USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Notícias

Notícias


Maia: Previdência fica para 2017, e PEC do Teto ‘basta passar’

Posted: 24 Oct 2016 10:04 AM PDT

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira que a reforma da Previdência deve ser votada apenas em fevereiro de 2017. Segundo o deputado, a discussão do projeto deve começar ainda este ano, com a formação de uma comissão especial. “Vai ser um debate duro. A base e o governo vão ter que estar muito preparados para a comunicação, para explicar para o cidadão o porquê da reforma”, afirmou.

A previsão do Palácio do Planalto é enviar o texto ao Congresso apenas na segunda semana de novembro. De acordo com uma fonte que acompanha as discussões, Temer deve receber as centrais sindicais, confederações de empresários e as lideranças no Congresso apenas depois do segundo turno das eleições municipais. E apenas depois disso a reforma será encaminhada ao Congresso.

PEC do Teto

Sobre a proposta de emenda à constituição que limita o gasto público, a PEC do Teto, Maia defendeu que o importante é ter pelo menos 308 votos e vencer a votação em segundo turno. O discurso é diferente daquele pregado inicialmente pelo governo, que pretendia ter a maior votação possível.

“O importante para o governo é ganhar. O importante para a base é ter 308 votos. Tudo que vier acima disso é muito bom, muito bem-vindo. A gente espera ter um resultado tão bom quanto no primeiro turno, mas o importante é a vitória para que a matéria possa ir ao Senado”, afirmou Maia ao sair de um evento em São Paulo.

O governo teve 366 votos no primeiro turno, com quase trinta traições. Inicialmente, a intenção era recuperar parte desses votos para o segundo turno, com o presidente Michel Temer chamando deputados da base que votaram “não” para “discutir a relação”.

No entanto, a prisão do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, na semana passada, atrapalhou os planos. O Planalto admite que parte da base ainda fiel a Cunha –uma parte pequena, mas que ainda existe– pode retaliar o governo por achar que Temer não fez o suficiente para ajudar o ex-deputado.

Outra parte, segundo fontes do Palácio do Planalto, pode simplesmente querer se manter distante de Brasília em um momento conturbado. Por isso, Temer passou os últimos dias, desde sua chegada da viagem à Índia e ao Japão, conversando com parlamentares para tentar garantir o quórum alto na terça-feira.

Esta noite, o presidente irá a um coquetel na casa de Maia, chamado para tentar garantir o quórum para a votação de terça. Falando a jornalistas, o presidente da Câmara procurou minimizar a influência da prisão de Cunha sobre o humor na Câmara. “Acho que não vai impactar. Claro que é um momento triste. Ninguém fica feliz que um ex-deputado, um ex-presidente da Câmara, tenha sido preso. Mas acho que não trará influência nas votações. Não tenho dúvida que o ambiente na Câmara é positivo”, disse.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia

Conheça o bebê que nasceu duas vezes

Posted: 24 Oct 2016 10:00 AM PDT

LynLee Boemer  é uma menina com uma história muito especial. Com quase cinco meses de idade, ela ‘nasceu’ duas vezes para sobreviver. Quando ainda estava na barriga de sua mãe, LynLee foi diagnosticada com um teratoma sacrococcígeo, tumor que poderia causar a sua morte. Com apenas 23 semanas de gestação ela ‘nasceu’ pela primeira vez durante uma cirurgia para a retirada do tumor. Graças ao esforço e disciplina de sua mãe, o restante da gravidez transcorreu normalmente e, no dia 6 de junho, com 36 semanas, LynLee veio ao mundo pela segunda vez. 

Diagnóstico

Segundo informações da rede americana CNN, Margaret Boemer, mãe de LynLee, descobriu o problema da filha em uma consulta de rotina realizada com 16 semanas de gestação. “Foi muito chocante e assustador, porque não sabia o que a longa palavra [teratoma sacrococcígeo] significava ou qual diagnóstico traria.”, contou em uma entrevista publicada pelo Hospital Infantil do Texas, nos Estados Unidos.

Infelizmente, essa não foi a primeira má notícia da terceira gravidez de Margaret. Originalmente, ela estava grávida de gêmeos, mas perdeu um dos bebês antes do segundo trimestre

O teratoma sacrococcígeo é um tumor que se desenvolve no feto e cresce a partir de cóccix do bebê. Mais comum em meninas do que meninos, esse tumor ocorre em um em cada 35.000 nascimentos. “Esse é o tumor mais comum que vemos em um recém-nascido. Mesmo sendo o mais comum, ainda é muito raro. Alguns desses tumores podem ser muito bem tolerados, de modo que pode ser retirado após o nascimento. Mas em cerca de metade dos casos eles causam problemas de circulação no bebê. Em alguns casos, o coração não consegue se manter e o bebê morre.”,  explicou Darrell Cass, co-diretor do centro fetal do hospital.

Com 23 semanas de gestação, os médicos disseram que o tumor de LynLee estava crescendo muito e precisando de cada vez mais sangue. Nesse período, o bebê também precisa de muito sangue para se desenvolver e tudo se torna uma ‘competição’, que, neste caso, a menina estava perdendo.

As únicas alternativas eram a interrupção da gravidez ou uma cirurgia fetal que tinha grande chance de não ser bem sucedida devido à gravidade do caso.  “LynLee não tinha muita chance. Em 23 semanas, o tumor estava desligando seu coração e fazendo-a entrar em insuficiência cardíaca, por isso foi uma escolha entre de permitir que o tumor tomasse conta de seu corpo ou dar-lhe uma chance de vida. Foi uma decisão fácil para nós: quisemos dar a sua vida. Tipo de um milagre.”, disse Margaret. 

‘Primeiro nascimento’

A cirurgia foi realizada às 23 semanas e cinco dias de gestação. Nessa altura, o tumor já estava quase maior do que o feto. O procedimento teve cinco horas de duração e LynLee  chegou a ficar alguns segundos para fora do útero. “A parte do feto nós fizemos muito rapidamente. Foram apenas 20 minutos mais ou menos. O restante do tempo nós gastamos na abertura do útero. Nós não queríamos que a saúde da mãe fosse colocada em risco.”, disse Cass.

Durante a cirurgia, o coração de LynLee chegou a uma taxa de batimentos incrivelmente baixa. “Ele praticamente parou”, disse Cass. Ele credita a sobrevivência do bebê à rápida ação do especialista cardíaco membro da equipe, que conseguiu administrar a medicação certa e a quantidade de líquido necessária para a transfusão, permitindo que os cirurgiões continuassem seu trabalho.

A equipe cirúrgica conseguiu remover a maior parte do tumor e no final da operação colocaram o bebê de volta na barriga da mãe e fecharam o útero. “É uma espécie de milagre conseguir abrir o útero assim, selá-lo de volta e tudo funcionar.”, disse Cass.

Margaret teve que ficar de repouso o resto da gravidez. Apesar da dor, ela juntou forças e aguentou mais 12 semanas para que se completassem as 36 semanas de uma gestação ‘normal’ e Lynlee pudesse nascer pela segunda vez através de uma cesárea realizada no dia 6 de junho.

Assim que nasceu, a menina foi levada para a unidade de terapia intensiva neonatal para uma avaliação. Após o exame , ela foi considerada saudável e transferida para o berçário. Mas ainda havia mais prova a ser superada. Na primeira cirurgia os médicos não conseguiram remover todo o tumor, então, aos oito dias de idade, LynLee passou por outra operação para 
a remoção dos pedaços restantes. Após algumas semanas na UTI neonatal ela finalmente foi para casa com a família.

“Foi muito difícil, mas valeu a pena cada dor.”, afirma a mãe.


Arquivado em:Saúde

Diminui vantagem de Roberto Cláudio em Fortaleza, diz Datafolha

Posted: 24 Oct 2016 09:57 AM PDT

O Datafolha divulgou no último sábado novos números para a disputa do segundo turno em Fortaleza (CE). Encomendado pelo jornal O Povo, o levantamento mostra que o prefeito Roberto Cláudio (PDT) continua à frente do deputado estadual Capitão Wagner (PR), mas com uma vantagem menor que no Datafolha anterior. Cláudio tem 56% das intenções de voto válido, contra 44% de Wagner. Há duas semanas, o prefeito tinha 59% e o deputado estadual 41%. Apenas os votos válidos, excluindo-se brancos e nulos, são considerados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração dos votos nas eleições. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando as intenções de voto totais, Roberto Cláudio tem 45% da preferência ante 36% de Capitão Wagner, com 12% de brancos e nulos e 8% de eleitores que não sabem ou não responderam. No Datafolha anterior, o pedetista tinha 48% das intenções de voto totais e o candidato do PR tinha 34%.

Leia também:
Donos da Grendene doam R$ 1 milhão a Roberto Cláudio
Apoio a Roberto Cláudio em Fortaleza divide o PT

O Datafolha ouviu 864 eleitores de Fortaleza entre os dias 20 e 21 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, considerando a margem de erro, essa é a probabilidade de o resultado retratar a realidade. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o protocolo CE-08669/2016.


Arquivado em:Eleições 2016, Eleições 2016: Fortaleza

Vítima de estupro coletivo será incluída em proteção a testemunha

Posted: 24 Oct 2016 09:56 AM PDT

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou nesta segunda-feira ter identificado cinco suspeitos de participar do  estupro coletivo de uma mulher de 34 anos em São Gonçalo. Outros dois adolescentes já haviam sido apreendidos em flagrante no dia do crime. A vendedora estava em um bar na favela onde vive, na madrugada de 17 de outubro, quando foi abordada pelos suspeitos. O crime foi flagrado por policiais militares que faziam uma operação contra o tráfico de drogas no local.

A delegada Débora Rodrigues, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de São Gonçalo, vai encaminhar hoje ofício à Secretaria de Direitos Humanos para incluir a vítima em um programa de proteção.

A vítima foi conduzida à delegacia ao lado dos seus agressores e voltou a ser molestada no carro da PM. Na delegacia, o agente escreveu termos vulgares ao registrar a ocorrência, como “só gritou quando empurraram um galho de árvore na sua b…”. Dois adolescentes foram apreendidos pelo crime. Era o quarto ataque sexual que a mulher sofria do mesmo grupo. No caminho para a delegacia, um dos menores detidos alisou a perna da vítima e a ameaçou: “Fica tranquilinha, vai dar tudo certo”.

O caso foi revelado pelo jornal Extra. A vendedora de 34 anos estava em um bar com um amigo, no bairro Lagoinha quando quatro jovens ligados ao tráfico da região a arrastaram para o banheiro do local. De lá, ela foi levada para uma rua deserta e com pouca iluminação, onde passou a ser estuprada pelo grupo. Um carro do 7º Batalhão da PM (São Gonçalo) passou pelo local, a encontrou nua e a socorreu. Os dois adolescentes foram detidos e os demais suspeitos conseguiram fugir. A vítima informou que cerca de dez homens participaram da agressão.

No registro de ocorrência, o policial escreveu expressões como “b… triplo”, “fizeram anal e vaginal”, “não usaram camisinha, no pelo”, e ainda “que a declarante só gritou quando empurraram um galho de árvore na sua b…”. “Não é fácil. Durante o depoimento, fiquei muito desconcertada. Tinha acabado de acontecer tudo aquilo comigo. Estava sentindo dor e ainda muito abalada. Depois, fui para casa e me senti muito abandonada”, disse a vendedora, em entrevista ao Extra.

A polícia abriu inquérito e tenta localizar os outros criminosos. A Chefia de Polícia Civil determinou a redistribuição do inquérito policial à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de São Gonçalo. O caso segue em sigilo e está sendo acompanhado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos. A mulher está na casa de amigos.

“A Polícia Civil destaca que, diante de eventual descumprimento do protocolo de atendimento e da conduta do policial civil veiculada pela imprensa, o delegado titular da 74ª Delegacia de Polícia instaurou procedimento para apurar a ocorrência de infração disciplinar”, informou a Polícia Civil, em nota.


Arquivado em:Brasil

A foto que Crivella esconde há 26 anos

Posted: 24 Oct 2016 09:37 AM PDT

O olhar é sereno. Só o cenho franzido denota alguma tensão. A camisa, alinhada, parece ter saído do cabide naquele instante. A placa pendurada no pescoço indica uma data (18 de janeiro de 1990), uma delegacia (a 9ª DP, do bairro do Catete, no Rio). O auto de identificação, ou AI, no jargão policial, tem o número 000342. As duas fotos, de frente e de perfil, fazem parte da história de vida de Marcelo Crivella, bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, senador da República pelo PRB e líder nas pesquisas para a prefeitura do Rio — ele disputa o segundo turno, no próximo domingo, 30, com Marcelo Freixo, do PSOL.

Na foto, Crivella tinha 32 anos. O registro policial, nas palavras do próprio candidato, é "um espinho na minha carne", referência a uma expressão proferida pelo apóstolo Paulo no Novo Testamento. É natural que ninguém fique alardeando uma nódoa no passado, sobretudo quando se tem ambições políticas. O que não é natural é que as fotos da prisão de Crivella tenham ficado desaparecidas durante 26 anos. Elas não constavam nos arquivos da Polícia Civil, onde são guardados os conteúdos de qualquer investigação. VEJA teve acesso às fotos com uma pessoa que as guardou por décadas. O inquérito sobre o caso foi cedido à revista pelo próprio Crivella, ao longo de uma entrevista de três horas.

O jovem Crivella fichado era pastor iniciante de um templo da Igreja Universal em São Paulo e estava de passagem pelo Rio quando recorreu à força para resolver uma questão muito terrena da igreja — a posse de uma propriedade. Com isso, foi parar na delegacia e passou o dia preso em uma cela do Catete. VEJA reconstituiu os fatos daquele dia e, sobretudo, o mais importante: o sumiço das fotos e do inquérito policial no qual Crivella é personagem central.

A ACUSAÇÃO - O vigia Nilton Linhares morava em um terreno da Universal e não quis sair quando solicitado. Segundo relato do advogado de Linhares, na manhã daquela quarta-feira Crivella arrombou a porta da casa com um pé de cabra. Estava acompanhado de seguranças armados,

A ACUSAÇÃO – O vigia Nilton Linhares morava em um terreno da Universal e não quis sair quando solicitado. Segundo relato do advogado de Linhares, na manhã daquela quarta-feira Crivella arrombou a porta da casa com um pé de cabra. Estava acompanhado de seguranças armados, "ameaçando toda a família". Ouvido, o senador confirma que esteve lá, sim. "Mas não toquei nas pessoas", diz

Em casos normais, o número de identificação que aparece nas fotos – o AI 000342 — deveria corresponder ao número do inquérito ou da ocorrência policial. No caso de Crivella, tudo estava trocado. Nem o número da foto era igual ao do inquérito, nem o número do inquérito era igual ao da ocorrência policial. VEJA conseguiu rastrear todo o material, ainda que com números distintos, mas encontrou outro exotismo: a ficha policial de Crivella só voltou aos arquivos oficiais há seis meses, na forma de uma discreta anotação em um cadastro estadual de acesso restrito. Nenhuma fonte ouvida por VEJA sabe explicar por que o registro ficou inexistente durante 25 anos e meio. Confrontado com as fotos apresentadas por VEJA, Crivella contou sua versão.

A DEFESA - A polícia foi chamada e deu voz de prisão a Crivella. Ele passou o dia na cadeia, foi solto e convocado a voltar no dia seguinte. No retorno, passou mais quatro horas isolado em uma sala

A DEFESA – A polícia foi chamada e deu voz de prisão a Crivella. Ele passou o dia na cadeia, foi solto e convocado a voltar no dia seguinte. No retorno, passou mais quatro horas isolado em uma sala "fechada e sem ar condicionado". Ali, segundo a advogada da Universal, Maria do Socorro Costa, "foi humilhado, taxado (sic) de 'pastor ladrão' e fotografado". A igreja ameaçou processar o delegado

Em seu apartamento, na Barra da Tijuca, Crivella localizou uma caixa e dela tirou o inquérito 023/1990 (esse é o número mágico que ninguém tinha) e o calhamaço de 117 páginas amarelado pelo tempo. Crivella tinha, ainda, até os negativos das duas fotos feitas na delegacia, cuidadosamente recortados do filme usado no dia. Contou que o inquérito foi arquivado um ano mais tarde. Por essa ocasião, esteve na delegacia e recebeu graciosamente o material das mãos do delegado João Kepler Fontenelle, já falecido. Por que o delegado teve esse gesto de oceânica bondade? Crivella diz que a Igreja Universal ameaçava processar o delegado pela forma como conduzira o caso. Daí o agrado a Crivella. "Ele me disse: 'Vou te dar as fotos. Vou tirar isso daqui. Fiz para te constranger, mas estou arrependido' ", recorda-se o senador. Repassar os negativos seria a garantia de que as fotos comprometedoras — e o próprio inquérito — nunca mais veriam a luz do dia. O plano deu certo até VEJA ter acesso a cópia das fotos.

O sumiço de documentos oficiais contra um senador da República, ou quem quer que seja, é um péssimo sinal. Revela uma proteção ilegal e uma inclinação à manipulação que não correspondem ao que se espera de homens públicos. Compreende-se que Crivella não se empenhe em divulgar as fotos de sua prisão, mas mantê-las em sua casa, subtraídas dos arquivos e do escrutínio público, não é uma postura republicana e, caso seja investigado, pode vir a ser enquadrado em crime de subtração de documentos.

O caso, em si, é de menor gravidade. Tudo começou em 1986, quando a Igreja Universal comprou um punhado de imóveis no bairro de Laranjeiras e pôs tudo abaixo. Parte do espaço de 840 metros quadrados foi alugada para a instalação de um estacionamento. Outra parte, situada na Rua Senador Corrêa, foi reservada para a construção de um templo da Universal. Enquanto a obra não começava, Nilton Linhares, 29 anos, largou a função de motorista profissional e virou vigia do local, onde ergueu um casebre com material cedido pela própria igreja e se instalou com a família. Quando a Universal quis o terreno de volta, Linhares reivindicou direito de posse e se recusou a sair. Foi aí que Crivella entrou em ação para reaver a propriedade.

Na semana passada, durante a conversa presenciada pela mulher, Sylvia Jane, 58 anos, o senador relatou a VEJA os eventos daquela semana de janeiro de 1990. "Estava revoltado. Acordei de manhã, peguei os caminhões que a gente tinha e fui para lá. Arrebentei aquela cerca. Entrei lá dentro. Comecei a tirar as coisas dos caras e botei em cima do caminhão. Mas não toquei nas pessoas", disse. "Tinha uns dez homens comigo." No inquérito 023/1990, os fatos narrados pelo advogado de Linhares são diferentes. Diz o depoimento que Crivella esteve duas vezes no local. Na terça 16, tentou cortar o acesso ao terreno colocando obstáculos, que foram retirados. Na quarta, chegou violento. Arrombou o portão com um pé de cabra e, acompanhado de seguranças armados de revólver, ameaçou a esposa e as duas filhas de Linhares (morto há quinze anos). Crivella nega. Acionada, a polícia levou o pastor para a delegacia, onde passou o dia preso. À noite, saiu com a condição de voltar no dia seguinte. Voltou, foi fotografado e passou mais quatro horas detido. Consta do inquérito uma petição de sua advogada dizendo que, na ocasião, ele teria sido "humilhado e taxado (sic) de pastor ladrão". Uma vez arquivado, o inquérito sumiu. O constrangedor é que sumiços fazem parte da história de vida do hoje senador.

Um livro que Crivella escreveu em 1999, contendo insultos pesados a outras religiões e a homossexuais, não aparece mais no catálogo da editora (veja o quadro ao lado). O CD em que o bispo-cantor gravou, em 1998, Um Chute na Heresia, música que faz alusão ao ato de agressão de outro pastor a uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, não se encontra na loja eletrônica que vende sua obra musical. Na semana passada, o site de VEJA revelou que a Universal entrou na Justiça para que o Google retire da internet vídeos de denúncias feitas pelo ex-­bispo Alfredo Paulo Filho. Em um deles, Crivella e sua mulher são acusados de receber recursos não declarados para a construção da Fazenda Nova Canaã, projeto social do senador na Bahia. Cerca de 50 000 dólares teriam viajado da África do Sul para o Brasil e sido entregues a Sylvia. O candidato negou as acusações. Fiéis do Brasil todo processaram Alfredo Paulo. Admitir a prisão de 1990 e sair de cima do inquérito é uma tentativa de admitir os erros e evitar barulho demasiado.

Compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.


Arquivado em:Brasil, Política

Moro, sobre 10 Medidas: Congresso deve mostrar de que lado está

Posted: 24 Oct 2016 09:31 AM PDT

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da operação Lava Jato em Curitiba, defendeu as 10 Medidas Contra à a Corrupção e cobrou do Congresso Nacional uma posição sobre de que lado estão os parlamentares no que diz respeito ao combate à corrupção. “Em outras palavras e sem querer ser maniqueísta, ou coisa que o valha, é o Congresso demonstrar de que lado ele se encontra nessa equação”, cravou o juiz sobre a necessidade de aprovação das 10 Medidas, durante encontro regional realizado na Assembleia Legislativa do Paraná.

Além dele, participam do encontro os procuradores Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, e Roberson Pozzobon, da força-tarefa de Curitiba.

 

Alçado a símbolo do combate à corrupção no país, Moro parabenizou a iniciativa o Ministério Público Federal e pontuou a necessidade do Congresso Nacional atuar no sentido de aprovar leis que melhorem o quadro de combate a esse tipo de crime. Segundo ele, atualmente, essas medidas tem saído mais do próprio Judiciário do que do poder Legislativo.

Moro citou o caso da proibição de doações empresariais nas eleições e aprovação da prisão após 2ª instância. As duas decisões partiram do Supremo Tribunal Federal. “O que ainda os falta é uma reação mais incisiva por parte demais instituições e o campo próprio para essas discussões e reformas é o Congresso Nacional”, afirmou Moro. Para o juiz, a aprovação das 10 Medidas Contra à Corrupção será uma sinalização importante por parte do Congresso Nacional. “As pessoas precisam ter fé nas instituições democráticas e, diante de um contexto dessa espécie, o que é natural esperar é uma atuação legislativa no sentido de aprovar medidas que nos auxiliem a superar esse quadro de corrupção sistêmica”, explicou o juiz da 13ª Vara Criminal de Curitiba.

Após cobrar os parlamentares, o juiz afirmou estar otimista sobre a aprovação das medidas e disse ser possível haver modificações, como a subtração da proposta sobre validação de provas ilícitas – que tem causado intenso debate entre juristas. Para Moro, essa é uma das medidas que pode ser retirada da proposta de lei, mas outras como criminalização do caixa dois, reforma no sistema de prescrição e nulidade são a cerne do projeto e, por esse motivos, precisam ser aprovadas.

Theodore Roosevelt

Para encerrar sua fala de cerca de 30 minutos, o juiz analisou o caso da operação Mãos Limpas, na Itália, que após um início de avanços contra a corrupção teve seu futuro comprometido pela reação da classe política. “Os órgãos legislativos não só não acompanharam as ações das Justiça, mas também atuaram contra”, explicou Moro.

Sobre os EUA, Moro elencou as ações do presidente Theodore Roosevelt de incentivo ao Departamento de Justiça para tomar ações contra funcionários corruptos no início do século XX. Segundo o juiz, à época, pela primeira vez na história senadores norte-americanos foram condenados por corrupção.

Ao fim de sua exposição, Moro citou Roosevelt: “Não existe crime mais sério que a corrupção, outras ofensas violam uma lei, enquanto a corrupção ataca a fundação de todas as leis.(…) Não menos grave é a ofensa do pagador de propina, ele é pior que o ladrão, porque o ladrão rouba o individuo, enquanto o agente corrupto saqueia uma cidade inteira ou estado. (…) Os beneficiários e os pagadores de propina possuem uma malévola proeminência na infâmia. A exposição e a punição da corrupção pública são uma honra para uma nação e não uma desgraça.A vergonha reside na tolerância, não na correção. Nenhuma cidade ou estado, muito menos a nação, pode ser ofendida pela aplicação da lei.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

O talento de Kim Kardashian: ‘Minha conta bancária’

Posted: 24 Oct 2016 09:24 AM PDT

Mais uma vez, a socialite Kim Kardashian foi questionada sobre qual talento a teria levado ao estrelato — já que, convenhamos, é difícil identificar uma, digamos, genialidade na estrela do reality show Keeping up with the Kardashians. Durante um quadro voltado para as mídias sociais do programa 60 Minutes, da emissora CBS, a esposa de Kanye West respondeu a pergunta sem cerimônia — e sem finesse. “Apenas cheque minha conta bancária.” Não só: Kim se defendeu afirmando que o seu sucesso não seria possível sem as redes sociais, e que transformar a si mesma em um império, uma marca, requer algum tipo de talento.

No programa, Kim também afirmou ter talento para aguentar a falta de privacidade e o constante assédio por parte dos fãs. No entanto, a entrevista foi gravada antes da socialite ser assaltada, quando lhe foram roubados cerca de 10 milhões de dólares após homens armados apontarem uma arma para a sua cabeça e amarrarem suas mãos no quarto de hotel que estava em Paris, em 3 de outubro. Talvez ela hoje pense diferente sobre o exibicionismo na internet.


Arquivado em:Entretenimento

PF indicia Palocci, Odebrecht e mais quatro por corrupção

Posted: 24 Oct 2016 09:19 AM PDT

A Polícia Federal indiciou o ex-ministro Antonio Palocci por corrupção passiva. Palocci foi preso na Operação Omertà, na 35ª fase da Lava Jato, em 26 de setembro. Além dele, foram indiciados seu ex-assessor Branislav Kontic, o casal de marqueteiros do PT João Santana e Mônica Moura, o empreiteiro Marcelo Odebrecht, e Juscelino Dourado, ligado ao ex-ministro da Fazenda.

Leia também:
PT tinha 'conta-corrente' com a Odebrecht, diz PF
Moro decreta bloqueio de até R$ 128 mi de Palocci e investigados

As investigações da força-tarefa da Lava Jato apontam que, entre 2008 e o final de 2013, foram pagos mais de 128 milhões de reais ao PT e seus agentes, incluindo o ex-ministro. A Polícia Federal diz que o apelido “italiano”, presenta na planilha do Setor de Operações Estruturadas, a área secreta de propinas da empreiteira, é uma referência a Palocci.

João Santana foi o marqueteiro das campanhas presidenciais de Lula (2006) e Dilma (2010 e 2014). Ele e a mulher, Mônica Moura, foram presos na Lava Jato. À Justiça, confessaram ter recebido valores da campanha de Dilma por meio de caixa dois em contas no exterior.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Reféns de piratas somalis ‘comeram ratos’ para sobreviver

Posted: 24 Oct 2016 09:19 AM PDT

Vinte e seis marinheiros asiáticos foram libertados no último sábado após serem mantidos prisioneiros por mais de quatro anos por piratas em uma vila na Somália. Segundo um dos marinheiros, o grupo de reféns sobreviveu todo o tempo se alimentando de ratos.

O marinheiro filipino Arnel Balbero contou à emissora britânica BBC que durante os quatro anos em que foi mantido como refém, toda a tripulação recebia apenas pequenas quantidades de água. Segundo ele, todos se sentiam como "mortos vivos".  "Nós comíamos ratos. Sim, nos cozinhávamos eles na floresta", disse. "Nós comíamos qualquer coisa. Quando você sente fome, você come."

O grupo de marinheiros foi apreendido por piratas somalis perto das Ilhas Seychelles, no Oceano indico, em março de 2012, quando ataques de piratas eram comuns na área. Entre a tripulação estavam homens da China, Filipinas, Camboja, Indonésia, Vietnã e Taiwan, que foram libertados e entregues a autoridades na cidade somali de Galkayo na manhã de sábado.

Inicialmente, 29 pessoas foram feitas reféns. Uma delas morreu durante o ataque somali ao navio dos pescadores e “duas sucumbiram a doenças” no cativeiro, segundo um comunicado divulgado pela ONG Oceanos sem Pirataria, que negociou a libertação do grupo. A tripulação agora deve ser enviada de volta para seus países de origem.

Segundo a agência de notícias somali Shabelle, os reféns foram libertados após o pagamento de um resgate. A quantia exata não foi divulgada, mas os piratas haviam exigido 3 milhões de dólares (9,3 milhões de reais) das autoridades governamentais.


Arquivado em:Mundo

Sharapova é excluída do ranking e brasileira sai do top 200

Posted: 24 Oct 2016 07:24 AM PDT

O nome de Maria Sharapova não aparece mais no ranking mundial da WTA (Associação de Tênis para Mulheres, na sigla em inglês). Suspensa há nove meses pelo uso de doping, a tenista perdeu os últimos pontos que defendia na temporada e por isso não consta mais na lista, atualizada na manhã desta segunda-feira.

A ex-número 1 do mundo foi flagrada pelo uso da substância Meldonium durante o Aberto da Austrália, em janeiro. Suspensa, perdeu todos os pontos que defendia desde 2015 – nas últimas 52 semanas, disputou a final da Fed Cup, em novembro, que não conta pontos para o ranking, e o Masters da WTA, que começou nesta semana.

Veja também

Como havia sido semifinalista do Masters de 2015, Sharapova ainda mantinha 690 pontos no ranking mundial até a semana passada. Por isso, nunca saiu do top 100 – desde julho, variava do 91º a 96º lugares. Agora, teve seus pontos zerados.

A suspensão de Sharapova termina em 25 de abril do ano que vem e, como não terá ranking, a russa precisará de convites dos organizadores para entrar em torneios. O apelo midiático da russa, porém, deve fazer com que isso não seja um problema.

Teliana – A brasileira Teliana Pereira também não para de cair. Depois de chegar a ser a 43.ª do ranking mundial, ela apareceu nesta segunda-feira no 201.º lugar, deixando o Top 200 depois de mais de quatro anos.

A queda no ranking é consequência de uma temporada desastrosa. Desde que avançou da primeira rodada de Roland Garros e caiu para Serena Williams na segunda fase, a brasileira disputou nove torneios e só ganhou um jogo, sobre a atual 411.ª do mundo, num torneio de baixo nível técnico na França.

Hoje, a melhor brasileira do ranking mundial é Paula Gonçalves, no 163º lugar. Além de Teliana, outra Top 300 do Brasil é Bia Haddad Maia, em 274.º lugar. A alemã Angelique Kerber segue no topo da WTA:

Ranking atualizado da WTA – outubro de 2016:

1º – Angelique Kerber (ALE), 8.000 pontos

2º – Serena Williams (EUA), 7.050

3º – Agnieszka Radwanska (POL), 4.975

4º – Simona Halep (ROM), 4.728

5º – Karolina Pliskova (RCH), 4.100

6º – Garbiñe Muguruza (ESP), 3.736

7º – Madison Keys (EUA), 3.637

8º – Dominika Cibulkova (ESQ), 3.625

9º – Svetlana Kuznetsova (RUS), 3.490

10º – Johanna Konta (GBR), 3.455


Arquivado em:Esporte

Guns N’ Roses supera Stones com turnê mais revendida na AL

Posted: 24 Oct 2016 07:01 AM PDT

Os veteranos do Guns N'Roses, que voltaram às estradas com sua formação clássica, conquistaram o posto de turnê mais revendida do ano na América Latina, em 2016, no site de repasse de ingressos Ticketbis. Os americanos superaram os Rolling Stones, que até setembro eram os mais bem-sucedidos do ano, segundo levantamento da empresa. O número de shows das duas bandas na América Latina, neste ano, foi o mesmo, 14.

O giro batizado de Not In This Lifetime chega ao Brasil no dia 8 de novembro, em Porto Alegre. Depois, o Guns passa por São Paulo (dias 11 e 12/11), Rio de Janeiro (15/11), Curitiba (17/11) e Brasília (20/11).

De acordo com a análise, a venda de ingressos do Guns N'Roses na América Latina supera dos Rolling Stones por 10%, do Coldplay por 29%, e do Aerosmith por 51%. O preço médio do ingresso nos países latinos é de 730 reais. O mais caro da turnê foi adquirido em São Paulo, por 2.921 reais.

O levantamento não indica os motivos pelos quais as pessoas resolveram revender seus ingressos — se por mera desistência ou outros.

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Hillary abre 12 pontos de vantagem sobre Trump em nova pesquisa

Posted: 24 Oct 2016 06:54 AM PDT

Uma pesquisa divulgada pela rede ABC News nesse domingo mostrou a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, com 50% das intenções de voto, contra 38% do republicando Donald Trump. O levantamento anterior da própria ABC, feito após o segundo debate entre os adversários, mostrava uma vantagem de quatro pontos para Hillary, que cresceu depois da terceira e última disputa.

A pesquisa da ABC revelou também que 59% dos prováveis eleitores rejeitam a afirmação de Trump de que há uma manipulação no pleito para favorecer Hillary, argumento que o magnata usou com frequência nas últimas semanas. De acordo o levantamento, 65% dos entrevistados disseram ainda que desaprovaram a recusa do republicano em aceitar o resultado das urnas caso saia derrotado.

No domingo, o presidente do Partido Republicano, Reince Priebus, minimizou as declarações de Trump sobre manipulação, afirmando que o partido será “razoável” para avaliar os resultados do pleito, marcado para o dia 8 de novembro. “Perder por uma centena de votos é uma coisa”, disse Priebus, em entrevista à emissora CBS. “Perder por 100.000 é diferente. Acho que podemos ser razoáveis sobre esta questão.”

Eric, filho de Donald Trump, adotou um discurso semelhante ao de Priebus. “Olha, se for um resultado justo, ele com certeza vai aceitá-lo. Não há dúvida sobre isso”, afirmou em entrevista. Os comentários do candidato têm sido duramente criticados tanto por democratas quanto por republicanos, que os classificaram como irresponsáveis e perigosos. Alguns funcionários do partido alertam que a afirmação do magnata pode diminuir o número de eleitores.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

Samsung oferece upgrade para clientes do Note 7 na Coreia do Sul

Posted: 24 Oct 2016 06:46 AM PDT

A Samsung informou nesta segunda-feira que está oferecendo um programa de upgrade para clientes do Galaxy Note 7 na Coreia do Sul que trocaram o dispositivo pelo modelo Galaxy S7, na mais recente tentativa de segurar clientes. Em comunicado, a Samsung disse que os clientes que trocaram seu Note 7 para qualquer versão do Galaxy S7 podem trocar para smartphones Galaxy S8 ou Note 8, que serão lançados no próximo ano através de um programa de upgrade.

A maior fabricante de smartphones do mundo cancelou permanentemente as vendas do Note 7 devido a relatos seguidos de incêndios. A Samsung, além de oferecer reembolso ou troca para um smartphone Galaxy S7, já ofereceu incentivos financeiros no valor de 100.000 wons (276 reais) para clientes afetados na Coreia do Sul.

Usuários no programa de atualização terão que pagar apenas metade do preço de um dispositivo Galaxy S7, ao invés do valor total, antes de trocar para o S8 ou Note 8, disse a Samsung. Ao oferecer o Note 8, a Samsung indiretamente reforçou declarações anteriores de que a série Note não será descontinuada.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia, Tecnologia

Advogados de Cunha entram com pedido de habeas-corpus

Posted: 24 Oct 2016 06:35 AM PDT

Os advogados do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na última quarta-feira, entraram com um pedido de habeas-corpus na manhã desta segunda-feira com o objetivo de retirá-lo da prisão. O HC está com o desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), e não há previsão ou prazo para decisão.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados já havia classificado sua prisão como “absurda” afirmando que o pedido usava argumentos de uma ação cautelar extinta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Por meio de nota, Cunha afirmou que “a referida ação cautelar do Supremo, que pedia minha prisão preventiva, foi extinta e o juiz, nos fundamentos da decretação de prisão, utiliza os fundamentos dessa ação cautelar, bem como de fatos atinentes a outros inquéritos que não estão sob sua jurisdição, não sendo ele juiz competente para deliberar”.

LEIA TAMBÉM:
Dinheiro de propina pagou casamento da filha de Cunha, diz MP
Companhias de ônibus pagaram R$ 3,8 mi a empresas de Cunha
Cláudia Cruz visita Eduardo Cunha na carceragem da PF em Curitiba

A ordem de prisão preventiva do Eduardo Cunha foi expedida pelo juiz federal Sergio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato em Curitiba. Acompanhado do advogado, Cunha foi preso no bairro da Asa Sul, região central de Brasília, perto da casa em que vive na capital federal.

A prisão preventiva do ex-parlamentar leva em conta investigações que revelam a existência de contas secretas na Suíça e informações de que o empresário Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira pagou propina ao ex-deputado que levaram o empresário a ter benefícios em um contrato de aquisição na exploração de um campo de petróleo no Benin, na África.


Arquivado em:Política

Polícia autua 31 corintianos por confusão no Maracanã

Posted: 24 Oct 2016 06:23 AM PDT

O confronto entre torcedores do Corinthians e policiais militares no jogo entre o time paulista e o Flamengo neste domingo, no Maracanã, terminou com 31 alvinegros autuados, informou a Polícia Civil do Rio de Janeiro, em nota, na manhã desta segunda-feira. No domingo, o Corinthians criticou o procedimento dos policiais, que mantiveram os torcedores no estádio por cerca de duas horas e meia.

A polícia informou que 64 torcedores foram levados à delegacia. Vinte e dois foram liberados, 31 foram autuados por "promover tumulto em eventos esportivos", cuja pena máxima é de dois anos de prisão, e outros 11 assinarão Termo Circunstanciado e serão liberados. A nota não cita a ação dos policiais após o duelo.

Veja também

Assim que a partida terminou, com empate em 2 a 2, todos os homens corintianos foram mantidos no estádio (mulheres e crianças foram liberadas) e obrigados a tirarem as camisas – a PM queria procurar tatuagens e, assim, facilitar a identificação dos brigões.

“É inaceitável que uma briga aconteça dentro do estádio entre alguns torcedores e a Polícia e a mesma não tenha capacidade de prender em flagrante os envolvidos, fazendo com que todos os outros corinthianos que lá estejam sejam agredidos como cidadãos”, reclamou o Corinthians em comunicado oficial.

O major Silvio Luiz, do Grupamento Especial do Policiamento em Estádios (Gepe) negou a versão de alguns torcedores, que disseram ter sido agredidos em salas do Maracanã durante a triagem. “Negativo. Não tem nenhuma sala ali em cima. A gente foi tirando da arquibancada e levando para a área de circulação e ficaram sentados aguardando para serem encaminhados ao Juizado Especial Criminal ou serem liberados”, disse.

Para o major, houve excesso por parte dos torcedores corintianos, a quem classificou de “gangue”. "Vieram para se digladiar. Trocamos e-mail, buscamos liberar os materiais solicitados, escoltamos a torcida. Colocamos os torcedores dentro do estádio em segurança. Por isso, acredito que houve excesso”, disse.

Abaixo, a nota divulgada pela polícia nesta segunda-feira:

“De acordo com informações da Central de Garantias (CG-Norte), no final da noite deste domingo, dia 23 de outubro, policiais militares conduziram, ao total, 64 pessoas à unidade, após um tumulto ocorrido no Maracanã, por ocasião de um jogo de futebol. O Delegado plantonista apreciou a ocorrência e, com base nas provas reunidas, autuou em flagrante 31 pessoas pelos crimes de lesão corporal, dano qualificado, resistência qualificada, promover tumulto em eventos esportivos e associação criminosa. Tais pessoas serão apresentadas à Justiça para audiência de custódia. Onze pessoas foram autuadas pelo crime de promover tumulto em eventos esportivos, cuja pena máxima é de dois anos e, por isso, lavrado termo circunstanciado de ocorrência. E os demais conduzidos, após consulta em sistema policial, foram liberados”

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Dólar tem a segunda maior queda no ano desde o Plano Real

Posted: 24 Oct 2016 06:09 AM PDT

O dólar teve a segunda maior desvalorização frente ao real num ano desde o início do Plano Real. Os dados são da empresa especializada na análise de dados Economatica, que calculou uma baixa no preço da moeda americana de 19,09% desde janeiro até o último dia 21. Nesse intervalo, a cotação passou de 3,9048 reais para 3,1593 reais. O levantamento considera o preço de venda calculado pela taxa Ptax, e a maior baixa no período foi em 2009 (-25,49%) — ano seguinte à quebra do banco americano Lehman Brother, que desencadeou uma crise mundial.

O Plano Real entrou em vigor em fevereiro de 1994.  Desde 1995, a moeda americana se valorizou frente ao real em todos anos, no período de janeiro a outubro, segundo a Economatica. A desvalorização no Brasil em 2016 foi a maior entre as principais economias da América Latina, seguida pela Colômbia, com queda de -6,84% frente ao peso colombiano. A maior alta no ano ocorreu na Argentina, com alta de 15,83% em relação ao peso argentino.

O valor do euro no país também tem queda frente ao real, de -19,18%, a terceira maior desde 1995, segundo a empresa. O Ibovespa subiu 47,26% no período.


Arquivado em:Economia

França inicia transferência de refugiados do campo de Calais

Posted: 24 Oct 2016 06:08 AM PDT

A França começou a retirar os imigrantes do vasto campo de refugiados conhecido como "Selva" de Calais, nesta segunda-feira, em preparação para o fechamento e demolição do local, marcada para iniciar amanhã. Centenas dos migrantes formaram filas com suas bagagens do lado de fora de um hangar, para serem reassentados em 450 centros de recepção de todo o país.

Os primeiros ônibus partiram menos de uma hora depois de funcionários da imigração iniciarem a operação e autoridades preveem que cerca de 2.500 imigrantes, em sessenta ônibus, irão deixar o local no primeiro dia. A "selva de Calais" é lar de pelo menos 7.000 imigrantes fugindo da guerra e da pobreza, especialmente do Afeganistão, Sudão e Eritreia.

Durante a noite de ontem, pequenos grupos de imigrantes incendiaram blocos de banheiros e atiraram pedras em forças de segurança para protestar contra os planos de desmantelamento do campo. O porta-voz do Ministério do Interior francês, Pierre-Henry Brandet, disse que as autoridades não precisaram usar a força na manhã de segunda e que o processo está ocorrendo com segurança. De acordo com o jornal The Guardian, alguns migrantes estão sob estresse por falta de informações sobre seu destino.

"Espero que isso funcione. Estou sozinho e tenho que estudar", disse Amadou Diallo, da Guiné, nação do oeste africano. “Não importa onde eu vou parar, realmente não ligo”, afirmou. Segundo o Guardian, os migrantes são questionados sobre qual região da França preferem ir e, assim, alocados em ônibus de acordo com a disponibilidade de vagas. Ao chegarem, passarão por exames médicos e decidirão se querem pedir asilo, caso ainda não tenham iniciado o processo.

Calais

O porto de Calais é o ponto mais próximo entre o Reino Unido e a Europa continental. Por esta razão, há mais de 15 anos o local se tornou uma concentração de refugiados que tentam chegar ao país através da França.

Com base em leis da União Europeia, o Reino Unido barra a maior parte dos imigrantes, já que a regra os obriga a pedir asilo na primeira nação europeia em que puserem os pés. Depois de um acordo com o governo britânico, o país começou a aceitar, na semana passada, parte das 1.300 crianças desacompanhadas que viviam em Calais.

(Com Reuters)


Arquivado em:Mundo

Anvisa proíbe venda de quatro tipos de geleia da Áurea Alimentos

Posted: 24 Oct 2016 06:04 AM PDT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de lotes de quatro tipos de geleia fabricados pela Áurea Alimentos, de Santa Catarina, devido à presença de “substância que oferece risco à saúde humana acima do limite de tolerância”.

Segundo a resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, a empresa deverá recolher todo o estoque de produtos dos lotes reprovados do mercado. No entanto, a agência não especificou o tipo de substância encontrada nos lotes.

 

Veja abaixo os produtos proibidos pela Anvisa:
Geleia de morango (lote não identificado) – Fabricado em 01/12/2015 – Válido até 01/12/2016
Geleia de uva (lote 17:00) – Fabricado em 13/04/2016 – Válido até 13/04/2017
Geleia de goiaba (lote 05:32) – Fabricado em 10/02/2016 – Válido até 10/12/2017
Geleia de goiaba (lote 12:31) – Fabricado em 13/04/2016 – Válido até 13/04/2017


Arquivado em:Saúde

Vídeo mostra queda de avião em Malta; cinco morreram

Posted: 24 Oct 2016 05:59 AM PDT

Um avião de pequeno caiu nesta sexta-feira logo após a decolagem no aeroporto internacional de Malta matando os cinco tripulantes a bordo, confirmou o governo local. O voo estava indo em direção à costa da Líbia para monitorar o as rotas do tráfico de imigrantes e refugiados para o governo da França. Todos os mortos eram franceses.

O avião mudou sua trajetória, embicou e caiu logo após a decolagem. Um vídeo amador registrou o momento do acidente. Até o momento, não há informações sobre as causas que motivaram a queda. Autoridades de Malta e da França irão investigar o acidente.

Vídeo: Avião de pequeno porte cai e explode

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

PF deflagra operação contra compra de votos

Posted: 24 Oct 2016 05:49 AM PDT

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a Operação Pão e Circo contra compra de votos e captação ilegal de eleitoral na cidade de Serranópolis, em Goiás. Em nota, a PF informa que as investigações apontam para a existência de um esquema que usava doação de cestas básicas, combustíveis, pagamento de contas de água e energia para ‘fidelizar eleitores’.

O esquema mirava em eleitores de determinados candidatos no primeiro turno, realizado no dia 2 de outubro. Segundo a PF, a ação do grupo configura compra de votos.”Restou evidenciado também o uso indevido de CPFs de eleitores em prestações de contas eleitorais”. Serranópolis fica a cerca de 370 quilômetros de Goiânia.

LEIA TAMBÉM:
PF prende quatro policiais legislativos no Congresso
Servidor delatou uso ilegal da Polícia do Senado contra Lava Jato

São cumpridas 11 ordens judiciais expedidas pela 18ª Zona Eleitoral de Jataí, em Goiás – dois mandados de prisão preventiva e nove de condução coercitiva. Os investigados foram indiciados pela prática de captação ilegal de sufrágio (compra de votos) e falsidade ideológica eleitoral, previstos nos artigos 299 e 350 da Lei 4.737/65 do Código Eleitoral.

O nome da Operação, segundo a PF, faz alusão à política denominada Pão e Circo – manipulação de massas – que foi uma expressão utilizada pelo poeta romano Juvenal em ‘Sátira’, como forma de ilustrar o controle do povo pelos imperadores romanos através do fornecimento do pão (distribuição de trigo) e do circo (espetáculos).

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política