USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 25 de setembro de 2016

Notícias

Notícias


Atriz de Matilda revela depressão e trauma da vida de atriz mirim

Posted: 25 Sep 2016 09:22 AM PDT

Estrela do filme Matilda, de 1994, a atriz Mara Wilson encantou o cinema durante sua infância. Hoje com 29 anos, Wilson decidiu falar sobre as dificuldades de crescer nos holofotes e a dor de ser deixada de lado pela indústria de Hollywood ao entrar na adolescência.

No livro autobiográfico Where Am I Now? (Onde estou agora?), lançado neste mês nos Estados Unidos, a atriz conta ter sido diagnosticada com depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e ansiedade generalizada ainda na pré-adolescência. Além disso, afirma que precisou "se aposentar" do cinema por não se encaixar no padrão de beleza americano.

Quando começou a perder a "fofura" da infância, Wilson passou a se comparar com outras atrizes de sua faixa-etária, como Scarlett Johansson e Keiry Knightley. "Eu olhava para Keira, que é apenas dois anos mais velha que eu e pensava 'eu nunca vou ser gostosa como ela daqui dois anos'", comentou em entrevista ao jornal Los Angeles Time. "Eu me sentia chateada – e às vezes ainda me sinto – quando conhecia pessoas, porque elas pareciam decepcionadas que eu não era fofa", confessou.

Leia também:
Ex-atriz mirim do filme 'Matilda' revela que é bissexual

Em uma das passagens do livro, a atriz conta que chegou a entrar em contato com a autora de uma postagem maldosa sobre ela na internet: uma lista chamada "As ex-estrelas mirins mais feias". "Perguntei por que ela, como uma mulher, punia outras mulheres pela aparência delas. Ela se desculpou e disse que só escrevia coisas estúpidas online para pagar as contas", escreveu.

Além do trauma de ser descartada pela indústria, a atriz também perdeu a mãe para um câncer aos 8 anos de idade, logo após as filmagens de Matilda. "Minha mãe era uma grande força. Ela não gostava de ser chamada de minha agente, mas ela era", disse em entrevista ao site Refinery29.

Felizmente, Wilson conseguiu superar grande parte de suas dificuldades da infância e hoje se dedica à escrita e a alguns trabalhos de dublagem, forma que encontrou de ser valorizada mais pelo seu talento do que por sua aparência. "Eu estou bem! Sempre vou ter problemas, mais sei quais são agora e posso reconhecê-los", disse à revista People.


Arquivado em:Entretenimento

Senador petista se envolve em confusão

Posted: 25 Sep 2016 09:14 AM PDT

O senador Lindbergh Farias se envolveu em uma confusão nesta madrugada. Ao sair de um restaurante na Barra da Tijuca, o petista foi abordado por um jovem que gritava insistentemente “Fora, PT” e “Fora, Lindbergh”. O senador retrucava chamando o rapaz de “Fascistinha” e “Babaca”. Por muito pouco, não houve agressão física. O jovem chegou a tirar a camisa e partir para cima do senador, mas foi contido por pessoas que estavam no local.

Assista ao vídeo.

 

 


Arquivado em:Brasil

Com os filhos, príncipe William e Kate iniciam visita ao Canadá

Posted: 25 Sep 2016 08:26 AM PDT

O príncipe britânico William e sua mulher, Kate Middleton, chegaram ao Canadá no sábado para sua segunda visita oficial, recebidos pelo primeiro-ministro Justin Trudeau em um aeroporto militar na província de British Columbia.

O duque e a duquesa de Cambridge levaram seus filhos, George, de 3 anos, e Charlotte, de 1, na viagem de uma semana. É primeira vez que o casal leva os filhos em visita oficial ao Canadá.

William e Kate participarão de uma cerimônia no parlamento de British Columbia com honras militares, incluindo uma salva de 21 tiros, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro.

Leia também

Príncipe William reclama de presentes: 'George está mimado'

William é o segundo na linha para suceder sua avó, a rainha Elizabeth, que também é chefe de Estado do Canadá. Ele e Kate também estiveram no Canadá em 2011.

O casal deve viajar pelo país para cumprir mais de 30 compromissos, incluindo reuniões com as comunidades indígenas. A visita está programada para terminar em 1 de outubro.


Arquivado em:Mundo

Explosão de bueiro deixa oito pessoas feridas no centro do Rio

Posted: 25 Sep 2016 08:18 AM PDT

Oito pessoas ficaram feridas na explosão de um bueiro da distribuidora de energia Light, na esquina da Avenida Gomes Freire com Rua do Senado, no centro do Rio de Janeiro. O incidente ocorreu no início da madrugada deste domingo. Três vítimas foram levadas por agentes do Corpo de Bombeiros para o Hospital Miguel Couto e outras duas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, na região central da cidade. Segundo o jornal O Globo, a PM foi avisada sobre outras três vítimas que foram por conta própria para o Hospital Copa D’Or.

Os bombeiros apagaram as chamas depois que técnicos da empresa chegaram ao local da ocorrência e desligaram a energia da galeria subterrânea. Em nota, a Light informou que está acompanhando o estado de saúde das vítimas e ainda apura as causas do acidente. De acordo com testemunhas, as vítimas têm queimaduras e uma delas estaria em estado grave. Os hospitais não deram informações sobre o estado dos pacientes.

Leia também:
Rio bate recorde de assaltos no mês da Olimpíada
A dez dias da eleição, intenções de voto no Rio estão estáveis
Caso de coronel suspeito de estuprar criança tem mais uma prisão

A explosão foi o terceiro incidente com bueiros em menos de uma semana no Centro do Rio. Na última quinta-feira, três funcionários da Companhia Estadual de Gás (CEG) ficaram feridos numa explosão durante a realização de obras num bueiro na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Buenos Aires.

Os operários tentavam reparar a causa de um incêndio ocorrido na manhã do mesmo dia, num bueiro da CEG no mesmo local. As chamas atingiram cerca de dois metros de altura, assustando pedestres. Os funcionários feridos foram levados também para o Hospital Municipal Souza Aguiar, mas, segundo a CEG, nenhum teve ferimentos graves.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Cubano revelação do beisebol morre em acidente de barco nos EUA

Posted: 25 Sep 2016 07:54 AM PDT

O arremessador José Fernandez, uma das estrelas da Major League Baseball (MLB), principal liga do beisebol americano, morreu em um acidente de barco na Flórida, neste domingo. O cubano de apenas 24 anos de idade atuava pelo time Miami Marlins.

De acordo com o jornal Miami Herald, Fernandez estava em um barco que bateu em algumas pedras no mar e afundou. A embarcação foi encontrada pela Guarda Costeira por volta das 3h30 da madrugada, no horário local (4h30 em Brasília). Outras três pessoas morreram no acidente.

Em nota após o desastre, o Miami Marlins afirmou que o time está "devastado com a trágica perda de José Fernandez". "Nossos pensamentos e orações estão com a sua família neste momento difícil", escreveu a equipe.

Leia também:
Jogador de beisebol fratura crânio após bolada a 170km/h
Beisebol: Royals vencem e Paulo Orlando se torna primeiro brasileiro campeão da MLB

Nascido na ilha de Cuba, Fernandez tentou escapar do país três vezes na juventude e inclusive foi preso em uma de suas tentativas. O jogador conseguiu chegar à Tampa, na Flórida, para cursar o Ensino Médio e acabou se tornando uma sensação do beisebol quando foi contratado pelo Marlins, em 2011. A partida da equipe contra o Atlanta Braves, programada para este domingo, foi cancelada.


Arquivado em:Esporte

Lombardi presta homenagem ao ator Domingos Montagner

Posted: 25 Sep 2016 07:51 AM PDT

O ator Rodrigo Lombardi fez uma homenagem emocionada ao colega Domingos Montagner neste domingo. Em sua conta no Instagram, Lobardi disse ter sido promovido pelo convite para interpretar o papel que foi de Montagner na série Carcereiros.
“Essa semana recebi um convite. Melhor… Essa semana fui promovido. Melhor…Essa semana fui honrado com esse convite”, diz. O post emocionou milhares de fãs na rede social.

 

Instagram Photo

Leia também
Rodrigo Lombardi vai substituir Montagner em série da Globo

Domingos Montagner, o galã tardio


Arquivado em:Entretenimento

Nacional ‘Tô Ryca!’ copia comédia americana da ‘Sessão da Tarde’

Posted: 25 Sep 2016 07:04 AM PDT

O cinema nacional é repleto de histórias de um pobretão que enriquece do nada e precisa aprender a lidar com uma vida de gastança com a qual não está acostumado. Os filmes Até que a Sorte Nos Separe (2012) – que tem duas sequências – e Um Suburbano Sortudo (2016) são apenas alguns exemplos recentes. Na mesma linha, segue Tô Ryca!, que estreia nesta semana no país. Porém, o filme protagonizado por Samantha Schmütz é apenas uma versão nacional de Chuva de Milhões, uma comédia americana de 1985, já transmitida muitas vezes na Sessão da Tarde.

LEIA TAMBÉM:
Comédia 'Tô Ryca' terá Samantha Schmutz, do 'Zorra Total'
Teatro, TV e cinema brasileiros perdem Marília Pêra, aos 72 anos

Em conversa com o site de VEJA, Samantha Schmütz falou sobre o tema repetido à exaustão no cinema, e disse não ver problema nisso, pois enriquecer seria algo com que todos os brasileiros sonham. "Todo mundo quer ter dinheiro, né, amor. Até quem tem muito quer ter mais. É um assunto que agrada, porque as pessoas se identificam. Tem gente que não deseja ficar milionário, mas um pouquinho a mais não faz mal."

Chuva de Milhões também não é nenhuma história original, pois se baseia no livro Brewster's Millions, escrito por George Barr McCutcheon em 1902. Mas é do filme estrelado por Richard Pryor que Tô Ryca! copia mais elementos. O roteiro da produção nacional acompanha a carioca Selminha (Samantha Schmütz) que trabalha em um posto de gasolina com a amiga Luane (Katiuscia Canoro), até que um dia descobre que um tio distante deixou 300 milhões de reais para ela em seu testamento. Mas a suburbana só pode embolsar a fortuna se completar o desafio de gastar 30 milhões de reais em 30 dias, com a condição de que não compre nada para si mesma, nem distribua mais que 5% da quantia.

Obviamente, Selminha surta com o desafio e logo arrasta a colega Luane para uma aventura desenfreada de festas, hotéis e restaurantes a fim de torrar tudo o que sempre sonhou e nunca pôde gastar. Mas o desafio não é tão fácil quanto parece e em poucos dias ela descobre que seus esforços de ostentação não são suficientes. A nova rica então tem uma sacada de gênio e resolve se candidatar à prefeitura do Rio de Janeiro – um truque já visto em Chuva de Milhões, mas em Nova York.

Com um bom timing de lançamento, a corrida eleitoral se torna o momento de maior graça do filme com várias críticas à propaganda política e frases polêmicas de candidatos. O grande adversário de Selminha é Falacio Fausto (Marcelo Adnet), um candidato preocupado com a moral e os bons costumes, que lembra muitos políticos reais. "Ele tem Bolsonaro, Pedro Paulo, uma mistura de alguns políticos. Adnet pegou a essência de um pensamento e transformou brilhantemente num personagem", descreveu Samantha, que disse que, se precisasse, votaria em Selminha com certeza. "Se fosse voto de papel ainda, o nome dela iria aparecer com certeza. O povo precisa de uma Selminha. A política brasileira não parece nem comédia, mas sim uma tragédia grega", completa.

O filme possui um time consagrado de comediantes, mas o único que consegue brilhar mesmo é Samantha, que se apropriou bem da personagem e sabe fazer as mil caricaturas por que passa ao longo das mudanças em sua vida, e conquista a todos, inclusive à esnobe estilista vivida por Marília Pêra – o último papel da atriz no cinema. Katiuscia Canoro vive o oposto de Lady Kate, a nova rica que a alçou ao estrelato no Zorra Total, e por isso é quem traz a protagonista de volta à realidade, o que apaga um pouco as habilidades humorísticas da atriz. Marcus Majella e Fabiana Karla atuam como bons coadjuvantes, mas seus personagens têm tão pouco peso no roteiro que não saem do fundo do cenário.

Apesar de algumas sequências engraçadas –principalmente a que mostra um debate eleitoral –, Tô Ryca! não tem nada de original e é apenas mais uma comédia nacional sobre alguém que bamburra do nada. Assim como Chuva de Milhões, o destino do longa provavelmente será o catálogo da Sessão da Tarde, onde poderá divertir alguns telespectadores despretensiosos.


Arquivado em:Entretenimento

Suspeito do tiroteio em shopping nos Estados Unidos é preso

Posted: 25 Sep 2016 06:28 AM PDT

As autoridades americanas prenderam um homem nascido na Turquia suspeito de ser o autor do tiroteio que deixou cinco mortos na sexta-feira em um shopping de Burlington, no Estado de Washington. O suspeito é Arcan Cetin, um rapaz de 20 anos, residente em Oak Harbor, situado a 110 km de Seattle. Ele teria sido o único autor do ataque cometido no shopping Cascade Mall de Burlington, onde morreram quatro mulheres e um homem.

Imagens das câmeras de segurança mostram o momento do ataque Washington State Patrol/Handout via REUTERS

Imagens das câmeras de segurança mostram o momento do ataque Washington State Patrol/Handout via REUTERS

Uma página do Facebook, apresentada como sendo do suspeito, indica que Arcan Cetin nasceu em Adana, a quarta cidade da Turquia situada à beira do Mediterrâneo. O rapaz estudou em Oak Harbor e trabalhava em uma loja em Widbey Island, outra localidade do Estado de Washington.

O FBI afirmou que até o momento não há qualquer indício de que o tiroteio tenha sido um ato terrorista.Uma arma foi encontrada no local dos fatos, mas o atacante, moreno e usando camiseta e bermuda preta, segundo as imagens das câmeras de segurança do centro comercial, fugiu a pé, dando início a uma intensa busca por parte das forças de segurança.


Arquivado em:Mundo

Polícia prende suspeitos de matar motorista do Uber

Posted: 25 Sep 2016 06:16 AM PDT

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na noite de ontem um homem e uma mulher suspeitos de terem matado o motorista Osvaldo Modolo Filho, de 52 anos. Ele prestava serviço para o aplicativo Uber e foi morto na noite da última quinta com um tiro no rosto, outro na mão e facadas pelo corpo. De acordo com informações preliminares do 95º Distrito Policial, o caso foi um assalto seguido de morte.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

EUA: polícia divulga imagens do momento em que Scott foi baleado

Posted: 25 Sep 2016 05:38 AM PDT

Após cinco dias de protestos, a polícia de Charlotte, nos Estados Unidos, divulgou vídeos das câmeras dos oficiais no momento em que Keith Lamont Scott foi baleado. Nas imagens, divulgadas na noite de sábado, é possível ver Scott se afastando lentamente do seu veículo e com as mãos para baixo. Em seguida, quatro tiros são ouvidos e ele cai fatalmente ferido. Não é possível ver se Scott carregava uma arma no momento da ação.

Assista ao vídeo

A polícia divulgou as imagens da câmera da viatura e também dos aparelhos presos aos corpos dos oficiais. A polícia também mostrou fotos de uma suposta arma encontrada na cena, alegando que tinha o DNA e impressões digitais de Scott.
“Não há evidências definitivas no vídeo se há ou não um objeto em suas mãos e, se havia, o que seria”, disse Justin Bamberg, advogado da família de Scott. “Mas o que nós sabemos agora é que no momento em que Scott foi baleado, ele não se movia agressivamente contra os policiais, mas o oposto. Ele passivamente andava para trás”, disse o advogado.

Vídeo divulgado mostra policiais assassinando suspeito

Vídeo divulgado mostra policiais assassinando suspeito (CNN/Reprodução)

No sábado, momentos antes da divulgação das imagens, centenas de pessoas caminharam pacificamente até o prédio do departamento policial de Charlotte. Eles gritavam o nome de Keith Scott e entoavam diversas frases, como “Sem fitas, sem paz” e “Parem de matar a população negra”. Os protestos continuam mesmo após a divulgação dos vídeos.

(Com Associated Press)


Arquivado em:Mundo

Escritor jordaniano assassinado por charge contra o Islã

Posted: 25 Sep 2016 05:27 AM PDT

O conhecido escritor e chargista jordaniano Nahed Hattar foi assassinado neste domingo, em Amã, quando saía de um tribunal onde era julgado pela difusão de uma caricatura considerada ofensiva ao Islã, informou a agência oficial Petra.
O assassino, que matou Hattar com três tiros, foi detido, mas não teve a identidade revelada.

Nahed Hattar, de 56 anos, de religião cristã, foi detido em 13 de agosto depois de postar em sua página no Facebook uma charge na qual debochava dos extremistas do grupo sunita Estado Islâmico (EI). Em setembro passado, Hattar foi colocado em liberdade sob fiança, à espera do julgamento que aconteceria este domingo.

O Islã proíbe qualquer tipo de representação de Deus. Depois de ter causado grande comoção nas redes sociais, o escritor tirou a charge – que não é de sua autoria – de sua página. Ele explicou que a charge criticava “os terroristas e a forma que se imaginam no paraíso, e que de forma alguma ofende Deus”.

A Jordânia é membro ativo da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos e combate o grupo EI no Iraque e na Síria.
O reino, que há anos teme um contágio da ameaça extremista em seu território, foi cenário nos últimos tempos de dois atentados, um contra seus serviços secretos e outro, reivindicado pelo EI, contra guardas da fronteira.
(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Economista explica o atraso no desenvolvimento do Brasil

Posted: 25 Sep 2016 05:03 AM PDT

Por volta de 1820, pouco antes da Independência, o Brasil era mais rico do que a Austrália e quase tão rico quanto a Suécia. Passados três séculos, australianos e suecos lideram os rankings de desenvolvimento humano e vivem em sociedades que estão entre as mais avançadas do mundo. No Brasil, o desenvolvimento ficou pela metade. Pelo critério do PIB per capita (a divisão do total produzido anualmente no país divido pelo número de habitantes), o país ocupa uma posição intermediária. Isso sem falar que, além de relativamente pobre, o Brasil permanece profundamente desigual.

Por que o Brasil ficou para trás? Por que não enriqueceu como os Estados Unidos, um país também de passado colonial escravocrata? Tais questões, há anos, ocupam o trabalho de historiadores, economistas e sociólogos. A teoria mais popular, formulada pelo economista Celso Furtado, é a de que a economia brasileira especializou-se na produção de mercadorias básicas, por isso industrializou-se tardiamente.

Leia também:
Brasil terá maior queda entre grandes economias, diz órgão da ONU
Reforma trabalhista ficará para 2017, diz ministro
Subsídios agrícolas provocam rombo nas contas públicas

Na avaliação do economista Alexandre Rands Barros, entretanto, a especialização em produtos minerais e agrícolas explorados em grandes propriedades latifundiárias foi consequência, e não a verdadeira causa do atraso. A verdadeira causa da pobreza brasileira em relação a europeus e americanos foi o atraso no desenvolvimento do capital humano. É isso que o autor demonstra, de maneira convincente, no livro Roots of Brazilian Economic Backwardness, lançado recentemente, apenas em inglês, pela editora Elsevier.

Uma síntese de suas ideias pode ser vista em artigo publicado na Revista de Política Econômica no ano passado. Um exemplo das informações apresentadas: na segunda metade do século XIX, enquanto a alfabetização foi tornada obrigatória nos Estados Unidos, na Suécia e em muitos países europeus, o Brasil era um mar de analfabetos. A educação era algo exclusivo da elite. Suécia e Estados Unidos tinham 80% da população alfabetizada em 1870; no Brasil, mais de 80% dos homens e mulheres livres não sabiam ler nem escrever – e isso sem falar nos escravos. A baixa escolaridade representou um obstáculo ao desenvolvimento. Os trabalhadores eram incapazes de realizar trabalhos mais elaborados. Pesou também para o atraso o fato de o Brasil ter recebido um influxo de europeus mais preparados, ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos. Os imigrantes foram e continuam sendo uma fonte essencial de transferência de conhecimentos e tecnologia. Segundo as estimativas apresentadas pelo autor, o diferencial na qualidade do capital humano dos imigrantes explica praticamente toda a diferença de renda per capita entre americanos e brasileiros no início do século XX.

Alexandre Rands Barros, que foi consultor econômico do candidato à presidência Eduardo Campos, é um grande estudioso do desenvolvimento. No seu livro anterior, Desigualdades Regionais no Brasil (2011), mostrou como o atraso de Norte e Nordeste em relação ao Sul e Sudeste também decorre do diferencial na educação e do atraso no desenvolvimento do capital humano de maneira geral.

Apesar de muita gente ainda acreditar nas análises de Furtado e em seus derivados, como a teoria da dependência, para Rands, isso é um equívoco que custou caro: fez o país investir muito em políticas de desenvolvimento baseadas em incentivos e subsídios para a instalação de indústrias, o que não impediu o Nordeste de seguir pobre e atrasado. Por quê? O foco deveria ter sido no desenvolvimento do capital humano.

Rands Barros conversou com VEJA sobre o seu novo livro.

Livro - Roots of Brazilian Relative Economic Backwardness

Roots of Brazilian Relative Economic Backwardness – Alexandre Rands Barros (Heitor Feitosa/VEJA.com)

Como surgiu a hipótese, demostrada muito bem no livro, de que foi a defasagem no capital humano que explicou o atraso no desenvolvimento brasileiro? As escolas de economia vivem de modismos. Hoje existe uma vasta literatura acadêmica que enfatiza o capital humano como o fator que melhor explica o desenvolvimento dos países. Esse é o motor do crescimento econômico e, portanto, do desenvolvimento. Faltava, entre os pesquisadores brasileiros, uma aplicação aprofundada desse conceito. A ideia em si já é bastante consolidada na teoria econômica. No Brasil, ainda estamos demasiadamente presos à explicação de Celso Furtado (1920-2004) para o atraso brasileiro. Essa teoria fala da especialização econômica em produtos primários como a causa para a industrialização retardatária. Os economistas já deixaram de lado a teoria de Furtado e seguem a teoria dominante que enfatiza a importância do capital humano. Resolvi aplicar essa teoria para analisar as razões do atraso brasileiro.

E que fatores contribuíram para o atraso no capital humano? Procurei mostrar com a formação da sociedade brasileira, a origem de seus povos, influenciou no acúmulo de capital humano.

Celso Furtado e seguidores da teoria da dependência não enfatizam a questão do capital humano. O atraso no capital humano, quando muito, parece ser tratado como consequência do baixo desenvolvimento, e não sua causa. É isso mesmo? Realmente, o capital humano é um aspecto relegado ao terceiro plano. Para Furtado, quando houvesse a industrialização, naturalmente haveria o investimento em capital humano, como uma consequência, portanto, do desenvolvimento. Na verdade, a lógica é inversa. É o capital humano que, tendo sido construído e acumulado, vai determinar qual será a especialização.

Furtado usava também o exemplo do sucesso dos Estados Unidos para justificar a defesa de medidas protecionistas como maneira de incentivar a indústria. Mas os americanos tiveram políticas protecionistas por um período relativamente breve, e depois de a sua economia já ser uma das maiores do mundo, correto? As políticas protecionistas são irrelevantes para explicar o desenvolvimento dos Estados Unidos. Isso nem arranha a casca. O desenvolvimento ou não da indústria e a especialização produtiva de um país são consequência, e não causas.

Falando em modismos, o modelo mais aceito para o desenvolvimento é o institucional. Os países são o fruto da qualidade de suas instituições. Esse modelo explica o atraso brasileiro em capital humano? Essa visão é muito forte hoje entre os economistas brasileiros. O atraso institucional brasileiro herdado de Portugal é tido como a razão para o atraso econômico. Essa hipótese, na minha avaliação, carece de uma análise mais aprofundada. Eu, no meu trabalho, inverto um pouco essa lógica. Para mim, é a luta de classes que determina as instituições e que leva ao fim ao acúmulo de capital humano. Não coloca as instituições como fonte de equilíbrio na sociedade. É a luta de classes que gera um determinado equilíbrio e a partir desse equilíbrio as instituições são formadas.

O seu trabalho enfoca também o papel determinante da imigração no acúmulo de capital humano e no desenvolvimento. Esse é outro aspecto pouco ressaltado nas análises tradicionais sobre o atraso brasileiro. Quão importante foi a imigração? Os dados que exponho no livro mostram que a diferença na imigração, ou seja, no capital humano dos imigrantes, explicar praticamente toda a diferença de renda que havia entre o Brasil e os Estados Unidos em 1900. Os dados, para mim, foram impressionantes. Fiquei surpreso com o poder da imigração para explicar o atraso relativo do Brasil. Apenas a diferença na composição dos imigrantes entre os dois países explica 95% da diferença da renda per capita registrada ao redor do ano 1900. Os dados que exponho no livro mostram que a diferença na imigração, ou seja, no capital humano dos imigrantes, explicar praticamente toda a diferença de renda que havia entre o Brasil e os Estados Unidos em 1900.

Recentemente, houve um avanço em matrículas, mas a qualidade do ensino tem ficado a desejar. O Brasil está recuperando o atraso no que diz respeito à educação? Houve uma melhora do governo Fernando Henrique em diante, não podemos negar. Com a estabilização da democracia, a parte da sociedade menos privilegiada passou a ter mais força política. Hoje o investimento brasileiro em educação, como proporção do PIB, é maior do que na maioria dos países europeus. No passado, as populações mais pobres tinham pouco poder de mobilização. Não conseguiam pressionar o poder público. A elite brasileira foi muito esperta. Instituiu o ensino superior privado gratuito para os seus filhos, mas não investiu no ensino público básico. Para deixarmos de ser um país atrasado, precisamos desmontar esse tipo de privilégio.

Entre os historiadores paulistas, existe uma tradição, desde o trabalho de Caio Prado Júnior (1907-1990), de apontar a estrutura fundiária, particularmente os latifúndios, como um determinante do atraso brasileiro. Concorda? Mais uma vez, considero os latifúndios uma consequência, não a origem do atraso brasileiro. A realidade é que os latifúndios eram uma estrutura de exploração eficiente, dado o nível de organização dos produtores. É bom lembrarmos que o Brasil tinha fronteiras agrícolas abertas. Mas por que na margem, onde havia fronteira aberta, as pessoas não se instalavam ali e exploravam a terra de maneira eficiente? Na verdade, as pessoas que se instalavam nessas áreas possuíam um baixíssimo capital humano. Não tinha condições de explorar a terra de maneira competente. Esses historiadores afirmam que os latifúndios impediram a formação de uma classe média rural. Ora, essa classe média rural não se formou por causa da deficiência no capital humano daqueles agricultores. Como os fazendeiros não dispunham de infraestrutura adequada, as propriedades consequentemente tinham de ser extensas para prosperar. São Paulo, no passado, era composto por grandes latifúndios cafeeiros. Quando chegaram os imigrantes mais qualificados, eles conseguiram fazer arranjos para adquirir propriedades.

A longo prazo, qual sua avaliação para o país? Vivemos uma crise série, motivada pelo fato do governo ter imaginado que o estado pode tudo. Mas, quando sairmos da crise, há uma forte mais forte dos segmentos tradicionalmente excluídos. Esses setores se libertaram de uma hegemonia de elites locais e votam com maior consciência. Saúde e educação serão questões importantes. São exigências dessa população. A qualidade do ensino será certamente uma das grandes demandas da sociedade. Mas é importante os governantes compreender que para desenvolver o país não é necessário violentar as leis de mercado, ao contrário da visão pregada por Celso Furtado. É preciso atuar em outras áreas, para que as leis de mercado contribuam para o desenvolvimento.


Arquivado em:Brasil, Economia

Trump e Hillary enfrentam-se no 1º debate da campanha

Posted: 25 Sep 2016 04:49 AM PDT

A candidata presidencial democrata Hillary Clinton e seu rival republicano Donald Trump irão se enfrentar no primeiro debate nesta segunda-feira, um momento que pode ser o mais significativo da eleição de 2016 até o presente. Políticos veteranos envolvidos nos preparativos de debates presidenciais anteriores disseram que Hillary deveria explicitar como irá comandar o país em tempos incertos e marcar um contraste se exibindo como a alternativa firme e experiente à incógnita que é Trump. Por sua vez, Trump precisa mostrar sobriedade suficiente para convencer os céticos de que está preparado para assumir o cargo político mais poderoso do mundo.

O confronto de 90 minutos na Universidade Hofstra em Hempstead, Nova York, o primeiro de três debates, irá acontecer em um momento no qual a vantagem antes folgada de Hillary nas pesquisas de opinião diante do ex-apresentador de reality show se evaporou. A história prova que um único desempenho ruim em um debate pode alterar a trajetória de uma corrida presidencial nos EUA. Uma pesquisa Reuters/Ipsos revelou que cerca de 20% do eleitorado continua indeciso, muito mais do que os 12% vistos a esta altura da campanha quatro anos atrás.

Leia também
Donald Trump pelado é roubado em Miami! (a estátua…)
Trump usa peruca? Jimmy Fallon foi conferir
Crise nas pesquisas: prever eleições está cada vez mais difícil

Anita Dunn, que ajudou o presidente americano, Barack Obama, a se preparar para os debates com o candidato republicano John McCain em 2008, disse que Obama se saiu bem no primeiro debate fazendo a conversa voltar repetidamente ao tema da economia em dificuldade, embora o evento devesse tratar de política externa. Ela disse acreditar que Hillary irá tentar explorar as fraquezas de Trump e enfatizar seus pontos fortes. Para Anita Dunn, é no contraste entre dois que a democrata tem que bater.

O debate será a melhor oportunidade para os dois candidatos, ambos vistos pelos eleitores como indignos de confiança, calarem as dúvidas sobre seu preparo para a Casa Branca à medida que a eleição de 8 de novembro se aproxima. Hillary se mostrou vacilante durante o fórum “Comandante-em-Chefe” realizado pela rede NBC no dia 7 de setembro, quando se tornou irritadiça ao ser indagada sobre a maneira como lidou com e-mails sigilosos na época em que serviu como secretária de Estado dos EUA.

“A apresentação é muito importante, e Hillary tem que trabalhar isso. Sua apresentação no fórum ‘Comandante-em-Chefe’ não foi muito boa. Ela não pareceu simpática. Pareceu amarga e na defensiva”, disse Brett O’Donnell, preparador de debates que ajudou o ex-presidente George W. Bush em 2004 e McCain em 2008. O debate será televisionado ao vivo as 20h00 [horário de Brasília] pelos principais canais abertos a cabo americanos.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Mundo

Quatro conselhos para quem vai viajar para Cuba

Posted: 25 Sep 2016 04:44 AM PDT

A aproximação entre Cuba e os Estados Unidos aumentou o interesse dos brasileiros. Hoje, eles são a quarta nacionalidade que mais se hospeda nos hotéis da rede Meliá na ilha.

Entre 2014 e 2015, o número de brasileiros que fez buscas no site da rede de hotéis em Cuba aumentou 167%.

Para os que têm interesse em conhecer a ditadura dos irmãos Fidel e Raúl Castro, porém, é válido tomar alguns cuidados:

1. Avise amigos e familiares para não esperarem por sinais de vida. A internet continua limitada e cara por lá. Nos maiores hotéis, há serviço de wi-fi por 10 dólares a hora para os visitantes. Também é preciso comprar um cartão da empresa estatal para acessar a rede nos pontos públicos oferecidos pelo governo, em que a conexão é extremamente lenta. Cada hora custa 2 dólares.
2. Leve euros. Muitos lugares no país não aceitam cartões de crédito e débito. Alguns caixas eletrônicos aceitam as bandeiras Mastercard e Visa, mas somente há desses em Havana. A American Express começou a operar na ilha, mas muito recentemente. Quem compra a moeda local, o peso conversível (cuc), com dólares, é taxado em 10% pelo governo cubano. A mordida é menor para quem leva euro.

 

Leia também:

Chanel leva luxo a Cuba em desfile histórico

A triste farsa da visita de Obama a Cuba

Como Cuba consegue ter uma baixa mortalidade infantil?

 

3. Tem Airbnb, mas não tenha muita expectativa. O site americano que permite o aluguel de quartos e apartamentos estreou em Cuba em 2015. Por contas das limitações que existem em Cuba para comprar móveis e outras coisas, é melhor não ser muito exigente. Alguns lugares podem apresentar problemas, que variam de móveis quebrados a falta de água. Alguns dos serviços oferecidos nos anúncios – como televisão – podem ser enganosos.

4. Prepare-se para ser assediado. Em Cuba, a palavra jinetera era bastante usada para se referir à prostitutas. Entretanto, o termo foi adaptado para o masculino e hoje também é usada como referência àqueles que abordam turistas em busca de dinheiro, indicando restaurantes mais caros, em que ganham comissões, ou oferecendo produtos mais baratos, como charutos. Prepare-se para receber pedidos de sabonete, desodorante, pasta de dente e lápis de colorir para crianças. Em alguns lugares, como hotéis, esses produtos podem ser usados como gorjetas.


Arquivado em:Mundo

Brasil ‘ganharia’ R$ 495 bi com maior uso de serviços digitais

Posted: 25 Sep 2016 04:33 AM PDT

Ter que ir ao banco para pagar as contas e ficar preso nas filas é uma obrigação comum a muitos brasileiros. Mas, além de incômoda, a tarefa tem um impacto bilionário no produto interno bruto (PIB) do país – 495 bilhões de reais, para ser mais exato. A conclusão é de pesquisa sobre o uso de recursos digitais para atividades financeiras, da consultoria Mckinsey, divulgada neste mês.

O estudo estima quanto dinheiro seria acrescentado à economia de países em desenvolvimento se fossem adotadas mais ferramentas digitais para serviços bancários, empréstimos, pagamentos, seguros, entre outros. No caso do Brasil, o total “ganho” pela economia do país com as transações digitais seria de 495 bilhões de reais (152 bilhões de dólares) em 2025. Esse valor está dividido em 297 bilhões de reais em ganho de produtividade, 153 bilhões de reais em aumento de investimentos e 45 bilhões de reais em mais postos de trabalho. Nos países em desenvolvimento, segundo o estudo, o potencial é de 3,7 trilhões de dólares (12 trilhões de reais).

Leia também:
Facebook reconhece ter inflado estatísticas de consumo de vídeo
Ao menos 500 milhões de contas foram invadidas em 2014, diz Yahoo

Na conta da McKinsey estão tanto a maior adoção de aplicações digitais pelas instituições tradicionais, como bancos e corretoras, quanto novos negócios provenientes de empresas financeiras totalmente baseadas no mundo virtual – as chamadas fintechs. Com suas atividades baseadas na rede em vez de contar com grande infraestrutura no mundo físico, essas empresas oferecem custos menores e conseguem alcançar população que fica de fora do sistema financeiro.

“Sistemas financeiros obsoletos implicam que bancos e outras instituições financeiras em países emergentes estão desenhados principalmente para servir os indivíduos mais ricos, grandes negócios e instituições públicas que movimentam grandes quantias de dinheiro”, diz o relatório. A estimativa é que 1,6 bilhão de pessoas não utilizem serviços financeiros digitais apenas nos países emergentes.

No Brasil, 32% da população adulta não tem conta bancária, segundo a McKinsey. Uma das empresas que trabalham de olho nesse público é a Zuum. A companhia de meios de pagamento é uma união operacional (joint venture) entre a Mastercard e a Vivo que foi criada em 2013 para realizar transações financeiras como transferências, pagamentos de contas recarga de vale transporte. Todo o serviço é feito por meio de um aplicativo para celular, o que significa que não necessariamente a pessoa precisa ter conta bancária para usar o serviço. É possível também fazer saques de dinheiro em caixas eletrônicos.

Para o diretor de marketing da empresa, Eduardo Abreu, há espaço para atingir mais gente além dos cerca das 600.000 pessoas que já baixaram o aplicativo em seus celulares. “Cobrimos 90% das necessidades de transação de quem não está bancarizado”, afirma.

Requisitos

Para que a evolução no uso de serviços ocorra, é preciso que haja infraestrutura digital abrangente, mercado para serviços financeiros amplo e sustentável e produtos que as pessoas queiram usar, segundo a pesquisa. Ao menos nos dois primeiros aspectos, o Brasil parece ter um grande potencial. O número de smartphones está na casa de 168 milhões de unidades, segundo um estudo da Fundação Getulio Vargas. A cobertura de celular, por sua vez, já chega a 95% da população, de acordo com dados analisados pela McKinsey.

A pesquisa da consultoria atesta o grande potencial que o país oferece nessa seara. Para o diretor assistente do Federal Reserve, John Schindler, autor de análise sobre o tema, existe um grande público jovem, conectado, que pode estar em busca de soluções financeiras fora do sistema financeiro tradicional. “Houve uma queda na confiança nas instituições financeiras depois da quebra do Lehman Brothers e a crise mundial”, disse ele ao site de VEJA em recente passagem pelo Brasil.


Arquivado em:Economia

Imagens da semana (19 a 23 de setembro)

Posted: 25 Sep 2016 03:59 AM PDT

Imagens do dia - Crise de refugiadosBebê gorilaImagens do dia - Conflito na Síria
Arquivado em:Galeria de Fotos

UFC Fight Night Brasília

Posted: 24 Sep 2016 10:55 PM PDT


Arquivado em:Esporte, Galeria de Fotos

Irmão de Ciro Gomes é suspeito de distribuir combustível no Ceará

Posted: 24 Sep 2016 06:40 PM PDT

Uma notícia inusitada levou uma multidão de eleitores a formar fila no posto de combustíveis São Domingos, as margens da BR-222, de Sobral, no Ceará. Espalhou-se pela cidade a informação de que estava sendo distribuída gasolina grátis.

O candidato à prefeitura local Ivo Gomes (PDT) é apontado como o autor da benesse em favor dos eleitores que comparecessem ao local com adesivos, camisetas ou bandeiras referentes à sua candidatura.

O deputado Estadual Ivo Gomes (PDT/CE), candidatado à Prefeitura de Sobral

O deputado Estadual Ivo Gomes (PDT/CE), candidatado à Prefeitura de Sobral

Ivo Gomes, que é deputado estadual, é irmão do ex-ministro Ciro Gomes e do ex-governador do Ceará Cid Gomes, que formam o principal clã eleitoral do Estado e consideram a cidade de Sobral o seu principal reduto. Antes de ser governador do Ceará, Cid foi prefeito de Sobral.

A campanha de Ivo nega que tenha patrocinado o evento. A Assessoria de Imprensa de Ivo Gomes disse desconhecer o fato. Acusam a oposição de fazer uma montagem. Em nota, disse que "a Coligação Mais Competência, Mais Resultados informa que todas as atividades da campanha são realizadas conforme determina, na íntegra, a legislação eleitoral".

O vídeo que pode ser vista abaixo, mostra cabos-eleitorais de Ivo Gomes distribuindo o combustível. Nela, é possível ver uma pessoal fazendo o controle da placa dos beneficiários, antes de o frentista realizar o abastecimento.

 

 


Arquivado em:Brasil, Eleições 2016

Conheça as 10 mais espetaculares praias na Itália

Posted: 24 Sep 2016 06:28 PM PDT

Com mais de sete mil quilômetros de costa, a Itália esbanja diversidade e beleza quando o assunto é praia. Banhado por quatro mares, Mediterrâneo, Tirreno, Adriático e Jônico, o país tem algumas das enseadas mais lindas do mundo. Durante o verão, turistas e italianos procuram relaxar, descansar e aproveitar todo esse patrimônio natural. Confira abaixo algumas das mais belas praias da Itália.

LEIA TAMBÉM:
As melhores praias do mundo, segundo os leitores do 'Guardian'
Turismo: os melhores resorts All-Inclusive do mundo

Isola del Conigle, SicíliaLa Pelosa, SardenhaCala Goloritze, SardenhaSpiaggia Giunco, SardenhaCala Brandinchi, SardenhaPunta della Suina, PugliaMarasusa, CalábriaCala Monte di Luna, CampâniaMonterosso, LigúriaBaia delle Zagare, Puglia

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

Craque do Santos minimiza derrota e destaca permanência no G4

Posted: 24 Sep 2016 05:34 PM PDT

O meia Lucas Lima minimizou a derrota do Santos por 1 a 0 para o Sport neste sábado, no estádio da Ilha do Retiro, no Recife, pela 27.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na opinião do jogador, o time alvinegro fez uma boa partida e continua entre os quatro melhores da competição.

“Tivemos muitas chances, entramos abaixo do normal. Lutamos, mesmo com a expulsão, continuamos tentando. Estamos no G4, temos muito a conquistar ainda”, disse o meia. O time alvinegro é o atual quarto colocado e tem quatro pontos de vantagem sobre o Corinthians, que está em quinto e jogará neste domingo contra o Fluminense, no estádio Itaquerão, em São Paulo.

Lucas Lima também lembrou que o Santos atuou com um a menos desde os 27 minutos do segundo tempo. Elano, que havia entrado aos cinco minutos da etapa final, levou o cartão amarelo e, na sequência, o vermelho, ambos por reclamação. Mesmo assim, a equipe visitante poderia ter saído de campo com o empate, caso o árbitro goiano Elmo Alves Resende Cunha tivesse interpretado pênalti um lance polêmico.

Aos dois minutos do segundo tempo, Jean Mota chutou e o zagueiro Ronaldo Alves se jogou na bola para evitar o gol. Os jogadores santistas reclamaram que a bola bateu no braço do zagueiro. O zagueiro do Sport negou que tenha cometido a infração. “A gente precisava dessa vitória. No lance, a bola tocou embaixo do meu braço, mas não foi pênalti”, disse ao sair do gramado.

(Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte