USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sábado, 30 de julho de 2016

#Brasil

#Brasil


Protestos contra e a favor do impeachment devem tomar ruas do País hoje

Posted: 30 Jul 2016 08:06 PM PDT

Diversas cidades brasileiras deverão receber manifestações contrárias e favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e, consequentemente, pela permanência ou pela saída do presidente interino Michel Temer (PMDB) neste domingo (31).

O Vem Pra Rua espera levar 1,5 milhão de pessoas às ruas para protestar contra Dilma Rousseff neste domingo. Serão 200 cidades com manifestações espalhadas pelo Brasil.

Em São Paulo, o protesto que pede a saída definitiva da petista está marcado para as 14h na esquina entre a rua Pamplona e a avenida Paulista — que deverá estar lotada por causa do fechamento ao tráfego de veículos aos domingos.

Manifestação a favor da saída definitiva de Dilma Rousseff está marcada para a avenida Paulista no domingo (31) Reprodução/Facebook

No Facebook, até as 18h de sexta-feira, 109 mil pessoas tinham confirmado presença no evento.

Leia mais notícias de Brasil e Política

A manifestação será comandada pelo Vem Pra Rua, que defende também a manutenção da Operação Lava Jato; a prisão de corruptos; a defesa de dez medidas contra a corrupção aprovadas; e o fim do privilégio para os políticos.

No Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo, ocorre o movimento "Fora temer! O povo deve decidir! Defender nossos direitos, radicalizar a democracia".

A manifestação está marcada para começar às 14h e tinha, até as 18h de sexta-feira, 8.400 confirmações no Facebook.

Manifestação que pede a saída de Temer e a volta de Dilma será realizada no Largo da Batata, em São Paulo Reprodução/Facebook

Ex-mulher de assessor de Paes relata histórico de agressões

Posted: 30 Jul 2016 03:23 PM PDT

Bernardo Fellows é acusado de violência doméstica Reprodução/TV Record

A dentista Viviane Fellows relatou à revista Veja, em entrevista divulgada na noite de sexta-feira (29), o histórico das agressões que teria sofrido de seu ex-marido, Bernardo Fellows, subchefe de gabinete do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Na semana passada, Fellows foi denunciado pelo Ministério Público por vias de fato e ameaça. O caso de violência doméstica envolvendo o assessor veio à tona em 2015.

Na entrevista, Viviane afirmou ter sido vítima, por diversas vezes, de tapas e socos.

Na primeira vez, a agressão teria deixado seu olho roxo por vários dias. Em outra ocasião, seu nariz chegou a sangrar. Viviane ainda disse que Fellows chegou a mantê-la trancada em casa por três dias, para que ela não o denunciasse.

Conforme a revista Veja, o caso teria virado piada entre os demais assessores de Paes. Em uma viagem a Cancun, um subsecretário do prefeito, em conversa com Viviane, teria ironizado a situação: "O filho de vocês vai dizer um dia: 'Papai bate na mamãe".

A ex de Fellows diz que se sentiu "humilhada".

Viviane afirmou à Veja que decidiu falar publicamente sobre o assunto para pôr um fim ao comportamento do subchefe de gabinete do prefeito. "Ele sempre disse que, se algo acontecesse, se eu o prejudicasse no trabalho, ele iria acabar comigo", disse ela à revista.

No ano passado, outro caso de violência doméstica, envolvendo um outro homem forte de Paes, também veio à tona: o então secretário de governo e candidato à sucessão na Prefeitura, Pedro Paulo Carvalho, foi acusado de agredir a ex-mulher Alexandra Marcondes em 2010.

Leia mais notícias de Rio

Julgamento final do impeachment começará em 29 de agosto, diz STF

Posted: 30 Jul 2016 02:14 PM PDT

Julgamento do impeachment deve ocorrer no próximo dia 29 Cristiane Mattos/21.05.2016/Futura Press/Estadão Conteúdo

O julgamento final do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff começará no dia 29 de agosto e tem previsão para durar uma semana, informou o STF (Supremo Tribunal Federal) neste sábado (30) por meio de nota.

O cronograma divulgado prevê que no dia 9 de agosto, uma terça-feira, seja realizada a primeira sessão plenária sobre o impeachment, sob coordenação do presidente do STF, Ricardo Lewandowski. A partir de então, defesa e acusação terão 48 horas para apresentar seus argumentos e o rol de testemunhas que participarão da fase final do processo.

Em seguida, será respeitado um prazo de dez dias estipulado pela Lei 1079/1950, que regulamenta o impeachment, para que possa ter início o julgamento definitivo. Com isso, a primeira data possível para o início do procedimento final seria 26 de agosto, uma sexta-feira.

Segunda a nota, um acordo entre Senado e STF fez com que essa primeira data possível fosse adiada para a segunda-feira seguinte, dia 29 de agosto.

A previsão é de que o processo dure ao menos uma semana, mas o próprio Supremo afirma que poderão ocorrer atrasos por causa das discussões em plenário.

O desfecho do processo de impeachment pode vir então a ser conhecido somente em meados de setembro. No mesmo período, o presidente interino Michel Temer planeja sua primeira viagem internacional, para a China, caso seja confirmado no cargo.

Na próxima terça-feira (2), o relator Antonio Anastasia (PSDB-MG) lerá seu parecer final na Comissão Especial de Impeachment do Senado. A votação do relatório está marcada para dois dias depois.

Senadores contrários ao impedimento de Dilma preparam dois votos em separado e já pediram ao presidente do colegiado, Raimundo Lira (PMDB-PB), tempo para que ambos sejam lidos na comissão.

Leia mais notícias de Brasil

Russomanno terá Marlene Campos Machado como vice na corrida à Prefeitura de SP

Posted: 30 Jul 2016 02:04 PM PDT

Russomanno ao lado de Marlene, Jefferson e Campos Machado durante convenção do PTB Estadão Conteúdo

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, deputado federal Celso Russomanno, que é líder isolado nas pesquisas de intenção de voto, terá Marlene Campos Machado (PTB) como vice em sua chapa. Nas redes sociais, ele disse que se sente muito "feliz e honrado" em ter uma mulher como candidata a vice-prefeita.

A escolha de Marlene como vice na chapa do PRB foi oficializada neste sábado, em convenção do PTB realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, em evento que contou com a participação, dentre outros, do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.

Marlene é presidente nacional do PTB Mulher, casada com o deputado estadual Campos Machado, secretário-geral do partido, e em 2014 disputou uma cadeira no Senado Federal. No domingo passado, 24, o PRB oficializou a candidatura de Celso Russomanno à Prefeitura de São Paulo. Além do PTB, o PRB está coligado nessas eleições com o PSC, PTN e PEN.
 

Temer diz que câncer foi “útil” para Pezão

Posted: 30 Jul 2016 01:15 PM PDT

Pezão e Temer durante inauguração da linha 4 do Metro Marcos Arcoverde/30.07.2016/Estadão Conteúdo

O presidente interino Michel Temer cometeu uma gafe, neste sábado (30), ao se referir ao câncer que acometeu o governador licenciado do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

"Pezão está até mais bonito, acabou sendo uma coisa útil para o Pezão", disse Temer durante cerimônia de inauguração da linha 4 do metrô do Rio, em Ipanema.

A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

O governador licenciado compareceu à inauguração, em sua primeira aparição pública depois do anúncio de que está em remissão completa de câncer.

O governador foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, tipo de câncer linfático, em março. Ele entrou em licença médica, prevista para terminar em 31 de agosto.

Pezão passou por seis ciclos de quimioterapia e foi dispensado dos últimos dois depois que os resultados de exames mostraram "resolução precoce" do câncer.

Erdogan fecha academias militares e Forças Armadas responderão a Ministério da Defesa

Posted: 30 Jul 2016 12:55 PM PDT

ANCARA (Reuters) - Os comandantes militares turcos responderão ao Ministério da Defesa do país e as academias militares serão fechadas, anunciou o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, neste sábado, em medidas que visam colocar os militares sob completo controle civil após uma tentativa fracassada de golpe.

Erdogan, que fez o anúncio em uma entrevista para a emissora A Haber, disse que as academias militares turcas serão substituídas por uma universidade nacional de defesa. A decisão será publicada no diário oficial do país no domingo.

(Reportagem de Yesim Dikmen)

Skaf defende Temer e diz que aumento para funcionalismo é 'fato consumado'

Posted: 30 Jul 2016 12:45 PM PDT

Paulo Skaf defendeu gestão Michel Temer Ana Ignacio/18.09.2014/R7

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Paulo Skaf, defendeu o presidente em exercício Michel Temer, neste sábado (30), ao afirmar que ele se viu obrigado a conceder o reajuste salarial ao funcionalismo público.

O aumento real contraria a campanha que Skaf promoveu contra o aumento de impostos, consequente da má gestão dos gastos públicos.

Citando o próprio presidente, Skaf argumentou que "todos os compromissos foram tratados e assinados pelo governo anterior".

"Se ele não cumprisse, poderia gerar um problema de segurança jurídica. E temos de reconhecer que o momento é bastante delicado até o fim da votação do impeachment no Senado Federal", afirmou Skaf, durante a convenção do PMDB de homologação da candidatura de Marta Suplicy à Prefeitura de São Paulo.

O presidente da Fiesp afirmou que o aumento do funcionalismo é um fato consumado. "Devemos olhar para a frente e buscar aprovar a proposta que limita os gastos públicos para que, a partir do ano que vem, já esteja em vigor", disse Skaf.

O ex-candidato ao governo de São Paulo pelo 2014 pelo PMDB declarou que o governo federal acerta ao lutar pela aprovação do projeto que limita os gastos públicos.

"Se essa lei existisse há dez anos, a dívida pública seria seis vezes menor", afirmou. "Se a dívida pública fosse menor, a Selic poderia ser de 2% ou 3 % e não de 14,25% como é hoje", afirmou.

Leia mais notícias de Brasil

Decreto traz resultados fiscais do 3º bi e déficit de R$ 170,5 bi como meta 2016

Posted: 30 Jul 2016 12:35 PM PDT

O governo publicou o Decreto nº 8.824 de 2016, que implementa os resultados fiscais previstos no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do terceiro bimestre deste ano.

O documento, divulgado no último dia 22, havia indicado a "materialização" de riscos fiscais da ordem de R$ 16,5 bilhões. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial de sexta-feira (29).

Segundo o Ministério do Planejamento, parte desse ajuste ocorreu por causa de uma frustração de receitas administradas de R$ 7,9 bilhões, "que decorreu da reestimativa de tributos vinculados à atividade econômica e de outros fatores não recorrentes".

Além disso, houve um crescimento das despesas obrigatórias em R$ 8,6 bilhões - dos quais R$ 4,5 bilhões a mais na Previdência Social e R$ 2,9 bilhões destinados para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos do Rio.

Mesmo assim, o Planejamento garantiu em nota que o governo cumprirá a meta fiscal para este ano, que é de um déficit de R$ 170,5 bilhões.

No dia 22, a pasta já havia dito que o ajuste nas previsões seria acomodado na reserva de R$ 18,1 bilhões que havia sido deixada para lidar com esse tipo de risco. Por isso, não havia necessidade de alterar a meta.

"A possibilidade de queda de arrecadação e de aumento de despesas já havia sido considerada quando foi definida a meta de resultado primário para o governo central com uma reserva definida para este fim. Deste modo, não houve necessidade de estabelecer novos limites de empenho para os ministérios com a utilização desta reserva", reiterou o Planejamento em nota publicada na manhã deste sábado.

Leia mais notícias de Brasil

PMDB oficializa candidatura de Marta Suplicy à prefeitura de SP

Posted: 30 Jul 2016 10:49 AM PDT

O PMDB confirmou neste sábado (30) a escolha da ex-prefeita e senadora Marta Suplicy como candidata do partido à prefeitura de São Paulo. A chapa será composta também por Andrea Matarazzo, candidato a vice-prefeito pelo PSD.

A convenção que oficializou a chapa ocorreu na quadra da Escola de Samba Rosas de Ouro, na zona norte da capital paulista.

Em discurso, Marta Suplicy disse que cometeu erros e acertos em sua trajetória e agora está mais preparada para administrar a cidade. Marta foi prefeita de São Paulo de 2001 a 2004. A candidata relembrou a saída do PT, no ano passado, e como foi recebida pelo PMDB.

— Não posso deixar de registrar o quanto sou grata pela oportunidade de estar aqui falando para todos sobre um projeto que não é apenas meu, não é do PMDB, não é do PSD. Não é da Marta, nem do Andrea. É de cada um. É de cada canto desta cidade desigual e fascinante.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Segundo Marta, ela e o companheiro de chapa tem como ponto fundamental a paixão por São Paulo e o desejo de melhorar a cidade.

— Tenho certeza de que a união entre PSD e PMDB, oficializada neste ato, tem a grandeza da nossa cidade e no nosso País. São Paulo precisa de coragem para mudar. São Paulo precisa ser menos desigual e mais tolerante. Precisa deixar de ser uma adversária para os paulistanos para ser sua amiga. Precisa deixar de ser tão árida para ser mais acolhedora. Precisa de gestão.

Matarazzo reforçou que a ideia é reduzir as desigualdades na cidade.

— Significa não apenas formar chapa para a eleição e sim reunir pessoas de bem que querem o bem para nossa cidade e que têm ideias novas, mas que trazem experiência. Um dos objetivos da Prefeitura deve ser reduzir as desigualdades da cidade.

Disputa

Seis partidos já escolheram os candidatos para disputa municipal.

O PRB escolheu o deputado federal Celso Russomanno. O atual prefeito, Fernando Haddad, concorre à reeleição pelo PT, tendo como companheiro de chapa o ex-secretário de Educação do município, Gabriel Chalita.

O PSDB confirmou o empresário João Doria e o deputado federal Bruno Covas como candidatos a prefeito e vice-prefeito.

Pelo PSOL, a deputada federal e ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina concorre à prefeitura, tendo como candidato a vice-prefeito o também deputado federal Ivan Valente.

O candidato da Rede Sustentabilidade é o vereador Ricardo Young. A ativista Carlota Mingolla completa a chapa, concorrendo ao cargo de vice-prefeita.

Pelo Solidariedade, o candidato é o deputado federal Major Olímpio. O candidato a vice-prefeito é David Martins, presidente estadual do partido e dirigente da Força Sindical.

Justiça determina desbloqueio de R$ 38 milhões do Facebook

Posted: 30 Jul 2016 09:47 AM PDT

Bloqueio foi solicitado pelo Ministério Público Federal do Amazonas Paixão & Amor

O Facebook do Brasil conseguiu reverter a decisão da Justiça Federal, que havia bloqueado R$ 38 milhões da empresa. A liminar foi expedida sexta-feira (29) pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.

O bloqueio foi solicitado pelo Ministério Público Federal do Amazonas porque a empresa descumpriu uma determinação judicial que a obrigava a fornecer dados de cadastros e a quebrar o sigilo de mensagens do aplicativo WhatsApp para uma investigação que corre em segredo de justiça.

"Ao conferir proteção absoluta à intimidade, a empresa ultrapassa o limite do razoável, criando um ambiente propício para a comunicação entre criminosos, favorecendo aqueles que cometem crimes graves, como terrorismo, sequestro, tráfico de drogas etc", declarou o procurador da República Alexandre Jabur, autor do pedido, em nota publicada no site do MPF-AM.

Segundo o procurador, o Facebook argumentou que os conteúdos relacionados aos usuários estão sob responsabilidade dos operadores da empresa nos Estados Unidos e na Irlanda, o que exigiria um procedimento de cooperação internacional para cumprir a decisão.

Quando aceitou o pedido do MPF, a Justiça alegou que a decisão reforçava a previsão do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) de aplicar a legislação brasileira mesmo em relação a empresas sediadas no exterior.

O Ministério Público Federal do Amazonas declarou que o bloqueio de recursos do Facebook era uma primeira alternativa para tentar conseguir as informações solicitadas antes de pedir a suspensão do funcionamento do aplicativo, como ocorreu recentemente.

No dia 19 deste mês, os usuários do WhatsApp ficaram quatro horas sem acesso à rede social, por determinação da justiça do Rio de Janeiro, porque a empresa se recusou a repassar dados de usuários do aplicativo para uma investigação.

A reportagem não conseguiu contato com representantes do Facebook no Brasil.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Procuradoria pede ao Uruguai extensão da extradição de 'Comendador'

Posted: 30 Jul 2016 09:10 AM PDT

A Procuradoria-Geral da República, por meio da SCI (Secretaria de Cooperação Internacional, pediu ao Uruguai a extensão da extradição do 'comendador' João Arcanjo Ribeiro, acusado de comandar o crime organizado em Mato Grosso, onde responde por formação de quadrilha, homicídios, lavagem de dinheiro, contrabando, evasão de divisas e operação de instituição financeira irregular.

As informações foram divulgadas no site da Procuradoria-Geral da República.

Arcanjo foi extraditado em 2006 sob acusação de falsificação de documentos, mas, para que ele seja julgado pelos outros crimes que lhe são atribuídos, há necessidade da extensão da extradição. O pedido é referente a 21 denúncias.

Os documentos que instruem a extensão da extradição foram encaminhados ao DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional), do Ministério da Justiça brasileiro.

A documentação foi traduzida pela Secretaria de Cooperação Internacional para o espanhol e aponta 21 acusações contra 'Comendador' Arcanjo — três delas perante a Justiça Federal de Mato Grosso e 18 na Justiça Estadual.

Enquanto o pedido de extensão não for atendido pelo Uruguai, Arcanjo não poderá ser detido, julgado e condenado no território brasileiro pelos outros delitos cometidos antes data de solicitação da extradição de 2006.

Caso isso ocorresse, haveria violação ao 'princípio da especialidade'. O pedido de extradição suplementar está disposto no Acordo de Extradição entre os Estados Partes do Mercosul.

A procuradora da República Samira Engel cuidou do caso na primeira instância no Mato Grosso.

— O julgamento de centenas de fatos criminosos imputados ao acusado está condicionado ao deferimento da extensão da sua extradição.

Segundo Samira, 'o pedido de extensão contempla 21 denúncias'.

— Entretanto, em apenas uma, oferecida pelo Ministério Público Federal, são descritas oitenta e quatro práticas delitivas contra o sistema financeiro.

A procuradora esclarece que o processo de extensão da extradição consiste em instrumento de cooperação internacional com dupla finalidade: a de preservação dos direitos do acusado, sendo analisada sua legalidade; e a de reafirmação dos direitos do Estado requerente, ao viabilizar o julgamento a foragidos que se encontravam no local para o qual a extradição foi requerida.

— Trata-se, portanto, de instrumento fundamental do Estado no combate à criminalidade e à impunidade.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

 

Turquia liberta mais de 750 soldados detidos em tentativa de golpe

Posted: 30 Jul 2016 08:32 AM PDT

ANCARA/ISTAMBUL, Turquia (Reuters) - A Turquia libertou neste sábado mais de 750 soldados que foram detidos após uma tentativa de golpe frustrada, noticiou a mídia estatal, enquanto o presidente Tayyip Erdogan disse que retiraria os processos judiciais contra aqueles que o insultaram, num gesto de "união".

Mais de 60 mil pessoas foram presas, removidas ou suspensas de suas funções por suspeitas de ligação com a tentativa de golpe, no qual tanques, helicópteros e caças foram mobilizados na tentativa de derrubar o governo.

Os aliados ocidentais da Turquia condenaram o golpe, durante o qual Erdogan disse que 237 pessoas morreram e mais de 2.100 ficaram feridas, mas foram surpreendidos pelo tamanho da repressão subsequente.

A agência de notícias estatal Anadolu noticiou que 758 soldados foram libertados sob a recomendação de procuradores, após terem prestado depoimento. Um juiz concordou com a medida, alegando que as detenções era desnecessárias, segundo a Anadolu. Outros 231 soldados continuam sob custódia, disse a agência.

(Reportagem de Yesim Dikmen e Humeyra Pamuk)

Comissão Europeia vê "grande risco" de acordo com Turquia sobre migrantes ruir

Posted: 30 Jul 2016 08:22 AM PDT

ZURIQUE (Reuters) - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, está preocupado com a chance de ruir o acordo firmado com a Turquia em março, sobre como administrar a onda de migrantes em direção à Europa, conforme disse a um jornal austríaco.

"O risco é alto. O sucesso do pacto até agora é frágil. O presidente (turco) Erdogan sugeriu por diversas vezes que quer encerrar o acordo", disse Juncker ao jornal Kurier, ao ser questionado se o acordo poderia ser desfeito.

Caso isso aconteça, "então você pode esperar que novamente os refugiados ficarão esperando às portas da Europa", acrescentou ele, numa entrevista publicada neste sábado.

A Turquia tem até o momento cumprido sua parte do acordo histórico com Bruxelas, cujo objetivo é barrar a imigração ilegal para a Europa via litoral turco, em troca de ajuda financeira e da promessa de retirada da exigência de visto para cidadão turcos viajarem para a maior parte do bloco. Foi oferecida também a aceleração das conversas para que o país seja aceito na UE.

Ancara, entretanto, tem reclamado que a Europa não está fazendo sua parte do acordo, e tem preocupado os líderes da UE com uma forte repressão contra os opositores de Erdogan, especialmente após uma tentativa frustrada de golpe entre os dias 15 e 16 de julho.

(Reportagem de Michael Shields)

Temer visita linha 4 do metrô carioca

Posted: 30 Jul 2016 06:50 AM PDT

A segurança na região de Ipanema foi reforçada por causa da visita Marcelo Camargo/12.07.2016/Agência Brasil

O presidente em exercício, Michel Temer, é esperado na manhã deste sábado (30), para a inauguração da Linha 4 do Metrô, no Rio de Janeiro. O ministro da fazenda, Henrique Meirelles, também deve participar do evento. Temer deverá embarcar na estação Nossa Senhora da Paz, no bairro de Ipanema, na zona sul do Rio. Ele sairá na estação Jardim Oceânico, na barra da Tijuca, zona oeste, onde haverá uma cerimônia de abertura do metrô.

A previsão é que o presidente assista a uma apresentação sobre a obra da Linha 4, ainda na estação Nossa Senhora da Paz. Em seguida, embarca para a estação Jardim Oceânico, na Barra, onde haverá a cerimônia de inauguração do novo trajeto do metrô carioca.

A segurança no bairro de Ipanema foi reforçada, com carros do Exército e soldados armados para receber a visita do presidente. Também há um veículo do Grupo Antibombas e do Corpo de Bombeiros, além da Polícia Militar. Em entrevista para jornalistas estrangeiros em Brasília, nesta sexta-feira (29), Temer disse está fazendo tudo o que é capaz para prevenir um ataque terrorista durante os Jogos Olímpicos, entretanto, não descartou a possibilidade de algum incidente.

— O governo está em alerta. O governo está tranquilo. Eu acredito que haverá paz durante os Jogos Olímpicos", disse Temer. "O que nós não podemos garantir é que alguém um pouco louco não faça algo estúpido.

O presidente em exercício deve retornar à Brasília às 12h40 deste sábado.

A previsão total de gastos na linha 4 do metrô Ipanema - Barra é de R$ 9,7 bilhões. A obra é do Governo do Estado com suporte financeiro do Governo Federal, em PPP (Parceria Público-Privada). É a empreitada mais atrasada e cara dos Jogos Olímpicos: será inaugurada na segunda-feira (1º), mas a princípio só para a "família olímpica" — usuários credenciados para os jogos. Inicialmente, o trecho deveria estar pronto no início de 2016, mas atrasos já deixaram uma das estações para 2018.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Trump diz a Hillary que não vai mais ser "o cara legal"

Posted: 30 Jul 2016 06:30 AM PDT

COLORADO SPRINGS, Colorado, EUA (Reuters) - O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai lançar mão de todos os meios necessários para derrotar a candidata democrata, Hillary Clinton, na corrida à Casa Branca, após ser duramente criticado nos discursos da Convenção Nacional Democrata.

Trump encerrou uma turnê de cinco dias por sete Estados na sexta-feira, no Colorado, onde seus apoiadores gritaram, pelo quinto dia consecutivo, "prendam ela", sempre que o nome de Hillary era mencionado.

Os apoiadores de Trump afirmam que Hillary Clinton merece ser processada pela forma como geriu a política externa norte-americana quando foi secretária de Estado no governo de Barack Obama, usando inclusive sua conta de email particular para tratar de assuntos oficiais.

Ao longo da semana, Trump tentou abafar os pedidos de prisão da democrata, ressaltando que seu objetivo é somente derrotar Hillary na eleição presidencial de 8 de novembro. Mas quando a multidão voltou a gritar na cidade de Colorado Springs, Trump enfim cedeu.

"Estou começando a concordar com vocês, francamente", disse ele. "Chega de ser o cara legal."

Depois, em Denver, ele abrandou o tom ao ouvir novamente o grito da multidão. "Vou dizer o que prefiro fazer, honestamente, que é derrotá-la nas urnas em 8 de novembro. Ela seria um desastre", afirmou ele.

(Reportagem de Steve Holland)

Delcídio manda recado para Lula: "A conta chega para todo mundo"

Posted: 30 Jul 2016 04:34 AM PDT

Delcídio do Amaral também é réu na mesma ação do ex-presidente Divulgação/PT no Senado

Autor da delação que levou à denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador cassado Delcídio Amaral (sem partido-MS) disse na última sexta-fera (30) que "um dia a conta chega para todo mundo".

Delcídio se referia ao fato de Lula ter se tornado réu em ação criminal na Justiça Federal em Brasília por tramar contra a Operação Lava Jato.

O próprio Delcídio também é réu na mesma ação, ao lado de outros cinco acusados de envolvimento em um plano para comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Delcídio foi preso no dia 25 de novembro, por determinação do Supremo Tribunal Federal. Em fevereiro, ele foi solto. Seus depoimentos deram sustentação a várias denúncias da Procuradoria-Geral da República e abertura de inquéritos no âmbito da Lava Jato.

Para o senador cassado, a decisão judicial que recebeu a acusação da Procuradoria contra Lula "só fortalece" suas revelações.

— Isso só fortalece a minha colaboração, mostra a efetividade da minha colaboração. O juiz, assim como a Procuradoria, se aprofundaram com relação a esse episódio da obstrução. As provas foram consideradas suficientes e levaram à denúncia e ao recebimento pela Justiça.

Em troca de sua delação, o ex-senador deverá se livrar de uma eventual pena de prisão, mesmo que condenado na ação por tentativa de obstrução da Lava Jato.

Delcídio disse que está cumprindo todos os termos do acordo de colaboração que firmou com a Procuradoria-Geral da República, que em parecer afirmou que ele não estaria comparecendo quinzenalmente à Justiça e nem morando no endereço declarado.

'Absolvição'

A defesa de André Esteves disse que o juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal em Brasília, "deve ainda examinar se é caso de absolvição sumária ou mesmo de rejeição da denúncia".

— Nós vamos lutar por isso, pois estamos convencidos de que nosso cliente não cometeu nenhuma irregularidade. Não há justa causa para abrir processo penal em bases tão fracas.

O advogado Damian Vilutis, que defende Maurício Bumlai, negou que seu cliente entregou dinheiro a Delcídio para ser enviado a Cerveró ou para os familiares do ex-diretor.

O criminalista Conrado de Almeida Prado, que defende José Carlos Bumlai, afirmou que a aceitação da denúncia já era esperada e que vai se manifestar sobre o caso perante o juiz.

— Vamos pleitear que ela [denúncia] seja rejeitada e, caso seja mantida, a defesa vai provar que José Carlos Bumlai nunca deu dinheiro a Nestor Cerveró ou sua família a fim de comprar silêncio ou impedir o acordo de delação premiada. Tanto isso é verdade que a delação aconteceu, e que o próprio Nestor admitiu em outro processo que não tratou com Bumlai a respeito de nenhuma irregularidade.

Edson Ribeiro disse que "tanto o Ministério Público quanto o juiz foram induzidos a erro por Bernardo, filho de Nestor Cerveró". "Eu jamais tentei obstruir de qualquer forma a Justiça."

A reportagem não conseguiu contato ontem com a defesa de Diogo Ferreira Rodrigues.