USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



terça-feira, 22 de novembro de 2016

Notícias

Notícias


Justiça prorroga prisão de ‘laranja’ de Cabral

Posted: 22 Nov 2016 10:11 AM PST

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, aceitou pedido do Ministério Público Federal de prorrogar a prisão do empresário Paulo Fernando Magalhães Pinto, apontado por procuradores como e ‘laranja’ do ex-governador Sérgio Cabral. Paulo Fernando divide, desde o último dia 17, a cela C6 de Bangu 8 com o ex-governador e outros quatro acusados de integrar uma organização criminosa que cobrou propinas de 224 milhões de reais por grandes obras realizadas pelo governo do Rio.

Preso temporariamente, Paulo Fernando ficaria encarcerado até hoje, mas a decisão de Bretas prorroga sua estadia na cadeia. Segundo a investigação, o empresário, que é ex-assessor de Cabral, e emprestaria seu nome para ocultar bens adquiridos pelo ex-governador, como uma lancha avaliada em 5 milhões de reais, batizada de ‘Manhattan’, e até um helicóptero.

Paulo Fernando Magalhães Pinto

Paulo Fernando Magalhães Pinto (Reprodução)

Segundo a defesa de Paulo Fernando, a lancha foi comprada por seu pai, em nome da empresa  MPG Participações e é de uso do empresário e da família. Os advogados alegam que o veículo foi emprestado a Cabral “em raras ocasiões e de forma absolutamente esporádica”. Já o helicóptero “nunca foi usado por Sérgio Cabral”, dizem os advogados.

Juiz e procuradores, no entanto, querem mais esclarecimentos sobre qual seria a participação de Paulo Fernando no esquema de corrupção. Bretas não se convenceu de que a lancha é de propriedade do empresário. Segundo o magistrado, a apresentação de documentos em nome do ex-assessor referente à compra do veículo não é o suficiente: “Não esclarecem absolutamente nada”.

Bretas também quer mais detalhes sobre a sala comercial alugada por Paulo Fernando e cedida para o funcionamento da Objetiva, empresa de Cabral usada, segundo a investigação, para lavar o dinheiro de propina. O valor do aluguel do espaço, um endereço no Leblon, é de 42.000 reais mensais, mas Cabral não arcou com esses custos. Segundo os investigadores, tudo era pago pelo ex-assessor, beneficiando o ex-governador em 1 milhão de reais. “Subsiste portanto, a fundada suspeita de que o investigado Paulo Fernando seria, digo ainda em tese, apenas “testa de ferro” do investigado Sérgio Cabral”, escreveu Bretas na decisão.

Figura fácil nas altas rodas da sociedade carioca, Paulo Fernando, apesar de ser dono de dez empresas, tinha um cargo comissionado como assessor especial de Cabral no Palácio Guanabara. Em uma busca e apreensão feita pela PF na transportadora de valores TransExpert, também investigada, seu cartão de visitas foi encontrado na sala de um dos donos, assim como uma cópia do Imposto de Renda de Adriana Ancelmo, mulher de Cabral.

Paulo Fernando é dono também de um apartamento na Rua Redentor, uma das mais nobres de Ipanema, onde o ex-secretário de segurança Pública, José Mariano Beltrame, morou de aluguel durante muitos anos, até se mudar para seu novo apartamento, comprado em um condomínio na Barra da Tijuca.


Arquivado em:Política

Francês herda casa e acha 100 quilos de ouro escondidos no imóvel

Posted: 22 Nov 2016 10:10 AM PST

Um francês herdou uma casa em Évreux, a cerca de 100 quilômetros de Paris, e encontrou um total de 100 quilos de ouro escondidos sob os móveis, no banheiro e em uma caixa de uísque, informou nesta terça-feira a imprensa local. O valor do presente inesperado soma 3,5 milhões de euros, pouco mais de 12 milhões de reais.

A riqueza estava distribuída em duas barras de ouro de 12 quilos cada uma, 37 lingotes de um quilo e 5.000 pequenas peças, detalha o jornal La Dépêche. O antigo dono da casa havia comprado o ouro legalmente durante os anos 50 e 60 e possuía certificados de autenticidade, acrescentou a publicação. “Estava nos móveis, embaixo de lençóis, em todos os lugares”, contou o sortudo, que preferiu não se identificar. Sua relação com o proprietário da casa também não foi revelada.

De acordo com o La Dépêche, o ouro já foi vendido para diversos compradores na França e em outros países. Além do novo proprietário, o Estado francês também pode se beneficiar do achado, pois, segundo estabelece a lei de sucessões, recebe 45% do valor da herança através de taxas. Caso o dono inicial do ouro também tenha deixado de declarar sua riqueza, o novo proprietário também precisará pagar três anos retroativos de impostos.

(Com EFE)

 


Arquivado em:Mundo

Bandidos realizam assalto milionário a irmãs turistas em Paris

Posted: 22 Nov 2016 09:59 AM PST

Homens mascarados promoveram um assalto milionário a duas irmãs do Catar em Paris na noite de segunda-feira. Os bandidos interceptaram o carro das mulheres, que não tiveram suas identidades reveladas, jogaram gás lacrimogêneo no motorista e amarram as passageiras antes de levar o equivalente a 18 milhões de reais em joias e objetos pessoais.

Um policial francês contou à agência de notícias France-Presse que os criminosos roubaram tudo que havia dentro do veículo da marca Bentley, entre joias, roupas e bagagem. Somados, os objetos valem 5 milhões de euros.

As irmãs iam do aeroporto Le Bourget, no norte de Paris, ao Charles de Gaulle, o maior aeroporto da França. De acordo com a rede BBC, o veículo foi atacado no mesmo local onde um príncipe saudita foi roubado há dois anos, quando os criminosos levaram 250.000 euros (quase 1 milhão de reais) e documentos diplomáticos.

No início de outubro, a socialite Kim Kardashian foi rendida por cinco homens disfarçados de policiais no apartamento onde estava hospedada, em Paris. Armados, os bandidos amarraram e trancaram a vítima no banheiro, e saíram do imóvel com cerca de 1o milhões (cerca de 33,5 milhões de reais) de dólares em joias.


Arquivado em:Mundo

Atriz de ‘Mom’ pagará multa de US$ 5 000 por abandonar cão

Posted: 22 Nov 2016 09:54 AM PST

Anna Faris, da série Mom, terá que pagar uma multa de 5.000 dólares (aproximadamente 16.800 reais) por quebrar um contrato de adoção com um abrigo de animais. Segundo o site americano TMZ, o cachorro da atriz, da raça chihuahua, foi encontrado abandonado e em má condições nas ruas.

O abrigo Kinder4Rescue contou ao site americano que a atriz assinou um contrato quando adotou o cãozinho, batizado Pete, há quatro anos, no qual concordava em pagar a multa caso entregasse o animal para outro dono. O veterinário que recebeu o animal em péssimo estado descobriu que ele pertencia à atriz através de um microchip sob a pele de Pete. Segundo o TMZ, Anna Faris não respondeu a nenhuma das tentativas de contato do abrigo.

Fontes próximas a Faris e o marido, o ator Chris Pratt (Jurassic World), afirmaram ao TMZ que o casal já está ciente de que o cachorro foi encontrado e que vão fazer o possível para levar o chihuahua para casa, pois encontraram uma nova família adotiva para o animal. Enquanto isso, o abrigo afirma que o nome da atriz entrou para a lista de pessoas proibidas de adotar um novo bichinho de estimação.

 


Arquivado em:Entretenimento

Astrônomos descobrem uma surpreendente galáxia anã

Posted: 22 Nov 2016 09:52 AM PST

Astrônomos descobriram um impressionante objeto orbitando nossa galáxia: Virgo I é a galáxia anã mais fraca já vista pelos cientistas ao redor da Via Láctea. Segundo os cientistas, centenas de galáxias assim podem estar ao nosso redor. A descoberta, publicada na última semana no Astrophysical Journal, deve ajudar os cientistas a desvendar como as galáxias nascem e de que maneira a misteriosa matéria escura mantém as galáxias unidas.

Virgo I, que recebeu esse nome por estar na direção da constelação de Virgem, a cerca de 280.000 anos-luz de distância (cada ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros) do sistema solar, é a mais nova integrante do grupo de cerca de cinquenta galáxias conhecidas que orbitam a Via Láctea – pelo menos quarenta delas são fracas como Virgo I. O brilho da nova galáxia anã é tão sutil que só pode ser detectado pelo telescópio Subaru, no Havaí, que conta com uma lente potente com diâmetro de 8,2 metros.

"Essa descoberta sugere que centenas de fracas galáxias anãs estão aguardando para serem descobertas ao redor da Via Láctea", afirmou o astrônomo Masashi Chiba, da Universidade Tokohu, no Japão, e um dos autores do estudo, em comunicado oficial.

Desvendando a matéria escura

A matéria e energia escura, que compõe pelo menos 95% do universo, ainda é um mistério para a ciência. Segundo algumas teorias, galáxias como a nossa foram formadas por matéria escura, seguida pela reunião de gás de poeira cósmica que resultou em planetas e estrelas. Segundo esses modelos, esse processo deixaria um "halo" escuro ao redor da galáxia, com diversas pequenas galáxias – contudo, apenas algumas dezenas de galáxias assim foram encontradas até o momento. Segundo os cientistas, o funcionamento de telescópios de grande alcance, como o Subaru, pode ajuda na descoberta de outros objetos cósmicos como Virgo I.

"Saber quantas existem realmente e quais são suas características nos dará pistas importantes para compreender como a Via Láctea foi formada e como a matéria escura contribuiu para isso", afirmou Chiba.


Arquivado em:Ciência

Em meio à crise, número de milionários cresce no Brasil

Posted: 22 Nov 2016 09:49 AM PST

Mesmo em meio à crise econômica, o número de milionários brasileiros continua a crescer. Neste ano, o país ganhou mais 10.000 novos milionários, de acordo com o Global Wealth Report 2016, relatório anual sobre fortunas elaborado pelo banco Credit Suisse. No total, o país possui 172.000 pessoas com mais de 1 milhão de dólares (3,35 milhões de reais) na conta.

Segundo o banco suíço, o país vive uma desigualdade relativamente elevada. Ao mesmo tempo em que possui 172.000 milionários e 245.000 adultos entre a camada que representa 1% da riqueza mundial, o país tem 24 milhões de pessoas com uma renda inferior a 249 dólares por ano (ou 834,15 reais).

Entre as grandes economias, a brasileira viu a renda média de seu trabalhador cair a um terço do que era em 2011. “Ainda que o patrimônio tenha continuado a aumentar na moeda local, esses ganhos são em grande parte inflacionários”, diz o relatório. “Dados anteriores mostraram que a média da renda de uma família triplicou entre 2000 e 2011, saindo de 8.000 dólares por adulto para 27.100 dólares.”

O relatório mostra ainda que 36% do patrimônio de famílias brasileiras são ativos financeiros. “Muitos brasileiros mantêm uma relação especial com ativos imobiliários, especialmente em forma de terra, como uma proteção contra futura inflação”, diz o estudo.

A dívida de famílias se manteve estável, passando de 19% de seu patrimônio em 2015 para 18% este ano. Na avaliação do banco, isso pode “refletir uma maior cautela diante do aumento de incertezas que o país atravessa”.

Atualmente, o mundo possui 32,9 milhões de milionários, um incremento de 596.000 em relação a 2015. O país que registrou o maior aumento no número de milionários neste ano foi o Japão, que ganhou 738.000 milionários, atingindo 2,8 milhões de cidadãos. Nos Estados Unidos, país que tem mais milionários ( o total é de 13,5 milhões), o número aumentou em 283.000.


Arquivado em:Economia

Professora ucraniana presa por tentar vender aluna de 13 anos

Posted: 22 Nov 2016 09:29 AM PST

A polícia ucraniana prendeu uma professora que tentava vender uma aluna de 13 anos por 10.000 dólares (33.000 reais). Galina Kovalenko trabalhava como professora de ucraniano, russo e literatura em um internato para órfãos e outras crianças retiradas de suas famílias na Carcóvia, onde a garota vivia.

A notícia sobre a prisão foi divulgada pelo ministro do Interior ucraniano Arsen Avakov em sua página no Facebook, ao lado de fotos da professora de 52 anos e da garota. Segundo Avakov, a polícia está monitorando o caso há meses e encontrou provas de que o possível comprador pretendia remover os órgãos da menina.

Ele também teria pago 1.000 grívnias ucranianas (130 reais) à professora por fotos e atestados médicos para comprovar a saúde da adolescente, segundo o ministro. A polícia prendeu Galina em flagrante, quando ela retirou a menina do internato e a levou até os compradores. Avakov , no entanto, não divulgou nenhuma informação sobre o destino das pessoas que mostraram interesse pelo negócio.

“Galina [Kovalenko] trabalhou por quase um ano em seu 'plano de negócios' para vender a garota de 13 anos", afirmou o ministro, que está lidando diretamente com o caso. A polícia ucraniana ainda não liberou qualquer tipo de declaração ou depoimento da acusada, que pode ser condenada a até 12 anos de prisão.


Arquivado em:Mundo

Japão constrói torres para enfrentar tsunami de mais de 30 metros

Posted: 22 Nov 2016 09:12 AM PST

O Japão espera ser atingido nas próximas décadas por um grande tsunami de mais de 30 metros de altura no sul do país. Com a memória ainda muito recente do desastre de Fukushima, em 2011, o país corre contra o tempo para erguer torres e rotas de evacuação, muros de contenção e abrigos.

A menos de um quilômetro do litoral de Nankoku, na Prefeitura de Kochi, está uma das 90 torres de evacuação já concluídas na região. Cercada por um cápsula flutuante para resistir a tsunamis, a construção de aproximadamente 20 metros está projetada para abrigar 362 pessoas em seus dois andares, número que inclui os moradores e as crianças que frequentam as escolas próximas.

“Um local de evacuação é muito necessário nesta área, porque não há montanhas, lugares elevados ou edifícios nos quais os moradores possam se proteger”, explicou Manabu Nomura, responsável pela Defesa Civil da província de Nankoku. Cartazes desenhados pelas crianças de Nankoku enfeitam as paredes cinzas de concreto da estrutura que custou mais de meio milhão de euros. “Não olhe para trás, apenas adiante!”, alerta.

Um sino, para alertar a população sobre o risco que se aproxima, fica no topo da edificação. Ao lado, um armazém com cobertores, fraldas, leite em pó para bebês, água e comida. Debaixo da torre, há alicerces de 14,5 metros, equivalente a um edifício de 5 andares, para suportar a estrutura.

Após o terremoto de magnitude 9.0 na escala Richter, que sacudiu a costa nordeste do Japão há cinco anos, o governo japonês revisou suas estimativas e anunciou os danos previstos que geraria um tremor na fossa de Nankai, no leste, um dos pontos com maior atividade sísmica no mundo. Segundo o estudo, há 70% de possibilidade de que um terremoto de magnitude entre 8 e 9 na escala Richter se origine na fossa de Nankai nos próximos 30 anos. O número de mortos chegaria a 323.000, mais de 2 milhões de imóveis ficariam destruídos e as perdas econômicas representariam mais do que o dobro do orçamento nacional anual.

A província de Kochi (720.000 habitantes), uma das áreas que seriam as mais afetadas segundo as previsões, se transformou em uma referência na luta contra a força natureza e iniciou medidas para as quais destina atualmente 10% de seu orçamento anual. “O que faz a diferença é se você está ou não preparado para o desastre”, afirmou Masanao Ozaki, governador de Kochi.

Uma das maiores preocupações das autoridades é a falta de conscientização dos moradores diante do perigo que representa um desastre dessas características. Com 720.000 habitantes, a província de Kochi investe anualmente mais de 44 trilhões de ienes (1,3 bilhão de reais) em medidas de preparação e educação do povo sobre como lidar com tremores e ondas.

No caso do terremoto e tsunami de 2011, que causaram cerca de 20.000 mortes e deixaram 470.000 pessoas deslocadas no nordeste do Japão, muitas das vítimas não abandonaram seu lugares porque não acreditavam que estavam em perigo, explicou Nomura. O arquipélago do Japão fica sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma das regiões sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Por que algumas pessoas têm um ‘furinho’ na orelha?

Posted: 22 Nov 2016 09:11 AM PST

Você já reparou que algumas pessoas têm um buraquinho pequeno no topo da cartilagem da orelha, bem na “junção” entre as orelhas e rosto? Não, isso não é um resquício de um piercing, nem um furo feito de forma proposital ou acidentalmente. Na verdade, a condição é uma desordem congênita chamada seio pré-auricular. Em geral, é completamente inofensiva, mas pode acabar infeccionando se alguma coisa estranha entrar ali.

Estima-se que a desordem afete apenas 0,1% da população dos Estados Unidos, 0,9% no Reino Unido, de 4% a 10% na África e Ásia e entre os habitantes da Coreia do Sul ultrapassa os 5%.

Vestígio evolutivo

Como essa estrutura é encontrada em todos os seres vertebrados durante o desenvolvimento embrionário, alguns cientistas acreditam que esse é um resíduo evolutivo.  Nos mamíferos, por exemplo, elas formam as estruturas da cabeça e pescoço, e nos peixes elas são responsáveis pelas guelras.

O biólogo Neil Shubin, em entrevista ao site britânico Business Insider, disse suspeitar que os furinhos podem ser "sobras remanescentes das brânquias dos peixes". No entanto, isso é uma hipótese que ainda não foi cientificamente comprovada. Mas, se pararmos para pensar que ainda temos "ossos do rabo" (cóccix) e apêndices dos nossos antepassados, certamente essa teoria é plausível.


Arquivado em:Saúde

Bandidos assaltam lojas em shopping de luxo no Rio

Posted: 22 Nov 2016 09:07 AM PST

Bandidos armados invadiram e assaltaram nesta terça-feira as lojas das marcas Rolex e Guerreiro no Fashion Mall, shopping de luxo no bairro de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro. O assalto aconteceu por volta das 10h.

A ação teria sido rápida e os bandidos fugiram levando os objetos roubados nas duas lojas. A polícia foi chamada, mas os criminosos ainda não foram encontrados e presos. Não há informações sobre o que foi roubado ou os valores das peças.

De acordo com a assessoria de imprensa do Fashion Mall, não houve arrastão, nenhum cliente foi assaltado e o shopping opera normalmente.


Arquivado em:Brasil

Líderes da base aliada defendem Geddel e fazem manifesto de apoio

Posted: 22 Nov 2016 09:07 AM PST

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, recebeu o apoio de líderes dos partidos da base aliada durante reunião realizada no Palácio do Planalto. O tom dos discursos foi de desagravo. Além disso, líderes assinaram um documento de apoio ao ministro que será formalmente entregue na tarde desta terça-feira.

O líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), avisou que o documento a favor de Geddel começou a ser elaborado na segunda-feira e que só não foi entregue até agora porque alguns líderes não tinham chegado à capital federal. “Vamos entregar o manifesto pessoalmente esta tarde”, afirmou o parlamentar.

O deputado Jovair Arantes (GO), que é líder do PTB, abriu a reunião defendendo o ministro e os demais presentes endossaram o teor do discurso a favor de Geddel.

O líder do DEM, Pauderney Avelino (AM), reconheceu que o ministro errou ao levar ao governo federal um tema “pequeno”, “paroquial”, mas justificou que “todos somos falíveis”. Para Pauderney, Geddel cometeu uma “falha humana” ao “tratar de um assunto que não caberia”, mas destacou que “é preciso passar por cima disso e pensar nos grandes problemas nacionais, ainda mais que o pedido [para interceder na manutenção da obra de interesse de Geddel] não foi aceito”.

Leia também:
Geddel diz estar confortável em seu cargo: 'A vida segue'
Calero explica como pressão de Geddel o tirou do governo

Pauderney comentou que o comportamento de Geddel “não é adequado”. “Mas temos problemas enormes no país para resolver”. O parlamentar amazonense disse ainda que o ministro deu explicações e todos entenderam. Para ele, houve uma “interpretação de forma equivocada” por parte do ex-ministro Marcelo Calero.

Pauderney afirmou ainda que conversou com o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Neto, sobre o assunto e este lhe assegurou que “não há nenhum problema com o empreendimento”. Geddel foi acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de tráfico de influência por defender a liberação de um prédio em área histórica onde ele comprou um apartamento na planta.

Antes de a reunião ser encerrada, Geddel foi chamado ao gabinete do presidente Michel Temer para conversar sobre uma manifestação de índios que acontece em frente ao Palácio do Planalto. Por volta das 13 horas, Geddel estava reunido com o presidente Michel Temer.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Fátima Bernardes responde se salvaria o policial ou o traficante

Posted: 22 Nov 2016 08:35 AM PST

Depois da polêmica pesquisa realizada no programa Encontro na última semana, Fátima Bernardes resolveu se explicar ao vivo no programa desta terça-feira, e disse que, pessoalmente, iria socorrer um policial em um caso de emergência. A enquete questionava aos convidados do programa quem eles salvariam primeiro: um policial levemente ferido ou um traficante em estado grave.

Após o programa, muitos internautas saíram em defesa dos policiais e foi criada inclusive a hashtag #EuEscolhoPoliciais. No programa desta terça, a apresentadora explicou sua posição. “(O programa) Sempre vai estar ao lado da polícia, que trabalha legalmente. No dia eu nem dei opinião naquele dia, mas eu, Fátima, certamente iria socorrer o policial, mas eu não sou médica, eu poderia fazer isso. Certamente escolheria quem está ao lado da lei para ser tratado. Um traficante tem direito a um advogado, e nem por isso vamos atacar o advogado por defendê-lo, nem atacar um médico que, por questões profissionais, optou por tratar quem estava em maior risco de vida. A questão era essa”, completou.

Ela continuou se posicionando e revelou qual era o lado do Encontro nessa questão. “Não houve escolha pelo tráfico em detrimento do trabalho policial. A nossa discussão girou em torno da questão ética. O que me surpreendeu muito na repercussão das redes é como se o programa tivesse feito uma opção pelo traficante, e não pela polícia”, disse.

Entre os convidados do programa estavam o médico Fernando Gomes Pinto, consultor recorrente da atração, e que falou sobre o juramento profissional e a ética do médico, que busca atender qualquer paciente independentemente de quem ele seja. No sofá do Encontro também estava o major Ivan Blaz, porta-voz da PM do Rio de Janeiro, que comentou a polêmica. “A enquete ela trata de um dilema específico da área médica, que não é nenhuma novidade. De acordo com a ética médica, não há o que se discutir. É importante que venhamos esclarecer isso, nós temos aqui quase 1 milhão de agentes de segurança que se sentiram ofendidos”, declarou o policial.

A explicação completa de Fátima Bernardes pode ser vista no site do Encontro.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Conselheiros pedem impeachment do presidente do Corinthians

Posted: 22 Nov 2016 08:03 AM PST

Conselheiros do Corinthians protocolaram nesta terça-feira um requerimento pedindo a abertura do processo de impeachment do presidente do clube, Roberto de Andrade. Foram obtidas 63 assinaturas entre 345 integrantes do Conselho Deliberativo. Andrade é acusado de ter assinado documentos como presidente antes de ter sido eleito, em 7 fevereiro de 2015.

Andrade é suspeito de ter cometido as irregularidades em duas ocasiões: há a sua assinatura na lista de presença de assembleia geral de cotistas da arena e na ata e no contrato do estacionamento do estádio com a Omni, empresa que também administra o programa Fiel Torcedor.

Roberto de Andrade se defende afirmando que recebeu os contratos, com as datas atrasadas, apenas depois de assumir o cargo. O processo, agora, é rápido. O presidente do Conselho Deliberativo, Guilherme Strenger, tem até cinco dias para encaminhar o requerimento à Comissão de Ética e Disciplina. A partir daí, o presidente terá dez dias para apresentar a defesa.

Strenger terá de convocar uma reunião extraordinária para a votação do afastamento do mandatário. Se a destituição vencer no Conselho, o afastamento é imediato. A última chance de permanência no cargo é uma assembleia geral de associados para decidir o futuro do dirigente.

Em caso de afastamento, quem deve assumir interinamente é o primeiro vice-presidente do clube, André Luiz de Oliveira, o André Negãoum dos investigados na Operação Lava Jato pelo suposto recebimento de 500.000 reais em propina durante a construção do Itaquerão. Como restam mais de seis meses para a próxima eleição, em fevereiro de 2018, André teria de convocar novo pleito.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Astros de ‘Game of Thrones’ já ganham mais que os de ‘Big Bang’

Posted: 22 Nov 2016 07:49 AM PST

Há muito se fala que a TV vive um período mais rico que o cinema. Bom, em se tomando o contracheque do elenco, isso é mesmo verdade. Os atores principais das séries The Big Bang Theory e Game o Thrones, duas das mais badaladas nos últimos anos, já ganham mais por episódio — de cerca de 45 minutos — do que astros consagrados como Meryl Streep. A atriz, escalada para estrelar a série The Nix, de JJ Abrams, vai ganhar 825.000 dólares por episódio, menos que Jim Parsons (1 milhão) e Kit Harington (1,1 milhão) faturam por capítulo. Na TV, prestígio é sinônimo de audiência.

Confira abaixo uma lista com alguns dos maiores salários da TV americana hoje:

 

Chris Rock — Especial da Netflix

O humorista receberá nada menos que 40 milhões de dólares pelos dois episódios de um especial para o Netflix; em outras palavras, cerca de 20 milhões de dólares por episódio.

Kiefer Sutherland – Designated Survivor

300 000 de dólares  por episódio

 

Jonah Hill – Maniac

350 000 de dólares por episódio

Emma Stone – Maniac

350 000 de dólares por episódio

 

Dwayne Johnson – Ballers

450 000 de dólares por episódio

 

Norman Reedus – The Walking Dead

550 000 de dólares por episódio

Andrew Lincoln – The Walking Dead

650 000 de dólares por episódio

 

 

Jim Parsons – The Big Bang Theory

1 milhão de dólares por episódio

Simon Helberg – The Big Bang Theory

1 milhão de dólares por episódio

Johnny GaleckiThe Big Bang Theory

1 milhão de dólares por episódio

Kunal Nayyar – The Big Bang Theory

1 milhão de dólares por episódio

Kaley CuocoThe Big Bang Theory

1 milhão de dólares por episódio

 

Peter Dinklage – Game of Thrones

1,1 milhão de dólares por episódio

Kit Harington – Game of Thrones

1,1 milhão de dólares por episódio

Emilia ClarkeGame of Thrones

1,1 milhão de dólares por episódio

Lena Headey – Game of Thrones

1,1 milhão de dólares por episódio

Nikolaj Coster-Waldau – Game of Thrones

1,1 milhão de dólares por episódio

 

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Tática de defesa de Lula: irritar Moro

Posted: 22 Nov 2016 07:45 AM PST

O primeiro dia de julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi marcado pelo ataque dos advogados do petista ao juiz Sérgio Moro. A agressividade adotada pelos criminalistas José Roberto Batochio e Cristiano Zanin durante o depoimento do ex-senador Delcídio do Amaral revela a estratégia que a defesa do petista vai adotar nos julgamentos da Lava-Jato: colocar em xeque a imparcialidade do juiz na ação.

De forma deliberada, Batochio e Zanin se reversavam nos ataques interrompendo a todo momento a audiência com questões de ordem ou colocando em dúvida os procedimentos adotados por Moro. Eles chegaram a acusar o juiz de rasgar o Código de Processo Penal. Batochio foi além, e afirmou que “o juiz não é o dono do processo” e sugeriu que Moro queria suprimir o direito de defesa: “Eu imaginei que isso tivesse sido sepultado em 1945, e vejo que ressurge aqui, nesta região agrícola do nosso país”.

Veja também

O objetivo era fazer com que Moro reagisse de maneira pessoal aos ataques, confirmando a tese de que ele atua de maneira pessoal contra o ex-presidente. Por pouco, o juiz não caiu na armadilha: "Essa é a posição do juízo, doutor", respondeu em voz alta o juiz Sérgio Moro ao criminalista José Roberto Batochio, que tentava colocar em dúvida a legalidade do juiz fazer perguntas às testemunhas. Foi uma das raras vezes em que Moro perdeu a paciência na Lava-Jato.

A estratégia de importunar o juiz está sendo construída publicamente nas últimas semanas. No início do mês, em coletiva a jornalistas estrangeiros na Suíça, eles apontaram Moro como uma peça "de um grande golpe armado pela imprensa brasileira e pelas elites" contra Lula e contra a Petrobras. Na última sexta-feira, eles pediram a Procuradoria Geral da República a prisão de Moro por abuso de autoridade.

A tática não deve ter impacto imediato no julgamento de Lula nas ações que correm na 13ª Vara Federal de Curitiba, mas pode ajudar o petista no futuro caso a tese de que Moro está sendo parcial encontre eco nas instâncias superiores.


Arquivado em:Brasil, Política

Temer recebe governadores para tentar acordo de ajuda a estados

Posted: 22 Nov 2016 07:38 AM PST

O governo federal tenta fechar nesta terça-feira um acordo de ajuda aos estados e deve oferecer aos governadores, em uma reunião com o presidente Michel Temer, dividir parte das multas do programa de repatriação de recursos brasileiros no exterior já neste ano, em troca do fim de uma ação na Justiça.

Os governadores se reuniram nesta manhã em Brasília e, à tarde, encontram-se com Temer e com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no Palácio do Planalto.

“Se chegarem a um acordo, vai ter anúncio. Se não, apenas uma conversa”, disse uma fonte, acrescentando, no entanto, que o governo vê boas chances de avançar.

Há duas semanas, os governadores obtiveram, uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para que os estados recebam parte da multa do projeto de repatriação – originalmente a lei previa apenas a divisão dos impostos pagos por quem repatriou recursos. O STF determinou que a parte que caberia aos estados fosse depositada em juízo.

A ideia da equipe econômica, disse uma fonte palaciana, seria oferecer menos do que os 5 bilhões de reais a que os estados teriam direito, mas com repasse imediato, o que ajudaria a fechar as contas neste ano, especialmente o pagamento do 13º salário. A intenção é que, com isso, os governadores retirem a ação na Justiça.

A equipe econômica ainda trabalha com a possibilidade de oferecer mais recursos aos estados em troca de medidas de ajuste fiscal, de acordo com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Em entrevista na semana passada, Padilha afirmou que a intenção era que os governos estaduais tivessem metas de ajuste a cumprir, negociadas com o governo federal, e só recebessem recursos – pagos em parcelas – à medida que as fossem cumprindo.

O ministro chegou a dizer que seriam usados os 100 bilhões de reais pagos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que foi depois descartado pelo ministro da Fazenda. Uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) determina que esse dinheiro só pode ser usado para pagar dívidas da União.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Economia

Felipe Melo entra na discussão: ‘Escolho salvar o policial’

Posted: 22 Nov 2016 07:26 AM PST

O volante brasileiro Felipe Melo voltou a entrar de sola, desta vez nas redes sociais. O jogador da Inter de Milão se posicionou na enquete realizada pelo programa Encontro com Fátima Bernardes sobre quem socorrer primeiro, um policial ferido ou um traficante com risco de vida. Felipe Melo posou com a plaquinha “eu escolho salvar o policial” e se disse “chocado” com o questionamento.

“Independentemente de qualquer circunstância, um traficante não pode ser salvo antes de um policial. Estou chocado de tão ridículo o resultado dessa enquete que foi feita pelo programa da Fátima Bernardes”, escreveu o jogador em suas redes sociais. 

“Todos sabemos que existe policial corrupto e sabemos também que alguns são cúmplices até de traficantes ou bandidos, mas a grande maioria e séria e coloca a cara, todos os dias, deixando a família em casa para salvar a vida de muita gente. Troca tiros, correndo atrás de bandido que quer vida fácil. Tenho mais de uma década na Europa e vejo o quanto o policial é valorizado por aqui.”, continuou o atleta com passagem pela seleção brasileira em trecho de seu desabafo.

“E outra coisa…Essa raça de usuário droga banca isso tudo. Não entendem que eles compram e alguém da família pode morrer em um assalto por causa disso. Ao invés de ficar um bando de gente que vive para ganhar propina, se preocupem em alterar as leis, caramba, pelo amor de Deus. Não adianta o policial prender e o traficante olhar pra ele dois dias depois e rir dele na rua, solto pela justiça”, completou.


Arquivado em:Entretenimento, Esporte

James Corden será o apresentador do Grammy 2017

Posted: 22 Nov 2016 07:19 AM PST

O Grammy anunciou nesta terça-feira que o apresentador da cerimônia de 2017 será o comediante James Corden. O britânico comanda o programa  The Late Late Show na emissora americana CBS, a mesma que transmitirá a premiação no dia 12 de fevereiro.

Corden ganhou muito destaque nos Estados Unidos, no último ano, por causa do quadro Carpool Karaoke, em que convida famosos, como Adele, Lady Gaga, Selena Gomez, e até Michelle Obama, para um passeio de carro recheado com muita cantoria e piadas.

"Estou muito honrado em apresentar o Grammy no ano que vem. É a maior e mais prestigiosa premiação de música e me sinto incrivelmente sortudo em fazer parte dessa noite tão incrível", declarou o ator sobre a sua escalação. Corden já possui alguma intimidade com premiações. Ele apresentou o Tony Awards ( maior prêmio do teatro americano), em junho, e em sua estante já exibe diversos troféus, como dois Emmys, por seu programa de variedades The Late Late Show.

Os indicados ao Grammy 2017 serão conhecidos no dia 6 de dezembro. Já os vencedores, apenas em 12 de fevereiro de 2017.


Arquivado em:Entretenimento

Empresa aérea encerra atividades após dois acidentes em dois anos

Posted: 22 Nov 2016 07:16 AM PST

A companhia aérea taiwanesa TransAsia anunciou nesta terça feira o fim das suas atividades. A decisão foi tomada  após uma reunião de emergência do conselho de administração da empresa, que concluiu que a companhia não seria capaz de conseguir dinheiro para pagar títulos de dívida que vencem no dia 29 deste mês.

Na segunda-feira, a TransAsia havia divulgado um comunicado aos seus clientes sobre o cancelamento de todos os vôos previstos para hoje.O governo taiwanês criticou a companhia por ter dado o aviso aos passageiros em cima da hora. A TransAsia vai reembolsar os clientes que haviam comprado passagens, mas ainda não voaram.

Acidentes

As dificuldades financeiras da empresa aérea começaram após dois acidentes fatais. No primeiro, ocorrido em 23 de julho de 2014, 48 pessoas morreram quando o bimotor ATR-72 se chocou durante o pouso nas ilhas Penghu, em Taiwan. As condições meteorológicas eram adversas, com chuva forte.

Em 4 fevereiro de 2015, outra aeronave do mesmo modelo mergulhou no rio Jilong, na capital, Taipé, matando 43 pessoas. Um relatório de investigação, de junho de 2016, atribuiu este acidente a uma falha do piloto, que desligou a turbina errada quando um dos motores apresentou problemas após a decolagem.


No dia seguinte, a companhia ordenou que todos os seus 68 pilotos passassem novamente por treinamento, e dez deles foram reprovados no primeiro estágio de qualificação do órgão de administração aeronáutica local.

O episódio fez com que as autoridades impedissem alguns pilotos da empresa de voar antes de fazerem novos treinamentos, e determinou que a companhia revisse seus procedimentos de segurança.

As negociações das ações da companhia foram suspensas da bolsa de Taiwan. A TransAsia teve prejuízo de 36,3 milhões de dólares (121,65 milhões de reais) em 2015. Nos primeiros nove meses de 2016, o rombo acumulado subiu para 70 milhões de dólares (234,59 milhões de reais).


Arquivado em:Economia

Trump não vai reabrir investigação contra Clinton, diz assessora

Posted: 22 Nov 2016 07:14 AM PST

O presidente-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não deseja abrir novas investigações contra o uso de um e-mail privado por Hillary Clinton, quando era secretária de Estado, ou sobre irregularidades na Fundação Clinton. A decisão foi comentada por sua chefe de campanha e mais importante assessora, Kellyanne Conway, nesta terça-feira, uma mudança significativa em relação ao discurso do magnata durante a campanha.

"Acho que quando o presidente-eleito, que também é chefe do partido, diz antes mesmo de assumir que não irá prosseguir com as queixas, isso passa uma importante mensagem, tom e conteúdo", disse Conway, em entrevista à emissora MSNBC. Durante o segundo debate presidencial, no início de outubro, Trump ameaçou Clinton ao afirmar que iria "instruir o procurador-geral a designar um promotor especial para olhar a sua situação".

Conway acrescentou que Clinton "ainda precisar enfrentar a maioria dos americanos, que não acha que ela seja honesta ou confiável", por isso, "se Trump quiser ajudá-la a se curar, talvez seja a coisa certa a fazer" "Acho que ele está pensando em muitas coisas diferentes enquanto se prepara para virar presidente e algumas que soam como a campanha não estão entre elas", afirmou.

O presidente eleito comentou a intenção de investigar Clinton em vários eventos de campanha, o que incentivou gritos de "prendam ela!" durante os comícios. Trump também acusou a ex-rival de usar sua fundação para tráfico de influências, enquanto ocupava cargos políticos.


Arquivado em:Mundo