USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 28 de agosto de 2016

Notícias

Notícias


Caminhão do Exército cheio de maconha é apreendido em SP

Posted: 28 Aug 2016 09:04 AM PDT

Um caminhão do Exército, pertencente ao 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20 RCB), foi apreendido com cerca de 3 toneladas de maconha em Campinas na madrugada deste domingo. O veículo era transportado pelos militares Higor Abdala Costa Attene, Maykon Coutinho Coelho, que estão presos, e Simão Raul, que fugiu baleado.

Segundo a Polícia Militar, Simão foi encontrado em Cordeirópolis e levado à Santa Casa de Limeira (SP). Depois de ser medicado, ele foi encaminhado à delegacia na capital. Ainda de acordo com a PM, três civis que estariam apoiando o transporte da droga fugiram em um veículo branco modelo Uno.

Durante a apreensão, houve troca de tiros entre a Polícia Militar e os militares. O caminhão, que havia saído de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e foi apreendido na rodovia SP-101, tem marcas de disparos na porta, um vidro quebrado e um pneu furado. 

O Comando Militar do Sudeste divulgou, em nota, que será aberto um inquérito da Polícia Militar para apurar os fatos. “O Comando Militar do Sudeste esclarece que tanto o tráfico de drogas, bem como o seu porte e consumo são crimes militares capitulados no Código Penal Militar”. 

Fim do mistério: fotos em PB na rede são campanha contra o câncer

Posted: 28 Aug 2016 08:33 AM PDT

Nos últimos dias, a hashtag #desafioaceito vem se espalhando – e provocando curiosidade – nas principais redes sociais, do Facebook ao TwitterInstagram. A hashtag acompanha publicações de retratos dos usuários em preto e branco, sem maiores esclarecimentos. Mas eis que o mistério tem explicação: trata-se de uma campanha de conscientização e combate ao câncer.

A campanha espalha-se com a lógica de uma corrente. Ao curtir uma dessas postagens, o usuário da rede social é convidado a participar por meio de uma mensagem privada com o seguinte texto: “Oi, não sou adepta, mas essa foi por uma boa causa, então aí vai: tem que colocar na tua linha do tempo uma foto tua em preto & branco pela luta contra o câncer e escrever: #DesafioAceito. Manda essa mensagem para todos que curtirem tua foto.”

Em outros países, circula uma versão em inglês da mesma hashtag, #challengeaccepted. Curiosamente, a campanha ainda foi associada a nenhum instituição de prevenção e combate ao câncer. A mesma hashtag, aliás, já circulou na rede com outros propósitos – inclusive para espalhar pegadinhas.

De qualquer forma, há a hipótese de que a campanha tenha surgido quando, há coisa de um mês, a atriz Shannen Doherty, da série Barrados no Baile, postou em seu Instagram fotos em preto e branco que mostram seu cabelo sendo raspado em razão do tratamento de um câncer de mama.

No Brasil, a modelo Carol Magalhães aceitou o desafio proposto pela colega e atriz, Anna Lima.

Os mais bizarros métodos usados para o tráfico de drogas

Posted: 28 Aug 2016 07:27 AM PDT

Todos os anos, bilhões de dólares em narcóticos ilegais circulam pelo mundo impulsionados pela demanda de milhões de usuários. E cada vez mais, a polícia mundial tenta aprimorar suas técnicas para interceptar os carregamentos de drogas e prender os traficantes. Porém, nessa corrida de gato e rato, os traficantes têm desenvolvidos técnicas cada vez mais avançadas e criativas para transportar sua mercadoria para outros países. Na fronteira entre o México e os Estados Unidos, por exemplo, um dos métodos favoritos parece ser esconder as drogas em carregamentos de comida.

LEIA TAMBÉM:
'Narcos' da vida real: A ostentação dos traficantes exibida no Instagram
Sri Lanka apreende 274 kg de cocaína procedentes do Brasil

De drones a donuts, confira a seguir uma lista, elaborada pelo Business Insider, das mais inteligentes – e bizarras – formas descobertas pelos traficantes para o contrabando de drogas:

Pimentas recheadas e cenouras falsasMelancias, bananas e cocosDonutsTubarões e peixes congeladosSubmarinosDronesCatapultas

 

Nico Rosberg vence GP agitado da Bélgica

Posted: 28 Aug 2016 07:19 AM PDT

Em uma das corridas mais agitadas dos últimos anos na Fórmula 1, o alemão Nico Rosberg (Mercedes), pole-position, venceu o Grande Prêmio da Bélgica neste domingo, disputado no circuito de Spa-Francorchamps.

Rosberg segurou a liderança na largada e não foi mais ameaçado pelos rivais, graças a uma confusão logo na primeira curva. Segundo colocado no grid, o holandês Max Verstappen (Red Bull) foi ultrapassado pelo finlandês Kimi Raikonnen e o alemão Sebastian Vettel, mas tentou segurar a posição, provocando um toque triplo entre seu carro e as duas Ferraris.

Quem aproveitou foi o companheiro de equipe de Verstappen, o australiano Daniel Ricciardo, que saiu da quinta posição da largada para o segundo lugar na corrida. Mas o grande beneficiado foi o britânico Lewis Hamilton, que ficou apenas com a 21ª posição do grid após punição por ter trocado peças do motor de seu carro, e completou o pódio na etapa disputada em Spa-Francorchamps.

Hamilton, que precisava terminar a prova na sétima colocação para se manter na liderança do Mundial de Pilotos, saiu como grande vitorioso do fim de semana apesar do triunfo do companheiro. Com o resultado da corrida, o britânico chegou a 232, nove a mais que os 232 de Rosberg na classificação.

O brasileiro Felipe Massa (Williams) também poderia ter se dado bem com os acidentes do primeiro pelotão, mas acabou com a décima posição, o mesmo lugar do qual largou. Já Felipe Nasr (Sauber) completou a prova na 17ª colocação, a última entre os que pilotos permaneceram na pista.

O Grande Prêmio da Bélgica ainda foi marcado por outros importantes acidentes, o principal deles envolvendo o dinamarquês Kevin Magnussen. O piloto da Renault perdeu o controle de seu carro na Radillon, como é chamada a saída da Eau Rouge, uma das curvas mais rápidas de toda a temporada, e se chocou forte contra a barreira de pneus.

O acidente fez com que a direção paralisasse a prova com bandeira vermelha para retirar pedaços do carro do circuito e remontar a proteção no trecho. Magnussen saiu mancando, foi atendido no posto médico de Spa-Francorchamps, mas precisou ser levado ao hospital devido a uma lesão em seu tornozelo esquerdo.

O alemão Nico Hülkenberg (Force India) ficou com a quarta posição na Bélgica, seguido de seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, no quinto lugar. Vettel completou a prova em sexto, com o espanhol Fernando Alonso (McLaren) em sétimo. Raikkonen, em oitavo, e o também finlandês Valtteri Bottas, em nono, fecharam o ‘top-10’.

Os pilotos voltam às pistas no próximo fim de semana para a disputa do Grande Prêmio da Itália no circuito de Monza.

(Com EFE)

Márcio Lacerda aposta na própria popularidade para vencer o PSDB

Posted: 28 Aug 2016 06:00 AM PDT

Eleito e reeleito com o apoio de Aécio Neves, o prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda (PSB) aposta na própria popularidade para superar a antiga aliança com os tucanos, que lideram a corrida pela prefeitura da capital mineira. Enquanto o deputado estadual João Leite (PSDB) dispara com 21% das intenções de voto, o candidato Délio Malheiros (PSD), escolhido de Lacerda e seu atual vice, conta com apenas 3%.

"Essas pesquisas quantitativas não significam nada. Dada a boa avaliação do meu governo, espero que meus eleitores deem ouvidos para quem eu apoiar", disse o prefeito. Lacerda teve sua gestão avaliada como "boa" e "ótima" por 36% do eleitorado, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha.

O socialista justifica a recusa em apoiar o candidato João Leite com "pesquisas qualitativas", e acusa os tucanos de levarem em conta apenas sua popularidade. "Em função da derrota no governo do estado, assumir a prefeitura da capital tornou-se a prioridade do PSDB. Não acho que Leite seja o mais preparado para assumir e não concordei com sua candidatura. Queria um projeto para a cidade, e não o partido, explica Lacerda.

Diante da cisão, o deputado estadual João Leite chegou a cobrar reconhecimento por parte do prefeito pelo apoio que seu partido e seus principais nomes lhe deram nas duas últimas eleições. Em resposta, Lacerda disse à VEJA que o rompimento com os tucanos não é definitivo. "Somos apenas adversários nessa eleição. Mas eu nunca me filiaria ao PSDB", alegou.

VEJA International: Fetullah Gülen, the preferred enemy

Posted: 28 Aug 2016 05:45 AM PDT

Turkish president Recep Erdogan blames Fetullah Gulen, the Hizmet leader, for the coup attempt on July 15, when 300 people were killed. Hizmet is an Islamic movement with activities in more than 180 countries. To its followers, the gulenists, Gulen — a man with swallow feet and low voice who says he spends most of his time praying and studying — is a democrat in favor of the Turkish democratization. At 77, Gulen lives in the US. The Turkish government sent an extradition request for him. If granted, he would have to face life prison plus 1900 years in jail, according to Turkish prosecutors. Reclusive, he agreed to answer written questions and afterwards received a reporter for a rare conversation in his home surrounded by gardens in rural Pennsylvania, where he lives since 1999.

Leia em português: ‘Fetullah Gülen, o inimigo preferido’

Were you and your followers involved in the July coup attempt in Turkey?
As the coup attempt was in progress, I condemned it in the strongest terms. I consider it treason to the unity of a country to engage in an activity that results in the deaths of their fellow citizens. Those who are suspected of being responsible for this horrific event should be brought to justice. Instead of pursuing the individual officers responsible for the loss of life, Erdogan is going after a whole social movement, jailing journalists, academics, civil servants and shutting down hospitals, schools.

Why is Erdogan directly accusing you of leading this military coup?
This is not the first time he accused me. When the Gezi Park protests occurred in June 2013, he accused the "international interest lobby" along with the American ambassador and polarized the society to solidify his voter base. He also intimidated the media owners who were not subservient to him. When a public corruption probe emerged in December 2013, he accused my sympathizers and me and brought the judiciary under his political control. This time he is using the coup attempt to bring the military under his control. To justify taking control of the media, the judiciary and the military, he needs an enemy, a scapegoat. That is why he is focusing on my sympathizers and me. Half of Turkish population did not vote for his party. Just as in the society, there are large segments of people in the judiciary, bureaucracy and the military, who oppose his authoritarian rule. But he focuses on Hizmet movement for pragmatic, even Machiavellian, reasons. The same method was used by fascist leaders in the past to justify their power grab.

Are you afraid of being extradited to Turkey?
So far, the signals coming from the US Administration do not indicate an orientation to actually grant such a request. On the other hand, the Turkish administration is really insisting on this. They even came up with an acronym to accuse this whole movement of terrorism without evidence ("Terrorist Organization Fetullah Gulen – FETÖ"). It looks like by blaming and accusing our movement, they are trying to cover up their own acts. Two or three Turkish delegations came to the US. They claim to have sent lots of documents. But people who actually saw these documents said they don´t make sense. They are confusing, without logic. I don’t think the United States will accept a demand not based on real things or legally acceptable evidence. There are public declarations from the US officials to this effect. I also get information from my lawyers. They have been in touch with the Department of Justice and they requested to see the alleged evidence that was presented by the Turkish government. I receive information from multiple sources. None of them is sufficient by itself, but joining them I can have a comprehensive big picture of the situation.

Can the dispute around your extradition evolve to a diplomatic and geopolitical problem to the US?
I believe the Turkish government is actually bluffing. I doubt they will reach the point to really close down the Incirlik airbase or any other base that the US has access in Turkey (these bases are used by fights to bomb the Islamic State) just because the US does not want to extradite one individual.

Do you believe that Erdogan could have staged a coup?
Just as it was wrong for Mr. Erdogan to blame me hastily without any evidence, it would be wrong for me to blame him without evidence for staging the coup. I do not know who planned it and tried to carry it out. Only a properly conducted investigation, where people are not afraid of torture and a fair trial can reveal the true masterminds and willful participants. But one thing is very clear. Erdogan government's actions after the coup are aimed at expanding his powers and eliminating anybody who is not a loyalist from government ranks and intimidating independent civil society groups. What they are doing amounts to collective punishment for simply being associated with a civic group. Even if Mr. Erdogan did not stage the coup, he is taking full advantage of the coup to grab more power and re-design the military, which is the last institution that resisted his control.

Why did you support Erdogan in 2003 and break with him ten year later?
The support of our friends in the form of votes or supportive media pieces were for their promise of democratic reforms for Turkey to join the European Union. Mr. Erdogan's party promised to stop government's profiling people for their political views, they promised to respect freedom of religion, they promised to curb the military's domination over domestic policies. These are all in their party program and their leaders voiced these promises numerous times. During their first term, they did implement such reforms and were praised by the EU leaders. But unfortunately they did not continue along this path.

AKP is a religious party. Is political ambition an inherent feature of Islam?
If a state gives its citizens the right and the environment to practice their religion freely, then it is not incumbent on a Muslim to seek any other form of government. When politics and religion get mixed, both suffer but religion suffers more. I think the error of groups who seek political power in the name of Islam is to see Islam as a form of political ideology. I categorically reject this view. Islam is a religion. It is not a political ideology. Islam does not specify a particular form of government, but offers guiding principles for any government. These are principles such as protection of life, religion, mental and bodily health, family, property and basic freedoms.

As these principles are been threatened in Turkey, can Hizmet try to reach political power?
Hizmet participants never sought to gain political power and ultimately rule the country. That is why they did not form a political party or engaged in negotiations with political parties for seats in the cabinet or parliament. The financial donations and the human resources of Hizmet have focused on educational institutions, intellectual and professional organizations that serve society. I was personally offered a seat in the parliament by the mentor of Mr. Erdogan decades ago. But I refused this offer because as a preacher I don't have the right to alienate anybody in my audience. Hizmet is open to everyone and its participants make their own political decisions.

Islamic States members are trying to live like ancient Muslims. Are they doing the right thing emulating Muhammad´s life?
Prophet Muhammad's (peace be upon him) life is an example to be emulated by every Muslim. But it is crucial to understand the ethos of his life. Cherry picking certain statements or decontextualizing his actions and words do not yield an accurate picture. A Muslim has to examine his whole life, consider the circumstances and where his example is taking the community. Without a sincere effort to understand his life holistically, one may get the wrong lessons. Some of his actions were meant to be emulated by Muslim community regardless of times. His practice in worshiping God is the prime example. Some of his actions were limited to the circumstances of his times. And sometimes he simply tolerated a practice without approving or condoning it. Indeed, you can see that he took actions to gradually eliminate practices such as slavery or subjugation of women. Early Muslims were involved in armed conflict but according to scholars whom I trust all of these were defensive engagements.

You´ve been accused of anti-Semitism. Have you changed your mind about it?
In the past, in part due to the influence of my cultural environment I made generalizing statements about Jews, Christians and the West. But during the early 1990s in Turkey and especially after settling in the United States in 1999, I had a chance to observe and interact with individuals from these backgrounds and my perspective has evolved. I had better realize now that Prophetic or Qur'anic admonishment for certain groups are not about those groups per se but about certain qualities exhibited by those groups in a historical context. If other groups, including Muslims, exhibit those same qualities, they will be the addressee of the same criticism and admonishment. Inversely if a group is praised for certain virtues, other groups, Muslim or non-Muslim, can be the recipients of the same praise if they exhibit those virtues.

Can you better explain it?
I am 77 years old and I have seen a lot. I saw Muslims, including people I know personally, suffer in the hands of people who identify as Muslim. I have seen Jewish intellectuals and rabbis stand for Muslims' rights and defend them against discrimination. I saw that within each group there are virtuous individuals and those who carry the identity of the group but fail to live up to its ideals. I criticized certain actions of Israel in the past, but generalizing this criticism to all Jews is wrong from an Islamic point of view. Having a negative attitude toward any individual because of the religion or ethnicity they are born into is simply un-Islamic.

Imagens da semana (22 a 26 de agosto)

Posted: 28 Aug 2016 05:32 AM PDT

 

Dilma recebeu Collor em conversa reservada

Posted: 28 Aug 2016 05:29 AM PDT

Às vésperas do julgamento que pode torná-la a segunda presidente a sofrer impeachment, Dilma Rousseff recebeu o ex-presidente Fernando Collor (PTC-AL), que foi afastado do cargo em 1992. A conversa, na sexta-feira, foi reservada e, segundo pessoas próximas a petista, foi solicitada pelo senador. A abertura de Dilma a parlamentares faz parte de sua estratégia para tentar conquistar votos a seu favor.

LEIA MAIS:
Gabinetes do PT viram bunker para documentaristas no impeachment

Collor, que já votou contra a petista em fases anteriores do processo, não anunciou claramente como se posicionará no julgamento final. Ele, no entanto, já comparou o processo de Dilma com o seu e defendeu que a chefe do executivo deve responder por crime de responsabilidade.

A conversa com Collor, segundo o jornal O Estado de S.Paulo, ocorreu no mesmo momento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estava com o senador Edison Lobão (PMDB-MA), também para tentar conquistar seu voto.

(Com Estadão Conteúdo)

Coreia do Norte ameaça ‘reduzir a cinzas’ forças dos EUA

Posted: 28 Aug 2016 05:17 AM PDT

A Coreia do Norte ameaçou neste domingo “reduzir a cinzas” as forças americanas, em resposta às críticas do Conselho de Segurança da ONU a seus programas balísticos.

O Conselho de Segurança condenou com firmeza a Coreia do Norte na última sexta-feira por seus testes de lançamento de mísseis, e decidiu “tomar medidas significativas”, dias depois do lançamento de um projétil SLBM por um submarino norte-coreano.

A Coreia do Norte é proibida por resoluções da ONU de usar qualquer tecnologia de mísseis balísticos, mas o país realizou vários lançamentos após seu quarto teste nuclear, em janeiro.

LEIA MAIS:
Coreia do Norte lança míssil balístico de submarino
Seul e Washington iniciam manobras sob ameaça da Coreia do Norte
Coreia do Norte afirma que retomou produção de plutônio

Um porta-voz da chancelaria norte-coreana classificou a declaração do Conselho de Segurança de “fruto de atos de banditismo dos Estados Unidos”.

“A Coreia do Norte tem os meios coerentes para reduzir a cinzas os agressores no território dos Estados Unidos e no palco de operações no Pacífico”, afirmou o porta-voz, em declaração transmitida pela agência oficial KCNA.

As forças navais norte-coreanas testaram com sucesso, na última quarta-feira, um míssil balístico desde um submarino, que violou o espaço aéreo japonês, aumentando a tensão na região, onde dezenas de milhares de soldados de Coreia do Sul e Estados Unidos realizam manobras militares.

(Com AFP)

Brasileira republicana pode ser eleita deputada estadual nos EUA

Posted: 28 Aug 2016 04:54 AM PDT

Aos 33 anos, a mineira Emanuela Palmares é candidata do Partido Republicano ao cargo de deputada para a Câmara do Estado de Connecticut, nos Estados Unidos. Se ganhar as eleições, a moça natural de Belo Horizonte será a primeira latina a ocupar um assento na Casa legislativa estadual. Emanuela tenta uma vaga pelo Distrito 110 da cidade de Danbury, onde quase 45% da população local é formada por imigrantes latino-americanos. Suas principais plataformas de campanha são a luta pelos direitos dos imigrantes, a redução do déficit público e a diminuição dos impostos em sua cidade natal.

Na disputa contra Emanuela está o atual representante do distrito, o democrata Bob Godfrey, que serve seu 14º mandato. Apesar da experiência, o veterano tem enfrentado fortes críticas pela atual situação financeira do Estado, que tem um déficit de 1,5 bilhão de dólares em seu orçamento, oferecendo à novata uma chance real na corrida.

Em entrevista ao site de VEJA, Emanuela falou sobre seus primeiros anos nos EUA, a decisão de concorrer a um cargo público e o impasse entre ser brasileira e candidata à deputada pelo mesmo partido de Donald Trump, notório por seu discurso contra os imigrantes latinos. "Como mulher, imigrante e, mais importante, mãe de uma criança com necessidades especiais, sinto que as declarações de Trump são ofensivas e divisórias", afirma a mãe do Caio, diagnosticado com autismo aos dois anos de idade.

LEIA TAMBÉM:
Trump acusa Hillary de 'corrupção digna do Terceiro Mundo'
Na TV, Hillary tem de ler declarações de Trump – sem rir
Leitores de Harry Potter podem parar Donald Trump, diz pesquisa

Por que você decidiu deixar o Brasil e ir morar nos Estados Unidos? Não foi uma decisão minha. Eu me mudei do Brasil quando era criança, aos 10 anos. Minha mãe tinha problemas sérios de saúde que trouxeram a nossa família para cá em busca de tratamento médico e ela passou por múltiplas cirurgias desde então. Vinte e três anos depois, o Brasil tem um lugar especial no meu coração, mas os EUA são minha casa.

Como foram os seus primeiros anos morando nos EUA? Meu pai trabalhava com construção durante o dia e limpando supermercados durante a noite. Minha mãe e minha irmã limpavam casas e depois que fiquei mais velha me juntava a elas depois da escola para ajudar. Depois, meu pai se tornou o dono de sua própria empresa de construção, minha mãe fundou o maior jornal trilíngue no Estado e eu cresci envolvida nas questões da comunidade. Tudo isso enquanto enfrentava uma jornada de 17 anos para conseguir minha cidadania americana.

Como você se tornou candidata à deputada estadual? A decisão de se candidatar veio de uma perspectiva pessoal. Tudo começou na busca por serviços para o meu filho Caio, que foi diagnosticado com autismo aos dois anos. Na busca por um melhor entendimento dos serviços que ele precisava e da forma como nossas escolas são financiadas fui inspirada a concorrer a um cargo municipal no Conselho de Educação. Depois dessa eleição, decidi tentar ser deputada estadual pelo Distrito 110 de Danbury. Eu sou a primeira brasileira na história do Estado a concorrer para tal cargo e, se eu ganhar, vou ser a primeira latina em Danbury a representar as 25.000 pessoas que vivem neste distrito.

Quais são seus principais objetivos caso seja eleita deputada americana? Fazer parte de uma equipe empenhada em transformar o nosso Estado, lutar pelos interesses do meu distrito e contar a história das pessoas em minha comunidade. Danbury é uma das comunidades mais seguras e diversificadas dos EUA. Aproximadamente 35% da população total de Danbury nasceu fora dos Estados Unidos. Meu distrito é quase 45% latino, com a maior concentração de brasileiros do Estado.

Você compartilha de todas as posições políticas do Partido Republicano? Se eu concordo com cada item na plataforma do Partido Republicano em nível nacional? Não. Se eu acredito que o Partido Republicano em nível estadual tem uma perspectiva muito diferente e um propósito muito mais bem definido do qual eu me orgulhoso em compartilhar? Com certeza. Em nível estadual, o nosso objetivo é gerar o bem maior através de oportunidades para todas as pessoas, ao mesmo tempo em que compreendemos que um governo que governa quando é menor, menos inchado.

Qual sua opinião sobre o candidato republicano à Presidência Donald Trump? Eu não votei em Trump nas primárias e não votarei nele em novembro. Independente do que os críticos, inclusive eu, pensam de Trump, ele energizou um segmento do eleitorado americano que tem sido muito ignorado. Esse país tem a democracia mais forte do mundo, que prospera com a liberdade de cada indivíduo de expressar suas opiniões e preocupações. Isso vale tanto para os eleitores de Trump como para os apoiadores do movimento Black Lives Matter. Todas essas formas são legítimas em expressar essa liberdade.

Em quem você pretende votar em novembro? Eu provavelmente apoiarei um candidato de um terceiro partido. Eu acredito que a lição que esse ciclo eleitoral vai deixar, para a surpresa dos dois grandes partidos americanos, é de que existem milhões de pessoas que acreditam que eles, republicanos e democratas, se tornaram muito extremistas. Os eleitores vão mostrar com seus votos que não querem se sentir como se tivessem que desistir do que acreditam para elegerem seu presidente.

Qual seu sentimento, como mulher e imigrante, diante das declarações de Trump? Como mulher, imigrante e, mais importante, como mãe de uma criança com necessidades especiais, sinto que as declarações de Trump são ofensivas e divisórias.

Se você vencer as eleições, tem planos para ajudar a comunidade brasileira em seu Estado? Eu tenho orgulho da minha herança brasileira, mas pretendo servir a todos com a mesma paixão e trabalhar para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas em nosso distrito. No fim das contas, se a economia de Connecticut está em declínio, se nossas escolas não estão oferecendo o ensino de qualidade que nossas crianças merecem ou se o acesso à saúde for prejudicado pelo aumento de impostos, a verdadeira razão pela qual as pessoas imigram para este país vai começar a desaparecer.

Quem são os políticos brasileiros que você mais admira? E americanos? Consigo pensar em vários, mas mais recentemente é a Marina Silva. Eu admiro a história de vida dela, sua luta para conciliar fé e política e sua paixão pelo meio ambiente. Na política americana um dos meus heróis é Abraham Lincoln. Assim como ele, estou determinada a me envolver no processo político, pelas coisas que Lincoln acreditava e que ainda podem ser conquistadas hoje – "um governo do povo, pelo povo e para o povo".

Temer prepara mudanças em vitrines sociais do PT

Posted: 28 Aug 2016 04:44 AM PDT

O presidente em exercício Michel Temer prepara mudanças na área social do país caso o afastamento de Dilma Rousseff se confirme, segundo o jornal O Estado de S.Paulo. Com alterações em programas petistas, a retomada da reforma agrária e a implementação de iniciativas de impacto eleitoral, o governo visa acabar com o discurso de que a gestão peemedebista representaria um retrocesso, além de se aproximar das camadas mais pobres, que formaram a principal base de apoio às gestões Dilma e Luiz Inácio Lula da Silva.

A proposta inclui mudanças em pelo menos cinco programas considerados bandeiras do PT – Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Ciência sem Fronteiras, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Transposição do São Francisco – e o lançamento de outros dois – um destinado a atender crianças da primeira infância e outro de reforma de casas populares, com recursos federais.

Após as eleições municipais, Temer deve lançar um plano de inclusão produtiva, que pretende dar uma nova cara ao Bolsa Família. Depois de anunciar um reajuste de 12,5% no valor do benefício, o Planalto quer combater a informalidade no mercado de trabalho verificada entre os atendidos pelo programa – cerca de 14 milhões de famílias. A ideia é estimular que tenham carteira de trabalho assinada, garantindo o recebimento do benefício por um a dois anos mesmo depois de empregados.

LEIA TAMBÉM:
Aliados pedem que Temer 'enquadre' PMDB
Renan diz a Temer que fim do impeachment pode ser antecipado

“Não tem nenhum retrocesso na agenda social, só temos uma visão diferente: o governo anterior tinha uma visão mais assistencialista, enquanto nós achamos que as pessoas não precisam se conformar com o benefício”, disse ao Estado o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. “Da maneira como está, ninguém sai do Bolsa Família, só entra.”

O governo estuda ainda organizar pequenas incubadoras de startups para jovens beneficiados e parcerias com gigantes do setor de informática a fim de estimular o empreendedorismo. Prefeitos cujos municípios registrem a maior proporção de famílias emancipadas receberão diploma das mãos de Temer, fortalecendo o discurso de combate à pobreza, e serão premiados – o valor deve ficar entre 100.000 e 3 milhões de reais, segundo Terra.

O roteiro para os primeiros meses do governo efetivo de Temer inclui o lançamento do Criança Feliz, projeto que prevê o acompanhamento de crianças de até 3 anos que são filhas de beneficiários do Bolsa Família. “Os programas de desenvolvimento (social) serão mantidos e majorados. O governo busca normalizar e pacificar o país”, disse o ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha.

Segundo O Estado de S.Paulo, Temer deverá anunciar no próximo mês uma nova política de reforma agrária, conferindo aos beneficiados o título de domínio da propriedade e retirando de movimentos sociais, como o MST, o papel de selecionar as famílias. O Planalto também pretende corrigir distorções apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que identificou até casos de servidores públicos beneficiados com a distribuição de terras.

No dia 9 deste mês, Temer lançou um programa de revitalização de 1,2 bilhão de reais da Bacia do Rio São Francisco intitulado “Novo Chico”, que inclui recuperação de áreas, controle de processos erosivos e a implementação de técnicas de irrigação mais modernas. A transposição e a recuperação do rio foram uma das principais bandeiras da campanha à reeleição de Dilma, impulsionando seu desempenho no Nordeste – depois de muitos atrasos, a obra só deverá ficar pronta em 2017.

Educação

Outra bandeira petista que será alterada é o Pronatec, que deverá oferecer cursos mais voltados para a realidade de cada município. O Ciência Sem Fronteiras será reformulado, com o fim das bolsas para graduação, e dará prioridade a jovens pobres do ensino médio matriculados em escolas públicas. “Eles estão destruindo esses programas e reduzindo recursos para a educação”, criticou o ex-ministro Miguel Rossetto, um dos auxiliares mais próximos de Dilma.

(Com Estadão Conteúdo)

Após doze horas, Senado encerra sessão de sábado do impeachment

Posted: 27 Aug 2016 06:59 PM PDT

Último a ser ouvido neste sábado no Senado, o professor de Direito Ricardo Lodi afirmou que não é qualquer violação à lei de orçamento que pode virar crime de responsabilidade. Ele foi interpelado apenas como informante no julgamento do impeachment, por ter atuado como perito e advogado de Dilma Rousseff. Lodi afirmou que a “analogia entre atrasos e operações de crédito foi uma construção criada depois dos fatos serem supostamente praticados”. O depoente encerrou a fase de testemunhas de defesa na noite de sábado.

Leia também:
Augusto Nunes: o deus da feroz torturadora da verdade e do idioma
Após oito horas, ex-ministro Nelson Barbosa encerra depoimento

“A mudança que houve sobre a questão da compatibilidade entre os decretos de crédito suplementar e a meta fiscal foi a criação de direito novo, não por alteração da letra da lei, mas por alteração da interpretação”, disse. “A Constituição e a lei de impeachment falam de atentado à Constituição. A partir do acórdão do TCU, de outubro de 2015, é que essa interpretação é alterada com fator retroativo, para atingir a fatos já praticados.” Ele avaliou a decisão do TCU como uma “inovação no direito orçamentário”, que só poderia ser aplicada em casos futuros.

A acusação protestou contra a oitiva de Lodi. O senador Ricardo Ferraço (PSDB) disse que, como Lodi advoga para Dilma Rousseff e se expressa nas redes sociais com parcialidade em relação ao processo, seu depoimento é “patético”. “Mais do que um advogado, estamos aqui diante de um militante”, comentou. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, reiterou que Lodi presta esclarecimentos como colaborador. Poucos governistas se inscreveram para questionar a testemunha.

Crime de responsabilidade

Mais cedo, o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa defendeu a edição de decretos que liberam créditos suplementares feita por Dilma Rousseff, afirmando que ela seguiu "estritamente o que está na lei". Segundo Barbosa, o quarto indicado pela defesa a falar no processo de impeachment, não há "base para crime de responsabilidade da presidente da República, nem na edição de decretos, nem na questão do pagamento de passivos junto aos bancos públicos".

Segundo a denúncia, a edição dos decretos feriu a lei por ter sido feita sem o aval do Congresso Nacional. Barbosa, que respondeu a questionamentos de senadores durante cerca de oito horas como testemunha de defesa de Dilma Rousseff, afirmou que o sistema de elaboração dos decretos existe há mais de uma década.

(Com Estadão Conteúdo)

Doria e Haddad foram os candidatos que mais percorreram São Paulo

Posted: 27 Aug 2016 05:29 PM PDT

Atrás nas pesquisas, os candidatos João Doria (PSDB) e Fernando Haddad (PT) foram os candidatos que mais gastaram sola de sapato nas primeiras duas semanas de campanha.  Entre os dias 16 de agosto e 26 de agosto, o tucano realizou 23 agendas públicas, enquanto Haddad esteve em 18 diferentes eventos.

Hoje os principais concorrentes com chances de ir ao segundo turno, Marta Suplicy (PMDB) e Celso Russomanno (PRB) estiveram em treze e nove agendas pela cidade de São Paulo, respectivamente.  A assessoria de Luiza Erundina (PSOL) não enviou os dados referentes as agendas da candidata.

Segundo última pesquisa do Datafolha divulgada na sexta-feira (26/08), Celso Russomanno lidera a corrida com 31% das intenções de voto, seguido de Marta Suplicy com 16%. A terceira colocada Luiza Erundina aparece com 10%. Fernando Haddad, com 8%, e João Doria, com 5%, completam a lista dos cinco mais bem colocados.

No mapa a seguir é possível conferir onde os candidatos estiveram. Os pontos laranjas representam as agendas de Celso Russomanno, os verdes são de Marta Suplicy, vermelhos para Fernando Haddad e azuis para João Doria.

 

Após oito horas, ex-ministro Nelson Barbosa encerra depoimento

Posted: 27 Aug 2016 04:13 PM PDT

O ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa disse neste sábado que a edição de decretos que liberam créditos suplementares foi feita por Dilma Rousseff seguindo "estritamente o que está na lei". Segundo Barbosa, o quarto indicado pela defesa a falar no processo de impeachment, não há "base para crime de responsabilidade da presidente da República, nem na edição de decretos, nem na questão do pagamento de passivos junto aos bancos públicos".

Segundo a denúncia, a edição dos decretos feriu a lei por ter sido feita sem o aval do Congresso Nacional. Barbosa, que respondeu a questionamentos de senadores durante cerca de oito horas como testemunha de defesa de Dilma Rousseff, afirmou que o sistema de elaboração dos decretos existe há mais de uma década.

Questionado sobre o cumprimento das metas fiscais o ex-ministro disse ainda que a meta fiscal é anual e que descumpri-la não é crime. “Não existe meta orçamentária. A meta é um conceito de caixa. O não cumprimento da meta é só passível de multa, não de perda do cargo”, afirmou.

Exaltação

O ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa se exaltou após um questionamento do senador governista Ronaldo Caiado (DEM-GO). O senador afirmou que o governo da presidente afastada não respeitou os relatórios bimestrais de avaliação de receitas e despesas.

Com um tom de voz mais alto, Barbosa respondeu que o governo atendeu às determinações do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto à meta fiscal. “Agradeço ao senhor (senador Caiado) por relembrar que o governo cumpriu a determinação do TCU e, mesmo que o TCU mude o entendimento, não é retroativo”, disse.

O senador do DEM disse ainda que a presidente afastada não respeitou a função do Congresso. “A origem do Legislativo é limitar excessos do Executivo, principalmente no Orçamento”, afirmou Caiado durante seu tempo de fala.

Em reposta, Barbosa afirmou que o governo de Dilma tem respeito ao Congresso e se baseou na jurisprudência vigente, mas lembrou que a determinação do TCU é administrativa e cabe recurso.

(Com Estadão Conteúdo)

Dica de Eduardo Paes a uma cidadã do Rio: “Vai trepar muito”

Posted: 27 Aug 2016 01:25 PM PDT

Um vídeo que circula na internet coloca em evidência novamente a capacidade do prefeito do Rio, Eduardo Paes, se enrolar com as suas próprias declarações. Nas imagens, gravadas no domingo de Dia das Mães do ano passado, Paes aparece entregando a chave de uma casa popular ao lado do seu candidato à sucessão, Pedro Paulo Carvalho. Enquanto circula pelo imóvel com a nova proprietária, Paes faz uma recomendação sui generis: "Rita, faz muito sexo aqui”.

Na verdade, o prefeito se valeu de palavras bem mais explícitas para enfatizar sua dica à nova moradora. “Vai trepar muitos nesse quartinho", diz o prefeito, ao entrar no apartamento com a beneficiária do programa social. No vídeo, Pedro Paulo ri de tudo que Paes fala.

Depois de percorrer o apartamento, o prefeito novamente insiste nos temas sexuais com a eleitora. Depois, surge gritando para dezenas de pessoas do lado de fora da casa. "Ela disse que vai fazer muito canguru perneta aqui. Tá liberado, hein?". Ao fim do vídeo, Paes parece perceber que se excedeu e faz um pedido para a pessoa que está filmando: "Corta, hein?".

Cochilo no julgamento de Dilma: senador vira “Cristovão Colombo”

Posted: 27 Aug 2016 01:09 PM PDT

Nem mesmo o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal e autoridade à frente do julgamento do impeachment de Dilma Rousseff no Senado, resistiu ao clima modorrento da sessão com o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa – cujo testemunho a favor da presidente afastada está atravessando a tarde deste sábado.

Elogiado pela paciência e polidez na condução do julgamento, Lewandowski fez uma ligeira confusão de nomes: chamou o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, de “Cristovão Colombo” – isso mesmo, o navegador genovês que descobriu a América.

Em meio aos risos gerais vindos do plenário, Buarque não perdeu a deixa: “Muito obrigado pelo upgrade.” Lewandowski deu sequência à brincadeira: “Vossa excelência é um desbravador.” E Buarque encerrou com uma tréplica: “Vossa excelência, se quiser, pode me chamar de Cristovam Colombo Buarque de Holanda.”

Confira o vídeo:

Rio-2016: A batalha dos mascotes

Posted: 27 Aug 2016 11:58 AM PDT

Tom Jobim brilhou sozinho na cerimônia de abertura da Olimpíada, quando Garota de Ipanema embalou o desfile de Gisele Bündchen no Maracanã. Agora, chega a vez de testar o poder e popularidade do maestro novamente. A partir do dia 7, entra em cena na Paralimpíada um personagem batizado com seu nome e de visual inspirado na flora brasileira. Sua tarefa é digna de um super-herói: igualar a popularidade ao do mascote que o antecedeu durante os Jogos Olímpicos, o Vinicius (nome que veio de Vinicius de Moraes, o poeta esquecido na festa inaugural). "Vini bateu recorde de beijos e abraços, sendo mais requisitado do que muitos esportistas. Mas não temos dúvidas de que o Tom também vai encantar", diz Beth Lula, diretora de marca da Rio 2016, lembrando que o desenho animado da dupla amarela e verde, no Cartoon Network, foi o programa mais assistido do canal entre janeiro e agosto deste ano.

Desenvolvido pelo estúdio Birdo, ao lado de Tom, Vinicius brincou, pulou, dançou, requebrou (dá-lhe remelexo) e apaixonou não apenas os torcedores, mas também ícones do esporte como o jamaicano Usain Bolt. O homem mais rápido do mundo não resistiu a tanta fofura e, logo depois de vencer sua primeira prova na Rio 2016, foi visto caminhando pela pista de atletismo com a pelúcia amarela do mascote olímpico embaixo do braço.

VEJA Rio: Vinicius se consagra como um dos mascotes mais queridos das Olimpíadas

O auge, no entanto, foram as dancinhas da versão de plástico do personagem, uma espécie de fantasia inflável que tinha dentro um ator americano. Ele deu um show à parte durante a execução da batida eletrônica Turn Down For What (Lil Jon feat. DJ Snake), e também no clássico Thriller, de Michael Jackson. Os demais atores que se revezaram embaixo da fantasia tradicional, todos brasileiros, não fizeram feio: o público ovacionou a coreografia que acompanhou o funk Vou Desafiar Você, do MC Sapão, com passinhos repetitivos e fáceis de copiar inspirados no hit Macarena.

Localizada no Parque Olímpico, a Casa dos Mascotes recebeu cerca de 70 000 visitantes durante os Jogos, mais do que o esperado pelos organizadores. O espaço de 800 metros quadrados concebido com o auxílio de um consultor da Disney vai funcionar até o final da Paralimpíada com inúmeras atrações. Entre elas, um painel de realidade aumentada que oferece uma série de brincadeiras. "Minha aposta é de que o Tom vai superar o Vinicius, porque ele tem uma cabeleira divertida de onde sai tudo o que você pode imaginar. O Tom é mais criativo", avalia Fabio Dragone, superintendente executivo de marketing e responsável pelo projeto olímpico do Bradesco, banco patrocinador dos mascotes. A briga vai ser boa.

Opositor venezuelano é levado à prisão por agentes de Maduro

Posted: 27 Aug 2016 10:41 AM PDT

Agentes de inteligência da Venezuela levaram para a prisão neste sábado o ex-prefeito oposicionista Daniel Ceballos, afirmou sua mulher por meio de sua conta no Twitter.

Ceballos já estava em prisão domiciliar desde 2015, depois de ter sido preso uma primeira vez em 2014, sob a acusação de fomentar manifestações violentas na cidade de San Cristóbal, da qual era prefeito. Ele nega as acusações.

Líderes da oposição classificaram sua prisão como um esforço do governo de Nicolás Maduro para anular dissidências e descrevem Ceballos como um prisioneiro político. O presidente, no entanto, o chama de “um criminoso que tenta desestabilizar o país” e nega que a Venezuela tenha prisioneiros políticos.

Patrícia de Ceballos afirmou que agentes da Sebin, agência de inteligência, chegaram à sua residência por volta das 3 da manhã, afirmando que iriam fazer um exame médico em seu marido – a quem foi concedida a prisão domiciliar por razões de saúde.

“Eles o colocaram em uma ambulância e lá mostraram um mandado de transferência para prisão”, disse ela em um vídeo postado no Twitter.

A Venezuela enfrenta intensa pressão internacional para libertar líderes oposicionistas, incluindo Ceballos e Leopoldo Lopez, outro político que foi preso em 2014 em conexão com demonstrações contra o governo.

Maduro afirma que Ceballos e Lopez são “perigosos golpistas” que planejam derrubar seu governo, e os acusa por mais de quarenta mortes ocorridas nos protestos de 2014.

(com Reuters)

Eleição no ES opõe, de novo, Casagrande e Hartung

Posted: 27 Aug 2016 10:00 AM PDT

No Espírito Santo, estado onde o arco de alianças costuma ser elástico e diferenças partidárias se rendem à conveniência, o governador Paulo Hartung (PMDB) montou em sua primeira gestão, em 2003, um bloco partidário amplo o suficiente para desarmar qualquer oposição. Assim ele e aliados permaneceram praticamente sem confronto até 2014, quando o próprio Hartung rompeu o acordo: em vez de apoiar o parceiro e então governador Renato Casagrande (PSB) na busca da reeleição, tornou-se ele mesmo candidato. Ganhou tanto a disputa quanto, pela primeira vez em doze anos, um duro opositor. A eleição para prefeito da capital, Vitória, é reflexo do cabo de guerra entre os dois nomes fortes do estado. De um lado, o atual prefeito Luciano Rezende, do PPS, tenta a reeleição com apoio de Casagrande. De outro, o apresentador de TV Amaro Neto, do Solidariedade, e Lelo Coimbra, do PMDB, contam com Hartung a seu lado (sim, ele apoia dois candidatos, e isso é comum na política local).

"Estamos vivendo uma espécie de terceiro turno", diz Roberto Simões, cientista político da Universidade Federal do Espírito Santo. Os dois políticos fazem questão de mostrar força em Vitória – o que pelo menos deixa a situação na capital mais clara do que nas demais cidades capixabas. "Fora da grande Vitória, as alianças são uma torre de babel", diz Simões. Há municípios com 15 000 habitantes em que 31 siglas apresentaram candidatos. As alianças partidárias desafiam qualquer lógica – em uma dezena de cidades, PMDB, PT e DEM estão juntos.

Leia também: Quem são os candidatos à prefeitura de Vitória

Apoiar vários candidatos sem aparecer na campanha era a estratégia de praxe antes da cisão, porque dilui o risco de perder e facilita a aproximação com quem vence. Casagrande usou e abusou da tática em 2012. Mas agora, sem mandato, precisou colar seu nome ao de Rezende. "Farei como tenho feito no Brasil todo pelo PSB, que é defender um candidato que tem responsabilidade", apregoa.

Hartung tomou o caminho de sempre e desde o início inflou várias candidaturas, com o propósito de garantir a eleição de um aliado. Sofreu um revés, porém: Luiz Paulo Vellozo, do PSDB, principal nome de oposição a Rezende, retirou-se do páreo, descontente com a proliferação de concorrentes. Neste momento, o embate que se desenha é entre Rezende e o deputado estadual Amaro Neto. O resultado, seja qual for, terá reflexos em 2018, quando Casagrande e Hartung em pessoa voltarão a se enfrentar nas urnas.