USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


sábado, 5 de novembro de 2016

#Brasil

#Brasil


Enem: candidatos enfrentam redação neste domingo

Posted: 05 Nov 2016 07:10 PM PDT

No total, são 5 horas e 30 minutos de exame neste domingo Eduardo Enomoto/R7

Neste domingo (6), segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os candidatos terão que fazer a temida redação, importante para composição final da nota do aluno. No ano passado o tema foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Além disso, os inscritos responderão hoje perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. No total, são 5 horas e 30 minutos de exame. No sábado (5), as provas foram de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Após dias de turbulência na organização e adiamento da prova para mais de 240 mil candidatos por causa das ocupações de escolas em diversos Estados, o exame ocorre para 8,3 milhões dos inscritos neste fim de semana. Ao todo, 8,6 milhões se candidataram para o Enem neste ano. Esta é a segunda maior edição do exame, atrás apenas de 2014.

Os cerca de 240 mil alunos que tiveram o exame adiado por causa da ocupação das escolas farão a prova nos dias 3 e 4 de dezembro (sábado e domingo) — o MEC cancelou a aplicação da prova em 364 locais. Já o exame para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa foi remarcado para 13 e 14 de dezembro (terça e quarta-feira). O MEC informou que ainda poderá adiar o Enem para mais estudantes caso haja risco aos participantes ou alguma situação que atrapalhe a aplicação das provas neste fim de semana.

O que levar

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto válido. Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição, embora ele não seja obrigatório.

Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.

Veja o que é proibido durante a realização do Enem

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

Neste ano haverá, pela primeira vez, identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas. O Ministério da Educação informou que também haverá fiscalização dos lanches dos candidatos.

Local de prova

Os candidatos do Enem podem acessar o local de prova na internet ou pelo aplicativo do Enem. Além do local, data e horário de prova, o cartão de confirmação traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.

Veja lista completa de escolas ocupadas que terão Enem em outra data

O cartão de confirmação está disponível pela internet, na Página do Participante, e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. Para lembrar os estudantes, o Inep fez uma campanha de alerta, enviando SMS e e-mail a cada três dias para quem ainda não acessou o cartão. No dia da prova, não é obrigatória a apresentação do cartão. O acesso é de responsabilidade do candidato. A recomendação é que os participantes conheçam o trajeto para o local de prova com antecedência para evitar atrasos no dia do exame.

Horário

Com o horário de verão em vigor em vários estados, os estudantes que vão fazer a prova do Enem precisam ficar atentos ao horário de abertura e fechamento dos portões. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

Em 18 estados os estudantes farão a prova em horário diferente do de Brasília. Portanto, esses candidatos devem acertar os ponteiros do relógio ao da capital federal para não perder o exame.

Veja o horário local de abertura dos portões em cada Estado

O Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas terão a maior diferença em relação à capital federal. Oito estados e o Distrito Federal acompanham o horário de Brasília e outros 14 estão têm apenas uma hora de diferença.

Os candidatos sabatistas — que guardam o sábado por motivos religiosos — devem chegar nos mesmos horários dos demais e serão acomodados em salas separadas até as 19h, quando podem iniciar a prova.
 

Inep minimiza problemas no Enem e faz balanço positivo

Posted: 05 Nov 2016 02:46 PM PDT

Representantes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e do MEC (Ministério da Educação) fizeram um balanço positivo do primeiro dia de provas do Enem.

Em coletiva de imprensa no início da noite deste sábado (5), eles informaram que as provas foram feitas normalmente em 16.071 locais (97% do total). Em outros 405 locais alunos não fizeram os testes, em função das ocupações.

"Foi muito tranquilo, mesmo nos locais em que os alunos foram impedidos de comparecer. O balanço é extremamente positivo", disse a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães.

"Monitoramos escolas, avisamos os alunos, os coordenadores estavam preparados para receber quem não tinha consultado o cartão de informação. Foi positivo", reforçou a presidente do Instituto Nacional de Escolas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, Maria Inês Fini.

As representantes também minimizaram os problemas ocorridos em duas escolas, o Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab) de Taguatinga, cidades satélite do Distrito Federal, e a Unidade Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, Pará. Nestes locais, alunos receberam mensagens por celular na manhã de hoje comunicando o adiamento das provas, em função de ocupações.

No entanto, estudantes que desconfiaram da informação foram aos locais e encontraram os portões abertos. Eles acabaram realizando as provas normalmente.

O Inep e o MEC reconheceram a falha na comunicação e disseram que alunos destas duas escolas que não compareceram aos locais em função das mensagens farão as provas em 3 e 4 de novembro. Já quem fez a primeira bateria de testes hoje precisa realizar as demais provas neste domingo, dia 6.

"Houve um equívoco dos coordenadores destes locais (Taguatinga e Santarém), no envio destes dados ao Inep. Mas todos os estudantes (que não fizeram provas em função do erro) vão realizar as provas em dezembro", confirmou Maria Inês.

A diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice de Oliveira Ferreira Santos, disse que o equívoco ocorreu na transmissão da mensagem, pelos coordenadores, sobre a situação destas duas escolas. Por outro lado, ela reforçou que o primeiro dia de provas foi bem sucedido.

"O processo estava muito tumultuado. A sociedade precisa compreender o processo neste momento", comentou. "Conduzir o Enem não é fácil", reforçou.

Ocupações

Em função dos protestos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto de gastos e a reforma do ensino médio, estima-se que 271 mil estudantes farão provas em 3 e 4 de dezembro. Hoje, 8.627.248 estudantes estavam inscritos para a prova, mas o Inep não divulgou uma parcial de abstenções.

Também não foram passadas informações sobre quanto custará aos cofres públicos a realização de novas provas em dezembro.

O Inep informou ainda que, caso ocorram novas ocupações de hoje para amanhã e alguns locais sejam interditados, os estudantes que já fizeram provas neste sábado terão que fazer todas as provas novamente em dezembro.

Mas a instituição afirmou que não trabalha com esta possibilidade.

O governo também está atento à possibilidade de judicialização do exame. "Não só a área técnica, como o próprio Ministério da Educação está atento. Todas as providências serão tomadas rapidamente. Liminares podem acontecer, mas as medidas serão tomadas rapidamente pelo Inep, pelo MEC e pela AGU (Advocacia Geral da União)", disse Maria Helena.

Leia mais notícias de Educação

Presidente do STF faz visita surpresa à Papuda e registra superlotação

Posted: 05 Nov 2016 01:55 PM PDT

Cármen encontrou problemas durante sua vistoria à Papuda Fellipe Sampaio/12.09.2016/STF

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, visitou neste sábado (5), por cerca de duas horas e meia, o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A visita, de acordo com a assessoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), entidade que a ministra também preside, foi surpresa.

Segundo o órgão, a proposta de inspeções repentinas "é verificar in loco as condições em que os presídios funcionam". É a segunda vez que Cármen Lúcia faz vistorias em unidades do sistema prisional brasileiro. No último dia 21 de outubro, a ministra esteve em prisões do Rio Grande do Norte.

Ela cancelou ontem a sua participação no encerramento do 6º Enaje (Encontro Nacional de Juízes Estaduais), em Arraial d'Ajuda, no litoral da Bahia. Essa seria a primeira participação da ministra em um evento da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) desde que assumiu a presidência do STF, em setembro.

A decisão da ministra foi tomada depois de o jornal O Globo informar que o Enaje tem entre seus patrocinadores a empresa de celulose Veracel, que já foi condenada pela Justiça por crimes ambientais, além de condenações trabalhistas e fiscais. Oficialmente, a assessoria do STF alega que o cancelamento da participação da ministra se deve a questões de agenda, mas o Estadão Conteúdo apurou que a divulgação da notícia causou uma má repercussão na Corte.

Problemas

Conforme informações do CNJ, Cármen encontrou uma série de problemas durante sua vistoria hoje na Papuda.

— A presidente visitou uma ala onde havia uma cela com 18 homens ocupando oito vagas. Para dormir, os detentos afirmaram que precisam forrar a superfície da cela apinhada com colchões porque não há camas para todos. Não era possível enxergar o piso do alojamento com tantos presos sentados no chão e sobre as camas.

Segundo o CNJ, a ministra também verificou pessoalmente o déficit de pessoal do sistema prisional do Distrito Federal. Para atender os cerca de 15 mil presos do complexo, existem apenas 1.483 servidores.

Após a vistoria, Cármen reuniu-se com a presidente da Associação de Familiares de Presos do DF, Alessandra Paiva, que ressaltou para a ministra a precariedade dos serviços médicos prestados no Complexo da Papuda. A representante das famílias de detentos criticou ainda a má qualidade da alimentação fornecida pela instituição aos presos.

— O transporte das marmitas não é bem feito, várias delas acabam chegando destampadas, o que aumenta o risco de contaminação. Se fosse melhor a qualidade, não haveria tanta comida jogada fora pelos presos.

A ministra conversou ainda com os presos que estavam trabalhando. A três deles, com idades entre 21 e 41 anos, perguntou sobre o tempo de pena que ainda faltava cumprir e sobre os planos para o futuro longe da prisão. Todos afirmaram planejarem uma nova vida, fora do crime.

Ao final do encontro, segundo a nota, a ministra afirmou que todas as denúncias e observações "serão analisadas com atenção para a elaboração do diagnóstico da atual situação carcerária do País, que está sendo construído a partir das visitas da ministra às unidades prisionais dos Estados".

Cerca de 622 mil pessoas cumprem pena ou aguardam julgamento nas prisões do País, de acordo com as estatísticas mais recentes do Ministério da Justiça.

Mais de 2,2 mil migrantes resgatados no Mediterrâneo, 10 corpos recuperados

Posted: 05 Nov 2016 12:44 PM PDT

MILÃO (Reuters) - Mais de 2,2 mil imigrantes foram resgatados no Mediterrâneo neste sábado tentando chegar à Europa, e dez corpos foram recuperados, informou a guarda costeira italiana em comunicado.

Os imigrantes foram levados em 13 barcos de borracha, dois pequenos barcos e um grande navio em 16 operações.

A Organização Internacional para as Migrações disse nesta semana que 4,22 mil migrantes morreram no Mediterrâneo neste ano, contra 3,777 mil em todo o ano de 2015.

Até 2 de novembro, 159.496 pessoas chegaram à Itália por mar este ano, disse a OIM.

(Reportagem de Agnieszka Flak)

INSS vai remarcar quase 6 mil perícias

Posted: 05 Nov 2016 12:26 PM PDT

De acordo com o INSS, o pente-fino dos benefícios demonstrou "excelentes" resultados no mês de setembro Folha Vitória - Economia

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai remarcar as perícias agendadas entre os dias 7 e 25 de novembro no âmbito do pente-fino dos benefícios previdenciários que começaram em setembro. De acordo com o órgão, 5.900 beneficiários serão contatados pela central de atendimento para remarcar as consultas.

Nesse período, o governo espera que o Congresso aprove o projeto de lei em substituição à medida provisória 739 que perdeu a validade nesta sexta-feira (4). Sem a MP, o INSS poderia continuar com as revisões dos auxílios-doença e das aposentadorias por invalidez, mas não tinha como garantir o pagamento do bônus de R$ 60 aos peritos por cada perícia feita na revisão.

De acordo com o INSS, o pente-fino dos benefícios demonstrou "excelentes" resultados. Das 21 mil perícias realizadas desde setembro, 80% dos benefícios foram cassados na data da realização do exame porque os segurados estavam aptos a voltar para o trabalho. A economia gerada foi de R$ 220 milhões, segundo o órgão.

As revisões de 530 mil auxílios-doença e 1,2 milhão de aposentadorias por invalidez foram programadas para durar até dois anos. A economia total com o pente-fino foi estimada pelo governo em R$ 6 bilhões por ano.

O objetivo do governo agora é articular com a base aliada para tentar aprovar um instrumento regimental que dá caráter de "urgência urgentíssima" ao projeto de lei para que ele não precise esperar os 45 dias para ser votado. Durante a semana, membros do governo estudaram o que poderia ser a melhor solução para garantir a economia estimada pelo pente-fino nos benefícios previdenciários — que era de R$ 6 bilhões ao ano.

Chegou a ser cogitada a edição de uma nova Medida Provisória. No entanto, a ala política do Planalto aconselhou o presidente a optar pelo PL para assim evitar possíveis questionamentos e também fazer um afago ao Congresso Nacional. A Constituição veda a edição de um MP com o mesmo teor de matéria que caducou no mesmo ano. Uma saída seria colocar alguns termos da antiga MP em outra, estratégia chamada de "contrabando".

Membros do governo dizem que o fato de a MP ter caducado não tem nenhuma relação com a base parlamentar de Temer. "Ficamos focados na aprovação a PEC do teto dos gastos, mas agora vamos buscar a forma mais adequada para garantir que os efeitos da MP antiga não se interrompam", disse um auxiliar direto do presidente.

Destino de legado de Obama está nas mãos da justiça e de seu sucessor

Posted: 05 Nov 2016 07:01 AM PDT

Por Lawrence Hurley

WASHINGTON (Reuters) - Quando o presidente Barack Obama deixar o escritório em 20 de janeiro após oito anos, diversas de suas iniciativas ainda estarão pendendo na balança legal, o que significa que as cortes norte-americanas e seu sucessor terão papel importante em moldar seu legado.

Os desafios legais por parte de Estados republicanos e grupos empresariais visam a assinatura da lei de saúde de Obama, seu plano para combater a mudança climática, uma iniciativa de imigração, sua política de direitos transgêneros, suas regras de "rede de neutralidade" da internet, pagamento de horas extras para trabalhadores e outros assuntos.

A maioria dos casos está aguardando julgamentos por juízes ou tribunais federais de apelação e pode ser vinculada à Suprema Corte dos EUA, mas não devem chegar lá até depois que o vencedor da eleição de terça-feira, a democrata Hillary Clinton ou o republicano Donald Trump, seja empossado.

A menos que o Senado dos EUA mude de rumo e confirme o candidato de Obama, o juiz de segunda instância Merrick Garland, para ocupar o nono lugar da Suprema Corte, ideologicamente dividida, o próximo presidente seria responsável por selecionar um novo juiz que pudesse votar nesses casos.

A Suprema Corte já concordou em decidir um grande caso de direitos transgêneros. A administração Obama está apoiando um estudante de ensino médio transgênero, nascida mulher mas que se identifica como homem, Gavin Grimm, e entrou com um processo em 2015 para ter o direito de usar o banheiro masculino da escola. A decisão, que também poderá resolver litígios semelhantes no país, não deve vir até o fim de junho.

Em outro caso de direitos transgêneros, um número de estados desafiou a administração de Obama a guiar escolas públicas em todo o país a deixar estudantes transgêneros usarem seu banheiro de escolha. Um juiz federal bloqueou a política em agosto, enquanto o litígio continua.

Uma vez que Obama enfrentou um Congresso hostil controlado por republicanos durante a maior parte de sua presidência, ele ignorou com frequência os legisladores e usou o poder executivo para avançar em metas políticas.

"Apesar de ter a maioria em ambas as casas do Congresso, os republicanos se recusaram a governar. Ao invés disso, o litigioso Partido Republicano correu às cortes com processos partidários", disse o porta-voz da Casa Branca Eric Schultz.

Aqueles que desafiam Obama prometeram lutar, a menos que seu sucessor mude de rumo.  

Paraná ainda tem 122 colégios ocupados por estudantes

Posted: 05 Nov 2016 06:30 AM PDT

O Paraná ainda está com 122 colégios ocupados por estudantes que protestam contra a MP 241, que limita investimentos em diversos setores, incluindo a Educação, assim como, um cronograma de ensino integral no Ensino Médio. Por causa das ocupações subiu de 74 para 77 colégios no Estado que não terão provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A medida foi anunciada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), ligado ao MEC (Ministério da Educação), que adiou as provas nesses locais deste sábado (5) e domingo (6) para os dias 3 e 4 de dezembro.

Segundo a estudante Rillary Bernardes, de 17 anos, que faria a prova no Colégio Doutor Xavier da Silva, em Curitiba, os estudantes lutam "por algo muito bom".

— Acredito que as ocupações lutam por um propósito muito bom, a educação brasileira já é precária e a PEC 241 não ajudaria de modo algum nossa educação. Mas confesso que atrapalhou bastante meus estudos para o Enem. Meu cursinho vem me preparando a semana inteira para a prova com uma revisão excelente. Além disso, sinto que os que farão a prova amanhã estarão mais preparados e no ritmo do Enem do que eu, que vou prestar daqui a um mês.

Durante a noite de quinta-feira (2), dezenas de estudantes também invadiram o prédio histórico da UFPR )Universidade Federal do Paraná), na praça Santos Andrade, área central de Curitiba. Em coletiva de imprensa, o reitor da UFPR, Zaki Ackel Sobrinho disse que iria "privilegiar o diálogo em vez da força". Alguns alunos do curso de Direito decidiram entrar com pedido de reintegração de posse.

No começo da noite, grupos contrários à ocupação fizeram uma manifestação em frente à universidade e apesar da troca de ofensas de ambos os lados até as 20h não havia registro de algum incidente.

Maioria de prefeitos eleitos tem patrimônio superior ao PIB do município

Posted: 05 Nov 2016 06:17 AM PDT

Em São José do Xingu, o novo prefeito, Luiz Carlos Castelo, tem um patrimônio 369 vezes o PIB do município Elza Fiúza/03.09.2010/ABr

Muitos municípios brasileiros elegeram, no pleito deste ano, prefeitos com renda declarada muito maior que suas próprias riquezas. O PIB (Produto Interno Bruto) de um município é formado pela soma de suas riquezas, e mais da metade (51,8%) dos prefeitos eleitos em 2016 declararam ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) patrimônios correspondentes a mais que o dobro das riquezas das cidades que governarão.

Uma pesquisa feita pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) revelou que 15,2% (782) deles declararam patrimônio dez vezes maior que o PIB do município pelo qual se elegeram. Em 32 municípios — a maior parte nas regiões Centro-Oeste e Nordeste –, os prefeitos eleitos declararam um patrimônio 100 vezes maior que o PIB.

Um dos maiores expoentes dessa estatística está em Mato Grosso. O prefeito de São José do Xingu, Luiz Carlos Castelo, tem um patrimônio 369 vezes o PIB do município que assumirá em 2017. A maior parte do seu patrimônio declarado de R$ 51,7 milhões se refere a cabeças de gado, equipamentos agrícolas e imóveis. O PIB de São José do Xingu é R$ 140 mil.

Imóveis e gado

Já Jonas Muniz, novo prefeito de Cruz, no Ceará, tem patrimônio de R$ 40,3 milhões, segundo última atualização do site do TSE. O município tem PIB de R$ 124,4 mil. O patrimônio de imóveis, veículos, dentre outros, soma um valor 324 vezes superior às riquezas de sua cidade.

Em Santo Expedito, município no estado de São Paulo, o prefeito reeleito, Vandi, declarou patrimônio 252 vezes maior que o PIB da cidade. São R$ 6,9 milhões em imóveis e cabeças de gado, dentre outros, enquanto a cidade gera R$ 27,5 mil.

Mato Grosso é o dono da maior média de patrimônio entre os prefeitos eleitos. São R$ 2,8 milhões de média, seguido de Mato Grosso do Sul (R$ 1,7 milhões). O estado com menor média é o Amapá, com R$ 364 mil de patrimônio médio.

Patrimônios individuais

Os três prefeitos com maior patrimônio declarado são empresários. O novo prefeito de São Carlos (SP), Airton Garcia, tem renda declarada ao TSE de mais de R$ 439,6 milhões. O italiano naturalizado brasileiro Vittorio Medioli, novo prefeito de Betim (MG), tem patrimônio declarado superior a R$ 352,5 milhões. João Dória, eleito prefeito de São Paulo (SP), declarou patrimônio superior a R$ 179,7 milhões.

Os três declaram, em seu patrimônio, participações em empresas, fundos de investimentos e imóveis. Dória, por sua vez, também declara obras de arte no valor de R$ 33 milhões. Já o prefeito de São Carlos informa ainda ter fazendas em Tocantins e São Paulo.

Para a assessora política do Inesc, Carmela Zigoni, os números mostram que o Brasil ainda vive uma política dominada pelos mais ricos. "No Brasil existe uma desigualdade estruturante. As elites se reproduzem no poder. Não há uma política que gere diversidade. Sabemos que os representantes do povo são homens brancos de alto poder aquisitivo e com mais 40 anos". De acordo com a pesquisa, 62% dos prefeitos eleitos são homens de cor branca.

Para ela, a mudança desse quadro passa por uma alteração no sistema político do país. "O mais importante é fazer uma discussão ampla sobre a reforma do sistema político. Tanto no sistema eleitoral, que não traz todos os segmentos da sociedade para o Poder Legislativo, quanto para a questão cultural; uma mudança cultural para que as pessoas votem pensando que a diversidade é importante".

Mulheres e indígenas

A pesquisa do Inesc também mostrou um número de mulheres eleitas muito inferior ao de homens. Foram apenas 11% de mulheres eleitas para prefeituras. Considerando todos os 68.755 prefeitos e vereadores eleitos, as mulheres representam 13,4% (9.226).

Os números vão de encontro à lógica da lei que determina o número mínimo de mulheres candidatas por partido. Carmela avalia que as candidaturas de mulheres são as menos dotadas de investimento dos partidos, que as colocam apenas para cumprir a cota mínima. Apesar do aumento de 10% nas candidaturas de mulheres nos últimos oito anos, o número de eleitas teve um acréscimo bem menor, de 1%.

Além disso, existe a questão racial. Do total de prefeitas eleitas, 457 (71,29%) são brancas, 168 (26,21%) pardas, 10 (1,56%) pretas, 5 (0,78%) amarelas e 1 (0,16%) indígena. Do total de vereadoras eleitas, 4.862 (66,67%) são brancas, 2.536 (32,83%) são pardas, 330 (3,85%) são pretas, 38 (0,52%) são amarelas e 21 (0,23%) são indígenas.

Eentre os indígenas, tanto homens quanto mulheres, a participação política é muito pequena. Foram eleitos apenas seis prefeitos. Desses, dois são de Pernambuco, e na Paraíba, Acre, Amazonas e Pará um prefeito indígena foi eleito. Entre os candidatos indígenas a vereador, 160 foram eleitos. Apenas nos estados do Piauí, Rio de Janeiro e de Sergipe não haverá representantes indígenas nas câmaras de Vereadores pelos próximos quatro anos.

PSDB já admite apoiar a reeleição de Maia na Câmara

Posted: 05 Nov 2016 06:02 AM PDT

Maia já comunicou ao presidente do PSDB interesse pela reeleição Agência Câmara

O PSDB já admite apoiar a reeleição do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) para presidência da Câmara em fevereiro, caso o parlamentar consiga viabilizá-la juridicamente.

O apoio é defendido por aliados dos três principais caciques tucanos: o senador Aécio Neves (MG), presidente nacional da legenda; o ministro das Relações Exteriores, José Serra; e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

"Ele tem a legitimidade para concorrer à reeleição, porque me parece que o fundamento jurídico é relevante. A Constituição diz que um presidente eleito para um mandato de dois anos não pode ser reconduzido. Como ele não foi eleito para um mandato de dois anos, ele teria, em tese, esse direito", diz o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), um dos principais aliados de Aécio na Câmara e um dos tucanos interessados em disputar o comando da Casa.

Para viabilizar a reeleição, Maia articula a apresentação de consulta à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para saber se um presidente eleito para mandato-tampão como ele pode se reeleger. Ele foi eleito em julho, após o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciar ao comando da Casa. Pelo entendimento vigente, um presidente da Câmara só pode disputar reeleição entre um mandato e outro.

A avaliação dos tucanos ouvidos pelo Estado é de que, se Maia conseguir viabilizar juridicamente sua reeleição, ele larga com vantagem em relação a um nome do PSDB. Eles lembram que o deputado do DEM tem um trânsito melhor com a oposição, que o apoiou na primeira eleição, e até com parte do Centrão - grupo de 13 partidos que quer lançar um candidato para disputa. "É melhor apoiá-lo do que lançar um nome nosso e perder", afirma um aliado de Alckmin.

Cálculos

Maia já comunicou a Aécio o interesse pela reeleição. Em conversa na semana retrasada, ele argumentou que tem como reunir mais apoio em torno do seu nome do que um candidato do PSDB. Pelos cálculos de aliados do presidente da Câmara, além dos cerca de cem votos da antiga oposição (PSDB, DEM, PPS e PSB), ele conseguiria reunir outros cem da atual oposição. "O PT jamais apoiaria um nome do PSDB", diz um aliado de Maia.

O presidente da Câmara também ponderou na conversa que um tucano pode não ter votos de partidos nanicos, que estão irritados com a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de autoria de Aécio que estabelece o fim das coligações em eleições proporcionais. Maia tem dito ainda que sua candidatura pode contar com mais apoio do Planalto, na medida em que ajuda a neutralizar o PSDB, potencial rival do PMDB do presidente Michel Temer em 2018.

O deputado do DEM já comunicou a Temer seu interesse em tentar se reeleger. Segundo seus aliados, Temer não teria se oposto a que Maia busque se viabilizar como candidato. Oficialmente, o governo diz que o presidente não vai interferir na disputa.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dezenas de milhares protestam na Coreia do Sul pedindo que a presidente renuncie

Posted: 05 Nov 2016 06:00 AM PDT

Milhares de coreanos foram às ruas protestar contra a presidente REUTERS/Kim Hong-Ji

Dezenas de milhares de pessoas protestaram na Coreia do Sul neste sábado (5), na região central de Seul, em uma das maiores manifestações na capital do país em anos, pedindo que a presidente Park Geun-hye renuncie ao cargo por conta de um escândalo de tráfico de influência.

Cerca de 43 mil pessoas foram à marcha cheia de velas mais cedo neste sábado, de acordo com a polícia. Organizadores disseram que uma multidão crescente de 100 mil se reuniram, fazendo do protesto um dos maiores desde as demonstrações em 2008 contra a importação de carne norte-americana.

Park Geun-hye tem sido afetada por um escândalo envolvendo uma antiga amiga que alegadamente usou sua proximidade com a presidente para intrometer-se em assuntos de Estado. Park se comprometeu a cooperar com os promotores em uma investigação.

Os coreanos têm se revoltado com as revelações e dizem que Park, a última líder sul-coreana a ser enredada em um escândalo envolvendo familiares ou amigos, traiu a confiança do público e administrou mal seu governo.

Em meio a escândalo, presidente da Coreia do Sul nomeia novo premiê e ministro de Finanças

Ligações com seita mística podem derrubar a presidente da Coreia do Sul

Presidente do STF desiste de palestra em evento de juízes

Posted: 05 Nov 2016 05:51 AM PDT

Oficialmente, a assessoria do STF alega que o cancelamento da participação da ministra se deve a questões de agenda Nelson Jr./19.06.2013/STF

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, desistiu ontem de fazer a palestra de encerramento do 6.º Enaje (Encontro Nacional de Juízes Estaduais), programada para acontecer neste sábado (5), em Arraial d'Ajuda, no litoral da Bahia.

Essa seria a primeira participação da ministra em um evento da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) desde que assumiu a presidência do STF, em setembro.

A decisão da ministra foi tomada depois de o jornal O Globo informar que o Enaje tem entre seus patrocinadores a empresa de celulose Veracel, que já foi condenada pela justiça por crimes ambientais, além de condenações trabalhistas e fiscais.

Oficialmente, a assessoria do STF alega que o cancelamento da participação da ministra se deve a questões de agenda, mas o Estado apurou que a divulgação da notícia causou uma má repercussão na Corte. Hoje, Cármen deve cuidar de questões do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em Brasília.

Cármen Lúcia é o exemplo do caráter que precisamos ter à frente do STF, diz Calheiros

Os organizadores do Enaje foram avisados da desistência de Cármen apenas na tarde de ontem. "Não cabe a nós indagar quais são as prioridades da ministra", disse o presidente da AMB, João Ricardo Costa.

— A ministra é uma grande liderança nacional e não se pautaria pela mídia de jeito nenhum.

Em nota, a AMB informou que o Enaje "não é um evento de luxo, mas sim um encontro de palestras sérias e rigorosamente selecionadas para o público-alvo". Segundo a entidade, 80% dos gastos do evento - que tem custo total estimado de R$ 1 milhão — foram bancados pela própria associação; os patrocinadores, portanto, arcariam com 20% das despesas. A Caixa Econômica Federal e a estatal baiana Bahiagás também patrocinam o encontro.

Em discurso de posse, Cármen Lúcia cita Titãs e diz que povo quer mudança

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dois italianos e um canadense sequestrados na Líbia são libertados

Posted: 05 Nov 2016 05:40 AM PDT

MILÃO (Reuters) - Dois italianos e um canadense que haviam sido sequestrados na Líbia foram libertados durante a noite e levados para a Itália no início desye sábado, informaram autoridades italianas e líbias.

Os três - Danilo Calonego, Bruno Cacace e Frank Poccia - foram sequestrados em 19 de setembro em Ghat, no sudoeste da Líbia, perto do local onde trabalhavam, por um grupo armado que bloqueava o veículo em que viajavam, divulgou o ministério de Relações Exteriores da Itália.

Os dois italianos eram técnicos empregados pelo grupo de construção Conicos, disse o órgão italiano.

"Os três foram libertados nas primeiras horas do sábado e foram entregues às autoridades italianas", disse Hassan Ottman, porta-voz do conselho municipal na cidade líbia de Ghat.

Os três homens estavam trabalhando em projetos de aeroportos no deserto do sul da Líbia, perto da fronteira com a Argélia, quando foram sequestrados, disse o prefeito de Ghat na época.

(Reportagem de Agnieszka Flak)

Mangabeira elogia ascensão política de evangélicos

Posted: 05 Nov 2016 05:32 AM PDT

Mangabeira Unger - 800 Valter Camapanato/10.06.2015/Agência Brasil

O ex-ministro Roberto Mangabeira Unger, de 69 anos, elogiou a ascensão política de evangélicos. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o ex-peemedebista, hoje filiado do PDT, se define como pensador de esquerda e colabora com a possível candidatura de Ciro Gomes à Presidência em 2018.

Mangabeira afirmou que o governo de Michel Temer mostra "falência intelectual". O político foi ministro durante as gestões de Lula e Dilma Rousseff.

Segundo Mangabeira, o desmerecimento dos evangélicos é um dos maiores escândalos da vida nacional. Segundo ele, os evangélicos encarnam a nova consciência que se afirma no País, de autoajuda e de iniciativa.

Durante a entrevista, ele comentou que o cerne da teologia neopentecostal não é o culto à prosperidade conquistada pelo esforço individual, mas é referência pelo empoderamento dos evangélicos. Mangabeira ainda disse que os resultados nas eleições municipais mostraram que o eleitor se defendeu resguardando a comunidade.

Governo quer encurtar férias de parlamentares para acelerar a reforma da Previdência

Posted: 05 Nov 2016 05:27 AM PDT

Romero Jucá (PMDB-RR) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) Reprodução

O governo iniciou as articulações políticas para que haja uma autoconvocação extraordinária do Congresso em janeiro de 2017, durante o recesso parlamentar, com o objetivo de apressar a tramitação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.

A estratégia tem o apoio do futuro líder do governo no Congresso Romero Jucá (PMDB-RR), mas é considerada "arriscada" pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Na tentativa de acelerar a tramitação da reforma previdenciária nas comissões e dar novo sinal de austeridade ao mercado, o governo atua, nos bastidores, para encurtar as férias dos parlamentares, previstas para começar em 22 de dezembro. O ideal para o Palácio do Planalto é que todos retornem ao trabalho em 10 de janeiro.

O presidente Michel Temer não quer, porém, enfrentar o desgaste de convocar o Congresso em caráter extraordinário. A ideia é convencer deputados e senadores aliados da importância da medida em nome do "interesse público".

Assista à Record onde e quando quiser

Leia aqui mais notícias de Brasil e Política

Nesse caso, a iniciativa seria apresentada conjuntamente por Maia e pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e precisaria ser aprovada, por maioria absoluta, nas duas Casas. De quebra, todos aproveitariam o período para fazer campanha por seus candidatos à presidência da Câmara e do Senado. As eleições que renovarão o comando do Legislativo estão marcadas para 2 de fevereiro.

"Defendo a autoconvocação do Congresso para avançar na reforma da Previdência e em alguns outros temas sociais e econômicos importantes, como a negociação da dívida ativa", afirmou o senador Jucá ao Estado.

— Isso teria boa repercussão na leitura da conjuntura econômica."

Maia, no entanto, acha que a iniciativa pode ser inócua. "A probabilidade de autoconvocação é próxima de zero", disse o presidente da Câmara, que tenta concorrer à reeleição.

— Não há motivo para o governo não encaminhar nos próximos dias a reforma da Previdência. É uma sinalização péssima e arriscada.

Recuos

Até agora, porém, a equipe de Temer não decidiu quando enviará a proposta ao Congresso. Depois de três recuos, o núcleo duro do governo avalia que é melhor mandar o polêmico projeto para a Câmara só em meados de dezembro, após a votação em segundo turno pelo Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos por 20 anos.

Senadores aliados argumentam que o envio do "pacote" com mudanças na Previdência, neste momento, pode atrapalhar a votação da PEC, classificada como a âncora do ajuste fiscal, mas muitos divergem desta interpretação. 

Turquia ordena prisão formal de 9 funcionários do jornal Cumhuriyet, diz NTV

Posted: 05 Nov 2016 05:11 AM PDT

ANCARA (Reuters) - Autoridades turcas ordenaram a prisão formal preventiva neste sábado de nove executivos e jornalistas de um dos principais jornais e oposição que haviam sido detidos na segunda-feira, segundo o canal NTV.

A detenção do editor-chefe e dos funcionários seniores do Cumhuriyet, por conta do alegado apoio do jornal secular ao golpe que falhou em julho, foi descrita por um político europeu de alto escalão como a ultrapassagem da linha vermelha contra a liberdade de expressão. Suas casas também foram vasculhadas.

Promotores de Istambul afirmaram que os funcionários do jornal, um dos poucos canais de mídia ainda crítico ao presidente Tayyip Erdogan, são suspeitos de terem cometido crimes em nome de militantes curdos e da rede do clérigo Fethullah Gulen, baseado nos Estados Unidos. A Turquia acusa Gulen de orquestrar uma tentativa de golpe, ainda que ele negue qualquer envolvimento.

O editor anterior do Cumhuriyet, Can Dundar, foi preso no ano passado por publicar segredos de Estado envolvendo o apoio da Turquia a rebeldes sírios. O caso deflagrou a censura de grupos de direito e governos ocidentais preocupados com a piora dos direitos humanos na Turquia sob o governo de Erdogan.

Casa de cônsul-geral da Angola é assaltada nos Jardins

Posted: 05 Nov 2016 05:09 AM PDT

A casa do cônsul Belo Mangueira foi assaltada neste sábado (5) Reprodução/ Educasat

Três criminosos invadiram e casa do cônsul-geral da Angola em São Paulo, Belo Mangueira, por volta das 4h deste sábado (5), na rua Feliciano Maia, no Jardim Paulista, zona sul de São Paulo.

De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes chegaram ao local em um automóvel e renderam os seguranças da residência. Em seguida, invadiram a casa entrando por uma das janelas e anunciaram o assalto. Eles roubaram joias, relógios, dólares, entre outros objetos de valor.

Os três fugiram logo após a ação e ninguém ficou ferido. A polícia foi acionada para a ocorrência, mas não conseguiu localizar nenhum dos suspeitos pela região.

Segundo a PM, existem diversas câmeras de segurança que devem ter registrado toda a ocorrência e que poderão ajudar a Polícia a identificar os assaltantes.

O caso foi registrado no 14º Distrito Policial (Pinheiros), onde deve ser investigado.

Obama defende manifestante, mas é zombado por Trump

Posted: 05 Nov 2016 04:45 AM PDT

FAYETTEVILLE/HERSHEY, Estados Unidos (Reuters) - O presidente Barack Obama reprimiu apoiadores em evento para a candidata presidencial democrata Hillary Clinton na Carolina do Norte, na sexta-feira, conforme a tensão aumentou quando um apoiador do adversário republicano Donald Trump começar a protestar.

Mas isso não impediu Trump, fazendo campanha a alguns Estados de distância, de contar uma versão completamente oposta do que aconteceu, condenando Obama por gritar contra o manifestante.

O incidente aconteceu às vistas dos repórteres que cobriam o evento em Fayetteville, Carolina Norte, onde uma multidão predominante de norte-americanos negros foi comprimida em um ginásio de uma universidade estadual para ouvir as palavras de Obama para Clinton.

Obama havia acabado de dizer que Trump não era capaz de liderar o país quando foi interrompido por um homem branco de cabelos brancos, de boina e jaqueta com o que pareciam ser remendos militares, que se levantou na arquibancada, acenando com uma placa da campanha de Trump.

A multidão voltou sua atenção para o manifestante, gritando e vaiando o homem. Obama disse repetidamente à multidão irada para "focalizar" e "se acalmar".

"Todo mundo sente-se e fique quieto por um segundo", disse Obama. "Vocês têm um cavalheiro mais velho que está apoiando seu candidato", disse ele enquanto o manifestante era levado embora.

"Nós vivemos em um país que respeita a liberdade de expressão", disse ele. "Parece que ele pode ter servido em nossas forças armadas - temos que respeitar isso."

Na versão de Trump, Obama repreendeu o manifestante, não a multidão.

"Ele estava conversando com o manifestante, gritando com ele, realmente gritando com ele", disse Trump.

"Aliás, se eu falasse a maneira como Obama falou com aquele manifestante, eles diriam: 'ele ficou desqualificado'", disse Trump.

(Reportagem de Roberta Rampton e Emily Stephenson)

EUA dizem que ataque em outubro matou líder da Al Qaeda no Afeganistão

Posted: 05 Nov 2016 04:30 AM PDT

WASHINGTON (Reuters) - Um ataque militar dos Estados Unidos no Afeganistão no mês passado matou um dos líderes da Al Qaeda no país, disse o Pentágono na sexta-feira.

Faruq al-Qatani, que serviu como líder da Al Qaeda no nordeste do Afeganistão e tinha sido designado pela liderança do grupo para restabelecer os refúgios no país, foi morto no ataque de 23 de outubro em Kunar, disse o porta-voz do Pentágono, Peter Cook, em um comunicado.

Ele disse que o Pentágono ainda estava avaliando o resultado de um ataque separado no mesmo dia, visando outro líder da Al-Qaeda no Afeganistão, Bilal al-Utabi.

(Reportagem de Eric Beech)

Governo estuda tirar Infraero de concessão do Galeão

Posted: 05 Nov 2016 04:17 AM PDT

Infraero pode deixar de administraro o Aeroporto Galeão Divulgação

O desembarque da Infraero das concessões de aeroportos pode começar este ano pelo Galeão, no Rio. O governo pretende discutir, na próxima semana, se recolhe ou não a taxa de outorga desse aeroporto no fim do ano. Se não o fizer, sua parte no negócio terá de ser recolhida pelos sócios — a Odebrecht e o grupo Changi, de Cingapura — e a participação da estatal será diluída.

A tendência é que, neste ano, a Infraero saia apenas do Galeão. Ou nem isso. A decisão dependerá de avaliação política tomada a partir de estudo elaborado pela área técnica para avaliar o melhor momento de sair do aeroporto e de que forma.

Isso porque o governo já enterrou perto de R$ 1 bilhão naquele aeroporto, entre taxa de outorga e programa de demissão voluntária dos funcionários da Infraero. Há na equipe do presidente Michel Temer quem tenha dúvidas se é o caso de absorver esse prejuízo. Por outro lado, continuar no empreendimento custará caro — perto de R$ 450 milhões a serem desembolsados no fim do ano.

Em outubro, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, afirmou que o governo já havia decidido retirar a Infraero dos aeroportos dos quais é sócia. Mas que seria feita uma avaliação sobre o melhor momento. A estatal é sócia ainda de Confins, Guarulhos, Viracopos e Brasília.

O aeroporto do Rio concentra as atenções porque é o segundo mais caro da carteira. Só perde para o de Guarulhos. Mas, diferente do aeroporto paulista, o Galeão não conseguiu o empréstimo de longo prazo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e enfrenta dificuldades para prosseguir com investimentos, recolher taxas e quitar dívidas com o banco.

No momento, o negócio não se mostra atraente. A receita bruta do aeroporto está próxima de R$ 900 milhões no ano, valor que o consórcio tem de pagar só em taxa de outorga.

A questão é se, com a recuperação da economia, o volume de passageiros compensará os investimentos e a taxa elevada. Pelos comentários da área técnica, essa é uma equação difícil de fechar. O consórcio Rio Galeão arrematou a concessão do oferecendo-se a pagar taxa de outorga de R$ 19 bilhões, ante R$ 5 bilhões calculados pelo governo como lance mínimo. Nos bastidores, não falta quem considere o negócio insustentável.

Declarações nesse sentido de integrantes do governo causaram mal estar com a Changi e o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, chegou a se desculpar com o presidente do grupo, Lim Liang Song.

Bombas atingem comboio de pessoas em estrada no Iraque e matam 18, diz polícia

Posted: 05 Nov 2016 04:16 AM PDT

TIKRIT, Iraque (Reuters) - Duas bombas atingiram um comboio que transportava famílias iraquianas que fugiam de uma cidade controlada pelo Estado Islâmico no norte do país na noite de sexta-feira, matando 18 pessoas, disse um policial.

As bombas atacaram um caminhão que levava pessoas de Hawija, a cerca de 120 km ao sul da fortaleza do Estado Islâmico, em Mosul, para a cidade de Al Alam, ao lado do rio Tigre.

Dezassete dos mortos eram de famílias desalojadas, informou à Reuters o policial regional coronel Nemaa al-Jabouri. Um policial em um carro de patrulha acompanhando o comboio também foi morto.

Imagens publicadas em mídias sociais por um grupo ligado ao Ministério da Defesa do Iraque mostraram vários cadáveres escurecidos ao lado dos restos metálicos retorcidos do caminhão.

(Reportagem de Ghazwan Hassan)