USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Notícias

Notícias


Entenda como funcionam as eleições americanas

Posted: 07 Oct 2016 10:24 AM PDT

A um mês da votação que decidirá o novo presidente dos Estados Unidos, a campanha dos dois principais candidatos à Casa Branca, Hillary Clinton e Donald Trump, entra na reta final. Com isso, os candidatos irão se desdobrarem para cumprir uma atribulada agenda de comícios, eventos e muitas viagens pelo país.

Diferente do Brasil, no sistema eleitoral americano a votação acontece de forma indireta, ou seja, o candidato que receber mais votos dos cidadãos não necessariamente será o eleito. Isso porque o próximo presidente precisará obter pelo menos 270 votos entre os 538 possíveis no Colégio Eleitoral nacional antes de ocupar o cargo mais poderoso e influente do planeta.

LEIA MAIS:
Eleições nos EUA: quem as celebridades apoiam?
Entenda as eleições primárias americanas

Nas eleições de 2000, por exemplo, o então candidato pelo Partido Republicano George W. Bush teve cerca de 500.000 votos a menos que seu rival democrata, Albert Arnold Al Gore. Mesmo assim, Bush foi legalmente eleito presidente dos

Estados Unidos, pois ganhou a votação nos Estados com maior número de representantes do Colégio Eleitoral.
Para entender melhor o sistema eleitoral americano, o infográfico abaixo explica os principais passos da eleição que decidirá o presidente que vai substituir Barack Obama em 2017.

eleicoes-eua


Arquivado em:Mundo

Nem Porta dos Fundos salva a abilolada ‘Festa da Salsicha’

Posted: 07 Oct 2016 09:52 AM PDT

Uma salsicha que sonha com o dia em que vai abrir e penetrar uma bisnaga: este é o protagonista de Festa da Salsicha, animação proibida para os pequenos (a classificação indicativa é de 16 anos no Brasil) que estreia agora no país. Como o casal de heróis já indica, o longa criado pelo comediante Seth Rogen — e vertido para o português do Brasil pelo Porta dos Fundos — tem um tom sexual apelativo, e se tornou uma sensação quando teve seu primeiro trailer divulgado. Era uma espécie de pegadinha, no entanto, sabemos agora. O vídeo prometia um filme de piadas adultas e inteligentes, mas o que se vê no cinema é um longa ancorado em um roteiro mais fraco que o de muitas tramas infantis, e que se afasta dos menores apenas por estar cheio de palavrões, sexo e drogas.

Os seres inanimados que ganham vida em Festa da Salsicha são os produtos que habitam as prateleiras de um supermercado. Todos os dias, as comidas amanhecem cantando para os deuses (os consumidores), que os levarão ao Paraíso. Mas, depois de um pote de mostarda ser devolvido, ele revela que na verdade o destino de todos ali é uma morte horrível, desfazendo a fantasia que enaltece os humanos.

A salsicha Frank e a bisnaga (ou pão de cachorro quente) Brenda são os únicos que escutam o desespero da mostarda e tentam salvá-la do suicídio, mas acabam apenas se perdendo de seus pacotes no meio dos corredores intermináveis do supermercado. Enquanto o embutido tenta descobrir a verdade sobre os deuses, a pãozinha cheia de curvas e boca sugestiva vomita um discurso puritano, em que alega que eles estão sendo castigados por se tocarem antes de saírem das embalagens.

Os diálogos do filme são repletos de duplo sentido e palavrões. Para tentar não perder tanto da graça, o Porta dos Fundos foi convocado para traduzir e dublar o roteiro, e assim os personagens ganharam piadas e trocadilhos mais brasileiros, e um desfile interminável de palavrões — que nem os mais boca-suja diriam em tão curto período de tempo.

A trama de Festa da Salsicha não foge muito da linha das animações infantis, com uma aventurazinha sobre amizade, aceitação e amor. Mas a ideia dos criadores é colocar, dentro desse enredo fofinho, tudo aquilo que faz os pais tirarem as crianças da sala o mais depressa possível. Não há censura nenhuma com violência (apesar de as comidas não sangrarem), drogas e principalmente sexo. Tudo é bem apelativo, e muitas piadas parecem ter sido escritas por um adolescente em sua explosão de hormônios, como o desespero de uma camisinha usada jogada no chão, ou o vilão que é uma ducha íntima.

A falta de censura às vezes parece se confundir com a falta de noção, como quando os roteiristas inserem muitas piadas sobre judeus e árabes, ou sobre o Holocausto. Mesmo com uso de objetos inanimados, a animação consegue estereotipar latinos e indígenas. Estas piadas nada inteligentes, preguiçosas e ultrapassadas incomodam mais do que divertem.

Apesar de todos os pormenores, é possível rir com o filme. Rir do ridículo e de trocadilhos infames, já que esta é a especialidade de outras produções de Seth Rogen, como Vizinhos e É o Fim. Mas comédia é sempre algo subjetivo: enquanto alguns podem gargalhar de certas piadas, outros passarão incólumes, e é aí que está a grande graça do humor. Afinal, assim como comida, há gosto para tudo.


Arquivado em:Entretenimento

Operação Zelotes não intimidou corruptos do Carf, diz MP

Posted: 07 Oct 2016 09:29 AM PDT

Os procuradores da República Frederico Paiva e Herbert Reis Mesquita afirmaram à Justiça Federal que a “Operação Zelotes não desestimulou a prática de novos atos de corrupção” no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A conclusão do Ministério Público Federal consta da denúncia contra um ex-conselheiro que, bem no meio da operação, procurou representantes do banco Itaú para pedir propina.

Os procuradores acusaram criminalmente o conselheiro do Carf João Carlos de Figueiredo Neto e o advogado Breno Ápio Bezerra Filho, sócio dele. Figueiredo Neto foi preso em flagrante em julho num shopping de Brasília (DF), no momento em que cobrava 1,5 milhão de reais de propina para beneficiar o Itaú Unibanco. Ele estava sendo monitorado pela Polícia Federal. Figueiredo Neto foi acusado de corrupção e de embaraçar investigação de crime praticado por organização criminosa. Ápio, apenas do segundo crime.

Leia também:
Operação Zelotes não intimidou corruptos do Carf, diz MP

O Ministério Público, a Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram a primeira fase da Zelotes em março do ano passado. Assim como ocorreu na Lava-Jato, os investigadores colheram provas de que, apesar das seguidas operações policiais, os corruptos não pararam de praticar crimes. A evidência mais concreta foi justamente o flagrante contra Figueiredo Neto, em julho. A Zelotes provocou a abertura de duas CPIs no Congresso Nacional e motivou uma reformulação institucional no Carf.

A Zelotes também investiga o crime de organização criminosa no Carf. O ponto de partida foram os indícios da influência de Figueiredo Neto sobre outros julgadores e da atuação dele em benefício de outras empresas. A força-tarefa suspeita de conselheiros que trabalhavam diretamente com Figueiredo Neto. Mas nenhum nome foi citado. Figueiredo integrou até julho a Primeira Turma Ordinária da Segunda Câmara Julgadora da Primeira Sessão. Depois de ter sido preso em flagrante, ele pediu dispensa da função.

Os investigadores afirmaram que as buscas realizadas nas duas empresas de Figueiredo Neto eram necessárias para aferir se outros conselheiros participaram da negociação com o Itaú e se ele havia praticado outros crimes dessa natureza, como conselheiro, e se integrava “organização criminosa atuante nessa turma do Carf”. O ex-conselheiro também é acusado de atrapalhar as investigações: ele teria destruído um HD e esvaziado um cofre.

João Carlos de Figueiredo NetoJoão Carlos de Figueiredo NetoJoão Carlos de Figueiredo Neto

Na denúncia, levada à Justiça Federal nesta sexta-feira, os procuradores da República relatam que “há elementos probatórios indicadores de que João Carlos [de Figueiredo Neto] praticava outras corrupções e que trabalhava criminosamente com outros conselheiros”. Dizem que o hábito dele de abordar advogados tributaristas de empresas e cobrar propina em troca de influência em seus votos no Carf era um “modus operandi”. Figueiredo Neto disse ao advogado do Itaú Marcos Takata, o qual tentava corromper, que não costumava trabalhar com parcelamento de propinas e que houve casos exitosos em que convenceu outros conselheiros.

O MPF pediu à Justiça que autorize o compartilhamento de provas para que a investigação prossiga em relação a outros processos que tramitavam no Carf e que podem ter sido, também, objeto de negociatas. Os procuradores pedem ainda que a Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda tome providências contra Figueiredo Neto e apure indícios de corrupção em “outros contextos”. Os procuradores também pretendem ajuizar uma ação de improbidade administrativa o ex-conselheiro.


Arquivado em:Brasil

Dilma se livra de Moro: Teori decide manter inquérito no STF

Posted: 07 Oct 2016 09:11 AM PDT

Quando sofreu o processo de impeachment no Congresso e deixou o poder, a ex-presidente Dilma Rousseff perdeu o direito ao foro privilegiado – ou seja, já não poderia mais ser julgada em Brasília, pelo Supremo Tribunal Federal. Com isso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos do petrolão, para enviar o inquérito envolvendo a petista, suspeita de obstruir a Operação Lava-Jato, para o juiz Sergio Moro. Parecia lógico. Mas não foi o que aconteceu. Para o ministro Teori Zavascki, a investigação sobre Dilma tem que continuar no Supremo.

"Os fatos em destaque têm como premissa de capitulação o delito de embaraçamento à investigação de crime envolvendo organização criminosa que atuava diretamente no âmbito das diretorias da Petrobras", escreveu o procurador-geral Rodrigo Janot. Para ele, o caso de Dilma deveria ser submetido "ao conhecimento da 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná por encontrarem-se imbricados no complexo investigativo denominado Operação Lava Jato", diz o documento, obtido por VEJA. Após avaliar os argumentos de Janot, o ministro Teori Zavascki, num despacho de nove páginas, indeferiu o pedido.

De acordo com o entendimento do relator da Lava-Jato no Supremo, o desmembramento da investigação envolvendo Dilma poderia "colidir com o objetivo da persecução penal". "Não se vislumbra, no presente momento, a possibilidade de desmembramento da investigação, pois a análise dos fatos por meio de investigação segmentada, como pretende o órgão ministerial, dificultaria sobremaneira a colheita e análise de provas, bem como afastaria, por ora, a coesão necessária para corroborar a tese da acusação", escreveu Teori.

De acordo com as investigações, Dilma é suspeita de tentar frear a Lava-Jato de três maneiras. A primeira delas envolveu a nomeação do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) com a suposta intenção de conceder a liberdade para empreiteiros presos em Curitiba. A segunda está relacionada com uma investida feita pelo ex-ministro Aloizio Mercadante, sob o comando da petista, para tentar evitar que Delcídio colocasse o boca no trombone. Já a terceira tem a ver com uma manobra para tornar Lula chefe da Casa Civil alguns dias depois de o ex-presidente ter sido conduzido coercitivamente pela Polícia Federal.

Essas três situações, segundo Teori, estão conectadas entre si, pois "busca-se evidenciar que havia, dentro do governo da então presidente Dilma Rousseff, movimento destinado a aviltar as investigações de infrações que envolviam organização criminosa". Segundo o ministro do Supremo, o fatiamento dos fatos impossibilitaria "o exame coeso das condutas, supostamente executadas por agentes interligados". Além de Dilma, também são investigados no mesmo inquérito: Lula, Marcelo Navarro, Delcídio do Amaral, Aloizio Mercadante, o ex-ministro José Eduardo Cardozo e o ministro do STJ Francisco Falcão.

Em agosto, a pedido da PGR, Teori determinou que um dos dois casos envolvendo Lula fosse desmembrado da investigação principal – e fosse enviado à Justiça Federal no Distrito Federal. O ex-presidente é acusado por Delcidio do Amaral de ter articulado uma reunião com o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) no Instituto Lula, em São Paulo, para discutir estratégias destinadas a frear a Lava-Jato.

Segundo a PGR, Lula "tentou persuadir os congressistas, que estão entre as mais ascendentes lideranças senatoriais, a criar, no Senado Federal, comissão de acompanhamento da Operação Lava Jato, com a finalidade explícita de miná-la por meio de discursos de deslegitimação e exercício pontual de influência". Apesar desse precedente, Teori entendeu que o caso de Dilma é diferente.


Arquivado em:Brasil, Política

Corrupção: Zelotes denuncia dois em caso de R$ 25 bilhões

Posted: 07 Oct 2016 08:52 AM PDT

A Procuradoria da República no Distrito Federal denunciou à Justiça nesta sexta-feira mais dois investigados no esquema de corrupção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais [CARF], alvo da Operação Zelotes. Desta vez, o alvo principal é o ex-conselheiro João Carlos de Figueiredo Neto, preso em flagrante em julho quando cobrava propina de 1,5 milhão de reais de um advogado do Itaú no Shopping Iguatemi, em Brasília (DF).

Figueiredo Neto era o relator do processo de fusão que resultou na criação do Itaú-Unibanco. O caso em questão envolve um crédito tributário de 25 bilhões de reais, em valores atualizados. Conforme a denúncia, Figueiredo Neto abordou, pessoalmente na sede do CARF e por Whatsapp, o advogado do Itaú Marcos Takata com ofertas para discutir o processo administrativo fiscal da fusão dos bancos e fez ao menos quatro pedidos de propina. A contrapartida seria que o banco pudesse redigir parte do voto dele como relator do processo no CARF.

Leia também: Operação Zelotes não intimidou corruptos do Carf, diz MP

As investidas passaram a ser monitoradas pelo Ministério Público e Polícia Federal, avisados pela Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda. “E aí? Quer resolver seu problema? Ou paramos?”, escreveu o então conselheiro Figueiredo Neto. “Quer escrever a quatro mãos? Pense com seu superior e me diga”, enviou, referindo-se ao voto que daria no processo de fusão.

João Carlos de Figueiredo NetoJoão Carlos de Figueiredo NetoJoão Carlos de Figueiredo Neto

Além do ex-conselheiro, o Ministério Público também acusa um sócio dele, o advogado Breno Ápio Bezerra Filho. Figueiredo Neto foi denunciado por corrupção passiva e por tentativa de atrapalhar a investigação de organização criminosa. Ápio, apenas pelo segundo crime. Os procuradores pedem que a Justiça condene Figueiredo Neto a pagar indenização de no mínimo 1,5 milhão de reais.

Os investigadores encontraram indícios de que mais dois conselheiros, cooptados por Figueiredo Neto, também se associariam ao esquema. Na cobrança da propina, Figueiredo Neto abriu exceção para o parcelamento dos valores em “10 de 150”. O conselheiro do CARF indicou ao banco, para encobrir os repasses, que contratasse o escritório de um advogado criminalista parceiro dele, para fazer um parecer em uma revisão criminal.

Depois da prisão de Figueiredo Neto, ele e o advogado Breno Ápio suspeitavam de uma busca e apreensão no escritório que mantinham em Campinas (SP) e danificaram – “propositadamente”, segundo os procuradores – o disco rígido de um computador que viria a ser apreendido dois dias depois e esvaziaram o cofre que existia no imóvel. A Polícia Federal encontrou o cofre “aberto e vazio”.

A denúncia é assinada pelos procuradores Frederico Paiva e Herbert Reis Mesquista e será analisada pela 12ª Vara Federal de Brasília.


Arquivado em:Brasil

Mascherano assume culpa em tropeço argentino com palavrão ao vivo

Posted: 07 Oct 2016 08:47 AM PDT

O volante Javier Mascherano deixou o Estádio Nacional de Lima bastante decepcionado com sua atuação no empate em 2 a 2 com o Peru, na noite desta quinta-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O jogador do Barcelona errou feio no lance que deu o empate aos peruanos nos minutos finais e chegou a soltar um palavrão na entrevista após a partida.

“Tínhamos feito a diferença, mas lamentavelmente por meu erro não levamos os três pontos. É uma merda”, disse o ex-jogador do Corinthians. "Vou para a casa chateado pelo erro que cometi que nos custou dois pontos".

Mascherano errou ao tentar recuar a bola para o goleiro Sergio Romero. O flamenguista Paolo Guerrero, que marcou o primeiro gol, interceptou o passe e sofreu pênalti, convertido por Christian Cueva, do São Paulo. Com o tropeço, a Argentina caiu para a quinta colocação das Eliminatórias, com os mesmos 16 pontos de Equador e Colômbia, mas atrás nos critérios de desempate.


Arquivado em:Esporte

Palocci, o homem de 200 milhões, diz que recebe 2 775 reais

Posted: 07 Oct 2016 08:45 AM PDT

Nos últimos cinco anos, o ex-ministro Antonio Palocci movimentou 211 milhões de reais. A maior parte do dinheiro passou pelas contas de sua empresa, a Projeto Consultoria Empresarial e Financeira. Depois que ele foi preso, a Justiça bloqueou 30 milhões de reais na conta da Projeto e mais 814 000 reais na conta pessoal do ex-ministro.

Agora, a força-tarefa da Lava-Jato está diante de um Palocci que tenta se apresentar bem mais modesto. O ex-todo-poderoso ministro da Fazenda e da Casa Civil nos governos Lula e Dilma pediu ao juiz Sergio Moro que libere 79 000 reais para pagar as despesas da empresa e, no pedido, incluiu um dado que chama atenção: informou que seu salário mensal na Projeto é de apenas 2.775 reais.

Leia também:
Palocci alega que não podia ser preso. E perde na justiça
Moro decide manter Palocci na prisão

O salário do ex-ministro está discriminado na lista de despesas de outubro da Projeto. Ele receberia o valor a título de pro-labore – a remuneração a que têm direito os sócios de uma empresa. O ganho mensal de Palocci é menor do que o salário de um de seus motoristas, Carlos Alberto, que recebe 8 543 reais brutos por mês, com o acréscimo de horas extras.

A remuneração de Palocci também fica bastante aquém da que ele paga ao administrador Branislav Kontic, seu ex-assessor, igualmente preso pela Lava-Jato. Brani, como é carinhosamente chamado pelos companheiros, ganha um salário bruto de 17 000 reais.


Arquivado em:Brasil, Política

Santos dedica Nobel às vítimas do conflito colombiano

Posted: 07 Oct 2016 08:37 AM PDT

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que o prêmio Nobel irá ajudar a impulsionar o processo de paz no país sul-americano. "Não recebo esse prêmio em meu nome, mas em nome de todos os colombianos, em especial em nome das milhões de vítimas desse conflito", afirmou o presidente. "A paz está perto, a paz é possível, é a hora da paz", completou.

Já o chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londoño, o Timochenko, disse em seu Twitter que o “o único prêmio a que aspiramos é da paz com justiça social para a Colômbia sem paramilitarismo, sem retaliações nem mentiras”.

Leia também
Presidente da Colômbia ganha o prêmio Nobel da Paz
O que significa o 'não' da Colômbia sobre o acordo com as Farc?
Chega ao fim uma guerra de meio século na Colômbia

A concessão do Prêmio Nobel da Paz ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, acontece em um momento crítico para este país e transmite ao povo colombiano um sinal de esperança, disse hoje o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Esta é uma mensagem oportuna para todos os que trabalharam tão duro pela paz, para o governo, para as Farc e para todas as forças políticas e sociais que expressaram seu desejo de paz”, disse o responsável das Nações Unidas em uma declaração.

O responsável da organização que vela pela paz no mundo pediu aos colombianos que não se deixem dividir pelo resultado do plebiscito do ultimo fim de semana, no qual a rejeição ao acordo de paz entre o governo e as Farc venceu por uma margem muito pequena. Nessa mesma linha, parabenizou os participantes das negociações por seu compromisso de manter o cessar-fogo.

Parabéns do rival político — O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe, principal nome da oposição aos termos do acordo de paz, felicitou seu sucessor e adversário político Juan Manuel Santos. “Felicito o Nobel para o presidente Santos, desejo que conduza a mudanças nos acordos nocivos para a democracia”, tuitou Uribe. O ex-presidente e agora senador foi o grande vitorioso no referendo que no domingo passado rejeitou o histórico acordo de paz alcançado com as Farc.

(Com agências EFE e Reuters)


Arquivado em:Mundo

Número de mortos causados pelo furacão Matthew passa dos 840

Posted: 07 Oct 2016 08:32 AM PDT

O número de mortes provocadas pelo furacão Matthew no Haiti subiu para 842, nesta sexta-feira, à medida que informações foram recebidas de áreas remotas que estavam com as comunicações cortadas, segundo a agência de notícias Reuters. A agência de defesa civil do país, que demora para coletar números, informa também que cerca de 61.500 pessoas continuam em abrigos, relatou a agência.

Ao menos três cidades relataram dezenas de mortos, incluindo a comunidade de Chantal, cujo vice-prefeito disse que 90 pessoas morreram, sem dar mais detalhes. Ao menos 89 outras pessoas estão desaparecidas, muitas delas na região de Grand’Anse, no sul do Haiti.

LEIA TAMBÉM:
EUA: Furacão provoca fechamento da Disney e cancelamento de voos
Furacão Matthew obriga evacuação de 2 milhões de pessoas nos EUA

Matthew é a tempestade mais forte a castigar o Caribe em quase uma década. O furacão de categoria 4 (das 5 possíveis) avança rumo ao sudeste dos Estados Unidos, com ventos de 220 quilômetros por hora.

Mais de dois milhões de pessoas foram alertadas a deixarem suas casas na costa leste dos Estados Unidos. Autoridades dos Estados da Flórida, Carolina do Sul e Georgia pediram que os moradores não permaneçam em casa se estiverem no provável caminho do furacão.


Arquivado em:Mundo

Rubinho relata passagem de furacão na Flórida: ‘Balançou tudo’

Posted: 07 Oct 2016 08:18 AM PDT

O piloto brasileiro Rubens Barrichello postou na manhã desta sexta-feira um vídeo relatando a passagem do furacão Matthew, que já matou mais de 400 pessoas no Caribe, por sua residência em Orlando, no Estado da Flórida, nos Estados Unidos. Com bastante bom humor – talvez até inconveniente, por se tratar de uma tragédia – Rubinho se passa por um correspondente internacional e mostra que sua piscina está toda suja, mas sem grandes problemas. "Muito vento, de noite o negócio balançou todo ali", contou, para em seguida tranquilizar os fãs e dizer que não corre perigo. "Agora continua, venta para caramba, mas graças a Deus, está tudo bem."

Instagram Photo

Instagram Photo

O furacão Matthew se enfraqueceu nas primeiras horas desta sexta-feira, da categoria 4 para 3, mas foram registrados fortes ventos e chuvas nesta manhã. Segundo a imprensa americana, a primeira morte no país ligada ao furacão aconteceu nesta manhã. Uma mulher de 50 anos teve uma parada cardíaca e os serviços de emergência não puderam chegar ao local para atendê-la, no condado de Port St. Lucie, na Flórida.


Arquivado em:Esporte, Mundo

Pai é preso em flagrante ao tentar vender filho no Facebook

Posted: 07 Oct 2016 08:00 AM PDT

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira na rodoviária de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, após tentar vender seu filho de 4 meses através do Facebook. As conversas foram apreendidas no próprio celular do homem e incluídas ao inquérito.

Segundo o delegado Paulo Sergio Lauretto, responsável pelo caso, a família, que é de São Gabriel do Oeste, interior do Mato Grosso do Sul, estava na rodoviária pedindo ajuda para embarcar para São Paulo e, ao serem abordados por assistentes sociais, a mãe demonstrou desespero e confessou que o bebê seria vendido por seu marido para uma mulher que mora em São Paulo. Além do bebê, o casal tem uma filha de cinco anos.

A polícia prendeu o homem em flagrante. De acordo com o delegado, o pai confessou a tentativa de venda e disse que havia se arrependido da negociação. Em depoimento, a mãe disse que o homem havia tentado negociar a venda da criança antes mesmo do seu nascimento, mas havia desistido. A mulher que aceitou a negociação é estudante de Direito e mora em São Paulo. Ela ainda não se apresentou à polícia.

LEIA TAMBÉM:
Adolescentes torturam menina de 13 anos, em Goiás

Foi decretada a prisão preventiva do pai, que passou por audiência de custódia nesta sexta-feira em Campo Grande. De acordo com o delegado, o pai e a estudante de Direito deverão responder criminalmente por “prometer ou efetivar a entrega de filho ou pupilo a terceiro, mediante paga ou recompensa”, de acordo com o artigo 238 do Estatuto da Criança e do Adolescente, com pena de um a quatro anos de prisão, e multa. 

Na delegacia, o pai relatou desespero após perder o emprego e passar por dificuldades financeiras e, por isso, retomou a ideia de vender o filho. Segundo o delegado, ele trata a negociação como doação e ajuda de custos. “O pai da criança não usa o termo ‘vender’, ele alega que daria a criança por não condições de criá-la, mas confessa que pediu uma ajuda de custo de 3.000 reais, aceita pela mulher com quem negociava”.


Arquivado em:Brasil

Produção industrial cai em 11 dos 14 locais pesquisados, diz IBGE

Posted: 07 Oct 2016 07:51 AM PDT

A produção industrial recuou em onze dos catorze locais investigados na passagem de julho para agosto, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As perdas mais intensas foram no Paraná (-8%), Espírito Santo (-6,4%), Amazonas (-5,7%) e São Paulo (-5,4%).

Goiás (-2,9%), Minas Gerais (-2,8%), Pernambuco (-2,7%), Ceará (-2,4%), Rio de Janeiro (-1,3%), Rio Grande do Sul (-0,2%) e Santa Catarina (-0,2%) completaram o conjunto de índices negativos em agosto. A Bahia (10,4%) teve a alta mais acentuada no mês. As demais taxas positivas foram no Pará (1,2%) e na Região Nordeste (0,8%). No total nacional, a indústria teve retração de 3,8% em agosto em comparação com julho.

A produção industrial teve perdas em treze dos quinze locais pesquisados em agosto na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo o IBGE. No maior parque industrial do país, São Paulo, a retração foi de 3,3%.

Os demais resultados negativos foram observados no Espírito Santo (-23,9%), Bahia (-11,3%), Goiás (-7,6%), Amazonas (-7,4%), Mato Grosso (-6,4%), Minas Gerais (-5,5%), Rio de Janeiro (-4,5%), Região Nordeste (-3,7%), Paraná (-3,5%), Ceará (-2,4%), Pernambuco (-1,8%) e Rio Grande do Sul (-1,4%).

Na direção oposta, o Pará (17,0%) teve o maior avanço, impulsionado pelas indústrias extrativas de minérios de ferro em bruto. Também houve crescimento em Santa Catarina (1,8%).

No total nacional, a indústria teve redução de 5,2% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado. O IBGE ressalta que, apesar do resultado negativo, agosto de 2016 teve dois dias úteis a mais do que agosto de 2015.


Arquivado em:Economia

Record abafa o caso: canal da Xuxa no YouTube é ‘da casa’

Posted: 07 Oct 2016 07:42 AM PDT

Depois que se espalhou como gás venenoso a impressão de que Xuxa alfinetava a Record ao anunciar, no Facebook, a sua chegada ao YouTube, a emissora tenta colocar, como se diz, os pontos nos is. O canal que a apresentadora terá na rede de vídeos é, na verdade da própria Record, conforme anuncia a assessoria de imprensa da emissora.

Ainda sem nome ou data de estreia, o canal de Xuxa fará parte do ACLR (lê-se “acelere”), um projeto multiplataforma criado pela Record HUB, divisão da Record voltada para a internet. Já estão lá nomes como o da fofoqueira Fabiola Reipert, Reinaldo Gottino, Marcelo Rezende, e do Casal Kamikaze, além de Laura Keller e Jorge, vencedores do reality show Power Couple.

Culinária, bichos de estimação e outros temas do dia a dia devem compor a pauta de Xuxa no YouTube, onde ela disse que enfim poderá tudo.


Arquivado em:Entretenimento

’12 Horas para Sobreviver’ faz campanha sangrenta por Hillary

Posted: 07 Oct 2016 07:15 AM PDT

Se a campanha eleitoral de Hillary Clinton fosse assinada pelo cineasta James DeMonaco, o resultado seria bem próximo do filme 12 Horas para Sobreviver: O Ano da Eleição. As associações entre o roteiro da distopia e a realidade são elevadas aos extremos — mas não deixam de ser críveis. Na trama, a loira senadora Charlie Roan (Elizabeth Mitchell, de Lost) concorre à presidência dos Estados Unidos. Sua principal promessa de campanha é o fim da noite do expurgo. Enquanto seu concorrente, o religioso Edwidge Owens (Kyle Secor), reforça o partido ultraconservador que planeja manter o caminho de radicalismo que o país segue.

Pausa para falar sobre a tal noite de expurgo. Em um futuro não muito distante, os Estados Unidos aprovaram em sua legislação uma pausa de 12 horas na Justiça: uma janela de liberdade para a prática de crimes. Até homicídios são liberados. A polícia e os hospitais interrompem suas atividades durante o período. O discurso oficial diz que o ser humano é naturalmente violento, e que condensar em apenas uma noite todos os atos ilícitos faz com que, no geral, a criminalidade diminua. Simbolismos como o da grandeza da América e sua purificação também estão associados à lei. Nos bastidores, comenta-se que os assassinatos atingem principalmente pobres e negros, servindo assim como uma limpeza social e étnica do país, que fica cada vez mais branco e rico.

LEIA TAMBÉM:
Ethan Hawke: 'Sexo assusta mais que violência nos EUA'

O longa, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, é o terceiro da série assinada por DeMonaco, que antes fez Uma Noite de Crime (2013) e Uma Noite de Crime: Anarquia (2014). Assim como seus antecessores, o novo capítulo é violento e intenso — e não deve ser lido com leviandade.

Não é coincidência que o filme tenha sido lançado no mesmo ano em que Donald Trump caminha para ser tornar um dos políticos americanos mais controvertidos da história. O candidato à presidência americana, que conseguiu dividir até o Partido Republicano, se encaixa, assustadoramente, no perfil exibido pelo filme de terror e baixo orçamento. Porte de armas, xenofobia e racismo são temáticas da produção.

Em determinado momento, quando foge do atentado que tenta tirá-la da corrida presidencial, Charlie, a candidata loira — e exageradamente boa —, observa as atrocidades cometidas nas ruas durante o expurgo e se questiona: "como viemos parar aqui?". Questão fácil de ser respondida sob a ótica de quem acompanha a política mundial de 2016.


Arquivado em:Entretenimento

Imagens do dia 07 de outubro

Posted: 07 Oct 2016 07:12 AM PDT

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Tom Hanks promove filme e gonga Trump: ‘Inferno é a ignorância’

Posted: 07 Oct 2016 07:00 AM PDT

Com um tom político, o astro do cinema americano Tom Hanks declarou nesta quinta-feira, na Itália, que a ignorância é o maior perigo para a humanidade, no que soou como alfinetada em Donald Trump. “Estamos em uma encruzilhada na nossa história. O mundo muda. A gente vê isso com o que acontece no Oriente Médio há cinco anos”, comentou o ator, em entrevista coletiva organizada no majestoso Salão dos Quinhentos do Palazzo Vecchio, locação de várias cenas do filme Inferno, apresentado em pré-estreia mundial em Florença no útlimo sábado.

“Pode ser que alguns países respondam de maneira simplista a problemas muito complexos”, acrescentou o ator, ganhador de dois Oscars. A seu lado, estavam o diretor Ron Howard, os atores Omar Sy, Felicity Jones e Irrfan Khan, e o escritor Dan Brown, autor do best-seller que inspirou Inferno. “O caos parece dominar o mundo, mas, de fato, se você olhar a história, ou ler os livros de Dan Brown, vai perceber que o mundo com frequência se encontrou nessa encruzilhada, em que era preciso aprender a viver uns com os outros”, acrescentou Hanks.

“Dan Brown nos conta um inferno criado na Terra. Dante, ele, descreve um lugar bem específico, mas o científico terrorista do filme nos diz que somos nós que criamos nosso próprio inferno, os problemas ambientais, as pessoas escravizadas… Criamos o inferno para uma outra parte da humanidade”, explicou Tom Hanks.

Em Inferno, o ator volta à telona como o professor de Simbologia Robert Langdon, depois de Código Da Vinci (2006) e Anjos e Demônios (2009). Nos Estados Unidos, o lançamento é em 28 de outubro.

(Com agência France-Presse)


Arquivado em:Entretenimento

Jovem fotógrafo célebre nas redes morre em acidente de trem em NY

Posted: 07 Oct 2016 06:35 AM PDT

Na manhã desta quarta-feira, um homem morreu em um acidente na linha F do metrô de Nova York, perto da estação Fourth Avenue / Ninth Street, no Brooklyn. Em um trecho em que os trens andam ao ar livre, fora dos túneis subterrâneos, o jovem tentava "surfar" em um dos vagões. Nesta sexta, o site Gothamist informa que o falecido é Christopher Serrano, um fotógrafo de 25 anos de idade, proprietário de uma popular conta no Instagram chamada HeavyMinds.

Serrano ganhou notoriedade na web postando imagens deslumbrantes de Nova York, muitas feitas de um ponto de vista que os moradores da cidade jamais sonharam ser possível observar. Com o sucesso nas redes, suas fotografias ganharam as páginas de revistas e foram usadas também em campanhas publicitárias.

Leia também
Furacão Matthew se enfraquece, mas ainda ameaça a Flórida
Vítima de tiroteio em escola nos EUA tem funeral de super-heróis

Suas imagens, todas muito bem captadas e tratadas, podem ser de cima de uma ponte, feitas sobre um dos muitos arranha-céus da cidade ou prosaicas como o horizonte visto de uma rua qualquer. A última foto que ele postou no Instagram foi uma vista aérea da Times Square, feita de cima de um dos prédios que cercam o coração de Manhattan. Na legenda, uma frase que agora soa tragicamente profética: "É solitário aqui e cima".

Instagram Photo

(Da redação)


Arquivado em:Mundo

‘Clima com furacão Matthew é de apreensão’, relata brasileiro

Posted: 07 Oct 2016 06:33 AM PDT

O furacão Matthew, que já matou mais de 400 pessoas no Caribe e é considerado como o de maior potencial de devastação a atingir a região em uma década, chega nesta sexta-feira à Florida, nos Estados Unidos. O jornalista brasileiro Ilton Caldeira, que vive na cidade de Pembroke Pines disse que o clima na Florida é de “apreensão”, mas que a população tenta manter a calma. “As pessoas ficam atentas aos alertas oficiais, mas sem pânico.

Para muitos imigrantes, foi uma situação nova. O furacão Andrew, que foi bem devastador, atingiu a Florida em 1992. Desde então, várias ondas imigratórias aconteceram e muitos ainda não haviam passado por tal aprendizado”, afirmou. As autoridades americanas começaram a emitir alertas no início da semana, quando o Matthew chegou ao Haiti, à República Dominicana e à Jamaica com ventos de 200 km/h, classificado na categoria 4.

Leia também
Furacão Matthew se enfraquece, mas ainda ameaça a Flórida
Mortes provocadas por furacão no Haiti passam de 280
EUA: Furacão provoca fechamento da Disney e cancelamento de voos 

Em apelo à população, o presidente Barack Obama orientou as pessoas a deixarem suas casas “sem hesitar” e classificou a situação como “seríssima”. “Nas últimas segunda e terça-feira, houve uma grande movimentação de pessoas em busca de água, energético, comida enlatada, gasolina e gás para cozinhar”, disse Caldeira.

“Aqui no sul da Florida, a região de Palm Beach foi evacuada na noite de terça-feira. Nas demais regiões costeiras, incluindo Fort Lauderdale, a evacuação era facultativa, mas muitos resolveram deixar a região espontaneamente. As estradas ficaram congestionadas”.

“Ficamos a noite de quarta-feira e toda a quinta-feira em casa, atentos aos alertas e preparados para os efeitos da passagem do furacão. Todos estão seguros e sem danos materiais registrados”, disse Caldeira. De acordo com os centros meteorológicos, o Matthew tem variado de intensidade, intercalando-se nas categorias 3 e 4, as quais preveem ventos com velocidade máxima de 210 km/h e 250 km/h, respectivamente.

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

‘La Ley del Amor’: trama da Globo parece novela mexicana

Posted: 07 Oct 2016 06:32 AM PDT

Quando descobriu que a irmã gêmea boa, Paulina, havia, afinal de contas, gostado de tomar o seu lugar ao lado de seu marido, coisa a que a obrigou para tirar umas férias de casa e levar uma louca vida paralela, Paola Bracho, a super vilã de A Usurpadora, desatou a bolar os planos mais efervescentes para separar o novo casal. Pois foi um plano maquiavélico digno de Paola Bracho, a abjeta personagem de Gabriela Spanic na quase clássica trama mexicana, que se viu no capítulo desta quinta-feira de A Lei do Amor, trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari que estrou nesta semana na faixa das 9 da Globo.

Para fazer jus a Paola, A Lei do Amor – ou seria La Ley del Amor? – conta com Magnólia, a católica hipócrita que tirou o marido da melhor amiga para viver uma vida de luxo e riqueza em São Dimas, a fictícia cidade da Grande São Paulo onde se desenrola a história. Vivida por uma Vera Holtz caracterizada não com os looks diferentões que exibe na internet, mas com uma perucona loira que reluz como o ouro de suas joias, Mag, como é chamada pelos íntimos, arquitetou um plano impiedoso para separar o casal de bonzinhos, ops, pombinhos, Pedro (Chay Suede / Reynaldo Gianecchini), seu enteado, e Helô (Isabelle Drummond / Claudia Abreu), que ameaça as ambições políticas do marido, Fausto Leitão (Tarcísio Meira), pois o acusa de ser responsável pela morte do pai, demitido e posto na cadeia pelo cruel ricaço.

Ao mesmo tempo em que contratou uma secretária para gerir a vida doméstica da família Leitão e, de quebra, seduzir Pedro, acionou a amiga e comparsa Gigi (Mila Moreira) para contratar Helô para a sua agência de modelos. De um lado, portanto, há Suzana (Gabriela Duarte / Regina Duarte) tentando se aproximar do incauto Pedro, enquanto Gigi manda Helô viajar pelo mundo e Mag mente à garota toda vez que ela telefona em busca do namorado. A primeira fase da trama, vale lembrar, se passa nos anos 1990, ainda não há celular para Helô mandar emojis para Pedro.

Nesta quinta, cansada de ligar, ligar e ouvir mentiras da falsa Mag – a última era de que Pedro viajaria para uma regata com Suzana e seu sobrinho –, Helô decide cancelar os compromissos de trabalho e voltar ao Brasil. Avisada por Gigi, Magnólia dá um ultimato à hesitante Suzana, que, cheia de pruridos, resiste a seguir as ordens da patroa, mas depende do emprego para sustentar o sobrinho, herança da falecida irmã. E eis que, quando Helô chega à mansão dos Leitão e alcança a porta do quarto de Pedro, o vê dormindo ao lado de uma Suzana seminua, que se instalou ali enquanto o garoto já havia adormecido.

A trilha sonora da novela – em geral boa, vale dizer – acompanhou o dramalhão, com o grave som de um piano subindo enquanto Helô, abalada com a visão que tem à frente, sente as pernas fraquejar e quase cai no chão.

A Lei do Amor está cumprindo o que prometeram os seus autores: está se saindo um dramalhão daqueles. Se isso é ruim? Pergunte aos fãs de Maria do Bairro.

Em tempo: a vingança do público virá pela mesma Suzana: Na segunda fase da trama, que começa nesta sexta-feira, ela será amante de Fausto, o marido da doce e venenosa Magnólia.


Arquivado em:Entretenimento

Atacante do Equador deixa campo de ambulância e escapa de prisão

Posted: 07 Oct 2016 06:07 AM PDT

O atacante equatoriano Enner Valencia escapou da polícia do Equador após a vitória de sua seleção diante do Chile, por 3 a 0, na noite desta quinta-feira, em Quito. O jogador do Everton, da Inglaterra, seria interrogado por atrasos no pagamento da pensão alimentícia à filha de cinco anos, mas deixou o campo de maca, direto para o hospital, e foi protegido pelo staff da seleção equatoriana, segundo os jornais do país.

De acordo com o El Universo, a polícia se reuniu na porta do vestiário da seleção equatoriana antes da partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo, mas não conseguiu deter Valencia, que estaria devendo 17.000 dólares à ex-mulher. O La Tercera informou que houve confusão entre a polícia e os jogadores na chegada do ônibus ao estádio Olímpico Atahualpa. O goleiro Esteban Dreer teria, inclusive, trancado o companheiro no vestiário para evitar sua prisão.

As autoridades, então, esperaram o fim da partida para detê-lo, mas foram surpreendidos ao ver Valencia deixando o gramado de ambulância, com máscara de oxigênio, a dez minutos do fim, alegando ter passado mal com a atitude de Quito. Valencia então foi levado a um hospital local, novamente acompanhado por policiais.

No entanto, segundo informa o jornal El Comércio, Valencia não corria o risco de ser preso e ficar fora da próxima partida, contra a Bolívia. A juíza Marta Guerrero revogou, pouco antes da partida, a ordem de prisão do jogador de 26 anos, que deve viajar a La Paz normalmente.


Arquivado em:Esporte