USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sábado, 30 de julho de 2016

Notícias

Notícias


J.K. Rowling brilha em estreia da 1ª peça teatral de Harry Potter

Posted: 30 Jul 2016 10:12 AM PDT

O bruxo de óculos redondos Harry Potter sobe neste sábado pela primeira vez aos palcos, em Londres, na peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, onde aparece como um herói adulto e pai de três crianças. Já no tapete vermelho do Palace Theatre, no West End, quem chamou a atenção foi a autora da trama, J.K. Rowling.

A escritora tirou selfies com fãs, distribuiu autógrafos e falou rapidamente com a imprensa sobre seus seguidores. “Eles são maravilhosos”, disse sobre a multidão. Ao ser questionada sobre uma possível temporada na Broadway, em Nova York, a autora afirmou: “Eu adoraria, mas também quero que a peça vá além. Que muitos fãs do Harry Potter no mundo possam assisti-la”.

O roteiro em forma de livro, por sua vez, será lançado neste sábado às 23h no Reino Unido e no domingo nos Estados Unidos. Já a sua versão em português estará à venda no Brasil no dia 31 de outubro.

LEIA TAMBÉM:
Pré-venda de novo Harry Potter bate recorde na Fnac
Oitavo 'Harry Potter' chega ao Brasil no Dia das Bruxas

Dividido em duas partes de duas horas e meia, o espetáculo conta o que aconteceu 19 anos depois dos fatos relatados em Harry Potter e as Relíquias da Morte, sétimo e último livro da saga da escritora britânica J. K. Rowling, lançado em 2007.

Agora casado e pai de família, Harry Potter trabalha no Ministério da Magia e terá que enfrentar novas ameaças. Além disso, a situação não é fácil dentro de casa, onde seu filho mais novo, Alvo Severo, lida muito mal com o pesado legado familiar dos Potter.

A peça foi preparada durante quase oito semanas de ensaios públicos em Londres. Os críticos, muito favoráveis, confirmaram que ela se tornará um sucesso comercial. Os primeiros 175.000 ingressos foram vendidos em 24 horas em outubro passado.

“O teatro britânico não viu nada parecido em décadas”, afirmou nesta semana o jornal The Daily Telegraph em alusão à peça. Segundo a publicação, a obra “te prende, te comove, te cativa”.

Para a revista americana Variety, a peça “enfeitiça”: “Há vinte anos, Harry Potter converteu toda uma geração em adeptos da leitura. A Criança Amaldiçoada pode fazer o mesmo com o teatro”.

Jamie Parker (Harry), Sam Clemmett (Alvo) e Poppy Miller (Gia)Jamie Parker interpreta a versão adulta de Harry Potter no teatroPoppy Miller interpreta a versão adulta de Gina Potter em peça de teatroSam Clemmett interpreta Alvo Severo Potter na peça de teatro Harry Potter and the Cursed Child

(Com agência France-Presse)

Acidente com balão de ar nos EUA deixa 16 mortos

Posted: 30 Jul 2016 09:35 AM PDT

Um balão de ar que levava pelo menos 16 pessoas pegou fogo e caiu na cidade de Lockhart, no Texas, Estados Unidos, na manhã deste sábado. De acordo com um comunicado da polícia local, nenhum passageiro sobreviveu.

Leia também:
Incêndio já desalojou 20.000 moradores na Califórnia
Homem que tentou assassinar Reagan ganhará a liberdade

"Os investigadores estão determinando o número de vítimas e as suas identidades no momento", afirmou em nota o chefe de polícia do condado de Caldwell, Daniel Law. O incidente aconteceu por voltar das 7h40 da manhã (horário local, 9h40 no horário de Brasília), quando o balão caiu em um campo na zona rural.

Terrorista que matou padre na França sorriu e falou sobre paz

Posted: 30 Jul 2016 09:24 AM PDT

Um dos jihadistas responsáveis pela morte do padre Jacques Hamel, de 86 anos, em uma igreja de Saint-Étienne du Rouvray, na França, sorriu e falou sobre paz enquanto conduzia o ataque, contaram duas freiras reféns. Abel Petitjean e Adel Kermiche, ambos de 19 anos, foram mortos pela polícia após degolarem o sacerdote, em um ataque reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

"Eu recebi um sorriso de um dos homens. Não um sorriso de vitória, mas leve, de alguém que parecia feliz", relatou a irmã Huguette Peron ao jornal católico La Vie. Os jovens invadiram a igreja na região da Normandia durante uma missa e mantiveram cinco pessoas como reféns, antes de assassinarem o padre. Uma das freiras presentes no local conseguiu fugir e avisar a polícia.

Leia também:
Premiê francês admite fracasso da Justiça após ataque em igreja
Segundo terrorista de ataque à igreja era fichado pela polícia
Assassino de padre francês esteve preso por jihadismo

De acordo com a irmã Helene Decaux, os terroristas começaram a conversar e perguntaram se ela era familiarizada com o Alcorão. "Sim, eu o respeito como respeito a Bíblia, li diversas passagens. As que mais me tocaram foram as que falam sobre paz", respondeu. Então, um dos jovens comentou: "Paz, é o que queremos… Enquanto houver bombas na Síria, continuaremos nossos ataques. Vão acontecer todos os dias. Quando vocês pararem, nós paramos".

Nas cerca de quatro horas que ficaram reféns dos terroristas na igreja, Decaux e Peron pensaram diversas vezes que não sairiam ilesas. Segundo Huguette, um dos homens chegou a perguntar se ela tinha medo de morrer. A freira disse que não, "pois acredita em Deus" e os dois começaram a discutir sobre religião. "Ofereci a minha vida a Deus porque jurei que morreria", relatou.

Temer inaugura nova linha de metrô, obra mais cara da Rio-2016

Posted: 30 Jul 2016 09:05 AM PDT

O presidente em exercício Michel Temer (PMDB) foi recebido com um misto de aplausos e gritos de protesto na inauguração da estação da linha 4 do metrô, em Ipanema, zona sul, na manhã deste sábado. Ele entrou na estação sem falar com a imprensa acompanhado do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do governador em exercício do Rio Francisco Dornelles (PP).

A obra é do Governo do Estado com suporte financeiro do Governo Federal, em parceria público-privada (PPP). É a empreitada mais atrasada e cara dos Jogos Olímpicos: será inaugurada na segunda-feira, 1º de agosto, mas a princípio só para a “família olímpica” – usuários credenciados para os jogos. Inicialmente, o trecho deveria estar pronto no início de 2016, mas atrasos já deixaram uma das estações para 2018.

Em discurso a cinco dias para a abertura da Olimpíada, Temer disse que “o Brasil precisa de paz, e nada melhor para isso do que o esporte”. Otimista em relação ao sucesso do evento, o presidente ainda afirmou que os Jogos Olímpicos “demonstrarão a unidade do Brasil e nossa capacidade obreira”.

LEIA TAMBÉM:
Governo socorre finanças de abertura e encerramento da Olimpíada
Estatal culpa consórcio por problemas na Vila Olímpica
Governo rompe contrato e Força Nacional assume serviço de raio-x

O governador licenciado Luiz Fernando Pezão (PMDB) também compareceu à inauguração neste sábado. É a primeira aparição pública do governador depois do anúncio de que está em remissão completa de câncer. Pezão não deu entrevista ao chegar à estação Nossa Senhora da Paz (Ipanema). Ele foi cumprimentado pelo prefeito Eduardo Paes e juntos entraram na estação.

O governador foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, tipo de câncer linfático, em março. Ele entrou de licença médica, prevista para terminar em 31 de agosto. Pezão passou por seis ciclos de quimioterapia e foi dispensado dos últimos dois depois que os resultados de exames mostraram “resolução precoce” do câncer.

Presidente em exercício do Brasil, Michel Temer, caminha ao lado do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezao, na nova plataforma de metrô inaugurada hoje, no Rio de Janeiro

Presidente em exercício do Brasil, Michel Temer, caminha ao lado do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezao, na nova plataforma de metrô inaugurada hoje, no Rio de Janeiro (Nacho Doce/Reuters)

Em entrevista para jornalistas estrangeiros em Brasília na última sexta-feira, Temer disse está fazendo tudo o que é capaz para prevenir um ataque terrorista durante os Jogos Olímpicos, entretanto, não descartou a possibilidade de algum incidente. “O governo está em alerta. O governo está tranquilo. Eu acredito que haverá paz durante os Jogos Olímpicos”, disse Temer. “O que nós não podemos garantir é que alguém um pouco louco não faça algo estúpido”, afirmou. O presidente em exercício deve retornar a Brasília no começo da tarde deste sábado.

(Com Estadão Conteúdo)

 

Festival da Tocha, em Xichang, na China

Posted: 30 Jul 2016 08:09 AM PDT

 

Maquiador de Gal Costa morre em bastidor de show

Posted: 30 Jul 2016 07:50 AM PDT

O principal maquiador da cantora Gal Costa morreu na noite desta sexta-feira, nos bastidores da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, onde a cantora se apresentava. Rodrigo Pimenta foi jantar em uma sala da área de produção após maquiar Gal e teve um mal súbito.

Os bombeiros chegaram ao local da apresentação por volta das 23h40 e levaram o corpo para o Instituto Médico Legal (IML). Gal subiu ao palco sem saber da morte de Rodrigo. O profissional era uma exigência da cantora em todas as apresentações. Abalada, quando deixou a casa de shows, Gal não quis dar entrevistas e disse que havia perdido um amigo.

Bélgica prende dois homens suspeitos de planejar ataque

Posted: 30 Jul 2016 07:45 AM PDT

Dois irmãos suspeitos de planejar ataques terroristas na Bélgica foram detidos na noite de sexta-feira. Os homens, identificados como Nourreidine H. e seu irmão Hamza H., foram presos após uma série de buscas na região de Mons e Liège, segundo a procuradoria belga. As investigações seguem como resultado da recente onda de atentados reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) na França e na Alemanha.

“Com base nos resultados provisórios da investigação, existiam projetos de atentados em algum lugar da Bélgica”, afirmava o comunicado, acrescentando que ambos foram levados a comparecer perante à Justiça. De acordo com o jornal The Guardian, será decidido por um juiz neste sábado se os irmãos permanecerão sob custódia.

Leia também:
Premiê francês admite fracasso da Justiça após ataque em igreja
Segundo terrorista de ataque à igreja era fichado pela polícia
Padre é morto em sequestro em igreja na França

Não foram encontradas armas ou explosivos nas buscas, informou a procuradoria, que também decidiu não fornecer mais detalhes para não prejudicar a investigação. Acredita-se que não exista nenhum vínculo entre este caso e os atentados de 22 de março no país, que deixaram 32 mortos no aeroporto internacional de Bruxelas e na estação de metrô de Maelbeek.

Segundo o Ministério do Interior do país, 457 belgas já foram combater na Síria ou no Iraque ou tiveram a intenção de fazê-lo. Destes, 266 seguem na Síria ou no Iraque e 90 estão desaparecidos ou mortos.

(Com Reuters)

Assessor do Planalto que vazava dados privilegiados pede demissão

Posted: 30 Jul 2016 07:10 AM PDT

O assessor especial da Presidência da República, José Ricardo Antoni, pediu demissão do cargo. Reportagem de VEJA desta semana revelou que o servidor repassava informação privilegiada a uma agência de publicidade que ganhou vários contratos milionários durante o governo da presidente Dilma Rousseff.  Antoni era pago pelas “consultorias” .

Informado da reportagem, o presidente Michel Temer pediu explicações ao servidor, que admitiu que prestava serviços à agência e pediu demissão.

A edição de VEJA que chega às bancas neste fim de semana mostra que Antoni recebeu 25 000 reais para ajudar a agência Borghi Lowe a vencer a licitação para cuidar da conta publicitária da Caixa Econômica Federal. E-mails trocados entre os diretores da agência revelam que o Palácio do Planalto achacava empresários durante a campanha presidencial de 2014. Em poder da força-tarefa da Lava-­Jato em Curitiba, a mensagem obtida por VEJA é a evidência mais contundente até o momento de que o Palácio do Planalto atuou como uma central de arrecadação de recursos ilegais para o caixa dois do PT e, para tanto, constrangia graduados servidores públicos a trabalhar como achacadores.

Rosberg supera Hamilton e larga na pole no GP da Alemanha

Posted: 30 Jul 2016 06:58 AM PDT

Depois de ter perdido a liderança do Mundial de Fórmula 1 na última prova, o alemão Nico Rosberg (Mercedes) deu o troco neste sábado em seu companheiro de equipe, o britânico Lewis Hamilton, e largará na pole position do Grande Prêmio da Alemanha que acontece neste domingo, 31, no circuito de Hockenheim.

LEIA TAMBÉM:
Soberano, Hamilton vence na Hungria e assume liderança da F1

Apoiado pela torcida local, Rosberg completou a melhor volta em 1min14s363, superando Hamilton, que terminou o treino de classificação com 1min14s470, por 0s107. O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) ficou com a terceira posição, 0s363 atrás.

O brasileiro Felipe Massa (Williams) largará na nona posição. Já Felipe Nasr (Sauber) caiu ainda no Q3 e sairá do 21º lugar.

(Com agência EFE)

Campanha de Hillary e comitê democrata foram alvos de hackers

Posted: 30 Jul 2016 05:47 AM PDT

Um programa de dados usado pela campanha da candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton foi alvo de hackers, afirmou a assessoria dela na sexta-feira.  O Comitê de Campanha Congressual Democrata também foi vítima de incidentes de segurança cibernética, bem como o Comitê Nacional Democrata, que recentemente teve e-mails revelados ao público, após um ataque. Porta-voz de Hillary, Nick Merrill disse que um programa de análise de dados usado pela campanha foi acessado. O programa era mantido pelo Comitê Nacional Democrata e estava disponível para a campanha de Hillary e outras entidades.

Segundo o porta-voz, especialistas em segurança digital de fora da campanha não encontraram evidências de que os sistemas internos de computadores da campanha estivessem comprometidos.

LEIA TAMBÉM:
Hillary: 'EUA estão em um momento decisivo'
Hillary abre 6 pontos de vantagem sobre Trump
Hillary apresenta vice: 'É tudo o que Trump não é'

Os hackers conseguiram acessar o servidor do programa de análise de dados por cerca de cinco dias, disse uma fonte da campanha. O programa era usado pela equipe de Hillary para conduzir análises do eleitorado, mas não incluía números da Seguridade Social ou informações de cartões de crédito. A falha no sistema não pode ter resultado no acesso de e-mails internos, mensagens de voz, computadores ou outras comunicações e documentos, afirma um especialista de fora da campanha.

A nova falha revelada é parte do que investigadores de segurança digital e federais acreditam que seja um padrão mais amplo de ataques de hackers, direcionados pela inteligência russa, segundo uma fonte próxima à investigação. Autoridades dos EUA já encontraram vários episódios de invasões bem-sucedidas e esperam encontrar mais.

Na sexta-feira, o braço de campanha dos democratas na Câmara dos Representantes confirmou que foi alvo de hackers, em incidente similar ao vazamento na sede do Partido Democrata.

Nesta semana, o presidente Barack Obama pela primeira vez relacionou a Rússia ao ataque virtual ao Comitê Nacional Democrata, ao dizer que “especialistas” acreditam que hackers desse país realizaram a operação. A Rússia negou envolvimento com o episódio.

(Com Estadão Conteúdo)

‘A conta chega para todo mundo’, diz Delcídio sobre Lula

Posted: 30 Jul 2016 05:17 AM PDT

Autor da delação que levou à denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador cassado Delcídio Amaral (sem partido-MS) disse que “um dia a conta chega para todo mundo”. Delcídio se referia ao fato de Lula ter se tornado réu em ação criminal na Justiça Federal em Brasília por tramar contra a Operação Lava Jato.

O próprio Delcídio também é réu na mesma ação, ao lado de outros cinco acusados de envolvimento em um plano para comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró. Delcídio foi preso no dia 25 de novembro, por determinação do Supremo Tribunal Federal. Em fevereiro, ele foi solto. Seus depoimentos deram sustentação a várias denúncias da Procuradoria-Geral da República e abertura de inquéritos no âmbito da Lava Jato.

LEIA TAMBÉM:
Lula vira réu por tentar obstruir a Operação Lava Jato
Em proposta de delação, Santana relata que Dilma sabia de tudo

Para o senador cassado, a decisão judicial que recebeu a acusação da Procuradoria contra Lula “só fortalece” suas revelações. “Isso só fortalece a minha colaboração, mostra a efetividade da minha colaboração. O juiz, assim como a Procuradoria, se aprofundaram com relação a esse episódio da obstrução. As provas foram consideradas suficientes e levaram à denúncia e ao recebimento pela Justiça.”

Em troca de sua delação, o ex-senador deverá se livrar de uma eventual pena de prisão, mesmo que condenado na ação por tentativa de obstrução da Lava Jato.

Delcídio disse que está cumprindo todos os termos do acordo de colaboração que firmou com a Procuradoria-Geral da República, que em parecer afirmou que ele não estaria comparecendo quinzenalmente à Justiça e nem morando no endereço declarado.

‘Absolvição’ – A defesa de André Esteves disse que o juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal em Brasília, “deve ainda examinar se é caso de absolvição sumária ou mesmo de rejeição da denúncia”. “Nós vamos lutar por isso, pois estamos convencidos de que nosso cliente não cometeu nenhuma irregularidade. Não há justa causa para abrir processo penal em bases tão fracas”.

O advogado Damian Vilutis, que defende Maurício Bumlai, negou que seu cliente entregou dinheiro a Delcídio para ser enviado a Cerveró ou para os familiares do ex-diretor.

O criminalista Conrado de Almeida Prado, que defende José Carlos Bumlai, afirmou que a aceitação da denúncia já era esperada e que vai se manifestar sobre o caso perante o juiz.

“Vamos pleitear que ela (denúncia) seja rejeitada e, caso seja mantida, a defesa vai provar que José Carlos Bumlai nunca deu dinheiro a Nestor Cerveró ou sua família a fim de comprar silêncio ou impedir o acordo de delação premiada”, afirmou. “Tanto isso é verdade que a delação aconteceu, e que o próprio Nestor admitiu em outro processo que não tratou com Bumlai a respeito de nenhuma irregularidade.”

Edson Ribeiro disse que “tanto o Ministério Público quanto o juiz foram induzidos a erro por Bernardo, filho de Nestor Cerveró”. “Eu jamais tentei obstruir de qualquer forma a Justiça.”

A reportagem não conseguiu contato ontem com a defesa de Diogo Ferreira Rodrigues.

(Com Estadão Conteúdo)

IMPERDÍVEL: Descendents volta com punk explosivo

Posted: 30 Jul 2016 04:40 AM PDT

Veteranos do punk rock californiano, o grupo Descendents fez sucesso ao longo dos anos 1980, quando enfileiraram hits como I'm Not A Loser, Coolidge, Parents e Hope. O estilo explosivo e simples, com letras pessoais, virou referência e influenciou diversas outras bandas. Em 2016, após um hiato de 12 anos sem lançamentos – o último disco foi Cool to Be You, de 2004 – o quarteto volta às lojas com Hypercaffium Spazzinate. Apesar de seus integrantes já terem batido a casa dos 50 anos, o álbum prova que eles continuam com a característica energia do estilo que os fez famosos.

A fórmula da banda continua lá, o que se pode notar logo no início, com Feel This, que abre o disco. Uma pancada de pouco mais de um minuto com guitarras velozes e o vocal frenético de Milo Aukerman. A regra segue ao longo do trabalho, que aposta na melodia explosiva em todos os elementos. Sem refrões, as músicas até contam com partes mais cativantes e frases de efeito. Victim Of Me, Shameless Halo e Smile são exemplos.

O estilo compacto e rápido, e direto ao ponto, como na faixa Without Love, ressalta a importância dos Descendents no gênero. Muitas características da banda, que se mantêm vivas até os dias atuais — e dão as caras no disco novo —, foram essenciais para a formação de uma nova geração punk. Um exemplo é o Blink 182, com seus riffs simples e rápidos com pequenas variações mais harmônicas, como dá para perceber na faixa Comeback Kid, dos veteranos. Tal influência também é perceptível nas canções We Go Defeat, uma das mais intensas, que lembra o som do Offspring, ou Spineless and Scarlet Red, que poderia ter sido feita pelo Green Day. 

A nova geração que ouvir o disco pode até achar que os velhotes copiaram os jovens… só que ao contrário. O punk cru dos Descendents continua forte e sem firulas. São 16 canções que totalizam 34 minutos de muita adrenalina e cabeças batendo. Vale conferir.

IMPERDÍVEL – ‘Jason Bourne’ retorna com ação em ótima forma

Posted: 30 Jul 2016 04:20 AM PDT

Após três bons filmes da franquia Bourne, Matt Damon e o diretor Paul Greengrass retomam a parceria de sucesso no quinto longa, Jason Bourne, em cartaz desde quinta-feira. A boa química entre os dois é visível na produção, um dos raros bons exemplares do gênero de ação.  Na sequência inicial, Bourne (Damon) reaparece, quase dez anos mais velho, vivendo na clandestinidade. Enquanto isso, sua ex-colega de ação Nicky Parsons (Julia Stiles) invade o sistema de computadores da CIA e descobre mais informações sobre a Operação Treadstone, aquela que o transformou no sanguinário Jason Bourne.

Nicky voa para a Grécia, onde encontra Bourne em meio a um dos violentos protestos que tomaram Atenas nos últimos anos, com a crise econômica que eclodiu e fragilizou o país. Daí, em diante, o filme é uma grande caçada, que passará por diversos países – Alemanha, Inglaterra – até desembocar em Las Vegas, onde acontece uma convenção usada pela CIA para recrutar especialistas em computação.

LEIA TAMBÉM:
Matt Damon e Greengrass consolidam a 'supremacia' Bourne
O eletrizante retorno de 'Jason Bourne'

A franquia ganha também novos tons tecnológicos. Os elementos da atualidade são representados pela conectividade que é capaz de colocar todos sob vigilância – e também permite a hackers profissionais entrar em sistemas para destravar qualquer porta. Eletrizante, Jason Bourne consegue, em curtos espaços de tempo, fazer o espectador dar pulos de emoção e, em seguida, deixá-lo colado, tenso, à cadeira. Uma boa maneira de apagar o quarto longa da série, o péssimo O Legado Bourne estrelado por Jeremy Renner.

IMPERDÍVEL – ‘De Longe te Observo’ tira força do não dito

Posted: 30 Jul 2016 04:00 AM PDT

Armando (Alfredo Castro) é um protético de meia-idade solitário acostumado a viver só e que, para frasear Fernando Pessoa, parece nunca tocar na vida. A sua relação com o mundo e com as pessoas é sempre distante. Vive sozinho e, para satisfazer a necessidade de alguma relação sexual, oferece dinheiro a garotos que, postados cerca de um metro à frente da poltrona da sua sala, se despem de costas para que Armando se masturbe sem encostar e nem mesmo fazer contato visual com ninguém. Observador que é, das ruas e das pessoas, não é possível saber se a escolha de Elder (Luis Silva), adolescente que entrará em sua vida para marcá-la de forma definitiva, é acidental ou com propósito. É a relação entre o homem de classe média e o menino de classe baixa, que se sustenta com furtos e com o apoio de uma gangue, que conduz De Longe te Observo, filme do venezuelano Lorenzo Vigas em cartaz desde quinta-feira no país. Premiado com o Leão de Ouro em Veneza, no ano passado, o filme tem roteiro baseado em uma história do mexicano Guillermo Arriaga – o mesmo de Amores Brutos, 21 Gramas e Babel. Uma história de tratamento literário: De Longe se sustenta sobre coisas não ditas, como as reais intenções de Armando com relação a Elder, um garoto homofóbico de quem ele se dedica a cuidar e sustentar, e a mágoa que o protético tem do pai, que reaparece em Caracas e que ele, novamente, apenas observa pelas ruas. Paralela, a relação de Armando com o pai vai se chocar com a de Armando e Élder. E, mais uma vez, a força virá daquilo não pronunciado.

Armando (Alfredo Castro) é um protético de meia-idade solitário acostumado a viver só e que, para frasear Fernando Pessoa, parece nunca tocar na vida. A sua relação com o mundo e com as pessoas é sempre distante. Vive sozinho e, para satisfazer a necessidade de alguma relação sexual, oferece dinheiro a garotos que, postados cerca de um metro à frente da poltrona da sua sala, se despem de costas para que Armando se masturbe sem encostar e nem mesmo fazer contato visual com ninguém. Observador que é, das ruas e das pessoas, não é possível saber se a escolha de Elder (Luis Silva), adolescente que entrará em sua vida para marcá-la de forma definitiva, é acidental ou com propósito. É a relação entre o homem de classe média e o menino de classe baixa, que se sustenta com furtos e com o apoio de uma gangue, que conduz De Longe te Observo, filme do venezuelano Lorenzo Vigas em cartaz desde quinta-feira no país. Premiado com o Leão de Ouro em Veneza, no ano passado, o filme tem roteiro baseado em uma história do mexicano Guillermo Arriaga – o mesmo de Amores Brutos, 21 Gramas e Babel. Uma história de tratamento literário: De Longe se sustenta sobre coisas não ditas, como as reais intenções de Armando com relação a Elder, um garoto homofóbico de quem ele se dedica a cuidar e sustentar, e a mágoa que o protético tem do pai, que reaparece em Caracas e que ele, novamente, apenas observa pelas ruas. Paralela, a relação de Armando com o pai vai se chocar com a de Armando e Élder. E, mais uma vez, a força virá daquilo não pronunciado.

IMPERDÍVEL – ‘Um Nazista em Copacabana’ faz rasante pelo país

Posted: 30 Jul 2016 03:40 AM PDT

(Rocco, 352 páginas, 38 reais impresso e 25 reais e-book) "Não havia nada pesado em Otto, no seu comportamento, nem no seu vocabulário. Pelo menos não no dia a dia do Flamengo: Otto – Diana se lembrava nitidamente – era silencioso, discreto, sereno, imperturbável. Não era um pai mudo, chato, podador – quando ele morreu, ela tinha quinze anos, e podia fazer as coisas como queria. Ao contrário: Otto era vivo, alegre, entusiasmado, permissivo e feliz. Tudo isso da maneira dele, é verdade: do seu jeito minucioso, preciso, monossilábico, germânico, do qual Iracema fingia zombar nos momentos de alegria, ou de irritação, mas que no fundo era o próprio chão para ela." É assim, numa torrente, que o paulista Ubiratan Muarrek descreve Otto Funk, anti-herói (ou herói?) de seu novo romance, Um Nazista em Copacabana, já nas primeiras páginas do livro. Otto Funk é o personagem que se faz presente mesmo ausente. Sentido e lembrado pela mulher, a manauara bebum Iracema, e pela filha, a grávida Diana Verônica, ele tem a sua trajetória narrada desde a sua chegada ao Rio, após a Segunda Guerra Mundial – e, com ela, e sempre no estilo torrencial e fluido, elétrico e enérgico de Muarrek, o leitor acompanha também a história do Brasil nas últimas décadas, com os seus golpes, sobressaltos e subtrações.

Matt Damon: ‘O que me assombra é Donald Trump’

Posted: 30 Jul 2016 03:28 AM PDT

Há nove anos, Jason Bourne, interpretado por Matt Damon, sumiu do mapa, na ficção e na realidade, depois de mudar oi universo dos filmes de espionagem com três produções: A Identidade Bourne (2012), dirigido por Doug Liman, A Supremacia Bourne (2004) e O Ultimato Bourne (2007), ambos comandados pelo inglês Paul Greengrass. Em 2012, Jeremy Renner assumiu a franquia em O Legado Bourne, e ninguém ligou. Mas agora o super agente está de volta de seu exílio em Jason Bourne, que volta a reunir Matt Damon e Paul Greengrass na franquia.

LEIA TAMBÉM:
Matt Damon e Greengrass consolidam a 'supremacia' Bourne

O filme começa com Bourne dando a cara para bater em lutas clandestinas que mais parecem uma autopunição do que uma forma de ganhar dinheiro e derrotar adversários – e servem para mostrar a magnífica forma física a que o ator chegou, em cenas sem camisa. “Sempre evitamos cenas desse tipo, de tirar a camisa, mas aqui achamos que era como uma carta de intenções, para mostrar que o cara está vivendo de uma maneira dura, que ele tem sofrido. E nós todos voltamos a essa franquia com a determinação firme de fazer o melhor filme possível”, conta Damon em entrevista ao site de VEJA. Nicky (Julia Stiles), um dos seus antigos contatos na CIA, que também foi obrigada a sumir e hoje é uma hacker, consegue encontrá-lo depois de descobrir mais coisas sobre o passado do espião. Começa, então, uma gincana pelo mundo para descobrir a verdade, enquanto a própria CIA está no encalço de Bourne, na forma do diretor Robert Dewey (Tommy Lee Jones), que controla o personagem chamado apenas de "Contato", um assassino perigoso interpretado com gosto por Vincent Cassel.

São novos tempos e, na agência, Dewey precisa da ajuda da jovem agente Heather Lee (Alicia Vikander, vencedora do Oscar de atriz coadjuvante este ano por A Garota Dinamarquesa). Lee é uma especialista em tecnologia e, ambiciosa, acredita que consegue trazer Jason Bourne de volta para a CIA. Ela representa o novo mundo, enquanto Dewey, com olhar cansado e técnicas por vezes brutais, é o velho. 

O que me deixa mais desconcertado? Você me faz essa pergunta quando o Donald Trump é um candidato presidencial? Vou te dar uma chance de acertar! Estamos vivendo tempos desconcertantes. Mas é o que é. Essa é nossa realidade, e a gente precisa lidar com ela.

Outra peça-chave é o dono de uma companhia de tecnologia (o ótimo Riz Ahmed, da série The Night of), pressionado por Dewey a disponibilizar os dados de seus bilhões de usuários. Como sempre, Paul Greengrass aposta no realismo, usando uma câmera urgente e temas atuais. O filme começa no meio de um protesto em Atenas, com aquelas cenas de multidão que parecem impossíveis de realizar e que o diretor faz tão bem. E coloca no centro da trama a discussão extremamente pertinente sobre privacidade e liberdade – Heather é capaz de apagar os dados de um computador com a ajuda de um celular, por exemplo. Parece uma cena saída do documentário Zero Days, de Alex Gibney, exibido no Festival de Berlim, sobre um vírus criado para atrasar o programa nuclear do Irã.

Impressiona como Paul Greengrass consegue manter duas horas de ação ininterrupta – normalmente, os filmes de ação têm momentos de tédio. Culmina com uma sequência de perseguição em Las Vegas espetacular, embora um pouco fora do tom realista que ele sempre imprimiu a Bourne. E Matt Damon envelheceu bem com o personagem, que quase não tem falas aqui.

No período em que esteve afastado de Jason Bourne, Damon, 45, não teve problemas em sua carreira. Trabalhou com Clint Eastwood duas vezes, em Invictus e Além da Vida, sendo indicado ao Oscar de coadjuvante pelo primeiro, com os irmãos Coen em Bravura Indômita), com Steven Soderbergh em O Desinformante!, Behind de Candelabra e com Ridley Scott em Perdido em Marte, pelo qual concorreu mais uma vez ao Oscar, agora na categoria principal. Sua vida hoje é completamente diferente de quando começou a série – casado com a argentina Luciana Barroso, tem quatro filhas. É dono de uma produtora com o amigo de infância Ben Affleck e co-fundou a Water.org, que procura soluções de água potável para comunidades em risco.

O ator atendeu a reportagem do site da VEJA perto das 22h, em Las Vegas, para aproveitar o visual. Estava visivelmente cansado e pediu um vinho tinto antes de começar (o copo chegou logo depois do término da conversa), mas, como sempre, manteve o bom humor. Na entrevista, falou sobre as dificuldades de entrar em forma aos 45 anos, por que resolveu tirar a camisa desta vez e dos perigos da vida digital – e de Donald Trump.

filme-identidade-bournefilme-supremacia-bournefilme-ultimato-bournefilme-legado-bournefilme-jason-bourne

 

IMPERDÍVEL: ‘American Crime’ tem novos temas espinhosos em 2º ano

Posted: 30 Jul 2016 03:20 AM PDT

Uma das melhores séries antológicas – aquelas que mudam seus enredos e personagens a cada temporada – da atualidade, American Crime estreia seu segundo ano no dia 3 de agosto, às 22 horas, no canal pago AXN. O seriado, que nada tem a ver com American Crime Story, outra série do estilo que fez sucesso neste ano ao reconstruir na televisão o caso do ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson, é uma criação de John Ridley, roteirista vencedor do Oscar por 12 Anos de Escravidão.

LEIA TAMBÉM:
Confiram o trailer da segunda temporada de 'American Crime'

Na primeira temporada de American Crime, os temas centrais da narrativa eram raça e classe social. Nesta que está para estrear, a história vai centrar em estupro, homofobia e bullying ao retratar o caso de Taylor Blaine (Connor Jessup), um estudante de ensino médio de uma escola pública que acusa dois jogadores de basquete de uma escola privada de estupro e de divulgar na internet fotos da ocorrência.

A série tem ritmo lento – é preciso paciência para que ela realmente capture o completo interesse do seu espectador, mas quando isso acontece, vale a pena. As atuações são o ponto alto, principalmente de nomes como Felicity Huffman, Timothy Hutton e Regina King, que participam tanto da primeira quanto da segunda temporadas, em papéis diferentes. O seriado também se destaca por tocar em temas atuais e espinhosos de maneira aguda, que chega a incomodar o público, tamanha semelhança das situações retratadas com a vida real.

American Crime recebeu quatro indicações no Emmy 2016, que será entregue em 18 de setembro: melhor série limitada, melhor atriz em série limitada ou filme para a TV para Felicity Huffman e Lili Taylor e melhor atriz coadjuvante em série limitada ou filme para a TV para Regina King.

IMPERDÍVEL: Museu de Arte do Rio exibe ‘A Cor do Brasil’

Posted: 30 Jul 2016 03:00 AM PDT

O Museu de Arte do Rio (MAR) vai aproveitar o aumento no número de turistas no Rio de Janeiro, durante a Olimpíada, para exibir uma grande mostra de obras nacionais. A partir do dia 2 de agosto abre a exposição A Cor do Brasil, que traça a trajetória da arte brasileira desde o período colonial até o século XXI, reunindo mais de 300 peças, vindas da Argentina, México e outras 12 instituições espalhadas pelo Brasil, que cederam parte de seus acervos.

LEIA TAMBÉM:
'Abaporu' volta ao Brasil para os Jogos Olímpicos

A exposição conta com importantes nomes das artes plásticas brasileiras, como Tarsila do Amaral, autora de Abaporu (1928) — que retorna ao Brasil — e Antropofagia (1929), pinturas mundialmente conhecidas. O público também terá a oportunidade de apreciar telas de Anita Malfatti, Guignard, Portinari, Lasar Segall, Antonio Gomide, Flavio de Carvalho, Tomie Ohtake, Hélio Oiticica, Mabe e Iberê Camargo, divididas em três galerias

A Cor do Brasil fica em exposição até 15 de janeiro de 2017. O Museu de Arte do Rio se localiza na Praça Mauá, no centro da cidade. O museu fica aberto de terça a domingo das 10h às 17h. Os ingressos custam 10 reais (inteira) e 5 reais (meia-entrada), e às terças-feiras a entrada é gratuita.

Última banda de David Bowie prepara álbum inspirado no músico

Posted: 29 Jul 2016 06:03 PM PDT

Os músicos que acompanharam David Bowie em seu trabalho final, Blackstar, anunciaram nesta sexta-feira seu próprio álbum inspirado no artista. Beyond Now, que será colocado à venda no dia 14 de outubro, é comandado por Donny McCaslin, o saxofonista experimental de jazz que Bowie apresentou em seu último disco.

LEIA TAMBÉM:
Álbum inédito de David Bowie será lançado na íntegra
Morte de David Bowie prenuncia o fim da música do século XX
David Bowie deixou cinco músicas inéditas
Vendas de discos de David Bowie crescem 5.000% após morte

O álbum apresenta trabalhos originais e covers. O primeiro compacto é uma versão de A Small Plot of Land de Bowie, que apareceu em seu álbum 1. Outside. Há ainda um cover de Warszawa, uma canção melancólica do período em que o músico viveu em Berlim no final dos anos 1970, escrita com Brian Eno.

O disco também conta com a participação de dois artistas eletrônicos populares, Deadmau5 e The Chainsmokers, e também dos roqueiros Mutemath. “Mais que nada, foi a audácia que (Bowie) teve para cruzar fronteiras musicais e gêneros em sua música e sua vida que inspiraram o enfoque que dei em Beyond Now“, disse McCaslin em comunicado.

Bowie, que viveu por muito tempo em Nova York, buscou McCaslin em um dos clubes de jazz da cidade e propôs a ele uma colaboração, para surpresa do saxofonista. Blackstar oscila constantemente entre o jazz e o rock, enquanto Bowie e McCaslin aparecem em um dueto entre voz e saxofone.

(Com agência France-Presse)

A Lava Jato na Vila Olímpica

Posted: 29 Jul 2016 06:03 PM PDT

Ao que tudo indica, a brigada de eletricistas, encanadores e pessoal de limpeza convocada às pressas para pôr ordem na Vila Olímpica deu conta do recado. Em quatro dias, cessaram as reclamações das delegações que, aos poucos, vão ocupando os 31 prédios, a começar pela da Austrália, a primeira a gritar contra as condições dos alojamentos. Mas afinal como aconteceu de prédios novinhos, construídos especialmente para abrigar mais de 15 000 atletas, treinadores e dirigentes, terem apartamentos inabitáveis? E como ninguém reparou nisso antes?

VEJA apurou que o enredo do vexame mistura erros, desentendimentos, atrasos e jogo de empurra, alguns praticados desde 2012, quando a Vila começou a ser erguida. Por cima de todas as falhas pairam, de um lado, formidáveis lances de incompetência do consórcio Ilha Pura, responsável pela obra, e, de outro, o comportamento leniente do Comitê Rio 2016 na fiscalização do projeto — com o componente extra da Operação Lava-Jato, que afetou finanças e levou ao afastamento de cabeças do projeto. Se havia dúvida de que os vícios da corrupção poderiam atrapalhar a Olimpíada, não há mais.

As duas pontas, Lava-Jato e Vila, se encontraram em março, na 26ª fase da operação, com a prisão de dois diretores da Odebrecht Realizações (OR), sócia da construtora Carvalho Hosken no Ilha Pura. Paul Elie Altit, presidente da OR, e Antonio Pessoa Couto, diretor-superintendente e porta-voz do empreendimento, tiveram seu nome ligado a um pagamento de 1 milhão de reais que a polícia suspeita ser propina. A obra na mira da PF não era a Vila Olímpica, mas um prédio empresarial que a mesma OR, o braço imobiliário da Odebrecht-mãe, está erguendo na Zona Portuária do Rio.

Os dois diretores detidos foram liberados quatro dias depois, mas não voltaram a ocupar seus cargos. Assim, posições cruciais tiveram de ser substituídas na reta final de acabamento da Vila Olímpica — e com a Odebrecht transformada em só­cia-pro­ble­ma, dadas as dificuldades que passou a enfrentar por seu envolvimento no petrolão.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.