USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Notícias

Notícias


Beisebol olímpico pode ser jogado em área de acidente nuclear

Posted: 18 Nov 2016 10:10 AM PST

As partidas de beisebol e softbol nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, poderão ser realizadas em Fukushima, região afetada por um acidente nuclear que assolou o país em 2011. Nesta sexta-feira, o italiano Riccardo Fraccari, presidente da Confederação Mundial de Beisebol e Softbol (WBSC, na sigla em inglês), confirmou a possibilidade de a cidade sediar as duas modalidades, mas rechaçou qualquer risco de saúde aos atletas e torcedores caso o local seja de fato escolhido.

A Olimpíada de Tóquio será disputada nove anos após os desastres de Fukushima. Ainda que haja áreas inabitáveis, há outros locais com níveis de radiação suficientemente seguros para receber atletas, imprensa e torcedores durante os torneios de beisebol e softbol. A WBSC, inclusive, já está familiarizada com a região de Fukushima: o Mundial de beisebol sub-15 foi realizado em Fukushima em julho e agosto deste ano.

“Pelos dados que recebi, a situação não é perigosa em Fukushima. No Mundial sub-15 um país se recusou a competir, porém o resto veio. Fukushima é um lugar perfeitamente agradável onde você pode ir”, finalizou Riccardo Fraccari.

Yoshiro Moro, ex-primeiro-ministro do Japão e chefe do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, afirmou que se a cidade de Fukushima receber esses eventos seria um bom motivo para acelerar a recuperação total das áreas afetadas pelo acidente nuclear: “Eu sei da importância do beisebol e do softbol no Japão e como isso pode facilitar a recuperação da área dos desastres. Então se os campos em Fukushima tiverem todos os requisitos poderemos levá-los em consideração”.

O Comitê Organizador local vai, primeiramente, esperar o aval da WBSC antes de apresentar as sedes escolhidas para essas duas modalidades ao Comitê Olímpico Internacional (COI). A decisão deve ser anunciada daqui a um mês.

(Com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

Da TV para o YouTube

Posted: 18 Nov 2016 09:54 AM PST

Os youtubers estão por toda parte, sempre seguidos por uma legião de fãs, no cinema, nos livros, e, obviamente, na internet. O sucesso dessas estrelas é tão grande que alguns apresentadores consagrados da televisão estão presentes na plataforma de vídeos do Google. A lista tem nomes como a versátil Marilia Gabriela, o popular Celso Portiolli e exemplos que estão fora da TV aberta. Até a Xuxa estreou, recentemente, o seu Canal X, em parceria com a Record, que pretende mostrar de forma intimista os bastidores da sua vida artística.

Com um vídeo novo no Youtube toda terça-feira, Xuxa quer se aproximar dos seus espectadores e aparecer o mais natural possível. Em um dos episódios do seu canal, ela esfrega um pouco de mamão na cara para hidratar a pele, e não esconde as raízes brancas do cabelo. A apresentadora explica que nunca pensou em ter um canal. "Sempre achei coisa pra gente nova com linguagem direta de jovens pra jovens, mas é fascinante esse mundo. Vou aprender muito e quero aprender mais e mais", disse a VEJA.COM.

A nova empreitada da rainha dos baixinhos na verdade faz parte de um novo projeto da Rede Record, o ACLR, que tem como objetivo expandir a atuação da emissora na internet, como explica o superintendente de Estratégia Multiplataforma da Record, Antonio Guerreiro. "Queremos ampliar nossa participação em produção e distribuição de conteúdo multiplataforma, oferecendo ao mercado ativos diferenciados. Nosso cast está presente na internet desde o início de nosso projeto web, em 2009, com o portal R7", explica.

A apresentadora conta que só topou o desafio proposto pela Record porque a internet permite novas experiências que até hoje não teve na sua extensa carreira na TV . "A internet é instantânea e interativa ao mesmo tempo. Experimentar esses novos formatos está sendo incrível", explica. Quando questionada se já é uma youtuber, Xuxa é direta: "Não, né! Longe, muito longe de ser uma".

Outro nome conhecido da TV que passou a figurar no Youtube é Adriane Galisteu, que lançou em janeiro deste ano o canal Galisteu Sem Filtro, com vídeos gravados geralmente na sala da própria casa, com a ajuda de um cinegrafista, e que fala sobre qualquer assunto na maior intimidade com os telespectadores.

A loira conta que está adorando a experiência, e, ao contrário da rainha dos baixinhos, já se considera uma youtuber. "Tenho mais de 100.000 inscritos no meu canal. Não acho que é uma migração, acho que é uma coisa que agrega. Não tem nada a ver isso de sai da TV e vai pro Youtube. Não exclui nada. Uma pessoa que trabalha com comunicação tem de estar em todas as mídias possíveis, e o online é tão importante quanto a televisão", afirma Galisteu.

A grande verdade é que a internet já deixou de ser uma aposta e está se tornando uma realidade para a produção e o consumo de conteúdo, e existe sim uma tendência de nomes da televisão começarem a migrar para o online, conforme explica Luiz Felipe Barros, CEO da Digital Stars, a principal agência brasileira de gestão de influenciadores. "No Brasil, 85 milhões de pessoas assistem a vídeos mensalmente pela internet. É uma audiência maior que a da TV por assinatura e aberta. Investir em construir audiência na internet é uma necessidade para os artistas e também para os canais", afirma.

Adriane Galisteu afirma que o Youtube a ajudou a aumentar a quantidade de fãs. "As pessoas me param na rua para falar do canal. Quando comecei, achei que ia falar com um público muito jovem e recomeçar a minha história na internet. Mas tem muita gente de 45, 50 anos. O meu público foco é feminino de 18 a 45 anos, e ele está lá fiel comigo aonde eu vou", conta.

A apresentadora do programa Face a Face, na BandNews, conta que decidiu começar o canal porque já possuía uma forte presença online. "Eu sempre cuidei das minhas redes sociais, e faltava um canal para essa área de comunicação na internet ficar completa. Agora eu estou enchendo o saco da Endemol (produtora dos vídeos), porque eu quero lançar mais um dia. Hoje eu subo vídeos toda quarta-feira, e quero subir outro em outro dia, com a mesma pegada do Sem Filtro, mas outra coisa", explica.

Mas não basta simplesmente começar a gravar vídeos e postar online. Esta migração para a internet precisa ser planejada para que o público da televisão, e muito menos o online, estranhe ou considere a mudança forçada. Xuxa já percebeu os desafios dessa nova mídia, e pretende ir com calma com o seu canal. "Gravo uma vez por semana alguns quadros. Como tudo é novo, vou esperar pra ver o que o povo vai gostar pra investir ou não naquele quadro", explica.

Segundo Luiz Felipe Barros, o público da internet espera uma proximidade diferente da TV, e busca autenticidade o tempo todo. "Alguns conteúdos funcionam nos dois meios, mas são raros. A estética e a linguagem são diferentes. Isso gera também um impacto na forma de produzir. Na estrutura de custos, no conteúdo. Conteúdo frequente e admirado pelo público é o que garante a audiência e o próprio prestígio da plataforma", completa.

Investir em conteúdo da internet pode ser uma ferramenta prática para emissoras que lutam para conquistar audiência, como é o caso da Play TV, um canal pago voltado para a cultura jovem e pop, que desde 2013 faz o caminho inverso, e traz rostos conhecidos do Youtube para sua grade. “Quando trouxemos os primeiros canais para a programação da PlayTV, temíamos que as pessoas não iam querer ver na TV algo que já estava publicado na internet.  O feedback que tínhamos das pessoas que não conheciam os canais era de que o conteúdo novo era muito bom, que os 'novos apresentadores' eram muito bacanas e, quem já conhecia os canais na internet relatava a felicidade de agora também poder assisti-los na TV", conta o gerente de programação da emissora, Rodrigo Laríu.

Apesar desta intimidade com o digital, somente neste ano a emissora investiu na produção do primeiro programa exclusivo para a internet, o Fundo Verde, com apresentadores que já apareciam na grade regular da TV. "Durante esses anos, ficou muito claro que a audiência da PlayTV não está muito preocupada qual é a tela onde ela está assistindo a seu programa favorito: seja TV a cabo, computador, celular, o que ela quer mesmo é assistir. Não existe uma mão única, ou um tráfego numa única direção: da internet para TV, da TV para internet, ou nos dois ao mesmo tempo, o importante é fazer conteúdos de qualidade e se relacionar mais diretamente com sua audiência”, analisa Laríu.

Se adaptar para a internet é um desafio. De um lado existe a vantagem de uma maior liberdade artística e autonomia, além de construir sua própria audiência, estabelecer um contato mais próximo com o público, criar novas oportunidades comerciais e garantir uma exposição constante. "Eu acho que fiquei mais solta, me livrei de amarras. É tão solto que até estranho. Sempre tive produtor, diretor, pauteiro. De repente ,você fica sozinha falando sobre o que você quiser, do jeito que você quiser. É sem controle, mas delicioso. Digo que é sem filtro, mas não é sem educação, porque às vezes as pessoas acham que gravar vídeo para a internet é ficar falando um monte de palavrão. É estar sem mascaras, sem muita maquiagem ou produção. Poder falar realmente o que penso sem ler o que as pessoas escrevem pra mim", explica Galisteu.

"A desvantagem do youtube é sair da zona de conforto. Levar uma super produção para internet está longe de ser uma garantia de sucesso. Se na TV o 'zapping' entre os canais é um desafio, na internet o desafio é a retenção do público com uma infinidade de conteúdos e outras distrações à disposição" analisa Luiz Felipe Barros. Galisteu concorda que é realmente um desafio conseguir produzir tanto conteúdo e em um ritmo constante para os seguidores online. "Não é tão fácil assim. Você abrir a câmera e falar, mas falar o quê? A maior dificuldade que sinto até hoje é escolher os assuntos, e ter começo, meio e fim", confessa.

Para levar o seu projeto do ACLR adiante, a Rede Record montou uma equipe de 45 profissionais para produzir e comercializar os novos canais multiplataforma da emissora. Mas apesar desta estrutura oferecida pelo canal, o conteúdo dos vídeos publicados no Youtube depende do perfil de cada apresentador. "Se não houver possibilidade de criação em uma plataforma conhecida pela inovação em formatos e conteúdo, o produto perde seu potencial de mercado. Isso é inerente ao projeto. O público complementa a audiência da TV", enfatiza Guerreiro.

Assim como a TV não matou o rádio, a internet também não vai acabar com a televisão, e traz apenas novas opções de conteúdo. "A forma que se consome vídeo está mudando. As TVs não estão apostando na internet. Estão investindo nela. Construir sua audiência e se preparar para o futuro onde a competição por ela acontece não só com outras emissoras, mas também com criadores de conteúdo que construíram sua própria audiência, é vital para o futuro delas", afirma Luiz Felipe Barros. "Você se adequa. Daqui a pouco a internet vai ter que se adequar ao que a gente não sabe o que será. É uma nova mídia, e não adianta você ignorar. Quem tem filho sabe que as crianças só veem youtube. É outro momento, e acho genial que esteja acontecendo. Na internet, o Sol nasceu para todos mesmo", completa Galisteu, com propriedade de youtuber.


Arquivado em:Entretenimento

Amazon Prime Video, rival da Netflix, prepara chegada ao Brasil

Posted: 18 Nov 2016 09:45 AM PST

A Amazon se prepara para competir com a Netflix em escala mundial ao expandir de maneira maciça o Amazon Prime Video, seu serviço de vídeo on-line, de acordo com o jornal The Wall Street Journal, que cita fontes próximas ao assunto. O serviço, hoje disponível em apenas cinco países – Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Áustria e Japão -, deve chegar a 200, ainda de acordo com o veículo, o que incluiria o Brasil.

Veja também

A expansão colocaria a Amazon Prime Video em igualdade de condições com a Netflix, líder em vídeos por streaming, que afirma estar presente em mais de 190 países. O número, segundo a empresa, foi atingido em janeiro, quando ocorreu o lançamento simultâneo de seu serviço em 130 novos mercados.

À agência AFP, a porta-voz da Amazon limitou-se a confirmar que, em dezembro, chegará a mais de 200 países a série The Grand Tour, produzida pela Amazon e dedicada ao universo automotivo. “Não temos nada a mais para anunciar”, afirmou.

O grupo informou também que, “em breve”, estreará na Índia. Em maio, em Cannes, o diretor da Amazon Studios, Jason Ropell, fez referência a um lançamento na França, sem informar a data.

(Com AFP)


Arquivado em:Economia, Entretenimento

Black Friday chama atenção, mas gastos devem cair, diz pesquisa

Posted: 18 Nov 2016 09:44 AM PST

Em meio a recessão econômica, os consumidores brasileiros estarão prestando mais atenção na Black Friday. De acordo com uma pesquisa do Google em parceria com o Ibope divulgada nesta sexta-feira, o índice de pessoas que pretendem comprar nessa data subiu de 84% em 2015 para 89% neste ano.

Os gastos previstos para o evento ano, porém, diminuíram. Enquanto que em 2015 o montante foi de R$ 1.156, o deste ano ficou em R$ 1.095. Segundo o Google, as pesquisas por preços na Black Friday cresceram cerca de 60% neste ano.

Neste ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro -última sexta-feira do mês.

O evento pode ser ainda um adiantamento das compras de Natal. Segundo a pesquisa, 47% dos entrevistados já pensam em antecipar as compras natalinas para duas pessoas agora, na Black Friday.

Dentre os produtos, os eletrônicos e eletrodomésticos ainda lideram as intenções de compra, com 64% do total, seguido por roupas, calçados e acessórios (48%),

Já a forma de pagar da maioria será do bom e velho cartão de crédito, no qual 61% deverão optar pelo pagamento parcelado e 33% a vista.

A pesquisa foi realizada com internautas de 18 a 55 anos, das classes A, B e C que costumam realizar comprar online, moradores da Grande São Paulo e interior, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Recife.


Arquivado em:Economia

Mulheres que têm filhos mais tarde vivem por mais tempo

Posted: 18 Nov 2016 09:40 AM PST

As mulheres têm optado por engravidar mais tarde. Diversas pesquisas populacionais já apontaram essa tendência, inclusive entre as brasileiras. Segundo o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve uma queda no número de mulheres que têm filhos na faixa dos 15 aos 24 anos e, simultaneamente, cresce a proporção de mães que tem entre 25 e 39. Sabe-se que a gravidez tardia aumenta o risco de complicações tanto para a mãe quanto para o bebê. Agora, um novo estudo traz uma boa notícia: as mães mais velhas tendem a viver por mais tempo.

O levantamento, publicado na revista científica American Journal of Public Health, foi realizado com 28 000 mulheres. Após observar os dados, os pesquisadores perceberam que metade delas viveram até os 90 anos. Todas tinham uma característica em comum: tinham tido o primeiro filho depois dos 25 anos. De acordo com o autor Aladdin Shadyab, da Universidade da Califórnia San Diego School of Medicine, elas tinham uma probabilidade 11% maior de viver até os 90 anos. Além disso, as que tinham mais de um filho apresentaram uma longevidade maior do que aquelas que tiveram apenas um.

“Nosso estudo é o primeiro a avaliar a idade no primeiro parto e o número de filhos em relação à sobrevivência a uma idade muito avançada”, disse Shadyab, segundo o site da revista TIME.

O estudo não investigou porque isso acontece, mas pesquisas anteriores podem apontar alguns caminhos. Em primeiro lugar, a capacidade de conceber está indiretamente relacionada à saúde. Então, mulheres com mais de um filho são mais saudáveis em termos gerais e, portanto, têm mais chances de viver até a velhice.

Além disso, fatores sociais como renda e educação também são indicadores de maior acesso aos cuidados com a saúde. Ou seja, mulheres que optam por ter um filho mais tarde geralmente o fazem porque estão investindo na carreira acadêmica e profissional. Ao cuidar mais da saúde, enfrentam menos doenças crônicas ligadas ao envelhecimento, como problemas cardiovasculares e diabetes.

 


Arquivado em:Saúde

Leilão do Canindé termina sem lances; Lusa comemora

Posted: 18 Nov 2016 09:35 AM PST

O leilão de parte da área do estádio do Canindé terminou nesta sexta-feira, às 14h21, sem nenhum lance formalizado. O resultado agradou a Portuguesa, proprietária deste setor do terreno, que tentou adiar o leilão, pois considera o valor inicial, de 74 milhões de reais, muito baixo. O tradicional clube paulista e que hoje disputa a Série D do Brasileirão decidiu vender seu estádio para quitar dívidas de mais de 50 milhões de reais que possui com ex-atletas. Agora, a Lusa terá tempo para buscar novas alternativas para salvar seu estádio.

O setor leiloado corresponde aos 60% do terreno que pertencem à Portuguesa – os 40% restantes pertencem à Prefeitura.  A Lusa considera que o terreno vale muito mais do que o preço estipulado pela Justiça.

Um perito judicial, contratado pelo presidente da Portuguesa, Leandro Teixeira Duarte, avaliou a área de 42.350 metros quadrados em 360 milhões de reais.  O lance mínimo para aquisição na Fidalgo Leilões, no entanto, é de  74 milhões de reais.

Sem interessados até o momento, será preciso remarcar o leilão, o que só deve ocorrer em 2017. Até lá, a Portuguesa tentará um acordo com os ex-jogadores do clube que entraram com ações milionárias.

O processo que gerou o leilão foi impetrado pelo ex-jogador Tiago de Moraes Barcellos. Outros atletas, entre eles o atacante Ricardo Oliveira, atualmente no Santos, e Rogério Pinheiro,  ex-São Paulo, também fazem parte do processo. A advogada Gislaine Nunes representa o grupo nesta ação e requer mais de 55 milhões de reais.

O presidente da Portuguesa, Leandro Teixeira Duarte, buscava um acordo até esta quinta-feira para evitar o leilão, mas a proposta de 90 dias para que o clube pudesse estruturar um planejamento não foi aceita pela advogada dos jogadores.

No Canindé, o sentimento foi de alívio pela ausência de propostas no leilão. A Portuguesa acredita que ter dado entrada no processo de tombamento do Canindé ajudou a afastar os interessados. O processo está em andamento no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. O Condephaat aceitou abrir um dossiê preliminar, recebeu parte dos documentos e aguarda o restante da documentação.

A negociação com os jogadores não deve ser conduzida por Leandro Teixeira Duarte, já que o clube terá um novo presidente no dia 5 de dezembro. Os candidatos são Alexandre Barros, Marcelo Carvalho e Marco Antonio Teixeira Duarte, pai de Leandro e filho de Oswaldo Teixeira Duarte, que dá nome ao estádio. “Esse é um ano decisivo para o futuro da Portuguesa”, diz o atual mandatário.

A Portuguesa não disputa a Série A do Brasileirão desde 2013, quando foi rebaixada pelo STJD por causa da escalação irregular do meia Héverton – decisão que livrou o Fluminense do rebaixamento. Desde então, o clube acumulou rebaixamentos tanto no Estadual quando no Brasileirão: em 2016, caiu para a Série D do campeonato nacional.

Torcedores da Portuguesa choram após a confirmação do rebaixamento da equipe no STJDGalo com as cores do Fluminense diante do STJD, no RioTorcedor do Fluminense ironiza choro do grupo da Portuguesa, punida pelo STJDTorcedores do Fluminense comemoram a decisão do STJDTorcedores do Fluminense comemoram a decisão do STJDO julgamento da Portuguesa no STJDO presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, no julgamento do clube no STJDSegurança protege a entrada dos cartolas no STJD, no Rio

(com Estadão Conteúdo)

 

 


Arquivado em:Esporte

Fifa quer Mundial de Clubes ‘mais atraente’, com 32 times

Posted: 18 Nov 2016 09:17 AM PST

A Fifa planeja uma reformulação do Mundial de Clubes a partir de 2019. De acordo com o presidente Gianni Infantino, o torneio disputado sempre no final do ano entre os campeões continentais pode ter daqui três anos até 32 times, tendo um formato de três semanas, com início em junho. A ideia está em discussão e será avaliada em uma reunião entre dirigentes da Fifa em janeiro, na cidade de Zurique, capital da Suíça. Na última edição, o Mundial de Clubes teve apenas sete times na disputa, com o Barcelona faturando o título em cima do River Plate.

“Seria jogada na segunda quinzena de junho, quando acabarem todos os torneios”, explicou Infantino ao jornal espanhol Mundo Deportivo. “Devemos buscar um Mundial mais interessante para os clubes, mas também para os torcedores de todo o mundo. É o que tratamos de alcançar, com um torneio muito mais atraente que o atual, com mais qualidade entre os participantes e mais clubes. Isso atrairá patrocinadores e televisões de todo o mundo”.

Infantino, no entanto, não explicou como seria organizado o sistema de classificação para a competição, já que, por exemplo, a Libertadores – também reformulada – será disputada a partir do ano que vem durante todo ano, e desde a criação do Mundial de Clubes o único representante sul-americano é sempre o campeão do torneio. Portanto, não está claro como as confederações continentais, em conjunto com a Fifa, mudariam o calendário para encaixar este novo formato do torneio.

(Com Estadão Conteúdo)

 


Arquivado em:Esporte

Ex-ministro José Dirceu, acredite, ainda se diz vítima de calúnia

Posted: 18 Nov 2016 09:14 AM PST

Em 2011, os engenheiros José Augusto Quintella Freire e Romênio Marcelino Machado, em entrevista a VEJA, afirmaram que Dirceu fazia tráfico de influência, recebendo dinheiro da Sigma Engenharia, que pertencia à Delta Engenharia, de Fernando Cavendish, para que o empresário conseguisse contratos na Petrobras.  Dirceu, que já foi condenado a 23 anos por corrupção e tráfico de influência no escândalo do petrolão, quer punir dois empresários que o denunciaram.

Dirceu impetrou uma ação criminal contra os empresários depois que a reportagem foi publicada, mas em janeiro último a Justiça considerou que os dois não agiram com o propósito de macular a honra do ex-ministro. No último dia 24, o ex-ministro entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Rio.

Para Dirceu, o fato de os dois empresários terem feito a denúncia em um veículo de comunicação é prova de que eles queriam ofender sua honra. "Caso a intenção dos apelados fosse apenas "denunciar" suposto crime de tráfico de influência, deveriam ter realizado tal narrativa no ambiente próprio, procurando as autoridades policiais ou judiciais, por exemplo, a fim de que os fatos fossem investigados (e não um jornalista)”, diz  a petição  redigida pelos advogados Rodrigo Dall’Acqua e Júlia Engel.

As investigações da Operação Lava-Jato descobriram que o ex-ministro faturou quase 40 milhões de reais, boa parte de empreiteiros envolvidos no petrolão e empresas que tinham negócios com o governo petista. E qual era o serviço prestado por Dirceu para amealhar tamanha fortuna? Tráfico de influência — exatamente o que os dois engenheiros denunciaram que ele fazia cinco anos atrás.


Arquivado em:Brasil

Trem descarrila ao se chocar com caminhão na Holanda

Posted: 18 Nov 2016 09:13 AM PST

Um trem de passageiros da companhia Arriva descarrilou ao se chocar com um caminhão de produtos lácteos nesta sexta-feira na cidade de Winsum, no norte da Holanda. O acidente não deixou mortos ou feridos graves.

Diversos passageiros do trem sofreram ferimentos leves, segundo a imprensa local. O serviço de proteção civil da região informou através de sua conta no Twitter que “um ferido foi levado ao hospital” e os demais estão sendo tratados no local do acidente. O motorista do caminhão saiu ileso.

A colisão aconteceu entre as localidades de Groningen e Roodeschool, quando o caminhão passou em um cruzamento ferroviário sem vigilância perto da fronteira norte entre Holanda e Alemanha.

Trata-se da segunda colisão de um trem da Arriva com um veículo neste ano, após um acidente similar em fevereiro passado que deixou um morto e seis feridos no município de Dalfsen.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Astronautas chineses retornam à Terra depois de 30 dias no espaço

Posted: 18 Nov 2016 09:12 AM PST

Dois astronautas chineses retornaram à Terra nesta sexta-feira, às 14h07 (4h07  no horário de Brasília). Após os ‘taikonautas’, como são chamados os astronautas chineses, ficarem 30 dias no espaço, a cápsula espacial posou no Norte da China. A missão espacial tripulada foi considerada a mais longa realizada pelo país.

A conclusão da viagem espacial é fundamental para o projeto ambicioso da China de instalar, no prazo de seis anos, uma estação chinesa espacial tripulada permanente, quando a Estação Espacial Internacional (ISS) não estará mais funcionando.

Shenzhou 11

Momento da chegada dos astronautas ao Norte de China (China Daily/Reuters)

Os astronautas Jing Haipeng e Chen Dong seguirão para um hospital da região para passar por revisões médicas e depois seguirão para Pequim, onde realizarão um processo de readaptação à gravidade que pode durar algumas semanas, segundo especialistas.

Haipeng e Dong viveram e trabalharam no laboratório espacial Tiangong-2 (em português, Palácio Celeste-2) desde 18 de outubro, data em que ingressaram no local. No ambiente, os dois cultivaram verduras, criaram bichos-da-seda e realizaram reparos na estação, de acordo com a agência estatal Xinhua.

Os exploradores chineses haviam partido em 17 de outubro de uma base situada no deserto de Gobi na nave espacial Shenzhou-11 (em portiguês, Nave divina-11).

 

Programa espacial

A conquista espacial, coordenada pelo Estado-Maior militar chinês, é considerada no país um símbolo da força nacional. Pequim investe bilhões de dólares nos programas espaciais para tentar chegar ao mesmo nível dos Estados Unidos, Europa e Rússia.

A China enviou o primeiro homem ao espaço em 2003. Dez anos depois, o país concluiu com sucesso a missão tripulada "Shenzhou-10", após 15 dias de órbita ao redor da Terra.

Além da estação espacial, Pequim sonha em enviar um homem à Lua. Em dezembro de 2013, a sonda chinesa Chang'e-3 desembarcou na superfície lunar o veículo teleguiado batizado "Coelho de jade".

A missão foi considerada um sucesso pelo governo, mas o veículo lunar passou por problemas que o deixaram em longas fases de hibernação.

Pequim também ambiciona lançar uma nave espacial ao redor de Marte até 2020, antes de enviar um veículo teleguiado ao planeta vermelho.


Arquivado em:Ciência

Academia Sueca insiste: Dylan pode retirar Nobel no ano que vem

Posted: 18 Nov 2016 09:05 AM PST

Bob DylanBob DylanBob DylanBob DylanBob DylanBob DylanBob DylanBob DylanBob DylanBob Dylan durante apresentação no 17º Prêmio Anual da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles em 2012Bob Dylan durante show em Byron Bay, AustráliaFolk-rock na China: Bob Dylan (centro) fará shows no Ginásio dos Trabalhadores de Pequim e no Grand Stage de Xangai, nos dias 6 e 8 de abrilBob Dylan posa para foto em terraço, na cidade de Nova York, 1962Bob Dylan posa para foto em terraço, na cidade de Nova York, 1962Bob Dylan em Nova York, 1964Bob Dylan em livraria na cidade de Nova York, 1964Bob Dylan no quintal de sua casa na cidade de Nova York, 1964Bob Dylan se apresenta em Rhode Island, Estados Unidos, 1964Bob Dylan participa de coletiva de imprensa em Los Angeles, Estados Unidos, 1965Bob Dylan se apresenta em Nova York, 1966Bob Dylan se apresenta na Suécia, 1966Bob Dylan em Copenhage, Dinamarca, 1966Bob Dylan na década de 1970Bob Dylan com a namorada Suze Rotolo na década de 1970Bob Dylan na década de 1970Bob Dylan na década de 1970Bob Dylan se apresenta na década de 1970Bob Dylan na década de 1970Bob Dylan na década de 1970Bob Dylan se apresenta na cidade de Atlanta, Estados Unidos, 1974Bob Dylan se apresenta em Nova York, 1974Bob Dylan se apresenta em Oakland, Califórnia, 1978Bob Dylan e Mick Jagger durante show dos Rolling Stones, no Estádio do Morumbi, em 1998. Em 2006, os Stones fizeram um show grátis nas areias de Copacabana.

A Academia Sueca anunciou nesta sexta-feira que não vai fazer um ato alternativo ao tradicional evento para o ganhador do Nobel de Literatura Bob Dylan, em dezembro. A ocasião será adiada à espera de uma oportunidade para que o músico americano possa apanhá-lo pessoalmente nos próximos meses.

“Existe uma possibilidade de que Bob Dylan se apresente em Estocolmo no próximo ano, possivelmente na primavera (entre março a junho), quando seria a ocasião perfeita para fazer seu discurso”, informou a entidade em comunicado.

O cantor tinha dito durante a semana à Academia que não poderá estar na cerimônia de entrega do prêmio no próximo dia 10, nem na conferência que acontecerá três dias antes, por “compromissos” já agendados, mas se mostrou “enormemente honrado”.

A secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, disse hoje à emissora pública Sveriges Radio que representantes do músico confirmaram que ele fará um show em Estocolmo no primeiro semestre de 2017. Embora não seja necessário que o vencedor vá pessoalmente a Estocolmo, ele deve fazer um discurso para poder receber o prêmio e as 8 milhões de coroas suecas (cerca de 3 milhões de reais).

A última pessoa agraciada com o Nobel de Literatura que não compareceu para retirá-lo foi a canadense Alice Munro, em 2013. Ela não pôde ir à Suécia por motivos de saúde, mas à época a Academia celebrou a leitura de aceitação do prêmio, quando passou um vídeo de uma longa entrevista realizada com a escritora algumas semanas antes.

A retirada do Nobel e até o discurso não precisam necessariamente ser feitas presencialmente, mas o prazo para recolher o prêmio não pode passar de seis meses a contar do dia 10 de dezembro.

“Espero que Bob Dylan faça o que julgar melhor. Seria fantástico se fizesse um discurso. É um intelectual, é muito bom para descrever seu trabalho e suas influências. Seria interessante ver alguma atuação sua do tipo”, argumentou Sara.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Entretenimento

O colapso da saúde na Venezuela

Posted: 18 Nov 2016 08:56 AM PST

O Hospital  Vargas foi o primeiro grande hospital de Caracas e um dos pioneiros em transplantes na América Latina. Hoje, apenas uma das salas tem ar condicionado – a chamada sala VIP, onde “protegidos” do regime se internam após cirurgias plásticas. Todo o resto do hospital está repleto de animais, principalmente cachorros e gatos, que comem o lixo nos corredores escuros.

Venezuela para VejaVenezuela para VejaVenezuela para VejaVenezuela para VejaVenezuela para VejaVenezuela para VejaVenezuela para VejaVenezuela para VejaVenezuela para VejaVenezuela para VejaVenezuela para Veja

Localizado no centro de Caracas, o Vargas é vigiado pela milícia bolivariana e também por colectivos, grupos paramilitares chavistas. Para que um estrangeiro possa entrar, é preciso desviar de praticamente qualquer olhar suspeito. Os últimos, além de vigiar o hospital, tratam de ameaçar médicos que não conseguem realizar um procedimento que eles precisem por falta de insumos. O clínico geral Alfredo Villarroel, de 33 anos, está há mais de uma década no hospital "Sou um dos poucos que nunca sofreu ameaças, sou uma exceção. Todos os meus colegas relatam haver sido ameaçados com armas na emergência, outro que levo uma coronhada de outro", diz.

Não à toa, do outro lado da rua há uma farmácia e uma loja de equipamentos cirúrgicos. Para serem atendidos, os pacientes precisam levar absolutamente tudo: luvas, uniforme cirúrgico, gaze, anestésicos, material para sutura, e o que mais precisarem. Na emergência, pacientes recém-chegados são internados em uma sala que mais parece uma sauna. No banheiro, médicos são obrigados a urinar em garrafas porque a descarga não funciona.

Leia também:
Comerciante venezuelano usa balança para contar dinheiro
Deputado venezuelano é libertado depois de mais de 2 anos preso
Chavismo descarta eleições antecipadas na Venezuela

Procedimentos simples, como a realização de um eletrocardiograma em uma paciente que chegou com dores no peito, se transformam em uma epopeia. Durante o atendimento, presenciado pela reportagem de VEJA, a paciente buscou panos para cobrir a maca e poder deitar-se. O médico conseguiu água oxigenada e uma gaze para limpar o aparelho (não existe álcool no hospital). Depois de conferir o rolo de papel do sucateado aparelho, o exame saiu em branco. A paciente, que se queixava de ansiedade, saiu ainda mais nervosa – sem saber se deve ou não se preocupar com as tais dores.


Arquivado em:Mundo

Fazenda vai reunir governadores na terça para discutir crise

Posted: 18 Nov 2016 08:40 AM PST

Uma reunião marcada para a próxima terça-feira no Ministério da Fazenda com governadores discutirá a situação fiscal dos estados, disse nesta sexta-feira o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola. O presidente Michel Temer instruiu os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e o interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, a buscarem soluções para o assunto, segundo o porta-voz.

Em rápida declaração a jornalistas, Parola afirmou que Temer tem participado de reuniões para tratar a frágil situação financeira de vários estados brasileiros e disse que o presidente deve também se reunir com os governadores para tratar do assunto.

Nesta quinta, em passagem por Nova York, Meirelles já havia dito que o governo federal avalia diversas alternativas para tentar ajudar os estados em crise, mas desde que elas não prejudiquem o ajuste fiscal. Uma das possibilidades, segundo ele, seria fazer novas operações de securitização de recebíveis para socorrer os governos estaduais.

A ideia seria permitir operações de securitização de recebíveis (antecipação de receitas) por instituições ligadas aos estados. Esse modelo foi usado na captação feita pelo fundo de previdência dos servidores fluminenses, a RioPrevidência, em 2014. Naquela ocasião, o fundo captou recursos com a emissão de papéis respaldados com a perspectiva de recebimento futuro de royalties do petróleo.

Meirelles fez questão de salientar em diversos momentos da entrevista que o auxílio aos estados não pode comprometer o ajuste fiscal, o que prejudicaria a economia. “Não podemos, na ânsia de aliviar os efeitos da doença no paciente, prejudicarmos fatalmente a saúde do paciente.”

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Júlio Andrade encara trauma e dois protagonistas em ‘Maresia’

Posted: 18 Nov 2016 08:37 AM PST

julio-andrade-maresia-filme

A agenda de Júlio Andrade anda cheia. Só em 2016, o ator gaúcho foi visto em duas séries na TV (Justiça e 1 Contra Todos) e distintos longas nacionais (Reza a Lenda e Sob Pressão). Agora ele emplaca mais um cartaz nos cinemas com Maresia. A trama exigiu de Andrade a habilidade de viver duas personalidades diferentes, além de encarar um antigo trauma.

Ao longo da história, o ator passa boa parte das cenas nadando ou sozinho em um barco. Um desafio e tanto para quem não entrava no mar desde os 18 anos. “Eu quase morri afogado”, conta. “Aceitei fazer esse filme pra me livrar desse trauma. Maresia me deu um pouco mais de intimidade com o oceano. A parte mais difícil foi essa. Eu tive que reaprender a nadar, fiz aulas de natação, encontrei com um cara em Copacabana que dizia tirar trauma. Eu me deparei com o alto-mar, um volume d'água gigante, logo na primeira cena, foi surreal. Só eu sei o quanto foi difícil”, desabafa. 

Baseado no romance Barco a Seco, de Rubens Figueiredo – vencedor do Jabuti de 2002 —, Maresia possui duas linhas do tempo. A primeira, no passado, acompanha a vida do excêntrico pintor Emilio Vega (Júlio Andrade), que vivia em um barco e morreu misteriosamente em um acidente na praia. A segunda, nos dias atuais, traz o perito em arte Gaspar Dias (Andrade), que um dia recebe a visita de Inácio Cabrera (Pietro Mario). Ele diz ter conhecido o falecido artista que o estudioso idolatra. O encontro faz com que o crítico desvende mais detalhes sobre a vida de Vega e desconfie da veracidade de quadros que ele considerou falsos anteriormente.

"Tinha uma coisa no Vega que me atraiu, ele que me pegou. Eram dois personagens bem diferentes. Um bem visceral, e outro mais metódico, perito mesmo. Por serem bem diferentes isso até ajuda um pouco. Gravei primeiro tudo do Vega, com aquele cabelão e barba, e só depois que raspei tudo é que entrei no outro personagem. Jogar o cabelo fora ajudou nessa mudança de energia", explica Andrade, que ganhou o prêmio de melhor ator no 26º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema com o filme.


Arquivado em:Entretenimento

Corpo de homem que caiu em piscina térmica se dissolve totalmente

Posted: 18 Nov 2016 08:36 AM PST

O corpo de um homem que morreu após cair em uma piscina térmica natural no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, não pode ser encontrado pela polícia, pois se dissolveu antes de ser recuperado. Colin Scott, de 23 anos, entrou ilegalmente na área do parque onde ficam as termas para nadar e acabou falecendo.

O acidente foi todo filmado pela irmã da vítima, que o acompanhava. Segundo os autos da polícia, recuperados por uma emissora de TV local, os dois ultrapassaram as barreiras de segurança do parque, mesmo sabendo do perigo.

Quando encontraram uma das piscinas térmicas, Colin foi até a água fervente para testar a temperatura, mas acabou escorregando e caindo na terma. Sua irmã capturou o momento exato do acidente com a câmera do seu celular. As autoridades americanas não divulgaram o vídeo nem uma descrição do seu conteúdo, como forma de respeito à família da vítima.

Segundo os laudos da investigação, as equipes de resgate encontraram o corpo de Colin tarde da noite e decidiram deixar sua recuperação para o dia seguinte. Na manhã seguinte, porém, o ácido sulfúrico presente na água já havia dissolvido o corpo e nenhum vestígio dos restos mortais foi encontrado.

A área do parque onde o acidente aconteceu fica próxima a Caldeira de Yellowstone, que é considerado um supervulcão. Uma possível erupção desse vulcão poderia durar semanas, provocando efeitos globais catastróficos que mudariam o clima mundial por décadas. O Parque Nacional de Yellowstone é o mais antigo do mundo e é considerado um marco na história das áreas protegidas. Está localizado nos Estados americanos de Wyoming, Montana e Idaho.


Arquivado em:Mundo

Disney muda nome de ‘Moana’ na Itália por causa de atriz pornô

Posted: 18 Nov 2016 07:58 AM PST

A Disney renomeou sua próxima animação Moana na Itália, chamando-a de Oceania, para evitar confusão com uma famosa estrela pornô do país, a falecida Moana Pozzi, segundo conta o The Hollywood Reporter.

A Disney Itália não quis comentar a alteração do nome. Uma fonte do estúdio na Califórnia disse que “títulos em territórios estrangeiros são alterados por uma ampla variedade de razões”.

O estúdio teria decidido substituir o nome para evitar que crianças encontrem material bem diferente da animação na internet. “Se você digitar Moana no Google na Itália, você corre o risco de encontrar vídeos pornográficos. Mudar isso seria muito caro e um desperdício de dinheiro”, explicou um especialista ouvido pela revista Variety. Apesar de ter morrido em 1994, Moana Pozzi é um nome conhecido na Itália até hoje.

O filme será lançado como Oceania na Itália, em 22 de dezembro, referindo-se à região de ilhas no Oceano Pacífico em que a trama se passa. Em outros lugares da Europa, a animação recebeu o título de Vaiana, já que Moana é uma marca registrada em alguns países, como na Espanha.

No Brasil, a animação mantém o nome original e estreia no dia 5 de janeiro de 2017.


Arquivado em:Entretenimento

Sérgio Cabral: conheça a nova casa do ex-governador-presidiário

Posted: 18 Nov 2016 07:52 AM PST

Todos os dias, pontualmente às 8 horas da manhã, um agente penitenciário abre a portão principal de acesso às galerias. A tranca bate forte e o som ecoa pela cadeia. O preso mais antigo dentro do sistema se levanta e dá um grito: 'Confere!'. Nesse momento, todos os detentos são obrigados a levantar da cama, vestir uma camisa, baixar a cabeça e colocar as mãos para trás. Com uma prancheta nas mãos, o 'guarda' vai conferindo um a um, cela por cela. Desde a manhã desta sexta-feira, essa é a nova rotina do ex-governador Sérgio Cabral Filho em sua nova casa, no Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8, uma das unidades prisionais do Complexo de Gericinó, na Zona Oeste da cidade.

Com duas prisões preventivas decretadas pelas justiças do Rio de Janeiro e do Paraná, o homem mais poderoso do Rio de Janeiro nos últimos dez anos terá de se habituar a uma nova rotina, bem longe da vida nababesca que levava entre o Leblon, sua mansão em Mangaratiba e restaurantes e hotéis de luxo pelo mundo afora. Uma rotina que, normalmente, deveria colocá-lo no convívio com outros detentos da galeria D, reservada aos presos com diploma universitário, chamados 'especiais'. Cabral, Hudson Braga, seu ex-secretário de Obras, Wilson Carlos, secretário de Governo e outros quatro integrantes da quadrilha foram para a galeria C6, virada para a horta e uma região onde há mais sombras, ou seja, faz menos calor, numa região normalmente escaldante.

Sérgio CabralSérgio CabralSérgio CabralPrisão Sérgio CabralPrisão Sérgio CabralImagens internas do presídioImagens internas do presídioImagens internas do presídioImagens internas do presídioImagens internas do presídioImagens internas do presídioImagens internas do presídioImagens internas do presídioImagens internas do presídio

Há uma academia à disposição e banho de sol em determinados períodos – que são divididos com internos de outras alas. A unidade comporta entre 140 e 150 presos e, atualmente, há vagas. A quadra de futebol é sempre bastante disputada. Lá dentro Cabral encontrará, por exemplo, Nelson Nahim, irmão de Anthony Garotinho, preso por pedofilia. Ele é um dos mais antigos da galeria D. Nahim, aliás, é inimigo do irmão. Depois que Garotinho sair da unidade hospitalar, caso não vá para Campos, terá de ficar numa cela separado de Nahim. Lá estão também assassinos, milicianos e presos por não pagamento de pensão alimentícia.

Ficha do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral no programa de cadastro interno do sistema penitenciário

Ficha do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral no programa de cadastro interno do sistema penitenciário

À exceção de comida crua, familiares podem levar as iguarias que o ex-governador desejar. Os detentos têm a opção de comprar na cantina da unidade também. A mulher, Adriana Ancelmo, terá direito a uma visita antes de sua carteirinha ficar pronta, já que o marido está com a prisão preventiva decretada. Depois dessa primeira visita, só com a carteirinha de visitante devidamente cadastrada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o que, no caso de presos comuns, leva até dois meses para ficar pronta.

Às 18 horas, o grito de 'Confere!' ecoa novamente nas cadeias. É hora de voltar para a cela. Pensar na vida. E esperar a Justiça.


Arquivado em:Brasil, Política

Inglaterra autoriza congelamento de jovem que morreu de câncer

Posted: 18 Nov 2016 07:25 AM PST

A justiça britânica autorizou o congelamento do corpo de uma jovem de 14 anos que apresentou um pedido pouco antes de sua morte por câncer, com o sonho de ressuscitar graças aos avanços da ciência. A decisão legal não tem precedentes no Reino Unido.

“Tenho apenas 14 anos e não quero morrer, mas sei que vou morrer. Acredito que ser preservada em criogenia me dá uma oportunidade de cura e de acordar, mesmo que seja em centenas de anos”, escreveu a jovem londrina em seu pedido.

O juiz da Alta Corte britânica, Peter Jackson, decidiu a favor da jovem após uma audiência privada em outubro, cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira. A garota, conhecida apenas como JS, pediu que nenhum nome envolvido no processo fosse identificado.

O corpo foi levado de Londres, local em que a adolescente vivia, para os Estados Unidos, onde existem algumas das principais companhias de criogenia do mundo, e foi congelado "perpetuamente". O custo do procedimento foi de 37.000 libras (cerca de 154.000 reais).

A garota recorreu à justiça para assegurar que sua mãe, que apoiava a ideia, tivesse a última palavra sobre o destino de seu corpo. Os pais da adolescente são divorciados e ela não tinha contato com o pai desde 2008. Inicialmente, ele foi contrário ao plano, mas durante o processo acabou por aceitar a ideia.

Durante seus últimos meses de vida, a adolescente, que tinha uma forma rara de câncer, usou a internet e redes sociais para pesquisar sobre criogenia, uma técnica que consiste no congelamento de corpos inteiros à espera de avanços científicos com a esperança de que sejam ressuscitados. Enviou o pedido à Alta Corte, mas estava muito doente para comparecer ao tribunal. Segundo os advogados, ela soube da decisão favorável do juiz antes de morrer.

“Não é uma surpresa que esta demanda seja a primeira deste tipo a chegar à justiça neste país, e provavelmente em qualquer outro”, afirmou Jackson em sua decisão. “É um exemplo das novas perguntas que a ciência apresenta ao Direito, talvez, mais do que qualquer outro, ao Direito familiar.”

Criogenia

Desde a primeira preservação por congelamento, nos anos 1960, o processo de criogenia só foi autorizado no mundo algumas centenas de vezes. O corpo deve ser preparado instantes após a morte e, em seguida, transportado para o centro de criogenia.

"As teorias científicas por trás da criogenia são especulativas e controversas e há um debate considerável sobre suas implicações. Por outro lado, a 'criopreservação', feita em células e tecidos por meio do congelamento, é atualmente um processo conhecido em alguns ramos da medicina, por exemplo, na preservação de esperma e embriões em tratamentos de fertilidade. A criogenia é a 'criopreservação' levada ao extremo", afirmou o juiz.

Segundo o Jackson, a família da garota levantou o montante para o procedimento e um grupo de voluntários britânicos ajudou a fazer os arranjos finais. Um hospital também cooperou no procedimento, apesar de deixar claro que não defende a criogenia. "Pelo contrário, todos os profissionais envolvidos sentem-se desconfortáveis com isso", afirmou o juiz.

A Human Tissue Auhority (HTA, na sigla em inglês), entidade britânica responsável pela regulação de organizações que retiram, armazenam e utilizam tecidos humanos, foi consultada, mais afirmou que não tinha competência para intervir no caso.

Segundo Jackson, o governo pode ter que tomar alguma decisão sobre casos semelhantes que podem ocorrer nos próximos anos. "Eventos desse tipo sugerem a necessidade de uma regulação apropriada à preservação criogênica no país se ela tiver que acontecer no futuro", afirmou.

O Departamento de Saúde britânico afirmou que "casos desse tipo são raros. Embora não existam planos para mudanças legislativas na área, esse é um assunto que continuaremos a rever, junto com a Human Tissue Authority".

(Com AFP)


Arquivado em:Ciência, Mundo, Saúde

22 pessoas e 4 empresas viram rés por tragédia em Mariana

Posted: 18 Nov 2016 07:17 AM PST

A Justiça Federal de Ponta Nova, em Minas Gerais, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra as empresas Vale, Samarco, BHP Billiton e VogBR, além de 22 pessoas envolvidas no rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana (MG), em 5 de novembro do ano passado.

A tragédia sem precedentes no Brasil destruiu o distrito de Bento Rodrigues, matou dezenove pessoas e provocou danos ao meio ambiente ainda incalculáveis.

LEIA TAMBÉM:
'Tragédia em Mariana foi sinal para mineradoras de todo o mundo'
Samarco dá primeiro passo para voltar a operar em Mariana
'Só as leis vão impedir novos desastres', diz promotor de Mariana

Das pessoas físicas denunciadas, apenas o engenheiro da VogBR Samuel Paes Loures não foi acusado de homicídio com dolo eventual – quando se assume risco de matar. Ele vai responder, juntamente com a empresa VogBR, pelo crime de apresentação de laudo ambiental falso. Os demais envolvidos vão responder ainda por crimes de inundação, desabamento, lesão corporal e crimes ambientais, além de homicídio. A Samarco, a Vale e a BHP Billiton são acusadas de nove crimes ambientais. Os réus terão trinta dias para apresentarem a defesa.

O juiz Jacques de Queiroz Ferreira ressaltou que os danos ambientais ainda não foram sanados. “Da leitura da denúncia pode-se extrair que os danos gerados pelo rompimento da Barragem do Fundão, principalmente em relação ao meio ambiente, sequer terminaram de ocorrer.”

 


Arquivado em:Brasil

Trump escolhe senador linha-dura como secretário de Justiça

Posted: 18 Nov 2016 06:41 AM PST

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já definiu três membros do alto escalão de sua equipe de segurança: o senador Jeff Sessions será o secretário de Justiça, o deputado Mike Pompeo ocupará o cargo de diretor da CIA e o general da reserva Mike Flynn foi escolhido como assessor de segurança nacional.

A informação foi dada nesta sexta-feira por uma autoridade da equipe de transição que, falando sob condição de anonimato, disse que os anúncios serão feitos posteriormente nesta sexta-feira. Segundo a fonte, os três homens já aceitaram as ofertas de Trump.

Ao escolher Sessions como secretário de Justiça, cargo que também inclui a função de procurador-geral, Trump coloca nos cargos um aliado cujos discursos linha-dura e muitas vezes inflamatórios sobre imigração foram similares aos seus – Sessions se opõe a qualquer caminho para a cidadania para imigrantes ilegais e foi um apoiador da promessa de Trump de construir um muro na fronteira com o México.

Ex-procurador-geral do Alabama e procurador dos EUA, Sessions, de 69 anos, recebeu um telefonema com a oferta do cargo, de acordo com a CBS News. O porta-voz do Comitê Nacional Republicano, Sean Spicer, que está envolvido na transição presidencial de Trump, não confirmou as notícias. “Até que Donald Trump diga, não é oficial”, disse Spicer.

Acusações de racismo

Em 1986, Session se tornou somente o segundo candidato em 50 anos a ter confirmação negada como juiz federal após acusações de que teria feito comentários racistas – ele teria chamado um procurador negro de “garoto”. Sessions disse não ter sido racista, mas afirmou em sua audiência que grupos como a Associação Nacional para o Avanço de Pessoas de Cor e a União Americana de Liberdades Civis podem ser considerados “não americanos”.

(Com Reuters)


Arquivado em:Mundo