USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



terça-feira, 27 de setembro de 2016

Notícias

Notícias


Marca de cosmético muda nome de produtos após acusação de racismo

Posted: 27 Sep 2016 09:52 AM PDT

A marca de cosmético americana ColourPop trocou o nome de três batons após polêmica de racismo com nome dos produtos. Numa de suas linhas, lançada em junho e que pretende combinar com o tom de pele de quem usa, enquanto os mais claros tinham nomes como “castelo”, “Veneza” e “bala de goma”, os três mais escuros eram “eca”, “dume” e “erro de digitação”. A leitura em inglês de “dume” pode soar como “transe comigo”.

Leia também:
Governo deve adiar envio da reforma da Previdência ao Congresso

Confiança do consumidor é a maior desde janeiro de 2015, diz FGV

A marca foi criticada por usuários em redes sociais, e na última semana alterou os nomes para “florescer”, “ponto Dume” e  “platônico”, indicando que “Dume” refere-se ao nome de um local existente em Portugal. O nome antigo dos itens ainda pode ser visto nos endereços das páginas desses produtos. “Pedimos desculpas e agradecemos ao feedback dado por nossos clientes”, disse a companhia em nota. A ColourPop prometeu revisar os procedimentos de escolha de nomes, para evitar casos futuros como este.


Arquivado em:Economia

Estado de saúde de ex-líder israelense Shimon Peres é muito grave

Posted: 27 Sep 2016 09:47 AM PDT

O estado de saúde do ex-presidente de Israel e ganhador do Nobel da Paz Shimon Peres piorou muito e ele luta pela vida, informou a imprensa local nesta terça-feira. Segundo fontes do centro médico Sheba, nas proximidades de Tel Aviv, onde Peres foi internado às pressas semanas atrás, o ex-político enfrenta quadro de falência múltipla de órgãos.

Ele também está inconsciente e permanece sedado. Ainda de acordo com o jornal Jerusalem Post, Peres sofreu uma hemorragia cerebral irreversível e seus parentes e amigos mais próximos foram chamados ao hospital para estar ao seu lado neste momento difícil. Peres se encontra hospitalizado desde o último 13, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

LEIA MAIS:
Aos 93 anos, ex-presidente de Israel Shimon Peres sofre derrame
Após derrame, Shimon Peres está em estado "grave, mas estável"
Ex-presidente de Israel Shimon Peres, 92, sofre ataque cardíaco

Em um primeiro momento, os médicos pareceram otimistas, mas sua situação piorou muito desde então. Aos 93 anos, Peres já havia apresentado complicações cardíacas recentemente, quando recebeu um marcapasso. No último ano, Peres foi internado em diversas ocasiões devido a seu frágil estado.

Presidente de Israel entre 2007 e 2014, Peres também ocupou por mais de uma vez o cargo de primeiro-ministro. Em 1994 ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelos Acordos de Oslo junto ao então premier israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat, mortos em 1995 e 2004, respectivamente.

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

Sky Brown, a garota de 8 anos sensação do skate mundial

Posted: 27 Sep 2016 09:43 AM PDT

Ela tem apenas oito anos e já estreou no circuito profissional de skate. A japonesa Sky Brown, de Miyazaki, é a nova menina prodígio da modalidade e tem grande destaque no meio, com seu canal no Youtube e nas redes sociais, onde divulga suas manobras tanto em rampas (half-pipe) ou nas categorias street e park, praticadas em circuitos que simulam espaços urbanos, com obstáculos, bancos, corrimões e o famosos bowls. Em agosto, ela se tornou a menina mais nova a estrear em um dos maiores campeonatos de skate do mundo, o Vans US Open Pro Series. Confira abaixo o desempenho da atleta mirim:

Antes mesmo de estar entre skatistas profissionais, Brown já era famosa na internet, ao lado de seu irmão Ocean, de 5 anos, outro prodígio dos esportes radicais. Vários vídeos dos irmãos japoneses andando juntos circulam nas redes, conquistando os fãs de skate e esporte em geral. Confira abaixo alguns dos vídeos de maior sucesso:

 


Arquivado em:Esporte

Flagramos uma sujeirinha no fogão do ‘Masterchef Profissionais’

Posted: 27 Sep 2016 09:21 AM PDT

Segundo derivado do MasterChef Brasil, o maior acerto da Band nos últimos anos, o MasterChef Profissionais, que começa na próxima terça-feira, 4 de outubro, foi apresentado na manhã desta terça à imprensa na sede da emissora, em São Paulo. E lá a reportagem do site de VEJA flagrou uma sujeirinha no fogão da competição, que ainda não havia sido usado para gravações hoje — as filmagens do programa, que não é transmitido ao vivo, serão retomadas  na parte da tarde. Gotas de algo que parecia geleia, ou uma das mil reduções que os participantes adoram fazer, estavam bem visíveis masterchef_fogaona boca do eletrodoméstico enquanto outras exigiam uma esfregadinha para tirar as cracas de queimado e voltar a brilhar. O saleiro e o pimenteiro em cima da bancada também estavam lustrados de gordura. Não se pode negar que a cozinha é utilizada de verdade no reality show.

Nova cria do fenômeno MasterChef Brasil, que já teve uma versão infantil, o MasterChef Profissionais terá 14 participantes com perfis e idades que variam de 25 a 54 anos, mas com um detalhe em comum a todos: a experiência em restaurantes ou projetos gastronômicos. No mesmo horário do original, o programa promete provas mais difíceis e longas (com até quatro horas de duração) espalhadas por onze episódios.

Como os concorrentes já não são amadores, a maior parte dos desafios envolve serviços de restaurantes. Nessas provas, os jurados coordenam as comandas com os pedidos e a saída dos pratos para os convidados. “Não seremos carrascos. Mas com certeza queremos ver o melhor deles, um trabalho profissional”, afirma Henrique Fogaça. “Mas o choro emociona mesmo sendo do amador ou do profissional”, diz Paolla Carosella.

LEIA TAMBÉM:
Ana Paula Padrão: 'Jurados do MasterChef são bons personagens'
Band abre inscrições para primeiro 'Masterchef Profissional'

Uma das novidades da edição é o cenário. O mercado está visivelmente menor, e algumas geladeiras foram realocadas para a área principal da competição, tudo para dar espaço a um vestiário que conta com armários com o nome de cada um dos participantes com o respectivo dólmã dentro, e espelhos falsos no estilo BBB. “Todo episódio começa e termina no vestiário. Como as câmeras ali não estão visíveis, alguns soltam frases mais espontâneas naquele ambiente”, adianta Ana Paula Padrão. “Num restaurante de verdade, o vestiário é onde os cozinheiros conversam, xingam o outro, fumam escondido, choram, e até socam a porta de raiva, é um local muito importante”, completa Erick Jacquin.

As bancadas agora serão individuais, o que diminui a área de trabalho de cada competidor, exigindo maior organização e controle durante as provas.

A gravações do reality já estão adiantadas, com seis de 11 episódios gravados. A produção do programa ainda não revelou se nesta edição vai ocorrer repescagem ou mais de uma eliminação por dia, apenas que a dinâmica do jogo continua similar com duas provas por semana.

Os prêmios também mudaram um pouco. Como todos são amadores, o vencedor desta vez não será agraciado com um curso de culinária no exterior, e sairá no final da competição com 170 000 reais, um carro zero e o troféu do MasterChef Profissional.


Arquivado em:Entretenimento

7 sinais de que seu relacionamento está por um fio

Posted: 27 Sep 2016 09:14 AM PDT

Muitos dizem que 2016 não tem sido o ano do amor, digamos assim, devido ao grande número de casais famosos se divorciando. A separação de William Bonner e Fátima Bernardes, Brad Pitt e Angelina Jolie,  Taylor Swift e Calvin Harris e Johnny Depp e Amber Heard chocou os fãs. Mas, embora o rompimento tenha parecido repentino para quem está de fora, o psicoterapeuta Michael McNulty, afirma em entrevista à Fox News, que muito provavelmente os problemas que causaram as separações já existiam há tempos. 

“Os relacionamentos tendem a acabar mais pelo gelo do que pelo fogo”, diz. Em outras palavras, geralmente existem alguns sinais de alerta que um relacionamento está desmoronando. E, acredite ou não, brigas frequentes não é um deles, mas sim a forma como você e seu parceiro interagem durante esses conflitos.

“69% dos conflitos que surgem entre os parceiros serão sempre questões em andamento. Apenas 31% dos problemas são realmente muito simples e podem ser resolvidos”, diz McNulty, que atende casais há mais de 25 anos.

Diante disso, McNulty elencou sete sinais de que seu relacionamento pode estar quebrado e algumas estratégias de como repará-lo.

Mais interações negativas do que positivas

Segundo McNulty, o primeiro sinal de um relacionamento problemático é o aumento das interações negativas, como um comportamento ranzinza, excesso de críticas ou sarcasmo. E, essa negatividade pode ser mais sutil do que você imagina. “Basta 1,2 interação negativas para uma interação positiva para um possível divórcio”, diz McNulty. Os casais mais felizes têm cinco interações positivas para cada negativa. Por isso, uma ligeira alteração comportamental pode ser um sinal importante de que é hora de controlar o lado ruim e amplificar o bom.

Seu corpo enlouquece durante as discussões

Discussões sempre são opressivas e esmagadoras, mas se você notar que ao brigar com o seu parceiro você assume uma postura no estilo “O Exorcista”, é um grande sinal de que algo está errado. O termo de psicologia para isso é “inundação” (tradução livre do inglês flooding) e diz respeito à resposta física que ocorre quando se fala de um problema com um parceiro, e pode envolver tudo, desde um ritmo cardíaco acelerado até suor e problemas de estômago. “Neste estado, não podemos receber novas informações, não podemos pensar criativamente e perdemos os nossos sentidos de humor, tudo o que faz com que seja difícil ter discussões sobre desavenças”, diz McNulty.

Se você notar que isso acontece, o especialista aconselha fazer uma pausa e voltar à conversa quando estiver mais calmo. “Respire profundamente ou assista a um programa de TV bobo ou dê um passeio que te ajude a relaxar”, sugere McNulty. Só não deixe a questão mal resolvida, ressalta o terapeuta.

Leia também:
6 separações que abalaram 2016, o ano em que o amor tirou férias
Atenção casais: divórcio aumenta após as férias

Você constantemente aponta falhas

Quando você passa muito tempo com alguém, mesmo que você ame essa pessoa, você provavelmente vai ficar irritado com suas ações ao longo do tempo. Até aí, tudo bem. Mas quando você começa a ver os hábitos irritantes do parceiro como uma falha de caráter, algo aparentemente trivial como esquecer as tarefas domésticas, pode ser distorcida e se tornar algo como “Você não se preocupa com a nossa casa porque você nunca lembra de tirar o lixo.”

Neste caso, o especialista indica uma simples solução: ao expressar sua frustração ao seu parceiro, use mais o “eu” e pare de apontar o dedo para ele. Por exemplo, na situação acima, você poderia dizer algo como “quando você esquece de levar o lixo para fora, eu fico chateado porque eu estou tentando manter a nossa casa arrumada.” Essa atitude abre espaço para uma solução mais colaborativa, em vez de simplesmente magoar seu parceiro.

Você está sempre na defensiva

Se você está se sentindo atacado por seu parceiro, a sua resposta instintiva é a defesa. Portanto, se o seu companheiro trouxe a questão do lixo, por exemplo, uma reação natural pode ser contra-atacar com algo como: “Você está louco! Eu sempre tiro o lixo, eu não sei do que você está falando!”. E isso pode aumentar ou piorar o conflito.

Mas como você reequilibrar esta reação natural? “O antídoto é assumir a responsabilidade, mesmo que apenas uma pequena parte. Voltando ao cenário de lixo, uma resposta melhor seria: “Você está certo, eu poderia lembrar de colocar o lixo para fora mais vezes, eu vou escrever um lembrete no meu telefone para que eu não esqueça.” Essa abordagem mostra que você está disposto a trabalhar como uma equipe para resolver o problema, explica McNulty.

Há muito desprezo

Para McNulty, o desprezo é o maior preditor do divórcio. “É como derramar ácido sobre o amor. E quando você derrama ácido demais no amor, em algum ponto não haverá mais amor. Você pode ver o desprezo na forma de um comentário desagradável, olhos rolando ou uma cara de desgosto”, afirma.

Enquanto o desprezo entre os parceiros é um dos sinais mais reveladores de uma relação condenada, a esperança não está completamente perdida se houverem outras interações positivas, como falar sobre necessidades pessoais e focar no lado positivo. McNulty incentiva seus pacientes a adquirirem o hábito de apontar duas ou três coisas boas sobre o seu parceiro a cada semana. “A esperança é passar de desprezo para a criação de uma cultura de valorização.”, explica.

Você não pode quebrar a parede

“Oi, você está me ouvindo?” Se essa pergunta te soa familiar, você já deve ter experimentado a “obstrução” de uma conversa, tanto através da linguagem corporal (olha para baixo ou distante) ou verbal. “Quando isso acontece, parece que a pessoa não se importa. Mas, muitas vezes, as pessoas só estão surpreendidas com a discussão e não sabem o que fazer.”, diz McNulty.

Neste caso, também há uma solução simples: Faça o outro entender que você está se sentindo sobrecarregado e descubra como lidar com a conversa de uma forma mais acessível para ambas as partes.

Você começa a sentir sozinho

É a ilustração do comentário de McNulty que “relacionamentos terminam mais pelo gelo do que pelo fogo”. Isso porque, ao longo do tempo, todos os fatores acima começam a se somar, tornando as famosas “DRs” (discussões de relacionamento) totalmente impraticáveis. “As pessoas tendem a ficar cansadas de lidar umas com as outras e com suas diferenças, o que as leva viver mais como companheiros de quarto, vivendo vidas paralelas, até, finalmente, dissolver seu relacionamento.”, diz.

Mas, antes de deixar que essa informação intensifique sua depressão pós-Brangelina e te faça desistir de vez do amor, McNulty afirma que nunca é tarde demais para salvar um relacionamento minguante. De fato, estudos do Instituto Gottman mostram que 80% dos casais que testou essas estratégias relataram melhorias em seu relacionamento.

“Quando as pessoas percebem estarão em conflito com seu parceiro em boa parte do tempo, elas são muito mais capazes de se comprometer e trabalhar em conjunto”, diz McNulty.


Arquivado em:Saúde

Ludmilla sobre plástica e novo visual a Porchat: ‘É meu, comprei’

Posted: 27 Sep 2016 09:02 AM PDT

Ludmilla precisou se segurar para não rir diante de Fabio Porchat, na edição desta segunda-feira do talk-show do humorista, na Rede Record. A cantora acaba de fazer uma bochectomia, cirurgia para afinar as bochechas, além de uma “correção” no nariz, como chamou, e estava toda dolorida no sofá do Programa do Porchat. Com a dor, a funkeira tinha dificuldade para falar e para dar risada, e colocava a mão diante da boca sempre que queria rir “para não virar meme”.

LEIA TAMBÉM:
Ludmilla exibe novo nariz em show em Porto Alegre
Autor de ataque racista a Ludmilla confessa e será indiciado
Ludmilla pede R$ 300 mil de indenização a Val Marchiori
Ludmilla faz textão para explicar festa, mas é detonada

“Estou anestesiada ainda, faz pouco tempo, duas semanas. Fui até à médica porque já estava me assuntando, mas ela disse que é normal”, afirmou a cantora. O desafio de Porchat passou a ser, então, desfazer a expressão séria de Ludmilla.

Apesar de não rir, Ludmilla fez o auditório rir dela. Em um momento do programa, Porchat questionou: “Esse cabelo é seu?”. “É meu, eu que comprei”, respondeu Ludmilla, arrancando risos da plateia.


Arquivado em:Entretenimento

Jornal espanhol destaca transformação de ‘Super Neymar’

Posted: 27 Sep 2016 08:39 AM PDT

Neymar está em alta na Espanha. O diário esportivo catalão Sport estampou nesta terça-feira uma capa dedicada ao "Super Ney", na qual destaca a evolução física e mental do jogador que chegou ao clube em 2013 vindo do Santos. A publicação destaca que Neymar está perto de bater uma meta estipulada pelo clube – ganhar cinco quilos de massa muscular – considera que o atacante brasileiro deixou de ser "piscinero", como são chamados os atletas que mergulhar no gramado para simular faltas.

Leia também:
Justiça espanhola reabre investigação sobre venda de Neymar
Messi sofre ruptura muscular e desfalca Barcelona e Argentina
‘Futebol é para homens’? Jogadores rebatem declaração de Suárez

Capa do jornal catalão 'Sport' destaca evolução de Neymar no Barcelona

Jornal destaca a evolução de Neymar no Barcelona (Reprodução)

Para o Sport, a mania de cair era consequência da fragilidade física de Neymar, que agora se aproxima mais do físico de Lionel Messi e Luís Suárez, ambos de 29 anos (cinco a mais que o brasileiro), graças aos trabalhos feitos na academia. "O brasileiro chegou com 64,5 quilos e agora, segundo dados oficiais, estaria com 68", diz a publicação. Neymar teria ganhado três quilos de massa muscular e estaria a dois de bater a meta estipulada. Segundo o jornal, ultrapassar essa marca poderia diminuir a velocidade de Neymar, justamente um de seus pontos fortes.

O jogador trabalha com dois preparadores físicos, um pessoal (Ricardo Rosa) e outro do Barcelona (Antônio Gómez) – o primeiro vive na casa do atleta e comanda sua academia. O Sport destaca ainda a evolução mental do atleta, que "quando pressionado, não se esconde". Assim como na temporada passada, Neymar assumiu o protagonismo da equipe após a ausência de Messi por lesão, "bilhando com luz própria". Nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), o Barcelona visita o Borussia Monchengladbach pela Liga dos Campeões, com Neymar como principal atração.

 


Arquivado em:Esporte

Moraes se reuniu com chefe da PF em SP 3 dias antes de operação

Posted: 27 Sep 2016 08:28 AM PDT

O ministro da Justiça, Alexandre Moraes, se encontrou com o superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Disney Rosseti, na última sexta-feira, dois dias antes de, numa conversa informal com integrantes de movimentos sociais, em Ribeirão Preto (SP), dizer que nesta semana haveria mais uma fase da Lava Jato. A reunião está registrada na agenda oficial do ministro e ocorreu entre as 14 e 15 horas na sede da PF, em São Paulo.

A declaração provocou suspeitas de que o ministro tivesse sido informado com antecedência da operação Omertà, 35ª fase da Lava Jato, que prendeu ontem o ex-ministro dos governos Lula e Dilma Antonio Palocci. Ao ser detido, o petista foi encaminhado primeiramente para a PF em São Paulo e depois para Curitiba. A fala provocou desconforto com o presidente Michel Temer, que desde que assumiu a Presidência se empenha em afastar as críticas de que seu governo tenta interferir na operação.

Como não estava em Brasília, o ministro conversou ontem por telefone com o presidente, que o advertiu e aceitou as suas explicações. Por fim, decidiu não demiti-lo, mas a impressão que ficou entre os seus auxiliares é que esta foi sua última chance, segundo informações do jornal O Estado de São Paulo.

Moraes deve se encontrar às 18 horas desta terça-feira com Michel Temer, em reunião ministerial no Palácio da Alvorada.

Na coletiva convocada para detalhar a Operação Omertà, o delegado da PF Igor Romário de Paula leu nota oficial da corporação, negando que o ministro tenha sido informado sobre a ação. “O Ministério da Justiça não é avisado com antecedência sobre operações especiais. No entanto, é sugerido ao seu titular que não se ausente de Brasília nos casos que possam demandar sua atuação, não sendo informado a ele os detalhes da operação”, diz a nota.

No domingo, em evento de campanha do candidato à prefeitura de Ribeirão Preto (SP) Duarte Nogueira (PSDB), o ministro antecipou a operação de ontem. “Teve na semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim", disse ele, na ocasião. Depois, diante da repercussão negativa da fala, negou que houvesse sido avisado antes, explicando que falou isso apenas por “força de expressão”.


Arquivado em:Brasil, Política

Mais Escobar: Javier Bardem e Penélope Cruz começam a filmar

Posted: 27 Sep 2016 07:58 AM PDT

Um dos maiores traficantes da história, Pablo Escobar é agora, também, um dos maiores personagens da dramaturgia. Depois de séries como Narcos, do brasileiro José Padilha, e de filmes como Conexão Escobar, um longa mediano recém-lançado com Bryan Cranston, de Breaking Bad, o colombiano agora vai mobilizar o casal de espanhóis hollywoodianos Javier Bardem e Penélope Cruz. Os dois começam a rodar em 24 de outubro, na Colômbia, Escobar, uma co-produção espanhola e búlgara, com Bardem no papel do traficante e Cruz como a sua amante, a jornalista Virginia Vallejo.

LEIA TAMBÉM:
Filho de Pablo Escobar lista 28 erros na 2ª temporada de 'Narcos'
Segunda temporada de 'Narcos' aprofunda debate moral
Há vida após Escobar: Netflix fará mais duas temporadas de Narcos
'Narcos' vira jogo para celular — com Wagner Moura barrigudo

O diretor e roteirista espanhol Fernando León de Aranoa, responsável por filmes como Um Dia Perfeito ou Segunda-Feira ao Sol, baseou sua história no livro Amando a Pablo, Odiando a Escobar, da jornalista que teve um romance de vários anos com o traficante. “Não é um filme biográfico, não é apenas a história de um duro gângster. É a história de um homem que mudou a história do crime nas últimas décadas do século XX”, disse o produtor Miguel Menéndez de Zubillaga.

Casados desde 2010 e pais de dois filhos, Javier Bardem e Penélope Cruz são os únicos atores espanhóis a terem conquistado um Oscar, ambos em papéis coadjuvantes por Onde os Fracos não Têm Vez (2007) e Vicky Cristina Barcelona (2008), respectivamente.

A figura do chefe do cartel de Medellín, falecido em 1993, está renascendo no cinema e na televisão com produções como Escobar: Paraíso Perdido, com Benicio del Toro. Em 2017, estrearão ainda os filmes American Made, no qual Tom Cruise encarnará o piloto americano Barry Seal, que trabalhou para seu cartel, e El Patrón, com o colombiano John Leguizamo.

(Com agência France-Presse)


Arquivado em:Entretenimento

Mulheres sauditas pedem direito de cuidar da própria vida

Posted: 27 Sep 2016 07:55 AM PDT

Mais de 14.000 mulheres da Arábia Saudita assinaram uma petição on-line para pedir o fim da lei da tutela masculina no país. Até hoje, a legislação nacional prevê que todas as mulheres precisam ter um homem como guardião legal, que tem o direito de decidir se podem estudar, fazer um passaporte e até se casar. O papel costuma ser exercido por um marido, pai, irmão ou até filho, no caso de viúvas.

A petição ganhou adeptas depois que começou a ser divulgada nas redes sociais, por meio da hashtag #SouMinhaPrópriaGuardiã, em tradução para o português. Segundo Aziza Yousef, idealizadora da campanha, o objetivo é que o governo reconheça as mulheres como "cidadãs completas". Um dos pedidos é que a partir de certa idade, entre 18 e 21 anos, as sauditas passem a ser "tratadas como adultas" e possam tomar suas próprias decisões.

Leia também:
Arábia Saudita proíbe o Pokémon Go
Mulheres da Arábia Saudita poderão ter cópia do contrato de casamento

A petição foi entregue recentemente ao governo ultraconservador da Arábia Saudita, que ainda não emitiu uma resposta. Yousef, que começou a levantar o debate há cinco anos, nunca recebeu atenção das autoridades. "Nunca tivemos problemas com campanhas, só com o fato de que não recebemos resposta", disse em entrevista à rede BBC. Apesar de mudanças na legislação em 2009 e 2013, que tornaram a violência doméstica ilegal e deram liberação para que as mulheres trabalhem, o poder masculino ainda rege grande parte da vida das sauditas.

Mesmo com apoio de muitas mulheres, artigos de oposição à proposta também circularam na internet. Grupos islâmicos radicais criaram a campanha "A guarda é por ela, não contra ela", alegando que o sistema faz parte da religião adotada oficialmente pelo país. Por outro lado, concordaram que a legislação precisa de uma mudança, para impedir que as ordens masculinas sejam contrárias a princípios religiosos.


Arquivado em:Mundo

MP pede cassação da candidatura de João Doria

Posted: 27 Sep 2016 07:54 AM PDT

O Ministério Público pediu à Justiça Eleitoral nesta segunda-feira a cassação do registro da candidatura de João Doria (PSDB), que lidera a disputa pela Prefeitura de São Paulo, e a inelegibilidade do governador Geraldo Alckmin (PSDB) por abuso de poder político. A ação acusa o governador de ter usado a máquina estadual a favor de Doria.

O promotor José Carlos Bonilha, responsável pela ação, afirma também que o governador nomeou um secretário em troca de apoio ao candidato do PSDB. Segundo a denúncia, o governador exonerou a secretária de Meio Ambiente, professora Patrícia Iglecias, e nomeou Ricardo de Aquino Salles, ligado ao Partido Progressista.

Leia também:
Datafolha: Doria chega a 30% em SP, Russomanno tem 22%

Em troca, a chapa de Doria recebeu apoio do PP, aumentando em 25% o tempo no horário gratuito de rádio e televisão. “Na medida em que coloca a máquina administrativa estadual em prol de uma campanha afasta-se a neutralidade que deve presidir as ações do chefe do executivo do Estado de São Paulo e viola a legislação eleitoral”, diz a ação.

O promotor menciona ainda a participação do governador em atos eleitorais antes da oficialização da candidatura, além da cópia do nome “Acelera SP” – programa do governo do Estado – para o slogan de campanha de Doria.

“Calha verberar-se que a criação de “marketing” que resultou na denominação, usada pela coligação, é precisa e exatamente coincidente com a usada pelo programa do Governo do Estado de São Paulo, gera indesejada contaminação entre ambas as usuárias do nome, configurando inequívoca ilicitude da perspectiva do processo eleitoral, sendo, portanto, merecedora de pronta coibição eleitoral”, destaca o promotor na ação.


Arquivado em:Eleições 2016, Política

Brasil influi em queda drástica na projeção de comércio mundial

Posted: 27 Sep 2016 07:16 AM PDT

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou uma redução drástica da previsão de crescimento do comércio mundial para 2016, com a advertência de que será a expansão mais lenta desde a crise financeira de 2008. A redução da atividade econômica no Brasil, junto com a de outros países em desenvolvimento, contribui para o resultado. De acordo com a estimativa anunciada nesta terça-feira, o comércio mundial deve crescer 1,7% este ano, muito menos que a previsão de 2,8% de abril.

“A impressionante desaceleração do comércio é grave e deve servir de sinal de alerta”, afirmou o diretor geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo. Os economistas da organização atribuem a desaceleração “a uma queda mais forte que o previsto do volume do comércio de mercadorias no primeiro trimestre (-1,1% na comparação com o trimestre anterior, estabelecido pela média de exportações e importações corrigidas das variações sazonais), assim como a uma recuperação mais frágil do que o previsto no segundo trimestre (+0,3%)”.

Leia também:
BC piora inflação para 2016 e aposta em melhora para 2017
Governo deve adiar envio da reforma da Previdência ao Congresso

A OMC cita em particular a desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e do comércio nas economias em desenvolvimento, como China e Brasil, mas também na América do Norte. A entidade prevê um crescimento do PIB real de 2,2% neste ano, e está preocupada com a perda de força na proporção entre comércio e crescimento.

Nos anos 1990 e 2000, o comércio mundial avançava duas vezes mais rápido que o PIB. Mas este ano, o volume de intercâmbios comerciais vai avançar de modo mais lento que o PIB mundial. “Se a projeção revisada for confirmada, 2016 será o ano em que pela primeira vez em 15 anos a razão comércio/crescimento do PIB mundial ficará abaixo de 1 por 1”, destaca a OMC.

Fatores

Entre os fatores que explicam a situação aparecem, segundo a OMC, o aumento do índice importações na demanda de bens, a ausência de liberalização do comércio, o aumento do protecionismo “e possivelmente o papel cada vez mais importante da economia digital e do comércio eletrônico”, diz o documento. “É particularmente inquietante a crescente hostilidade à globalização. Temos que assegurar que tudo isto não se traduza em políticas equivocadas que possam agravar ainda mais a situação”, avalia Azevêdo.

Denis Ferrand, do instituto COE-Rexecode, afirma que a contração do comércio mundial não é necessariamente uma consequência do protecionismo, e sim o resultado da dinâmica econômica de cada país. O freio do comércio mundial “está muito concentrado geograficamente, sobretudo nas economias asiáticas”, afirma, e em países como a China o crescimento agora está mais baseado na produção de bens industriais que em outras atividades, como os serviços. De acordo com Ferrand, em países como Rússia ou Brasil a queda das importações e exportações é consequência da contração do PIB.

Os problemas podem continuar em 2017. A OMC também reduziu a previsão para o próximo ano, que ficaria entre 1,8% e 3,1%, contra 3,6% da estimativa anterior. Como elementos que trazem incerteza, a organização cita como exemplos a volatilidade financeira, o auge da retórica contra o comércio e os efeitos potenciais da votação do Brexit no Reino Unido.

(Com AFP)


Arquivado em:Economia

Câmera subjetiva: solução de ‘Velho Chico’ para Santo é linda

Posted: 27 Sep 2016 07:09 AM PDT

Não deve ter sido nada fácil para o elenco de Velho Chico gravar as cenas em que falam com Santo sem que ele, que era interpretado pelo ator Domingos Montagner, morto afogado no rio São Francisco no último dia 16, esteja de fato lá. Mas o resultado, que começou a ser exibido na noite desta segunda-feira pela Rede Globo, é sublime. As sequências em que Bento (Irandhir Santos) fala com o irmão e se declara seu filho mais velho, e que Olívia (Giullia Buscacio) agradece ao pai que a criou por estar presente a seu casamento, foram de fazer chorar.

LEIA TAMBÉM:
'Velho Chico' usa câmera subjetiva no lugar de Domingos Montagner
'Velho Chico': energia de Montagner está nas gravações, diz autor
Lombardi presta homenagem ao ator Domingos Montagner

Não menos bela foi a cena em que Olívia anuncia a sua gravidez. Ela espera um bebê de Miguel (Gabriel Leone), filho de Santo com Tereza que o agricultor só veio a conhecer já adulto, porque Afrânio (Antonio Fagundes), o Coronel Saruê, forçou a filha a se casar com o agora vilão Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) para não se unir ao inimigo. "Você vai ser avó, Tereza", a menina diz à personagem de Camila Pitanga, ainda visivelmente abatida pela tragédia que acaba de enfrentar – ela estava com Domingos Montagner no rio, no momento em que o ator se afogou. "Vocês vão ser avós", corrige Miguel. Estão todos sentados em volta da mesa de Piedade (Zezita Matos), mãe do agricultor: Miguel, Olívia, Tereza, Luzia (Lucy Alves), a mãe de Olívia, Bento e Santo, por cujos olhos o espectador vê toda a cena.

A câmera, subjetiva, balança mais que o normal. Tereza se dirige a ela como se falasse com Santo. "Meu amor, a gente vai ter um neto", diz. "É", responde ele, uma palavra pinçada de um dos textos gravados por Montagner ao longo da novela. "Você vai ter um neto, Santo", repete, mais forte, Tereza. Ao fundo, a trilha orquestral sobe e desce, acentuando a emoção.

Se poderia causar estranheza em outra situação, o uso da câmera aqui é facilmente compreendido pelo espectador, ciente de tudo o que se passou nos bastidores do folhetim. E é desse pacto entre espectador e obra que depende a verossimilhança, de nada mais.

Em uma novela em que foi muito criticado pelo tom barroco que imprimiu às imagens e longas tomadas, o diretor Luiz Fernando Carvalho mostrou que, é, sim, um dos mais competentes da Globo. O uso da câmera subjetiva, bastante empregada no cinema em filmes como Distrito 9, foi a homenagem perfeita a Domingos Montagner, que segue vivo com a história.


Arquivado em:Entretenimento

Personagem infantil Peter Rabbit vai ganhar filme — de verdade

Posted: 27 Sep 2016 06:42 AM PDT

Os atores britânicos James Corden e Daisy Ridley vão ajudar a levar as histórias clássicas infantis de Peter Rabbit para o cinema. Corden, apresentador do The Late Late Show, talk-show de variedades da CBS, vai fazer a voz do coelho. E a atriz Rose Byrne dará voz à personagem Bea na produção em live-action (com gente) da CGI dirigida por Will Gluck para a Columbia Pictures, da Sony. O filme deve ser lançando em abril de 2018.

LEIA TAMBÉM:
'Cegonhas' brinca com doçuras e agruras de criar bebê
Guerra das animações: 'Cegonhas' desbanca 'Pets' no Brasil

O anúncio do filme coincide com o aniversário de 150 anos do nascimento da autora Beatriz Potter, cujo livro As Aventuras de Pedro Coelho foi publicado pela primeira vez em 1902. Ele foi seguido por 23 histórias. As histórias de Potter foram inspiradas pelo interior inglês e escocês e hoje são uma franquia global. Os desenhos animados baseados no personagem passam no Brasil no canal pago Nick Jr.

Daisy Ridley, de Star Wars, e Elizabeth Debicki, da série The Night Manager, também farão vozes de personagens.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Entretenimento

OMS: 9 em cada 10 pessoas no globo respiram ar poluído

Posted: 27 Sep 2016 06:38 AM PDT

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado nesta terça-feira (27), advertiu que ao menos 92% dos habitantes do planeta vivem em locais onde a qualidade do ar não se enquadra nos padrões fixados pela organização. A OMS estima que, a cada ano, cerca de 3 milhões de mortes estão relacionadas à exposição de agentes contaminantes no ar.

“É necessário, de forma urgente, a adoção de medidas como transporte sustentável, gestão de rejeitos sólidos, uso de energias renováveis e a redução das emissões industriais para se enfrentar a contaminação do ar”, afirma Maria Neira, diretora do departamento de Saúde Pública da OMS.

No relatório, baseado em dados vindos de mais de 3.000 locais rurais e urbanos, o órgão conclui que 9 entre 10 pessoas no mundo vivem onde os níveis da qualidade do ar não correspondem ao padrão em relação a partículas finas em suspensão, de menos de 2,5 micrômetros. Estas partículas "incluem contaminantes como os sulfatos, os nitratos e a fuligem, que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, o que representa um risco grave para a saúde humana”, segundo o órgão.

Leia também:
Poluição atmosférica pode matar 6,6 milhões por ano até 2050, diz estudo
Poluição no ar de Pequim atinge nível extremamente perigoso

De acordo com dados da organização em 2012, cerca de 6,5 milhões de mortes em todo o mundo, equivalentes a 11,6% do total, estiveram ligadas à contaminação do ar. O órgão detectou que os níveis de contaminação são especialmente elevados no Mediterrâneo oriental, no Sudeste Asiático e no Pacífico Ocidental.

As mortes são provocadas especialmente por doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e câncer de pulmão, segundo a ONU. Cerca de 90% destas mortes ocorrem em países de renda média ou baixa, com dois a cada três óbitos em regiões do sudeste asiático e do Pacífico ocidental. A organização também adverte que a contaminação do ar também aumenta o risco de infecções respiratórias agudas.

Para a OMS, os principais causadores da má qualidade do ar são os modos ineficientes de transporte, a queima de combustível e rejeitos, as centrais elétricas e as atividades industriais, e fenômenos naturais como as tempestades de areia. Graças aos novos dados existentes, os especialistas esperam poder alentar os Estados a realizar mais esforços para reduzir a contaminação do ar – principalmente após os líderes mundiais fixarem o objetivo de reduzir as mortes ligadas a esta ameaça até 2030.

(Com AFP)


Arquivado em:Ciência, Saúde

Brasil tem um sequestro internacional de criança a cada 3 dias

Posted: 27 Sep 2016 06:35 AM PDT

O governo brasileiro registra um caso de sequestro internacional de criança a cada três dias. Dos 287 nos últimos dois anos e meio, 56% são pedidos de devolução feitos por outros países ao Brasil. Nesse período, entre janeiro de 2014 e agosto deste ano, 55 crianças voltaram para seus países e 25 regressaram ao Brasil em função de negociação internacional.

Segundo a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), órgão ligado ao Ministério da Justiça que compila os casos, por trás desses dados há histórias como a da pernambucana Claudia Boudoux, de 39 anos, que foi para a Argentina neste mês para tentar recuperar o filho. Claudia tem duas opções. Uma é acionar a Justiça argentina diretamente – ela diz não ter recursos para isso. A outra possibilidade, que pode ser simultânea, é entrar com um pedido de cooperação civil com base na Convenção de Haia.

O Brasil tem uma parceria para o cumprimento dessa convenção sobre subtração de menores com 42 países, incluindo a Argentina. Os EUA são o lugar mais demandado pelo país para devoluções. Um dos casos é o da nutricionista Cintia Pereira, de 36 anos, que largou o trabalho e deixou a casa onde morava em São Paulo para ir travar uma disputa judicial pelo filho Joseph Lorenzo Heaton, de 5 anos. O garoto é fruto do casamento com o americano Gary Lee Heaton II, em Salt Lake. Eles se casaram em 2009 e se separaram dois anos depois. Em 2013, o ex-marido, que havia voltado a morar nos Estados Unidos, retornou ao país com pedido de divórcio e da guarda.

LEIA TAMBÉM:
Brasileira barrada na imigração está presa nos EUA sem explicação
Vídeo: homem tenta sequestrar adolescente, mas é atacado pela mãe da garota

O americano conseguiu a guarda temporária do filho ao alegar à Justiça que Joseph era vítima de agressão da mãe e abuso sexual do irmão mais velho, que atualmente tem 13 anos, fruto do primeiro casamento de Cintia. As acusações não foram comprovadas e a Justiça brasileira devolveu a guarda à mãe, mas ela não recuperou o filho. O pai fugiu pelo Paraguai e levou a criança para os EUA. Em abril, ele participou de uma audiência na Justiça americana e reencontrou o garoto. “Só abraçava. O pai dele falou que eu tinha morrido.”

A união durou apenas um mês. O ex-marido conseguiu a guarda provisória após repetir as acusações de agressão e abuso sexual à Justiça americana. “Eu sinto uma mistura de tudo: de injustiça e de abandono pelas autoridades brasileiras que dizem não ter verba para ajudar”, diz a nutricionista. “Estou vivendo de doações, de ajuda de pessoas comuns, que acompanham a história desde o desaparecimento.” Com a disputa judicial em duas frentes, Cintia tem dois advogados em dois países.

Queixas

Mas os problemas não são unidirecionais. Portugal é o país com mais pedidos que deveriam ser cumpridos pelo Brasil – 33 dos 170 ativos. Já um relatório do Departamento de Estado dos Estados Unidos indica três casos de crianças americanas trazidas ao Brasil de forma supostamente ilegal somente em 2015. O documento leva em consideração registros do chamado Ato de Prevenção a Abdução Internacional Sean e David Goldman, nomeado após o processo do garoto de mãe brasileira. De anos anteriores, continuam pendentes ações sobre 13 supostos sequestros – o mais longo já perdura há mais de sete anos.

O país é alvo de críticas pelo “padrão de descumprimento” de convenções internacionais. A autoridade americana vê o atraso na apreciação de processos por tribunais como um fator que explica a situação. O Departamento informou que, no ano passado, mais de 600 crianças americanas foram reportadas como levadas para outros países. Mais de 4 mil foram incluídas em um programa de alerta de passaporte, de modo a evitar viagens ilegais.

Trâmite

Nos casos da Convenção de Haia, o Brasil envia o pedido de cooperação ao órgão do Executivo ao país em que está a criança. A solicitação é repassada ao Judiciário local e se obtém uma ordem de retorno com base na convenção. Mesmo em casos em que há dupla nacionalidade, o fato tem importância secundária, assim como a preferência por viver com um ou outro genitor.

“A nacionalidade da criança ou dos pais é irrelevante para a decisão, pois o que vale é o local de residência habitual da criança, que também determina qual lei deve ser aplicada ao se analisar o caso”, destaca em nota a SEDH. “Uma criança que resida no Brasil e seja levada para outro país deve ter a guarda decidida no Brasil, e seu retorno ou não decidido pelo juiz com base na legislação brasileira.”


Arquivado em:Brasil

‘Festival do Obama’ receberá DiCaprio e ‘Stranger Things’

Posted: 27 Sep 2016 06:23 AM PDT

Fazendo jus à fama de presidente pop, Barack Obama fecha o mandato lançando o primeiro festival de “ideias, artes e ações” da Casa Branca, em 3 de outubro. O South by South Lawn (SXSL) terá a banda Lumineers e a cantora de soul Sharon Jones, e a estreia do novo documentário de Leonardo DiCaprio, Before the Flood (Antes da Enchente, em tradução livre).

Inspirado e produzido em colaboração com o South by South West, o “festival do Obama” será locado no Jardim Sul da Casa Branca. “No SXSL, chamamos a todos os americanos a ‘dobrarem as mangas’ e descobrirem sua forma de fazer a diferença em nosso país. Essa é também a oportunidade de celebrar o trabalho inspirador que tantos americanos já desenvolveram”, define um comunicado oficial da Casa Branca.

LEIA TAMBÉM
Michelle Obama abraça Bush e revela amizade improvável
Obama se declara feminista em revista americana
Filha de Obama é flagrada fumando cigarro que parece de maconha

O elenco da série Stranger Things também está na programação do festival, com um workshop de filmagem. Além de apresentar seu documentário, DiCaprio participará de um debate com o presidente. O SXSL será transmitido ao vivo para todo o mundo pelos sites whitehouse.gov, facebook.com/whitehouse e sxsw.com/live.


Arquivado em:Entretenimento

Morre o diretor Herschell Gordon Lewis, de ‘Banquete de Sangue’

Posted: 27 Sep 2016 06:23 AM PDT

O diretor americano Herschell Gordon Lewis, conhecido popularmente como “o Poderoso Chefão do cinema gore”, morreu aos 87 anos, no último domingo. Segundo um representante do diretor, ele “morreu tranquilamente enquanto dormia”, à noite, de insuficiência cardíaca congestiva.

LEIA TAMBÉM:
Morre o diretor Arthur Hiller, de 'Love Story'

Nascido em 15 de junho de 1929 em Pittsburgh (Pensilvânia), Herschell Gordon Lewis foi fundamental no nascimento e na consolidação do gore, um subgênero dos filmes de terror baseado na violência extrema, sangrenta e visceral de suas imagens.

Seu filme Blood Feast (1963), que no Brasil recebeu o nome Banquete de Sangue, é considerado um dos pioneiros do gore e teve uma sequência quase 40 anos depois com Blood Feast 2: All U Can Eat (2002).

A filmografia de Herschell Gordon Lewis inclui outros títulos como Maníacos (1964), Color Me Blood Red (1965) e The Wizard of Gore (1970).

“O ser humano sempre teve uma enorme sede de sangue”, afirmou o diretor em uma homenagem que recebeu no ano 2000 dentro da Semana de Cinema Fantástico e de Terror de San Sebastián, na Espanha. “Acredito que é um fato consubstancial a nossa natureza. Somos ‘voyeurs’ culturais que temos essa necessidade. Mas não somos comentaristas sociais, retratamos o que está ao nosso redor”, acrescentou.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Entretenimento

Presidente da Roma ‘aposenta’ Totti ao lembrar de aniversário

Posted: 27 Sep 2016 06:20 AM PDT

Se 40 anos já é uma idade avançada no meio futebolístico imagina cravar o ídolo de um clube, ainda em atividade, com dez anos a mais? Foi o que fez o presidente da Roma, o americano James Pallota, ao lembrar do aniversário do meia Francesco Totti, um dos maiores jogadores da história da equipe da capital italiana. Em vídeo publicado no Twitter oficial do time italiano, logo depois da meia noite, Palotta – talvez sob efeito de algumas taças de vinho – cometeu a gafe ao dizer: “Parabéns, Francesco! Que venha outros 50”, praticamente “aposentando” Totti, que na verdade completa 40 anos – quase 25 dedicados à Roma, única equipe pela qual o meia italiano atuou.

LEIA TAMBÉM:
Totti comemorará 40 anos com festa de gala em castelo na Itália

Além de Palotta, grandes nomes do esporte como Roger Federer, Lionel Messi, Ronaldinho Gaúcho, Paolo Maldini e Rivaldo também desejaram um feliz aniversário ao “capitano” da Roma:


Arquivado em:Esporte

Fungadas de Trump roubam a cena durante debate

Posted: 27 Sep 2016 06:16 AM PDT

Depois de meses de indiretas sobre a saúde da democrata Hillary Clinton, foi Donald Trump que virou piada nas redes sociais por suas inúmeras fungadas durante o primeiro debate dos candidatos. As hashtags #sniffles (fungadas) e #TrumpSniffles ficaram entre as mais mencionadas do Twitter na noite de segunda-feira, gerando teorias sobre sua saúde e até apostas sobre quantas vezes ainda iria fungar no debate.

Alguns espectadores resolveram usar a piada contra Trump, que se declarou "candidato mais saudável de todos os tempos". "Trump fungando? Acho que é pneumonia", brincou um usuário do Twitter, em referência às críticas do magnata a Hillary, que sofreu com a doença na campanha. Com os dois os candidatos acima dos 60 anos, questionamentos sobre a saúde de ambos dominaram a corrida eleitoral.

Leia também:
Quem venceu o 1º debate americano? Especialistas dão o veredito
Debate entre Hillary e Trump tem provocações e interrupções
Debate nos EUA: Hillary acusa Trump de se beneficiar da crise

Um usuário chegou a criar o perfil @TrumpSniff, apenas para publicar piadas e montagens sobre as fungadas de Trump:

De acordo com o repórter Mosheh Oinounou, da rede CBS News, Trump comentou logo após o debate que suas fungadas, na verdade, eram culpa do "microfone defeituoso", que fazia barulho quando ele respirava.


Arquivado em:Mundo