USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


sábado, 12 de novembro de 2016

Notícias

Notícias


Crianças tentam (e falham) no viral Mannequin Challenge

Posted: 12 Nov 2016 10:08 AM PST

Paul McCartney, Adele e até Michelle Obama aderiram ao novo viral das redes sociais, o Mannequin Challenge, ou "Desafio do Manequim". Não foram as celebridades, porém, que ganharam o coração da internet com a brincadeira.

Uma turma de crianças de jardim de infância, nos Estados Unidos, teve sua tentativa de participar da nova tendência publicada na internet. O desafio consiste em um grupo de pessoas que fica parado em uma pose, como uma estátua, enquanto alguém faz um vídeo da cena. Parece fácil para adultos, mas não se mexer foi quase impossível para os pequenos, que têm apenas quatro anos de idade, de acordo com o jornal Daily Mail.

Instagram Photo

 

A tendência começou com estudantes de Ensino Médio da escola Edward H. White, na Flórida, e ganhou a internet no dia 26 de outubro, depois que ser postada por um aluno no Twitter. Desde a postagem, o desafio ganhou versões de famosos, como Beyoncé e suas amigas do grupo Destiny's Child, e de centenas de anônimos nas redes.


Arquivado em:Mundo

Um ano após atentados, Bataclan renasce ao som de Sting

Posted: 12 Nov 2016 09:43 AM PST

Um ano após o atentado terrorista que deixou 130 mortos em Paris, a boate parisiense Bataclan, principal palco dos atentados, renascerá neste sábado (12/11) com show do cantor Sting, ex-vocalista da banda The Police.

O show faz parte das cerimônias que relembram, neste domingo (13/11), um ano dos ataques, reivindicados pelo Estado Islâmico (EI). “Era necessário acontecer alguma coisa antes do domingo”, disse Jules Frutos, diretor da casa de shows. Toda a renda será destinada a duas associações de vítimas dos atentados.

Os mil ingressos colocados à venda na última terça-feira se esgotaram em menos de meia hora. A sala, com capacidade para 1 497 pessoas, também receberá autoridades e parentes das vítimas. O ex-vocalista do The Police se apresentará por cerca de uma hora a partir das 21h, horário local.

Leia mais
Terror em Paris: massacre no Bataclan mata mais de 100
Le Bataclan: terror invade aclamada casa de shows de Paris

A associação Life for Paris também soltará balões na tarde deste sábado. À noite, serão depositadas lanternas, no Canal Saint Martin, próximo de vários dos locais atacados. A associação “13 de novembro: fraternidade e verdade” também convocou os franceses a participar dos atos, colocando velas em suas janelas.

No dia do aniversário, neste domingo, serão inauguradas placas com o nome das vítimas. Acompanhado de parentes das vítimas, o presidente francês, François Hollande, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e seu colega de Saint-Denis, Didier Paillard, visitarão neste domingo todos os lugares atingidos pelos atentados: o Stade de France, em Saint-Denis, os bares e restaurantes Le Carillon, Le Petit Cambodge, La Bonne Bière, Cosa Nostra, Comptoir Voltaire e La Belle Équipe, e o Bataclan, em Paris.

Os atos pelo primeiro aniversário dos atentados começaram na noite desta sexta-feira, no estádio nacional de Saint-Denis, onde os 80 mil espectadores guardaram um minuto de silêncio antes da partida entre França e Suécia pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

“Deve-se lembrar: 130 mortos, centenas de feridos. Primeiro, por sua memória, mas também por todos os que sobreviveram, e para nós que temos que fazer este ato de recordação, de consolo, apoio e solidariedade”, disse na noite de ontem o presidente francês, François Hollande, antes da partida.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Cunha quer Mantega e Paes como testemunhas

Posted: 12 Nov 2016 09:16 AM PST

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pediu ao juiz federal Sergio Moro que autorize a inclusão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), como suas novas testemunhas de defesa. Os advogados do ex-deputado, preso na Operação Lava Jato, alegaram “dificuldade de localização” de outras duas testemunhas, relacionadas inicialmente, Pedro Augusto Cortes Xavier, ex-gerente da Petrobras, e o ex-deputado e também ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT).

Cunha já havia arrolado o presidente Michel Temer e o ex-presidente Lula como suas testemunhas. Nesta sexta-feira (11/11), Temer informou o juiz Moro que vai depor por escrito. Lula deverá ser ouvido por videoconferência no dia 30, na Justiça Federal em São Bernardo do Campo.

Leia mais
Enterrando a Lava Jato: O Congresso contra-ataca
Lava Jato leva Suíça a abrir ação penal contra bancos 

O ex-presidente da Câmara é réu em ação penal por suposto recebimento de propinas na compra pela Petrobras do Bloco de Benin, na África, em 2011, e de manter contas secretas na Suíça.

No pedido a Moro, a defesa de Eduardo Cunha alega que Guido Mantega era presidente do Conselho de Administração da estatal petrolífera quando foi adquirido o campo de Benin, “bem como na época em que a estatal alienou parte do bloco à Shell”.

Os advogados argumentam a Moro que Eduardo Paes, por sua vez, “poderá esclarecer que estava com o acusado no dia indicado pelo Ministério Público Federal como sendo o de suposta reunião na Petrobras”. Caberá ao juiz da Lava Jato decidir se permite ou não a troca de testemunhas pleiteada pelos advogados de Eduardo Cunha.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

F1: Hamilton supera Rosberg e larga na pole em Interlagos

Posted: 12 Nov 2016 09:10 AM PST

No que depender da vontade de Lewis Hamilton, seu colega Nico Rosberg não sairá do GP do Brasil de Fórmula 1, neste domingo, com o título mundial. O piloto britânico da Mercedes, que já havia dominado as atividades de sexta-feira, voou baixo no treino classificatório deste sábado, cravou 1.10.736, e largará na pole position em Interlagos, em São Paulo.

Esta será a 60ª vez que o tricampeão mundial largará na frente de todos os competidores em sua carreira – oito a menos que o recordista Michael Schumacer e cinco a menos que seu ídolo, o brasileiro Ayrton Senna, o segundo colocado.

Debaixo de uma leve garoa em São Paulo, o líder da temporada Nico Rosberg fez o segundo melhor tempo (1.10.838) e largará logo atrás, seguido por Kimi Raikkonen (1.11.404), da Ferrari. Max Verstappen, da Red Bull, completa a segunda fila. Sebastian Vettel, da Ferrari, e Daniel Ricciardo, da Red Bull, aparecem na sequência.

Brasileiros –  O brasileiro Felipe Massa, da Williams, que fará sua despedida de Interlagos neste domingo e deixará a Fórmula 1 ao fim da temporada, teve dificuldades e foi eliminado no Q2. Vencedor do GP Brasil em 2006 e 2008, Massa terminou em 13º e recebeu o carinho do público ao deixar a pista. O outro brasileiro, Felipe Nasr, da Sauber, que ainda não tem vaga garantida para a próxima temporada, fez o pior tempo da tarde e largará na 22ª e última colocação.

Rosberg lidera o mundial de pilotos com 349 pontos, 19 a mais que o atual bicampeão Lewis Hamilton. Para conquistar seu primeiro título com uma etapa de antecedência e sem depender de outros resultados, Rosberg precisa vencer o GP do Brasil – feito que já alcançou em 2014 e 2015. A largada dos pilotos neste domingo está marcada para as 14h (de Brasília) e a previsão é de chuva e pista molhada. A última etapa da temporada acontece em Abu Dhabi, no dia 27.

Resultados do treino de classificação para o GP do Brasil:

1: Lewis Hamilton (ING/ Mercedes) – 1min10s736

2: Nico Rosberg (ALE/ Mercedes) – 1min10s838

3: Kimi Raikkonen (FIN/ Ferrari) – 1min11s403

4: Max Verstappen (HOL/ Red Bull) – 1min11s485

5: Sebastian Vettel (ALE/ Ferrari) – 1min11s495

6: Daniel Ricciardo (AUS/ Red Bull) – 1min11s540

7: Romain Grosjean (FRA/ Haas) – 1min11s937

8: Nico Hulkenberg (ALE/ Force India) – 1min12s104

9: Sergio Pérez (MEX/ Force India) – 1min12s165

10: Fernando Alonso (ESP/ McLaren) – 1min12s266

11: Valtteri Bottas (FIN/ Williams) – 1min12s420

12: Esteban Gutierrez (MON/ Haas) – 1min12s431

13: Felipe Massa (BRA/ Williams) – 1min12s521

14: Daniil Kvyat (RUS/ Toro Rosso) – 1min12s726

15: Carlos Sainz Jr (ESP/ Toro Rosso) – 1min12s920

16: Jolyon Palmer (ING/ Renault) – 1min13s258

17: Jenson Button (ING/ McLaren) – 1min13s276

18: Kevin Magnussen (RUS/ Renault) – 1min13s410

19: Pascal Wehrlein (ALE/ Manor) – 1min13s427

20: Esteban Ocon (FRA/ Manor) – 1min13s432

21: Marcus Ericsson (SUE/ Sauber) – 1min13s623

22: Felipe Nasr (BRA/ Sauber) – 1min13s681


Arquivado em:Esporte

Lewis Hamilton faz pole-position para o GP do Brasil de Fórmula 1

Posted: 12 Nov 2016 09:02 AM PST

1


Arquivado em:Esporte, Galeria de Fotos

Centenas de combatentes do Boko Haram se rendem no Chade

Posted: 12 Nov 2016 08:45 AM PST

Centenas de combatentes do Boko Haram se renderam no Chade, país localizado no centro-norte da África, no último mês, segundo fontes de segurança regionais e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU).  O grande número de desistentes foi visto como um sinal de que a campanha militar africana está progredindo em seu objetivo de acabar com o grupo extremista.

O Boko Haram, que matou e sequestrou milhares de pessoas, tinha domínio de uma área quase do tamanho da Bélgica no nordeste da Nigéria no ano passado, mas perdeu terreno significativo em meio à crescente pressão militar regional. De acordo com oficiais de segurança, os combatentes que se renderam eram recrutas recentes do Boko Haram, que o grupo luta para manter à medida que perde força.

Pelo menos 240 extremistas e suas famílias estão sob custódia do exército do Chade, que faz fronteira com a Nigéria e que também é foco de atuação do grupo. "Os combatentes, muitos armados, estão se entregando às tropas desde setembro e o número continua a crescer", disse Mohammad Dole, chefe de informação militar em N'Djamena, capital do Chade.

Segundo autoridades, o grupo terrorista africano, cujo nome significa "educação ocidental é pecado", mantém pelo menos setecentos reféns sequestrados em seus territórios. O Boko Haram também é responsável por raptar 276 meninas na cidade de Chibok, na Nigéria, em 2014, caso que gerou comoção internacional. Depois de negociações para libertar parte das estudantes, 190 delas seguem nas mãos dos extremistas.

(Com Reuters)


Arquivado em:Mundo

Protesto contra Trump em Portland termina com homem baleado

Posted: 12 Nov 2016 08:07 AM PST

Protestos contra a vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos continuaram a se espalhar pelo país, na madrugada deste sábado. Na cidade de Portland, no Oregon, um manifestante ficou ferido ao ser atingido por um tiro e precisou ser levado ao hospital.

Em comunicado, o Departamento de Polícia de Portland informou que a vítima, que não foi identificada, foi ferida na ponte Morrison por volta da 00h45 local (05h45, em Brasília), quando os manifestantes interromperam o tráfego de veículos. Revoltado, um homem que tentava passar com seu carro pela ponte sacou uma arma e disparou contra a multidão.

O agressor fugiu e está sendo procurado pela polícia. O episódio aconteceu quando a tensão começou a tomar conta do protesto em Portland. De acordo com o Departamento de Polícia, oficiais usaram gás lacrimogêneo para responder a “projéteis” que os manifestantes lançaram contra as forças de segurança. Segundo as autoridades locais, os manifestantes grafitaram algumas paredes e impediram a circulação de carros.

Outras grandes cidades dos Estados Unidos também chegaram ao terceiro dia de protestos na noite ontem, com manifestações do movimento Not my president (Não é meu presidente), um lema que nasceu como hashtag no Twitter. Grande parte das manifestações ocorreram em regiões democratas, nas quais a candidata Hillary Clinton ganhou de Trump com ampla margem.

Pelo menos vinte cidades registraram protestos anti-Trump na sexta-feira, como Los Angeles, Chicago e Nova York. Os manifestantes também convocaram novas marchas contra o republicano para a noite de sábado, em Las Vegas e Chicago.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Hamilton, o último piloto pop da F1, dá de ombros para a patrulha

Posted: 12 Nov 2016 07:57 AM PST

Lewis Hamilton vive pisando fora dos limites do universo extremamente corporativo que se tornou a Fórmula 1 nas últimas duas décadas. Esqueça a mistura de graxa, champanhe e adrenalina dos tempos de James Hunt, ou dos motores abusadamente envenenados, com mais 1 000 cavalos de potência, da era Piquet e Senna. O paddock, hoje, é uma caixa hermeticamente fechada e esterilizada pela presença maciça das grandes marcas que pagam pela corrida de automóveis. Responsabilidade é a palavra de ordem.

Somente a chegada do piloto inglês, tricampeão do mundo em 2008, 2014 e 2015,  é algo que se pode chamar de transgressor. Hamilton foi o primeiro negro a ingressar na categoria mais nobre do automobilismo mundial, em 2007. Pupilo de Ron Dennis, o manda-chuva da equipe McLaren, a jovem promessa ficou conhecida pela agressividade no volante e a timidez no discurso e nas palavras.

Veja também

Em 2013, porém, Hamilton quebrou a casca. Saiu debaixo da asa de Dennis e partiu para um voo solo na equipe Mercedes. Em um novo ambiente, mais confiante, vimos a mutação do menino em homem. Livre das amarras, o inglês começou a mostrar ao mundo sua personalidade, seus gostos, suas preferências.

Hoje, a entourage de Hamilton passa mais perto do universo pop do que do automobilismo. Ele mesmo diz que não quer saber da velocidade ou da vida nos boxes depois que deixar a Fórmula 1. Frequentemente, o inglês é visto em passarelas de moda, em premiéres de cinema, festas exclusivas ou em estúdios musicais. Seu núcleo de amizades já engloba personalidades como Kanye West, Justin Bieber e Neymar – os três, aliás, passaram um tempo juntos em julho último.

Pouco antes de um evento promocional da fabricante de material esportivo Puma, realizado na cobertura de um prédio no centro de São Paulo, Lewis falou a VEJA por sete minutos cronometrados, tempo suficiente para dar seis voltas no circuito de Interlagos e para dar um mergulho, mesmo que superficial, na complexa personalidade do piloto inglês.

O Felipe Massa, que está encerrando a carreira na Fórmula 1 ao final dessa temporada, disse que não ter um carro competitivo no próximo ano o ajudou a tomar essa decisão. Aos 31 anos de idade, isso é algo que passa na sua cabeça?
Isso é uma verdade. Nós estamos nessa jornada para sermos os melhores. Acho que a hora dele chegou, ele está nesse universo há bastante tempo. Não dá para saber onde a Williams estará no ano que vem, mas se ele avaliou dessa forma, eu o entendo.

Você já disse que quando chegar a sua hora de pendurar o capacete e as luvas, não vai querer fazer nada que envolva automobilismo. O que você tem em mente, então?
Nesse momento estou explorando um pouco de tudo: já fiz ponta na TV, em filmes. Estou envolvido em projetos variados, de moda a crianças carentes. Tenho a minha música também. Não tenho um plano de carreira em mente. Vou focar nas coisas que eu amo.

Uma crítica recorrente que se faz aos pilotos de Fórmula 1 é de que, atualmente, eles tem uma personalidade um tanto sem graça, entalhada pelo ‘media training’. Você acha que isso fez com que as pessoas perdessem um pouco do interesse no esporte?
Posso falar sobre quando era garoto e acompanhava pela TV. Existia um senso de heroísmo em ser um piloto de corrida. Hoje as pessoas assumem que não existe mais riscos envolvidos somente pelo fato de que não morrem tantos pilotos como antigamente, mas não é verdade.

Pilotos de Fórmula 1 tinha status de ícones pop, do mesmo nível que Muhammad Ali, Pelé. Isso se perdeu?
Era um universo muito mais liberal. Os pilotos daquela época eram livres para falar e fazer o que quisessem. Fumar, beber, o que lhes viesse a cabeça. Hoje somos atletas e representamos grandes corporações. Temos que ser extremamente controlados.

Piloto Lewis Hamilton

Lewis Hamilton ajudou a grafitar um mural durante sua passagem por São Paulo antes do GP do Brasil (Divulgação)

Você se encontrou com Neymar durante as férias dele, em julho, nos Estados Unidos. A época ele sofreu com a patrulha, principalmente após os maus resultados da seleção brasileira. Te incomoda que o mundo esteja ficando um tanto careta?
Isso realmente não me importa. As pessoas são o que são. Não acho que cabe a mim dizer que algo deve mudar. Vivemos em um mundo no qual as super estrelas estão mais acessíveis ao seu público, principalmente pelas redes sociais. Já estive na pele dele inúmeras vezes e acho que ele é um cara fantástico. Tem um futuro brilhante a sua frente. Vai perder batalhas, mas vai vencer muitas outras.

A visibilidade é um problema?
Todo mundo se acha no direito de julgar um ao outro. Veja a pressão exercida sobre as mulheres, por exemplo. Para que elas se vistam ou se portem de uma determinada forma. E quanto mais seguidores você tem, maior é a cobrança. Sempre falaram coisas boas e ruins. então tive que aprender a não me importar.


Arquivado em:Esporte

Governo do Rio vai parcelar salários de outubro em até sete vezes

Posted: 12 Nov 2016 07:51 AM PST

O governo do Estado do Rio anunciou que vai dividir em até sete parcelas o pagamento dos salários de outubro de uma parte dos servidores. As parcelas serão pagas de 16 de novembro a 5 de dezembro. A medida foi adotada porque, com receitas em queda e desequilíbrio fiscal, o Estado não tem dinheiro para quitar seus compromissos.

O governo pagou nesta sexta-feira o salário de outubro de todos os servidores ativos das áreas de educação e ativos e inativos da segurança (policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários). Para isso gastou R$ 1,28 bilhão. A folha total é de R$ 2,1 bilhões.

O salário dos demais servidores será pago em até sete parcelas, de valores que vão de R$ 200 a R$ 5.000. Segundo o cronograma divulgado na noite desta sexta-feira, na próxima quarta-feira (16), o décimo dia útil do mês, será paga uma parcela de aproximadamente R$ 800. Assim, segundo o governo, 74% da folha de pagamento terá sido quitada.

No dia 21 será paga outra parcela de aproximadamente R$ 200; em 23 de novembro, mais cerca de R$ 300; no dia 25, aproximadamente R$ 300; no dia 29, aproximadamente R$ 1.200; em 1º de dezembro, aproximadamente R$ 1.000, e finalmente no dia 5 do mês que vem será paga a última parcela, de aproximadamente R$ 5.000. Dessa forma, servidores que ganham menos terão o salário quitado antes. “Os valores são aproximados porque dependem da receita efetiva de tributos que entrará nos próximos dias nas contas estaduais”, informou o governo, em nota. Esse calendário só será cumprido se não houver novos bloqueios das contas do Estado, também alertou a administração estadual. Apenas na semana que terminou, mais de R$ 300 milhões foram bloqueados das contas do Estado para pagamento de dívidas vencidas.

Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Falido, RJ faz de tudo para conseguir dinheiro federal

Posted: 12 Nov 2016 07:36 AM PST

A má gestão das contas públicas, combinada à corrupção que a Lava Jato vai escancarando e à crise econômica do país, derreteu o equilíbrio entre receitas e despesas em várias unidades da federação. Mas em nenhum outro Estado a situação é tão grave quanto no Rio de Janeiro. Reportagem de VEJA desta semana detalha o processo de derrocada financeira do Estado – e explica por que a alternativa às medidas impopulares anunciadas pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) é ainda pior do que o pacote draconiano para cortar custos que o governo fluminense lançou mão.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.


Arquivado em:Brasil, Economia

Coleção de arte de David Bowie é leiloada em Londres

Posted: 12 Nov 2016 07:13 AM PST

O leilão da coleção de arte do cantor britânico David Bowie, com peças assinadas por Jean-Michel Basquiat e Marcel Duchamp, alcançou 33 milhões de libras (cerca de 141 milhões de reais), anunciou o leiloeiro Sotheby’s. Mais de 1.750 pessoas assistiram a três sessões em Londres, organizadas na quinta e na sexta-feira, e quase 30.000 acompanharam as vendas online.

Entre julho e novembro, 51.470 pessoas visitaram uma exposição do catálogo de obras que eram de propriedade de Bowie, um verdadeiro recorde para esse tipo de acontecimento no Reino Unido. Ao todo, 356 peças foram vendidas para participantes presentes no local ou via telefone.

O recorde de preço foi alcançado por Air Power (1984), um quadro do nova-iorquino Jean-Michel Basquiat. A obra alcançou a marca de 7,09 milhões de libras (30 milhões de reais), o dobro do que era avaliada.

O valor arrecadado com as peças leiloadas fará parte do inventário do cantor e irá beneficiar seus herdeiros. De acordo com a rede BBC, parte da coleção segue com a família do astro, morto em janeiro, que decidiu guardar algumas obras que tinham um “significado especial” para Bowie.

(Com AFP)


Arquivado em:Entretenimento

Milhares pedem renúncia da presidente na Coreia do Sul

Posted: 12 Nov 2016 06:35 AM PST

Milhares de sul-coreanos tomaram Seul neste sábado para exigir a renúncia da presidente Park Geun-Hye, no maior protesto da história democrática do país. Park é suspeita de estar envolvida em um escândalo de corrupção de grandes proporções, que favorecia uma amiga de infância da presidente.

“Renuncie, Park Geun-hye” foi a frase mais dita pelos manifestantes (220 mil segundo a polícia e um milhão segundo os organizadores) e onipresente nos cartazes que ocuparam a praça da Prefeitura e a avenida Gwanghwamun, na capital sul-coreana. Os manifestantes acompanharam o protesto com velas acesas e iniciaram uma passeata pacífica rumo à Casa Azul, residência oficial da presidente.

O escândalo veio à tona após a descoberta de que Choi Soon-Sil, uma amiga íntima da presidente, sem cargo público, teria influenciado discursos e participado de forma oculta em assuntos de Estado. Choi também teria usado sua influência para arrecadar fundos para supostas instituições de caridade, para depois se apropriar de parte do dinheiro.

O fato de que uma desconhecida tenha tomado importantes decisões governamentais e obtido riqueza e privilégios por sua exclusiva conexão levou  o país a dar as costas à presidente. Após duas primeiras manifestações nas semanas anteriores, partidos da oposição e 1.500 organizações civis se coordenaram para organizar o protesto em massa deste sábado, com o objetivo de aumentar a pressão sobre a chefe de Estado.

O êxito da convocação reforça as vozes que pedem renúncia de Park, cujo nível de popularidade caiu nas últimas pesquisas até 5%, o mais baixo de um líder sul-coreano na história. Quando o caso veio à tona, Park se dispôs a ser investigada por um órgão independente do governo, mas disse que não deixaria o cargo voluntariamente. Já sua íntima amiga permanece detida para ser interrogada.

Choi também é acusada de fundar um grupo de conselheiras próximas ao governo, denominado "as oito deusas", que estaria envolvido em atividades "místicas" para influenciar a presidente. Ela é filha de Choi Tae-min, fundador da seita Igreja da Vida Eterna, que se tornou mentor de Park depois do assassinato da mãe da presidente, em 1974. Devido a isso, parte dos sul-coreanos acreditam que uma espécie de xamã esteve governando o país na sombra durante os últimos quatro anos.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Vitória de Trump eleva doações para organização pró-aborto

Posted: 12 Nov 2016 06:34 AM PST

A organização sem fins lucrativos Planned Parenthood registrou um salto nas doações e na demanda por anticoncepcionais de longa duração desde a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em um momento em que adversários do aborto esperam ganhar força na busca pelo corte do financiamento público à entidade voltada para saúde feminina.

Funcionários da Planned Parenthood disseram que seus financiadores estão preocupados com o impacto da presidência de Trump no acesso a abortos e ao controle de natalidade nos EUA. A Planned Parenthood, alvo da ira de muitos republicanos por oferecer procedimentos abortivos, está se preparando para uma das batalhas mais duras em sua história de 100 anos.

Ela possui cerca de 650 centros de saúde em todo o país e depende de financiamento público para cerca de metade de sua receita, grande parte vinda do programa de seguro-saúde para pessoas de baixa renda Medicaid.

Com a vitória de Trump na eleição de terça-feira e a manutenção do controle do Congresso norte-americano pelos republicanos, pode ser mais fácil para o legislativo cortar o financiamento da Planned Parenthood e desmontar a Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente, criada pelo presidente Barack Obama, conhecida como Obamacare, que obriga a cobertura de anticoncepcionais por planos de saúde.

Desde a eleição, a Planned Parenthood disse ter recebido quase 80 mil novas doações no país, embora não tenha revelado o valor em dinheiro. A Planned Parenthood de Illinois disse que a marcação online de consultas para anticoncepcionais de longa duração como dispositivos intrauterinos cresceram quase 50% nos últimos dois dias ante o mesmo período da semana passada. A organização disse que pretende aumentar o número de consultas disponíveis para atender a demanda.

As doações online para a filial do Texas triplicaram na quarta-feira em comparação com a semana anterior, enquanto 125 pessoas contataram o grupo para oferecer ajuda como voluntários, disse Sarah Wheat, porta-voz para a Planned Parenthood do Texas.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Mundo

Bug no Whatsapp entrega usuários que visualizam e não respondem

Posted: 12 Nov 2016 05:50 AM PST

Cuidado quando você ignora as mensagens de amigos no WhatsApp! Um bug no aplicativo pode entregar os usuários que optam por desativar o check azul, que indica se os recados foram ou não visualizados.

O recurso do WhatsApp para evitar constrangimentos quando um recado não é respondido funciona com texto e imagens, mas não com áudios. Mesmo que você tenha escolhido não deixar que seus amigos saibam que visualizou as mensagens, será "exposto" quando ignorar os recados de voz.

No caso dos áudios, a única saída para aqueles que não querem ser julgados por não respondem é não escutar as mensagens. O problema no app ocorre em sistemas Android e iOS e a empresa não se pronunciou sobre solucioná-lo.

Veja também

Ativar privacidade

Apesar de não ser completamente garantido, o recurso ainda funciona com textos. Se você não quiser que seus amigos saibam quando visualizou mensagens entre em Ajustes > Conta > Privacidade no aplicativo e desative a opção Recibos de Leitura. Lembre-se: a alternativa funciona apenas em conversas privadas, não em grupos. Neste caso, o check aparece quando todos os membros leem a mensagem.


Arquivado em:Tecnologia

Facebook declara ‘morte’ de Zuckerberg e milhões de usuários

Posted: 12 Nov 2016 04:57 AM PST

Já pensou ver o próprio nome em um obituário? O Facebook deu uma pequena – e desastrada – amostra de como seria. Usuários vivos do Facebook tiveram sua morte declarada na rede social, na noite de sexta-feira (e nem era dai 13), quando seus perfis foram transformados em "páginas póstumas". Nem mesmo o criador da empresa, Mark Zuckerberg, conseguiu escapar do erro no sistema.

"Esperamos que as pessoas que amam Mark encontrem conforto nas coisas que os outros compartilham para lembrar e celebrar a sua vida", mostrava um aviso no topo da página do empresário. De acordo com site de tecnologia The Verge, a mensagem apareceu para cerca de dois milhões de usuários da rede.

Internautas indignados publicaram avisos para explicar a familiares e amigos que estavam vivos e fizeram piada com a situação. "Fico feliz que o Facebook tenha me ressuscitado, estava preocupado", escreveu um usuário.

De acordo com uma porta-voz do Facebook, todos os atingidos já foram trazidos de volta à vida. "Foi um erro terrível que já consertamos. Sentimos muito que isso aconteceu e trabalhamos o mais rápido possível para solucionar o caso", disse o representante ao jornal Wall Street Journal.


Arquivado em:Tecnologia

Defesa de Claudia Leitte tenta reverter decisão de Ministério

Posted: 12 Nov 2016 04:50 AM PST

Os advogados da cantora Claudia Leitte tentam reverter decisão do Ministério da Cultura que rejeitou a prestação de contas de um projeto de shows pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste com recursos via Lei Rouanet. A pasta quer que a cantora devolva 1,2 milhão de reais aos cofres públicos por falta de comprovação da doação de ingressos. De acordo com informação da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, neste sábado, advogados alegam que a turnê “acarretou na democratização do acesso à cultura”.

O recurso apresentado pela defesa diz que houve a distribuição e que a maioria das entradas foi vendida a preço até inferior ao do projeto, de R$ 35. Para os advogados, proibir Claudia de captar pela Rouanet por três anos é injusto, já que “não houve dano ao erário”. O ministério tem 60 dias para decidir.

A história

A cantora Claudia Leitte teve rejeitada a prestação de contas de um projeto de shows pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que havia sido autorizado a captar recursos via Lei Rouanet. A jurada do reality show The Voice Brasil, da Globo, pediu autorização para captar 6,5 milhões de reais para 12 shows em 2013, e recebeu aval para 5,88 milhões de reais, dos quais captou o valor agora cobrado – mais exatamente, o Ministério da Cultura (MinC) pede de volta 1,27 milhão de reais para ao Fundo Nacional da Cultura.

Os shows aconteceram entre maio e julho de 2013 em doze capitais: Rio Branco (AC), Macapá (AP), Belém(PA), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Teresina (PI), João Pessoa (PB), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Brasília (DF).


Arquivado em:Entretenimento

Trump considera pedir conselhos para Bill Clinton na Presidência

Posted: 12 Nov 2016 04:22 AM PST

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o ex-presidente Bill Clinton e disse que considera pedir conselhos do democrata quando assumir a Presidência.  Depois de uma campanha em que atacou o casal Clinton incessantemente, acusando-os de corrupção, o magnata adotou um tom ameno para falar sobre a antiga adversária eleitoral, Hillary, e seu marido.

Em sua primeira entrevista televisiva após a vitória, para a emissora CBS, Trump contou ter recebido uma ligação de Bill Clinton na quinta-feira. “Ele não poderia ter sido mais gracioso. Disse que foi uma disputa incrível, uma das melhores que ele já viu. Ele foi muito, muito, gentil”, comentou o republicano. Indagado se procuraria Bill Clinton para aconselhamentos, Trump declarou: “Ele é muito talentoso, é uma família muito talentosa. Certamente penso em fazer isso”.

Os elogios, longe de seu perfil nos comícios eleitorais, acontecem depois de um encontro de Trump com o  presidente Barack Obama, no qual disse “estar ansioso em conversar com o presidente sobre o futuro”. O magnata admitiu, inclusive, a possibilidade de fazer emendas na reforma de saúde aprovada por seu antecessor, ao invés de começar um novo programa do zero, como havia prometido.

O novo presidente comentou ainda sobre o telefonema que recebeu de Hillary, para reconhecer sua derrota. “Foi uma ligação adorável e muito dura para ela, imagino que sim. Mais dura para ela do que teria sido para mim”, afirmou. “Quer dizer, para mim teria sido muito, muito difícil, mas Hillary não poderia ter sido mais gentil. Ela disse apenas ‘Parabéns, Donald, muito bem'”, recordou.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

O festival hindu Chhath Puja

Posted: 12 Nov 2016 03:30 AM PST

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Lava Jato leva Suíça a abrir ação penal contra bancos

Posted: 12 Nov 2016 03:24 AM PST

As investigações da Operação Lava Jato levaram a Suíça a colocar seus bancos no alvo de processos criminais por corrupção e lavagem de dinheiro. A descoberta de mais de mil contas com movimentações suspeitas de dinheiro de origem brasileira quebrou um tabu entre as autoridades do país europeu: a abertura de ações penais contra instituições financeiras. Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo deste sábado informa que o Ministério Público da Suíça, em uma medida que provoca debate entre advogados, banqueiros e operadores de fortunas no país, revelou a decisão nesta sexta. A medida foi adotada diante das denúncias sobre envolvimento de operadores, políticos e executivos brasileiros com instituições financeiras.

Com o anúncio, a expectativa entre procuradores é de que bancos suíços optem por denunciar clientes que tenham movimentações financeiras suspeitas ou pelo menos se recusem a abrir contas sem comprovação da origem lícita dos recursos depositados. As autoridades suíças ficaram surpresas com o fato de, nos dias seguintes à prisão de Marcelo Odebrecht, em junho do ano passado, cerca de 80 denúncias terem sido apresentadas pelos bancos locais sobre suspeitas de movimentações da empreiteira brasileira.

No momento, a Odebrecht negocia uma delação com a Lava Jato para revelar como participou do esquema de formação de cartel e corrupção na Petrobrás e trata de um acordo de leniência, com pagamento de multa que pode chegar a R$ 6 bilhões a ser dividida entre Brasil, Estados Unidos e Suíça.

A agência reguladora do sistema financeiro da Suíça agora quer saber por que essas denúncias só foram feitas após a prisão do empresário. “Os dirigentes (de bancos) devem dizer a si mesmos: seria melhor denunciar do que colocar os problemas para baixo do tapete”, disse Michael Lauber, procurador-geral da Suíça, em entrevista ao jornal Le Temps.

No total, cerca de US$ 800 milhões em 42 bancos suíços foram congelados por Berna, o que reabriu um velho debate sobre o papel do país em administrar dinheiro sujo do mundo. O caso brasileiro ainda coincide com uma investigação sobre corrupção envolvendo o fundo soberano da Malásia, que, a exemplo do caso de executivos da Petrobrás e da Odebrecht, usou bancos suíços para esconder fortunas.

Berna oficialmente não faz uma ligação direta entre o caso brasileiro e sua nova estratégia, mas admite que, nos últimos meses, os incidentes envolvendo bancos suíços sofreram um aumento importante. Desde o início das investigações sobre corrupção na Petrobrás, em 2014, a agência reguladora do sistema financeiro suíço iniciou exames sobre 25 bancos citados no caso da estatal.

No banco Julius Bär, por exemplo, foram encontrados recursos do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba. Entre as instituições que colaboram estão também Pictet, Cramer, HSBC, UBS, Credit Suisse, PKB, entre outras. Pelo Lombard Odier foi movimentado dinheiro de ex-diretores da Petrobrás.

Ação. A estratégia do MP suíço é recorrer à eficácia de um artigo do Código Penal promulgado em 2003, mas que até hoje só foi usado pela Justiça do país quatro vezes.

A lei suíça estabelecia que apenas funcionários de bancos poderiam responder criminalmente por corrupção e lavagem de dinheiro – jamais a instituição. Um dos casos de condenação de bancos com base no artigo envolveu a francesa Alstom em razão de pagamento de propina em diversos países do mundo por meio de contas na Suíça.

Com base nesse artigo, o MP anunciou uma ofensiva sobre os bancos, que poderão ser processados e eventualmente condenados. Segundo Lauber, o MP suíço quer impedir que gerentes e diretores de instituições financeiras lancem a responsabilidade de atividades ilegais sobre funcionários.

Proteção. De acordo com a lei, o banco envolvido em um esquema de lavagem de dinheiro pagaria uma multa de US$ 5 milhões, um valor considerado “irrisório” para advogados envolvidos na defesa de brasileiros em Genebra. Ainda assim, o MP suíço insiste que a meta é proteger a praça financeira suíça, duramente afetada pelo escândalo de corrupção na Petrobrás.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Investigadores dos EUA apuram elo entre cartolas e Odebrecht

Posted: 12 Nov 2016 02:52 AM PST

Investigadores norte-americanos apuram suspeitas de que os cartolas do futebol foram beneficiados por contratos obtidos pela Odebrecht – construtora investigada na Operação Lava Jato no Brasil. Tanto o escândalo da Fifa quanto o da empresa brasileira estão sendo analisados pelo Departamento de Justiça nos Estados Unidos. Reportagem no jornal O Estado de S.Paulo, deste sábado, informa que os investigadores têm cruzado informações, principalmente no que se referem à construção de estádios da Copa em 2014. O resultado do inquérito poderá alimentar o julgamento contra cartolas brasileiros e mesmo dirigentes europeus.

Desde 2015, dirigentes brasileiros passaram a ser indiciados pela Justiça norte-americana, entre eles Ricardo Teixeira e Marco Polo del Nero, atual presidente da CBF. José Maria Marin, que dirigiu a entidade, é o único que foi extraditado e cumpre prisão domiciliar em Nova York. Del Nero nunca mais deixou o Brasil. Osnorte-americanos também investigam outros cartolas, entre eles o ex-secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Ao lado de Teixeira, Valcke teria fechado acordo para tirar a Copa do estádio do Morumbi e abrir caminho para a construção de uma nova arena, erguida pela Odebrecht em Itaquera – a Arena Corinthians. O francês foi banido do futebol por suspeitas de corrupção. Em 2006, ele ainda recebeu US$ 100 mil (R$ 343 mil, na cotação de ontem) da CBF para ajudar o Brasil a receber a competição mundial.

No fim de 2015, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos solicitou à Suíça cooperação para investigar contas controladas por Teixeira em bancos do país. Os dados foram enviados aos procuradores norte-americanos.

Ao mesmo tempo, os investigadores passaram a fechar o cerco contra a Odebrecht, em processo paralelo e em cooperação com a Operação Lava Jato, no Brasil. Em 2015, a Polícia Federal apontou para suspeitas de fraude a licitação e superfaturamento de R$ 42,8 milhões na construção da Arena Pernambuco, de responsabilidade da Odebrecht. A suspeita é de que agentes públicos foram corrompidos para favorecer a construtora na licitação internacional para as obras e para viabilizar financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Delações apontaram como o consórcio liderado pela Odebrecht na reforma do Maracanã para a Copa do Mundo serviu para desviar recursos para partidos políticos.

Os norte-americanos agora passaram a cruzar os dados entre os dois processos para avaliar indícios de que os dirigentes de futebol indiciados no caso da Fifa também receberam favores da construtora brasileira. Uma das dificuldades, porém, é que o Brasil não tem cooperado com os norte-americanos na investigação sobre os escândalos do futebol.

Isso por causa de uma decisão da Justiça Federal dos Estados Unidos e que está sendo alvo de recursos no STF. O julgamento dos cartolas nos EUA começa apenas no segundo semestre de 2017 e, até la, os procuradores esperam obter confirmações sobre as suspeitas investigadas.

Em e-mail que faz parte do relatório da Polícia Federal (PF), Marcelo Odebrecht cita a Fifa ao se referir aos planos para a construção do estádio do Corinthians e a necessidade de “recursos adicionais” para que a arena pudesse estar dentro dos padrões (da Fifa) para ser escolhida como local de abertura da Copa do Mundo de 2014.

Em seu relatório, a PF explica que Marcelo Odebrecht pede para que chegue “a seu pai (Emílio) a mensagem cujo tema, aparentemente, está voltado para a questão do financiamento de algum estádio”. “A necessidade de Marcelo para que seu pai tenha acesso à mensagem em questão se funda no caso de o ‘amigo’ de Emílio ligar para este”, disse a PF. O amigo, segundo a investigação, seria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Esporte