USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Notícias

Notícias


UFC: Cyborg volta a desafiar Ronda Rousey

Posted: 30 Sep 2016 09:52 AM PDT

A luta entre Ronda Rousey e Cris Cyborg, dois fenômenos do MMA feminino, pode ocorrer em breve. Alguns dias após Dana White, presidente do UFC, dizer que a americana está disposta a enfrentar a brasileira, Cyborg novamente desafiou a ex-campeã do peso-galo em suas redes sociais, duvidando da existência da declaração citada pelo chefão da franquia: “Todos dizem que Ronda Rousey quer lutar comigo. Fico me perguntando por que nós nunca a vimos dizendo isso realmente”.

LEIA TAMBÉM:
Musa do MMA afirma que lutar com mulheres é como ter relação sexual com as rivais
Ronda diz não sentir vergonha por cogitar suicídio e relembra histórico familiar de tragédias
Holm diz não sentir pena de Ronda: 'Não precisa de caridade'
Ronda Rousey pede desculpas por postar foto com photoshop nos braços

Cyborg estreou em maio no UFC com vitória diante da americana Leslie Smith e, no último sábado, despachou a sueca Lina Lansberg. Antes do UFC, a paranaense de 31 anos já era uma lutadora respeitada, com passagem pelo Strikeforce. Ela defende uma invencibilidade de 11 anos nos octógonos, com 16 vitórias e apenas uma derrota.  Ronda Rousey vive outra fase: desde que perdeu o cinturão dos galos no UFC 193, em novembro do ano passado, – sua primeira derrota na carreira -, Rousey não lutou mais, aparecendo na mídia apenas em treinos e com rumores de uma possível volta ao UFC.


Arquivado em:Esporte

Maisa relembra infância no SBT: ‘Eu era muito louca’

Posted: 30 Sep 2016 09:39 AM PDT

Aos 14 anos de idade, Maisa já soma onze de experiência diante das câmeras — e planeja aumentar esse currículo. Em entrevista ao apresentador Danilo Gentili, no late show The Noite, a jovem relembrou o começo da carreira no programa de calouros do Raul Gil, aos 3 anos, antes de conquistar o coração de Silvio Santos, no SBT. A exibição de vídeos de Maisa comandando programas infantis matinais da emissora, aliás, foi o melhor momento da conversa da adolescente com o sem sal Gentili.

Três vídeos antigos da pequena apresentadora foram exibidos. Neles, Maisa caçoa de uma pessoa chamada Ariel, "Você é homem ou mulher?"; faz piada com um menino de sete anos que escolhe a cor rosa na brincadeira, "Hummm, rosa, então, João?"; e imita um dos participantes, que fala com a voz grossa e brusca.

"Eu era doida. Que criança era essa?", diz Maisa. Gentili então pergunta o que passava na cabeça dela quando dizia coisas do tipo nos programas infantis. "Acho que eu não pensava. Eu era muito louca. Eu tirava todo mundo.”

LEIA TAMBÉM:
Maisa Silva recebe ameaça de morte: 'Só temo a Deus'
Maisa denuncia campanha que pede pornô com ela
Maisa diz que Silvio Santos tem rosto 'esticado' e cheio de plásticas

Por fim, a garota refletiu que, hoje em dia, seria “deselegante” falar o que dizia quando era criança. “Minha mãe conta que fora da televisão eu era pior." Além de lembrar o passado, Maisa também divulgou seus projetos atuais, como a peça de teatro Maisa no Ar, seu primeiro livro e a participação na próxima novela infanto-juvenil do SBT, Carinha de Anjo, em que vai interpretar a youtuber Ju Ju. Clique aqui para ver a entrevista.

 


Arquivado em:Entretenimento

PF pede prisão preventiva de Palocci

Posted: 30 Sep 2016 09:10 AM PDT

A Polícia Federal solicitou nesta sexta-feira ao juiz federal Sergio Moro a conversão da prisão temporária do ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antonio Palocci em prisão preventiva – pela qual não há prazo para soltura do indiciado. Preso temporariamente na segunda-feira, Palocci deverá ser solto hoje caso Moro não atenda ao pedido da PF.

No documento, sobre o qual o juiz federal decretou sigilo, o delegado Filipe Pace afirma que há indícios de que todos os pagamentos da Odebrecht que a PF atribui a Palocci foram de fato efetuados. E que, solto, ele poderia fugir ou ocultar provas. “Tais vantagens, em sua grande maioria traduzidas em dinheiro em espécie, ainda não foram rastreadas a partir desta investigação, motivo pelo qual não existe qualquer medida cautelar diversa da prisão que inviabilize Antonio Palocci e Branislav Kontic, seu funcionário, de praticar atos que visem a ocultar e obstruir a descoberta acerca do real paradeiro e emprego dos recursos em espécie recebidos”.

Considerada uma das fases mais importantes da Lava Jato, a 35ª etapa das investigações sobre o petrolão apura também supostos favorecimentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele próprio já réu em dois processos relacionados ao escândalo de corrupção na Petrobras, por meio do Setor de Operações Estruturadas, considerado um departamento da propina da Odebrecht. As suspeitas de novas benesses em favor de Lula teriam intermediação do pecuarista José Carlos Bumlai, já preso na Lava Jato. Investigadores que atuam no caso estimam que este flanco da apuração superaria o que foi descoberto de Lula sobre o tríplex no Guarujá e sobre o sítio de Atibaia. Os novos indicativos envolvem um prédio que seria destinado ao ex-presidente. A Odebrecht chegou até a comprar o terreno em benefício do petista.

Batizada de Operação Omertà, em referência ao pacto de silêncio dos mafiosos, a fase da Lava Jato que prendeu o ex-ministro recolheu evidências de que Palocci atuou deliberadamente para garantir que o Grupo Odebrecht conseguisse contratos com o poder público. Em troca, dizem os investigadores, o ex-ministro e seu grupo eram agraciados com propina. A atuação de Palocci foi monitorada, por exemplo, na negociação de uma medida provisória que proporcionaria benefícios fiscais, no aumento da linha de crédito junto ao BNDES para a Odebrecht fechar negócios na África e em uma interferência na licitação para a compra de 21 navios sonda para exploração da camada pré-sal.

Em agosto, VEJA revelou que, em suas negociações para a colaboração premiada, o ex-marqueteiro petista João Santana se dispôs a dizer aos investigadores do petrolão como os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega – Mantega foi alvo da 34ª fase da Lava Jato na última semana – haviam se encarregado de negociar o caixa paralelo na campanha de Dilma em 2014. Palocci é o personagem principal de um dos capítulos da delação de João Santana. Nele, além da "conta" que o ex-ministro detinha com empresas investigadas no petrolão, Palocci seria delatado ao lado do braço-direito Juscelino Dourado, que distribuía parte do dinheiro do caixa dois.


Arquivado em:Política

Família Montagner envia carta ao elenco de ‘Velho Chico’

Posted: 30 Sep 2016 09:04 AM PDT

A despedida de Velho Chico está sendo marcada pela tragédia com o ator Domingos Montagner, morto afogado no rio São Francisco no último dia 15, no intervalo das gravações da trama. Parte do elenco se reuniu no Encontro com Fátima Bernardes na manhã desta sexta-feira e foi ao choro com a leitura, feita pela apresentadora, da carta que a família Montagner enviou a toda a equipe do folhetim, em nome do ator. O texto é assinado pela mulher e pelos três filhos de Domingos, Luciana, Leo, Antonio e Dante, com idades entre 15 e 5 anos.

LEIA TAMBÉM:
Antonio Fagundes rompe o silêncio sobre a peruca: 'Ridícula'
Após tragédia, 'Velho Chico' afasta tristeza com final feliz
'Velho Chico': autor adianta final trágico de Carlos Eduardo
'Velho Chico': Tomado pela loucura, Afrânio enfim tira a peruca
Câmera subjetiva: solução de 'Velho Chico' para Santo é linda

“A todos da equipe de Velho Chico, difícil encontrar as palavras que melhor expressem o que eu gostaria de dizer neste momento tão cheio de emoção e amor. Então, achei melhor não escrever, mas sim pedir que sintam em seus corações como o Domingos iria agradecer a cada um de vocês o término deste trabalho majestoso”, diz a carta. “Com um enorme e longo sorriso nos lábios, um abraço fraterno e muito apertado, e olhando olho no olho, diria o mais sincero e generoso ‘muito obrigado’. Então, é assim que a nossa família se despede da família Velho Chico. Com muito amor e carinho, Luciana, Leo, Antonio e Dante.”

ENQUETE
Qual jovem ator se destacou em 'Velho Chico'?
Vote: Qual atriz foi a grande revelação de 'Velho Chico'?

O final de Velho Chico é também a despedida definitiva de Domingos Montagner, que nesta semana é mantido vivo, junto com seu personagem, graças ao recurso da câmera subjetiva: uma câmera faz o olhar de Santo, o agricultor interpretado pelo ator, e sua fala é feita da costura de frases gravadas por Montagner.

A leitura da carta emocionou Antonio Fagundes, intérprete do coronel Saruê, grande inimigo de Santo na trama, e Giullia Buscacio, que faz Olívia, a filha do agricultor, além de Marcelo Serrado, que participou das buscas pelo corpo do ator.

carta_montagner


Arquivado em:Entretenimento

Antonio Fagundes rompe o silêncio sobre a peruca: ‘Ridícula’

Posted: 30 Sep 2016 08:43 AM PDT

Apesar das muitas críticas feitas à caracterização do seu personagem na segunda fase de Velho Chico, Antonio Fagundes passou toda a novela, que se encerra na noite desta sexta-feira, isento da questão. Só agora, e apenas ao site oficial do folhetim da Globo, o ator decidiu quebrar o silêncio sobre a peruca que enfeou o coronel Afrânio de Sá Ribeiro por cerca de 170 capítulos. "Ridícula", disse, sem no entanto desmerecê-la. Para o ator, o adereço acaju, assim como toda a vestimenta excêntrica de Saruê, foi fundamental para demarcar a metamorfose a que o poder e a vaidade conduziram o personagem e a transformação que ele teria — e teve — no final da trama. Seu descarte, na última terça-feira, marcou a virada (ou retorno) de Afrânio, que reencontrou a sua essência ao se dar conta da morte do filho, Martin (Lee Taylor). Ao admitir ter sido um péssimo pai, o coronel pôde encarar seus erros e enfim superá-los.

LEIA TAMBÉM:
Após tragédia, 'Velho Chico' afasta tristeza com final feliz
'Velho Chico': autor adianta final trágico de Carlos Eduardo
'Velho Chico': Tomado pela loucura, Afrânio enfim tira a peruca
Câmera subjetiva: solução de 'Velho Chico' para Santo é linda

“Nós o criamos quase caricato, com uma roupa espalhafatosa e uma peruca ridícula para que o público visse que existem pessoas desse tipo, que é de fácil identificação. A peruca era um pequeno detalhe na composição desse personagem e, aos poucos, as pessoas começaram a entender o que ele estava dizendo e fazendo atrás daquela máscara”, disse Antonio Fagundes. “De repente, ele tirou a peruca e as pessoas começaram a entender tudo. Começou a aparecer um outro personagem lá dentro, um ser humano que não existia, um cara cheio de conflitos e culpas, tentando consertar a vida desastrosa que teve e isso só pôde acontecer porque essa peruca existiu por quase 170 capítulos.”

ENQUETE
Qual jovem ator se destacou em 'Velho Chico'?
Vote: Qual atriz foi a grande revelação de 'Velho Chico'?

Fagundes também rebateu a crítica sobre o descolamento do Afrânio vivido por ele e aquele interpretado por Rodrigo Santoro, na primeira fase da novela. Para o ator, entre uma fase e outra se passaram 30 anos e uma grande mudança se operou em Afrânio, que passou de “pequeno coronel” para “o maior da história”. “A construção do Afrânio foi feita pelo Rodrigo. A passagem de tempo foi dada com uma finalidade: mostrar o que aconteceu 30 anos depois com aquela pessoa que entrou nesse mundo como Afrânio e paulatinamente começou a se tornar o coronel Saruê. A fase em que Rodrigo interpreta o personagem termina como um pequeno coronel Saruê e eu assumo como o maior da história. Foi absolutamente coerente.”

Velho Chico é a sétima parceria de Antonio Fagundes com Benedito Ruy Barbosa. Eles fizeram juntos Renascer (1993), O Rei do Gado (1996), Terra Nostra (1999), Esperança (2002), Mad Maria (2005) e Meu Pedacinho de Chão (2014).


Arquivado em:Entretenimento

Conheça a nova lista de remédios isentos de prescrição no país

Posted: 30 Sep 2016 08:29 AM PDT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira a lista atualizada de medicamentos isentos de prescrição. A relação dos produtos foi definida com base em regras fixadas pela agência em agosto, levando em consideração sete critérios para enquadramento dos medicamentos nessa categoria: tempo de comercialização; segurança; sintomas identificáveis; tempo de utilização; ser manejável pelo paciente; apresentar baixo potencial de risco; e não apresentar dependência.

Leia também:
Anvisa vai regular rótulo de alimentos integrais
STF deve decidir sobre fornecimento de medicamentos de alto custo para o SUS

A relação atualizada inclui grupos terapêuticos como antiácidos, antibacterianos tópicos, cicatrizantes, antissépticos nasais, laxantes e tônicos orais. Pela norma, “não são passíveis de enquadramento como medicamentos isentos de prescrição as apresentações do medicamento cuja via de administração seja a parenteral” e “as apresentações que tenham indicação sob prescrição”.

Bioisenção

A Anvisa ainda publicou no Diário Oficial a lista de fármacos candidatos à bioisenção baseada no Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB). Nesse rol, há medicamentos genéricos contendo fármacos como cafeína, dipirona e paracetamol.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Saúde

Temer: “Brasil tem pressa, quem perdeu emprego não pode esperar”

Posted: 30 Sep 2016 08:03 AM PDT

O presidente Michel Temer falou sobre a urgência de crescimento econômico para uma plateia de empresários durante a abertura do Fórum da revista EXAME, da Editora Abril, que edita VEJA, nesta sexta-feira, em São Paulo. No mesmo dia em que o IBGE divulgou número recorde de desempregados no Brasil — 12 milhões — Temer admitiu a necessidade inadiável de medidas para retomar a economia do país. "O momento atual é grave e precisamos compreender isso com objetividade", disse ele. "O Brasil tem pressa. Quem perdeu emprego não pode esperar. Famílias endividadas não podem esperar", avaliou.

LEIA MAIS:
Desemprego sobe e país tem 12 milhões de desocupados

Para tanto o presidente pediu ajuda da iniciativa privada e disse que o momento requer a colaboração de vários setores da sociedade. “A criação de emprego não é um ato isolado de vontades, é a conjugação de várias vontades de empreendedores”. A recuperação, disse, virá a partir da colaboração de trabalhadores e empregadores. "O rumo para a reconstrução do nosso país já foi aberto. Juntos, vamos construir um Brasil mais moderno, mais próspero e mais justo."

Temer falou também sobre a necessidade de reformas indispensáveis, mesmo aquelas que possam parecer impopulares num primeiro momento. "Se eu ficar impopular, mas o Brasil crescer, eu me dou por satisfeito."

Sobre a reforma trabalhista, disse que pode ser postergada caso decisões da Justiça favoreçam a flexibilização das relações de trabalho. “Nesses últimos dias, eu tenho verificado decisões do Tribunal Superior do Trabalho e do Supremo Tribunal Federal no sentido de privilegiar o que foi acordado”, avaliou. “Vamos deixar a reforma para um pouco mais adiante. De repente, não é preciso nem mobilizar o país, já que a o STF tem decidido muitas questões pela interpretação sistêmica da lei”, disse Temer.

Em relação à reforma da previdência, voltou a afirmar que ela não retirará direitos adquiridos, e que está discutindo-a também com sindicatos. “Se eles não aceitarem, pelo menos estamos pavimentando o terreno”, disse.

Críticas

Ao falar da situação fiscal do país, Temer não poupou críticas. Para ele, a crise econômica é resultado do desequilíbrio fiscal do governo Dilma — cujo nome não citou nenhuma vez — que aumentou gastos em ritmo maior que as receitas. “É como se estivessem vendo o precipício e colocassem os dois pés no acelerador”, comparou. Para Temer, foi a crise fiscal que gerou uma crise de confiança, que derrubou o consumo e a atividade.


Arquivado em:Economia

Vice-governador de Goiás recebe alta da UTI

Posted: 30 Sep 2016 08:03 AM PDT

O vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), e o advogado da prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, receberam alta, na manhã desta sexta-feira, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências Doutor Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Agora, eles vão continuar o tratamento na Clínica Cirúrgica do hospital.

Leia também:
Candidato morto em atentado tinha 110 milhões em bens

O hospital informou que o estado de saúde de ambos é estável, eles estão conscientes e respirando sem ajuda de aparelhos. Os dois foram baleados na última quarta-feira, quando foram atacados por um ex-funcionário do município de Itumbiara, enquanto faziam uma carreata com o candidato a prefeito José Gomes Da Rocha (PTB). Zé Gomes, como era mais conhecido, morreu na hora.


Arquivado em:Eleições 2016

Imagens do dia 30 de setembro

Posted: 30 Sep 2016 07:56 AM PDT

 


Arquivado em:Galeria de Fotos, Mundo

Adeus, Rosetta: sonda pousa em cometa e finaliza missão

Posted: 30 Sep 2016 07:44 AM PDT

A missão Rosetta, que fez um pouso histórico em um cometa, finalmente chegou ao seu fim nesta sexta-feira. A sonda começou sua lenta descida em direção a 67P/ Churyumov-Gerasimenko na noite de quinta, permitindo-a observar o cometa muito de perto antes do impacto final com o corpo celeste. De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), Rosetta tocou a superfície de 67P a uma velocidade de 3,2 quilômetros por hora e, antes de se desligar, mandou dados durante 40 minutos.

Leia também:
Fim da missão Rosetta pode revelar origem dos cometas
Rosetta encontra em cometa dois ingredientes-chave para a vida

“Posso confirmar: descida completa e bem-sucedida”, declarou o chefe da missão, Patrick Martin, no centro de controle da ESA em Darmstadt, Alemanha, anunciando o fim da missão. “É como uma eutanásia cósmica”, afirmou, emocionado, Roger Bonnet, ex-diretor científico da ESA.

Esse é o desfecho espetacular de uma odisseia espacial de mais de 12 anos acompanhando o cometa 67P ao redor do Sol. Rosetta utilizou suas últimas forças para acumular a maior quantidade possível de imagens e dados científicos desta última missão: a meta de Rosetta era fazer imagens muito próximas, registrar os gases, medir a temperatura e a gravidade de 67P. No Twitter, a página da missão publicou a última imagem capturada por Rosetta, quando faltavam apenas 51 metros para o pouso no cometa.

As imagens e os dados coletados sobre a poeira e os gases que saem do 67P são importantes para continuar avançando na compreensão do processo de formação dos cometas e do nosso sistema solar.

O fim de Rosetta

A jornada da sonda Rosetta, que liberou o robô Philae para o primeiro pouso feito em um cometa, estava programada para acabar em 2015, mas os astrônomos decidiram ampliar a missão. A página da Rosetta publicou as famosas animações da sonda; desta vez, no fim de sua jornada.

A região que foi escolhida pela ESA para receber Rosetta é chamada Ma'at, nome de uma antiga deusa egípcia relacionada à harmonia e ordem, e está na "cabeça" do 67P. O lugar fica no menor dos dois lóbulos do cometa, e abriga várias fossas ativas de mais de 100 metros de diâmetro e entre 50 e 60 metros de profundidade, que expelem diversos jatos de pó.

Missão

A sonda Rosetta realizou um longo percurso pelo sistema solar, que começou em 2 de março de 2004 e cobriu 6,4 bilhões de quilômetros até chegar ao cometa, em agosto de 2014. Em novembro de 2014, o módulo Philae aterrissou sobre a superfície gelada do cometa 67P, após separar-se da sonda mãe Rosetta. Philae, no entanto, está inerte desde julho de 2015, quando suas baterias se esgotaram e não puderam ser recarregadas. Durante o pouso, o módulo quicou na superfície do cometa, fazendo com que ele ficasse em um local acidentado e impedindo que ele direcionasse seus painéis solares de modo correto. O robô ficou com pouca exposição solar e, consequentemente, sem maneiras de se carregar.

Agora, Rosetta e Philae acompanharão o cometa 67P para sempre, pondo fim a uma aventura sem precedentes na história da conquista espacial.


Arquivado em:Ciência

A fila andou: Fernanda Gentil assume namoro com uma jornalista

Posted: 30 Sep 2016 07:34 AM PDT

A fila andou para Fernanda Gentil. Separada do empresário Matheus Braga desde abril, a jornalista assumiu o namoro com a colega de profissão Priscila Montandon. A apresentadora do Esporte Espetacular falou sobre o assunto com o jornal O Globo.

A jornalista Fernanda Gentil e aquela que seria sua namorada, a também jornalista Priscila Montandon

A jornalista Fernanda Gentil e aquela que seria sua namorada, a também jornalista Priscila Montandon (A fila andou: Fernanda Gentil assume namoro com uma jornalista)

"Estou só exercendo meu direito de ser muito, muito feliz. Tenho apenas um recado, e é para os meus filhos, que mais cedo ou mais tarde podem ler ou ouvir tudo por aí: Lembrem de não se importarem com tudo o que dizem sobre nossa vida _ o que vale é que a mamãe fala com vocês em casa, olhando nos seus olhos. Não é o que vestimos que muda quem somos, e sim o que fazemos. Lembrem também, sempre, do nosso amor, que não tem cor, sexo ou raça. Amo vocês", disse Fernanda à publicação.

LEIA TAMBÉM:
Fernanda Gentil faz ensaio de recém-nascido com o filho
Fernanda Gentil comete gafe ao querer ver medalha de Thiago Braz

Segundo o jornal, as duas estão juntas há três meses e recentemente estiveram na Grécia, celebrando o casamento de uma amiga em comum. No Twitter, Priscila se define como “Jornalista. Com diploma. Falo de novela e futebol. E de política. Ou seja, amenidades em geral”.

Fernanda e Matheus ficaram juntos durante cinco anos e têm um filho, Gabriel, de 1 ano. Ela também adotou Lucas, 9 anos.

Fernanda Gentil e o empresário Matheus Braga. Casal se separou em abril de 2016, após cinco anos juntos, entre rumores de traição

Fernanda Gentil e o empresário Matheus Braga. Casal se separou em abril de 2016, após cinco anos juntos, entre rumores de traição (Reprodução/Facebook)

 


Arquivado em:Entretenimento

Fiel? Torcida ‘abandona’ Corinthians na má fase

Posted: 30 Sep 2016 07:21 AM PDT

Os números não mentem: o "bando de loucos” anda bem mais comedido. A torcida do Corinthians, uma das maiores do Brasil e do mundo, é historicamente conhecida por sua fidelidade e apoio incondicional ao time, mas não vem confirmando a fama nas últimas partidas no Itaquerão. Foram quebrados dois recordes negativos de público na arena na última semana, fenômeno que já preocupa a diretoria – que, por sua vez, precisa pagar as contas do estádio e, por isso, mantém os preços das entradas altíssimos.

É inegável que a mudança do alugado Pacaembu para uma arena própria e "padrão Fifa" mudou o perfil do torcedor corintiano. Os ingressos caros, a atual má fase do time que se acostumou a ganhar e também os horários ruins – os jogos às 21h45, o horário nobre da TV, afugentam quem acorda cedo no dia seguinte para trabalhar – vem fazendo os números de público do Corinthians se aproximar dos outros clubes do país – no ano passado, a média de público de todo o Brasileirão foi de pouco mais de 17.000,  ainda abaixo do pior público da história do Itaquerão. 

Na vitória desta quarta-feira diante do Cruzeiro, pela Copa do Brasil, apenas 18.796 torcedores foram a Itaquera, o menor público da história do estádio que abriu a Copa do Mundo de 2014. O recorde negativo anterior foi estabelecido no domingo passado, com 18.838 na derrota para o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. Foram as duas únicas vezes que o time teve público abaixo de 20.000 na nova casa.

Cabe uma ressalva: os dois jogos foram realizados sob condições excepcionais, com parte do estádio interditado. Punido por confusões entre torcedores organizados e a polícia no clássico contra o Palmeiras, o Corinthians não pôde receber público no setor norte, onde ficam as torcidas organizadas, no último domingo. O clube conseguiu na Justiça afrouxar a restrição para enfrentar o Cruzeiro na quarta-feira ao liberar metade da área anteriormente proibida.

No entanto, os cinco menores públicos do Corinthians na nova arena foram nesta temporada. A sobreposição de recordes começou contra a Ponte Preta, pelo Campeonato Paulista (22.029 torcedores). No segundo semestre a queda continuou, com a quebra dos índices negativos nos encontros contra Vitória (20.207), antes das partidas contra Fluminense e Cruzeiro.

A diretoria relaciona a queda de público com o momento instável do time. As negociações e empréstimos fizeram 20 jogadores deixar o clube em 2016. O enfraquecimento cresceu com a saída do técnico Tite, ídolo máximo da torcida, e a aposta no contestado Cristóvão Borges, que só durou três meses no cargo. Há quatro rodadas sem vencer, o Corinthians deixou o G4 (é o sétimo colocado).

Críticas – Depois da recente derrota para o rival Palmeiras, que encerrou uma invencibilidade de 34 jogos do Corinthians em Itaquera, o presidente do clube, Roberto de Andrade, admitiu que a torcida estava com um comportamento frio e abaixo do esperado. “As pessoas às vezes vão ao jogo e se manifestam menos. Isso para mim é um abandono. Estamos acostumados a ver uma multidão gritando os 90 minutos”, disse.

Em setembro, o clube recebeu uma média de 24.500 torcedores por partida no Itaquerão, número bem inferior ao índice de 38.000 registrado em abril, durante a disputa da Copa Libertadores. Desde 2010, o Corinthians domina o ranking de público do Brasileirão (perdeu apenas em 2013 e 2014 para o campeão do torneio, o Cruzeiro, que encheu o Mineirão nas partidas decisivas). No ano passado, quando conquistou o hexacampeonato, o time teve média de público de mais de 33.000. Neste ano, mesmo com a queda das últimas rodadas, a média segue acima de 30.000 (atrás apenas do líder Palmeiras). 

Vaias – Outra reclamação da diretoria e até dos atletas é a mudança de comportamento dos torcedores no estádio. Na última quarta-feira, o volante Willians e o técnico interino Fábio Carille foram muito vaiados no momento em que o jogador se preparava para entrar em campo. “Fiquei chateado. Mas isso não pode me abalar", disse Willians, surpreso com a perseguição da torcida.

O ex-jogador e hoje gerente de futebol do clube, Alessandro, criticou o comportamento. “Uma pequena parte da torcida está impaciente, abrindo mão de torcer até o último minuto”, comentou o ex-lateral, capitão do time nas conquistas da Libertadores e do Mundial de 2012, ambas marcadas pelo apoio incondicional dos torcedores, no Pacaembu e no Japão.

Preços – O alto preço do ingresso é apontado pela torcida como um dos principais causadores dos espaços vazios no estádio. Para a próxima partida em casa, diante do Atlético-MG, pelo Brasileirão, na próxima quarta-feira, há ingressos disponíveis para não sócios em três setores. Os preços variam de 80 a 180 reais (o setor mais caro, oeste inferior, tem ficado quase vazio nas últimas partidas).

Instagram Photo

 

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

William Bonner vai comandar ‘JN’ dos EUA nas eleições americanas

Posted: 30 Sep 2016 07:08 AM PDT

William Bonner vai passar uma curta temporada em Washington, a capital federal americana, para acompanhar as eleições para a presidência dos Estados Unidos, marcadas pelo duelo entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump. Ele ficará de de 7 a 9 de outubro no país, onde fará a cobertura do pleito.

LEIA TAMBÉM:
William Bonner e Fátima Bernardes se separam após 26 anos
Iniciativa do divórcio foi de William Bonner 

A operação repete o que se deu nas duas últimas eleições americanas, vencidas por Barack Obama, que agora deixa o poder.

Há um mês, Bonner anunciou a separação da também jornalista Fátima Bernardes, depois de 26 anos de casamento. Na ocasião do anúncio, porém, os dois já estavam vivendo separadamente. A iniciativa do divórcio foi de Bonner.


Arquivado em:Entretenimento

Brasil é ‘anão’ nas exportações, diz Edmar Bacha

Posted: 30 Sep 2016 07:00 AM PDT

Um dos responsáveis pela criação do Plano Real, o economista Edmar Bacha diz que é “mentira” a afirmação do Ministério de Relações Exteriores de que o Brasil é uma economia aberta. Em palestra, Bacha disse que o Brasil é um “anão” nas exportações globais.

Leia também:
Exportações ajudam a amenizar efeitos da crise
Arrecadação do governo cai 10% e tem pior agosto em sete anos

A despeito da crítica, o especialista apoia a estratégia do novo governo de abertura da economia e afirma que, após o ajuste fiscal, o fim das barreiras vai permitir aumentar a produtividade brasileira. “Apesar de o Itamaraty negar, o Brasil é uma economia fechada. É mentira que somos abertos”, disse Bacha, em seminário promovido pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado em homenagem ao professor alemão Werner Baer, considerado um dos maiores “brasilianistas” da história.

Potências

Bacha citou como exemplo a posição das grandes potências no ranking global das exportações. Segundo o economista, todas as economias maiores que o Brasil – como Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Reino Unido – têm posição no ranking de exportações comparável à lista dos maiores Produto Interno Bruto (PIB). “Já o Brasil, que era a sétima economia do mundo, é o 25º maior exportador. Somos um gigante de 3% do PIB global, mas um anão com apenas 1,5% das exportações.”

Para o economista, o ganho de produtividade é um fator considerado chave para a saída da crise. “O encaminhamento das medidas fiscais vai tirar o fantasma fiscal que existe atualmente. Depois, podemos enfrentar a falta de produtividade com a abertura da economia”, disse o economista.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Fórum Exame 2016

Posted: 30 Sep 2016 06:53 AM PDT

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Pensão por morte pode deixar de ser integral

Posted: 30 Sep 2016 06:39 AM PDT

O governo Michel Temer vai incluir na reforma da Previdência o endurecimento das regras para concessão de pensões por morte. Segundo um integrante da equipe econômica, a proposta volta a tentar emplacar a redução no cálculo do benefício. Pelo texto, a pensão por morte vai deixar de ser integral e passará a ser de 60% para o cônjuge e mais 10% por dependente, até o limite de 100%.

Leia também:
Reforma da Previdência vai afetar mais quem tem até 50 anos
Câmara só votará reforma da Previdência em 2017, diz Maia

A equipe econômica da ex-presidente Dilma Rousseff tentou adotar essa mudança por meio de medida provisória (MP), mas não conseguiu aprovação no Congresso. O entendimento na época era de que a alteração necessitava de alteração na Constituição, o que exige quórum qualificado para ser aprovado (dois terços de aprovação nas duas Casas em dois turnos).

Por isso, o governo aproveitará a reforma, que será enviada por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), para retomar o tema. A mudança no cálculo traz efeito imediato na economia dos gastos públicos com o benefício, que corresponde a um quarto do total das despesas previdenciárias. O cálculo também valerá para os servidores públicos, mas os militares devem ficar fora.

O governo quer uma maior convergência das regras para a aposentadoria e pensões entre os trabalhadores da iniciativa privada e o funcionalismo público. Também há a decisão de restringir o acúmulo de aposentadoria e pensão por morte.

Medidas anteriores

No ano passado, o governo conseguiu só apertar as regras para a concessão do benefício, como a exigência de dois anos de casamento ou união estável para a sua concessão. Quem não se enquadra na regra, tem direito à pensão por quatro meses. O objetivo foi evitar fraudes e casamentos armados com pessoas que estão prestes a morrer.

Outra mudança foi a de que apenas o cônjuge com mais de 44 anos passou a ter direito à pensão vitalícia. Para os com idade abaixo desse limite, o período de recebimento da pensão varia de três a 30 anos. O texto enviado pela equipe de Dilma foi modificado na Câmara, onde foi retirado o artigo que reduzia o valor da pensão para 60% para o cônjuge e mais 10% por dependente.

Antes desse maior rigor nas regras propostas por Dilma, poderiam requerer o benefício o cônjuge, companheiro ou companheira, filho não emancipado, até 21 anos de idade, ou filho inválido de qualquer idade. Se não houvesse dependente que se encaixasse nessas regras, poderiam se candidatar os pais e o irmão não emancipado de até 21 anos de idade. Não havia até então tempo mínimo de contribuição para que os dependentes tivessem direito à pensão, sendo apenas exigido que o segurado tivesse contribuído para a Previdência.

Segundo estudo da consultoria legislativa do Senado, na América do Sul, a pensão por morte dada aos cônjuges varia entre 36% a 60% (Chile) a 90% (Bolívia) do benefício. No G20, grupo de países mais ricos do mundo, os Estados Unidos pagam de 35% a 100% do benefício; o Japão de 50% a 78%; a Alemanha, de 25% a 55%, e a França, 54%.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Economia

Funeral de Shimon Peres reúne premiê de Israel e líder palestino

Posted: 30 Sep 2016 06:35 AM PDT

Líderes de todo o mundo foram ao Monte Herzl, o cemitério nacional de Israel, nesta sexta-feira, para darem adeus a Shimon Peres, ex-presidente israelense e Nobel da Paz. O funeral se assemelhou à uma conferência pela paz, com discursos emocionados sobre as visões de Peres para Israel e um encontro raro entre o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. Peres morreu na madrugada de quarta-feira, aos 93 anos, duas semanas após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Antes da cerimônia, Netanyahu e Abbas, que não se encontram formalmente há 6 anos, apertaram as mãos e trocaram algumas palavras, como fizeram no ano passado durante a conferência do clima em Paris. "Há quanto tempo, há quanto tempo", disse o líder palestino. Netanyahu, em resposta, agradeceu sua presença. "É algo que aprecio muito em nome do nosso povo", falou. As negociações entre Israel e Palestina, chefiadas pelos dois, estão congeladas desde 2014.

Leia também:
Líderes mundiais prestam homenagem a Shimon Peres
Morre aos 93 anos o ex-premiê israelense Shimon Peres

Além de discursos de familiares e amigos, lideranças internacionais falaram sobre o papel de Peres nas negociações entre Israel e Palestina, cujos esforços lhe renderam o prêmio Nobel. "O último da geração de fundadores do Israel se foi", disse Barack Obama, usando o tradicional quipá judeu, ao lado do caixão de Peres. O presidente americano acrescentou que o trabalho pelo país "está nas mãos da próxima geração de Israel e seus amigos".

Em sua fala, Netanyahu agradeceu a presença de líderes estrangeiros, citando-os pelo nome, mas não faz menção sobre Abbas. Apesar de se mostrar emocionado, o primeiro-ministro reconheceu as longas divergências que teve com Peres, que tinha uma visão mais moderada sobre negociações de paz com a Palestina. "A paz não será atingida a não ser que permanentemente preservemos nosso poder", afirmou.

Também estiveram presentes no funeral o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, o Príncipe Charles, do Reino Unido, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau e os presidentes da França, François Hollande, e do México, Enrique Peña Nieto.


Arquivado em:Mundo

Autora de ’50 Tons’ entra para a lista dos poderosos de Hollywood

Posted: 30 Sep 2016 06:26 AM PDT

EL James, a autora da trilogia Cinquenta Tons de Cinza, figura agora ao lado de JK Rowling, Stephen King e George RR Martin na lista dos escritores mais influentes de Hollywood elaborada pela revista americana The Hollywood Reporter. Paula Hawkins, de A Garota do Trem, e Patrick Ness, da futura adaptação Omen Class, também estreiam na relação neste ano.

A lista, que leva em conta critérios como a venda dos livros, o número de adaptações para o cinema, os projetos em desenvolvimento, os créditos adicionais e a influência cultural, por assim dizer, é encabeçada por JK Rowling, a criadora do universo Harry Potter. Entre seus últimos trabalhos, ela assina o roteiro de Animais Fantásticos e Onde Habitam, nova trilogia ambientada no mundo bruxo, além de ter participado da concepção do livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

LEIA TAMBÉM
Novo 'Cinquenta Tons de Cinza', 'Grey' é livro preguiçoso e misógino
Emily Blunt defende que mulheres sejam melhores com elas mesmas

Atrás dela, Stephen King aparece como o autor mais adaptado para o cinema de todos os tempos — entre seus títulos, estão O Iluminado, de Stanley Kubrick, e À Espera de um Milagre. Ele é seguido por James Patterson, o autor mais bem pago do ranking, o criador de Game of Thrones, atrás de quem vem George RR Martin.

EL James estreia entre os autores mais influentes já na quinta posição. Segundo a autora, o sucesso de seus livros eróticos deviam ser uma “chamada aos produtores de cinema para uma vibrante e efervescente comunidade de mulher subservidas por Hollywood, quando se trata de histórias de amor sensuais e comerciais”. O trailer da adaptação de Cinquenta Tons Mais Escuros atraiu 114 milhões de visualizações em suas primeiras 24 horas, um recorde entre os trailers já lançados na internet.

Apesar dos muitos filmes baseados em suas histórias, Nicholas Sparks ficou fora da lista dos autores mais poderosos de Hollywood neste ano, dando lugar a Paula Hawkins, de A Garota no Trem, cuja adaptação para o cinema chega em de 13 de outubro no Brasil, com Emily Blunt à frente do elenco. Gillian Flynn, de Garota Exemplar, e Emma Donoghue, de O Quarto de Jack, também compõem o ranking.


Arquivado em:Entretenimento

Em ‘Gênios do Crime’, a verdadeira vítima é o espectador

Posted: 30 Sep 2016 06:13 AM PDT

Um filme que unia grandes nomes do humor, como Zach Galifianakis (Se Beber, Não Case), o trio Kristen Wiig, Leslie Jones e Kate McKinnon (do recente e ótimo Caça-Fantasmas), Jason Sudeikis (Quero Matar Meu Chefe) e Owen Wilson (Penetras Bom de Bico), tinha tudo para ser uma comédia hilariante. Porém, Gênios do Crime, que estreia agora no Brasil, é uma decepção. Não arranca do público uma risada sequer — apenas aquela conhecida sensação de vergonha alheia, que leva o espectador a se perguntar como foi parar naquela enrascada.

LEIA TAMBÉM:
Bradley Cooper e elenco de 'Se Beber' têm noitada na Lapa
'Caça-Fantasmas' dá prejuízo milionário e pode morrer na praia

O longa é baseado em uma história real que aconteceu em 1997, na Carolina da Norte, quando David Scott Ghantt roubou 17,3 milhões de dólares da transportadora de valores em que trabalhava. O roubo é considerado um dos maiores da história dos Estados Unidos. Dirigido por Jared Hess (Nacho Libre), Gênios do Crime traz Zach Galifianakis interpretando Ghantt como um idiota completo. Durante o trabalho, em que transporta milhões de dólares em carros-fortes, ele conhece a mulher dos seus sonhos, Kelly (Kristen Wiig), que, após ser demitida, apresenta o protagonista ao bandidão Steve (Owen Wilson).

Ghantt fica incumbido de roubar o cofre da transportadora, entregar todo o dinheiro para Steve e depois fugir para o México com uma pequena quantia, até as coisas se acalmarem. Mas o arquiteto do plano não tem intenção nenhuma de ajudar o companheiro e, após se despedirem, ele faz uma denúncia anônima para o FBI, contando o paradeiro de Ghantt enquanto ostenta a sua fortuna ilícita.

O roteiro segue com um desfile de piadas típicas de besteirol. Outras sequências com humor escatológico, em que o protagonista tira notas de dinheiro fedidas da cueca, ou come uma tarântula morta, só conseguem provocar mais aversão ao filme.

O potencial para o humor do elenco é desperdiçado em atuações exageradas e personagens estereotipados com sotaques ou trejeitos bizarros. Talvez quem consiga escapar um pouco dessa situação desagradável seja Leslie Jones, como a investigadora do FBI, a personagem mais normal do filme, mas que é tão coadjuvante que pouco aparece. No fim, Gênios do Crime é que é um crime: contra o cinema e contra o bolso do espectador.

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Telas de Van Gogh roubadas pela máfia são achadas na Itália

Posted: 30 Sep 2016 05:59 AM PDT

A polícia italiana anunciou nesta sexta-feira que foram recuperados dois quadros do pintor holandês Vicent Van Gogh (1853-1890) que haviam sido roubados de um museu na Holanda há quase 14 anos. As pinturas foram encontradas durante uma operação contra o grupo mafioso Camorra em Castellammare di Stabia, próximo à cidade de Nápoles, no sul da Itália.

As telas “A igreja protestante de Noenen” e “A praia de Scheveningen ao começar da tempestade” estão avaliadas em, pelo menos, 30 milhões de euros (mais de 100 milhões de reais). Segundo o ministro de Bens Culturais e Turismo da Itália, Dario Franceschini, a descoberta “confirma a hipótese de que as organizações criminosas estão muito interessadas em obras de arte, utilizando-as como uma forma de investimento”.

O roubou aconteceu em 7 de dezembro de 2002 no Museu Van Gogh, em Amsterdã. Os assaltantes entraram pelo telhado do museu e durante o furto também levaram outras pinturas famosas. O crime foi considerado pelo FBI (polícia federal americana) como um dos dez maiores relacionados à arte na história. Na época, dois suspeitos foram presos, mas nunca confessaram o roubo.

van-gogh_02

“A igreja protestante de Noenen”, de Van Gogh

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo