USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Notícias

Notícias


Stan Lee cria novo personagem para o cinema chinês

Posted: 26 Sep 2016 09:38 AM PDT

O quadrinista Stan Lee estreia no universo cinematográfico chinês como co-criador de um novo super-herói para as telonas, o Monkey Master (Mestre Macaco, em tradução livre). Responsável por grandes personagens da Marvel Comics como Homem-Aranha e Incrível Hulk, Lee irá trabalhar no projeto junto a Sharad Devarajan – com quem criou o Chakra: O Invencível, protagonista de uma animação indiana – segundo o site da revista americana Variety.

O novo personagem mira alto: com produção da Shinework Pictures da China e Graphic India, Lee e Devarajan planejam um blockbuster para além das Muralhas da China, todo em língua inglesa. “Eu sempre fui fascinado pelas culturas chinesa e indiana, tão filosóficas e ricas em tradições e moral. Monkey Master será único em como entrelaça os mitos da China e India para criar um herói que irá entreter fãs de todo o mundo com seus golpes de arte marcial e superpoderes”, diz Lee.

LEIA TAMBÉM
Vida de Stan Lee, da Marvel, vai para o cinema
George R.R. Martin tietou Stan Lee aos 16 anos com carta
Stan Lee supera Spielberg e se torna o produtor de cinema mais rentável

O mito dos macacos guerreiros faz parte do imaginário popular tanto da China, quanto da Índia. Segundo Devarajan, Monkey Master se passará entre os tempos antigos e atuais, apesar da personagem ser extremamente contemporânea. As gravações estão previstas para começar no final de 2017, e os produtores cogitam um diretor ocidental para o projeto.


Arquivado em:Entretenimento

PF: ministro da Justiça não foi avisado de operação

Posted: 26 Sep 2016 08:37 AM PDT

Antes de detalhar os mandados cumpridos nesta segunda-feira na operação Omertá, 35ª fase da Lava Jato, o delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula leu nota oficial em que afirmou que o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, não foi avisado antecipadamente sobre a deflagração da ação. Neste domingo, o ministro declarou publicamente que haveria outra operação esta semana. “Teve na semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim”, disse Moraes, durante evento de campanha do deputado Duarte Nogueira (PSDB), em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo – justamente a cidade de Antônio Palocci, preso esta manhã.

No texto, Romário de Paula afirmou que “somente as pessoas diretamente responsáveis pela investigação possuem conhecimento de seu conteúdo”. Ele também deu explicações de como Moraes pode ter ficado sabendo da Omertá. “O Ministério da Justiça não é avisado com antecedência sobre operações especiais. No entanto, é sugerido ao seu titular que não se ausente de Brasília nos casos que possam demandar sua atuação, não sendo informado a ele os detalhes da operação”, diz a nota.

Leia também:
Moro decreta bloqueio de até R$ 128 mi de Palocci e investigados

Diante da repercussão negativa da fala, o Ministério da Justiça divulgou nota, ontem mesmo, afirmando que o ministro fez as declarações apenas por “força de expressão”. “Não foi dita porque o ministro tem algum tipo de informação privilegiada ou saiba de alguma operação com antecedência, e sim no sentido de todas as semanas estão ocorrendo operações”, disse a assessoria de imprensa da pasta.


Arquivado em:Política

SpaceX pode ter descoberto a origem da explosão de foguete

Posted: 26 Sep 2016 08:19 AM PDT

A SpaceX informou na última sexta-feira que a explosão de seu Falcon 9 no início do mês pode ter sido decorrente de um grande vazamento do sistema de hélio criogênico (que faz parte dos tanques de oxigênio líquido dos foguetes). Mesmo assim, a companhia do bilionário Elon Musk afirma que o caso não tem relações com a explosão de um Falcon 9 no ano passado, que se desintegrou a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Leia também:
Forte explosão é registrada em base espacial nos EUA
Satélite do Facebook explode em base espacial dos EUA

Em 1º de setembro, a SpaceX estava realizando testes nos motores de Falcon 9 na plataforma de lançamento em Cabo Canaveral, na Flórida. As avaliações pretendiam verificar se o foguete estava preparado para enviar o satélite de comunicação Amos-6 ao espaço. Na ocasião, uma falha ocorreu e uma grande explosão incendiou o foguete e o satélite.

Três semanas depois, a SpaceX anuncia que investigações preliminares sugerem que a falha ocorreu no sistema de hélio do foguete – no entanto, o que ocasionou o problema ainda não foi esclarecido. De qualquer forma, a equipe responsável por analisar os dados de acidentes (formada por especialistas, Força Aérea americana e NASA) seguirá com as investigações, averiguando um apanhado de dados sobre o ocorrido, incluindo imagens, áudios e vídeos.

Em um comunicado, a companhia informou que prevê voltar com as operações em novembro e que segue trabalhando no projeto de enviar  ao espaço e trazer para a Terra a tripulação da ISS nos próximos anos. "Voltar a voar com segurança e confiança é a nossa prioridade. Os dados obtidos nessa investigação vão resultar em um veículo mais seguro para nossos clientes e parceiros", afirmou a companhia na nota.

Confira o momento do acidente:

 


Arquivado em:Ciência

Prisão de Palocci pode esclarecer pagamento para seu ex-assessor

Posted: 26 Sep 2016 08:01 AM PDT

A prisão do ex-ministro Antonio Palocci poderá ajudar a esclarecer o envolvimento de outro ex-assessor seu nos esquemas da Lava-jato. Trata-se de Charles Capella de Abreu. O lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, disse ter ouvido do doleiro Alberto Youssef e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto que Charles tinha atuado como arrecadador de dinheiro para a campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff. Os pagamentos teriam ocorrido a pedido do ex-ministro Palocci, que foi coordenador da campanha presidencial.

Baiano afirmou em sua delação premiada que o doleiro Youssef afirmou ter feito uma entrega de 2 milhões de reais em espécie, a pedido do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, em um hotel em São Paulo. O dinheiro, segundo o lobista, foi entregue a uma pessoa que aparentava ser um segurança ou um assessor. A Polícia Federal mostrou uma foto de Charles Capella a Youssef e ele disse poderia ser a pessoa para quem entregou o dinheiro.

O doleiro afirmou que a possibilidade de ser Capella era de 70% a 80%. Charles Capella não é citado no extenso relatório de busca e apreensão divulgado há pouco pela força-tarefa. Ao ser confrontado com Capela em uma acareação, no entanto, Youssef disse que não tinha certeza que era o assessor o responsável por recolher os 2 milhões e que “não reconhece” que Capella tenha participado da negociação.

 


Arquivado em:Brasil

Acordo garante divisão da fortuna de Jolie e Pitt no divórcio

Posted: 26 Sep 2016 07:59 AM PDT

Apesar de estarem juntos desde 2005, Angelina Jolie e Brad Pitt se casaram oficialmente apenas em 2014. A união não durou muito, pois, na última semana, os dois confirmaram que estão se divorciando. Como toda celebridade bem prevenida, Brangelina garantiu um acordo pré-nupcial que organiza direitinho a divisão da fortuna em caso de separação. O site TMZ teve acesso a este acordo, e diz que as doze propriedades dos atores espalhadas pelo mundo ficarão com quem comprou originalmente, e que as que conquistaram juntos possui sua divisão acertada desde antes do casamento.

LEIA TAMBÉM:
Quanto vale a marca "Brangelina": o patrimônio do casal Angelina Jolie e Brad Pitt
Brad Pitt vai brigar pela guarda dos filhos com Angelina Jolie
Angelina Jolie pede divórcio de Brad Pitt

O casal possui uma fortuna avaliada em 555 milhões de dólares (aproximadamente 1,8 bilhão de reais), segundo estimativas da revista Forbes. O TMZ indica que os dois possuíam 12 propriedades antes da oficialização do matrimônio em 2014. Sete delas pertenciam a Brad Pitt, duas a Angelina Jolie, e apenas três foram compradas em conjunto, incluindo uma vinícola na França, uma mansão em Nova Orleans, e um apartamento em Nova York. O site não informa quem ficará com cada parte destas propriedades em conjunto, apenas que o acordo pré-nupcial já facilitou toda a divisão.

O grande problema não está no dinheiro, mas sim com os filhos do casal. Os dois têm seis crianças, sendo três delas adotivas. O site americano indica que a briga pela custódia será feia, já que não há nenhum acordo prévio sobre o assunto. Quando entrou com o processo de divórcio, Angelina pediu exclusividade na custódia física dos filhos, permitindo que Pitt tivesse direito apenas à custódia legal compartilhada, o que daria a ele acesso somente a visitas, e a possibilidade de tomar decisões sobre as crianças com a mãe. Mas o ator já indicou que vai lutar para garantir a guarda compartilhada completa dos seis filhos.

brad-pitt-angelina-jolie-original.jpegShiloh Jolie-PittEstátua de cera da atriz Angelina Jolie recebe um véu de noiva por funcionário do museu Madame Tussauds de Sydney, ao lado de um modelo de cera do ator Brad Pitt, em comemoração ao anúcio do casamento recenteBrad Pitt e Angelina Jolie durante visita a uma exposição de arte promovida pela Cúpula Global para Acabar com a Violência Sexual em Conflitos, em Londres, na InglaterraAngelina e Brad PittAngelina Jolie e Brad Pitt caminhando pelas ruas de Los Angeles, na CalifórniaAngelina Jolie e Brad Pitt participam do Cinema for Peace cerimônia de gala do Festival de Cinema Internacional de Berlim, na AlemanhaAngelina Jolie e Brad Pitt posam para uma foto durante a estréia deAngelina Jolie e Brad Pitt durante apresentação do filme A árvore da vida durante o 64° Festival de Cinema de Cannes, na FrançaBrad Pitt e Angelina Jolie chegam para a estréia da animação Kung Fu Panda 2, realizada no teatro chinês de Grauman em Hollywood, CalifórniaAngelina Jolie e Brad Pitt posam para uma foto durante a estréia deBrad Pitt e Angelina Jolie durante estréia de O Turista no The Space Cinema, em Roma, ItáliaAngelina Jolie e Brad Pitt na estreia do filme Guerra Mundial ZBrad Pitt e Angelina JolieO casal de atores Angelina Jolie e Brad PittBrad Pitt e Angelina JolieBrad Pitt e Angelina Jolie em premiação, nos Estados UnidosBrad Pitt e Angelina Jolie durante visita ao JapãoO casal Brad Pitt e Angelina Jolie em première do filme A Árvore da VidaOs atores Brad Pitt e Angelina Jolie no Oscar 2012

 


Arquivado em:Entretenimento

PT tinha ‘conta-corrente’ com a Odebrecht, diz PF

Posted: 26 Sep 2016 07:49 AM PDT

O Partido dos Trabalhadores mantinha uma “verdadeira conta-corrente” com a Odebrecht, por meio da qual eram pagas propinas a integrantes da legenda, informou nesta segunda-feira a Polícia Federal durante coletiva de imprensa concedida após a prisão do ex-ministro da Fazenda de Lula e da Casa Civil de Dilma Antônio Palocci.  Segundo a PF, Palocci – identificado como “Italiano” nas planilhas da empreiteira – recebeu um total de 128 milhões de reais em propinas. Parte do dinheiro ficou com o partido.

As investigações mostram a atuação intensa e reiterada de Palocci com a Odebrecht, envolvendo contratos e medidas legislativas tomadas para privilegiar a empreiteira em obras públicas. Segundo os procuradores, essa atuação se firmava com pagamentos de propinas que eram destinadas aos PT. O ex-ministro Palocci recebeu os valores através dessa conta desde 2006 até novembro de 2013.

A ex-funcionária Maria Lucia Tavares, segundo os investigadores, foi a “única a quebrar o silêncio que impera dentro  da empresa” e revelou documentos que elucidaram fases passadas da investigação. O delegado da Polícia Federal, Filipe Hille Pace, afirmou que Marcelo Odebrecht e Antonio Palocci tiveram mais de 30 encontros no período em que ele era ministro e até mesmo depois de deixar o cargo. Os encontros se davam na casa de Palocci ou no escritório do ex-ministro. Segundo a PF, Palocci desempenhava um papel mais importante que o ex-ministro José Dirceu.

LEIA TAMBÉM:
Palocci: o homem de 200 milhões de reais
Omertà: o voto de silêncio dos mafiosos
MP: Propina a Palocci iria para terreno de sede do Instituto Lula

No despacho em que decretou a prisão temporária de Palocci, datado de 12 de setembro, Sergio Moro relata em detalhes o propinoduto envolvendo a Odebrecht e o petista e diz ser "possível" que parte da propina destinada pelo grupo de Marcelo Odebrecht ao PT tenha sido paga em contas secretas no exterior. O risco de os recursos produtos do crime não poderem ser mais recuperados e a possibilidade de fuga dos investigados foi levado em conta pelo magistrado ao decretar a detenção de Palocci e dos dois assessores.

Na 35ª fase da Operação Lava Jato, foram alvo de condução coercitiva Rita de Cássia dos Santos, secretária de Palocci, e Demerval de Souza Gusmão Filho, proprietário da construtora que figurou como compradora do imóvel destinado ao Instituto Lula. Houve ordem de busca e apreensão de documentos nos endereços de Palocci, da Projeto Consultoria Empresarial e Financeira Ltda., empresa de consultoria do petista; de Branislav Kontic; de Juscelino Dourado; da J & F Assessoria Ltda.; de Rita de Cássia dos Santos; de Demerval de Souza Gusmão Filho; e da DAG. Construtora Ltda.

Braço direito

Segundo a PF, Branislav Kontic, que foi assessor especial de Antonio Palocci na Casa Civil, intermediou o esquema de recebimento de valores entre a Odebrecht e o PT. Kontic foi alvo mandado de prisão temporária, o mesmo determinado para Palocci.

Os investigadores ressaltaram que o ex-assessor era o “braço direito” de Palocci e “marcava reuniões e encontros” entre Marcelo Odebrecht e o ex-ministro, além de repassar informações e mensagens. A PF também destacou a participação de Juscelino Antonio Dourado, que foi chefe de gabinete de Palocci no Ministério da Fazenda na gestão Lula, também recebeu valores de propina e intermediava débitos da conta da Odebrecht para Antonio Palocci e PT. Dourado também foi preso na manhã desta segunda.

Instituto Lula

As investigações também apontaram para o participação de Palocci na compra de um terreno onde seria construída a nova sede do Instituto Lula, que seria um prédio de três andares. As tratativas da compra teriam sido feitas entre a Odebrecht e Kontic para que fossem repassadas a Palocci.

Uma minuta de contrato juntamente com um projeto arquitetônico foram encontrados no sítio Atibaia, que é atribuído ao ex-presidente Lula.


Arquivado em:Política

Investimento direto no país soma US$ 7,2 bilhões em agosto

Posted: 26 Sep 2016 07:41 AM PDT

Os investimentos diretos no país (IDP) atingiram em agosto o melhor resultado desde o fim de 2014. O saldo líquido foi de 7,2 bilhões de dólares no mês, após ter registrado um saldo positivo de apenas 78 milhões de dólares em julho. O montante é também superior ao registrado em agosto do ano passado, quando foram contabilizados 5,25 bilhões de dólares líquidos.  No acumulado do ano, essa rubrica soma 41,10 bilhões de dólares, ante 42,17 bilhões de dólares no mesmo período de 2015.

Leia também:
Adesão ao programa de repatriação já soma R$ 7,2 bilhões
IPCA para 2016 cai de 7,34% para 7,25%, aponta Focus

Os dados do setor externo divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira também apontam que o déficit em conta corrente reduziu o ritmo em relação ao mês anterior, fechando agosto em -578,8 bilhões de dólares. Em julho, o saldo havia ficado negativo em 4,05 bilhões de dólares, e o acumulado no ano é um rombo de 13,11 bilhões de dólares. A projeção do Banco Central para a conta corrente do mês passado era de um saldo negativo de 800 milhões de dólares

Viagens

A conta de viagens internacionais voltou a registrar déficit em agosto. No mês passado, a diferença entre o que os brasileiros gastaram lá fora e o que os estrangeiros desembolsaram no Brasil foi de um saldo negativo de 690 milhões de dólares . Em igual mês de 2015, o déficit nessa conta era de 827 milhões de dólares.

O desempenho da conta de viagens internacionais foi determinado por despesas de brasileiros no exterior, que somaram 1,29 bilhão de dólares em agosto. Já o gasto dos estrangeiros em passeio pelo Brasil ficou em 602 milhões de dólares no mês passado.

No acumulado do ano até agosto, o saldo líquido dessa conta ficou negativo em 4,96 bilhões de dólares. Em igual período do ano passado, esse valor era de 9,03 bilhões de dólares.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Adesão ao programa de repatriação já soma R$ 7,2 bilhões

Posted: 26 Sep 2016 07:13 AM PDT

A Receita Federal já contabiliza 7,2 bilhões de reais de arrecadação com o programa de repatriação de recursos enviados ilegalmente ao exterior. Até sexta-feira, este era o correspondente, em multa e Imposto de Renda, a 30% do total dos ativos aos valores declarados por cerca de 2.500 contribuintes que aderiram ao programa, mas ainda aguardam para efetuar o pagamento. O prazo final é 31 de outubro.

A expectativa da Receita é que este valor suba para 9 bilhões de reais até o fim desta semana. Cerca de 1 bilhão de reais já foram efetivamente pagos e há um grupo de parlamentares que tentam aprovar a extensão do prazo até dezembro.

Em relatório do Orçamento deste ano, enviado ao Congresso na sexta-feira passada, o governo passou a contar com 6,2 bilhões de reais de receitas com a repatriação. Esse valor evitaria um corte de 3,5 bilhões de reais no fim deste mês e garante uma reserva financeira de 1,1 bilhão de reais para a equipe econômica administrar riscos de descumprimento da meta fiscal de 2016.

Quando há a declaração, o contribuinte já confessou o valor que mantém fora do país. Por isso, o ingresso desses recursos é dado como certo pela Receita. A grande preocupação do Ministério da Fazenda é com o risco de o Congresso aprovar novo projeto facilitando as regras e permitindo ao contribuinte regularizar o dinheiro que está fora do país pagando menos Imposto de Renda (IR) e multa. O pagamento da multa e IR permite ao contribuinte ter anistia para os crimes de lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

A votação do projeto é patrocinada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que defende que o pagamento do IR incida sobre o valor do saldo do patrimônio no dia 31 de dezembro de 2014. Pela lei em vigor, o IR deve incidir sobre toda a renda consumida enviada ao exterior e não declarada. Lideranças políticas vão se reunir hoje para definir o cronograma de votação.

Mudança

O relator do projeto que prevê mudanças no programa, deputado Alexandre Baldy (PTN-GO), vai propor que o prazo de adesão seja estendido de 31 de outubro para 16 de dezembro – e não mais para o último dia do ano, como pensado inicialmente. "Se mudarem a lei para excluir os valores consumidos, certamente o montante já declarado vai reduzir", alertou uma fonte do Ministério da Fazenda. A Receita e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já se declararam publicamente contrários à mudança.

Leia também:
IPCA para 2016 cai de 7,34% para 7,25%, aponta Focus
Economista explica o atraso no desenvolvimento do Brasil

O Ministério Público está acompanhando a movimentação do Congresso para flexibilizar a lei, principalmente, a proposta de permitir que políticos e detentores de cargos públicos, além de seus parentes, sejam beneficiados pelas mudanças. Hoje, eles estão impedidos de aderir à repatriação.

Os governadores, que vão receber uma fatia da arrecadação da repatriação, não querem a mudança. Assim como o governo federal, eles precisam desse dinheiro para ter um alívio até o final do ano e boa parte deles não quer que o Congresso mude as regras para diminuir o valor do que for arrecadado.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Moro decreta bloqueio de até R$ 128 mi de Palocci e investigados

Posted: 26 Sep 2016 06:43 AM PDT

O juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, decretou o bloqueio de até 128 milhões de reais em recursos das contas bancárias do ex-ministro Antonio Palocci, dos assessores do petista Juscelino Dourado e Branislav Kontic e de duas empresas investigadas na 35ª fase da Lava Jato, incluindo a Projeto Consultoria Empresarial e Financeira. O valor diz respeito ao montante que o Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, conhecido como a central de propinas da empreiteira, teria pago ao PT de 2008 a 2013. "Surgiram provas, em cognição sumária, de que ele [Palocci] recebia e era responsável pela coordenação dos recebimentos por parte de seu grupo político de pagamentos sub-reptícios pelo Grupo Odebrecht", resumiu Moro.

No despacho em que decretou a prisão temporária de Palocci, datado de 12 de setembro, Sergio Moro relata em detalhes o propinoduto envolvendo a Odebrecht e o petista e diz ser "possível" que parte da propina destinada pelo grupo de Marcelo Odebrecht ao PT tenha sido paga em contas secretas no exterior. O risco de os recursos produtos do crime não poderem ser mais recuperados e a possibilidade de fuga dos investigados foi levado em conta pelo magistrado ao decretar a detenção de Palocci e dos dois assessores.

Na 35ª fase da Operação Lava Jato, foram alvo de condução coercitiva Rita de Cássia dos Santos, secretária de Palocci, e Demerval de Souza Gusmão Filho, proprietário da construtora que figurou como compradora do imóvel destinado ao Instituto Lula. Houve ordem de busca e apreensão de documentos nos endereços de Palocci, da Projeto Consultoria Empresarial e Financeira Ltda., empresa de consultoria do petista; de Branislav Kontic; de Juscelino Dourado; da J & F Assessoria Ltda.; de Rita de Cássia dos Santos; de Demerval de Souza Gusmão Filho; e da DAG. Construtora Ltda.

De acordo com o juiz Sergio Moro, as evidências colhidas pelos investigadores indicam o "recebimento sistemático de propinas" por intermédio de Palocci, já que a relação do ex-ministro petista com o Grupo Odebrecht começou há pelo menos dez anos. Mesmo sem cargo de primeiro escalão no governo federal – Palocci deixou a Casa Civil em 2011 após suspeitas de crescimento irregular do patrimônio – ou mandato como deputado, ele continuou a atuar, nas palavras de Moro, como "recebedor ou intermediador de pagamentos, em 2012 e 2013 pelo menos, para o seu grupo político".

As investigações contra Antonio Palocci ganharam provas mais contundentes a partir da análise de mensagens de email, anotações encontradas no celular do empreiteiro Marcelo Odebrecht e dados da planilha de propinas da Odebrecht. Identificado como "Italiano" entre os codinomes dos destinatários de dinheiro sujo, Palocci teria acertado o pagamento sub-reptício de cerca de 200 milhões de reais de 2008 a 2013. "A planilha tem aparência de uma espécie de conta corrente informal do Grupo Odebrecht com agentes do Partido dos Trabalhadores", resumiu Sergio Moro. Ao final, 128 milhões de reais teriam desaguado em destinatários definidos pelo PT, como o marqueteiro João Santana, até outubro de 2013, restando um saldo de 71 milhões de reais. De acordo com o juiz Moro, as suspeitas são de que parte desses recursos tenham origem em contratos da Petrobras ou da Braskem Petroquímica com a Petrobras.


Arquivado em:Brasil, Política

Imagens do dia 26 de setembro

Posted: 26 Sep 2016 06:32 AM PDT

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Nove pessoas ficam feridas em tiroteio em Houston, EUA

Posted: 26 Sep 2016 06:31 AM PDT

Nove pessoas ficaram feridas na manhã desta segunda-feira por um atirador nas proximidades de um centro comercial de Houston, Texas, nos Estados Unidos. O suspeito foi baleado e morto por policiais, segundo informou o Departamento de Polícia de Houston.

De acordo com testemunhas, o homem atirou contra veículos no estacionamento do local e chegou a atingir algumas pessoas que estavam dentro de seus carros. Seis vítimas foram enviadas a hospitais da região e outras três foram tratadas e liberadas no local, declarou a polícia de Houston. Uma das pessoas está em estado crítico e outra em estado grave.

Segundo a polícia, a situação no local está “contida” e um esquadrão anti-bomba foi enviado para checar o carro do suspeito, que foi encontrado nas proximidades do centro comercial com “diversas armas” no interior. Assim que o veículo for averiguado, as forças de segurança irão investigar a casa do atirador.

Leia também:
FBI: não há evidência de terrorismo em tiroteio em shopping
Mulher de homem negro baleado em Charlotte divulga vídeo de morte

De acordo com a rede de TV ABC, a polícia foi avisada do tiroteio às 6h29 da manhã no horário local (08h29 em Brasília). O atirador foi descrito como um homem negro usando um revólver, que estaria escondido atrás de algumas árvores quando realizou os disparos. A chefe de polícia Martha Montalvo revelou que o atirador era um advogado da região, cujo escritório estava com “problemas”. Uma investigação será realizada para averiguar a relação dos problemas da firma com o tiroteio.

O caso ocorre apenas três dias após um atirador abrir fogo em um shopping center no estado de Washington, nos Estados Unidos, matando cinco pessoas. Quatro mulheres e um homem morreram em uma loja no shopping Cascade, que fica a cerca de 97 quilômetros ao norte da cidade de Seattle.

 

(Com Reuters)


Arquivado em:Mundo

Luana Piovani sobre divórcio: ‘Me sinto um homem’

Posted: 26 Sep 2016 06:28 AM PDT

No começo do mês, o surfista Pedro Scooby confirmou pelas redes sociais ter se separado da atriz Luana Piovani, com quem tem três filhos. O término do relacionamento de cinco anos fez com que Luana perdesse a fé no amor, como disse em entrevista à repórter Sofia Patsch da coluna Direto da Fonte, do jornal O Estado de S. Paulo, desta segunda-feira. A atriz também contou que não pensa mais em se casar. “No momento, tô me sentindo um homem. Estou parecendo aquele homem que acabou de se separar e fala: ‘Agora, eu não caso nunca mais'”, desabafa.

LEIA TAMBÉM:
Pedro Scooby confirma separação de Luana Piovani: 'Somos amigos'
Luana Piovani sobre crise conjugal: Casamento é para os fortes
Scooby desabafa sobre Luana Piovani – que o exclui no Instagram
6 separações que abalaram 2016, o ano em que o amor tirou férias

Durante a entrevista, a atriz ainda falou que nem ela nem o ex sabem se estão realmente separados. “Estamos separados, mas somos uma família. Nem a gente sabe, na verdade”, analisa. Luana Piovani também explicou que pretende voltar a fazer análise para a ajudar a entender o momento. “A coisa da separação me tirou um pouco a fé, assim, nos casais, no amor, sabe? Não no amor de sentir, no amor idealizado, mas no amor do casamento, aquele pelo qual a gente faz um juramento”, conta.

A atriz ainda revelou que os filhos estão lidando bem com a separação, e que o mais velho, Dom, de 4 anos, tem uma forte relação com o pai e que entende que ele saiu de casa. “Nós já vínhamos numa rotina que para eles não mudou muito, porque o Pedro viaja bastante. O Pedro não estava nesse modus operandi da casa, não estava nos acompanhando. O Dom sabe que o pai saiu de casa, mas não se assustou. Estamos vivendo cada dia de uma vez. Vencemos diariamente, sabe. Então, a gente está junto levando uma vida boa, priorizando o nosso bem estar e dos filhos”, explica.


Arquivado em:Entretenimento

‘Rei do golfe’ morre aos 87 anos

Posted: 26 Sep 2016 06:23 AM PDT

Morreu neste domingo o americano Arnold Palmer, considerado um dos maiores golfistas de todos os tempos, aos 87 anos, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Sua assessoria não divulgou a causa exata da morte, mas revelou que Palmer morreu no Hospital Presbiteriano do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, enquanto aguardava por uma cirurgia no coração.

A morte do ex-golfista, conhecido como "o Rei" da modalidade, foi confirmada pela Associação do Golfe dos Estados Unidos (USGA, na sigla em inglês) na noite de domingo. “Estamos profundamente tristes com a morte de Arnold Palmer, o maior embaixador do golfe, aos 87 anos”, escreveu pouco depois a USGA, na mesma rede social.

Nascido em Latrobe, Pensilvânia, em 10 de setembro de 1929, Arnold Daniel Palmer americano foi o primeiro golfista a ganhar mais de 100.000 de dólares em uma temporada. Carismático e talentoso, se tornou uma estrela do esporte nos anos 50 e foi o principal responsável por popularizar o golfe em transmissões de televisão.

Palmer venceu sete torneios de Grand Slam: quatro vezes o Masters de Augusta (1958, 1960, 1962 e 1964), duas vezes o Aberto Britânico (1961, 1962) e o Aberto dos Estados Unidos de 1960. No total, Palmer conquistou 95 títulos, incluindo 62 no circuito americano, quinto melhor desempenho da história do PGA Tour.

Palmer recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2004 e a Medalha de Ouro do Congresso, principal honra para um civil nos Estados Unidos, em 2012. Nesta segunda-feira, o presidente Barack Obama postou uma foto jogando golfe ao lado de Palmer, na Casa Branca. “Esta é para o rei, que era tão extraordinário nos campos de golfe quanto generoso com os outros. Obrigado pelas lembranças, Arnold”, escreveu Obama.

Homenagens – Além de Obama, outras grandes personalidades enviaram suas condolências aos familiares de Palmer. Na década de 60, o golfista manteve grande rivalidade com Jack Niklaus, que fez questão de homenageá-lo nas redes sociais. “Arnold transcendeu o jogo de golfe. Ele era mais que um golfista, ou um grande golfista. Era um ícone, uma lenda, foi um pioneiro no esporte”, escreveu, em um trecho de seu longo depoimento.

O americano Tiger Woods, outra lenda do golfe, também deixou sua mensagem. “Obrigado, Arnold, pela sua amizade, seus conselhos e um monte de risadas. Sua filantropia e humildade são parte de sua lenda. É difícil imaginar o golfe sem você ou uma pessoa tão importante para o esporte quanto você.”


Arquivado em:Esporte

IPCA para 2016 cai de 7,34% para 7,25%, aponta Focus

Posted: 26 Sep 2016 06:22 AM PDT

O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira traz mudanças relevantes para as projeções de inflação em 2016 e 2017. A mudança ocorre após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) do mês de setembro, na última quinta-feira. No Focus desta segunda, a previsão para o IPCA para o final deste ano passou de 7,34% para 7,25%. Há um mês, a estimativa do índice oficial de inflação do país estava em 7,34%. Já o índice para o ano que vem foi de 5,12% para 5,07%. Há quatro semanas, apontava 5,14%.

Na quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA-15 – considerado uma espécie de prévia para o IPCA – relativo a setembro foi de 0,23%, o que representou uma desaceleração ante o 0,45% medido em agosto. Foi a menor taxa para meses de setembro desde 2009. No acumulado do ano, o IPCA-15 está em 5,90%

Leia também:
Economista explica o atraso no desenvolvimento do Brasil
Brasil 'ganharia' R$ 495 bi com maior uso de serviços digitais

Para este ano, a meta de inflação perseguida pelo Banco Central é de 4,5%, com tolerância de até 2 pontos percentuais. Para 2017, a meta também é de 4,5%, mas a margem será de 1,5 ponto percentual. Nesta terça-feira, na divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o BC vai atualizar suas projeções para a inflação em 2016 e 2017.

Menor do ano

A projeção de 5,07% para o IPCA em 2017 do Focus desta segunda representa a menor taxa já calculada este ano para a inflação no ano que vem. É o que mostra a abertura dos dados do relatório, divulgado pelo Banco Central.

Desde o fim de julho, as previsões do mercado para o IPCA 2017 vinham oscilando abaixo dos 5,20%. No entanto, com a divulgação na semana passada do IPCA-15 de setembro, os economistas reduziram de forma mais clara as previsões para a inflação no próximo ano.

IGP-M

Outro índice, o IGP-M, que é referência para o reajuste dos contratos de aluguel, passou de 8,23% para 8,17% nas projeções dos analistas para 2016. Quatro levantamentos antes estava nos mesmos 8,17%. Para 2017, as previsões foram de 5,57% para 5,53% – um mês atrás estava em 5,57%.

Dois outros indicadores de inflação estimados pelo Focus, o IPC Fipe e o IGP-DI, também tiveram queda nas expectativas do boletim desta semana, de 7,24% para 7,21%, e de 8,23% para 8,17%, respectivamente.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Ator é encontrado morto na casa de apresentador de TV nos EUA

Posted: 26 Sep 2016 06:14 AM PDT

Um ator foi encontrado morto em uma casa alugada pelo apresentador de talk-show canadense George Stroumboulopoulos em Los Angeles, informou a polícia na sexta-feira. O corpo de Richard Hond, de 41 anos, foi encontrado por policiais que responderam a relatos de um assalto pouco após as 2h (horário local), informou a porta-voz do Departamento de Polícia de Los Angeles, Norma Eisenman.

LEIA TAMBÉM:
Ator americano é condenado à morte por assassinato

“Policiais encontraram um homem, aparentemente vítima de homicídio”, disse ela, acrescentando que testemunhas haviam relatado ver um sujeito de jaqueta preta fugindo a pé do local.  O suspeito estava foragido na noite de sexta-feira, apesar de uma busca na região com a utilização de cães farejadores e de um helicóptero.

Em comunicado, Stroumboulopoulos declarou estar “devastado” com a morte de um “amigo querido”, a quem teria emprestado a casa. Stroumboulopoulos apresentava o Hockey Night in Canada, função que deixou no início do ano para “buscar novos desafios”. Ele acumula passagens pela CBC e pela CNN, onde teve um talk-show.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Entretenimento

Polícia Civil mata Fat Family

Posted: 26 Sep 2016 06:13 AM PDT

Agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil mataram o traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, o Fat Family, de 28 anos. Em junho, o criminoso, que chefiava as bocas de fumo do morro Santo Amaro, no Catete, Zona Sul do Rio de Janeiro, ele foi resgatado por cerca de 20 bandidos de dentro do hospital Souza Aguiar, numa ação que resultou na morte de um inocente e deixou pelo menos dois feridos. Na manhã de hoje, na Itaóca, que faz parte do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, o bandido foi encontrado e, após intenso confronto, acabou morto.

Leia mais:
Polícia encontra esconderijo de Fat Family, mas ele consegue escapar
Polícia Civil identifica homem que liderou invasão ao Souza Aguiar
Exclusivo: Secretaria de Segurança do Rio foi avisada sobre plano de resgate em hospital com 48 horas de antecedência

fatFoi uma operação de inteligência que contou com apenas 30 agentes e um helicóptero da Polícia Civil, bem diferente do gigantesco aparato montado nas outras vezes e que, talvez por isso, não tenham dado resultado. Além de Fat Family, dois seguranças também morreram no confronto, que se deu numa região de mata.


Arquivado em:Brasil

Vídeo: Príncipe George se nega a cumprimentar premiê do Canadá

Posted: 26 Sep 2016 06:09 AM PDT

Príncipe George não faz questão se ser simpático com os líderes internacionais. No sábado, o pequeno se negou a cumprimentar o premiê do Canadá, Justin Trudeau, ao chegar ao país para uma visita real. George, de 3 anos, estava acompanhado da irmã, Charlotte, e dos pais, príncipe William e Kate Middleton.

A família real foi recebida por Trudeau em um aeroporto na província de British Columbia. Tentando fazer amizade, o primeiro-ministro se abaixou para cumprimentar George, que ignorou sua mão estendida para um cumprimento e não quis nem mesmo um high five do canadense.

Brincando, Trudeau disse a William e Kate que "como qualquer pai viajando com crianças sabe, a experiência é completamente diferente quando você leva os filhos junto", segundo o jornal The Guardian. Foi a primeira vez que o casal britânico levou os filhos para conhecerem o país.

Leia também:
Com os filhos, príncipe William e Kate iniciam visita ao Canadá
Príncipe William reclama de presentes: 'George está mimado'
Foto de príncipe George com cão alarma defensores dos animais

Não é inédito que o pequeno George dispense as formalidades da realeza. Em abril, o príncipe recebeu o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em sua casa e vestiu um roupão para o encontro.

Vídeo: Príncipe George ignora o premiê canadense, Justin Trudeau


Arquivado em:Entretenimento, Mundo

Os jogos indies conquistam o mercado brasileiro

Posted: 26 Sep 2016 06:06 AM PDT

Velho e fraco, Lampião vai em busca de um segredo do passado, guardado numa butija que havia enterrado. Ao encontrá-la, porém, uma maldição jogada no objeto o transporta para outro mundo, o chamado Sertão Profundo. Lá, a alma de todos os homens que assassinou aparecem diante dele. Ao longo de seu caminho, Lampião terá de enfrentar criaturas com o uso de uma inusitada arma: música folclórica, tocada por ele mesmo. O Sertão Profundo, portanto, se trata de um tipo de purgatório, pelo qual Lampião deve passar para se redimir das maldades que cometeu.

Parece história de revistinha de literatura de cordel, daquelas que vendem em praias do Nordeste. Contudo, a aventura se trata, na real, do cenário de um jogo eletrônico, o brasileiríssimo Lampião Verde: A Maldição da Butija. Há uma década, um jogo independente, ou indie (alcunha dada àqueles que não são desenvolvidos em uma grande produtora), de alto nível técnico, desenvolvido no Brasil e com cenário tipicamente tupiniquim, seria praticamente inviável. Isso porque, os gastos com a produção de um game de qualidade eram elevados o best-seller Call of Duty: Finest Hour (de 2004), por exemplo, custou 8,5 milhões de dólares e os softwares necessários para tal eram de difícil acesso. Passada mais de uma década, contudo, a situação mudou radicalmente, com o barateamento das tecnologias necessárias para produzir um game e o ampliamento do acesso às habilidades profissionais requisitadas para tal. Resultado: neste ano, os indies foram o grande destaque da última feira da Brasil Game Show (a BGS), maior do gênero na América Latina. Nela, 108 estandes apresentavam as produções independentes, na maioria, brasileiras. Número bem diferente do de 2014, quando só haviam sete indies no evento.

O que mudou em tão pouco tempo? Agora, os programadores dos jogos eletrônicos têm acesso a softwares gratuitos para criar suas aventuras. A exemplo do conhecido programa Unreal Development Kit, requisitado tanto por grandes estúdios do gênero, quanto pelos iniciantes. Outra transformação foi o advento dos sites de financiamento coletivo, pelos quais os independentes conseguem levantar dinheiro, por meio de doações ou pela compra antecipada feita por jogadores, para alavancar seus trabalhos. Foi  assim com Lampião Verde, que arrecadou pouco mais de 30 mil reais por um desse sites. Por fim, enquanto há uma década havia praticamente dois tipos de plataformas (usualmente, de preço elevado) para os games, os consoles de videogame e os computadores, hoje é possível jogar em diversos dispositivos, cotidianos e mais em conta. A exemplo dos populares smartphones e tablets. Até em redes sociais, como o Facebook, há uma proliferação de jogos indies.

Na BGS, algumas produções se destacavam pela qualidade, comparável à dos jogos de mercados mais tradicionais, como o americano e o japonês. Caso de Sonho de Jequi, game brasileiro que chegou a ganhar um prêmio da Microsoft neste ano. Na história, a produtora, Tower Up Studios, com sede em Belo Horizonte, procurou abordar uma problemática tipicamente brasileira: a seca. Na aventura, embalada por canções típicas da cultura nacional, o jogador tem como missão coletar água para sua família.

Já os paulistanos da Monster Burp, por sua vez, foram à BGS com o objetivo de lançar o título Marco Zero. Nele, exibe-se uma São Paulo dominada por zumbis. A meta da empresa é tentar vender o projeto para alguma grande empresa do ramo, a exemplo da Microsoft, dona dos consoles da linha Xbox, e a Sony, do Playstation.

“A possibilidade de criar esses produtos aqui ainda abre portas para que possamos explorar a nossa cultura, inserindo aspectos regionais nos games e, assim, destacando a identidade brasileira”, pontuou o designer de jogos eletrônicos Breno Carvalho, coordenador do curso da área na Universidade Católica de Pernambuco. “Pouco a pouco perderemos nosso complexo de vira-lata, típico dos meus conterrâneos, e passaremos a valorizar o que fazemos, em vez de só a produção internacional”, concluiu.

Isso se reflete, diretamente, no conteúdo dos jogos. Deixam de existir tão-somente os títulos baseados em temáticas americanas, a exemplo dos de tiro como os da saga Call of Duty, ou asiáticas, como os da clássica linha Final Fantasy, de fantasia e RPG. Isso ocorria por um motivo simples: as maiores produtoras de videogame são sediadas nessas regiões. Com a chegada dos indies, entretanto, agora há espaço para aventuras como a de Lampião, que refletem a cultura regional.

Presidente da feira BGS, Marcelo Tavares acredita que o advento dos independentes ainda tem potencial para movimentar o mercado: “Como esses lançamentos se apoiam em temáticas locais, acabam por se aproximar mais da vida do jogador, atraindo um novo tipo de público, que busca alternativas à mesmice”. E os brasileiros compõem um público potencialmente grande, visto que mais de metade da população com acesso à internet é também consumidora de videogames. Em outras palavras, um contingente de 70 milhões de pessoas que, só em 2016, deve movimentar um mercado de 1,3 bilhão de dólares.

Aos novatos na área, os indies parecem representar uma grande mudança de paradigma para essa indústria, até então dominada por grandes players, a exemplo das gigantes Nintendo e Microsoft. Na verdade, porém, trata-se é de uma volta às raízes. Quando começaram a surgir os primeiros games comerciais, na década de 1970, eles eram todos de produção independente. A exemplo do clássico Pong, um dos primeiros do tipo, no qual os jogadores disputam partidas similares às de ping pong. O sucesso de Pong foi a base para a criação da empresa Atari, tida como a primeira grande representante desse mercado. A partir de meados dos anos 80, contudo, o negócio passou a ser conquistado por grandes companhias. A Nintendo, do Super Mario Bros., por exemplo, chegou a reter 90% do mercado.

Chegados os anos de 2010, o cenário voltou a se inverter. Desta vez, é a Nintendo que passa por dificuldades financeiras, tentando se adaptar às novas plataformas, em especial aos smartphones e tablets. Enquanto isso, os indies retornam com força total.

Confira uma seleção de jogos independentes brasileiros, exibidos na feira BGS:


Arquivado em:Tecnologia

Proibida de falar, Anitta se comunica por escrito

Posted: 26 Sep 2016 06:05 AM PDT

De repouso forçado depois de ter sido diagnosticada com um edema nas cordas vocais, Anitta está retomando uma já antiga forma de comunicação para falar com a família: a escrita. Em vídeo publicado no seu perfil do snapchat pela cunhada, a cantora aparece sentadinha à mesa, com caneta em punho.

LEIA TAMBÉM:
Anitta S.A.: clipe novo, show nos Jogos e carreira internacional
Anitta: 'Reformei a cara e nunca mais precisei de photoshop'
William Waack implica com Anitta em entrevista – fãs reagem

“Quando não é mímica, é comunicação por escrito. Está sofrendo, coitada. Gosta pouco de falar, né, cunhada?, escreveu a parenta na legenda do vídeo.

Na sexta-feira passada, Anitta escreveu um texto no Instagram para avisar que precisaria cancelar os shows marcados para o fim de semana. "Queridos fãs, contratantes e amigos… estou usando este post para informar a vocês que os shows que eu faria nos dias 24, 25 e 26 de setembro, nas cidades de Vitória – ES, Resende – RJ e Igarassu – PE, tiveram que ser remarcados", escreveu.

"O motivo é a formação de um edema em um cisto na minha corda vocal, e, por indicação médica, terei que fazer um repouso vocal absoluto de uma semana", continuou. Ela disse que está medicada e sem falar para tentar reduzir o cisto e evitar a necessidade de uma cirurgia nas cordas vocais. "Eu sempre tive esse cisto, sempre soube dele, e se você for disciplinado consegue cantar e falar normalmente sem operar. Mas, recentemente, tive uma forte gripe e para não cancelar meus compromissos já confirmados não segui com a recomendação de repouso vocal que recebi e continuei a agenda de shows e entrevistas, o que sobrecarregou minha corda vocal, inflamando o cisto e, no meu estado atual, impossibilitando a fala."


Arquivado em:Entretenimento

Omertà: o voto de silêncio dos mafiosos

Posted: 26 Sep 2016 06:03 AM PDT

A operação Lava Jato deflagou nesta segunda-feira a 35ª fase da operação batizada de Omertà. O nome da operação é uma referência ao voto de silêncio dos mafiosos do Sul da Itália e também tem ligação ao codinome “italiano” que Antonio Palocci, ex-ministro de Lula e Dilma preso nesta manhã, ganhou da Odebrecht. Segundo a PF, foi estabelecido um voto de silêncio na empreiteira que, “ao ser quebrado por integrantes do setor de operações estruturadas, permitiu o aprofundamento das investigações”.

LEIA TAMBÉM:
Marcelo Odebrecht quer Dilma, Palocci, Mantega e Edinho como testemunhas

Nesta nova fase, os investigadores apuram também supostos favorecimentos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – réu em dois processos relacionados ao petrolão – por meio do Setor de Operações Estruturadas, considerado um departamento da propina da Odebrecht. Estão sendo cumpridas ordens judiciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.


Arquivado em:Brasil, Política