USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 23 de outubro de 2016

Notícias

Notícias


Odebrecht teria construído Itaquerão como presente para Lula

Posted: 23 Oct 2016 08:58 AM PDT

O envolvimento do estádio do Corinthians com a construtora Odebrecht, responsável pela obra, acaba de ganhar novo capítulo polêmico neste domingo. A empresa, alvo da Operação Lava Jato da Polícia Federal devido a esquemas de corrupção, teria construído a Arena em Itaquera para presentear Lula, ex-presidente da república, em espécie de agradecimento ao apoio dado pelo governante para a empreiteira durante seus mandatos.

A denúncia publicada na Folha de São Paulo deste domingo, parte justamente de um representante da empresa: Emílio Odebrecht, patriarca e presidente do conselho de administração do grupo, que revelou a informação devido a delação premiada feita pela empresa com as autoridades.

A partir de 2003, ano em que Lula iniciou seu primeiro mandato presidencial, a Odebrecht viu seu faturamento aumentar de maneira considerável: do período, até 2015, o crescimento da receita do grupo foi de 17,3 bilhões de reais para 132 bilhões de reais.

A obra do estádio corintiano, que foi realizada entre 2011 e 2014, foi conduzida por Emílio, Lula e o presidente alvinegro à época do início da construção, Andrés Sanchez. O custo total para colocar a Arena de pé chegou a 1,2 bilhão de reais. O BNDES e títulos da Prefeitura de São Paulo ajudaram a financiar o projeto.

Marcelo Odebrecht, filho de Emílio e herdeiro da empreiteira, acabou preso em decorrência da Operação Lava Jato, em março deste ano. Foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão, por corrupção, lavagem de dinheiro e fazer parte de organização criminosa.

Desde então, a empresa resolveu fazer um acordo com o Ministério Público e assinar a delação premiada para colaborar com o trabalho das autoridades, com Emílio sendo um dos principais delatores para a Justiça, devido a relação próxima com o Governo Federal nos anos de amplo crescimento do grupo.

(Com Gazeta Press)


Arquivado em:Brasil, Esporte

Ceni está se preparando para treinar o São Paulo, diz presidente

Posted: 23 Oct 2016 08:16 AM PDT

Depois de duas vitórias que praticamente livram o São Paulo do risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e até colocam o G6 como meta a partir de agora no clube, Ricardo Gomes conseguiu amenizar a pressão sobre o seu cargo e ter um pouco mais de paz e tranquilidade para seguir seu trabalho. Mesmo assim, a sombra de Rogério Ceni parece que vai seguir rondando o atual técnico do Tricolor, principalmente quando o próprio presidente são-paulino admite que o ex-goleiro será dono da posição em breve. O jogador se aposentou oficialmente em 2015.

“Ele (Rogério Ceni) certamente será técnico do São Paulo um dia, porque colocou isso na cabeça. Ele é um obstinado. Isso vai acabar acontecendo. Ele está se preparando para isso”, avisou Carlos Augusto de Barros e Silva, sem negar nem confirmar que o “sonho” de boa parte da torcida já seja realizado em 2017. Por enquanto, Leco prefere respaldar Ricardo Gomes.

“É o que nós pretendemos (que fique até o fim do ano). Claro que qualquer fato na vida depende do andamento das coisas, mas hoje ele é o nosso técnico e nós queremos que ele continue sim”, explicou, dando motivos para que o prestígio do atual comandante da equipe seja mantido.

“Por reconhecer nele qualidades pessoais extraordinárias e indiscutíveis, e qualidades profissionais, como técnico e que conhece o futebol. A passagem dele estará marcada por exemplo por algumas figuras na equipe de cima, que já estão aprovadas pela nossa torcida e certamente vao virar grande jogadores no cenário nacional e internacional”, projetou.

Depois da vitória sobre a Ponte Preta, neste sábado, Ricardo Gomes foi abordado sobre essa ‘sombra’ de Rogério Ceni e não se mostrou incomodado. “Falam muitos nomes quando a situação é essa, mas o (nome) dele é diferente. A história do Rogério vocês conhece bem. Isso é normal, se o time está com dificuldade. Mas esse seria por meritocracia, pela história no São Paulo”, minimizou o ex-zagueiro.

(Com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

Quinze sinais de que você está sendo mal pago

Posted: 23 Oct 2016 07:51 AM PDT

Num momento de crise econômica e aumento de desemprego, a primeira preocupação natural é de como se manter empregado. Mas é possível que estar com a carteira assinada não signifique uma situação vantajosa. Confira, a seguir, quinze sinais que indicam um salário abaixo do que seria correto, segundo levantamento do site Business Insider:

Um trabalho similar em sua empresa oferece pagamento maior

“Se existem muitas vagas na sua empresa, e a descrição das funções lembrar muito as suas, com salários maiores, este é um dos sinais mais óbvios”, diz Lynn Taylor, especialista em ambiente de trabalho e autora do livro Tame Your Terrible Office Tirant: How to Manage Childish Boss Behavior and Thrive in Your Job (Domine seu Terrível Tirano do Escritório: Como Gerenciar Comportamento Infantil de Chefe e Prosperar no Trabalho, em tradução livre do inglês)

As vendas da empresa cresceram bastante, mas seu salário quase não mudou

Esse tipo de informação é publicada em companhias de capital aberto, mas em empresas de capital fechado, pode ser difícil de conseguir por causa de sua importância estratégica. Ainda assim, é possível ter uma noção da situação devido ao contato com esse tipo de dados no dia a dia, como em reuniões de resultados. “Se você tem a informação que sua companhia cresceu 20% em um ano, mas seu salário não acompanhou esse aumento, você terá um argumento mais forte na hora de negociar”, diz Taylor.

Uma pesquisa no mercado indica que você é mal-remunerado

Existem sites especializados em estimar médias salariais de acordo com itens como tipo de profissão, tempo de experiência, formação, local e porte de empresa. “Você deveria estar no topo dos salários para a sua condição”, diz Michal Kerr, consultor de negócios e autor do livro The Humor Advantage (A Vantagem do Humor, em tradução livre).

O salário do seu primeiro emprego estava abaixo do padrão do mercado e não subiu muito desde então

É possível que você tenha aceitado o salário à época sabendo que estava abaixo do padrão do mercado porque estava precisando muito do emprego. Se ele não mudou até agora, pode ser um sinal de má remuneração.

Seu pagamento é menor que o de colegas com nível de formação e experiência similares

Falar sobre o quanto se recebe é pouco usual no Brasil, como também em outros lugares. Mas é possível que o assunto surja em rodas de conversa informais em encontros profissionais, como eventos corporativos. “Se essa discussão fizer seu queixo cair, então é bem possível que você esteja sendo mal pago”, diz Kerr.

O nível de responsabilidade aumentou, mas o salário não

“Se seu chefe fica fazendo você acumular funções, fazer trabalho extra e, especialmente, dando mais responsabilidades sem nenhum aumento de compensações nem mesmo alguma conversa sobre isso, pode ser um sinal”, diz Kerr. Outro indicativo é a progressão de cargo que não é acompanhada pelo salário.

Você está em uma área especializada cuja demanda está baixa

Existem áreas que têm sido indicadas por especialistas como em ascensão, como especialistas em logística e analistas de Big Data, por exemplo, o que indica uma propensão a salários maiores. Mas áreas que estão em baixa, por motivos como alta oferta de profissionais e baixa demanda, ou que estejam substituídas por automação, tendem a pagar menos. “Avalie onde o seu campo de especialização se encaixa no mercado de trabalho”, aconselha Kerr.

Todo mundo ao seu redor, exceto você, parece estar ganhando bônus

Se os colegas comentam sobre bônus anuais, ou de performance, mas você não os recebe, esse pode ser um bom indício para ser investigado com mais cuidado, ainda mais se você julga que mereceria ganhá-los também.

Seu pensamento é “eu estou feliz por estar apenas empregado”

Para Lynn, muitos gerentes conseguem perceber se você se considera feliz na condição atual, e assim não vão se empenhar por tentar melhorar essa situação, como com um aumento.

Você não teve avaliação de performance ou aumento em mais de um ano

Segundo Lynn, se o período destinado à sua avaliação de desempenho já passou e você não foi analisado, ou se foi, mas não houve um aumento, pode ser um sinal de remuneração baixa.

Você tem um pressentimento sobre estar nessa situação

“Se você se sente inclinado a fazer horários de almoço bem longos, roubar ocasionalmente suprimentos de escritório ou buscar vantagem em outras coisas pequenas no seu ambiente de trabalho porque sente que ‘merece’ isso, mesmo num nível subconsciente, pode ser um sinal óbvio que você se sente mal pago”, diz Kerr.

Sua empresa tem alta taxa de rotatividade de emprego

Para Kerr, se existe uma substituição constante de profissionais, mesmo com a empresa tendo um ambiente de trabalho positivo, pode ser sinal que os salários pagos nela estão abaixo dos valores de mercado.

Você nunca negocia seu pagamento

Uma pesquisa do site americano Salary.com, que compara rendimentos, indica que o impacto da falta de negociação pode atingir até 1 milhão de dólares ao longo de toda a carreira profissional.

Seu chefe é evasivo quando você quer discutir sua carreira

Se você tem a sensação de que seu chefe evita falar sobre o desenvolvimento da sua carreira, é possível que ele esteja relutante por achar que a conversa possa rumar para sua remuneração. “Isso não é o tipo de coisa que você deveria querer empurrar para debaixo do tapete, mesmo se o seu chefe quiser fazê-lo”, diz Lynn.

Os aumentos no seu salário são pouco expressivos

Aumentos sucessivos na casa de 1% a 3% são outro alerta. Lynn avalia que dependendo do setor, tipo de empresa, ramo de negócio e, particularmente, se você estiver na faixa inferior de remuneração, isso pode ser outro sinal de má remuneração.


Arquivado em:Economia

Estudantes têm até o final do dia para fazer simulado do Enem

Posted: 23 Oct 2016 07:14 AM PDT

Termina hoje (23) o prazo para que os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) testem os conhecimentos no simulado nacional da plataforma Hora do Enem. Este é o quarto e último simulado que ocorre antes das provas, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro.

Veja também

A plataforma Hora do Enem pode ser acessada por computador, smartphone ou tablet. Além do simulado, também é possível acessar boletins de notícias com informações sobre o Enem, programas de TV com dicas e conteúdos, questões resolvidas e comentadas, videoaulas e uma plataforma de estudos personalizada com planos de estudos e exercícios on-line.

O teste está dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são testes longos, o recomendável é que sejam feitos em dois dias, assim como ocorre no Enem. No primeiro dia do simulado, os alunos responderão 90 questões, divididas igualmente entre ciências humanas e ciências da natureza. O segundo dia de provas será destinado a outras 90 questões de matemática e linguagens.

Depois do simulado, os estudantes terão acesso a um ranking para comparar o seu desempenho com os outros candidatos que buscam a mesma universidade ou curso.

Este ano, mais de 8,6 milhões de candidatos estão confirmados para fazer o Enem. A nota do exame é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Horário de verão

Devido ao horário de verão, os estados terão prazos diferentes para os alunos acessarem as provas. O simulado poderá ser iniciado apenas até as 19h59, de domingo, no horário de Brasília.

Os estados que terão horários diferenciados são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Amapá, Pará e Tocantins, onde as provas podem ser iniciadas até as 18h59, no horário local.

Em Rondônia, Roraima e Amazonas os simulados estão disponíveis para inicio até 17h59. No estado do Acre, até 16h59, no horário local. Os demais estados seguem o horário local de Brasília.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Educação

Catar admite 1ª morte de funcionário em estádio para Copa de 2022

Posted: 23 Oct 2016 06:36 AM PDT

A organização da Copa do Mundo do Catar anunciou neste domingo a morte de um operário que trabalhava nas obras de uma das arenas construídas para a competição de 2022. Esta é a primeira vez que o Comitê Supremo, responsável pelo Mundial, admite a fatalidade com um trabalhador nos estádios, apesar das acusações de que muitos outros já faleceram em serviço.

Não foram divulgados maiores detalhes, como a identidade e a nacionalidade da pessoa ou a causa da morte. A organização limitou-se a admitir que o incidente foi “vinculado ao trabalho” e aconteceu nas obras do Wakrah Stadium.

“É com profunda lamentação que anunciamos uma fatalidade vinculada ao trabalho em um dos nossos projetos. Depois de um incidente do Wakrah Stadium no sábado pela manhã, uma investigação completa está em andamento para determinar os fatores que contribuíram para a morte de um de nossos operários”, comentaram os organizadores em comunicado.

Antes deste fim de semana, ao menos três mortes já haviam sido confirmadas pelas autoridades do Catar nas obras de arenas para o Mundial. De acordo com o comitê, no entanto, estas “não foram vinculadas a trabalho”.

A organização do Mundial no Catar tem sido bastante criticada pelas condições de trabalho dos operários que trabalham nas obras dos estádios. Boa parte destes funcionários são imigrantes trazidos do sul da Ásia e estariam trabalhando em um sistema de escravidão, sem liberdade, quase sem remuneração e constantemente agredidos.

Os catarianos negam e garantem cumprir as leis trabalhistas do país, que também já foram criticadas por diversos grupos. Sobre a morte do último sábado, os organizadores afirmaram que estão investigando o ocorrido. “As autoridades foram informadas imediatamente e a família foi notificada. Nós oferecemos a eles todo o apoio necessário que eles possam precisar em um momento tão difícil.”

Apesar do que dizem os organizadores da Copa, diversos órgãos já denunciaram as condições de trabalho utilizadas pelo Catar. De acordo com relatórios da Anistia Internacional e da Confederação Internacional de Sindicatos, mais de mil mortes relacionadas ao Mundial já ocorreram no país, enquanto os operários seguem atuando em condições “degradantes” e “abusivas”.

(C0m Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Japonês comente suicídio com bomba em parque e fere três pessoas

Posted: 23 Oct 2016 05:35 AM PDT

Um soldado aposentado de 72 anos se explodiu em um parque na cidade japonesa de Utsunomiya, ferindo outras três pessoas em um aparente suicídio, informou a emissora estatal NHK.

Uma segunda explosão, separada da que matou o ex-membro da Força de Defesa, causou um incêndio em um estacionamento nas proximidades, segundo a reportagem.

A polícia na cidade, que fica a cerca de 100 quilômetros ao norte de Tóquio, informou ter descoberto uma carta de suicídio escrita pelo homem e que estava investigando os incidentes, mas não deu mais detalhes.

(Com Reuters)


Arquivado em:Mundo

Papa diz que sofre pela morte de inocentes no Iraque

Posted: 23 Oct 2016 05:28 AM PDT

O Papa Francisco afirmou que a crueldade dos combates na cidade iraquiana de Mosul “faz todos chorarem e nos deixa sem palavras”. Dirigindo-se a um público de cerca de 50.000 fiéis reunidos neste domingo, o Papa afirmou que sofre pela “morte a sangue frio de numerosos filhos dessa abençoada terra, dentre os quais muitas crianças”.

Francisco expressou sua proximidade a pessoas do Iraque “nessas horas dramáticas”, dizendo que “nossas almas estão trêmulas pelos atos brutais de violência sendo cometidos há tanto tempo contra cidadãos inocentes, sejam eles muçulmanos ou cristãos”.

Forças iraquianas e seus aliados lançaram uma grande ofensiva nesta semana para retomarem Mosul, a segunda maior cidade do país, das mãos do grupo extremista Estado Islâmico. A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que mais de 4.000 pessoas já fugiram da região. Fonte: Associated Press.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

Em 3 meses, tragédia do Metrô pode acabar sem culpados

Posted: 23 Oct 2016 04:23 AM PDT

Quase dez anos depois do pior acidente da história do Metrô de São Paulo, quando o canteiro de obras da linha 4 ruiu e abriu uma cratera de 80 metros de diâmetro que dragou a vida de sete pessoas, até hoje ninguém foi punido. Em maio deste ano, a Justiça inocentou 14 funcionários da empresa e do consórcio de construtoras que tocava a obra, nenhum deles do primeiro escalão. E existe um risco do tamanho do buraco de que o caso termine sem culpados. Em janeiro do ano que vem, completam-se oito anos que foi recebida a denúncia pela Justiça, e todos os crimes prescrevem. O Ministério Público recorreu da absolvição, e a decisão do Tribunal de Justiça está marcada para o dia 17 de novembro. Se o julgamento da primeira instância for mantido, as chances de punição se tornam remotas.

Para complicar a história, neste ano surgiram na Operação Lava-Jato indícios de que as empreiteiras podem ter organizado o pagamento de propina ao Ministério Público Estadual para tentar interferir nas investigações. Um e-mail apreendido em fevereiro com um executivo da Odebrecht é o ponto de partida da investigação. Na mensagem enviada em 2 de julho de 2007, quase sete meses depois do acidente, o diretor da empresa responsável pela obra da linha 4, Márcio Pellegrini, pede a Benedicto Júnior, então presidente de Infraestrutura do grupo, a autorização para o pagamento de 40 000 reais de propina, divididos em quatro parcelas de 10 000 reais. O valor seria a fatia que caberia à Odebrecht, para um total de 200 000 reais, divididos entre as cinco construtoras do consórcio: Camargo Corrêa, OAS, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez, além da empreiteira baiana.

O objetivo, segundo o e-mail, seria o "apoio no processo de invest. MP". O beneficiário final seria "Rui Falcão (prom.)", que a Polícia Federal já descartou ser o presidente do PT, que tem o mesmo nome, e suspeita tratar-se de um promotor que participou das investigações. Segundo um relatório da PF na 35ª fase da Lava-Jato, "o pagamento em questão se destinava a obtenção de algum favorecimento nos resultados da apuração e talvez da ação de ressarcimento que foi proposta pelo parquet estadual". Os indícios devem ser enviados nas próximas semanas ao juiz Sérgio Moro, que decidirá se encaminha ou não o caso adiante. Em outros casos semelhantes, Moro enviou a documentação ao Supremo Tribunal Federal, para que Teori Zavascki decida quem deve cuidar do assunto.

 

Se os culpados pela tragédia têm grande chance de escapar ilesos, ao menos os corruptos que tentaram atrapalhar a investigação podem já já ter de se ver com a Justiça. A Procuradoria Geral de Justiça de São Paulo abriu inquérito para investigar o caso.


Arquivado em:Brasil, Política

Evaristo Costa não sai do Twitter – enquanto apresenta ‘JN’

Posted: 22 Oct 2016 05:33 PM PDT

Evaristo Costa é um verdadeiro sucesso nas redes sociais, mas neste sábado o jornalista da Rede Globo foi além. Escalado como âncora do plantão do Jornal Nacional, Evaristo tuitou diversas vezes durante o principal telejornal do país – nos intervalos ou enquanto as matérias eram exibidas. Um dos seguidores perguntou se Evaristo escrevia de um computador e ele respondeu com naturalidade: 'Uso meu celular".

Ele ainda brincou com um seguidor que exibiu uma imagem em que se podia ver seu celular na bancada. "Que flagrante, vou guardar no bolso". Ele ainda se negou a mandar um beijo aos fãs do Twitter no ar, pois "seria demitido hoje mesmo".  Evaristo, que tem o hábito de postar fotos e vídeos dos bastidores de seu trabalho, tem mais 400.000 seguidores no Twitter e 2 milhões no Instagram.


Arquivado em:Entretenimento

Mega-Sena acumula e pode chegar a R$ 64 milhões

Posted: 22 Oct 2016 04:48 PM PDT

Ninguém acertou os seis números do antepenúltimo "Mega Semana da Sorte" de 2016. O sorteio do concurso 1.869 da Mega-Sena aconteceu na noite deste sábado em Santos Dumont (MG) e previa pagar 42 milhões de reais ao vencedor.  Os números sorteados foram 11 – 23 – 24 – 26 – 40 – 52.

Neste sábado, 66 pessoas acertaram a quina e levarão o prêmio de 49.705,43 reais. Outras 4.827 apostas acertaram a quadra e vão ganhar 970,89 reais cada uma.A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a marcado para a próxima quarta-feira, subiu para 64 milhões de reais, segundo a Caixa Econômica Federal.

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia 26, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa 3,50 reais.


Arquivado em:Brasil

Cinco anos depois do fim de Kadafi, Líbia está à beira do colapso

Posted: 22 Oct 2016 02:46 PM PDT

Caos, colapso econômico, terrorismo e tensões políticas. Cinco anos depois da morte do ex-ditador Muammar Kadafi, a Líbia segue afundada em uma crise sem precedentes. Os ventos da Primavera Árabe, que soprou pelo Mediterrâneo e enterrou mais de 40 anos de regime autoritário, com a vã esperança de criar novas instituições democráticas, conduziram o país a uma nova fase de guerra civil, após aquela iniciada com a revolução.

O sonho de criar um governo unitário, capaz de enfrentar a emergência do terrorismo e a crise migratória, se realizou apenas no papel, levando, ao invés disso, a uma descentralização política e administrativa, apesar dos esforços das Nações Unidas (ONU) e da comunidade internacional.

Do punho de ferro de Kadafi, a Líbia passou para um período de anarquia institucional, que atualmente opõe as forças do Conselho Presidencial liderado por Fayez al Sarraj — apoiado pelo Ocidente e pela ONU — às autoridades de Tobruk, no leste, sustentadas pelo comandante das Forças Armadas, Khalifa Haftar.

Leia também
Guarda costeira italiana resgata 6.500 emigrantes no Mediterrâneo
Forças líbias tomam centro de comando do EI em Sirte
Carro-bomba deixa mais de 20 mortos em Benghazi, na Líbia

Tobruk e seu Parlamento não reconhecem o governo de Trípoli, nascido em dezembro de 2015, no Marrocos, e o definem como ilegítimo. E a disputa por poder se reflete também no campo de batalha. Um exemplo disso é a blitz de Haftar em setembro passado para tirar de milícias fiéis a Trípoli o controle de portos exportadores de petróleo.

Dois governos, golpes e terroristas — Também houve a recente tentativa de golpe na capital por parte de grupos ligados à Irmandade Muçulmana e guiados pelo ex-premiê Khalifa Al Ghwell. Central nesse contexto é o violento conflito com o Estado Islâmico (EI) em Sirte, cidade onde Kadafi foi morto.

Embora a parábola do grupo jihadista esteja em sua fase descendente, graças às milícias que a bombardeiam há meses com a ajuda dos EUA, muitos especialistas ainda temem que a Líbia possa se tornar uma nova Somália.

Além disso, o explosivo quebra-cabeças líbio ainda inclui organizações inspiradas na Al Qaeda em Benghazi, numerosos atentados contra civis, a tragédia dos imigrantes no Mediterrâneo e o drama dos deslocados internos. Essa é a herança deixada por aquele 20 de outubro de 2011, quando a Primavera Árabe encerrou a vida e o domínio de um dos ditadores mais cruéis e longevos do século 20.

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

São Paulo bate Ponte e se distancia de vez do rebaixamento

Posted: 22 Oct 2016 02:45 PM PDT

O São Paulo passou do desespero à tranquilidade absoluta em apenas duas partidas. Neste sábado, a equipe paulista venceu a Ponte Preta por 2 a 0, diante de 49.673 torcedores no Morumbi, e praticamente se livrou do risco de rebaixamento no Brasileirão. O peruano Christian Cueva e a revelação David Neres marcaram os gols que levaram o São Paulo a 42 pontos na 11ª colocação – o time estabeleceu como meta a pontuação de 45 pontos para se manter na elite.

Veja também

O São Paulo vinha embalado após a surpreendente virada sobre o Fluminense, no meio de semana, mas teve dificuldades diante da equipe de Campinas. A Ponte, porém, perdeu muitos gols e foi castigada. O primeiro gol saiu em penalidade cometida por Fábio Ferreira,  em lance de mão na bola. Cueva bateu no canto e Aranha não conseguiu alcançar.

A Ponte Preta assustou em falhas do goleiro Denis, mas a zaga salvou o goleiro.  O São Paulo, então, matou o jogo em lance de sorte: Thiago Mendes chutou na trave e o jovem David Neres, de 19 anos, pegou a sobra limpa e empurrou para as redes. O técnico Ricardo Gomes foi bastante vaiado ao entrar em campo, mas no fim celebrou a vitória que dá alívio ao time.

 


Arquivado em:Esporte

Operação Métis: três policiais são soltos após depoimento

Posted: 22 Oct 2016 02:07 PM PDT

A Polícia Federal (PF) soltou três dos quatro policiais legislativos presos na sexta-feira durante etapa da Operação Métis. O único que permanece na Superintendência da PF em Brasília é Pedro Ricardo Carvalho. Como ele ocupa o cargo de diretor da Polícia do Senado, recai sobre ele as suspeitas de liderança nas ações de varredura da Polícia Legislativa nas residências de parlamentares.

De acordo com a PF, Everton Taborda, Geraldo Cesar de Deus e Antonio Tavares foram liberados após prestarem depoimento. A Operação Métis investiga as varreduras de policiais legislativos nas casas de parlamentares com intuito de atrapalhar investigações da Operação Lava Jato.

O caso pôs em evidência a Polícia Legislativa, responsável por fazer a segurança de parlamentares, prevenir e apurar infrações nas instalações pertencentes ao Congresso Nacional. O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que as varreduras “restringem-se a detecção de grampos ilegais, conforme previsto no regulamento interno”.

Leia também:
Para Moraes, policiais presos no Senado extrapolaram competência

'Fatos são gravíssimos', diz juiz sobre polícia do Senado
Renan defende varreduras da Polícia Legislativa em nota

O diretor-geral da PF, Leonardo Daiello, frisou que a investigação não é sobre a varredura de grampos em parlamentares e sim sobre a obstrução de uma investigação federal. “O que foi investigado é o desvio de finalidade de quatro integrantes da polícia do Senado Federal que teriam utilizado as atribuições do senado com finalidade ilícita, a obstrução da Operação Lava Jato”.  A Operação Métis é batizada em referência à Deusa da proteção, com a capacidade de antever acontecimentos.

(com Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil

Pais de Rey serão conhecidos em ‘Star Wars VIII’

Posted: 22 Oct 2016 01:57 PM PDT

A heroína Rey é parente de Obi-Wan Kenobi? A resposta virá no próximo ano, em Star Wars – Episódio VIII. Foi o que disse Daisy Ridley, intérprete da personagem, à revista Vulture. A atriz acaba de rodar o filme, que tem estreia prevista para dezembro de 2017.

Enquanto os aficionados pela série tecem teorias diversas sobre a linhagem de Rey, Daisy diz que basta — e é preciso — esperar. “Todos saberemos dentro de um ano”, disse. A tese de que a personagem é ligada a Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness / Ewan McGregor) se deve às roupas que usa, parecidas com a do histórico personagem, à habilidade que demonstra em truques mentais típicos de um Jedi e ao gosto pela solidão.

 

 

 


Arquivado em:Entretenimento

AT&T fecha acordo para comprar Time Warner por mais de US$ 80 bi

Posted: 22 Oct 2016 01:37 PM PDT

A gigante de telefonia americana AT&T fechou um acordo para comprar o conglomerado de mídia Time Warner por mais de 80 bilhões de dólares, informaram os principais jornais dos Estados Unidos neste sábado. O acordo, que deve ser oficializado na noite deste sábado, deve criar a maior empresa de telecomunicações do país.

Segundo informou uma fonte bancária que acompanha as negociações, a AT&T teria aceitado pagar entre 105 e 110 dólares por ação e metade do acerto seria feito em dinheiro e a outra metade em ações. O acordo deve ser anunciado na noite deste sábado após os conselhos das duas companhias se reunirem para aprovar a transação.

Veja também

Para a Time Warner, o acordo representa a vitória do chefe-executivo Jeff Bewkes, que havia sido pressionado por investidores a rejeitar uma oferta de aquisição da 21st Century Fox, por 85 dólares por ação há dois anos.

O acordo alinha os milhões de clientes de telefonia móvel e TV paga ao grande acervo de mídia da Warner, incluindo redes como CNN, TNT, o premiado canal HBO e os filmes e estúdios da Warner Bros. Para o diretor-executivo da AT&T, Randall Stephenson, o acordo ajudará a empresa a encontrar novas áreas de crescimento.

Encarando o mesmo problema de saturação no mercado de telefonia móvel, as duas maiores companhias de telecomunicações dos Estados Unidos fizeram apostas divergentes para o futuro. Enquanto a AT&T se voltou para a televisão, a sua rival Verizon Communications procurou o Vale do Silício, com sua compra da AOL, no ano passado, por 4,4 bilhões de dólares – além de uma oferta de aquisição do Yahoo por 4,8 bilhões de dólares.

Ambas as operadoras estão tentando resolver a mesma questão – cada um com uma peça diferente da malfadada fusão AOL-Time Warner, de 2001. As companhias possuem milhões de clientes que pagam taxas mensais para usar suas redes para o compartilhamento de fotos, acesso a vídeos e a redes sociais em seus celulares.

Mas o negócio de telefonia móvel por si só tem mostrado dificuldade em impulsionar o crescimento agora que a maioria dos americanos possuem um smartphone. Ao mesmo tempo, seus dois rivais menores estão se afastando de sua base de assinantes.

“Elas precisam encontrar um caminho adiante para seus negócios principais que ofereça mais do que um declínio inexorável”, disse Craig Moffett, um analista da MoffettNathanson. A internet, celulares e smartphones inflamaram um crescimento rápido, mas “pela primeira vez na memória, não há uma próxima ‘grande coisa’ no setor de telecomunicações”.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia, Tecnologia

Tom Cruise defende a Cientologia: ‘Tenho muito orgulho’

Posted: 22 Oct 2016 01:15 PM PDT

A Cientologia é apontada como a seita que o separou, direta ou indiretamente, de Nicole Kidman e Katie Holmes. Ainda assim, para Tom Cruise, “é uma bela religião”. Foi o que ele disse ao ser entrevistado na pré-estreia de Jack Reacher: Sem Retorno, na noite desta sexta-feira, em Londres. O filme tem estreia no Brasil prevista para o fim de novembro. “Sigo a Cientologia há 30 anos”, disse. “Sem ela, eu não estaria onde estou.” Esta é a primeira vez que o ator de 54 anos fala da religião.

Cruise foi questionado por uma repórter da ITV London News, que citou o controverso documentário de Louis Theroux sobre a seita, My Scientology Movie, de 2015. O filme, que se vale de atores e de dramatização, procura dissecar os bastidores da seita, apresentando práticas que apenas iniciados conheceriam, como as sessões em que os adventícios têm suas fraquezas emocionais colocadas à prova e as sessões em que fiéis são disciplinados pelo “papa” da Cientologia, David Miscavige. 

O ator não mencionou o documentário, mas defendeu a Igreja. “É algo que me ajudou incrivelmente na vida. Tenho muito orgulho.”


Arquivado em:Entretenimento

F1: Hamilton larga na pole do GP dos Estados Unidos

Posted: 22 Oct 2016 01:14 PM PDT

O inglês Lewis Hamilton quer manter quente a briga pelo título do Mundial de Pilotos da Fórmula 1. Neste sábado, o tricampeão mundial assegurou a pole position para o GP dos Estados Unidos, no Texas, com a marca de 1min34s999, enquanto o líder da temporada, o alemão Nico Rosberg, ficou com o segundo lugar, com 1min35s215. O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, é o terceiro do grid. A largada da corrida será neste domingo, às 17 horas (horário de Brasília).

Tendo de economizar pneus, o brasileiro Felipe Massa conseguiu levar sua Williams até o Q3, a fase final da sessão de classificação, e ficou com o nono lugar do grid, logo atrás de seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas. Já Felipe Nasr sofreu novamente com o desempenho de sua Sauber e ficou no 21.º e penúltimo lugar.

Hamilton mostrou que conhece bem a pista do Texas, onde venceu três de quatro corridas disputadas, e cravou a melhor volta na história do circuito de Austin. No entanto, ele também vai precisar contar com a sorte para ficar com o título ao final do ano. Mesmo que o britânico vença todas as corridas, Rosberg pode ser campeão ao conquistar três segundos lugares e um terceiro.

O grid de largada do GP dos Estados Unidos:

1º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min34s999

2º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min35s215

3º – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1min35s509

4º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min35s747

5º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min36s131

6º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 1min36s358

7º – Nico Hülkenberg (ALE/Force India), 1min36s628

8º – Valtteri Bottas (FIN/Williams), 1min37s116

9º – Felipe Massa (BRA/Williams), 1min37s269

10º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso), 1min37s326

11º – Sergio Pérez (MEX/Force India), 1min37s353

12º – Fernando Alonso (ESP/McLaren), 1min37s417

13º – Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), 1min37s480

14º – Esteban Gutierrez (MEX/Haas), 1min37s773

15º – Jolyon Palmer (ING/Renault), 1min37s935

16º – Marcus Ericsson (SUE/Sauber), 1min39s356

17º – Romain Grosjean (FRA/Haas), 1min38s308

18º – Kevin Magnussen (DIN/Renault), 1min38s317

19º – Jenson Button (ING/McLaren), 1min38s327

20º – Pascal Wehrlein (ALE/Manor), 1min38s548

21º – Felipe Nasr (BRA/Sauber), 1min38s583

22º – Esteban Ocon (FRA/Manor), 1min38s806

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Teatro? Garrafa atinge Neymar e Messi em vitória do Barcelona

Posted: 22 Oct 2016 12:56 PM PDT

O Barcelona sofreu, mas venceu o Valencia por 3 a 2, com dois gols de Lionel Messi e um de Luis Suárez, neste sábado pela 9ª rodada do Campeonato Espanho. Com isso, a equipe catalã assumiu a liderança provisória da competição com 19 pontos, um a mais que Altético de Madri e Real Madrid, que jogam no domingo. O principal lance da partida foi o gol da vitória, marcado por Messi nos acréscimos. Na celebração, o argentino se voltou aos torcedores do Valencia, que atiraram uma garrafa de plástico no campo. O objeto atingiu a cabeça de Neymar e depois a de Messi. Vários atletas fizeram gesto de dor, especialmente o brasileiro.

O Barcelona marcou primeiro no estádio Mestalla com Messi, se aproveitando de de uma posição irregular de Suárez, que atrapalhou a visão do goleiro brasileiro Diego Alves. No segundo tempo, o Valencia chegou a virar com gols de Munir e Rodrigo, mas Luis Suárez empatou pouco depois.

Veja também

O jogo foi decidido nos acréscimos em pênalti sofrido por Suárez e cobrado por Messi. O goleiro Diego Alves, especialista em defender cobranças de pênalti, não conseguiu alcançar a bola do argentino. Após o gol, os jogadores do Barcelona foram comemorar perto da torcida do Valencia e Messi era o mais exaltado. A torcida reagiu com violência e atirou uma garrafa de plástico vazia no gramado.

Neymar foi o primeiro a ser atingido e na sequência o objeto bateu na cabeça de Messi. Outros jogadores, como Javier Mascherano e Suárez também fingiram ter sido atingidos, o que não aconteceu. Neymar ficou um tempo no chão, enquanto Messi e o técnico Luis Enrique protestavam. Assista o vídeo do incidente abaixo:

 

A notícia ruim para o Barcelona foi a lesão do ídolo Andrés Iniesta, que deve ficar de três a quatro meses afastado, por causa de uma ruptura parcial do ligamento do joelho esquerdo. Já o Valencia deixou o Mestalla reclamando muito a arbitragem.

“Quando o árbitro assistir de novo ao jogo, deverá ficar com vergonha de ter interferido tanto em uma partida que o Valencia não merecia perder. É absolutamente lamentável esta arbitragem, que impediu que o Valencia somasse pelo menos um ponto. No primeiro gol, Suárez estava impedido e não marcaram pênalti sobre Rodrigo”, reclamou o diretor esportivo do clube, Jesus Garcia Pitarch.

 

(com agência AFP)


Arquivado em:Esporte

Como controlar as finanças e evitar o superendividamento

Posted: 22 Oct 2016 12:37 PM PDT

O agravamento da crise da crise econômica fez a procura pelos serviços do programa de apoio e ao núcleo de tratamento do superendividamento da Fundação Procon SP crescer 400% desde julho do ano passado.

Os superendividados são consumidores com prestações muitas vezes maiores que seus salários e que comprometem mais de 30% da renda, percentual considerado como o sinal vermelho do endividamento. Quem busca ajuda no núcleo são em sua maioria pessoas casadas, na faixa de 36 a 60 anos e que trazem no currículo curso superior

Seis em cada dez desses consumidores endividados são mulheres. "Não porque são mais descontroladas financeiramente, mas porque se sentem menos constrangidas em buscar ajuda. Há casos de homens que chegam até a porta e não entram", diz Diógenes Donizete Silva, coordenador do PAS (Programa de Ajuda aos Superendividados). Um deles relatou aos técnicos que esteve quatro vezes no local, mas não conseguiu ir em frente porque se sentia muito envergonhado.

Para evitar constrangimento, o núcleo funciona em um endereço exclusivo para o serviço (Rua da Barra Funda, 1.032, em São Paulo). O endividado pode ir direto ao local agendar uma conversa ou fazer a renegociação pelo site do Procon-SP. Se optar pelo atendimento com o técnico, ao tocar a campainha, a pessoa é encaminhada para uma sala, onde conversará individualmente com um especialista.

Neste ano, 3.200 superendividados já procuraram pelo serviço, segundo levantamento feito até o dia 18 de outubro. A maioria está com nome sujo – ou seja negativado em órgãos de restrição ao crédito. Um quarto dos endividados é funcionário público, e os especialistas acreditam que isso se deve à oferta de crédito consignado a essa categoria profissional.

Entre as principais causas do endividamento dos participantes do programa do Procon estão: descontrole financeiro (41%), desemprego (19,5%), redução da renda (19%) e doença pessoal e familiar (8,5%).

Desde o surgimento do serviço, a maior dívida já renegociada pelos técnicos foi de uma professora universitária no valor de 1,1 milhão de reais. Os gastos foram feitos em função de problemas de saúde de um familiar, com medicamentos, internações etc.
Mesmo com três fontes de renda, ela não conseguiu manter o pagamento do empréstimo feito a um banco. A dívida passou de 300.ooo reais em 2013 para o valor de 1,1 milhão de reais. Após três meses de renegociação no Procon, ela firmou um acordo com uma redução de 60% da dívida e prazo de dez anos para pagar a conta.

Ao buscar ajuda, é preciso apresentar comprovantes de renda, de despesas, demonstrativos da dívida (contratos, extratos da conta corrente, carnês e últimas cinco faturas de cartão de crédito) para ter auxílio dos técnicos. O percentual médio de acordo é de 62% – ou seja, seis em cada dez que recorrem ao serviço conseguem renegociar com sucesso o débito.

Feirões de renegociação

Com o pagamento da primeira parcela do 13º salário em novembro, o consumidor também consegue ajuda em feirões como os realizados pela Serasa Experian e SPC Brasil para abater suas dívidas.

A partir do dia 8 de novembro, a Serasa inicia em seu site o Super Feirão online, em que o consumidor poderá negociar suas dívidas com cerca de cinquenta empresas de energia, telefonia, varejo, cartão de crédito e instituições financeiras. O serviço funciona 24 horas até o dia 26 de novembro. Todas as informações estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (24) no endereço eletrônico www.serasaconsumidor.com.br/feirao.

Na edição passada, 5,3 milhões de consumidores acessaram a plataforma para tentar saldar suas dívidas. Desse total, 37% eram de SP, 13,8% do RJ, 8,1% de MG, 5,3% do PR e 4,2% da BA.

Além de renegociar pela internet, feirões físicos também acontecerão em três capitais do país. No Rio (8 a 12 de novembro), em Belo Horizonte (16 a 19 de novembro) e São Paulo (22 a 26 de novembro). Os endereços e os horários podem ser confirmados no site da empresa.

"Durante essas ações, o consumidor consegue geralmente condições melhores para sair do endividamento, com descontos maiores ou prazos mais estendidos", diz Raphael Salmi, gerente de recuperação de crédito da Serasa.

A Serasa também disponibiliza orientações aos endividados pelo site (http://www.serasaconsumidor.com.br/negociardividas/) e durante o ano uma ferramenta para ajudar a limpar o nome (http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/).

Sem dinheiro no bolso para pagar

O SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) também realizará feirões no país para ajudar os consumidores. Já estão confirmadas ações em Recife (de 20 de novembro a 3 de dezembro), em Vitória ( a partir de 30 de novembro) e em Goiânia (de 5 de novembro a 10 de dezembro).

Roque Pellizzaro, presidente do SPC Brasil, diz que chama a atenção o fato de 46% dos inadimplentes informarem que não terão condições de pagar suas dívidas nos próximos três meses. O dado consta de uma pesquisa da entidade feita em agosto. "É quase a metade dos 59 milhões de inadimplentes que existem hoje no país", diz o executivo.

Sete em cada dez consumidores disseram que ficaram neste ano com o nome sujo pela primeira vez. O levantamento mostra que, na comparação com 2015, o valor médio total das dívidas diminuiu 33,9% e chegou a 3.543,60 reais. A diminuição do valor, entretanto, não é reflexo de melhora na capacidade de pagamento dos consumidores.

"Com o desemprego em alta, os efeitos da inflação na renda e o acesso ao crédito mais restrito, o poder de compra das pessoas está ainda menor. A dívida de baixo valor pode ser um sinal de que está mais difícil conseguir dinheiro emprestado para comprar e até de maior dificuldade para quitar contas do dia a dia como as de água, luz, telefonia", afirma o presidente do SPC Brasil.

Uma plataforma online do SPC Brasil também está em fase de teste em Belo Horizonte e deve ser disponibilizada para consumidores de todo o país a partir de 2017. As informações sobre os feirões e a nova ferramenta estarão no site www.spcbrasil.org.br

Negociar com credores e fazer bicos são estratégias que os consumidores pesquisados pretendem adotar para limpar nome. Do total de inadimplentes, 47,3% pretendem renegociar suas dívidas e buscar acordo com os credores. Esse percentual foi de 37,2% no ano passado.


Arquivado em:Economia

Prêmio ‘Wildlife Photographer of the Year’ 2016

Posted: 22 Oct 2016 12:32 PM PDT

 


Arquivado em:Galeria de Fotos