USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Notícias

Notícias


Líder do PT: discurso de Dilma é importante para embates futuros

Posted: 29 Aug 2016 10:11 AM PDT

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), revelou nesta segunda-feira, ao avaliar o desempenho da presidente afastada Dilma Rousseff na primeira parto do interrogatório no Senado, um dos objetivos do partido com a defesa no impeachment: construir um discurso de vítima de golpe para as próximas disputas políticas e eleitorais. “Estamos conseguindo passar a imagem de um processo de ruptura da democracia e isso é muito importante para os embates futuros que vamos ter”, disse Costa. “Ela deu um tom político, foi muito incisiva e firme, fez um manifesto em defesa da democracia.” Humberto Costa rebateu as críticas de parlamentares pró-impeachment, que repudiaram o uso da palavra golpe na sessão presidida pelo ministro do Supremo Ricardo Lewandowski: “Os senadores da antiga oposição sentem urticária quando se fala em golpe”.

Polícia chinesa afirma ter capturado ‘Jack, o Estripador’ local

Posted: 29 Aug 2016 10:01 AM PDT

A polícia de uma província no noroeste da China acredita ter capturado o homem conhecido como “Jack, o Estripador chinês”, responsável pelo estupro e assassinato de onze mulheres e crianças, algumas delas encontradas com genitais extirpados, anunciou a imprensa estatal. A vítima mais nova tinha apenas 8 anos de idade.

Gao Chengyong, de 52 anos, foi detido na loja que administra ao lado da mulher em Baiyin, na província de Gansu, informou o jornal China Daily. Ele confessou os assassinatos, cometidos entre 1988 e 2002 em Gansu e na região vizinha da Mongólia interior, segundo o jornal, que cita o Ministério de Segurança Pública do país.

LEIA TAMBÉM:
Explosão em central elétrica mata ao menos 21 pessoas na China
Cão enfurecido ataca 23 pessoas e causa pânico na China

A primeira vítima, de 23 anos, foi encontrada em casa em agosto de 1988, com 26 facadas pelo corpo. De acordo com o jornal Beijing News, o primeiro filho de Gao nasceu naquele ano.

O autor dos crimes tinha como alvos mulheres vestidas de vermelho. Ele as seguia até suas casas para estuprá-las e matá-las, geralmente degolando as vítimas. Em alguns casos, o assassino mutilava as vítimas, cortando seios, mãos e orelhas, e retirava os órgãos genitais delas.

Gao Chengyong foi identificado por acaso, depois que um integrante de sua família, detido por um delito menor, teve uma mostra de DNA solicitada pela polícia. Os investigadores detectaram semelhanças com o DNA do assassino procurado há 28 anos e ordenaram exames em todos os homens da família.

(Com AFP)

Janaína Paschoal: ‘Dilma não explicou nada’

Posted: 29 Aug 2016 10:01 AM PDT

Uma das autoras da denúncia que ensejou o processo de impeachment, a advogada Janaina Paschoal criticou a primeira etapa da audiência de Dilma Rousseff no Senado nesta segunda-feira. Após as mais de três horas de manifestação, entre o discurso e o interrogatório, a jurista afirma que sai frustrada: "Dilma não explicou nada".

"Ela está se esforçando e mostrou respeito vindo ao Congresso. Não desmereço isso. Agora, sob o ponto de vista do mérito, realmente ela não explicou nada", afirmou Janaína.

A presidente afastada chegou nesta manhã ao Senado para fazer seu último pronunciamento antes da votação decisiva da ação por crime de responsabilidade. Ao longo dos 45 minutos de discurso, Dilma discorreu sobre seu passado como guerrilheira, disse ser alvo de uma "trama" e de um "golpe", atacou o governo de seu sucessor, Michel Temer, e investiu no discurso do medo, colocando em xeque a continuidade de projetos sociais implementados pelo PT caso ela seja cassada. Em seguida, começou a responder às perguntas dos senadores.

"Na condição de cidadã, eu sinto uma frustração. Eu sempre tenho a esperança de que eventualmente viria uma explicação, uma justificativa, um reconhecimento de tudo que foi feito errado, e novamente não veio", disse Janaina Paschoal. "Ela está repetindo um discurso. Não responde os fatos, repete teses criadas pelo advogado", continuou.

Um dos momentos mais esperados desta segunda-feira é o embate direito entre a Janaina e Dilma Rousseff. A advogada, porém, afirma que vai esperar o interrogatório feito por mais de 40 senadores para decidir se fará ou não alguma pergunta para a presidente afastada. Ela minimiza qualquer tensão para o interrogatório. "As pessoas criaram um clima que não existe", afirma.

Emoção, tortura e preconceito: 7 momentos do discurso de Dilma

Posted: 29 Aug 2016 09:54 AM PDT

Cadê o Chico?

Posted: 29 Aug 2016 09:36 AM PDT

Antes de entrar em Plenário para discursar e apresentar seus argumentos finais no julgamento do impeachment no Senado, a presidente afastada Dilma Rousseff se reuniu com aliados na presidência da Casa. Ao perceber que uma das principais estrelas que a apoiam, o cantor e compositor Chico Buarque, não estava em sua presença, Dilma mandou chamar o artista para ficar ao lado de ex-ministros e de seu padrinho político, o ex-presidente Lula. Chico Buarque, aliás, é o cabo eleitoral mais popular da comitiva de Dilma e a personalidade mais assediada no julgamento desta segunda-feira. O cantor chegou às galerias do Senado, onde estão os 30 convidados da presidente Dilma, às 9h16 de óculos escuros e acompanhado de Lula. Antes, participou de um café da manhã no Palácio da Alvorada, residência oficial da petista.

Aécio: ‘Vento vai levar o discurso vazio do golpe’

Posted: 29 Aug 2016 09:34 AM PDT

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), criticou a estratégia do PT e da presidente afastada Dilma Rousseff na primeira parte da defesa contra o impeachment no Senado. “Esse discurso vazio do golpe o vento vai levar”, disse Aécio no primeiro intervalo da sessão nesta segunda-feira. “O que fica é que a lei tem que ser cumprida por todos, a começar pelo presidente da República”. Candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2014, Aécio cobrou objetividade da presidente na resposta das perguntas dos senadores.

‘Foi decisão empresarial’, diz ator sobre ‘yellowface’ da Globo

Posted: 29 Aug 2016 09:23 AM PDT

Com sangue italiano e japonês, o ator curitibano Marcos Tumura diz nunca ter sido prejudicado pelos olhos levemente puxados. Isso, no entanto, não impediu que se visse no meio de uma controvérsia, já apelidada de "yellowface" – referência à antiga prática de se pintar o rosto de atores brancos escalados para viver personagens negros. A polêmica foi suscitada por Sol Nascente, novela que estreia nesta segunda-feira na faixa das 6 da Globo, no lugar de Êta Mundo Bão, de Walcyr Carrasco. No núcleo principal da trama, em uma família de raízes nipônicas, estão os atores Luis Melo e Giovanna Antonelli. Tumura, que fez teste para o folhetim, poderia ter sido escalado para viver Kazuo Tanaka, personagem de Melo. Ele, que frisa não ter sido testado para nenhum papel específico, acabou ficando com um personagem  menor, de um mafioso.

LEIA TAMBÉM:
Da roça ao book rosa: a versatilidade de Walcyr Carrasco
Walther Negrão sofre AVC a poucos meses da estreia de nova novela
Escalado em 'Sol Nascente', Marcello Novaes quer se aposentar
Giovanna Antonelli posta foto com dublê da próxima novela – um homem

O texto de Sol Nascente, de autoria de Walther Negrão, tem justificativa para as escalações de Luis Melo, ator que é filho de índia com italiano e Giovanna Antonelli, descendente de italianos. Kazuo é mestiço: neto de um americano que se casou com uma japonesa. Já Alice, personagem de Giovanna, é adotada. As explicações, no entanto, não vêm brecando as críticas, que a Tumura parecem exageradas.

"Não acho que seja o caso de yellowface. Tanto é que temos muitos japoneses na novela", diz Tumura. "Eu não sei porque os autores escolheram o Luis Melo, deve ter sido alguma coisa interna. Ele já é contratado da empresa. Não é discriminação, é algo mais empresarial. Ou, de repente, o autor achou que o Luis Melo era o indicado para o papel."

Além de viver um mafioso em Sol Nascente, que estreia com a dupla missão de apaziguar os ânimos dos críticos e de manter a boa audiência de Êta Mundo Bão, Tumura está em cartaz no musical Forever Young, em cartaz no Teatro Fecomércio, em São Paulo. O espetáculo, norueguês, estreou em 19 de agosto e segue até 30 de outubro. O gênero é um velho conhecido do curitibano, que já atuou em A Bela e a Fera, O Fantasma da Ópera e Os Miseráveis, em que, mesmo com os olhos puxados, fez o francês Jean Valjean.

"Particularmente, eu nunca tive nenhuma implicação por ser oriental", diz. "Também interpretei o Lumiére de A Bela e a Fera. O Brasil é um país muito misturado, então é meio esperado ter essa mistura também no palco. Eu só não poderia fazer um alemão em Cabaret, que fala do nazismo e exige uma caracterização mais rigorosa", diz.

EI executou 2.369 civis na Síria nos últimos dois anos

Posted: 29 Aug 2016 09:23 AM PDT

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) executou 2.369 civis na Síria desde a proclamação de seu califado em 29 de junho de 2014, informou nesta segunda-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). Quando somados os assassinatos de combatentes, não apenas os inimigos, mas também membros do próprio EI acusados de traição, o número de execuções promovidas pelos grupo extremista salta para 4.401 pessoas.

Segundo a apuração desta ONG baseada no Reino Unido, que conta com voluntários na Síria, dos 2.369 civis, 85 são menores de idade e 130 são mulheres.

As vítimas foram assassinadas de diversas formas – fuziladas, decapitadas, apedrejadas, jogadas do alto de edifícios e queimadas – nas áreas que o EI controla nas províncias sírias de Damasco e periferia, Deir Ezzor (leste), Raqqa e Al Hasaka (nordeste), Alepo (norte), Homs e Hama (centro).

LEIA TAMBÉM:
Com apoio da Turquia, rebeldes sírios expulsam EI de reduto
Saiba o que aconteceu com o menino sírio da ambulância
Paralimpíada: Atleta refugiado perdeu perna tentando ajudar amigo

Entre os assassinatos coletivos cometidos pelo grupo terrorista, figura o massacre de mais de 930 membros do clã árabe sunita de Al Shuitat no leste de Deir Ezzor e de 223 civis curdos nas cidades de Kobani e Beraj Botam, localizadas no norte de Alepo. Além disso, foram executadas 46 pessoas na aldeia de Al Mabuya, ao leste da cidade de Salmiya, com presença de minorias religiosas, e outras 85, entre eles dez crianças e oito mulheres, familiares de milicianos do regime sírio em Deir Ezzor.

Combatentes

Por outro lado, o EI matou 331 combatentes de facções rebeldes e islamitas, da antiga Frente Nusra (grupo que anunciou a ruptura com a Al Qaeda e passou a se chamar Frente da Conquista do Levante, há um mês), além de milicianos curdos capturados em enfrentamentos e postos de controle.

O EI também acabou com a vida de 486 de seus próprios combatentes, acusados de espionagem para outros países, de colaborarem com a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos e de tentarem fugir do califado.

Além disso, a organização terrorista executou 1.196 oficiais, soldados e milicianos pró-governo sírio, enquanto quatro desertores do Exército sírio que não pertenciam a nenhuma facção rebelde foram assassinados por apostasia e um ex-policial do regime “por não se arrepender”.

(Com EFE)

Polícia suspeita que pai matou mulher e 2 filhos no Rio

Posted: 29 Aug 2016 09:16 AM PDT

Quatro pessoas de uma mesma família morreram nesta manhã em um condomínio de alto padrão na Barra da Tijuca. As evidências iniciais encontradas pela polícia apontam que o engenheiro, Nabor Coutinho de Oliveira Júnior, de 43 anos, assassinou a facadas a mulher Laís Khouri, 48, depois matou os dois filhos Henrique, 10, e Arthur, 6, e se suicidou em seguida. O crime teria acontecido por volta das 6h30 da manhã. De acordo com as condições do local do crime, a polícia acredita que ele teria esfaqueado a mulher enquanto ela dormia e golpeado os filhos ainda no quarto com uma marreta (foi encontrada o objeto no local, junto a manchas de sangue). Depois, atirou os meninos pela varanda do apartamento e saltou em seguida.

Crime na Barra da Tijuca

Os corpos do empresário Nabor Coutinho de Oliveira Junior, dos filhos Henrique e Arthur e da esposa Lais Khouri foram encontrados no Condomínio Pedra de Itaúna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (Reprodução/Facebook)

A polícia encontrou ainda uma carta que acredita ter sido escrita pelo engenheiro, em que está enumerada uma sucessão de referências a problemas de cunho pessoal e principalmente financeiros. No item de número seis do manuscrito divulgado pelo jornal O Globo está escrito: "Me preocupo muito deixar minha família na mão. Sempre coloquei eles à frente de tudo e até nessa decisão arriscada para ganhar mais. Mas está claro para mim que está insustentável e não vou conseguir levar adiante. Não vamos ter mais nada e não vou ter como sustentar a família. E da forma como tudo ocorreu sei que meu nome vai ficar queimado nesse mercado (…). Não vou ter onde trabalhar". No item seguinte, prossegue: "Sinto um desgosto profundo por ter falhado com tanta força, por deixar todos na mão. Mas melhor acabar com tudo logo e evitar o sofrimento de todos". No quesito oito, o autor arrola suas suspeitas de que poderia perder o trabalho: "E nos últimos dias passei a ser menos envolvido ou copiado nos e-mails dos projetos que estão rolando. Pode ser cisma minha, mas parece já um sinal de que não me querem mais lá". E prossegue no nove: "Ainda não conseguimos contratar o novo plano de saúde porque estava aguardando a criação do CNPJ. Agora que saiu está com a (empresa) para avaliar preço. Com o histórico médico da Laís e do Arthur será que aprovam? Será que não vai ficar super caro?". E o trecho divulgado da carta finaliza com o item dez: "Esse contrato que assinei com eles é completamente desproporcional. (…)".

Até o fim da manhã, policiais da delegacia de homicídios ainda estavam no condomínio Pedra de Itaúna avaliando o apartamento e o local em que os corpos de Oliveira e os filhos caíram, junto à piscina. A família residia em uma unidade do 18º andar do edifício Lagoa Azul. Segundo informações de seu perfil na rede social Linkedin, Oliveira era formado em engenharia de software pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e até junho trabalhou na TIM, onde ocupava o cargo de gerente de marketing sênior da área de serviços de inovação, posto para qual havia sido promovido em junho de 2015. Segundo as informações do perfil, ele começou na empresa em 1998, na filial de Minas Gerais. Nos últimos dois meses, o perfil indica que ele havia assumido o posto de executivo-chefe da empresa Datami, de pequeno porte, especializada em desenvolvimento de soluções para estratégias de marketing por telefonia móvel.

Na mesma rede social, o perfil de Laís aponta que era formada em Comunicação e Publicidade pela mesma UFMG e que seu último emprego foi no cargo de coordenadora de comunicação e treinamento no estaleiro Eisa, de onde saiu em maio de 2013. Ela também trabalhou na TIM de 1998 a 2011. Nascidos em Minas Gerais, tanto Oliveira como Laís, começaram a trabalhar na multinacional italiana na capital mineira e se mudaram para o Rio em 2009. Na sede da TIM, no Rio, onde o casal era bastante conhecido, o clima era de profunda consternação. "Nabor pediu demissão há dois meses e partiu para outro trabalho por uma proposta salarial melhor", recorda uma colega que pediu para não ser identificada. "Ele era muito tranquilo, trazia as crianças para o escritório, conhecíamos toda a família e estamos em choque."

Maradona é proibido de viajar e arma confusão em aeroporto

Posted: 29 Aug 2016 09:15 AM PDT

Dias depois de reconhecer seu filho italiano, Diego Armando Maradona voltou a ser notícia por motivos menos honrosos. O ídolo do futebol argentino se envolveu em uma confusão no aeroporto de Ezeiza, na grande Buenos Aires, ao tentar retornar a Dubai, onde vive há alguns anos. Maradona foi barrado por portar um passaporte que constava como "extraviado" pelo controle de migração. Em cena nada incomum, Maradona ficou fora de si: gritou com os funcionários e deixou o local culpando o governo argentino.

Leia também:
Maradona diz que ex-mulher roubou R$ 29 mi de sua conta bancária
Maradona presenteia árbitro que não viu toque de mão
Maradona tatua a palavra 'cadela' em homenagem à namorada

Acompanhado da namorada Rocío Oliva, Maradona afirmou que jamais denunciou roubo do passaporte e garantiu que o documento era 100% legítimo. Segundo a emissora América, os advogados de Maradona consideram que essa foi uma armadilha do governo de Maurício Macri contra o ex-jogador. Maradona tem sido firme em suas críticas ao político e chegou a dizer, em janeiro, que não voltaria a viver na Argentina enquanto Macri fosse o presidente.

Após discurso firme, Dilma volta a ser Dilma em interrogatório

Posted: 29 Aug 2016 09:09 AM PDT

Após um início auspicioso de sua participação na sessão desta segunda-feira do Senado Federal, em que leu quase sem tropeços um discurso firme contra sua condenação por crime de responsabilidade, a presidente afastada Dilma Rousseff voltou a fazer uso do “dilmês” na fase de interrogatório. A retórica confusa que sempre a caracterizou dá o tom das respostas aos senadores.

Com frases emendadas umas nas outras e nem sempre respeitando a lógica, a presidente retomou o uso de metáforas e dos pleonasmos que consagraram o idioma próprio de Dilma. Ao rebater a fala do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que a acusou de não cumprir a Constituição por não seguir a Lei de Responsabilidade Fiscal, Dilma foi redundante ao dizer que a mentira “não tem base na realidade”. “Considero que essa sua acusação é improcedente. Acho que ela é aquela mentira que não tem base na realidade, ou seja, ela não expressa a verdade dos fatos”, disse ela.

Em resposta à senadora Ana Amélia (PP-RS), Dilma comparou o processo de impeachment a uma árvore ao tentar explicar o que entendia como golpe parlamentar. “A diferença consiste que no golpe militar é como se você tivesse uma árvore, que você derruba o governo e o regime democrático. O que tem acontecido no golpe parlamentar é que você tira um presidente eleito por razões que estão fragilizadas pelo fato de que não tem crime de responsabilidade que as sustentem. É como se essa árvore não fosse derrubada, mas atacada por forte e intenso ataque de fungos, por exemplo”, disse a presidente.

Ao contrário da semana passada, em que houve muita discussão e troca de farpas entre os senadores, o interrogatório de Dilma segue em clima cordial. Favoráveis ao impeachment, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Ana Amélica Lemos (PP-RS) fizeram questão de dizer que respeitam a biografia de Dilma e a sua posição como mulher, mãe e avó. A presidente, por sua vez, rebateu os argumentos da acusação com aparente irritação, mas agradeceu às manifestações de respeito.

Em resposta ao senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator da comissão do impeachment, Dilma fez uma espécie de “mea culpa” em nome do PT, dizendo que “lamenta” o fato de o partido ter votado contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Faço aqui essa confissão clara”, completou. Em seu discurso de 45 minutos na tribuna, a presidente também não fez nenhum aceno à legenda, à qual é filiada desde 2001 e que nos últimos meses se viu às voltas com constantes descontentamentos por falta de diálogo e pelas medidas impopulares do ajuste fiscal.

 

 

Dilma ignora o PT em discurso no Senado

Posted: 29 Aug 2016 08:44 AM PDT

A presidente afastada Dilma Rousseff usou a tribuna do Senado nesta segunda-feira para proferir um discurso que, seja qual for o desfecho do processo de impeachment, ficará registrado como um dos momentos mais marcantes da história do país. Ao longo de 45 minutos, a petista discorreu sobre seu passado como guerrilheira, disse ser alvo de uma "trama" e de um "golpe", atacou o governo de seu sucessor, Michel Temer, e investiu no discurso do medo, colocando em xeque a continuidade de projetos sociais implementados pelo PT caso ela seja cassada.

No plenário, deputados e senadores petistas, responsáveis por puxar um tímido aplauso logo no início da manifestação, amontoavam-se para acompanhar o discurso da ainda presidente. Mas, da tribuna, não receberam o mesmo reconhecimento. Dilma Rousseff não fez nenhum aceno ao PT, partido ao qual se filiou em 2001 e que em seus últimos momentos como presidente se viu às voltas de constantes descontentamentos motivados pela falta de diálogo na elaboração de medidas impopulares de ajuste fiscal.

Até mesmo o seu padrinho político, o ex-presidente Lula, acabou praticamente passando em branco. O petista esteve com Dilma na noite deste domingo para fazer os últimos retoques no discurso desta manhã e acompanhava, com os olhos vidrados, o pronunciamento da presidente afastada da galeria do Senado. Indiciado na semana passada pela Polícia Federal no âmbito da Lava Jato, Lula, ironicamente, apenas foi lembrado quando Dilma afirmou que no governo dela e de seu antecessor "foram dadas todas as condições para que as investigações" sobre corrupção avançassem.

Também acompanhava o discurso o presidente nacional do PT, Rui Falcão, que não hesitou em dar as costas a uma das principais bandeiras de Dilma nos seus últimos momentos como presidente: a proposta de um plebiscito para a convocação de novas eleições. A medida seria uma alternativa para apear Temer do Planalto antes de 2018.

Questionado por VEJA, o vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (PT-CE), minimizou a ausência de menções ao partido na fala de Dilma. "Essa não é uma plenária do PT. Estamos no Senado. Dilma não tem que citar Lula nem ninguém. Agora é ela", afirmou. "Não haveria porque ter acenos ao partido. Dilma falou para o país", continuou.

Senadores aproveitam sessão para gravar vídeos ao eleitorado

Posted: 29 Aug 2016 08:20 AM PDT

O plenário do Senado ainda estava vazio quando senadores aliados do presidente interino Michel Temer ocuparam o palco do julgamento final do impeachment de Dilma Rousseff para gravar depoimentos. A ideia dos parlamentares era marcar posição favorável ao afastamento da petista e explorar o vídeo junto ao eleitorado. Um dos primeiros a gravar os depoimentos foi o tucano Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que, diante da mesa a ser ocupada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, gravou para uma produção pessoal. As redes sociais, aliás, são o principal mecanismo dos congressistas para divulgar a presença deles no processo de impeachment. Hashtags foram criadas pelos contra e pró-impeachment, senadores fazem transmissões ao vivo e frases emblemáticas do discurso da presidente são utilizadas pelas equipes dos senadores como "propaganda" política.

Kendall Jenner, irmã de Kim Kardashian foi ‘banida’ pelo ‘Uber’

Posted: 29 Aug 2016 08:10 AM PDT

Além de socialite, Kim Kardashian agora também faz o papel de motorista para a irmã mais nova. A modelo Kendall Jenner foi banida do Uber por motivos desconhecidos, segundo o Twitter da sua irmã mais velha.

LEIA TAMBÉM:
Kim Kardashian é uma agente secreta? O Irã acha que sim

“Ugh, tenho que dirigir para a @KendallJenner hoje à noite porque ela foi banida do Uber! Por quê, @Uber??? Ela é uma passageira ‘modelo’!!!!!”, tuitou Kim, fazendo uma referência à profissão da caçula.

O Uber ainda não se pronunciou quanto ao ocorrido, nem Kendall os as Kardashians relevaram o motivo pelo qual a modelo não pode mais usar o aplicativo.

Geração Y sabe que a Previdência vai mudar, mas foge do assunto

Posted: 29 Aug 2016 08:04 AM PDT

Os jovens da chamada geração Y serão diretamente afetados pelas prováveis mudanças na Previdência Social que estão em gestação no país. Embora tenham conhecimento disso, pesquisas mostram que eles falham no planejamento e veem a aposentadoria como algo muito distante e não sabem – ou não querem – lidar com isso.

A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) e o instituto de pesquisa Ipsos fizeram um recorte de um ampla pesquisa sobre o tema divulgada na semana passada. A conclusão é que 62% dos jovens entre 23 e 34 anos já ouviram falar das mudanças que o atual governo pretende fazer nas regras da Previdência, número superior à média geral (54%) e de grupos mais próximos de se aposentar, como a faixa de 50 a 59 anos (46%).

Mas, apesar de conhecerem a discussão, os jovens pouco sabem sobre o funcionamento do sistema de Previdência Social. Metade disse não saber nada ou desconhecer detalhes sobre o caminho para a aposentadoria – acima da média da população (46%).

De acordo com uma pesquisa do banco BNY Mellon, feita em parceria com a Universidade de Cambridge, isso não é, necessariamente, reflexo de falta de interesse dos jovens, mas sim uma grande falha na comunicação que é feita com eles.

“Não está sendo falado para essa geração qual é o tamanho da montanha de dinheiro que eles precisam escalar”, diz a pesquisa, que ouviu jovens do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Japão e Holanda, nascidos entre meados de 1980 até a virada do século.

No caso particular do Brasil, no entanto, percebe-se um sentimento de negação da realidade. Na amostra geral, 77% dos jovens disseram que querem saber a verdade sobre como será a sua aposentadoria, enquanto no Brasil esse número cai para 48%.

Mais do que isso, um terço dos jovens brasileiros afirmou que prefere não saber como será o futuro financeiro na terceira idade, por “não saber lidar com a verdade”, bem acima da média global (12%).

A verdade é que não dá para esperar o tempo passar. Nas contas do superintendente de investimentos do banco Santander, Marcos Figueiredo, para garantir a mesma renda do tempo da ativa aos 65 anos, um jovem de 25 anos precisa investir 10% do salário. Aos 45 anos, esse valor sobe para 31%.

Leia também:
Mercado piora previsão de inflação para 2016 e 2017
Reforma da Previdência vai afetar mais quem tem até 50 anos
Militares vão ficar fora da reforma da Previdência

Para Vanessa Vidutto, advogada especializada em planejamento previdenciário, a negação do jovem brasileiro é reflexo de uma característica de imediatismo dessa geração. “Existe uma falta de compromisso a longo prazo e isso se reflete diretamente na questão da previdência, que exige planejamento”, disse.

Aline Sun, sócia da Guide Investimentos e responsável por um novo projeto de planejamento financeiro da empresa, é mais otimista. “Acredito que o protagonismo dessa geração supera o imediatismo. Esse jovem quer ter controle da própria vida, e a melhor forma de ter isso é se planejando financeiramente.”

Previdência privada

Em um cenário em que a Previdência Social deve ficar mais restrita, a oferta de produtos financeiros para complementar a renda na aposentadoria tende a crescer no país. Para o economista e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Paulo Tafner, a reforma do modelo previdenciário é importante porque pode gerar oportunidades para a criação de produtos que atendam às particularidades da juventude.

Com 25 anos e apenas dois de contribuição ao INSS, o servidor público Rodrigo Blanco Galvão está pessimista com o futuro da Previdência Social no país e, por isso, quer começar a investir em uma previdência privada a partir do ano que vem.

Ainda sem objetivos muito claros, ele pensa em contratar o produto no próprio banco, mas não pensando em guardar o dinheiro exclusivamente para a aposentadoria. “O objetivo é ter uma reserva para quando eu precisar, como para dar entrada em um imóvel”, explica.

Para Aura Rebelo, diretora de marketing e canais da Icatu Seguros, esse desejo mostra a necessidade de criar produtos mistos, que possam, ao mesmo tempo, atingir objetivos diversos, como estudo, viagens, casamento e filhos.

(Com Estadão Conteúdo)

Chupão no pescoço causa morte de adolescente

Posted: 29 Aug 2016 08:03 AM PDT

Um adolescente de 17 anos, da Cidade do México, no México, morreu após levar um chupão no pescoço dado pela namorada. De acordo com os médicos que o atenderam, o chupão foi tão forte que acabou criando um coágulo. O coágulo foi levado pela corrente sanguínea até o cérebro, provocando um derrame. As informações são do jornal mexicano El Manana.

Leia também:
Insônia pode aumentar o risco de derrame
Jovem é internada com trombose devido ao uso de anticoncepcional

O jovem Julio Macias Gonzalez começou a ter os sintomas logo após o episódio. Ela voltou para casa, sentou à mesa para jantar com a família e sofreu convulsões. Seus pais chamaram a emergência e o garoto foi encaminhado para o hospital. No entanto, não resistiu.

A namorada de Julio, de 24 anos, está desaparecida até o momento.

Juno completa com sucesso missão de maior aproximação a Júpiter

Posted: 29 Aug 2016 08:02 AM PDT

A sonda Juno, da Nasa, fez história ao chegar mais próxima de Júpiter que qualquer outro módulo já chegou. No último sábado, a nave passou cerca de 4.200 quilômetros acima das nuvens do gigante gasoso, voando a 208.000 quilômetros por hora quando realizou o rasante. O objetivo principal da missão é investigar o funcionamento do planeta e analisar sua composição para responder a algumas perguntas como: do que ele é feito? Como é o seu núcleo (se é que ele existe)? Como é seu campo magnético? Ao respondê-las, conseguiremos compreender a formação não só de Júpiter, mas de todo o sistema solar, que inclui a Terra.

Leia também:
A Nasa chegou a Júpiter. Por que isso é importante?
Missão Juno envia sua primeira imagem após chegar a Júpiter
Missão Juno: Nasa divulga 1.300 fotos de Júpiter

De acordo com a agência espacial americana, este é o voo mais próximo de Juno em volta do planeta ao longo de toda a missão. “Estamos recebendo alguns dados intrigantes neste momento. Levará alguns dias para que tenhamos recebido toda a informação científica coletada pela sonda e ainda mais para começar a compreender o que Juno e Júpiter estão tentando nos dizer”, declarou Scott Bolton, o pesquisador principal da missão no Southwest Research Institute de San Antonio, nos Estados Unidos.

A Nasa também comemorou o feito pelo Twitter. “Sobrevoando Júpiter. Minha primeira visão de perto do gigante gasoso foi um sucesso!”, publicou o perfil da missão na rede social.

Missão Juno

A sonda chegou em julho à órbita de Júpiter, após cinco anos viajando no espaço. Foi a primeira nave impulsionada por energia solar enviada ao gigante gasoso e pioneira em orbitar um planeta que está além do cinturão de asteroides de polo a polo. A nave não tripulada tem o tamanho de uma quadra de basquete e as imagens obtidas durante a missão serão as de maior resolução já vistas do planeta gigante. A missão chegará ao fim em fevereiro de 2018.

A Nasa batizou a operação segundo um episódio mitológico. De acordo com a mitologia romana, Juno (equivalente a Hera, na mitologia grega) é a irmã e esposa de Júpiter (Zeus, na mitologia grega), a única capaz de penetrar nas nuvens em que seu marido se envolveu para camuflar suas infidelidades. Delicadamente, ela consegue descobrir a verdadeira natureza de Júpiter – o mesmo objetivo da missão espacial.

Tempestade elétrica na Noruega mata mais de 300 renas

Posted: 29 Aug 2016 08:02 AM PDT

Uma tempestade elétrica matou 322 renas no Parque Nacional de Hardangervidda, ao sul da Noruega, informou nesta segunda-feira a Direção Norueguesa de Meio Ambiente. Os corpos dos animais, adultos e filhotes, foram achados por um vigilante na sexta-feira à noite e estavam espalhados em uma área de 50 a 80 metros de diâmetro.

“Eu já tinha ouvido falar de vacas mortas por raios antes, mas não em proporções tão grandes”, declarou à TV pública NRK o especialista Knut Nylend, da agência nacional para o controle florestal. De acordo com ele, é comum as renas se manterem agrupadas, principalmente durante o mau tempo.

Leia também
Mensagem de SOS na areia salva casal em ilha deserta
Atleta seguido por cachorra em ultramaratona reencontra a amiga

No fim de semana, funcionários da SNO recolheram amostras dos animais para analisar os detalhes do caso, mas as autoridades ainda não decidiram o que fazer com os corpos. O Hardangervidda é a maior área dedicada à proteção de renas selvagens na Noruega, com uma população de, aproximadamente, 10.000 animais que vivem em 8,1 quilômetros quadrados.

(Com agência EFE)

Escudeiro de Dilma ainda tenta cooptar votos contra impeachment

Posted: 29 Aug 2016 07:40 AM PDT

Escudeiro da presidente afastada Dilma Rousseff, o deputado Silvio Costa (PTB-PE) ainda tenta cooptar votos contra o impeachment. Costa comemorou o fato de que o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) aplaudiu o discurso da petista. “É o mesmo que um jogador de futebol. Pode jogar mal a partida inteira. Se no último minuto fizer um gol, vai entrar para a história”, comparou o deputado. Ex-ministro de Dilma, Cristovam votou favorável à continuidade do processo no Senado e tende a ser contra a petista no julgamento final. Silvio Costa chorou durante o discurso de Dilma no Senado. Ele se esforça para encontrar condições políticas para o retorno da petista: “Os parlamentares são todos volúveis. Na hora que a Dilma voltar, eles também voltam. A governabilidade não será um problema”.

Em interrogatório, Kátia Abreu faz defesa da gestão Dilma

Posted: 29 Aug 2016 07:29 AM PDT

Primeira inscrita a participar do interrogatório da presidente afastada Dilma Rousseff, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) preferiu usar o seu tempo de cinco minutos para, ao invés de fazer perguntas, defender a presidente e reafirmar a tese de que o impeachment é um golpe de Estado.

“Não tenho dúvida de que esse impeachment é um processo que nasceu da vingança sórdida de Eduardo Cunha e da ganância de um pequeno grupo pelo poder”, disse Kátia, em tom inflamado. Amiga pessoal de Dilma, ela lembrou que a  petista elevou o status do Ministério da Agricultura, do qual foi titular, para o primeiro escalão do governo e que as subvenções ao Plano Safra só agora foram “cinicamente chamadas de pedaladas”.

“Senhora presidente, não tenho perguntas, peço apenas que fale para esse plenário sobre esse ataque político que tem como vítima a democracia brasileira. A história vai contar aos brasileiros de hoje e do futuro ao que estamos assistindo aqui”, disse Kátia Abreu.

A segunda a falar foi a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), que estava vestida com as cores da bandeira brasileira. Favorável ao afastamento definitivo de Dilma, a senadora rebateu a tese do golpe, dizendo que a presença de Dilma no plenário do Senado legitima o julgamento. “Sua presença aqui é um tributo à nossa Constituição. A suprema corte do país jamais compactuaria com um golpe. O verdadeiro golpe foi contra milhões de brasileiros”, rebateu a senadora.