve envolvimento neste filme? Não. Acho que temos todo o respeito do mundo por eles e só posso imaginar que isso seja doloroso.

O que você espera que a plateia tire deste filme? Esse é o lado bonito do filme que (o diretor chileno) Pablo Larraín fez – ele não indica o que você deveria pensar. Você vê muitos lados diferentes de uma mulher complicada. Vê sua força e sua vulnerabilidade, os momentos em que ela se rebela, os momentos em que ela é muito controlada, sua responsabilidade e sua impulsividade.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Entretenimento

Cinco marcas de protetor solar não passam em teste de qualidade

Posted: 28 Nov 2016 09:37 AM PST

Em teste de qualidade realizado pela Proteste, cinco marcas de protetor solar para o rosto apresentaram fator de proteção inferior ao indicado na embalagem. Dos dez produtos testados, um também apresentou menor proteção contra raios UVA do que prevê a legislação. A Proteste solicitou uma fiscalização mais adequada dos produtos e pediu aos fabricantes que corrijam a informação nos rótulos dos protetores solares.

Das dez marcas testadas,  cinco não apresentaram o fator de proteção solar (FPS) que consta no rótulo:  Sundown, L’Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay. O La Roche Posay tinha um FPS 42% menor do que o indicado. A metodologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite uma variação de até 17% em relação ao que é informado na embalagem e a formulação do produto, mas nessas cinco marcas, a diferença de percentual foi superior à permitida.  

Também foi avaliada a proteção UVA dos produtos. Desde 2012 a legislação brasileira determina que, nos filtros solares, a proteção UVA deve ser um terço do FPS. Ou seja: um protetor com FPS 60 precisa ter proteção UVA igual a 20, no mínimo. O protetor da L’Oreal foi considerado ruim por apresentar 26% do FPS rotulado ao invés dos 33% exigidos para UVA.

Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, bronzeamento, além de também contribuírem para o câncer de pele. Já o FPS avalia a capacidade de os produtos filtrarem a radiação do tipo UVB, que atinge a camada mais superficial da pele, podendo causar vermelhidão, queimaduras e câncer de pele.

O valor de FPS consiste na razão entre o tempo de exposição à radiação ultravioleta necessário para produzir vermelhidão na pele protegida pelo protetor solar e o tempo, para o mesmo efeito, com a pele desprotegida. Quando se usa um filtro solar com FPS 30, por exemplo, a mesma pele leva 30 vezes mais tempo para ficar vermelha. Por isso, saber o exato fator de proteção é fundamental, pois indica o quanto se está protegido contra essa radiação.

O consumidor é duplamente prejudicado com essas alterações, pois além de pagar um preço mais caro por uma proteção que não é oferecida – o valor do produto é proporcional ao Fator de Proteção Solar, ou seja, quanto mais alto o FPS, mais caro -, ele está menos protegido dos efeitos nocivos dos raios solares.

Essa foi a quarta vez que a Proteste testou protetores solares. Embora agora tenha sido analisada a versão para o rosto, os resultados mostraram que o problema de discrepância entre o indicado nos rótulos e a real proteção oferecida persiste. Diante disso, a organização solicitou uma fiscalização mais adequada dos produtos, pediu as fabricantes dos produtos que não passaram no teste que corrijam a informação nos rótulos e que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) obrigue os fabricantes a fazer um recall desses protetores.

O uso diário do protetor solar protege contra o envelhecimento precoce da pele, colabora para a prevenção de manchas e marcas de expressão causadas pela exposição excessiva ao sol, e problemas de problemas mais sérios como o câncer de pele, que corresponde a 30% dos tumores malignos registrados no Brasil.


Arquivado em:Saúde

Vendas na Black Friday sobem 11% em relação a 2015, diz Serasa

Posted: 28 Nov 2016 09:35 AM PST

As vendas na Black Friday deste ano no Brasil subiram 11% em relação a 2015, segundo pesquisa da Serasa Experian. Foi considerado o dia da promoção em si e o fim de semana subsequente (de 25 a 27 de novembro). Em 2015, o crescimento anual havia sido de 9%.

Para os economistas da Serasa, o crescimento nas vendas da Black Friday em 2016 revela que esta data está ganhando relevância dentre outras comemorações importantes do movimento varejista nacional.

“Contudo, é importante ressaltar que um movimento mais forte na Black Friday tende a antecipar e, provavelmente, levar a um enfraquecimento das vendas de Natal”, aponta o relatório.

Este mês, levantamento realizado pela plataforma AondeConvem revelou que os usuários estão aproveitando as promoções lançadas no período da Black Friday para adiantar as compras de Natal, que costumam pesar e acumular débitos no orçamento de dezembro.

O site fez uma pesquisa online com 10.400 participantes e mostrou que 73% fazem essa antecipação de compra. Os principais objetos de desejo são dispositivos eletrônicos (23,9%), seguidos de roupas (19,4%) e eletrodomésticos (17,3%).

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Moro veta 21 questões de Eduardo Cunha a Michel Temer

Posted: 28 Nov 2016 09:32 AM PST

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba, indeferiu mais da metade das perguntas formuladas pelo ex-deputado federal Eduardo Cunha ao presidente Michel Temer, arrolado como testemunha de Cunha na ação penal em que ele é réu por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Após o filtro de Moro, apenas 20 dos 41 "quesitos" formulados pelos advogados de Eduardo Cunha serão encaminhados a Temer, que enviará seu depoimento por escrito ao magistrado.

Como justificativa para o indeferimento de 13 perguntas, notadamente as mais espinhosas a Temer, Moro justificou que não tem competência para investigar o presidente da República. Aos outros oito questionamentos indeferidos pelo magistrado, a negativa se deu "por falta de pertinência com objeto da ação penal".

"Ressalve-se, considerando o teor inapropriado de parte dos quesitos, que não há qualquer notícia do envolvimento do Exmo. Sr. Presidente da República nos crimes que constituem objeto desta ação penal. Não tem ainda este Juízo competência para a realização, direta ou indiretamente, de investigações em relação ao Exmo. Sr. Presidente da República. Nesses aspectos, merece censura a Defesa em relação a parte dos quesitos apresentados", escreveu Sergio Moro nesta segunda-feira.

Entre as questões vetadas por Moro, duas têm como assunto o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Segundo depoimentos de Cerveró em sua delação premiada e do pecuarista José Carlos Bumlai, o delator se encontrou com o então deputado Michel Temer em 2007, em busca de apoio do PMDB da Câmara à sua permanência no cargo.

Eduardo Cunha pretendia questionar Temer se o presidente foi comunicado por Cerveró "sobre uma suposta proposta financeira feita a ele para sua manutenção no cargo" e, além disso, "qual foi a vossa reação? Por que não denunciou?".

Especificamente sobre a reunião entre Cerveró e Temer, reconhecida pelo presidente no final do ano passado, quatro perguntas foram permitidas por Moro. Segundo o magistrado, "não há qualquer referência de que a busca por tal apoio envolveu algo de ilícito ou mesmo que a conversa então havida tenha tido conteúdo ilícito".

Outras sete questões giravam em torno do sucessor de Nestor Cerveró na diretoria Internacional, Jorge Zelada. Foi ele o responsável pela compra de um campo de petróleo no Benin pela Petrobras, que teria rendido 5 milhões de dólares em propina a Eduardo Cunha.

Veja também

Além de Cerveró e Zelada, a defesa de Cunha formulou – e teve indeferidas – quatro perguntas acerca de outro personagem que rondava as altas rodas da Petrobras, não necessariamente da maneira mais republicana: João Augusto Henriques. O lobista, que costumava se vangloriar de suas conexões na cúpula da petrolífera, chegou a ser escolhido para suceder Nestor Cerveró, mas teve a nomeação vetada pelo governo e perdeu o posto para Zelada.

Cunha queria saber, por exemplo, se Michel Temer soube de uma reunião com fornecedores da área Internacional da Petrobras e Henriques, "com vistas à doação de campanha para as eleições de 2010", no escritório do presidente, na Zona Oeste de São Paulo.

As perguntas barradas por Moro por estarem fora do escopo da ação penal tinham como tema, sobretudo, indicações a ministérios e cargos públicos pelo PMDB, incluindo o do hoje secretário de Infraestrutura, Moreira Franco, à vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias da Caixa.

Confira abaixo todas as questões formuladas pela defesa de Eduardo Cunha ao presidente Michel Temer.

Perguntas vetadas por falta de competência de Moro em investigar Temer

18 – Vossa Excelência foi comunicado pelo Sr. Nestor Cerveró sobre uma suposta proposta financeira feita a ele para sua manutenção no cargo?

19 – Caso Vossa Excelência tenha sido comunicado pelo Sr. Nestor Cerveró, quem teria feito a proposta e qual foi a vossa reação? Por que não denunciou?

21 – Quantas vezes Vossa Excelência esteve com o Sr. Jorge Zelada?

22 – Vossa Excelência recebeu o Sr. Jorge Zelada alguma vez na sua residência em São Paulo/SP, situada à Rua Bennett, 377?

23 – Caso Vossa Excelência o tenha recebido, quais foram os assuntos tratados?

25 – Vossa Excelência recebeu alguém para tratar de algum assunto referente à área internacional da Petrobrás?

26 – Vossa Excelência encaminhou alguém para ser recebido pelo Sr. Jorge Zelada na Petrobrás?

27 – Vossa Excelência encaminhou algum assunto para ser tratado pela Diretoria Internacional da Petrobrás?

28 – Vossa Excelência tem conhecimento sobre a negociação da Petrobrás para um campo de petróleo em Benin, na costa oeste da África?

31 – Vossa Excelência conhece o Sr. João Augusto Henriques?

32 – Caso Vossa Excelência conheça, quantas vezes esteve com ele e sobre quais assuntos trataram?

33 – Vossa Excelência sabe de alguma contribuição de campanha que tenha vindo de algum fornecedor da área internacional da Petrobrás?

34 – Vossa Excelência tem conhecimento se houve alguma reunião sua com fornecedores da área internacional da Petrobrás com vistas à doação de campanha para as eleições de 2010, no seu escritório político na Avenida Antônio Batuira, nº 470, em São Paulo/SP, juntamente com o Sr. João Augusto Henriques?

Perguntas indeferidas por "falta de pertinência" com a ação penal

2 – No início de 2007, no segundo governo do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, houve um movimento na bancada de deputados federais do PMDB visando a sua pacificação e isso incluiu a junção dos grupos antagônicos. Vossa Excelência tem conhecimento se isso incluiu o apoio ao candidato do PT à presidência da Câmara com o compromisso de apoiá- lo como candidato no segundo biênio em 2009?

3 – Vossa Excelência tem conhecimento de acordo para o então líder da bancada, Sr. Wilson Santiago, concorrer à Primeira Secretaria e o Sr. Henrique Alves assumir a liderança?

5 – Vossa Excelência tem conhecimento da nomeação do Sr. Geddel Vieira de Lima para o Ministério da Integração Nacional, do Sr. Reinhold Stephanes para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Sr. José Gomes Temporão para o Ministério da Saúde?

6 – Vossa Excelência indicou o nome do Sr. Wellington Moreira Franco para a VicePresidência do Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal?

10 – Vossa Excelência tem conhecimento se na coordenação do Centro-Oeste, coordenada pelo Sr. Tadeu Filippelli, couberam as indicações do vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal e da vice-presidência de Governo do Banco do Brasil?

35 – Qual a relação de Vossa Excelência com o Sr. José Yunes?

36 – O Sr. José Yunes recebeu alguma contribuição de campanha para alguma eleição de Vossa Excelência ou do PMDB?

37 – Caso Vossa Excelência tenha recebido, as contribuições foram realizadas de forma oficial ou não declarada?

Perguntas deferidas por Sergio Moro

1 – Quando da nomeação do Sr. Jorge Zelada na Petrobrás, qual era a função exercida por Vossa Excelência?

4 – Vossa Excelência tem conhecimento da divisão da maioria da bancada em coordenações, sendo o Sr. Tadeu Filippelli no Centro-Oeste, Eduardo Cunha no Rio de Janeiro e o Sr. Fernando Diniz em Minas Gerais?

7 – Vossa Excelência fazia a interlocução com o governo como presidente do PMDB juntamente com o líder Sr. Henrique Alves quando se tratava da Câmara dos Deputados?

8 – Vossa Excelência tem conhecimento se as coordenações ficaram responsáveis por indicações levadas ao Governo Federal para atendimento dos seus deputados?

9 – Vossa Excelência tem conhecimento se na coordenação do Rio de Janeiro, coordenada pelo Sr. Eduardo Cunha, coube a indicação do ex-prefeito, ex-vice-governador do Rio de Janeiro e à época Secretário de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, Sr. Luiz Paulo Conde, para a presidência de Furnas?

11 – Vossa Excelência tem conhecimento se na coordenação de Minas Gerais, coordenada pelo Sr. Fernando Diniz, coube a indicação do diretor da área internacional da Petrobrás, tendo sido indicado o Sr. João Augusto Henriques, vetado pelo Governo, e depois substituído pelo Sr. Jorge Zelada?

12 – Vossa Excelência tem conhecimento se a interlocução com o Governo era feita com o ex-presidente, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva?

13 – Vossa Excelência tem conhecimento de quais ministros mais participavam?

14 – Vossa Excelência foi procurado pelo Sr. José Carlos Bumlai para tentar manter o Sr. Nestor Cerveró na Diretoria Internacional da Petrobrás?

15 – Vossa Excelência já conhecia o Sr. José Carlos Bumlai? De onde?

16 – Vossa Excelência recebeu o Sr. Nestor Cerveró para discutir a permanência dele na Diretoria Internacional da Petrobrás?

17 – Quando Vossa Excelência o recebeu? Onde e quem estava presente?

20 – Vossa Excelência tem conhecimento se o Sr. Eduardo Cunha teve alguma participação na nomeação do Sr. Jorge Zelada para a Diretoria Internacional da Petrobrás?

24 – Após a morte do Sr. Fernando Diniz, Vossa Excelência tem conhecimento de quem o substituiu na coordenação da bancada de Minas Gerais?

29 – Vossa Excelência tem conhecimento de alguma participação do Sr. Eduardo Cunha em algum assunto relacionado à Petrobrás?

30 – Vossa Excelência tem conhecimento de alguma participação do Sr. Eduardo Cunha na compra do campo de petróleo em Benin?

38 – Matéria publicada no "O Globo" no dia 26/09/2007, citada na denúncia contra Eduardo Cunha, dá conta de que após uma interrupção na votação da CPMF na Câmara dos Deputados, Vossa Excelência foi chamado ao Planalto juntamente com o então líder Sr. Henrique Alves para uma reunião com o então ministro Sr. Walfrido Mares Guia para tratar de nomeações na Petrobrás. Vossa Excelência reconhece essa informação?

39 – Caso esta reunião tenha ocorrido, quais temas foram tratados? A nomeação do Sr. Jorge Zelada para a Diretoria Internacional da Petrobrás foi tratada?

40 – A matéria cita o desconforto do PMDB porque haveria o compromisso das nomeações na Petrobrás, mas só após a votação da CPMF. No entanto, a então chefe da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, Sra. Dilma Rousseff, teria descumprido o compromisso e nomeado a Sra. Maria das Graças Foster para a Diretoria de Gás e Energia e o Sr. José Eduardo Dutra para a BR Distribuidora. Vossa Excelência reconhece essa informação?

41 – Vossa Excelência tem conhecimento se o desconforto teria causado a paralisação da votação da CPMF, que só foi retomada após o compromisso de nomear os cargos prometidos ao PMDB?


Arquivado em:Política

McDonald’s é acusado de explorar funcionários na Malásia

Posted: 28 Nov 2016 09:30 AM PST

Trabalhadores do McDonald’s na Malásia acusam a empresa de ter lhes explorado. Dentre os abusos, estariam retenção de passaportes, atraso nos pagamentos e salários extremamente baixos. A informação foi publicada nesta segunda-feira no jornal britânico The Guardian.

Segundo a reportagem, o problema está ligado à contratação de mão de obra recrutada pela empresa Human Connection HR. Essa empresa foi a selecionada para selecionar  trabalhadores para os restaurantes de Kuala Lumpur, capital da Malásia. Os empregados são do Nepal, e dizem que seus passaportes foram retidos, o que contraria as leis malaias.

Os funcionários alegam também que tinham seus pagamentos atrasados por meses, e até por anos, em alguns casos. A remuneração seria de cerca de 60 centavos de libra por hora (cerca de 2,55 reais). Também, a empresa lhes cobrava taxas sobre os rendimentos, que comprometiam 25% do valor recebido. “Nós não tínhamos dinheiro para comer porque não éramos pagos regularmente”, disse um deles ao Guardian. A publicação entrevistou 15 nepaleses que trabalhavam nos restaurantes da capital.

Em nota ao jornal britânico, o McDonald’s disse que já tinha suspendido seu contrato com a Human Connection. “Anteriormente, neste ano, tomamos o conhecimento de certas circunstâncias envolvendo os serviços prestados pela Human Connection HR que não estavam de acordo com os nossos padrões. Como resultado disso, nós terminamos o contrato com a empresa”, disse o McDonald’s


Arquivado em:Economia

Alunos relatam medo em tiroteio na Universidade Estadual de Ohio

Posted: 28 Nov 2016 09:26 AM PST

Estudantes da Universidade Estadual de Ohio, em Columbus, nos Estados Unidos, publicaram relatos nas redes sociais sobre a situação de medo no campus durante um tiroteio, na manhã desta segunda-feira. Um alerta de emergência foi acionado para que todos os alunos permanecessem onde estavam e tentassem se proteger do atirador, que acabou morto pela polícia.

Um estudante registrou a imagem de uma barricada feita pelos alunos em uma sala de aula, para evitar uma possível invasão. Segundo o Departamento de Bombeiros de Ohio, ao menos oito pessoas ficaram feridas no tiroteio, uma em estado crítico.

“A maior parte desses alunos são jovens… Os pais os enviam para cá para que estejam a salvo”, disse o aluno Nicholas Flores ao jornal local Columbus Dispatch. “Nunca vou entender o nível de sofrimento pessoal em que alguém tem que estar para fazer coisas assim. Estou bem e esperam que todos estejam”, escreveu outra aluna no Twitter.

Outro estudante contou ter ouvido tiros durante uma aula no prédio Ramseyer, ao lado do prédio de ciências e engenharia da faculdade, Watts, onde o tiroteio ocorreu. Diversos alunos relataram a presença de dezenas de ambulâncias, viaturas e policiais armados no campus.

Veja também

“Policias colocando fitas, vestindo coletes e pegando suas armas”, publicou o usuário  Anthony Falzarano, no Twitter:

A situação já está sob controle no campus, depois que um suspeito foi morto pela polícia. O alerta de segurança foi desativado por volta das 11h30 (14h30 no Brasil) e os alunos foram liberados para deixar o campus, mas a polícia ainda está presente na universidade.

Atirador invade Universidade de OhioAtirador invade Universidade de OhioAtirador invade Universidade de OhioTiroteio em universidade de OhioTiroteio em universidade de OhioTiroteio em universidade de OhioTiroteio em universidade de Ohio

 

 

 


Arquivado em:Mundo

‘Animais Fantásticos’ faz 2,4 milhões de espectadores no Brasil

Posted: 28 Nov 2016 09:13 AM PST

Animais Fantásticos e Onde Habitam continua no topo das bilheterias brasileiras em sua segunda semana em cartaz. A produção, parte do universo Harry Potter, soma no total 2,4 milhões de espectadores e 38 milhões de reais em renda. No mercado americano, o filme foi desbancado por Moana, nova princesa da Disney, que arrebentou durante o feriado prolongado de Ações de Graça, totalizando 81 milhões de dólares ao longo de cinco dias. Ao redor do mundo, Animais Fantásticos fez, até agora, 473 milhões de dólares em bilheteria.

Em segundo lugar no Brasil, e terceiro nos Estados Unidos, aparece Doutor Fantástico. O novo herói da Marvel já levou aos cinemas brasileiros 4,3 milhões de pessoas. Há quatro semanas em cartaz, o filme protagonizado por Benedict Cumberbatch soma 615 milhões de dólares em bilheteria mundial.

O ranking dos dez mais vistos no Brasil, segundo a empresa especializada comScore, fica completo com os títulos Jack Reacher: Sem Retorno; A Chegada; Elis; Trolls; O Quarto dos Esquecidos; O Shaolin do Sertão; Pequeno Segredo; e Snowden – Herói ou Traidor, respectivamente.


Arquivado em:Entretenimento

Suspeito é morto pela polícia em Universidade de Ohio

Posted: 28 Nov 2016 09:07 AM PST

Atirador invade Universidade de OhioAtirador invade Universidade de OhioAtirador invade Universidade de OhioTiroteio em universidade de OhioTiroteio em universidade de OhioTiroteio em universidade de OhioTiroteio em universidade de Ohio

A polícia do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, confirmou a morte de um suspeito de invadir a Universidade Estadual de Ohio armado e ferir ao menos dez pessoas com tiros e facadas. Alguns minutos após a confirmação, a faculdade suspendeu o aviso de recolhimento ativo e os alunos e funcionários foram liberados para deixar o câmpus.

Ainda não está claro se a faculdade foi invadida por um ou dois atiradores. Mais cedo, Rebecca Diehm, representante do Departamento de Bombeiros de Ohio, confirmou que ao menos dez pessoas ficaram feridas no tiroteio, uma em estado crítico. As vítimas já foram resgatadas e transportadas para hospitais nas proximidades.

Veja também

Segundo o Twitter do jornal da universidade, o The Lantern, outro suspeito teria sido preso na garagem da faculdade. No entanto, a informação não foi confirmada oficialmente.

Por volta das 10h35 do horário local (13h35 em Brasília), uma mensagem de aviso foi publicada na página da universidade no Twitter pedindo a todos os alunos e funcionários que se mantivessem em seus dormitórios ou salas de aula. “Atirador ativo no câmpus. Fujam, escondam-se, defendam-se”, escreveu o departamento de emergência da universidade.

Segundo o jornal New York Times, o tiroteio aconteceu no prédio de ciências e engenharia da faculdade, o Watts Hall. As aulas em toda a faculdade foram suspensas nesta segunda. A universidade, fundada em 1804, tem cerca de 60 000 estudantes de várias nacionalidades.

 


Arquivado em:Mundo

TV marroquina ensina mulheres a esconder marcas de agressão doméstica

Posted: 28 Nov 2016 08:37 AM PST

Uma emissora de TV do Marrocos pediu desculpas por ter exibido um programa em que ensina como as mulheres podem usar maquiagem para disfarçar hematomas de violência doméstica. Após a revolta das marroquinas com a transmissão do programa, na semana passada, o canal 2M afirmou que o quadro foi “completamente inapropriado”.

Na última quarta-feira, dia 23 de novembro, o programa diário Sabahiyat convidou uma maquiadora para mostrar como esconder marcas de espancamento. A modelo maquiada trazia hematomas falsos no rosto, e profissional ensinava truques para escondê-los com maquiagem.

“Esperamos que essas dicas de beleza ajudem você a seguir sua rotina”, diz a apresentadora, ao final do quadro. O programa foi exibido dois dias antes do Dia Internacional da Luta pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, no dia 25 de novembro.

A resposta ao programa foi imediata. Uma petição assinada por milhares de mulheres exigiu um pedido de desculpas e punição à emissora, que removeu o programa de seu site.

Por meio de comunicado, o canal 2M disse que o programa cometeu um “erro editorial de julgamento tendo em vista a sensibilidade e a gravidade do tema da violência contra as mulheres”.


Arquivado em:Mundo

Planalto quer saber: quem da Polícia Federal orientou Calero?

Posted: 28 Nov 2016 08:32 AM PST

O ministro da Justiça Alexandre de Moraes se negou nesta segunda-feira a comentar o fato de o ex-ministro Marcelo Calero ter dito em entrevista ao Fantástico que foi orientado por “amigos da Polícia Federal” a fazer gravações que respaldassem suas acusações contra o presidente Michel Temer, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) e o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Mas o Palácio do Planalto estranhou a afirmação do ex-ministro e busca identificar quem da Polícia Federal orientou Calero.

“O que eu fiz, até por sugestão de alguns amigos que tenho na PF, nos momentos finais, para me proteger e para dar o mínimo de lastro probatório sobre aquilo que eu relatei no meu depoimento, eu fiz algumas gravações telefônicas, ou seja, de pessoas que me ligavam”, disse o ex-ministro.

Calero afirmou que entre essas gravações há uma conversa dele com o presidente da República, Michel Temer, por telefone. “É uma gravação absolutamente burocrática, inclusive eu fiz questão que essa conversa fosse muito protocolar. Tive a preocupação de não induzir o presidente a entrar em qualquer tema para não criar prova contra si”, complementou.

Calero acusou a cúpula do governo de pressioná-lo para interferir numa decisão do Iphan nacional que embargou a construção de um prédio em Salvador onde ex-ministro Geddel comprou um imóvel na planta. Temer, Padilha e Geddel sustentam que solicitaram apenas que o caso fosse remetido do Iphan nacional para análise da Advocacia-Geral da União (AGU).

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Paes veta Uber no Rio de Janeiro

Posted: 28 Nov 2016 08:08 AM PST

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes sancionou lei que proíbe o uso de carros particulares para o transporte remunerado de pessoas na cidade – o aplicativo Uber é o principal tipo de serviço nessa categoria. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira.

Veja também

 

Segundo a lei, ficam proibidas também as contratações e os cadastros de estabelecimentos comerciais cujos serviços incluam o uso do transporte sem permissão da prefeitura. Em caso de descumprimento, será aplicada multa.

Os serviços de transporte público individual remunerado de passageiros serão mantidos através dos veículos legalizados pelo município, cuja atividade privativa é restrita aos táxis, segundo o texto. A lei entra em vigor hoje. Os motoristas que prestam serviços ao aplicativo, porém, estão amparados por uma decisão judicial que permite a atividade. A vereadora Vera Lins (PP) disse que vai recorrer dessa decisão.

(Com Agência Brasil)

 

 


Arquivado em:Brasil

Polícia investiga morte de torcedor em festa do Palmeiras

Posted: 28 Nov 2016 07:52 AM PST

Um torcedor do Palmeiras morreu na noite de domingo durante as comemorações do título brasileiro. Leonardo Guimarães Medeiros Passos, de 25 anos, caiu de cima de um guincho, no bairro da Barra Funda, na zona oeste, e foi levado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu a um traumatismo craniano.

O caso foi registrado no 14º Distrito Policial (DP) de Pinheiros. As causas da morte do torcedor estão sendo investigadas pelos policiais.

Veja também

Após o jogo contra a Chapecoense, neste domingo, milhares de torcedores palmeirenses foram às ruas festejar.  Na Avenida Paulista, cerca de 2.000 se uniram aos atletas, que celebraram o fim do jejum de 22 anos com muita bebida e provocação aos rivais. 


Arquivado em:Esporte

EUA: atirador invade Universidade Estadual de Ohio

Posted: 28 Nov 2016 07:45 AM PST

Atirador invade Universidade de OhioAtirador invade Universidade de OhioAtirador invade Universidade de OhioTiroteio em universidade de OhioTiroteio em universidade de OhioTiroteio em universidade de OhioTiroteio em universidade de Ohio

O sistema de emergência da Universidade Estadual de Ohio, em Columbus, Estados Unidos, foi acionado na manhã desta segunda-feira com um alerta sobre a invasão de um atirador no câmpus da faculdade. Um suspeito foi morto após confronto com a polícia.

Rebecca Diehm, representante do Departamento de Bombeiros de Ohio, confirmou que ao menos dez pessoas ficaram feridas no tiroteio, uma em estado crítico. As vítimas já foram resgatadas e transportadas para hospitais nas proximidades. Segundo o Twitter do jornal da universidade, o The Lantern, outro suspeito teria sido preso na garagem da faculdade. No entanto, a informação não foi confirmada oficialmente.

Por volta das 10h35 do horário local (13h35 em Brasília), uma mensagem de aviso foi publicada na página da universidade no Twitter pedindo a todos os alunos e funcionários que se mantivessem em seus dormitórios ou salas de aula. “Atirador ativo no câmpus. Fujam, escondam-se, defendam-se”, escreveu o departamento de emergência da universidade. 

Mas, após as 11h30 (14h30 no Brasil), a recomendação foi suspensa e os alunos foram liberados para deixar o câmpus. Ainda assim, a polícia local ronda os arredores da universidade.

Segundo o jornal New York Times, o tiroteio aconteceu no prédio de ciências e engenharia da faculdade, o Watts Hall. A universidade, fundada em 1804, tem cerca de 60.000 estudantes de várias nacionalidades.

 


Arquivado em:Mundo

Preços da gasolina e diesel voltam a registrar baixa pelo Brasil

Posted: 28 Nov 2016 07:24 AM PST

Os preços médios da gasolina e do diesel vendidos nos postos do Brasil voltaram a apresentar leve queda semanal, enquanto o etanol hidratado ficou praticamente estável, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que já havia registrado movimento semelhante na semana anterior.

Entre 20 e 26 de novembro, a gasolina vendida na bomba ficou 0,27% mais barata – ante queda de 0,16% na semana anterior -, com uma média nacional de 3,665 reais por litro. O preço do diesel recuou 0,37% – ante baixa de 0,33% na pesquisa anterior -, para 2,984 reais por litro.

Os percentuais de queda são ainda mínimos na comparação com as reduções de preços praticadas pela Petrobras em suas refinarias desde meados de outubro. Na semana de 6 a 12 de novembro, os preços de ambos combustíveis chegaram a subir ligeiramente, apesar da redução nas refinarias, o que indica que agentes do setor estão se apropriando de margens.

O Sincopetro-SP, que representa o comércio varejista de combustíveis, afirmou na semana passada que, mesmo com as reduções nos preços das refinarias, houve pouca variação nos valores cobrados pelos distribuidores de combustíveis. Questionado sobre o assunto, o Sindicom, que representa as distribuidoras, afirmou apenas que “não tem conhecimento das políticas de preço adotadas por suas associadas”.

A Petrobras tem dito que o impacto do reajuste no preço final ao consumidor depende de decisões de postos de combustíveis e das distribuidoras. Os preços dos combustíveis fósseis nas refinarias estão sujeitos a alterações mais frequentes, com a nova política de preços da Petrobras anunciada em outubro, que tenderá a repassar movimentos de cotações do petróleo e câmbio, por exemplo.

A ANP informou ainda que o preço do etanol hidratado voltou a ficar praticamente estável na comparação com a semana anterior. Entre 20 e 26 de novembro, a pesquisa apontou média de 2,816 reais por litro para o etanol hidratado, ante 2,815 reais por litro entre 13 e 19 de novembro.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Economia

Quem faz jejum vive por mais tempo, diz Nobel

Posted: 28 Nov 2016 07:16 AM PST

Dietas que pregam o jejum são comuns para a perda de peso, mas, agora, estudos sugerem que a prática pode contribuir para o aumento da expectativa de vida. Pode parecer estranho, afinal,  todos sabem que uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para uma boa saúde. No entanto, segundo Yoshinori Ohsumi, ganhador do Nobel de medicina deste ano, o jejum faz suas células se comerem – processo chamado de autofagia – e isso te renova. Agora, pesquisadores se debruçam sobre o assunto para traçar uma indicação de frequência do jejum benéfica e segura, de acordo com informações do Uol

A autofagia é um importante mecanismo de autolimpeza que existe em todas as células de nosso corpo. A redução da autofagia leva ao acúmulo de componentes danificados, o que está associado à morte das células e ao desenvolvimento de doenças. Por essa lógica, manter o mecanismo ativo seria uma forma de prevenir problemas.

“A autofagia não fica ativa o tempo todo. Mas a restrição de nutrientes é uma forma de burlar isso”, disse Luciana Gomes, pesquisadora do Laboratório de Reparo de DNA da USP, ao Uol.

Essa autolimpeza no organismo é ativada quando a célula está em situações de stress, como ao fumar um cigarro ou ficar algum tempo sem se alimentar. Nestes casos, a célula passa a “comer” partes internas para sobreviver, degradando tudo o que tem de ruim. Quanto mais o mecanismo funciona maior a faxina.

“O jejum induz a autofagia, isso é sabido. Também sabemos que a autofagia induz a longevidade. A busca agora é entender a conexão entre a autofagia ativada pelo jejum e a longevidade das células”, explicou Soraya Smaili, professora livre-docente da Escola Paulista de Medicina, ao Uol.

Jejum ou restrição calórica?

Outra forma de ativar a autofagia é a restrição do consumo de alimentos. Mas, para funcionar, a redução de calorias dever variar entre 20% e 60% e priorizar grupos como carboidratos e proteínas, de acordo com as pesquisas realizadas até o momento.

Contudo, se a privação de nutrientes for muito longa, os efeitos passam a ser negativos já que a célula poderia começar a degradar componentes bons. O ideal seria conseguir estimular a faxina interna no tempo suficiente para garantir benefícios sm causar prejuízos.

Segundo Soraya, há estudos feitos em humanos que mostram que o jejum, se bem conduzido e monitorado, traz benefícios a longo prazo. “Não é um jejum prolongado. É de 12 e no máximo 24 horas. E pode ser específico, de alguns nutrientes, como carboidratos e proteínas”, afirma.

Entretanto, para garantir o aumento da expectativa de vida a longo prazo, o jejum precisaria ser feito de forma periódica e só seria ‘permitido’ em pessoas saudáveis. “Não adianta fazer um hoje e outro no ano que vem”, diz a farmacóloga da Unifesp.

Já a redução calórica precisaria ser permanente para produzir efeitos. Testes em animais mostraram que os melhores resultados da restrição calórica ocorreram entre os que foram mantidos nesse ‘regime’ desde o nascimento. Nesses casos. o aumento da expectativa de vida chegaria, a 30%.

“Como é difícil ter essa disciplina, surgiu a busca para confirmar se jejum intermitente conseguiria levar aos mesmos efeitos”, explica a biomédica da USP. No entanto, as pesquisas existentes ainda não possuem resultados que permitam traçar uma indicação ideal de frequência do jejum para garantir esses benefícios.


Arquivado em:Saúde

Rebeldes sírios perdem um terço de área controlada em Alepo

Posted: 28 Nov 2016 06:47 AM PST

O Exército sírio retomou nesta segunda-feira o controle dos bairros no extremo da zona leste de Alepo, em uma das batalhas mais importantes e simbólicas da guerra civil na Síria. “Os rebeldes perderam mais de um terço da área que controlavam em Alepo. Esta é sua pior derrota desde que assumiram o controle de metade da cidade em 2012”, afirmou o diretor da ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman.

O avanço do exército sírio provocou pela primeira vez em quatro anos uma grande fuga de civis para os bairros de Alepo controlados pelos curdos ou pelo governo.

O exército, com o apoio de milícia iranianas e combatentes do Hezbollah libanês, capturou nesta segunda-feira os bairros de Sakhur, Haydariyah e Sheikh Khodr, ao mesmo tempo que as forças curdas tomaram Sheikh Fares das mãos dos rebeldes, de acordo com o OSDH.

As forças curdas não estão oficialmente aliadas nem com Damasco nem com os rebeldes, mas a oposição acusa o grupo de cooperar com o regime sírio para reconquistar a cidade.

Em 2012, mais de um ano depois do início da guerra, os grupos armados de oposição ao ditador Bashar Assad tomaram o controle de metade da capital econômica do país. Durante os anos seguintes, os rebeldes resistiram a várias ofensivas das forças do governo, mas a intervenção russa em 2015 mudou o equilíbrio de forças.

Com a ajuda da aviação de Moscou, o exército conseguiu, em julho, cercar completamente a cidade. Em 15 de novembro, o início de uma grande operação terrestre e aérea quebrou a resistência dos rebeldes.

A tomada de Alepo pelo governo seria um “ponto de inflexão”, já que o regime passaria a controlar as cinco principais cidades do país, afirma Fabrice Balanche, especialista em Síria no Washington Institute for Near East Policy. A vitória de Assad também evidenciaria que “a oposição é incapaz de obter um êxito militar maior” e de apresentar-se como “alternativa” ante Damasco.

A perda do leste de Damasco também representaria a derrota dos aliados da oposição, em particular Arábia Saudita, Catar e Turquia, além dos países ocidentais.

Fuga de civis

Os combates dos últimos dias estimularam um êxodo de parte dos 250.000 habitantes da zona leste de Alepo. Quase 10.000 civis fugiram durante o fim de semana, 6.000 para o território curdo de Sheikh Maqsud e os demais para zonas controladas pelo governo, informou o OSDH.

“É o primeiro êxodo deste tipo no leste de Alepo em quatro anos”, afirmou Rami Abdel Rahmane.

Syrians who evacuated the eastern districts of Aleppo ride a government bus in Aleppo, Syria in this handout picture provided by SANA on November 27, 2016. SANA/Handout via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. EDITORIAL USE ONLY. REUTERS IS UNABLE TO INDEPENDENTLY VERIFY THIS IMAGE.

Sírios evacuam distritos de Alepo (Sana/Reuters)

Os moradores sofrem com a falta de mantimentos e remédios em consequência do cerco imposto pelo governo, assim como pelos bombardeios incessantes de aviões sírios e russos, criticados pela ONU.

A ofensiva iniciada em 15 de novembro provocou a morte de 225 civis, incluindo 27 crianças, nos bairros do leste de Aleppo, segundo o OSDH. Nos bairros controlados pelo governo, bombardeios rebeldes mataram 27 civis.

O avanço das tropas do regime se intensificou no sábado com a captura do bairro de Massaken Hanano, o maior do leste de Alepo. A vitória permitiu ao expército avançar para os bairros de Sakhur, Haydariyah e Sheikh Khodr, conquistados nesta segunda-feira, e dividir a zona rebelde em duas, de acordo com a imprensa oficial síria.

“A aviação destrói tudo metodicamente, zona por zona”, denunciou no domingo Yasser Al-Yussef, um dirigente do grupo rebelde Nureddine al-Zinki, um dos mais importantes de Alepo.

Silêncio internacional

A ONU expressou preocupação nos últimos dias com o destino dos civis, mas não fala mais em retomar as negociações de paz. O governo dos Estados Unidos está paralisado à espera da posse do presidente eleito, Donald Trump, em janeiro. “Sabemos que não há interesse em um envolvimento na Síria. Se, além disso, Alepo cair, não vai valer mais a pena apoiar a oposição síria”, opina Balanche.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Em comercial, cliente do Burger King vira ‘morto muito louco’

Posted: 28 Nov 2016 06:46 AM PST

O Burger King lança nesta segunda-feira uma nova campanha para sanduíche que, de tão grande, fará quem o comer se sentir “morto” – ainda que feliz por isso. O  Mega Stacker 4.0, o maior lanche da rede de lanchonetes no Brasil, é feito com quatro hambúrgueres, queijo e bacon, e é vendido a 34,90 reais na versão combo. A campanha de divulgação mostra dois amigos conduzindo entre eles um terceiro, amarrado pelos pés com fita adesiva, desacordado de tanto comer após consumir o sanduíche.

O trio passeia de carro pela cidade, e passa por lugares como uma academia de ginástica, uma piscina e até participa de um rodeio. O comercial faz menção ao filme de comédia americano Um Morto Muito Louco, de 1989, e a trilha sonora é o funk homônimo, sucesso nos anos 2000, dos brasileiros MCs Jack e Chocolate. Apesar da clara referência ao longa, ele não é citado por questões de direitos autorais. A campanha do Burger King tem o nome de O efeito Mega Stacker e é assinada pela agência David.

Além da versão com quatro hambúrgueres, o Mega Stacker também há opções com três e dois hambúrgueres (31,90 reais e 28,90 reais o combo, respectivamente).


Arquivado em:Economia