USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Notícias

Notícias


Petista diz que fará campanha franciscana em Rio Branco

Posted: 26 Aug 2016 09:32 AM PDT

A repercussão da lavagem de dinheiro por meio de doações eleitorais descoberta na Operação Lava Jato e as restrições a doações por empresas, efeito da nova legislação em vigor, fizeram com que o prefeito de Rio Branco (AC), Marcus Alexandre, desistisse de montar um comitê nas eleições de 2016.

Ele avalia que, como as doações vão minguar, terá de fazer uma campanha muito mais simples que em 2012, quando se elegeu pela primeira vez e seu comitê arrecadou mais de 2,6 milhões de reais: “A campanha será a mais franciscana possível. A restrição orçamentária imposta a Rio Branco vai diminuir muito a campanha de rua, que se limitará a reuniões e visitas em bairros. Os partidos terão dificuldade de contratar pessoas e de produzir material gráfico. Acho difícil acontecer grandes comícios. A comunicação maior será pelas redes sociais e TV. Entendo que nesta campanha muita gente não vai querer doar por tudo o que aconteceu em nosso país com relação a doações de campanha eleitoral."

Rio Branco: prefeito arrecada 70% das doações entre comissionados
Quem são os candidatos à prefeitura de Rio Branco
PMDB é o novo desafiante do petismo em Rio Branco

Neste ano, o máximo autorizado de gastos são 222.066,85 reais no primeiro turno e 66.620,06 reais no segundo. Como VEJA mostrou, Marcus Alexandre já arrecadou 21.750 reais – cerca de 10% do total permitido na primeira fase. Os maiores financiadores dele são seus subordinados diretos: secretários municipais e ocupantes de cargos de confiança.

 

8 marcas de azeite são reprovadas em teste de qualidade

Posted: 26 Aug 2016 09:13 AM PDT

Em teste de qualidade realizado pela Proteste, oito marcas de azeite extravirgem foram reprovadas por fraude contra o consumidor, ou classificação diferente da indicada no rótulo. Dos 20 produtos testados quatro foram eliminados e outros quatro não são indicados para compra.  A Proteste pediu a retirada dos produtos do mercado.

Em quatro marcas analisadas – Figueira da Foz, Tradição, Quinta d`Aldeia (reincidentes) e Pramesa – a análise em laboratório comprovou adulteração do produto, com adição de outros óleos vegetais, o que não é permitido por lei. Isso significa que esses azeites não tinham apenas a gordura proveniente da azeitona – o que os classifica como extravirgens – e coloca em risco uma das propriedades primordiais do azeite: favorecer a saúde.

Leia também:
Nem tão virgem assim
Azeite de oliva pode proteger a saúde contra poluição do ar

Nas outras quatro marcas – Qualitá, Beirão, Carrefour Discount e Filippo Berio – embora tragam a palavra extravirgem na embalagem, a análise sensorial apontou que eles eram apenas virgens. Isso significa que, na hora da compra, você paga mais caro por um extravirgem, mas leva um produto diferente para casa. 

Apesar desses problemas, cinco marcas que haviam sido avaliadas como virgens no teste de 2013, agora apresentam um azeite  de fato extravirgem: La Española, Carbonell, Serrata, Gallo e Borges. O produto mais bem avaliado no novo teste, segundo a Proteste, foi o Cocinero, indicado como autêntico azeite extravirgem, que apresentou excelente qualidade, apesar de sua embalagem de plástico (garrafas de vidro escuro tendem a conservar melhor o alimento). Além disso, obteve o melhor custo-benefício entre os produtos analisados. Entretanto, o produto ainda precisa de adequações no rótulo, uma vez que não informa a data de envase.

Rio Branco: prefeito arrecada 70% das doações entre comissionados

Posted: 26 Aug 2016 09:08 AM PDT

Favorito à reeleição em Rio Branco, o prefeito Marcus Alexandre (PT) arrecadou dinheiro para sua campanha com integrantes de confiança do primeiro e do segundo escalão municipal, interessados em manter cargos na administração. Ao todo, 70% do que o petista conseguiu em doações vieram de ocupantes de cargos comissionados: foram 15.200 reais dos 21.750 reais que ele declarou ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre.

A maior doação até agora saiu do bolso do secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Silva Carvalho. Ele doou 5.000 reais para o prefeito – o equivalente a 23% de tudo o que foi angariado pela campanha petista. O tenente coronel dos Bombeiros George Luiz Pereira Santos, coordenador da Defesa Civil, doou a segunda maior quantia: 2.500 reais. A coordenadora municipal do Trabalho e Economia Solidária, Edna Maria Paro dos Santos, repassou 2.000 reais.

Contribuíram com 1.000 reais cada os seguintes ocupantes de cargos em comissão: o secretário de Agricultura e Floresta, Mário Jorge da Silva Fadell, , o secretário de Desenvolvimento e Gestão Urbana, Ricardo Augusto Mello de Araujo, o secretário-adjunto de Obras Públicas, Flávio Soares Santos e o chefe de gabinete do vice-prefeito, Frankcinato da Silva Batista.

PMDB é o novo desafiante do PT em Rio Branco
Quem são os candidatos à prefeitura de Rio Branco

A direção estadual do PT havia doado, até a noite desta quinta-feira, apenas 500 reais a Marcus Alexandre, líder na disputa e apoiado pelo clã do senador Jorge Viana e do governador Tião Viana. A mesma quantia foi doada à campanha pela secretária-adjunta de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Elza Nevez Lopes, e pela diretora Administrativa e Financeiro do Saerb (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco), Rosadma Maria de Souza Macedo.

A presidente do RBPrev (Instituto de Previdência do Município de Rio Branco), Raquel de Araújo Nogueira, contribuiu com 300 reais. Também do RBPrev, a procuradora jurídica Ângela Maria Ferreira doou 200 reais; Amides Tavares de Souza, da Divisão de Orçamento, Contabilidade e Finanças, e Marcelo Luiz de Oliveira Costa, da Divisão de Administração, Suprimentos e Logística, doaram 100 reais cada.

A resolução 23.432/2014 do Tribunal Superior Eleitoral proíbe que autoridades públicas, inclusive os ocupantes de cargos de chefia ou direção na administração pública direta ou indireta, façam doações a partidos políticos ou suas fundações.

Tramitam no Congresso Nacional projetos de lei para vedar que comissionados de qualquer posto possam fazer contribuições para campanhas e partidos. A restrição valeria nos três meses antes da data das eleições no caso de candidatos e nos seis meses anteriores para as siglas. A justificativa dos parlamentares é “tem sido frequente retribuir a indicação para tais cargos por meio do financiamento de campanhas eleitorais dos responsáveis pela nomeação, inclusive como condição para a ocupação do cargo”.

Na declaração do petista, aparece ainda o nome de uma servidora de carreira, a enfermeira Katiane Fernandes Lins, que prestou serviços estimados em 2.000 reais à campanha. O arquiteto Charbel Boutros Kassab, que é ligado ao procurador-geral do Município, Pascal Abou Khalil, doou mais 1.000 reais.

Marcus Alexandre disse a VEJA que não montou estrutura doações on-line ou por meio do PT porque o limite de gastos em Rio Branco é considerado baixo [222.066,85 reais no primeiro turno e 66.620,06 reais no segundo], não havia montado estrutura de arrecadação on-line. Com os 21.750 reais já recebidos, ele atingiu a marca de quase 10% do permitido no primeiro turno. "Temos uma equipe financeira de pessoas voluntárias, estamos fazendo contato e buscando com os conhecidos, pessoas com relação de amizade e gente que a gente já conhece, mas sem campanha de arrecadação por internet. O orçamento é tão pequeno que entendemos não ser necessário", disse o prefeito antes de a declaração de gastos ter sido publicada. "Entendo que nesta campanha muita gente não vai querer doar por tudo o que aconteceu em nosso país com relação a doações de campanha eleitoral."

A candidata desafiante pelo PMDB e segunda colocada nas pesquisas, deputada estadual Eliane Sinhasique, declarou ter feito uma doação a ela mesma de 20.000 reais. Os demais candidatos ainda não declararam à Justiça Eleitoral nenhum centavo arrecadado.

Economia dos EUA cresce 1,1% no segundo trimestre

Posted: 26 Aug 2016 08:59 AM PDT

O crescimento econômico dos Estados Unidos foi um pouco mais lento do que inicialmente esperado no segundo trimestre, com queda agressiva dos estoques das empresas ofuscando a alta nos gastos do consumidor. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu à taxa anualizada de 1,1%, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira.

O resultado foi um pouco abaixo da taxa de 1,2% divulgada no mês passado. A revisão também refletiu mais importações do que o estimado anteriormente, além de gastos dos governos estaduais e municipais considerados fracos. A economia cresceu ao ritmo de 0,8% no primeiro trimestre e 1% no primeiro semestre de 2016.

A revisão do crescimento do PIB no segundo trimestre ficou alinhada com as expectativas dos economistas. A economia tem lutado para recuperar o impulso desde que a produção começou a desacelerar nos últimos seis meses de 2015, o que a coloca em risco de estagnação.

Embora os dados até agora para o terceiro trimestre tenham sido mistos, o forte mercado de trabalho deve continuar dando suporte aos gastos dos consumidores e ao crescimento nos próximos trimestres. A produção também deve receber impulso, com as empresas reabastecendo os estoques após liquidá-los no segundo trimestre.

Leia também:
Após comprar a SABMiller, AB InBev deve demitir 5,5 mil pessoas
Conheça o Manbang, o 'Netflix da Coreia do Norte'

Os estoques empresariais caíram 12,4 bilhões de dólares no segundo trimestre, a primeira queda desde o terceiro trimestre de 2011.

Os gastos dos consumidores foram revisados para cima para a taxa de 4,4%, a mais forte desde o quarto trimestre de 2014. As importações foram revisadas para crescimento de 0,3%, em vez de diminuir à taxa de 0,4%. As exportações subiram de 1,2%.

(Com Reuters)

PF indicia Lula e Marisa por tríplex no Guarujá

Posted: 26 Aug 2016 08:56 AM PDT

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a mulher dele, Marisa Letícia, no inquérito que investiga a reforma e a propriedade do tríplex no Condomínio Solaris, no Guarujá, litoral paulista. Lula foi indiciado pelos crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Já Marisa, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro (confira aqui o documento).

A apuração do inquérito teve como ponto central reforma realizada no tríplex, construído pela Bancoop (cooperativa habitacional do sindicato dos bancários), que teve como presidente o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto – preso desde abril de 2015.

Em VEJA:
Os favores do empreiteiro
O tríplex, o sítio e a fortuna
Executivo da OAS se oferece para contar segredos sobre Lula
Mensagens provam que OAS bancou reformas para Lula

O imóvel foi adquirido pela OAS e recebeu benfeitorias da empreiteira, acusada de corrupção na Petrobras. “Foi possível apurar que o casal Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia Lula da Silva foi beneficiário de vantagens ilícitas, por parte da OAS, em valores que alcançaram 2.430.193,61 reais, referentes às obras de reforma no apartamento 164-A do Edifício Solaris, bem como no custeio e armazenagens de bens do casal”, conclui o documento de indiciamento, assinado pelo delegado da PF Márcio Adriano Anselmo.

Foram indiciados também José Adalmário Pinheiro Filho, o Leo Pinheiro (corrupção ativa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica), Paulo Roberto Gordilho (corrupção ativa e lavagem), ambos da OAS, e Paulo Okamoto (corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro).

rasgado-lula-marisa-indiciados

 

 

Renan diz que desfez indiciamento de Gleisi e Paulo Bernardo

Posted: 26 Aug 2016 08:28 AM PDT

Chamou a atenção nesta sexta-feira a declaração do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre a senadora petista Gleisi Hoffmann. Exaltado, o peemedebista chegou a insinuar que Gleisi pediu – e foi atendida – para que ele interferisse por ela e pelo marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, no Supremo Tribunal Federal. "Ontem a senadora Gleisi chegou ao cúmulo de dizer que o Senado Federal não tinha moral para julgar a presidente da República. Como uma senadora pode fazer uma declaração dessa? Exatamente uma senadora que há 30 dias o presidente do Senado Federal conseguiu no Supremo Tribunal Federal desfazer o seu indiciamento e o do seu esposo que havia sido feito pela Polícia Federal. Isso não pode acontecer, é um espetáculo triste que vocês estão dando para o país".

Renan saiu sem dar as necessárias explicações sobre a afirmação, mas senadores aliados afirmam que ele se referia apenas ao questionamento interposto pela Casa no STF em prol de Gleisi e Bernardo. De fato, o Senado pediu para participar como terceiro interessado na representação da defesa contra o indiciamento. Mas a representação sequer foi julgada: ficou prejudicada quando o Ministério Público Federal denunciou a senadora.

A PF atribui a Bernardo, que ocupou as pastas do Planejamento e das Comunicações durante os governos petistas e foi preso pela Operação Custo Brasil, braço da Lava Jato, os crimes de organização criminosa e corrupção passiva no esquema que desviou 100 milhões de reais de contratos da empresa Consist com o Ministério do Planejamento.

A irritação do presidente do Senado com os petistas dá mostras de como ele se portará na votação final do impeachment – até agora, Renan tentava construir uma postura de isenção e não votou nas fases anteriores do processo.

Steve Rogers não é mais Capitão América, diz diretor

Posted: 26 Aug 2016 07:53 AM PDT

O final de Capitão América: Guerra Civil revelou mais sobre o futuro dos Vingadores do que imaginavam os seus fãs. Em entrevista ao site Huffington Post, os irmãos Russo, que dirigiram o longa, confirmaram que esta foi a última aparição do Capitão América como tal na saga Os Vingadores. Isso não significa, porém, o fim do personagem Steve Rogers (Chris Evans). A explicação segue abaixo — alerta: com spoilers do filme.

Nas últimas cenas de Guerra Civil, Capitão América larga o seu escudo, marca registrada do super-herói. Sem demais explicações, a conclusão deixou a dúvida: “Seria o fim do Capitão América ou a passagem não significa nada?”. Felizmente, os fãs não precisam esperar até Os Vingadores: Guerra Infinita para a resposta: Joe Russo confirmou que Steve Rogers abandonou a identidade de Capitão América.

LEIA TAMBÉM
Da HQ ao filme, confira especial de 'Guerra Civil', a nova aposta da Marvel
Nova HQ revela que Capitão América, na verdade, é um vilão
Brie Larson é confirmada como Capitã Marvel

“Acho que ele deixar o escudo de lado é também deixar a sua identidade. É ele admitindo que a identidade Capitão América estava em em conflito com suas escolhas pessoais”, disse o diretor.

Mas certamente não foi a última colaboração de Steve Rogers com os Vingadores. Chris Evans voltará a interpretar o soldado em Guerra Infinita, previsto para estrear em 2018, mas talvez com outra identidade.

Nas HQs da década de 1970, Steve Rogers se decepcionou com os Estados Unidos por conta do Caso Watergate, envolvendo o então presidente Richard Nixon. Ele, então, abandonou o nome Capitão América, e assumiu a identidade secreta Nômade, um super-herói sem nacionalidade. A teoria afastava a ideia de que Rogers seria morto em Guerra Infinita, mas os produtores não afirmaram a suposição.

 

Após comprar a SABMiller, AB InBev deve demitir 5,5 mil pessoas

Posted: 26 Aug 2016 07:38 AM PDT

A Anheuser-Busch InBev deve cortar cerca de 3% do quadro de funcionários depois de comprar a rival SABMiller, segundo documentos publicados nesta sexta-feira. Os cortes envolvem cerca de 5.500 funcionários, segundo uma fonte com informações sobre o assunto.

A AB InBev quer conseguir economias antes de impostos de pelo menos 1,4 bilhão de dólares por ano dentro de quatro anos após concluir a aquisição. Isso seria obtido com ganhos de eficiência e remoção de sobreposições de funcionários. As demissões devem ocorrer ao longo dos próximos três anos.

A SABMiller emprega cerca de 70.000 funcionários e a AB InBev, mais de 150.000. Mas, unidas, as empresas terão menos funcionários que a soma atual de trabalhadores.

Leia também:
Conheça o Manbang, o 'Netflix da Coreia do Norte'
Donas da Dudalina e da Ellus desistem de fusão

A maior cervejaria do mundo ainda precisa de apoio dos acionistas da SABMiller para conseguir concluir sua oferta de 45 libras por ação, proposta em que a rival é avaliada em 78,4 bilhões de libras (103,61 bilhões de dólares) – o negócio inclui uma alternativa em dinheiro e ações. Os acionistas da SABMiller vão votar a oferta da AB InBev em 28 de setembro.

(Com Reuters)

Renan dispara contra Gleisi e se refere ao Senado como ‘hospício’

Posted: 26 Aug 2016 07:37 AM PDT

O segundo dia de julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff no Senado é marcado, novamente, por bate-boca entre os parlamentares. A sessão já foi suspensa por duas vezes pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pediu o microfone para se desculpar com o presidente do STF, que conduz o julgamento – e acabou por piorar a confusão. Ele chegou a se referir à Casa como um hospício.

A primeira etapa da briga se deu quando o senador petista Lindberg Farias usou o microfone para rebater o desafeto Ronaldo Caiado (DEM-GO), a quem chamou de “desclassificado”. Lewandowski o interrompeu e pediu “respeito mútuo e recíproco” entre os senadores. Os microfones acabaram sendo desligados e o ministro suspendeu a sessão por cinco minutos.

Na volta, Renan pediu a palavra e, em tom de desabafo, afirmou que o Senado “não pode passar essa imagem à sociedade”. Então, afirmou a Lewandowski: “Vossa excelência está sendo obrigada a presidir o julgamento num hospício”.

LEIA TAMBÉM:
Acompanhe o segundo dia de julgamento do impeachment no Senado

Renan relembrou a confusão causada pela senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) na quinta-feira e provocou nova briga ao fazer insinuações sobre o marido da senadora, Paulo Bernardo. “Ontem a senadora Gleisi chegou ao cúmulo de dizer que o Senado Federal não tinha moral para julgar a presidente da República. Como uma senadora pode fazer uma declaração dessa? Exatamente uma senadora que há 30 dias o presidente do Senado Federal conseguiu no Supremo Tribunal Federal desfazer o seu indiciamento e o do seu esposo que havia sido feito pela Polícia Federal. Isso não pode acontecer, é um espetáculo triste que vocês estão dando para o país”. Uma confusão generalizada se instalou no plenário e Lewandowski suspendeu a sessão até as 13 horas.

Julgamento de Dilma Rousseff no Senado Federal – 2º dia

Posted: 26 Aug 2016 07:35 AM PDT

 

Candidato Flávio Bolsonaro passa mal em debate do Rio

Posted: 26 Aug 2016 07:14 AM PDT

Um dos principais assuntos discutidos nas redes sociais sobre o debate entre os candidatos do Rio de Janeiro, transmitido pela rede Bandeirantes na noite desta quinta, não estava na "agenda" de nenhum dos participantes. Enquanto o candidato do PSC à prefeitura, Flávio Bolsonaro, passava mal em decorrência de uma intoxicação alimentar, seu pai, o deputado federal Jair Bolsonaro, batia boca com Jandira Feghali, do PC do B. Jandira é médica e tentava ajudar Flávio.

Leia também:
Debate do Rio tem guerra entre candidatos e baixaria na plateia
Ao vivo: o segundo dia de julgamento do impeachment de Dilma Rousseff

O mal-estar de Flávio Bolsonaro começou segundos antes do fim do segundo bloco, o público ainda pode ver os outros candidatos tentando socorrê-lo. Quando Cidinha Campos (PDT), candidata a vice de Pedro Paulo Carvalho, que estava na plateia gritou avisando que Jandira era médica.

“- Ô Jandira, você não é médica? Não vai atender ao Flavio Bolsonaro?", berrou.

Com as câmeras já desligadas, Jair começou a confusão.

"- Essa médica de araque não. Ela vai dar 'estricnina' (veneno para ratos) para meu filho", disse o deputado. Enquanto isso, Jandira tentou se defender.

"- Fascista! Réu por estupro. Quem protege torturador não me representa", devolveu Jandira.

“- Você não vai ser estuprada, não. Ela vai dar estricnina para o meu filho”, continuou Jair.

Com a confusão armada – e parte da plateia chamando Jandira de "bruxa" e até "idiota" –, Jair tentou amparar o filho, que continuava sentindo os reflexos da intoxicação. "Tranquilo, zero um. Paga umas flexões aí", disse o deputado para Flávio, que estava sentado em uma cadeira.

O candidato à prefeitura saiu andando do local e partiu para um hospital, segundo nota oficial enviada a jornalistas pela assessoria de Flávio Bolsonaro. Confira abaixo:

"NOTA OFICIAL
Sobre o mal-estar do candidato Flávio Bolsonaro, da coligação PSC-PRP, cabe informar:
1 – Ele foi atendido em um hospital da rede privada e no início desta madrugada já foi liberado
2 – Vários fatores colaboraram para seu mal-estar, o principal deles uma intoxicação alimentar que vitimou inclusive um de seus assessores, devido a uma refeição na tarde de quarta-feira.
3 – Flávio Bolsonaro pede desculpas a todos os seus concorrentes pela ausência no restante do debate; o candidato agradece publicamente aos concorrentes Jandira Feghali e Carlos Osório pelos gestos de solidariedade ao socorrê-lo.
4 – O candidato também pede desculpas a todos os cariocas e assegura que haverá novas oportunidades para mostrar à população seus projetos para fazer do Rio de Janeiro uma cidade mais segura e próspera."

 

 

 

 

Justiça suspende proibição de burkini em cidade francesa

Posted: 26 Aug 2016 07:03 AM PDT

O Conselho de Estado da França, a maior instância judicial do país, proibiu a cidade de Villeneuve-Loubet, nas proximidades de Nice, de vetar o uso do burkini, traje de banho muçulmano que cobre o corpo inteiro. Apesar de a decisão ser especificamente sobre o veto adotado pela cidade, e não ser de âmbito nacional, ela pode abrir um precedente legal no país.

A proibição da peça em ao menos 30 cidades francesas causou discussões e foi assunto dos jornais franceses e de outros países nos últimos dias. Os prefeitos das cidades francesas baniram o uso da peça alegando motivo de segurança, especialmente após uma série de ataques jihadistas terem deixado centenas de mortos em lugares como Paris e Nice. Além disso, para muitos políticos, a peça representa uma opressão das mulheres.

Leia também
Policiais forçam mulher a tirar burkini em praia da França
Terceira cidade francesa proíbe uso de burquíni após tumulto
Cannes proíbe o "burquíni", traje de banho usado por muçulmanas

Recentemente, o premiê Manuel Valls disse ser a favor de uma lei nacional contra a peça. Na França já é proibido o uso do véu islâmico em instituições de ensino e repartições públicas e também o uso da burca nas ruas. Burca é uma roupa que cobre o corpo todo, deixando apenas uma fresta aberta para os olhos.

Ação policial criticada — Uma foto divulgada nas redes sociais nesta semana intensificou os debates na França acerca da proibição dos burkinis. A imagem, feita por um fotógrafo francês, mostra uma muçulmana sendo abordada por policiais na beira da praia e, aparentemente, sendo obrigada a tirar parte de sua roupa. A ação policial foi muito criticada e, na TV francesa houve quem questionasse qual era a diferença entre um burkini e um traje de mergulho, já que ambos são muito semelhantes.

Conheça o Manbang, o ‘Netflix da Coreia do Norte’

Posted: 26 Aug 2016 06:47 AM PDT

A Coreia do Norte tem agora um “Netflix” para chamar de seu. Batizado de Manbang, o serviço de televisão sob demanda permite que as poucas pessoas do país que dispõem de conexão à internet assistam, quando quiserem, a quatro redes públicas de TV norte-coreanas.

O sistema da Manbang funciona seguindo o modelo do Netflix, com um menu que inclui emissões por tipo e rede. Os telespectadores podem acessar a programação do dia – a televisão norte-coreana é transmitida entre as 15h e as 23h – e selecionar os programas que desejarem para vê-los quando quiserem.

Leia mais:
Olimpíada afeta assinaturas da Netflix nos EUA

Uma emissão para apresentar o novo serviço, divulgada na semana passada na Televisão Central Coreana (KCTV), afirmava que ele estava disponível para qualquer pessoa conectada à intranet norte-coreana. Não se sabe o número de beneficiados, mas a KCTV afirmou que centenas já assinaram o Manbang em Sinuiji (noroeste), uma das três cidades onde a televisão sob demanda está disponível.

Criada em 2000, a intranet norte-coreana só permite o acesso a sites aprovados pelo governo. Ela serve, principalmente, como plataforma de comunicação para os ministérios, as universidades e as empresas.

Além dos hotéis que abrigam estrangeiros, o acesso à internet na Coreia do Norte está reservado para uma elite que não conta com mais de 1.000 pessoas.

Em uma de suas transmissões, a KCTV entrevista uma dona de casa feliz por ter podido melhorar uma receita depois de ter assistido várias vezes ao mesmo programa culinário.

Netflix faz piada

O Netflix, primo rico do serviço norte-coreano, fez graça com a novidade. Em sua conta no Twitter, o braço americano da plataforma de streaming passou nesta semana a se definir como “cópia barata do Manbang” (ou “Manbang knockoff”, no original em inglês.

Netflix

Imagem da conta do Netflix no Twitter em que o serviço de streaming se descreve como “cópia barata do Manbang” (“Manbang knockoff”) (Reprodução/VEJA.com)

(Com AFP)

‘Águas Rasas’ já bastaria por Blake Lively. Mas é maior que ela

Posted: 26 Aug 2016 06:45 AM PDT

A praia é deslumbrante: uma baía pequena e isolada, com ondas de um azul-turquesa cristalino sobre corais e areia branca. Só os locais sabem como chegar a ela, e planejam manter o segredo — o sujeito que levou Nancy (Blake Lively) até ali nem sequer revela o nome da praia, e o mesmo fazem os dois surfistas que ela encontra além da arrebentação. Não há mais ninguém à vista; já é de tarde, e logo vai escurecer. Nancy bem que deveria aproveitar uma carona com os dois rapazes e ir embora também, mas seu coração pede mais meia hora, mais uma onda: foi ali que sua mãe descobriu estar grávida dela, e faz pouco tempo que Nancy a perdeu. Pegar onda ali é como estar junto de sua mãe de novo. E pode ser que esse reencontro deixe de ser mera figura de linguagem: com meia dúzia de braçadas na direção errada, Nancy invade sem querer o território de um tubarão­-branco — e a fera, furiosa, decide que a turista será sua próxima refeição. Apenas uns 200 metros separam Nancy da areia. Mas eles são intransponíveis.

LEIA TAMBÉM:
Woody Allen volta ao passado – e ao amor – em 'Café Society'

Só pela pele amorenada e pelo cabelo alourado de sol, e por aquela silhueta magnífica de quase 1,80 metro, Blake Lively já poderia ser o que basta a Águas Rasas (The Shallows, Estados Unidos, 2016), que estreia agora no país. Mas Blake, revelada uma década atrás como beldade na série adolescente Gossip Girl, se mostra aqui uma atriz de enérgico compromisso físico e psicológico com sua personagem: cada vez mais esfolada, lacerada, queimada, enregelada e exausta, Nancy reage à provocação contra a sua vida com uma obstinação que em nada fica a dever à do tubarão. Ou, melhor dizendo, a fêmea de tubarão: embora o gênero do bicho não seja explicitado no filme, na cabeça do diretor catalão Jaume Collet­-Serra isto aqui é uma catfight — uma briga entre duas mulheres muito irritadas uma com a outra.

Collet-Serra é mestre em fazer esse tipo de sensacionalismo com elegância, e com um dinamismo e uma originalidade que se bastam a si mesmos. São dele, por exemplo, os ótimos filmes-exploração Desconhecido, Sem Escalas e Noite sem Fim, todos estrelados por Liam Neeson. Blake traz algo novo ao estilo do diretor: uma serenidade ante o perigo e uma racionalidade nos meios de enfrentá­-lo que obrigam Collet-Serra a refinar suas artimanhas. Ela é o toque feminino que faltava aos seus filmes.

Compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.

Gesto de Roberto Carlos em sorteio levanta suspeitas de armação

Posted: 26 Aug 2016 06:42 AM PDT

A participação do ex-jogador brasileiro Roberto Carlos no sorteio da fase de Grupos da Liga dos Campeões levantou suspeitas de armação nesta quinta-feira. Um gesto do agora treinador das categorias de base do Real Madrid chamou a atenção: após escolher uma bolinha, Roberto titubeou, a devolveu ao pote, e escolheu uma nova, após embaralhar as opções.

O diálogo entre Roberto e o apresentador do sorteio soou ainda mais suspeito. "Mãos quentes, Roberto?", perguntou, em espanhol, Giorgio Marchetti, diretor de competições da Uefa. Neste momento, o brasileiro desiste de tirar a bolinha e brinca. "Deixa eu ver se consigo mover tão bem como estava fazendo Seedorf", citando o ex-jogador holandês que havia participado antes do sorteio.

Leia também:
Cristiano Ronaldo é eleito o melhor da temporada
Liga dos Campeões: sorteio complica Real Madrid e Barcelona
Messi vence (de novo) prêmio de gol mais bonito da Uefa

Em seguida, Roberto tira a bolinha da equipe búlgara Ludogorets, que caiu no grupo com Arsenal, Paris Saint-Germain e Basel. O gesto de Roberto causou grande repercussão nas redes sociais e foi noticiado em grandes jornais europeus, como o espanhol Marca e o britânico The Sun.

A situação é apimentada por duas recentes (e controversas) declarações. Em junho deste ano, o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter afirmou que sorteios para torneios internacionais já foram alvos de manipulação. Mas garantiu que, sob seu mandato na Fifa, isso "jamais ocorreu".

"Claro que é possível sinalizar as bolas, ao esquentar ou esfriá-las. Bolas são colocadas na geladeira antes do sorteio. A mera comparação entre umas e outras ao tocá-las já determina as bolas frias e quentes. Ao tocar, já se sabe o que há" disse o cartola suíço. "Fui testemunha disso em sorteios no nível europeu. Mas nunca na Fifa", completou Blatter.

Nesta semana, o zagueiro Gerard Piqué, do Barcelona, ironizou a sorte dada pelo Real Madrid, atual campeão da Liga dos Campeões, nos sorteios da última temporada.

Grampo mostra acerto de propina de R$ 6 mi em Goiás, diz PF

Posted: 26 Aug 2016 06:23 AM PDT

A Polícia Federal afirma que interceptações telefônicas da Operação Decantação, deflagrada na quarta-feira, revelam o ajuste por uma propina de 6 milhões de reais entre o presidente da Empresa Saneamento de Goiás (Saneago), José Taveira Rocha, e o diretor de Gestão da Saneago, Robson Salazar. A suspeita é de que o esquema tenha abastecido campanhas políticas do PSDB no Estado.

Em diálogo de 18 de dezembro de 2015, Rocha e Salazar citam o “governador”. Para os investigadores, trata-se de uma referência ao governador Marconi Perillo (PSDB), que está em seu quarto mandato. A PF apura se a campanha do tucano foi beneficiada com recursos desviados da Saneago.

Leia também:
PF investiga desvio de recursos em confederações esportivas

“Um bobo não vira governador quatro vezes nunca, né”, diz Rocha em trecho do diálogo. Os investigadores afirmam que, na conversa, o presidente e o diretor da Saneago “tratam da elaboração e execução de operações ilícitas e porcentagem de valores, possivelmente de propinas, da ordem de 6 milhões de reais e correspondente a 3% do valor do contrato negociado”.

Em nota enviada na quarta-feira, o governo de Goiás afirmou acreditar na idoneidade dos dirigentes da Saneago, empresa de saneamento do Estado, disse apoiar as investigações e informou que “está inteiramente à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos”.

(Com Estadão Conteúdo)

Procuradoria pede abertura de inquérito contra Marco Feliciano

Posted: 26 Aug 2016 06:23 AM PDT

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a abertura de inquérito contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), para apurar suspeita de abuso sexual. O pedido atende requerimento feito pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do Distrito Federal e se refere à denúncia da jornalista Patrícia Lélis, de 22 anos, que afirmou ter sofrido tentativa de estupro, assédio sexual e agressão pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP).

Leia mais:
Jovem que acusa Feliciano de abuso é indiciada por extorsão
Vídeo mostra assessor negociando com jovem que acusa Feliciano
Chefe de gabinete de Marco Feliciano é preso

Além de acusar Feliciano, a jovem afirmou à polícia que foi mantida sob coação e ameaça pelo chefe de gabinete de Feliciano, Talma Bauer, na semana em que esteve em São Paulo – entre 30 de julho e 5 de agosto –, porque pretendia denunciar o deputado do PSC.

Feliciano já é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo a contratação de cinco pastores pelo seu gabinete que não estariam cumprindo as suas funções. O processo corre no STF por conta do deputado contar com foro privilegiado.

(Com Estadão Conteúdo)

Maradona assume filho italiano de 29 anos e se emociona

Posted: 26 Aug 2016 06:09 AM PDT

Diego Armando Maradona segue chocando a Argentina, mas desta vez por um motivo nobre. Depois de quase três décadas, o ex-jogador, enfim, reconheceu e abraçou seu filho italiano, Diego Júnior. O primeiro encontro pacífico, que demorou 29 anos para acontecer, se deu na noite de quarta-feira em um jantar em Buenos Aires.

Segundo diversos jornais argentinos, Maradona teria pedido que o encontro acontecesse sem a presença de advogados. "Você é meu filho. A partir de agora vivemos uma nova história. Quando eu te ligar, me chame de 'meu velho', senão vamos brigar”, brincou Maradona, em declarações reproduzidas por jornais argentinos.

Pai e filho posaram para fotos, sorridentes e abraçados, ao final do encontro organizado pela namorada de Maradona, Rocío Oliva (que é quatro anos mais nova que o filho do ex-jogador). Maradona se referiu ao jornal como “a maior emoção de sua vida”. 

Leia também:
Maradona diz que ex-mulher roubou R$ 29 mi de sua conta bancária e quer vê-lo morto
Maradona presenteia árbitro que não viu toque de mão em gol contra a Inglaterra
Maradona tatua a palavra ‘cadela’ em homenagem à namorada

Divergências – A história entre Maradona e seu herdeiro é repleta de confusões e desencontros. Diego Maradona Jr. nasceu em Nápoles, em 20 de setembro de 1986, fruto de um relacionamento extraconjugal do então astro local com a italiana Cristiana Sinagra. Na época, Maradona era casado com Claudia Villafane, mãe de suas filhas Dalma e Giannina, e negou veementemente a paternidade – chegou a dizer que o filho poderia ser de seu irmão, Mariano.

Maradona se negou três vezes a realizar teste de DNA. A batalha judicial terminou em 1992, quando a Justiça italiana declarou oficialmente que Diego Júnior era filho do craque. Mas apesar de o garoto já utilizar o sobrenome famoso, Maradona pai se negava a encontrar o menino e reconhecê-lo publicamente. Tantas e tantas vezes repetiu que suas filhas legítimas eram apenas Dalma e Giannina, "os outros são filhos do dinheiro ou de equívocos.”

Mas apesar do descaso, Diego Jr. sempre se referiu ao pai como seu maior ídolo e não desistiu do sonho de conhecê-lo. Jogador de futebol de pouco sucesso – seu maior destaque se deu na seleção italiana de futebol de areia – Júnior precisou bolar um plano complexo para encontrar pela primeira vez, em 2003.

Segundo relatos da imprensa italiana da época, Diego Jr. viajou até o balneário de Fiuggi, onde Maradona se encontrou com amigos para jogar golfe. Depois, se passou por um aluno interessado em conhecer o esporte e conseguiu chegar ao campo onde estava o pai. Conseguiu falar com o astro pela primeira vez, teria recebido um abraço, mas a relação seguiria distante por mais de uma década.

Diego Maradona Júnior, o filho não reconhecido por Maradona

Diego Maradona Júnior defendendo a seleção italiana sub-17, em 2001 (Grazia Neri/Getty Images/VEJA/VEJA)

Já adulto, o filho parecia cansado de ser esnobado por Maradona. "Talvez a droga tenho o transformado em uma pessoa má", disse certa vez, tocando na ferida do ex-jogador. A reaproximação, porém, ocorreu pouco depois de o italiano "apelar" à imprensa argentina.

Diego Júnior aceitou participar do programa Bailando (uma espécie de Dança dos Famosos da Argentina), onde seguiu falando das decepções com o pai famoso e chegou a bater boca com a meio-irmã Giannina. "Se você também quer me apagar de sua vida, é um problema seu", disse Diego em rede nacional à irmã dois anos mais nova.

Maradona também criticou o apresentador Marcelo Tinelli, uma celebridade local, por "dar espaço a uma de suas ex-namoradas, Veronica Ojeda, e ao filho italiano, para denegrir sua imagem". Apesar disso, a presença do italiano na Argentina parece ter amolecido o coração do ex-atleta de 55 anos. Incentivado pela atual companheira Rocío Oliva, Maradona, enfim, resolveu abraçar o filho que, a julgar pelas imagens do encontro, também deixou as mágoas para trás.

Em 1996, Maradona teve outra filha fora do casamento: Jana Maradona, que se manteve anônima até o ano passado, quando, segundo a imprensa local, se encontrou com o ex-jogador pela primeira vez. Em 2013, Maradona teve seu quinto filho, Diego Fernando, este reconhecido, fruto de seu relacionamento com a modelo Verónica Ojeda.

Claudia (à esq.) e Maradona, com as filhas Dalma e Giannina, em evento em 2008

Ex-esposa Claudia (à esq.) e Maradona, com as filhas Dalma e Giannina, em evento em 2008 (:Gareth Cattermole/Getty Images)

Aliados pedem que Temer ‘enquadre’ PMDB

Posted: 26 Aug 2016 06:08 AM PDT

Os presidentes do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e do DEM, senador Agripino Maia (RN), fizeram chegar ao Palácio do Planalto a mensagem de que é necessário que o governo do presidente em exercício, Michel Temer, “enquadre” o PMDB para evitar “ambiguidade” nas ações da base aliada do Congresso. A maior queixa dos dois é que suas legendas não aceitam assumir sozinhas o desgaste político de serem contra, por exemplo, à concessão de reajustes para o funcionalismo público, enquanto parlamentares do PMDB apoiam essas medidas.

Aécio já avisou a Temer que a bancada tucana do Senado será contra o aumento de salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e gostaria de ver os demais partidos da base comprometidos com o ajuste. O líder do PMDB na Casa, Eunício Oliveira (CE), liderou nos últimos dias um movimento de senadores da base para acelerar a aprovação desse reajuste no plenário, a despeito do parecer contrário à iniciativa do senador tucano Ricardo Ferraço (ES) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), colegiado que discute o mérito da proposta.

Leia mais:
Acusação pedirá suspeição de testemunhas de Dilma; siga às 9h
Gleisi nomeou testemunha de Dilma a cargo no Senado
Procura-se Collor no julgamento do impeachment

Em conversas reservadas, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, chegou a externar ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que desejava ver aprovado o reajuste dos ministros do Supremo antes de deixar o comando da Corte, no dia 12 de setembro. Lewandowski preside o julgamento do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, no Senado. Depois disso, Renan passou a trabalhar pela votação da proposta e chamou de “pequenez” as críticas dos tucanos em relação ao impacto fiscal da matéria – que eleva o teto do funcionalismo público e pode causar um “efeito cascata” para União, Estados e municípios.

O presidente do DEM, por sua vez, conversou na manhã de quinta-feira com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e pediu que a base votasse unida em relação a projetos de aumento para servidores. O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), tem sido um dos maiores críticos a esses reajustes e chegou a falar que poderá deixar a base aliada se a proposta for aprovada.

Representantes dos dois partidos reclamam que a postura leniente com o ajuste fiscal do governo pode indicar que Temer ou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, estariam interessados em angariar apoios para a corrida eleitoral de 2018. “Nós apoiamos um projeto para melhorar a situação do Brasil, não um projeto eleitoral, porque o PSDB tem o seu”, disse Aécio.

O governo tem indicado a representantes do PSDB e do DEM que são contrários aos reajustes, mas os aliados cobram uma postura mais firme do PMDB, partido do qual Temer é presidente licenciado. A avaliação é que a fase mais difícil do ajuste nem chegou e não se pode fazer novas concessões.

Passado o impeachment, o Planalto pretende usar o capital político do governo para aprovar a PEC do Teto dos Gastos e encaminhar a reforma da Previdência. Em jantar na noite de quarta-feira na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Temer, ministros do governo e lideranças partidárias das duas Casas Legislativas definiram uma estratégia para tentar garantir a votação da PEC em plenário em no máximo dois meses e o envio da reforma previdenciária ao Congresso antes das eleições municipais.

Rodrigo Maia vai atuar como uma espécie de coordenador informal dessas votações na Câmara a fim de garantir os votos suficientes para aprová-las sem modificações. O receio do governo é que haja mudanças substanciais às matérias, em especial a PEC do Teto, com a exclusão da saúde, educação e funcionalismo do limitador de gastos.

Maia ficará responsável por fazer um pente-fino dos apoios que o Planalto tem entre os outros 512 deputados. A PEC, por exemplo, precisa do voto de pelo menos 308 deputados em dois turnos de votação na Câmara.

(Com Estadão Conteúdo)

Após denúncias, SP muda estatísticas de criminalidade

Posted: 26 Aug 2016 06:04 AM PDT

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa, anunciou mudanças na metodologia das estatísticas criminais do Estado. A partir de sexta-feira todos os casos de morte suspeita retificados posteriormente para homicídio serão contabilizados nos dados oficiais. A divulgação será feita sempre no mês de março, quando a pasta passará a divulgar as estatísticas anuais. A alteração foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira.

“São Paulo sempre esteve à frente na divulgação dos dados e sempre vai priorizar a transparência. Essa medida visa a deixar as coisas mais claras e simples de entender”, afirmou. Mágino também anunciou que as estatísticas oficiais passarão a ter novos indicadores criminais. Serão os crimes de lesão corporal seguida de morte e estupro de vulnerável, que não eram contabilizados. O secretário também anunciou que a pasta está elaborando resolução para cadastrar as bicicletas no sistema de dados, de forma a poder registrar roubos e furtos.

Leia mais:
Chacina ocorrida há um ano em Osasco pode terminar impune

A medida foi anunciada na quinta-feira após os promotores do Patrimônio Público abrirem investigação para apurar suposta maquiagem das estatísticas. O pedido teve como base uma matéria do jornal O Estado de S. Paulo, de março, que mostrou que 21 casos com histórico de homicídio haviam sido registrados como morte suspeita e não haviam sido contados nas estatísticas. Os representantes da CAP afirmaram que cerca de 20 a 30 casos de morte são retificados por mês. Porém, os dados não são divulgados – ficam “sob controle da secretaria”.

O órgão sabe que o número real é maior do que o divulgado. A revelação foi feita pelo delegado Denis Almeida Chiuratto e pela capitã Marta das Graças de Souza e Sousa em depoimento ao Ministério Público. Os dois responderam aos promotores em nome da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), que controla os dados criminais.

O promotor José Carlos Blat, que participa da investigação, disse que a medida pode ser vista como positiva. “Toda iniciativa que visa a melhorar a questão da transparência é bem-vinda.” O promotor fez uma série de recomendações à pasta para melhorar a qualidade dos registros dos dados. E pediu que, em 90 dias, a secretaria entregue todos os boletins de ocorrência retificados para homicídio registrados nos últimos três anos.

Alves negou que a medida tenha relação com as investigações da promotoria. “Os promotores fazem questionamentos porque a imprensa traz questionamentos. Acreditamos que tudo vai ficar mais claro a partir de agora.” Segundo o secretário, em março de 2017, serão divulgados os dados consolidados de todos os homicídios registrados e retificados em 2016.

 

Estatísticas – Em julho, o número de homicídios e roubos em geral aumentou tanto na capital paulista quanto no Estado, após três meses em queda, conforme as estatísticas oficiais divulgadas nesta quinta-feira. Ocorreu ainda o sexto aumento consecutivo dos roubos no Estado.

Na comparação de julho deste ano com o mesmo mês de 2015, os registros de mortes passaram de 275 para 290 no total paulista (avanço de 5,45%) e de 69 para 72 (4,34%) no município. Ainda considerando os assassinatos, aumentaram latrocínios (roubos seguidos de morte). Esses passaram de 25, em julho de 2015, para 35 registros no mês passado – acréscimo de 40%. Na capital, o aumento foi menor: de sete para nove casos (28,5%). Para o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa, a alteração na curva de homicídios ainda não indica mudança no padrão criminal. “Nem de elevação nem de queda. O sinal é de estabilidade”. O governo destacou os números globais: no ano, os homicídios dolosos diminuíram 8,6% entre janeiro e julho. O total baixou de 2.209 para 2.019, chegando ao menor número da série histórica para o período.

Quando se consideram os roubos, o acréscimo foi de 2,65% na capital (de 12.679 para 13.016 casos) e de 3,23% no Estado (de 25.488 para 25.932). Ainda chama a atenção nos números estaduais o avanço de 36,2% nos registros de roubos de carga (de 594 para 809). “O aumento está ligado ao avanço da crise”, justificou Mágino.

No entanto, essa análise não é consenso entre especialistas. “O início de uma crise não aumenta determinados crimes, principalmente o roubo”, diz o sociólogo especialista em segurança Guaracy Mingardi. “No ano passado, não falavam que o aumento era pela crise, mas por causa de roubo de celular. Ora, ou é uma coisa ou outra. São Paulo conseguiu, por uma série de razões, diminuir os homicídios, porém, nunca conseguiu ter esse efeito com os crimes contra o patrimônio, que uma hora sobem e na outra, descem. É uma gangorra.”

No semestre passado, o secretário foi criticado ao relacionar o aumento pontual nos casos de estupro ao avanço da crise econômica, sobretudo quando se consideram os indicadores de desemprego. No mês passado, porém, as estatísticas apontam queda desse tipo de crime: de 189 para 159 casos (15,87%) na capital e de 739 para 728 (1,48%) no Estado.

(Com Estadão Conteúdo)