USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Notícias

Notícias


Ataque hacker derruba sites do Twitter, Spotify, NYT e outros

Posted: 21 Oct 2016 09:56 AM PDT

Um mega ataque hacker ao provedor americano Dyn tirou do ar diversas redes sociais e jornais on-line nesta sexta-feira. Twitter, Spotify, Soundcloud, Reddit, e-Bay e os sites do The New York Times e do Financial Times ficaram fora do ar ou registraram problemas de acesso por algumas horas.

Leia também
Hillary e Trump transformam jantar de caridade em baixaria
Restauração 'chocante' de estátua de Jesus vira piada no Canadá

De acordo com a nota divulgada pela Dyn, o ataque deixou o sistema com problemas por simular um excesso de acessos simultâneos às redes e sites que usam seus serviços. A ação não foi reivindicada ainda por nenhum grupo, mas ocorre no mesmo dia em que um grupo de hackers chineses atacou o porta-aviões americano Ronald Reagan para roubar informações sobre manobras militares.

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

Mercedes: fundo do poço já chegou, mas mercado não reage

Posted: 21 Oct 2016 09:49 AM PDT

A montadora alemã Mercedes-Benz, que atua no Brasil com foco nos mercados de caminhões e ônibus, avalia que a economia brasileira parece ter chegado ao fundo do poço, mas ainda não vê sinais de recuperação no mercado de veículos pesados. A análise aparece no balanço trimestral divulgado nesta sexta-feira pela Daimler, controladora da empresa.

Com isso, a expectativa da montadora é que a demanda por caminhões médios e pesados no país termine o ano com queda de 25% em relação a 2015. No terceiro trimestre de 2016, encerrado em setembro, a Mercedes-Benz vendeu 3.500 caminhões no Brasil, volume 18,6% menor que as 4.300 unidades vendidas no mesmo período do ano passado.

O relatório também menciona o Programa de Demissão Voluntária (PDV) que a montadora realizou este ano e resultou no fechamento de 2.000 postos de trabalho. No segmento de caminhões, os desligamentos resultaram em gastos de 49 milhões de euros no terceiro trimestre de 83 milhões de euros no acumulado do ano até setembro. Para a área de ônibus, o gasto foi de 8 milhões de euros no terceiro trimestre.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Governo investirá R$ 110 bi de 2016 a 2018, diz ministro

Posted: 21 Oct 2016 09:30 AM PDT

Apesar de reforçar em discurso o foco do governo na redução de despesas e no ajuste fiscal, o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, afirmou que o governo se comprometeu com um investimento total de 110 bilhões de reais entre 2016 e 2018. O ministro participa de seminário de infraestrutura promovido pela Câmara Americana de Comércio (AmCham) e pela Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), em São Paulo.

Oliveira reiterou a necessidade de investimentos em infraestrutura e afirmou que, apenas em logística, os aportes esperados para os três anos chegam a 38 bilhões de reais. O ministro salientou, porém, que o governo está comprometido com a redução de despesas e que o orçamento do próximo ano já está elaborado com base no princípio da Proposta de Emenda Constitucional 241, que estabelece o teto dos gastos.

Sobre o controle de gastos, ele destacou o volume despendido com a Previdência. O ministro afirmou que a estimativa de despesa da previdência é de 560 bilhões de reais em 2017. Somada a outros benefícios para idosos e relacionados ao setor público, a conta chega a 740 bilhões de reais em gastos em benefícios previdenciários, pensões e aposentadorias, declarou. O déficit no próximo ano, assim, alcança 180 bilhões de reais. “Não dá para olhar a questão das despesas sem ver a Previdência”, defendeu.

O ministro argumentou ainda que a expectativa de investidores, empresários e consumidores está melhorando no Brasil. Ele afirmou que essa melhora está refletida nos indicadores de custo país e expectativas para inflação e crescimento.

Destacou que há analistas que já preveem crescimento de 1,5% da economia brasileira no próximo ano. Oliveira considerou, porém, que, se a agenda de reformas do governo não for encaminhada, haveria um “enorme custo ao país”, com um peso negativo sobre essas expectativas.

Para o ministro, a proposta de ajuste fiscal da PEC 241 traz benefícios para o presente e os custos do ajustes são diluídos gradualmente ao longo do tempo. “Teremos tempo no país para implementar as reformas e os programas de redução de despesa e já teremos colhido logo na partida essa melhora de expectativas de projeção da economia brasileira”, disse.

Redução de despesas

Após dizer que a trajetória da divida brasileira chegou ao “limite da sustentabilidade”, o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão defendeu o ajuste fiscal pautado pelo corte de despesas. Entre as formas de reduzir gastos, ele citou redução do número de ministérios e venda de imóveis, defendendo ainda o controle de gastos com benefícios de programas sociais do governo.

“Estamos implementando uma extensa agenda de redução das despesas do governo”, disse Dyogo Oliveira. “Temos a redução do numero de ministérios, venda de imóveis, estamos atacando os problemas ainda com uma revisão detalhada de todos os programas, em conjunto com outros ministérios implementando um controle efetivo desses programas”, comentou.

O ministro citou programas sociais como o Bolsa Família e o auxílio-doença. “Como é que pode ter 40.000 pessoas recebendo seguro-defeso em Brasília? Como é que pode ter gente recebendo Bolsa Família e que está registrado como empresário em algum outro tipo de cadastro?”, declarou.

Ainda segundo o ministro, estudos do governo apontam que o auxilio-doença consome em média 25 bilhões de reais por ano. Ele afirmou, porém, que 13 bilhões de reais são destinados a pessoas que recebem o benefício há mais de dois anos. “Já fizemos estudo e o resultado é que 80% das pessoas não estavam mais doentes”, disse.

 


Arquivado em:Economia

Renan defende varreduras da Polícia Legislativa em nota

Posted: 21 Oct 2016 09:11 AM PDT

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota defendendo a legalidade de varreduras realizadas pela Polícia Legislativa da Casa. Na manhã desta sexta-feira, uma ação da Polícia Federal prendeu quatro policiais legislativos do Senado por tentarem dificultar investigações contra senadores, entre eles, o diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, que é próximo a Renan.

O presidente do Senado afirma que a Casa manterá postura colaborativa e aguardará as investigações, mas aproveitou para alfinetar o Ministério Público e a Polícia Federal ao dizer que as instituições devem “guardar seus limites”.

“As instituições, assim como o Senado Federal, devem guardar os limites de suas atribuições legais. Valores absolutos e sagrados do estado democrático de direito, como a independência dos poderes, as garantias individuais e coletivas, liberdade de expressão e a presunção da inocência precisam ser reiterados”, escreveu.

LEIA TAMBÉM:
Policiais do Senado rastrearam escutas para Gleisi e Lobão Filho
Gleisi admite: pediu à Polícia Legislativa para fazer varredura

Ele ressalta que as varreduras não acarretam em outros tipos de monitoramento. “Atividades como varredura de escutas ambientais restringem-se a detecção de grampos ilegais, sendo impossível, por falta de previsão legal e impossibilidades técnicas, diagnosticar quaisquer outros tipos de monitoramentos que, como se sabe, são feitos nas operadoras telefônicas”, argumenta.

“A Polícia Legislativa exerce suas atividades dentro do que preceitua a Constituição, as normas legais e o regulamento administrativo do Senado Federal”, escreveu Renan.

Operação no Senado

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta a Operação Métis para desarticular associação criminosa armada para embaraçar a Operação Lava Jato e outras investigações da PF. A ação tem o apoio do Ministério Público Federal e mira servidores da Polícia Legislativa do Senado.

Quatro policiais legislativos foram presos temporariamente, incluindo o diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Araújo Carvalho. Ele e os subordinados foram pegos em ações de contrainteligência para ajudar senadores que estão sendo investigados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Brasileiro confessa ter esquartejado família na Espanha

Posted: 21 Oct 2016 08:57 AM PDT

O brasileiro François Patrick Nogueira Gouveia confessou, nesta sexta-feira, à Guarda Civil espanhola que foi o responsável pelo assassinato de seus tios e os dois primos, crianças de 4 e 1 anos. O crime aconteceu em uma casa do município de Pioz, na província de Guadalajara, a 60 quilômetros de Madri.

De acordo com fontes da investigação,  o jovem de 20 anos não apresentou muitos detalhes sobre o caso, pois ainda irá prestar uma declaração perante um juiz de Guadalajara. Desde 22 de setembro há uma ordem de detenção internacional contra Patrick, emitida pela Justiça espanhola. No início de outubro, a Polícia Federal brasileira informou que, conforme a legislação nacional, não acataria o pedido espanhol de prisão.

Mesmo assim, Patrick decidiu voltar à Espanha, onde chegou na quarta-feira, e se entregar voluntariamente às autoridades europeias, depois de conversas que os investigadores da Guarda Civil mantiveram sua família no Brasil. Tudo parece indicar que, na decisão do jovem de se entregar às forças de segurança espanholas, pesou a convicção de que ele teria um julgamento mais objetivo na Espanha e uma detenção diferente da qual teria nas prisões brasileiras.

Os corpos do casal Gouveia e das duas crianças foram encontrados em uma casa em setembro, depois que um vizinho alertou sobre o mal cheiro perto da casa da família, o que fez suspeitar que teriam sido assassinados semanas antes. Sobre as possíveis penas, a promotora-chefe de Guadalajara, Dolores Guiard, disse que o Código Penal estabelece que os assassinatos de crianças menores de 16 anos são penalizados com prisão permanente, que pode ser revisada depois de um tempo.


Arquivado em:Mundo

Brasil vive epidemia de sífilis

Posted: 21 Oct 2016 08:44 AM PDT

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que o país vive uma epidemia de sífilis. Nos últimos cinco anos, a doença avançou de uma forma nunca vista. A taxa de bebês com sífilis congênita em 2015 foi de 6,5 casos a cada mil nascidos vivos – 13 vezes mais do que é tolerado pela Organização Mundial de Saúde e 170% a mais do que o registrado em 2010.

A sífilis em gestante passou de 3,7 para 11,2 casos a cada mil nascidos vivos, um aumento de 202%. Para sífilis adquirida (denominação dada para sífilis na população em geral) a taxa é de 42,7 casos a cada 100 mil habitantes.

“Os casos subiram em número significativo. Estamos tratando o problema como epidemia até para que resultados da redução sejam mais expressivos possíveis”, disse o ministro, durante o anúncio na quinta-feira de uma estratégia para combater a doença.

Pacto de combate à doença

O pacto pretende mobilizar profissionais de saúde e a sociedade para tentar reduzir o avanço da doença. Entre as medidas que serão adotadas está a ampliação de testes rápidos para diagnóstico da sífilis e o tratamento da doença em gestantes, até o primeiro trimestre da gestação. Números antecipados pelo Estado indicam que pelo menos 50% dos casos de sífilis em gestante são diagnosticados no terceiro trimestre de gestação, quando as chances de se proteger o bebê já são bem menores do que quando a terapia começa na primeira fase da gestação.

Um dos braços do programa de enfrentamento prevê a realização de campanhas para que gestantes iniciem o pré-natal ainda no primeiro trimestre. De acordo com a diretora do programa de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, há ainda uma falsa ideia de que as mulheres devem esperar a barriga crescer para procurar o pré-natal.

Aumento do preço da penicilina

Outra estratégia de combate à doença que deve ser anunciada na próxima semana pelo governo é o aumento do preço da penicilina, antibiótico usado para o tratamento de sífilis e sífilis congênita. A medida é uma estratégia para incentivar a indústria a farmacêutica a produzir o medicamento, que está em falta no mercado há pelo menos dois anos. Uma compra emergencial foi feita, mas o próprio governo sabe que a solução é temporária. Sem remédio, não há como o Ministério da Saúde levar a diante um pacto, anunciado na quinta-feira para tentar frear o avanço da sífilis no país.

O antibiótico penicilina usado para combater a doença é considerado barato demais pela indústria farmacêutica. Por considerar pouco interessante, muitos fabricantes interromperam a produção, causando um desabastecimento. Diante da falta do antibiótico, que durou quase dois anos, o governo importou há alguns meses matéria-prima para o preparo do remédio em laboratórios credenciados.

A operação, no entanto, não foi simples. Como a matéria-prima não tinha registro no Brasil, um pedido excepcional de registro foi solicitado para Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida foi adotada e a crise do fornecimento do remédio, embora ainda não totalmente solucionada, vem aos poucos se regularizando.

O Ministério da Saúde sabe, no entanto, que a eficácia da medida é temporária. O problema aumenta porque, além de a indústria não ter interesse na fabricação do remédio, laboratórios oficiais não têm tecnologia para preparar a matéria-prima. Elas dependem da substância – preparada pelas empresas farmacêuticas – para produzir o medicamento.

A saída encontrada pelo governo foi atender ao apelo da indústria e aumentar o preço de R$ 6 para R$ 9. O aumento, que será sacramentado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – um colegiado composto por representantes de Ministérios da Saúde, Fazenda, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – valerá para o consumidor. A ideia é de tornar o preço para as vendas ao governo mais baixo.

Para médicos e analistas ouvidos pela reportagem, os números da doença são em parte reflexo do desabastecimento do mercado. Causada por uma bactéria, a sífilis é transmitida por via sexual e da gestante infectada para o bebê. Para controlar o avanço da epidemia, é preciso que o tratamento seja feito pela pessoa infectada e por seu parceiro sexual. No caso de gestantes, a terapia tem de ser realizada nos primeiros meses da gravidez. Caso contrário, há um grande risco de o bebê ser infectado ainda durante a gestação e nascer com problemas que vão desde surdez até deficiência cognitiva.

O número de abortos relacionados à infecção também é significativo. Sem remédio, todas as medidas previstas no pacto – aumento do diagnóstico, preparo de equipes de saúde, esclarecimento de médicos – têm eficácia reduzida.

A saída já desperta críticas. Embora o argumento de urgência para encontrar soluções seja muito convincente, há quem defenda ainda uma estratégia para que laboratórios públicos se tornassem capazes de produzir a matéria-prima. O simples aumento de preço seria apenas para atender uma reivindicação da indústria farmacêutica.

Sífilis

É uma doença infecciosa sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Causa feridas na pele e nas mucosas. Se não tratada, pode atingir o cérebro e o coração, levando o paciente à morte.

Tem três estágios. No primeiro, após o contágio, aparece uma ferida chamada "cancro duro" na parte do corpo exposta à bactéria, normalmente o pênis, a vagina, o ânus ou a boca, já que a doença é sexualmente transmissível (DST). A contaminação placentária ou por transfusão de sangue são formas raras de contágio. O tratamento é feito à base de antibióticos, como a penicilina.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Saúde

Surfe: Medina é eliminado e título mundial fica distante

Posted: 21 Oct 2016 08:27 AM PDT

Gabriel Medina, único surfista brasileiro com chances de conquistar o Mundial de Surfe, foi eliminado nesta sexta-feira pelo francês Jeremy Flores por 15,77 contra 14,17, na terceira fase da etapa de Peniche, em Portugal – a penúltima da temporada. Medina não teve boa sequência de ondas e não apresentou manobras convincentes aos jurados, ao contrário do rival que soube aproveitar melhor as chances.

Com a saída precoce de Medina (vice-líder do torneio), o título para o Brasil fica difícil, já que o havaiano John John Florence (1º colocado do ranking) pode faturar o caneco ainda nesta etapa, tendo que chegar pelo menos na final para ser campeão. Caso Florence caia antes, Medina volta a brigar pelo título na última etapa, em Pipeline, no Havaí. Mas com o 13º lugar em Peniche, o brasileiro sequer pontuou no ranking e vê a distância para John John Florence aumentar, tornando ainda mais complicada a corrida pelo troféu mesmo que a disputa siga para a próxima etapa.

Campeão mundial em 2014, Medina é o segundo colocado da atual temporada, com 45.450 pontos,  2.700 pontos a menos que Florence, faltando apenas as etapas de Peniche e Pipeline. O campeão de cada etapa recebe 10.000 pontos, o vice leva 8.000, o terceiro 6.500.

 

 


Arquivado em:Esporte

Apoio às mães no Enem

Posted: 21 Oct 2016 08:16 AM PDT

Pensando em quem tem filho pequeno e não encontra alguém para cuidar dele durante as quase dez horas de provas, o grupo Mães no Enem se oferece para assumir a função. Idealizado pela jornalista Fernanda Valente, de Santos, litoral de São Paulo, o projeto, lançado em agosto passado, é uma espécie de rede de solidariedade com 220 voluntárias que já se espalham por 22 estados.

"Foi uma loucura. Em agosto, postei uma mensagem me prontificando a cuidar de crianças durante Enem. Em duas horas, milhares de pessoas curtiram. Daí surgiu a ideia de criar uma rede nacional", conta Fernanda, mãe de um menino de 7 anos e defensora do conceito de sororidade. "Significa união entre mulheres. Sem isso, ficamos batendo cabeça", explica.

As voluntárias preenchem um cadastro, entregam os documentos e uma equipe, que inclui advogadas, confere as informações prestadas, para garantir a segurança das crianças. "Segurança é essencial para o sistema dar certo", diz Fernanda, que pretende ampliar o serviço: "Nosso plano agora é criar uma rede para apoiar as futuras universitárias durante a faculdade".

As inscrições para participar da rede, tanto como voluntária quanto como candidata do Enem, vão até 1º de novembro e podem ser feitas pelo Facebook.


Arquivado em:Educação

Gleisi admite: pediu à Polícia Legislativa para fazer varredura

Posted: 21 Oct 2016 08:11 AM PDT

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) publicou nota em que admite que pediu à Polícia Legislativa do Senado Federal para fazer verificação e varredura nas suas residências em Brasília e Curitiba. Ela negou, porém, obstrução à Justiça.

“Logo após a operação de busca e apreensão realizada em minha casa em Brasília e em Curitiba, com a prisão de meu marido Paulo Bernardo, solicitei ao Senado que a Polícia Legislativa, dentro de suas atribuições legais, fizesse uma verificação e uma varredura eletrônica nas residências. Fiz o pedido formalmente. Tem processo no Senado com autorização formal para isso”, escreveu a senadora.

Ela argumenta que esse serviço da Polícia Legislativa é regular e existe “há muito tempo”. “Temos todo processo de pedido formalizado. Tudo dentro das normas do Senado. Fazer isso não configura obstrução alguma. Apenas queria ter informação de segurança sobre minha residência”, alegou a senadora. Gleisi também informou que, como nada foi encontrado nas residências, nenhuma providência ou comunicado foi feito ao Ministério Público Federal.

Já  o advogado do senador Edison Lobão e do ex-presidente José Sarney, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, negou que seus clientes tenham cometido alguma irregularidade.  O senador Fernando Collor (PTC-AL) também divulgou nota em que diz desconhecer possíveis ações de varredura da Polícia Legislativa do Senado Federal em seu escritório ou residência. “O senador Fernando Collor não tem conhecimento acerca dos fatos narrados na manhã de hoje e nega que tenha se beneficiado de qualquer ação da Polícia Legislativa do Senado Federal que seja estranha às suas funções institucionais”, informa o texto divulgado pela assessoria do senador.

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação Métis para desarticular associação criminosa armada responsável por embaraçar a Operação Lava Jato e outras investigações da PF. A ação tem o apoio do Ministério Público Federal e mira servidores da Polícia Legislativa do Senado.

Quatro policiais legislativos foram presos temporariamente, incluindo o diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Araújo Carvalho. Ele e os subordinados foram pegos em ações de contrainteligência para ajudar senadores que estão sendo investigados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Trava antifurto de bicicleta criada nos EUA faz ladrão vomitar

Posted: 21 Oct 2016 07:47 AM PDT

Dois inventores americanos criaram uma trava antifurto de bicicletas que promete pegar os bandidos pelo estômago – literalmente: ela faz o ladrão vomitar. A invenção, batizada de SkunkLock, custa 99 dólares (em torno de 315 reais) e está em fase de pré-venda, com entrega das primeiras unidades prevista para junho de 2017.

Daniel Idzkowski e Yves Perrenoud, os inventores, argumentam que qualquer trava comum usada por donos de bicicletas pode ser inutilizada em menos de um minuto com o uso de uma serra. É o que faz com que o número de bicicletas roubadas nos Estados Unidos chegue a 1,5 milhão por ano.

A SkunkLock, claro, não está livre de ser alvo de ladrões munidos com uma serra circular. Mas, quando o bandido começa a cortá-la, a trava libera um composto químico com um péssimo cheio (a tradução da palavra “skunk”, que ajuda a batizar a invenção, é “gambá”), que faz com que o ladrão tenha enjoos e comece a vomitar incontrolavelmente.

A sensação é parecida, dizem os inventores, com a de um forte jato de gás de pimenta. Os próprios Idzkowski e Perrenoud foram cobaias de seu invento, que também contou com a participação de voluntários.

A pré-venda está sendo feita na plataforma de financiamento coletivo IndieGogo. Assista abaixo a um dos vídeos de apresentação da SkunkLock:


Arquivado em:Economia, Tecnologia

Cláudia Cruz visita Eduardo Cunha na carceragem da PF em Curitiba

Posted: 21 Oct 2016 07:18 AM PDT

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, recebeu nesta sexta-feira a visita da esposa, Cláudia Cruz. Ele está preso preventivamente na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde quarta-feira.

A Polícia Federal não soube informar quanto tempo a esposa de Cunha esteve no local. Ela estava acompanhada de um dos advogado do ex-deputado. Cláudia Cruz também é ré na Operação Lava Jato. Em junho deste ano, o juiz federal Sérgio Moro recebeu denúncia contra ela oferecida pelos procuradores da força-tarefa.

LEIA TAMBÉM:
'Cunha e Lava Jato são riscos para a economia', diz S&P
PF prende quatro policiais legislativos no Congresso
Advogados de Cunha são xingados de "safados", e entidades reagem

Prisão em Brasília

Eduardo Cunha foi preso nesta quarta-feira em Brasília, pela Polícia Federal, depois que o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, emitiu a ordem de prisão preventiva contra ele.

A prisão foi decretada na ação penal em que o deputado cassado é acusado de receber 5 milhões de reais, que foram depositados em contas não declaradas, na Suíça. O valor seria oriundo de vantagens indevidas, obtidas com a compra de um campo de petróleo pela Petrobras em Benin, na África, segundo a PF.

No dia em que foi preso, o ex-deputado divulgou nota em sua defesa e chamou de “absurda” a decisão de Moro de determinar sua prisão, alegando que teria base em uma ação extinta no Supremo Tribunal Federal (STF). Cunha disse ainda que seus advogados tomarão “medidas cabíveis para enfrentar essa absurda decisão”.

Nesta quinta-feira, o ex-parlamentar realizou o exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. Ele está preso numa cela individual.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Política

Neymar e Rafinha trolam novato do Barcelona

Posted: 21 Oct 2016 07:08 AM PDT

Além do inspiradíssimo Lionel Messi, um jogador ainda pouco conhecido chamou a atenção na goleada do Barcelona sobre o Manchester City: o zagueiro Samuel Umtiti, de 22 anos, contratado junto ao Lyon no início da temporada. Em seu primeiro grande desafio na equipe catalã, o jogador nascido em Camarões e que defende a seleção francesa, foi impecável no jogo, a ponto de já ser comparado com um antigo ídolo do clube, o espanhol Carles Puyol. Os brasileiros Neymar  e Rafinha não perderam a chance de fazer piada com o novato e, durante uma janta da equipe, mostraram uma montagem em que Umtiti aparece com a famosa cabeleira de Puyol. Todos caíram na gargalhada.

Instagram Photo


Arquivado em:Esporte

Estilista britânico Richard Nicoll morre aos 39 anos

Posted: 21 Oct 2016 07:06 AM PDT

O estilista britânico Richard Nicoll sofreu um ataque cardíaco na madrugada desta sexta-feira, 21, em Sydney, na Austrália, e não resistiu. Ele tinha 39 anos de idade.

Veja também

O designer desfilou as coleções de sua marca na Semana de Moda de Londres até 2014. No ano seguinte, ele encerrou as atividades da grife e assumiu a direção da rede Jack Wills. O cargo foi abandonado no início deste ano, para que Richard fosse o novo nome à frente da Adidas.

Richard Nicoll se formou na Central Saint Martins, renomada faculdade de moda de Londres, em 2002, e sempre foi muito elogiado pela imprensa.

Modelo desfila com criação do estilista Richard Nicoll, na Semana de Moda em Londres, na Ingalterra - 14/09/2014

Modelo desfila com criação do estilista Richard Nicoll, na Semana de Moda em Londres, na Ingalterra – 14/09/2014 (Tim P. Whitby/Getty Images)

Modelo desfila com criação do estilista Richard Nicoll em Londres, na Inglaterra - 15/06/2014

Modelo desfila com criação do estilista Richard Nicoll em Londres, na Inglaterra – 15/06/2014 (Karwai Tang/Getty Images)

Modelo desfila com criação do estilista Richard Nicoll em Londres, na Inglaterra - 15/06/2014

Modelo desfila com criação do estilista Richard Nicoll em Londres, na Inglaterra – 15/06/2014 (Karwai Tang/Getty Images)

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Água em excesso pode matar

Posted: 21 Oct 2016 07:00 AM PDT

A recomendação para a manutenção de uma boa saúde é beber 2 litros de água por dia. Há quem diga – leia-se blogueiras fitness como Gabriela Pugliesi e Gracyanne Barbosa – que ingere impressionantes 4 litros por dia. Mas, mais do que bem, água em excesso pode fazer mal para a saúde e até matar.

De acordo com um estudo publicado na versão online do periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), beber água em excesso ativa um mecanismo proteção no cérebro que inibe o ato de engolir. Ao forçar a ingestão do líquido, essa proteção é ultrapassada e há um risco de intoxicação.

A “intoxicação” por excesso de água é chamada de hiponatremia, condição metabólica caracterizada pela redução de sódio no sangue a níveis tão baixos que pode causar letargia, náusea, convulsões, coma e até mesmo a morte.

“Se nós fizermos só o que o nosso corpo pede, ou seja, beber água quando estamos com sede e não de acordo com um cronograma, provavelmente vai dar tudo certo. Exceto nos idosos, que tendem a ingerir menos água que o necessário e por isso, precisam estar atentos.”, disse Michael Farrell, da Universidade Monash, em Melbourne, na Austrália e um dos autores do estudo.

Leia também:
Beber água antes das refeições ajuda a emagrecer
Beber 2 litros de água por dia não traz benefícios à saúde

No estudo, os pesquisadores pediram que as pessoas avaliassem a quantidade de esforço necessário para engolir a água em duas condições: após a prática de uma atividade física e, portanto, quando estavam com sede; e em uma outra situação, quando foram persuadidos a beber uma quantidade excessiva. Nestes dois momentos, um equipamento de ressonância magnética media a atividade de várias partes do cérebro no momento anterior ao ato de engolir.

Os resultados mostraram que beber água quando não estamos com sede exigiu um esforço três vezes maior para engolir do que a ingestão do líquido logo após o exercício. Nesse momento, a parte do cérebro mais ativa foi a área pré-frontal direita. Os pesquisadores acreditam que essa região entra em cena para substituir o mecanismo de proteção e permitir que consigamos engolir a água.

O grande problema, na verdade, é quando a água entra mais rápido do que a capacidade do corpo em removê-la ou utilizá-la. Isso dilui os eletrólitos do sangue e faz com que a água de viaje através do sangue e entre em células e órgãos tais como o cérebro , o que afeta sua capacidade de funcionamento.


Arquivado em:Saúde

Juízes e procuradores pedem que Janot investigue Gilmar Mendes

Posted: 21 Oct 2016 06:52 AM PDT

A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) – coordenada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) –, protocolou na Procuradoria-Geral da República, nesta quinta-feira um pedido de apuração e “possível abertura de inquérito criminal” contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

O documento, endereçado ao procurador-geral Rodrigo Janot, solicita uma análise das declarações do ministro durante sessão plenária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na terça. Na ocasião, Mendes afirmou que “promotores e juízes ameaçam parlamentares com a Lei da Ficha Limpa e não querem a Lei de Abuso de Autoridade porque praticam, às escâncaras, o abuso de autoridade. Ao empoderarmos determinadas corporações, estamos dando a eles o poder que eles precisam para fazer esse tipo de chantagem.”

A frente de juízes e procuradores alega que as expressões usadas por Gilmar Mendes “constituem uma acusação criminosa a promotores e a juízes, o que, evidentemente, merece repulsa”.

As afirmações atribuídas ao ministro “podem ser configuradas como infração penal”, segundo avaliação da Frentas, integrada por oito entidades. Para os integrantes da Frentas, “se algum magistrado ou membro do Ministério Público praticou a conduta, a denúncia precisa ser feita à Corregedoria e ao órgão competente para apuração da infração disciplinar e penal”.

“Não é possível aceitar a acusação feita de forma generalizada contra agentes públicos que atuam no combate à corrupção no País”, argumentam as entidades. “Tais acusações, graves e sem demonstração concreta de qualquer caso de ‘chantagem’, o que serviria apenas para desqualificar o Ministério Público e a magistratura, precisam ser examinadas sob a ótica da Lei Penal e da Lei Orgânica da Magistratura Nacional e, porque não parece possível admitir que sejam perpetradas sem que se dê qualquer consequência, diante de um fato de tamanha gravidade”, afirma trecho do documento.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Ex-jurada de Silvio Santos, Sônia Lima estreia na Globo

Posted: 21 Oct 2016 06:51 AM PDT

E a Sônia Lima, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá… vai estrear na Globo. Ex-jurada do Show de Calouros de Silvio Santos, no SBT, a atriz, hoje com 57 anos, foi escalada para uma participação na reta final de Haja Coração, novela que será substituída por Rock Story na faixa das 7 a partir de 9 de novembro. A escalação comprova que as coisas mudaram na Globo, antes avessa a profissionais que carregavam uma história — ou a marca — de emissoras rivais. Sônia Lima, hoje com 57 anos, foi um clássico do SBT dos anos 1980, ao lado do marido Wagner Montes.

Em Haja Coração, novela livremente baseada em Sassaricando, de 1987, Sônia Lima será Angelina, mãe de Henrique, personagem de Nando Rodrigues. Ela vai ser a sogra ciumenta, que vai implicar com o relacionamento do publicitário com Penélope (Carolina Ferraz).

"Eu tô muito feliz. Depois de 36 anos de carreira, chegar na Globo é muito gostoso", disse a atriz ao site oficial da novela. “Este é o meu presente de 2016.”

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Assad diz que foto comovente de menino sírio é ‘forjada’

Posted: 21 Oct 2016 06:49 AM PDT

A foto do menino ferido em Alepo, Omran Daqneesh, de 5 anos, que comoveu o mundo em agosto, foi tratada como "forjada" pelo ditador sírio Bashar Assad. Em uma entrevista com a imprensa da Suíça, divulgada nesta semana, Assad insistiu que a imagem não reflete o relato dos médicos que trataram a criança naquela noite, nem dos responsáveis pelo seu resgate.

Assad fez o comentário quando um repórter da emissora SRF1 pediu para lhe mostrar uma foto e tirou do bolso a imagem famosa de Omran, machucado e em choque em uma ambulância. "Este menino se tornou um símbolo da guerra. Você conhece esta foto?", pergunta o jornalista. "Claro que eu vi", afirma Assad.

O repórter então questiona o que ele gostaria de dizer à família Daqneesh. "Tem algo que eu gostaria de dizer a você", responde o ditador. "Esta foto é manipulada. Vou lhe mandar duas fotos e você pode ver que uma é verdadeira e esta não é", afirma. "Nós temos fotos de crianças feridas, mas essa, em específico, é forjada", insiste.

Segundo Assad, o episódio em que Omran aparece na ambulância foi criado como um "golpe publicitário" pelo grupo voluntário White Helmets (Capacetes Brancos). Na versão do ditador, o grupo teria manipulado a imagem, além de ter modificado a história menino para comover mundo, pois o incidente não seria verdadeiro.

O vídeo que deu origem a foto de Omran na ambulância foi feito pelo fotógrafo Mahmoud Raslan, do grupo de oposição ao governo Aleppo Media Centre, que confirmou ter presenciado o resgate da criança. Segundo Raslan, Omran foi salvo com seus pais e seus três irmãos, de 1, 6 e 11 anos, quando o prédio em que moravam desmoronou após um bombardeio.

Tanto os médicos que atenderam Omran no hospital, quanto os voluntários do White Helmets que participaram do resgate, também confirmaram a veracidade história para a revista Time, na época em que a foto viralizou. Outra foto de Omran, com a mesma roupa e também ferido, foi divulgada na internet na ocasião.


Arquivado em:Mundo

Brasileirão terá bola especial para Outubro Rosa

Posted: 21 Oct 2016 06:43 AM PDT

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira o seu apoio à campanha Outubro Rosa: as partidas entre Flamengo e Corinthians, no Maracanã, e Grêmio e Internacional, na arena do Grêmio, serão disputadas com bolas na cor rosa, diferentes da tradicional azul e amarela. A campanha mundial Outubro Rosa visa a conscientização quanto à necessidade de realização de exames para diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Os principais clubes do país também vem participando – o Grêmio chegou a lançar uma camisa feminina na cor rosa.

 


Arquivado em:Esporte

Nadadora brasileira removerá o baço por causa de doença

Posted: 21 Oct 2016 06:23 AM PDT

A brasileira Ana Marcela Cunha, estrela da maratona aquática mundial, terá que fazer uma cirurgia de remoção do baço, de acordo com reportagem desta sexta-feira do jornal Folha de São Paulo, por causa de uma doença autoimune que vem deteriorando o órgão. O baço, localizado na região do abdômen, é importante na criação de anticorpos para o sistema imunológico e na renovação de células sanguíneas.

A baiana de 24 anos, campeã do Mundial de Kazan em 2015, descobriu a doença no começo do ano depois de uma prova em Salvador, na Bahia. Ela teve que tomar a decisão com seus médicos para não correr o risco de agravamento da enfermidade e, assim, manter o alto rendimento nas águas, o que só deve acontecer em 2017. Após a cirurgia, Cunha ficará fora de treinos e competições por pelo menos 45 dias.

O jornal também revela que mesmo antes da Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto, Ana Marcela Cunha teve que pedir autorização à Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) para tomar um corticoide proibido pela organização. Na Rio-2016, a atleta – maior esperança de medalha brasileira na prova da maratona aquática – ficou apenas em 10º lugar. O pódio, no entanto, para a surpresa dos brasileiros, ficou com a paulista Poliana Okimoto que garantiu a medalha de bronze.

A nadadora olímpica Ana Marcela Cunha, com a tocha em São Paulo (SP) - 24/07/2016

Ana Marcela Cunha com a tocha em São Paulo (Ricardo Matsukawa/VEJA.com)


Arquivado em:Esporte

Claudia Leitte leva toco — mais um! — no ‘The Voice’

Posted: 21 Oct 2016 06:18 AM PDT

Depois de levar, na brincadeira, um fora de um participante que se disse bem casado, na semana passada, a cantora Claudia Leitte foi dispensada sem cerimônia por uma candidata na noite desta quinta-feira. A paraense Nira Duarte, uma fã de Joelma que apresentou Pra te Esquecer, do Calypso, foi coberta de elogios e promessas de amor e felicidade por Claudia Leitte, que chegou a se levantar da cadeira para correr para o abraço, quando Nira a chamou de “maravilhosa”, mas foi freada pela candidata, que a descartou para ficar com Carlinhos Brown.

“Claudia, eu sou sua fã, você é maravilhosa”, disse Nira, depois de ouvir loas e boas como “você é das minhas”, “você tem personalidade” e “eu também amo Joelma”. Foi o que bastou para Claudia Leitte se erguer da cadeira. Ao perceber que havia sido preterida, ela voltou a se sentar. “Não escolheu ainda? Tudo bem, estou voltando”, disse. “Eu sou muito, muito Carlinhos Brown”, justificou Nira.

Além do baiano e de Claudia Leitte, Teló também se virou para ela.


Arquivado em:Entretenimento