USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Notícias

Notícias


Como crescer na empresa: dez dicas da presidente da Microsoft

Posted: 17 Nov 2016 09:53 AM PST

Quem já se viu estagnado em um emprego sabe bem como é a sensação de frustração profissional. O problema é que, muitas vezes, o chefe imediato não te dá pistas sobre como ou o que fazer para evoluir dentro da companhia.

O site de VEJA pediu para Paula Bellizia, presidente da Microsoft no Brasil, ensinar em dez passos, com base na experiência em sua própria companhia, o que o colaborador precisa para crescer na empresa. Confira:


Arquivado em:Economia

Propinas pagaram até a conta de gás do apartamento de Cabral

Posted: 17 Nov 2016 09:51 AM PST

O relatório do Ministério Público Federal que resultou na prisão do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e parte de sua quadrilha revela que as centenas de milhões arrecadadas em propina serviam para pagar até as despesas mais básicas. Um exemplo clássico disso está no dia 25 de agosto de 2014, quando o homem apontado como o contador do grupo, Luís Carlos Bezerra, pagou um boleto bancário de 1.760,10 reais para quitar a conta de gás do apartamento 401 da Rua Aristides Espíndola, no Leblon, um dos endereços mais nobres do Rio de Janeiro.

Nesta contabilidade paralela, os investigadores da Polícia Federal e os procuradores do MPF conseguiram decifrar parte dos codinomes utilizados por Carlos Bezerra. Outros têm apelidos como Buldogue, Tocha, Piscina e Apóstolo, cujas identidades permanecem, por ora, um enigma. Os descobertos são Dri, para Adriana Ancelmo, mulher de Cabral, e Magal, de Magali, mãe do ex-governador. Muitas contas eram pagas em dinheiro vivo que, segundo a investigação, somam exatamente 950.000 reais do que foi possível de rastrear. Entre essas compras há seis vestidos de grife, móveis para escritórios, equipamentos e máquinas agrícolas, blindagem de veículos e até o cachorro quente da festa de aniversário do filho: 1.070 reais, pagos no dia 14 de agosto de 2015.

Houve transferências de dinheiro para a conta da tia de Cabral, Regina, em 4 de março de 2015, de 6.000 reais, também feita pelo contador da quadrilha, e depósitos generosos para a atual esposa, Adriana (30.000 reais) e até para a ex-mulher do governador, Susana Neves Cabral, que recebeu 10.000 dólares.


Arquivado em:Política

STJD recua e mantém direito do Grêmio de jogar final em casa

Posted: 17 Nov 2016 09:46 AM PST

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) recuou, menos de 24 horas depois da decisão de retirar o mando de campo do Grêmio na final da Copa do Brasil. Na tarde desta quinta-feira, a entidade concedeu o efeito suspensivo solicitado pelo clube gaúcho e manteve o segundo jogo da decisão diante do Cruzeiro, no dia 30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Veja também
O técnico Renato Gaúcho festeja vitória com a filha Carol

O abraço de Carol e Renato Portaluppi (Fabio Gomes/Raw Image/Folhapress)

Com a decisão, a pena imposta fica suspensa até que o recurso do Grêmio seja julgado e concluído no Pleno do STJD, a última instância do tribunal. O julgamento não tem data para ocorrer.

Na tarde de quarta-feira, o tribunal decidiu punir o Grêmio pelo que considerou uma invasão de campo de Carol Portaluppi, filha do técnico Renato Gaúcho, após a classificação da equipe à final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, na arena gremista.

Sem estar autorizada pela arbitragem, a jovem assistiu ao fim da partida do banco de reservas e, após o apito final, entrou no gramado para festejar com o pai, entre selfies e abraços.

Além da perda do mando de campo na segunda partida da final, o STJD  aplicou uma multa de 30.000 reais ao clube gaúcho.  A sanção causou revolta na diretoria gremista, pois o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de invasão de campo, prevê pagamento de 100 a 100.000 reais de multa – a não ser em casos de “elevada gravidade”.

(da redação)


Arquivado em:Esporte

Elenco de ‘Gilmore Girls’ se reúne em ensaio fotográfico

Posted: 17 Nov 2016 09:40 AM PST

A uma semana da estreia dos novos episódios de Gilmore Girls, o elenco da série movimentou as redes com o ensaio fotográfico publicado pela revista Entertainment Weekly. Aparecem nas fotos que estampam a capa da publicação os atores Lauren Graham (Lorelai), Alexis Bledel (Rory), Keiko Agena (Lane), Scott Patterson (Luke), Kelly Bishop (Emily), Jared Padalecki (Dean), Matt Czuchry (Logan) e Milo Ventimiglia (Jess Mariano).

Em entrevista, o elenco comentou o fim abrupto do seriado, em 2007. "Ninguém teve a chance de se despedir. E essa foi a oportunidade de fazer isso" diz Patterson sobre os quatro episódios especiais, que serão disponibilizados na Netflix a partir do dia 25 de novembro. "Gravamos a última cena sem saber se aquele seria o final. O diretor também não sabia, mas ele recriou a cena no café do Luke que aparece na abertura. E aquele foi o fim", diz Lauren.

A revista também relembrou o fato de que o personagem de Luke, que se torna par romântico de Lorelai, era, inicialmente, uma mulher. "O canal pediu que eu adicionasse um homem na história. Então, simplesmente peguei um personagem que existia e mudei o nome. Nem mudei os diálogos, sou uma preguiçosa", conta a criadora do programa Amy Sherman-Palladino.

 

Lauren Graham, a Lorelai de Gilmore Girls, na revista 'Entertainment Weekly'

Lauren Graham, a Lorelai de Gilmore Girls, na ‘Entertainment Weekly’ (Reprodução/ Entertainment Weekly/)

 

Kelly Bishop, a Emily de Gilmore Girls

Kelly Bishop, a Emily de Gilmore Girls (Reprodução/ Entertainment Weekly/)

 

Lauren Graham e Alexis Bledel, mãe e filha em Gilmore Girls, em ensaio da revista 'Entertainment Weekly'

Lauren Graham e Alexis Bledel, mãe e filha em Gilmore Girls, em ensaio da revista
‘Entertainment Weekly’ (Reprodução/ Entertainment Weekly/)

 

Scott Patterson, o Luke

Scott Patterson, o Luke (Reprodução/ Entertainment Weekly/Elenco de 'Gilmore Girls' se reúne em ensaio fotográfico)

 

Milo Ventimiglia interpreta Jess, ex de Rory

Milo Ventimiglia interpreta Jess, ex de Rory (Reprodução/ Entertainment Weekly/Elenco de 'Gilmore Girls' se reúne em ensaio fotográfico)

 

Jared Padalecki vive Dean em Gilmore Girls

Jared Padalecki vive Dean em Gilmore Girls (Reprodução/ Entertainment Weekly/Elenco de 'Gilmore Girls' se reúne em ensaio fotográfico)

 

Matt Czuchry, o Logan

Matt Czuchry, o Logan (Reprodução/ Entertainment Weekly/Elenco de 'Gilmore Girls' se reúne em ensaio fotográfico)

1441ew-00092345039


Arquivado em:Entretenimento

Pirâmide mexicana tem outras duas em seu interior

Posted: 17 Nov 2016 09:34 AM PST

Especialistas descobriram uma terceira estrutura piramidal dentro do tempo de Kukulkán, no México, que fica no sítio arqueológico de Chichen Itzá, no estado de Yucatán. Segundo os engenheiros e antropólogos mexicanos responsáveis pela descoberta, anunciada na quarta-feira, a estrutura foi construída como uma "boneca russa" (em que bonecas menores ficam escondidas dentro das maiores). As descobertas indicam que a majestosa construção maia foi erguida em pelo menos três etapas, ou seja, três pirâmides, uma dentro da outra, até se chegar à que se conhece como El Castillo (O Castelo, em português).

“É como as bonecas russas chamadas matrioskas, da maior tiramos outra e outra”, disse em coletiva de imprensa René Chávez Seguro, chefe do projeto e pesquisador do Instituto de Geofísica da estatal Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

A nova pirâmide descoberta tem cerca de dez metros de altura e é a mais antiga das três, construída, provavelmente, entre os anos 550-800. Em 1930, uma primeira estrutura piramidal, com cerca de 20 metros de altura, já havia sido encontrada no interior de Kukulkán. Ela foi feita, possivelmente, entre os anos 800-1000. As duas pirâmides menores culminam em El Castillo, de quase 30 metros, e que foi construído entre 1050-300, conhecido como o período de decadência do império maia.

Segundo Denisse Argote, do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), a descoberta permitirá conhecer com maior precisão a cultura maia antes que ela sofresse a influência do centro do México – foi essa cultura, chamada "pura", que imprimiu sua marca na escultura de Kukulkán tal como se conhece.

A descoberta da nova pirâmide

A nova estrutura piramidal foi encontrada por meio de uma técnica não invasiva criada pelos especialistas da UNAM e o INAH. A estratégia, denominada tomografia, consiste em iluminar o interior da pirâmide para ver seus detalhes, sem danificá-la.

Com essa mesma técnica, em 2015 o INAH e a UNAM já haviam descoberto, em 2015, que a pirâmide de Kukulkán está construída sobre um cenote, como é denominado o rio subterrâneo que corta o Sudeste do México e que os maias consideravam sagrado.

Os cientistas acreditam que os maias conheciam da existência do cenote desde que iniciaram a construção da primeira etapa do templo em homenagem a Kukulkán, a serpente emplumada que era a divindade máxima dos maias.

Os espanhóis denominaram este templo de El Castillo e, em 2007, ele foi declarado, após uma votação mundial, uma das sete maravilhas do mundo moderno.

(Com AFP)


Arquivado em:Ciência

LeBron doa US$ 2,5 mi para exposição sobre Muhammad Ali

Posted: 17 Nov 2016 09:33 AM PST

O astro da NBA LeBron James anunciou nesta quinta-feira que doou 2,5 milhões de dólares (8,5 milhões de reais) em apoio a uma exposição sobre Muhammad Ali, no Museu de História Africana-Americana do Smithsonian, em Washington. O ala do Cleveland Cavaliers disse ser um grande fã da lenda do boxe, que morreu em 3 de junho, aos 74 anos, após longa batalha contra o Mal de Parkinson.

Veja também

“Todo atleta profissional, independentemente de raça ou gênero, deve ser muito grato a Muhammad Ali. Seu legado merece ser estudado e reverenciado por todas as gerações”, afirmou LeBron. A exibição “Muhammad Ali: A Força por Mudança” apresenta itens do pugilista, incluindo calções e luvas, e detalha não só a carreira, mas  também o ativismo político de Ali.

O curador da galeria esportiva do museu, Damion Thomas, se disse “extremamente grato” a LeBron. “Como a superestrela mais socialmente ativa no esporte atualmente, LeBron James é uma prova de que a influência de Muhammad Ali encarna os tumultos sociais e raciais de seus tempos, ofuscando linhas entre políticas e esporte, ativismo e entretenimento.”

O museu de 540 milhões de dólares contém 36.000 itens que traçam a jornada de afro-americanos da escravidão nos anos 1800 à luta por direitos civis no século 20 e mostra ícones modernos como Oprah Winfrey e a campeã do tênis Serena Williams.

(com agência Reuters)

LeBron reestreou pelos Cavaliers em amistoso de pré-temporada contra o Maccabi Tel Aviv, de IsraelLeBron James na chegada ao Rio de JaneiroFãs acenam e gritam com a chegada do jogador de basquete da NBA, LeBron James, durante um evento promocional em Hong Kong, na ChinaRonaldo e LeBron James, no Rio de JaneiroO jogador de basquete LeBron James, eleito um dos mais bem vestidos do ano pela revista Vanity FairLeBron James é recebido por Barack Obama na Casa Branca depois da conquista do título da NBA pelo Miami HeatLeBron James segura os troféus Larry OBrien e de jogador mais valioso (MVP) das finais após o Miami Heat vencer o San Antonio Spurs por 95 a 88 no jogo 7 das finais da NBA temporada 2012/13LeBron James conversa com David Beckham em jogo do Miami HeatJogador LeBron James do Miami Heat faz a cesta, durante o 6º jogo da final da NBA contra o San Antonio SpursLeBron James, do Miami, protege a bola do argentino Manu Ginobili, do San AntonioTony Parker e LeBron James: protagonistas do duelo mais interessante do primeiro jogo da final da NBALeBron JamesJogador LeBron James do Miami Heat, durante o 6º jogo da final da NBA contra o San Antonio SpursLeBron James, do Miami Heat, em ação pelos playoffs de 2013 da NBALeBron James comanda mais uma vitória histórica do Miami Heat, em BostonDana White, presidente do UFC, com LeBron James, astro do Miami HeatLeBron James, astro do basquete americanoEstados Unidos de Lebron James, Deron Williams e Chris Paul, vencem a Lituânia de Martynas Pocius na fase preliminar do torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Londres 2012Observado pelo adversários nigerianos, LeBron James voa para marcar mais uma cestaO jogador de basquete LeBron James durante a apresentação da delegação americana na Olímpiada de LondresLeBron James comandou o Miami Heat na série decisiva e calou os seus críticosDecisivos: Dwyane Wade, LeBron James e Chris Bosh festejam o título da temporada 2011-2012 da NBALiderado por LeBron James, Miami superou o Oklahoma e a grande atuação de Russell Westbrook, cestinha do jogo com 43 pontosCestinhas da partida, LeBron James, do Miami Heat, e Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, travaram um duelo eletrizanteJogadores do Charlotte Bobcats observam o voo de LeBron James, do Miami HeatLeBron James, do Miami Heat, durante final do campeonato do ano passado, contra o Dallas MavericksFans do Cleveland Cavaliers se reúnem na porta da ESPN momentos antes de LeBron James, então no Cleveland, anunciar a transferência para MiamiLeBron James era ídolo do Cleveland Cavaliers quando anunciou sua transferência para Miami
Arquivado em:Esporte

Apesar de novo acordo, Colômbia mata guerrilheiros das Farc

Posted: 17 Nov 2016 09:23 AM PST

O Exército colombiano confirmou nesta quinta-feira a morte de dois guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) durante um confronto em Bolívar, no norte do país. O episódio ocorreu apenas cinco dias depois de o governo chegar a um novo acordo de paz com o grupo.

Os confrontos foram registrados em Mina Golfo, um município de Santa Rosa, após os militares se instalarem na região para apurar denúncias de crimes que estariam sendo cometidos pelo Exército de Libertação Nacional (ELN), outra organização guerrilheira da Colômbia. Após os combates, outro dos guerrilheiros se entregou ao Exército e confessou que, na verdade, pertencia à frente 37 das Farc, e não ao ELN, assim como os dois mortos.

Humberto de la Calle, negociador do governo no processo de paz, negou que o confronto possa prejudicar o cessar-fogo bilateral entre o Exército e as Farc, mas alertou para a fragilidade da violação da trégua e a necessidade de assinar logo o acordo de paz. O novo acordo foi anunciado no último sábado, em Cuba, depois de a primeira tentativa ter sido rejeitada em um referendo no início de outubro, e ainda será avaliado pelos defensores do “não” no plebiscito anterior.

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

Britânica é presa após denunciar estupro coletivo em Dubai

Posted: 17 Nov 2016 09:11 AM PST

Uma britânica foi presa após denunciar ter sofrido um estupro coletivo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A turista de 25 anos foi acusada de quebrar as leis locais por fazer sexo fora do casamento, enquanto os dois homens responsáveis pelo abuso, também britânicos, voltaram para suas casas sem nenhum tipo de intimação judicial.

O caso aconteceu no mês passado. A mulher, que é casada, mas aparentemente está separada atualmente, foi presa quando foi denunciar seus agressores por estupro em uma delegacia de Dubai. Ela pagou a fiança, mas está sendo impedida de deixar os Emirados Árabes Unidos e deve cerca de 30.000 dólares em taxas e despesas legais.

Segundo o jornal britânico The Sun, a jovem conheceu os dois homens no bar do hotel em que estavam todos hospedados. Eles a atraíram para seu quarto e a estupraram diversas vezes enquanto filmavam. Acredita-se que os dois tenham voltado para Birmingham, na Inglaterra, cinco horas após o crime.

“Ela foi até a polícia como a vítima, após uma das piores provações imagináveis, mas está sendo tratada como criminosa”, afirmou um amigo da mulher ao The Sun. Nos Emirados Árabes Unidos, é crime que casais façam sexo fora do casamento. Também é contra a lei que uma pessoa tenha relações sexuais com alguém que é casado.


Arquivado em:Mundo

Coca-Cola cria garrafa que virá com câmera para ‘selfies’

Posted: 17 Nov 2016 09:00 AM PST

A Coca-Cola lançou nesta semana uma garrafa que trará com ela uma câmera para que os consumidores façam ‘selfies’ enquanto bebem o refrigerante. A novidade será apresentada pela Coca-Cola Israel em um evento de publicidade no país.

O plano da fabricante é utilizar a ‘garrafa-câmera’ para ampliar sua presença nas redes sociais. Depois de feitas, as fotos poderão ser compartilhadas nas redes sociais Snapchat, Facebook e Instagram.

A câmera vai disparar automaticamente: isso ocorrerá quando a garrafa estiver em uma inclinação de 70º – que é a inclinação da garrafa com a qual a maioria das pessoas bebe.


Arquivado em:Economia

‘Operation Car Wash’: prisão de Cabral repercute no exterior

Posted: 17 Nov 2016 08:49 AM PST

A imprensa internacional noticiou a prisão do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, como um evento importante na conturbada política brasileira. O jornal americano The New York Times deu destaque ao fato de Cabral ter sido um dos principais apoiadores da realização dos Jogos Olímpicos 2016 na cidade.

"A prisão de Cabral reflete como figuras de todo o espectro ideológico da classe política brasileira estão em perigo à medida que avançam as principais investigações", afirmava a reportagem do Times, que lembrou que após os recentes escândalos de corrupção envolvendo membros do PT, o partido sofreu grandes perdas nas eleições municipais.

Prisão de Sérgio Cabral é assunto mundial

Prisão de Sérgio Cabral é assunto mundial (The New York Times)

Em seu site, a emissora Fox News publicou um texto em que explica que Cabral é suspeito de receber milhões de dólares em troca de contratos de obras executadas com recursos federais. "A operação desta quinta incluiu a prisão de várias outras pessoas conectadas a administração de Cabral", relata a Fox.

Prisão de Sérgio Cabral é assunto mundial

Prisão de Sérgio Cabral é assunto mundial (Fox/Reprodução)

Os britânicos The Guardian e BBC também cobriram o escândalo de corrupção brasileiro. "Um golpe para o partido no poder no Brasil, que pode alimentar a instabilidade política", definiu o Guardian, em referência ao PMDB, enquanto a BBC lembrou de alguns fatos chaves da Operação Lava Jata, ou “Operation Car Wash”, como ficou conhecida na imprensa internacional.

Prisão de Sérgio Cabral é assunto mundial

Prisão de Sérgio Cabral é assunto mundial (The Guardian/Reprodução)

A agência de notícias Reuters e o tabloide britânico Daily Mail também noticiaram a prisão do ex-governador.


Arquivado em:Mundo, Política

Delatores citam R$ 38 milhões em propina a Sérgio Cabral

Posted: 17 Nov 2016 08:23 AM PST

As investigações das forças-tarefas da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro e em Curitiba apontam que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral recebeu 38,4 milhões de reais em propina por contratos com as empreiteiras Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia. O valor foi citado nas delações premiadas de quatro ex-executivos da Andrade, que teria pago 10,4 milhões de reais ao peemedebista, e da Carioca, que teria pago subornos de 28 milhões de reais.

Cabral e três aliados, Wilson Carlos, Wagner Garcia e Hudson Braga, foram presos preventivamente nesta quinta-feira pela Polícia Federal no Rio de Janeiro, na Operação Calicute, a 37ª fase da Operação Lava Jato. A mulher do ex-governador, a advogada Adriana Ancelmo, foi alvo de mandado de condução coercitiva.

Ao analisar os elementos apresentados pelo Ministério Público, e determinar as prisões preventivas, o juiz federal Sergio Moro citou os delatores Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Rogério Nora de Sá, Alberto Quintaes e Clóvis Primo, ex-executivos da Andrade Gutierrez.

Moro escreveu que os delatores "afirmam o pagamento sistemático de propinas ao então Governador Sergio Cabral, por intermédio de Carlos Miranda, inclusive em decorrência de contrato da empreiteira com a Petrobrás. R$ 7.706.000,00 em propinas de diversos contratos e mais R$ 2.700.000,00 no contrato da Petrobrás teriam sido repassados em espécie, conforme depoimentos e planilha apreendida, sem sinais de manipulação no documento".

 

Conforme os delatores da Andrade Gutierrez, os 7,7 milhões de reais em propina a Cabral seriam referentes a "diversos contratos" da empreiteira com o governo do Rio de Janeiro, incluindo 5% sobre o Mergulhão de Duque de Caxias (RJ) e 7% na reforma do Estádio do Maracanã para os Jogos Pan-Americanos, em 2007. Os 2,7 milhões de reais, de acordo com Nora de Sá, Quintaes e Primo, correspondem a 1% do contrato da Andrade Gutierrez para a terraplenagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí (RJ).

Além de Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia,  Moro observa que “considerando o modus operandi [de Cabral], é possível que tenha recebido propinas de todas as empreiteiras que participaram das obras no Comperj, como Odebrecht, Queiroz Galvão, Mendes Júnior, UTC Engenharia, com valores milionários”.

Sergio Moro também lembra que, de acordo com os colaboradores, as propinas foram pagas em dinheiro vivo, o que dificulta o rastreamento financeiro. “Enquanto isso, eles [os investigados] persistem na utilização do produto para aquisição de bens, mediante operações em espécie e estruturação de transações, o que dificulta ou inviabiliza rastreamento financeiro”, diz o juiz federal.

As operações em dinheiro vivo que revelam indícios de lavagem de dinheiro a que Moro se refere foram detalhadas pelo Ministério Público Federal a partir de quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados. “As provas são da prática reiterada, profissional e sofisticada de crimes contra a Administração Pública e de lavagem de dinheiro por parte de Sérgio Cabral e de seu operador financeiro Carlos Miranda", afirma Moro.

Para o magistrado, "causa certa estranheza, por exemplo, a frequência de aquisições vultosas de bens móveis em espécie, como as feitas por Adriana Anselmo, esposa do então Governador, de móveis com pagamento de R$ 33.602,43 em espécie em 05/2014, ou de dois minibugs com pagamento de R$ 25.000,00 em espécie em 08/2015, ou de equipamentos gastronômicos com pagamento de R$ 72.009,31 em espécie em 03/2012".

Segundo as investigações, dezesseis pagamentos em espécie, onze de Adriana e cinco de Miranda, com valor total de 949.985 reais, teriam sido feitos entre dezembro de 2009 e agosto de 2015. Sergio Moro afirma que as prisões preventivas são necessárias para “impedir ou dificultar novas condutas de ocultação e dissimulação do produto do crime, já que este ainda não foi recuperado”.

"Apesar do rastreamento [do dinheiro] não ter sido perfeito, a reunião das duas pontas, o pagamento em espécie pela Andrade Gutierrez com os gastos em espécie e com transações estruturadas pelos investigados, constitui um relevante elemento probatório de corroboração dos depoimentos dos quatro colaboradores", escreveu Moro, que também viu indícios de associação criminosa “considerando a quantidade de pessoas e fatos e a duração do esquema criminoso”.


Arquivado em:Brasil

Ex-governador Sérgio Cabral é preso pela PF no Rio de Janeiro

Posted: 17 Nov 2016 07:57 AM PST

 


Arquivado em:Brasil, Galeria de Fotos

Escapada de Rooney faz federação inglesa proibir noitadas

Posted: 17 Nov 2016 07:51 AM PST

Flagrado com sinais de embriaguez e rodeado de mulheres durante folga da seleção inglesa, o atacante Wayne Rooney – jogador do Manchester United e astro do futebol no país – chamou atenção da Federação Inglesa de Futebol (FA), que anunciou nesta quinta-feira uma medida drástica: os jogadores da seleção da Inglaterra estão proibidos de sair em noites de folgas durante o período em que estiverem a serviço da equipe nacional.

Segundo a federação, a partir de agora, os jogadores convocados continuarão tendo folga, mas não terão mais noites livres, ficando obrigados a se apresentar no hotel de concentração antes das 23h. Nos últimos dias, o jornal inglês The Sun publicou algumas imagens de Wayne Rooney, capitão da Inglaterra, bêbado no hotel de concentração da seleção, onde ele teria presenciado uma festa de casamento e aproveitado para encher o caneco.

Em uma das imagens, ele aparece com o rosto sob efeito do álcool, vestindo uma camisa modelo polo da seleção inglesa e acompanhado de algumas fãs. A noitada ocorreu após a vitória por 1 a 0 sobre a Escócia, no último sábado. O The Sun também publicou que outro grupo de jogadores da seleção beberam na madrugada de sábado para domingo em uma boate de Londres até as 4h30 local (2h30, no horário de Brasília).

Wayne Rooney, após ver suas imagens estampadas nas capas dos tabloides ingleses, emitiu um comunicado se desculpando do ocorrido: “Como é normal, lamento que as fotografias tenham sido publicadas. Falei em particular com Gareth Southgate (técnico da seleção) e Dan Ashworth (diretor da FA) e peço desculpas a todos os jovens torcedores que tenham visto as imagens”, disse o jogador de 31 anos na nota.

Defesa – Apesar de toda a repercussão que o caso tomou na Inglaterra, o técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, preferiu minimizar a polêmica e defendeu Wayne Rooney. “Ele (Rooney) se desculpou por ter tomado um copo do que quer que seja. Antes, os craques bebiam e fumavam como demônios e mesmo assim eram bons jogadores”, declarou o treinador, em entrevista coletiva realizada nesta quinta.

(Com EFE e Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

Game ´Sea Hero Quest´ pode ajudar no diagnóstico de Alzheimer

Posted: 17 Nov 2016 07:17 AM PST

O game online “Sea Hero Quest” que acompanha a jornada de um idoso ex-explorador do oceano que perdeu sua memória, indica que a habilidade humana de navegação diminui ao longo de vida. Os resultados preliminares do experimento, considerado o maior em pesquisa sobre demência já realizado, foram apresentados durante a conferência de Neurociência realizada entre 12 e 16 de novembro em San Diego, nos Estados Unidos e são importantes porque a desorientação espacial é um dos primeiros sintomas do Alzheimer. 

O jogo, desenvolvido pela Deutsche Telekom e a Alzheimer's Research UK, foi lançado em maio e já foi jogado por mais de 2,4 milhões de pessoas no mundo. De acordo com seus criadores, os dados gerados equivalem a mais de 9.400 anos de pesquisa laboratorial e podem ajudar a desenvolver um teste rápido de demência. 

Sea Hero Quest

No game, os usuários precisam navegar um barco ao redor de ilhas desertas e oceanos cheios de gelo. Conforme o jogador vai avançando nos níveis, o desafio vai aumentado. Alguns exigem que eles simplesmente naveguem e encontrem seu caminho de volta para casa,  enquanto em outros é necessário memorizar uma seqüência de boias e, em seguida, navegar em torno delas.

Em todos os níveis, o jogo registra anonimamente registra o sentido de direção do jogador e sua capacidade de navegação. A partir desses dados, os pesquisadores concluíram que nosso senso de direção diminuiu consistentemente após a adolescência. Os jogadores de 19 anos tinham 74% de precisão em retornar para casa, mas essa precisão caiu ano a ano até atingir 46% em pessoas de 75 anos.

Os dados também sugerem que os homens têm um senso de direção melhor do que as mulheres e que as nações nórdicas superam o resto do mundo, embora ainda não esteja claro por quê.

O objetivo da pesquisa é desenvolver uma maneira de diagnosticar a demência em seus estágios iniciais – algo ainda não possível. Isso porquê  tornar-se completamente desorientado é mais comum em pessoas com doença de Alzheimer. O jogo também tem o potencial de ser usado em futuros testes de medicamentos para avaliar a efetividade de possíveis tratamentos, disseram os pesquisadores.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o número total de pessoas que sofriam de demência em 2015 era estimado em 47,5 milhões e este número estava aumentando rapidamente, com o crescimento da expectativa de vida e idade das sociedades. Projeções estimam que números cheguem a 75,6 milhões até 2030 e mais do que tripliquem entre hoje e 2050.

 


Arquivado em:Saúde

Gilmar Rinaldi: chega de futebol…

Posted: 17 Nov 2016 07:06 AM PST

Cinco meses depois de deixar o cargo de coordenador de seleções na CBF, Gilmar Rinaldi só pensa em uma coisa: qual das dezenas de viagens e locais anotados em sua agenda eletrônica vai fazer primeiro? Trabalho? A curto prazo, nada. E, a longo, nunca mais com futebol, chega. Jogador, auxiliar técnico, empresário, dirigente, o gaúcho de 57 anos quer agora se concentrar em cuidar da família, dos negócios que já tem, da casa cinematográfica em Ilhabela, litoral de São Paulo, curtir os finais de semana sem trabalho. A única alternativa ligada ao futebol seria algum tipo de trabalho nos Estados Unidos, onde mora sua filha. Mas mesmo assim teria de ser algo muito, muito tentador.

Ah, e a seleção? Ele tem acompanhado pela tevê e torce para que o time se saia cada vez melhor…


Arquivado em:Esporte

Gael García Bernal persegue Neruda em trailer de filme

Posted: 17 Nov 2016 06:57 AM PST

Representante do Chile na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017, Neruda mistura ingredientes satíricos com uma pitada de conflito em seu primeiro trailer oficial nacional. O longa, que passou pelo Festival de Cannes este ano, é ambientado no fim da década de 1940, quando um inspetor, interpretado por Gael García Bernal, persegue o poeta chileno Pablo Neruda (Luis Gnecco) por sua associação com o Partido Comunista.

A caçada é motivada pela chamada Lei Maldita, de 48, decretada pelo governo de Gabriel González Videla como apoio do Chile à Guerra Fria. Neruda se torna um foragido dentro do país com sua esposa, a pintora argentina Delia del Carril (Mercedes Morán) — e deixa pistas para seu perseguidor ao longo da jornada. É neste período que o Nobel da literatura escreve os poemas Canto Geral.

Dirigido por Pablo Larraín (do filme No), Neruda está previsto para chegar ao Brasil em 15 de dezembro.

Confira abaixo o trailer:


Arquivado em:Entretenimento

Casal abandona filhos adotivos após ganhar casa em reality show

Posted: 17 Nov 2016 06:53 AM PST

Cinco anos depois de aparecerem no reality show de reformas Extreme Makeover: Home Edition, um casal da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, está sendo acusado de expulsar seus cinco filhos recém-adotados de casa. Em 2011, Devonda e James Friday tiveram sua pequena residência transformada em uma mansão de oito quartos ao serem escolhidos pelo programa de TV.

Na época da gravação, a família Friday fez um apelo emocionado ao reality show por não terem mais espaço em sua casa para abrigar as crianças, entre cinco e quatorze anos, além de seus dois filhos biológicos. Devonda e James se disseram comovidos pela história dos pequenos, que eram irmãos, mas passaram a vida separados em diferentes casas de passagem.

A história de amor e superação, porém, não era a mesma por trás das câmeras. Chris, hoje com 20 anos, e Kamaya, de 19, afirmam que foram expulsos da nova residência menos de um ano depois do reality show. Os filhos mais velhos foram os primeiros a serem mandados embora, de acordo com emissora WSOC-TV. "Eu sentia que eles eram minha mãe e meu pai. Amei eles como se fossem meus pais verdadeiros", disse Chris à TV local. "O que fizeram conosco foi errado, nos jogaram fora".

Segundo o jovem, que chegou a ser registrado com sobrenome da família adotiva, ele foi enviado para uma casa de passagem por "mau comportamento", mas avisado que seria apenas temporário. A desculpa foi a mesma usada com Kamaya logo em seguida, que foi para uma residência separada. Em um ano, nenhuma das cinco crianças vivia com os Friday. "Meus irmãos mais novos tinham cinco anos. Como podem ter se envolvido com tantos problemas ao ponto de os expulsarem?", disse Chris.

A dupla, agora maior de idade, relatou que Devonda também usou cartões de vale-presente que ganhou no programa para benefício próprio, quando deveriam ser destinados para uma organização de caridade que dirigia. "Desde o primeiro dia, tudo para ela era por causa de dinheiro", acusou o jovem. A mãe adotiva ainda mudou de carro depois o programa e trocou sua minivan por uma Mercedes Benz.

Procurado pela WSOC-TV, James alegou que Chris e Kamaya deixaram a casa por vontade própria, apesar de serem menores de idade na época. O homem se negou a comentar o caso das outras três crianças, alegando que o "serviço social está envolvido" no assunto.

Casa reformada pelo reality Extreme Makeover

Antes e depois da casa da família Friday, reformada no reality show Extreme Makeover (Reprodução)


Arquivado em:Mundo

Notícias falsas tiveram êxito durante campanha nos EUA

Posted: 17 Nov 2016 06:52 AM PST

As informações falsas sobre as eleições chamaram mais atenção no Facebook do que as matérias jornalísticas verdadeiras, nos últimos três meses da campanha presidencial americana, de acordo com uma análise do site BuzzFeed News. O BuzzFeed calculou que as vinte maiores histórias procedentes de sites especializados em “hoax” (farsas, piadas) e de blogs partidários geraram no período pouco mais de 8,7 milhões de comentários, reações e compartilhamentos na maior rede social do planeta.

Os vinte textos mais bem classificados dos sites verdadeiros de informações, como The New York Times, The Washington Post e Huffington Post, registraram 7,4 milhões de reações. No período precedente aos três meses anteriores à eleição presidencial, os textos dedicados à campanha publicados pelos grandes meios de comunicação registraram resultados muito melhores que as informações falsas ou manipulada.

Leia também
Moradores de Nova York tentam apagar nome de Trump das fachadas
Hillary confessa que não quis sair de casa depois das eleições
Movimento antiTrump agora sugere boicote a 32 varejistas 

A vitória de Donald Trump na eleição americana de 8 novembro provocou uma grande polêmica sobre a quantidade e a influência das informações falsas que circularam na rede. O Facebook, em particular, foi acusado de ter contribuído para a surpreendente vitória do magnata ao permitir a livre circulação de notícias equivocadas.

O presidente e fundador da empresa, Mark Zuckerberg, rejeitou a ideia, que chamou de “bastante louca”, mas ao mesmo tempo afirmou que os usuários estão pouco inclinados a clicar em links e ler artigos compartilhados se consideram que estes não estão de acordo com suas opiniões pessoais.

(Com agência France-Presse)


Arquivado em:Mundo

Opinião: A ‘violenta’ selfie que puniu o Grêmio

Posted: 17 Nov 2016 06:29 AM PST

O cenário é o mesmo a cada fim de temporada: o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que praticamente nada faz nos primeiros dois terços dos campeonatos, despeja punições aos clubes, em sua incessante busca por holofotes. Mas, até mesmo para uma instituição que jamais prezou pelo bom senso, punir o Grêmio com perda do mando de campo na decisão da Copa do Brasil ultrapassa todos os limites. Um resumo: o clube de Porto Alegre será impedido de jogar em seu estádio na decisão contra o Atlético-MG porque a filha do técnico Renato Gaúcho, Carol Portaluppi, sentou-se no banco de reservas nos minutos finais da semifinal e em seguida "invadiu" o campo para celebrar com o pai. Grave, não? É bem provável que a decisão seja revista – o Grêmio entrou com recurso –, mas a lambança do STJD já está feita.

E não é só isso: além da perda de mando, os auditores da Terceira Comissão Disciplinar do STJD ainda estipularam multa de 30.000 reais ao Grêmio e abriram uma investigação contra o treinador. O impedimento de atuar no próprio estádio não é incomum no Brasil e no mundo – mas em casos de brigas violentas de torcida ou gestos de racismo e xenofobia. Ou seja, para o STJD, a selfie de Carol com a torcida tricolor e o abraço no pai têm o mesmo peso destes tipos de agressões. Tentar entender os argumentos do tribunal só faz aumentar a indignação. E o pior: até mesmo o advogado do Grêmio foi protagonista do show de insanidade no julgamento.

Veja também

O clube gaúcho foi enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (página 50), que exige dos clubes "providências capazes de prevenir ou reprimir invasão do campo". Até aí, OK. O artigo prevê como punição multa de 100 a 100.000 reais, em casos leves, ou perda de um a dez mandos de campo, em casos de "elevada gravidade" ou que causem "prejuízo ao andamento do jogo". Reforçando: Carol Portaluppi apenas assistiu aos minutos finais do jogo no banco e depois abraçou o pai no centro do gramado. Em qual dos casos, leve ou de elevada gravidade, qualquer pessoa em sã consciência enquadraria a "invasão"?

Se o STJD sente tanta necessidade de justificar sua existência, seria bastante justo aplicar uma multa ao clube gaúcho – ainda que o tribunal tenha casos mais urgentes a tratar, como os seguidos e graves erros de arbitragens, a violência dos atletas, as simulações de faltas, etc. Mas punir os torcedores por causa de um gesto que não colocou absolutamente ninguém em risco é de um enorme despropósito. Um dos auditores, Manoel Bezerra, justificou seu voto ressaltando que o Grêmio não registrou boletim de ocorrência, como fez em setembro quando uma Miss Bumbum adentrou o gramado – esta, sim, uma invasão que atrapalhou o andamento da partida. Na ocasião, o clube foi absolvido.

O Grêmio poderia ter tomado providências para admitir seu erro e talvez até registrar um B.O. apenas para se precaver. A grande falha do clube, porém, se deu justamente no julgamento. O advogado do Grêmio, Gabriel Vieira, só confirmou a incapacidade dos engravatados da bola ao usar o seguinte argumento em sua defesa: "O dispositivo é muito claro para casos que podem macular ou trazer prejuízo ao espetáculo. Não se amolda para o caso de uma bela moça que entra em campo ao final da partida. Pela primeira vez no direito desportivo estamos analisando um caso de amor e afeto entre pai e filha que se abraçam ao término de um resultado positivo." Ora, o que importa se Carol é uma bela moça, ou feia, ou idosa, ou gremista ou colorada? O que importa o sentimentalismo do afeto contido no abraço? A invasão é irrelevante, não trouxe qualquer prejuízo ao espetáculo.

Alguém tem dúvidas de que, se o Atlético-MG vencer o jogo, gremistas vão colocar a culpa na interferência do STJD? Por aqui, os clubes costumam mostrar indignação (com comunicados oficiais, coletivas raivosas e até “dossiês” enviados à CBF) quando apenas eles próprios se sentem prejudicados. Mas se calam quando o prejudicado é o outro, por mais absurda que seja a decisão. Até o momento, nenhum clube do país se manifestou contra a punição ao Grêmio. E o esporte fica cada vez mais pobre. Vivas ao STJD e aos engravatados do futebol.


Arquivado em:Esporte

Seis das dez cidades mais empreendedoras são do interior do país

Posted: 17 Nov 2016 06:27 AM PST

Das dez cidades mais empreendedoras do país, seis ficam no interior, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2016, divulgado nesta quinta-feira pela Endeavor, organização não-governamental que atua no estímulo ao empreendedorismo.

Assim como em 2015, São Paulo apareceu em primeiro lugar na lista, seguida por Florianópolis, que manteve sua segunda colocação. Campinas (3º), Joinville (4º), São José dos Campos (6º), Sorocaba (8º), Maringá (9º) e Ribeirão Preto (10º) são as cidades interioranas entres as dez primeiras colocadas.

O índice criado pela Endeavor avalia o ambiente empreendedor de 32 cidades brasileiras, levando em consideração 60 indicadores. Eles estão distribuídos em sete pilares: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Rio de Janeiro e Curitiba, que apareciam entre as dez primeiras colocações em 2015, perderam espaço: o Rio é hoje 14ª colocada (foi a décima em 2015) e Curitiba, a 15ª, depois de figurar em oitavo no ano passado. A lista das dez primeiras deste ano é completada por Vitória (5º) e Porto Alegre (7º).


Arquivado em:Economia