USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Notícias

Notícias


Sem teto no gasto, Brasil terá ‘dia do juízo fiscal’, diz relator

Posted: 24 Aug 2016 09:29 AM PDT

O relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria um teto para os gastos públicos, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), afirmou nesta quarta-feira que a saúde fiscal do governo federal está em jogo, por isso a necessidade de discutir a regra que vai limitar o crescimento das despesas. “O quadro fiscal é assustador, quase desesperador, dramático”, declarou ele durante audiência pública na Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre a PEC. “Ainda não é insolvente como está o Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul, mas poderá chegar a esse ponto em prazo curto.”

Segundo o peemedebista, a dinâmica de gastos atual faz com que o governo absorva “a poupança para se autofinanciar”. “Como resultado, a dívida bruta está crescendo de forma maluca e assustadora. É preciso trabalhar na receita primária”, disse Perondi. Do contrário, o Brasil chegará ao “dia do juízo fiscal”.

Além da PEC, classificada de “corajosa” pelo relator, o parlamentar destacou a necessidade e a urgência da reforma da Previdência. Em um futuro próximo, disse, a população idosa vai superar a mais jovem, em idade de trabalhar.

Leia mais:
Gastos obrigatórios da União vão subir R$ 90 bi em 2017

Na audiência pública, o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que, ainda que o teto para o crescimento do gastos do governo federal traga restrições para o consumo do governo e seu impacto na economia no futuro, haverá um ganho de atividade decorrente da interpretação positiva que os agentes econômicos farão do rigor fiscal.

“A medida tem natureza invertida do ponto de vista do efeito na economia. Haverá restrições futuras, mas o efeito de ganho de atividade é imediato a partir leitura da leitura de que o país tem controle da situação fiscal”, afirmou.

Para Oliveira, a PEC traz a discussão orçamentária para a realidade, respeitando o limite do quanto o governo poderá gastar. Segundo ele, os países que trabalham com teto de despesas têm uma alocação de recursos mais eficaz e transparente.

“Supõe-se que deva haver uma disputa dentro do Orçamento pelos recursos, mas o que há hoje é uma expansão do Orçamento. O que sai do Congresso é uma peça orçamentária desconectada com a realidade, fictícia, inflando-se as receitas para se acomodar todas as despesas”, completou.

O ministro interino repetiu ainda que a PEC não impedirá os reajustes dos servidores públicos, mas os limitará às correções garantidas pela Constituição. “O aumento básico geral para os servidores está mantido”, declarou.

(Com Estadão Conteúdo)

MP aciona o Exército por morte de onça na passagem da tocha

Posted: 24 Aug 2016 09:19 AM PDT

O Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal contra o Exército para responsabilizá-lo pela morte da onça Juma, abatida em 20 de junho após o tradicional desfile do revezamento da tocha olímpica, em Manaus. O órgão pede indenização de 100.000 reais pelo incidente e também mais 1 milhão de reais por danos morais coletivos.

"Além de comover milhares de brasileiros, que se sensibilizaram com a morte da onça que havia sido exibida acorrentada para ‘abrilhantar’ a passagem da tocha olímpica por Manaus, o episódio foi amplamente noticiado pela imprensa estrangeira que cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, causando um enorme constrangimento internacional para o Brasil", disse em nota oficial o procurador da República Rafael Rocha, autor do processo judicial.

A ação do MPF-AM também quer determinar na Justiça a proibição de cuidados relativos à animais silvestres por parte dos militares. Segundo a apuração do procurador, o Exército não tem a licença necessária para manter os 15 animais que estão nas dependências do Comando Militar da Amazônia (CMA).

LEIA TAMBÉM:
Deputado pede a demissão de responsável por onça morta após passagem da tocha olímpica
O caminho da chama olímpica, cidade a cidade

O caso – A onça pintada é considerada um símbolo dos eventos na capital do Amazonas. Pouco após o desfile da tocha olímpica,  Juma se soltou das correntes que a prendiam no Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), onde ocorreu o evento. Seus treinadores aplicaram tranquilizantes, que não surtiram efeito e, então, o animal foi abatido com tiros na cabeça por medidas de segurança.

Na ocasião, o Comitê Organizador da Rio-2016 admitiu a falha: “"Erramos ao permitir que a tocha olímpica, símbolo da paz e da união entre os povos, fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado. Essa cena contraria nossas crenças e valores. Estamos muito tristes com o desfecho que se deu após a passagem da tocha".

Universidade Americana em Cabul é atacada

Posted: 24 Aug 2016 09:12 AM PDT

Um grupo de extremistas atacou a Universidade Americana do Afeganistão, em Cabul, nesta quarta-feira, onde uma explosão e um tiroteio foram ouvidos. A ação deixou um “número indeterminado de vítimas”, informou o reitor da instituição, Sharif Fayez. Segundo ele, há “alguns mortos e feridos”.

LEIA TAMBÉM:
Sobe para 80 o número de mortos em atentado em Cabul
Atentado contra minoria xiita em Cabul deixa 61 mortos

Funcionários, estudantes e outras pessoas ficaram presas dentro das salas de aula durante as trocas de tiros. “Estamos presos dentro da minha sala de aula com outros estudantes. Ouvi explosões e disparos perto daqui”, informou um estudante à agência de notícias AFP por telefone durante a confusão. “Estamos presos e com muito medo”, acrescentou. Outros estudantes que ainda estão na universidade estão postando mensagens no Twitter com pedidos de socorro.

Nenhum grupo assumiu até o momento a responsabilidade do ataque. A diretoria da Universidade Americana do Afeganistão, que abriu em 2006 e possui mais de 1.700 estudantes, ainda não se posicionou oficialmente sobre o ocorrido.

Ibope de ‘Justiça’ cai, mas ainda é ótimo com strip e ‘Carminha’

Posted: 24 Aug 2016 09:06 AM PDT

O segundo capítulo de Justiça, nova minissérie da Globo, não teve um bom público apenas nas redes sociais. O episódio não chegou a repetir a bela audiência da estreia, de 30 pontos, mas marcou 28 pontos no Ibope da Grande São Paulo, o que é ótimo para o horário. Segundo a Globo, essa faixa marcou, em média, 9 pontos a menos em junho e julho.

LEIA TAMBÉM:
'Justiça' impacta com Adriana Esteves e strip de Leandra Leal
Com nude de Marina Ruy Barbosa, 'Justiça' faz 30 pontos em SP
Justiça começa com elenco apurado, formato de teia e nudez

O segundo capítulo da minissérie foi um pancadão com a força do primeiro, capaz até de tirar da Band a chance de bater recorde de audiência com a final do MasterChef Brasil. As autoras do "golpe" foram duas: Adriana Esteves, devastadora na pele de Fátima, a doméstica que vê a vida ruir no intervalo de um dia, e Leandra Leal, que fez um rápido strip-tease como a cafetina Kellen, casada com o policial mau-encarado Douglas (Enrique Diaz), na casa ao lado da de Fátima.

Terremoto na Itália: o antes e depois das cidades destruídas

Posted: 24 Aug 2016 08:18 AM PDT

Cidades inteiras se tornaram ruínas depois do terremoto de 6,2º na escala Richter, que atingiu a região central da Itália na madrugada desta quarta-feira. Mais de 70 pessoas morreram e centenas ainda estão desaparecidas. Os pequenos vilarejos históricos de Amatrice, Accumoli e Arquata del Tronto foram os locais mais afetados e poucos sobrou após os tremores.

Veja o antes e depois das cidades:

Amatrice

“O vilarejo não existe mais. Embaixo dos escombros há dezenas de pessoas”, afirmou o prefeito de Amatrice e, Sergio Pirozzi, ao jornal La Repubblica. A torre do relógio, que fica no centro do município, resistiu ao desastre, mas ficou com o horário parado no momento do tremor: 3h36 de quarta-feira.  Entre Amatrice e Accumoli, há pelo menos 53 mortos.

Terremoto atinge a região central da Itália - 24/08/2016

Centro da cidade de Amatrice, na Itália, antes do terremoto (@ValerioDec) – 24/08/2016 (Twitter/Reprodução)

Terremoto atinge a região central da Itália - 24/08/2016

Centro da cidade de Amatrice, na Itália, após o terremoto (@ValerioDec) – 24/08/2016 (Twitter/Reprodução)

 

Terremoto atinge a região central da Itália - 24/08/2016

Centro da cidade de Amatrice, na Itália, antes do terremoto (@WilliamsJon) – 24/08/2016 (Twitter/Reprodução)

mundo-terremoto-italia-20160824-06

Centro da cidade de Amatrice, na Itália, após o terremoto (@WilliamsJon) – 24/08/2016 (Twitter/Reprodução)

 

Terremoto atinge a região central da Itália - 24/08/2016

Cidade de Amatrice, na Itália, antes do terremoto (@WilliamsJon) – 24/08/2016 (Twitter/Reprodução)

Terremoto atinge a região central da Itália - 24/08/2016

Centro de Amatrice, na Itália, após terremoto (@WilliamsJon) – 24/08/2016 (Twitter/Reprodução)

 

mundo-terremoto-italia-20160824-07

Centro de Amatrice, na Itália, antes de terremoto (@MetroUK) – 24/08/2016 (Twitter/Reprodução)

mundo-terremoto-italia-20160824-08

Centro de Amatrice, na Itália, após terremoto (@MetroUK) – 24/08/2016 (Twitter/Reprodução)

Amatrice é uma cidade turística, de pouco mais de 2.000 habitantes, e fazia parte do polo de gastronomia da região do Lazio.

Leia mais:
Milhares de pessoas estão desalojadas após o terremoto
Itamaraty: Não há brasileiros entre as vítimas do terremoto
Imagens mostram a destruição causada pelo tremor

Arquata del Tronto

Cerca de dez pessoas morreram na região de Arquata del Tronto e mais de 80 feridos foram atendidos em serviços de emergência da cidade.

mundo-terremoto-italia-20160824-09

Vilarejo de Pescara del Tronto, no município de Arquata del Tronto, antes e depois do terremoto (@pierloreto) – 24/08/2016 (Twitter/Reprodução)

Cinzas de Truman Capote vão a leilão em Los Angeles

Posted: 24 Aug 2016 08:17 AM PDT

Truman Capote — o homem por trás de A Sangue Frio e Bonequinha de Luxo — está prestes a ter um final tão curioso quanto as histórias reais que narra em seus livros. Mais de três décadas após sua morte, as cinzas do autor serão leiloadas em Los Angeles no mês de setembro com oferta inicial de 2.000 dólares. As cinzas pertenciam a Joanne Carson, amiga pessoal do autor e quem o abrigou nos seus últimos dias.

Se Capote iria ou não gostar da iniciativa, é impossível saber. No entanto, Darren Julian, presidente da casa de leilão responsável, aposta que sim, segundo disse ao jornal britânico The Guardian. “Ele adorava criar pautas para a imprensa e ver seu nome nos jornais. Acho que amaria ver que ainda conquista manchetes.”

LEIA TAMBÉM
'Primeiros Contos de Truman Capote' coloca em evidência o autor em formação
Descobertos 30 contos e poemas inéditos de Truman Capote
Dente cariado de John Lennon é leiloado por R$ 54.000

Quanto ao extraordinário fato de leiloar as cinzas de alguém, Julian disse: “Nesse caso, está tudo muito bem, representa o que Truman Capote era e amava fazer. Ele disse a Joanne que não queria suas cinzas repousando sob uma prateleira. Essa é uma forma diferente de honrar seu pedido e dar continuidade às suas aventuras”. Nunca antes na história foram leiloadas as cinzas de uma pessoa. O fato mais próximo foi o leilão do pênis de Napoleão Bonaparte, imperador da França, e das pedras do rim de William Shatner.

Truman Capote nasceu em Nova Orleans, Luisiana, em 1924. Pioneiro no gênero do jornalismo literário, ou “romance de não-ficção”, o autor narrou o assassinato da família Clutter em 1959, no renomado A Sangue Frio. Ao conquistar a confiança e adentrar na intimidade do assassino, Capote conseguiu informações jamais imaginadas pela polícia. Também é de sua autoria o romance Bonequinha de Luxo, famoso pelo filme com Audrey Hepburn. O escritor faleceu em 1984, na casa de Joanne Carson, de onde as cinzas foram roubadas duas vezes, mas depois devolvidas.

 

Justiça Eleitoral manda Facebook tirar páginas ofensivas a Doria

Posted: 24 Aug 2016 08:08 AM PDT

A Justiça Eleitoral de São Paulo acatou um pedido de campanha de João Doria e mandou excluir do Facebook duas páginas ofensivas ao candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, denominadas “João Escória” e “João Dolar Junior”.

A decisão da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo acatou argumento dos advogados do tucano de que as páginas “caluniavam” e “difamavam” o candidato. Ambas mostravam imagens de Doria com legendas agressivas e imagens manipuladas.

LEIA TAMBÉM:
Ibope mostra Marta em 2º lugar isolada na disputa por São Paulo
Deputada tucana critica proposta de Doria: 'Parece despreparado'

O juiz Sidney da Silva Braga, que determinou por meio de decisão liminar em 20 de agosto a exclusão da página “João Escoria”, afirmou que “Se, de um lado, todos têm direito à livre expressão de sua opinião, têm, também, o dever de expressar tal opinião de forma que não atinja a honra de ninguém, tanto a subjetiva (conceito de si mesmo) quanto a objetiva (reputação perante a sociedade em geral)”.

Na decisão liminar desta segunda-feira, o juiz Marcio Teixeira Laranjo determinou a exclusão da página “João Dolar Junior” no prazo de 24 horas e o fornecimento dos dados cadastrais do dono do perfil que difamava o candidato tucano, sob pena de multa diária de 2.000 reais. Os advogados de Doria tentam agora localizar os responsáveis pelos perfis.

Na pesquisa do Ibope divulgada nesta terça, o empresário tucano aparece empatado no terceiro lugar ao lado do atual prefeito Fernando Haddad (PT) e Luiza Erundina (PSOL), todos com 9%.

(Com Estadão Conteúdo)

 

 

 

Jady Duarte dá detalhes de noite com Bolt a tabloide britânico

Posted: 24 Aug 2016 08:00 AM PDT

A estudante universitária Jady Duarte, de 20 anos, revelou à imprensa britânica como foi sua noite íntima com o velocista jamaicano Usain Bolt. Depois de dizer que a noite tinha sido "normal", Jady disse ao tabloide Daily Mail que foi "quente e apaixonada". Estendendo seus 15 minutos de fama, na última terça-feira ela estampou a primeira página do britânico The Mirror e também deu entrevistas para o The Sun.

Ao Daily Mail, "Jady Bolt" contou que o encontro aconteceu na Vila Olímpica, em uma cama de solteiro – e ao som de "Work", da Rihanna. "Nós devoramos um ao outro. Ele tem o corpo de um campeão, mas suas partes masculinas não são correspondentes – ele é como um homem normal", afirmou Jady. A estudante ainda afirmou que, por mais que o atleta se recuperasse rápido, eles não tiveram "um terceiro tempo". A noite de amor teria durado duas horas, com duas pausas para bebidas.

Leia também:
"Jady Bolt" estampa capa de tabloide britânico
Usain Bolt: 'Provei que sou o maior'

Jady afirmou ainda que pensou que algo estava acontecendo entre os dois, já que ele garantiu que a ligaria para um segundo encontro durante as Paralimpíadas, que começam em 7 de setembro. No entanto, após as recentes notícias de outros encontros do astro, Jady afirmou que percebeu que Bolt "pega mulheres tão rápido quanto pega medalhas de ouro".

Sobre o namoro do jamaicano, a estudante disse que desconhecia o fato e que, na verdade, demorou a reconhecer que ele era o famoso recordista: ao encontrá-lo em uma festa na Barra da Tijuca, ele levantou a blusa para mostrar-lhe o abdômen definido. "Os músculos eram duros como pedra. Eu estava prestando tanta atenção nos músculos que nem percebi que era Usain Bolt". A confirmação de que realmente estava saindo da festa com o esportista veio depois que ele lhe mostrou a característica pose do raio – o que a convenceu de seguir para a Vila Olímpica, onde ninguém lhe pediu identificação para entrar. A noite terminou com Bolt entregando-lhe 100 euros para pagar o táxi.

Jô Soares deseja boa sorte a Porchat ao vivo — e na Globo

Posted: 24 Aug 2016 07:59 AM PDT

Primeiro lugar onde Fabio Porchat se fez notar na TV aberta, ao pular da plateia para o palco e apresentar um texto de sua autoria, aos 18 anos (veja abaixo), o Programa do Jô dedicou um trecho da sua edição, nesta terça-feira, para desejar boa sorte ao humorista, que estreia um talk-show nesta quarta na Record, a maior rival da Globo, emissora de Jô Soares.

LEIA TAMBÉM:
Porchat se inspira na TV americana e mira a internet em talk show
Fábio Porchat estreia talk show um dia antes de Marcelo Adnet
Sasha a Porchat: 'paixãozinha' por um amigo da mãe, Xuxa
Programa do Porchat também será exibido no canal pago TBS

“Antes de começar qualquer coisa, eu quero desejar toda a sorte do mundo ao Fabio Porchat, que está estreando amanhã o seu programa. Fabio, minha bênção para você, meu beijo do gordo e, como se diz no teatro, no cinema, enfim, na classe artística: 'Merda!'”, disse Jô Soares na abertura do programa.

Porchat usou o Instagram para agradecer, namanhã desta quarta. “Tem gente que reza, que se benze, que faz promessa, que usa medalha, que toma banho de sal grosso… Eu não, eu só assisto esse vídeo! Estreia hoje! E com o maior pé direito do mundo! Obrigado, Jô! Se não fosse você, eu não tava aqui!”

Instagram Photo

 

 

 

Por medo de novo colapso, grandes bancos dos EUA estão encolhendo

Posted: 24 Aug 2016 07:50 AM PDT

Alguns dos maiores bancos dos Estados Unidos estão ficando menores. O caso mais exemplar é o do Citigroup, que já foi o maior do país, e hoje está na quarta posição. Desde a crise de 2008, o Citi viu seus ativos se reduzirem em 400 bilhões de dólares, o equivalente ao tamanho do Bradesco no Brasil. Outro exemplo é o Bank of America, que reduziu o número de agências em 23% desde 2009.

O encolhimento de alguns dos maiores bancos dos EUA é reflexo de uma pressão de Washington, que quer evitar o que ocorreu em 2008, quando teve de socorrer várias grandes instituições financeiras com bilhões de dólares de dinheiro dos contribuintes para evitar que o país entrasse em colapso.

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) tem apertado as regras e exigências de capital, o que tem forçado os bancos a reduzirem custos, saírem de negócios não-essenciais, como operações com commodities, deixarem de operar em mercados emergentes e reduzir o tamanho mesmo dentro dos EUA, como foi o caso do Bank of America.

Em 2009, o banco, hoje o segundo maior dos EUA, tinha 6.100 agências e 108.000 funcionários. Ao fim do segundo trimestre, eram 4.700 postos e 68.000 funcionários. O encolhimento também foi reflexo do maior uso da internet e de canais eletrônicos para fazer transações.

O Citi tinha 2,2 trilhões de dólares em ativos totais no começo de 2008. Em junho de 2016, o montante era de 1,8 trilhão de dólares. Ele pode continuar em queda, na esteira do movimento do banco para se desfazer de operações em países emergentes como o Brasil. Um levantamento do jornal The New York Times mostra que o Citi vendeu mais de 60 negócios nos últimos sete anos, além de fechar agências nos EUA e em outros países, reduzindo suas participações em mais de 700 bilhões de dólares no período.

Entre as maiores instituições do país, o Wells Fargo foi uma das poucas a aumentar seus ativos nos últimos anos. O banco, que tem sede em San Francisco, ultrapassou o Citi no fim de 2015 e tem estratégia diferente de outras instituições do país, com foco maior no mercado doméstico e no empréstimo imobiliário. A recuperação do mercado de imóveis dos EUA tem ajudado o crescimento do banco. Dados divulgados nesta terça-feira mostraram aumento de 12,4% nas vendas de novas moradias em julho, o ritmo mensal mais alto desde 2007.

Leia também:
Pescador guardou debaixo da cama pérola que vale R$ 320 milhões
Confiança do consumidor atinge maior nível desde janeiro de 2015

‘Grandes demais’

Outros bancos, como Goldman Sachs, Morgan Stanley e Bank ofAmerica, também possuem menos ativos agora do que no período da crise. Os reguladores dos EUA, porém, querem reduzir ainda mais o tamanho dos bancos.

O presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, tem defendido que os “bancos grandes demais para quebrar” passem por processos de desmembramento. O vice-presidente do Fed, Stanley Fischer, defende reforço de capital ainda maior para as grandes instituições financeiras.

Em abril, o Fed e a Corporação Federal de Seguros de Depósitos (FDIC, na sigla em inglês) reprovaram cinco dos oito maiores bancos dos EUA, afirmando que instituições como o JPMorgan, Wells Fargo e o Bank of America não tinham planos “confiáveis” de operação em uma situação de crise.

Ou seja: eles ameaçam a estabilidade do sistema financeiro dos EUA e poderiam ter de precisar novamente de socorro do governo. Só o Citi, que tem sido mais agressivo em sua reestruturação, foi aprovado.

O regulador dos EUA deu prazo até 1º de outubro para as instituições reprovadas apresentarem um novo plano. Se após essa data os bancos não forem aprovados, o banco central americano e o FDIC podem exigir a venda de ativos dos bancos ou novos reforços de capital.

“Os bancos ainda controlam ativos equivalentes a 60% do Produto Interno Bruto (PIB)”, afirma o vice-presidente da FDIC, Thomas Hoenig, em um comunicado. “O objetivo de terminar com os bancos grandes demais para falir e proteger o dinheiro do contribuinte americano ao acabar com os programas de socorro permanece sendo uma meta.”

(Com Estadão Conteúdo)

Milhares de pessoas estão desalojadas após o terremoto

Posted: 24 Aug 2016 07:41 AM PDT

A Defesa Civil da Itália está instalando acampamentos com tendas, cozinhas e banheiros móveis, e está preparando escolas e ginásios para alojar milhares de pessoas que terão de passar a noite fora de suas casas após o terremoto que devastou várias localidades do centro de Itália.

Por enquanto, estão sendo montadas tendas de campanha nas localidades de Pescara e de Arquata del Tronto para acolher as pessoas que ficaram sem casa na região de Pescara del Tronto, uma das mais atingidas. Em Arquata del Tronto já estão sendo distribuídas refeições quentes para os que tiveram que sair às pressas de suas casas durante a madrugada.

Também estão sendo montados acampamentos nas localidades de Accumoli e Amatrice, na província de Rieti, no Lácio, e que poderão abrigar, por enquanto, cerca de 500 pessoas, informou uma das porta-vozes da Defesa Civil, Titti Postiglione. Além disso, foram instaladas 250 camas em uma escola da cidade próxima de Cittaducale.

Leia também
Forte terremoto no centro da Itália deixa ao menos 70 mortos
Papa Francisco pede orações para as vítimas de terremoto
Imagens mostram a destruição causada pelo tremor

Turistas — O prefeito de Accumoli, Stefano Petrucci, explicou que em sua cidade não há nem uma casa na qual se possa entrar e comentou que a temperatura chegou a dez graus durante a noite, apesar de ser verão na Europa. No total, Petrucci explicou que em sua cidade há 2.500 pessoas, muitas delas turistas, durante esta época do ano, que estão desalojadas.

Na mesma situação se encontra Amatrice, uma cidade na qual vivem 2.000 pessoas, mas que costuma dobrar de tamanho devido aos muitos visitantes durante o verão europeu. Alguns dos turistas estão voltando para suas casas, mas os residentes precisam de um lugar seguro para passar a noite.

A Cruz Vermelha italiana informou que 150 voluntários se transferiram para a região atingida pelo tremor e que também foram enviados alimentos, enquanto estudam mandar apoio psicológico para os atingidos. Em toda a região afetada estão acontecendo réplicas com magnitudes entre 4 e 5, o que dificulta o trabalho das pessoas que participam do resgate.

Por enquanto, o balanço é de pelo menos 73 mortos, e dezenas de pessoas seguem desaparecidas por causa do terremoto que aconteceu às 3h36 locais (22h36 de Brasília da terça-feira).

Local do epicentro do tremor (em vermelho) e cidades mais afetadas. Clique nos pontos para informações

(Com agência EFE)

Tiago Leifert fala em ‘mudanças’ para o ‘BBB’

Posted: 24 Aug 2016 07:39 AM PDT

Anunciado como substituto do jornalista Pedro Bial na apresentação do Big Brother Brasil, a partir de 2017, o também jornalista Tiago Leifert estuda mudanças para o programa. “Já tenho um monte de coisa anotada, já pensei em um monte de coisa. Estou com a cabeça a mil por hora, mas preciso focar porque ainda tem o The Voice antes”, disse em entrevista ao vivo ao Vídeo Show, na tarde desta terça-feira, sem contudo detalhar que mudanças planeja para o programa. Antes de assumir o BBB, como lembrou, Leifert ainda comanda mais uma edição do reality musical The Voice, também na Globo.

LEIA TAMBÉM:
Globo confirma: Tiago Leifert substitui Bial no 'BBB'
Internet desaprova troca de Pedro Bial por Tiago Leifert no 'BBB'
Tiago Leifert sai em defesa do ex-BBB Laércio
Relembre os 12 discursos mais inspirados de Bial no 'BBB'

Uma coisa é certa: se sai Bial, saem também aqueles discursos estapafúrdios com verniz intelectual que ele fazia a cada eliminação na casa. E haja verniz: Leifert se apoiou no brilho falso para elogiar o texto de Bial. “Ele levou o nível de inteligência do programa”, disse. “Big Brother tem no mundo inteiro, mas nenhum tem um apresentador do calibre do Bial, que foi correspondente de guerra, escritor, autor.”

Na entrevista, Leifert também admitiu que está ansioso pela estreia à frente do BBB. “Tô com medinho.”

 

 

Maior aeronave do mundo bate durante voo teste; assista ao vídeo

Posted: 24 Aug 2016 07:33 AM PDT

A maior aeronave do mundo, o Airlander 10, sofreu uma colisão durante seu segundo voo teste nesta quarta-feira, na Inglaterra. O choque atingiu o cockpit do Airlander 10, que é uma mistura de avião e dirigível. O acidente ocorreu durante a aterrissagem, em Cardington Airfield, em Bedfordshire.

O primeiro voo do Airlander 10 ocorreu no dia 17 de agosto. A aeronave foi inicialmente desenvolvida para os militares americanos utilizarem como forma de vigilância no Afeganistão

De acordo com a HAV, empresa que desenvolveu o Airlander 10, a aeronave pode ser usada para diversas funções, como vigilância, comunicação e, inclusive, transporte de passageiros. Em um comunicado no Facebook, a companhia disse que a “tripulação está bem e que não houve feridos”.

Segundo a HAV, a aeronave foi projetada para usar menos combustível do que um avião comum e é capaz de permanecer no ar por cerca de cinco dias durante os voos tripulados.

Assista ao momento da colisão:

(Com Estadão Conteúdo)

Imagens do dia 24 de agosto

Posted: 24 Aug 2016 07:24 AM PDT

 

Terremoto de 6,8 graus atinge Mianmar e deixa ao menos 3 mortos

Posted: 24 Aug 2016 07:15 AM PDT

Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o centro de Mianmar nesta quarta-feira e deixou ao menos três mortos, incluindo duas crianças, segundo as autoridades locais, além de danificar alguns dos tradicionais templos religiosos da antiga capital Bagan. O epicentro do tremor se localizou cerca de 143 quilômetros ao oeste da cidade de Meiktila e a uma profundidade de 84 quilômetros, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA, que monitora atividades sísmicas no mundo todo.

O Corpo de Bombeiros da capital regional Magwe informou que duas meninas foram mortas após a queda de uma barreira na cidade de Yenanchaung. Uma pessoa morreu e outra ficou ferida no desabamento de uma fábrica de tabaco na cidade de Pakkoku, no norte do país, segundo os bombeiros.

Leia também
Forte terremoto no centro da Itália deixa ao menos 38 mortos
Papa Francisco pede orações para as vítimas de terremoto
Imagens mostram a destruição causada pelo tremor

O sismo abalou os edifícios de Yangon, a maior cidade de Mianmar, e de outras localidades e centros urbanos do país, de acordo com testemunhas. O agente de viagem Amy Saw, de Yangon, fez contato com o escritório de sua empresa em Bagan e disse que templos da cidade foram danificados. Segundo o Ministério dos Assuntos Religiosos, 65 templos sofreram algum tipo de dano.

O tremor também balançou edifícios altos na capital tailandesa Bangcoc e em Calcutá, na Índia, onde os serviços de trens metropolitanos foram temporariamente suspensos. Pelo menos 20 pessoas ficaram levemente feridas na capital de Bangladesh, Daca, enquanto fugiam atabalhoadamente de um prédio.

(Com agência Reuters)

‘Justiça’ impacta com Adriana Esteves e strip de Leandra Leal

Posted: 24 Aug 2016 06:42 AM PDT

Com um novo drama, o da empregada doméstica que perde o marido em uma briga de bar e é presa injustamente quando o vizinho planta drogas na sua casa, Justiça voltou a impactar o público e manter a Globo em evidência no Ibope e nas redes sociais. O segundo capítulo da minissérie foi um pancadão com a força do primeiro, capaz até de tirar da Band a chance de bater recorde de audiência com a final do MasterChef Brasil. As autoras do “golpe” foram duas: Adriana Esteves, devastadora na pele de Fátima, a doméstica que vê a vida ruir no intervalo de um dia, e Leandra Leal, que fez um rápido strip-tease como a cafetina Kellen, casada com o policial mau-encarado Douglas (Enrique Diaz), na casa ao lado da de Fátima.

LEIA TAMBÉM:
Com nude de Marina Ruy Barbosa, 'Justiça' faz 30 pontos em SP
Justiça começa com elenco apurado, formato de teia e nudez

O strip, embora não entregasse nenhuma intimidade de Leandra Leal, por assim dizer, foi parar nos trending topics do Twitter. Mas Adriana Esteves, apesar de não ter ficado entre os temas mais debatidos da rede de microblogs, também foi muito mencionada — e elogiada na rede. De modo geral, os usuários se dividiram entre aplaudir o corpo de Leandra e a atuação de Adriana, que volta a protagonizar a série na próxima terça-feira.

Justiça é estruturada da seguinte maneira: vai ao ar às segundas, terças, quintas e sextas, e a cada dia uma trama diferente é destacada. Às segundas, vai ao ar a história de Elisa (Debora Bloch), que viu a filha (Marina Ruy Barbosa) ser assassinada pelo noivo ciumento, Vicente (Jesuíta Barbosa), e se preparou para executar um plano de vingança no dia em que ele deixasse a prisão. Às terças, a doméstica Fátima é quem vai comandar a ação. Nos outros dias, entram a estudante negra Rose (Jéssica Ellen), que é presa com drogas em uma festa às vésperas de realizar o sonho de ir para a faculdade, e o contador Maurício (Cauã Reymond), que vai para a cadeia por cometer eutanásia a pedido da namorada, Beatriz (Marjorie Estiano), que fica tetraplégica depois de um atropelamento.

Em comum, todas as histórias têm um personagem principal que passou sete anos na prisão, entre 2009 e 2016, e agora precisa refazer a vida. Nesta primeira semana, o texto de Manuela Dias é dedicado a apresentar os personagens e os crimes que os levaram à detenção. E haja drama: a série parece um dos filmes da fase mais deprê de Alejandro G. Iñárritu — aquela de filmes como Babel, em que uma desgraça leva a outra, que leva a outra, que leva a outra. Isso os internautas também perceberam: não faltam memes sobre a choradeira que Justiça provoca. Já dá para fechar o patrocínio de uma marca de lenços descartáveis.

Mulher é morta a facadas na Austrália; há suspeita de extremismo

Posted: 24 Aug 2016 06:32 AM PDT

Um homem francês gritando a frase árabe “Allahu akbar” (Alá é grande) esfaqueou e matou uma mulher britânica e feriu dois homens em um ataque em um albergue no nordeste da Austrália, informou a polícia nesta quarta-feira. O suspeito, de 29 anos, não tinha nenhuma ligação conhecida com o grupo Estado Islâmico e parece ter agido sozinho, relatou a polícia de Queensland.

“Não estamos evitando eventuais motivações extremistas nesta fase inicial”, informou a nota oficial da polícia. “Os investigadores também irão analisar se fatores de saúde mental ou abuso de drogas estão envolvidos neste incidente”, acrescenta o texto.

Leia também
Exército turco e coalizão iniciam operação contra EI na Síria
Exército nigeriano afirma ter matado chefe do Boko Haram

O ataque ocorreu na noite de terça em um albergue na cidade de Home Hill, ao sul de Townsville no norte de Queensland. Uma mulher britânica de 21 anos foi encontrada morta no local e um homem britânico de 30 anos foi hospitalizado em estado crítico. Um outro homem ferido foi tratado e liberado. Um cachorro também foi fatalmente ferido no ataque.

O homem, de nacionalidade francesa e que visitava a Austrália, gritou “Allahu akbar” tanto durante o ataque, quanto ao ser preso pela polícia. Por enquanto, a polícia está tratando o ataque como um homicídio, ao invés de um incidente relacionado com o terrorismo.

(Com Estadão Conteúdo)

PT rejeita proposta de Dilma de plebiscito para novas eleições

Posted: 24 Aug 2016 06:21 AM PDT

A cúpula do PT rejeitou nesta terça-feira a proposta apresentada pela presidente afastada, Dilma Rousseff, de constituir um plebiscito para convocar novas eleições no Brasil. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a Executiva Nacional do partido decidiu, por 14 votos a 2, ir contra a publicação de um documento que endossaria o projeto de Dilma. Essa foi a primeira vez que o PT se manifestou formalmente sobre o tema.

Leia também:
Dilma quer constranger seus ex-ministros em sessão do impeachment
TSE: 40 empresas podem ter lavado dinheiro da campanha de Dilma

O documento, apresentado pelo secretário de Formação do PT, Carlos Henrique Árabe, sugeria uma declaração do partido em favor do plebiscito. “O PT apoia a afirmação da presidenta Dilma na sua carta histórica ao povo: ‘Estou convencida da necessidade e darei meu apoio irrestrito à convocação de um plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral'”. O que prevaleceu, porém, foi a avaliação do presidente da sigla, Rui Falcão, de que a proposta não teria, neste momento, capacidade para atrair os senadores contra o impeachment.

Na reunião desta terça, de acordo com o jornal, Falcão questionou Árabe sobre uma declaração em que o chamou de “usurpador” por ter se manifestado contra o plebiscito. Árabe reconheceu que se excedeu ao usar a expressão “usurpador”, mas reafirmou que Falcão não deveria ter se declarado contra a ideia sem antes consultar o partido.

O texto que foi vetado ontem também incentivava os atos contra o impeachment e condenava o governo do presidente interino, Michel Temer. Além disso, se referiu ao Ministério do Exterior, comandado por José Serra, a quem chamou de “golpista” que está “em alinhamento e submisso aos Estados Unidos”.

Mistério: final do ‘MasterChef’ tem audiência aquém de recorde

Posted: 24 Aug 2016 06:17 AM PDT

Momento mais esperado de qualquer temporada de reality show, a consagração do vencedor da terceira edição do MasterChef, Leonardo, ficou aquém, no Ibope, da eliminação de dois dos queridinhos do público, o médico Lee e o modelo Fábio Nunes. O desfecho do programa deu pico de audiência de 10 pontos (eram 9,5 na prévia), e média de 8 pontos na Grande São Paulo, contra pico de 10 pontos e 8,2 de média na saída de Lee e Nunes, no final de julho e início de agosto. De toda maneira, o desempenho do programa deixou a Band na vice-liderança, atrás da Globo, que em parte do tempo exibia Justiça, sua nova minissérie.

LEIA TAMBÉM:
Leonardo vence a terceira temporada do 'MasterChef'
Relembre como foi a final do 'MasterChef'
Ana Paula Padrão: "Jurados do 'MasterChef' são bons personagens"

Na madrugada desta terça-feira, o empresário Leonardo Young, 30 anos, foi escolhido o vencedor da terceira temporada do MasterChef Brasil. O reality da Band começou com 21 competidores e a final foi disputada entre Leonardo e a professora Bruna Chaves. No fim, não deu para a mineira, que terminou com o segundo lugar.

Como prêmio, Leo vai receber 150.000 reais, um carro, uma bolsa de estudos na escola de gastronomia Le Cordon Bleu, em Paris, um kit completo de panelas, facas e eletroportáteis, 1.000 reais mensais, durante um ano, para compras em uma rede de supermercado e o troféu de MasterChef. Bruna ganhou o mesmo vale na rede de supermercados e uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu em Ottawa, no Canadá.

Pescador guardou debaixo da cama pérola que vale R$ 320 milhões

Posted: 24 Aug 2016 05:52 AM PDT

Um pescador filipino entregou às autoridades do país uma pérola que pode valer mais de 100 milhões de dólares (cerca de 320 milhões de reais) – e que ele guardou debaixo da cama por dez anos. O pescador afirma que, durante esse período, ele ficou com a pérola para tê-la como um amuleto de boa sorte.

Uma oficial de turismo de Puerto Princesa, cidade em que a ocorreu a descoberta, divulgou imagens da pérola nas redes sociais. Ela quer atrair gemologistas para que eles certifiquem a autenticidade do achado.

A pérola entregue às autoridades pesa 34 quilos, tem 30,5 centímetros de largura e 67 centímetros de comprimento. Hoje, a Pérola de Lao Tzu, também encontrada nas Filipinas, é considerada a maior do mundo. Ela pesa 6,4 quilos.