USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 16 de outubro de 2016

Notícias

Notícias


PCC cria clima de tensão na segurança do Rio de Janeiro

Posted: 16 Oct 2016 09:20 AM PDT

Os serviços de inteligência dos órgãos de segurança pública do Rio de Janeiro estão em estado de alerta desde sexta-feira. Segundo informações obtidas pelo site de VEJA, quase uma centena de criminosos da maior facção criminosa do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC), foram transferidos das unidades nas quais estavam presos. O motivo é o fim de uma aliança de quase duas décadas com a principal quadrilha carioca, o Comando Vermelho. A preocupação da polícia agora é que o racha desencadeie em futuras guerras pelo controle das rotas de abastecimento de drogas e armas e, claro, de favelas.

As transferências começaram anteontem e, somente da Cadeia Pública Paulo Roberto Rocha, no Complexo de Gericinó, zona Oeste da cidade, 25 detentos foram para outras unidades, além de 11 do Vicente Piragibe, onde o sistema é semi-aberto. Entre os transferidos está a principal liderança do PCC no Rio de Janeiro, Ronny Faria e Silva, o Roninho, preso em Cabo Frio em fevereiro de 2014.

O traficante estava na galeria B7 da Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho, conhecida como Bangu 3. É de lá que saem praticamente todas as decisões do Comando Vermelho, já que é a cadeia onde estão as lideranças que integram o conselho da facção. Roninho deixou a unidade e seguiu para Bangu 4 (Penitenciária Jonas Lopes de Carvalho), que abriga integrantes da facção rival Amigos dos Amigos (ADA). “Resta saber agora se essa nova aliança será apenas para fornecimento de droga e arma ou se o PCC vai dar apoio nas guerras também”, diz um integrante da cúpula da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Em São Paulo, integrantes do Comando Vermelho que lá estão presos foram obrigados a pedir transferência para unidades neutras. “Pelo menos não houve um nabo de sangue. Eles simplesmente pediram para sair. A ordem é para que essa separação aconteça em todas as cadeias do Brasil”, completou.

O mais surpreendente é que, em junho passado, PCC e CV estavam aliados em uma sangrenta guerra pelo controle do tráfico na fronteira com o Paraguai. Na ocasião, as duas quadrilhas mataram o mais poderoso traficante do país vizinho, Jorge Rafaat Toumani, de 56 anos, na cidade de Pedro Juan Caballero, com mais de 100 tiros.

A Seap, através de nota, se recusou a falar sobre o episódio. Informou apenas que “está adotando as medidas necessárias e por questões de segurança” não dará maiores informações.

 


Arquivado em:Brasil

Mais um no listão

Posted: 16 Oct 2016 09:15 AM PDT

O ex-governador e ex-deputado federal Moreira Franco é um dos assessores mais poderosos do presidente Michel Temer. Secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), ele representa o governo nas negociações com a iniciativa privada destinadas a tirar do papel obras de transporte, energia e saneamento. No mês passado, anunciou, ao lado de Temer, concessões e privatizações de mais de vinte projetos na área de infraestrutura, que podem render até 25 bilhões de reais aos combalidos cofres da União. Longe dos holofotes, Moreira Franco é protagonista também na seara política. Ele faz parte do grupo de eminências da nova administração e disputa com o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o posto de principal conselheiro de Temer. Apesar dessa condição privilegiada, Moreira Franco não tem direito a foro privilegiado. O que é um tremendo risco, diante da iminente delação premiada da Odebrecht, a maior empreiteira do país.

VEJA teve acesso a parte dos anexos da delação de Cláudio Melo Filho, ex-­vice-presidente de relações institucionais da Odebrecht e um dos cinquenta executivos da construtora que negociam acordos de colaboração com a força-tarefa da Lava-Jato. Em suas tratativas com os procuradores, Melo Filho já contou que Moreira Franco lhe pediu, em 2014, quando era ministro da Secretaria de Aviação Civil do governo Dilma Rousseff, uma contribuição financeira de 3 milhões de reais. Não era uma doação eleitoral, uma vez que Moreira Franco não concorreria naquele ano. Segundo o executivo, era propina pura e simples, solicitada por um ministro que lidava com interesses bilionários da Odebrecht no setor de aeroportos. No trecho em que fala da propina a Moreira Franco, Melo Filho não detalha quais interesses o moveram a fazer o pagamento. Homologado o acordo, ele terá de provar o que diz. Caso contrário, perderá os benefícios previstos em lei para quem faz delação premiada, como a redução de sua pena. Os advogados da Odebrecht já preparam a explicação para o pagamento da propina: o dinheiro teria sido pago para fazer sumir um aeroporto inteiro. O caso é simples.

Em novembro de 2013, um consórcio liderado pela Odebrecht venceu o leilão de concessão do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, comprometendo-se a desembolsar 19 bilhões de reais. Um senhor investimento. No ano seguinte, Moreira Franco, à frente da Secretaria de Aviação Civil, acelerou a negociação para que o governo autorizasse outras duas empreiteiras, a Camargo Corrêa e a Andrade Gutierrez, a construir um terceiro aeroporto na Grande São Paulo, no município de Caieiras. Entusiasta da ideia, Moreira Franco defendeu a construção do novo aeroporto em maio de 2014: "São Paulo precisa de um terceiro aeroporto para desafogar Congonhas e Guarulhos, por conta da alta demanda".

O nó é que o terceiro aeroporto concorreria de frente com outros três: Galeão, no Rio; Viracopos, em Campinas; e Cumbica, em Guarulhos. Os concessionários desses três aeroportos, sentindo o aperto da concorrência, estrilaram. Marcelo Odebrecht saiu em defesa do Galeão. Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, cerrou fileira em nome de Cumbica, o aeroporto de Guarulhos. Os dois alegaram que o terceiro aeroporto em São Paulo representaria quebra de contrato e ameaçaria a saúde financeira de suas empresas. Os advogados da Odebrecht pretendem dizer na delação que Melo Filho pagou propina a Moreira Franco para garantir que, em troca de 3 milhões de reais, o aeroporto de Caieiras não saísse do papel. De fato, não saiu.

A acusação contra Moreira Franco, naturalmente, precisa ser comprovada, mas os investigadores da Lava-Jato estão levando a denúncia a sério, porque ela combina com o conteúdo de uma troca de mensagens capturada durante as apurações. Numa mensagem enviada em 29 de agosto de 2014, o deputado cassado Eduardo Cunha reclama com Léo Pinheiro, da OAS, do fato de o executivo ter feito uma doação de "5 paus" (5 milhões de reais) a Michel Temer. Para reforçar a queixa e mostrar-­se mais confiável do que outros peemedebistas, Eduardo Cunha lembra na mensagem que Moreira Franco, aliado de Temer, até lutara contra interesses da OAS, sem especificar quais. Em resposta, Léo Pinheiro indica a Cunha que Moreira Franco já não estava mais contra a OAS. A resposta foi lacônica. "Te explico pessoalmente. O assunto foi GRU", respondeu Pinheiro, ref­erindo-se à sigla pela qual é conhecido o aeroporto de Guarulhos, sob a responsabilidade da OAS.

Os "5 paus" a que Cunha se refere têm destino conhecido. No dia 22 de agosto de 2014, a OAS transferiu o dinheiro para a conta de campanha de Michel Temer. O valor foi repassado via doação legal e declarado à Justiça Eleitoral. Três dias antes disso, Temer e Moreira Franco receberam Léo Pinheiro no Palácio do Jaburu. A VEJA, a assessoria de imprensa do presidente da República declarou que Léo Pinheiro manifestou no encontro disposição para ajudar na campanha — tudo às claras, dentro da lei. Na época, as contribuições eleitorais de empresas eram permitidas. "Foram depositados 5 milhões de reais na conta de campanha de Michel Temer 2014, no final de agosto, como determinava a legislação eleitoral. E foram declarados na prestação de contas de forma absolutamente transparente."

O motivo da doação dos "5 paus" está sob investigação. O pro­curador-geral da República, Rodrigo Janot, registrou o seguinte em um dos pedidos de inquérito contra Eduardo Cunha: "Léo Pinheiro afirmou que explicaria, pessoalmente, para Eduardo Cunha [sobre a doação], mas que o pagamento dos 5 milhões de reais para Michel Temer estava ligado a Guarulhos". O caso sugere que as duas empreiteiras, OAS e Odebrecht, podem ter colocado a mão no bolso para barrar a construção do terceiro aeroporto. Para os procuradores, a questão é: se a OAS fez uma doação eleitoral de 5 milhões para defender seus interesses no aeroporto de Guarulhos, por que a Odebrecht não pode ter oferecido uma propina de 3 milhões para defender seus interesses no aeroporto do Galeão?

O pedido da propina, segundo Melo Filho, o executivo da Odebrecht, foi feito numa conversa só com o então ministro da Aviação Civil. Em nota, Moreira Franco nega qualquer envolvimento no caso. A VEJA, disse que jamais pediu ajuda financeira a executivos da Odebrecht. Afirmou ainda que razões técnicas barraram a autorização para a construção do terceiro aeroporto em São Paulo. Disse Moreira Franco: "A posição contrária ao projeto foi de natureza técnica. Não houve nenhum pedido de contribuição".

Melo Filho era o homem da Odebrecht em Brasília. Tinha trânsito livre entre ministros, deputados e senadores. Seu acordo, se homologado, implicará dezenas de parlamentares. A lista é suprapartidária, mas atingirá figuras expressivas do PMDB. Um de seus principais alvos é o senador Romero Jucá. Presidente do PMDB, Jucá ocupou o cargo de ministro do Planejamento de Temer até ser gravado pregando o fim "dessa sangria" da Lava-­Jato. Em razão da inconfidência, perdeu o cargo formalmente, mas não se afastou tanto assim na prática. Hoje, o ministério é comandado por um interino, Dyogo de Oliveira, que segue orientações do senador, sempre convocado para participar das reuniões sobre os rumos da economia e o pacote de ajuste fiscal em tramitação no Congresso.

Segundo a delação de Melo Filho, Jucá recebeu 10 milhões de reais, divididos em doações legais e ilegais, como pagamento por contemplar interesses da Odebrecht em medidas provisórias e projetos que tramitaram no Congresso. Alvo de pelo menos quatro inquéritos no petrolão, Jucá também se diz inocente. Como Moreira Franco, ele quer ser ministro. Não é um desatino. Afinal de contas, Marx Beltrão foi nomeado recentemente ministro do Turismo apesar de ser réu no Supremo Tribunal Federal (STF).

Compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.


Arquivado em:Brasil

Stock Car celebra 450ª corrida de sua história

Posted: 16 Oct 2016 08:28 AM PDT

 


Arquivado em:Esporte, Galeria de Fotos

Papa Francisco canoniza primeiro santo argentino no Vaticano

Posted: 16 Oct 2016 07:59 AM PDT

O papa Francisco proclamou santo o sacerdote argentino José Gabriel del Rosario Brochero (1840-1914), conhecido como “o padre gaúcho”, durante uma cerimônia realizada neste domingo na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Leia também:
Com família, Macri tenta amansar o papa Francisco no Vaticano
Papa rejeita doação em dinheiro de Macri que continha número 666

A cerimônia de canonização do primeiro santo que nasceu, viveu e morreu na Argentina foi acompanhada por milhares de argentinos, sobretudo de Córdoba, e por uma delegação oficial liderada pelo presidente Mauricio Macri, sua esposa e filhas, e a chanceler Susana Malcorra.

Durante a cerimônia, realizada diante de dezenas de milhares de fiéis também foram proclamados outros seis santos, o mexicano José Sánchez del Rio, assassinado aos 14 anos durante a revolta contra os chamados “cristeros”; o bispo espanhol Manuel González García; dois sacerdotes italianos, Lodovico Pavoni e Alfonso Maria Fusco; e dois religiosos franceses, Salomone Leclercq e Elisabetta Catez.

O prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Angelo Amato, acompanhado dos postuladores, apresentou a Francisco o pedido de canonização e leu uma pequena biografia de cada um dos novos santos.

Depois o papa pronunciou a fórmula em latim: “Em homenagem à Santíssima Trindade, pela exaltação da fé católica e o aumento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo e dos santos apóstolos Pedro e Paulo, após haver refletido largamente e invocado a ajuda divina e escutando o parecer de muitos de nossos irmãos bispos, declaramos santos os beatos e os inscrevemos no Catálogos dos Santos, e estabelecemos que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os santos”.

Em seguida, os aplausos dos milhares de fiéis que compareceram à cerimônia foram ouvidos na Praça de São Pedro.

 (Com Agência EFE)


Arquivado em:Mundo

Oito absurdos vividos por recrutadores em entrevistas de emprego

Posted: 16 Oct 2016 05:34 AM PDT

Chegar atrasado, falar que tem mais qualificações do que a realidade e tentar demonstrar um domínio de idioma que não se tem são deslizes comuns de serem vistos por quem faz entrevistas de emprego. Mas há casos em que os candidatos têm bem mais criatividade que dizer que um parente morreu, e cometem gafes memoráveis. Veja, a seguir alguns exemplos:

Inglês com sotaque de copoIr correndo para a entrevistaO popular RobertoEntrevista dentro da entrevistaCandidato abduzidoDa obra para a entrevistaConte um caso diferenteAs férias e o currículo

Fontes: Caio Arnaes (Robert Half) e Lucas Oggiam (Page Personnel)


Arquivado em:Economia

Dez destinos turísticos para quem quer fugir das multidões

Posted: 16 Oct 2016 05:17 AM PDT

Fugir dos destinos turísticos mais famosos pode render experiências de viagem fantásticas e inesperadas para guardar na memória. Longe de Paris ou Nova York, algumas paisagens naturais e cidades históricas pelo mundo podem proporcionar férias nota 10, sem filas de turistas e hotéis lotados.

Veja também

De uma prisão submersa até uma cidade dentro de um vulcão ativo no Japão, o site Business Insider compilou alguns destinos internacionais pouco visitados, mas que são considerados perfeitos por seus visitantes, através de avaliações do site TripAdvisor. Confira dez destinos inusitados para considerar nas próximas férias:

Mani, GréciaSetenil de las Bodegas, EspanhaHuacachina, PeruIlha de Aogashima, JapãoBarrancas del Cobre, MéxicoRummu, EstôniaRurrenabaque, BolíviaBaños, EquadorLago Yojoa, HondurasLukomir, Bosnia-Herzegovina
Arquivado em:Mundo

Temer diz em cúpula dos Brics estar otimista com economia do país

Posted: 16 Oct 2016 04:45 AM PDT

O presidente Michel Temer expressou neste domingo aos líderes dos países dos Brics, grupo que o Brasil integra ao lado de Rússia, Índia, China e África do Sul, seu “otimismo” pela recuperação da economia brasileira.

“Minhas palavras são de otimismo para a recuperação da economia brasileira. Nosso governo está empenhado em promover reformas que devolvam o crescimento e o emprego”, afirmou Temer durante os encontros prévios à declaração final dos Brics.

Leia também:
Temer diz que imposto da gasolina não vai aumentar
Temer prepara agenda de viagens para atrair investimentos

O presidente brasileiro destacou que seu governo está “empenhado em melhorar o ambiente de negócios” no Brasil com desburocratização de processos, redução dos custos de operação e segurança jurídica. Para isso, Temer destacou a aprovação de 34 projetos iniciais em áreas de negócios, portos, rodovias, energia, petróleo e gás.

“Com as primeiras medidas adotadas, posso assegurar que já podemos constatar sinais da volta de confiança”, disse Temer ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e dos presidentes russo, Vladimir Putin; chinês, Xi Jinping, e sul-africano, Jacob Zuma.

Temer encorajou as empresas dos Brics a realizarem investimentos no Brasil, onde encontrarão, segundo ele, “um país com estabilidade política, segurança jurídica e com grande liberdade consumidora”, e também convidou as companhias brasileiras a investirem nos países do bloco. O grupo dos Brics “será o catalisador de nossos negócios”, ressaltou Temer.

“Serão especialmente bem-vindas aquelas empresas capazes de melhorar estruturalmente nossas economias, setores que fortalecerão nossa competitividade e a presença global dos Brics”, concluiu o presidente brasileiro.

Cúpula dos Brics

A 8ª Cúpula dos Brics – que conta em seu conjunto com cerca de 43% da população mundial, 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do planeta e 17% do comércio global – acontece em Goa, na Índia, e tem no centro da agenda a recuperação da economia de seus países-membros.

(Com Agência EFE)


Arquivado em:Brasil, Economia

Prêmio para Bob Dylan dá uma revigorante sacudida no Nobel

Posted: 16 Oct 2016 04:07 AM PDT

A escolha do cantor Bob Dylan para o Nobel de Literatura pegou muitos de surpresa e provocou reações puristas, mostra reportagem de VEJA desta semana. Afinal, letra de música pode ser considerada literatura? Não estaria a Academia Sueca desvirtuando a premiação? A julgar pela entrevista oficial dada após a premiação, a polêmica em torno do caso era desejada pelos próprios acadêmicos. Não há razão para que um compositor de rock como Dylan seja considerado menos digno ou "elevado" que grandes escritores. E uma letra de música, ainda que não seja propriamente poesia ou literatura, pode ter certas qualidades literárias. O prêmio para o roqueiro dá uma revigorante sacudida no Nobel.

Para ler a reportagem, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.


Arquivado em:Entretenimento

A banda norte-americana Aerosmith em São Paulo

Posted: 15 Oct 2016 10:05 PM PDT

Rumo à aposentadoria, Aerosmith faz show nostálgico em SP

Posted: 15 Oct 2016 09:39 PM PDT

A banda americana Aerosmith já afirmou que quer se aposentar em breve, porém, não deveria. É o que prova o show da noite deste sábado, em São Paulo, em que Steven Tyler, no auge de seus 68 anos, embalou com energia e vigor 50.000 pessoas na plateia do estádio Allianz Parque.

Vestido com um casaco de paetês preto, assim como seu amigo (e desafeto) Joe Perry, Tyler entrou no palco pontualmente, às 21h, e já sacou do repertório a música Draw the Line – canção que dá título ao disco de 1977, de onde também sairia Kings and Queens, outra faixa a ser entoada na apresentação.

Ao longo do show, o vocalista e o guitarrista principal dividiram vocais, abraços e elogios que em nada lembram a crise vivida pelos dois em 2009, que quase colocou fim ao grupo. Ao que tudo indica, o passado ficou para trás, exceto no que diz respeito à seleção de músicas da noite.

A banda, completa com Tom Hamilton, Joey Kramer e Brad Whitford, preferiu intercalar hits antigos com canções quase desconhecidas, também de épocas distantes. Rebolados, solos de guitarra e figurinos extravagantes foram também elementos importantes para preencher as duas horas de apresentação.

Levantaram a plateia músicas como Love in an Elevator, Cryin’, Crazy e Livin’ on the Edge, composições que ilustram a fase entre fim dos anos 1980 e começo de 90 dos roqueiros. Enquanto faixas como Rats in the Cellar e Rag Doll, que datam de uma década antes, fizeram menos sucesso entre os paulistanos.

Fãs que queriam ouvir composições como Jaded, do disco Just Push Play (2001), ou Hole in My Soul, do álbum Nine Lives (1997), contudo, saíram do show desolados.  "Que pena, não ensaiamos esta", disse Tyler após acompanhar a plateia, em um trecho a capela de Hole in My Soul. "Mas temos outra que vocês vão gostar", consola o roqueiro, antes do hit I Don’t Want to Miss a Thing, trilha do filme Armageddon (1998), que chegou a concorrer ao Oscar de melhor canção original na época.

Depois de um bem aceito cover dos Beatles, de Come Together, e outra canção do fundo do baú, Walk This Way, os americanos deixaram o palco para retornar em uma despedida épica. Dream on e Sweet Emotion, dois dos primeiros hits do grupo, encerraram a noite, com direito a Tyler no piano, camisas que não cumpriam o papel de esconder peitorais e uma explosão de chuva de papel.

A banda ainda se apresenta no Brasil este ano, no dia 21, em Olinda. Os quase aposentados também estão confirmados para subir ao palco do Rock in Rio 2017.


Arquivado em:Entretenimento

Luto do rei faz roupas pretas sumirem na Tailândia

Posted: 15 Oct 2016 05:02 PM PDT

A morte do rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia, na quinta-feira 17, levou a uma corrida às lojas para comprar roupas pretas de luto.

O governo declarou luto oficial de um ano e ordenou que todos usem roupas brancas ou pretas durante todo esse período.

Desde um golpe de estado em 2014, a Tailândia é governada por uma junta militar. O rei tem apenas papel decorativo.

 

Leia também:

O futuro rei de cofrinho de fora, entre outras coisas

 

Para impedir que os preços das peças subam “além do razoável”, funcionários do ministério do Comércio foram enviados para inspecionar as lojas e impedir aumentos nas peças pretas e brancas.

Muitas pessoas já estão usando o preto em Bangoc desde a morte do monarca, que estava com 88 anos.

Além da exigência das roupas, todas as atividades ao ar livre nos próximos trinta dias tiveram de ser canceladas.


Arquivado em:Mundo

Livro reconstitui intrincado assassinato de Celso Daniel

Posted: 15 Oct 2016 02:38 PM PDT

celso-daniel-livroO assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel é um esqueleto que ainda assombra o PT. O livro Celso Daniel — Política, Corrupção e Morte no Coração do PT, de Silvio Navarro, editor do site de VEJA, reconstitui o caso e ajuda a entender o enigma em todas as suas nuances. Resenha publicada em VEJA desta semana destaca a precisão e a imparcialidade do relato, fruto de ampla pesquisa. Se ainda não é possível dizer quem foi o mandante do crime, a obra tem o mérito de revelar detalhes inéditos do crime ocorrido há quase quinze anos. Navarro assegura que havia um terceiro carro na noite do assassinato, e não apenas dois; e que os sequestradores eram oito, e não seis. O autor ainda desfaz a imagem de Daniel como paladino da luta contra a corrupção. “Celso Daniel foi conivente com o roubo ‘altruísta’ para o caixa corrupto do PT. Disso não tenho dúvida”, escreve Navarro.

Para ler a reportagem, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.


Arquivado em:Brasil, Política

Alvo da Hashtag é espancado na cadeia e tem morte cerebral

Posted: 15 Oct 2016 02:22 PM PDT

Um dos alvos da Operação Hashtag, que investiga o envolvimento de brasileiros com o grupo terrorista Estado Islâmico, teve morte cerebral após ser espancado ontem na cadeia onde estava preso, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT). Segundo informações do portal G1, Valdir Pereira da Rocha, de 36 anos, chegou a ser socorrido e levado à UTI da cidade, mas acabou tendo a morte cerebral constatada pelos médicos. Agora, segundo informa o portal, caberá à família de Rocha decidir se desliga os aparelhos que o mantêm vivo.

Leia também:
Acusado de terrorismo tem prisão decretada por esfaquear vizinho

Preso na deflagração da Hashtag, em julho, Rocha havia ganho liberdade condicional em setembro, decretada pelo juiz federal Marcos Josegrei da Silva, o responsável pelos processos da operação que prendeu os brasileiros que se planejavam atentados nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Segundo o G1, no entanto, a ordem não pôde ser cumprida porque Rocha já tinha uma condenação por homicídio e roubo, pela qual havia uma ordem e regressão de regime penal determinada pela Justiça de Mato Grosso.

Assim, ao invés de ser solto com monitoramento por tornozeleira eletrônica, segundo o G1, Valdir foi transferido na última quinta-feira da penitenciária federal de Campo Grande (MS), onde estão os presos pela Hashtag, para a Cadeia Pública de Várzea Grande.

Conforme o portal, que credita as informações à Secretaria de Segurança do Mato Grosso,  por volta das 14h de ontem ele foi cercado e espancado por outros presos.

Réus por terrorismo

Valdir Pereira da Rocha não estava entre os oito investigados na Hashtag que viraram réus em setembro, na primeira ação penal no Brasil originada da lei antiterrorismo, sancionada em março deste ano. São réus e serão julgados pelos crimes de promoção de organização terrorista, associação criminosa e corrupção de menores Leonid El Kadre de Melo, Levi Ribeiro Fernandes de Jesus, Israel Pedra Mesquita, Alisson Luan de Oliveira, Oziris Lundi, Luis Gustavo de Oliveira e Hortêncio Yoshitake.

Fernando Pinheiro Cabral, é o único que não responderá por corrupção de menores. Considerado um dos líderes do grupo, El Kadre também é acusado de recrutamento para organização terrorista.


Arquivado em:Brasil

Colombianos têm medo de viver em paz, diz filho de Pablo Escobar

Posted: 15 Oct 2016 01:09 PM PDT

Nas páginas amarelas de VEJA desta semana, Juan Pablo Escobar, filho do traficante colombiano Pablo Escobar, narra lembranças de sua infância e fala do processo de reconciliação que tem liderado junto às vítimas do cartel de Medellín. Arquiteto e escritor dedicado a pesquisar a história de seu pai, Juan Pablo é um crítico do seriado Narcos, da Netflix, que, segundo ele, foi infiel à história de Escobar. O filho daquele que já foi o criminoso mais procurado do mundo afirma ainda que o tráfico é hoje mais próspero e que é preciso investigar não apenas a produção das drogas na América Latina, mas também os esquemas de distribuição nos Estados Unidos. Na entrevista a VEJA, ele também lamenta a rejeição do acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc: “A paz, a qualquer preço, sempre vai ser barata. Mas nós, colombianos, temos medo de viver em paz”.

Para ler a entrevista, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.


Arquivado em:Mundo

PF prende servidor dos Correios com R$ 2,5 milhões na conta

Posted: 15 Oct 2016 12:49 PM PDT

A Operação Mala Direta, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira, prendeu o operador de empilhadeira Edson André Silva, conhecido como “Sukita”, sob suspeita de integrar a organização criminosa que montou um esquema paralelo de postagens nos Correios em São Paulo – o rombo estimado alcança 647 milhões de reais. A PF descobriu que “Sukita” ganha um salário mensal de cerca de 1.500 reais trabalhando nos Correios, mas em um período de dois anos movimentou 2,5 milhões de reais na conta. O operador de empilhadeira é um dos seis servidores capturados na operação, que mobilizou uma centena de policiais federais que cumpriram 19 mandados de buscas, três de condução coercitiva e nove de prisão temporária.

Silva tem  42 anos e concorreu a vereador no município de Francisco Morato, na Grande São Paulo. Ele teve 532 votos e não se elegeu. Três empresários também foram presos – um quarto está foragido. A Justiça Federal bloqueou 13 milhões de reais da organização.

“Um único empregado dos Correios, com salário de aproximadamente 1.500 reais, movimentou no período de dois anos a quantia de 2,5 milhões de reais em sua conta bancária”, informou o delegado Alberto Ferreira Neto, que integra a força-tarefa da PF na Mala Direta, referindo-se a Edson “Sukita”.

“Esse funcionário, com quase dez anos de Correios, lidava diretamente com os empresários”, destacou Ferreira Neto. “Quando pegamos os salários desses empregados e verificamos o padrão de vida deles constatamos a total incompatibilidade com o patrimônio. Esse funcionário que movimentou 2,5 milhões de reais não fez nenhuma declaração ao Imposto de Renda. Os rendimentos desse empregado de aproximadamente 1.500 reais chamaram muito a atenção.”

“Sukita” não declarou o dinheiro à Justiça eleitoral quando registrou sua candidatura a vereador pelo PMDB. Ele informou apenas um patrimônio de 334.000 reais, dividido entre a posse de um Honda CRV, avaliado em 94.000 reais, e uma casa de 240.000 reais. A PF apreendeu duas carretas e dois semi-reboques com o funcionário dos Correios, que estava investindo na constituição de uma empresa de transportes.

A PF iniciou a investigação há cerca de dois anos, sob comando dos delegados Thiago Borelli Thomaz e Alberto Ferreira Neto, ambos da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários.

(com Estadão Conteúdo)

 

 


Arquivado em:Brasil

Com família, Macri tenta amansar o papa Francisco no Vaticano

Posted: 15 Oct 2016 12:47 PM PDT

Durante o governo de Cristina Kirchner, seu marido Néstor considerou que o cardeal Jorge Bergoglio era a principal figura da oposição na Argentina.

Com Mauricio Macri, prefeito de Buenos Aires, a relação era dúbia. Ainda que ambos fossem críticos à condução nacional, Bergoglio foi contra políticas liberais de Macri, como a aprovação da união civil entre pessoas do mesmo sexo e a redução de penas para o aborto.

Bergoglio virou o papa Francisco e Mauricio Macri foi eleito presidente da Argentina. A tensão entre o Vaticano e Buenos Aires –e entre os dois — continua. E Macri está fazendo tudo o que pode para arrefecê-la.

Na primeira audiência entre os dois argentinos, há oito meses, Francisco só lhe dedicou 22 minutos. Hoje, sábado 22, os dois voltaram a se encontrar, mas por mais tempo: quase uma hora.

 

Leia também:

Papa rejeita doação de dinheiro de Macri que continha o número 666

Prisão de kirchnerista acende tensão entre o papa e Macri

 

Macri levou para o evento sua esposa Juliana Awada; a pequena Antonia, filha do casal; Valentina, de 33 anos e filha de Juliana e, por fim, Agustina, filha de Macri.

“Foi uma boa reunião”, disse Macri após o encontro. “Sempre é positivo se encontrar com ele e confirmar que é um líder moral para mim”. O presidente disse que pediu conselhos sobre as políticas que tem adotado nesses meses. Eles falaram sobre o combate ao narcotráfico e a redução da pobreza com a criação de emprego de qualidade.

O papa Francisco já demonstrou seu desacordo com Macri em vários momentos este ano. Em fevereiro, mandou um rosário benzido a uma líder kirchnerista, Milagro Salas, que foi presa pela Justiça durante o governo de Macri acusada de fraude e extorsão.

Em junho deste ano, o papa recusou uma doação do presidente para uma instituição do Vaticano. Motivo: o valor continha o número 666. No mês seguinte, no dia da comemoração da independência da Argentina, o papa publicou um texto dizendo que não se pode “vender a pátria”.


Arquivado em:Mundo

Homem invade casa da top Miranda Kerr nos EUA

Posted: 15 Oct 2016 11:55 AM PDT

Um homem invadiu a residência da modelo Miranda Kerr, 33, em Malibu, Califórnia, e foi baleado por um segurança, que, por sua vez, foi apunhalado, informaram a polícia e a imprensa local. O xerife do condado de Los Angeles descreveu em um comunicado o incidente, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, quando a casa estava vazia.

Miranda casou-se em 2010 com o astro de Hollywood Orlando Bloom, com quem teve um filho. Três anos depois, o casal anunciou o divórcio. Os funcionários do xerife disseram que atenderam a um telefonema de emergência e foram até a residência, onde “encontraram um segurança armado em meio a uma briga com um invasor”. Durante o embate físico, o invasor apunhalou o guarda, que atirou. Ambos foram levados para o hospital e não correm risco de vida.

Leia também
Rose McGowan revela no Twitter ter sido estuprada
Paula Fernandes explica vácuo com Bocelli: 'desencontro musical' 

(Com France-Press)


Arquivado em:Entretenimento

Messi volta com gol e Rafinha marca dois em goleada do Barcelona

Posted: 15 Oct 2016 11:16 AM PDT

No retorno de Lionel Messi ao Barcelona, o brasileiro Rafinha Alcântara roubou a cena e marcou duas vezes na goleada de 4 a 0 sobre o La Coruña, neste sábado, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol. Recuperado de lesão, o atacante argentino também se destacou e deixou sua marca. Luis Suárez anotou o outro gol catalão.

O tranquilo triunfo em casa deixou o Barcelona na provisória segunda colocação da tabela, com 16 pontos. Só está atrás do Sevilla, que chegou aos 17 pontos ao vencer o Leganés por 3 a 2, fora de casa, mais cedo neste sábado. Atlético de Madrid e Real Madrid, ambos com 15 pontos, ainda jogarão na rodada.

Neste sábado, o Barcelona só contou com Messi a partir dos 10 minutos do segundo tempo. Antes disso, já vencia o La Coruña por 3 a 0, graças à atuação de Rafinha Alcântara. Aos 21, ele abriu o placar após tabela com Suárez. O segundo gol veio aos 36, após levantamento de Neymar na área e desvio de Piqué, em posição duvidosa. Rafinha pegou o rebote e finalizou para as redes.

Antes do intervalo, o Barcelona chegou ao terceiro gol. Neymar atuou como “garçom” e serviu Suárez, que ampliou a vantagem dos anfitriões. O placar só não foi maior porque o time catalão acertou duas bolas na trave.

Leia também:
Gol mais espetacular da carreira de Ronaldo completa 20 anos

No segundo tempo, Suárez deixou o gramado para a entrada de Messi, afastado da equipe nas últimas três semanas em razão de um problema muscular na coxa direita. Apenas três minutos depois, o argentino já deixava sua marca, em mais uma assistência de Neymar.

Depois disso, o Barcelona desperdiçou boas chances de aumentar a goleada. Mas acabou reduzindo o ritmo, principalmente após a expulsão de Laure, o que deixou o La Coruña em desvantagem numérica. Nos instantes finais, Mathieu mandou para o gol, mas a arbitragem assinalou um duvidoso impedimento.

O Barcelona volta a campo na quarta-feira para jogar pela Liga dos Campeões. Será o aguardado reencontro entre o time catalão e o técnico Joseph Guardiola, atual comandante do Manchester City, no Camp Nou. O Barcelona lidera o Grupo C, com seis pontos. O City tem quatro.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Tiroteio em festa deixa três mortos em Los Angeles

Posted: 15 Oct 2016 11:07 AM PDT

Uma briga em um restaurante de Los Angeles motivou uma troca de tiros que deixou três pessoas mortas e ao menos doze feridas, informaram autoridades neste sábado. A polícia encontrou cartuchos de balas e sangue por todo o restaurante, localizado a oeste do centro de Los Angeles. Dois possíveis suspeitos estão sendo interrogados.

Mike Lopez, do Departamento de Polícia de Los Angeles, afirmou que uma investigação preliminar descobriu que havia uma festa ocorrendo no local e, por volta de meia-noite de ontem, uma briga começou. A polícia não divulgou os nomes ou idade das vítimas.

Leia também
Vídeo: tubarão-branco invade gaiola de mergulhador
Mãe não nota ausência de elevador e carrinho com bebê cai no poço

Um homem e uma mulher teriam saído do prédio e depois retornaram e um tiroteio começou. Os feridos foram levados para hospitais. Suas condições variavam de crítica à estável, mas com ferimentos sérios.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

Medalha de prata da Rio-2016 perde título por falha de cia. aérea

Posted: 15 Oct 2016 10:30 AM PDT

O atirador olímpico Felipe Wu, medalha de prata na Rio-2016, perdeu um voo neste sábado devido a uma falha da companhia aérea e, por causa disso, não vai disputar o título do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo. Em uma postagem em seu Instagram, Wu lamenta a falha e cobra uma resposta da empresa.

"Obrigado @aviancabrasil ! Por causa da incompetência dessa empresa, eu e minha Namorada, @rosanebudagtirobrasil perdemos a última etapa do Campeonato Brasileiro que acontece em paralelo com o Camp Sul Brasileiro. Perdendo esta etapa, vai embora também nossa chance de disputar o Título de Campeões Brasileiro. Chegamos de Bologna (Itália) e no momento que fomos fazer o check in de conexão a funcionária da @aviancabrasil fez o procedimento errado para os despachos das nossas armas de pressão. Isso fez com que perdêssemos o voo e, consequentemente, a chance do título de Campeões Brasileiro. Como justificar esse espaço vazio no meu currículo? O que justificar aos patrocinadores? Aguardo ansiosamente um posicionamento da Cia Aérea sobre o fato, que infelizmente é irreparável".

Instagram Photo


Arquivado em:Esporte