USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 22 de julho de 2016

Notícias

Notícias


Testes da ‘pílula do câncer’ em humanos começarão na segunda

Posted: 22 Jul 2016 10:11 AM PDT

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na quinta-feira que os testes em humanos com a fosfoetanolamina sintética, mais conhecida como “pílula do câncer”, terão início na próxima segunda-feira. Os testes serão encabeçados pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

A pesquisa prevê a participação de até 1 mil voluntários e a primeira fase contará com dez participantes que vão receber a substância para que seja determinada a segurança da dose que tem sido utilizada pelos pacientes.

Se eles não apresentarem efeitos colaterais, uma nova etapa será iniciada com 21 participantes para cada um dos dez tipos de tumor que vão fazer parte da pesquisa, entre eles pulmão, mama, próstata, estômago e fígado. Os participantes serão avaliados e, caso a pílula apresente atividade, serão incluídos mais 20 voluntários em cada grupo.

Leia também:

STF suspende lei que autoriza pílula do câncer

"Pílula do câncer" coloca a população em risco, afirma Anvisa

A eficácia da substância será levada em consideração para a inclusão de mais participantes, que pode chegar a 100 para cada tipo de câncer. Os voluntários serão monitorados por uma equipe multidisciplinar do Icesp.

A fosfoetanolamina sintética virou centro de uma polêmica após começar a ser distribuída para pacientes com câncer antes de ser testada em humanos e sem liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela foi desenvolvida pelo professor aposentado do Instituto de Química da Universidade de São Paulo de São Carlos Gilberto Chierice.

Testes com cobaias estão sendo realizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, mas a eficácia da substância ainda não foi comprovada.

(Com Estadão Conteúdo)

 

MP denuncia outro assessor de Paes que agrediu a mulher

Posted: 22 Jul 2016 10:00 AM PDT

Enquanto o candidato Pedro Paulo Carvalho, braço-direito de Eduardo Paes, tenta se livrar da Justiça pelos episódios de espancamento contra sua ex-mulher, outro assessor do prefeito do Rio de Janeiro entrou na mira do Ministério Público. Na última quarta-feira, o promotor Luís Otávio Figueira Lopes denunciou o subchefe de gabinete de Paes, Bernardo Lahmeyer Fellows, de 35 anos, por ter ameaçado e agredido a mulher na saída de um restaurante em Ipanema, em 2014. O caso foi revelado pelo site de VEJA em novembro do ano passado, mas, na época, sua mulher, Viviane Cristine Ferreira Lahmeyer, se recusou a falar sobre o episódio.

As agressões aconteceram na noite de 29 de abril daquele ano, enquanto a jovem dentista jantava com um amigo no Zazá Bistrô, na Rua Joana Angélica. Com ciúmes, Bernardo foi ao estabelecimento tomar satisfações da mulher e, segundo a denúncia do MP, o assessor de Paes "ameaçou a vítima, dizendo que iria ferrar com ela". Além disso, Viviane foi "puxada violentamente pelo braço, com o fim de retirá-la do restaurante onde se encontrava".

O episódio ocorreu menos de um mês depois de Bernardo ser nomeado pelo próprio prefeito em seu gabinete. Mesmo assim, naquela noite, Viviane decidiu ignorar o fato de o marido ser bem articulado politicamente e decidiu levar o caso adiante, procurando a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). "A Viviane foi agredida pelo ex-marido, pelo menos, cinco vezes durante os dez anos de casamento. A última, que deu origem à recente denúncia do Ministério Público, foi a mais branda, mas a única que teve coragem de relatar", explicou a advogada da dentista, Juliana Bierrenbach.

O problema é que, mais uma vez, a morosidade imperou. No caso de Pedro Paulo, o descaso já tinha sido uma marca registrada do inquérito, que ficou parado por quase seis anos, desde que o candidato agrediu e chegou a quebrar um dente da ex, Alexandra Marcondes, em 2010. Assim como na Polícia Civil fluminense, aliás, o caso também se arrasta agora nas instâncias superiores e, dentro da prefeitura, todos dão como certo que o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai pedir o arquivamento, depois que alguns personagens envolvidos – a babá que testemunhou e a ex-mulher – praticamente voltaram atrás em suas versões.

Bernardo confiava tanto na impunidade que, duas semanas depois de VEJA revelar o caso de Pedro Paulo, em outubro do ano passado, o subchefe de gabinete de Paes ameaçou uma namorada que não queria mais o relacionamento. O registro 03079/2015 foi feito por Patrícia Proença dos Santos, funcionária do gabinete do vereador Marcelo Arar (PT), na mesma Delegacia de Mulher de Jacarepaguá. "Ainda bem que você voltou para mim, pois os meus planos eram te matar e me matar", ele teria dito, segundo depôs a jovem, que ganhou na Justiça uma medida protetiva que obrigava Bernardo Fellows a se manter a pelo menos 200 metros dela. A divulgação deste episódio, de acordo com a advogada de Viviane, foi o estopim para que o casal se divorciasse, em novembro de 2015.

Ao menos um morto e 10 feridos em tiroteio em shopping de Munique

Posted: 22 Jul 2016 09:58 AM PDT

Um tiroteio aconteceu no shopping center Olympia-Einkaufszentrum, na cidade de Munique, na Alemanha, nesta sexta-feira, de acordo com um porta-voz da polícia. Segundo a imprensa local, há pelo menos uma pessoa morta e 10 feridas após o incidente.

As autoridades não deram mais detalhes sobre o caso, mas informaram que os tiros já pararam e uma operação policial está em andamento. A polícia pediu, via Twitter, que os cidadãos mantenham distância do local.

Leia também:
Mãe é condenada por matar 4 recém-nascidos na Alemanha
Três pessoas morrem em tiroteio na Inglaterra
Polícia mata atirador em cinema da Alemanha

Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver pessoas correndo para buscar abrigo fora do centro comercial.

Vídeo: Tiroteio em shopping center em Munique, na Alemanha

Micale treina com Neymar, Gabigol e Gabriel Jesus no ataque

Posted: 22 Jul 2016 09:52 AM PDT

O técnico Rogério Micale já avisou que pretende escalar uma seleção brasileira bastante ofensiva na Rio-2016 e nesta sexta-feira esboçou o time com um ataque veloz e goleador: Neymar e Gabriel pelas pontas e Gabriel Jesus como centroavante.  O treino desta sexta-feira na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), teve ainda uma novidade: o meia Rafinha Alcântara, do Barcelona, se recuperou de lesão e participou das atividades com bola pela primeira vez.

Leia também:
Rio-2016: Tite visita seleção olímpica na Granja 
Técnico Micale já se anima com Neymar
Rio-2016: Micale promete time ofensivo e pode abrir mão de volante

O único dos 18 convocados que ainda não se apresentou é o meia Renato Augusto, do Beijing Guoan, que só se juntará ao grupo no dia 27. Sem ele, Micale esboçou a equipe titular no fim do treinamento com Fernando Prass (Palmeiras), Zeca (Santos), Marquinhos (PSG), Rodrigo Caio (São Paulo) e Douglas Santos (Atlético-MG); Rodrigo Dourado (Inter), Thiago Maia (Santos), e Felipe Anderson (Lazio); Gabriel Jesus (Palmeiras), Neymar (Barcelona) e Gabriel (Santos).

Micale já havia testado essa formação no na quinta-feira e, em certo momento, chegou a trocar Felipe Anderson por outro atacante, Luan, do Grêmio. Jogadores das categorias de base da seleção têm participado dos treinos para completar o coletivo no time reserva. O treinador baiano, porém, tem dado ênfase a trabalhos de campo reduzido e vem chamando a atenção por seus métodos inovadores, com o uso de cones e faixas no gramado para delimitar as áreas de atuação dos atletas.

O jogador Neymar

O jogador Neymar durante treino da Seleção Brasileira realizado na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro – 22/07/2016 (Vanderlei Almeida/AFP)

Príncipe George, o rei da fofura, completa 3 anos

Posted: 22 Jul 2016 09:48 AM PDT

Príncipe George já é um rapazinho, ou quase isso. Uma das crianças mais observadas do mundo, o jovem herdeiro ao trono britânico completa três anos nesta sexta-feira, 22. Para celebrar a data, o Palácio de Kensington divulgou fotos do filho de Kate Middleton e do Príncipe William.

No Twitter, os pais de George mostraram espanto com o crescimento do príncipe: “Não acreditamos que já se passaram três anos”. Eles ainda agradeceram a “todas as lindas mensagens” recebidas.

LEIA TAMBÉM:
Família real britânica encontra turma do Ursinho Pooh em livro
Pequeno príncipe George tem 'obsessão' por aviões, revela Kate Middleton

As imagens foram feitas em Anmer Hall, a casa de campo dos duques e duquesas em Nordfolk, leste da Inglaterra, pelo fotógrafo Matt Porteous. George é o terceiro na linha de sucessão ao trono.

(Com Estadão Conteúdo)

 

Marcelo Tas homenageia filho transgênero em post no Twitter

Posted: 22 Jul 2016 09:38 AM PDT

O apresentador Marcelo Tas, do programa Papo de Segunda, da GNT, aproveitou uma campanha publicitária para fazer uma homenagem a Luc, seu filho transgênero. “Luc, meu filho + velho, me ensina a viver com coragem e afeto”, escreveu ele no Twitter, ao responder à questão “Quem são seus heróis reais”, da ação de marketing.

LEIA TAMBÉM
Andy Wachowski – agora Lilly – revela ser transgênero
Crianças trans não estão fingindo. Elas existem

Luc, 27 anos, nasceu Luiza, mas se descobriu transexual aos 22 anos. Hoje, Luc, que é advogado, vive nos Estados Unidos com o marido, Nick.

 

Em entrevistas, Marcelo Tas já declarou que ter um filho transgênero é uma forma de “aprendizado”. “É a inquietação dele com ele mesmo, ele percebeu que se via como homem e não com mulher. Na hora certa, tive uma conversa com ele e não é uma conversa fácil. Precisamos tratar isso com afeto, precisamos acolher antes de sair julgando e antes de sair incitando a violência. A gente não merece devolver com violência uma coisa que é particular da vida de cada um. O importante é a gente ser feliz com a gente em primeiro lugar”, disse no Programa Raul Gil, do SBT.

 

Gretchen bate boca na rede: ‘Tô velha para aguentar desaforo’

Posted: 22 Jul 2016 09:08 AM PDT

gretchen_instagramA cantora Gretchen protagoniza barraco no reality de casais Power Couple, da RecordA cantora Gretchen protagoniza barraco no reality de casais Power Couple, da RecordA cantora Gretchen protagoniza barraco no reality de casais Power Couple, da RecordA cantora Gretchen posa para foto em sua casa, na praia de Candeias, em Jaboatão de Guararapes (PE)Thammy Miranda ao lado da mãe, GretchenA assistente de palco do Legendários Andressa Ferreira e a sogra, GretchenThammy Miranda e a namorada, Andressa Ferreira, na noite do show de Gretchen no Bubu Lounge, em SP

A internet pode ser uma maravilha como rede de comunicação e circulação de informação, mas também pode ser um antro de comentaristas da pior espécie. Que o diga a cantora Gretchen, que, ofendida por um seguidor no Instagram, usou a rede social para vociferar contra os críticos de plantão.

LEIA TAMBÉM:
Gretchen, essa guerreira, casa pela 17ª vez

"Se eu faço ou não mais shows, se eu parei minha carreira, se eu disse que não ia mais cantar, nada disso interessa a ninguém. Somente a mim. Então, vocês que têm mania de cuidar da minha vida, passem os e-mails para eu enviar minhas contas em euros para que vocês possam pagar todas. Ok? Aí, a partir desse momento, aceito opiniões e críticas sobre a minha vida. Fora isso, bloqueio todo mundo que vier falar m***. Tá falado", escreveu em um post em que defendeu sua carreira.

Pouco depois, ela fez uma nova postagem, em que falava da sua aparência. "E tem mais. Se estou feia ou bonita, nova ou velha, com plástica ou sem, com botox ou enrugada também é um problema meu. Por isso, apago comentários ridículos e bloqueio quem não tenho interesse em minhas redes sociais. Já tô muito velha pra aguentar desaforos."

Apagados os comentários ofensivos, restaram elogios e mensagens de apoio dos fãs. "Bem faz você de não ligar para esses comentários ridículos. Já pensou se todos envelhecessem assim com esse ar jovial e bonito", escreveu uma seguidora.

Instagram Photo

Selena Gomez: post publicitário a peso de ouro

Posted: 22 Jul 2016 08:06 AM PDT

Selena Gomez possui a foto mais curtida do Instagram, com um total de 4,7 milhões de “likes”. E, segundo informações da revista AdWeek, o poder da cantora não para por aí, pois ela poderia lucrar até 550 000 dólares por post em suas redes sociais.

LEIA TAMBÉM:
Selena Gomez tem a foto mais curtida do Instagram
Britney Spears convida Selena Gomez para fazer um dueto
Selena Gomez amassa cartaz de fã durante show

De acordo com um estudo publicado na revista, o valor, que corresponde a quase 1,8 milhão de reais, é o que Selena poderia arrecadar quando um post circulasse no Instagram, Facebook e Twitter. Ela soma mais de 180 milhões de seguidores nas três redes sociais, e ganha em média 200 000 novos fãs por dia. Isso não quer dizer, no entanto, que a cantora venda as suas publicações: o estudo elaborado pela D'Marie Analytics apenas fez um cálculo do quanto elas valem. Se determinadas marcam resolvessem usar as redes sociais da cantora, teriam que pagar tal quantia.

Segundo a publicação, a empresa D'Marie Analytics foi quem calculou o valor cobrado por Selena Gomez por posts publicitários nos seus perfis. A empresa também indica que ela é a líder do ranking internacional de influenciadores da internet, que conta com Kendall Jenner, Kylie Jenner, Rihanna, Beyoncé e Taylor Swift.

Selena Gomez possui contratos com empresas como Coca-Cola, Pantene, KMart e Spadafora. Em entrevista à AdWeek, o CEO da D'Marie Analytics, Frank Spadafora, comentou o sucesso da cantora. "É interessante que, estatisticamente, a pessoa mais influente nas redes sociais está visivelmente menos envolvida em campanhas do que outras celebridades. Pessoalmente, acho que isso é porque ela está sendo inteligente e sabe que saturar seus feeds com conteúdo patrocinado poderia influenciar negativamente sua relação com o público", contou.

Instagram Photo

Corinthians adia reestreia de Pato

Posted: 22 Jul 2016 08:05 AM PDT

O Corinthians já até preparava ações de "reconciliação" entre Alexandre Pato e a torcida, mas a reestreia do atacante no clube foi adiada. Nesta sexta-feira, o técnico Cristóvão Borges revelou que Pato não foi relacionado para o jogo deste sábado, diante do Figueirense, em Itaquera. Segundo o técnico, problemas físicos motivaram a mudança de planos.

“Estamos fazendo avaliações e ele ainda não tem condições. É uma decisão apenas física e técnica, nada além disso.” O próprio Pato teria concordado com o veto. “Ele ainda não se sente pronto para participar. Ele está vendo a expectativa em torno dele e quer voltar bem, mas ainda não se encontra bem o suficiente”,  disse Cristóvão, no CT Joaquim Grava. 

Leia também:
Pato recebe apoio de companheiros no Corinthians

Pato vira piada no Chelsea por novo visual

Cristóvão, que sempre apoiou o retorno de Pato ao clube, admitiu que gostaria de tê-lo ao menos no banco de reservas diante do Figueirense.  “Minha ideia era contar com ele. Com toda a certeza, ele vai agregar e somar. Seria muito interessante, mas vimos que ainda não é o momento, vamos esperar mais um pouquinho”, ressaltou o sempre calmo treinador baiano. O Corinthians já preparava ações de marketing e nas redes sociais para tentar reaproximar Pato e os torcedores. O centroavante da equipe no sábado será André.

Instagram Photo

 

Confusões – A permanência no clube não era um desejo inicial de Pato nem do Corinthians, que paga ao jogador de 26 anos um salário mensal de 800.000 reais. Contratado em 2013 por cerca de 40 milhões de reais, o jogador caiu em desgraça no clube, sobretudo após perder um pênalti de forma displicente, diante do Grêmio, na eliminação da Copa do Brasil. Sem clima com companheiros e torcida, Pato foi emprestado ao São Paulo, clube pelo qual atuou em 2014 e 2015.

Pato recebeu uma proposta milionária do futebol chinês em janeiro, mas, para desespero dos dirigentes corintianos, recusou a oferta. Ele, então, foi emprestado ao Chelsea, na intenção de mostrar serviço e permanecer no futebol europeu. No entanto, em seis meses, Pato fez apenas duas partidas e marcou um único gol, de pênalti, até ser dispensado pela equipe de Londres.

Com contrato com o Corinthians até 31 de dezembro e sem clubes interessados em sua compra, Pato teve que retornar ao clube paulista. O técnico Cristóvão Borges e os atletas declararam total apoio ao jogador, assim como parte da torcida – enquanto outra parcela de torcedores e também se dirigentes segue bastante magoada. Como não realizou nenhuma partida do Brasileirão, Pato ainda pode ser negociado com clubes do país.

Dilma diz que não autorizou. Mas não nega caixa 2 em campanha

Posted: 22 Jul 2016 07:52 AM PDT

No dia seguinte ao depoimento em que o casal João Santana e Mônica Moura admitiu que dinheiro desviado dos cofres da Petrobras pagou dívidas de campanha de Dilma Rousseff, a presidente afastada afirmou que “nunca autorizou o pagamento de caixa dois a ninguém”. Mas não negou o repasse de propina: “Se houve pagamento, não foi com o meu conhecimento”, prosseguiu a petista nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM:
'Ou faz dessa forma ou não faz', diz Santana sobre caixa 2

Em depoimento ao juiz federal Sergio Moro na quinta-feira, o marqueteiro e sua mulher e sócia confessaram que, ao serem presos em fevereiro pela Polícia Federal, mentiram no inquérito. Ao juiz federal Sergio Moro, o casal esclareceu que 4,5 milhões de dólares recebidos por meio do doleiro e operador de propinas Zwi Skornicki era dinheiro da campanha eleitoral de Dilma Rousseff, em 2010.

Segundo Mônica, os valores recebidos por meio do operador eram relativos a "dívidas da campanha presidencial de 2010 (Dilma) e Zwi lhe foi indicado pelo então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto". Ela negou, contudo, que soubesse que o dinheiro tinha origem em propinas do esquema Petrobras. Afirmou que está disposta a colaborar com a Justiça, mas só o fará com "acordo assinado".

Tweet da presidente afastada Dilma Rousseff

De contrato renovado, Rosberg é o mais rápido na Hungria

Posted: 22 Jul 2016 07:44 AM PDT

O alemão Nico Rosberg teve uma sexta-feira bastante agradável. Depois de anunciar a renovação de seu contrato com a Mercedes por mais dois anos, o líder da temporada da Fórmula 1 superou o companheiro de equipe – e maior rival – Lewis Hamilton no segundo treino livre do dia em Budapeste, onde acontece o GP da Hungria no domingo.

Hamilton foi o mais rápido do primeiro treino e vinha liderando também a segunda sessão,  mas bateu na curva 11 do circuito e não voltou às pistas. Nico Rosberg aproveitou a chance e assumiu a ponta do treino, cravando 1min20s435, com mais de meio segundo à frente dos demais pilotos.

Leia também:
Hamilton vence GP da Inglaterra pelo 3º ano e cola em Rosberg
Hamilton diz que F1 está falida e que Moto GP é mais emocionante
F1: Alonso faz piada sobre troca da Red Bull e deixa rivais constrangidos

Após a batida, Hamilton levou seu carro aos boxes e foi para o centro médico do circuito realizar exames de checagem. Apesar de não apresentar grandes danos, sua Mercedes foi recolhida para análises dos mecânicos.

O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, ficou com a segunda melhor volta, e o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o terceiro. O holandês Max Verstappen, jovem companheiro de Ricciardo, foi o quarto colocado e o finlandês Kimi Raikkonen, parceiro de Vettel, ficou na sexta colocação.

Assim como na primeira parcial, o brasileiro Felipe Massa, da Williams, ficou na 12ª colocação, desta vez duas posições à frente do finlandês Valteri Bottas, seu companheiro. A Sauber de Felipe Nasr não teve bom rendimento e ficou apenas na 20ª colocação.

O treino classificatório para o GP da Hungria acontece neste sábado, a partir das 9h (de Brasília) – mesmo horário da corrida de domingo. Rosberg lidera o campeonato com 168 pontos, apenas um a mais que Hamilton. Bem distante, Raikkonen é o terceiro, com 106.

Alinhamento de cinco planetas no céu será visível até setembro

Posted: 22 Jul 2016 07:05 AM PDT

Após ter sido observado no início deste ano, o incrível alinhamento dos cinco primeiros planetas do nosso Sistema Solar poderá ser visto a olho nu no horizonte novamente. A partir desta semana, astrônomos e entusiastas poderão observar Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno visíveis no céu pouco depois do pôr do sol, por volta das 18h30. O fenômeno deve se repetir até a primeira semana de setembro e promete ser um belo espetáculo celeste.

“A grosso modo esse é o mesmo fenômeno visto em janeiro, pois os cinco planetas visíveis a olho nu também estavam no céu todos ao mesmo tempo. A diferença é que em janeiro essa configuração aconteceu no final da madrugada, antes de amanhecer, e agora acontece logo após o entardecer”, afirmou Gustavo Rojas, astrônomo e físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Este, no entanto, não é um alinhamento "clássico", em que as órbitas dos planetas se aproximam e eles parecem estar "chegando mais perto" no céu, quando vistos da Terra – a aproximação é sempre aparente, pois os planetas estão a milhões de quilômetros de nós. Dessa vez, os planetas parecem estar "enfileirados", um efeito visual causado pela perspectiva que temos do Sistema Solar.

Leia também:
"Alinhamento" de cinco planetas será visível durante 1 mês. Saiba como observar
Dois planetas rochosos que podem abrigar vida são identificados

De acordo com Rojas, os observadores devem olhar para a faixa entre os horizontes Oeste e Leste do céu para ver o espetáculo. "Cerca de meia-hora depois do Sol se pôr será possível ver Mercúrio, Vênus e Júpiter perto do horizonte, na constelação do Leão, enquanto Marte e Saturno estarão no alto do céu na constelação do Escorpião. Isso se repetirá durante todo o mês de agosto e início de setembro", afirma o astrônomo.

“Para garantir uma boa observação, procure um local com vista desimpedida do horizonte Oeste (onde o Sol se põe), caso contrário não será possível visualizar Mercúrio e Vênus. Se esse local for afastado de iluminação artificial, melhor ainda", diz Rojas. De acordo com o astrônomo Daniel Mello, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o melhor momento para observação ocorrerá entre o início e meados de agosto, quando as condições para a observação de Mercúrio serão mais favoráveis.

Identificando os planetas

No horizonte Oeste estarão Mercúrio, Vênus e Júpiter – sendo os últimos dois mais brilhantes que qualquer estrela, e bastante fáceis de identificar (Vênus é o mais brilhante e vai estar mais perto do horizonte). Já Mercúrio será mais difícil de ver, pois seu brilho não é tão grande. Segundo Rojas, o planeta estará entre Vênus e Júpiter durante boa parte do mês, e no dia 4 de agosto a Lua ficará bem ao seu lado, facilitando a identificação.

"Marte e Saturno estarão no alto do céu durante o começo da noite, na constelação de Escorpião, a Leste. Marte é o astro mais brilhante nessa região do céu, com coloração levemente avermelhada. Ele não deve ser confundido com a estrela Antares, a mais brilhante de Escorpião, que também tem um tom levemente avermelhado. Saturno parece formar um triângulo com Marte e Antares, e seu brilho é comparável ao de Antares", afirma Rojas.

Mesmo assim, de acordo com Mello, caso os observadores não consigam distinguir os planetas apenas olhando para o céu, os aplicativos podem dar um bom auxílio. "Em geral planetas são mais brilhantes que as estrelas e estão localizados em uma faixa no céu chamada eclíptica – a faixa que delimita o caminho da Lua e do Sol durante os dias e durantes os meses do ano. Se o observador não conseguir identificar por esses meios, pode consultar algum aplicativo estelar como Google Sky Map, Sky View ou Stellarium", afirma o astrônomo.

Uma configuração planetária bastante parecida com essa poderá ser vista novamente em outubro de 2018, sendo diferente da que deve ocorrer em 2042. "Em julho de 2042 a configuração dos planetas será diferente. De qualquer forma, em 2018 teremos uma configuração de posição planetária muito parecida com a que teremos agora em agosto", afirmou Mello.

Último fabricante de VHS anuncia fim da produção

Posted: 22 Jul 2016 06:59 AM PDT

Os videocassetes seguem o mesmo caminho dos disquetes de computador, dos cartuchos stereo 8 e dos rolos de filme fotográfico, após o anúncio de que seu último fabricante, a japonesa Funai Electric, deixará de produzir o aparelho. A companhia justificou sua decisão pela forte queda das vendas e deixará de fabricar no fim deste mês os videocassetes VHS em sua fábrica da China.

A Funai chegou a vender 15 milhões de aparelhos de videocassete VHS por ano, um número que em 2015 foi de apenas 750.000. Nos últimos anos a companhia vendia a maioria de seus VHS na América do Norte, alguns com a marca Sanyo. A demanda é proveniente principalmente de consumidores que têm grandes coleções de fitas de vídeo que só podem ser reproduzidas em videocassetes.

Uma pesquisa realizada há alguns anos pela Gallup revelava que 58% dos americanos ainda tinham um videocassete em casa. Estes aparelhos se tornaram muito populares nas décadas de 1970 e 1980, mas foram substituídos progressivamente pelos DVDs e serviços de streaming. Após a decisão da Panasonic há alguns anos de deixar de fabricar estes aparelhos VHS, a Funai era a última empresa que os produzia.

A empresa recebeu uma série de telefonemas de proprietários japoneses de fitas de vídeo que ainda não copiaram suas gravações de casamento ou outras ocasiões especiais para outros formatos, acrescentou o porta-voz. Talvez o Japão tenha a reputação de estar muito atualizado em tecnologia devido aos seus aparelhos e robôs futuristas, mas muita gente segue optando por velhos equipamentos em sua vida diária, como o fax ou telefones celulares com “flip”.

Leia também:
A corrida contra o relógio para iluminar a Índia em mil dias
Governo usará reserva de R$ 38 bilhões para evitar cortes

As fitas de videocassete ainda são populares e as redes de aluguel de DVD seguem presentes nas cidades japonesas. A Sony havia abandonado, por sua vez, em 2002 a produção de gravadores Betamax e no ano passado anunciou que deixaria de fabricar as fitas deste sistema, rival do VHS, desenvolvido por outro fabricante de eletrônica japonês que acabou formando parte da JVC anos depois.

(Com Agência France-Presse)

Operador revela a Moro ‘conta corrente’ de propina do PT

Posted: 22 Jul 2016 06:56 AM PDT

O engenheiro Zwi Skornicki, apontado na Operação Lava Jato como operador de propinas do esquema na Petrobras, declarou ao juiz federal Sérgio Moro ter pago 4,5 milhões de dólares ao casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura, entre 2013 e 2014. Ele revelou a existência de uma “conta corrente” por meio da qual repassava valores ilícitos a ex-dirigentes da Petrobras e a credores do PT por indicação do então tesoureiro do partido, João Vaccari Neto.

Em depoimento nesta quinta-feira, Skornicki afirmou que “acertou” os repasses diretamente com Vaccari – preso e já condenado na Lava Jato. O operador disse, porém, que “não sabia” que os valores depositados em conta secreta do casal de marqueteiros na Suíça era relativa a dívida de campanha da presidente afastada Dilma Rousseff, em 2010. Mônica Moura e João Santana declararam, também nesta quinta a Moro, que receberam 4,5 milhões de dólares relativos a dívida da campanha presidencial de Dilma Rousseff, em 2010.

Skornicki assinou acordo de delação premiada, que ainda não foi homologado pelo juiz Moro. Ele foi ouvido como “colaborador”, com o compromisso de dizer a verdade. Afirmou que pagou propinas em todos os contratos referentes às Plataformas P51 e P52 “com o conhecimento de que ia para agentes das Petrobras”.

LEIA TAMBÉM:
'Ou faz dessa forma ou não faz', diz Santana sobre caixa 2

Contou que também “tratou diretamente” sobre valores ilícitos com Pedro Barusco e Renato Duque, ex-gerente de Engenharia e ex-diretor de Serviços da estatal petrolífera respectivamente. Barusco fez delação e está em liberdade. Duque continua preso. Segundo Zwi Skornick, foi dito a ele que 50% da propina sobre contratos da Petrobras “iam para o partido” – e relatou que “tratava da parte do partido com João Vaccari”.

Segundo Zwi, foi o então tesoureiro do PT quem indicou o nome de Mônica Moura para que pagasse a ela parte da propina. Mônica indicou a ele a conta Shellbill para receber o dinheiro. Ele afirmou que os 4,5 milhões de dólares que entregou aos marqueteiros de Lula e Dilma tiveram origem em “propina da Petrobras”.

“Foi feita uma conta corrente do sr. Vaccari”, declarou. “O Barusco quem me apresentou a ele. O Barusco disse que ele [Vaccari] faria a coordenação desses recebimentos.” O engenheiro contou que manteve encontros pessoais com Vaccari, “algumas vezes em seu escritório ou no hotel onde ele [Vaccari] ficava”.

“Essa conta corrente foi feita e sendo paga a pessoas que o sr. Vaccari ia indicando no exterior ou no Brasil”, afirmou Zwi Skornicki. “Os pagamentos eram todos autorizados pelo sr. João Vaccari.”

“Numa das visitas do sr. Vaccari no meu escritório ele disse que tinha que fazer uns pagamentos para o sr. João Santana e para Mônica Moura e que a Mônica iria me procurar. Ela esteve no meu escritório”, afirmou.

LEIA MAIS:
Mulher de João Santana, Monica Moura decide fazer delação premiada
João Santana e Mônica Moura viram réus na Lava Jato

O valor “combinado” e autorizado por Vaccari era de 5 milhões de dólares. “Eu disse a ela [Mônica] que não tinha como pagar de uma vez porque o que tinha de saldo dos contratos da Petrobras não era suficiente. Ficou combinado [o pagamento] em 10 parcelas de 500 mil dólares. Foi uma conversa muito curta, ela chegou no meu escritório e disse ‘vim aqui a mando do sr. Vaccari, gostaria de acertar com o sr. o pagamento’. Eu comentei que não poderia pagar de uma vez. Paguei só 9 de 500 mil até novembro de 2014. Mas ela [Mônica] nunca comentou porque tinha que receber os 5 milhões.”

O engenheiro também revelou como a conta corrente era abastecida. “A conta corrente abrangia contratos da Petrobras e da Sete Brasil.”

O advogado Luiz Flávio Borges D’urso, que defende João Vaccari Neto, reagiu com veemência às acusações ao ex-tesoureiro do PT. “Isso [as afirmações de Zwi Skornicki, Mônica Moura e João Santana perante o juiz Sérgio Moro] é palavra ou de delator ou de alguém que já está negociando delação. Portanto, coloco no mesmo plano. Isso depende de provas, caso contrário não vai passar de mera informação trazida por delatores. E prova não será obtida porque isso não reflete a verdade”, afirmou.

(Com Estadão Conteúdo)

NBA muda sede de Jogo das Estrelas em apoio a LGBT

Posted: 22 Jul 2016 06:41 AM PDT

A chamada "lei do banheiro", uma afronta à comunidade LGBT dos Estados Unidos, causou a mudança da sede do All Star Game, o famoso jogo das estrelas do basquete americano.  A NBA anunciou nesta sexta-feira que o evento de 2017 não será mais disputado em Charlotte, na Carolina do Norte, por causa de uma lei estadual que obriga transexuais a utilizarem os banheiros de acordo com o gênero que nasceram e não com o qual se identificam.

Em comunicado, a NBA explicou que tanto a liga como o Charlotte Hornets, a franquia da cidade e dona do ginásio, tentaram estabelecer vias de diálogo com as autoridades estaduais para negociar “mudanças positivas” na legislação, mas sem sucesso.

Leia também:
Nike rescinde contrato com Pacquiao por declarações homofóbicas
NBA: o pivô Jason Collins assume ser homossexual
Handebol: federação proíbe homenagem a gays em faixa de capitão

“Nestas conversas nos guiamos pelos valores da nossa liga. Estes não são apenas a diversidade, inclusão, igualdade e respeito pelos outros, mas também a disponibilidade de ouvir e considerar pontos de vista opostos”, afirmou a NBA.

Após não conseguir mudanças na controversa lei que foi aprovada em março e que também eliminou os protocolos que protegiam da discriminação os homossexuais, bissexuais e transexuais, a NBA optou pela mudança de localização.

“Embora entendamos que a NBA não pode impor leis nas cidades, estados ou países onde fazemos negócio, nós não acreditamos que possamos organizar com sucesso nosso All-Star em Charlotte com a situação criada após a aprovação da lei.”

A nova sede será anunciada nas próximas semanas, e aparecem como fortes candidatas Nova Orleans (Louisiana) e Orlando (Flórida). A próxima edição do All-Star Game está prevista para os dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2017.

Resposta – O governador da Carolina do Norte, o republicano Pat McCrory, divulgou um comunicado no qual acusou a NBA, descrita como uma “elite empresarial”, de “impor seus pontos de vista políticos em seus negócios, fugindo dos processos democráticos”.

“Durante meses, as elites esportivas têm desprezado nossas leis e demonizado o povo da Carolina do Norte, simplesmente porque achamos que os meninos e meninas têm o direito de utilizar os banheiros, vestiários e chuveiros sem o sexo oposto presente”, acrescentou McCrory.

Artistas como Bruce Springsteen, Ringo Starr e Itzhak Perlman também cancelaram suas apresentações na Carolina do Norte por causa da aprovação da lei.

Avião da Força Aérea da Índia desaparece com 29 pessoas a bordo

Posted: 22 Jul 2016 06:29 AM PDT

Um avião militar Antonov AN-32, das Forças Aéreas da Índia, desapareceu nesta sexta-feira com 29 pessoas a bordo quando voava para a cidade de Port Blair, informaram as fontes oficiais. As autoridades iniciaram uma operação em larga escala para tentar localizar a aeronave, que deveria aterrissar em seu destino por volta das 11h30 (hora local, 6h no horário de Brasília).

A Força Aérea e a Marinha já deslocaram quatros aviões, 12 navios e um submarino como parte da operação de "busca e resgate", informou o porta-voz do Ministério da Defesa indiano em sua conta no Twitter. O exército da Índia possui 100 aviões AN-32 e os acidentes aéreos são comuns na frota militar do país asiático.

Leia também:
Protestos contra morte de líder separatista na Caxemira indiana deixam 23 mortos
Tempestades de raios deixam pelo menos 93 mortos na Índia
Modi, o líder indiano que é caloroso demais

Pelo menos vinte aeronaves das Forças Aéreas indianas caíram nos últimos três anos, principalmente em decorrência de falhas técnicas e humanas. No acidente grave mais recente, em setembro de 2015, dez ocupantes de um avião das Forças de Segurança de Fronteiras indianas (BSF, na sigla em inglês) morreram após a aeronave cair em Nova Délhi.

(Com EFE)

Idris Elba sobre 007: ‘Estou muito velho para carros e mulheres’

Posted: 22 Jul 2016 06:19 AM PDT

Idris Elba é um dos atores mais cotados para vestir o terno de James Bond em novos filmes da franquia. Porém, durante entrevista ao programa Good Morning America, desta quinta-feira, o britânico disse que não acredita muito nessa possibilidade por causa da sua idade. “Sendo honesto, acho que sou velho demais para isso. Eu não posso ficar por aí correndo com carros, mulheres e martínis. Quem quer fazer isso? Parece terrível”, declarou Elba, que tem 43 anos.

LEIA TAMBÉM:
Daniel Craig recusa R$ 272 milhões para reviver James Bond
Idris Elba estrela 'Guerrilla'

O ator ainda disse que sente que há mais um desejo do público para que ele interprete 007 do que dos próprios produtores. “Se acontecer, será por pressão do público, pois nunca aconteceu uma conversa entre mim e o estúdio. Mas em todos os lugares que vou, as pessoas pedem por isso”, disse.

Daniel Craig interpretou James Bond pela última vez em 007 Contra Spectre (2015), e recusou uma oferta milionária para retornar para mais uma sequência. Desde então, o nome de Idris Elba esteve em discussões sobre o futuro da franquia, assim como o de outro conterrâneo dele, Tom Hiddleston.

Rio-2016: goleira-musa dos EUA mostra kit anti-zika

Posted: 22 Jul 2016 06:16 AM PDT

Hope Solo, a goleira da seleção americana de futebol conhecida por sua qualidade e também por sua beleza, ameaçou não vir à Rio-2016 por temor ao vírus zika. Convocada para sua terceira Olimpíada, a atleta de 34 anos mudou de ideia, mas está bastante preocupada com os mosquitos. No Instagram, Solo postou fotos de seu kit anti-zika. "Não vou dividir isso aqui! Arrume o seu! #ÀProvaDeZika #ACaminhoDoRio", escreveu. Em outra foto, Solo mostrou sua cama cheia de repelentes. “Se alguém na Vila Olímpica esquecer o pacote de repelentes, venha me visitar”, brincou. Esta será a quarta Olimpíada de Hope Solo, a terceira como titular – foi campeã em Pequim-2008 e Londres-2012.

Instagram Photo

Instagram Photo

A goleira americana Hope Solo

A goleira americana Hope Solo já conquistou duas medalhas de ouro olímpicas (Andrew Yates/AFP/VEJA)

Hollande dá ultimato a May: livre mercado exige livre circulação

Posted: 22 Jul 2016 06:14 AM PDT

A nova premiê do Reino Unido, Theresa May, foi alertada pelo presidente francês, François Hollande, sobre como funcionarão os acordos internacionais após a saída britânica da União Europeia. Em uma conferência conjunta depois de sua primeira reunião no Palácio Élysée, na quinta-feira, o francês deixou claro que o Reino Unido não pode esperar participar do livre mercado, se desejar impor controles de imigração para os cidadãos europeus.

"É o ponto mais crucial. É isso que vai ser o foco da negociação", comentou Hollande, ao lado de May. Segundo o presidente, o Reino Unido só poderá desfrutar dos benefícios do mercado comum europeu, se concordar com as quatro liberdades definidas pelo grupo: livre circulação de bens, de serviços, de capital e de pessoas. "Nenhuma pode ser separada da outra. É uma escolha que o Reino Unido terá que enfrentar", declarou.

As afirmações de Hollande sugerem que será difícil satisfazer os desejos do secretário de Estado britânico, Boris Johnson, e de grande parte dos líderes defensores do Brexit. Durante a campanha pela saída, Johnson expressou a intenção de que o Reino Unido tivesse acesso ao mercado comum, ao mesmo tempo que pudesse impor limites na imigração.

Leia também:
Premiê britânica se reúne com Angela Merkel após referendo
Theresa May, a "nova Dama de Ferro" do Reino Unido
Ao lado de Kerry, Johnson é pressionado a explicar insultos

Apesar de alguns comentários rígidos, mas esperados, sobre a saída da UE, o presidente francês ofereceu apoio a May na decisão de esperar até o próximo ano para ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa. A formalidade é o que dá início as negociações para deixar o bloco, as quais têm um prazo de dois anos para serem concluídas. "Entendo que um governo que acabou de ser formado precisa de tempo", afirmou.

Hollande, que havia criticado anteriormente o atraso dos britânicos em ativar o tratado, pareceu mais compreensivo após o encontro com a primeira-ministra. Ainda assim, comentou que quanto antes for realizado o processo, melhor para "os interesses comuns da Europa". "Incerteza é um grande perigo. Pode haver riscos para a estabilidade europeia e, assim, para os empregos", disse.

May já teve um encontro semelhante com a chanceler alemã, Angela Merkel, e deve visitar outros líderes europeus nos próximos meses. A premiê britânica, que assumiu o cargo em 13 de julho, está proibida por Bruxelas de realizar conversas formais ou informais sobre a saída até que o artigo 50 seja ativado, ma está liberada para encontros de "confraternização" com os chefes estrangeiros.

Imagens do dia 22 de julho

Posted: 22 Jul 2016 06:03 AM PDT