USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sábado, 26 de novembro de 2016

Notícias

Notícias


História julgará o impacto de Fidel, diz Obama

Posted: 26 Nov 2016 09:39 AM PST

Presidente americano responsável pela reaproximação dos Estados Unidos com Cuba, Barack Obama divulgou neste sábado uma nota oficial sobre a morte de Fidel Castro. Em um texto em que não elogia – e nem critica – explicitamente o ditador cubano, Obama afirma que “a História julgará o impacto dessa figura singular”, em uma referência ao discurso em que o ditador cubano afirmou que “a História o absolverá”.

“Com a morte de Fidel Castro, estendemos a mão da amizade ao povo cubano. Sabemos que esse momento enche cubanos – em Cuba e nos Estados Unidos – de emoções poderosas que lembram as inúmeras maneiras que Fidel Castro alterou o curso da história de indivíduos, famílias e da nação cubana”, diz o texto. Na nota, Obama oferece condolências à família de Fidel e orações ao povo cubano.

Veja também

O ainda presidente dos Estados Unidos também destaca o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, no final de 2014, durante o seu governo. “Trabalhamos para deixar o passado para trás e buscar um futuro no qual a relação entre nossos países seja marcada não pelas diferenças, mas pelos laços em comum que temos como vizinhos e amigos.” Obama conclui o comunicado com um comunicado ao povo de Cuba: “Os cubanos sabem que têm nos Estados Unidos, um parceiro”.

Fidel Castro

A morte de Fidel foi anunciada neste sábado pelo seu irmão, o atual presidente de Cuba Raúl Castro, em um pronunciamento transmitido pela televisão estatal do país. O ex-ditador morreu à 1h29 (horário de Brasília), aos 90 anos, na capital Havana.

"Com profunda dor é que informo ao nosso povo, aos amigos da nossa América e ao mundo que hoje, 25 de novembro de 2016, às 22h29, morreu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz", disse Raúl durante discurso emocionado.


Arquivado em:Mundo

Funeral de Fidel Castro vai durar nove dias; entenda cerimônia

Posted: 26 Nov 2016 09:32 AM PST

Para se despedir do irmão, Fidel, o ditador Raúl Castro determinou que Cuba cumprirá luto de nove dias.

O corpo do ex-ditador, morto às 22h29 (1h29 de Brasília) desta sexta (25) será cremado neste sábado, em ato privado.

Entre segunda (28) e terça-feira (29), as cinzas ficarão expostas na Praça da Revolução, maior palco dos longos discursos do ditador, para que apoiadores do castrismo possam prestar homenagens.

A partir do dia 30, os restos mortais serão transportados em carreata que deve percorrer toda a ilha.

Seu destino final é a cidade de Santiago de Cuba, onde Fidel, nascido em Birán, cresceu, frequentou a escola e, em 1959, anunciou a Revolução Cubana.

No dia 4 de dezembro, as cinzas serão sepultadas após “ato maciço”, segundo nota oficial, na praça Antonio Maceo.

(Com AFP)

 


Arquivado em:Mundo

O PCC chega ao Rio

Posted: 26 Nov 2016 09:26 AM PST

Ao longo de um mês a reportagem de VEJA conversou com investigadores, promotores e advogados para tentar entender o que estava por trás do racha entre as duas maiores facções criminosas do Brasil. O sangrento fim de semana de outubro que resultou em 21 mortes dentro de cadeias do Norte do país, na verdade, era o resultado de um conflito por poder, dinheiro e domínio de territórios. Um conjunto de gravações telefônicas obtidas por VEJA com exclusividade prova, de forma inequívoca, que os paulistas do Primeiro Comando da Capital (PCC) conseguiram, enfim, romper a última barreira de resistência e fincou pé no já tumultuado Rio de Janeiro. O embate com o Comando Vermelho, seu antigo aliado por duas décadas, pode-se desenrolar num cenário ainda mais preocupante.

O assassinato de Jorge Rafaat, o Rei da Fronteira no Paraguai, os rituais de batismo em cadeias fluminenses, as regras previstas no Estatuto criminoso da quadrilha de origem paulista que, se descumpridas, podem custar a vida. Tudo isso articulado por um bandido com o sugestivo apelido de Fantasma, preso numa unidade de segurança máxima do Paraná, que com um telefone celular nas mãos vem 'ganhando almas' para o PCC e aumentando sua rede criminosa no Rio de Janeiro. A investigação da Polícia Civil reuniu tudo isso em mais de 1500 telefonemas, cujo os melhores trechos estão na edição de VEJA desta semana.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil

Coaf aponta 101 milhões em ‘operações suspeitas’ ligadas a Cabral

Posted: 26 Nov 2016 09:24 AM PST

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) detectou uma série de transações atípicas em pelo menos oito concessionárias de veículos que, segundo as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF) seriam ligadas a Sérgio Cabral, preso na semana passada durante a Operação Calicute. Em um Relatório de Inteligência Financeira (RIF), o órgão enumera uma série de operações classificadas como suspeitas que totalizam mais de 101 milhões de reais. Dessa montanha de dinheiro, 10,9 milhões de reais, ou seja, 10%, foram depositados – entre os anos de 2007 e 2014 – na conta da empresa LRG Agropecuária (antiga Gralc Consultoria), registrada em nome de Carlos Emanuel de Carvalho Miranda, conhecido como Piuzinho, que segundo os procuradores é o contador do ex-governador.

O valor representa a maior fatia do faturamento de 13,9 milhões da LRG/Gralc ao longo dos anos. De acordo com o MPF, as oito concessionárias de veículos que têm relações estreitas com o PMDB pertencem à mesma família: Eurobarra Rio Ltda.; Dirija Niterói Distribuidora de Veículos Ltda.; Barrafor Veículos Ltda.; Disbarra Distribuidora Barra de Veículos Ltda; Americas Barra Rio Ltda.; Klahn Motors Distribuidora de Veículos Ltda.; Space Distribuidora de Veículos S/A. e Carcom Promotora de Negócios Ltda. "Através da presente investigação não foi, portanto, evidenciada qualquer prestação de serviço efetiva por parte da empresa Gralc Consultoria às empresas", descrevem os procuradores no pedido de prisão do grupo.

A investigação revela que as empresas, com um investimento quase nulo, faturaram alto justamente durante o governo Cabral, mesmo praticamente sem ter funcionários contratados. Entre 2007 e 2010 (período do primeiro mandato como governador e, curiosamente quando a empresa foi criada) havia um empregado. Depois, entre 2011 e 2014 não havia mais ninguém trabalhando para a Gralc, que além de Carlos Miranda tem como Sônia Ferreira Batista, ex-assessora de Cabral.

Desse montante de mais de 101 milhões de 'transações suspeitas', o Coaf descreve em seu RIF-23764 que parte da operação era feita em contas bancárias das próprias empresas e outra parte em contas de terceiros. A Dirija Niterói Distribuidora de Veículos Ltda., apontam os auditores, tem 43 milhões em movimentações atípicas, enquanto a Americas Barra Rio Ltda. registrou 17,3 milhões nessas condições. Esta última, por exemplo, depositou mais de 1,6 na conta da LRG/Glarc e, segundo o MPF, não há comprovante de serviços prestados.

Imbra Imobiliária, o link com Aryzinho

O site de VEJA esteve na Americas Barra, na Avenida das Américas, na última quarta-feira. Lá, numa salinha sem referência no segundo andar, funciona uma outra empresa que revela a ligação do grupo com outro íntimo assessor de Cabral: a Imbra Imobiliária Brasileira S/A. A sociedade anônima tem como acionistas Adriano Monteiro Martins e seu filho, Adriano José Reis Martins (donos da concessionária Americas) e a empresa Grypho Investment Inc., offshore com sede no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe. Procurados, ninguém retornou o contato.

Entre suas propriedades, a Imbra detém um apartamento no 12º andar do bloco 3 do Condomínio Atlântico Sul, na Avenida Lúcio Costa, comprado por 1,9 milhão de reais, onde vive o fiscal de renda Ary Ferreira da Costa Filho. A transação foi feita no dia 4 de julho de 2011, exatamente a mesma data em que a Imbra arrematou outro luxuoso imóvel, no oitavo andar do bloco 8 do Condomínio Lés Residences Saint Tropez, na mesma rua da praia, por 2,3 milhões. Quem passou a morar neste endereço? A ex-mulher e as filhas de Ary.

Aryzinho Cabral

Aryzinho, assessor de Cabral desde os anos 90, e a mulher Michele: relações íntimas com as concessionárias investigadas (Reprodução)

Aryzinho, como é conhecido, é lotado nos gabinetes do ex-governador desde os tempos em que Sergio Cabral era o candidato dos velhinhos, ainda na Assembleia Legislativa dos Rio de Janeiro (Alerj), nos anos 90. Hoje vive às sombras, mantém duas matrículas no governo – uma na secretaria da Casa Civil (salário de 14 921 reais) e outra na secretaria de Fazenda (salário de 8 750 reais) – mas curtindo sua vida nababesca entre Rio e Miami, andando em carrões importados, passeios de lancha em Mangaratiba (sim, no mesmo Condomínio Portobello onde o chefe tem casa) e morando de frente para o mar da Barra da Tijuca.

O assessor tinha tanto prestígio com o chefe que, em 2012, quando Cabral ainda tinha a popularidade alta e surfava na onda dos royalties do petróleo, conseguiu convencê-lo a gravar um vídeo de apoio à candidata a vereadora no município de São João de Meriri, na Baixada Fluminense. "Eu, Sergio Cabral, peço seu voto para Michele, a vereadora!", diz o então governador, em um vídeo possível de rever no YouTube. Então namorada e hoje esposa de Ary, Michele Linhares angariou 226 000 reais em doações para sua campanha. Boa parte desse dinheiro – especificamente 147 200 – de quatro dessas concessionárias: Space, Eurobarra, Euroamerica e Americas.

A lista de doadores da campanha Reginaves Indústria e Comércio de Aves Ltda. (70 000 reais) figura outra empresa que já havia despertado a atenção dos investigadores da Operação Calicute. As quebras de sigilo realizadas durante a fase de apuração descobriram que a mesma Reginaves, (doadora de Cabral, com 105 000 reais) depositou 93 850 reais na conta 'laranja' da LRG/Glarc, de Carlos Miranda. Fez ainda contratos com a empresa de comunicação do ex-governador, a SCF, e com o escritório de advocacia de Adriana Ancelmo, mulher de Cabral. O custo desse serviço? Dois milhões de reais. A Reginaves, desde o ano passado, a Rica (nome fantasia) vive difícil situação financeira. E, em email obtido pela Polícia Federal e pelo MPF, fica claro que o próprio Cabral, em setembro de 2015, intermediou a venda de ativos da empresa.

A relação das concessionárias investigadas com outros integrantes do PMDB também fica evidenciada nas prestações de contas das campanhas mais recentes. Em 2006 a Eurobarra doou 129 600, enquanto a Dirija deu 24 000 para Cabral e outros 50 000 reais para o Comitê Financeiro do partido. Na eleição de 2008, Eduardo Paes recebeu 200 000 reais da Eurobarra e da Dirija Niterói. Na reeleição ao governo do Estado, em 2010, Cabral declarou ter desembolsado 221 500 reais com o aluguel de veículos da Eurobarra, usados em sua campanha. Já no último dia 29 de agosto, o dono da Americas e da Imbra Imobiliária, Adriano José Reis Martins, doou, como pessoa física, 30 000 reais para Pedro Paulo Carvalho.


Arquivado em:Brasil, Política

Lula brinca com a sujeira, literalmente, para homenagear Fidel

Posted: 26 Nov 2016 08:41 AM PST

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo em sua página no Facebook onde aparece escrevendo “Viva Fidel” com jatos de água em uma parede suja. O vídeo, gravado em seu sítio Los Fubangos, mostra Lula orgulhoso por sua homenagem ao ex-presidente cubano.

Em nota, ele também afirmou que a morte de Fidel Castro é como a perda de um irmão mais velho, de um “companheiro insubstituível”. “Morreu ontem o maior de todos os latino-americanos, o comandante em chefe da revolução cubana, meu amigo e companheiro Fidel Castro Ruiz”, disse ele.

Lula lembra que conheceu Fidel pessoalmente, em julho de 1980, em Manágua, durante as comemorações do primeiro aniversário da revolução sandinista. “Mantivemos, desde então, um relacionamento afetuoso e intenso, baseado na busca de caminhos para a emancipação de nossos povos”, ressaltou.

Fidel Castro morre aos 90 anos

De acordo com ele, para os povos do continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente os homens e mulheres de sua geração, Fidel foi “sempre uma voz de luta e esperança”. Afirmou ainda que o espírito combativo e solidário de Fidel animou “sonhos de liberdade, soberania e igualdade”.

Segundo Lula, mesmo nos “piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações, a bravura de Fidel e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania”.

“Será eterno seu legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo. Hasta siempre, comandante, amigo e companheiro Fidel Castro”, concluiu Lula, que não informou se irá ao funeral do líder cubano.


Arquivado em:Brasil

Cuba pós-Fidel: entre o Vietnã e a Coreia do Norte

Posted: 26 Nov 2016 07:31 AM PST

Com a morte do ditador Fidel Castro, a ilha de Cuba fica entre duas alternativas: Vietnã ou Coreia do Norte.

“Este evento pode ser como a morte de Le Duan no Vietnã em 1986. Foi isso o que permitiu uma eleição mais liberal no Congresso do Partido Comunista e o pacote de reformas ‘doi moi’, que abriu o país”, diz o economista Rafael Romeu, da Associação para o Estudo da Economia Cubana, em Washington.

Essa perspectiva é baseada na ideia de que Raúl Castro, que assumiu o poder em 2008, seria mais propenso a permitir mudanças econômicas, mas não teria ido adiante por causa da influência do irmão Fidel.

A China, por exemplo, demorou apenas cinco anos para realizar todas as reformas necessárias. Raúl está no poder há oito anos e nada mudou.

 

Leia também

Ditadura aumenta policiamento com medo de manifestações

Cubanos em Miami comemoram morte de Fidel Castro

Como Cuba consegue ter baixa mortalidade infantil?

 

Mesmo decisões para permitir que as pessoas tocassem negócios próprios depois foram revertidas. Em vários casos, o governo aumentou tanto os controles e os impostos que as atividades ficaram impraticáveis. Mesmo cuidadores de banheiros públicos precisam seguir preços tabelados e devem pagar taxas para a ditadura. Taxistas que andam de coco-taxi, um carro de fibra de vidro impulsionado por uma moto, só podem cobrar dos clientes com base no taxímetro, o qual é vigiado pelos oficiais do governo.

A outra possibilidade é a de que os políticos e militares do regime, com medo de perder os privilégios, fechem ainda mais o sistema político. Nesse caso, a ilha se tornaria uma versão caribenha da Coreia do Norte.


Arquivado em:Mundo

Fernanda Gentil comemora aniversário com beijo da namorada

Posted: 26 Nov 2016 06:50 AM PST

A apresentadora Fernanda Gentil comemorou seu aniversário de 30 anos em um bar na Barra da Tijuca durante madrugada deste sábado (26). Na saída da festa, a jornalista foi flagrada ganhando um beijo da sua namorada Priscila Montandon, com quem assumiu um relacionamento em setembro deste ano.

Fernanda, que completou 30 anos no último dia 23, escolheu dividir a comemoração em três partes, uma para cada década vivida. A primeira foi apenas para familiares, a segunda em um bar com amigos e a terceira será uma grande festa. Nas comemorações, a apresentadora pediu aos seus convidados que apoiassem a Associação Caslu, sua instituição para ajudar crianças carentes.

Fernanda Gentil faz aniversário e recebe homenagem da namorada

Fernanda Gentil publica primeira foto ao lado da namorada

Homenagem

A namorada Priscila Montandon usou sua conta no Instagram para fazer uma homenagem à amada. “A outra metade. Feliz aniversário, meu amor”, escreveu ao postar com uma foto romântica.

 


Arquivado em:Entretenimento

Vídeo: em discurso emocionado, Raúl anuncia a morte de Fidel

Posted: 26 Nov 2016 06:45 AM PST

 

Raúl Castro, o atual presidente de Cuba, anunciou a morte de seu irmão Fidel neste sábado, durante um pronunciamento transmitido pela televisão estatal do país. O ex-presidente faleceu à 1h29 (horário de Brasília), aos 90 anos, na capital Havana.

“Com profunda dor é que informo ao nosso povo, aos amigos da nossa América e ao mundo que hoje, 25 de novembro de 2016, às 22h29, morreu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”, disse Raúl durante discurso emocionado.

Fidel e Raúl Castro, que assumiram o poder com a vitória da revolução cubana em 1959, eram dois irmãos muito diferentes em vários aspectos, mas com uma causa comum que os transformou em parceiros complementares e que os manteve unidos por toda a vida.

Fidel, com a simbólica barba de guerrilheiro, era alto, carismático, loquaz e “vulcânico” – de acordo com um de seus grandes amigos, o falecido cineasta cubano Alfredo Guevara -, enquanto Raúl, cinco anos mais novo, tem estatura mediana, calvo, de poucas palavras e é inimigo do improviso.

Sempre como coadjuvante, Raúl apoiou o irmão no ataque ao Quartel Moncada (1953), na expedição do iate Granma (1956), na luta da guerrilha em Sierra Maestra (1957-58) e ao longo de todo seu governo (1959-2006).

Fidel Castro morre aos 90 anos

Fidel (que nasceu em 1926) e Raúl (em 1931) foram dois dos sete filhos do proprietário de terras espanhol Angel Castro e da camponesa cubana Lina Ruz. Os outros irmãos são Angelita (1923, falecida em fevereiro de 2012), Ramón (1924), Juanita (1933), Enma (1935) e Agustina (1938). Todos o ajudaram nos anos de luta de guerrilha, mas sem entrar na mesma.

Continuaram unidos aos irmãos durante todos os anos, mas sem aparições públicas, com exceção de Juanita que, crítica do rumo comunista assumido pela revolução, se exilou em 1964 em Miami, denunciou publicamente o regime de seus irmãos e colaborou com a CIA, sob o codinome “Donna”, nos planos para tentar derrubar Fidel, segundo ela mesma confessou anos depois.

Apesar de muitos atribuírem a ele uma defesa incondicional e sem limites em relação a Fidel, Raúl “sempre teve critérios muito próprios”, segundo o irmão.

No quesito amizade também eram diferentes: Fidel tinha poucos amigos cubanos conhecidos, pois a grande maioria se reconhecia como subalterno ou seguidor do comandante-em-chefe. Raúl, no entanto, tem grandes amigos entre os generais e altos funcionários, como José Ramón Fernández e Jaime Crombet.

Fidel Castro: 10 fatos sobre a vida do ex-ditador cubano

Líderes mundiais lamentam a morte de Fidel Castro

Fidel é Fidel

Raúl sempre reconheceu a liderança indiscutível do irmão e não tentou imitá-lo. “Fidel é Fidel, todos sabemos bem. Fidel é insubstituível e o povo continuará sua obra quando já não estiver fisicamente”, afirmou ao assumir formalmente a presidência de Cuba em fevereiro de 2008.

De acordo com Fidel, Raúl era a pessoa com “mais autoridade, mais experiência e mais capacidade” para substituí-lo quando ficou doente em julho de 2006 e entregou o comando do país.

Enquanto Fidel governava, Raúl se mostrou a mão dura do regime, como nos fuzilamentos de torturadores do governo do ditador destituído Fulgencio Batista, em 1959.

Também criou as Unidades Militares de Ajuda à Produção, campos de trabalho forçado e reeducação para homossexuais, religiosos e desafetos, assim como trabalhou para a dissolução de gruposintelectuais como o Pensamento Crítico (1972) e o Centro de Estudos da América (1996).

Mas quando Raúl assumiu o comando em 2006, o mundo começou a perceber sua imagem de pragmático e flexível, ao mesmo tempo que muitos passaram a considerar Fidel um freio às reformas.

No fim de sua vida, Fidel viu algo que parecia impossível: o fim da inimizade entre Cuba e Estados Unidos, que restabeleceram relações diplomáticas em 20 de julho de 2015, encerrando o último capítulo da Guerra Fria na América.

Ícone da esquerda latino-americana, Fidel manteve a influência sobre a mesma com sua relação paternal com o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez e com o boliviano Evo Morales, assim como com suas publicações na imprensa, “Reflexões do Companheiro Fidel”, que publicava regularmente depois de deixar o poder.

Raúl, que viajou pouco ao exterior, não publica artigos na imprensa e fez poucas aparições públicas, o que abriu espaço no cenário regional para Chávez, até sua morte em março de 2013.

Onipresente em seu governo, Fidel acompanhou e decidiu tudo, método que a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos chamou de “microadministração”.

O general Raúl Castro apresentou uma equipe de várias pessoas e governa de acordo com uma cadeia de comando de estilo militar.

Fidel manteve a vida privada longe dos holofotes, teve filhos com várias mulheres e nunca revelou onde seria sepultado.

Raúl, um homem de família que toma café da manhã aos domingos com os netos, divulgou ao país o local que construiu para que suas cinzas sejam espalhadas, na província de Santiago de Cuba, quando espalhou no local as cinzas da esposa e companheira de toda a vida, Vilma Espín, em junho de 2007.

(AFP)


Arquivado em:Mundo

Fidel Castro foi ‘um líder de convicções’, diz Temer

Posted: 26 Nov 2016 06:25 AM PST

Em breve nota, o presidente Michel Temer declarou que Fidel Castro, morto na noite desta sexta (25), foi um “líder de convicções”.

“Fidel Castro foi um líder de convicções. Marcou a segunda metade do século XX com a defesa firme das ideias em que acreditava”, afirmou Temer, em breve comunicado.

O governo ainda não confirmou se haverá representação brasileira nos funerais do ex-ditador.

O corpo do líder da revolução cubana será cremado e foi decretado luto oficial de 9 dias no país caribenho, período que deve se encerrar com o funeral, no dia 4 de dezembro.

 

“Visionário”

A ex-presidente Dilma Rousseff também se manifestou na tarde deste sábado (26). “Fidel foi um dos mais importantes políticos contemporâneos e um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração, numa América Latina unida e forte”, disse, em nota. 

Seu colega de Partido dos Trabalhadores, Lula também demonstrou reverência e entusiasmo pela trajetória do ditador cubano.

O ex-presidente disse que seu relacionamento com o cubano, de quem é amigo desde a década de 1980, foi “afetuoso e intenso, baseado na busca de caminhos para a emancipação de nossos povos”.

“Sinto sua morte como a perda de um irmão mais velho, de um companheiro insubstituível, do qual jamais me esquecerei”, afirmou, em sua página no Facebook.

(Com EFE e Reuters)


Arquivado em:Mundo

A curiosa reação de Donald Trump à morte de Fidel Castro

Posted: 26 Nov 2016 06:00 AM PST

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste sábado sua primeira reação sobre a morte do líder cubano Fidel Castro, afirmando no Twitter que “Fidel Castro está morto!”

Cerca de uma hora depois da postagem, 20 mil pessoas já haviam retuitado a mensagem.

Trump, que assume a Presidência dos EUA em 20 de janeiro, ameaçou durante sua campanha reverter as ações do presidente Barack Obama de abertura de relações com Cuba.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Mundo

Investigação revela que Lula conseguiu burlar fiscalização de voo

Posted: 26 Nov 2016 05:08 AM PST

Na manhã de 3 de junho do ano passado, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, um jato particular, prefixo PP-SCB, se preparava para decolar. A aeronave já estava taxiando quando os pilotos e os cinco passageiros foram surpreendidos por um cerco. A operação, atípica, fora deflagrada por iniciativa da Receita Federal. Os fiscais foram informados de que malas haviam sido embarcadas de maneira suspeita no jatinho, sem passar pelo raio X.

A operação cinematográfica, porém, foi abortada antes de ser concluída — e isso deu origem a uma investigação sigilosa em curso na Polícia Federal e no Ministério Público Federal. Reportagem de VEJA desta semana teve acesso à investigação, que revelou que, dentro do avião estava o ex-presi­dente Lula, acompanhado de um segurança mais três auxiliares — seu fotógrafo particular, um assessor de imprensa e um tradutor.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Política

Hortência relembra o dia em que Fidel se rendeu ao Brasil

Posted: 26 Nov 2016 04:27 AM PST

Neste sábado (26), a ex-jogadora de basquete Hortência relembrou, em seu Instagram, um dos momentos mais marcantes de sua carreira: o dia em que recebeu a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Havana (1991) das mãos do ditador cubano Fidel Castro.

Instagram Photo

Derrotado em casa, o ditador cubano brincou: “Não vou entregar a medalha, porque vocês trapacearam. Vocês usam uma mira a laser para arremessar”.

A seleção, que também contava com Magic Paula, Janeth e Hortência, venceu Cuba por 97 a 76, em uma campanha que inaugurou a década de ouro do basquete feminino do Brasil.

Depois de receber o ouro de Fidel, as meninas do basquete conquistaram um Mundial (1994), e medalhas de prata em Atlanta (1996) e bronze em Sydney (2000).

Veja também

 

 


Arquivado em:Esporte, Mundo

Líderes mundiais lamentam a morte de Fidel Castro

Posted: 26 Nov 2016 04:24 AM PST

Após a morte do líder revolucionário Fidel Castro, diversos líderes e autoridades mundiais prestaram tributos ao cubano. O falecimento de Castro foi anunciado pelo seu irmão e sucessor Raúl Castro na televisão estatal.

Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética
Gorbachev, o último líder da União Soviética, que há muito tempo atuava como um suporte econômico e político para Cuba, disse que Castro deixou uma marca duradoura em seu país e na história mundial.

“Fidel manteve seu território e fortaleceu seu país na época do mais severo bloqueio norte-americano, no momento da pressão maciça sobre ele”, disse Gorbachev, segundo a agência de notícias Interfax. “No entanto, ele levou seu país do bloqueio para o caminho do desenvolvimento auto-sustentado e independente”.

Vladimir Putin, presidente da Rússia
Num telegrama de condolências a Raúl Castro, o presidente russo, Vladimir Putin, chamou o líder cubano de “um exemplo inspirador para muitos países”.

“Fidel Castro era um amigo franco e experimentado da Rússia”, disse o Kremlin citando a mensagem.

Nicolas Maduro, presidente da Venezuela
Na Venezuela, aliado de longa data de Cuba, o presidente Nicolas Maduro disse que Castro inspirou e continuaria a inspirar seu país.

“Continuaremos vencendo e continuaremos lutando, Fidel Castro é um exemplo da luta para todos os povos do mundo. Iremos adiante com seu legado”, disse Maduro à televisão Telesur por telefone.

Evo Morales, presidente da Bolívia
Na Bolívia, o presidente Evo Morales disse em uma declaração: “Fidel Castro nos deixou um legado de ter lutado pela integração dos povos do mundo… A partida do Comandante Fidel Castro realmente dói”.

+ Fidel, a Revolução e o fascínio dos intelectuais

+Fidel Castro, ditador cubano, morre aos 90 anos

+Cubanos em Miami comemoram morte de Fidel Castro

Rafael Correa, presidente do Equador
Rafael Correa, presidente do Equador, disse: “Um grande deixou-nos, Fidel morreu, vive Cuba, vive a América Latina!”

Jacob Zuma, presidente da África do Sul
Na África do Sul, o presidente Jacob Zuma agradeceu o líder cubano por sua ajuda e apoio na luta para derrubar o apartheid.

“O Presidente Castro se identificou com nossa luta contra o apartheid. Ele inspirou o povo cubano a se juntar a nós em nossa luta contra o apartheid”, declarou Zuma em comunicado.

François Hollande, presidente da França
O presidente francês Francois Hollande lamentou a perda de uma figura importante no cenário mundial e congratulou-se com a aproximação entre Havana e Washington, embora salientando as preocupações sobre os direitos humanos sob o regime de Castro.

“Fidel Castro era uma figura imponente do século XX. Ele encarnou a revolução cubana, em suas esperanças e desilusões subsequentes”, disse Hollande em comunicado.

“A França, que condenou os abusos de direitos humanos em Cuba, igualmente desafiou o embargo americano a Cuba, e a França ficou satisfeita de ver os dois países restabelecer o diálogo e abrir os laços entre si,”, acrescentou o líder do Partido Socialista.

Hollande conheceu Fidel Castro em maio de 2015, durante a primeira visita já por um chefe de Estado francês a Cuba desde a revolução cubana.

 

 


Arquivado em:Mundo

Ditadura aumenta policiamento para evitar manifestações em Havana

Posted: 26 Nov 2016 04:17 AM PST

O governo cubano enviou viaturas e policiais para as ruas de Havana perto da meia-noite de sexta-feira 25. O temor é o de que ocorra alguma manifestação em relação à morte do ditador Fidel Castro.

Jovens que estavam nas praças foram mandados para a casa sem qualquer explicação. “Vocês não podem ficar aí”, falaram os policiais.

 

Leia também

Cubanos em Miami comemoram a morte de Fidel Castro

10 fatos sobre a vida do ex-ditador cubano

 

Entre os defensores dos direitos humanos na ilha cresce a certeza de que o governo escalará as prisões dos dissidentes, uma medida frequente para tentar conter qualquer manifestação popular.


Arquivado em:Mundo

Imagens raras de Fidel Castro

Posted: 26 Nov 2016 04:16 AM PST

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

A Lava Jato chega ao PSDB

Posted: 26 Nov 2016 03:37 AM PST

As delações da Odebrecht atingiram em cheio o PSDB. Em reportagem na edição desta semana, já nas bancas, VEJA revela como despesas da campanha de José Serra à Presidência em 2010, como o jatinho que ele usou para viajar pelo país, foram bancadas com dinheiro sujo da Odebrecht.

Os recursos foram depositados na Suíça em contas pessoais de um aliado do tucano, o ex-banqueiro Ronaldo Cezar Coelho. O texto também põe fim a um mistério: três fontes confirmaram à revista que o codinome “santo” que aparece em planilhas da empreiteira refere-se ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) — nenhum deles, no entanto, disse ter negociado diretamente com o paulista.

Notas de Serra e Alckmin

Na manhã deste sábado, a assessoria de imprensa de José Serra enviou a seguinte nota a VEJA: “Todas as campanhas de José Serra foram conduzidas na forma da lei, com as finanças sob responsabilidade do partido. Serra não cometeu irregularidades e espera o pleno esclarecimento dos fatos pelas autoridades competentes.

A assessoria de imprensa do governador Geraldo Alckmin afirmou que todas as contribuições recebidas em campanhas eleitorais foram devidamente contabilizadas e informadas à Justiça Eleitoral. O texto ressalta que o governador nunca participou de negociações de supostos pedidos de pagamentos ilícitos. Alckmin afirma ainda, através de sua assessoria, que é favorável à aplicação do instituto da delação premiada.

Compre a edição desta semana de VEJA no iOSAndroid ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.


Arquivado em:Brasil

Fidel, a Revolução e o fascínio dos intelectuais

Posted: 26 Nov 2016 03:02 AM PST

“Ele é toda a ilha”, escreveu o francês Jean-Paul Sartre após conhecer, deslumbrado, Fidel Castro, no auge da Revolução Cubana, um sentimento que ainda domina muitos intelectuais, apesar do passar das décadas e dos crimes contra os direitos humanos atribuídos ao líder cubano.

+ Morre Fidel Castro, aos 90 anos, em Havana

Quando, em 1º janeiro de 1959, Fidel Castro proclama o “início da Revolução” na varanda do hotel da cidade de Santiago de Cuba (região Sudeste), ela ainda não é marxista, mas é inegavelmente de esquerda e representa uma esperança formidável para intelectuais e jovens do mundo todo, após a crise stalinista.

+ 10 fatos sobre a trajetória de Fidel

No momento em que um vento de libertação sopra pelo mundo, o homem de charuto seduz. Ele tem apenas 32 anos e promete acabar com a corrupção que predominou na ditadura de Fulgencio Batista, assim como com o embargo americano nessa ilha situada a menos de 160 km da costa da Flórida.

A seu lado, está Ernesto “Che” Guevara, o médico argentino que bebe na teoria marxista, sonha com unificar a América Latina e se tornará um ícone da Revolução, após sua morte como um “mártir” na Bolívia, em 1967.

Mas é um outro ícone, o da intelligentsia francesa, Jean-Paul Sartre, que desembarca em 22 de fevereiro de 1960, em Havana, com a também escritora Simone de Beauvoir ao lado.

Durante um mês, o casal passeia pela ilha com Fidel. Sartre escreve um longo texto, “Furacão sobre o açúcar”, e multidões de jovens estrangeiros, entre eles o futuro ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, ou o intelectual Régis Debray, que se uniria a Che, na Bolívia, vão viver o “milagre” cubano.

Ainda em 1960, a jovem Françoise Sagan, nova coqueluche do mundo literário francês, é enviada por Cuba pela revista “L’Express” e volta desiludida com os primeiros desvios do regime.

Mas esse ainda era um momento glorioso da Revolução. Mesmo que, em 1961, no primeiro congresso “revolucionário” dos escritores, Fidel Castro tenha traçado claramente os limites da liberdade de expressão: “Na Revolução tudo, contra a Revolução, nada”.

O dramaturgo Virgilio Piñera murmura no microfone: “Quero apenas dizer que eu tenho muito medo”.

Em 1971, o poeta Heberto Padilla, de prestígio mundial, é preso e o caso afasta do regime muitos intelectuais.

Vários escritores, como peruano Mario Vargas Llosa, o mexicano Octavio Paz, o espanhol Jorge Semprun, ou o próprio Sartre, denunciam a detenção do poeta, que acaba sendo solto. O preço foi alto, porém. Durante horas, ele é obrigado a fazer uma “autocrítica” humilhante, denunciando seus amigos e até sua mulher como “inimigos da Revolução”.

A perseguição aos intelectuais e aos artistas por seu “pensamento subversivo” continuará com mais ou menos vigor. Escritores como Guillermo Cabrera Infante, Reinaldo Arenas, ou Zoé Valdés, escolhem o exílio. Ainda assim, Fidel continua a fascinar.

Apesar das divergências com o regime, o escritor colombiano e antigo jornalista da agência cubana Prensa Latina Gabriel Garcia Marquez, Prêmio Nobel de Literatura, era um grande amigo do comandante Fidel.

Toda uma geração de presidentes latino-americanos – do falecido Hugo Chávez (Venezuela) a Evo Morales (Bolívia), passando por Luiz Inácio Lula da Silva – reivindica a herança do líder Fidel que, doente, afastou-se do poder há dois anos, entregando-o a seu irmão, Raúl.

Para os europeus, sobretudo, socialistas como Danielle Mitterrand, Fidel e sua Revolução continuam sendo um capítulo único da História do comunismo.


Arquivado em:Mundo

Cubanos em Miami comemoram morte de Fidel Castro

Posted: 26 Nov 2016 02:33 AM PST

Dezenas de cubanos se reuniram na madrugada deste sábado com bandeiras de seu país e dos Estados Unidos nos arredores do restaurante Versailles, no bairro de Little Havana, em Miami, após tomarem conhecimento da morte de Fidel Castro, líder da revolução que levou milhares de pessoas a fugir de Cuba desde 1959.

O famoso restaurante foi palco de celebrações semelhantes cada vez que se intensificavam rumores da morte de Fidel, e de protestos e reuniões dos exilados em Miami.

+ 33 fotos que contam a trajetória de Fidel Castro

Muitos sorriam para as câmeras, outros choravam da emoção e alguns bebiam champanhe diretamente da garrafa sem se importar com a presença de curiosos.

A notícia da morte de Fidel Castro foi dada por seu irmão Raúl Castro, atual presidente de Cuba, pouco antes da meia-noite, por isso muitos miamenses de origem cubana ainda não souberam.

A famosa rua 8 de Miami, a avenida principal da região chamada Little Havana, teve o tráfego interrompido porque muita gente foi para o asfalto.

+ 10 fatos sobre Fidel Castro, morto aos 90 anos

Ramón Saúl Sánchez, líder da organização do exílio cubano Movimento Democracia, lamentou hoje que a morte de um “tirano” – como definiu Fidel Castro – não signifique “a liberdade do povo de Cuba”.

“É a maior tristeza que tenho em meu coração”, afirmou à Agência Efe o ativista.

Fidel Castro morreu aos 90 anos às 22h29 de sexta-feira (hora local; 1h29 de sábado em Brasília), informou seu irmão, o presidente Raúl Castro, em pronunciamento na rede de televisão estatal.

O corpo do líder histórico da Revolução Cubana será cremado, “atendendo sua vontade expressa”, explicou Raúl, bastante emocionado.

(Efe)


Arquivado em:Mundo

Putin considera Fidel símbolo de “toda uma época”

Posted: 26 Nov 2016 02:20 AM PST

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou neste sábado o líder cubano Fidel Castro, que morreu ontem à noite, aos 90 anos, como símbolo de “toda uma época” da história contemporânea.

“A Cuba livre e independente que criou junto com seus correligionários se transformou em um membro influente da comunidade internacional e serviu de exemplo inspirador para muitos povos e países”, disse Putin, segundo o Kremlin.

O presidente russo, que também destacou que Fidel “deu sua vida” por seus ideais, fez estas afirmações em um telegrama de condolências que enviou ao presidente cubano, Raúl Castro.

+ 10 fatos sobre a vida de Fidel Castro

(Efe)


Arquivado em:Mundo

IMPERDÍVEL: Silva se renova ao cantar Marisa Monte

Posted: 26 Nov 2016 02:00 AM PST

A voz lapidada e o tom descontraído que faz o amor parecer algo simples são algumas das similaridades entre Silva e Marisa Monte. Os cantores e compositores se aproximaram em 2015, quando o músico capixaba fez em São Paulo, sob a benção da homenageada, o show Silva canta Marisa Monte. A apresentação se desdobrou no disco de mesmo nome, já disponível nas plataformas digitais e, a partir da próxima semana, nas lojas físicas.

Silva elegeu onze faixas da carreira de Marisa e escreveu, ao lado dela e de seu irmão Lucas, uma inédita, a minimalista Noturna (Nada de Novo na Noite). Estão no setlist composições de letras conhecidas, como Ainda Lembro, Não Vá Embora, Infinito Particular, Beija Eu, Não É Fácil e até uma passagem pela fase Tribalistas, com Pecado É Lhe Deixar de Molho. O alicerce das canções foi respeitado. Contribuem para dar ao disco a cara de um novo dono pequenos detalhes, como algumas levadas de reggae e de blues, e batidas de house dançantes.


Arquivado em:Entretenimento