USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Notícias

Notícias


Guga Kuerten é condenado por fraude fiscal e protesta

Posted: 23 Nov 2016 09:41 AM PST

O ex-tenista Gustavo Kuerten foi condenado nesta quarta-feira a devolver uma quantia milionária de impostos não declarados. O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) negou o recurso do ex-atleta acusado de fraude fiscal, em processo que poderia chegar a 30 milhões de reais. Guga tratou as denúncias como "um absurdo" e prometeu recorrer da decisão. 

Em outubro, Guga compareceu ao primeiro julgamento do Carf, em Brasília, e chegou a chorar ao apresentar seus argumentos, antes que o julgamento fosse suspenso. O ex-número 1 do tênis é acusado pela Receita Federal de ter usado a empresa Guga Kuerten Participações e Empreeendimentos – constituída por ele e pelo irmão Rafael Kuerten para a exploração de sua imagem – para pagar o imposto de renda como pessoa física, com alíquota de 20%, em vez de 27,5%, como pessoa física, entre 1999 e 2002.

“Se eu quisesse utilizar a pessoa jurídica simplesmente para ter beneficio fiscal, seria muito mais fácil ter ido morar fora do Brasil, fixado residência em Monte Carlo ou qualquer outro país com isenção fiscal e me livrado de pagar qualquer imposto, até porque eu passava muito mais tempo no exterior do que aqui. Mas, para mim sempre fez mais sentido trazer esse dinheiro para o Brasil e investir no meu país", disse Guga, em um dos trechos do comunicado.

Como já havia feito em seu depoimento em Brasília, Guga defendeu a legalidade da prática e disse que não teria conseguido gerenciar sua carreira sem a ajuda de uma empresa. Ele garante ter pagado seus impostos normalmente como pessoa física e que apenas os contratos de direitos de imagem foram feitos como pessoa jurídica – controvérsia semelhante ao dos casos de fraude fiscal nas quais Neymar, Lionel Messi e outras estrelas do esporte estão envolvidas.

"Assumi que essa era a melhor opção e, desde o início da minha carreira, todos os impostos das premiações dos torneios que recebi como tenista, que dependem exclusivamente do meu rendimento em quadra, eu paguei na pessoa física. Agora, é inaceitável que nos contratos de uso de imagem, que envolvem muito mais do que simplesmente os esforços do atleta, eu não tenha direito de escolha, sendo que, desde 1995, montamos uma empresa, com uma equipe preparada para cuidar desse assunto e de todo o trabalho que a minha carreira requisitava", desabafou o tricampeão de Roland Garros.

"Acho um absurdo a Fazenda Nacional me obrigar a classificar como pessoa física os rendimentos recebidos e tributados pela pessoa jurídica. Ou seja, eu teria que receber as propostas, negociar os valores, elaborar os contratos, agendar as campanhas e eventos, analisar os roteiros, definir a logística, aprovar filmes e fotos, produzir releases, e ainda organizar toda a agenda com a imprensa mundial. Analisando todas essas requisições fica evidente que a imagem de um atleta vai muito além das atividades em que ele está envolvido, depende do trabalho intenso e incessante de uma equipe especializada, cuidando dos mínimos detalhes. Inclusive, a lei de 2005 deixou tudo isso muito claro, confirmando a possibilidade da exploração da imagem pela pessoa jurídica, e vale a pena lembrar que mesmo antes dessa época, não havia nenhuma proibição", continuou.

Por fim, Gustavo Kuerten afirmou que irá recorrer da decisão. "Infelizmente, após essa decisão incoerente, vamos seguir com o processo judicial, lutando por essa causa, acreditando que tudo o que a gente fez serve de exemplo para qualquer atleta que queira construir uma carreira de sucesso”.

 

 


Arquivado em:Esporte

Casas Bahia e Ponto Frio antecipam Black Friday para quinta-feira

Posted: 23 Nov 2016 09:17 AM PST

Com a entrada em definitivo da Black Friday no calendário do comércio brasileiro, as empresas de varejo adaptaram as estratégias de vendas para aproveitar a data.

Como parte da tática, a Via Varejo, que controla as Casas Bahia e o Ponto Frio, decidiu antecipar o início da megaliquidação para 18h desta quinta-feira nas duas redes. A antecipação ocorrerá tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais.

A principal razão, segundo Luiz Henrique Vendramini, diretor-comercial da Via Varejo, é que em anos mais recentes detectou-se baixas nas vendas entre outubro e o início de novembro se comparadas com o desempenho do início da década. Mesmo calculados os efeitos da crise econômica"Considerando vendas em um só dia, a Black Friday já é a data mais importante do ano. E o sábado depois da Black Friday já é segunda", disse Vendramini.

Na quinta, as lojas e os sites vão operar normalmente até 18h. Depois, ambos vão ser redecorados para expor as promoções e descontos que em outros anos começavam na meia-noite de sexta-feira.

Vendramini garante que foi uma estratégia concebida durante o ano inteiro. Outra mudança na operação é que a empresa vai trabalhar com estoques integrados das redes de varejo. O objetivo é prevenir a falta de produtos nas lojas e tentar diminuir o tempo de entrega para as compra on-line.


Arquivado em:Economia

Twitter suspende por engano conta de seu CEO

Posted: 23 Nov 2016 09:09 AM PST

A rede social Twitter suspendeu temporariamente, na noite desta terça-feira, a conta de seu cofundador e CEO, Jack Dorsey, devido a “um erro interno”.

A conta @jack ficou desabilitada durante 15 minutos, impedindo que os internautas pudessem ler os tuítes de Dorsey.

O próprio Dorsey explicou em uma mensagem posterior ao restabelecimento do serviço que a interrupção foi “um erro interno”.

“Instalando meu app twttr [ndlr]… outra vez (a suspensão foi um erro interno)”, tuitou.

O departamento de comunicação do Twitter não respondeu à AFP sobre esse problema.

O incidente coincide com as dificuldades que a empresa atravessa para aumentar sua audiência e definir um modelo econômico, dez anos depois de sua fundação.

A companhia anunciou há um mês um plano de corte de 9% de postos de trabalho em nível mundial depois de um trimestre fiscal decepcionante, assim como a saída de seu chefe de operações, Adam Bain.

O caso lembra a confusão que o Facebook fez ao declarar a ‘morte’ de alguns usuários. Na época, perfis foram transformados em “páginas póstumas” e nem mesmo o fundador, Mark Zuckenbeg, conseguiu escapar.


Arquivado em:Economia

Lava Jato: Executivos da Odebrecht assinam acordos de delação

Posted: 23 Nov 2016 09:09 AM PST

Executivos da construtora Odebrecht estão assinando desde a manhã desta quarta-feira os acordos de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR) para colaborar com as investigações da Operação Lava Jato. A delação do grupo é chamada de a “delação do fim do mundo”, pois promete implodir o mundo político — e até o juiz Sergio Moro faz votos de que "o Brasil sobreviva".

Conforme revelou VEJA no mês passado, o acordo envolve os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, o atual, Michel Temer, tucanos de alta plumagem, como José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin, peemedebistas fortemente ligados a Temer, como o senador Romero Jucá e o ministro Geddel Vieira Lima, e os dois principais nomes do PMDB no Rio de Janeiro: o prefeito Eduardo Paes e o ex-governador Sérgio Cabral. As revelações na delação da empreiteira, que faturou 125 bilhões de reais em 2015 e reuniu 400 advogados para costurar o acordo, levam procuradores da força-tarefa da Lava Jato a constatar que "se os executivos comprovarem tudo o que dizem, a política será definida como a.O. e d.O.

Devido ao grande volume de informações, a previsão dos investigadores é que todos os documentos do acordo sejam entregues até amanhã (quinta-feira), quando deve ser concluído formalmente o processo de colaboração tanto da empresa, quanto dos executivos. A Odebrecht preparou um comunicado público que vai ser distribuído na imprensa e nas redes sociais do grupo pedindo desculpas pelo ilícitos.


Arquivado em:Política

Enquete: Rogério Ceni deve ser o técnico do São Paulo?

Posted: 23 Nov 2016 09:02 AM PST

A demissão do técnico Ricardo Gomes do São Paulo fez crescer os rumores de que o ídolo Rogério Ceni pode ser o treinador do clube paulista em 2017. O histórico goleiro, que vestiu a camisa tricolor entre 1993 e 2016, passou todo este ano estudando para ser treinador e nunca escondeu o seu desejo de voltar a pisar no Morumbi na nova função. A contratação de Ceni, 43 anos, ainda divide a diretoria (e também a torcida) do São Paulo. O diretor de futebol Marco Aurélio Cunha se limitou a dizer que o interino Pintado dirigirá o time até o final do Campeonato Brasileiro, em 4 de dezembro, e que o novo técnico será anunciado na pré-temporada de 2017, antes da Florida Cup, nos Estados Unidos. Vote na enquete:

No segundo semestre, Rogério Ceni realizou um curso de treinador na Inglaterra e viajou pela Europa para visitar treinadores importantes, como Jorge Sampaoli, do Sevilla, e Jürgen Klopp, do Liverpool. O presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, já afirmou diversas vezes que Ceni comandará o clube em “algum momento futuro”. Na semana passada, perguntado sobre a possibilidade, Rogério Ceni despistou. “Não falei nada com o São Paulo e o São Paulo não falou nada comigo. Até pegaram uma imagem esses dias, de quando eu fui assistir um jogo do time sub-20, mas só vim assistir um jogo, nada mais, acho que tenho esse direito”, concluiu Ceni. 

 

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

Comissão rejeita convocação de Geddel por tráfico de influência

Posted: 23 Nov 2016 09:00 AM PST

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados rejeitou, em reunião extraordinária, nesta quarta-feira o requerimento do deputado Jorge Solla (PT-BA), que pedia a convocação do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. No requerimento, o deputado pedia que Geddel esclarecesse as denúncias de pressão e tráfico de influência feitas pelo ex-ministro Marcelo Calero.

O requerimento foi rejeitado por 17 votos a 3.  Outro requerimento do mesmo deputado convidava o ex-ministro Marcelo Calero para prestar esclarecimentos sobre denúncia de que Geddel o pressionava para produzir um parecer técnico para favorecer seus interesses pessoais também foi rejeitado.

Leia também:

Calero disse em entrevista publicada no jornal Folha de S. Paulo no último sábado que o articulador político do governo Temer o procurou cinco vezes para que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão subordinado à Cultura, aprovasse um projeto imobiliário nos arredores de uma área tombada em Salvador, onde o ministro teria um apartamento. "Entendi que tinha contrariado de maneira muito contundente um interesse máximo de um dos homens fortes do governo", afirmou.

Na manhã desta quarta-feira, o conselheiro José Saraiva Filho decidiu que não vai mais participar do processo instaurado na Comissão de Ética da Presidência contra Geddel. Ele enviou um comunicado ao presidente do colegiado, Mauro Menezes, em que declara "suspeição por fatos supervenientes" levantados nos últimos dias pelos veículos de imprensa.


Arquivado em:Política

Vídeo: família de patos para a rodovia Castelo Branco, em SP

Posted: 23 Nov 2016 08:55 AM PST

Sim, há grupos que podem desrespeitar as regras, mesmo as de trânsito. Imagine você atravessar uma rodovia movimentada como a Castelo Branco, no meio do dia, sem ter de correr e sem se preocupar em procurar uma passarela. Parece perigoso? Não se você for um pato.

Nesta terça-feira, a Castelo Branco parou no início da tarde por causa de uma família de patos silvestres. Mãe e 15 filhotes atravessaram a pista da rodovia sem olhar para os dois lados e, pior, longe da faixa de pedestres.

A travessia aconteceu no km 21, no município de Barueri. Assista ao vídeo.


Arquivado em:Brasil

TCU aprova pagamento de R$100 bilhões do BNDES ao Tesouro

Posted: 23 Nov 2016 08:45 AM PST

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu em votação unânime nesta quarta-feira que a devolução de 100 bilhões de reais pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Tesouro é uma operação legal, dando respaldo à medida anunciada pelo presidente Michel Temer quando ainda interino para redução da dívida bruta.

O relator do caso, ministro Raimundo Carreiro, sublinhou que os recursos devem se destinar exclusivamente a esse fim, rechaçando eventual direcionamento para auxílio a Estados. Em maio, Temer anunciou que o BNDES pagaria 40 bilhões de reais neste ano ao Tesouro, e outras duas parcelas anuais de 30 bilhões de reais cada em 2017 e 2018, dentro dos esforços de ajuste fiscal.

Os recursos, no entanto, servirão apenas para abater a dívida bruta do país, hoje acima de 70% do Produto Interno Bruto (PIB), e não ajudar o país a reduzir seu déficit primário.

O montante integra os mais de 500 bilhões de reais que foram repassados ao BNDES nos últimos anos por meio da emissão direta de títulos públicos ao banco para que concedesse empréstimos a juros subsidiados que tinham por objetivo impulsionar a economia. Segundo o governo, os 100 bilhões de reais estavam ociosos no caixa do banco e sua retirada não afetará a capacidade de financiamento do BNDES.

A equipe econômica adotou um tom de cautela e disse que a devolução só ocorreria após o TCU concordar com a legalidade do procedimento.

Em seu voto, o ministro Carreiro defendeu que a operação não seria ilegal, pois só são vedadas as antecipações que tenham por efeito a criação de uma dívida para a União.

“A antecipação de um pagamento no âmbito do contrato de empréstimo pelo BNDES… não tem como efeito, para o poder público que detém maioria do capital votante do BNDES, o surgimento de obrigação de pagar”, escreveu ele. “Tampouco, em contrapartida, nasce para o banco crédito algum perante a União”, acrescentou.

Socorro aos estados

 

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reafirmou que a operação tem natureza financeira e que será voltada ao abatimento da dívida, afastando a possibilidade de emprego dos recursos para socorro aos Estados, em meio à grave situação de caixa que vivem. A ajuda aos entes foi levantada pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que chegou a dizer que o governo estava estudando essa alternativa.

Na terça-feira, a União topou dividir a multa do projeto de regularização de ativos no exterior com os Estados, o que garantirá aos governos estaduais 5,2 bilhões de reais. Em troca, deverão adotar medidas de ajuste fiscal como a limitação do aumento de gastos à inflação e uma redução de 20% nas despesas com pessoal não concursado.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia

‘Supermax’, da Globo, naufraga e perde para Band e SBT

Posted: 23 Nov 2016 08:29 AM PST

Uma das maiores apostas da Globo deste ano, a série de ação e suspense Supermax está naufragando no ibope. Nesta terça-feira, o MasterChef Profissionais, última versão do reality culinário da Band, bateu o recorde da temporada ao atingir 10 pontos de audiência, deixando a emissora na liderança por 74 minutos. O programa registrou 8,3 pontos de média durante a sua exibição, das 22h30 até quase 1h da manhã.

O SBT também não se saiu mal e superou a rival carioca enquanto exibia o filme Sammy: A Grande Fuga. No horário em que o longa esteve em confronto com Supermax, das 23h23 às 23h53, o canal de Silvio Santos marcou 9,1 pontos de média contra 8,5 da Globo.

O filme ainda atingiu picos de 11 pontos no Ibope, superando em alguns momentos o reality da Band, que ao longo da noite foi o maior vencedor.

MasterChef Profissionais vem aproveitando a má fase de Supermax para conquistar um audiência sólida toda semana. Polêmicas envolvendo acusações de machismo por parte do público, e o gênio forte dos participantes, que trocam farpas inclusive com os jurados e a apresentadora são um prato cheio para os telespectadores.

O episódio desta terça-feira foi de superação. Chamada de “menos perigosa” por Marcelo e alvo frequente de machismo dos colegas, Dayse fez o melhor prato do dia, superando o favorito e veterano Ivo. Em episódio anterior, ele chegou a mandar a participante “varrer o chão” e dizer que é difícil trabalhar com mulheres na cozinha porque são mais “frágeis”.

Além dos três citados, também participaram da prova, Fádia e Dário. Todos tiveram que preparar pratos com ingredientes nobres, como caviar, vieira, foie gras e champagne. Segundo a avaliação dos jurados Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin, os dois melhores resultados foram de Ivo e Dayse.

Contudo, apenas o melhor entre os dois teria vaga garantida, sem precisar passar pela prova de eliminação. Com receio de enfrentar Ivo, Marcelo começou a torcer para que Dayse fosse para a eliminação, o que não aconteceu. Os quatro restantes se enfrentaram em duas provas, a primeira vencida por Ivo, e a segunda, tendo Fádia como eliminada, restando Dayse como a única mulher entre os participantes. A prova foi considera uma das mais decepcionantes do programa porque nenhum dos três concorrentes acertou uma receita de suflê.

 


Arquivado em:Entretenimento

Ultraconservador é declarado culpado por morte de Jo Cox

Posted: 23 Nov 2016 08:05 AM PST

O simpatizante de extrema-direita Thomas Mair, de 53 anos, foi declarado culpado nesta quarta-feira pelo assassinato da parlamentar britânica Jo Cox, em junho deste ano. O veredicto foi anunciado após um julgamento com juri popular na Corte de Orl Bailey, em Londres.

Jo Cox morreu em 16 de junho, após ser baleada e apunhalada por Mair. Ela tinha 41 anos, era casada, mãe de dois filhos e membro do Partido Trabalhista. A parlamentar defendia a permanência do Reino Unido na União Europeia e, na época, a campanha pelo referendo chegou a ser suspensa devido à morte de Cox.

O ataque aconteceu perto da biblioteca da cidade de Birstall, onde Jo participava de um ato público contra o Brexit. Testemunhas relataram que Thomas Mair gritou "Reino Unido primeiro!" antes de disparar sua arma duas vezes. O lema é também o nome de uma minúscula legenda política ultranacionalista que mantém posições xenófobas.

Segundo o jornal The Guardian, Mair é simpatizante da ideologia de extrema-direita e apoiava e comprava livros do grupo neonazista americano National Alliance. Em 23 de junho, os britânicos aprovaram a saída do Reino Unido da União Europeia.

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

Ricardo Gomes é demitido do São Paulo

Posted: 23 Nov 2016 07:37 AM PST

O diretor de futebol do São Paulo, Marco Aurélio Cunha, anunciou nesta quarta-feira a demissão do técnico Ricardo Gomes. O treinador e seu auxiliar, Luiz Otávio, foram dispensados logo após o treino desta manhã. O assistente técnico Pintado assume o comando da equipe até o fim do Campeonato Brasileiro.

Ricardo Gomes, de 51 anos, chegou a ter sua permanência garantida pelo presidente Carlos Alberto de Barros e Silva, o Leco, há algumas semanas, mas os recentes resultados ruins e a atual 13ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro foram determinantes para o desligamento.

Em comunicado à imprensa, Cunha garantiu que o novo técnico será anunciado até a pré-temporada 2017, que será realizada nos Estados Unidos, com a disputa da Florida Cup: “É o momento mais adequado para esta mudança. A partir de agora pensaremos em novos planos e rumos dentro de uma ideologia que planejamos para 2017. Para a pré-temporada, e consequentemente para a disputa da Flórida Cup, teremos um novo treinador”.

Ricardo Gomes, em sua segunda passagem pelo clube da capital paulista, esteve à frente da equipe em 18 partidas, com um total de seis vitórias, cinco empates e sete derrotas. Na sua primeira passagem, entre junho de 2009 e agosto de 2010,  ele fez 90 partidas pelo São Paulo, com 44 vitórias, 20 empates e 26 derrotas.

(Da redação)


Arquivado em:Esporte

Mulher que tentou suicídio diante de Luciano Huck tem alta

Posted: 23 Nov 2016 07:24 AM PST

A fã que atravessou o cordão de isolamento e cortou os pulsos na frente de Luciano Huck, em Fortaleza, teve alta na manhã desta quarta-feira. A identidade e a motivação da mulher, que seria fã do apresentador e estaria tentando chamar a sua atenção, não são conhecidos. Procurada, a Globo se limita a informar que Huck gravava um quadro assistencialista de seu programa, o Caldeirão do Huck, quando a fã se aproximou e, depois de mostrar o pulso sangrando, desmaiou diante do apresentador.

 

Luciano Huck estava na capital cearense para entregar a nova estrutura de uma escola de música. Huck também visitou a comunidade do Titanzinho, onde estão os surfistas de Fortaleza. Em seu perfil no Instagram, Huck, que neste ano encarou também o acidente do sertanejo Mariano, machucado ao bater em um trampolim no quadro Saltibum, se limitou a dizer que teve um “dia muito especial” em Fortaleza, nesta terça-feira.

Instagram Photo

 

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Austrália: quatro pessoas morrem com asma causada por tempestade

Posted: 23 Nov 2016 07:15 AM PST

A combinação de uma chuva severa com altos níveis de pólen, na noite de segunda-feira, causou a morte de quatro pessoas na Austrália, devido a um fenômeno conhecido como "asma de tempestade". Milhares de pessoas foram atendidas em hospitais do Estado de Victoria com problemas respiratórios, enquanto os serviços de saúde tentavam lidar com a alta demanda de atendimentos.

Durante a tempestade, farmácias da cidade de Melbourne tiveram seus estoques de medicamento para alergia e broncodilatadores zerados. Em apenas quatro horas, o serviço de ambulâncias de Victoria recebeu 1.900 ligações, seis vezes maior que o volume comum, e precisou da ajuda de policiais e bombeiros para responder aos chamados.

Segundo o jornal local Herald Sun, a estudante de Direito Hope Carnevali, de 20 anos, foi a primeira vítima confirmada por causa do estranho fenômeno. A jovem, que já era asmática, morreu enquanto esperava a chegada de paramédicos. Apollo Papadopoulos, de 35 anos, chegou a ser atendido, mas não resistiu ao ataque respiratório.

Com 18 anos, Omar Majoulled faleceu dois dias antes de sua formatura de Ensino Médio por causa da alergia. "Omar era o mais saudável do nosso grupo", contou um amigo, Shuayb Talic, à CNN. "Ele tinha asma e, aparentemente, ficava tão severa em períodos de tempestade que ele mal podia se levantar", contou. A última vítima confirmada foi Clarence Leo, pai de duas crianças, declarado morto nesta quarta-feira. Pelo menos outras trinta pessoas seguem em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

Desde que a primeira vez que o fenômeno foi registrado, nos anos 1980, vítimas da "asma de tempestade" já apareceram em países da Europa e nos Estados Unidos. O caso mais grave ocorreu em Londres, em junho de 1994. Seiscentos e quarenta moradores da cidade foram atendidos em hospitais e mais de cem internações foram registradas, segundo o jornal Washington Post.


Arquivado em:Mundo

Sobrinha-neta de Sarney foi estuprada e morta pelo cunhado

Posted: 23 Nov 2016 07:12 AM PST

O empresário Lucas Porto estuprou e matou por asfixia a cunhada Mariana Costa, sobrinha-neta do ex-presidente José Sarney. Os crimes aconteceram no último dia 14.

A conclusão é da Polícia Civil, com base nos resultados dos laudos periciais, que foram divulgados nesta quarta-feira. O assassino confesso vai responder pelos crimes de estupro, homicídio e feminicídio.

A perícia concluiu que Porto estuprou, depois esganou e por fim asfixiou Mariana. Os ferimentos encontrados nas pernas, nos braços e até na cabeça da vítima mostraram que houve luta corporal.


Arquivado em:Brasil

Ex-assessor de Palocci recebeu R$ 1,6 mi do Hospital 9 de Julho

Posted: 23 Nov 2016 06:57 AM PST

A força-tarefa da Operação Lava Jato encontrou na residência de Branislav Kontic – ex-assessor de Antonio Palocci e acusado de atuar como emissário do ex-ministro no contato com a Odebrecht para beneficiar a empreiteira no governo federal –, extratos de consultorias prestadas por sua empresa ao Hospital 9 de Julho e à empresa Multiplan, responsável pela gestão de shoppings e empreendimentos imobiliários em todo o país.

Assim como o ex-ministro, Brani, como era conhecido o ex-assessor, abriu empresas de consultoria após deixar a assessoria de Palocci na Casa Civil, em 2011, durante o governo Dilma Rousseff. Ele fez parte do quadro da Projeto Consultoria, do ex-ministro, até agosto de 2012 e é o dono da Anagrama Consultoria, empresa que tem apenas ele como sócio. Foi justamente a Anagrama que recebeu, segundo os extratos encontrados em sua residência, 924.200 reais do Hospital 9 de Julho e 755.200 reais da Multiplan de 2013 a 2015 a título de consultorias a estas empresas.

Chamou a atenção da PF o fato de a empresa ter apenas Brani como sócio e não possuir nenhum funcionário, além de ter como atividade “consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica”. “Chama atenção um hospital, que de acordo com banco de dados à disposição da Polícia Federal, possui diversos contratos com a administração pública, que realizou diversas doações para vários partidos políticos, possuir um contrato de consultoria com uma empresa que sua atividade econômica é consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica”, aponta o agente da PF Antonio Chaves Garcia, que assina o relatório.

O tradicional hospital doou o total de 5,370 milhões de reais a candidatos e partidos nas eleições de 2012 e 2014. Dentre os destinatários das doações registradas na Justiça Eleitoral estão PT, PMDB, PSDC, PSD e PSDB. Entre os nomes dos destinatários de doações do hospital destaca-se Olavo Calheiros Filho (PMDB), irmão do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) e que recebeu 400.000 reais do hospital.

No relatório, a PF não aponta irregularidades nas doações, apenas rastreia as movimentações financeiras do hospital, bem como seus contratos com a administração pública.

Contratos

O Hospital 9 de Julho, segundo a PF, aparece como destinatário de recursos do Tesouro Nacional, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) por meio do Hospital Geral de São Paulo, Hospital de Aeronáutica de São Paulo e Comando do 8.º Distrito Naval.

A instituição também aparece como fornecedora do Hospital Militar de Área de São Paulo – Unidade compradora Fundo do Exército e Serpro – Regional São Paulo (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Leia também:
Receita quer explicações sobre milhões de ex-assessor de Palocci
Palocci defende interesses da Odebrecht em submarino desde 2009
Lava Jato investiga se Braskem repassou propina a Palocci
À PF, Palocci nega ser o 'italiano' de planilha da Odebrecht

Atualmente, Brani está preso no Complexo Médico Penal de Pinhais, nos arredores de Curitiba (PR), base da Lava Jato, e responde a uma ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à obtenção, pela Odebrecht, de contratos de afretamento de sondas com a Petrobras.

Segundo as investigações, Brani atuava como intermediário de Palocci no contato com a empreiteira. Além da denúncia, a Lava Jato segue apurando as atividades de Brani e, por isso, rastreia seus contratos de consultoria.

Consultado, o Hospital 9 de Julho não retornou os contatos da reportagem. O Criminalista José Roberto Batochio, que defende Branislav Kontic, disse que a empresa de seu cliente é regular. “Esta é uma empresa absolutamente regular, de prestação de serviços, da qual ele é sócio e, pelo que eu saiba, o hospital não é entidade pública e nem a remuneração paga por ele [a Brani] sai do erário. Se trata de um contrato entre particulares, da mesma forma que ocorre com a Multiplan, que também é uma pessoa jurídica de direito privado”, disse.

A Mutiplan esclareceu que “assinou um contrato com a empresa Anagrama Consultoria e Assessoria Ltda em julho de 2014. O contrato tinha finalidade específica de prestação de serviços de análise sobre as modificações no Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, na Lei de Uso e Ocupação do Solo e seus impactos no desenvolvimento dos empreendimentos que a empresa possui na cidade. Os serviços foram pagos em bases mensais e prestados por arquitetos e profissionais qualificados, com expertise técnica em regulação urbanística, tendo sido encerrado o contrato em junho de 2015.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Violência entre torcedores volta a chocar Europa

Posted: 23 Nov 2016 06:56 AM PST

Uma nova onda de violência entre torcedores voltou a assustar a Europa nesta rodada da Liga dos Campeões. Foram registrados dois incidentes graves antes das partidas entre Sevilla e Juventus, na terça-feira, e Napoli e Dínamo de Kiev, marcado para esta quarta. Três torcedores, um italiano e dois ucranianos, foram esfaqueados durante as brigas.

A primeira confusão ocorreu na noite de segunda-feira em Sevilha, na Espanha. Aos gritos de “hooligans Sevilla”, um grupo invadiu um restaurante no centro da cidade para agredir torcedores da Juventus no local. Autoridades espanholas confirmaram que um homem de 25 anos foi esfaqueado durante o conflito.

O homem, cuja identidade não foi revelada, foi hospitalizado em condição estável e não corre risco de vida. Pelo menos outras duas pessoas sofreram lesões menores na briga. A polícia chegou ao local, mas nenhum dos agressores foi preso.

Já na noite desta quarta-feira, dois torcedores ucranianos do Dínamo de Kiev foram esfaqueados em Nápoles, na Itália, segundo informações do jornal La Gazzetta dello Sport.  O primeiro deles, um homem de 50 anos, vestia um cachecol do Dínamo e levou três facadas na perna.

Pouco depois, em outro ponto da mesma rua, outro ucraniano não identificado foi esfaqueado. As duas vítimas foram socorridas e não correm riscos. Nos últimos anos, foram registrados vários episódios de violência em rodadas das ligas europeias e também na última Eurocopa, na França.

Torcedores ingleses jogam garrafas contra policiais, durante confronto em Marselha, na França, antes da partida entre Inglaterra x Rússia pela Eurocopa - 11/06/2016Grupo de torcedores russos entram em confronto com torcedores ingleses em Lille, na FrançaConfusão entre torcedores na Eurocopa 2016Policiais prendem torcedor, antes da partida entre Inglaterra x Rússia pela Eurocopa, em Marselha, na França - 11/06/2016Torcedores rivais brigam, antes da partida entre Inglaterra x Rússia pela Eurocopa, em Marselha, na França - 11/06/2016Policiais prendem torcedor, antes da partida entre Inglaterra x Rússia pela Eurocopa, em Marselha, na França - 11/06/2016Policial usa gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes, antes da partida entre Inglaterra x Rússia pela Eurocopa, em Marselha, na França - 11/06/2016Segurança reforçada na França antes do início da Eurocopa
Arquivado em:Esporte

Conselheiro pede afastamento do processo contra Geddel

Posted: 23 Nov 2016 06:33 AM PST

Indicado por Geddel Vieira Lima para a Comissão de Ética da Presidência, o conselheiro José Saraiva Filho decidiu nesta quarta-feira que não vai mais participar do processo instaurado no conselho contra o ministro da Secretaria de Governo. Nesta manhã, ele enviou um comunicado ao presidente do colegiado, Mauro Menezes, em que declara “suspeição por fatos supervenientes” levantados nos últimos dias pelos veículos de imprensa.

"Este conselheiro vem perante Vossa Excelência requerer que seja registrado nos autos da Representação acima referida, na qual figura como investigado o ministro Geddel Vieira Lima (…) meu afastamento da apreciação da matéria objeto do procedimento, devido à suspeição por fatos supervenientes, consistentes nos questionamentos divulgados em veículos de comunicação, a respeito da minha isenção para atuar na questão, o que recomenda o afastamento do referido procedimento que se iniciou no último dia 21 de novembro", diz a manifestação.

Na última segunda-feira, a comissão se reuniu para decidir se abriria um processo contra Geddel com base nas denúncias feitas pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, que pediu demissão do cargo dizendo que foi pressionado pelo ministro a intervir junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para liberar a construção de um edifício de alto padrão em Salvador, onde Geddel tinha um imóvel.

Num primeiro momento, Saraiva pediu vista do caso para, segundo ele, ter mais tempo para analisá-lo. A solicitação iria atrasar a apreciação da denúncia até dezembro. Depois, com a repercussão negativa, reviu a decisão e acabou votando pela abertura do processo.

Saraiva tomou posse em setembro deste ano, já na gestão do presidente Michel Temer. Sua nomeação foi assinada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (PMDB-RJ), que estava no exercício da Presidência da República na ocasião. A indicação, no entanto, havia partido do ministro da Secretaria de Governo.

(Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo) 

 


Arquivado em:Brasil, Política

Acusada de estrelismo em avião, Kéfera parodia Luan Santana

Posted: 23 Nov 2016 06:30 AM PST

Depois de anunciar que iria dar um tempo do Youtube para se dedicar aos seus projetos no cinema e à família, Kéfera retomou a sua programação normal como youtuber nesta terça-feira, ao publicar uma nova paródia de um hit do momento em seu canal. Desta vez, a atriz, que já refez sucessos como Bang, de Anitta, resolveu “avacalhar” com a música sertanejo Dia, Lugar e Hora, de Luan Santana — que entrou na brincadeira e participou do vídeo.

Como foi acusada de racismo por sua última paródia, de Work, da caribenha Rihanna, desta vez a youtuber preferiu zoar a si mesma e ao novíssimo parceiro de infância. Ao comer uma folha, segurar um absorvente ou usar o banheiro — sem auxílio de papel higiênico e sem lavar a mão depois –, a atriz tenta seduzir o cantor com uma letra em que fala o quanto é fedida e nada asseada.

Kéfera manda bem nas paródias musicais. O vídeo mais visto do canal da curitibana é uma imitação de Bang, da Anitta, com mais de 38 milhões de visualizações. A mais nova brincadeira já foi assistida mais de 1,2 milhão de vezes em menos de 24h. Mas a grande novidade aqui é a participação especial do cantor original da música. Luan Santana não abre a boca uma única vez durante o vídeo, e fica apenas deslizando pela cena com seu coque hipster.

Boatos — Enquanto a sua versão de Dia, Lugar e Hora era assistida por milhares de internautas, Kéfera usou o Snapchat para mostrar as gravações de um novo filme ao lado de Cássio Gabus Mendes. Na rede social, a youtuber também negou o boato, à solta na internet, de que teve um ataque de estrelismo em um voo, no qual teria pedido para não ser incomodada pelo serviço de bordo — que não a teria reconhecido.

“Tem portais falsos falando que eu dei um ataque de estrelismo no aeroporto e não quis atender fãs. Gente, nem viajar eu viajei. Tão dizendo que nem me reconheceram e que eu pedi para não ser reconhecida. Sério mesmo? Parem de me fazer sentir vergonha alheia por vocês. Não precisa ficar inventando coisa com meu nome”, disparou.


Arquivado em:Eleições 2016: Aracaju, Entretenimento

Comissão volta a discutir medidas de combate à corrupção

Posted: 23 Nov 2016 06:27 AM PST

A comissão especial que analisa as medidas de combate à corrupção retomou na manhã desta quarta-feira a análise do novo parecer apresentado na noite desta terça pelo relator Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Mais de 30 deputados estão inscritos para discursar por até 15 minutos, cada, antes da votação do parecer.

O primeiro a inaugurar a fase de debates foi o deputado Fausto Pinato (PP-SP), que já apresentou um voto em separado propondo a inclusão do crime de responsabilidade para magistrados e membros do Ministério Público. Pinato insistiu que “a hora é agora” para criar a tipificação de crime de responsabilidade para essas categorias. “Quem não deve não teme”, insistiu o deputado.

Em resposta a Pinato, Lorenzoni disse que até a próxima terça-feira encaminhará uma proposta em separado na Câmara específica sobre o tema. Ele lembrou que já existe a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 291, que regulamenta o regime disciplinar da magistratura e do Ministério Público, e que o assunto pode também ser incluído na PEC. “Insisto a dizer que seu relatório não tem maioria, que gostaria que incluísse o crime de responsabilidade para juízes e promotores”, rebateu Pinato.

Mudanças

Diante da pressão de parlamentares de diversos partidos, que resistem ao parecer mais palatável às propostas do Ministério Público Federal (MPF), o relator do pacote aceitou nesta terça fazer várias mudanças no texto final. Lorenzoni retirou cinco das dezessete medidas que contavam na penúltima versão do texto. Além disso, fez mudanças pontuais em algumas das doze propostas que permaneceram no texto.

Leia também:

As alterações foram negociadas durante reunião na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com vários líderes partidários durante toda a tarde e início da noite de ontem. Pelo acordado, o relator aceitou fazer mudanças no texto. Em troca, deputados se comprometeram a aprovar o parecer apresentado por ele na comissão e só propor mudanças como a anistia ao caixa dois e o crime de responsabilidade para magistrados e membros do Ministério Público durante a votação no plenário.

Caixa dois

A pressão de líderes de diversos partidos também levou Lorenzoni a reduzir a pena para o crime de caixa dois. Na última versão de seu parecer, o parlamentar gaúcho reduziu o tempo de prisão no caso de agravante e a multa que será paga por partidos condenados pela prática.

Na última versão do pacote, Lorenzoni estabeleceu a tipificação do crime de caixa dois a políticos e partidos, com pena de reclusão de 2 a 5 anos. Caso os recursos envolvidos na prática forem ilícitos, o texto prevê um agravante para elevar em um terço a pena, fazendo com que o tempo de prisão varie de 2,5 anos a 6,5 anos. Até então, o texto previa que o agravante dobraria a pena (4 a 10 anos de reclusão).

Leia mais:

Nas sanções para os partidos, o relator reduziu mais uma vez a multa que deve ser paga pelas agremiações condenadas por caixa dois. O pacote original enviado pelo Ministério Público Federal (MPF) previa que as siglas deveriam pagar multa de 10% a 40% do valor de repasse de cotas do fundo partidário referentes ao exercício no qual ocorreu o ato lesivo.

Na primeira versão do seu parecer, Lorenzoni propôs redução da multa para de 5% a 30%. Na última versão, apresentada nessa terça, o porcentual da multa foi mais uma vez reduzido, para de 5% a 20%. “Cremos que a imposição de multa é correta, mas também não se pode chegar ao ponto de inviabilizarmos a sobrevivência dos partidos políticos”, justifica o relator no parecer.

Além de flexibilizar a pena para caixa dois, Lorenzoni retirou cinco do pacote que chegou a propor, entre elas, a que ampliava o alcance da chamada ação popular e a que formalizava decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar prisão a partir da condenação em segunda instância.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

CPI do Futebol aponta relações entre Del Nero e filho de Lula

Posted: 23 Nov 2016 06:18 AM PST

A CPI do Futebol, presidida pelo senador e ex-jogador Romário, divulgou nesta quarta-feira, em Brasília, um relatório que aponta relações entre o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente Lula.

“Existem comunicações que exigem cavadas averiguações, por exemplo entre Marco Polo Del Nero e Luís Claudio Lula da Silva, o ‘Lulinha’, filho do Lula, ex-Presidente da República, sobre negócios envolvendo a ‘LFT’ e a ‘Sport Promotion'”, indica o relatório.

Em um e-mail de 16 de agosto de 2011, Luís Cláudio questiona Del Nero, então vice da CBF e presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), sobre possibilidades de negócios. “Olá, presidente Marco Polo, tudo bem com o senhor? Gostaria de saber se tem alguma novidade com o projeto futebol feminino ou com nossa participação na Federação Paulista. Fico no aguardo. Grato. Luís Claudio Lula da Silva (Lulinha)", escreveu no e-mail.

No mesmo dia, Del Nero responde: “Já tenho alguma coisa, passe por aqui. Abraços. Marco Polo”. No dia 1.º de setembro daquele ano, Lulinha faria novas propostas de negócios com o atual presidente da CBF. “Já conversei com o pessoal da Sport Promotion e fizemos um rascunho do projeto, gostaria de ir apresentar ao senhor.”

No mesmo e-mail, o filho de Lula completa com outra proposta. “Fora esse assunto, o que o senhor acha de fazermos as placas nos estádios de LED para a Série A, usando máxima tecnologia como é feito na Sul-Americana?”, escreveu. Os dois acertaram de se ver no dia 13 de setembro de 2011.

Luís Cláudio já trabalhou nos quatro grandes clubes da capital paulista, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, como estagiário em departamentos amadores e auxiliar de preparador físico. Em 2011, o caçula de Lula abriu a própria empresa. Recentemente, um pequeno clube uruguaio desistiu de sua contratação.

Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (COL) realiza reunião para relatório final. Mesa (E/D): presidente da CPIDFDQ, senador Romário (PSB-RJ); relator da CPIDFDQ, senador Romero Jucá (PMDB-RR) Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Romário e Jucá na CPI do Futebol em Brasília (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Jucá – Mais cedo, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) também apresentou um relatório da CPI do Futebol, bem mais brando, no qual se abstém em relação aos possíveis crimes cometidos por cartolas da CBF e sugere o simples repasse das informações para órgãos investigativos.

A principal motivação de criação da CPI foi a prisão do ex-presidente da CBF José Maria Marin, em maio de 2015, na Suíça, durante operação internacional em um escândalo de corrupção da Fifa. A comissão foi instalada em meados de julho do mesmo ano com o objetivo de investigar a CBF e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, especialmente quanto a possíveis irregularidades em contratos de partidas da seleção brasileira organizadas pela CBF e pela Fifa.

Em seu parecer, Jucá confirma o recebimento de grande número de informações sigilosas e fortes indícios de irregularidades e operações ilícitas que envolvem os ex-presidentes José Maria Marin e Ricardo Teixeira e o presidente Marco Polo Del Nero, assim como entidades ou empresas que compõem a estrutura do futebol brasileiro ou que nela atuam, inclusive do COL.

Ainda assim, o relatório de Jucá defendeu a tese de que não é papel da CPI “centrar-se na apuração de atividades criminosas ou ilícitas, fazendo dessas a motivação única ou maior de seus trabalhos”. Para o senador, o propósito fundamental da comissão é propiciar o avanço da legislação para que as práticas ilícitas não se repitam.

Dessa forma,  Jucá sugeriu que as documentações sigilosas fossem repassadas a outros órgãos, como Banco Central, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Receita Federal e a Controladoria- Geral da União.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte