USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Notícias

Notícias


Selena Gomez desabafa em premiação: ‘Estava acabada por dentro’

Posted: 21 Nov 2016 10:14 AM PST

A cantora Selena Gomez, que anunciou uma pausa na carreira no fim de agosto para cuidar da saúde, fez um discurso emocionante neste domingo, no American Music Awards 2016 neste domingo. Selena, que sofreu com ansiedade, ataques de pânico e depressão desencadeados pelo lúpus, venceu o prêmio de melhor artista de pop-rock.

“Este palco, em 2014, foi a primeira vez em que eu fui 100% honesta com vocês”, disse, em referência à apresentação da música The Heart Wants What It Wants, quando se emocionou. “É seguro dizer que a maioria de vocês sabe muito da minha vida, eu gostando disso ou não. E eu tive que parar. Eu tinha tudo, mas eu estava absolutamente acabada por dentro. E mantive as aparências o suficiente para não decepcionar vocês, mas acabei decepcionando a mim mesma.”

Selena ainda aproveitou para falar sobre autoimagem e agradeceu o apoio dos fãs. “Eu não quero ver os corpos de vocês no Instagram. Eu quero ver o que está aqui dentro (no coração). Eu não estou tentando conseguir validação, e nem preciso mais disso. E eu preciso dizer muito obrigada aos meus fãs, porque vocês são tão fiéis. Eu não sei o que eu fiz para merecê-los.”

Superando nomes como o ex Justin Bieber e a cantora Rihanna, Ariana Grande, de 23 anos, foi eleita Artista do Ano escolhida pelo voto dos fãs.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

MST acampa na entrada da Assembleia de MG em apoio a Pimentel

Posted: 21 Nov 2016 10:02 AM PST

Cerca de 400 manifestantes montaram acampamento na entrada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na manhã desta segunda-feira para acompanhar a discussão do processo contra o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Os manifestantes ocuparam o espaço externo da Assembleia para pressionar os deputados a não votarem pela abertura da ação penal contra o governador no âmbito da Operação Acrônimo, que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na última sexta-feira, o ministro do STJ Herman Benjamin já havia emitido uma decisão que suspendia a tramitação do pedido de abertura na Assembleia devido a três deputados da oposição terem alegado que não tiveram acesso aos documentos da investigação na íntegra.  Com a suspensão, os deputados Gustavo Corrêa (DEM), Gustavo Valadares (PSDB) e Sargento Rodrigues (PDT) têm cinco dias para receber as informações solicitadas.

A investigação se encontrava no STJ devido ao governador ter foro privilegiado, mas conforme decisão do próprio STJ no dia 5 de outubro, cabe à Assembleia deliberar sobre o caso.

LEIA TAMBÉM:

Pimentel é investigado pela Acrônimo por um suposto esquema de corrupção envolvendo a liberação de empréstimos do BNDES e outros atos em troca de pagamento de propina na época em que era ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no governo Dilma Rousseff.

Em maio, o governador foi denunciado pela Procuradoria da República. O Ministério Público atribui a ele os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com a denúncia, Pimentel foi beneficiário de propina de 2 milhões de reais para favorecer a Caoa, entre 2011 e 2014 – primeiro mandato de Dilma. O governador e a empresa negam qualquer irregularidade.

Pimentel também foi acusado, em delação premiada do empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, de receber 20 milhões de reais do Grupo Caoa. Desse total, segundo o delator, 7 milhões de reais foram repassados diretamente a Pimentel no exterior e o restante teria sido usado durante a campanha.


Arquivado em:Política

Briga por causa de macaco deixa 20 mortos na Líbia

Posted: 21 Nov 2016 09:50 AM PST

Uma briga entre duas tribos rivais motivada pelo ataque de um macaco de estimação a uma menina deixou ao menos 20 mortos no sul da Líbia. Os confrontos ocorreram em Sabha, cidade que fica a 660 quilômetros da capital Trípoli.

De acordo com testemunhas, o surto de violência foi desencadeado por um incidente inusitado: o macaco pertencente a um comerciante do clã Gaddadfa mordeu e tirou o véu islâmico de uma garota da tribo Awlad Suleiman que passava pelo local – Gaddadfa e Awlad Suleiman representam as maiores e mais poderosas facções armadas na região.

Segundo a rede britânica BBC, em retaliação ao ataque do primata, membros da tribo Gaddadfa mataram três homens do clã rival e o animal.

Após quatro dias de confrontos, estima-se que 20 pessoas tenham sido mortas e 50 ficaram feridas, inclusive mulheres e crianças, em combates que incluem tanques, foguetes e outros armamentos pesados.

Desde o levante que derrubou o ditador Muamar Kadafi, há cinco anos, a Líbia sofre com conflitos internos. A região de Sabha, centro de tráfico de imigrantes e armas no país, tem sido negligenciada pelo governo central, o que favorece o aumento da violência entre as tribos.


Arquivado em:Mundo

Por que salada em pacote aumenta o risco de intoxicação alimentar

Posted: 21 Nov 2016 09:41 AM PST

Ovo e peixe crus, quando contaminados, possuem quantidades altas de salmonela, uma bactéria conhecida por causar intoxicação alimentar. Geralmente, nos restaurantes, o grande receio é em relação a esses ingredientes. Agora, uma nova pesquisa aponta um outro alimento que deve entrar no radar: a salada vendida em pacote. De acordo com o estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra, os sucos liberados a partir dos cortes das folhas de salada permitem que a salmonela cresça na água — mesmo quando refrigerada. O resultado surpreendeu os cientistas, já que a bactéria tem uma temperatura preferencial de proliferação de 37 graus Celsius.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram  o suco de folhas cortadas de alface, espinafre e rúcula, geralmente vendidas em pacotes nas gôndolas dos supermercados. Após a refrigeração por cinco dias — um tempo de armazenamento típico desse tipo de produto –, a quantidade de salmonela havia se multiplicado em 2 400 vezes.

 

Os cientistas perceberam também que o suco colaborou para que a salmonela impregnasse nas folhas de salada. Mesmo após lavar a salada em água corrente, as folhas ainda não eram seguras para consumo. O suco também contaminou os sacos de plástico e os recipientes utilizados para armazenar a salada.

Os pesquisadores ressaltaram que os resultados não devem desencorajar o consumo desse tipo de salada. O alerta é para redobrar o cuidado. Eles indicam ainda que os consumidores evitem comprar pacotes com folhas mistas, que tenham sucos visíveis. Além disso, sugerem que o alimento seja sempre armazenado na geladeira e que a salada seja consumida o mais rápido possível depois de aberta.

 

 


Arquivado em:Saúde

Palmeirenses ironizam grito de ‘cheirinho de campeão’ do Flamengo

Posted: 21 Nov 2016 09:38 AM PST

O Palmeiras precisa apenas de um empate para ser campeão contra a Chapecoense, no próximo domingo, para a conquista de seu nono título brasileiro. O clima no time é tão festivo que a dupla de volantes Tchê Tchê e Gabriel demonstrou ironizou o grito de “cheirinho de campeão” que a torcida do Flamengo cantava nas arquibancadas, há algumas rodadas, quando a equipe ainda tinha chances de título. Com o empate em casa diante do Coritiba no domingo, o Flamengo não briga mais pelo topo da tabela.

Tchê Tchê comemorou a vitória e postou no Instagram a frase “falta pouco”, colocando ao lado dois emojis, um de nariz – referindo-se ao “cheirinho” do Flamengo – seguido de uma carinha dando risada. Gabriel foi mais direto: “Falta muito pouco! Cheirinho de quê mesmo?”.

Instagram Photo

 

Instagram Photo


Arquivado em:Esporte

Justus diz que pensa em ser candidato a presidente em 2018

Posted: 21 Nov 2016 09:12 AM PST

No embalo das recentes vitórias de Donald Trump e João Doria, o empresário Roberto Justus afirmou nesta segunda-feira que avalia a possibilidade de disputar a Presidência da República em 2018. Assim como o presidente eleito dos EUA e o prefeito eleito de São Paulo, Justus foi apresentador do programa O Aprendiz. Nesta segunda-feira, ele participou do primeiro encontro com o presidente Michel Temer do chamado ‘Conselhão’, do qual é um dos 96 integrantes. Após deixar o evento, Justus afirmou que, antes, não pensava muito em ingressar na política, mas que agora esse caminho não é mais tão estranho assim — e reiterou a sua disposição de se aproximar do governo. “Quem sabe, não é? Se eu me candidatar… Eu nunca tinha pensado, mas agora eu comecei a pensar na possibilidade, mas não é nada ainda definido. Tenho pensado. Acho que todos nós, empresários, pessoas da sociedade, temos que pensar em ajudar o país de alguma forma, não sei se é sendo candidato a presidente ou não, mas é estar mais próximo do governo”, comentou. “Estar participando desse Conselho já é um primeiro passo”, acrescentou. Apesar da pretensão, Justus afirmou que não se identifica com nenhum partido do Brasil.

(Com Estadão Conteúdo) 

 


Arquivado em:Brasil, Política

Garotinho apresenta quadro ‘estável’, informa hospital

Posted: 21 Nov 2016 08:32 AM PST

O Hospital Quinta D’Or na manhã desta segunda-feira informou que o ex-governador Anthony Garotinho (PR) apresenta quadro “estável”. Neste domingo, o político passou por uma cirurgia para colocação de um stent. “Após a realização do cateterismo, neste domingo, o paciente evolui bem, sem intercorrências”, diz nota assinada pelo cardiologista Marcial Raul Navarrete Uribe.

De acordo com o médico, Garotinho estava com uma obstrução numa artéria. Na manhã desta segunda, ele permanecia internado na unidade cardiointensiva do hospital. Ainda não há previsão de alta.

LEIA TAMBÉM:

O ex-governador foi preso na última quarta-feira, a mando da Justiça Eleitoral de Campos dos Goytacazes, município do Norte Fluminense, por crimes de compra de voto, associação criminosa e coação, investigados pela operação Chequinho, da Polícia Federal. Garotinho nega ter cometido ato ilícito.

Após a prisão, ele passou mal e foi inicialmente levado para o Hospital Souza Aguiar, que é municipal, no centro do Rio. De lá, foi removido para a unidade de saúde do complexo de Bangu, e, depois, para o Quinta D’Or, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Escritório de esposa faturou R$ 73 mi durante gestão Cabral

Posted: 21 Nov 2016 08:16 AM PST

A receita do escritório Ancelmo Advogados, da mulher do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, Adriana Ancelmo, chegou a 73,1 milhões de reais – um salto de 457% -, entre o início e o fim das duas gestões do peemedebista no estado, entre 2007 e 2014. O lucro declarado foi de 23,2 milhões de reais. Os dados constam de relatório da Receita Federal na Operação Calicute que, deflagrada na quinta-feira, em parceria com a Lava Jato, levou Cabral à prisão.

Em 2007, primeiro ano do peemedebista no Executivo fluminense, o escritório de Adriana Ancelmo recebeu 2.642.530,30 reais em receita bruta. Sete anos mais tarde, em 2014, último de Sérgio Cabral no Palácio Guanabara – que deixou o governo em abril daquele ano -,  o faturamento da banca de Adriana bateu em 14.725.978,35 reais.

Cabral foi preso em caráter preventivo na Operação Calicute e Adriana foi conduzida coercitivamente – quando o investigado é levado para depor e liberado – pela Polícia Federal.

A empresa Ancelmo Advogados, segundo o documento do Fisco, foi criada em 4 de julho de 1997. O relatório aponta a receita do escritório entre 2005 e 2015. Os melhores resultados ocorreram em 2014, volume de 14.725.978,35 reais, e em 2015, quando o caixa do Ancelmo Advogados chegou ao pico de 17.119.628,52 reais.

Na lista de clientes do escritório estão concessionárias de serviços públicos. No pedido de prisão de Sérgio Cabral, a Procuradoria relacionou os seguintes pagamentos a Ancelmo Advogados: 1,9 milhão de reais pago pelo Metrô Rio, 865.653 reais desembolsados pela CEG; 10,5 milhões de reais pagos pela OI/Telemar e 3,5 milhões de reais pagos pela Light.

No relatório, a Receita destaca os bens e direitos informados por Adriana Ancelmo. O Fisco selecionou alguns anos e afirmou sobre 2005. “A maior parte de seus bens é representada pelo imóvel da Rua Aristides Espíndola, 27, R$ 1,3 milhão. Chama atenção o total em espécie que subiu de R$ 45 mil, no ano anterior, para R$ 292,3 mil, no ano corrente”, apontou a Receita.

O Fisco apontou que na aquisição, à vista, de um apartamento em Ipanema, Zona Sul do Rio, “foram notadas aparentes inconsistências entre as informações prestadas pelos cartórios e as informações prestadas pelo contribuinte relativa às operações imobiliárias. De acordo com a operação nº 21395014, informada na base DOI (Declaração sobre Operações Imobiliárias), o contribuinte teria adquirido o imóvel por R$ 3.383.471,26, porém o valor informado pelo contribuinte e também base de cálculo do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) foi R$ 4,6 milhões. A unidade 604 do edifício de mesmo endereço, adquirida em 2012 por R$ 2.308.500,00, segundo declaração da própria contribuinte, não aparece na base DOI”, aponta a Receita”.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Roberto Freire diz que vai reformular a Lei Rouanet

Posted: 21 Nov 2016 07:51 AM PST

De passagem pelo Recife para discutir a conjuntura política local e nacional, o novo ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS), afirmou que vai reformular a Lei Rouanet. Recém-empossado no cargo, em virtude do pedido de demissão de Marcelo Calero, Freire disse ser favorável à política de incentivo cultural. No entanto, ressaltou que a atua situação não pode permanecer como está. A medida vem em meio a irregularidades apontadas pela Polícia Federal durante ação para coibir repasses a empresas patrocinadoras de projetos culturais.

“Somos favoráveis a que exista uma política de incentivo cultural, mas não cabe uma continuidade nos termos em que ela se encontra. Já existe um projeto tramitando no Congresso Nacional que pede a reforma da Lei. Vamos analisar o que ele propõe e discutir para saber se deve ter continuidade ou se devemos elaborar outra ouvindo mais a população”, declarou.

Após a turbulência da saída de Calero, Freire pregou o diálogo com o antecessor e disse que dará continuidade as ações já empregadas. “Nossa ideia é de continuidade. Até porque o ministério já havia sofrido a intervenção do novo Governo após o impeachment. Vamos conversar com ele, manter o que deu certo e mudar o que precisa ser mudado”, acrescentou.

O ministro não quis entrar na polêmica envolvendo Calero e o ministro da secretaria de governo, Geddel Lima, este último acusado por Calero de obrigar a liberação de obras em Salvador negada pelo Iphan. Segundo Freire, a celeuma deverá ser resolvida pelo presidente Michel Temer e quanto as determinações feitas pelo instituto, manterá. “Estou assumindo e vou continuar o que se deve e mudar o que precisa. Não significa tranquilidade total, até porque é a exoneração de um ministro, mas vamos ter que dar o grau de normalidade. Vou manter as decisões do Iphan. Não é nenhuma decisão política, é um órgão que tem a ver com o patrimônio do País e, portanto, suas decisões devem ser respeitadas”.

O novo ministro da cultura deverá ter encontro com Temer pelos próximos dias para alinhar a pasta com as exigências do chefe do executivo federal.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Meia do Corinthians é indicado ao prêmio Puskás de 2016

Posted: 21 Nov 2016 07:48 AM PST

Depois da consagração de Wendell Lira no ano passado, mais um brasileiro pouco renomado poderá conquistar o prêmio Puskás, entregue pela Fifa ao autor do gol mais bonito do ano. Marlone, meia do Corinthians, foi indicado por seu voleio diante do Cobresal, na Libertadores, e integra a lista de dez indicados, ao lado de Lionel Messi e Neymar .

O gol de Marlone foi marcado na goleada sobre o Cobresal por 6 a 0, pela fase de grupos da Copa Libertadores, no dia 21 de abril deste ano, no Itaquerão. Após cruzamento de Edilson da direita, o meia dominou no peito e acertou um voleio da entrada da área.

Já o gol de Neymar foi marcado ainda em 2015, no dia 8 de novembro, na vitória por 3 a 0 sobre o Villarreal.  O atacante do Barcelona recebeu passe de Luis Suárez na área e, de costas para Jaume Costa, deu um chapéu no lateral antes de girar o corpo e finalizar de primeira. Esta foi a quinta indicação de Neymar ao Puskás –  foi o campeão em 2011 pelo gol que marcou, pelo Santos, diante do Flamengo.

A escolha será feita pelos internautas pelo site da Fifa até o dia 2 de dezembro, quando os três finalistas serão divulgados. Na sequência, uma nova votação irá determinar o vencedor do Puskás, que receberá o prêmio em Zurique, na Suíça, em 9 de janeiro de 2017, na festa de gala da Fifa onde também será eleito o melhor jogador do mundo de 2016. A votação se encerrará durante o evento.

Além de Neymar e Marlone, Messi, pelo seu gol pela Argentina em confronto com os Estados Unidos, Mario Gaspar (Espanha x Inglaterra), Hlompho Kekana (Camarões x África do Sul), Saúl Níguez (Atlético Madrid x Bayern de Munique), Hal Robson-Kanu (País de Gales x Bélgica), Daniuska Rodríguez (Venezuela x Colômbia), Simon Skrabb (Gefle x Atvidaberg) e Mohd Faiz Subri (Penang x Pahang) são outros dez finalistas ao Prêmio Puskás.

Abaixo os outros gols concorrentes:

Mario Gaspar  – Espanha x Inglaterra (Amistoso)

Hlompho Kekana – Camarões x Àfrica do Sul (Copa das nações da África)

Lionel Messi – EUA x Argentina (Copa América Centenário)

Saúl Ñíguez – Atlético de Madri x Bayern de Munique (Liga dos Campeões)

Hal Robson-Kanu – País de Gales x Bélgica (Eurocopa 2016)

 

Daniuska Rodriguez – Venezuela x Colômbia (Campeonato Sul-americano sub-17 de futebol feminino)

Simon Skrabb – Gefle x Atvidaberg (Campeonato Sueco)

Mohd Faiz Subri – Penang x Pahang (Liga da Malásia)

 


Arquivado em:Esporte

‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’ domina no Brasil e EUA

Posted: 21 Nov 2016 07:46 AM PST

O filme Animais Fantásticos e Onde Habitam dominou as bilheterias brasileiras e americanas neste final de semana, arrecadando estrondosos 75 milhões de dólares na estreia nos Estados Unidos e 21,5 milhões de reais por aqui, onde registrou público de 1,28 milhão de espectadores. A cifra confirma a aposta do estúdio Warner Brothers, que inicia com o longa uma nova franquia sobre o universo Harry Potter, com cinco filmes previstos. Animais Fantásticos é derivado da saga do menino bruxo criado por J K Rowling, mas, em vez da escola de Hogwarts, a ação transcorre na cidade de Nova York dos anos 1920 e traz um elenco totalmente novo de magos e criaturas míticas.

A Warner investiu 180 milhões de dólares no filme, com a contratação de J.K. Rowling como roteirista e a convocação do diretor David Yates, que também dirigiu várias das aventuras anteriores do bruxinho. Eddie Redmayne estrela como Newt Scamander, um redator de livros de referência e colecionador dos animais do título.  “Isso é exatamente o que estávamos esperando”, disse Jeff Goldstein, presidente de distribuição da Warner Bros. na América do Norte. “J K Rowling contou brilhantemente uma história que inspirou seus seguidores a demonstrarem seu apoio com força.”

Foi uma estreia mais modesta do que a de qualquer um dos filmes de Potter, mas a Warner argumentou que as comparações não são justas. Os primeiros filmes se basearam em livros best-sellers globais, enquanto Animais Fantásticos é em grande parte uma obra nova. “Não é a mesma coisa”, disse Goldstein. “São alhos e bugalhos.”

Nos EUA, o público pode ter acolhido a volta ao mundo de Potter, mas deu de ombros a vários lançamentos, como o drama de boxe Sangue pela Glória e o drama da Guerra do Iraque A Longa Caminhada de Billy Lynn. Os dois lançamentos foram um fiasco, já que o primeiro rendeu 2,4 milhões de dólares e o segundo meros 930 000 dólares depois de passar de 4 para 1.176 cinemas. A produção arrecadou 1,1 milhão de dólares desde que estreou de forma limitada uma semana atrás, um resultado desastroso para um filme que se espera ser um forte concorrente ao Oscar.

No Brasil, Animais Fantásticos e onde Habitam liderou a bilheteria, à frente de Doutor Estranho e Trolls.

(Com informações da agência Reuters)


Arquivado em:Entretenimento

Xuxa volta ao Porta dos Fundos em vídeo sobre selfie macabra

Posted: 21 Nov 2016 07:29 AM PST

Enquanto amarga uma audiência rala, que deixa a desejar na Record, Xuxa investe em sua carreira de humorista — mais exatamente, de participante esporádica do Porta dos Fundos. No vídeo do grupo publicado nesta segunda-feira, a apresentadora é baleada em um assalto e, enquanto agoniza no chão, é vítima de outro algoz: uma fã que, em vez de socorrê-la, está obcecada por fazer uma selfie com ela.

Em maio, Xuxa gravou um vídeo (abaixo) com a mesma atriz que faz a fã louca por selfie, Thati Lopes. Na esquete, Thati recebe uma visita surpresa de Xuxa, e se decepciona ao saber que ela está na Record. "Quem é essa gente toda aqui? É a Globo?", pergunta Jéssica, a personagem abordada por Xuxa, que, se, graça, diz, "Não, é Record, Jéssica." A partir daí, a apresentadora tem dificuldade de entrar na casa.

 


Arquivado em:Entretenimento

Paulo Roberto Costa fecha acordo de colaboração com FBI

Posted: 21 Nov 2016 07:25 AM PST

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa firmou um acordo de colaboração com o FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos. A assessoria de imprensa da defesa de Costa confirmou ao site de VEJA a informação, revelada pelo jornal Folha de S. Paulo na edição desta segunda-feira, mas não passou mais detalhes sobre o processo.

Paulo Roberto Costa foi o delator número 1 da Operação Lava Jato. Condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, ele cumpre prisão em regime aberto desde outubro deste ano. Indicado ao cargo pelo PP, o ex-diretor da estatal citou 28 deputados e senadores como beneficiários do esquema do petrolão em seu acordo de colaboração com autoridades brasileiras. Agora, ele também deve fornecer depoimentos e documentos à Procuradoria americana. 

Nos Estados Unidos, a Petrobras é alvo de uma ação coletiva movida por acionistas que pedem bilhões de dólares por perdas relacionadas ao esquema de corrupção desvendado na Lava Jato. Em agosto, a Justiça americana atendeu a um recurso da estatal brasileira e suspendeu o processo por tempo indeterminado.

 


Arquivado em:Brasil, Política

Maioria de Comissão de Ética vota por processar Geddel

Posted: 21 Nov 2016 07:15 AM PST

Cinco membros da Comissão de Ética Pública da Presidência da República já declararam apoio, nesta segunda-feira, à abertura de um processo contra o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). O colegiado tem sete membros. Apesar da maioria, o processo não foi aberto imediatamente porque um dos conselheiros pediu vista – o que adiará a decisão para o dia 14 de dezembro.

O presidente da Comissão de Ética, Mauro Menezes, informou que cinco conselheiros declararam voto pela abertura de um processo após a denúncia feita pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero – de que Geddel o pressionou para liberar a construção de um empreendimento imobiliário em Salvador.

Os conselheiros podem mudar o voto até a decisão final, mas cinco deles pediram para expressar suas posições de imediato.

Também nesta segunda-feira, o secretário-executivo do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), Moreira Franco, um dos assessores mais próximos do presidente Michel Temer, não descartou que Geddel venha a ser demitido.

O que disse Calero

Marcelo Calero disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo publicada na edição deste sábado que Geddel o pressionou em mais de uma ocasião para liberar a obra embargada, onde o peemedebista tem um apartamento. A obra, localizada nos arredores de uma área tombada na capital baiana, havia sido embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), porém antes mesmo de o Iphan anular a autorização para o empreendimento La Vue Ladeira da Barra, em Salvador, a Procuradoria da República da Bahia recomendou a suspensão imediata das obras sob pena de 5 mil reais por dia em caso de descumprimento.

No parecer, o Ministério Público Federal também requer a suspensão das vendas dos imóveis, com multa de 100 mil reais, e o depósito em juízo dos valores das unidades já comercializadas, para efeito de indenização. O parecer, assinado pelo procurador Pablo Coutinho Barreto, é do dia 10 deste mês, e aguarda decisão da 4ª Vara Federal, em Salvador. "Independentemente de a juíza ter se pronunciado ou não, a obra perdeu sua autorização", disse a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Solange Araújo. O parecer do MPF está relacionado a uma ação civil pública de autoria do IAB.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Como Lula, Ari Fontoura será conduzido coercitivamente em filme

Posted: 21 Nov 2016 07:05 AM PST

Escalado para viver o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva nos cinemas, Ari Fontoura deve protagonizar uma das sequências inesquecíveis de 2016: aquela em que o petista foi conduzido coercitivamente para depor em uma sala da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas, em março. As cenas estarão em PF – A Lei É para Todos, longa de Marcelo Antunez sobre a Operação Lava Jato previsto para 2017.

Com orçamento de 14 milhões de reais oriundos de investidores privados, segundo a equipe do longa, PF – A Lei É para Todos terá como protagonistas os atores Flavia Alessandra, Antonio Calloni e Bruce Gomlevsky. Os três viverão investigadores inspirados em personagens reais. Como os livros, os roteiros dos filmes, escritos por Gustavo Lipsztein e Thomas Stavros, tomarão liberdades, mas contarão também com fatos históricos, como as prisões de políticos e empresários e a condução coercitiva de Lula.

O juiz Sergio Moro, que seria vivido pelo ator Rodrigo Lombardi, não está entre os personagens principais. As filmagens já começaram e se desenrolam nesta segunda-feira em Curitiba.

O filme será o primeiro de uma trilogia que contará também com livros – um título para cada episódio – escritos por Carlos Graieb e Ana Maria Santos e publicados pela Record. É previsa também uma série de TV, projeto ainda em caráter embrionário.


Arquivado em:Entretenimento

Justiça Federal determina desocupação da UnB em 48 horas

Posted: 21 Nov 2016 07:04 AM PST

A Justiça Federal determinou nesta segunda-feira a desocupação da Universidade de Brasília (UnB) em até 48 horas. As instalações da universidade estão tomadas desde o dia 31 de outubro em protesto à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos. Na decisão, o juiz Itagiba Catta Preta, da 4ª Vara Federal, classificou o ato como político e afirmou que a matéria não tem relação direta com a atividade acadêmica, o que retira a legitimidade do movimento.

A decisão atende pedido ingressado pelo estudante Edinalton Silva Rodrigues. Na ação, ele sustentou que a ocupação estava prejudicando o direito dele e de demais alunos assistirem às aulas e cursarem regularmente o semestre letivo.

Ao deferir a ação, o juiz afirmou que o ato tem causado prejuízos de diversas ordens, entre eles o acesso ao ensino superior devido ao adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para garantir a desocupação em até 48 horas, Catta Preta ressaltou que, caso não haja um movimento espontâneo, o reitor da universidade tem “poderes-deveres e meios a sua disposição, inclusive requisitando o uso de força policial”.

Representantes da ocupação estudam ingressar com um recurso e afirmam que pretendem resistir à decisão judicial. Atualmente, estão ocupados a reitoria, dezesseis prédios e o câmpus da universidade localizado em Planaltina, a 40 quilômetros do centro de Brasília.

 

 

 

 

 


Arquivado em:Brasil

Trump critica sátira no ‘Saturday Night Live’ – e ator responde

Posted: 21 Nov 2016 07:02 AM PST

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não escondeu sua insatisfação com um quadro de humor no programa Saturday Night Live, exibido na noite de sábado. No humorístico, o ator Alec Baldwin interpreta Trump perdido com as primeiras tarefas na Casa Branca. A crítica do presidente eleito, por meio do Twitter, foi respondida pelo ator e provocou repercussão nas redes sociais.

No domingo, o magnata tuitou que assistiu ao SNL. “É um programa que só mostra um lado, tendencioso – nem um pouco engraçado. Tempo igual [de exibição no programa] pra nós?”. ” No tuíte, Trump pede o mesmo tempo de duração do quadro no programa, como um direito de resposta à sátira – a legislação eleitoral americana prevê o direito de resposta na TV a seus concorrentes durante a campanha, mas não estende o direito a políticos eleitos.

Por meio da conta no Twitter de sua fundação, Baldwin, que já representou Trump no programa em outras ocasiões, respondeu à crítica. “Tempo igual? A eleição acabou. Não tem mais ‘tempo igual’. Agora você tenta ser presidente e as pessoas respondem. É basicamente isso”.

Em uma sequência do quadro, ‘Trump’ interage com um general, que diz estar ansioso para conhecer o plano secreto do presidente eleito para derrotar o Estado Islâmico. Quando o general deixa o escritório, ‘Trump’ abre seu laptop e recorre ao site de buscas Google: “O que é Estado Islâmico?”.  Diante dos milhões de sites que aparecem na pesquisa, ele recorre ao celular “Siri [assistente virtual do iPhone], como eu acabo com o Estado Islâmico”, até perceber que não possui um iPhone, e sim um modelo Blackberry.

O ator publicou alguns tuítes após a crítica de Trump, dizendo o que faria se estivesse na posição do republicano recém-eleito. “Sabe o que eu faria se fosse presidente? Eu estaria focado em como melhorar a vida do máximo de americanos possível”.

 


Arquivado em:Entretenimento, Mundo

Fuvest divulga locais de prova da 1ª fase

Posted: 21 Nov 2016 06:39 AM PST

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo exame de ingresso na Universidade de São Paulo (USP), divulgou nesta segunda-feira, os locais de prova da 1ª fase do exame, que será realizado no próximo domingo, dia 27. Os locais podem ser conferidos no link: http://www.fuvest.br/b/locexa1f.php?anofuv=2017. É necessário informar, nome, CPF ou número de inscrição.

Segundo a Fuvest, 104 escolas (56 na região metropolitana de São Paulo e 48 no interior paulista) abrirão seus portões às 12h30 para receber os candidatos. A fundação recomenda que o candidato visite, na véspera, a partir das 11h, o local de prova para consultar a lista com os nomes de todos os candidatos que farão prova naquela escola. O início da prova será às 13h e a saída do candidato só poderá ser feita a partir das 16h.

Farão a primeira fase neste ano 13.736 candidatos, que disputam 8.854 vagas, sendo 8.734 de cursos da USP e 12 da medicina da Santa Casa. Há 12,7 mil treineiros.

O gabarito será divulgado às 19h30 e o resultado da primeira fase será divulgado no dia 19 de dezembro. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2017.

Dicas da Fuvest

– Para a realização do exame, será necessário levar documento original de identidade (com foto) e caneta esferográfica (tinta azul ou preta). São permitidos, para rascunho, o uso de lápis e borracha. Água e alimentos leves podem ser consumidos durante a prova.

– O candidato não poderá utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico ou de telecomunicação.

– Os relógios não poderão ser usados em hipótese nenhuma. A Fuvest criou um sistema que informará os candidatos sobre o tempo que falta para o final do exame.

– A prova tem 90 questões do tipo teste de múltipla escolha e versa sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês, com algumas questões interdisciplinares. A duração total da prova é de 5 horas.

– Não haverá tempo adicional para transcrição das respostas para a folha óptica.

(com Conteúdo Estadão)


Arquivado em:Educação

Brasil volta a ter 3 Top 100 no tênis; Murray fecha ano no topo

Posted: 21 Nov 2016 06:24 AM PST

A temporada de 2016 terminou com um novo rei do tênis: o britânico Andy Murray desbancou o sérvio Novak Djokovic e fechou o ano como líder do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) pela primeira vez. A lista divulgada pela entidade nesta segunda-feira ainda trouxe uma boa novidade para o Brasil: pela primeira vez em mais de cinco anos, o país voltou a ter três tenistas entre os 100 melhores do mundo. Thomaz Bellucci é o 61º colocado, Thiago Monteiro é o 83º e Rogério Dutra Silva é o 99º.

A última vez que isso ocorreu foi em 8 de agosto de 2011, quando Bellucci era o 36.º, Feijão o 90.º e o hoje aposentado Ricardo Mello ocupava o 91.º lugar.  Thiago Monteiro, de 22 anos, está em plena ascensão. O atleta cearense subiu incríveis 380 posições em 2016, sendo quatro esta semana, para aparecer entre os 90 melhores.  Com exceção ao argentino Juan Martin Del Potro, que ficou mais de um ano parado e hoje é o 38º do mundo, ninguém subiu tanto no ranking quando o brasileiro em 2016.

O tenista Thiago Monteiro comemora vitória

O tenista Thiago Monteiro subiu incriveis 380 posições no ranking em 2016

Topo – No domingo, Murray se garantiu como melhor tenista de 2016. O escocês bateu Novak Djokovic na decisão do ATP Finals, em Londres, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) e garantiu o primeiro lugar do ranking. Com isso, Murray interrompeu o domínio de 13 anos de Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer. A última vez que uma temporada terminou sem um dos três como líder do ranking foi em 2003, ano da consagração do americano Andy Roddick.

Murray agora tem 12.685 pontos, contra 11.780 de Djokovic. Ambos têm mais que o dobro de pontos do terceiro colocado, o canadense Milos Raonic, que soma 5.450 e ocupa a melhor posição da carreira. O su[iço Stan Wawrinka e o japonês Kei Nishikori completam o top 5.

Tennis Britain - Barclays ATP World Tour Finals - O2 Arena, London - 20/11/16 Great Britain's Andy Murray and Serbia's Novak Djokovic after the final Action Images via Reuters / Paul Childs Livepic EDITORIAL USE ONLY.

Murray (à esq.) é cumprimentado pelo antigo líder Djokovic após vitória em Londres (Paul Childs/Reuters)

Duplas – O brasileiro Bruno Soares, eliminado nas semifinais do ATP Finals, perdeu a chance de fechar o ano como melhor duplista do mundo. O tenista mineiro encerra 2016 na terceira posição, com 7.760 pontos, atrás dos franceses Nicolas Mahut (8.550 pontos), em primeiro, e Pierre-Hugues Herbert (7.935), em segundo.

Jamie Murray (irmão de Andy), que continua como parceiro de Soares em 2017, é o quarto colocado, com 7.675. Os gêmeos americanos Bob e Mike Bryan dividem o quinto lugar, enquanto o brasileiro Marcelo Melo, que chegou a assumir o topo em 2016, termina o ano na oitava colocação.

Murray e Soares formaram a melhor dupla de 2016, à frente inclusive dos franceses Herbert e Mahut. A diferença entre eles foi de apenas 25 pontos. Os franceses, porém, jogaram juntos em quatro torneios a menos que a dupla formada pelo britânico e pelo brasileiro.

O ranking de simples da ATP em 2016

1º – Andy Murray (GBR), 12.685 pontos

2º – Novak Djokovic (SER), 11.780

3º – Milos Raonic (CAN), 5.450

4º – Stan Wawrinka (SUI), 5.315

5º – Kei Nishikori (JAP), 4.905

6º – Marin Cilic (CRO), 3.650

7º – Gael Monfils (FRA), 3.625

8º – Dominic Thiem (AUT), 3.415

9º – Rafael Nadal (ESP), 3.300

10º – Tomas Berdych (RCH), 3.060

61º – Thomaz Bellucci (BRA), 771

83º – Thiago Monteiro (BRA), 674

99º – Rogério Dutra Silva (BRA), 613

122º – João Souza (BRA), 491

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Banco do Brasil pode economizar R$ 3,8 bilhões com reestruturação

Posted: 21 Nov 2016 06:05 AM PST

O Banco do Brasil pode economizar até 3,8 bilhões de reais com redução de despesas e aposentadoria de seus funcionários. A instituição financeira, que anunciou um plano de reestruturação no domingo, divulgou nesta segunda algumas simulações da redução das despesas de acordo com a adesão ao plano de aposentadoria incentivada.

Se 5.000 funcionários fizerem a adesão, a economia anual é de 1,183 bilhão de reais; se 10.000 optarem por se aposentar, a redução será de 2,232 bilhões de reais; se 15.000 fizerem a adesão, 2,742 bilhões de reais; na hipótese de todos aderirem, a economia é de 3,048 bilhões de reais (historicamente este último cenário não ocorre).

Além da economia com o plano de aposentadoria, o BB estima em 750 milhões de reais a redução de despesas administrativas com o fechamento de 402 agências e na transformação de outras 379 em postos de atendimento. Em outubro, o BB já havia iniciado o encerramento de outras 51 agências.

O presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, disse nesta segunda-feira que, se todos os 18.000 funcionários que se enquadram nos requisitos aderissem ao plano de aposentadoria, o custo para o banco seria de 2,7 bilhões de reais, diluídos em sete meses. Para incentivá-los à adesão, o BB oferecerá doze salários mais indenização pelo tempo de serviço, que vai de um a três salários, a depender do tempo de banco.

Caffarelli ressaltou, porém, que a adesão aos programas é voluntária. O presidente do maior banco do país afirmou que o custo anual da folha de pagamento do BB é 3 bilhões de reais superior a dos concorrentes privados.

O enxugamento da estrutura administrativa significa a redução de 9.300 vagas. Se o plano de aposentadoria incentivada não alcançar esse número, o banco deve esperar a saída natural dos funcionários, em torno de 2.000 por ano.

A adesão ao plano de aposentadoria incentivada é até 9 de dezembro. O público-alvo é de funcionários já aposentados pelo INSS e com, no mínimo, 50 anos de idade e 15 anos de BB.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia