USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Notícias

Notícias


Empresário ofereceu brasileiras para obter obras na Itália

Posted: 26 Oct 2016 10:13 AM PDT

A Itália prendeu nesta quarta-feira ao menos 35 pessoas suspeitas de corrupção, formação de quadrilha e extorsão em contratos para a realização de grandes obras no país. Para conseguir contratos de licitações para a construção de túneis no norte do país, alguns dos empresários detidos não pagavam apenas propinas, mas também ofereciam garotas de programa brasileiras aos responsáveis pelo consórcio.

As prisões foram feitas durante duas grandes operações de investigação. Uma delas, que envolvia a troca dos direitos de construção por noites com acompanhantes, resultou na prisão de 14 pessoas por suspeita de corrupção nas obras de um ramal ferroviário em Gênova. Apelidada de “Terceira Passagem”, a linha conectará a capital da Ligúria aos principais trechos de alta velocidade do norte da Itália e deve ser concluída em 2021, com custo estimado em mais de 6 bilhões de euros. O ramal terá 53 km, dos quais 37 km serão em túneis.

As sociedades Europea 92 e Cipa foram acusadas de pagar propina e oferecer garotas de programa aos responsáveis pelo consórcio. Em um grampo divulgado pela Promotoria de Gênova, o administrador da Europea 92, Marciano Ricci, diz a Giulio Frulloni, funcionário do Cociv: “Eu tenho duas amigas brasileiras, faço elas irem diretamente ao hotel… Você gosta de brasileiras?”. Frulloni então responde: “Não, me dão nojo”. Em seguida ele acrescenta que prefere mulheres de pele clara.

Outras 21 pessoas foram presas em uma operação apelidada de “Amalgama”, comandada pelo Ministério Público de Roma. As detenções foram efetuadas em oito regiões do país: Lazio, Lombardia, Piemonte, Ligúria, Toscana, Abruzzos, Úmbria e Calábria. Segundo o inquérito, os suspeitos teriam agido para fraudar licitações e conseguir subcontratos ligados às três obras.

Entre os projetos investigados estão a construção de uma linha ferroviária de alta velocidade entre Milão e Gênova, de um trecho da rodovia entre Salerno e Reggio Calabria e de uma rede de veículo leve sobre trilhos (VLT) em Pisa.

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

Pussy Riot lança 1ª música gravada nos EUA: sobre vaginas e Trump

Posted: 26 Oct 2016 10:10 AM PDT

As jovens russas da banda Pussy Riot lançaram nesta quarta-feira sua nova música, a primeira gravada e produzida nos Estados Unidos. Famosas por gravarem músicas de protesto contra o autoritarismo do governo russo (e por terem sido injustamente presas durante quase dois anos acusadas de vandalismo), as cantoras ativistas trocaram de alvo: sai Vladimir Putin, entra Donald Trump.

A música "Straight Outta Vagina" (algo como "direto da vagina", em português) é um libelo bem-humorado sobre o poder feminino e contra a xenofobia e o machismo defendidos pelo candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos. O refrão, que gruda nos ouvidos, martela: "Don't play stupid, don't play dumb, vagina's where you're really from" ("não seja estúpido, não seja idiota, é da vagina de onde você realmente vem"). Sai o punk gritado e agressivo, entra o pop chiclete e assimilável.

Leia também
Sochi: Polícia russa chicoteia integrantes do Pussy Riot
Putin vira estrela de calendário 'motivacional' para 2017

O vídeo de divulgação, gravado em Los Angeles, mostra Nadya Tolokonnikova, uma das líderes da banda, vestida de padre (a igreja é outro alvo frequente das jovens russas), mas com a máscara características das ativistas. Nadya confirmou ao The Guardian que a banda deve lançar em breve mais dois vídeos comentando a política americana e russa, numa resposta "à crescente influência do populismo e do nacionalismo".

Ela ainda afirmou que a propagação de “ideias patriarcais e misóginas” era semelhante a uma doença. “Estão elogiando a 'liderança forte' de Trump, que apoia abertamente os métodos autoritários de Vladimir Putin. É assustador, não é o mundo em que eu quero viver”.

Vídeo: “Straight Outta Vagina”

Nadezhda Tolokonnikova (E) e Maria Alyokhina (R) em Berlim no dia 10 de fevereiro de 2014As jovens do grupo punk russo Pussy RiotAs jovens do Pussy RiotNadezhda Tolokonnikova, integrante da banda punk russa Pussy Riot, acompanha de dentro de uma jaula as audiências do caso em que as roqueiras são acusadas de "vandalismo cometido por grupo organizado"Juiz russo declarou três integrantes da banda punk Pussy Riot culpadas por vandalismo motivado por ódio religiosoNadezhda Tolokonnikova, Yekaterina Samutsevich e Maria Alyokhina, as integrantes do Pussy Riot, durante julgamentoManifestação em prol da banda russa Pussy Riot, na BélgicaPolícia russa prende o famoso enxadrista e ativista de oposição Garry KasparovManifestação em prol da banda russa Pussy Riot, na NoruegaProtesto em prol da banda russa Pussy Riot, na AustráliaManifestante em prol da banda Pussy Riot é preso na RússiaProtesto em prol da banda russa Pussy Riot, em LondresPolicial persegue manifestante na RússiaManifestação em prol da banda russa Pussy Riot, na ÁustriaManifestação em frente à embaixada da Rússia, nos Estados UnidosSimpatizantes da banda russa Pussy Riots protestam em frente à embaixada russa, em Londres. Três integrantes do grupo foram levadas à justiça após realizarem um protesto contra o presidente Vladimir Putin dentro de uma igreja. Autoriades querem condená-las a três anos de prisãoProtesto em prol da banda russa Pussy Riot em Moscou, na RússiaAtivista do grupo Femen é detida durante protesto em prol da liberdade da banda russa Pussy Riot, em frente ao consulado da Rússia, em São PauloManifestação em prol da banda russa Pussy Riot em Kiev, na UcrâniaBritânicas durante protesto em prol da banda russa Pussy Riot, na InglaterraManifestação em prol da banda russa Pussy Riot, nos Estados UnidosMadonna em MoscouProtesto em prol da banda russa Pussy Riot, na AustráliaBritânica durante protesto em prol da banda Pussu Riot, na InglaterraProtesto em prol da banda russa Pussy Riot, na UcrâniaAtivista do grupo Femen durante protesto em prol da liberdade da banda russa Pussy Riot, em frente ao consulado da Rússia, em São PauloManifestação em frente à embaixada da Rússia, nos Estados UnidosManifestante em prol da banda Pussy Riot é preso em Nova York, nos Estados UnidosSimpatizantes da banda feminina "Pussy Riot" protestam em Berlim, na Alemanha, com balões onde se lê "libertem Pussy Riot"O artista russo Pyotr Pavlensky costurou os lábios em protesto contra a prisão de integrantes da banda punk feminina Pussy Riot
Arquivado em:Mundo

Como a Venezuela se tornou a pior economia do mundo

Posted: 26 Oct 2016 10:08 AM PDT

Um enorme protesto contra o presidente Nicolás Maduro, marcado para esta quarta-feira, já está em andamento, reunindo milhares de pessoas. A oposição do governo de Maduro declara que a democracia do país está a bordo de um colapso depois de o presidente suspender o referendo revogatório que poderia levar à destituição do líder venezuelano.

“Somente os ditadores privam seus cidadãos de exercer seus direitos”, disse o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos Luis Almagro no último sábado. “Hoje estamos mais convencidos do que nunca da ruptura do sistema democrático."

Os protestos e a insatisfação da população ganham força em um ano em que os cidadãos vêm sofrendo com a escassez de alimentos e remédios e com a alta da inflação, em um cenário econômico desastroso.

Mas como a Venezuela, dona de uma das maiores reservas de petróleo do mundo, chegou a essa situação? O portal CNN listou quatro razões que explicam a profunda crise vivida pelo país.

Seis anos de recessão

Segundo previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia venezuelana deve cair 10% este ano, e a recessão deve se manter até, pelo menos, 2019, totalizando seis anos de crise. Enquanto a economia se contrai, o preço dos produtos no país dispara. O FMI acredita que a inflação deve crescer 475% em 2016. Para se ter uma ideia da força inflacionária, há exatos dois anos, um dólar equivalia a 100 bolívares. Hoje, com um dólar é possível comprar 1.262 bolívares, de acordo com o site DolarToday.com, que monitora o câmbio paralelo.

De acordo com a CNN, o excesso de gastos com programas sociais, a má administração pública e a agricultura em ruínas prepararam o terreno para a crise atual.

Petróleo, um motor quebrado

A situação do país se agravou quando os preços do petróleo começaram a cair, em 2014. O país tem as maiores reservas de petróleo do mundo, mas esse é o único motor da economia venezuelana, representando mais de 95% das receitas de exportação. Ou seja, quando não vende o produto, não ganha dinheiro. Há dois anos, os preços do petróleo estavam acima de 100 dólares. Hoje, estão avaliados em 50 dólares o barril, depois de cair a 26 dólares, a mínima registrada neste ano.

Mesmo tendo a maior reserva em suas mãos, o país não soube administrá-la, desperdiçando oportunidades de investir em seus campos de petróleo durante épocas de "vacas gordas". A falta de manutenção de suas instalações petrolíferas resultou no menor nível de produção em treze anos. A petroleira estatal PDVSA, por exemplo, não tem pagado as companhias responsáveis pela extração de petróleo, como a Schlumberger, que, assim como outras companhias, reduziu drasticamente as operações.

Preços estratosféricos e hospitais acabados

A escassez de alimentos no país piorou em 2016. Os venezuelanos ficaram semanas – e, em alguns casos, até meses – sem produtos básicos como leite, ovos, farinha, sabão e papel higiênico. Apesar do colapso da moeda e da queda das receitas de petróleo, o governo Maduro seguiu exercendo um controle rígido dos preços de produtos vendidos em supermercados, obrigando que importadores de alimentos deixassem de importar praticamente tudo para não terem prejuízo.

Na primeira metade do ano, as importações de alimentos caíram quase 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar de recentemente o governo ter deixado de controlar os preços e de a comida ter voltado aos mercados, a maioria dos venezuelanos não consegue arcar com o alto custo dos produtos.

Assim como os alimentos, os remédios também estão escassos. Os hospitais públicos do país estão em ruínas, fazendo com que os pacientes, incluindo bebês, morram devido à falta de cuidados médicos básicos.

Dinheiro em falta

A Venezuela está ficando sem dinheiro muito rapidamente e não tem o suficiente para pagar por muito tempo suas contas. O país tem dívidas que vencem até o fim de 2017 que somam 15 bilhões de dólares. Suas reservas somam apenas 11,8 bilhões de dólares.

A principal esperança e fonte de renda do governo, a PDVSA, tem produzido cada vez menos petróleo e está a bordo de uma grave crise. Atualmente, a maior parte de suas reservas é em ouro. Para quitar suas dívidas, o país está enviando barras de ouro à Suíça.

Os protestos desta quarta-feira mostram que o país está ficando sem tempo, sem dinheiro e sem opções de enfrentar a situação que vive. “Os ânimos estão se aquecendo na Venezuela”, diz Eric Farnsworth, vice-presidente do Conselho para as Américas, entidade americana de promoção do livre comércio. “Todos os indicadores mostram que a situação está se deteriorando rapidamente e que não vai melhorar tão cedo."


Arquivado em:Economia, Mundo

Arquidiocese do Rio desautoriza religiosos que apoiaram Freixo

Posted: 26 Oct 2016 10:07 AM PDT

Em resposta à circulação de um documento intitulado "Católicos/as com Freixo", no qual onze padres e uma religiosa manifestam apoio ao candidato do PSOL à prefeitura, a Arquidiocese do Rio de Janeiro divulgou ontem à noite uma nota afirmando que "não autorizou ninguém a falar em seu nome, nem dos padres, tampouco em nome de movimentos, pastorais, associações e paróquias acerca do atual processo político carioca".

Assinado pelo cardeal arcebispo dom Orani Tempesta e por outros dezessete membros da diocese, o texto não cita o nome de Marcelo Freixo, mas rejeita posições conhecidas do candidato. Afirma que os eleitores católicos não devem "compactuar com posições que entram em confronto com princípios contrários aos valores cristãos, tais como o respeito à vida e a clara oposição ao aborto (…); a tutela e a promoção da família, fundada no matrimônio monogâmico entre pessoas de sexo oposto (…)". Freixo já se mostrou favorável ao abordo e conta com amplo apoio do público LGBT. A nota menciona ainda que o eleitor deve exigir de seu candidato "a recusa radical e absoluta da violência, anarquismo e terrorismo", em referência indireta à ação dos black blocs que Freixo só recentemente condenou.

O documento rechaçado pela cúpula católica do Rio, que amealhou cerca de 600 assinaturas virtuais desde sua divulgação, diz que "a candidatura de Freixo à prefeitura do Rio de Janeiro é a que mais sintoniza com a construção de uma cidade mais justa, fraterna e igualitária". Entre os autores do abaixo-assinado estão párocos de bairros do Centro e da Zona Norte, o diretor do Colégio Salesiano de Rocha Miranda, padre Reginaldo Marinho, e uma religiosa franciscana.


Arquivado em:Eleições 2016, Eleições 2016: Rio de Janeiro, Política

‘Hipster da Federal’ já recebeu propostas para posar nu

Posted: 26 Oct 2016 08:34 AM PDT

A fama de Lucas Valença, o “Hipster da Federal”, já extrapola os 15 minutos profetizados por Andy Warhol e pode se prolongar pelas páginas de um ensaio sensual. “Eu já recebi alguns convites”, disse o policial em entrevista à Rádio Estadão nesta quarta-feira. “Mas, está acontecendo tudo muito rápido e eu não posso tomar decisões impensadas, tenho que analisar com cautela o que será melhor para minha vida. Não posso dizer se vou aceitar ou não, tô pensando mesmo.” Para lidar com o sucesso, o agente disse que já contratou até uma assessoria de imprensa.

Ele, que disse que nem sabia o que era hipster, até ser chamado de um, também falou sobre o momento em que descobriu ter ficado famoso. “Quando tirei meu celular do modo avião, fui olhar no Whatsapp e tinha mais de 300 mensagens da família e dos amigos, dizendo ‘Você tá famoso’. Depois, entrei no Instagram e eu tinha passado de uns 1.000 seguidores para 100 000 seguidores, e a última vez que eu olhei já estava com 260 000.”

Porém, depois de ficar conhecido, surgiram notícias de que ele teria sido afastado da Polícia Federal e que a corporação estava abrindo um processo disciplinar contra ele por conta das entrevistas sem autorização. Lucas nega: “As pessoas disseram que eu estava afastado da polícia, se você considera férias, afastamento… Eu estou de férias, começaram na segunda-feira. Até apareceu por aí que eu fui orientado a tirar férias, mas fui eu quem pedi. Eu pedi uma antecipação pois precisava de um tempo para mim”, explicou.

“Gosto de deixar as coisas acontecerem, eu tô achando legal, maneiro, conheci o Porchat, a Fátima Bernardes, a Antonia Fontenelle. O pessoal que manda mensagem, que fala comigo na rua, é tão gente boa. Eu levo as coisas na boa mesmo, acho ao mesmo tempo engraçado e uma coisa boa”, comentou. E, para quem interessar possa, Valença garantiu que está solteiro.

O policial federal, Lucas ValençaO policial federal, Lucas ValençaO policial federal, Lucas ValençaO policial federal, Lucas ValençaO policial federal, Lucas ValençaO policial federal, Lucas Valença

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Mariano descobre tumor no cérebro após acidente, diz jornal

Posted: 26 Oct 2016 08:09 AM PDT

O cantor Mariano, da dupla Munhoz e Mariano, descobriu um tumor benigno no cérebro graças ao acidente sofrido na semana passada, no quadro Saltibum, do Caldeirão do Huck. O cisto teria estourado com a pancada — Mariano bateu a cabeça em um trampolim e precisou levar 8 pontos no cocuruto — e agora o sertanejo deve fazer exames periódicos para monitorar a região.

Em entrevista ao jornal O Dia, o médico particular do cantor, Ronaldo Gorga, disse que ele desconhecia o tumor. “Ele já tinha esse cisto benigno e não sabia. O cisto se rompeu, mas não era grande o suficiente para causar um problema maior. De tempos em tempos ele vai ter que fazer novos exames.”


Arquivado em:Entretenimento

Juros do cartão de crédito já se aproximam de 500% ao ano

Posted: 26 Oct 2016 08:07 AM PDT

Os juros do cheque especial e do cartão de crédito continuaram a subir em setembro. Segundo dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira, a taxa do cheque especial subiu 3,8 pontos porcentuais entre agosto e setembro, quando chegou a 324,9% ao ano.

Esse é um novo recorde na série histórica do BC, iniciada em julho de 1994. Neste ano, a taxa do cheque especial já subiu 37,9 pontos porcentuais em relação a dezembro de 2015, quando estava em 287% ao ano.

Outra taxa de juros que voltou a registrar recorde foi a do rotativo do cartão de crédito. O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Em setembro, na comparação com agosto, houve alta de 5,3 pontos porcentuais, chegando a 480,3% ao ano, a maior da série iniciada em março de 2011. Neste ano, essa taxa já subiu 48,9 pontos percentuais.

A taxa média das compras parceladas com juros, do parcelamento da fatura do cartão de crédito e dos saques parcelados, subiu 2,5 pontos porcentuais e ficou em 154,7% ao ano.

Essas duas taxas – do cheque especial e do cartão de crédito – são as mais caras na pesquisa do Banco Central e estão bem distantes dos juros médios do crédito para pessoa física (73,3% ao ano, em setembro). A alta em relação a agosto foi de 1,5 ponto porcentual.

A taxa do crédito pessoal subiu 2,8 pontos porcentuais, para 135,1% ao ano. A taxa do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento) ficou estável em relação a agosto, em 29,3% ao ano.

(Com Agência Brasil)

 


Arquivado em:Economia

Futebol moderno nasceu há 153 anos. Sabe como se jogava?

Posted: 26 Oct 2016 08:05 AM PDT

Quem nunca gastou saliva discutindo futebol na mesa de um bar?  Toquinho e Vinicius de Moraes – boêmios e apreciadores assumidos da bola – já demonstraram que esses dois elementos são quase complementares: na canção Regra Três, os compositores farristas transformaram uma conversa de bar em uma metáfora musical amorosa baseada na terceira norma básica do futebol, que se refere à “substituição” (ou “traição”, no caso). É, então, nesse embalo que cabe uma provocação aos leitores: o futebol ambientado em um bar se completa, e não é à toa, afinal, foi justamente na boemia que as regras do esporte mais popular do mundo foram criadas há exatos 153 anos.

Fachada do pub 'Freemasons Arms', no Reino Unido, onde o futebol foi criado em 1836

Fachada do pub ‘Freemasons Arms’, no Reino Unido, onde o futebol foi criado em 1836 (freemasonsarmscoventgarden.co.uk/Divulgação)

No dia 26 de outubro de 1863, em plena segunda-feira, doze marmanjos representantes de escolas públicas e times amadores da Inglaterra se reuniram em Londres, no pub Freemason’s Arms Tavern, e tiveram a primeira reunião que definiria dois marcos para a modalidade: a fundação da federação inglesa, a Football Association (FA), e – mais importante que isso – a criação do regulamento original do futebol moderno.

O futebol já era praticado nas escolas públicas da Inglaterra e “era usado pela elite aristocrática como um símbolo de boa imagem e um esporte disputado entre cavalheiros”, diz o pesquisador do Museu do Futebol, Ademir Takara. Cada escola e instituição jogava como bem queria, não havia regras claras, mas na época algumas correntes serviriam de base para o regulamento original da FA, como as regras da Escola de Cambridge.

Como a forma de jogar era diferente em cada lugar, Takara explica que foi necessário essa mobilização por parte dos representantes das escolas e times ingleses para poderem organizar campeonatos de futebol: “Essa reunião tinha o objetivo de uniformizar as regras para as instituições jogarem entre si e, portanto, fora de seu círculo”.

O livro com as primeiras regras do futebol e a bola utilizada para jogos de futebol da época

O livro com as primeiras regras do futebol e a bola utilizada para jogos de futebol da época (Richard Heathcote - The FA/Getty Images)

Após mais cinco encontros dos representantes, seria publicado em dezembro de 1863 o livreto com as 13 regras básicas e genéricas – hoje são 17 de acordo com a International Board, entidade que atualmente rege as leis. Apesar de muitas das normas terem permanecido, o jogo era bem diferente devido à influência de esportes como o rúgbi, sendo permitido, à princípio, até o uso das mãos. A primeira partida oficial com as novas regras ocorreu no dia 19 de dezembro entre Barnes e Richmond, que empataram em 0 a 0. Mas como era jogado o futebol naquela época? Confira as principais mudanças comparadas às regras atuais:

Goleiro? Para quê?

Nos primeiros anos do enfim regulamentado futebol moderno não havia goleiro simplesmente por que todos os jogadores em campo podiam pegar a bola com as mãos, desde que ela estivesse no ar. Caso isso acontecesse, a partida era paralisada e o jogador que agarrou a bola no alto poderia cobrar uma falta.

Impedimento geral

Nessa época, todos os jogadores que estivessem à frente da linha da bola não poderiam tocá-la, pois estariam em posição de impedimento. Portanto, o passe para trás, assim como no rúgbi, era usado em larga escala.

Pancadaria permitida 

“Não estava claro para os praticantes dos primórdios do futebol o que caracterizaria uma falta”, afirma Ademir Takara. Como o rúgbi foi a principal influência para a modalidade, o contato físico era permitido e até carrinhos, caneladas e pontapés – hoje execráveis – eram artifícios para derrubar o adversário e roubar a bola.

Fez o gol? Troca de lado

Naquela época, a cada gol marcado os times tinham que obrigatoriamente mudar de lado.

Um gol sem travessão

O gol não tinha redes e muito menos um travessão ligado às duas traves, o que se assemelhava ao rúgbi e ao futebol americano, podendo marcar um gol à qualquer altura desde que a bola passasse entre as traves.

Dimensões e marcações do campo

O comprimento máximo de um campo de futebol era bem maior do que o praticado atualmente. Em 1863, permitia-se jogar em um gramado de 200 jardas (cerca de 180 metros), enquanto hoje a International Board estipula uma medida de até 130 jardas (120 metros). No ano da regulamentação, também não havia nenhuma marcação da área, do meio de campo ou dos escanteios, apenas as quatro linhas de fundo.

“Ei, juiz, vai tomar… ops, cadê o juiz?”

No começo do futebol moderno não havia juiz: as questões legais da partida eram definidas pelos líderes de capitães de cada equipe.

A bola

Há indícios, segundo o pesquisador Ademir Takara, de que no começo usavam bexigas de animais como porcos para fazerem a câmara da bola. Mas logo a ideia foi abominada e o látex passou a ser o material do interior do objeto. Para revestir essa parte interna, usava-se o couro. No entanto, na chuva era um problema: o peso poderia dobrar e dificultar a condução da bola.

Vestimenta

Não havia nenhuma restrição nas primeiras regras. “Usava-se roupas de algodão e os ingleses usavam calças como símbolo da aristocracia, pois na época mostrar as pernas era considerado vulgar”, explica Takara. O pesquisador do Museu do Futebol ainda diz que as bandanas eram frequentemente usadas nas partidas por duas possíveis explicações: 1) os panos das bandanas poderiam amortecer o impacto da bola em cabeçadas; 2) as bandanas eram usadas para não sujar o cabelo, outra preocupação dos jogadores da elite. A única ressalva descrita entre as 13 normas básicas do futebol era de que os calçados não poderiam ter pregos ou travas.


Arquivado em:Esporte

Jovem zagueiro brasileiro ganha espaço no Barcelona

Posted: 26 Oct 2016 07:48 AM PDT

O Barcelona vive uma situação dramática em seu sistema defensivo: depois da lesão do espanhol Gerard Piqué, seu reserva imediato, o francês Jeremy Mathieu, também se machucou e deve ficar um mês afastado. A infelicidade dos companheiros, porém, deve abrir uma brecha de ouro a um jovem atleta brasileiro: o zagueiro Marlon Santos, revelado pelo Fluminense, que já deixou o time B do Barça e aparece como possível solução para o técnico Luis Enrique.

O jogador de 21 anos foi titular do Fluminense no ano passado, mas perdeu espaço com a chegada do técnico Levir Culpi. Foi emprestado ao Barcelona B, com cláusula de preferência de compra estipulada em cerca de 5 milhões de euros. Marlon impressionou na equipe e passou a frequentar os treinos da equipe principal, ao lado de Messi, Neymar e companhia. Na última terça-feira, ele fez sua estreia pelo Barcelona "A", em jogo pela final da Supercopa da Catalunha, na qual Luis Enrique escalou reservas e o time perdeu para o Espanyol.

Veja também
Jornal catalão destacou qualidades de Marlon

Jornal catalão destacou qualidades de Marlon (Reprodução)

Marlon teve sua atuação elogiada e, com Piqué e Mathieu fora de ação, deve ser o reserva imediato do argentino Javier Mascherano e do francês Samuel Umiti, únicos zagueiros de origem no elenco no momento.

O brasileiro deve ficar no banco de reservas nas próximas partidas, contra Granada, pela liga espanhola, e Manchester City, pela Liga dos Campeões.

O jornal catalão Sport destaca "a hora de Marlon" e seu “estilo elegante e tipicamente brasileiro". "Marlon é um central de envergadura, fisicamente muito forte e com grande habilidade para os lançamentos longos", ressalta o jornal.


Arquivado em:Esporte

Barraco: representante acusa produtora de calote em Mariah Carey

Posted: 26 Oct 2016 07:37 AM PDT

O mercado de shows brasileiro tem clima de barraco nesta quarta-feira. Depois de Mariah Carey se dizer “devastada” pelo cancelamento de suas apresentações no Brasil, Chile e Argentina, e culpar os produtores pelo prejuízo aos fãs, a promotora Stage Entertainment, responsável pela organização dos shows nacionais, devolveu a responsabilidade para a cantora. Em comunicado emitido por volta do meio-dia desta quarta-feira, a Stage alega ter tomado conhecimento do cancelamento de toda a turnê brasileira pelo Twitter de Mariah Carey. Nesta terça, vale lembrar, a empresa havia anunciado o cancelamento do show que haveria em Curitiba, mas a princípio só este não ocorreria. Como se não bastasse, a Stage teve outro dedo apontado contra ela, e de maneira mais dura. Outra empresa nacional, a Lens Events, que detém os direitos e representa a turnê de Mariah no Brasil, acusa a produtora de ter dado um calote na intérprete de We Belong Together.

“A Lens Events, detentora dos direitos da turnê Sweet Sweet Fantasy para o Brasil em 2016, da cantora Mariah Carey, informa publicamente o cancelamento da agenda da artista no Brasil. A empresa STAGE ENTERTAINMENT, responsável pela produção dos shows e comercialização dos ingressos, quebrou o contrato com a artista ao não cumprir com os PAGAMENTOS previamente acordados, ocasionando dessa forma a cessão do contrato e por consequência a não realização dos shows”, diz comunicado emitido pela Lens Events. “Os clientes que adquiriram ingressos deverão se dirigir aos pontos de compra (ticketeiras e lojas) para que seja feito o reembolso do valor, que é de total responsabilidade dos mesmos.”

A nota da Stage se limita a culpar Mariah por tudo. “Em respeito aos consumidores brasileiros, a Stage Entertainment confirma o cancelamento oficial da turnê da Mariah Carey no Brasil, após tomar conhecimento do fato pelo Twitter da cantora”, diz o texto. “A artista foi contratada através da Lens Events Organização de Eventos Ltda., representante legal da turnê da cantora Mariah Carey no Brasil. A Stage cumpriu com todas as obrigações contratadas. A empresa está tomando as medidas para preservar seus direitos, bem como os direitos de todos os clientes, parceiros, patrocinadores e consumidores. Lamentamos profundamente o ocorrido e informamos aos milhares de fãs que em breve os ingressos serão ressarcidos a todos os consumidores.”

 

 

 

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Partido Pirata ‘antissistema’ pode vencer eleições na Islândia

Posted: 26 Oct 2016 07:26 AM PDT

Democracia direta, transparência de governo, privacidade on-line e descriminalização das drogas são as propostas do partido que pode sair vitorioso na Islândia, nas eleições do próximo sábado. O Partido Pirata, fundado há apenas quatro anos, tem feito sucesso com sua imagem de "antissistema", que procura se afastar das definições de esquerda e direita políticas.

Fundado por ativistas digitais, anarquistas e hackers, o partido ganhou força nos últimos anos após escândalos revelados no Panama Papers. Em abril, o primeiro-ministro Sigmundur Davið Gunnlaugsson renunciou ao cargo depois que documentos vazados revelaram que ele e sua esposa mantinham milhões de dólares em uma offshore. Seu substituto foi obrigado adiantar a data das eleições, que estavam previstas para o próximo ano.

A onda de revolta da população pode gerar mais uma surpresa na política mundial em 2016, marcada pela tendência de quebrar com o tradicional. O partido radical aparece com 22,6% das intenções de voto em uma pesquisa da Universidade da Islândia, logo à frente do Partido da Independência. O resultado pode lhe render entre 18 e 20 cadeiras no Parlamento de 63 membros, longe dos três que conseguiram em 2013.

Veja também

Apesar de prometer uma reviravolta no governo, as propostas do Partido Pirata ainda são vagas. O que garantem é que irão transformar a Islândia em um "paraíso da segurança digital" e que a população estará mais envolvida do que nunca na tomada de decisões do governo. O plano é que os cidadãos possam propor novas leis e, até mesmo, construir nova constituição. Os Piratas também querem oferecer asilo político a Edward Snowden, ex-analista de segurança americano que revelou o alcance da espionagem digital feita pelos Estados Unidos.

Em um país com a economia estabilizada, baseada em pesca e turismo – e completamente recuperada após a crise de 2008 –, existe pouco medo sobre as consequências de ter um partido radical no poder. "As pessoas querem mudanças verdadeiras e entendem que precisamos modificar o sistema e modernizar como fazemos as leis", explica a líder Birgitta Jónsdóttir ao jornal The Guardian.


Arquivado em:Mundo

Cármen Lúcia agenda julgamento que pode complicar Renan

Posted: 26 Oct 2016 07:24 AM PDT

Em meio ao mal-estar com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, agendou para 3 de novembro o julgamento de uma ação que pode vir a complicar a vida do peemedebista. Os dois entraram em rota de colisão após as declarações de Renan contra uma operação de busca e apreensão na sede da Polícia Legislativa no Congresso Nacional na sexta-feira, 21.

O presidente do Senado chamou de “juizeco” o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, que autorizou, na sexta-feira passada, a prisão de quatro policiais legislativos. Na terça-feira, Cármen Lúcia rebateu as críticas de Renan e disse que “onde um juiz for destratado, eu também sou”.

Veja também

No dia 3 de novembro, o plenário do STF analisará uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade, que argumenta que o Presidente da República não pode, no exercício das suas funções, responder a ações penais por crimes comuns. A ação foi ajuizada pelo partido em maio deste ano, quando o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estava na linha sucessória da Presidência da República e já era réu em ação penal perante o STF.

Naquele mês, o STF decidiu por unanimidade suspender o mandato de Cunha e afastá-lo da presidência da Câmara. À época, o ministro Teori Zavascki afirmou que Cunha “não se qualifica” para assumir eventualmente a Presidência da República, por ser réu de ação penal. Renan é alvo de ao menos onze inquéritos que tramitam no STF. No dia 4 de outubro, o ministro do STF Edson Fachin liberou para julgamento uma denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente do Senado.

Na denúncia oferecida ao STF, a PGR considerou que Renan recebeu propina pela construtora Mendes Júnior para apresentar emendas que beneficiariam a empreiteira. Em troca, o peemedebista teria as despesas pessoais da jornalista Monica Veloso, com quem mantinha relacionamento extraconjugal, pagas pela empresa. A data da análise da denúncia pelo plenário do STF também será definida pela ministra Cármen Lúcia, que é responsável por definir a pauta de julgamento de cada sessão. Caso o plenário do STF aceite a denúncia da PGR, Renan Calheiros se tornará réu e responderá a uma ação penal por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Atribuição

Na ação proposta pelo Rede Sustentabilidade, o STF definirá se é viável que parlamentar que responde a processo criminal perante a Corte ocupe cargo que, por especial designação constitucional, lhe confere a atribuição de ser substituto eventual do Presidente da República – caso de Renan Calheiros. Como presidente do Senado, ele está na linha sucessória de Michel Temer depois do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

 

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Anitta ofusca Céu no Prêmio Multishow 2016

Posted: 26 Oct 2016 07:23 AM PDT

Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016Prêmio Multishow 2016

A cantora de MPB Céu foi a grande vencedora do Prêmio Multishow 2016, exibido na noite desta terça-feira. Porém, quem roubou a cena e se tornou o nome mais comentado da premiação foi Anitta, que não economizou no rebolado no palco em um show de quase 8 minutos. Ao longo da apresentação, a moça engatou um medley com uma chuva de hits, entre elas Show das Poderosas, Bang, Sim ou Não e Essa Mina É Louca, com direito a um semi-streaptease.

Anitta também levou para casa dois prêmios, o de Melhor Show e a Melhor Música em parceria com Jota Quest, com Blecaute. Céu conquistou as categorias Melhor Gravação para o disco Tropix, Melhor Direção e Melhor Fotografia pelo clipe Perfume do Invisível, além de Versão do Ano por Chico Buarque Song. Outras duas importantes categorias da noite, de Melhor Cantor e Cantora, ficaram com Luan Santana e Ivete Sangalo.

Veja a apresentação:

Confira abaixo os principais vencedores da cerimônia:

Júri popular

Melhor Cantor: Luan Santana

Melhor Cantora: Ivete Sangalo

Melhor Grupo: Henrique & Juliano

Melhor Show: Anitta

Melhor Música: Blecaute, de Jota Quest part. Anitta

Música Chiclete: Camarote, de Wesley Safadão

Experimente: Simone e Simaria

Melhor Clipe TVZ: Eu, Você, o Mar e Ela, de Luan Santana

 

Categorias Superjúri

Melhor Hit: Playsom, de Baiana System

Versão do Ano: Chico Buarque Song, de Céu

Melhor Clipe: Ai, Como Eu Me Iludo, de O Terno

Música Boa Ao Vivo: Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira, com Baby do Brasil, Teresa Cristina e Pitty

 

Categorias Superjúri Técnicas

Disco – Melhor Gravação: Céu, com Tropix

Clipe – Melhor Direção: Céu, com Perfume do invisível

Clipe – Melhor Fotografia: Céu, com Perfume do invisível


Arquivado em:Entretenimento

Em discurso vazado, Theresa May alertou sobre prejuízos do Brexit

Posted: 26 Oct 2016 07:19 AM PDT

O vazamento de um discurso gravado da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, está provocando nesta quarta-feira uma turbulência na política britânica. O jornal The Guardian teve acesso a um discurso feito por May para banqueiros do Goldman Sachs, em maio, menos de um mês antes do referendo histórico que decidiu pela saída do Reino Unido da UE, o chamado Brexit.

Na época, May era Secretária do Interior e se opôs publicamente ao Brexit, mas foi criticada por não apoiar a permanência do Reino Unido na UE com mais veemência — algo que ela fez somente para o grupo de banqueiros em evento privado. Críticos da primeira-ministra afirmam que ela agiu apenas pensando em sua carreira política em detrimento da população britânica.

Leia também
Em vídeo, garotinha dá bronca em primeira-ministra britânica
Premiê britânica quer acelerar processo de Brexit

Theresa May, a "nova Dama de Ferro" do Reino Unido

Na gravação, a política que viria a ser a premiê disse para a plateia de banqueiros que acreditava que o Reino Unido havia "colhido benefícios significativos” por ser parte do mercado único europeu, de 500 milhões de pessoas, e não poderia abrir mão disso. Ela alertou ainda que empresas poderiam sair do Reino Unido se os britânicos não fizessem mais parte do bloco de 28 nações.


Arquivado em:Mundo

Carlos Alberto Torres é sepultado no Rio de Janeiro

Posted: 26 Oct 2016 07:18 AM PDT

O corpo de Carlos Alberto Torres, o capitão do tricampeonato mundial da seleção brasileira, foi sepultado no fim da manhã desta quarta-feira, no Cemitério do Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O Hino Nacional e aplausos de familiares, personalidades do esporte e torcedores anônimos serviram como última homenagem ao ex-jogador que marcou época com as camisas do Santos, do Fluminense e da seleção brasileira, entre outras.

Entre os presentes estavam dirigentes da CBF, como o coronel Antônio Carlos Nunes e o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) – o presidente Marco Polo Del Nero não compareceu. Técnico do Brasil na conquista do tetra da Copa do Mundo, Carlos Alberto Parreira também compareceu e demonstrava abatimento.

RIO DE JANEIRO, RJ - 26.10.2016: ENTERRO DE CARLOS ALBERTO TORRES EM IRAJÁ - Carlos Alberto Parreira no Enterro de Carlos Alberto Torres, no Cemitério de Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro. (Foto: Luiz Souza /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 1220113

Carlos Alberto Parreira compareceu ao sepultamento do amigo ‘capita’ (Luiz Souza /Fotoarena/Folhapress)

O velório na sede da CBF terminou por volta das 9h30 desta quarta. O caixão com o corpo do ex-jogador, que morreu vítima de um enfarto fulminante na manhã de terça-feira, foi colocado num caminhão do Corpo de Bombeiros e trasladado, com o auxílio de batedores, para o cemitério do Irajá. O percurso durou cerca de uma hora e passou por vias movimentadas do Rio.

Pela sede da CBF, passaram Tite, Roberto Dinamite e Mauro Galvão. No cemitério, Paulo César Caju, companheiro de Carlos Alberto Torres na conquista do tri no México, fazia companhia ao filho do Capita, Alexandre Torres.

Último jogador a erguer o troféu de campeão do mundo pelo Brasil, o também ex-lateral direito Cafu foi um dos que estiveram no velório de Carlos Alberto Torres. “É um dia muito triste para o futebol mundial. Ele é um ídolo e uma das maiores referências”, disse Cafu. Ele lembrou ainda o gesto de Carlos Alberto de beijar a taça Jules Rimet após o título conquistado no México. “Foi nosso maior capitão.”

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Inadimplência em setembro foi a maior já registrada, diz BC

Posted: 26 Oct 2016 06:59 AM PDT

A inadimplência no mercado de crédito brasileiro em setembro foi de de 5,9%, informou o Banco Central nesta quarta-feira. Esse é o maior patamar da série histórica do BC, iniciada em março de 2011, empatando com o do mês anterior. A autoridade monetária revisou os dados sobre a inadimplência de agosto, que passou de 5,7% para 5,9%.

Apesar da estabilidade, o alto patamar da inadimplência reflete a dificuldade de pagamento no país em meio à forte recessão econômica, com deterioração do mercado de trabalho e em um ambiente de empréstimos cada vez mais caros. Em setembro, os juros médios no segmento de recursos livre – que conta com taxas livremente definidas pelas instituições financeiras – seguiram em alta, a 53,4% ao ano, novo recorde histórico. Em agosto, a taxa era de 52,9% ao ano, em dado revisado pelo BC nesta quarta.

A elevação ocorreu apesar de a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, não ter sofrido alteração em setembro. A primeira mudança nos juros básicos desde julho de 2015 foi decidida pelo BC na semana passada, com a taxa caindo 0,25 ponto porcentual, a 14% ao ano.

Já o spread bancário, indicador que representa a diferença entre o custo de captação e a taxa efetivamente cobrada pelos bancos ao consumidor final, avançou a 41,2 pontos porcentuais em setembro no segmento de recursos livres. O nível revisado de agosto ficou em 40,6 pontos em agosto.

O estoque total de crédito no país, que também inclui os recursos direcionados, caiu 0,2% em setembro em relação ao mês anterior, a 3,11 trilhões de reais, ou 50,8% do Produto Interno Bruto (PIB). Em doze meses, houve queda no estoque de 1,7%. Já no acumulado de janeiro a setembro, o saldo total recuou 3,4%.

No último mês, o BC disse que sua previsão era de uma queda de 2% no mercado de crédito no país neste ano, pior resultado – e o primeiro negativo – na série histórica para saldos, iniciada em março de 2007. A expectativa anterior era de crescimento de 1%.

 (Com Reuters)


Arquivado em:Economia

Apresentadora é ‘apedrejada’ por defender restaurante sem criança

Posted: 26 Oct 2016 06:57 AM PDT

Raiza Costa é apresentadora da Dulce Delight, webserie culinária do GShow, o portal de entretenimento da Globo, e do programa Rainha da Cocada, no GNT, mas acaba de se meter numa saia-justa como aquelas de outro programa da TV paga. Bastou ela dizer, em uma publicação no Facebook, que é a favor de um restaurante vetar o acesso de crianças — que, segundo ela, atrapalhariam a noite romântica de um casal que esteja justamente escapando dos filhos — para receber um pancadão de críticas. O comentário foi feito na noite desta terça-feira e pegou tão mal entre os seguidores de Raiza que ela o apagou na manhã desta quarta.

Veja também

“Gente, tanto rebuliço porque um restaurante no Brasil fez o que muitos restaurantes franceses fazem há séculos: proibiu entrada de crianças menores que 14 anos”, escreveu no Facebook, sem dar o nome do estabelecimento. “Pensa só nos pais que pagam uma babá pra finalmente saírem pra namorar tranquilões e, chegando lá, são obrigados a aturar o choro do filho alheio. Não acho que deveria ser regra mas não vejo nada demais alguns estabelecimentos proporcionarem momentos românticos sem incluir show de break dance esperneando no chão regado à berros de ‘eu quero batata frita!’.”

A posição de Raiza suscitou comentários agressivos. “Aturar o choro do filho alheio? E todos vocês que pensam desse jeito! Nasceram adultos por acaso? Preferem o cachorro?”, disse uma usuária, sem comentário salpicado de palavrões, retirados aqui. “Raiza, obviamente você não tem filhos, não vive no Brasil e não deve ter amigas com filhos aqui. Uma pena uma pessoa tão talentosa fazer um comentário assim infeliz”, escreveu outra, mais contida.

Restaurantes fechados para criança não são uma novidade. Há unidades assim em várias partes do mundo, como Estados Unidos e Austrália.

 

 

 


Arquivado em:Entretenimento

O cinema ajuda o Enem

Posted: 26 Oct 2016 06:40 AM PDT

Faltando tão pouco tempo para o Enem, o que era para aprender já foi aprendido e o tempo agora dever ser usado principalmente para rever e sedimentar conteúdo. Os especialistas recomendam que os estudantes troquem as apostilas por uma programação mais leve, buscando um jeito divertido de revisar a matéria e tranquilizar a mente. Em história, uma boa saída envolve pipoca é sofá: há uma série de filmes interessantes sobre um dos assuntos mais abordados nas provas, as duas grandes guerras mundiais.

A lista a seguir recomenda dez obras, entre elas clássicos como Glória Feita de Sangue, de Stanley Kubrick, considerado pelos críticos a o melhor filme guerra de todos os tempos. Eles estão disponíveis em plataformas de download.

I Guerra Mundial

. Nada de Novo no Front (1930)
. Glória Feita de Sangue (1957)
. Lawrence da Arábia (1962)
. Lendas da Paixão (1994 )
. Eterno Amor (2004)
. Os Campos Voltarão (2014)

II Guerra Mundial

. O Dia D (D-Day the Sixth of June, 1956)
. Tora! Tora! Tora! (1970)
. A Lista de Schindler (1993)
. Cinzas de Guerra (2001)
. A Queda! – As Últimas Horas de Hitler (2004)
. Luz Branca, Chuva Negra: A Destruição de Hiroshima e Nagasaki (2007)


Arquivado em:Educação

Líderes do PSDB apoiam ministro da Justiça

Posted: 26 Oct 2016 06:15 AM PDT

Os líderes do PSDB deram na última terça-feira apoio ao ministro da Justiça, Alexandre Moraes, que tem sido alvo de críticas feitas pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e de outros parlamentares após a ação da Polícia Federal que na sexta-feira prendeu quatro policiais legislativos do Senado. Os servidores foram presos sob a suspeita de tentarem embaraçar as investigações da Operação Lava Jato.

Moraes é ligado ao governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin, de quem foi secretário de Segurança Pública no Estado, e conta com o apoio de parte dos integrantes das bancadas do partido na Câmara e no Senado. Apesar do respaldo oficial, tucanos criticaram a ação da Polícia Federal no Senado. “Achei a operação agressiva. Podiam ter dialogado e teriam o mesmo resultado. Acho desnecessário tensionar. Eu não me intimido”, afirmou o senador José Aníbal.

Em caráter reservado, outros líderes tucanos mostram insatisfação com o estilo de Moraes. Parlamentares do PSDB dizem que ele deveria ser mais discreto e evitar declarações polêmicas.

LEIA TAMBÉM:
Renan acusa 'métodos fascistas' da PF e diz que vai ao STF
Gleisi admite: pediu à Polícia Legislativa para fazer varredura

Após anunciar que vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a operação da PF, subordinada a Moraes, Renan Calheiros chamou o ministro da Justiça de “chefete de polícia” e reclamou que ele não tem se portado como um ministro de Estado, no máximo como um ministro circunstancial de governo.

Rodrigo Maia, por sua vez, disse ontem que o ministro errou ao comentar a atuação da Polícia Legislativa do Senado quando discutiu o mérito da operação.

‘Polícia Judiciária’

O discurso dos tucanos desde a ação da PF – avalizado pelo presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG) – é o de que Moraes tem cumprido o seu papel previsto legalmente e não poderia deixar de atender a uma ordem judicial que determinara a ação no Senado. A ordem, entretanto, não é polemizar com os comentários críticos principalmente de Renan.

“Há um erro de concepção supor que a Polícia Federal agiu sob o comando do ministro. Ela agiu sob a ordem do juiz federal uma vez que ela é polícia judiciária”, defendeu o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que rebateu as críticas sobre a fala de Moraes no dia da operação de que os policiais legislativos extrapolaram suas funções. “Tenho outra visão do ministro da Justiça. É competente e foi um excelente secretário de Segurança Pública em São Paulo e está cumprindo o seu papel”, completou.

LEIA TAMBÉM:
PF prende Palocci em etapa que investiga favorecimento a Lula

“Nossa solidariedade o ministro teve e continua tendo” reforçou o líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC). A orientação é manter o apoio a Moraes, sem se envolver em polêmicas públicas para não agravar a crise. Ainda não está prevista, entretanto, uma reunião de desagravo ao ministro como a que ocorreu no gabinete do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) na semana passada, antes da ação da PF no Senado.

Moraes já vinha sendo alvo de críticas, entre elas a de ter supostamente antecipado uma das fases da Lava Jato que prendeu o ex-ministro Antonio Palocci.

Alguns tucanos enxergaram que as declarações do presidente do Senado foram entendidas como um pedido velado pela saída do ministro da Justiça. Renan nega que queira derrubá-lo, mas fez críticas ao ministro em uma sucessão de conversas que tem tido com o presidente Michel Temer desde a ação.

Na Câmara, a ordem dos tucanos é não entrar no embate entre o Senado e o governo, ou seja, não permitir com que o assunto continue. Moraes não é visto como ministro da cota da bancada e sim como uma figura ligada ao governador de São Paulo e que tem a confiança pessoal do presidente Temer.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Termina a evacuação da ‘selva’ de Calais, maior favela da Europa

Posted: 26 Oct 2016 06:11 AM PDT

Depois de pouco mais de dois dias, terminou a operação de desmantelamento do acampamento de imigrantes de Calais, no norte da França, que abrigava cerca de 8.000 pessoas. A informação é da governadora do departamento de Pas-de-Calais, Fabienne Buccio. “Missão cumprida, o desalojamento terminou. Não tem mais ninguém no campo”, disse.

O governo francês irá trabalhar agora na desmontagem das barracas e na retirada do lixo e entulho para inibir que o local volte a ser ocupado. Antes de completar a evacuação, bombeiros e agentes humanitários tiveram de apagar dezenas de incêndios em abrigos e pequenas tendas iniciados por imigrantes e refugiados. Steve Barbet, porta-voz da prefeitura, disse nesta quarta-feira que um imigrante ficou levemente ferido e foi levado ao hospital de Calais.

Leia também
De cidade turística à favela de imigrantes: Calais quer recuperar seu esplendor
França inicia transferência de refugiados do campo de Calais

Nos últimos anos, imigrantes em fuga das guerras e da pobreza fora da Europa se concentraram em Calais, o principal porto de entrada para o Reino Unido a partir da França, na esperança de começar vidas novas fazendo a curta travessia marítima. O campo, conhecido como “a selva” pelas condições precárias de vida, era o maior abrigo temporário de imigrantes e refugiados, e também a maior favela na Europa ocidental.

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo