USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 20 de novembro de 2016

#Brasil

#Brasil


Correios tem 200 mil cartinhas com pedido de presente de Natal. Saiba como adotar criança

Posted: 20 Nov 2016 07:24 PM PST

Adoção de cartinhas pela campanha Papai Noel dos Correios pode ser feita até dia 16 de dezembro Eduardo Enomoto/ R7

Já pensou em deixar o Natal de uma criança mais feliz sem gastar muito? Dá para adotar uma delas pelos Correios e enviar uma lembrancinha.

Com menos de uma semana de campanha, o Papai Noel dos Correios já tem 201.581 cartinhas de crianças de todo o Brasil interessadas em ser adotadas e receber um presente no Natal. 

Deste total, 9.830 estão da região metropolitana de São Paulo. Para participar e fazer o final de ano de uma criança mais feliz, basta procurar qualquer uma das agências participantes.

O lançamento da campanha deste ano ocorreu na última sexta-feira (11) no prédio histórico dos Correios, na Avenida São João, em São Paulo.

Durante o evento, o grupo de cerca de 40 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Armando Arruda Pereira não tirava os olhos do redor, procurando o local em que o Papai Noel chegaria.

O coro entoava a frase "Vem, Papai Noel". A feição das crianças mudou completamente ao ver o velhinho de barba branca e roupa vermelha, acompanhado da Mamãe Noel, descendo às escadas rolantes e chegando ao saguão do edifício.

O projeto Papai Noel dos Correios, existente há 27 anos, tem como objetivo fazer com que crianças de até 10 anos que vivam em uma situação de vulnerabilidade social possam ter uma experiência única.

A criança que deseja enviar seu pedido ao Papai Noel deve escrever uma carta endereçada ao Velhinho e torcer para ser contemplada com o presente que pediu.

O presidente dos Correios, Guilherme Campos, explica que o "Papai Noel dos Correios" nasceu por uma iniciativa dos próprios funcionários da instituição.

— Nós recebíamos muitas cartas endereçadas para o Papai Noel. Os funcionários, carteiros e atendentes viam as cartinhas, se comoviam e começaram voluntariamente a entregar. A partir desse movimento natural e sincero aconteceu o que estamos vivendo hoje.

Campos explica que a campanha resgata o ato de enviar cartas. Todos os textos recebidos passam por uma triagem e os Correios decidem quais os pedidos que estão dentro dos limites da campanha e podem ser atendidos. O presidente da instituição alerta que a forma como o texto é escrito é fundamental. 

— É necessário que a carta seja manuscrita! Não pode escrever no computador e mandar.

Crianças de quatro a seis anos foram encontrar o Papai Noel na abertura da campanha no prédio histórico dos Correios, em São Paulo Eduardo Enomoto/ R7

A campanha tem como objetivo passar a mensagem de solidariedade, segundo Campos. Além disso, diz que sempre espera superar as expectativas e os números dos anos anteriores. Para ele, atingir 1 milhão de cartinhas atendidas, seria um sonho.

Segundo dados divulgados pela assessoria de imprensa dos Correios, em 2005 foram recebidas 395 mil cartas, sendo 130 mil adotadas. Dez anos depois, o número de crianças contempladas com um presente de Natal por meio da iniciativa quase quadriplicou. 

Os dados do balanço de 2015 mostram o avanço da campanha: 569.379 cartinhas de todo o Brasil foram selecionadas para fazer parte da campanha e, destas, 459.163 foram adotadas.

Alice Mouzinho tem 4 anos e sonha em ganhar uma boneca. A menina está convicta de que receberá o presente do Papai Noel, já que diz ter se comportado o ano inteiro. A mãe de Alice, Aurélia Mouzinho, afirma que a pequena estava ansiosa para participar da campanha.

— Ela estava esperando muito por esse dia, porque ela quer muito ganhar essa boneca.

As irmãs Luíza Rodrigues Santana, 3 anos, e Raíssa Rodrigues Santana, 5, gostaram muito de se encontrar com o Papai Noel e de poder pedir os presentes que desejam a ele. A mais nova conta que quer ganhar um vestido, enquanto Raíssa espera encontrar um patins embaixo de sua árvore de Natal.

Leia mais notícias sobre Brasil

A animação nos olhos das pequenas não esconde o quanto estavam felizes com o encontro. A mãe das garotas, Roselita Rodrigues Santana, conta que a empolgação já havia começado em casa.

— Minha filha acordou hoje às 5h falando: "mãe, vamos pra escola, porque é hoje que eu vou ver o Papai Noel". Eu pedi para ela voltar a dormir, porque era muito cedo!

Como adotar uma cartinha

A campanha acontece até o dia 16 de dezembro deste ano. Para participar, o interessado pode conferir quais são as agências que terão cartinhas disponíveis para serem adotadas por meio do site oficial. Basta selecionar o estado em que mora para ter acesso à lista de locais.

Kiara havia prometido ao Papai Noel que largaria a chupeta em troca de um presente no ano passado. Este ano, reencontrou o velhinho e pediu uma barbie "pretinha, porque adora cachinhos" Eduardo Enomoto/ R7

Ao chegar na agência escolhida, é possível ler as cartinhas e escolher qual delas melhor atende às condições de quem irá ajudar. Após a escolha do texto, a pessoa deve ir até a loja do correio indicada e enviar o presente. Não haverá cobrança da taxa de entrega para que o presente chegue até a criança, desde que este seja deixado nos Correios até o dia 16 de dezembro.

A estudante Carolina Barros, 20, participou da campanha e afirma que o ato de adotar uma cartinha é simples e pode fazer uma grande diferença para a criança que receberá o presente.

— O Natal é uma época que deixa as pessoas mais sentimentais e o mercado cria uma ideia que devemos ganhar presentes. É muito triste para quem não consegue ganhar nada. A campanha é uma maneira super simples de fazermos alguém um pouquinho mais feliz.

Vitória Beatryz Motta, 19, também é estudante e, no ano passado, escolheu uma cartinha em que a garota pedia uma barbie, o brinquedo favorito de Vitória na infância, e um vestido de festa, ambos desenhados.

— Eu me emocionei muito e escrevi um cartão de natal para a menina. Imaginei como seria ela abrindo os presentes e vendo seu sonho de Natal. Fiquei muito feliz em ajudar alguém. Esse ano estou repetindo a experiência e consegui trazer meu pai para ajudar também. Com certeza diria para outras pessoas participarem, porque o sentimento de deixar alguém mais feliz é incrível.

* Colaborou Giuliana Saringer, estagiária do R7

Crianças de até 10 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social podem escrever suas cartinhas e enviar para os Correios endereçada ao Papai Noel Eduardo Enomoto/R7

 

Comissão de ética deve discutir acusação contra Geddel nesta segunda-feira

Posted: 20 Nov 2016 06:10 PM PST

Geddel teria pressionado o ex-ministro da Cultura a liberar a construção de um empreendimento em Salvador Valter Campanato/Agência Brasil; Reprodução Facebook

O presidente da Comissão de Ética Publica da Presidência da República, Mauro Menezes, quer levar ao colegiado, já "na manhã de segunda-feira", as denúncias publicadas pela imprensa do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero acusando o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, de ter lhe pressionado para liberar um empreendimento imobiliário em Salvador, que estaria sendo impedido de ser tocado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão subordinado à Cultura, onde ele teria comprado um apartamento. "Li com atenção o que foi publicado e, como presidente da Comissão, decidi que vou submeter o assunto ao colegiado, na segunda-feira, que vai decidir se abrirá procedimento de investigação [contra o ministro] e quais providências a serem tomadas", declarou Mauro Menezes, ao explicar que "por coincidência" havia uma reunião marcada para esta segunda da comissão.

Mauro Menezes não quis, no entanto, fazer juízo de valor em relação à denúncia. "Não vou fazer qualificativo e nem dar declaração porque estaria me antecipando à posição da comissão", observou ele, após explicar que "antes disso, não há nenhum questionamento ao ministro". E emendou: "o que existe é a decisão minha de pautar o assunto, como prioridade, na segunda feira e o assunto será discutido logo na parte da manhã".

Na manhã em que a Comissão estiver analisando seu caso, Geddel estará ao lado do presidente Michel Temer participando da reunião do Conselhão, no Planalto.

"Claramente um caso de corrupção", diz Calero sobre pressão de Geddel

Geddel Vieira telefona para Temer e nega pressão para liberar obra

O Código de Conduta da Alta Administração Federal, ao qual os ministros estão subordinados, trata da lei 12.813 que, em seu artigo 5 diz, no inciso II, que constitui conflito de interesse "exercer atividade que implique a prestação de serviços ou a manutenção de relação de negócio com pessoa física ou jurídica que tenha interesse em decisão do agente público ou de colegiado do qual este participe". O inciso IV da mesma lei diz que é conflito "atuar, ainda que informalmente, como procurador, consultor, assessor ou intermediário de interesses privados nos órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios", assim como "exercer, direta ou indiretamente, atividade que em razão da sua natureza seja incompatível com as atribuições do cargo ou emprego, considerando-se como tal, inclusive, a atividade desenvolvida em áreas ou matérias correlatas". Outro inciso fala ainda em "praticar ato em benefício de interesse de pessoa jurídica de que participe o agente público, seu cônjuge, companheiro ou parentes, consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, e que possa ser por ele beneficiada ou influir em seus atos de gestão".

A comissão de ética não tem poder de afastar ministro, mas pode sugerir ao presidente da República, a demissão da autoridade no cargo, depois de analisar o caso e ouvir os envolvidos em sua defesa. Pela regra, "a violação das normas estipuladas neste Código acarretará, conforme sua gravidade, as seguintes providências: advertência, aplicável às autoridades no exercício do cargo e censura ética, aplicável às autoridades que já tiverem deixado o cargo". No parágrafo único, no entanto, o código de ética diz que "as sanções previstas neste artigo serão aplicadas pela CEP, que, conforme o caso, poderá encaminhar sugestão de demissão à autoridade hierarquicamente superior".

Veja o prédio de luxo que motivou acusação contra Geddel:

BB faz plano para aposentar 9 mil e fechar 402 agências para reduzir custos

Posted: 20 Nov 2016 04:55 PM PST

Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco do Brasil anunciou neste domingo um amplo pacote de medidas destinado a reduzir custos, incluindo um plano de aposentadoria incentivada e fechamento de agências, enquanto luta para elevar sua rentabilidade, que tem caído pela combinação de crédito em queda e aumento de perdas com inadimplência.

O programa, que será implementado em 2017, tem como objetivo gerar economias de 750 milhões de reais por ano só com a revisão da estrutura administrativa e redução de gastos com transporte de valores, segurança, locação e condomínios, manutenção de imóveis, afirmou o banco em nota à imprensa.

Além disso, o plano de aposentadoria incentivada pretende reduzir 9.072 postos de trabalho, de um público elegível - que já reúne as condições para se aposentar --de 18 mil funcionários. No fim de setembro, o BB tinha 109.159 empregados.

Para incentivar a adesão, o banco vai oferecer valor correspondente a 12 salários, além de indenização por tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, dependendo do tempo de empresa. O período de adesão ao plano vai até 9 de dezembro. Depois disso, o banco vai divulgar o impacto financeiro do plano.

O BB também vai oferecer redução de jornada de 8 para 6 horas diárias a 6 mil assessores da direção geral e superintendências, com objetivo de diminuir em 16,25 por cento o salário médio.

Como parte desse processo, o BB vai encerrar 31 superintendências regionais, 402 agências e transformar outras 379 em postos de atendimento. Em outubro, o BB já havia iniciado o fechamento de outras 51 agências.

Três unidades estratégicas serão fechadas e as funções transferidas para outras diretorias, mas o BB não detalhou quais.

Simultaneamente ao processo de redução de agências, o banco pretende abrir 255 unidades de atendimento digital em 2017. Com isso, o banco espera elevar dos atuais 1,3 milhão para 4 milhões o número de clientes atendidos por esse canal até o fim do ano que vem.

None

EM BUSCA DA RENTABILIDADE

Como resultado da malsucedida campanha do governo federal de usar os bancos públicos para ampliar a oferta de crédito na tentativa de reanimar a economia, o BB tem agora enfrentado perdas crescentes com calotes.

A rentabilidade do BB sobre o patrimônio, que mede como os bancos remuneram o capital do acionista, foi de 9,6 por cento no terceiro trimestre, queda de 4,6 pontos percentuais sobre mesma etapa do ano passado. Assim, o BB piorou pela segunda vez no ano a previsão de rentabilidade em 2016, de 9 a 12 por cento para 8 a 10 por cento.

Para comparação, o índice do Bradesco no terceiro trimestre foi de 17,6 por cento, enquanto o do Itaú Unibanco chegou a 19,9 por cento.

"Não estamos satisfeitos com a rentabilidade que temos hoje", disse dias atrás o diretor financeiro e de relações com investidores do banco, Maurício Coelho, ao comentar os resultados do terceiro trimestre. "Nossa meta é nos aproximarmos de índices de rentabilidade mais próximos aos de nosso rivais privados".

Banco do Brasil anuncia fechamento de agências e plano de aposentadoria incentivada

Posted: 20 Nov 2016 12:56 PM PST

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho de Administração do Banco do Brasil aprovou neste domingo um conjunto de medidas de reorganização institucional, que será implementado ao longo do próximo ano, que prevê o fechamento de agências e um plano de extraordinário de aposentadoria incentivada, disse o banco estatal em fato relevante.

Após a reorganização da rede de atendimento, 379 agências serão transformadas em postos de atendimento e 402 serão desativadas, disse o banco, acrescentando que as mudanças não vão comprometer a presença da instituição nos municípios em que atua.

"A economia anual com despesas administrativas, exceto pessoal, é estimada em 750 milhões de reais, sendo 450 milhões de reais decorrentes da nova estrutura organizacional e 300 milhões de reais da redução de gastos com transporte de valores, segurança, locação e condomínios, manutenção de imóveis, entre outras", disse o banco.

Também foi aprovado um plano de aposentadoria incentivada, com período de adesão voluntária até 9 de dezembro, que tem como público alvo 18 mil funcionários que já reúnem as condições para se aposentar. O BB disse que vai divulgar o impacto financeiro do plano de aposentadoria incentivada após o período de adesão.

"As medidas anunciadas não impactam as projeções (Guidance) divulgadas para 2016", disse o Banco do Brasil.

None

None

None

None

(Por Raquel Stenzel)

Após acusação de ex-ministro, Geddel se defende: ele não está falando a verdade inteira

Posted: 20 Nov 2016 09:50 AM PST

Geddel: Lamento profundamente essa declaração do Calero Valter Campanato/Agência Brasil

Acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de ter feito pressão para que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovasse um empreendimento em Salvador, o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, admitiu, em entrevista ao Estado, ter tratado sobre o tema, mas disse que o agora ex-colega de Esplanada contou "verdades e inverdades". "Qual a ilegalidade que há nisso? Qual a imoralidade que há em tratar desse tema com um colega meu?", questionou Geddel. 

Veja a seguir a conversa com o ministro

O senhor foi acusado pelo ex-ministro Calero de pressioná-lo em relação ao Iphan.
Geddel Vieira Lima:
Lamento profundamente essa declaração do Calero, com quem eu sempre tive uma relação afável e tranquila. Não tive nenhum desentendimento com Calero, nenhum bate-boca com ele. Ele diz uma verdade e muitas inverdades.

Quais seriam as inverdades?
GVL:
As inverdades é que eu teria dito, por exemplo, que iria pedir a cabeça da presidente do Iphan, que eu poderia tratar com o presidente da República. Eu nunca tratei desse tema com o presidente da República. Nada, absolutamente nada. Aí há um certo exagero.

E qual seria a verdade?
GVL: A verdade é que eu tratei do tema com ele sob a óptica de que: 'Calero, tem que tomar cuidado com isso. Esse assunto está em discussão na Bahia há muito tempo. Está judicializado'. Já tá na Justiça há muito tempo e isso termina gerando insegurança política para quem comprou unidade, isso termina gerando desemprego na cidade, mas sem nenhuma pressão indevida. Tanto não há pressão que a posição ao final e ao cabo que prevaleceu foi a dele. Não estou entendendo e me surpreendo que venha isso agora. A posição que prevaleceu, apesar de eu ter uma visão diferente desse processo, mesmo ele judicializado, foi a dele. Os incorporadores vão buscar agora reparos tanto administrativos tanto na Justiça. A posição dele prevaleceu.

"Claramente um caso de corrupção", diz Calero sobre pressão de Geddel

Houve ou não houve pressão?
GVL: Que pressão é essa? Tratei com o Calero com tranquilidade, por telefone, até porque não tenho medo de tratar por telefone, de estar grampeado. O que eu trato por telefone eu trato publicamente. Qual a ilegalidade que há nisso? Qual a imoralidade que há em tratar desse tema com um colega meu? Nunca tratei desse tema com o Iphan, nunca fiz pressão no Iphan. Tratei com ele, nunca tive briga com ele.

Mas o senhor tem esse apartamento?
GVL: Tenho uma promessa de compra e venda de um apartamento no empreendimento de 2015, no 23º andar. Adquiri um apartamento depois de morar 22 anos no meu antigo apartamento. Eu pretendia mudar com minha família. Mas isso não me tira a legitimidade. Aliás, me dá legitimidade para mostrar que o que estava se fazendo era um equívoco.

E o Iphan só autorizou a construção até o 13º andar?
GVL: Isso foi agora! O Iphan da Bahia, a prefeitura, todos deram a licença. A obra foi lançada, várias pessoas compraram.

O ex-ministro Calero afirma que o Iphan da Bahia teria liberado a licença do projeto porque o superintendente regional teria sido indicado pelo senhor.
GVL: Não é verdade. A pessoa que está lá não foi indicada por mim. Essa licença foi dada pelo Iphan, me parece, em 2014, quando eu estava na oposição ao governo federal, ao governo baiano, em todos os lugares.

Por que o senhor acha então que ele deixou o cargo, se não havia pressão?
GVL: Não tenho a menor ideia. Agora pare e pense uma coisa: a minha pressão, segundo ele, não deu resultado. A posição dele foi a que prevaleceu.

O senhor conversou com o presidente Michel Temer. O que ele falou disso?
GVL: Falei de manhã com Temer. Eu liguei para o presidente e ele disse: 'Apresente sua resposta com tranquilidade'. Não tem nada de problemático disso não, só o desgaste. Recebi dele o maior apoio. Sereno, tranquilo, ele compreende perfeitamente.

Temer pediu o cargo?
GVL: Não. Deixar cargo por isso? Pelo amor de Deus!

O senhor não se sente desconfortável de continuar no governo?
GVL: Por que desconfortável? Por causa de uma fala de um ex-ministro que não está falando a verdade inteira? Eu tratei do tema com absoluta transparência. O que me deixaria desconfortável? Onde é que tem maracutaia, problema, irregularidade nisso? Lamento que o ministro saia nessas circunstâncias.

O presidente da Comissão de Ética da Presidência, Mauro Menezes, disse que vai analisar o caso amanhã. Algum receio? Algum constrangimento?
GVL: Nenhum, nada.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja o prédio de luxo que motivou acusação contra Geddel:

Merkel quer concorrer a 4º mandato como chanceler da Alemanha, dizem fontes

Posted: 20 Nov 2016 09:31 AM PST

BERLIM (Reuters) - Angela Merkel afirmou a lideranças de seu partido conservador União Democrata-Cristã (CDU) neste domingo que quer concorrer a um quarto mandato como chanceler da Alemanha na eleição do próximo ano, disseram à Reuters fontes do partido, depois de meses de especulação sobre uma das mulheres mais poderosas do mundo.

Apesar da reação adversa do eleitor à sua política migratória de portas abertas, Merkel, de 62 anos, é vista com uma força estabilizadora na Europa em meio a incertezas após a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia e a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

Merkel disse a figuras importantes em seu partido sobre suas intenções em uma reunião preparatória para a eleição de setembro, disseram diversos participantes.

Colegas receberam bem a tão esperada decisão, que deve ser anunciada em uma coletiva de imprensa às 16h (horário de Brasília)

"Angela Merkel é sinônimo de estabilidade, confiabilidade e consideração", disse Julia Kloeckner, política sênior do CDU.

"Com sua natureza simples e calma, ela nos conduziu com segurança durante as crises financeiras e econômicas", disse ela ao jornal Rheinische Post.

Cerca de 55 por cento dos alemães querem que Merkel, a oitava chanceler da Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial, sirva um quarto mandato, com 39 por cento contra, mostrou uma pesquisa da Emnid no domingo, destacando que, apesar dos contratempos, ela ainda é um ativo eleitoral.

Merkel dirigiu a maior economia da Europa durante a crise da dívida da zona do euro e ganhou respeito internacionalmente, por exemplo, com seus esforços para ajudar a resolver a crise da Ucrânia. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a descreveu na semana passada como uma aliada "notável".

Com a vitória de Trump nos Estados Unidos e o aumento do apoio aos partidos de direita na Europa, alguns comentaristas vêem Merkel como um bastião de valores liberais ocidentais.

No entanto, sua decisão no ano passado de abrir as fronteiras da Alemanha para cerca de 900 mil imigrantes, principalmente de zonas de guerra no Oriente Médio, irritou muitos eleitores em casa e prejudicou sua popularidade.

Seu partido sofreu uma baixa nas eleições regionais no ano passado, enquanto aumentou o apoio ao partido anti-imigrantista Alternativa para a Alemanha (AfD).

Membros do CDU se reúnem em Berlim neste domingo para se prepararem para a última conferência anual do partido antes da eleição de setembro.

Merkel já serviu por 11 anos como chanceler da maior economia da Europa.

(Reportagem de Andreas Rinke e Madeline Chambers)

'Incompatível com valores culturais’, diz Instituto do Patrimônio sobre condomínio em Salvador

Posted: 20 Nov 2016 09:26 AM PST

Ministro Geddel (esq) teria pressionado o então ministro da cultura Marcelo Calero para liberar obra em Salvador Valter Campanato/Agência Brasil; Reprodução Facebook

Dois dias antes de o agora ex-ministro da Cultura Marcelo Calero pedir demissão, a presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Kátia Bogéa, determinou o embargo das obras do condomínio La Vue, na Ladeira da Barra, em Salvador.

O despacho de Kátia Bogéa leva em conta parecer técnico da Câmara de Análise de Recursos do Iphan, que, segundo ela, é "contundente" ao afirmar que é "grande e prejudicial o possível impacto da construção do empreendimento sobre bens tombados em seu entorno".

Ainda conforme o despacho da presidente do Iphan, o parecer técnico afirma "de modo incontestável", que a construção do La Vue é "incompatível com os valores culturais atribuídos a estes bens".

Entre os imóveis tombados no entorno do edifício estão a igreja de Santo Antonio da Barra, o outeiro de Santo Antonio e o forte Santa Maria.

"Claramente um caso de corrupção", diz Calero sobre pressão de Geddel

O terreno onde se localiza a obra do Le Vue fica a poucos metros da praia e do farol da Barra, um dos mais conhecidos cartões postais de Salvador. Segundo o site do empreendimento, se trata de uma torre com 24 apartamentos de 259 metros quadrados cada, um por andar, com cobertura "top house" 450 metros quadrados, "piscina com raia e deck molhado, espaço gourmet, fitness, sauna massagem, sala de jogos, brinquedoteca, quadra, parque infantil".

O Iphan quer impor um limite de 13 andares para a obra. O despacho de Kátia Bogéa revoga decisão anterior do Iphan da Bahia que liberava a obra em sua totalidade.

O presidente da associação de moradores e amigos do bairro da Barra, Watson Raylan, imagina a realização do que prevê a maquete do empreendimento. "Quem quer ver prédio vai a Nova York. Quem vem a esta região quer ver é o Porto da Barra", afirmou.

O La Vue foi assunto de reunião da associação, que se posiciona contra a construção do prédio com gabarito acima do limite imposto pelo Iphan. "Além de alterar a paisagem tombada, o prédio significa outros impactos, como no trânsito local", disse Raylan.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja o prédio de luxo que motivou acusação contra Geddel:

Temer lamenta morte de PMs em queda de helicóptero na Cidade de Deus

Posted: 20 Nov 2016 09:09 AM PST

O presidente Michel Temer usou sua conta oficial do Twitter, neste domingo (20), para lamentar a morte dos quatro policiais militares após a queda de um helicóptero da PM na noite de sábado (19) no Rio. "Lamentável a morte dos 4 PMs que cumpriam o seu dever durante operação no Rio de Janeiro. A minha solidariedade aos familiares e amigos", disse Temer.

O presidente ainda reforçou sua confiança no trabalho da PM: "reitero minha confiança e apoio ao trabalho das forças policiais, sempre comprometidas no combate ao crime".

Os militares participavam de uma operação policial na comunidade Cidade de Deus, na zona Oeste da capital, mas ainda não se sabe se a aeronave foi abatida por criminosos ou se sofreu uma pane. Segundo o Instituto Médico-Legal, os quatro policiais morreram devido à queda e não haviam sido atingidos por nenhum disparo. Os policiais mortos são o major Rogério Melo Costa, de 36 anos, o capitão William de Freitas Schorcht, de 37, o subtenente Camilo Barbosa Carvalho, de 39, e o sargento Rogério Felix Rainha, de 39.

Após a queda do helicóptero, a cúpula de Segurança decidiu ocupar a favela da Cidade de Deus por tempo indeterminado e seguiu-se um confronto entre policiais e criminosos. Nesta manhã, pelo menos sete corpos foram encontrados no interior da comunidade.

Após queda de helicóptero, PM ficará na Cidade de Deus por tempo indeterminado:

Preocupação de países ricos com estrangeiros ameaça ajuda a refugiados, diz comissário da ONU

Posted: 20 Nov 2016 09:01 AM PST

DUBAI (Reuters) - A ascensão do nacionalismo em países ricos representa um grande desafio para os imigrantes que fogem de guerras, disse o chefe da ONU para refugiados neste domingo, pedindo cooperação internacional para lidar com esses fluxos migratórios de forma pragmática, "em vez de construir muros".

O chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Fillipo Grandi, disse que está discutindo com os países do norte como reconstruir o respeito o respeito ao princípio de asilo, que tem sido costumeiramente colocado sob questionamento por políticos que erroneamente veem os refugiados como uma ameaça.

Perguntado sobre o quão preocupado ele estava com o aparente conflito entre os fluxos migratórios crescentes e a ascensão do populismo e nacionalismo no Ocidente, ele disse em entrevista à Reuters: "Eu estou muito preocupado porque acho que esse conflito de alguma forma já aconteceu. Você tem países ricos que passaram a olhar mais para questões internas."

"Nós vimos isso nos Estados Unidos e na Europa, e também vimos, infelizmente, a exploração desses medos e do mal-estar, e a associação deles à presença de estrangeiros. É uma forma errada de se pensar. Os refugiados fogem de seus países porque estão com medo."

No último ano, os crescentes fluxos de pessoas fugindo da guerra e da pobreza no Oriente Médio e na África preocuparam autoridades em toda a Europa, que tiveram dificuldade para lidar com o maior fluxo migratório europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

Ao longo dos meses de verão, muitos imigrantes tentaram cruzar o norte da África pelo mar em direção a países como a Itália, mas centenas acabaram morrendo afogados durante a jornada.

(Por William Maclean)

Garotinho passa por procedimento médico e segue estável, diz hospital

Posted: 20 Nov 2016 08:19 AM PST

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho saiu amparado pelos bombeiros do Samu, mas recusou-se a entrar na ambulância Folha Vitória - Cidades 3

O ex-governador Anthony Garotinho foi submetido a uma angioplastia para colocação de stent, na manhã deste domingo (20) no Hospital Quinta D'Or, na zona norte do Rio. O cateterismo realizado identificou obstrução da artéria coronária direita.

Segundo nota oficial do hospital, Garotinho se encontra estável e em observação na Unidade Cardiointensiva.

"De acordo com o médico Marcial Raul Navarrete Uribe, 'houve risco potencial ao paciente de infarto agudo do miocárdio, quando submetido à situação de estresse, como ocorreu com sua remoção intempestiva, inadequada e desnecessária'", diz a nota divulgada pela assessoria de imprensa do advogado Fernando Fernandes, que defende Garotinho.

O ex-governador havia sido transferido no início da madrugada deste sábado (19) do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste da capital carioca, para o hospital particular da zona norte da cidade. A transferência foi determinada pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio.

PF vai apurar denúncia de oferta de propina de Garotinho a juiz eleitoral

"Não desejo isso para ninguém", diz Cacciola sobre Bangu

Na decisão, a ministra permitia que a transferência de Garotinho para a rede privada de saúde fosse feita desde que o ex-governador arcasse com os custos do atendimento. Garotinho fica sob custódia policial enquanto estiver internado, mas pode receber visitas de parentes e advogados. Após os exames, o ex-governador cumprirá prisão domiciliar, conforme determinou a ministra.

Garotinho foi preso na quarta-feira (16), acusado de usar o programa social Cheque Cidadão para comprar votos em Campos dos Goytacazes, cidade do norte fluminense. Após passar mal na prisão, Garotinho foi transferido para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio, mas voltou a ser levado ao presídio de Bangu depois de receber atendimento médico.

'Quando cheguei, descobri o que era ser negra': como africanos veem o preconceito no Brasil

Posted: 20 Nov 2016 06:48 AM PST

Nádia Ferreira está há 15 anos no Brasil e fala sobre preconceito BBC

Formada em Letras, a africana de Guiné-Bissau Nádia Ferreira, de 37 anos, conta que cresceu sem pensar sobre a questão racial.

"Lá eu era uma menina como qualquer outra. Foi no Brasil que a questão da raça despertou em mim. Descobri isso na pele, mas foi bom porque isso só me fortaleceu."

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data que evoca a memória do líder negro Zumbi dos Palmares (1655-1695), a BBC Brasil apresenta a visão de imigrantes de países majoritariamente negros sobre identidade racial e preconceito no Brasil.

Ferreira, há 15 anos no Brasil, afirma que a sensação de "estar no lugar errado" - e a posterior "tomada de consciência" - surgiu quando cursava a faculdade na USP (Universidade de São Paulo).

"Eu me sentava ao lado de alguém e a pessoa mudava de lugar. Numa sala com 200 alunos, só dois eram negros. Mas foi lá também onde conheci o grupo de consciência negra", diz ela, que criou o coletivo Iada Africa (Mãe África) para discutir questões de raça.

A guineense foi estudar no Brasil por incentivo do pai, que acreditava que haveria menos preconceito no país. "Ele falava que as pessoas aqui já estavam acostumadas com os negros, mas quando conto que há racismo ele não acredita até hoje."

Ela enumera episódios em que diz ter sido alvo de preconceito no país - já foi barrada na porta de um banco mesmo tendo guardado a mochila, por exemplo, e teve que esperar do lado de fora de uma sala onde iria fazer uma entrevista de emprego enquanto outras candidatas, brancas, passavam.

"Não te agridem porque a lei não permite, mas você é olhado de um jeito que diz: aqui não é o seu lugar", afirma.

Para Ferreira, o negro imigrante é alvo de duplo preconceito. "Quando você é negro brasileiro te olham como incapaz. O imigrante africano já é visto como exótico, mas carregamos o peso do estereótipo de que africanos são agressivos ou preguiçosos."

Curiosidade e preconceito

Natural do Burundi, pequeno país do oeste africano, o estudante Egide Nishimirimana, de 27 anos, também "despertou" para a existência do preconceito após chegar ao Brasil.

"Antes de chegar eu não me preocupava com preconceito de raça. No Burundi todo mundo é negro, e o que existia lá era o preconceito de etnia, usado politicamente para tomar o poder", conta.

Ele diz acreditar que o negro imigrante ainda sofra menos do que o negro brasileiro no cotidiano. "Normalmente quando começam a conversar com você e veem que é estrangeiro isso gera simpatia pela curiosidade."

O Brasil deveria mudar o modo como lida com a memória da escravidão?

Nishimirimana se diz satisfeito com a vida no Brasil, mesmo diante de situações difíceis.

"Percebi aqui é que esse preconceito racial é muito verdadeiro. Não vou generalizar, mas algumas pessoas quando veem um negro acham que é ladrão ou mal educado", afirma ele, que vê o transporte público como cenário cotidiano de preconceito.

"As pessoas trocam de lugar ou colocam a mochila para frente quando me veem."

Conscientização

Há seis meses no Brasil, o músico congolês Ephata Tshiaba, de 31 anos, também diz notar o tratamento diferente ao usar o metrô. "Vejo as pessoas se afastando, ficam me olhando de modo estranho, mas cada um é livre para pensar como quer."

Em geral, Tshiaba diz ser bem tratado por aqui - para ele, o preconceito aparece em outras situações corriqueiras, como abrir uma conta no banco. "Já fui a vários e nenhum aceitou, mesmo já tendo o documento da Polícia Federal e o CPF."

Como os outros colegas africanos, ele diz que sua conscientização sobre a identidade negra se consolidou mesmo no Brasil. "Lá (no Congo) eu não tratava sobre preconceito, mas aqui quero trabalhar na conscientização das pessoas", conta ele.

Em uma mesquita no centro da capital paulista, o senegalês Papa Ba, de 28 anos, diz que estudou sobre o passado escravagista do Brasil ainda na África, mas desconhecia a história de Zumbi - o líder negro que combateu autoridades e fazendeiros nos primeiros tempos de ocupação colonial - e a própria origem do feriado de 20 de novembro.

"Aprendi muita coisa sobre o Brasil antes de vir, e acho o histórico daqui um pouco triste", diz.

No Brasil, país majoritariamente negro (53,6% da população) em que negros ocupam 18% dos cargos de liderança e ganham, em média, apenas 59% do que recebem os brancos, é importante que o imigrante conheça o tema da escravidão na América Latina, diz a guineense Nádia Ferreira.

"Os imigrantes, e principalmente os que estão chegando agora, têm que escutar e aprender sobre essa história."

Formando gabinete, Trump se reúne com ex-rival Romney

Posted: 20 Nov 2016 04:31 AM PST

Por Steve Holland

BEDMINSTER, EUA (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump, e candidato presidencial de 2012, Mitt Romney, deixaram a rivalidade de lado no sábado e tiveram conversas que devem alimentar especulações de que Romney pode ser o próximo secretário de Estado dos EUA.

Depois de um dia de reuniões, Trump disse a repórteres que seu processo de busca está andando de forma "muito eficiente" e que conversou com pessoas "realmente talentosas" que poderiam fazer parte de seu gabinete.

Trump disse que poderia fazer alguns anúncios neste domingo. Ele elogiou o general da Marinha aposentado James Mattis, cotado para ser secretário de Defesa.

Após uma hora e 20 minutos de reunião com Romney, Trump disse a jornalistas que as conversas "foram ótimas". Romney afirmou que a dupla "teve uma conversa profunda sobre vários acontecimentos no mundo".

"Discutimos aquelas áreas e trocamos pontos de vistas nesses tópicos – uma discussão muito profunda no tempo em que tivemos", disse Romney. "E aprecio a oportunidade de falar com o presidente eleito e aguardo com expectativa a próxima administração."

A equipe de Trump disse em comunicado que Trump e Romney realizaram uma "conversa substancial e aprofundada sobre assuntos mundiais, segurança nacional e o futuro da América".

Procuradoria da Coreia do Sul diz que presidente é cúmplice de escândalo de corrupção

Posted: 20 Nov 2016 04:23 AM PST

Por Ju-min Park

SEUL (Reuters) - A procuradoria sul-coreana afirmou neste domingo acreditar que a presidente Park Geun-hye foi cúmplice de um escândalo de corrupção que abalou sua administração.

As declarações, feitas no momento do indiciamento de uma amiga íntima e dois ex-assessores de Park, podem incitar ainda mais as manifestações pela renúncia ou impeachment da presidente.

Choi Soon-sil, amiga de Park, e o ex-assessor presidencial An Chong-bum foram acusados abuso de poder por pressionarem empresas a contribuir com fundos para fundações no centro do escândalo, disse Lee Young-ryeol, chefe da Procuradoria do Distrito Central de Seul.

"A equipe de investigação especial concluiu que, com base nas evidências garantidas até o momento, a presidente agiu em cumplicidade com Choi Soon-sil, An Chong-bum e Jeong Ho-seong em um grau considerável", disse Lee em coletiva de imprensa.

Jeong, também um dos ex-assessores do Park, foi indiciado por vazar informações confidenciais para Choi.

A advogada de Park, Yoo Yeong-ha, rejeitou a acusação de envolvimento, chamando-a de "imaginação" e dizendo que os promotores "construíram uma casa de fantasias".

Jung Youn-kuk, porta-voz presidencial da Casa Azul, disse que o anúncio da procuradoria foi "profundamente lamentável".

(Reportagem adicional de Yun Hwan Chae)

Descarrilamento de trem deixa ao manos 90 mortos na Índia e mais de 150 feridos

Posted: 20 Nov 2016 03:17 AM PST

Por Rupam Jain

NOVA DÉLHI (Reuters) - Ao menos 90 pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas quando um trem expresso indiano descarrilou em Uttar Pradesh neste domingo, com o número de mortos podendo aumentar em meio a uma busca desesperada para localizar sobreviventes nos destroços.

Policiais disseram que ainda estão desaparecidas 20 pessoas, e as autoridades buscam determinar o que fez com que 14 vagões do trem, que viajava entre as cidades de Patna e Indore, de repente saíssem dos trilhos em Pukhrayan.

Em meio a cenas de desespero, os sobreviventes buscam familiares e alguns tentavam entrar nos vagões danificados para resgatar parentes e pertences, disse a autoridade ferroviária Pratap Rai.

"Estamos usando todas as táticas para salvar vidas, mas é muito difícil cortar os vagões de metal", disse Rai do local do acidente.

Como o número de mortos pode subir, o descarrilamento pode se tornar a pior tragédia ferroviária da Índia desde 2005, quando um trem foi esmagado por uma rocha e outro caiu em um rio, sendo que cada acidente matou mais de 100 pessoas.