USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quinta-feira, 28 de julho de 2016

Notícias

Notícias


Operação Zelotes em marcha lenta

Posted: 28 Jul 2016 10:21 AM PDT

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, aceitou nesta quinta-feira denúncia contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e outras nove pessoas acusadas de envolvimento em supostas fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda e responsável pelo julgamento de recursos tributários de grandes empresas. Nos bastidores, porém, a despeito do prosseguimento da peça de acusação da força-tarefa da Operação Zelotes hoje, investigadores apontam extrema morosidade na análise de dados recolhidos em mandados de busca e apreensão cumpridos para apurar o esquema.

Documentos recolhidos no início do ano com executivos da Gerdau e em maio no Grupo Empresarial Cimentos Penha, por exemplo, ainda estão sendo catalogados e, por isso, não foram repassados até agora à Receita Federal. Para investigadores que atuam na operação, a demora no envio do material aos demais órgãos que trabalham para desvendar o esquema de fraudes no Carf indica que a apuração sobre essas duas empresas dificilmente estará concluída antes do final do ano. A expectativa é de que o cerco contra a Gerdau ganhe corpo apenas por volta de outubro.

Na justiça também estão parados e sem julgamento pedidos para a quebra de sigilo das duas empresas. E mais: enquanto a Operação Lava Jato já resultou em 44 acusações criminais apenas na 1ª instância, a falta de peritos tem comprometido a velocidade dos processos na Zelotes.

Em meados de maio, a Polícia Federal indiciou o diretor-presidente do Comitê Executivo do Grupo Gerdau, André Gerdau Johannpeter, e mais 18 pessoas por crimes como corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. Em fevereiro, o executivo da gigante do setor siderúrgico foi alvo de condução coercitiva para prestar esclarecimentos. As suspeitas são de que a empresa tenha tentado sonegar até 1,5 bilhão de reais por meio de lobistas que pagavam propina no Carf.

No caso do grupo Cimentos Penha, alvo de pedidos de quebra de sigilo, os indícios são de que a empresa tenha conseguido reverter multas de mais de 100 milhões de reais no Carf. As investigações sobre este caso chegaram ao ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, amigo há pelo menos duas décadas ao empresário Victor Sandri, dono da companhia. Mantega também foi alvo de condução coercitiva depois de indicativos de que o ex-chefe da Fazenda indicava conselheiros, entre os quais Valmar Fonseca de Menezes, para supostamente beneficiar grandes contribuintes nos julgamentos fiscais. Mantega também teve os sigilos bancário e fiscal quebrados na Operação Zelotes. Em suas contas foi encontrado cerca de 1 milhão de reais. Segundo os investigadores, os valores não foram declarados no Imposto de Renda.

Miss americana finge câncer por 2 anos e arrecada 30 mil dólares

Posted: 28 Jul 2016 09:59 AM PDT

Uma ex-miss do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, parecia viver uma dramática batalha contra o câncer, que durou mais de dois anos. A verdade, porém, é que Brandi Lee Weaver-Gates, de 24 anos, nunca esteve doente. A jovem confessou o crime e, nesta quinta-feira, foi condenada com uma pena de dois a quatro anos de prisão, quando disse ao juiz que forjou a doença para "chamar atenção".

Tudo começou em março de 2013, quando a vencedora de diversos concursos de beleza e aluna da Universidade Estadual da Pensilvânia começou a contar para seus amigos e familiares sobre o falso diagnóstico. A jovem afirmava ter Leucemia Linfoide Crônica, um tipo de câncer com uma taxa de sobrevivência de 34,8%.

Aos poucos, a universitária começou a publicar mensagens em suas redes sociais, que foram desabilitadas desde a sua prisão. Segundo a imprensa local, ela chegou a publicar no Facebook a mensagem "Não acredito que já faz uma semana que descobri que estou em remissão! #tchatchaucâncer". Ao sustentar uma elaborada mentira, a miss conseguiu arrecadar 30.000 dólares (98.000 reais) de benfeitores que queriam ajudá-la com o tratamento.

Leia também:
Jovem que fingiu ter câncer terminal para ir morar com a professora é condenada a 2 anos de prisão
Vídeo: Mulher atropela o namorado após descobrir que ele tem HIV
Mulher aparece no próprio velório e choca homem que encomendou sua morte: o marido

Durante a farsa, Brandi pediu que a irmã a levasse a diversos hospitais, incluindo algumas viagens de três horas ao John Hopkins, na cidade de Baltimore. Ela fazia sua família aguardar aflita de seis a oito horas para que fizesse "sessões de quimioterapia", enquanto, na verdade, vagava pelo hospital.

De raspar a cabeça até andar em cadeiras de rodas, a jovem fez todo o possível para manter sua invenção. Em 2015, ela foi coroada Miss Pensilvânia em um concurso de beleza e recebeu atenção por ganhar a coroa enquanto batalhava contra doença. Um de seus amigos chegou a carregá-la durante uma corrida que ela dizia ter sonho de participar, para que pudesse cruzar a linha de chegada.

A trágica brincadeira acabou em agosto de 2015, quando a polícia recebeu uma denúncia anônima com suspeitas sobre a jovem. Ao conferir com os hospitais, todos afirmaram nunca terem visto Brandi. Agora, a miss terá que enfrentar a cadeia, devolver o dinheiro e abrir mão de seus títulos em concursos.

Operação Zelotes: presidente do Bradesco e mais 9 viram réus

Posted: 28 Jul 2016 09:26 AM PDT

A Justiça Federal aceitou nesta quinta-feira denúncia contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e outras nove pessoas em mais um desdobramento da Operação Zelotes, que investiga a compra de decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

As apurações mostraram que o grupo suspeito de corromper integrantes do Carf conversou com executivos do banco sobre um "contrato" para anular um débito de 3 bilhões de reais com a Receita Federal. Em relatório, a PF já havia apontado que Trabuco e outros dois executivos da instituição se encontraram com emissários da organização criminosa para discutir a atuação no órgão. Os indiciamentos são pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A procuradoria do Distrito Federal informou que vai detalhar a denúncia em coletiva marcada para as 15 horas.

Em nota, o banco voltou a negar as irregularidades. "O Bradesco reitera sua convicção de que nenhuma ilegalidade foi praticada por seus representantes e, em respeito ao rito processual, apresentará oportunamente seus argumentos ao poder Judiciário", disse a instituição.

Matt Damon e Greengrass consolidam a ‘supremacia’ Bourne

Posted: 28 Jul 2016 09:11 AM PDT

Há filmes de ação que se assemelham a produções pornôs na estrutura: uma historinha fraca para ligar cenas quentes. Também há longas interessantes, com boas tramas entre uma sequência de pancadaria e outra. Mas raras vezes se vê no cinema o que oferece a franquia do agente secreto Jason Bourne, personagem criado pelo escritor nova-iorquino Robert Lundlum. Bourne não apenas tem história: ele tem um baita drama pessoal, levado às telas com força pelo diretor inglês Paul Greengrass e pelo ator americano Matt Damon. A dupla, reunida em três dos cinco filmes da série, prova de novo a sua química em Jason Bourne, o quinto longa da saga, a partir desta quinta-feira nos cinemas.

LEIA TAMBÉM:
Matt Damon sobre ter 45 anos 'Sou um animal diferente'
Matt Damon ganha Globo de Ouro por 'Perdido em Marte'

Se não pode ser considerado o melhor da série – afinal, não apresenta grande inovação –, Jason Bourne mantém a qualidade dos outros longas. Sem contar aqui, é claro, O Legado Bourne, um derivado da franquia dirigido por Tony Gilroy (Conduta de Risco) e estrelado por Jeremy Renner (o Gavião Arqueiro de Os Vingadores), feito a toque de caixa pela Universal para manter a série ativa. Sem contar também A Identidade Bourne (2002), filme que dá início à saga, com um Matt Damon novinho na pele do agente secreto que desperta de um estado amnésico para se dar conta de que é um assassino profissional – e se martirizar com isso. A história, dirigida por Doug Liman (Sr. & Sra. Smith) é boa, o filme é OK, mas é mesmo com a parceria entre Greengrass e Damon que a história do torturado Jason Bourne em busca de si vai atingir um nível de qualidade incomum no gênero. Um nível de excelência: fotografia densa, edição veloz, profundidade psíquica e ainda uma boa seleção de elementos da atualidade.

No longa que estreia agora, e retoma a parceria da dupla depois de nove anos e afirmações categóricas de que não voltariam a atuar nesse universo, os elementos da atualidade são representados pela conectividade que é capaz de colocar todos sob vigilância – e também permite a hackers profissionais entrar em qualquer sistema para destravar qualquer porta. Não à toa, Edward Snowden, o analista de sistemas que expôs para o mundo segredos da agência de segurança americana (NSA, na sigla em inglês), é citado no filme, que no entanto evita tomar partido sobre ele.

A tecnologia está presente o tempo todo. Passada a sequência inicial em que Bourne reaparece, quase dez anos mais velho e, descamisado, embarca em um combate corporal, modalidade de luta do submundo grego que garante o seu sustento na clandestinidade, ela logo entra em campo. Sua ex-parceira Nicky Parsons (Julia Stiles) invade o sistema de computadores da CIA, a agência de inteligência americana, e descobre mais informações sobre a Operação Treadstone, aquela que o transformou, de David Webb, no sanguinário Jason Bourne. Nicky colhe dados que vão deixar Bourne ainda mais atormentado com seu passado: seu pai, Richard Webb, teria participado da operação que apagou a sua verdadeira identidade e fez dele um mercenário moderno a serviço dos Estados Unidos.

Nicky voa para a Grécia, onde encontra Jason Bourne em meio a um dos violentos protestos que tomaram Atenas nos últimos anos, com a crise econômica que eclodiu e fragilizou o país. Três novos personagens vão ser importantes nessa sequência: o novo diretor da CIA, Robert Dewey (Tommy Lee Jones), a nova responsável pela área de informática da agência, Heather Lee (Alicia Vikander), que parece pender para Bourne, e o Contato (Vincent Cassel), assassino que Dewey orienta a exterminar o agente secreto.

Daí, em diante, o filme é uma grande caçada, que passará por diversos países – Alemanha, Inglaterra – até desembocar em Las Vegas (EUA), onde uma convenção usada pela CIA para recrutar experts em computação tem lugar. Eletrizante, Jason Bourne consegue ao mesmo tempo fazer o espectador dar pulos e deixá-lo colocado, tenso, à cadeira. Um alerta: ligar o celular no cinema, durante esse filme, é não apenas um desrespeito, mas um risco sério. Seu vizinho, na cadeira ao lado, pode dar um grito.

filme-identidade-bournefilme-supremacia-bournefilme-ultimato-bournefilme-legado-bournefilme-jason-bourne

Exército simula ataque terrorista no Itaquerão

Posted: 28 Jul 2016 09:04 AM PDT

O Comando de Defesa de Área do Exército realizou nesta quinta-feira em São Paulo seu treinamento final contra atentados terroristas durante os Jogos Olímpicos. A simulação de ataque ocorreu no Itaquerão, estádio na Zona Leste da capital paulista que receberá 10 partidas de futebol feminino e masculino.

A simulação começou às 9h30 e terminou por volta do meio-dia. Os militares desceram de rapel de helicópteros do Exército. Dentro do estádio, estourou-se uma “bomba suja” simulada, ou seja, que provoca contaminação química ou radiológica. Quatro atiradores de elite posicionados dentro da arena revidaram com balas de festim. Na sequência, o estádio foi evacuado e as vítimas levadas aos postos de descontaminação do Batalhão de Defesa.

O Exército não divulgou quantas pessoas participaram da simulação desta quinta-feira, mas informou que 3.000 militares das Forças Armadas e cinco aeronaves estarão à disposição durante a Olimpíada em São Paulo.

Segundo Marcelo Maia Chiesa, coronel do Exército, os testes ocorreram para atestar os protocolos já firmados entre as instituições para garantir a segurança da população e turistas. “Mesmo que a percepção diga que não há qualquer tipo de ameaça, nós temos que estar sempre preparados para dar uma resposta, caso isso ocorra.”

Ao ser questionado sobre outros possíveis pontos vulneráveis na cidade de São Paulo durante os Jogos Olímpicos, o coronel garantiu que o eixo de defesa estará preparado para atuar. “Podemos pré-posicionar as tropas. Teremos sempre força de resposta onde verificarmos pontos de vulnerabilidade”, disse ele.

(Com Agência Brasil)

Operador da central de propina não atuava só na Odebrecht

Posted: 28 Jul 2016 09:02 AM PDT

O advogado Rodrigo Tacla Duran, apontado como um dos operadores das offshores criadas pelo “departamento de propina da Odebrecht”, recebeu 36 milhões de reais de empreiteiras investigadas na Lava Jato, entre elas, a UTC, Mendes Júnior e EIT.

Os dados constam em pedido de quebra de sigilo de empresas que, segundo o MPF, são suspeitas de escoar a propina da Mendes Júnior. Somente da Mendes Júnior, o escritório Tacla Duran Sociedade de Advogados, entre 2011 e 2013, recebeu 25 milhões de reais. Da UTC foram 9 milhões de reais e da EIT outros 2 milhões de reais.

Leia também:
Moro homologa delação de executivos de 'banco da propina'
André Esteves agiu para enterrar investigação do BTG na Câmara

No caso da Mendes Júnior, os repasses ao operador são explicados na proposta de delação premiada em negociação com a Procuradoria-geral da República. Os valores seriam destinados a agentes públicos envolvidos em irregularidades em obras da Petrobrás e no governo do Rio de Janeiro.

Até então, os investigadores tinham conhecimento apenas da atuação de Tacla Duran em transações envolvendo as contras secretas da Odebrecht. Com a quebra de sigilo das construtoras, os investigadores descobriram que duas empresas de TaclaDuran foram beneficiárias de pagamentos milionários de investigadas na Lava Jato.

O advogado foi citado na delação de Vinicius Veiga Borin – executivo dos bancos Antigua Overseas Bank (AOB) e Mein Bank – como um dos responsáveis por criar e operar offshores da Odebrecht. De acordo com Borin, Tacla Duran era responsável por um grupo de offshores utilizadas para operacionalizar os pagamentos efetuados pelo Departamento de Operações Estruturadas – nome oficial da central de propinas da empreiteira, segundo os investigadores da Lava Jato.

O Departamento de Operações Estruturadas foi alvo da 23ª etapa da Lava Jato, que levou à prisão do marqueteiro João Santana, sua mulher e sócia, Mônica Moura, além do próprio Borin. Foi a partir da Operação Acarajé – assim batizada em referência a um dos nomes usados nas planilhas da contabilidade paralela da Odebrecht para propinas – que a força-tarefa da Lava Jato chegou ao núcleo dos pagamentos ilícitos da empreiteira.

Além da Odebrecht, Mendes Júnior, UTC e EIT, o MPF também mapeou a relação de Tacla Duran com ao menos outras duas empreiteiras e dois operadores presos pela Lava Jato. A Treviso, de Julio Camargo, operador da Toyo Setal e atualmente delator, repassou 350.000 reais para o escritório do advogado.

Por sua vez, outra empresa de Tacla Duran, a Econocell do Brasil, repassou 3,5 milhões de reais para empresas de Adir Assad, apontado como operador da Delta Engenharia e de outras construtoras. Em relatório sobre as empresa de Tacla Duran solicitado pelo MPF, a Receita Federal aponta que “são fortes os indícios de participação” de Rodrigo Tacla Duran “no desvio e lavagem de dinheiro oriundo da corrupção apurada pela Operação Lava Jato, inclusive seu envolvimento com outros operadores deste esquema, como Adir Assad e Alberto Youssef”.

Defesas – Rodrigo Tacla Duran não foi encontrado no contatos disponíveis de seu escritório. Por meio de sua assessoria, a Odebrecht informou que não irá se manifestar sobre o tema. A UTC informou que não comenta investigações em andamento. A Mendes Júnior e EIT não responderam aos contatos.

(Com Estadão Conteúdo)

Arrecadação em junho tem pior resultado para o mês desde 2010

Posted: 28 Jul 2016 08:54 AM PDT

As previsões de queda na arrecadação se confirmaram e a persistência no baixo nível de atividade econômica derrubou a arrecadação federal mais uma vez. Em junho, o recolhimento de impostos e contribuições federais somou 98,129 bilhões de reais, um recuo real (já descontada a inflação) de 7,14% na comparação com igual mês de 2015.

O desempenho no período foi o pior para meses de junho desde 2010. Na comparação com maio deste ano, houve aumento real de 2,70% na arrecadação. O resultado veio dentro do intervalo de expectativas segundo levantamento com 23 analistas, que ia de 88,125 bilhões de reais a 102,00 bilhões de reais, e ficou bem próximo da mediana de 97,357 bilhões.

No primeiro semestre, a arrecadação federal somou 617,257 bilhões de reais, um recuo de 7,33% na comparação com igual período do ano passado, informou a Receita Federal nesta quinta-feira. O valor também é o menor para o período desde 2010.

O recolhimento de impostos e contribuições federais sofreu, no primeiro semestre deste ano, forte impacto dos tributos relacionados ao desempenho da atividade econômica, os quais têm caído continuamente.

Leia também:
Meirelles quer tirar Secretaria de Orçamento do Planejamento
Ministro quer consenso para enviar propostas trabalhistas

A Previdência e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foram alguns dos fatores que levaram o resultado do semestre a ser 7,33% mais baixo que no mesmo período de 2015, já descontada a inflação.

A receita previdenciária, que ficou em 181,453 bilhões de reais, teve queda real de 5,06% de janeiro a junho na comparação com o mesmo período do ano passado. O IPI, por sua vez, apresentou recuo real de 16,93% em igual base comparativa, atingindo 20,624 bilhões de reais. O destaque ficou com o IPI que incide sobre automóveis, com queda de 36,06%.

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL) totalizaram receita de 101,752 bilhões de reais no semestre. O número representa um recuo real de 5,92% sobre o ano passado.

(Com Estadão Conteúdo)

Juíza extingue ação contra reorganização escolar em SP

Posted: 28 Jul 2016 08:08 AM PDT

O Tribunal de Justiça de São Paulo extinguiu a ação civil pública que apurava a reorganização da rede estadual de ensino paulista. A decisão da juíza Carmen Cristina Fernandez Teijeiro e Oliveira, da 5ª Vara de Fazenda Pública, entendeu que há “falta de interesse em agir”, já que o processo foi suspenso pelo próprio governo Geraldo Alckmin (PSDB) no ano passado. Ela disse ainda que a hipótese de que o processo de reorganização estaria ocorrendo de maneira velada, conforme foi apontado por pesquisadores, “não restou comprovada nos autos”.

A ação foi movida em dezembro do ano passado pelo Ministério Público de São Paulo e pela Defensoria Pública. Inicialmente, as instituições pediam que fosse suspensa a política anunciada pelo então secretário de educação, Herman Voorwald, que previa o fechamento de 94 escolas, transformação de 754 em unidades de ciclo único e a transferência de 311.000 alunos entre os colégios da rede estadual.

A alegação para a ação era a de que faltou dialogar com a população sobre a medida. Depois de suspensa pelo governador, o MP e a Defensoria pediram que fosse investigada a denúncia de que a pasta manteve a política de forma disfarçada, encerrando séries iniciais nas escolas.

Para a juíza, mesmo que essa reestruturação da rede esteja ocorrendo de forma disfarçada, seria impossível reverter as medidas no segundo semestre, podendo até prejudicar os alunos. “A esta altura, já tendo decorrido mais da metade do ano letivo, revelar-se-ia absolutamente inadequado determinar aos estudantes, professores e servidores — e especialmente aos primeiros — que retornassem às salas de aula e escolas que estudavam em 2015”, escreveu.

Leia também: Governo de SP estima em R$ 1 mi danos em escolas ocupadas

A juíza afirmou ainda, em relação ao pedido do MP e da Defensoria, de que o governo divulgasse uma agenda de discussões sobre a reorganização, que “não cabe ao poder judiciário se imiscuir na atuação administrativa, de forma a impor os termos de uma gestão democrática, em verdadeira atividade legislativa”.

Inquérito Civil – O promotor João Paulo Faustinoni, um dos autores da ação, disse que se reunirá com a Defensoria para decidir os próximos passos. Duas hipóteses já estão sendo avaliadas: a de recorrer da decisão e a abertura de um inquérito civil para continuar investigando se há uma reorganização velada na rede.

Faustinoni lembrou que incluiu no processo um estudo da Rede Escola Pública, formada por pesquisadores de diversas universidades públicas de ensino do Estado, que demonstrou “fortes indícios” de que a reorganização continuou acontecendo.

“O objetivo era aproveitar que havia um processo em curso para submeter ao contraditório essa discussão. A secretaria diz que é uma movimentação natural de demanda e, por outro lado, análise dos pesquisadores diz que não. Se o Judiciário entendeu que ali não era o espaço adequado para isso, temos a alternativa de fazer um inquérito civil”, afirmou.

(Com Estadão Conteúdo)

Mãe de Isabella Nardoni apresenta o filho no Instagram

Posted: 28 Jul 2016 08:07 AM PDT

Oito anos após o assassinato da filha, Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, apresentou nas redes sociais o filho Miguel, fruto de seu casamento com o administrador Vinícius Francomano. Em abril deste ano, Ana Carolina narrou a VEJA São Paulo como seguiu em frente depois da tragédia, e afirmou: "Lutei muito para ser feliz". A foto da criança foi publicada no Instagram, e não no Facebook, como originalmente informava este texto.

O casal oficializou a união em abril de 2014. Na cerimônia, realizada em uma catedral anglicana, Isabella foi rememorada no fim da troca de alianças e de beijos. "Não poderia deixar de lembrar de sua filha, que está no céu muito feliz assistindo a esta celebração", disse o reverendo Aldo Quintão.

Isabella morreu em 2008, aos 5 anos, após ser jogada do 6º andar do prédio onde viviam seu pai, Alexandre Nardoni, e sua madrasta, Anna Carolina Jatobá. Eles foram condenados por homicídio triplamente qualificado e fraude processual pela morte de Isabella. Ele cumpre pena de 31 anos, um mês e dez dias de prisão; ela, de 26 anos e oito meses. Segundo o Ministério Público, o casal agrediu a menina dentro do carro e em casa, a asfixiou e depois a arremessou da janela do apartamento onde moravam na Zona Norte de São Paulo, na noite de em 29 de março de 2008. À Justiça, ambos disseram ser inocentes.

Cachoeira é preso em hotel na orla de Copacabana

Posted: 28 Jul 2016 07:57 AM PDT

Após a decisão unânime do Tribunal Regional Federal da 2ª Região de restaurar a prisão dos alvos da Operação Saqueador, o contraventor Carlinhos Cachoeira foi detido na manhã desta quinta-feira em um hotel na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde ele cumpria prisão preventiva em regime domiciliar. Sem algemas, ele entrou no camburão da viatura da PF sob aplausos das pessoas que assistiam à cena. Além de Cachoeira, o TRF-2 mandou de volta para a prisão o dono da Delta, Fernando Cavendish, e o funcionário da construtora Cláudio Abreu, além dos empresários Adir Assad e Marcelo Abbud. Eles são suspeitos de desviarem cerca de 370 milhões de reais de contratos de obras públicas. A defesa dos réus disse que vai recorrer da prisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Papa Francisco cai durante missa na Polônia

Posted: 28 Jul 2016 07:25 AM PDT

O papa Francisco perdeu o equilíbrio e caiu no chão, quando se dirigia para celebrar uma missa em um altar a céu aberto, em sua viagem à Polônia. O incidente ocorreu durante o evento no Mosteiro de Jasna Góra.

Em um momento dramático, Francisco, de 79 anos, não notou um degrau e caiu no chão diante do altar. Padres que estavam próximos apressaram-se para ajudá-lo. Sem se machucar, o pontífice seguiu a missa como planejado e fez um longo sermão diante de dezenas de milhares de fiéis reunidos no monastério, localizado na cidade de Czestochowa, no sul polonês.

Leia também:
Papa diz que atentados mostram que mundo está em guerra
Papa diz que cristãos deveriam pedir desculpas aos homossexuais
Papa rejeita doação em dinheiro de Macri que continha número 666

Vídeo: Assista à queda do Papa Francisco na Polônia

(Com Estadão Conteúdo)

Instalações olímpicas ainda não têm serviço de revista

Posted: 28 Jul 2016 07:23 AM PDT

Em qualquer sistema de segurança do mundo – seja em aeroportos ou grandes eventos – forma-se uma fila para a checagem de malas, bolsas, mochilas e sacolas. No jargão dos profissionais da área, o processo chama-se Mag & Bag, a revista por raio-x (magnética ou mag) e de bolsas (bag). Os especialistas consideram estas as barreiras mais importantes para evitar ataques terroristas ou mesmo a entrada de armas, facas ou objetos cortantes.

Para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a responsabilidade desta operação ficou a cargo da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos (Sesge). Há um ano a secretaria vem arrastando a contratação da empresa que ficaria com a missão. A licitação só foi concluída no início do mês. E a desconhecida Artel Recursos Humanos, empresa de Navegantes, em Santa Catarina, foi quem venceu o pregão e abocanhou o contrato de 17,3 milhões de reais.

A Artel não tem qualquer experiência no ramo. Isso é perceptível. As entradas de algumas das principais instalações olímpicas estão sem fiscalização. O site de VEJA fez o teste ontem, no quarto dia em que as áreas da Olimpíada estão oficialmente liberadas. Tanto no Maracanã, palco da cerimônia de abertura, no próximo dia 5, quanto no Estádio do Engenhão, onde a maior estrela dos Jogos, o jamaicano Usain Bolt, correrá em busca de mais medalhas, a Artel não tinha um funcionário sequer nos checkpoints. "Também quero saber onde eles estão", dizia um soldado da Força Nacional, que tem a missão de auxiliar essa operação de revista em cada instalação olímpica.

Leia também: PF do Rio prende suspeito de ligação com terrorismo

Em ambos os estádios alguns equipamentos de raio-x foram colocados debaixo de tendas, mas não havia ninguém para operar: “Não nos ensinaram nada. Não temos o equipamento. Apenas dois detectores foram instalados”, desabafou um outro integrante da Força Nacional.

Um integrante da equipe de segurança do Comitê Rio-2016 explicou a VEJA a complexidade da situação: "É preciso entender como funciona o sistema. Para um leigo, uma maçã pode parecer uma granada olhando pelo monitor. Então, se não houver profissionais treinados e capacitados para o serviço, essa operação, além de causar filas intermináveis, vai deixar as instalações absolutamente vulneráveis”, diz.

Esta preocupação acendeu o sinal de alerta dentro da própria organização. Na terça-feira, o delegado federal Luiz Fernando Corrêa, diretor de segurança da Rio-2016, enviou um e-mail para os envolvidos no tema alertando para o risco de um colapso da operação, já que a cada dia o número de revistas vai aumentando consideravelmente, à medida que mais e mais atletas, jornalistas e funcionários frequentam as áreas olímpicas.

Nos centros de mídia no Parque Olímpico, por onde circularão mais de 20 000 profissionais credenciados, esse colapso já aconteceu. Na semana passada, a Artel admitiu não ter condições de enviar profissionais treinados para o Mag & Bag nesta primeira semana pré-jogos.

A solução encontrada pelo Comitê Organizador foi buscar às pressas uma empresa com mais experiência no ramo. A escolhida foi a Sunset Vigilância, que trabalhou na Copa do Mundo de 2014 e até hoje é a responsável pela operação do Maracanã em jogos dos clubes cariocas. O acordo, no entanto, só vale até sexta-feira: "Não sabemos o que acontecerá a partir daí", diz o oficial de segurança.

A escolha da Artel surpreendeu a todos que trabalham na área. Em seu site, a empresa apresenta-se como especializada em "serviços de recrutamento e seleção de efetivos, locação de mão-de-obra temporária e terceirizados de apoio". Não há uma menção sequer sobre segurança. E o próprio item de recrutamento de pessoas não indica vagas para a função para a qual foi contratada no último dia 1º de julho.

No centro de mídia, Artel não ocupou os postos e obrigou o Comitê Rio-2016 a contratar uma outra empresa temporariamente

No centro de mídia, Artel não ocupou os postos e obrigou o Comitê Rio-2016 a contratar uma outra empresa temporariamente (Leslie Leitão/VEJA)

A reportagem de VEJA procurou o secretário da Sesge, Andrei Rodrigues, mas não houve resposta. O dono da Artel, o jovem Deivison Scheffer Jacinto, de 25 anos, também não atendeu aos questionamentos da reportagem. Na semana passada, o jornal Folha de S. Paulo revelou que a Artel Recursos Humanos havia contratado a Simetria Serviços Empresariais, do Rio de Janeiro  ela seria a responsável por preencher as quase 6 000 vagas para a função de operar o sistema Mag & Bag. O jornal revelou ainda que alguns candidatos se inscreveram via internet e acabaram aprovados, recebendo um certificado com a assinatura do secretário da Sesge.

"Não dá para entender porque isso não foi definido há tempos. Havia 6 000 posições para ocupar, contrataram uma empresa que jamais fez esse serviço e até agora ninguém decidiu como a operação será realizada", afirma o dono de uma empresa de segurança.

Para se ter uma ideia da complexidade da operação, este serviço para a Olimpíada de Londres foi assinado um ano antes dos Jogos, em 2012. Ainda assim, às vésperas da competição, a empresa vencedora declarou-se incapaz de dar conta de toda a inspeção. Com isso, militares das forças armadas foram obrigados a executar a missão. Para os Jogos de Tóquio, em 2020, os contratos estão começando a ser licitados agora. "É preciso treinar os funcionários. É um serviço específico demais, que exige treinamento e prática. E, sinceramente, eu imaginava que ao menos nessas áreas olímpicas, teríamos um sistema de segurança superior. Não é o que estamos vendo", diz Vinícius Cavalcante, diretor da Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança.

No Maracanã, Força Nacional faz a revista de quem entra e sai, enquanto funcionários da Artel não aparecem para trabalhar nas máquinas de raio-X

No Maracanã, Força Nacional faz a revista de quem entra e sai, enquanto funcionários da Artel não aparecem para trabalhar nas máquinas de raio-X (Leslie Leitão/VEJA)

Nesta manhã, a reportagem encontrou alguns poucos funcionários da Artel fazendo a checagem dos pertences de atletas e funcionários que chegavam à Vila Olímpica.

Funcionários operam equipamento de raio X que será usado na segurança da Rio 2016

Funcionários da Artel operam equipamento de raio X na Vila Olímpica (Leslie Leitão/VEJA)

Vale tem lucro 30% menor, impactado por desastre em Mariana

Posted: 28 Jul 2016 07:14 AM PDT

A Vale, maior produtora global de minério de ferro, anunciou nesta quinta-feira um lucro líquido de 3,585 bilhões de reais, queda de 30% na comparação com o mesmo período do ano passado, impactado principalmente por uma provisão anunciada na véspera de 3,733 bilhões de reais relacionada ao rompimento de uma barragem da Samarco.

A provisão relacionada à sua subsidiária envolvida no episódio, uma joint venture da Vale com a BHP Billiton, foi anunciada em momento em que a empresa já “não consegue estimar com segurança o tempo e a forma com que as operações” na região de Mariana (MG) serão retomadas, devido a dificuldades no processo de licenciamento. Esperava-se que a empresa voltasse a operar ainda neste ano, mas a Vale considera essa hipótese “altamente improvável”. O desastre ambiental, ocorrido em novembro do no ano passado, provocou a morte de 19 pessoas, sendo considerado o pior do gênero no país.

Vale, Samarco e BHP firmaram um acordo bilionário com o governo para reparações, mas sua homologação está suspensa pela Justiça. Mas a Vale explicou também nesta quinta-feira que, tendo em vista as dificuldades de caixa da Samarco, é provável que seus acionistas sejam chamados a cumprir com obrigações, e, portanto, a Vale estima contribuir em torno de 150 milhões de dólares para uma fundação neste semestre, que serão deduzidos do valor provisionado de 3,7 bilhões de reais.

Leia também
Vale provisiona R$ 3,7 bi para cobrir desastre da Samarco
Grupo Pão de Açúcar tem prejuízo de R$ 583 mi no 2º trimestre

A empresa afirmou ainda que há outros processos relacionados ao caso Samarco, incluindo de investidores nos Estados Unidos, mas como estão em “estágios bastante preliminares” não é possível determinar possíveis desfechos e/ou uma estimativa confiável da exposição potencial neste momento, “razão pela qual nenhuma provisão relacionada a tais processos” foi feita.

A receita líquida da Vale totalizou 23,203 bilhões de reais no segundo trimestre, alta de 8% ante o mesmo período de 2015.  Custos e despesas também avançaram, para 18,528 bilhões de reais, ante 17,698 bilhões no primeiro trimestre. Já a dívida líquida caiu para 27,508 bilhões de dólares em 30 de junho de 2016, contra 27,661 bilhões de dólares em 31 de março de 2016, com uma posição de caixa de 4,306 bilhões de dólares.

Em nota a clientes, Leonardo Correa e Caio Ribeiro, analistas do BTG Pactual, afirmaram que, em geral, a Vale relatou um conjunto melhorias dos resultados na comparação trimestral, atendendo às expectativas dos investidores. No entanto, os analistas destacaram que continuam preocupados sobre as perspectivas para os preços do minério de ferro para o segundo semestre.

(Com Reuters)

Flagrada no doping, bielorrussa pode perder ouro olímpico

Posted: 28 Jul 2016 07:12 AM PDT

A bielorrussa Aksana Miankova, campeã olímpica do lançamento de martelo nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, pode perder a medalha retroativamente, por ter sido flagrada em reanálise de exame antidoping.

Há uma semana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que a análise do segundo rodízio de amostras colhidas nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012 revelou 45 novos casos positivos de doping. Um deles é o de Miankova.

A atleta conquistou uma vitória surpreendente na época, já que não figurava entre as favoritas e não tinha nenhum grande título antes da prova em que levou o ouro ao lançar o martelo a 76 metros e 34 centímetros de distância.

Leia também:
Russos banidos da Rio-2016 criam competição paralela em Moscou
Isinbayeva detona 'funeral' do atletismo: 'Puramente político'

Rússia acusa EUA de conspiração

Depois dos Jogos da China, Miankova jamais repetiu o desempenho. Em Londres-2012, a bielorrussa foi sétima colocada, e, atualmente, se preparava para vir ao Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, foi divulgado que a lançadora testou positivo em análise com novas tecnologias de amostras recolhidas em 2008, durante a competição olímpica.

O técnico da bielorrussa, Valeri Vorontsov, se revoltou com a notícia e chamou a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) de “organização terrorista”, por tentar tirar o ouro da atleta. “Eles estão tentando esmagar o mundo eslavo. Há pressões contra a Rússia e nós também estamos sendo atingidos”, afirmou o treinador.

Caso seja confirmada a desclassificação de Miankova, o ouro ficará com a cubana Yipsi Moreno, que será, assim, bicampeã olímpica, pois havia vencido em Atenas-2004. A prata irá para a chinesa Wenxiu Zhang e o bronze para a também bielorrussa Daria Pchelnik.

(com agência EFE)

Russos banidos da Rio-2016 criam competição paralela em Moscou

Posted: 28 Jul 2016 07:10 AM PDT

Em protesto ao banimento do atletismo russo da Rio-2016 por ligação com o escândalo de doping generalizado na modalidade, o governo do país organizou uma competição paralela, que acontecerá nesta quinta-feira em Moscou. Batizada de “Estrelas 2016", a competição contará com mais de 100 atletas, incluindo vários dos 68 excluídos da Olimpíada no Brasil.

“Participarão os atletas mais fortes que não receberam autorização para participar dos Jogos do Rio”, informou a Federação Russa à agência de notícias estatal russa TASS. Entre eles figurarão o campeão olímpico de salto em altura, Ivan Ukhov; e os campeões mundiais em 110 metros com barreiras, Sergey Shubenkov, e salto em altura, Mariya Kuchina.

Leia também:
Putin: ‘Rio-2016 terá menos brilho sem russos’
Putin não irá ao Rio para abertura da Olimpíada
Isinbayeva detona 'funeral' do atletismo: 'Puramente político'

A bicampeã olímpica do salto com vara, Yelena Isinbayeva, por sua vez, não estará presente, pois decidiu suspender os treinamentos até esgotar todas as possibilidades de competir no Brasil. Na quarta-feira, os atletas foram recebidos no Kremlin pelo presidente Vladimir Putin, que voltou a dizer que a punição se deu por interesses políticos.

Isinbayeva, que nunca foi flagrada em um exame antidoping, denunciou o “nulo apoio” recebido por parte das autoridades esportivas e pediu a Putin – que prometeu que tentará fazer com que a justiça seja feita “no terreno legal”.

A IAAF se negou ontem a reconsiderar a decisão de vetar a equipe de atletismo russa em resposta a uma carta do ministro de Esportes da Rússia, Vitaly Mutko. Apenas a saltadora em distância Daria Klíshina tem direito a competir no Rio, já que cumpre o requisito exigido pela IAAF de treinar e realizar exames no exterior há vários anos.

(com agência EFE)

“Não acreditem no que sai da boca de Trump”, diz vice de Hillary

Posted: 28 Jul 2016 06:40 AM PDT

O candidato democrata à vice-presidência dos Estados Unidos, Tim Kaine, advertiu nesta quarta-feira que os americanos “não podem acreditar em uma só palavra que saia da boca de Donald Trump”. O parceiro de chapa de Hillary Clinton fez seu discurso de aceitação da candidatura durante a terceira noite da Convenção Nacional Democrata, na Filadélfia.

“Ele nunca diz como vai fazer todas essas coisas que diz que vai fazer. Simplesmente diz ‘Acreditem em mim, acreditem em mim'”, comentou o senador de 58 anos, que imitou os trejeitos do magnata causando risos e aplausos no público presente no ginásio Wells Fargo Center. “Vai ser maravilhoso, acreditem! Vamos construir um muro e o México vai pagar por ele, acreditem! Não há nada suspeito em minha declaração da renda, acreditem!" ironizou Kaine.

O candidato democrata à vice-presidência criticou duramente as palavras vazias do republicano, que considerou uma falta de respeito com os cidadãos americanos. Além disso, o senador pela Virgínia lembrou diversos fracassos do magnata, como a falência de vários de seus negócios ou as acusações de fraude que pesam sobre a Universidade Trump.

Kaine aproveitou o seu momento para se mostrar duro com o magnata, mas também quis contar a história de sua vida, enquanto exibia espanhol fluente e era ovacionado pelo público latino. “Hillary Clinton e eu somos companheiros da alma”, ressaltou Kaine, em espanhol.

Leia também:
Obama exalta Hillary, a 'mais qualificada' para ser presidente
Bill Clinton discursa sobre sua "melhor amiga" Hillary
Michelle Obama rouba a cena em discurso na Convenção Democrata

Joe Biden

O atual vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, também falou durante a convenção democrata e disse que a chegada de Hillary na Casa Branca “mudará as vidas” das filhas e netas de todos os cidadãos do país. “Sei o que a apaixona. Eu a conheço”, enfatizou Biden. Sobre o candidato republicano à presidência, Biden afirmou que Trump “não tem ideia de nada e ponto”, com um tom duro e irônico. “Ele diz que se preocupa com a classe média. Por favor! Isso é só um punhado de mentiras”, comentou.

(Com EFE)

Youtuber Marina Joyce comemora loucura dos fãs: ‘Mais seguidor’

Posted: 28 Jul 2016 06:31 AM PDT

Uma teoria da conspiração tomou conta da internet nesta semana. Fãs da youtuber britânica Marina Jocey acreditavam que ela tivesse sido raptada e, mantida em cárcere privado, estivesse enviando pedidos de socorro disfarçados. Porém, a garota de 19 anos deu uma entrevista ao jornal The Sun afirmando que está bem, que não foi sequestrada pelo namorado nem por terroristas do Estado Islâmico e que não está passando por problemas psicológicos. Ela ainda fez um balanço positivo — e bastante pragmático — sobre a loucura que protagonizou: “Foi a melhor coisa que aconteceu. Estou contente por ter mais assinantes no meu canal no Youtube”.

LEIA TAMBÉM:
Fãs surtam ao acreditar que youtuber Marina Joyce foi sequestrada

As declarações da Youtuber revoltaram alguns fãs que agora se saíram com outra teoria: a de que ela iniciou uma farsa para ganhar mais seguidores e se tornar mais popular.  A garota refuta todas as acusações, mas admitiu que ficou assustada com a atenção que recebeu, tão intensa que a polícia foi chamada à casa dela, na madrugada de quarta-feira. “Não estou prestando atenção às pessoas com raiva. Estou focando no positivo. Tenho muito mais espectadores, o que é incrível para mim”, avaliou.

O aumento da popularidade de Marina foi enorme. Ela ganhou mais de 1,3 milhão de assinantes no Youtube e quase meio milhão de seguidores no Twitter. “Eu não me sentia famosa antes, mas agora eu sinto que há muito foco em mim. As pessoas se preocupam comigo”, disse a garota, que também contou à publicação britânica que já está pensando em como monetizar a atenção recebida.

Durante a madruga desta quinta-feira, Marina fez uma transmissão ao vivo para dizer aos fãs que estava realmente bem. “Este foi um golpe de publicidade feito pelos meus espectadores, não por mim”, acrescentou. Essa frase está sendo compartilhada no Twitter como uma das provas de que tudo seria uma farsa. Na entrevista ao The Sun, a  garota afirma que não planejou nada do que aconteceu. Porém, muitos seguidores falaram nas redes sociais que não acreditam em mais nenhuma palavra que ela diz, e que se sentiram enganados esse tempo todo. Uma campanha de boicote à Marina Joyce chegou a ganhar destaque no Twitter na última madrugada.

Grupo Pão de Açúcar tem prejuízo de R$ 583 mi no 2º trimestre

Posted: 28 Jul 2016 06:30 AM PDT

O Grupo Pão de Açúcar teve prejuízo de 583 milhões de reais no segundo trimestre, ampliando resultado negativo de 13 milhões de reais registrado para o mesmo período do ano passado, informou a maior rede de varejo do país nesta quinta-feira.

O resultado atribuível aos acionistas controladores foi de prejuízo de 276 milhões de reais, revertendo lucro de 66 milhões no segundo trimestre de 2015.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) caiu 59% frente ao segundo trimestre de 2015, para 279 milhões reais. Em termos ajustados, a geração de caixa recuou 1%, a 760 milhões de reais.

O GPA havia divulgado mais cedo neste mês receita líquida consolidada de 16,7 bilhões de reais no segundo trimestre, alta de 5% na comparação anual, bem como alta de 3,2% na receita líquida no conceito “mesmas lojas”.

Leia também:
Bradesco tem queda de 8% no lucro do 2º trimestre
Meirelles quer tirar Secretaria de Orçamento do Planejamento

Na véspera, a empresa do grupo focada em móveis e eledromésticos, Via Varejo, divulgou aumento no prejuízo do período para 89 milhões de reais.

(Com agência Reuters)

PF do Rio prende suspeito de ligação com terrorismo

Posted: 28 Jul 2016 06:21 AM PDT

A Polícia Federal do Rio de Janeiro prendeu nesta quarta-feira um homem suspeito de ter ligações com o terrorismo. De descendência libanesa, Chaer Kalaoun, de 28 anos, foi detido em sua casa no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense,  e encaminhado à sede da PF no Rio,  onde permanece até a manhã desta quinta-feira.

A prisão aconteceu a apenas nove dias da cerimônia de abertura da Olimpíada, que começa no dia 5 de agosto.  O advogado de Kalaoun, Edison Ferreira, disse que seu cliente foi preso por causa de uma postagem no Facebook na qual lamentou a destruição de uma mesquita por um atentado terrorista.

Leia também: Saiba quem são os brasileiros suspeitos de planejar atentado

Segundo Ferreira, Kalaoun é brasileiro, muçulmano, trabalha no ramo de comércio de roupas e já morou na adolescência no Líbano. “A Polícia não tem nenhuma acusação contra ele. Só pediram a prisão temporária para investigações preliminares. Mas não fizeram nenhuma busca na casa dele, nem apreenderam nenhum elemento de interesse criminal”, disse o advogado. Em 2014, o suspeito havia sido preso por porte ilegal de arma

A PF foi procurada, mas ainda não forneceu nenhum detalhe sobre a prisão.

(Com Estadão Conteúdo)

Bradesco tem queda de 8% no lucro do 2º trimestre

Posted: 28 Jul 2016 06:17 AM PDT

O Bradesco informou nesta quinta-feira que teve lucro líquido contábil de 4,134 bilhões de reais entre abril e junho, queda de 7,6% sobre igual período do ano passado, apresentando mesma performance em termos ajustados. O banco informou ainda que cortou previsões para este ano. A perspectiva de expansão da carteira de crédito foi reduzida para um intervalo de queda de 4% a estabilidade sobre 2015 ante estimativa anterior de crescimento de 1% a 5%.

O Bradesco também ampliou a projeção de despesas para perdas com inadimplência de clientes. A projeção anterior de 16,5 bilhões a 18,5 bilhões de reais foi elevada para entre 18 bilhões e 20 bilhões. No primeiro semestre apenas, a conta somou 10,472 bilhões de reais ante 7,130 bilhões no mesmo período de 2015.

Segundo o banco, o crescimento na provisão no semestre ocorreu em boa parte pelo “efeito do alinhamento do nível de provisionamento de determinadas operações com clientes corporativos, com destaque a um caso específico”. O Bradesco não identificou o caso específico no balanço, mas entre os pedidos de recuperação judicial do primeiro semestre estão a empresa de sondas de exploração de petróleo Sete Brasil, fornecedora da Petrobras, e o grupo de telecomunicações Oi.

O resultado do Bradesco foi publicado após o banco ter concluído em 1º de julho a compra do HSBC Brasil, ao pagar 16 bilhões de reais, e emparelhou com o rival Itaú Unibanco na disputa pelo ranking de maior instituição financeira privada do país. O balanço foi divulgado um dia após o rival Santander Brasil ter publicado crescimento no lucro líquido do segundo trimestre.

O estoque de crédito total do Bradesco teve contração de 3,4% em 12 meses encerrados em junho, a 447,492 bilhões de reais. O índice de inadimplência acima de 90 dias cresceu para 4,6%. No primeiro trimestre, o índice tinha sido de 4,2%, o pico em quase quatro anos, após subir pelo quinto trimestre seguido.

Leia também:
Meirelles quer tirar Secretaria de Orçamento do Planejamento
Vale provisiona R$ 3,7 bi para cobrir desastre da Samarco

A rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido médio, índice que mede como um banco remunera o capital de seus acionistas, ficou em 17,4% ante 17,5% no primeiro trimestre e 20,8% um ano antes. A rentabilidade do primeiro trimestre já tinha sido a pior em pelo menos uma década.

O Bradesco, porém, conseguiu avanço de 3,4% nas receitas com tarifas e serviços sobre um trimestre antes, para 6,624 bilhões de reais. Ano a ano, o valor subiu 8,3%. As despesas administrativas e de pessoal somaram 8,152 bilhões de reais, incremento de 3,6% sobre o trimestre anterior e alta de 8,1% contra um ano antes.

(Com agência Reuters)