USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Notícias

Notícias


Petrobras pode fazer mais ajustes nos preços de combustíveis

Posted: 11 Nov 2016 10:34 AM PST

A Petrobras pode fazer mais de um ajuste de preços de combustíveis em um período de um mês, dependendo da volatilidade de variáveis como preço do petróleo e câmbio, que são levadas em conta na nova política da empresa, disse nesta sexta-feira o diretor de Refino e Gás Natural, Jorge Celestino, em teleconferência com investidores.

Celestino lembrou que nova política de preços anunciada em outubro prevê a prática de avaliação de um eventual reajuste pelo menos uma vez por mês, o que não impede, portanto, que o Grupo Executivo de Mercado e Preços da empresa realize mais de um reajuste em um mês.

Ele respondia à pergunta de um analista sobre o impacto do dólar, que subiu fortemente nos últimos dois dias, na decisão de se realizar um novo reajuste.

Na última terça-feira, a companhia voltou a reduzir seus preços de gasolina e diesel, citando uma queda de sua participação de mercado em meio a crescentes importações pelos concorrentes.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia

Remake de ‘Ben-Hur’ com Rodrigo Santoro deu prejuízo de R$ 164 mi

Posted: 11 Nov 2016 10:31 AM PST

O remake do clássico do cinema Ben-Hur lançado em 2016, que conta com Rodrigo Santoro no elenco como Jesus, trouxe prejuízo de 47,8 milhões de dólares (164,2 milhões de reais, aproximadamente) para a MGM, segundo o site Deadline. "Nossos resultados no terceiro trimestre foram impactados negativamente pelo desempenho abaixo do esperado de Ben-Hur", disse o diretor executivo do estúdio, Gary Barber.

O remake dirigido por Timur Bekmambetov custou cerca de 100 milhões de dólares para ser produzido (sem contar os gastos com campanhas de marketing e divulgação do longa) e só arrecadou 94 milhões de dólares no mundo. Nos Estados Unidos, o maior mercado de cinema, o filme obteve bilheteria de apenas 26 milhões de dólares.

A produção original, de 1959, estrelada por Charlton Heston, ganhou onze prêmios no Oscar e foi um sucesso de bilheteria, arrecadando 74 milhões de dólares só nos Estados Unidos – em valores ajustados para 2016, isso equivale a 843,7 milhões de dólares, segundo o site especializado Box Office Mojo.


Arquivado em:Entretenimento

Muro gigante é construído em Munique para isolar refugiados

Posted: 11 Nov 2016 10:30 AM PST

Na semana que marca 27 anos desde a queda do muro de Berlim, na Alemanha, uma barreira de quatro metros de altura está em construção na cidade de Munique. O muro de cem metros de comprimento servirá para isolar um albergue para jovens refugiados, que gerou controvérsia entre moradores.

A construção do muro, alvo de debates calorosos na imprensa e nas redes sociais, é resultado de uma disputa judicial entre a administração de Munique e sete moradores de Neuperlach, um bairro de 55.000 habitantes na região sudeste da cidade. Com espaço para 160 menores, o albergue foi anunciado em 2014 e os moradores apresentaram uma reclamação acerca da "polução acústica" que seria causada pelos jovens.

Um vídeo divulgado pelo político independente Guido Bucholtz mostra o muro praticamente concluído e faz uma comparação ao muro de Berlim, que separava a Alemanha Ocidental, capitalista, de seu lado Oriental, socialista. “O muro, tal como se ergue agora, é o contrário do que entendo por integração. É um símbolo da exclusão”, afirmou Bucholtz ao jornal Bild.

Os moradores não só exigiram uma altura mínima para o muro, mais alto que a histórica barreira em Berlim, como reivindicaram que ele fosse construído de tal maneira que o tornasse impossível de ser escalado. Um dos requerentes, Stephan Reich, de 59 anos, afirmou Bild que não tem “nada contra” o albergue porque a cidade tem que “abrigar essa gente em algum lugar”. “Mas 160 pessoas farão um barulho considerável e nós queremos poder continuar vivendo aqui com tranquilidade", explicou.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

F1: equipes capricham na pista… e também nos pratos

Posted: 11 Nov 2016 10:17 AM PST

Não é só dentro da pista que equipe e pilotos se concentram. A hora do almoço serve para reabastecer as baterias e também como um pequeno relax. Tudo é muito cuidado e preparado para que a refeição seja leve e de agrado geral. Nessas fotos, um pouco do clima na hora do almoço na Fórmula 1.


Arquivado em:Esporte

Governo tira das ruas 85% do dinheiro vivo e leva Índia ao caos

Posted: 11 Nov 2016 10:06 AM PST

O governo da Índia decidiu retirar notas de alto valor de circulação do país. De acordo com jornais locais, notas de 500 e 1000 rúpias não terão mais valor a partir de 2017.

O problema é que, em um país com 1,2 bilhão de habitantes, a corrida para trocar as notas ou depositar o valor em contas bancárias fez com que filas gigantescas se formassem em porta de agências. Por causa do caos que se instalou, o governo decidiu nesta sexta-feira estender por mais três dias a validade das cédulas para o pagamento de tarifas como água e energia.

O problema se agrava porque, de acordo com a BBC, as cédulas que deixarão de valer correspondem a 85% de todo o dinheiro em circulação no país. Por isso, os bancos planejam montar operações especiais para atender toda a demanda.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a decisão do governo indiano é uma tentativa de combater a corrupção, o mercado negro e a evasão de divisas, já que muitos trabalhadores recebem em dinheiro vivo no país.

A população, contudo, ficou de mãos atadas após a decisão do governo. “Eu não posso nem comprar um copo de chá”, disse o advogado Guru Birajdar ao Guardian. “Eu não fui trabalhar hoje [quinta-feira] poque não tinha dinheiro. Tudo era em notas de 500 e 1000, por isso eu tive que vir trocar no banco.”


Arquivado em:Economia, Mundo

Cena da execução dos 5 jovens em SP foi alterada, diz secretário

Posted: 11 Nov 2016 09:33 AM PST

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, e os investigadores responsáveis pela apuração dos assassinatos de cinco jovens em São Paulo afirmaram nesta sexta-feira que a cena do crime foi alterada para confundir as investigações.

Robson Fernando Donato de Paula, de 16 anos, Caíque Henrique Machado Silva e Jonathan Moreira Ferreira, ambos de 18 anos, Cesar Augusto Gomes, de 19 anos, e Jones Januário, de 30 anos, moradores do Jardim Rodolfo Pirani, Zona Leste da capital paulista, saíram de suas casas para ir a uma festa em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, no dia 21 de outubro, e desapareceram.

Os corpos foram encontrados no último domingo na zona rural de Mogi das Cruzes (SP), região metropolitana de São Paulo, e reconhecidos durante esta semana no Instituto Médico Legal (IML) da capital paulista.

O guarda civil municipal de Santo André Rodrigo Gonçalves Oliveira foi preso temporariamente, por 30 dias, na noite de ontem. De acordo com Barbosa Filho, ele confessou ter sido o responsável pelo perfil falso no Facebook que atraiu os cinco jovens à emboscada. Outros GCMs de Santo André estão sendo investigados e foram ouvidos hoje na DHPP.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o secretário de Segurança Pública disse que as cápsulas de munição .40 encontradas próximas de onde os corpos foram enterrados, covas rasas cobertas com cal, foram plantadas pelos responsáveis pelos assassinatos para que se atribuísse a policiais militares a autoria do crime, já que este tipo de munição é utilizado pela Polícia Militar. As investigações apontaram que as cápsulas encontradas pertenciam a um lote comprado da Companhia Brasileira de Cartuchos pela PM. A perícia encontrou marcas de tiro calibre 38 e 12 nos corpos dos rapazes.

Mágino Alves Barbosa Filho relatou que Oliveira é professor de tiro e guarda civil armeiro, ou seja, responsável pela manutenção de armas da corporação, e já ministrou aulas tanto a guardas civis quanto a policiais militares, quando pode ter tido contato com munição .40. Ele tem registrados dois autos de resistência, quando o policial mata alguém que ofereceu resistência durante uma abordagem.

De acordo com a delegada-chefe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Elisabeth Sato, a tese que a cena do crime foi alterada parte principalmente das informações prestadas pelo trabalhador rural que encontrou os corpos na encosta de uma ribanceira. O homem teria visto os corpos e pedido ao patrão que chamasse a polícia, que não os localizou. Conforme a delegada, quando voltou ao local, o sitiante "percebeu que o local já não estava como ele tinha observado anteriormente, os corpos estavam expostos, não estavam enterrados. Quando voltou ao local, os corpos estavam enterrados e já havia cal sobre as covas".

Segundo os investigadores, dois dos jovens mortos, Caíque e Cesar, teriam participado do latrocínio, roubo seguido de morte, de um outro guarda municipal de Santo André, Rodrigo Sabino. Conforme os depoimentos de Gonçalves Oliveira, após a morte do colega de corporação, ele foi à região onde o carro de Sabino foi encontrado queimado e, a partir de um informante, chegou aos nomes de Caíque e Cesar.

O GCM usou um perfil falso que mantinha no Facebook há mais de um ano, com o nome de Terezinha, para entrar em contato com os jovens e convidá-los à suposta festa em Ribeirão Pires. De acordo com Gonçalves Oliveira, ele havia combinado um encontro na Avenida Rotary, em frente a uma frutaria, onde a suposta mulher levaria os rapazes ao sítio onde estaria marcado o evento. Segundo o GCM, sua intenção era prender os rapazes, mas como eles não teriam aparecido, informou as características do carro em que eles iriam ao encontro a outros guardas, que preferiu não identificar, e deixou o local.


Arquivado em:Brasil

‘Fator Trump’ puxa nova disparada do dólar, que chega a R$ 3,50

Posted: 11 Nov 2016 09:19 AM PST

Os efeitos da eleição de Donald Trump para presidir os Estados Unidos continuam dominando fortemente os mercados financeiros no Brasil. Por volta de 14h30, o moeda americana estava em alta de 4,12%, sendo negociada por 3,50 reais. No mesmo horário, a Bovespa caía 3,39%, para 59.127 pontos.

As incertezas sobre como será o governo Trump têm tido influência negativa não apenas nos mercados de câmbio e de ações não apenas no Brasil, mas também em todo o mundo. Nesta quinta-feira, o dólar já tinha subido com força: a alta de 4,73% foi a mais acentuada em oito anos.


Arquivado em:Economia

Ku Klux Klan marca desfile para comemorar eleição de Trump

Posted: 11 Nov 2016 09:18 AM PST

A Ku Klux Klan anunciou a realização de um desfile da "vitória" para comemorar a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos. O anúncio foi feito pelos Loyal White Knights (Cavaleiros Brancos Leais em português), uma sede da organização racista baseada em Pelham, Nova York.

O desfile foi marcado para o início de dezembro. "A campanha de Trump uniu meu povo", afirmava a nota da organização, que apoiou Trump durante toda sua campanha. O jornal oficial da KKK também endossou o magnata, assim como diversos membros e apoiadores do grupo anunciaram publicamente seu apoio.

David Duke, ex-líder da Ku Klux Klan e ex-deputado americano, afirmou que a eleição do republicano foi "uma das noites mais empolgantes da minha vida" e celebrou o fato de que "seu povo" o ajudou a derrotar a democrata Hillary Clinton. Em fevereiro, Trump se recusou a aceitar o apoio de Duke e seu filho, Eric Trump, afirmou depois que o nacionalista "merece uma bala".

Na internet e nas redes sociais, o apoio de supremacistas brancos a Trump foi bastante agressivo. Muitos jornalistas e eleitores de Clinton foram atacados pelos apoiadores do magnata com insultos racistas ou antissemitas.


Arquivado em:Mundo

Filme francês ‘Intocáveis’ pode ter remake brasileiro

Posted: 11 Nov 2016 09:13 AM PST

A Paris Produções firmou uma parceria de coprodução internacional com a Globalgate Entertainment, empresa que tem como membros produtoras independentes do mundo todo, como a Gaumont (França), Lionsgate (EUA), Televisa (México), e Wanda (China). A ideia da parceria é fazer com que a Paris tenha acesso a diversos roteiros e projetos que estão sendo ou foram desenvolvidos lá fora e adaptá-los localmente e também disponibilizar produções brasileiras para ser adaptadas no exterior. Segundo um dos sócios da Paris Produções, Sandi Adamiu,  já existem planos para versões brasileiras de sucessos europeus. "A gente já mostrou interesse pelo remake do filme francês Intocáveis (2011). E pretendemos oferecer Até que a Sorte Nos Separe, e Internet – O Filme, que é o nosso próximo lançamento", afirma.

A parceria funciona como um escambo de roteiros e contribuirá para a diversidade e disseminação da produção nacional. "A ideia é que essas empresas peguem esses roteiros de sucesso local e adaptem para o seu mercado. Por exemplo, Até Que a Sorte Nos Separe pode ser que funcione na Turquia ou na Dinamarca, com essa parceria eles podem acessar esse roteiro e adaptar", explica Adamiu.

Responsável por longas nacionais como Carrossel: O Filme (2015) e Mais Forte que o Mundo (2016), a Paris Produções começará a negociar com as empresas estrangeiras da Globalgate em dezembro deste ano, quando a produtora terá sua primeira reunião para descobrir com quais roteiros pode trabalhar. Por isso, ainda não há previsão de quando sucessos europeus podem ganhar sua versão brasileira ou quando as comédias nacionais chegarão aos cinemas estrangeiros. “Nós também podemos investir nos remakes. Se a França decidir rodar Até Que a Sorte Nos Separe, posso investir e entro como coprodutor. É uma parceria puramente de desenvolvimento de conteúdo, mas é uma abertura para o Brasil voar”, completa Adamiu.


Arquivado em:Entretenimento

STF: prisão em 2ª instância vale para todos os casos

Posted: 11 Nov 2016 09:11 AM PST

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em votação no plenário virtual, nesta quinta-feira, que os réus condenados em segunda instância podem ser presos mesmo que ainda tenham recursos pendentes na Justiça. Por seis votos favoráveis e  quatro contrários, os ministros decidiram estender a orientação a todas as instâncias do Judiciário.

As duas ações que voltaram a ser julgadas pelo STF foram apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Partido Ecológico Nacional (PEN) com a alegação de que ninguém pode ser considerado culpado, nem preso, até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, considerando-se o princípio de presunção da inocência. 

LEIA TAMBÉM:
STF retoma julgamento sobre prisão em segunda instância
Contra impunidade, STF mantém prisão na 2ª instância

Em outubro, o Supremo já havia confirmado, por seis votos a cinco, que a execução das penalidades pode ser feita já na segunda instância, sem depender trânsito em julgado. Na época, o ministro Luiz Fux resumiu: "Estamos discutindo isso porque no Brasil as condenações são postergadas com recursos aventureiros, por força de recursos impeditivos do trânsito em julgado".

Votaram a favor da prisão em segunda instância, o ministros Teori Zavascki, Edson Fachin, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso. Os ministros Dias Toffoli, Marco Aurélio, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski votaram contra e a ministra Rosa Weber não se manifestou.

“Se de um lado a presunção de inocência juntamente com as demais garantias de defesa devem viabilizar ampla disponibilidade de meios e oportunidades para que o acusado possa intervir no processo crime em detrimento da imputação contra si formulada, de outro, ela não pode esvaziar o sentido público de justiça que o processo penal deve ser minimamente capaz de prover para garantir a sua finalidade última, de pacificação social”, afirmou o ministro Teori, relator do processo, na decisão.


Arquivado em:Política

Melania é a 2ª primeira-dama estrangeira (mas a 1ª a posar nua)

Posted: 11 Nov 2016 08:59 AM PST

Das passarelas à Casa Branca, a modelo eslovena Melania Trump, de 45 anos, é a nova primeira-dama dos Estados Unidos, sendo a única a já ter posado nua para uma revista masculina. Melania estampou as páginas da revista britânica QG no ano 2000, logo após começar seu namoro com o magnata Donald Trump, de 70 anos. Ela foi fotografada nua, coberta apenas por diamantes, em um Boeing 727 para ilustrar seu perfil na revista britânica. Com o resultado da eleição, as fotos voltaram à imprensa americana e tomaram as redes sociais.

Melania Trump em página da revista 'GQ', de 2000

Melania Trump em página da revista ‘GQ’, de 2000 (Reprodução/GQ/)

Com a eleição de Trump, Melania também se torna a segunda primeira-dama americana nascida fora do país. A primeira foi a britânica Louisa, mulher de John Quincy Adams, presidente entre 1825 e 1829. Nascida em 26 de abril de 1970, em Sevnica, perto de Liubliana, capital da Eslovênia, Melania chegou aos Estados Unidos em 1996 e, logo em 1998, conheceu o magnata durante um evento de moda patrocinado pela revista Allure.

Leia também 
Melania Trump usa macacão de R$ 12.000 na vitória do marido
Conheça Melania, a "mulher invisível" do espalhafatoso Trump
Melania Trump diz que fala machista do marido é 'inaceitável'

A modelo e Trump se casaram em 2005 e tiveram apenas um filho, Baron, que tem 10 anos. Melania também foi capa da revista Vogue e posou para as publicações Vanity Fair e Elle. Em meados dos anos 1990, com 25 anos, a modelo posou nua para a revista francesa Max.

Recentemente as imagens, que mostram a modelo em cliques sensuais foram recuperadas e publicadas pelo jornal americano New York Post. Apesar do seu passado de muita exposição, a modelo se manteve discreta durante toda campanha eleitoral do marido. Na única vez que fez um discurso, foi acusada de plagiar o texto de 2007 da então primeira-dama Michelle Obama.

Capa da revista 'GQ' com Melania Trump, de 2000

Capa da revista ‘GQ’ com Melania Trump, de 2000 (Reprodução/)

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

Gambiarra de brasileiro faz time ser banido da Champions asiática

Posted: 11 Nov 2016 08:37 AM PST

A Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira a exclusão do Al-Nasr da Liga dos Campeões da Ásia por emitir um passaporte falso ao brasileiro Wanderley Santos Monteiro. O atacante de 28 anos, em conluio com o clube dos Emirados Árabes, recebeu punição retroativa de três meses de suspensão e uma multa de 10.000 dólares (cerca de 35.000 reais).

Na competição, cada clube pode inscrever três estrangeiros e um jogador de outro país asiático. Como a cota de atletas nascidos fora do continente já havia sido ultrapassada, Wanderley e o Al-Nasr fizeram um passaporte indonésio para o jogador poder ser incluso na lista de relacionados.

Com passagens por Ponte Preta, Cruzeiro e Flamengo, Wanderley já havia sido suspenso provisoriamente por 60 dias no início de setembro por causa da gambiarra, após a AFC descobrir os primeiros indícios de falsificação de documentos.

Veja também

Punição ao clube – Impedido de participar das próximas duas edições, o Al-Nasr ainda foi multado em 50.000 dólares (cerca de 170.000 de reais) e condenado a devolver 340.000 dólares (aproximadamente 1,2 milhão de reais) em premiações recebidas na liga deste ano.

“O Al-Nasr é o maior responsável por esta violação ao ter obtido deliberadamente um passaporte indonésio. Wanderley é responsável de ter aceitado ser inscrito como indonésio quando não possui a nacionalidade deste país”, afirmou a AFC em comunicado no qual enfatizou que o brasileiro acabou sendo conivente com a irregularidade.

(Com Estadão Conteúdo)

 


Arquivado em:Esporte

Iraquiano salva mais de 70 pessoas do EI com carro blindado

Posted: 11 Nov 2016 08:33 AM PST

Um homem no Iraque teve seu dia de herói. Ele salvou mais de 70 pessoas alvos de atiradores do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) com seu BMW blindado em Kirkuk, cidade iraquiana devastada pela guerra causada pelos jihadistas.

O responsável pelo feito é Ako Abdulrahman, que comprou seu antigo BMW 1990 blindado em um leilão por apenas 10.000 dólares. No dia 21 de outubro, o grupo terrorista Estado Islâmico realizou uma série de ataques na cidade de Kirkuk. Inúmeros civis começaram a serem alvos de snipers escondidos em meio às edificações. Foi aí que Ako viu que poderia tentar ajudar essas pessoas acuadas.

O homem transportou mais de 70 pessoas, algumas feridas, além de corpos de pessoas mortas para longe do local do ataque.

Leia mais no site de QUATRO RODAS

 


Arquivado em:Mundo

Recém-nascido não deve fazer longas viagens de carro

Posted: 11 Nov 2016 08:33 AM PST

Pais devem redobrar a atenção quando precisam percorrer longas distâncias de carro com seus filhos recém-nascidos. De acordo com um estudo conduzido por Peter Flaming, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, bebês com menos de quatro semanas de vida não devem permanecer mais do que 30 minutos na cadeirinha do carro.

Para chegar aos resultados, Fleming replicou em laboratório os efeitos de dormir em um assento de carro próprio para bebês durante uma viagem. Depois de meia hora no assento, as quantidades de oxigênio no sangue de bebês menores de dois meses de idade caíram de forma significativa, enquanto a frequência cardíaca aumentou.

Com base nessas informações, os médicos indicam que os pais evitem fazer longas viagens com bebês muito pequenos. Se a viagem for inevitável, é importante que um adulto fique ao lado do recém-nascido durante o percurso para se certificar de que ele está respirando adequadamente.

Brasil

De acordo com a legislação brasileira, desde a saída da maternidade até completar um ano de idade, a criança deve ser colocada no bebê conforto durante o transporte de carro, mesmo que seja até a esquina.  O equipamento deve ser colocado no banco de trás, voltado para o vidro traseiro e de costas para o banco do motorista. Além disso, deve ficar levemente inclinado, formando um ângulo de 45 graus, deixando a cabeça, pescoço e coluna do bebê alinhados.

 

 


Arquivado em:Saúde

Com câncer, filho de Michael Bublé tem 90% de chances de cura

Posted: 11 Nov 2016 07:13 AM PST

Na última semana, o cantor Michael Bublé revelou que seu filho Noah, de três anos, está com câncer no fígado. Mas, segundo o jornal britânico The Mirror, médicos disseram, ao cantor e sua esposa, que a criança tem uma chance de 90% de sobreviver após a quimioterapia.

Noah está fazendo um tratamento de quatro meses em Los Angeles, segundo contou a cunhada do músico à revista argentina Gente. “Câncer é uma doença horrível, mas temos fé que Noah será capaz de superar isso. Dizem que as crianças são fortes o suficiente para resistir à quimioterapia e meu sobrinho é um guerreiro”, disse Daniela Lopilato, irmã da modelo Luisana Lopilato.

Michael Bublé revelou a doença do filho por meio de um post no Facebook, e avisou aos fãs que faria uma pausa na carreira para acompanhar o tratamento. “Estamos devastados pelo recente diagnóstico de câncer do nosso filho mais velho. Vamos gastar todo o nosso tempo e atenção para ajudar Noah a melhorar, suspendendo nossas atividades profissionais por enquanto.
Durante este tempo difícil, pedimos a vocês que orem por ele e, por favor, respeitem nossa privacidade”, disse na rede social.


Arquivado em:Entretenimento

Consumidores colocam fogo em tênis após marca ‘apoiar’ Trump

Posted: 11 Nov 2016 07:05 AM PST

Consumidores americanos estão queimando seus tênis da marca New Balance depois de a empresa publicar uma declaração sobre o presidente eleito Donald Trump. Outros, decidiram jogar seus calçados da empresa no lixo.

Na quarta-feira, a repórter do The Wall Street Journal Sarah Germano tuitou a seguinte citação de Matt LeBretton, vice-presidente de assuntos públicos da New Balance: “A administração Obama voltou para nós um ouvido surdo – e, sinceramente, com o presidente eleito Trump, sentimos que as coisas vão se mover para a direção correta.”

Muitos consumidores interpretaram a frase como um apoio a Trump e foram para as redes expressar sua indignação. Vídeos mostravam pessoas jogando pares de New Balance no lixo e ateando fogo em diferentes modelos.

Em seguida, LeBretton disse ao portal Buzzfeed que sua declaração era para ser seguida no contexto comercial, e em relação à Parceria Trans Pacífico, especificamente. Ele disse que a empresa não está interessada em “envolver-se nas eleição presidencial”.

A empresa se opôs publicamente ao acordo comercial Transpacífico, que reduziria tarifas para encorajar o comércio entre os Estados Unidos e países asiáticos. A New Balance é uma das poucas empresas de calçados dos Estados Unidos que ainda fabrica tênis – cerca de 25% na última contagem, de acordo com o WSJ – no país, embora a proporção tenha diminuído à medida que aumentou a produção na China e no Vietnã.

“Como a única grande empresa que ainda faz tênis de atletismo nos Estados Unidos, a New Balance tem uma perspectiva única sobre o comércio. Queremos fazer mais calçados nos Estados Unidos, e não menos”, disse um porta-voz da empresa em uma declaração ao Business Insider nesta quinta-feira. “A New Balance apoiou publicamente as posições comerciais de Hillary Clinton, Bernie Sanders e Donald Trump antes do dia das eleições, que se concentraram na criação de empregos na indústria americana e continuamos a apoiá-las hoje”.

A Nike, que ainda é, de longe, a maior fabricante de roupas esportivas do mundo, faz a maior parte de seus tênis no Vietnã, de acordo com o Wall Street Journal. A empresa afirmou seu apoio à Parceria Transpacífica em uma declaração para a repórter do WSJ na quarta-feira: “A Nike tem um longo compromisso com o livre comércio e apóia o Acordo Transpacífico porque ela nos permitiria inovar, ampliar nossos negócios e ampliar o crescimento econômico. A administração Obama e a liderança do Congresso vão determinar o rumo apropriado da parceria.”


Arquivado em:Economia, Mundo

Lava-Jato rastreia dinheiro para senadores do PMDB

Posted: 11 Nov 2016 06:50 AM PST

Enquanto o Congresso tenta, em várias frentes, estancar a sangria desatada pelo escândalo do petrolão, a Operação Lava-Jato avança em direção à alta cúpula do PMDB no Senado. Investigadores rastrearam operações financeiras suspeitas de um lobista influente em Brasília que podem atingir em cheio lideranças peemedebistas. Documentos sigilosos da Procuradoria-Geral da República, obtidos por VEJA, revelam que foram coletados “diversos elementos de prova da atuação de Milton de Oliveira Lyra Filho, diretamente ou por meio de pessoas jurídicas, como intermediário de propina e lavagem de dinheiro para senadores do PMDB, nomeadamente Eunício Oliveira, Renan Calheiros,  Romero Jucá, Valdir Raupp e Edison Lobão”.

De acordo com procuradores da Lava-Jato, há indícios de que esse grupo de senadores do PMDB tenha se beneficiado de desvios de dinheiro da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e de fraudes nos investimentos realizados pelo Postalis, fundo de pensão dos trabalhadores dos Correios. Os elo entre um esquema e outro, segundo os investigadores, é o empresário Milton Lyra, apontado como o operador do presidente do Congresso Renan Calheiros (PMDB-AL) e lobista com bom trânsito entre senadores peemdebistas.

Dono de uma rede de empresas em Brasília, Lyra realizou diversas movimentações financeiras atípicas com companhias enroladas na teia da Lava-Jato. Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão de inteligência ligado ao Ministério da Fazenda, revela que a Credpag Serviços Financeiros, controlada pelo lobista, recebeu diversos recursos suspeitos. Uma parte deles foi transferida pela DM Web Technology, ligada a Rodrigo Brito, filho de Fernando Brito, que foi sócio da AP Energy. De acordo com a delação de dois executivos da construtora Camargo Corrêa, a AP Energy, sediada num endereço que abriga dezenas de companhias num escritório de fachada, foi utilizada pela empreiteira para repassar propinas da construção da usina de Belo Monte para o senador Edison Lobão (PMDB-MA). Além do ex-ministro de Minas e Energia, Renan, Romero Jucá (PMDB-RR), Jader Barbalho (PMDB-PA) e Valdir Raupp (PMDB-RO) também estão sendo investigados por suspeitas de corrupção na obra de Belo Monte.

As empresas de Milton Lyra também receberam ao menos 19 milhões de reais de recursos ligados ao Postalis, cujo controle político era dividido entre o PMDB e PT. O lobista embolsou 13,8 milhões de reais de dois fundos de investimentos estrangeiros, que tinham como principal cotista o fundo de pensão dos trabalhadores dos Correios. Um deles aplicou em papéis podres da dívida externa da Venezuela e da Argentina, enquanto o outro, administrado por Fabrizio Dulcetti Neves, foi alvo de uma investigação tanto nos Estados Unidos como no Brasil. Fabrizio Neves, que nomeou Milton Lyra como o seu procurador, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por investimentos fraudulentos envolvendo recursos do Postalis. O lobista também recebeu cerca de 5 milhões de reais de um projeto que pretendia criar uma nova bolsa de valores no Brasil, cujo principal sócio é o fundo de pensão dos Correios. A função do lobista nesse negócio era dar consultorias políticas e marcar encontros com Renan e outros senadores.

O cerco da Lava-Jato em torno do presidente do Senado e seus aliados do PMDB está se fechando cada vez mais. No início de outubro, VEJA revelou que o advogado e empresário cearense Felipe Parente confirmou, em delação premiada, que entregou dinheiro vivo a uma emissária de Renan e do senador Jader Barbalho (PMDB-PA). Em junho, VEJA também trouxe à tona a delação do ex-executivo Nelson Mello que afirma que Eunício Oliveira (PMDB-CE), forte candidato a comandante do Congresso em 2017, recebeu 5 milhões de reais em caixa dois da fabricante de produtos de saúde e bem-estar Hypermarcas. Esses recursos, que teriam sido repassados a pedido de Lyra, foram utilizados para pagar fornecedores de campanha eleitoral do parlamentar.

Procurado, o presidente do Senado Renan Calheiros disse por meio de sua assessoria de imprensa que conhece Milton Lyra, mas “reitera que não recebeu vantagens de quem quer que seja e que a chance de se encontrar qualquer irregularidade em suas contas pessoais ou eleitorais é de zero”. Milton Lyra afirmou que não irá comentar, porque não teve acesso ao documento da Procuradoria-Geral da República. O criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, advogado de Romero Jucá e Edison Lobão, disse que os seus clientes tinham uma “boa relação” com Lyra, mas negou que tenham recebido qualquer dinheiro do lobista. “Os investigadores deverão comprovar os indícios apontados no inquérito”, disse. Os senador Eunício Oliveira disse que nunca teve "qualquer contato com Milton Lyra ou com Nelson Mello" e que "não tem conhecimento" de pagamentos para a sua campanha em 2014.


Arquivado em:Brasil, Política

Em forte derrota, OMC condena política industrial brasileira

Posted: 11 Nov 2016 06:28 AM PST

A Organização Mundial do Comércio (OMC) condena a política industrial brasileira e exige que políticas de incentivos fiscais e redução de IPI adotados ainda pelo governo de Dilma Rousseff sejam abandonadas, pelo menos da forma que são aplicadas. O governo brasileiro poderá recorrer da decisão, um dos maiores golpes já sofridos pelo Brasil no organismo internacional.

Em um informe ainda confidencial de 400 páginas, os juízes da entidade atenderam ao pedido do Japão e da União Europeia, que alegavam que a política de incentivos fiscais aos setores de telecomunicações, automóveis e tecnologia é ilegal e afeta empresas estrangeiras de forma “injusta”. O principal foco é o Inovar-Auto, mecanismo que garantiu uma redução de impostos para o setor automotivo com fábricas instaladas no país.

O estabelecimento do processo ainda contou com a participação de Estados Unidos, Argentina, Austrália, China, Indonésia, Rússia e Coreia, todos na condição de observadores. Por meses, os juízes da OMC foram obrigados a avaliar as leis nacionais.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a entidade indicou que dar incentivos fiscais, por si só, não seria uma violação das regras. Mas a forma utilizada pelo Brasil representou uma ilegalidade. Isso por causa das exigências que o governo fez para beneficiar as empresas com taxas menores.

Uma das exigências é de que montadoras produzissem localmente. Para os juízes, o critério representa uma espécie de subsídio disfarçado – e, portanto, ilegal.

“O Brasil introduziu uma série de medidas para permitir que as empresas domésticas reduzam suas obrigações para pagar impostos”, indicou a delegação japonesa. “Ao lado de um sistema de impostos pesado e complexo, essas medidas tiveram sérios impactos no comércio e afetaram uma ampla série de produtos”, denunciaram os japoneses.

Em setembro de 2011, o governo estabeleceu uma isenção de IPI para carros de montadoras que se comprometessem a investir no país e comprassem peças locais. Em 2012, o plano foi renovado por mais cinco anos, o que deixou os países ricos irritados. Incentivos fiscais também foram dados a computadores, smartphones e semicondutores.

Para Tóquio e Bruxelas, “as medidas de forma injustificada protegem as indústrias domésticas, desorientam investimentos e manipulam a balança comercial em detrimento de interesses legítimos” das empresas estrangeiras.

Inovar-Auto

Um dos ataques é dirigido contra o Inovar-Auto, considerado como ilegal por Japão e UE ao reduzir o IPI para certos modelos produzidos com um determinado número de peças nacionais. Se condenado, o Brasil terá de modificar o programa e os incentivos dados a montadoras.

O ataque também visava aos incentivos fiscais a exportadores que se beneficiam do Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras, ou “Recap”. O programa reduz o custo de produção a quem vai exportar. Para os japoneses, isso seria uma forma de subsídio.

O argumento é também de que o setor de informática e tecnologia é outro alvo de protecionismo no Brasil. Tóquio e Bruxelas questionam a Lei de Informática, o Programa de Inclusão Digital, o Programa de Incentivos ao Setor de Semicondutores e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Equipamentos para TV Digital. Para o governo asiático, todos esses programas criam reservas de mercado e dificultam as importações.

No passado, Tóquio já havia atacado as exigências do edital de licitação da faixa de frequência de 2,5 GHz – destinada ao serviço de quarta geração da telefonia móvel (4G). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estipulou uma exigência de conteúdo nacional mínimo de 60% para quem quisesse participar de licitações, incluindo equipamentos e sistemas.

“Sem efeito negativo”

Durante a defesa, o Brasil garantiu que os “programas questionados pelo Japão fazem parte do esforço para promover um desenvolvimento econômico em linha com os objetivos e princípios da OMC”. Segundo o Itamaraty, as medidas não têm nenhum “efeito negativo nas importações”. Ao contrário: elas estabelecem um caminho para uma melhor e mais sólida parceria com empresas estrangeiras.”

O Brasil também deixou claro seu desagrado com a atitude do Japão, já que o governo brasileiro adotou o modelo asiático para a TV digital, preterindo o lobby dos EUA e Europa.

Na avaliação do Itamaraty, uma condenação “limita a habilidade dos membros em promover desenvolvimento social e tecnológico e reduziria seu espaço de política”. Para o Brasil, isso iria “contribuir ou congelar o status quo e seus desequilíbrios em desenvolvimento econômicos”.

Na defesa, o Brasil apontou que os incentivos não estão ligados à origem brasileira dos produtos, mas às metas de inovação e desenvolvimento sustentável. “As medidas foram adotadas para promover o desenvolvimento do Brasil, mas não ignorando as obrigações multilaterais ou as oportunidades comerciais de outros membros.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Sexualidade de Dumbledore pode estar em ‘Animais Fantásticos 2’

Posted: 11 Nov 2016 06:26 AM PST

Nesta semana, o diretor David Yates confirmou que o personagem Dumbledore aparecerá nas sequências de Animais Fantásticos e Onde Habitam, nova trama cinematográfica do universo bruxo. Durante uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, a criadora da história, JK Rowling, indicou que a sexualidade do diretor deve ser abordada nos próximos filmes. “Vamos vê-lo nesse período de formação em sua vida. No que diz respeito à sua sexualidade, fiquem de olho”, declarou a escritora, segundo conta a revista Variety.

Apesar de a sexualidade Dumbledore não ter sido abordada durante os sete livros de Harry Potter, a escritora já afirmou, em 2007, que o diretor tem um passado de relacionamentos homossexuais, e indicou que ele teve um interesse romântico por Grindelwald, um dos bruxos das trevas mais poderosos, que será interpretado por Johnny Depp nos novos filmes.

Por enquanto não se sabe quem vai interpretar Dumbledore e qual o peso do personagem no roteiro da franquia. “Gostaria de dizer que há muito a desenvolver sobre isso, porque obviamente essa é uma história dividida em cinco partes. Vocês verão Dumbledore como um homem mais jovem e um tanto atormentado”, declarou JK Rowling, que assina o roteiro do novo longa.

O primeiro filme de Animais Fantásticos e Onde Habitam, protagonizado pro Eddie Redmayne, no papel do bruxo Newt Scamander, estreia aqui no Brasil no dia 17 de novembro.


Arquivado em:Entretenimento

Trump ataca manifestantes no Twitter. E depois muda de tom

Posted: 11 Nov 2016 06:16 AM PST

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, exibiu duas versões diferentes de si mesmo em menos de 10 horas: uma na noite de quinta-feira e outra nesta sexta, em mais uma indicação de sua instabilidade propalada críticos, que o acusam de ter uma personalidade volátil.

“Acabei de passar por uma eleição presidencial muito aberta e bem-sucedida. Agora, manifestantes profissionais, incitados pela mídia, estão protestando. Muito injusto!”, escreveu no Twitter. A postagem marcou a primeira vez que o republicano disse algo parecido com um ataque desde a sua vitória, levando alguns a pensar o que ele pode tentar com aqueles que discordarem de suas posições quando for presidente.

Leia também
Trump quer reduzir impostos e alterar seguro-saúde
Na Casa Branca, Trump diz que vai pedir conselhos a Obama
Mulheres de hijab são atacadas por apoiadores de Trump nos EUA

Mas então, dez horas depois, Trump, provavelmente aconselhado por seus assessores, revelou um tom bastante diferente ao discutir sobre os manifestantes, que protestam em cidades ao redor dos Estados Unidos contra a sua eleição. “Amando o fato de que grupos pequenos de manifestantes, durante a noite de ontem, demonstraram paixão pelo nosso grande país. Nós todos vamos se unir e ter orgulho!”, afirmou em uma postagem mais sensata, já que a campanha terminou, ele venceu e tem amissão de unificar o país e não dividi-lo ainda mais.

Ainda é incerto se Trump continuará usando o Twitter como presidente. Ele é muito apegado a esta rede social e a usou frequentemente durante a campanha. Sua equipe, porém, o proibiu de postar nos dias anteriores à eleição.

Leia mais
Taylor Swift teve a foto mais curtida das eleições no Instagram
Revista distribui capa de 'Hillary presidente' por engano 

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo