USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Notícias

Notícias


Djavan lidera indicações ao Grammy Latino

Posted: 21 Sep 2016 10:15 AM PDT

O cantor Djavan lidera, ao lado do cantor colombiano Fonseca e a dupla mexicana Jesse & Joy, as indicações para a 17ª edição do Grammy Latino, reveladas nesta quarta-feira pela Academia Latina da Gravação. Os três artistas possuem quatro indicações cada para o maior prêmio da música latina.

LEIA TAMBÉM:
Djavan homenageado no Grammy Latino
Paula Fernandes, a fantasminha do Grammy Latino

Atrás deles, um amplo pelotão de artistas obtiveram três indicações, entre os quais destacam-se o espanhol Pablo Alborán, o italiano Andrea Bocelli, a mexicana Julieta Venegas, o colombiano Manuel Medrano e os argentinos Flavio Cianciarulo, Kevin Johansen e Diego Torres.

Djavan concorrerá aos prêmios de gravação do ano e melhor álbum do ano com Vidas pra Contar. Ele terá como adversários nestas categorias nomes como Andrea Bocelli e Enrique Iglesias. O músico ainda concorre às estatuetas de melhor álbum cantor compositor e melhor canção em língua portuguesa, na qual compete contra Tiago Iorc, Milton Nascimento e Elza Soares. No ano passado, Djavan foi homenageado por sua carreira durante o Grammy Latino.

Outros brasileiros indicados ao prêmio são Martinho da Vila, na categoria melhor álbum de samba/pagode, com De Bem Com a Vida. Michel Teló, Paula Fernandes, Leonardo, Lucas Lucco e João Víctor concorrem pelo prêmio de melhor álbum sertanejo. A 17ª edição do Grammy Latino será realizada em Las Vegas, no dia 17 de novembro.

(Com agências EFE e France Presse)


Arquivado em:Entretenimento

Camila Pitanga volta a gravar ‘Velho Chico’ e pede orações

Posted: 21 Sep 2016 09:50 AM PDT

Na manhã desta quarta-feira, 21, a atriz Camila Pitanga voltou a gravar a novela Velho Chico. Ela falou sobre o retorno em seu perfil do Twitter e aproveitou para pedir orações a seus seguidores.

“Bom dia a vocês! Hoje volto a gravar. Peço que orem por mim”, tuitou. Camila estava com o companheiro de elenco Domingos Montagner, nas águas do Rio São Francisco, na última quinta-feira, dia 15. Ela testemunho o desaparecimento do ator, que morreu afogado.

LEIA TAMBÉM:
Camila Pitanga, sobre Domingos Montagner: 'Ele me salvou'
'Camila Pitanga berrava com as mãos na cabeça por Montagner'
Esposa de Montagner pediu a autor para manter final da novela

Na noite da terça-feira, 20, ela também usou a rede social para falar sobre o caso, e agradeceu o apoio de seus fãs: “Obrigada a vocês que sempre me lembram que a vida pode ser linda. É impossível responder a todos. Me desculpem. Mas agradeço a cada um”, disse, junto a uma foto de flores e bilhetes que recebeu após a morte do amigo.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Falha expõe ‘toda’ a internet da Coreia do Norte: 28 sites

Posted: 21 Sep 2016 09:20 AM PDT

Uma falha de segurança liberou o acesso à fechada internet da Coreia do Norte na última segunda-feira e permitiu que uma empresa de tecnologia conseguisse acessar todos os sites do país. Sim, todos os sites. Segundo a GitHub, plataforma de desenvolvimento colaborativo de software, os norte-coreanos podem navegar em apenas 28 sites.

Entre os sites da Coreia do Norte estão a agência de notícias estatal, a companhia aérea estatal, uma empresa de seguros estatal, além de páginas de receitas culinárias, esportes, educação e uma rede social que parece imitar o Facebook, mas estava fora do ar. A título de comparação, a ferramenta Internet Live Stats registra atualmente mais de 1 bilhão de sites no mundo.

LEIA MAIS:
Programa de TV da Coreia do Norte faz piada com Obama
Conheça o Manbang, o 'Netflix da Coreia do Norte'
O que sabemos sobre o programa nuclear da Coreia do Norte

A GitHub teve acesso a todos os domínios registrados no país antes que o erro que desbloqueou a rede de internet norte-coreana fosse corrigido. Por meio de um comunicado, a empresa explicou que "um dos servidores de primeiro nível da Coreia do Norte foi configurado acidentalmente para permitir transferências globais", reportou o jornal El País.

Embora o país seja um dos mais fechados do mundo, a revelação surpreendeu os especialistas. Estudos anteriores apontavam que a internet controlada pelo governo norte-coreano seria composta por cerca de 5.500 sites.

Restrição

Criada em 2000, a intranet norte-coreana só permite o acesso a sites aprovados pelo governo. O acesso à internet na Coreia do Norte é liberado para quem possui computador, mas a compra do equipamento, que pode custar meses de salário, depende de aprovação do governo. Portanto, dos 25 milhões de norte-coreanos, poucos milhares conseguem navegar na internet.

 


Arquivado em:Mundo, Tecnologia

Douglas Costa é cortado, e Tite chama Taison

Posted: 21 Sep 2016 09:19 AM PDT

O atacane Douglas Costa, do Bayern de Munique, foi cortado nesta quarta-feira da seleção brasileira por causa de uma lesão muscular na coxa direita sofrida no fim de semana, na partida  contra o Ingolstadt pelo Campeonato Alemão. Para a vaga, o técnico Tite chamou Taison, do Shakhtar Donetsk (Ucrânia), que irá integrar o elenco contra a Bolívia, em 6 de outubro, e Venezuela, cinco dias depois. Douglas Costa já havia sido cortado do grupo de convocados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro devido a uma outra lesão.

Sem Douglas Costa, Tite recorreu a um jogador que havia sido incluído na sua primeira convocação à frente do Brasil, mas que inicialmente não foi lembrado para os confrontos com Venezuela e Bolívia. Taison, inclusive, chegou a entrar durante o segundo tempo contra a Colômbia.

LEIA TAMBÉM:
Os desafios de Tite para salvar a seleção

Com as vitórias sobre Equador e Colômbia, os dois primeiros jogos de Tite à frente da equipe, o Brasil ascendeu para a vice-liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, que será disputada em 2018.

Taison durante treino da seleção brasileira

O atacante Taison durante treino da seleção brasileira (Pedro Martins/Mowa Press)

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Walter Salles vai dirigir série sobre ex-lutador Popó

Posted: 21 Sep 2016 08:39 AM PDT

O canal pago TNT Séries confirmou, nesta terça-feira, a produção de uma série sobre o ex-lutador Acelino Popó Freitas, que será dirigida por Walter Salles (Centra do Brasil), e roteirizada por Sergio Machado (Abril Despedaçado).

LEIA TAMBÉM:
Popó perde a cachorra Princesa, de 2 anos, por acidente doméstico: "Não tem nada que traga a Princesa de volta"
Popó encerra carreira com nocaute em Michael Oliveira
Walter Salles apresenta longa "On the road" em Cannes

Popó, que comemora 41 anos nesta quarta-feira, foi tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe, com o primeiro título conquistado em 1999. Em 2013, o baiano ganhou uma biografia, Com as Próprias Mãos, escrita por Wagner Sarmento, e com prefácio de Galvão Bueno.

O programa será exibido no canal pago TNT Séries, mas ainda não há detalhes sobre o início das gravações e a previsão de estreia. O lutador comemorou a assinatura do contrato com um post em seu Facebook, na terça-feira, em que agradece por fazer parte de uma equipe ilustre.


Arquivado em:Entretenimento

Filmes tristes podem aumentar níveis de endorfina no cérebro

Posted: 21 Sep 2016 08:37 AM PDT

Assistir a filmes tristes pode aumentar níveis de endorfina no corpo, substância analgésica produzida pelo organismo que também provoca sensação de bem-estar. Foi o que descobriu uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido. O trabalho apresenta uma resposta à questão: por que consumimos tantos filmes de drama? Para os pesquisadores, um dos fatores importantes é o aumento do sentimento de união a grupos e tolerância à dor, ambos proporcionados pela endorfina.

Ao assistir a um filme de comédia, as pessoas têm um sentimento maior de bem-estar, pois o organismo está liberando essa substância analgésica – o que não é nenhuma novidade para Robin Dunbar, professor de psicologia evolucionista na Universidade de Oxford e líder da pesquisa. Mas, se as pessoas podem escolher entre rir e chorar, porque optam, por vezes, pelo drama? Os pesquisadores, que publicaram o estudo nesta quarta-feira na revista Royal Society Open Science, descobriram que, surpreendentemente, o drama também surte os efeitos proporcionados pela comédia.

Leia também:
Manter amigos estimula a tolerância à dor
Quantos amigos você consegue ter?

Para chegar aos resultados, a equipe de especialistas utilizou 169 voluntários e os dividiu em dois grupos. No primeiro, eles observaram como as pessoas se comportavam assistindo a Stuart: Uma Vida Revista, filme baseado em história real que narra a vida de um sem-teto alcoólatra. No outro grupo, os voluntários viram documentários com menores cargas emocionais, com temas como história natural.

A equipe monitorou mudanças na tolerância à dor dos participantes, uma medida comumente usada para identificar a liberação da endorfina pelo cérebro. O teste foi uma espécie de agachamento contra a parede, bastante realizado nas academias. Os dois grupos de voluntários tiveram que se manter como se estivessem sentados, sem apoio, apenas com as costas apoiadas na parede – o nível que a pessoa aguenta de dor é medido pelo tempo que ela consegue manter a posição. As pessoas realizaram o teste e completaram questionários sobre estado emocional antes e depois de assistir ao filme ou documentário.

Os resultados mostraram que os participantes que assistiram a Stuart tiveram uma forte mudança negativa no humor, como era de se esperar, enquanto os voluntários que assistiram ao documentário apresentaram leves mudanças positivas ou negativas, o que os especialistas compreenderam como tédio. No teste de dor, a equipe percebeu que, na comparação entre o grupo que assistiu Stuart e o grupo "controle", o primeiro aguentou quase 18% de tempo a mais do que o segundo na posição indicada. Além disso, as pessoas que viram Stuart também apresentaram um sentimento maior de união com o grupo ao qual se inseriram, apesar de o humor ter apresentado mudanças negativas.

"Parece que nossa afinidade com o drama pode ter gerado um sentimento de ligações sociais. Nosso estudo não pretende dizer que esse fator químico (a endorfina) é a única razão pela qual nós gostamos de filmes emotivos, mas acreditamos que essa seja uma razão importante para nosso prazer ao consumir ficção", afirmou Dunbar em um comunicado.


Arquivado em:Ciência, Entretenimento

Canadá evacua escolas e universidades por ameaças

Posted: 21 Sep 2016 08:33 AM PDT

Cerca de 60 escolas e universidades no leste do Canadá foram evacuadas nesta quarta-feira devido a uma série de ameaças, incluindo um aviso de bomba anônimo recebido pela polícia. A polícia informou que "todas as escolas da Ilha Prince Edward estão sendo evacuadas devido a uma potencial ameaça”.

Estudantes de todas as escolas de ensino fundamental desta região foram levados a locais seguros, informou a polícia, enquanto pais ansiosos aguardavam informações sobre onde pegar seus filhos. Em Nova Scotia, a polícia investigava uma ameaça anônima de bomba contra três campi universitários na província.

Leia também
Pai do terrorista de Nova York denunciou seu filho à polícia
EI diz que lobo solitário canadense morto era um soldado do grupo

Os campi da Nova Scotia Community College em Halifax e em Sydney foram fechados depois que a polícia local recebeu a ameaça, por volta das 07h50 locais (mesmo horário de Brasília). A Universidade Cape Breton também foi evacuada. Até o momento a polícia não localizou nenhum artefato suspeito e também não fez nenhuma detenção.

(Com agência France-Presse)


Arquivado em:Mundo

Polícia investiga envolvimento de 3º médico no Einstein

Posted: 21 Sep 2016 08:33 AM PDT

A investigação policial sobre a suspeita de dois cardiologistas do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, receberem pagamentos e favorecerem uma empresa fornecedora de próteses cardíacas avança sobre um terceiro médico e a existência de contas bancárias abertas em paraísos fiscais pelo grupo. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, os documentos entregues pela direção do hospital à polícia indicam uma espécie de sociedade entre os médicos Marco Perin e Fábio Sandoli Brito Júnior – denunciados pelo Einstein na semana passada – e o também cardiologista Alexandre Antônio Cunha Abizaid.

Em um dos e-mails corporativos recebidos pela polícia, os médicos discutem a divisão de recursos em partes iguais. “Se somarmos os 3 valores e dividirmos igualmente por 3, o total que cada um deveria receber seria de 141.470,00 reais”, diz trecho da mensagem obtida pela Folha. No entanto, não há informações no e-mail sobre qual seria a origem dos recursos mencionados.

Em outras mensagens, Perin (ex-chefe do centro de cardiologia do Einstein) indica suas contas bancárias para recebimento de repasse de pessoas ligadas à CIC Cardiovascular. “Carlos [nome do contador da CIC], pode colocar na minha conta, como sempre”, diz o médico em uma das conversas.

Paraíso fiscal

Entre as mensagens de e-mail trocadas entre o trio de médicos em 2012 está a tratativa para a abertura de uma holding no Reino Unido ou no Caribe com um suposto sócio da Suíça .Os médicos discutem valores e qual o melhor país para a instalação da holding, que seria, segundo as mensagens, uma espécie de guarda-chuva de empresas dos investigados.

A polícia está apurando se a empresa foi aberta ou não, já que essa informação não consta nos documentos recebidos. Os investigadores devem pedir a quebra de sigilo dos suspeitos. Se as transações internacionais se confirmarem, parte das investigações, que hoje está com a Polícia Civil –  deve ser repassada à Polícia Federal.

Leia também:
Justiça condena médicos e empresários por envolvimento com máfia das próteses
"A ´máfia das próteses´ é comum em todas as especialidades"

Linhas de investigação

Segundo policiais ouvidos pela reportagem de Folha, uma das linhas de investigação é saber se os médicos são sócios ocultos da fornecedora CIC –que tem como representante uma ex-enfermeira do Einstein. E, também, se criaram offshore no exterior para facilitar o recebimento de recursos.

O delegado responsável pelo caso disse à VEJA na semana passada que a polícia trabalhava com duas linhas de investigação: se houve a realização de cirurgias desnecessárias e se os médicos receberam pagamentos para favorecer a compra de stents da CIC Cardiovascular, fornecedoras supostamente envolvida no esquema. De 2012 a 2015 essa empresa teve aumento de 740% nas vendas de stents (tubos para regular o fluxo sanguíneo) para o Einstein.

Médicos negam

Como Brito Júnior e Perin, Abizaid é um renomado médico do Hospital Albert Einstein, além de ser diretor do hospital Dante Pazzanese, hospital público referência na cardiologia do país. Segundo ele, os valores discutidos referem-se a um empréstimo que ele e seus colegas fizeram empréstimo à Fátima Martins – ex-enfermeira do Einstein e sócia da CIC Cardiovascular – para ajudá-la a criar a empresa em 2012. A intermediação do financiamento, afirma, foi feita por Perin. “Ele perguntou quanto eu poderia emprestar.”

“Eu nunca me senti obrigado a usar determinado stent. Nunca na minha vida, você pode vasculhar, recebi benefício para usar um stent versus outro. Ou qualquer tipo de relação espúria”, afirmou.

Abizaid diz ter emprestado R$ 170 mil, divididos em 24 vezes, mediante pagamento de juros, “à pessoa física” de Fátima (e não à empresa) para não se envolver com a “indústria”. O médico não soube informar o valor exato do juros, dizendo que foram “juros mais ou menos dentro do mercado, ou talvez um pouquinho mais” – em torno de 2%/mês. Mas afirmou ter recebido R$ 250 mil da ex-enfermeira.

Embora tivesse de posse de uma série de documentos durante entrevista à Folha, o médico não apresentou cópia do contrato de empréstimo com Fátima.

Sobre a divisão de recursos com os colegas do Einstein descrita em e-mail (no valor de R$ 141.470), ele nega que tenha vindo de fornecedores. Disse que são recursos de procedimentos feitos no Einstein – com aval do hospital– em sistema que os pacientes pagam diretamente aos médicos. A divisão seria igualitária porque o trio forma uma espécie de sociedade informal para essas intervenções.

Em relação à intenção de abertura da holding, o médico disse que a empresa seria usada para receber por trabalhos internacionais, como palestras e consultorias, mas o projeto não vingou em razão de custos. Disse ainda que chamou Perin e Brito Jr. para o projeto por gratidão pelo emprego no Einstein, além da capacidade profissional de cada um.

O cardiologia Fábio Sandoli Brito Jr. preferiu não se pronunciar. Na semana passada, ele havia negado qualquer tipo de irregularidade. Marco Perin também não quis se manifestar. À direção do hospital, ele também disse ter emprestado recursos à CIC e afirmou que os repasses eram a devolução desse dinheiro. Fátima Martins não foi localizada.

Einstein

A assessoria do Hospital Albert Einstein informou em nota que “Abizaid continua a prestar serviços na área de cardiologia intervencionista sem ocupar cargo de liderança”.Sempre agindo com diligência e zelo pelo paciente, o hospital aguarda as conclusões da investigação policial para tomar outras eventuais providências, caso sejam necessárias”.

 

 


Arquivado em:Saúde

Adele dedica show ao fim de Angelina e Pitt

Posted: 21 Sep 2016 07:40 AM PDT

A separação de Angelina Jolie e Brad Pitt abalou o mundo, e Adele também não queria acreditar na notícia. A cantora dedicou o show que fez no Madison Square Garden, em Nova York, na noite desta terça-feira, ao ex casal mais adorado do cinema. Segundo a revista Entertainment Weekly após cantar as primeiras músicas, a diva da sofrência resolveu desabafar. “Vamos conversar sobre o assunto que ninguém quer falar? O fato de Brangelina ter terminado?", declarou.

LEIA TAMBÉM:
Angelina Jolie pede divórcio de Brad Pitt
Pós-divórcio: museu separa estátua de cera de Angelina e Pitt
Brad Pitt fala sobre separação: 'O que importa são nossos filhos'

O público que estava presente na arena também relatou nas redes sociais que a cantora não conseguia falar de outro assunto e descreveu o término como o fim de uma era, e a apresentação daquela noite como duas “horas de tristeza”. “Eu não gosto de fazer fofoca, a vida pessoal deve permanecer pessoal, mas eu sinto como se fosse o fim de uma era, então estou dedicando o show hoje a eles, porque honestamente, estou muito triste. Fiquei chocada quando soube disso hoje de manhã", confessou Adele durante o show.

Angelina Jolie e Brad Pitt estavam juntos desde 2005, mas se casaram oficialmente apenas em 2014. O casal tinha seis filhos juntos, sendo três deles adotivos. A atriz entrou com um processo de divórcio na segunda-feira, alegando diferenças inconciliáveis, e pediu a custódia das crianças.

brad-pitt-angelina-jolie-original.jpegShiloh Jolie-PittEstátua de cera da atriz Angelina Jolie recebe um véu de noiva por funcionário do museu Madame Tussauds de Sydney, ao lado de um modelo de cera do ator Brad Pitt, em comemoração ao anúcio do casamento recenteBrad Pitt e Angelina Jolie durante visita a uma exposição de arte promovida pela Cúpula Global para Acabar com a Violência Sexual em Conflitos, em Londres, na InglaterraAngelina e Brad PittAngelina Jolie e Brad Pitt caminhando pelas ruas de Los Angeles, na CalifórniaAngelina Jolie e Brad Pitt participam do Cinema for Peace cerimônia de gala do Festival de Cinema Internacional de Berlim, na AlemanhaAngelina Jolie e Brad Pitt posam para uma foto durante a estréia deAngelina Jolie e Brad Pitt durante apresentação do filme A árvore da vida durante o 64° Festival de Cinema de Cannes, na FrançaBrad Pitt e Angelina Jolie chegam para a estréia da animação Kung Fu Panda 2, realizada no teatro chinês de Grauman em Hollywood, CalifórniaAngelina Jolie e Brad Pitt posam para uma foto durante a estréia deBrad Pitt e Angelina Jolie durante estréia de O Turista no The Space Cinema, em Roma, ItáliaAngelina Jolie e Brad Pitt na estreia do filme Guerra Mundial ZBrad Pitt e Angelina JolieO casal de atores Angelina Jolie e Brad PittBrad Pitt e Angelina JolieBrad Pitt e Angelina Jolie em premiação, nos Estados UnidosBrad Pitt e Angelina Jolie durante visita ao JapãoO casal Brad Pitt e Angelina Jolie em première do filme A Árvore da VidaOs atores Brad Pitt e Angelina Jolie no Oscar 2012
Arquivado em:Entretenimento

Reforma trabalhista ficará para 2017, diz ministro

Posted: 21 Sep 2016 07:23 AM PDT

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, informou nesta quarta-feira que o governo federal decidiu deixar para o segundo semestre de 2017 a apresentação da reforma trabalhista e o envio do texto ao Congresso Nacional.

“A questão é complexa, precisa ter ampla participação de todos os setores. Dada a complexidade, a decisão do governo é deixar a modernização para o segundo semestre de 2017”, falou o ministro durante discurso na abertura da edição do Fóruns Estadão Brasil Competitivo, na sede do Grupo Estado, em São Paulo. O evento tem o tema “Modernização das Relações de Trabalho”.

O ministro disse também que, antes da reforma trabalhista, o governo precisa concentrar esforços em resolver a situação fiscal, com o envio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que coloca um teto para o crescimento dos gastos públicos, “De que adiantaria a modernização (trabalhista) se a economia não voltar ao êxito?”, declarou o ministro.

Nogueira destacou que o governo está promovendo um amplo debate com empregadores, trabalhadores e sindicatos para discutir as mudanças na legislação, destacando que a reforma é complexa e precisa de ampla discussão. Nesta fase, antes de apresentar efetivamente uma reforma, o governo do presidente Michel Temer está “aventando propostas e elaborando ideias”. O ministro reforçou que o governo “não apresentará prato feito” antes de um amplo diálogo.

Segundo Nogueira, a liberdade de escolha é princípio fundamental para a modernização. Ele afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem endossado essa tese, de valorização do que é acordado sobre o legislado. “As relações de trabalho do Brasil devem ser cobertas pelo manto da segurança jurídica, consolidando e aperfeiçoando direitos, dando estabilidade e garantia ao investidor e criando oportunidades de ocupação com renda”, disse.

O ministro defendeu que se forme uma proposta para a reforma trabalhista que englobe as transformações no mundo que aconteceram após a promulgação da Consolidação das Relações Trabalhistas (CLT). “Os pilares econômicos da primeira metade do século passado são completamente diferentes de hoje.”

Modernização

No mesmo evento, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra da Silva Martins Filho, afirmou que a legislação trabalhista é a pauta do momento. “Depois da reforma da Previdência, as mudanças na legislação trabalhista é o assunto que mais se discute, porque queremos que o Brasil volte a crescer”, disse.

Segundo Gandra, é preciso que a Justiça brasileira também esteja mais atenta. “Nossa legislação precisa de uma modernização. E nossa Justiça precisa estar mais atenta à necessidade da harmonização do trabalho”, opinou. “Que nós saiamos depois daqui convencidos de que é necessário modernizar, que nós vençamos essas barreiras que às vezes impedem o crescimento econômico e social do nosso país.”

Segurança jurídica

O presidente da Confederação Brasileira da Indústria (CNI), Robson Braga, afirmou, também no evento do Grupo Estado, que a legislação trabalhista do Brasil precisa avançar de maneira que traga “mais segurança jurídica para as empresas”.

Segundo Braga, o país não tem, atualmente, um ambiente adequado de trabalho, que permita a geração de empregos de qualidade, com boa remuneração. “Não é um ambiente que traga produtividade e competitividade para a nossa indústria e que leve ao crescimento da economia”, disse. “Precisamos ter uma legislação trabalhista que dê segurança jurídica para as empresas, para que elas possam trabalhar melhor, investir, produzir e exportar nossos produtos.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Novos combates aniquilam esperança de trégua na Síria

Posted: 21 Sep 2016 07:08 AM PDT

Rebeldes e forças pró-governo da Síria se enfrentam em grandes frentes de batalha próximas de Alepo e Hama, e há relatos de que ataques aéreos mataram uma dúzia de pessoas, incluindo quatro médicos, levando a crer que o cessar-fogo decretado no país fracassou completamente.

A retomada dos combates demonstrou as perspectivas desoladoras para se ressuscitar uma trégua que degenerou em novos confrontos e bombardeios na segunda-feira, entre eles um ataque a um comboio de ajuda humanitária que autoridades dos Estados Unidos acreditam ter sido realizado por caças da Rússia. Moscou nega qualquer envolvimento. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deve realizar uma reunião sobre a Síria ainda nesta quarta-feira.

Leia também
ONU suspende comboios humanitários na Síria
EUA culpam Rússia por ataque a comboio humanitário na Síria
Síria declara fim de cessar-fogo de uma semana no país

Apesar de acusarem Moscou de estar por trás do bombardeio ao comboio, os EUA dizem que o acordo de cessar-fogo que patrocinou juntamente com a Rússia “não está morto”. Mas o pacto, uma das últimas esperanças de se chegar a um entendimento sobre a Síria antes de o presidente americano, Barack Obama, deixar o cargo, está seguindo o mesmo caminho de fracasso trilhado por todos os esforços de pacificação anteriores.

Caça abatido — O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), ONG que monitora a guerra civil, relatou que um caça sírio caiu perto de Damasco e que a causa do acidente e o destino do piloto são desconhecidos. O Estado Islâmico informou em redes jihadistas que a aeronave foi abatida por "soldados do califado".

Os EUA apoiam grupos rebeldes que lutam para destituir o ditador Assad do poder. Já a Rússia é a o maior aliado das tropas do regime sírio, fieis a Assad. Em meio à guerra civil há ainda grupos jihadistas, como o Estado Islâmico, que promovem o terror na Síria. A guerra no país, que começou em 2011, deixou mais de 300.000 mortos e forçou o exílio de milhões de pessoas.

(Com agências Reuters e France-Presse)

Conflitos na Síria já duram mais de três anos, deixando mais de 162 mil mortos. Na foto, civis observam um prédio destruído na cidade de Aleppo, ao norte do paísConflitos na Síria já duram mais de três anos. Na foto, soldados do exército nacional em treinamento no distrito de Idlib, noroeste do paísCombatentes do exército sírio disparam um foguete na cidade de Aleppo, norte do país. Os conflitos na Síria já duram mais de três anosUma igreja destruída é fotografada na cidade de Maalula, na Síria. O conflito no país já dura mais de três anosEm imagem divulgada nesta quarta-feira (26), multidão de moradores do bairro al-Yarmouk, transformado em campo de refugiados no sul de Damasco, aguarda a distribuição de alimentos pela agência UNRWA, da ONUSírios em um prédio após ataque aéreo no norte da cidade de AleppoVisão geral mostra edifícios danificados ao longo de uma rua deserta na área sitiada de Homs, na SíriaAs pessoas passam por edifícios danificados em AleppoUm bebê foi resgatado com vida de escombros após um ataque aéreo ao distrito de Duma, em Damasco (Síria), nesta terça-feira (07)Um bebê foi resgatado com vida de escombros após um ataque aéreo ao distrito de Duma, em Damasco (Síria), nesta terça-feira (07)Menino resgatado com vida após bombardeio ao distrito de Duma, em Damasco (Síria)Menino resgatado com vida após bombardeio ao distrito de Duma, em Damasco (Síria)Militantes rebeldes em Idlib, SíriaMembros da brigada al-Ezz bin Abdul Salamna província de Latakia, oeste da Síria, em 25 de abril de  2013Foto do comitê local de Arbeen mostra inspetor de armas das Nações Unidas durante a coleta de amostras em Zamalka, a leste de Damasco, na SíriaFoto do comitê local de Arbeen mostra inspetor de armas das Nações Unidas durante a coleta de amostras em Zamalka, a leste de Damasco, na SíriaFoto do comitê local de Arbeen mostra inspetor de armas das Nações Unidas durante a coleta de amostras em Zamalka, a leste de Damasco, na SíriaRastro de destruição na cidade síria de MaaloulaRefugiados sírios caminham perto da fronteira com a Turquia para tentar deixar o país. A ONU divulgou na terça-feira (3) que o número de refugiados sírios chegou a 2 milhõesRefugiados sírios fazem fila perto da fronteira com a Turquia para tentar deixar o país. A ONU divulgou na terça-feira (3) que o número de refugiados sírios chegou a 2 milhõesRefugiados sírios caminham perto da fronteira com a Turquia para tentar deixar o país. A ONU divulgou na terça-feira (3) que o número de refugiados sírios chegou a 2 milhõesRefugiados sírios caminham perto da fronteira com a Turquia para tentar deixar o país. A ONU divulgou na terça-feira (3) que o número de refugiados sírios chegou a 2 milhõesRebelde sírio carrega morteiros caseiros na cidade de Raqqa, nesta quarta-feira (04)Um combatente rebelde e uma criança atravessam uma ponte danificada na cidade de Deir Ezzo, no leste da Síria, nesta segunda-feira (02)Rebelde sírio aponta arma contra soldados do Exército em zona industrial de Deir Ezzor, nesta segunda-feira (02). O governo da Síria pediu hoje à ONU que impeça a ação militarEspecialistas em armas químicas da ONU visitam pessoas afetadas pelo suposto ataque com gás, em um hospital no subúrbio de Damasco - (26/08/2013)Especialista em armas químicas da ONU reúne provas em um dos locais do suposto ataque com gás venenoso no subúrbio de Damasco - (26/08/2013)Atiradores disparam contra comboio de inspetores da ONU na Síria, nesta segunda-feira (26). A equipe tentava chegar ao local onde rebeldes dizem que o regime de Bashar al-Assad teria usado armas químicas na semana passadaVítimas do ataque na região de Goutha, na Síria, em 21/08/2013Vítimas do ataque na região de Goutha, na Síria, em imagem retirada de um vídeo postado no YouTube, em 21/08/2013Vítimas do ataque na região de Goutha, na SíriaCriança é socorrida após ataque na SíriaHomem entre vítimas do ataque na região de Goutha, na Síria, em 21/08/2013Vítimas do ataque na região de Goutha, na Síria, em 21/08/2013Vítimas do ataque na região de Goutha, na Síria, em 21/08/2013Vítimas do ataque na região de Goutha, na SíriaParentes e ativistas inspecionando os corpos das pessoas que podem ter sofrido um  ataque por gás na região de Ghouta, nos arredores de DamascoVítimas do ataque na região de Goutha, na Síria, em 21/08/2013Parentes e ativistas inspecionando os corpos das pessoas que podem ter sofrido um  ataque por gás na região de Ghouta, nos arredores de DamascoSobreviventes de um suposto ataque com gás dentro de uma mesquita no bairro Duma em Damasco, ativistas sírios acusaram as forças do presidente Bashar al-Assad do ataqueSobreviventes de um suposto ataque com gás dentro de uma mesquita no bairro Duma em Damasco, ativistas sírios acusaram as forças do presidente Bashar al-Assad do ataqueSobreviventes de um suposto ataque com gás dentro de uma mesquita no bairro Duma em Damasco, ativistas sírios acusaram as forças do presidente Bashar al-Assad do ataque, em 21/08/2013Sobreviventes de um suposto ataque com gás dentro de uma mesquita no bairro Duma em Damasco, ativistas sírios acusaram as forças do presidente Bashar al-Assad do ataqueSobreviventes de um suposto ataque com gás dentro de uma mesquita no bairro Duma em Damasco, ativistas sírios acusaram as forças do presidente Bashar al-Assad do ataqueSírios caminham no campo de refugiados Al Zaatri, na cidade de Mafraq, na JordâniaCrianças esperam para receber alimentos e ajuda em campo de refugiados na cidade de Bab al-Salam, na SíriaCriança síria brinca em campo de refugiados na fronteira entre Turquia e Síria, próximo à cidade de AzazFilhos de refugiado da Síria assistem à aula em uma escola improvisada na cidade de Azaz, na fronteira com a TurquiaPrédios em Alepo, na Síria, exibem as marcas da guerra civilMísseis russos S-300, do tipo que teria sido enviado à SíriaAtivista sírio durante manifestação contra a participação do Hezbollah, grupo armado libanês, na guerra civil na Síria, ao lado das tropas do ditador Bashar al AssadFoto de Homs, Síria, 5 de abril, 2013Explosão nos arredores de Damasco durante ataque aéreo israelenseFamília síria examina destroços em Maarat al-Numan, Síria, em 20 de março de 2013Bombeiro auxilia sua equipe onde carro-bomba explodiu no centro de Damasco, SíriaFumaça encobre local onde carro-bomba explodiu no principal bairro empresarial de Damasco, na SíriaÁrea da província síria de Latakia após bombardeio(10 abr) Destruição causada por um ataque aéreo à cidade síria de AleppoÁrea destruída por combates na cidade de síria de AleppoRebelde é fotografado saido por buraco na parede, na SíriaMembro do Exército Livre da Síria em busca de abrigo contra tiros de inimigos na linha de frente de Moaskar, um dos campos de batalha no bairro de Karmal Jabl, em AleppoMembro do Exército Livre da Síria dispara contra inimigos na linha de frente de Moaskar, um dos campos de batalha no bairro de Karmal Jabl, em AleppoAtaque aéreo mata pelo menos 44 pessoas no norte da SíriaPessoas rezam sobre as ruínas de prédio bombardeado pela Força Aérea Síria na cidade de Maaret al-Numan, no noroeste do país, região sob controle do exército rebeldeHomem carrega corpo de irmão morto durante conflito no bairro Saif al-Dawla na cidade de Aleppo (Síria), em meio a combates entre oposição e forças do governoMontagem com imagens retiradas de um vídeo disponível no YouTube nesta quarta-feira (17) mostra um helicóptero da Força Aérea síria, supostamente derrubado por membros do exército rebelde sobre a estrada entre Damasco e AleppoMulher é vista entre tendas em um campo de refugiados na fronteira com a Turquia, em área próxima ao vilarejo de Azaz, na SíriaCivis e integrantes do Exército Sírio Livre procuram corpos nos escombros de uma casa destruída por duas bombas da Força Aérea Síria, que tinham como alvo um centro de comando rebeldeUm sapato é colado na boca de uma estátua do falecido presidente da Síria Hafez al-Assad, no museu de Maaret al-NumanSírios aguardam no campo de refugiados de Al-Salama, próximo à fronteira entre a Síria e a TurquiaCivis observam destruição causada por bombardeio da força aérea síria na cidade de AzazRetrato do presidente sírio, Bashar al-Assad queimando durante confrontos entre rebeldes e as tropas sírias no distrito de Salaheddin norte da cidade de AleppoSoldado do Exército Livre da Síria dispara contra forças do regime no disputado bairro de Izza, em Aleppo, no norte do paísForças leais ao presidente Bashar al-Assad avançam em área da cidade de Aleppo, na SíriaGarota durante protesto contra o governo de Bashar al-AssadAleppo Souk, maior mercado coberto do mundo, em Aleppo, SíriaManifestação contra o governo de Bashar al-Assad em Hama, SíriaBandeiras durante comemoração do Dia da Independência da Síria, próximo à fronteira de IsraelCamelos na cidade antiga de Palmira, SíriaMesquita Omayyad em Damasco, SíriaInterior de mesquita em Damasco, SíriaMulheres em protesto contra o governo em Idlib, SíriaMenino pastorando ovelhas em Palmira, Síria

 


Arquivado em:Mundo

Cidade onde Montagner morreu pode erguer monumento

Posted: 21 Sep 2016 06:57 AM PDT

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) convocou a prefeitura de Canindé do São Francisco, cidade onde Domingos Montagener morreu afogado na última semana, a firmar um acordo de reparação de dano moral coletivo, em razão do acidente. Segundo nota divulgada pelo próprio MPF, a procuradora da República Lívia Tinôco sugere a construção de um monumento que reverencie o circo em homenagem ao início da carreira ator. Outra medida seria a implantação de uma escola municipal de circo e teatro.

LEIA TAMBÉM:
Gabriel Leone, o Miguel, faz homenagem a Domingos Montagner
Esposa de Montagner pediu a autor para manter final da novela
Domingos Montagner, o galã tardio
Camila Pitanga, sobre Domingos Montagner: 'Ele me salvou'

Para o MPF/SE, a tragédia contou com a omissão do poder público tanto pela falta de equipamentos de segurança no local, quanto pela ausência de autorização de uso da área. "A inauguração das obras da Prainha do Rio São Francisco convidam as pessoas a usarem o local para banho. Desde aquela época, a área deveria estar devidamente sinalizada e com salva-vidas trabalhando no local", indica a procuradora na nota.

As obras de urbanização na prainha de Canindé de São Francisco, local em que o ator mergulhou, foram inauguradas em 30 de julho. Mas o Ministério Público afirma que as obras estão irregulares, pois não há qualquer solicitação de cessão do terreno, que pertence à União, nem por parte do Estado nem por parte do município. Na nota divulgada, o MPF/SE indica que enviou ofício à Prefeitura do Município para que não realizasse a entrega dos quiosques a particulares até a regularização do terreno.

Nesta terça-feira, a Prefeitura de Canindé publicou em seu site uma nota, assinada pelo secretário de turismo José Dimas do Santos Roque, esclarecendo que o Ministério Público não teve qualquer responsabilidade pela ausência de placas, sinalizações e guarda-vidas na prainha do Rio São Francisco. A nota ainda afirma que o local em que ocorreu o acidente com o ator “não é área para banho, e se distancia da margem aproximadamente trezentos metros, com passagem de obstáculos em pedras”.


Arquivado em:Entretenimento

Olha ele de novo: Presidente filipino mostra dedo médio para a UE

Posted: 21 Sep 2016 06:54 AM PDT

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, vem se especializando na prática da "antidiplomacia internacional”. Depois de xingar seu colega americano Barack Obama de "filho da p*", ele agora insultou a União Europeia (UE). Em um pronunciamento transmitido pelas TVs locais nesta quarta, ele abusou dos palavrões e dos gestos ofensivos para criticar a UE.

Duterte pontuou seus insultos com um sinal grosseiro — levantando o dedo médio — depois que o Parlamento Europeu condenou a atual onda de execuções extrajudiciais e assassinatos nas Filipinas. “Eu digo a eles, fod***-s* “, disse Duterte às autoridades locais em sua cidade natal, Davao.

Leia também
'Lambada Boys', o esquadrão da morte das Filipinas
Presidente que xingou Obama pede saída de tropas americanas
Presidente filipino xinga Obama de 'filho da p*'

O atual chefe de Estado filipino, venceu as eleições em maio depois de prometer erradicar o comércio ilegal de drogas em seis meses e afirmar que 100.000 criminosos seriam mortos no processo. Desde que assumiu o cargo, em 30 de junho, cerca de 3.000 pessoas foram mortas, um terço delas mortas a tiros pela polícia e as demais assassinadas por "agressores não identificados", de acordo com estatísticas do próprio país.

Duterte disse no domingo que precisará estender sua guerra às drogas por outros seis meses porque o problema das drogas é “pior que o esperado”.

(Com agência France Presse)


Arquivado em:Mundo

OCDE prevê recessão menor no Brasil em 2016

Posted: 21 Sep 2016 06:43 AM PDT

A Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) previu, em relatório sobre a perspectiva econômica divulgado nesta quarta-feira, que a economia brasileira deve encolher 3,3% em 2016, e não mais 4,3%, como apontado nas projeções de junho da entidade. No caso do crescimento mundial, a OCDE espera agora avanço de 2,9%, quando antes previa 3,0%.

A economia do Brasil deve encolher 0,3% em 2017, projeta a OCDE, quando em junho esperava queda de 1,7% no Produto Interno Bruto (PIB) do país no próximo ano. Em todo o mundo, a expectativa de crescimento para 2017 foi reduzida de 3,3% para 3,2% agora.

Em resposta à decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia, em plebiscito realizado no fim de junho, a OCDE reduziu sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2017, de 2% para 1%. Em 2016, porém, a expectativa melhorou de um avanço de 1,7% para 1,8%. Na Alemanha, a previsão é de alta de 1,8% do PIB neste ano, 0,2 ponto porcentual a mais que em junho, e de 1,5% em 2017, ou 0,2 ponto porcentual mais baixo que o calculado em junho.

No caso dos EUA, a projeção para o ano atual caiu de 1,8% para 1,4% e para 2017 ela foi reduzida de 2,2% para 2,1%. Já as projeções para a China foram mantidas: crescimento de 6,5% neste ano e de 6,2% no próximo. A expectativa para a Índia tampouco foi alterada e está em avanço do PIB de 7,4% em 2016 e de 7,5% no ano seguinte.

A OCDE é uma entidade de estudos e cooperação econômica formada por 34 países, a maioria desenvolvidos. O Brasil não faz parte da organização, mas dados sobre o país aparecem com frequência em seus relatórios.


Arquivado em:Economia

TSE autoriza envio das Forças Federais a oito Estados

Posted: 21 Sep 2016 06:36 AM PDT

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, nesta terça-feira, o envio das Forças Federais a municípios de oito Estados, para garantir a segurança das eleições municipais. Serão enviados soldados para Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Acre e Pará. Os pedidos foram feitos ao TSE pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada Estado.

Leia mais:
Caciques direcionam doações para redutos eleitorais

No Rio de Janeiro, as tropas federais vão para os municípios de Rio de Janeiro, São Gonçalo, Campos, Macaé, Magé, Queimados, Japeri, além de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João do Meriti, Belford Roxo – essas quatro cidades compõem a Baixada Fluminense, onde ocorreu uma onda de assassinatos de pré-candidatos neste ano. A Polícia Federal investiga a morte de pelo menos dez casos de homicídios nesses municípios.

Leia também:
Homem é executado em estacionamento de shopping no RJ

A relatora do pedido do Rio Grande do Norte, Rosa Weber, destacou, depois de autorizar o envio das tropas, a “crise na segurança pública que está sendo vivenciada no local, com risco de comprometimento da normalidade das eleições e da integridade física dos eleitores”. No fim de julho, o Exército foi enviado ao Estado, para combater a onda de ataques a ônibus e prédios públicos.


Arquivado em:Brasil, Eleições 2016

PF indicia primo de ex-ministro Nelson Jobim na Lava Jato

Posted: 21 Sep 2016 05:59 AM PDT

O advogado Atan de Azevedo Barbosa, 77 anos, foi indiciado pela Polícia Federal por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa na Operação Lava Jato. No inquérito, a Federal imputou os mesmos crimes ao ex-gerente executivo da Petrobras Pedro Barusco.

Primo de primeiro grau do ex-ministro Nelson Jobim, que presidiu o Supremo Tribunal Federal (STF) de 2004 a 2006, Barbosa teria funcionado como operador de propinas em favor da Iesa Óleo e Gás junto a Barusco, segundo a PF. Os pagamentos seriam relacionados a contratos obtidos pela IESA, isoladamente ou em consórcio. O advogado foi alvo de mandados de condução coercitiva e de buscas na 9ª fase da Operação Lava Jato, batizada como My Way, em fevereiro de 2015.

Naquela ocasião, Atan acabou passando uma noite na Superintendência da Polícia Federal, no Rio, preso porque os policiais encontraram em sua casa munição sem que tivesse autorização para portá-las. Ele pagou fiança de 25.000 reais e deixou a prisão no dia seguinte.

LEIA TAMBÉM:
Moro aceita denúncia e Lula vira réu na Lava Jato
Exclusivo: a delação que Janot jogou no lixo

Barbosa é funcionário aposentado da estatal e foi citado em delação premiada como um dos operadores de propina do esquema de corrupção instalado na companhia petrolífera, entre 2004 e 2014. Pedro Barusco afirmou em delação premiada que de outubro de 2008 até 26 de abril de 2013 ele próprio recebeu 29.000 dólares mensais em propina em razão de contratos de uma forma global, fora do modus operandi que envolvia o Partido dos Trabalhadores, Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras e outros.

O despacho de indiciamento relata que Barusco apresentou demonstrativos de transferências bancárias feitas pela Heatherley Business LTD. para a Rhea Comercial INC. entre 2008 e 2012. Em depoimento, em junho deste ano, Atan Barbosa declarou que fez transferências para a conta de Barusco como cortesia.

“Segundo Barusco, tais valores consistiram em vantagem indevida paga por Atan Barbosa, relacionada a contratos da IESA e CBD (Companhia Brasileira de Diques) com a Petrobras. Por meio dos comprovantes bancários apresentados pelo colaborador Pedro Barusco, é possível contabilizar um total de 1.556.350 dólares pagos na conta Rhea Comercial INC. pela conta Heatherley Business. Os pagamentos teriam se iniciado em 20 de junho de 2008 e cessado em 30 de abril de 2013”, registra o documento da PF.

“Os pagamentos de vantagem indevida foram devidamente comprovados a partir da entrega dos documentos bancários apresentados pelo colaborador Barusco. A titularidade da Heatherley Business também resta comprovada a partir da análise de itens apreendidos, bem como pela confissão de Atan Barbosa. Da mesma forma, Atan Barbosa confessou que os pagamentos foram realizados visando a obter a simpatia de Barusco e alguma facilitação por sua parte em procedimentos da Petrobras”, acrescentou os investigadores. Procurados, os advogados de Atan Barbosa não se pronunciaram.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Imagens do dia 21 de setembro

Posted: 21 Sep 2016 05:57 AM PDT

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Caciques direcionam doações para redutos eleitorais

Posted: 21 Sep 2016 05:52 AM PDT

Enquanto candidatos em grandes capitais se digladiam por repasses dos partidos para as eleições municipais de outubro, as principais legendas têm utilizado boa parte do dinheiro do fundo partidário para privilegiar candidatos de seus redutos eleitorais logo na primeira distribuição de recursos do caixa das siglas. São pequenas e médias cidades que, por serem consideradas cruciais para a manutenção da influência política de caciques, furam a fila e abocanham recursos que poderiam ser destinados a capitais.

No PMDB, por exemplo, que já teve de ouvir reclamações de falta de dinheiro de candidatos como Marta Suplicy, em São Paulo, ou Marcos Rotta, vice em Manaus, foram direcionadas fatias expressivas para cidades do Ceará, estado do tesoureiro da legenda, Eunício Oliveira, e de Roraima, por onde foi eleito o presidente da sigla Romero Jucá. O ex-senador peemedebista e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo também conseguiu garantir repasses polpudos – 200.000 reais – para o irmão Veneziano, candidato a prefeito de Campina Grande.

Para a pequena Lavras da Mangabeira, de 31.000 habitantes, foram 100.000 reais do fundo partidário para Ildsser Alencar Lopes, quase 20% do limite máximo permitido pela Justiça Eleitoral. Detalhe: Lavras da Mangabeira é a cidade natal de Eunício Oliveira. Em Sobral, para fazer frente à candidatura de Ivo Gomes, irmão de Ciro e Cid Gomes, o PMDB de Eunício enviou 200.000 reais para o candidato Moses Rodrigues em uma ofensiva para acabar com duas décadas de hegemonia política dos Ferreira Gomes. Moses deixou o PPS e migrou para o PMDB no início do ano a convite do próprio Eunício.

Em Roraima, estado de Romero Jucá, o candidato Maranhense das Verduras, que disputa a prefeitura de Cantá, recebeu do PMDB 70.000 reais, o equivalente a 41% do limite de gastos estabelecido para a campanha do município de pouco mais de 15.000 habitantes. Recentemente Jucá teve os sigilos bancário e fiscal quebrados por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeitas de que o então prefeito da mesma cidade de Cantá repassava propina a ele depois de licitações superfaturadas na cidade. O valor de 70.000 reais também foi enviado a candidatos aliados do peemedebista nos municípios de São Luiz, Caroebe, Amajari, Iracema e São João da Baliza, todos em Roraima. Em quatro dessas cidades, os repasses do PMDB equivalem a 65% do limite máximo de gastos permitidos para a campanha.

O Partido Progressista (PP), sigla que tem o maior número de políticos enrolados com o escândalo da Lava-Jato, priorizou, até o dia 19 de setembro, cidades de interesse do ministro da Saúde Ricardo Barros, que também é tesoureiro da sigla. A candidatura da filha de Barros, Maria Victoria Barros, em Curitiba, recebeu 301.000 reais do partido. Para Londrina, foram 300.000 reais para Marcelo Belinati. A campanha do irmão do ministro, Silvio Barros, em Maringá, recebeu 250.000 reais. De acordo com o presidente do partido, Ciro Nogueira, “o número de parlamentares das bancadas federais por Estado foi o fator considerado para a destinação das doações” e, por isso, as próximas remessas devem agraciar candidatos das maiores bancadas: Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais. Por meio de sua assessoria, Nogueira afirmou que “jamais tratou com o ministro Ricardo Barros sobre repasses do Fundo Partidário para as campanhas municipais”. “Não há interferência dos ministros na escolha da destinação dos repasses”, disse. O PMDB não explicou os critérios de distribuição de recursos a candidatos.

No PSB, como esperado, as atenções estão voltadas para a manutenção da hegemonia do partido em Pernambuco, berço político dos principais ícones socialistas, Eduardo Campos e Miguel Arraes. Do montante total de receitas registradas até agora na Justiça Eleitoral, 40% – ou 2,1 milhões de reais – foram destinados para a campanha à reeleição de Geraldo Júlio na capital.

Além de Recife, cidades vinculadas a caciques do partido também foram generosamente abastecidas na campanha. Apenas para Petrolina foram repassados, por ora, 400.000 reais para a campanha de Miguel Coelho, filho do senador e ex-ministro Fernando Bezerra Coelho. Braço-direito de Eduardo Campos, Bezerra Coelho é investigado na Lava Jato – sobre ele recaem as acusações de ter pedido propina da Petrobras para a campanha do ex-governador.

Nas remessas de dinheiro para as campanhas municipais, há ainda outras ligações diretas com Eduardo Campos e articuladas pessoalmente pelo seu sucessor e aliado, o governador Paulo Câmara: primo de Renata Campos, viúva de Eduardo, o candidato Heraldo Selva recebeu 250.000 reais para a disputa pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Calouro na política, o irmão de Campos, Antônio, recebeu o mesmo valor para turbinar sua corrida pela prefeitura de Olinda, que tem como atual prefeito Renildo Calheiros, irmão do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL).

Também chama atenção a campanha do PSB em Salgueiro, município do interior pernambucano com menos de 60.000 habitantes. O candidato Marcelo Sá recebeu 150.000 reais do caixa do PSB – o equivalente a 60% do limite de gastos autorizado pela Justiça. Enquanto isso, os candidatos da legenda em Goiânia e Macapá, por exemplo, embolsaram apenas 100.000 reais. Em Florianópolis, sequer houve repasses para o socialista Murilo Flores.

Se em alguns dos principais partidos fica nítida a vinculação entre seus caciques e o direcionamento financeiro das campanhas, o PT, em franco processo de derretimento e com o ex-presidente Lula sob ameaça de prisão, fechou a torneira para o reduto da principal estrela do partido. Ao ABC paulista, onde Lula iniciou a carreira política ao liderar greves sindicais, sobraram apenas tímidos repasses. Até o início desta semana, Tarcisio Secoli, candidato a prefeito de São Bernardo do Campo, havia recebido apenas 5.040 reais, vindos do diretório municipal. Já o candidato de São Caetano do Sul, Marcio Della Bella, levou pouco mais da metade: 2.840 reais. Na região, o principal beneficiado foi o sindicalista Carlos Grana, candidato a reeleição em Santo André, que recebeu 81.827 reais da direção municipal. O candidato de Diadema, Maninho, não obteve um mísero centavo de apoio financeiro do PT.


Arquivado em:Brasil, Eleições 2016, Política

Diretor de ‘L.A. – Cidade Proibida’ é encontrado morto em casa

Posted: 21 Sep 2016 05:49 AM PDT

O diretor de cinema Curtis Hanson, que ganhou um Oscar por Los Angeles – Cidade Proibida, foi encontrado morto em sua casa, na Califórnia, nesta terça-feira. Os paramédicos encontraram Hanson em sua residência de Hollywood Hills perto das 17h (horário local). De acordo com o Departamento de Polícia de Los Angeles, o cineasta, que tinha 71 anos e sofria de Alzheimer, morreu de causas naturais.

Ao lado de Brian Helgeland, Hanson recebeu um Oscar de melhor roteiro em 1997 por Los Angeles – Cidade Proibida, adaptado do romance de mesmo título do escritor James Ellroy. Como produtor do filme de época, Hanson também compartilhou a indicação a melhor filme do ano e ainda concorreu a melhor diretor. Em entrevista em 1997, Hanson afirmou que o filme “quebrava muitas das normas” dos grandes estúdios.

Los Angeles também rendeu um Oscar de melhor atriz coadjuvante a Kim Basinger e foi indicado nas categorias de fotografia, direção de arte, som, edição e trilha sonora. O filme reproduz a Los Angeles dos anos 1950, das ruas aos trajes, e Hanson contou com um elenco que incluiu Kevin Spacey, Russell Crowe, Guy Pearce, James Cromwell, Danny DeVito e David Strathairn.

Entre seus outros filmes, estão A Mão Que Balança o Berço (1992), Garotos Incríveis (2000) e 8 Mile: Rua das Ilusões (2002).  Seu primeiro roteiro para o cinema foi O Altar do Diabo (1970), inspirado em um relato de H.P. Lovecraft. Dois anos depois, ele estreou como diretor com Sweet Kill. Em 1983, dirigiu a comédia Porky 3, com Tom Cruise no elenco, embora seu primeiro grande sucesso comercial tenha sido A Mão Que Balança o Berço (1992), um thriller com uma inquietante babá interpretada por Rebecca De Mornay.

Com esse filme, Hanson começou uma bem-sucedida sequência: em 1994 dirigiu a espetacular e aventureira O Rio Selvagem, que contava com Meryl Streep e Kevin Bacon em seu elenco, antes de conquistar a crítica e público com Los Angeles: Cidade Proibida.

Hanson assinou também os filmes Em Seu Lugar (2005) e Bem-vindo ao Jogo (2007) e teve que deixar, por conta de uma doença, Tudo por um Sonho (2012) no meio da filmagem, um filme sobre surfe que foi concluído por Michael Apted.  Hanson deixa um filho que teve em 2004 com a companheira Rebecca Yeldham, que é produtora.

(Com agências Reuters e EFE)


Arquivado em:Entretenimento

Haddad promete, agora, benefício que vetou como prefeito

Posted: 21 Sep 2016 05:37 AM PDT

Candidato à reeleição, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), promete em um eventual segundo mandato ampliar a gratuidade no transporte público, desta vez concedendo o passe livre ao desempregado. Apesar da roupagem nova, o projeto já foi aprovado pela Câmara Municipal há quase um ano, mas vetado pelo petista, que depois recuperou a proposta por meio de um decreto municipal, mas que nunca foi colocado em prática.

A criação do Bilhete Único Especial para Trabalhador Desempregado foi publicada no Diário Oficial da Cidade em 9 de novembro do ano passado. Segundo as regras estabelecidas pela prefeitura, o passe gratuito seria válido por 90 dias e poderia ser solicitado no período de até três meses depois do fim do recebimento do seguro-desemprego. Cada usuário teria direito a doze cotas diárias por mês, que, na prática, permitiriam até oito embarques por dia nos ônibus.

Leia também:
Russomanno compara viciados em crack a zumbis

A concessão do bilhete, porém, foi suspensa pela gestão Haddad quatro meses após a publicação do decreto, em março deste ano, e sem que nenhum desempregado tivesse sido contemplado. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a decisão seguiu recomendação da Justiça Eleitoral. O temor era que a política fosse classificada como uma distribuição de benesses às vésperas da eleição.

A gratuidade no transporte para quem está desempregado já vale nos trens da CPTM e do Metrô, que liberam a catraca por até 90 dias para pessoas que foram demitidas após seis meses no mesmo emprego.

“Era exatamente isso que o meu projeto previa. Só queríamos estender o benefício que o Estado dá para a capital, ou seja, fazer uma integração”, disse o vereador Mario Covas Neto (PSDB), que assina o projeto de lei vetado juntamente com Toninho Vespoli (PSOL). “Mas o prefeito vetou e depois propôs a mesma coisa num decreto que nunca vingou. Agora, recupera a ideia num apelo eleitoral.”

Na terça-feira, durante agenda de campanha, Haddad afirmou que vai manter a política atual de reajuste da tarifa de ônibus abaixo da inflação e os programa de gratuidade, com foco nas camadas mais vulneráveis da população. “Estamos com a proposta de fazer o passe livre para o desempregado”, afirmou o petista, sem mencionar o decreto ou a proposta de lei aprovada pelos vereadores.

O prefeito participou de encontro promovido pela Arquidiocese de São Paulo com os candidatos a prefeito Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy (PMDB). Líder nas pesquisas, Russomanno disse que não pensa “por enquanto” em aumento da tarifa. “Primeiro vou ver como está a situação da cidade.”

Os contratos com as empresas responsáveis pela circulação de ônibus precisarão ser renovados logo no início da nova administração, pois a negociação não avançou durante os quatro anos da gestão de Haddad.

O candidato do PSDB, João Doria, voltou a prometer na manhã de terça-feira que não aumentará a passagem em seu mandato, caso vença a eleição. O tucano, porém, não explicou para quanto elevaria o subsídios pagos às empresas de ônibus – atualmente, essa política consome 2 bilhões de reais do orçamento municipal. “Não vamos mexer nas tarifas. Elas serão mantidas nas condições que se encontram no momento”, assegurou, em evento na zona leste.

Já Marta, que prometeu o mesmo durante o debate de domingo, já recuou da proposta.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Eleições 2016: São Paulo