USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 31 de julho de 2016

Notícias

Notícias


São Paulo empata com a Chapecoense no Morumbi lotado

Posted: 31 Jul 2016 10:12 AM PDT

Diante de quase 55.000 torcedores, o São Paulo empatou em 2 a 2 com a  Chapecoense neste domingo, no Morumbi. O time paulista se mantém longe do G4, a meta neste Brasileirão. Quinta-feira, o São Paulo volta a jogar no Morumbi. Encara o embalado Atlético-MG. Já a Chapecoense, 11ª colocada, terá pela frente na quinta o líder Palmeiras.

Edgardo Bauza resolveu “homenagear” Centurión, que está de malas prontas para o Boca Juniors, e escalou o argentino como centroavante. Deixou o recém-contratado Chavez no banco. Queria aproveitar a empolgação do jogador mostrada nos trabalhos da semana.

Atrás, Lugano e Maicon transmitiam a certeza de segurança defensiva. Mas a confiança no paredão ruiu com menos de 15 minutos. Em dois cruzamentos da esquerda, Kempes, de cabeça, aos 5, e William Thiego, aos 11, abriram interessante vantagem de 2 a 0 no placar. Denis nada pôde fazer nas jogadas, após ver seus marcadores perdidos nos dois lances. Lugano deixou Martinuccio cruzar no primeiro gol e Maicon chegou atrasado na hora de cortar no segundo.

O São Paulo, que pouco produziu, desceu para o vestiário sob intensa vaia. Somente aos 15 minutos da segunda etapa Cueva marcou o primeiro gol são-paulino.  A pressão foi enorme até o fim. E o empate saiu aos 40, em cobrança de pênalti de Cueva. Josimar havia tocado a mão na bola. Denis ainda salvou o time de vexame aos 42 ao defender o chute do artilheiro Bruno Rangel, e aos 48, em chute de Hyoran.

 

COI: colapso de rampa de vela não preocupa

Posted: 31 Jul 2016 09:38 AM PDT

O colapso de uma rampa temporária no local de vela dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro não deverá afetar a competição ou os treinos para a Rio 2016, disse o Comitê Olímpico Internacional (COI) neste domingo. A estrutura é temporária e serve para o acesso dos barcos à Baía de Guanabara.

A rampa principal foi danificada por uma ressaca combinada a ventos fortes neste sábado. “Na véspera dos jogos, coisas acontecem”, disse o porta-voz do COI Mark Adams. “Seria um erro fazer um grande caso disso.”

No total, a competição terá dez eventos, cinco masculinos, quatro femininos e um misto. A Marina, localizada no Parque do Flamengo, ficou um ano e quatro meses em obras para se preparar para a Olimpíada. A instalação foi aberta em abril, com dois meses de atraso. As obras custaram 70 milhões de reais e foram motivo de contestação por parte de moradores, uma vez que o parque é tombado pelo patrimônio e a reforma modificou o projeto original.

Outra controvérsia é quanto às águas da baía, cujo plano de despoluição falhou. Em 2009, quando o Rio foi anunciado sede dos Jogos de 2016, foi firmado o compromisso de se limpar pelo menos 80% da baía, o que não foi cumprido. Os ambientalistas consideram que foi uma oportunidade única perdida.

Vila Olímpica dá boas-vindas à equipe brasileira

Posted: 31 Jul 2016 09:29 AM PDT

Os atletas da delegação brasileira foram recebidos oficialmente na Vila Olímpica do Rio de Janeiro na manhã deste domingo, quando foi realizado o hasteamento da bandeira nacional. O evento é uma cerimônia de boas-vindas à delegação, que já tem atletas hospedados no local desde o início da semana.

A recepção oficial aos atletas brasileiros  contou com a presença de atletas e técnicos, do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Pelo protocolo oficial, apenas a primeira parte do Hino Nacional foi executada pelo sistema de som, mas os atletas cantaram à capela o segundo trecho da música. A prefeita da Vila Olímpica, a ex-jogadora de basquete Janeth Arcain, fez o discurso de boas-vindas ao time nacional.

(Com agência Gazeta Press)

 

Abatido, Prass volta a São Paulo: Agora é pensar em me recuperar

Posted: 31 Jul 2016 09:28 AM PDT

Um dia depois de ver ruir o sonho de disputar a Olimpíada pela seleção brasileira, o goleiro Fernando Prass desembarcou bastante abatido na manhã deste domingo no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. O jogador de 38 anos foi cortado da delegação por causa de uma lesão no cotovelo direito e, agora, só pensa em se recuperar para voltar a vestir a camisa do Palmeiras.

“Agora tenho que pensar em me recuperar e pensar no Palmeiras. Volto para casa agora, graças a Deus, tenho esse clube que me acolheu muito bem, meus companheiros, a torcida. E a recuperação a gente não sabe ainda, mas provavelmente vai ser um pouco longa. A única coisa agora é pensar em recuperar bem. Sem pensar em prazo, apenas recuperar bem”, disse durante o desembarque.

Prass foi oficialmente cortado da seleção na madrugada de sábado para domingo, após sofrer uma nova fratura no cotovelo direito, o mesmo que operou em 2014, quando ficou cinco meses afastado dos gramados. A decisão de vetá-lo já havia sido tomada durante a tarde, mas somente foi confirmada após a realização de exames médicos mais detalhados. O goleiro sofreu a fratura durante o aquecimento no estádio Serra Dourada para o jogo amistoso em que a seleção olímpica venceu o Japão por 2 a 0 — já era certo que ele não atuaria para ser poupado. Ele havia machucado o cotovelo direito na segunda-feira, na Granja Comary, em Teresópolis, no interior fluminense. Seu quadro foi evoluindo durante a semana, a ponto de o técnico Rogério Micale ter dito que ele só não jogaria contra o Japão para não correr riscos. Mas a nova contusão mudou totalmente o quadro.

O goleiro já havia se manifestado nesta madrugada por meio de seu perfil no Facebook: “Me empenhei muito para realizar o sonho de ser jogador da Seleção Brasileira. Mas infelizmente, não será dessa vez. O exame realizado hoje apontou uma fratura no cotovelo e não poderei disputar a Olimpíada. Vou me cuidar e voltar ainda mais forte para defender o Palmeiras e quem sabe a Seleção novamente. Agradeço a torcida e o carinho de todos! “, postou Prass.

(Com Estadão Conteúdo e Gazeta Press) 

Americano completa primeiro salto sem paraquedas na Califórnia

Posted: 31 Jul 2016 09:08 AM PDT

Um audacioso paraquedista tornou-se o primeiro a saltar de uma altura de 7.620 metros sem paraquedas. A proeza foi realizada no sul da Califórnia, neste sábado.

Luke Aikins, de 42 anos, paraquedista experiente que conta com 18 mil saltos em seu histórico, completou o salto em Simi Valley, a oeste de Los Angeles. Ele caiu em uma rede de 900 metros quadrados, posicionada a uma altura equivalente a um prédio de 20 andares.

“O salto de Aikins representa o ápice de uma carreira de 26 anos que representa um recorde pessoal e mundial para o maior salto sem paraquedas ou roupa de salto”, disse seu porta-voz Justin Aclin.

O canal de televisão Fox mostrou o salto de Aikins ao vivo. O americano usou uma máscara de oxigênio para se adaptar à altitude e saltou do avião com uma roupa verde brilhante, acompanhado por outros três paraquedistas.

Com Reuters

Temer nega que cogite disputar a reeleição em 2018

Posted: 31 Jul 2016 08:52 AM PDT

Em meio a notícias de que aliados já defendem abertamente sua candidatura à reeleição em 2018, o presidente interino Michel Temer divulgou nota neste domingo em que reitera que não pretende disputar o pleito. “Apenas me cabe cumprir o dever constitucional de completar o mandato presidencial, se o Senado Federal assim o decidir. Não cogito disputar a reeleição. Todos meus esforços, e de meu governo, estão voltados exclusivamente para garantir que o Brasil retome a rota do crescimento e seja pacificado”. Ele se disse também “honrado” com a lembrança.

A declaração de Temer se dá no dia em que o jornal O Estado de S. Paulo publica entrevista com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na qual o deputado defende a candidatura do peemedebista. “Se o Michel for confirmado presidente, e o governo chegar a 50% de ótimo e bom, ele é que será o candidato do nosso campo, quer queira, quer não”, disse. “Nesse caso, há uma forte tendência de ir para o segundo turno e ganhar de Lula”.

Questionado pelo jornal sobre declarações anteriores de Temer negando o desejo de sair candidato, Maia afirmou: “Tudo isso será nada se o Michel estiver muito bem, como eu acredito que pode estar; o caminho natural, então, é que os partidos da base construam entre si o pedido para que ele possa continuar”. E completou: “Eu sei que ele vai brigar comigo por estar dizendo isso, mas, olhando o cenário de hoje, e projetando 2018, o Michel vai ter dificuldade em negar esse pleito por parte dos partidos que compõem a base. É a única candidatura que pode unificar a base do governo.” Maia tem dito, reiteradamente, estar “convencido” de que a presidente Dilma Rousseff não voltará. “Mas é óbvio, se eu estiver errado, que não serei hostil a governo algum.”

Também neste domingo reportagem do jornal Folha de S. Paulo informa que o nome de Temer é mencionado por pelo menos três ministros do governo em conversas reservadas sobre a disputa eleitoral de 2018. Aliados avaliam que, caso consiga emplacar medidas que melhores a atual situação do país, Temer estará automaticamente credenciado a lançar-se candidato, de acordo com o jornal. O compromisso de não disputar a reeleição foi um dos pontos que ajudou a selar o apoio do PSDB ao governo Temer.

50 são presos em meio a onda de ataques no Rio Grande do Norte

Posted: 31 Jul 2016 08:02 AM PDT

O Estado do Rio Grande do Norte registra desde sexta-feira uma onda de ataques contra prédios e transporte público – houve ocorrências inclusive no acesso ao Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, e na Delegacia Geral de Polícia (Degepol) de Natal. De acordo com balanço divulgado neste domingo pela secretaria estadual de Segurança Pública, cinquenta pessoas foram detidas em todo Estado por relação com os atos de vandalismo.

Desde sexta-feira foram registrados ao menos 42 ofensivas a ônibus, além de ocorrências envolvendo disparos contra prédios públicos, explosivos em agências bancárias e depredações.

De acordo com o governo, os atos são uma retaliação de criminosos contra a instalação de bloqueadores de celulares no presídio de Parnamirim. Em entrevista coletiva no sábado, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, afirmou que o efetivo policial está mobilizado para coibir novos atos de vandalismo. Faria também afirmou que ainda não é necessário solicitar ao Ministério da Justiça envio de tropas da Força Nacional ao estado. “O governo está decidido a enfrentar qualquer ato violento que acontecer no estado. Não vamos recuar na instalação dos bloqueadores celulares nos presídios e não há possibilidade de negociação com líderes de movimentos criminosos. Os policiais estão liberados a agir com autonomia e conforme a lei para prender todos os responsáveis por essas ações de vandalismo”, disse o governador.

No sábado, pelo menos quinze criminosos atearam fogo a entulhos e fecharam o acesso ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, na Grande Natal. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, mas os criminosos fugiram. Também na capital, foram apreendidos 30 coquetéis molotov e três galões de combustível em uma casa abandonada.

Em Parnamirim, três pessoas foram detidas com posse de dois galões com nove litros de combustível, um revólver calibre 38 com sete munições, celulares com informações sobre ataques a ônibus, duas placas de colete balístico e entorpecentes. Em Patu, outros três foram presos com um reservatório de gasolina.

Como reação aos ataques, os rodoviários e as empresas proprietárias de ônibus suspenderam os serviços no último sábado e mantêm a posição também neste domingo. Ao jornal Tribuna do Norte, o diretor do Sindicado dos Rodoviários, Harley Davidson, disse que a orientação é que os ônibus não saiam das garagens “até que o Governo tome uma atitude drástica com relação à segurança”.

Ataques já foram confirmados nas cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibú, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Camara, Jardim de Piranhas e Assú.

No Rio, ato contra Dilma aposta nos cartazes em inglês

Posted: 31 Jul 2016 07:20 AM PDT

Aproveitando a presença de turistas e da imprensa internacional no Rio de Janeiro em razão da Olimpíada, manifestantes em defesa do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff levam cartazes em inglês ao protesto agendado para este domingo em Copacabana.

“Os olhos do mundo estão no Rio. Estamos aproveitando esse momento especial. Acho que os estrangeiros estão informados do que está acontecendo. Queremos chamar a atenção das Nações Unidas”, disse Adriana Balthazar, do movimento Vem Pra Rua.

O clima em Copacabana, onde ficam três instalações olímpicas – a Arena do Vôlei de Praia,o Centro de Transmissão de TVs estrangeiras e a megastore com produtos licenciados – é festivo, por causa da proximidade dos jogos, e os turistas olham com curiosidade a movimentação dos manifestantes. As reivindicações são, além do “impeachment definitivo”, a “prisão de todos os políticos corruptos” e o fim do foro privilegiado para políticos. Eles também manifestam apoio irrestrito à Operação Lava Jato.

Há manifestações pelo afastamento definitivo da petista e em apoio à Operação Lava Jato também em Recife (PE), Salvador (BA), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Brasília (DF) e em cidades do interior de São Paulo. Na capital paulista, o protesto está agendado para as 14 horas na Avenida Paulista. O movimento Vem Pra Rua está à frente dos atos.

Em Brasília, o protesto reúne 5.000 pessoas, segundo a Polícia Militar. Vestidos de verde e amarelo, eles também manifestam apoio à Operação Lava Jato, ao juiz Sergio Moro e ao combate à corrupção. Muitos carregam cartazes e faixas com frases de ordem. Uma delas é:”Presidente Temer, exigimos lealdade ao povo brasileiro. Lugar de corrupto é na cadeia. Estamos de olho”.

Na capital federal há representantes dos movimentos Vem Pra Rua, Brasil Livre, Resistência Popular, Movimento Brasil de Alagoas, Limpa Brasil, Bloco pró-impeachment e Avança Brasil. “A grande força da manifestação vai acontecer a partir do fim de agosto, quando começar o julgamento final do impeachment”, diz Ricardo Noronha, representante do Limpa Brasil. “Hoje queremos mostrar que não cruzamos os braços e que continuamos lutando contra a corrupção e por resultados que já pedimos há dois anos”, diz o porta-voz. Noronha afirma que os movimentos não serão desmobilizados mesmo depois do eventual impeachment de Dilma Rousseff. Ele diz que todos ficarão atentos e irão supervisionar o governo de Michel Temer.

Grupos em defesa de Dilma e contra o governo do presidente interino Michel Temer também saem às ruas neste domingo. Em São Paulo, sindicalistas fecham uma das faixas da Rodovia Anchieta sentido São Paulo. Há manifestações de esquerda ainda em Goiânia, São Luís e Belém.

(Com Estadão Conteúdo)

Hamilton vence na Alemanha e dispara no Mundial de pilotos

Posted: 31 Jul 2016 07:00 AM PDT

A expectativa de um duelo intenso entre os dois pilotos da Mercedes pela vitória no Grande Prêmio da Alemanha neste domingo acabou na largada: o alemão Nico Rosberg, pole position, vacilou e foi ultrapassado pelo britânico Lewis Hamilton, que liderou toda prova até o pódio no circuito de Hockenheim.

O britânico foi acompanhado pelos dois pilotos da Red Bull – o australiano Daniel Ricciardo e o holandês Max Verstappen -, que também superaram Rosberg na largada e completaram o pódio. O alemão até tentou roubar a terceira posição de Verstappen, mas exagerou na manobra, foi punido e acabou com o quarto lugar.

O resultado não podia ser melhor para Hamilton, que chegou a dizer que se contentaria com uma segunda colocação na Alemanha após ver o companheiro ficar com a pole position. Com a vitória, o atual campeão chegou a 217 pontos, abrindo 19 de vantagem para Rosberg, que agora tem 198.

Os brasileiros  não tiveram melhor sorte que Rosberg e foram os únicos a abandonar a prova. Felipe Massa (Williams) levou o carro para os boxes na 36ª volta com problemas em uma das rodas traseiras provocado por um toque ainda na primeira volta do alemão Pascal Wehrlein (Manor).

Já Felipe Nasr (Sauber) deixou o Grande Prêmio da Alemanha faltando cinco voltas para o fim, também com problemas no carro.

(Com agência EFE)

Trump ataca pais de capitão muçulmano morto em combate

Posted: 31 Jul 2016 06:19 AM PDT

O candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump despertou críticas de membros de seu próprio partido e também da oposição ao questionar o comportamento dos pais de um muçulmano capitão do exército americano morto em combate. Depois que o advogado Khizr Khan fez um tributo a seu filho, Humayun, durante a convenção do partido Democrata, Trump questionou sobretudo a postura da mulher dele, Ghazala Khan, que ficou calada durante a fala do marido.

Leia também: Trump diz que não vai mais ser "o cara legal" com Hillary

“Se você olhar pra esposa dele, ela estava apenas parada lá. Ela não tinha nada a dizer. Ela talvez não tivesse permissão pra dizer nada”, disse Trump em entrevista ao programa de TV “This Week”, da rede ABC. A declaração gerou críticas dos dois partidos, com políticos questionando se Trump teria a empatia e compreensão para ser presidente.

“Ele tentou transformar aquilo em algo ridículo e isso mostra uma inadequação de temperamento”, disse Tim Kaine, candidato a vice-presidente pelo partido Democrata, adversário de Trump. O ex-presidente Bill Clinton concordou. “Não posso conceber como alguém pode dizer isso sobre uma mãe”, afirmou.

Ghazala Khan disse que não falou durante o evento porque ainda estava emocionada e de luto. Ela relatou que não consegue sequer olhar para as fotos de seu filho sem chorar. Trump também rebateu às críticas de Khan de que ele jamais “sacrificou nada nem ninguém” por seu país. “Fiz muitos sacrifícios. Eu trabalho muito duro e já criei milhares de empregos, dezenas de milhares”, rebateu o candidato.

Até mesmo estrategistas do partido Republicano, o partido de Trump, criticaram os comentários do candidato, considerados racistas. Líderes republicanos como o deputado Paul D. Ryan e o senador Mitch McConnel permaneceram calados, assim como o candidato a vice, Mike Pence.

A candidata opositora Hillary Clinton disse a eleitores em Youngstown que “Donald Trump não é um candidato normal”. “Alguém que ataca todo mundo tem algo faltando”, disse ela. “Ele atacou o pai de um militar que sacrificou a si mesmo por seu batalhão”, completou a candidata democrata. “Eu acredito que é justo dizer que ele tem temperamento inadequado e não é qualificado”, acrescentou sobre o adversário.

Mais tarde, Trump divulgou uma declaração na qual chamava Humayun Khan de herói, mas rechaçava as declarações feitas pelo pai do militar.

(Com Estadão Conteúdo)

Conheça os gatos diplomatas do governo britânico

Posted: 31 Jul 2016 05:37 AM PDT

No último dia 13, a residência oficial do primeiro-ministro britânico ganhou uma nova moradora após a saída de David Cameron. Mas a nova residência da atual premiê do Reino Unido, Theresa May, já contava com um inquilino quando ela chegou: Larry, o 'felino oficial' de Downing Street 10.

Larry não foi o primeiro 'servidor público' de quatro patas no Reino Unido. Na década de 90, Humphrey foi companheiro da então premiê Margaret Thatcher e, nos anos seguintes, o responsável pelo controle da população de ratos de Downing Street era a gatinha Sybil.

Atualmente, o gato Palmerston mora no Ministério das Relações Exteriores. Assim como Larry, Palmerston foi recrutado do abrigo de animais Battersea Cats and Dogs Home, em Londres.

LEIA MAIS:
Cameron sai, mas deixa o gato oficial para Theresa May
Amelia, a gata marinheira que viaja pelo mundo com sua dona

O Tesouro britânico ganhou seu mascote oficial com a chegada de Gladstone, outro vira-lata 'contratado' para manter o órgão livre da presença de ratos. O novo membro do governo britânico, de apenas 18 meses, foi batizado em homenagem ao ex-primeiro-ministro e chanceler William Ewart Gladstone.

Gladstone mudou-se no final de junho, mas com a agitação do referendo que decidiu pelo Brexit, o governo anunciou a chegada do novo morador apenas nesta sexta-feira.

Gladstone também foi trazido do abrigo de animais Battersea Cats and Dogs Home. No entanto, o passado em comum não garante a convivência pacífica entre os felinos – as ilustres residências dos três gatos ficam a poucos metros de distância umas das outras. Recentemente, Palmerston foi flagrado com uma falha na pelagem típica de briga entre gatos, e as suspeitas apontavam para Larry.

Os gatos diplomatas britânicos

Posted: 31 Jul 2016 05:36 AM PDT

 

Imagens da semana (25 a 29 de julho)

Posted: 31 Jul 2016 05:35 AM PDT

Papa pede a jovens que não enxerguem ‘fronteiras como barreiras’

Posted: 31 Jul 2016 05:32 AM PDT

O papa Francisco encorajou neste domingo milhares de jovens reunidos no sul da Polônia a “acreditarem em uma nova humanidade”, mais forte que o mal e se recusa a usar fronteiras como barreiras. O apelo foi feito ao final da Jornada Mundial da Juventude.

Leia também: "Não vegetem no sofá da vida", pede Francisco a jovens na Polônia

Pelo segundo dia seguido, uma multidão ocupou os gramados numa região de campo próxima de Cracóvia. Alguns dos fiéis acampavam durante a noite após uma tarde de orações com o papa a qual reuniu ao menos 1,6 milhão de pessoas segundo os organizadores.

Leia também:
Papa Francisco visita Auschwitz em completo silêncio
Papa Francisco cai durante missa na Polônia

O papa usou seus diversos encontros com jovens – desde megarreuniões até almoços privados – para encorajar a nova geração a trabalhar pela paz, reconciliação e justiça. Francisco afirmou que Deus “demanda coragem verdadeira, a coragem para ser mais poderoso que o mal e amar a todos, até mesmo nossos inimigos”.

“As pessoas podem julgar vocês por serem sonhadores, porque vocês acreditam em uma nova humanidade que rejeita o ódio entre os povos, uma humanidade que se recusa a ver fronteiras como barreiras e que pode honrar suas próprias tradições sem ser egoísta”, declarou ele a multidão.

Pouco antes, Francisco já havia expressado desalento com as pessoas e lugares que não recebem refugiados. No momento em que milhares de imigrantes tem chegado a Europa em barcos, algumas nações tem imposto barreiras. A Polônia está entre os países que se recusaram a receber muitos refugiados, dizendo que já abriga muitos imigrantes ucranianos. Na missa celebrada por Francisco nesse domingo, estavam alguns dos principais líderes poloneses, incluindo o presidente Andrzej Duda.

Ao final, o papa anunciou que a próxima Jornada Mundial da Juventude vai ocorrer no Panamá, em 2019.

(Com Estadão Conteúdo)

Presidente turco assume o controle das Forças Armadas

Posted: 31 Jul 2016 05:26 AM PDT

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan publicou um novo decreto neste domingo introduzindo grandes reformas nas Forças Armadas e colocando-as debaixo de maior autoridade civil. O decreto, o terceiro a ser publicado depois da declaração de estado de emergência que sucedeu uma tentativa de golpe no país, dá ao presidente e ao primeiro ministro a autoridade para emitir ordens diretas aos comandantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha.

Leia também: Erdogan diz que povo da Turquia quer volta da pena de morte

O decreto determina ainda a dispensa de 1,389 mil militares, incluindo o conselheiro chefe militar de Erdogan, preso dias depois da tentativa de golpe.

Sob a nova regra, as Forças Armadas ficam submetidas ao comando direto do Ministério da Defesa. Os hospitais militares passam a responder à pasta da Saúde. Os ministérios de Interior, Justiça e Relações Exteriores passam a ter assento no Conselho Superior Militar, órgão que toma decisões sobre nomeações e outros temas militares.

Publicado no diário oficial do país neste domingo, o documento ainda determina o fechamento de todas as escolas militares, academias e instituições de treinamento. Em substituição a essas entidades, o decreto cria uma nova universidade de defesa nacional.

Após a tentativa de golpe, Erdogan lançou uma forte repressão a todos aqueles suspeitos de terem relação com o movimento. Mais de 10.000 pessoas já foram presas, a maioria militares. Cerca de 70.000 pessoas foram detidas ou demitidas de seus empregos em setores como educação, imprensa e saúde.

(Com Estadão Conteúdo)

Estado Islâmico ataca campos de petróleo e de gás no Iraque

Posted: 31 Jul 2016 05:06 AM PDT

O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade por dois ataques em um campo de petróleo e uma estação de gás no Iraque neste domingo, que deixaram ao menos cinco mortos.

Quatro homens-bomba atacaram o campo de petróleo de Bai Hassan , um dos maiores da região de Kirkuk e que produz mais de 175.000 barris por dia. Três dos autores do ataque morreram, um deles conseguiu escapar. Um incêndio começou poucas horas depois que o primeiro homem se explodiu, destruindo dois tanques.

Mais cedo, outro grupo de militantes invadiu uma estação de compressão de gás a cerca de 30 quilômetros de Bai Hassan. Eles mataram quatro funcionários da companhia estatal North Oil Co. e destruíram o local com explosivos, segundo reportaram autoridades iraquianas.

O ataque foi o primeiro na área desde que o grupo extremista começou a tomar porções do Iraque em 2014. Os campos estão fechados e a polícia trabalha para desarmar outros sete explosivos improvisados plantados no local pelos autores dos ataques.

Forças iraquianas enfrentaram o grupo extremista em uma série de batalhas desde o final do ano passado. O exército prepara agora uma ofensiva para retirar o Estado Islâmico de Mosul, a segunda maior cidade iraquiana. Após algumas derrotas, o Estado Islâmico voltou a recorrer a algumas táticas de guerrilha, aumentando o número de ataques suicidas contra civis em Bagdá e outras regiões do país.

(Com Estadão Conteúdo)

Bolt fala a VEJA: ‘O que Gatlin fez no passado não me interessa’

Posted: 31 Jul 2016 04:28 AM PDT

Um único ser humano na face da Terra costumava vencê-lo em provas de velocidade: Ricardo Geddes, que depois viraria jogador de futebol, seu amigo de infância em Sherwood Content, na Jamaica. É verdade que você chorava depois das derrotas? Sim, houve um tempo em que ele costumava me vencer. Acho, porém, que meu talento ainda estava dormente. Éramos amigos, muito amigos. Mas é difícil esquecer aquelas derrotas.

Por quê? Sou uma pessoa competitiva em tudo o que faço. Se acredito não ser bom em alguma coisa, nem começo a praticá-la. Tênis, por exemplo, não jogo. Não sou bom. Mas, se me chamam para o futebol, vou sem vacilar. Sou um ótimo artilheiro.

Soa quase inacreditável que o homem mais rápido do mundo tenha vindo de uma cidadezinha tão pacata, lenta como as do interior mais profundo do Brasil… Pois é, agradeça a meus pais, amantes de críquete, mas que logo perceberam minha aptidão para correr. Quando criança, diziam que eu era muito agitado, mas faz muito tempo… Sou um pouco como a cidade onde cresci, bem tranquilo. Mas admito que possa parecer surpreendente essa contradição: extremos opostos, o que me tornou famoso, a rapidez, e de onde vim, a lentidão.

Qual é sua ambição no Rio? Se conquistar o tricampeonato olímpico nos 100 e nos 200 metros, além do revezamento 4 x 100, terei feito algo que ninguém conseguiu. Aí serei realmente grande, do tamanho de Pelé e Muhammad Ali.

As chances são grandes? Estou treinando forte para isso. Quero ser o melhor. É o que me faz acordar cedo todos os dias.

Algum atleta em atividade pode bater seu recorde mundial nos 100 metros, de 9s58? Não, agora não. No futuro, quem sabe — e espero que seja num futuro bem longínquo.

Qual seria o menor tempo possível para os 100 metros? O limite é 9s40, eu acho. Já nos 200 metros, dá para ir abaixo dos 19 segundos cravados. Meu recorde é de 19s19.

Esses recordes serão batidos no Rio? Nos 100 metros, não. Nos 200 metros, se tudo acontecer como o planejado, poderei ser a primeira pessoa a correr abaixo de 19 segundos.

A sombra do doping é um incômodo? É triste perceber que damos dois passos para a frente, em desempenho, e logo há três passos para trás. É muito ruim para o esporte. Tudo o que posso fazer é continuar a ser rápido, continuar mostrando aos jovens que dá para vencer sem usar substâncias, trabalhando duro, simples assim.

Um dos favoritos nos 100 metros, dono do melhor tempo do ano, é o americano Justin Gatlin, que foi punido com suspensão por doping. Tudo bem, para você, estar ao lado dele na largada? Se ele está alinhado, e vai competir, não tenho restrição. Se a Federação Internacional de Atletismo autoriza a presença dele, não posso reclamar. Sigo as regras. O que Gatlin fez no passado não me interessa.

Para ler o perfil completo de Bolt, compre VEJA nas bancas ou na App Store e Google Play

Djokovic fala a VEJA: ‘Não sabíamos o que o amanhã nos traria’

Posted: 31 Jul 2016 04:20 AM PDT

Como dedicar atenção ao torneio olímpico numa temporada tão concorrida da ATP? A Olimpíada é o evento mais renomado da história do esporte. Acontece apenas a cada quatro anos e, por isso, estará sempre na minha lista de prioridades. Ficarei muito honrado e me sentindo um privilegiado por representar a Sérvia.

Você sente que, graças ao seu sucesso, os sérvios podem agora se orgulhar abertamente de sua nacionalidade? As feridas da guerra ainda estão cicatrizando, mas não consigo odiar alguém por sua etnia. Tenho a sorte de ter tido meus pais e pessoas próximas como mentores, que me ensinaram a perdoar, a sempre ver o melhor em cada um. A geração mais nova está seguindo em frente, pois percebeu que da guerra ninguém sai vencedor. Fico contente em ouvir que muitos dos sérvios se sentem orgulhosos de seu país por eu ser quem sou e pelo que conquistei. Eles são o meu povo, e sei muito bem os tempos difíceis pelos quais passaram.

Que responsabilidade, não? Sim. Sempre quis estar na posição de ter influência suficiente para provocar uma mudança. De inspirar as pessoas, especialmente as crianças, a querer ter sucesso na vida, no esporte. Então me sinto grato por ter tido essa oportunidade.

Ser criado em meio ao terror da guerra teve que tipo de influência em sua carreira? Isso me tornou mais calejado. Definitivamente, fui criado em circunstâncias muito diferentes das vividas por meus colegas esportistas. Os problemas ajudaram a moldar o jogador que sou hoje, a desenvolver a força do meu caráter. Ao olhar para trás, é lógico que escolheria não passar por aquelas situações novamente, mas eram parte da vida que tínhamos de aceitar.

Você pode dar um exemplo? Comemorar meu aniversário de 12 anos em Belgrado com aviões militares sobrevoando a cidade. Isso nos fazia sentir tão indefesos, não sabíamos se seríamos bombardeados ou não. Esse cenário perdurou por dois meses e meio. Não sabíamos o que o amanhã nos traria. Tínhamos de acordar bem cedo para pegar a fila do pão e do leite, devido ao embargo. Ou seja, muitas situações políticas, econômicas adversas e de risco de vida. No fim das contas, saímos dessa experiência unidos e mais fortes como povo. Se passamos por isso, conseguimos sobreviver a qualquer coisa.

Para ler o perfil completo de Djokovic, compre VEJA nas bancas ou na App Store e Google Play 

‘Tinder dos imóveis’ compra briga com imobiliárias e corretores

Posted: 31 Jul 2016 04:19 AM PDT

O publicitário Felipe Jacinto lançou neste mês o App do Imóvel, que tem como proposta fazer a ponte entre compradores e vendedores de imóveis sem a necessidade de um corretor. Desde a largada, o aplicativo apresenta-se como o ‘Tinder dos imóveis’. O apelido é uma alusão ao popular app de paquera – mas, a despeito da referência, o clima entre seus potenciais concorrentes não é de amor.

Claudecir Roque Contreira, diretor do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) de Mato Grosso, vai levar um documento com 2.800 assinaturas contra o aplicativo no dia 9 de agosto a Brasília. Com o abaixo-assinado, o conselho tentará fazer avançar o projeto de lei, ainda em tramitação na Câmara, que exige a inclusão do número de registro da imobiliária na escritura dos imóveis quando a negociação é feita pelo corretor. Contreira é um dos membros da classe que se mantêm receosos.

O presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, por sua vez, desdenha da novidade. “É natimorto”, diz. “Não passa de mais um dos tantos outros que já nasceram e que já morreram. Esses aplicativos são inócuos.”

Uma das principais reclamações dos corretores está baseada na Lei nº6.530, de 12 de maio de 1978, que determina a função do corretor na relação entre comprador e vendedor. Jacinto, o criador do aplicativo, refuta o argumento. “Estamos voltando para o tempo das pedras”, afirma. “Eles (corretores) têm que entender que as documentações estão online. Eles criam dificuldade para vender facilidade."

A ideia do aplicativo é simples: comprar, trocar ou vender um imóvel sem depender do serviço de um corretor ou de uma imobiliária. Isso permite uma economia de 6% na transação, porcentual que equivale à taxa de corretagem média cobrada no país. No caso de um apartamento de 1 milhão de reais, por exemplo, o comprador consegue economizar 60.000 reais, que seriam desembolsados para remunerar o corretor ou a imobiliária que fizesse a intermediação do negócio.

Leia mais:
De goleiro a dormir de conchinha: apps criam 'aluguel de gente'

A ideia é a de aproximar pessoas com interesses em comum. O comprador se cadastra, põe o anúncio gratuitamente e filtra o interesse por região. Se ele gostar de determinado imóvel, o vendedor vai ver quem gostou do seu apartamento. “Aí é match“, diz Jacinto, apelando ao jargão do Tinder usado quando duas pessoas “dão liga”.

O App do Imóvel já tem mais de 4.000 imóveis particulares anunciados por quase 8.000 usuários. Jacinto, que tem por trás da startup uma equipe de seis pessoas, ainda não está fazendo dinheiro com a novidade. "Não cobramos nada, não tem custo algum as negociações", explica o criador, que pensa em colocar anúncios entre as fotos dos imóveis mais para frente. O aplicativo não permite que imobiliárias anunciem.

Hoje já são mais de 4.000 imóveis particulares anunciados por quase 8.000 usuários. Jacinto, que tem por trás da startup uma equipe de seis pessoas, ainda não está fazendo dinheiro com o app. "Não cobramos nada, não tem custo algum as negociações", explica o criador, que pensa em colocar anúncios entre as fotos dos imóveis mais para frente. É assim que pretende fazer dinheiro com sua criação.

Spielberg: ‘Eu entendo a solidão do Bom Gigante Amigo’

Posted: 31 Jul 2016 04:19 AM PDT

Steven Spielberg começou sua carreira com um suspense (Encurralado), ajudou a inventar o blockbuster (Tubarão), recriou a ficção científica (Contatos Imediatos do Terceiro Grau) e os filmes de aventura (a série Indiana Jones), revolucionou os efeitos especiais (Jurassic Park). Fez longas-metragens sérios para ganhar Oscar também – e venceu, com A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan. Também esteve por trás de produções para crianças que moldaram gerações, especialmente E.T. – O Extraterrestre, além, claro, de atuar como produtor em Gremlins, Os Goonies e De Volta para o Futuro, que influenciaram toda uma geração de cineastas, de J.J. Abrams aos irmãos Duffer, da série do momento, Stranger Things. Pois, depois de emendar três trabalhos em torno de conflitos – Cavalo de Guerra, Lincoln e Ponte dos Espiões –, ele volta ao universo infantil com O Bom Gigante Amigo, em cartaz desde quinta-feira no país. Baseado no livro de Roald Dahl, o longa tem roteiro da mesma Melissa Mathison de E.T. — que morreu em novembro, antes de o filme ficar pronto. Não dá para comparar os dois, mas o novo filme com certeza tem o seu encanto.

LEIA TAMBÉM:
Spielberg mistura melancolia e humor em ‘O Bom Gigante Amigo
'Stranger Things' e os 5 ingredientes da boa série de TV

Em O Bom Gigante Amigo, a menina Sophie (Ruby Barnhill) passa acordada a maior parte de suas noites no orfanato. Numa delas, vê algo que não deveria: um gigante (Mark Rylance, vencedor do Oscar de coadjuvante neste ano pelo longa anterior de Spielberg, Ponte dos Espiões) andando pelas ruas e espiando pelas janelas das casas. Depois do susto inicial, Sophie descobre que, na verdade, ele é um Bom Gigante Amigo, que sofre bullying de seus irmãos por se recusar a comer criancinhas. É um filme em que pouco acontece, às vezes é até um pouco monótono, mas que procura a delicadeza dos pequenos momentos na relação entre a menina e o gigante de orelhas grandes, olhos amorosos e fala atrapalhada – ele inventa palavras a partir das que existem. "Para mim, era fácil contar essa história, porque eu entendo exatamente o que o Bom Gigante Amigo passa", disse Spielberg durante uma rodada de entrevistas no Festival de Cannes, onde o filme foi exibido fora de competição. "A solidão é um lugar familiar para mim. É algo do qual tentei escapar, e às vezes preciso encher minha própria vida de sonhos para fingir que não sou solitário. Eu era assim quando era pequeno, antes de ter filhos, antes de me casar. Mas me lembro como se fosse hoje como era me sentir isolado e sozinho. E esse é o sentimento despertado pelo Bom Gigante Amigo em mim."

Spielberg leu o livro de Roald Dahl para seus filhos Max (do casamento com a atriz Amy Irving), Sasha, Sawyer, Mikaela e Destry (do casamento com Kate Capshaw) e também os filhos de Capshaw antes do casamento dos dois, Jessica e Theo. Além de seu amor pela obra, havia outra razão por trás de seu interesse em rodar a história. "Fiz como um antídoto para o cinismo. Porque há tanto cinismo no mundo hoje! A maneira como as pessoas opinam… Há tanta divisão no mundo, mais do que em qualquer outro momento de toda a minha vida." Por isso, um de seus filmes favoritos de super-heróis nos últimos tempos foi Guardiões da Galáxia, de James Gunn. "Porque é cheio de ironia, otimista, não é cínico nem se leva a sério demais. É um sopro de ar fresco", disse. Apesar de assistir às produções baseadas em quadrinhos, confessa não ser fã do gênero. "Gosto mais do personagem que tem o que todos temos, e descobre algo a mais em si num momento necessário, do que alguém que entra numa cabine telefônica, troca de roupa e vai salvar a vida de alguém", afirmou. "Parece que estou zombando, mas não é isso, eu amo alguns desses filmes: os Superman de Richard Donner, O Cavaleiro das Trevas do Chris Nolan, o primeiro Batman do Tim Burton, o primeiro Homem de Ferro. Mas são tantos que minha cabeça fica confusa, um se parece demais com o outro que saiu um mês atrás. Tenho um problema de separar um do outro."

Steven Spielberg discursa no American Film Institutes 44th Life Achievement Award Gala Tribute, em Hollywood, na Califórnia

Em O Bom Gigante Amigo, o cineasta usa a técnica de performance de captura de movimentos para transformar os atores em gigantes digitais, que convivem com as pessoas de carne e osso. Não é novidade que Spielberg gosta de tecnologia, mas ele não é muito fã do uso de alta taxa de quadros (Ang Lee acabou de rodar em 120 quadros por segundo, em vez dos tradicionais 24). "O filme fica menos parecido com filme e mais com a vida real. E eu vou ao cinema para escapar da vida real, não para vê-la duplicada", disse. Também é defensor da película frente ao digital. "É a diferença entre uma pintura a óleo e uma em pastel. Entre impressionismo e fotorrealismo. Gosto de um pouco de impressionismo nos meus filmes. Mas sou a favor de experimentar novas técnicas e tecnologias."

"Fiz como um antídoto para o cinismo. Porque há tanto cinismo no mundo hoje! A maneira como as pessoas opinam… Há tanta divisão no mundo, mais do que em qualquer outro momento de toda a minha vida”

Apesar disso, não acha que um dia vai dirigir um dos filmes da série Star Wars. Seu amigo George Lucas lhe ofereceu o trabalho uma vez. A resposta de Spielberg? "Olha, George, você faz filmes no espaço sideral, eu faço filmes na Terra, e o espaço sideral vem até nós. Essa é a diferença entre a gente!" Diferente, portanto, de seu discípulo J.J. Abrams, que dirigiu Star Wars – O Despertar da Força. Os dois se conhecem desde que Abrams tinha 15 anos de idade e foi contratado para montar os filmes Super 8 de Spielberg. "É uma loucura quantos anos o conheço. É uma loucura como estou velho!", disse o diretor, que completa 70 anos em dezembro, mas mantém o mesmo jeito jovial. Não dá sinais de parar. Está filmando Ready Player One, com realidade virtual, de novo com Mark Rylance, que virou um amigo e também está no elenco de seu longa seguinte, The Kidnapping of Edgardo Mortara. Prepara a produção de um outro filme de Tintin, a ser dirigido por Peter Jackson, e procura um projeto para o húngaro László Nemes, diretor de O Filho de Saul, vencedor do Oscar de produção estrangeira este ano. "Não penso em parar nem penso em como consigo fazer tanta coisa. Continuo trabalhando. É uma coisa natural para mim. Levanto de manhã e vou trabalhar, da mesma maneira como meu pai fazia."

 

 

Influenciados por Steven Spielberg

Diretor J.J Abrams comparece à estreia do filme Star Trek: Beyond em San Diego, na California - 29/07/2016

J.J. Abrams

Super 8 (2011) é uma grande homenagem ao mestre – neste caso, literalmente, já que Abrams montou os filmes de estudante de Steven Spielberg quando era adolescente. Um grupo de garotos faz um filme caseiro sobre um acidente de trem e depara com acontecimentos estranhos.

 

Diretor Jeff Nichols comparece ao Festival Cannes de cinema, na França

Jeff Nichols

Em Midnight Special (2016), o diretor de Amor Bandido e O Abrigo mostra sua face spielberguiana com a história de um pai (Michael Shannon), que escapa de uma seita com seu filho, dono de poderes especiais, enquanto o governo está em seu encalço.

 

Criadores e produtores executivos, os irmãos Matt e Ross Duffer, comparecem à estreia da série Stranger Things

Irmãos Duffer

A série Stranger Things, no ar na Netflix, tem elementos de Stephen King e John Carpenter, mas, no centro da trama, é E.T. – O Extraterrestre: um ser estranho (aqui, a menina Eleven) é abrigada por um bando de garotos que tenta protegê-la em suas bicicletas.