USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Notícias

Notícias


Déficit do governo central em setembro é o pior da história

Posted: 27 Oct 2016 10:01 AM PDT

O governo central (formado pelo governo federal, Banco Central e Previdência Social)  teve o pior déficit primário para um mês de setembro desde o início da série histórica do indicador, em 1997, com um rombo de 25,302 bilhões de reais.  Em 2015, o déficit no mesmo período foi de 6,854 bilhões de reais. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira pelo Tesouro Nacional.

O déficit maior neste ano em relação ao ano passado decorre do aumento de 16,5 bilhões de reais nas despesas, enquanto as receitas caíra 1,9 bilhão de reais. Segundo o Tesouro, a despesa de setembro de 2016 foi “influenciada pelo crescimento de 15,8 bilhões de reais (42,6%) dos Benefícios Previdenciários, devido à mudança na sistemática de pagamento da antecipação do 13º salário”.

 

A arrecadação de recursos com a repatriação de ativos mantidos no exterior somou 800 milhões de reais nas receitas de setembro. A a Receita Federal divulgou que o total de recursos arrecadados com imposto e multas até a manhã desta quinta-feira era de 40 bilhões de reais. O prazo final para aderir ao programa é o próximo dia 31.

Com o resultado de setembro, o acumulado no ano é de -96,633 bilhões de reais, ante -20,818 bilhões registrados no mesmo período de 2015.

A lei orçamentária autoriza o governo a fechar o ano de 2016 com um déficit primário – ou seja, excluindo-se o dinheiro para pagamento de juros da dívida – de 170,5 bilhões de reais. Se atingida, representará o maior rombo desde o início da série histórica. Em 2015, o rombo foi de -114.740 bilhões de reais, segundo o Tesouro.
.


Arquivado em:Economia

Bancos e montadoras de veículos estão entre alvos da Boca Livre

Posted: 27 Oct 2016 10:00 AM PDT

Os 29 mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira na segunda fase da Operação Boca Livre, que mira fraudes na captação de recursos via Lei Rouanet, têm entre os alvos empresas de grande porte, como Bradesco, Volkswagen, Volvo, Arno, Perdigão e Gráfica Foroni. Na operação de hoje, o foco da PF são empresas patrocinadoras de projetos junto ao grupo Bellini Cultural, alvo da primeira fase da Boca Livre, aprovados pelo Ministério da Cultura com o incentivo da lei. Segundo a PF, os desvios podem chegar a 25 milhões de reais.

As outras empresas são Furukawa, Banco Fibra, Ação Informática, Cipatex, Termomecânica São Paulo, Givaldan, Fosfértil, Banco Pine, Rassini, Akzo Nobel, Biolab, Cisa Trading, Atacadão, Têxtil Canatiba, Prysmian, Dow Química, Elekeiroz, Magna, Wabco, Banco Concórdia, Correias Mercúrio e Yokogawa.

Os mandatos foram cumpridos nos estados de São Paulo e Paraná, nos municípios de Jundiaí, Cerquilho, Várzea Paulista, Campinas, São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André, Barueri e Curitiba.

O inquérito policial aponta que o interesse de muitas empresas patrocinadoras não era o apoio a um projeto cultural, mas sim a utilização indevida dos recursos para seu próprio benefício – chamadas de contrapartidas ilícitas.

Segundo a delegada Melissa Maximino Pastor, "as patrocinadoras recentemente identificadas atuaram em conjunto com o grupo Bellini Cultural, associando-se aos seus integrantes com o fim exclusivo de desviar recursos, devendo responder nesses casos por associação criminosa voltada para a prática de estelionato contra a União".

A delegada ainda afirma que “restou comprovado que dezenas de projetos culturais não foram executados na sua integralidade ou sequer foram executados. Os recursos públicos que deveriam ser destinados aos Pronacs foram desviados em favor dos integrantes da Bellini Cultural e, em muitos casos, de seus patrocinadores, resultando, inclusive na reprovação de diversas prestações de contas perante o Ministério da Cultura”.

Leia também:
'Boca livre que nós pagamos', diz ministro sobre casamento bancado com Lei Rouanet

Conforme a investigação da Polícia Federal, artistas tiveram apresentações bancadas com dinheiro desviado da Lei Rouanet pelas patrocinadoras e a Bellini Cultural. Os shows teriam ocorrido em confraternizações destas empresas e eventos organizados por elas, como coquetéis, para convidados.

O Bradesco, por exemplo, é investigado por três projetos incentivados com a lei, incluindo um show do cantor Roberto Carlos no Clube Pinheiros, em São Paulo, para 1.000 convidados do banco e os sócios do clube.

As irregularidades em nove eventos patrocinados pela Volkswagen a partir de 2010 chegariam a 2,75 milhões de reais, incluindo a festa de aniversário de 60 anos da empresa no Brasil, com coquetel e apresentação da cantora Ana Carolina e da Orquestra Júlio Medáglia.  Já a Volvo, outra montadora de veículos, tem patrocínios de 667.000 reais sob a mira da investigação, como três shows da cantora Maria Rita para convidados entre agosto e novembro de 2009.

A Perdigão tem dois projetos investigados por irregularidades em 2005, no valor de 730.000 reais, que incluem oito shows do cantor Rolando Boldrim para convidados entre agosto e outubro de 2009 em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

A Arno tem um projeto patrocinado com 170.000 reais em 2002 sob suspeição, um show do cantor Ivan Lins e da Orquestra Sinfônica Arte Viva para convidados em São Paulo.

Entre os artistas listados pela Polícia Federal como tendo sido contratados em eventos como estes estão Zizi Possi, Toquinho, Adriana Calcanhoto, Sérgio Reis, Renato Teixeira, Frejat, Lulu Santos, Marcos e Belutti, Leonardo, César Menotti e Fabiano, Ed Motta, Cristina Sorrentino e João Bosco, além do maestro João Carlos Martins e das bandas Jota Quest e Família Lima.

Operação Boca Livre

A operação Boca Livre foi deflagrada em 28 de junho e desarticulou uma associação criminosa voltada para a prática de estelionato contra a União que atuou por quase duas décadas junto ao Ministério da Cultura e é investigada por fraudes como superfaturamento, apresentação de notas fiscais fictícias, projetos duplicados e as contrapartidas ilícitas realizadas às patrocinadoras, que agora são o foco da segunda fase.

Na primeira fase da operação, a PF descobriu fraudes em eventos corporativos, shows com artistas famosos em festas privadas, livros institucionais e até mesmo um casamento que foi financiado com dinheiro público obtido por meio da Lei Rouanet.

Criada no governo Fernando Collor em 1991, a Lei Rouanet prevê incentivos fiscais a empresas ou pessoas físicas interessadas em investir em propostas culturais. Na prática, o governo abre mão de receber parte dos impostos devido pelas empresas para que elas direcionem esse dinheiro a projetos previamente aprovados pelo Ministério da Cultura.


Arquivado em:Brasil

Eleitores de Trump alertam para revolta se Hillary ganhar

Posted: 27 Oct 2016 09:56 AM PDT

Um novo sentimento de temor vem tomando conta dos mais fanáticos eleitores do candidato republicano Donald Trump. À medida que o dia da eleição se aproxima e as pesquisas indicam uma cada vez mais provável vitória de Hillary Clinton, muitos acreditam que serão esquecidos pelo novo governo, enquanto outros creem que os Estados Unidos estão sendo impulsionados para um conflito violento, uma “guerra civil revolucionária” causada pelas rupturas já deixadas pela eleição.

Uma série de entrevistas realizadas pelo jornal New York Times em eventos da campanha de Trump revelou uma perceptível mudança de humor entre os eleitores do republicano em relação ao início deste ano. Nas conversas realizadas durante a última semana, em seis estados americanos, ficou claro que os mais fanáticos apoiadores do magnata “estão prontos para atacar” em caso de uma derrota.

Jared Halbrook, de Green Bay, no Estado de Wisconsin, afirmou ao Times que teme uma vitória de Clinton em uma eleição roubada e que esse cenário poderia levar a "outra guerra revolucionária". "As pessoas vão marchar em frente aos prédios do governo", disse o jovem de 25 anos. "Eles vão fazer o que for preciso para tirá-la do cargo, porque aquilo não pertence a ela."

Enquanto alguns eleitores discordam e protestam enfaticamente contra as pesquisas que apontam uma vitória de Clinton, outros expõem uma visão apocalíptica do país comandado pela democrata. "Não é o que eu vou fazer, mas eu tenho medo de que o país entre em uma revolução", afirmou Roger Pillath, 75, de Coleman, Wisconsin. "Eu nunca vi o país tão dividido."

Segundo o New York Times, muitos americanos temem que sua situação econômica piore com a manutenção de um governo democrata. A diminuição da renda mensal e as dificuldades enfrentadas por pequenos e grandes negócios são algumas das principais queixas dos eleitores que enxergam no governo Trump uma possibilidade de mudança.

A grande maioria dos entrevistados em comícios do magnata nos Estados do Colorado, Flórida, Carolina do Norte, Ohio, Pensilvânia e Wisconsin também reproduz o discurso de Trump de que as pesquisas sobre as eleições não refletem a realidade do país e que ele será eleito com facilidade no dia 8 de novembro. Essa visão também é reforçada pelos meios de comunicação simpatizantes de Trump, que levaram muitos a acreditar que uma vitória de Hillary é algo totalmente impossível e que um cenário como esse só poderia ser reflexo de uma eleição fraudulenta.


Arquivado em:Mundo

PEC do Teto não prejudica direitos sociais, diz Maia ao STF

Posted: 27 Oct 2016 09:40 AM PDT

Em manifestação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto, que institui um limite de gastos para a União por 20 anos, não acaba com a separação dos poderes nem ameaça direitos sociais. A manifestação de Maia foi feita no âmbito de um mandado de segurança impetrado por deputados federais do PC do B e do PT contra a proposta do governo Michel Temer.

“A PEC 241/2016 não tende a abolir – sequer remotamente – a separação dos Poderes, o voto direto, secreto, universal e periódico e os direitos e garantias individuais, mostrando-se de todo imprópria a pretensão de paralisar e impedir o debate democrático no âmbito do Parlamento e de obstar o regular exercício do direito conferido às maiorias de reformarem a Constituição”, afirmou Maia. As limitações impostas pela PEC do Teto, destacou o presidente da Câmara, atingem indiscriminadamente todos os poderes, inclusive o Executivo.

“De um lado, as normas eventualmente resultantes da PEC n. 241/2016 mantêm intacto o cerne da competência atribuída aos representantes do povo em matéria orçamentária pública: deputados e senadores continuarão tendo a última palavra sobre o montante de recursos públicos a serem alocados em cada programação orçamentária”, ressaltou o Maia.

Os parlamentares da oposição alegam que a PEC do Teto viola a separação dos poderes e os direitos e garantias individuais, ao fixar limite de aumento de gastos por 20 anos. O ministro do STF Luís Roberto Barroso negou no dia 10 deste mês pedido de medida liminar para suspender a tramitação da proposta, sob o argumento de que “salvo hipóteses extremas”, o Poder Judiciário não deve coibir discussões de matérias de interesse nacional.

“O fato de o Supremo Tribunal Federal ter negado a liminar pleiteada nesta ação com fundamento na implausibilidade das alegadas violações a cláusulas pétreas demonstra, por si só, o acerto da decisão adotada por esta Presidência ao distribuir a matéria. Se há alguma inconstitucionalidade na proposta, ela certamente não é evidente e, nesses termos, não poderia ser sanada por nenhum ato de competência do presidente da Câmara dos Deputados”, afirmou Rodrigo Maia.

“É, pois, flagrantemente improcedente a alegação de usurpação de competência do Congresso Nacional, o que descortina a falta ainda mais acentuada de razoabilidade da correlata alegação de violação ao voto secreto, direto, universal e periódico, que continuará sendo exercido em sua plenitude pelos eleitores”, prosseguiu o presidente da Câmara.

Gastos com saúde

Segundo Maia, o texto da PEC do Teto não prevê um limite individualizado para os gastos com educação e saúde, e sim um teto global para todas as despesas do Poder Executivo, o que não implicará necessariamente na limitação de gastos nessas duas áreas.

“Ausente prejuízo automática e necessariamente decorrente da aprovação da PEC n. 241/2016 aos direitos à educação e à saúde (ou a quaisquer outros direitos sociais), forçoso concluir pela total falta de razoabilidade da alegação de violação ao princípio da proibição do retrocesso social”, observou Maia.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira em segundo turno, por 359 votos a 116, a PEC 241. A proposta agora depende do aval do Senado, também em dois turnos.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Enem 2016: saiba qual a melhor estratégia para resolver as provas

Posted: 27 Oct 2016 09:14 AM PDT

Durante dois dias, os 8,6 milhões de candidatos que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano devem resolver 180 questões. Segundo Daniel Perry, professor de história do Anglo Vestibulares, a melhor estratégia para iniciar as provas é definir a ordem de resolução das matérias. O ideal é começar pelas mais fáceis, nas quais o estudante se sente mais seguro, e ir eliminando, aos poucos, as mais complicadas.

Os alunos terão 4h30 para resolver as questões de Ciências Humanas e da Natureza, no sábado (5 de novembro), e 5h30 para concluir a prova de Redação, Matemática e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no domingo (6 de novembro).

Depois do exame, o site de VEJA vai exibir o gabarito extraoficial com questões resolvidas pelos professores do Anglo Vestibulares.

Confira outras dicas para resolver as provas do Enem:


Arquivado em:Educação

PF faz buscas em comitê de campanha de candidato líder em Cuiabá

Posted: 27 Oct 2016 09:08 AM PDT

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira mandado de busca e apreensão no comitê eleitoral do candidato do PMDB à prefeitura de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Dois funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Mato Grosso e dois policiais federais chegaram ao comitê pouco depois das 10 horas e informaram que o juiz da 54ª Zona Eleitoral da Capital, Gonçalo Antunes de Barros, havia determinado que fossem recolhidas planilhas de gastos e comprovantes de pagamentos na campanha. Líder em todas as pesquisas de intenção de voto, Emanuel Pinheiro não estava no comitê no momento da busca.

Segundo denúncia apresentada ao TRE-MT, as suspeitas seriam de que o candidato peemedebista estaria comprando votos de eleitores e fazendo pagamentos ilícitos. Nas buscas, foram apreendidos documentos que estavam em cima das mesas, planilhas de gastos e informações sobre a agenda do candidato. Não foi encontrado dinheiro vivo no recinto.

A ação policial durou cerca de 30 minutos. O candidato Emanuel Pinheiro não se manifestou sobre o episódio. O coordenador da campanha do peemedebista, Osvaldo Sobrinho, minimizou as buscas e disse ser “saudável” a fiscalização dos concorrentes no processo eleitoral.


Arquivado em:Brasil, Eleições 2016: Cuiabá, Política

Sertanejo Mariano descansa em sítio para retomar shows dia 5

Posted: 27 Oct 2016 08:50 AM PDT

O cantor Mariano, da dupla Munhoz e Mariano, descansa em seu sítio, em Campo Grande, para voltar aos palcos na próxima semana. Ele tem um show marcado em Pindamonhangaba, interior paulista, dia 5 de novembro.

No sítio, Mariano dá sequência à parte final do tratamento iniciado com o acidente sofrido na semana passada no Caldeirão do Huck, programa apresentado por Luciano Huck na Globo. Mariano bateu a cabeça em um trampolim, quando dava um salto em uma piscina na competição de famosos Saltibum.

O sertanejo saiu da prova com um corte e um tumor benigno rompido, espalhando líquido pela região. O cantor permaneceu alguns dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Barra D’Or, no Rio, em observação, e chegou a tomar morfina, além de 8 pontos no local atingido. Mariano tinha o cisto desde os 15 anos de idade. Ele hoje tem 30 anos.

 


Arquivado em:Entretenimento

BRF terá de indenizar funcionária apelidada de “Free Willy”

Posted: 27 Oct 2016 08:46 AM PDT

A empresa de alimentos BRF foi condenada a pagar 5.000 reais de indenização a uma funcionária que sofreu assédio moral no ambiente de trabalho, na zona rural de Mineiros (GO). Segundo os autos, a operadora de produção teria sofrido reiteradas humilhações por superiores hierárquicos e colegas de trabalho. Os casos incluem o fato de ela passar a ser chamada por vários apelidos discriminatórios, como "baleia", "betoneira", "feiticeira" e "Free Willy".

A Justiça entendeu que a trabalhadora comprovou os motivos para o direito à indenização, no caso, o assédio. O relator, desembargador Daniel Viana, esclareceu que, embora não seja necessário para a comprovação do dano moral a demonstração da lesão de ordem íntima da vítima, o dano psíquico, ela deve comprovar, por outro lado, os fatos, dos quais se origina o direito à indenização.

Além dos apelidos, a funcionária afirmou também que sofreu agressões verbais de cunho preconceituoso quanto a sua origem diante de um fato ocorrido em dezembro de 2014. Segundo relatou, ela e outras empregadas não teriam recebido o kit natalino que os outros funcionários receberam porque a secretária havia dito que não iria entregá-los "porque eram mortas de fome" e que não mereciam os brindes "por serem do Maranhão". Somente após constrangimentos, o supervisor teria entregado os kits às trabalhadoras.

Após análise dos autos, o desembargador Daniel Viana adotou os fundamentos da sentença da juíza da Vara do Trabalho de Mineiros, Célia Martins, no sentido de que os depoimentos testemunhais confirmaram que o supervisor humilhava a trabalhadora de forma reiterada, inclusive na frente dos demais colegas de trabalho, com apelidos pejorativos e discriminatórios, assim como a secretária e outro superior.

"Não se cuida de intriga ou suposta briga entre a reclamante e seus superiores. Trata-se, na verdade, de conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetida e prolongada, ou seja, resta caracterizado o assédio moral", concluiu o acórdão.


Arquivado em:Economia

Anote: ‘Os Incríveis 2’ estreia em 2018 e ‘Toy Story 4’, 2019

Posted: 27 Oct 2016 08:36 AM PDT

A Pixar trocou as datas de lançamento das animações Os Incríveis 2 e Toy Story 4. O primeiro agora tem estreia prevista para 15 de junho de 2018, enquanto o outro foi adiado e ficou para 21 de junho de 2019. De acordo com fontes internas da Disney, a troca foi feita por causa de uma aceleração da produção de Os Incríveis 2.

Brad Bird, que já ganhou o Oscar, será o diretor da animação de super-heróis. O primeiro longa da família Incrível, lançado em 2004 e com arrecadação de 663 milhões de dólares, também foi dirigido por ele.

Em 2010, quando foi lançado, Toy Story 3 arrecadou 1,06 bilhão em bilheteria e se tornou a primeira animação a chegar à marca do bilhão. Mais tarde, os filmes da Pixar Frozen, Zootopia, Procurando Dory e Minions, que é da Universal, também entraram no clube do bilhão.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Noivo bilionário deixa Mariah Carey: gastança e ‘rendez-vous’

Posted: 27 Oct 2016 08:01 AM PDT

Mariah Carey passa por um conturbado fim de ano. Após cancelar sua turnê pela América do Sul, a cantora agora encara o fim de seu noivado com o bilionário australiano James Packer. O casal está junto desde 2015, namoro que começou pouco depois do fim do casamento da cantora com o empresário Nick Cannon, com quem tem dois filhos.

Segundo fontes ouvidas pelo site TMZ, o motivo seria o excesso de exposição no reality show Mariah’s World, do canal E!. Packer teria ficado enciumado com um flerte entre a cantora e um dançarino nos bastidores dos shows de Las Vegas – caso documentado pelo programa de TV.

Contudo, a revista australiana Women’s Day garante que o magnata dos cassinos, com fortuna avaliada em 3,4 bilhões de dólares, estaria injuriado com as "despesas extravagantes" da diva, que não tem no vocabulário a palavra economizar.

Segundo o TMZ, o relacionamento ainda não foi totalmente desfeito, apenas o noivado, e Mariah ficou com o anel dado pelo empresário, avaliado em 10 milhões de dólares (mais de 30 milhões de reais).


Arquivado em:Entretenimento

Twitter vai cortar 9% de seus funcionários para se reerguer

Posted: 27 Oct 2016 07:58 AM PDT

O Twitter anunciou nesta quinta-feira que irá cortar 9% do total de seu quadro de trabalhadores ao redor do mundo. A medida é um esforço para buscar a rentabilidade em 2017.

 

No total, é esperada a demissão de mais de 300 pessoas dentro de equipes de vendas, parcerias e marketing da companhia. A divisão de vendas, por exemplo, será reorganizada, passando de três para duas.

A empresa superou as expectativas dos analistas e do mercado ao divulgar que tanto suas receitas como lucros por ação tiveram uma melhora no trimestre passado. A empresa registrou uma receita de 616 milhões de dólares em receita, um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2015.

O número de usuários ativos mensalmente no microblog cresceu 3%, para 317 milhões, no último trimestre. Os ganhos recentes, no entanto, não fazem do Twitter uma empresa menos deficitária. Ele registrou um prejuízo líquido de 103 milhões de dólares, o equivalente a 15 centavos de dólar por ação.

Em comunicado a respeito dos resultados, Jack Dorsey, presidente do Twitter, disse que a estratégia da empresa é focar no crescimento em audiência e engajamento, com aceleração no crescimento ano a ano para o uso ativo diário e o tempo gasto para o segundo trimestre consecutivo.

"Nós vemos uma oportunidade significativa para aumentar o crescimento à medida que continuamos melhorando o serviço. Temos um plano claro e estamos fazendo as mudanças necessárias para garantir que o Twitter cresça no longo prazo. Continuamos confiantes no futuro do Twitter.”

Com a reestruturação, a empresa espera economizar de 10 milhões de dólares a 20 milhões de dólares, além de 5 milhões de dólares a 10 milhões de dólares em despesas relacionadas a remuneração baseada em ações.

(Da redação)


Arquivado em:Economia, Tecnologia

HIV chegou aos EUA muito antes do ‘paciente zero’, revela estudo

Posted: 27 Oct 2016 07:48 AM PDT

A conclusão de um novo estudo veio para inocentar um dos pacientes mais demonizados na história. Gaétan Dugas, mundialmente conhecido como ‘paciente 0’ por supostamente ter sido a primeira pessoa com HIV nos Estados Unidos, e acusado de ser o responsável pela epidemia de aids no país na década de 1980. Uma pesquisa publicada na quarta-feira na revista científica Nature, mostrou que o vírus chegou aos EUA alguns anos antes de Dugas e que ele era apenas mais uma das milhares de pessoas infectadas na década de 1970.

De origem canadense, Dugas era um comissário de bordo homossexual, que passou a visitar os Estados Unidos após ser contratado pela empresa aérea Air Canadá.

Médicos e cientistas só identificaram a aids e o HIV a partir de 1981, quando os sintomas incomuns da infecção começaram a aparecer em homens americanos homossexuais. Mas, ao analisar amostras de plasma colhidas em homens que moravam em São Francisco e Nova York, ambas nos Estados Unidos, em 1978 e 1979, pesquisadores da Universidade do Arizona, também nos EUA, descobriram que essas pessoas estavam contaminadas com o HIV desde a década de 1970 e, portanto, muito antes da chegada de Dugas ao país. Essas amostras haviam sido colhidas para uma pesquisa sobre hepatite e permaneceram armazenadas desdes então. 

Os pesquisadores também analisaram o código genético do HIV encontrado no sangue de Dugas e concluíram que ele era bem diferente daqueles encontrados nos pacientes da década de 1970. Ou seja, o vírus em seu sangue não era o “pai” da epidemia da doença.

“As amostras contêm tanta diversidade genética que não poderia ter se originado no final de 1970. Podemos colocar as datas mais precisas sobre as origens da epidemia nos EUA em cerca de 1970 ou 1971.”, disse Michael Worobey, um dos autores do estudo.

Após essa descoberta, os pesquisadores desenvolveram um novo método para reconstruir o código genético do vírus nesses pacientes. Isso deu aos cientistas informação suficiente para a construção de uma árvore genealógica de HIV capaz de traçar quando o vírus chegou aos EUA.

O novo estudo concluiu que depois de saltar de primatas para seres humanos na África, o HIV se espalhou para países do Caribe por volta de 1967 e teria chegado a Nova York em 1971 e a São Francisco, na Califórnia, em 1976. Os pesquisadores afirmam também que, Nova York foi um importante centro de disseminação da infecção.

“Geograficamente, Nova York aparece como um ponto fundamental para o surgimento esse subtipo do vírus [encontrado no estudo], e ainda atua como o ponto de partida do vírus para a costa oeste [onde fica a Califórnia] e, eventualmente, para a Europa Ocidental, Austrália, Japão, América do Sul e todos os outros lugares “, disse Worobey.

O paciente 0

O apelido ‘paciente 0’ na verdade foi um mal entendido. Gaétan Dugas foi rotulado pelo Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, como ‘paciente O’ (a letra, não o número) porque ele era um caso de pessoa ‘fora da Califórnia’ que em inglês é ‘Out-of-California’. Mas, ao longo do tempo o ‘O’ (letra) tornou-se um 0 (número), dando origem ao termo pelo qual ficou mundialmente conhecido.

Gaétan teria sido contaminado pelo vírus durante alguma de suas visitas ao Haiti ou à África e começou a espalhar o vírus pelos Estados Unidos após ser contratado pela Air Canada em 1974 e começar a frequentar bares gays em Nova York. 

 


Arquivado em:Saúde

Doria anuncia cinco primeiros secretários de sua gestão

Posted: 27 Oct 2016 07:34 AM PDT

O prefeito eleito João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira os cinco primeiros secretários de seu governo durante coletiva de imprensa no prédio da Caixa Econômica Federal, no centro da capital paulista, onde a equipe ocupa um escritório de transição. Todos os anunciados estavam com Doria na coletiva.

Cid Torquato, que atualmente é secretário-adjunto na pasta dos Direitos Pessoa com Deficiência no governo Alckmin, assume a pasta destinada ao mesmo tema na Prefeitura. Durante a campanha, Doria chegou a falar que essa seria uma das pastas extintas caso fosse eleito. O então candidato recuou após manifestações negativas à declaração. “Fiz questão que esse fosse o primeiro anúncio, meu pai foi cadeirante nos últimos oito anos da sua vida”, disse Doria.

O coordenador de campanha e da equipe de transição, Júlio Semeghini, vai ser o secretário de Governo. Ele foi secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional de Alckmin, ocupava o cargo de adjunto na pasta de Tecnologia e Serviço ao Cidadão no Estado e já ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados por quatro mandatos.

LEIA TAMBÉM:
Doria em São Paulo: o que esperar da prefeitura-vitrine do PSDB
A trajetória de João Doria até a prefeitura de São Paulo

O deputado federal e vice eleito na chapa de Doria, Bruno Covas, foi confirmado como coordenador das prefeituras regionais –atuais subprefeituras. Na campanha, Doria prometeu que não haverá loteamento de cargos para agradar aliados políticos nas estruturas, mas serão escolhidas preferencialmente “pessoas capacitadas e residentes nas regiões”.

Na coletiva, o tucano destacou que a pasta vai ter “enorme responsabilidade na ativação das 32 prefeituras regionais na cidade”. O prefeito eleito destacou que Covas vai acumular as funções de vice e secretário e vai ter apenas um salário.

Wilson Pollara foi confirmado pelo prefeito eleito para a Secretaria da Saúde, tema que durante a campanha Doria falou ser a prioridade “número um, dois e três”. Pollara ocupa atualmente o comando adjunto na mesma secretaria do governo estadual. Anderson Pomini, que foi advogado de campanha de Doria, foi anunciado como secretário de Negócios Jurídicos. O prefeito eleito destacou que ele já está trabalhando no período de transição, junto com a equipe comanda por Júlio Semeghini.

João Doria confirmou que vai reduzir o número de secretarias das atuais 27 para 22, extinguindo sete e criando duas novas pastas. Ele não citou quais serão as estruturas eliminadas e quais serão as novas. Nas próximas três semanas, ele pretende continuar o anúncio da composição da administração.

Ao ser perguntado sobre a aliança com o governador Geraldo Alckmin, Doria afirmou que os nomes vindos do governo do Estado não foram sugeridos pelo padrinho político. “O que fizemos foi comunicar a ele, compartilhar com o governador”, disse.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

STF suspende operação contra policiais legislativos do Senado

Posted: 27 Oct 2016 07:17 AM PDT

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quinta-feira a Operação Métis, que levou à prisão policiais legislativos do Senado Federal suspeitos de atuar em contraespionagem para blindar a Operação Lava-Jato. Em decisão monocrática, Zavascki determinou que o caso saia da Justiça Federal em Brasília e seja remetido ao STF.

A liminar concedida pelo magistrado atende a um pedido do policial legislativo Antônio Tavares dos Santos Neto, que foi preso na última semana e depois liberado no mesmo dia. Em reclamação enviada ao Supremo, Santos Neto alegava que o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da Justiça Federal em Brasília, que autorizou buscas no Senado, invadiu competência do STF. Segundo a ação apresentada pelo policial, a Operação Métis “atinge diretamente senadores da República” e, por isso, não caberia à Justiça Federal, e sim, exclusivamente ao Supremo, determinar buscas e apreensões nas dependências do Senado.

Na última sexta-feira, a Polícia Federal prendeu quatro policiais legislativos suspeitos de atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato por terem ido até a casa de senadores em busca de escutas telefônicas. De acordo com a PF,  foram obtidas provas de que o grupo, liderado pelo diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Carvalho, tinha a finalidade de criar embaraços às ações investigativas da PF em face de senadores e ex-senadores. Em uma ocasião, Carvalho ordenou que os policiais da Casa intimidassem a Polícia Federal, que ia cumprir mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal no apartamento do senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL).

A deflagração da Operação Métis colocou em rota de colisão a presidente do STF, Cármen Lúcia, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Em um momento de destempero verbal, Calheiros chegou a afirmar que a Casa Legislativa teria sido alvo da ação de um “juizeco”, o que motivou pronta reação da presidente da Corte.

Nesta quarta-feira, em mais um capítulo do desgaste entre Senado e Supremo, Renan anunciou um pacote de ações jurídicas em resposta à ação da Polícia Federal. Além da liminar obtida nesta quinta-feira, o Senado ingressou com uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) relativa às diligências da PF. Calheiros também orientou a Advocacia do Senado que entrasse com uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz Vallisney de Souza Oliveira, que assinou os mandados da Métis.

 


Arquivado em:Brasil, Política

Arrecadação federal cai 8,27% e tem pior setembro desde 2009

Posted: 27 Oct 2016 07:06 AM PDT

A arrecadação do governo federal teve queda real (descontada a inflação) de 8,27% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2015, alcançando 94,77 bilhões de reais, divulgou a Receita Federal nesta quinta-feira. O dado veio abaixo da expectativa de 96 bilhões de reais apontada por analistas em pesquisa da agência Reuters. Também representou o pior desempenho para setembro desde 2009 (83,99 bilhões de reais, em dado corrigido pelo IPCA).

Nos nove meses de 2016, a arrecadação caiu 7,54% em relação ao mesmo período do ano passado, a 911,25 bilhões de reais. O resultado foi a performance mais modesta para o período desde 2010 (900,23 bilhões de reais).

O recolhimento de tributos e contribuições vem sendo atingido com força pela fraqueza na atividade. Em setembro, o recuo foi mais forte sobre um ano antes na arrecadação de Cofins/Pis-Pasep (-10,47%, ou 2,50 bilhões de reais a menos) e com Imposto de Importação/IPI-Vinculado (-33,68%, recuo de 1,86 bilhão de reais). Em terceiro lugar aparece a receita previdenciária, com declínio real de 4,55%, ou 1,42 bilhão de reais a menos.

A Receita não divulgou nesta quinta-feira a apresentação completa da arrecadação, em meio à paralisação recente de servidores num pleito ligado a reajuste salarial. Faltaram, por exemplo, informações sobre as desonerações no mês.

Regularização

Mais cedo, a Receita anunciou que arrecadação com a regularização de ativos brasileiros no exterior chegou a 40,1 bilhões de reais até o início desta manhã. O prazo para adesão ao programa e para o pagamento dos encargos devidos termina no dia 31 deste mês.

Segundo o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, Claudemir Malaquias, não há como prever qual será o montante total a ser arrecadado, mas destacou que a curva de recolhimento está “bem ascendente”. Somente em setembro, a arrecadação com o programa foi de cerca de 800 milhões de reais.

A previsão da Receita era de queda real de cerca de 5% na arrecadação federal em 2016, mas numa projeção que levava em conta apenas 6,2 bilhões de reais arrecadados com a regularização.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Economia

Trailer de ‘3%’, série brasileira da Netflix, tem ares de reality

Posted: 27 Oct 2016 07:04 AM PDT

A Netflix liberou, nesta quinta-feira, o trailer completo de 3%, a primeira série brasileira produzida pelo serviço de streaming. O trailer tem um roteiro quase de reality show, com vários competidores enfrentando um processo seletivo de forte pressão psicológica e física, com diversas provas e entrevistas, acompanhadas o tempo todo por um grupo que decide quem será eliminado a qualquer instante.

LEIA TAMBÉM:
Série brasileira '3%' estreia na Netflix em novembro
Netflix anuncia o início das filmagens de '3%'

3% se passa em um futuro distópico, em que o planeta está devastado, com falta de água, comida, energia. Aos 20 anos de idade, todo cidadão tem direito de participar do Processo, uma seleção que oferece a única chance de passar para o Mar Alto, onde vive a elite da humanidade e tudo é abundante, limpo e digno. Mas somente 3% dos candidatos são aprovados no tal processo que testa os limites dos participantes.

No elenco, estão João Miguel, Bianca Comparato, Zezé Motta, Nicolau Breyner, Mel Fronckowiak, Michel Gomes, Rodolfo Valente, Rafael Lozano e Viviane Porto. A série de oito episódios estreia na Netflix no dia 25 de novembro, mesmo dia em que outra aguardada produção do canal streaming será lançada, o retorno de Gilmore Girls.


Arquivado em:Entretenimento

‘Não contrataria James Bond’, diz chefe da espionagem britânica

Posted: 27 Oct 2016 06:52 AM PDT

Apesar de já ter salvado o mundo de dezenas de supervilões e ainda seduzir lindas mulheres pelo caminho, James Bond não conseguiria emprego no Reino Unido como espião no mundo real, disse Alex Younger, diretor da agência de inteligência externa britânica, conhecida pela sigla MI6.

Younger explicou que espiões de verdade têm de lidar com desafios morais e físicos complexos nos ambientes mais inóspitos da Terra, o que descartaria o agente conhecido como 007 por ele "carecer de um código de ética robusto".

“Em contraste com James Bond, os agentes do MI6 não aceitam usar atalhos morais”, afirmou Younger em uma entrevista. “Posso dizer com segurança que James Bond não passaria no nosso processo de recrutamento”, assegurou o diretor da MI6.

Leia também
Seul e EUA simulam ataque contra a Coreia do Norte
Brasileiros que vivem nos EUA sofrem calote de agência financeira

Ele acrescentou que, embora os espiões reais do MI6 compartilhem com Bond qualidades como patriotismo, energia e tenacidade, eles precisam de valores adicionais ausentes no herói que já foi interpretado por Sean Connery, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e, mais recentemente, Daniel Craig.

“Um agente de inteligência do verdadeiro MI6 tem um alto grau de inteligência emocional, espírito de equipe e sempre mostra respeito pela lei — ao contrário do senhor Bond”.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Mundo

Bronze na Rio-2016 denuncia calote da confederação de taekwondo

Posted: 27 Oct 2016 06:46 AM PDT

Maicon Andrade, medalhista de bronze de taekwondo na Rio-2016, revelou nesta quinta-feira que tem várias contas a acertar com a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). O atleta mineiro de 23 anos acusou a entidade de não pagar a premiação prometida caso ele ganhasse uma medalha olímpica, nem o reembolso de algumas passagens aéreas.

Maicon reclama aproximadamente 23.000 reais (12.500 da premiação, 10.500 de duas viagens).  “O prazo para o pagamento era até sexta-feira passada e agora a federação só enrola, me deu um calote. Não estou aqui mendigando, a questão é que ganhei a medalha e mereço. É um descaso total”, revelou Maicon no Centro de treinamento, em Sao Caetano  do Sul.

Maicon ainda alega não ter recebido o bolsa-atleta do governo desde o ano passado e contou que sua única fonte de renda é o salário de 1.700 reais pago pela Prefeitura de São Caetano. “Após os Jogos, nada mudou. Achei que fosse melhorar o esporte, que as coisas fossem melhorar para mim, mas não. Se estava ruim antes, agora está muito pior. A confederação nem conversa comigo.”

As viagens que Maicon tirou do próprio bolso não foram para ele. O atleta mineiro conta que na preparação para a Olimpíada, ele custeou a viagem de dois sparrings (parceiros de treino) iranianos para o Brasil. O objetivo era simular lutas contra os possíveis adversários que teria na Rio-2016.

Veja também

Desde 2013, a CBTKD é alvo de denúncias de corrupção  envolvendo desvio de dinheiro público relacionados a repasses do Ministério do Esporte. No final de agosto, logo depois da Rio-2016, Carlos Fernandes, então presidente da CBTKD, foi afastado do cargo após investigações do Ministério Público de suspeitas de corrupção, peculato e fraudes em licitações.

Segundo Maicon, os dirigentes da CBTKD alegam que a crise dos bancos afetou o pagamento e que as mudanças administrativas na entidade fizeram com que os dados bancários dos atletas não fossem repassados. Ele ainda revelou que recebeu um e-mail da confederação o convidando para ir à sede no Rio de janeiro para resolver a situação. No entanto, o lutador se recusa a gastar mais dinheiro com transporte.

O atleta mineiro conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olimpicos do Rio de janeiro ao derrotar o britânico Mahama Cho por 5 a 4, pela categoria acima dos 80 Kg. Esta foi a segunda medalha do país nessa modalidade em toda a história olímpica: em Pequim-2008, Natália Falavigna também conquistou o bronze.

Nascido na cidade de Justinópolis, em Minas Gerais, Maicon chegou a trabalhar como pedreiro  antes de ser convidado a mudar para São Caetano para ser uma das maiores promessas  do taekwondo nacional.

Resposta – A CBTK respondeu a denúncia por meio de uma breve nota e afirmou que aguarda Maicon na sede da entidade para quitar todas as dívidas. Conforme notas da CBTKD divulgadas anteriormente, finalmente regularizamos a representação da entidade junto às instituições financeiras, sendo que o atleta Maicon já foi convidado para comparecer à sede  da CBTKD para tratar de assuntos do seu interesse, inclusive o recebimento do prêmio, na data que melhor lhe convier, em dia útil, nos avisando com 48 horas de antecedência.

Lutador de Taekwondo, Maicon Siqueira, celebra vitória na etapa qualificatória da categoria acima de 80kg pelos Jogos Olímpicos Rio-2016

Mineiro Maicon Andrade conquistou uma das medalhas brasileiras mais inesperadas da Rio-2016 (Issei Kato/Reuters)

 


Arquivado em:Esporte

Fim do suspense (ou não): ‘A Garota no Trem’ é bom como o livro

Posted: 27 Oct 2016 06:31 AM PDT

Há algumas diferenças, é verdade – a história é ambientada em Nova York, e não em Londres como no livro, a troca entre narradoras se restringe ao início do longa, uma goteira foi incluída como detalhe relevante em algumas passagens. Mas, no geral, A Garota no Trem, adaptação de Tate Taylor (Histórias Cruzadas) para o thriller da jornalista inglesa Paula Hawkins que estreia nesta quinta-feira no país, é fiel ao livro. E essa é uma boa notícia.

Best-seller com mais de 10 milhões de exemplares vendidos no mundo, 100.000 apenas no Brasil, onde foi lançado e agora reeditado pela Record, A Garota no Trem é apontado, por suas qualidades, como o sucessor de Garota Exemplar (Intrínseca), de Gillian Flynn, que também virou filme, com Ben Affleck e Rosamund Pike nos papéis principais. Um representante do primeiro time do que se convencionou chamar de domestic thriller – ou domestic noir, ou ainda marriage thriller, chick thriller ou qualquer outra etiqueta dos que adoram categorizar obras e escritoras. Um grupo que conta também com títulos como Antes de Dormir (Record), de S J Watson, outro romance vertido para o cinema, e O Segredo do Meu Marido (Intrínseca), de Liane Moriarty.

LEIA TAMBÉM:
Thriller 'A Garota no Trem' tem falhas, mas prende o leitor

Não se trata de alta literatura como, digamos, Clarice Lispector. Mas não apenas é muito melhor do que fenômenos como Crepúsculo e Cinquenta Tons de Cinza, tanto pela temática (mais realista e com um viés psicológico), quanto pelo estilo (sem dúvida mais bem talhado), como é capaz de envolver o leitor com uma trama de mistério e reviravoltas até o fim. Além dos tais plot twists, o fato de ser escrito em geral por uma mulher, de ter como personagens as sombras de um casamento, um romance em decomposição ou maridos que se revelam pouco ou nada confiáveis, expor almas torturadas e dispensar finais felizes, seriam as peças constituintes de um thriller doméstico.

A personagem que dá título a A Garota no Trem é Rachel, uma desempregada que foi deixada pelo marido depois de falhar na tentativa de engravidar e de investir no álcool para compensar a frustração. Rachel não é a única narradora do livro: se revezam com ela Annie, a nova mulher de seu ex-marido, que ela não esquece e vive contatando pelo telefone, com direito a uma visita-surpresa à sua bebê, e Megan, a mulher que desaparecerá na história, dando início a uma caçada por seu paradeiro e por suspeitos do sumiço que vai entrelaçar os dramas de diversos personagens até o desfecho forte da história. Mas é Rachel a personagem principal, e é nela que o filme aposta: por ser alcoólatra e sofrer blecautes de memória, ela se confunde e confunde o leitor e o espectador, chegando a figurar como suspeita pelo desaparecimento de Megan, a menina que ela observava todos os dias do trem, quando saía de casa, no subúrbio, para fingir para a roommate que ia trabalhar na cidade.

Emily Blunt está ótima como Rachel, com toda a sua fragilidade e bagunça emocional. O restante do elenco também não faz feio. Mas a boa notícia mesmo, para quem é fã dos thrillers domésticos, é que o filme segue o livro. Com a vantagem de, por ser mais enxuto e narrado com a ajuda de uma câmera, suavizar as falhas que o romance carrega. Está no trilho certo.


Arquivado em:Entretenimento

Katy Perry dança com música de Kanye West que xinga Taylor Swift

Posted: 27 Oct 2016 06:05 AM PDT

Katy Perry decidiu comemorar seu aniversário de 32 anos, na última terça-feira, assistindo a um show de Kanye West, em Los Angeles. Durante a apresentação, a cantora não perdeu a oportunidade de mandar uma indireta para a sua arqui-inimiga, Taylor Swift, ao gravar um vídeo no momento em que West cantava Famous no palco — e ela pegou justamente o trecho da música em que o rapper xinga a intérprete de Blank Space.

No vídeo, que foi replicado por vários fãs nas redes sociais, Katy aparece fazendo caras e bocas enquanto Kanye (que também vive se desentendendo com Taylor Swift) canta “I feel like me and Taylor might still have sex" (“Sinto que eu e Taylor ainda transaremos”, em tradução livre). Em seguida, a cantora de Roar arregala os olhos e um sorriso amarelo surge enquanto o rapper solta a fatídica frase "Why? I made that bitch famous" (“Por que? Eu tornei aquela vadia famosa”, em tradução livre).

A música Famous já foi motivo de muita briga entre Taylor e Kanye. No começo do ano, quando o rapper lançou o disco, a cantora não gostou nem um pouco da “homenagem”, e o atacou publicamente, apoiada por todas as suas amigas famosas. A esposa dele, Kim Kardashian, resolveu esquentar mais a confusão, e divulgou um vídeo que mostrava que a loira dava autorização para o cantor falar dela na canção. Taylor rebateu dizendo que ele nunca a avisou que seria chamada de “vadia”, o que realmente não aparece no vídeo de Kim, e que este é o grande problema.

Taylor Swift e Katy Perry também já tiveram suas desavenças musicais. O single Bad Blood, supostamente seria uma indireta à morena. Toda a desavença entre as duas teria começado porque Katy convidou dois dançarinos, que acompanhavam Taylor em nos shows, para se juntarem à turnê do seu último álbum, Prism, e eles largaram a loira, que ficou irritada com a situação.


Arquivado em:Entretenimento