USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 24 de julho de 2016

#Brasil

#Brasil


Exame da OAB é adiado após ameaça de bomba

Posted: 24 Jul 2016 02:01 PM PDT

Segundo relatos, houve pânico e correria entre os candidatos no prédio da Unijorge Reprodução/Arquivo Pessoal

Cerca de três mil candidatos que fariam as provas da Ordem dos Advogados do Brasil, em Salvador, na tarde deste domingo (24), passaram por momentos de pânico, pouco antes do início das provas, quando um homem invadiu o prédio da Unijorge, onde se realizaria o exame, e ameaçou explodir o local. Houve correria e gritos, porém não foram encontradas bombas ou armas de fogo com o acusado, que se entregou durante a tarde.

A Polícia Militar, com o esquadrão antibombas, e o Corpo de Bombeiros foram acionados e evacuaram o prédio. Imediatamente iniciaram as negociações com o acusado, que foi mantido na sala 711, no 7º andar da instituição, até por volta das 16h30, quando ele se entregou aos agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

O acusado foi identificado como Frank Oliveira da Costa. Formado em Direito, ele já teria tentado inúmeras vezes obter o registro da Ordem, porém sem sucesso.

Logo após a rendição, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o acusado não portava bombas, nem arma de fogo. Na mochila que carregava tinha apenas roupas. Frank foi preso e levado para Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

"Após averiguações constatamos que não havia nenhuma substância explosiva entre os pertences do acusado", disse o tenente-coronel Coutinho, comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Contratado pela família de Frank, o advogado Marcos Melo chegou ao local pouco antes da rendição. Entretanto, ele desconhecia o que teria motivado o cliente a adotar tal medida extrema. "Ainda não posso falar do que se tratou, ainda preciso tomar pé da situação", comentou.

De acordo com o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, que esteve na Unijorge acompanhando o desenrolar do caso, as provas em Salvador foram suspensas, mas uma nova data para a realização do exame será marcada. "O mais importante é que estão todos bem, ninguém se feriu" declarou, acrescentando que a nova data da prova será publicada no site da OAB nacional e no regional.

Assine o R7 Play e veja a programação da Record online

Presidente do comitê dos Democratas nos EUA renuncia às vésperas de convenção

Posted: 24 Jul 2016 01:45 PM PDT

Por John Whitesides

FILADÉLFIA (Reuters) - A presidente do Comitê Nacional do Partido Democrata, Debbie Wasserman Schultz, renunciou neste domingo em meio a um escândalo envolvendo o vazamento de emails que provocou turbulências nos quadros do partido às vésperas da convenção que vai nomear Hillary Clinton para a corrida pela Casa Branca.

Os ânimos após a esquentada primária entre Clinton e o rival Bernie Sanders se acirraram ainda mais depois que mais de 19 mil emails do Comitê Nacional Democrata vazaram. Os documentos pareceram confirmar a frequente acusação de Sanders de que o comitê sempre teve um favorito na disputa, Clinton.

Sanders havia pedido a renúncia de Wasserman Schultz mais cedo neste domingo.

"Planejamos uma grande e unida convenção e eu espero que a equipe do comitê, que trabalhou tanto para chegarmos a este ponto, tenha o apoio de todos os democratas para realizar a melhor convenção de todas", disse ela em comunicado.

O escândalo foi um duro golpe contra os democratas, que esperavam projetar estabilidade, em contraste com a volatilidade do candidato republicano nomeado na semana passada Donald Trump.

As notícias também ofuscaram as preparações na Filadélfia para a coroação de Clinton como a candidata democrata que enfrentará Trump.

Jovem afegão é preso por ligação com incidente em Munique, diz polícia

Posted: 24 Jul 2016 01:30 PM PDT

BERLIM (Reuters) - A polícia alemã prendeu um afegão de 16 anos neste domingo por suspeita de ligação com o assassinato de nove pessoas por um atirador de 18 anos em Munique, disseram autoridades.

O jovem estava sob investigação por possivelmente ter deixado de denunciar os planos do atirador, que se matou depois do incidente, informou um comunicado da polícia. Ele também pode ter desempenhado algum papel relacionado à publicação no Facebook que convidou pessoas à cena, segundo o documento.

"Há uma suspeita de que o jovem de 16 anos é um cúmplice tácito do ataque (de sexta-feira", disse.

A polícia havia dito antes que o atirador era um iraniano-alemão obcecado por matanças mas que não se inspirou em militância islamita

(Reportagem de Andrea Shalal)

PSOL lança candidatura de Luiza Erundina à prefeitura de São Paulo

Posted: 24 Jul 2016 01:23 PM PDT

Luiza Erundina e o vice Ivan Valente FolhaPress

A ex-prefeita e deputada federal Luiza Erundina teve sua candidatura à prefeitura de São Paulo confirmada neste domingo (24) pelo PSOL, em chapa que tem como candidato a vice-prefeito o também deputado federal Ivan Valente, do mesmo partido.

Erundina discursou na convenção que homologou a chapa do PSOL no Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), região central da capital. Na eleição municipal de outubro, o PSOL terá aliança com o PCB.

— Queremos fazer de São Paulo uma cidade das pessoas, invertendo prioridades e dando poder de decisão ao povo. Contra o vale-tudo da política tradicional, acreditamos que, sim, os sonhos podem governar.

Segundo Ivan Valente, nesse processo, é preciso que todos saiam às ruas e que usem as redes sociais. O deputado ressaltou a necessidade de buscar apoio na juventude paulistana, especialmente a periférica, porque os jovens não presenciaram o governo de Erundina, que, segundo ele, foi a melhor prefeita que São Paulo já teve.

— É um trabalho que será necessário muito apoio, muita coletividade. Nós somos um governo que mora na periferia, (um governo) dos pobres, dos excluídos, dos negros, daqueles que lutam contra o racismo, contra a homofobia, contra a opressão das mulheres.

Estiveram presentes à convenção, em apoio à chapa Luiza Erundina-Ivan Valente, o deputado estadual Carlos Gianazzi, o vereador Toninho Vespoli, a professora Lisete Arelaro, além de representantes do PCB e das entidades Raiz Cidadanista, Partida e Brigadas Populares.

Assine já o R7 Play e veja a programação da Record online

Oficializado como candidato à Prefeitura de São Paulo, Doria prega união interna no PSDB

Posted: 24 Jul 2016 01:10 PM PDT

Doria (centro) na foto oficial com Bruno Covas (direita) e o governador de SP, Geraldo Alckmin Estadão Conteúdo

Confirmado oficialmente como candidato dos tucanos à Prefeitura de São Paulo, o empresário João Doria fez discurso pregando a unidade interna do partido. Doria procurou colar sua candidatura ao governador Geraldo Alckmin, seu padrinho político. Mas fez um movimento todo especial na direção do clã Covas, liderança tradicional do PSDB.

Além de ter como candidato a vice-prefeito o deputado federal Bruno Covas, neto de Mário Covas, Doria fez seguidas referências elogiosas ao vereador Mário Covas Neto, o Zuzinha, filho de Mário Covas.

Apesar disso, a candidatura de Doria é contestada por importantes figuras políticas do PSDB, como o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman, por exemplo. A crise política interna aberta depois da escolha de Doria provocou a saída do partido do vereador Andrea Matarazzo, que migrou para o PSD.

Durante seu discurso, Doria disse que o partido já estava unido e mandou mensagens conciliatória até para os políticos que contestam sua candidatura.

Alckmin

Num dos discursos mais duros que já fez contra o PT, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que "os treze anos do lulopetismo levaram o País a ser saqueado, literalmente".

Alckmin fez a crítica durante a convenção do PSDB que homologou a candidatura do empresário João Doria à Prefeitura de São Paulo. Alckmin lembrou que existem hoje "12 milhões de desempregados" no Brasil, remetendo aos efeitos provocados pelo período de hegemonia do PT no País.

— É um período difícil. Se busca, agora, virar a pagina e reconstruí-la. Há um afastamento, um verdadeiro fosso entre o povo, a sociedade, a vida pública, a política. Tudo isso meio que está afastando as pessoas da política.

Assine o R7 Play e veja a progamação da Record online

Partidos de base e oposição na Turquia marcham lado a lado após golpe fracassado

Posted: 24 Jul 2016 11:55 AM PDT

Por Gareth Jones

ISTAMBUL (Reuters) - Dezenas de milhares de partidários do governo turco e os principais partidos de oposição, geralmente inimigos mordazes, marcharam lado a lado neste domingo em apoio à democracia após um golpe militar fracassado enquanto o presidente Tayyip Erdogan fortalece seu controle sobre o país.

Manifestantes organizaram uma passeata transpartidária "República e Democracia" na praça central de Istambul em espírito de união após a tentativa malsucedida, na qual pelo menos 246 pessoas foram mortas e mais de 2 mil feridas.

Em uma manobra rara, canais pró-governo transmitiram um discurso do pódio do principal líder da oposição, Kemal Killicdaroglu.

"Este é um dia para se unir, um dia para enfrentar golpes e regimes ditatoriais, um dia para deixar a voz do povo ser ouvida", disse ele no evento, organizado pelo seu partido de oposição secularista CHP mas também apoiado pelo partido de bases islamitas AK e por outros grupos da oposução.

"Estamos todos juntos em Taksim hoje. Hoje é um dia em que fizemos história juntos".

Erdogan provavelmente tentará capitalizar sobre o tamanho dqa multidão de todas as orientações políticas para tentar recuperar o controle total sobre o país, um aliado da Otan e importante parceiro na luta contra o Estado Islâmico liderada pelos Estados Unidos.

Em outra demonstração de unidade após o golpe, que foi organizado por uma facção dentro das forças armadas, o chefe da força aérea da Turquia divulgou um raro comunicado ressaltando "obediência absoluta" ao chefe da alta cúpula militar. Alguns membros da força aérea estavam envolvidos no golpe.

MEC não vai conceder bolsas de graduação pelo Ciência sem Fronteiras

Posted: 24 Jul 2016 11:31 AM PDT

Thinkstock

O governo federal não vai conceder novas bolsas de intercâmbio fora do País para alunos de graduação pelo Ciência sem Fronteiras. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é reformular o programa. Já na pós-graduação, diz a pasta, novas bolsas serão lançadas. Outra proposta em análise é financiar o intercâmbio de estudantes do ensino médio público no exterior.

O cancelamento de novos intercâmbios para a graduação foi revelado pelo portal Uol. O titular do MEC, Mendonça Filho, explicou ao jornal O Estado de S. Paulo que os custos elevados do Ciência sem Fronteiras pesaram na decisão.

— (Um intercâmbio de graduação no exterior) Equivale a financiar um curso integral de quatro anos no Brasil, ao preço médio do que o MEC paga no ProUni ou no Fies, para três alunos.

Para o ministro, o programa — uma das principais bandeiras da presidente afastada Dilma Rousseff — tem uma "eficácia discutível" e atinge pouco a população pobre.

Em 2015, o Ciência sem Fronteiras custou R$ 3,7 bilhões, para atender 35 mil bolsistas. De acordo com o MEC, esse mesmo valor foi usado para atender 39 milhões de alunos no programa federal de merenda escolar.

Criado em 2011, o Ciência sem Fronteiras foi criticado pela falta de acompanhamento acadêmico dos intercambistas e por ter pouco impacto científico. Muitos alunos, diz Mendonça Filho, cursavam apenas disciplinas não equivalentes nos currículos brasileiros.

Na primeira fase, 79% das bolsas foram na graduação. Os últimos editais para recrutar novos alunos pelo programa, diz o MEC, foram em 2014. A pasta garante que honrará todos os compromissos com os intercambistas ainda no exterior.

Sobre as bolsas ao ensino médio, a ideia é bancar só alunos de baixa renda. As propostas ainda serão levadas ao presidente em exercício Michel Temer.

Ensino médio

O ministro também promete discutir no Congresso mudanças no ensino médio. Os principais objetivos, defende, são flexibilizar a grade curricular e aumentar as possibilidades de integrar o ensino médio ao técnico.

— Vamos enfatizar a autonomia estadual na construção de modelos e a Base Nacional Comum (currículo único para o ensino básico, atualmente em discussão) vai encaminhar a parte do conteúdo.

Modelos internacionais também serão usados como inspiração para a reforma.

Assine já o R7 Play e veja a programação da Record online

Com presença de Lula, PT oficializa candidatura de Haddad à reeleição em São Paulo

Posted: 24 Jul 2016 11:11 AM PDT

Gabriel Chalita (esquerda) e Fernando Haddad formarão a chapa do PT na disputa da prefeitura

Com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT oficializou a candidatura do prefeito Fernando Haddad à reeleição na convenção do diretório municipal do partido, em São Paulo. O candidato a vice-prefeito será Gabriel Chalita (PDT), ex-secretário municipal de educação.

Estavam presentes na Quadra do Sindicato dos Bancários, no Centro de São Paulo, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o presidente nacional da CUT, Wagner Freitas, e os presidentes dos partidos que compõem a coligação Mais São Paulo: PCdoB, PDT, PR e PROS.

Para o ex-presidente Lula, esta será a eleição municipal mais difícil que o PT já disputou em São Paulo.

— O Haddad cometeu o pecado de não fazer propaganda das coisas que ele fez. A gente tem que fazer propaganda, sim. Se a gente não comunica ao povo nossos feitos, a as pessoas não ficam sabendo das coisas extraordinárias que nós fazemos.

Lula também demonstrou preocupação com o pouco espaço que Haddad terá na TV.

— Temos poucos minutos. Vamos lutar nos debates.

Ao lado de Rui Falcão, Paulo Fiorilo, líder do PT na Câmara Municipal, aproveitou para atacar os adversários de Haddad.

— Tem candidato por aí que mudou de sigla porque queria integrar um partido ético, mas se aliou ao partido (do deputado afastado e ex-presidente da Câmara dos Deputados) Eduardo Cunha.

Fiorilo também cutucou o empresário João Doria, que sugeriu privatizar as ciclofaixas caso seja eleito.

Assine já o R7 Play e veja a programação da Record online

Refugiado sírio é preso na Alemanha depois de matar uma mulher e ferir duas pessoas com Machete

Posted: 24 Jul 2016 10:02 AM PDT

BERLIM (Reuters) - Um refugiado sírio de 21 anos, armado com um machete, matou uma mulher e feriu outras duas pessoas na cidade de Reutlingen, na Alemanha, antes de ser preso, informou a polícia local neste domingo.

O refugiado já havia se envolvido em incidentes anteriores, causando lesões em outras pessoas, informou o porta-voz da polícia. Não há ainda informações de quando o homem chegou à Alemanha ou quando os demais incidentes aconteceram.

O jovem estava aparentemente agindo sozinho, afirmou o policial. "Não existe mais perigo neste momento", disse ele à Reuters.

Esse foi o quarto ato de violência contra civis na Europa ocidental e o terceiro na Alemanha nos últimos 10 dias. Na sexta-feira, um jovem de 18 anos com problemas mentais, obcecado com assassinatos em massa, atirou e matou nove pessoas em Munique antes de se suicidar.

No dia 18 de julho, um jovem refugiado afegão de 17 anos foi morto pela polícia depois de ferir com um machado quatro turistas de Hong Kong e um morador local em um trem próximo à cidade alemã de Wuerzburg.

Quatro dias antes, um tunisiano jogou o caminhão que dirigia sobre uma multidão celebrando a data nacional francesa em Nice, matando 84 pessoas.

O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelos ataques em Nice e Wuerzburg. A polícia alemã afirmou que o atirador de Munique não tinha conexões com radicais islâmicos.

(Por Andrea Shalal)

Líder nas pesquisas, Celso Russomanno é oficializado candidato do PRB à Prefeitura de SP

Posted: 24 Jul 2016 09:48 AM PDT

O deputado federal mais votado do País nas Eleições 2014, Celso Russomanno (SP), foi oficializado neste domingo (24) o candidato do PRB para disputar as eleições municipais de 2016.

Reconhecido como defensor do consumidor, Russomanno é líder nas pesquisas eleitorais na corrida à prefeitura paulistana deste ano. Em seu discurso na convenção do partido, Russomanno destacou que irá continuar com sua atuação junto às pessoas. 

— Eu gosto de ouvir as pessoas na rua. Gosto de saber o que acontece. Quero que vocês reclamem, denunciem. Esse é o nosso objetivo. É assim que vamos governar, nas ruas.

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, participou da convenção e destacou as virtudes de Russomanno para comandar a principal cidade do País nos próximos quatro anos.

— O Celso é um exemplo de um político vocacionado. O político profissional só olha para a próxima eleição. O político vocacionado olha para as próximas gerações. Nós temos visto no Celso Russomanno um político vocacionado. Uma pessoa que está colocando o interesse público, o interesse do cidadão paulistano acima de todos os interesses. E por isso nós vamos juntos continuar caminhando nessa eleição de 2016.

O ministro também falou sobre a última campanha de Russomanno à prefeitura, em 2012.

— O povo vai ter que escolher entre a mentira e a verdade. A mentira prevaleceu em 2012. Nesses últimos quatro anos vivemos um retrocesso porque o povo, levado pelas mentiras, escolheu os políticos profissionais.

Marcos Pereira declarou como resposta a mentiras virão verdades de candidatos.

— Podem falar todas as mentiras a seu respeito porque nós vamos falar a verdade a respeito deles, porque são incompetentes, usurparam o dinheiro do povo e com a mentira estão fazendo com que a nossa cidade de São Paulo regrida. Então não podemos aceitar isso.

Entre os desafios para a administração municipal, Russomanno destacou a questão da saúde como uma das principais.  

— Nós temos feito várias pesquisas para entender o que nós precisamos na cidade de São Paulo, mas mais do que isso nós temos a sensibilidade de ouvir as pessoas nas ruas. E o que mais tem afligido a população de São Paulo é a questão da saúde.

Após o discurso, o candidato atendeu a imprensa e falou sobre a expectativa para a campanha deste ano. 

— Convoco todos os candidatos para a gente fazer uma campanha limpa. Vamos discutir a cidade de São Paulo, vamos propor o que é melhor para São Paulo.

Russomanno também comentou à reportagem sobre o bom posicionamento em pesquisas de intenção de votos.

— A expectativa é a melhor de todas [para a campanha], a gente está muito bem avaliado, fico muito feliz. Recebo todas as pesquisas com muita humildade, mas com alegria também em saber que as pessoas acreditam no meu trabalho e me querem como prefeito da cidade de São Paulo. 

Pesquisas eleitorais

O deputado federal Celso Russomanno lidera a corrida eleitoral à Prefeitura de São Paulo. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no dia 15 de julho, Russomanno tem 25% das intenções de voto. Na segunda posição aparece Marta Suplicy (PMDB) que recebeu 16% das indicações de voto e em terceiro ficou a candidata do PSOL, Luiza Erundina, com 10% das intenções.

O prefeito Fernando Haddad, do PT, que tenta a reeleição, tem 8%. O candidato do PSDB, João Dória, tem 6%. De acordo com a margem de erro da pesquisa, os dois estão em empate técnico. O Datafolha ouviu 1.092 eleitores entre os dias 12 e 13 de julho. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo sob o número SP-02963/2016.

A primeira pesquisa Ibope de intenção de votos também indica Russomanno na liderança com 34% das intenções de voto, seguido por Marta Suplicy com 13% e Luiza Erundina com 9% das intenções de voto.

Haddad aparece na quarta colocação com 8% da preferência. O tucano João Doria Jr. (PSDB) também tem os mesmos 8% dos votos. A pesquisa foi encomendada pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região). Esse recorte considera as intenções de voto estimuladas, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado.

A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Foram ouvidos 602 eleitores entre os dias 16 e 19 de junho. A pesquisa está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) com o número SP-00908/2016.

Sobrinhos da primeira-dama da Venezuela confessaram plano de narcotráfico, diz EUA

Posted: 24 Jul 2016 09:18 AM PDT

NOVA YORK (Reuters) - Dois sobrinhos da primeira-dama da Venezuela presos em novembro acusados de narcotráfico confessaram estar envolvidos em planos para enviar cocaína aos Estados Unidos, segundo registros do processo nas cortes americanas.

Os detalhes das confissões de Franqui Francisco Flores de Freitas, 30 anos, e Efraín Antonio Campo Flores, 29 anos, estão em documentos que fiscais americanos apresentaram na sexta-feira à noite na corte federal de Manhattan.

Os papéis incluem resumos de entrevistas da Administração para Controle de Drogas (DEA, na sigla em inglês) feitas durante um voo em 10 de novembro do Haiti para Nova York, onde os dois sobrinhos de Cilia Flores - mulher do presidente venezuelano Nicolás Maduro - foram presos.

Os resumos foram apresentados como prova para uma moção dos oficiais do DEA que se opõem à intenção de manter em segredo de justiça suas declarações depois da prisão, sob o argumento de que não entenderam exatamente quais eram seus direitos pela lei americana.

Os dois estão presos sem direito à fiança desde novembro de 2015.

De acordo com os registros do DEA, Campo Flores disse que ele e Flores de Freitas planejavam conseguir cocaína com um homem que, por sua vez, a obtinha com o grupo Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Antes da convenção do PSOL, Erundina afirma que articular mobilidade urbana é uma necessidade

Posted: 24 Jul 2016 09:14 AM PDT

A candidata Luiza Erundina terá como vice o deputado Ivan Valente FolhaPress

A deputada Luiza Erundina apontou a articulação dos sistemas de transporte da capital e de demais municípios da Região Metropolitana como uma das medidas a serem adotadas para melhorar a mobilidade urbana da cidade, caso seja eleita prefeita da cidade de São Paulo, no pleito deste ano. Erundina falou com a imprensa há pouco, antes do início da convenção do Psol, no Diretório Municipal do partido.

O evento marca a oficialização da candidatura de Erundina à Prefeitura e do deputado Ivan Valente (SP) a vice-prefeito.

Juiz eleitoral dá 48h para Doria explicar discurso em jantar pago por empresa

Alckmin dá pasta ao PP após partido apoiar João Doria

Também neste domingo (24) estão acontecendo as convenções que confirmarão as candidaturas a prefeito de Celso Russomanno (PRB), Fernando Haddad (PT) e João Dória Júnior (PSDB).

"Uma solução só, um sistema só, não dá conta da complexidade e da dinâmica de uma cidade que se transforma anualmente", disse Erundina. "As pessoas moram em uma cidade e trabalham em outra. É necessário ter uma ação articulada entre a capital e os municípios da Região Metropolitana para potencializar e articular soluções".

Erundina também afirmou que pretende tomar medidas para o crescimento econômico de São Paulo, embora não tenha dado maiores detalhes sobre quais iniciativas poderão ser adotadas nesse sentido. "São Paulo representa quase 15% do PIB. Queremos imprimir iniciativas de governo voltadas ao crescimento econômico da cidade, para que se possa, com a economia crescendo, ampliar a capacidade de resposta das políticas públicas e sociais".

Candidato à vice-prefeitura de São Paulo na chapa do Psol, o deputado Ivan Valente destacou o combate à desigualdade como um dos focos da chapa. "É preciso inverter as prioridades e atender os mais necessitados, como os pobres da cidade".

Erundina ainda indicou que outras prioridades do potencial governo Psol estão na articulação de ações da secretaria de Cultura em conjunto coma s pastas de Educação e Comunicação, além de uma preocupação com questões ambientais da cidade.

Doria Jr. dispara contra Matarazzo e rebate suposta vantagem com verba de R$ 1,5 mi do governo Alckmin

Movimento antirracismo protesta no Rio contra a violência policial

Posted: 24 Jul 2016 06:34 AM PDT

Rio está sofrendo com uma onde de crimes em meio à recessão econômica, o crescimento do desemprego e cortes no orçamento de segurança FolhaPress

Ativistas norte-americanos do movimento antirracismo "Black Lives Matter" marcharam com companheiros brasileiros pelo centro do Rio de Janeiro, neste sábado (23), para protestar contra a violência policial, às vésperas da primeira Olimpíada da América do Sul, que a cidade sedia no próximo mês.

Os ativistas, mais conhecidos pelas suas campanhas contra a brutalidade da polícia e o uso de perfis raciais nos Estados Unidos, viajaram ao Rio de Janeiro para destacar semelhanças com suas causas no Brasil.

O país, o maior da América Latina, tem mais de 200 milhões de habitantes, a maioria dos quais identifica-se como negros ou pardos. Os que têm a pele mais escura, no entanto, enfrentam restrições econômicas e sociais, em comparação com os brancos, assim como um índice dramaticamente maior de conflitos com a polícia.

Foto de ativista negra desafiando sozinha neonazistas se torna símbolo de luta contra racismo

Organizado por um grupo de seis ativistas associados com o movimento norte-americano, a marcha de sábado incluiu aproximadamente 200 ativistas brasileiros e uma cerimônia na Candelária, o local de um massacre em 1993, no qual um esquadrão de extermínio, que incluiu policiais de folga, matou oito crianças e adolescentes que dormiam nos degraus da igreja.

"O mais importante que podemos fazer é construir juntos e mobilizar nosso povo para espalhar a mensagem", disse Daunasia Yancey, ativista de Boston do Black Lives Matter, notando o que ela chamou de índices "astronômicos" de mortes entre negros em conflitos com a polícia no Brasil.

Mesmo na preparação para sediar a Olimpíada, que começa em 5 de agosto, o Rio está sofrendo com uma onde de crimes em meio à recessão econômica, o crescimento do desemprego e cortes no orçamento de segurança.

Apesar de melhoras pequenas, mas graduais, na violência policial ao longo das últimas duas décadas, mesmo as autoridades brasileiras reconhecem níveis ainda assombrosos de uso de força letal pelos policiais no Rio e em outras grandes cidades.

Ao longo de maio, o último mês em que há estatísticas disponíveis, 322 pessoas morreram em conflitos com a polícia do Rio de Janeiro, um aumento de 5,6 por cento em comparação com 2015.

De acordo com um recente relatório da Human Rights Watch, uma organização não governamental, a polícia, no decorrer da última década, matou mais de 8.000 pessoas no estado do Rio de Janeiro, 75% dos quais eram homens negros.

Ativista saudita é comparada a Rosa Parks ao lutar contra racismo e sexismo

Ministro do TCU dá mais 30 dias para defesa de Dilma sobre contas de 2015

Posted: 23 Jul 2016 07:22 PM PDT


O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro concedeu mais 30 dias corridos de prazo para que a presidenta afastada Dilma Roussef apresente defesa sobre os questionamentos do TCU a respeito das contas do governo de 2015. A decisão, tomada na noite de sexta (22), foi confirmada neste sábado (23) pela assessoria do tribunal.

Em junho deste ano, os ministros do TCU aprovaram por unanimidade o relatório do ministro José Múcio.

Na ocasião, mesmo já tendo apontado a repetição de irregularidades, a exemplo do ocorrido em 2014, o ministro informou não ter condições de as contas serem apreciadas pelo tribunal e concedeu prazo de 30 dias para que a presidenta respondesse os questionamentos feitos pelo TCU.

Marqueteiros do PT afirmam que receberam R$ 14,7 milhões de caixa dois em campanha de Dilma

O prazo normal terminaria neste domingo (24). O prazo adicional de 30 dias começa a valer a partir da notificação, o que pode ocorrer na segunda-feira (25).

Leia mais notícias de Brasil e Política

Marqueteiro do PT diz que é preciso 'rasgar véu de hipocrisia' sobre doações eleitorais

Ao todo, foram apresentados 19 questionamentos pelo TCU e outros cinco pelo Ministério Público.