USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quinta-feira, 21 de julho de 2016

Notícias

Notícias


Fies 2016: prazo para concluir a inscrição termina nesta quinta

Posted: 21 Jul 2016 09:37 AM PDT

Os estudantes pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre devem concluir a inscrição no site do programa até as 23h59 desta quinta-feira. A conclusão é necessária para que o estudante garanta o financiamento.

Leia também:
Inadimplência no ensino superior é a maior em cinco anos
Fies 2016: MEC aumenta número de contratos no segundo semestre

Após acessar o SisFies, o estudante tem ainda que validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para a qual foi selecionado e comparecer a um agente financeiro do Fies.

O resultado está disponível na página do programa desde o último dia 30. Trata-se de uma pré-seleção, que assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais os candidatos se inscreveram no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento fica condicionada à conclusão da inscrição no SisFies e ao cumprimento das demais regras e procedimentos do programa.

Alteração nos prazos

O prazo para a conclusão da inscrição, que começou em 15 de julho, foi atrasado 15 dias. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a prorrogação foi devido a "ajustes necessários na fórmula de cálculo para adaptação do sistema à mudança de faixa de renda de 2,5 para 3 salários mínimos".

O resultado do Fies foi divulgado em 30 de junho e, embora ainda no prazo previsto, a lista foi publicada no site somente às 22h, o que provocou reclamações dos candidatos em redes sociais.

Fies

O programa recebeu 294.000 inscrições, de acordo com balanço divulgado pelo MEC. Nesta edição serão oferecidos 75 000 financiamentos. Aqueles que não foram selecionados são automaticamente inscritos na lista de espera. As vagas que não forem ocupadas pelos estudantes selecionados serão ofertadas para os estudantes em lista de espera.

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 com 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que zero na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a 2.640 reais. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa, segundo o MEC.

Palmeiras aceita proposta do M. City por Gabriel Jesus

Posted: 21 Jul 2016 09:11 AM PDT

Gabriel Jesus está próximo de fechar com o Manchester City. Antes procurado por Barcelona, Real Madrid e Juventus, o atacante do Palmeiras recebeu uma proposta de 32 milhões de euros (aproximadamente 114,6 milhões de reais) da equipe inglesa e deve assinar contrato por cinco temporadas, ao final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira, o clube paulista já aceitou a proposta e deve perder o atleta de 19 anos ao fim do Brasileirão.

Rio-2016: Micale promete time ofensivo e pode abrir mão de volante

O jornal catalão Sport já havia noticiado o acerto nesta manhã e informou que técnico Pep Guardiola ligou pessoalmente para Gabriel Jesus para convencê-lo a reforçar o City. O clube, porém, ainda pode ter a concorrência de seu maior rival: o Manchester United pretende enviar uma proposta ainda maior nos próximos dias – algo em torno de 35 milhões de euros (125,7 milhões de reais).

O Estado revela, no entanto, que pessoas ligadas à negociação contaram que o atacante da seleção olímpica ficou bastante empolgado com a conversa que teve com Guardiola e deve dar prioridade ao City. De qualquer forma, Gabriel Jesus permanecerá no Palmeiras até o fim de 2016. O time lidera o Brasileirão com 32 pontos e Gabriel é o artilheiro do campeonato com dez gols. O Palmeiras não confirma a negociação oficialmente. 

Michelle Obama canta e dança Beyoncé em programa de TV

Posted: 21 Jul 2016 08:53 AM PDT

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, já ficou conhecida por seus passos de dança e bom humor em frente às câmeras. Sua demonstração mais recente aconteceu no programa The Late Late Show, exibido na quarta-feira, no qual a esposa de Barack participou do quadro "carona com karaokê", com o ator James Corden.

Michelle mostrou que entende da cultura pop ao cantar e fazer a coreografia da música Single Ladies, de Beyoncé, além de interpretar alguns hits da rapper Missy Elliot, que também apareceu na atração. Entre uma música e outra, a primeira-dama aproveitou para comentar a sua iniciativa Let Girls Learn, por meio da qual promove a educação de meninas ao redor do mundo.

Leia também:
Vídeo: Obama e Michelle dançam com personagens de Star Wars
Vídeo: Obama, Michelle e uma velhinha de 106 anos dançam na Casa Branca
Sob olhares de Michelle, Obama cai no tango com 'gata' argentina

Michelle já é veterana em programas da televisão dos Estados Unidos.  Ela estrelou episódios das séries NCIS e The Night Shift, mostrou a evolução da dança ao lado de Jimmy Fallon no The Tonight Show e dançou a música Uptown Funk, com a apresentadora Ellen DeGeneres.

Vídeo: Michelle Obama participa do “karaokê no carro” no The Late Late Show

‘O Lobo de Wall Street’ pode ter usado dinheiro sujo

Posted: 21 Jul 2016 08:43 AM PDT

Um pequeno estúdio de Hollywood por trás do instigante filme sobre a ganância de Wall Street foi abalado por um escândalo financeiro de bilhões de dólares, relacionado ao primeiro-ministro da Malásia. A Red Granite Pictures, que produziu O Lobo de Wall Street, com Leonardo DiCaprio, foi incluída nesta quarta-feira em uma denúncia federal, a qual alega que o estúdio fez parte de um esquema de lavagem de dinheiro com uma empresa de investimento e desenvolvimento chamada 1MDB. O fundo de investimento pertence ao governo da Malásia, cujo primeiro-ministro, Najib Razak, estaria envolvido no enorme escândalo.

LEIA TAMBÉM:
O Lobo de Wall Street é a mais eletrizante parceria entre DiCaprio e Scorsese

Razak é o padrasto de Riza Aziz, o cofundador da Red Granite Pictures, que contribuiu com os mais de 100 milhões de dólares necessários para financiar o filme. De acordo com a denúncia civil de 136 páginas do Departamento de Justiça dos EUA, entre junho de 2012 e novembro de 2012, uma firma de investimento ligada ao 1MDB enviou 238 milhões de dólares para uma conta controlada por Aziz.

Cerca de 100 milhões de dólares desses fundos foram enviados posteriormente para uma conta de banco ligada ao estúdio de produção, usada para suas operações, incluindo O Lobo de Wall Street. Parte desse dinheiro também foi usada para viagens extravagantes a Las Vegas, onde milhares de dólares foram gastos em jogos no Cassino Venetian, de acordo com a denúncia.

Entre os que foram convidados a participar do passeio em julho de 2012, estava “um ator principal de O Lobo de Wall Street” que ganhou um Globo de Ouro pelo filme, segundo a denúncia. Embora os documentos do tribunal não tenham o nome do ator, essa é uma clara referência a DiCaprio. O ator venceu o Globo de Ouro em 2014 por sua atuação no filme como o corretor da Bolsa de Valores Jordan Belfort, que tirou milhões de dólares de investidores antes de acabar na prisão. O procurador-geral adjunto Leslie Caldwell disse nesta quinta-feira que todos os bens e direitos do filme seriam apreendidos por derivar de lavagem de dinheiro.

De acordo com a comScore, o filme arrecadou 392 milhões de dólares. A produção foi indicada ao Oscar em cinco categorias — melhor diretor, melhor ator, melhor roteiro adaptado, melhor ator coadjuvante e melhor filme. “Nem o 1MBD, nem os malaios, viram um centavo do lucro do filme, ou os outros ativos adquiridos com fundos do 1MDB”, disse Caldwell. “Em vez disso, esse dinheiro serviu para parentes e associados dos funcionários corruptos do 1MDB e outros.”

Criada em 2010, nenhum representante da Red Granite Pictures comentou o assunto até o momento. Um porta-voz disse apenas que divulgaria uma declaração no fim do dia. A Red Granite Pictures nega consistentemente qualquer envolvimento com o delito desde que começaram a circular notícias da investigação federal sobre o 1MDB. Além de O Lobo de Wall Street, a companhia produziu vários outros filmes, incluindo Debi & Lóide 2, Amaldiçoado e Solteiros com Filhos.

(Com agência France-Presse)

Campanha mostra ‘humano’ que resiste a acidentes de trânsito

Posted: 21 Jul 2016 08:31 AM PDT

Como seria um homem que tivesse evoluído para resistir a acidentes de trânsito? Sem pescoço, com crânio avantajado – embora com cérebro de tamanho normal -, rosto achatado, tórax recoberto por gordura e quatro tornozelos. Essa é, ao menos, a conclusão apresentada em uma campanha publicitária lançada na Austrália.

“Graham”, o humano em questão, foi criado pela Comissão de Acidentes em Transportes (ou TAC, na sigla em inglês) para estrelar uma campanha para reduzir as mortes nas estradas do país. Suas formas estranhíssimas tentam lembrar aos motoristas como o corpo humano é frágil.

A criação ficou a cargo de um cirurgião especialista em traumas, um especialista em acidentes de trânsito e uma artista plástica, todos de grande renome em seus respectivos setores. “Os carros evoluíram muito mais rapidamente que os humanos”, diz Joe Calafiore, presidente da TAC. “Graham nos ajuda a entender por que precisamos melhorar todos os aspectos de nosso sistema viário para nos proteger de nossos próprios erros.”

Leia também:
McDonald's agora tem sua 'fantástica fábrica de McNuggets' de ouro
Cão mais velho do mundo morre aos 30 anos na Austrália

Todas as alterações morfológicas de Graham têm relação com o que acontece com o corpo em um acidente de trânsito. A falta de pescoço, por exemplo, é explicada pelo fato de essa área do corpo ser uma das mais afetadas por uma colisão. O risco ao pescoço é causado pelo “efeito-chicote”, que joga a cabeça para frente e para trás e ocasiona fraturas da coluna vertebral.

Há outras várias mudanças no corpo apresentadas na campanha. Mais detalhes – inclusive com imagens da parte interna o corpo de Graham – estão no site do projeto. Abaixo, imagens de Graham em vídeo (legendas em português disponíveis nas configurações).

Três pessoas são presas por incêndio em clínica no RS

Posted: 21 Jul 2016 08:30 AM PDT

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu em flagrante um coordenador, um supervisor e um monitor da clínica de reabilitação Centro Novos Horizontes por causa do incêndio que matou sete pessoas na madrugada desta quinta-feira. As prisões se baseiam nos crimes de homicídio doloso, cárcere privado e omissão de socorro. O gerente da clínica também teve a prisão em flagrante decretada, mas ainda não foi encontrado.

Cerca de quarenta pessoas viviam na clínica, que oferecia tratamento para usuários de drogas e álcool e ficava localizada em Arroio dos Ratos, a 60 quilômetros de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, o fogo começou por volta de 1h em uma área isolada da unidade, que tinha grades. Das sete vítimas fatais, seis morreram no local e uma, a caminho do hospital municipal. Não há informações de feridos.

Segundo o delegado Pedro Urbangarin, os crimes imputados se devem em razão de que dois quartos da unidade tinham todas as janelas protegidas por grades e eram trancados com cadeado pelo lado de fora. “As pessoas que estavam no quarto não conseguiram sair a tempo e quando os bombeiros chegaram já era tarde demais”, disse. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.

Tchau, cinema. Último ‘Divergente’ será um filme para TV

Posted: 21 Jul 2016 08:25 AM PDT

Deu ruim para a franquia Divergente. Depois de três filmes medianos em qualidade e bilheteria, o quarto e último episódio da saga, Ascendente, não terá cartaz nos cinemas — o que demanda um alto investimento — e vai direto para a televisão. O novo plano da Lionsgate, o estúdio responsável pela série, ainda está em fase de negociação. Não se sabe qual canal vai exibir a produção, segundo o site da revista Variety. O filme estava previsto para estrear nos cinemas em julho de 2017.  A desculpa oferecida pela produção é a de que lançar o filme na TV seria parte de um plano para promover uma série que dará continuidade à história, com novos personagens.

LEIA TAMBÉM:
Elenco estrelado faz o que pode para salvar 'Convergente'
Fracasso de bilheteria de 'Convergente' deve afetar último filme da saga
Shailene Woodley e Ellen Page estão namorando, diz revista

De toda forma, vamos aos números. Os dois primeiros títulos da franquia (Divergente, 2014, e Insurgente, 2015) arrecadaram juntos cerca de 600 milhões de dólares. Apesar do resultado mediano, na comparação com sagas como Jogos Vorazes, o valor pagou o orçamento investido. Já a terceira parte, Convergente (2016), tropeçou e ficou nos 180 milhões de dólares, muito abaixo do esperado para um episódio próximo do final.

O estúdio planejava rodar o derradeiro longa neste segundo semestre em Atlanta. Com a mudança, ainda não se sabe se o elenco original, formado por nomes como Shailene Woodley, Theo James e Ansel Elgort, fará parte do filme. O diretor dos dois últimos capítulos, Robert Schwentke, não conduzirá a nova trama, que deve ser dirigida por Lee Toland Krieger (de A Incrível História de Adaline).

A saga Divergente propõe uma história de ação futurista que apresenta uma sociedade dividida em cinco facções (Franqueza, Erudição, Abnegação, Amizade e Audácia). Os filmes se baseiam na trilogia best-seller da escritora Veronica Roth.

(Com agência EFE)

Pablo Escobar escapa e é caçado em trailer da volta de ‘Narcos’

Posted: 21 Jul 2016 08:10 AM PDT

A segunda temporada de Narcos deve mostrar uma caçada eletrizante ao colombiano Pablo Escobar, que escapa da prisão e é perseguido por policiais no segundo ano da série dirigida pelo brasileiro José Padilha (Tropa de Elite) para a Netflix. A segunda leva de episódios é prevista para 2 de setembro. Escobar é de novo vivido por Wagner Moura.

LEIA TAMBÉM:
Ops: Wagner Moura fala demais e entrega final de ‘Narcos’

Moura, que concorreu ao Emmy Awards como melhor ator, ficou fora da disputa neste ano porque a segunda temporada de Narcos será lançada fora do prazo para a indicação. Se uma nova indicação vier, será para a lista do ano que vem.

 

Turquia suspende Convenção Europeia de Direitos Humanos

Posted: 21 Jul 2016 07:45 AM PDT

O governo da Turquia anunciou nesta quinta-feira a suspensão temporária da Convenção Europeia de Direitos Humanos, enquanto durar o estado de emergência que começou hoje. O período deve variar entre 20 e 45 dias, menos do que os três meses anunciados, afirmou nesta quinta-feira o ministro da Justiça, Bekir Bozdag.

Falando ao Parlmento, Bozdag disse que os cidadãos turcos "não vão perceber mudanças no dia a dia" com o estado de emergência. De acordo com o ministro, o objetivo da decisão é proteger a democracia e "prevenir um segundo golpe". Desde a tentativa de golpe, na noite de sexta-feira, a Turquia já demitiu ou suspendeu cerca de 50.000 pessoas das forças de segurança e instituições democráticas do país para reprimir qualquer tipo de dissidência.

Outros países já suspenderam a convenção no passado, desde que foi instituída, em 1953. O Reino Unido, por exemplo, o fez logo após o 11 de setembro de 2001. Já a França optou por suspender alguns aspectos durante o estado de emergência que implementou em 2015, em reposta aos atentados que deixaram 130 mortos em novembro passado. Alguns pontos da convenção, como a proibição tortura, não podem ser suspensos.

Leia também:
Turquia declara estado de emergência por 3 meses
Turquia proíbe acadêmicos de viajarem para o exterior
Acusado de liderar levante militar na Turquia nega envolvimento

Após o anúncio da medida de três meses feito pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, na quarta-feira, Bozdag afirmou que o prazo inicial não precisa ser considerado como definitivo. "Nós precisamos dar passos e levantar o estado de emergência antes que o tempo acabe", comentou.

(Com EFE)

PF prende grupo que preparava ataques terroristas no Brasil

Posted: 21 Jul 2016 07:30 AM PDT

Há pouco mais de um mês, VEJA revelou a existência de um relatório de inteligência do serviço secreto brasileiro que indicava a existência de células do Estado Islâmico no Brasil. Um dos alvos prioritários no monitoramento de terroristas no Brasil era um militante do Estado Islâmico que se identifica nas redes de propaganda do grupo como Ismail Abdul Jabbar Al-Brazili, ou simplesmente, "O Brasileiro". Nesta quinta-feira, faltando 15 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Hashtag, que prendeu um grupo de dez brasileiros que planejava um atentado durante as competições. Outras duas pessoas que participavam do grupo ainda não foram detidas. O líder deles, dizem os investigadores, estava no Paraná.

"Houve uma série de atos preparatórios [de terrorismo] e o próprio grupo deixou de entender que o Brasil seria um país neutro e sem relação com o Estado Islâmico. Em virtude das Olimpíadas, o Brasil poderia se tornar alvo", disse o ministro da Justiça Alexandre de Moraes. As autoridades brasileiras monitoravam um grupo de cerca de 100 pessoas simpatizantes de atos terroristas. Os dez presos nesta quinta-feira estavam entre eles.

Foram expedidos 12 mandados de prisão temporária por 30 dias podendo ser prorrogados por mais 30. "Eles passaram de simples comentários sobre o Estado Islâmico para atos preparatórios [de terrorismo]", declarou o ministro da Justiça. As autoridades identificaram que o grupo fez uma espécie de "batismo", de "juramento" ao Estado Islâmico, reproduzindo uma mensagem-padrão do grupo extremista.

A Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal monitorou mensagens trocadas pelos brasileiros em redes sociais, especialmente via Telegram e Whatsapp, e detectou que havia o risco real de se repetirem no Rio atos extremistas como o que vitimou 50 pessoas na boate Pulse, em Orlando, há pouco mais de um mês. As ordens do grupo virtual “Defensores da Sharia” eram para adquirir armamento, treinar tiro ao alvo e iniciar ou ampliar treinamento em artes marciais. Um dos investigados entrou em contato, por e-mail, com um fornecedor de armas clandestinas no Paraguai, solicitando a compra de um fuzil AK-47. As mensagens trocadas entre o admirador do Estado Islâmico e o fornecedor de armas estão em poder dos investigadores.

Apesar de as conversas entre o grupo indicarem que o ataque terrorista deveria ser feito a tiros, a Polícia Federal não encontrou articulação mais sólida entre eles para financiarem seus atos. "Houve pedido do líder [da célula terrorista] para que começassem a pensar uma forma de financiamento, mas não houve [o financiamento em si]", relatou o ministro. Nas mensagens captadas até o momento, não havia referência a atentados a bomba.

Nas conversas monitoradas com autorização judicial, os suspeitos, que em parte utilizavam nomes fictícios para se identificarem, também discutiam táticas de guerrilha e propagavam intolerância racial, de gênero e religiosa. Pelo menos um menor de idade participava das conversas, enquanto dois dos brasileiros investigados já haviam sido condenados por homicídio. Foram interceptadas mensagens de comemoração pelas execuções feitas pelo grupo extremista no Oriente Médio e pelos recentes massacres em Orlando e em Nice.

"Aparentemente era uma célula absolutamente amadora e sem nenhum preparo. A referência a [praticar] artes marciais é mensagem recentíssima. E também qualquer célula organizada não ia procurar uma arma pela internet", afirmou o ministro da Justiça. "É uma célula desorganizada. Mas diante do fato de começarem atos preparatórios, não seria de bom senso aguardar para ver", completou.

As prisões da célula do Estado Islâmico no Brasil foram realizadas no Amazonas, Ceará, Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Uma ONG com atuação na área humanitária também é investigada por evidências de que fez palestras que incitavam o público a favor do Estado Islâmico. O presidente da instituição foi levado coercitivamente para prestar esclarecimentos.

O recrutamento do grupo preso nesta quinta-feira foi feito via internet, prática habitual do Estado Islâmico. Não houve contato direto do grupo de brasileiros com terroristas do grupo, embora um dos integrantes da célula no Brasil tenha informado nas mensagens trocadas que estaria disposto a viajar ao exterior para se encontrar com líderes extremistas.

Em junho, VEJA já havia revelado a existência de um relatório reservado em que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estipulava em 4, numa escala de 1 a 5, o nível de ameaça terrorista ao Brasil durante os Jogos Olímpicos do Rio.

‘Washington Post’ se espanta no Rio: ‘Olimpíada da sujeira’

Posted: 21 Jul 2016 07:25 AM PDT

Faltando duas semanas para o início da Olimpíada, o Rio de Janeiro começa a despertar cada vez mais a atenção da imprensa estrangeira – que, como era de se esperar, não vem gostando do que vê. Nesta quinta-feira, o jornal americano The Washington Post, um dos mais prestigiosos do mundo, publicou um artigo intitulado "A lagoa em frente ao Parque Olímpico do Rio é tão imunda que os peixes estão morrendo" e apontou a Rio-2016 como "Os Jogos Olímpicos da sujeira".

O jornal recorda que o Brasil prometeu “jogos verdes para um planeta azul”, mas não conseguiu despoluir as ruas e a lagoa de Jacarepaguá, próximas ao Parque Olímpico, muito menos a Baía de Guanabara, que sediará diversas provas aquáticas. “Quando falamos sobre o legado ambiental, falamos de saúde pública. Neste aspecto, o Rio é um fracasso", afirmou o oceanógrafo David Zee.

Leia também:
Em VEJA: Torneio de tiros n’água
Rio-2016: corpo esquartejado em Copacabana espanta imprensa internacional

Rio-2016: atletas podem contrair doenças nas águas olímpicas, diz estudo
Velejador alemão é internado com infecção após evento-teste no Rio

A reportagem relatou o "cheiro podre" no entorno do Parque Olímpico e conversou com pescadores da região de Jacarepaguá, que disseram que "a lagoa está morta" e que peixes costumam flutuar pelas águas cinzentas.

A publicação relata que os subúrbios da zona Oeste do Rio, o local do Parque Olímpico e Vila Olímpica, cresceram rapidamente nas últimas décadas e a infraestrutura de saneamento não conseguiu acompanhar esse ritmo. O governo do Estado é responsabilizado pela poluição, assim como as "comunidades ricas e pobres da cidade", que atiram lixo nas águas.

Um porta-voz da Secretaria do Meio Ambiente do governo do estado afirmou, sob condição de anonimato, que os esforços para despoluir as lagoas sofreu por causa da "falta de coesão entre os diferentes órgãos governamentais responsáveis." O Washington Post também recorda o estado de calamidade pública, decretado no mês passado.

 

 

Elke Maravilha está internada em coma induzido

Posted: 21 Jul 2016 07:17 AM PDT

Elke Maravilha, 71 anos, está internada em coma induzido há seis dias na Casa de Saúde Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria da atriz, ela passou por uma cirurgia simples, decorrente de uma úlcera, e o coma seria um procedimento padrão para a recuperação, especialmente por causa da idade avançada de Elke. A cirurgia foi bem sucedida e ela se recupera bem. Não há previsão de alta.

Leia também:
Elke Maravilha é tema de escola do grupo de acesso

Com múltipla personalidade artística, Elke trabalhou como atriz, cantora, apresentadora, modelo e jurada de programa de auditório, função que potencializou sua fama em atrações comandadas por Chacrinha e Silvio Santos.

Nascida na Rússia, seu nome completo é Elke Georgievna Grunnupp. Sua família migrou para o Brasil quando ela tinha 6 anos de idade. O primeiro trabalho na área artística veio aos 24 anos, como modelo. Na televisão, ela despontou em 1972, aos 27, como jurada no Cassino do Chacrinha.

 

 

Justiça aceita denúncia do MP por fraudes em contratos da SPTrans

Posted: 21 Jul 2016 07:14 AM PDT

A Justiça de São Paulo aceitou denúncia do Ministério Público contra três pessoas acusadas por fraudes em licitação e superfaturamento de contrato na gestão Gilberto Kassab firmado entre a São Paulo Transportes (SPTrans) e a empresa Egypt Engenharia e Participações Ltda, em 2006. Segundo o MP, a Egypt Engenharia praticamente quadruplicou o valor de seus contratos com a administração municipal a partir de 2006.

A Egypt pertence ao casal Cíntia Branco Farhat, prima do então secretário municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, e Mário Tadeu Shkair Farhat, irmão do ex-vereador Rogério Farhat (PTB). Além de Cíntia e Farhat, foi denunciado Waldomiro Carlos Moreira, que era presidente da Comissão Permanente de Licitações da SPTrans. A denúncia foi levada à Justiça em fevereiro de 2016 pelo promotor Marcelo Batlouni Mendroni, do Grupo Especial de Delitos Econômicos (Gedec), setor do Ministério Público Estadual que investiga cartel e violações à Lei de Licitações.

O promotor afirma que informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) relataram suspeita em relação às movimentações das duas empresas. “Em 2010 foram 27,9 milhões de reais em contratos com ela assinados incluindo consórcios dos quais ela faz parte. A empresa Egypt Engenharia e Participações Ltda recebeu da SPTrans o valor aproximado de 73 milhões de reais no período do afastamento de sigilo bancário deferido judicialmente”, diz Mendroni.

LEIA TAMBÉM:
Erro de radar obriga Haddad a cancelar 17 mil multas em SP
Obras da Linha 5 do metrô de SP ficarão R$ 260 mi mais caras

O promotor destaca que a empresa “foi (ou ainda esteja sendo) utilizada para a prática de crime de lavagem de dinheiro, com movimentações bancárias de valores oriundos de contratos suspeitos de fraudes”. O contrato administrativo descumpre a Lei de Licitações e à Constituição Federal, revelando o superfaturamento e favorecimento da empresa Egypt Engenharia e Participações Ltda. Procurada, a assessoria de imprensa da SPTrans não se pronunciou.

Em sua defesa, o ex-secretário de Transportes afirmou: “Essas renovações [de contrato] são balizadas por um decreto municipal que orienta a forma de análise da vantajosidade dessas renovações, comparadas com os valores de tabela de serviços do município. A empresa venceu a licitação com um desconto significativo e esse desconto foi mantido nas renovações, portanto, respeitando a atual regra de análise de vantajosidade para renovação de contratos.”

(Com Estadão Conteúdo)

Imagens do dia 21 de julho

Posted: 21 Jul 2016 07:13 AM PDT

Método de Xangai, uma revolução na forma de ensinar matemática

Posted: 21 Jul 2016 06:55 AM PDT

Mesmo que o Brasil esteja entre um dos piores do mundo no ensino da matemática, vimos alguns jovens prodígios colocarem o país entre os quinze melhores do mundo na Olimpíada Internacional de Matemática, que aconteceu na última semana. Ainda assim, estamos muito longe de uma das grandes potências mundiais da temida disciplina: Xangai, na China. A técnica aprendida pelos professores de matemática chineses está se espalhando em alguns países da Europa. Mas o que ela tem de tão especial?

Leia também:
Adultos brasileiros não sabem matemática básica, diz estudo
"Acredite: você não odeia matemática"

Em um levantamento realizado pelo site do britânico BBC, especialistas e críticos comentam as principais características dessa tendência de ensino que deve ser aplicada em metade das escolas do Reino Unido. De acordo com os especialistas, os estudantes de ensino fundamental que aprendem no "sistema de ensino de Xangai" têm rendimento escolar superior aos demais. Entre alguns problemas relatados pelos críticos está a disposição das carteiras dos alunos: o modelo tradicional apresentado nas classes de Xangai pode desencorajar os alunos a compartilhar seus conhecimentos – um dos pontos principais de aprendizagem no modelo chinês. Confira abaixo os segredos da técnica:

O conceito – Para garantir o melhor aprendizado de seus alunos, os professores do método de Xangai dedicam uma aula inteira a cada conteúdo da matemática (como resolver equações, ou adições básicas). Para garantir que todos os alunos aprendam o conceito "do dia", nenhum novo conteúdo é iniciado enquanto os alunos ainda tenham dúvidas – para seguir em frente, todos precisam ter compreendido a teoria. "Em muitas partes do mundo, acredita-se que uma boa aula é aquela que cobre boa parte da ementa do dia, ou seja, quanto mais se avança, melhor. Em Xangai, o objetivo é assegurar que um conceito seja totalmente aprendido e não seja ensinado de novo no futuro", afirmou Mark Boylan, especialista em educação da Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, à BBC.

Outro método utilizado pelos professores é ensinar a linguagem da matemática; assim, os pupilos devem indicar em suas respostas não só como chegaram ao número, mas como fizeram isso em frases completas, explicando o conceito que utilizaram. Alguns especialistas acreditam que o método pode ser rigoroso demais e voltado apenas para a preparação de provas e exames internacionais. Segundo críticos, o método não inclui a matemática em situações diárias dos estudantes, o que compromete ainda mais a aprendizagem.

Unidade – Para garantir que o ensino não deixe lacunas futuras, a classe é entendida como um só aluno – todos os estudantes devem compreender os conceitos de forma unitária. Os alunos que possuem mais facilidade em matemática, portanto, são encorajados a compartilhar o que aprenderam com os colegas, garantindo conhecimento mais igualitário dentro de classe. Críticos afirmam que esse método de reduzir o ritmo da aula mesmo que apenas um aluno apresente dificuldades pode fazer com que os estudantes mais habilidosos sintam-se entediados, desestimulando-os.

Repetição – A repetição é outro dos ingredientes utilizados pelos melhores professores de matemática do mundo. A partir dos cinco anos, os alunos praticam exercícios repetidamente para assimilar o conceito que está sendo ensinado. Os professores fazem perguntas em voz alta e um aluno responde; em seguida, os outros devem repetir a resposta em voz alta, de forma exaustiva. Para especialistas ouvidos pela BBC, essa técnica auxilia no ensino não só da teoria, mas do vocabulário matemático (uma das grandes preocupações do método).

Desenvolvimento profissional – Para garantir que o aluno aprenda de forma exemplar, o desenvolvimento dos professores também é um dos pontos principais do método de aprendizagem de Xangai. Segundo uma avaliação do método, realizada pela Universidade Sheffield Hallam, os professores dão apenas duas aulas de 40 minutos e dedicam-se durante o restante do dia para o próprio desenvolvimento profissional. Além de observar outras aulas, o professor de matemática em Xangai estuda durante cinco anos como lecionar matemática a alunos do ensino fundamental.

Orelha de Van Gogh foi dada a camareira de bordel

Posted: 21 Jul 2016 06:51 AM PDT

Um dos maiores mistérios das artes plásticas começa a ser esclarecido. Segundo conta nesta quinta-feira o jornal The Guardian, um livro recém-lançado no Reino Unido, Van Gogh's Ear: The True Story (A orelha de Van Gogh: a verdadeira história), da historiadora irlandesa Bernadette Murphy, revela o nome da pessoa que recebeu essa parte do corpo do pintor: Gabrielle Berlatier, a camareira de um bordel. Após cortar a orelha esquerda em dezembro de 1888, Van Gogh (1853-1890) a teria dado à jovem francesa, que tinha então 18 anos.

LEIA TAMBÉM:
Caderno de desenhos inéditos de Van Gogh é descoberto
Cientistas descobrem por que obras de Van Gogh estão 'embranquecendo'

Gabrielle seria a filha de um fazendeiro do sul da França, que foi levada para Paris para se tratar contra a raiva (hidrofobia) no Instituto Pasteur. O caro tratamento da doença, cuja vacina estava sendo desenvolvida na época, endividou a família da moça e ela foi obrigada a trabalhar como camareira em um bordel. Acredita-se que, na verdade, Gabrielle fosse muito nova para ser oficialmente registrada como prostituta.

Inspirada pelo livro de  Bernadette Murphy, uma reportagem da revista The Art Newspaper descobriu que o nome “Gaby” aparece pela primeira vez em um artigo de 1936, que citava Alphonse Robert, o policial que em 23 de dezembro de 1888 recebeu a ligação do bordel no qual Van Gogh se cortou. Já recuperada, Gabrielle teria trabalhado como faxineira no Café de la Gare, em Arles, no sul da França, que era propriedade de amigos de Van Gogh, local que o pintor frequentou entre maio e setembro de 1888 e onde pintou Le Café de nuit. O fato de que a jovem conhecer os donos do local levou à revista a concluir que Gaby era alguém com que Van Gogh via regularmente.

Mais tarde, Gabrielle se casaria e manteria os encontros com Van Gogh em segredo até a morte. A revelação do nome da moça contribui para as investigações do episódio, até hoje envolto em mistério. Não se sabe ao certo por que o genial pintor holandês teria cortado a própria orelha — um forma de se flagelar por sofrer de amor por Paul Gauguin, como apostam alguns? Ainda é preciso obter mais informações s0bre a natureza da relação entre Van Gogh e Gabrielle, no entanto. É possível que os dois tenham se conhecido em um café comandado por amigos do artista.

É o fim de uma espera de 130 anos, período em que se desconhecia o destino da orelha de Van Gogh. A autora, porém, mantém em anonimato os descendentes da moça francesa presenteada com o estranho regalo.

 

Espanha contrata ex-técnico do Porto

Posted: 21 Jul 2016 06:33 AM PDT

A Federação Espanhola de Futebol anunciou nesta quinta-feira que Julen Lopetegui será o novo técnico da seleção do país, sucedendo Vicente del Bosque, campeão mundial em 2010 e europeu em 2012, que se aposentou após a Eurocopa na França.

O treinador de 49 anos dirigiu as seleções sub-19 e sub-21 da Espanha – nas quais trabalhou com diversos jogadores do elenco atual, como Thiago Alcântara, Isco e Álvaro Morata – entre 2010 e 2014. Nas duas últimas temporadas, Lopetegui dirigiu o Porto, de Portugal.

Ele será apresentado oficialmente nesta quinta-feira, às 13h30 (horário de Brasília), no centro de treinamento da seleção espanhola, em Madri.

Pikachu detetive estrelará filme live-action de Pokémon

Posted: 21 Jul 2016 06:22 AM PDT

O mega sucesso do jogo para celular Pokémon Go (ainda não disponível no Brasil) levou o estúdio Legendary a fechar um contrato com a Pokémon Company para a produção de um filme live-action com os monstrinhos. Mas, segundo informações do jornal britânico The Guardian, o game de realidade aumentada não será a fonte de inspiração do longa, mas sim o jogo Great Detective Pikachu — lançado em fevereiro para o portátil Nintendo 3DS. Nada impede, no entanto, que o Go apareça mais à frente no cinema: os Pokémons podem render toda uma franquia de filmes.

LEIA TAMBÉM:
'Pokémon Go': game de sucesso já pode virar filme live action
Pokémon Go vira febre global e faz disparar valor da Nintendo
Vergonha alheia: apresentadores caçam Pokémons no 'Fantástico'

No jogo, o roedor amarelo investiga crimes junto com um adolescente. A ideia do estúdio é começar a produção do novo longa, ainda sem título definido, em 2017.

A franquia Pokémon já possui certa experiência no cinema. Os monstrinhos já ganharam no total dezenove longas desde 1998, mas todos em formato de animação e acompanhando os personagens da série de anime, produzida desde 1997. Esses filmes, porém, são exibidos somente no Japão, e lançados em plataformas de streaming e DVD nos Estados Unidos. O Brasil chegou a receber apenas as duas primeiras aventuras da franquia nas salas de cinema.

 

Ator da Globo posta nude no Snapchat: ‘Foi sem querer’

Posted: 21 Jul 2016 06:16 AM PDT

O ator Marcello Melo Jr., das novelas Em Família e Babilônia, apareceu como mamãe criou em um vídeo no Snapchat, nesta quarta-feira. Apagado logo depois, o nude teria sido postado “sem querer”, segundo o próprio ator. “Não foi intencional”, disse Melo Jr. em outro vídeo na rede social.

O nu chamou mesmo a atenção dos seguidores do ator, já que ele é bastante discreto na internet — sua conta no Instagram, por exemplo, é fechada.

LEIA TAMBÉM:
Luana Piovani tem nude disparado pelo marido
Ísis Valverde manda nude para celebrar 4 milhões de seguidores

Como no mundo do espetáculo se diz que qualquer semelhança é mera coincidência, coincidiu depois que Mendigata, subcelebridade mais conhecida por rebolar no Pânico na Band, teve um vídeo sensual vazado na internet. No videozinho de 11 segundos, ela acaricia os seios.

 

 

STF nega pedido de Cunha para suspender testemunhas

Posted: 21 Jul 2016 06:13 AM PDT

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, negou nesta quarta-feira, pedido do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para suspender o depoimento de onze testemunhas na ação penal que tramita contra ele por corrupção e lavagem de dinheiro. Por meio de um habeas corpus, na semana passada, a defesa de Cunha alegou que a decisão não poderia ter sido proferida em julho, período de recesso.

Lewandowski, que está de plantão durante a pausa do Judiciário, alegou que não viu motivo para urgência na análise do pedido de Cunha. O ministro Luís Roberto Barroso foi sorteado para analisar o habeas corpus e pode ou não voltar a analisar a questão em agosto, após o fim do recesso.

Além disso, o presidente do Supremo não reconheceu o pedido por considerar que não cabe um habeas corpus para questionar a decisão de um ministro do STF. Na semana passada, o juiz Paulo Marcos de Farias, auxiliar do ministro Teori Zavascki, marcou o depoimento das testemunhas arroladas pelo Ministério Público Federal (MPF).

LEIA TAMBÉM:
Centrão age para adiar cassação de Eduardo Cunha
Por unanimidade, STF afasta Eduardo Cunha do mandato

Cinco das onze pessoas que devem depor são delatoras na Operação Lava Jato. Para esta quinta-feira, está previsto o depoimento do doleiro Alberto Youssef na Justiça Federal em Curitiba. Outro delator da Lava jato, o empresário Júlio Camargo, que acusou Cunha de receber propina, falará à Justiça Federal em São Paulo no dia 8 de agosto.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) defendeu o adiamento dos depoimentos de acusação na ação penal contra Cunha no Supremo. Para a entidade, as audiências devem ser adiadas por terem sido marcadas para o período de recesso da Corte e por coincidirem com o período de férias dos advogados. Segundo a OAB, “o período das férias dos profissionais é uma das conquistas da Ordem dos Advogados do Brasil”.

(Com Estadão Conteúdo)