USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Notícias

Notícias


Putin presenteia medalhistas russos com BMW

Posted: 25 Aug 2016 09:14 AM PDT

As regalias do governo russo se materializaram de uma forma curiosa e, sobretudo, ostentosa depois da disputa do país na Rio-2016. O presidente Vladimir Putin recebeu nesta quinta-feira os medalhistas olímpicos da Rio-2016, no Grande Palácio do Kremlin, e todos os 56 atletas que conquistaram medalhas (19 ouros, 18 pratas e 19 bronzes) ganharam nada menos do que uma BMW X6, utilitário da montadora alemã que pode custar de 400.000 a 600.000 reais.

Os carros, que estavam estacionados na Praça Vermelha junto aos muros do Kremlin, substituem os Audi e Mercedes – modelos que os atletas foram presenteados em Londres-2012 e nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi-2014.

Leia também:
Rio-2016: COI mantém punição à Rússia, mas abre brecha para atletas 'limpos'
Doping por Meldonium, uma nova ameaça para a Rio-2016
Doping na Rússia, uma política de Estado

Cerimônia – Putin entregou a Ordem de Honra aos campeões olímpicos em ginástica artística, luta greco-romana, esgrima e nado sincronizado. A Ordem à Amizade foi outorgada a outros campeões olímpicos em judô, ginástica, esgrima (sabre), luta livre e nado sincronizado.

“Apesar das duras provas pelas quais passaram, mostraram grande perícia, capacidade de luta e confirmaram o sólido lugar da Rússia no mundo dos esportes”, disse Putin durante a cerimônia oficial. A Rússia ficou em quarto lugar no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de acordo com o critério de total de medalhas.

Os medalhistas de prata e bronze receberam das mãos do ministro de Esportes, Vitaly Mutko, a Ordem ao Mérito de primeira e segunda categoria, respectivamente. Em seguida, Putin fez um brinde com champanhe no Palácio do Kremlin ao lado dos medalhistas, que lhe trouxeram uma tocha olímpica.

O presidente também comentou o banimento de atletas russos da equipe de atletismo, halterofilismo e remo por causa do escândalo de doping no qual o país se envolveu nos últimos anos. “Às vésperas da competição, foi excluído um terço dos membros da equipe. Eles foram privados de participar daquelas disciplinas nas quais a Rússia é tradicionalmente favorita. Contudo, os atletas restantes não se renderam: lutaram e ganharam”, disse Putin.

O maior escândalo de doping no esporte de todos os tempos

(Com EFE)

Julgamento do processo de impeachment de Dilma Rousseff

Posted: 25 Aug 2016 09:10 AM PDT

 

Cadê a estrela? Haddad ‘esconde’ símbolo do PT na campanha

Posted: 25 Aug 2016 08:49 AM PDT

Se o slogan da campanha de Fernando Haddad à reeleição em São Paulo provocou mal-estar com o Partido dos Trabalhadores, o material gráfico do prefeito paulistano certamente não ajudará a reduzir a irritação da legenda. Nas redes sociais, no site e no material impresso do candidato a estrela que simboliza o PT está tão escondida que chega a ser imperceptível. A mesma tática foi usada pelo ex-ministro tesoureiro Edinho Silva, candidato à prefeitura de Araraquara.

Campanha Fernando Haddad (PT-SP)

Campanha Fernando Haddad (PT-SP) (Divulgação)

A marca do partido aparece apenas no número 13, no menor tamanho possível. Já a frase que estampa o material “É mais São Paulo. É diferente” desagradou parte da coordenação da campanha, temerosa de que o “é diferente” seja interpretado como uma tentativa de Haddad de se desvincular do PT. A decisão foi endossada por Haddad.

Campanha Fernando Haddad (PT-SP)

Campanha Fernando Haddad (PT-SP) (Divulgação)

Moro devolve passaporte da mulher de Eduardo Cunha

Posted: 25 Aug 2016 08:35 AM PDT

O juiz federal Sergio Moro determinou que seja devolvido o passaporte de Cláudia Cruz, mulher do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A decisão atende a um pedido da defesa dela.

A força-tarefa da Lava Jato havia se manifestado contra o pedido da jornalista para devolução de seu passaporte pela Justiça Federal em Curitiba. Os procuradores da República que investigam Cláudia temiam que ela pudesse fugir do país. Na decisão, Moro afirmou que “foi iniciativa da própria defesa o depósito do passaporte em Juízo”.

LEIA TAMBÉM:
Teori manda redistribuir inquérito contra Eduardo Cunha
Gleisi Hoffmann causa primeiro tumulto da sessão do impeachment

“De todo modo, não foi decretado por este Juízo medida cautelar de proibição para que Cláudia Cordeiro Cruz deixe o país. Considerando ainda o papel subsidiário da acusada no suposto esquema criminoso, não vislumbro razões concretas para estabelecer tal proibição, reputando remoto o risco à aplicação da lei penal especificamente quanto a ela”, anotou o juiz da Lava Jato. “Assim, autorizo a devolução do passaporte de Cláudia Cordeiro Cruz à Defesa, mediante termo.”

Segundo o advogado Pierpaolo Bottini, “Claudia sempre se colocou à disposição do juízo, prestou informações, depoimentos, e continuará colaborando, de forma que não havia motivo para a apreensão de seu passaporte”. Para a defesa, a decisão levou em consideração esses fatos e concluiu “pela desnecessidade de qualquer medida cautelar.”

(Com Estadão Conteúdo)

Messi vence (de novo) prêmio de gol mais bonito da Uefa

Posted: 25 Aug 2016 08:31 AM PDT

Lionel Messi conquistou nesta quinta-feira, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de gol mais bonito da temporada europeia, pelo tento marcado na goleada por 6 a 1 sobre a Roma, em 24 de novembro, pela fase de grupos da última Liga dos Campeões.

O gol de Messi recebeu 34% dos votos em votação popular na internet e deixou em segundo lugar o golaço espetacular do português Ricardinho, do futsal, que teve 13%. A bicicleta do suíço Xherdan Shaqiri diante da Polônia, durante a última Eurocopa, teve 11%.

No lance, a bola é tocada de pé em pé pelo ataque do Barcelona: Neymar passa para Luis Suárez, que faz um passe em elevação para Messi invadir a a área e tocar por cobertura na saída do goleiro Wojciech Szczesny.

Messi já havia vencido a eleição no ano passado por seu gol diante do Bayern de Munique, em que deixou o zagueiro Jérôme Boateng deitado. Apesar de ter obtido o prêmio de melhor gol, o argentino não está entre os três indicados a melhor jogador da Europa. Os candidatos são o português Cristiano Ronaldo (grande favorito), o galês Gareth Bale e o francês Antoine Griezmann.

Também nesta quinta foi definida a melhor defesa da última temporada, feita pelo húngaro Gábor Kiraly – o "tiozão de pijama" da Euro – em chute de Kevin De Bruyne na derrota para a Bélgica por 4 a 0, pela fase de grupos do torneio continental.

WhatsApp compartilhará telefones com Facebook para publicidade

Posted: 25 Aug 2016 08:29 AM PDT

O WhatsApp vai começar a compartilhar os números de telefone de seus usuários com seu controlador, o Facebook. A ideia é aumentar o direcionamento dos anúncios publicitários que são vendidos pela rede social. O WhatsApp s diz também que pretende explorar novas formas de fazer empresas entrarem em contato com os usuários, o que poderia significar uma nova fonte de receita para o aplicativo. A regra que proíbe a venda de anúncios de terceiros no aplicativo, como banners, não foi alterada.

Com o acesso aos números de telefone e à agenda de contatos registradas no WhatsApp, o Facebook quer aumentar seu conhecimento sobre hábitos dos seus usuários para sugerir conteúdo. Se alguém já conversa com um fornecedor pelo aplicativo, por exemplo, essa pessoa poderá estar entre aquelas que veriam o anúncio pago que a empresa veiculasse na rede social.

Entre as novas formas de comunicação que poderão ser permitidas a empresas estariam informações sobre pedidos, transações, consultas, alertas para entregas, atualizações sobre produtos e serviços, e marketing. “Por exemplo, você poderá receber notificações sobre o status do voo de sua viagem, um recibo de uma compra que você tenha feito, ou uma notificação assim que uma entrega tenha sido feita”, diz a companhia.

Leia também:
Maior anunciante do mundo já acha alcance do Facebook limitado

O Facebook não permite mais que usuários bloqueiem anúncios no site

A decisão marca a primeira atualização da política de privacidade do WhatsApp desde que a empresa foi comprada pelo Facebook em 2014, e também a primeira mudança nas regras do serviço de mensagens desde 2012. Quem já usa o aplicativo terá 30 dias para decidir se aceita o compartilhamento de informações, através de uma opção no programa. Após esse período, não será possível impedir o acesso aos números pelo Facebook.

A empresa ressalta que o conteúdo enviado, como fotos e imagens, não será compartilhado e nem poderá ser lido pelo Facebook, pois é criptografado. Em fevereiro, o WhatsApp afirmou ter passado a marca de 1 bilhão de usuários.

(Com Reuters)

Com Sasha e Safadão, Porchat põe Record à frente da Globo

Posted: 25 Aug 2016 08:27 AM PDT

Jô Soares, que na véspera desejou boa sorte a Fabio Porchat em sua estreia, direto da tela da Globo, viu o humorista do Porta dos Fundos deixá-lo para trás no início da madrugada desta quinta-feira, quando foi ao ar a primeira edição do Programa do Porchat. O novo talk-show praticamente dobrou a audiência da Record, que registrou 9 pontos de média no Ibope da Grande São Paulo da 00h14 à 1h15, período em que a emissora paulista teve vantagem de 2 pontos sobre a carioca, que exibia o Jornal da Globo e o Jô. Em julho, a mesma faixa rendeu à Record, em média, 4,8 pontos.

LEIA TAMBÉM:
Em estreia, Porchat faz merchan, dá prêmios e entrevista a mãe
Sasha a Fabio Porchat: funk, paixão por Júnior Lima e 'Ilariê'
Neymar fora da estreia de Porchat, que vai de Safadão e Sasha
Sasha a Porchat: 'paixãozinha' por um amigo da mãe, Xuxa
Porchat se inspira na TV americana e mira a internet em talk show

Porchat também deixou para trás o talk-show de Danilo Gentili, que no horário marcou 5 pontos de média, no SBT. No Rio, o programa também alcançou a liderança, com 10 pontos de média.

Os dados consolidados do Ibope saíram na manhã desta quinta-feira. De todo modo, com base na prévia de audiência do instituto, Porchat já comemorava a liderança nesta madrugada, bem acompanhado pela equipe do programa:

Instagram Photo

 

As testemunhas de defesa e acusação do impeachment de Dilma

Posted: 25 Aug 2016 08:08 AM PDT

A primeira fase do julgamento final do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff começou às 9h32 desta quinta-feira e contará com a oitiva de testemunhas de defesa e de acusação. Ao todo, senadores e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que presidirá a sessão, poderão fazer perguntas a duas testemunhas de acusação e a seis de defesa.

As primeiras testemunhas a serem ouvidas no julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff que acontece nesta quinta-feira serão de acusação. São elas: Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), e Antonio Carlos Costa D’Ávila Carvalho Junior, auditor federal de Controle Externo do TCU.

Júlio Oliveira é bacharel em Ciência da Computação e em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Foi auditor de controle externo no TCU, tendo também atuado como chefe de gabinete de procurador-geral e de ministro do TCU. Antes, trabalhou como consultor legislativo no Senado.

D’Ávila é auditor do TCU, com atuação na Secretaria de Controle Externo da Fazenda Nacional e na Secretaria de Macroavaliação Governamental. Formado em Administração de Empresas e especialista em Orçamento Público, é professor de pós-graduação em Auditoria Financeira na Universidade de Brasília (UnB) e também do curso Apuração do Resultado Fiscal, da Escola de Administração Fazendária (Esaf).

As testemunhas de defesa são o economista Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo; o consultor jurídico Geraldo Luiz Mascarenhas Prado; o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa; a ex-secretária de Orçamento Federal Esther Dweck; o ex-secretário executivo do Ministério da Educação no governo de Dilma Rousseff Luiz Cláudio Costa; e o advogado Ricardo Lodi.

Belluzzo é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, no governo de José Sarney (PMDB), e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, na gestão Orestes Quércia, além de presidente do Palmeiras entre 2009 e 2010. Formado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Belluzzo é doutor em economia pela Unicamp.

LEIA TAMBÉM:
Acompanhe a última fase do julgamento de Dilma Rousseff
Senado inicia julgamento do impeachment de Dilma Rousseff

Mascarenhas Prado é pesquisador do Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais, da Universidade de Lisboa. Integrou comissão instituída pelo Ministério da Justiça para a reforma do Livro de Recursos e Ações de Impugnação no âmbito do Código de Processo Penal. Magistrado de carreira, aposentou-se no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no cargo de desembargador, em 2012.

O ex-ministro Nelson Barbosa é formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre pela mesma universidade e doutor pela New School of Social Research, em Nova York. Foi Presidente do Conselho do Banco do Brasil e membro do Conselho de Administração da Vale. É professor da Escola de Economia de São Paulo (FGV-EESP) e do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de janeiro (IE/UFRJ).

Esther Dweck é graduada em Ciências Econômicas pela URFJ e tem doutorado em Economia da Indústria e Tecnologia pela mesma universidade. É professora adjunta do Instituto de Economia da UFRJ, na área de Macroeconomia, onde atua no momento. Foi chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República.

Luiz Cláudio Costa é professor de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduado em matemática (UFV), mestre em meteorologia agrícola (UFV) e doutor pela Universidade de Reading, Inglaterra. Liderou equipe de especialistas em mudanças climáticas, da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e da Organização das Nações Unidas (ONU), e presidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Ricardo Lodi é advogado, professor de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e presidente da Sociedade Brasileira de Direito Tributário. Graduado pela UERJ, tem mestrado e doutorado em Direito Tributário. Foi procurador do Estado de São Paulo, procurador da Fazenda Nacional e membro do Conselho Superior da Advocacia-Geral da União.

A expectativa é de que apenas duas testemunhas de defesa sejam ouvidas nesta quinta-feira. As outras serão ouvidas nesta sexta-feira e durante o fim de semana. Na próxima segunda-feira, será a vez de Dilma depor pessoalmente no plenário. A previsão é de que o julgamento final só acabe na próxima quarta-feira, 31 de agosto.

(Com Estadão Conteúdo)

Fabiana Murer confirma aposentadoria após frustração olímpica

Posted: 25 Aug 2016 08:05 AM PDT

Com as campanhas frustradas nas últimas três edições das Olimpíadas, incluindo a decepcionante participação na Rio-2016, Fabiana Murer anunciou definitivamente nesta quinta-feira sua aposentadoria. Campeã mundial do salto com vara em 2011 e vice em 2015, ela confirmou sua decisão em entrevista coletiva, pouco mais de uma semana depois de saltar pela última vez na carreira.

“As Olimpíadas foram minha última competição, não salto nunca mais”, disse a paulista de 35 anos. “Amei estar no esporte, gostava de saltar, estar na competição. Consegui muitas medalhas, recordes e tudo o que conquistei na minha carreira fica. Queria ter saltado 5m, mas fico muito contente de fazer a melhor marca da carreira no meu último ano”, complementou Murer, mencionando o recorde de 4,87m, obtido em julho, o atual recorde sul-americano.

No Estádio Olímpico do Engenhão, na Olimpíada do Rio de Janeiro, não conseguiu passar sequer da fase classificatória. Sua justificativa para mais uma desilusão foi uma hérnia de disco, diagnosticada logo antes do evento. Em Pequim-2008, Murer não foi ao pódio por ter esquecido a vara necessária para saltar naquela ocasião. Em Londres-2012, a desculpa pela derrota foi outra: de acordo com a atleta, o vento forte foi um dos fatores que a prejudicaram para a classificação à final.

LEIA TAMBÉM:
Esperança de medalha, Fabiana Murer descobre hérnia de disco

Isaquias Queiroz é prata na canoagem C1 1000
Edições digitais de VEJA com as melhores fotos da Olimpíada

Outros rumos – O fim da carreira como atleta não encerra a relação de Fabiana Murer com o esporte. A partir de agora, ela diz que vai atuar como gerente institucional do BM&F Bovespa, clube de atletismo que representou até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

(Com Gazeta Press)

Gleisi Hoffmann causa primeiro tumulto da sessão do impeachment

Posted: 25 Aug 2016 08:03 AM PDT

Durante a sessão de julgamento do impeachment de Dilma Rousseff que acontece nesta quinta-feira no Senado Federal, após inúmeras questões de ordem solicitadas por senadores petistas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski teve de suspender a sessão por cinco minutos.

Leia mais:
A última fase do julgamento de Dilma Rousseff

O motivo foi o bate-boca que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) provocou ao perguntar: “Qual é a moral do Senado para julgar Dilma?”.  Senadores reagiram de imediato, muitos aos gritos, e com o tumulto na Casa, houve a suspensão.

Barcelona contrata goleiro holandês que “não pega pênaltis”

Posted: 25 Aug 2016 07:41 AM PDT

O Barcelona encerrou especulações nesta quinta-feira e confirmou a contratação do goleiro Jasper Cillessen, da seleção holandesa. O jogador de 27 anos deixou o Ajax e assinou por cinco temporadas com o clube catalão. Vice-campeão mundial em 2014, Cillessen ganhou fama negativa no torneio no Brasil graças a duas decisões por pênaltis.

O novo reforço custou 13 milhões de euros (cerca de 47 milhões de reais), mais 2 milhões de euros (7 milhões de reais) de cláusulas variáveis. Cillessen chega para substituir o chileno Claudio Bravo, que se transferiu para o Manchester City.

Leia também:
Piqué provoca Real Madrid e rebate seguidores no Twitter
Barcelona tenta se livrar de Douglas – mais uma vez
Ronaldo volta ao Real Madrid como embaixador do clube

O holandês disputará posição com o alemão Marc Ter Stegen, que se revezava com Bravo na meta do Barcelona  – o rodízio entre os titulares teria sido um dos motivos da saída do chileno.

Os goleiros da Holanda, Tim Krul, e Jasper Cillessen, durante a prorrogação da partida contra a Costa Rica, em Salvador

Contrariado, Cillessen foi substituído por Tim Krul durante a prorrogação da partida contra a Costa Rica, em Salvador (Michael Dalder/Reuters/VEJA)

Penalidades – Cillessen se destacou na Copa de 2014 com boas atuações, mas foi surpreendido pelo técnico Louis Van Gaal ao ser substituído, na prorrogação, pelo reserva Tim Krul, nas quartas de final, diante da Costa Rica. Krul, considerado mais preparado para a tarefa pelo técnico, defendeu duas penalidades e foi o herói da classificação holandesa em Salvador.

Cillessen, por sua vez, não gostou de não ter sido avisado previamente sobre a possibilidade de mudança e criticou a comissão técnica publicamente. Nas semifinais, a Holanda decidiu sua vaga novamente nas penalidades e, na ocasião, Cillessen foi mantido. O goleiro de 1.88 m, porém, não conseguiu defender nenhuma das cobranças da Argentina e chegou a ser criticado no país por sua falta de envergadura. 

Depois do nude, Isabeli Fontana lança linha de lingeries

Posted: 25 Aug 2016 07:40 AM PDT

Recém-casada com Di Ferrero e de volta ao Brasil após uma temporada nas ilhas Maldivas, com direito a nude nas redes sociais, a top Isabeli Fontana lança uma linha de lingeries em parceria com a marca Morena Rosa. “A lingerie significa para mim este contato tão íntimo da mulher consigo mesma”, diz Isabeli.

LEIA TAMBÉM:
Muito amor: Isabeli Fontana posta nude direto da lua de mel
Isabeli Fontana e Di Ferrero se casam nas Ilhas Maldivas
Di Ferrero e Isabeli Fontana: 'Três dias seguidos de sexo'

O mix delicado e sensual de 26 peças traz modelos cropped, push up, sutiã nadador, hot pants, body e outros hits. “Pensei em duas premissas para a coleção: o conforto e a sensualidade. Na linha Basic, elaborei peças para o dia a dia. Já a IF traz é sexy e tem uma pegada rocker. Amo o sutiã com choker, que pode ser usado como um acessório”, afirma a modelo.

A campanha, fotografada em Los Cabos, no México, por Fabio Bartelt, com beleza de Daniel Hernandez e styling de Yasmine Sterea é solar e supersensual. A parceria entre Isabeli e a Morena Rosa já contabiliza 6 anos.

(Com Estadão Conteúdo)

Jady Bolt, celebridade instantânea, é perseguida por paparazzi

Posted: 25 Aug 2016 07:36 AM PDT

Jady Duarte não recebeu apenas carinhos e uma nota de 100 euros de Usain Bolt, valor que o velocista jamaicano teria dado à moça para pagar uma corrida de táxi, depois de momentos de intimidade na noite de seu aniversário. A carioca também ganhou uma planetária fama instantânea, e agora é perseguida por paparazzi por onde vá no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM:
Jady Duarte dá detalhes de noite com Bolt a jornal
Irmã sai em defesa de Bolt: 'Ele nunca traiu'
"Jady Bolt" estampa capa de tabloide britânico

Nesta quarta-feira, fotógrafos a seguiram enquanto saía para comer e curtir a noite no Rio. A estudante foi comer espetinho e beber caipirinha no Recreio dos Bandeirantes, com um vestido rajado — e arrochado. Para escapar das fotos, só mesmo correndo. E no lombo de Bolt.

 

 

A avó que salvou seus netos e outras histórias do terremoto

Posted: 25 Aug 2016 07:27 AM PDT

A Itália ainda se recupera do terremoto que arrasou pequenas cidades da região central do país. Enquanto as equipes de defesa civil, bombeiros, militares e socorristas civis voluntários correm contra o tempo para tentar localizar e salvar pessoas soterradas, acumulam-se pequenas histórias de alegrias em meio à tristeza. O forte tremor da madrugada de quarta-feira deixou mais de 240 mortos e centenas de desaparecidos e feridos. Confira abaixo algumas histórias dos sobreviventes.

Vinho aos bombeiros — “Não acredito que conseguiram salvar minha vida, quando tudo isso tiver passado, venham me ver e tomaremos um vinho juntos”. Essa foi a primeira reação de Luciano Perri, de 65 anos, após ser resgatado dos escombros de sua casa em Accumoli, na Itália, por um grupo de socorristas. Perri foi um dos poucos desaparecidos resgatados com vida até o momento na localidade, uma das mais golpeadas pelo devastador terremoto que deixou ao menos 120 mortos no centro da Itália nesta madrugada.

O chefe da equipe de buscas, Mauro Guiducci, explicou que “no momento do tremor, ele estava na cama e o colchão dobrou, como um livro, o que o protegeu” dos escombros. “Foi um milagre”, concluiu. “Quando o encontramos, não podíamos acreditar. Havia pedaços inteiros de mármore que caíram sobre ele sem o machucar”, acrescentou.

Leia também
Número de vítimas do terremoto na Itália sobe para 241
Vídeo: bombeiros resgatam crianças dos escombros na Itália
Brasileiras relatam pânico durante terremoto na Itália

Sobreviveu a dois terremotos — Após sobreviver ao terremoto de Áquila, em 2009, Martina Turco novamente conseguiu escapar com vida após passar por um episódio semelhante em Arquata del Tronto, onde passava as férias com a família. Martina e o marido, Massimiliano, foram resgatados após passar horas debaixo dos escombros e foram hospitalizados. Ela, no entanto, perdeu a filha, Marisol Piermarini, uma bebê de 18 meses. Um dos avós, Massimo Piermarini, viajou até Arquata após saber do terremoto. Ele tentou ajudar as operações de resgate, mas não teve permissão. “Não me importava nada, queria encontrá-los de qualquer maneira”, disse, desesperado.

O pai não identificado — Um homem, que não foi identificado, ao saber, em Roma, do terremoto, dirigiu de madrugada até Pescara del Tronto, onde se encontravam seus dois filhos de férias. Junto com os bombeiros, ele foi tirando pedra por pedra até encontrar os filhos. Um deles estava ileso, o outro, com pequenos arranhões.

Avó salva seus netos — Em Pescara del Tronto, Samuele e Leone, de 4 e 6 anos, respectivamente, foram salvos pela avó. Ela acordou com os primeiros tremores e fez com que os meninos se abrigassem debaixo da cama. A avó continua presa nos escombros, mas conversa com os bombeiros.

Jovem viu amigos morrerem — Francesco Morelli, de 17 anos, é um dos sobreviventes de, Pescara del Tronto, contou emocionado como viu morrer seus três amigos. Morelli vive em Roma, mas como muitas outras pessoas, passa o verão com seus avós no município. O jovem, agora em um acampamento para desabrigados em Arquata del Tronto, lembra da noite do desastre: “estava passeando com um grupo de amigos quando, de repente, aconteceu um estrondo e nos encontramos rodeados de poeira e pânico. Quando a poeira baixou, vi gente correndo por todos os lados e meus três amigos mortos”.

Leia mais
Imagens mostram a destruição causada pelo tremor
Terremoto na Itália: o antes e depois das cidades destruídas
Amatrice, devastada em terremoto, era polo turístico na Itália

Noite sem teto — Milhares de italianos passaram a primeira noite após o forte tremor em tendas montadas para ajudar os desabrigados, mas muitos preferiram ficar próximos às suas residências ou ao que sobrou delas. Temendo saques ou mesmo por opção de não abandonar suas casas, muitos moradores dormiram próximos dos escombros de seus lares Segundo o balanço oficial, mais de 4.000 pessoas perderam suas casas com os abalos sísmicos. Pelas ruas de Amatrice, Arquata e Accumoli é possível ver grupos de pessoas usando carros como abrigo ou até mesmo montando estruturas com cobertas.

Cidade evacuada — Cerca de 1.000 pessoas, de uma população habitual de 2.000, estão sendo evacuadas de Amatrice. A cidade está sem água, luz e não tem infraestrutura para abrigar os moradores sobreviventes. Além disso, há risco de novos desabamentos. Um campo de evacuados foi estabelecido nas imediações da cidade.

Epicentro do tremor (em vermelho) e áreas mais afetadas:

(Com ANSA e EFE)

Senadores petistas defendem proposta de Dilma por novas eleições

Posted: 25 Aug 2016 07:25 AM PDT

Na véspera do início do julgamento do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, a bancada do PT do Senado divulgou nesta quarta-feira uma nota pública em que contraria manifestação anterior da direção do partido e defende a proposta da petista que, caso retorne ao comando do país, defenderá a convocação de um plebiscito a fim de antecipar as eleições presidenciais.

A nota, que foi lida pela senadora e ex-ministra de Dilma, Gleisi Hoffmann (PT-PR) em plenário, destaca que os senadores petistas respeitam, porém discordam da decisão da Executiva Nacional do PT, contrária à sugestão da presidente afastada de se fazer uma consulta popular.

Leia mais:
Senado inicia julgamento do impeachment de Dilma Rousseff

“Em nosso entendimento, a grave situação política do país, submetido a um golpe parlamentar que cassa o voto de 54,5 milhões de eleitores com o intuito de promover um programa político extremamente regressivo, impõe medidas corajosas que busquem promover a pacificação da nação, por meio do resgate da soberania do voto popular, fonte primeira e legítima do poder democrático”, diz a manifestação de Dilma.

A bancada do PT no Senado diz que concorda com a “corajosa e democrática” decisão de Dilma, que, “pensando no bem do País, quer convocar o povo para decidir os destinos do Brasil”.

Leia abaixo a íntegra:

“Nota da Bancada do PT no Senado sobre a Proposta de Plebiscito

A Bancada do PT no Senado respeita, porém discorda da decisão da Executiva Nacional do partido, a qual se posicionou contrariamente à convocação de um plebiscito para consultar a população brasileira sobre a realização antecipada de eleições e a reforma política eleitoral.

Em nosso entendimento, a grave situação política do país, submetido a um golpe parlamentar que cassa o voto de 54,5 milhões de eleitores com o intuito de promover um programa político extremamente regressivo, impõe medidas corajosas que busquem promover a pacificação da nação, por meio do resgate da soberania do voto popular, fonte primeira e legítima do poder democrático.

Assim, a bancada do PT no Senado Federal concorda com a corajosa e democrática decisão da presidenta Dilma Rousseff que, pensando no bem do Brasil, decidiu, caso seja reintegrada ao cargo do qual foi ilegitimamente afastada, convocar o povo para decidir os destinos do país.

Como a presidenta, daremos nosso apoio irrestrito à convocação de um plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral, bandeira histórica do nosso partido.

A presidenta confia no povo brasileiro e na democracia. Nós também.

A democracia não é apenas o lado certo da História. A democracia é a única saída para o Brasil.

Bancada do PT no Senado”

(Com Estadão Conteúdo)

Tá na nuvem! Conheça os data centers mais incríveis do mundo

Posted: 25 Aug 2016 07:00 AM PDT

O universo dos centros de dados é muito mais incrível do que você imagina. Ele vai muito além de um monte de cabos e luzinhas piscando.

Não à toa, em vários países, grandes empresas de tecnologia, como Google e Facebook, empregam os melhores engenheiros e soluções criativas para tornar esses equipamentos mais eficientes e seguros – tudo para que fotos, e-mails e mensagens de pessoas do mundo inteiro circulem sem problemas.

No episódio "Hackers", da série Renografias da Renault, é possível ter ideia da dimensão desse universo e do tamanho da responsabilidade que envolve o trabalho em um grande centro de dados. O vídeo relata um dia típico de um desses profissionais, que são os "guardiões das informações" – desde dados bancários, passando pela última foto que você postou no Instagram, até o próprio vídeo da série.

 

A seguir, listamos 5 impressionantes data centers do mundo real:

Centro de dados subterrâneo da Iron Mountain

Iron Mountain Data Center

Iron Mountain Data Center localizado nos Estados Unidos (Iron Mountain/Divulgação)

Este centro de dados parece saído de um filme de espionagem. Localizado no estado da Pensilvânia, Estados Unidos, foi construído a 67 metros de profundidade, em uma antiga mina de calcário. Guardado por um portão de aço de 3 toneladas, agentes armados, detectores de metal, armadilhas, acesso por controle biométrico e câmeras, o centro subterrâneo da Iron Mountain é ideal para empresas que desejam guardar dados sensíveis, além de se proteger de desastres naturais. Para ajudar no resfriamento das máquinas, o centro de dados se aproveita do ar naturalmente mais frio da caverna e da água de um lago subterrâneo. 

Centro de Supercomputação de Barcelona, Espanha

Espanha

MareNostrum foi construído dentro de uma antiga igreja na Espanha (BSC-CNS/Divulgação)

Este é um dos centros de dados mais bonitos do mundo, e não são apenas os hackers que vão admirar a sua arquitetura. Isso porque ele foi construído dentro da Torre Girona, uma antiga igreja de Barcelona, que teve sua arquitetura preservada e hoje abriga esse supercomputador. A máquina, chamada MareNostrum, é a mais poderosa da Espanha, e ajuda em cálculos muito complexos, como de mapeamento genômico e previsão do tempo. Ela foi toda cercada por vidro e o contraste entre suas luzes de LED e os arcos de pedra da antiga igreja é de fazer o queixo cair!

Centro de dados do Facebook em Luleå, Suécia

Data center Lulea na Suécia

Data center Lulea na Suécia próximo ao Círculo Polar Ártico (Facebook/Divulgação)

Um computador normal precisa ser refrigerado, e o mesmo vale para as máquinas enormes que operam um centro de dados – mas numa escala muito maior! E para resfriá-las, vale todo tipo de solução criativa. O Facebook, por exemplo, se aproveita do ar gelado da região próxima ao Círculo Polar Ártico para controlar o aquecimento de seus computadores no centro de dados de Luleå, na Suécia. O calor excedente ainda é aproveitado para manter o escritório em uma temperatura agradável para seus funcionários. A região em que os servidores estão instalados é conhecida como Node Pole, e por conta de uma série de fatores, como abundância de energia hidroelétrica, é a preferida de muitas empresas para esse tipo de instalação.

Centro de dados do Google em Hamina, Finlândia

Data center do Google em Hamina, Finlândia, construído em uma antiga fábrica de papel

Data center do Google em Hamina, Finlândia, construído em uma antiga fábrica de papel (Google/Divulgação)

Não é apenas o Facebook que se aproveita de regiões geladas para resfriar seus computadores. Em 2009, o Google comprou uma fábrica de papel de 60 anos na Finlândia e a converteu em um moderno centro de dados. A empresa gastou 350 milhões de euros, e empregou mais de 2 mil funcionários de 50 companhias diferentes para concluir o projeto. O sistema de resfriamento é um dos mais modernos, e aproveita a água congelante da Baía da Finlândia para conter o aquecimento das máquinas.

Centro de dados modular inflável da Bahnhof, na Suécia

Bahnhof na Suécia

Centro de dados modular inflável na Suécia (Facebook/Bahnhof/Divulgação)

Este centro de dados localizado na Suécia pode parecer um brinquedo de parque infantil ou uma instalação artística à primeira vista, mas suas paredes infláveis viabilizam um design modular que permite sua ampliação com o tempo. O "esqueleto" inflável, que inclui um miolo central para despacho de equipamento e circulação de equipe, se comunica com as salas que guardam os computadores – protegidos por metal de nível militar, câmeras de vigilância, alarme, detectores de metal, entre outros sistemas de proteção.

A série Renografias, da Renault, aborda a relação do carro com as pessoas. A marca acredita que, assim como a sua vida, o seu carro também precisa ter espaço para aventuras. Assista às outras histórias no site.

Hopi Hari pede recuperação judicial – dívida é de R$ 300 milhões

Posted: 25 Aug 2016 06:50 AM PDT

O parque temático Hopi Hari, localizado em Vinhedo, interior de São Paulo, entrou nesta quarta-feira na Justiça com pedido de recuperação judicial. O pedido foi apresentado pela empresa e suas controladoras – HH Parques Temáticos e HH Participações S/A, na Comarca de Vinhedo, de acordo com comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Com uma dívida de cerca de 300 milhões de reais- dos quais 200 milhões de reais contraídas com o BNDES e o restante nas mãos de debenturistas (detentores de títulos) e outros credores -, a companhia não tem conseguido gerar caixa.

O advogado Daltro Borges, do escritório Ferro, Castro Neves, Daltro & Gomide Advogados, que representa a companhia, afirmou que o Hopi Hari está em conversa com investidores na tentativa de se reerguer. O pedido de recuperação judicial foi feito na 2ª Vara Cível da Justiça de Vinhedo. A empresa tem um pedido de falência em curso na 1ª Vara Cível da mesma comarca.

Segundo Borges, a exigência desses potenciais investidores aos controladores seria que a empresa entrasse com pedido de recuperação judicial para poder fazer o aporte. “A expectativa é apresentar o plano de recuperação nos próximos 60 dias e negociar o aporte. Os donos aceitam abrir o controle”, afirmou. “Com exceção do BNDES, a companhia não tem dívida com outros bancos. Ela tem se financiado por meio de factorings, que é dinheiro caro”, afirmou.

Em julho, a empresa passou por um revés, aprofundando sua crise. A Justiça de São Paulo autorizou o empresário Cesar Augusto Federmann, um dos credores da companhia, a fazer a retirada de uma montanha-russa do parque. Borges afirmou que a companhia fechou acordo sobre esse tema. Essa montanha-russa era uma das grandes atrações e promessa de receita para a companhia.

No início de agosto, visitantes que tentaram entrar no Hopi Hari encontraram as portas fechadas. Segundo os funcionários da companhia, eles estavam em greve por conta de salários atrasados.

A situação financeira da empresa foi agravada após o acidente, em 2012, no qual uma adolescente faleceu ao cair de um brinquedo no parque, afirmou o advogado. O faturamento bruto, à época, era em torno de 100 milhões de reais e, desde então, vem caindo.

O parque de diversões recebe, em média, 80 mil visitantes por mês e o período de alta temporada é de setembro a janeiro. Procurada, a empresa afirmou que só se pronunciaria por meio de fato relevante.

Meta ambiciosa

Fundado em 1999, o Hopi Hari tinha como controlador o fundo GP Investments, além dos fundos de pensão Previ (do Banco do Brasil), Funcef (da Caixa Econômica Federal), Petros (da Petrobras) e Sistel como acionistas. O investimento, na época estimado em 200 milhões de dólares (aproximadamente 640 milhões de reais), foi idealizado para ser um complexo de diversão à altura dos parques temáticos americanos.

Leia também:
Senado aprova renovação da DRU até 2023 e texto vai a promulgação
Venezuela terá 'general do arroz' na guerra contra escassez

Com os planos frustrados, os fundos venderam, em 2008, suas participações por um preço simbólico a acionistas da consultoria Íntegra Associados, reunidos na HH II Participações. Quando repassou o controle, a companhia já acumulava pesadas dívidas e foi considerada um dos investimentos mais malsucedidos feito por esses fundos. Outros acionistas ingressaram no grupo no início deste ano, segundo fontes.

Uma onda de fundos começou a investir em parques temáticos no início dos anos 2000, mercado que era considerado resiliente, mas os retornos não foram como o esperado.

(Com Estadão Conteúdo)

Leilão de medalha olímpica banca tratamento de criança com câncer

Posted: 25 Aug 2016 06:45 AM PDT

O atleta polonês Piotr Malachowski, vice-campeão no lançamento de disco da Rio-2016, leiloou sua medalha de prata para financiar o tratamento de um menino com câncer. E alcançou a quantia desejada, mais de 115.000 euros (418.000 reais) nesta quinta-feira, com três dias de antecedência.  Com isso, bancará o tratamento de Olek, de apenas dois anos, que tem um tumor nos olhos.

“Minha medalha de prata hoje vale muito mais do que há uma semana. Infelizmente o esporte se mercantilizou muito nos últimos anos e hoje impera outro espírito, embora ainda haja esportistas solidários, com valores, que querem ajudar os demais e se envolver em ações caridosas”, afirmou o lançador de disco.

Leia também:
Sapatilha de Bolt é arrematada em leilão por quase R$ 60 mil
Oito motivos para se animar com a Paralimpíada do Rio

Olimpíada foi programa visto por 98% dos lares brasileiros

“Uma medalha é só um pedaço de metal, mas a saúde de uma criança vale muito mais”, completou. Malachowski se reunirá com a família de Olek para celebrar o êxito do leilão nesta quinta. No final de mês, a criança viajará com sua família aos Estados Unidos para se submeter a um tratamento especial para combater o câncer nos olhos.

A medalha de prata foi arrematada por Dominika e Sebastian Kulczyki, um casal de empresários poloneses que também deve se encontrar com o vice-campeão olímpico.  “Eles ainda não recolheram a medalha, e espero que façam isso pessoalmente para nos conhecermos”, explicou Malachowski.

A mãe de Olek, Gosia, de quem partiu a ideia de se comunicar com o lançador de disco por meio do Facebook, se disse "muito, muito feliz" com a atitude do atleta.

“Pouco depois da minha participação nos Jogos, Gosia me escreveu, e eu não pensei duas vezes porque tinha que reunir o dinheiro o mais rápido possível, já que nestes casos não se pode esperar, há muito em jogo”, disse o atleta.

“Ganhar uma medalha olímpica é o sonho de todo atleta, e certamente o ouro é o mais desejado. Fiz de tudo para conseguir, mas infelizmente não foi possível desta vez, embora o destino tenha me dado agora a oportunidade de aumentar o valor da minha medalha de prata graças à solidariedade."

O atleta polonês Piotr Malachowski conquista a medalha de prata no arremesso de disco masculino, no Estádio Olímpico - 13/08/2016

O atleta polonês Piotr Malachowski posa com a medalha de prata que depois leiloaria (Quinn Rooney/Getty Images)

(com agência EFE)

Saia justa: humoristas inserem sexo no ‘Fala que Eu te Escuto’

Posted: 25 Aug 2016 06:37 AM PDT

A estreia de Fabio Porchat mobilizou a Record de tal forma que nem o evangélico Fala que Eu te Escuto, atração das madrugadas da emissora, escapou de abordar o assunto. Com gancho na primeira edição do Programa do Porchat, o bispo Edgard Brum recebeu o grupo de comediantes Pagode da Ofensa para discutir os limites do humor. E acabou numa saia-justa.

LEIA TAMBÉM
Avião da Igreja Universal será leiloado pela Receita
Sasha a Fabio Porchat: funk, paixão por Júnior Lima e 'Ilariê'
Neymar fora da estreia de Porchat, que vai de Safadão e Sasha

Ao ritmo de samba, o grupo questionou o líder da Igreja Universal: “Meu amigo bispo / uma coisa que eu não tô ligado /me diz por que / dar o bumbum é pecado”. O religioso, aparentemente constrangido, riu sem graça; Diante do seu desconforto, o Pagode da Ofensa mudou de assunto: “Meu amigo bispo / me diz como é que faz / será que pelo Skype / dá para tirar o Satanás”. Mais confortável, Brum tentou brincar: “Vou tirar, hein?”.

Mas o grupo não esqueceu por que estava ali. Algum tempo depois, eles voltaram a falar do tabu: “Não pode dar o ‘cutuco’ antes de casar?”. Dessa vez, o bispo, talvez já recuperado da surpresa, se saiu com uma resposta bastante liberal:”Ai, vai de cada um. Na vida, cada pessoa responde pela sua”.

Fala que Eu te Escuto é um programa produzido pela Igreja Universal do Reino de Deus, apresentado na madrugada pela Rede Record por pastores e bispos. Graças ao grupo Pagode da Ofensa, a atração foi um dos assuntos mais debatidos no Twitter no horário, entrando para os Trend Topics do Brasil.

Casa e estúdio de gravação de Prince serão transformados em museu

Posted: 25 Aug 2016 06:34 AM PDT

Cantor PrincePrince durante show em Los Angeles, em 2005Cantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceO cantor Prince durante Roland Garros em 2014Cantor PrinceO cantor Prince durante o Grammy em 2015O cantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceO músico PrinceO músico Prince em show em 1991Cantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor PrinceCantor Prince

A casa e o estúdio de gravação de Prince serão transformados em museu a partir de 6 de outubro, de acordo com os planos revelados nesta quarta-feira pela Bremer Truste, entidade encarregada de controlar a herança do músico. Grupos de até 30 pessoas poderão visitar a propriedade, localizada em Chanhassen (Minnesota, EUA) durante 70 minutos, segundo o plano de negócio apresentado pela entidade à cidade, que deve dar o sinal verde à operação em uma audiência pública no dia 20 de setembro. O preço da entrada será de 38,50 dólares.

LEIA TAMBÉM:
Pílulas que causaram overdose de Prince tinham rótulos falsos

“As visitas guiadas levarão os espectadores através dos corredores de Paisley Park, incluindo o estúdio de gravação e mixagem onde Prince gravou, produziu e mixou a maioria de seus grandes sucessos”, diz o plano idealizado pela Bremer Truste. O percurso terá visita aos quartos de luxo onde Prince montava vídeos musicais e realizava ensaios para os shows. Além disso, será possível visitar a sala NPG (seu próprio clube privado).

Será possível ter contato com diversos objetos do arquivo pessoal do artista, como roupas usadas nos palcos, prêmios, instrumentos musicais, vídeos domésticos e gravações inéditas.

A empresa contratou a PP Management para operar o museu. Se trata de uma subsidiária da Graceland Holdings LLC, encarregada de controlar a antiga residência de Elvis Presley em Memphis. Atualmente, Paisley Park tem 90 vagas de estacionamento disponíveis, mas o plano de negócio prevê aumentar esse número para 140. Além disso, consta no projeto a construção de hotéis nas proximidades da residência para receber turistas.

Prince, figura indiscutível do pop, foi encontrado morto no elevador de sua residência em Paisley Park no último dia 21 de abril. Mais tarde, descobriu-se por meio de autópsia que o músico morreu de uma overdose acidental de opioides.

(Com agência EFE)