USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 22 de julho de 2016

#Brasil

#Brasil


Hillary escolhe senador Tim Kaine como vice em chapa presidencial nos EUA

Posted: 22 Jul 2016 05:42 PM PDT

Por John Whitesides e Richard Cowan

WASHINGTON (Reuters) - A candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, escolheu nesta sexta-feira o senador Tim Kaine como seu candidato a vice, fazendo uma opção segura que a ajudará a apresentar a chapa democrata como uma alternativa firme à imprevisível campanha do candidato republicano Donald Trump.

A escolha de Kaine, que se auto-descreve como uma pessoa "entediante" do Estado da Virginia com ampla experiência governamental, pode agradar eleitores independentes e moderados, mas também pode irritar grupos contrários à sua defesa por um acordo de livre comércio com a Ásia.

Mas o ex-governador da Virginia e ex-prefeito de Richmond, que tem 58 anos e fala espanhol, se encaixa no critério de Hillary que defendia um candidato a vice capaz que esteja pronto para assumir a Presidência caso seja necessário.

Hillary fez o anúncio da escolha de Kaine em sua conta no Twitter após o primeiro dia de um período de dois dias de eventos de campanha na Flórida.

Petrobras aceita compartilhar controle da BR Distribuidora para atrair sócio

Posted: 22 Jul 2016 05:10 PM PDT

Por Marta Nogueira e Jeb Blount

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras decidiu reformular o modelo de busca por sócios na BR Distribuidora, passando a aceitar ofertas pelo controle compartilhado de sua subsidiária de combustíveis, numa operação que deverá ser concluída no início do próximo ano.

A decisão foi aprovada pelo Conselho de Administração nesta sexta-feira, menos de dois meses após Pedro Parente assumir o comando da empresa, em uma reunião marcada por uma série de medidas que buscam facilitar a obtenção de recursos e cancelar investimentos que não seriam lucrativos para a petroleira em refino.

No modelo de venda da BR, haverá uma estrutura societária que envolverá as classes de ações ordinárias e preferenciais, de forma que a Petrobras permaneça majoritária no capital total, mas com uma participação de 49 por cento no capital votante.

"Até o fim do ano, a gente espera receber as ofertas vinculantes com relação a esse modelo de venda... (um possível fechamento) ficaria para o início do ano que vem", afirmou nesta sexta-feira a gerente-executiva de Aquisições e Desinvestimentos da petroleira estatal, Anelise Quintão Lara, em uma conferência com jornalistas por telefone.

A reformulação do modelo de vendas da BR Distribuidora, formalmente nomeada Petrobras Distribuidora, ocorreu depois que houve um baixo interesse pelo modelo ofertado inicialmente, onde a Petrobras ainda teria o controle, segundo a executiva.

Anelise explicou que, das três propostas recebidas pela petroleira, duas previam o controle compartilhado, embora o modelo proposto inicialmente pela Petrobras não fosse esse.

O novo modelo de venda, segundo ela, busca maximizar o valor do negócio de distribuição de combustíveis, atender os objetivos estratégicos da Petrobras e manter a operação integrada na cadeia do petróleo.

A executiva explicou que quando o processo de venda for colocado no mercado haverá uma minuta de um acordo de acionistas que irá refletir questões estratégicas para a Petrobras, onde os proponentes poderão ter uma maior clareza sobre o negócio.

Apesar do prolongamento do processo de venda da subsidiária, a Petrobras manteve a meta de desinvestir mais de 14 bilhões de dólares ainda neste ano. Segundo Anelise, a empresa tem um portfólio de ativos que podem ser negociados.

A executiva explicou ainda que o modelo adotado para a venda da BR Distribuidora "com certeza" poderá ser adotado para a oferta de participações em outras empresas do sistema Petrobras.

Em um comunicado, a Petrobras informou ainda nesta sexta-feira que terá uma entrada de caixa de 464 milhões de dólares com a venda de sua subsidiária Petrobras Chile para a Southern Cross Group e que a previsão é de que o negócio seja concluído no prazo de três a quatro meses.

None

DECISÕES NO REFINO

O Conselho de Administração da empresa também aprovou uma reavaliação do projeto Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e da Refinaria do Nordeste (Rnest), também conhecida como Abreu e Lima, em Pernambuco.

Na reunião, o colegiado determinou o cancelamento dos projetos da segunda unidade de refino do Comperj (trem 2, no jargão do setor) e da unidade de lubrificantes do empreendimento.

Além disso, permitiu a continuidade das atividades de implementação da unidade de processamento de gás natural e postergou investimentos de outras partes do trem 1 até dezembro de 2020, orientando que continuem os esforços em busca de parceiros para dar continuidade aos investimentos.

Sobre a Rnest, o Conselho permitiu que a empresa realize contratações para a conclusão de uma unidade de abatimento de emissões e demais obras do trem 1, que permitirão que a empresa opere com 100 por cento da capacidade dessa unidade.

Já a respeito das obras do trem 2 da Rnest, a empresa informou que a decisão final será apresentada no próximo Plano de Negócios e Gestão, previsto para ser publicado até outubro.

Tiroteio em shopping de Munique deixa 10 mortos; suspeito se matou

Posted: 22 Jul 2016 05:06 PM PDT

Por Joern Poltz e Jens Hack

MUNIQUE (Reuters) - Um tiroteio em um shopping center movimentado de Munique nesta sexta-feira deixou 10 pessoas mortas, incluindo um possível atirador, no terceiro ataque a civis nos últimos oito dias na Europa Ocidental e que espalhou pânico na cidade alemã.

O homem encontrado morto perto do local do tiroteio se matou e era provavelmente o único atirador no ataque, disse um porta-voz da polícia de Munique.

Mais cedo, a polícia tinha dito que estava procurando até três suspeitos do ataque, citando relatos de testemunhas. Já na madrugada de sábado (horário local), um porta-voz policial disse que agora considerava provável que apenas um homem foi o responsável pelo tiroteio.

Após os tiros, autoridades recomendaram que as pessoas deixassem as ruas enquanto a cidade -a terceira maior da Alemanha- estava sob bloqueio, com transporte parado e rodovias interditadas. A cidade foi colocada sob estado de emergência, e a polícia procurava pelos supostos suspeitos.

"Estamos dizendo ao povo de Munique que existem atiradores em fuga que são perigosos", afirmou um porta-voz policial na sexta-feira. "Estamos pedindo às pessoas para ficar em casa."

Com forças especiais pela cidade, algumas pessoas permaneceram escondidas no shopping center Olympia, que a polícia disse ter sido esvaziado.

"Muitos tiros foram disparados, não posso dizer quantos, mas foi bastante", disse um funcionário de loja escondido dentro do shopping.

Foi o terceiro grande ato de violência contra civis na Europa Ocidental em oito dias. Ataques anteriores na França e na Alemanha foram reivindicados pelo grupo militante Estado Islâmico.

Um porta-voz da polícia declarou que não havia nenhuma indicação imediata de que era um ataque islamita, mas estava sendo tratado como um incidente terrorista.

Sexta-feira é também o aniversário de cinco anos do massacre de Anders Behring Breivik na Noruega, em que ele matou 77 pessoas. Breivik é um herói para os militantes de extrema-direita na Europa e na América.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade, mas apoiadores do Estado Islâmico comemoraram nas redes sociais. "O Estado islâmico está se expandindo na Europa", dizia um tuíte.

O ataque ocorreu cinco dias depois de um adolescente de 17 anos que pediu asilo na Alemanha agredir passageiros de um trem com um machado. A polícia da Baviera o matou a tiros após ele ferir quatro pessoas de Hong Kong e um morador local no trem enquanto fugia. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque.

O shopping Olympia fica perto do Estádio Olímpico de Munique, onde o grupo militante palestino Setembro Negro fez 11 atletas israelenses reféns durante os Jogos de 1972 e mais tarde os matou.

Preso mais um suspeito de planejar atos terroristas no Brasil

Posted: 22 Jul 2016 04:45 PM PDT

Operação prendeu 11 pessoas em diferentes Estados REUTERS/Stoyan Nenov

Um dos 12 brasileiros envolvidos na Operação Hashtag, que investiga um grupo virtual acusado de planejar atos terroristas no País, entregou-se no fim da tarde desta sexta-feira (22) a policiais federais em Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso.

Ontem (21), 10 pessoas foram presas em diferentes Estados e encaminhadas para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Polícia Federal, o suspeito também será encaminhado a um presídio federal após ser ouvido pelos agentes. Ele se entregou por volta das 18h na cidade mato-grossensse, que faz fronteira com a Bolívia.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Com a prisão desta sexta-feira, resta um brasileiro foragido na operação da PF (Polícia Federal) que investiga a possível participação de brasileiros em organização criminosa de alcance internacional, como uma célula do Estado Islâmico.

Ao concordar com os pedidos de prisão, a 14ª Vara Federal de Curitiba expediu 12 mandados de prisão temporária por 30 dias, podendo ser prorrogados por mais 30.

CPFL vê caminho aberto para aquisições no setor elétrico enquanto aguarda chineses

Posted: 22 Jul 2016 04:32 PM PDT

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - O setor elétrico do Brasil deverá ter intensa movimentação a partir deste segundo semestre, com diversas operações de fusões e aquisições sendo destravadas por melhorias na regulação, afirmou nesta sexta-feira o presidente da CPFL Energia, maior elétrica privada do país, que poderá ter em breve a chinesa State Grid como controladora.

Segundo André Dorf, deverá haver uma retomada na atração de investidores estrangeiros devido à postura mais alinhado ao mercado do governo interino do presidente Michel Temer, o que poderá gerar interesse mesmo por ativos da combalida estatal federal Eletrobras, que decidiu privatizar até o final de 2017 todas suas distribuidoras de energia, além de tentar se desfazer também de ativos de geração e transmissão.

"Combinando a estabilidade regulatória e essa mudança de postura (do governo), abre uma avenida para outras discussões que são mais estratégica para o setor, como a consolidação e as privatizações... vai ter um ambiente favorável para atração de investidores estrangeiros... até o início do ano, a questão regulatória travava... agora começa a ter mais convergência de preços entre vendedor e comprador", afirmou Dorf.

O executivo, que assumiu a presidência da CPFL em 1 de julho, preferiu não dar muitos detalhes sobre o interesse da companhia nas oportunidades que poderão aparecer nesse contexto.

Segundo ele, a CPFL avaliará todas oportunidades, mas a estratégia dependerá, em parte, da visão dos chineses sobre o negócio.

A State Grid ofereceu cerca de 5,8 bilhões de reais pela fatia de uma das controladoras da CPFL, a Camargo Corrêa, e estendeu a proposta também ao restante do bloco de controle, formado por Previ e Bonaire.

"Para nós, existem dois cenários prováveis. Ou só a Camargo vende sua fatia e seguimos nossa rota... outra possibilidade é todos venderem. É uma alternativa igualmente empolgante... mas a gente não conhece ainda a estratégia deles (chineses) para a CPFL", afirmou Dorf. Ele também não quis comentar prazos para o andamento da transação.

Segundo ele, a CPFL possui possibilidades de expansão em geração convencional, com hidrelétricas e termelétricas, com foco em oportunidades de aquisição; em renováveis, por meio de novos projetos ou aquisições de sua subsidiária CPFL Renováveis; e em distribuição, segmento no qual a companhia avaliará ativos que venham a ser oferecidos ao mercado.

A CPFL analisará inclusive as distribuidoras que a Eletrobras pretende vender, que segundo Dorf podem atrair competição de investidores caso o preço dos ativos seja bem definido. "Ao preço certo deve ter disputa, sim. Tem muita gente olhando para o Brasil", afirmou.

Governo brasileiro condena e repudia ataque em Munique

Posted: 22 Jul 2016 04:04 PM PDT

Itamaraty afirma que não há informações de vítimas brasileiras BBC Brasil

O Ministério das Relações Exteriores repudiou e condenou o tiroteio ocorrido na tarde desta sexta-feira (22) em Munique, na Alemanha, que deixou pelo menos nove mortos.

Segundo o Itamaraty, ainda não há informações de vítimas brasileiras. Por meio de nota à imprensa, o órgão informou que o governo brasileiro "condena o ataque".

— Ao expressar seu repúdio ao ato de violência, cujas circunstâncias ainda não estão claras, o governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo da Alemanha e presta suas condolências aos familiares das vítimas.

De acordo com o ministério, as representações do Brasil na Alemanha estão à disposição de brasileiros.

Vídeo mostra pessoas correndo de shopping após tiroteio na Alemanha

PGR pede urgência em julgamento de Gleisi e Paulo Bernardo

Posted: 22 Jul 2016 03:25 PM PDT

PGR sustenta que há provas evidentes de crime cometidos por Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann Dida Sampaio/19.04.2008/Estadão Conteúdo

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) urgência no julgamento da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e do marido dela, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo.

Em maio, Gleisi e Bernardo foram denunciados ao Supremo sob a acusação de receber R$ 1 milhão para campanha da senadora em 2010 e, de acordo com depoimentos de delatores, o valor é oriundo de desvios de contratos da Petrobras. Ambos foram citados nas delações do doleiro Alberto Youssef.

Na manifestação enviada ao Supremo, a procuradoria sustenta que há provas evidentes dos crimes.

— Há se reiterar que, segundo compreensão do MPF, há evidentes e hígidos elementos concretos para o recebimento da denúncia – que não deixam de existir diante das versões narradas nas respostas à acusação sob exame.

Na defesa encaminhada ao Supremo, a defesa da senadora alegou que as acusações são "meras conjecturas feitas às pressas" em função de acordos de delação premiada.

— A requerida [senadora] jamais praticou qualquer ato que pudesse ser caracterizado como ato ilícito, especialmente no bojo do pleito eleitoral ao Senado Federal no ano de 2010, na medida em que todas as suas contas de campanha foram declaradas e integralmente aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Petrobras aprova venda de controle de capital votante da BR Distribuidora

Posted: 22 Jul 2016 03:21 PM PDT

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta sexta-feira uma reformulação na busca de sócio para a BR Distribuidora, com o qual irá compartilhar o controle, como forma de facilitar a venda da distribuidora de combustíveis, informou a companhia em um comunicado.

No modelo de venda, haverá uma estrutura societária que envolverá as classes de ações ordinárias e preferenciais, de forma que a Petrobras fique majoritária no capital total, mas com uma participação de 49 por cento no capital votante.

A mudança acontece após a Petrobras concluir que as três propostas pela subsidiária não atendiam aos objetivos da empresa. Com isso, decidiu encerrar o processo competitivo que estava em curso e iniciar uma nova modalidade de venda.

O novo modelo de venda, segundo a companhia, busca maximizar o valor do negócio de distribuição de combustíveis, atender os objetivos estratégicos da Petrobras e manter a operação integrada na cadeia do petróleo.

"Será condição para a conclusão da transação que questões estratégicas para a Petrobras estejam adequadamente refletidas na estrutura da parceria", disse a empresa no comunicado.

O Conselho de Administração da empresa também aprovou uma reavaliação do projeto Comperj e da Refinaria Abreu e Lima.

None

None

None

(Por Marta Nogueira)

Homens armados matam ao menos 8 em shopping de Munique; atiradores estão foragidos

Posted: 22 Jul 2016 03:01 PM PDT

Por Joern Poltz e Jens Hack

MUNIQUE (Reuters) - Homens armados atacaram um shopping center movimentado de Munique nesta sexta-feira e mataram ao menos oito pessoas, em uma ação que a polícia afirmou ser um ataque terrorista e espalhou o pânico na cidade alemã.

Autoridades recomendaram que as pessoas deixassem as ruas enquanto a cidade -a terceira maior da Alemanha- estava sob bloqueio, com transporte parado e rodovias interditadas.

Um porta-voz da polícia disse que três homens armados estavam foragidos após o tiroteio inicial. A cidade foi colocada sob estado de emergência, e a polícia estava à procura dos suspeitos.

"Estamos dizendo ao povo de Munique que existem atiradores em fuga que são perigosos", afirmou o porta-voz policial. "Estamos pedindo às pessoas para ficar em casa."

A polícia informou que oito pessoas foram mortas e havia um número indeterminado de feridos. Um nono corpo foi encontrado, e as autoridades estavam analisando se era de um dos atiradores.

O jornal de Munique TZ disse que um dos atiradores estava morto. Segundo a revista alemã Focus, um suspeito atirou na própria cabeça. A Reuters não pôde confirmar imediatamente os relatos.

Com forças especiais pela cidade, algumas pessoas permaneceram escondidas no shopping center Olympia, que a polícia disse ter sido esvaziado.

"Muitos tiros foram disparados, não posso dizer quantos, mas foi bastante", disse um funcionário de loja escondido dentro do shopping.

Foi o terceiro grande ato de violência contra civis na Europa Ocidental em oito dias. Ataques anteriores na França e na Alemanha foram reivindicados pelo grupo militante Estado Islâmico.

Um porta-voz da polícia declarou que não havia nenhuma indicação imediata de que era um ataque islamita, mas estava sendo tratado como um incidente terrorista.

Sexta-feira é também o aniversário de cinco anos do massacre de Anders Behring Breivik na Noruega, em que ele matou 77 pessoas. Breivik é um herói para os militantes de extrema-direita na Europa e na América.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade, mas apoiadores do Estado Islâmico comemoraram nas redes sociais. "O Estado islâmico está se expandindo na Europa", dizia um tuíte.

O ataque ocorreu cinco dias depois de um adolescente de 17 anos que pediu asilo na Alemanha agredir passageiros de um trem com um machado. A polícia da Baviera o matou a tiros após ele ferir quatro pessoas de Hong Kong e um morador local no trem enquanto fugia. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque.

O shopping Olympia fica perto do Estádio Olímpico de Munique, onde o grupo militante palestino Setembro Negro fez 11 atletas israelenses reféns durante os Jogos de 1972 e mais tarde os matou.

Presidente da Câmara quer mais informações de área econômica sobre novos reajustes de funcionalismo

Posted: 22 Jul 2016 02:28 PM PDT

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira que vai pedir mais explicações à área econômica do governo sobre a nova proposta de aumento do funcionalismo público e quer um tempo hábil para que os parlamentares possam discutir a matéria antes de colocá-la em votação no plenário da Casa.

O governo anunciou na quinta-feira que será concedido reajuste para categorias que fizeram acordos em 2016. Serão enviados ao Congresso Projetos de Lei (PLs) referentes àqueles assinados formalmente entre fevereiro e maio deste ano. Em nota, o Ministério do Planejamento informou que os acordos envolvem auditores fiscais da Receita Federal, delegados e agentes da Polícia Federal, médicos peritos do INSS, entre outros.

Segundo o Planejamento, o impacto dos reajustes em 2016 está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano. Os impactos nos anos seguintes serão incorporados nas respectivas LOAs.

"Eu vou pedir que a equipe econômica tenha diálogo transparente e bem profundo... Temos que ter clareza sobre o que estamos votando", disse Maia a jornalistas no Rio de Janeiro.

"Vamos aprofundar cada detalhe, cada um dos projetos, para que a matéria chegue ao plenário com esclarecimento objetivo e o deputado vote da forma consciente que está votando", acrescentou.

Criticado por autorizar o reajuste dos servidores, o presidente interino Michel Temer defendeu mais de uma vez as negociações. Alega que os valores concedidos estão previstos no Orçamento e ficaram abaixo da inflação.

Durante um evento de agronegócio, em São Paulo, chegou a dizer que, se não fechasse os reajustes, haveria risco de greve do funcionalismo, o que "seria desastroso" para o país.

O Congresso retoma os trabalhos em agosto, após um período de recesso, e Maia prometeu ainda intensificar a votação de medidas que possam estimular a recuperação da economia brasileira.

"Vamos priorizar a agenda de superação da crise econômica... como projeto do pré-sal, renegociação das dívidas dos Estados, a regulação dos fundos de pensão e a PEC (proposta de emenda à Constituição) do teto de gastos", afirmou.

None

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Estoques privados de café do Brasil caem 5,4% em 2016, diz Conab

Posted: 22 Jul 2016 02:05 PM PDT

SÃO PAULO (Reuters) - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou queda de 5,4 por cento nos estoques privados de café do Brasil em 31 de março de 2016 ante o mesmo período de 2015, para 13,59 milhões de sacas de 60 kg, segundo relatório publicado nesta sexta-feira.

Do total apurado no levantamento, realizado antes do início da colheita deste ano no maior produtor e exportador global, 12,47 milhões de sacas se referem ao café arábica e 1,12 milhão de sacas de robusta.

Após três quedas consecutivas na safra nacional, os estoques privados totais de café divulgados pela Conab para 2016 foram os menores desde os registrados em 2013, quando a estatal apurou 11,8 milhões de sacas, sendo 10,7 milhões de arábica e 1,1 milhão de robusta.

Os estoques de arábica registrados pela Conab em Minas Gerais correspondem a 76 por cento dos estoques privados desta variedade no Brasil.

Na semana passada, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) disse que o Brasil esgotou boa parte de seus estoques, com fortes exportações e um consumo interno consistente.

Pela metodologia do Cecafé, o ano comercial 2015/16, encerrado em junho, registrou queda de 3,8 por cento nos embarques de café verde, que totalizaram 31,79 milhões de sacas no período. A queda nas exportações foi atribuída, em grande parte, à falta de disponibilidade de produto.

A corretora Escritório Carvalhaes, de Santos (SP), destacou em relatório que as exportações brasileiras nos meses de abril, maio e junho somaram 7,36 milhões de sacas e que o consumo interno brasileiro no mesmo período foi de aproximadamente 5 milhões de sacas, em um cálculo conservador.

Desta forma, os estoques brasileiros chegariam em 30 de junho em cerca de 1,23 milhão de sacas.

"O levantamento confirma que iniciamos o novo ano-safra brasileiro (julho de 2016 a junho de 2017) com estoques de passagem praticamente zerados", disse a corretora.

None

(Por Roberto Samora e Gustavo Bonato)

Polícia confirma 6 mortes em tiroteio em Munique

Posted: 22 Jul 2016 12:47 PM PDT

MUNIQUE (Reuters) - Seis pessoas foram mortas e muitas ficaram feridas no tiroteio em um shopping center na cidade alemã de Munique nesta sexta-feira, e os atiradores ainda estão foragidos, disse um porta-voz da polícia.

"Estamos dizendo ao povo de Munique que existem atiradores em fuga que são perigosos", afirmou o porta-voz a repórteres, acrescentando que a polícia procura por três autores.

"Estamos pedindo que as pessoas fiquem em casa."

(Reportagem de Robin Pomeroy)

Sem decisão sobre reajuste, Brasil recebe mais 1,2 mil médicos cubanos

Posted: 22 Jul 2016 11:59 AM PDT

Sem fechar negociação sobre reajuste salarial, o Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira, 22, a chegada de mais 1,2 mil cubanos para reposição de vagas no programa Mais Médicos. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, também demonstrou a intenção de que as bolsas para estrangeiros sejam "provisórias" e que o projeto passe a ser composto apenas por médicos brasileiros.

 

De acordo com Barros, 1,5 mil vagas serão repostas até setembro, quando vencem os primeiros contratos do programa, firmados em 2013. Além dos médicos cubanos, profissionais de outras nacionalidades e brasileiros também farão parte do grupo. O ministro também anunciou a abertura de 502 novas vagas no programa.

 

Apesar do anúncio, o Mais Médicos vive um impasse diante do reajuste da bolsa dos profissionais. Ao todo, 18.240 médicos atuam na iniciativa, sendo que a maior parte deles (11.429) veio de Cuba. O país, entretanto, tenta negociar com o Brasil um aumento no benefício, que nunca sofreu reajustes desde quando foi criado, em 2013.

 

Cuba teria pedido um aumento de 30% na bolsa dos médicos, mas o governo brasileiro teria oferecido apenas 10%. De acordo com Barros, o ministério está aberto à negociação, mas não existem possibilidades de reajuste em 2016. "Não é possível, porque não há dotação orçamentária. Propomos um reajuste inicial para a renovação do contrato. Depois, para cada ano que passar, haverá correção pela inflação. É a nossa proposta", disse o ministro sem mencionar valores do reajuste inicial.

 

Cubanos recebem menos

 

O programa oferta a mesma bolsa de R$ 10 mil a todos os profissionais, independentemente da nacionalidade. Mas no pagamento final, os médicos de Cuba recebem apenas entre R$ 2,5 mil e R$ 4 mil. Isso acontece porque, no caso dos cubanos, o contrato é intermediado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que repassa entre 60% e 75% do salário dos médicos para o governo cubano.

 

Barros preferiu não entrar no impasse sobre quanto do valor da bolsa dos médicos cubanos é repassado para o governo da ilha caribenha e afirmou que essa questão concerne à Opas. "Pagamos o valor das bolsas à Opas, e é ela quem convoca e traz os médicos cubanos", disse.

 

O representante da Opas no Brasil, Joaquim Molina, também não quis se delongar e transferiu a questão para o governo cubano. "Os médicos chegam ao Brasil sob um contrato que fazem entre o Ministério da Saúde de Cuba com o exterior, mesma instituição que detém todos os contratos de Cuba com mais de 60 países. Realmente, existe aí um contrato", disse.

 

No evento desta sexta-feira em Brasília, que anunciou a reposição das vagas, foram recebidos 300 dos novos 1,2 mil médicos cubanos. Entretanto, nenhum deles quis falar sobre a questão do repasse da bolsa. Quando procurados, os médicos se limitavam a responder que foram "orientados a não falar".

 

Provisório

 

Novamente, o ministro da Saúde reforçou a intenção de que o programa Mais Médicos substitua, aos poucos, os profissionais estrangeiros por brasileiros. Questionado sobre o encerramento do programa, Barros desconversou. "Os efeitos dos programas são permanentes, mas a presença dos bolsista é transitória. O que está claro é que a operação de contratação de bolsistas se dará até que todos os postos de trabalho sejam preenchidos por residentes médicos brasileiros", afirmou sem determinar um prazo.

 

De acordo com Barros, o programa tem três eixos: o atendimento médico com bolsistas estrangeiros, a criação de novos cursos de Medicina e a ampliação da residência médica. O objetivo é que, aos poucos, médicos formados no Brasil preencham os postos de trabalho vagos e, com isso, não seja mais necessária a recepção de estrangeiros.

 

O posicionamento de Barros, orientado pelo governo interino de Michel Temer, contraria o da equipe da presidente afastada Dilma Rousseff. Apesar de o programa ter sido criado com metas para serem alcançadas até 2026, o entendimento entre os ministros do PT é que o programa temporário "veio para ficar".

Planejamento corta mais 101 cargos e funções comissionadas

Posted: 22 Jul 2016 11:15 AM PDT

Além dos cortes de cargos no Ministério, houve mudanças na estrutura do órgão Wilson Dias/Agência Brasil

O Ministério do Planejamento informou nesta sexta-feira (22) que eliminou mais 101 cargos e funções comissionadas da pasta. Com isso, um total de 309 cargos e funções já foi extinto da estrutura do Ministério desde novembro do ano passado, quando foram cortados 208 cargos comissionados. A decisão está formalizada em decreto publicado no Diário Oficial da União.

Em nota, o Planejamento afirma ser o primeiro ministério "a contribuir para a meta de redução de 4.307 funções e cargos comissionados, anunciada no início de junho pelo governo federal". Além disso, o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, na nota, que a reforma administrativa resultará em um serviço de qualidade. 

— O gestor público deve buscar incessantemente a eficiência. Com a reforma administrativa, haverá racionalização de estruturas, mas será garantida a qualidade da prestação dos serviços públicos.

Leia mais notícias sobre Brasil e Política

O Planejamento explica que o decreto também trouxe mudanças na estrutura do órgão. A Assec (Assessoria Econômica) da pasta teve parte de suas atribuições remanejadas para a recém-criada Seplan (Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos), que também agregou competências da extinta SPI (Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos). A Sepac  (Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento) foi extinta, com suas funções atribuídas à nova SDI (Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura). Além disso, foi criada a Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais).

Ainda foi publicado nesta sexta-feira (22) decreto que permite aos dirigentes máximos dos órgãos e autarquias fazer permuta entre DAS e FCPE dentro de suas próprias unidades. Segundo o Planejamento, "a medida flexibiliza a alocação das FCPE, evitando o engessamento desnecessário nas estruturas organizacionais". Essas funções terão os mesmos níveis dos extintos cargos DAS e só poderão ser ocupadas por servidores públicos efetivos com vínculo permanente.

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 18 milhões hoje

Posted: 22 Jul 2016 10:45 AM PDT

Números do último concurso foram: 07 — 22 —28 — 32 — 56 — 58 Divulgação

A Mega-Sena vai sortear uma bolada de R$ 18 milhões neste sábado (23), de acordo com estimativas da Caixa Econômica Federal. As dezenas serão sorteadas a partir das 20h25 (horário de Brasília).

Na última quarta-feira (20), a Mega-Sena não teve nenhum vencedor do prêmio máximo e, por isso, o valor acumulou. As dezenas sorteadas no concurso número 1.839 foram: 07 — 22 —28 — 32 — 56 — 58.

No entanto, 30 apostadores conseguiram R$ 46.444,42 cada por acertarem cinco números. Além disso, houve a distribuição de um valor de R$ 678,64 para cada um dos participantes que acertaram quatro números — foram 2.933 apostas.

Leia mais notícias sobre Brasil e Política

Para concorrer ao prêmio de R$ 18 milhões deste sábado, basta ir a uma casa lotérica e marcar de 6 a 15 números do volante, podendo deixar que o sistema escolha os números para você (Surpresinha) e/ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos (Teimosinha).

Cada jogo de seis números custa R$ 3,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do País.

Outra opção é o Bolão Caixa, que permite ao apostador fazer apostas em grupo. Basta preencher o campo próprio no volante ou solicitar ao atendente da lotérica. Você também pode comprar cotas de bolões organizados pelas lotéricas.

Neste caso, poderá ser cobrada uma Tarifa de Serviço adicional de até 35% do valor da cota. Na Mega-Sena, os bolões têm preço mínimo de R$ 10. Porém, cada cota não pode ser inferior a R$ 4. É possível realizar um bolão de no mínimo 2 e no máximo 100 cotas.

Polícia de Munique diz que há vários mortos em tiroteio em shopping center

Posted: 22 Jul 2016 10:38 AM PDT

MUNIQUE (Reuters) - Várias pessoas foram mortas e feridas em um tiroteio em um shopping center de Munique, cidade do sul da Alemanha, nesta sexta-feira, disse a polícia.

"Acreditamos estar lidando com um tiroteio", afirmou uma porta-voz da polícia, acrescentando que acredita que mais de um atirador estaria envolvido. A polícia ainda estava retirando as pessoas do shopping, acrescentou.

(Reportagem de Andrea Shalal)

Ligação elétrica em áreas olímpicas será entregue de última hora, gerando riscos

Posted: 22 Jul 2016 10:37 AM PDT

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - As conexões de energia elétrica da rede para o Parque Olímpico e a Vila dos Atletas dos Jogos Rio 2016 ainda não foram concluídas a duas semanas do início da Olimpíada, colocando em risco o fornecimento de eletricidade nas áreas de competição e no local de hospedagem de competidores e delegações do evento.

Uma fonte próxima à organização dos Jogos disse à Reuters que "algumas coisas não estão prontas", enquanto uma outra fonte do setor elétrico afirmou que a entrega das interligações será feita "em cima da hora", com "emoção", sem a realização de testes mais prolongados.

"De fato, faltando 15 dias, ainda não concluíram, mas vão concluir. Isso é arriscado (não estar pronto). Londres estava com tudo pronto um ano antes do evento, inclusive a energia...", afirmou uma das fontes, do setor elétrico, na condição de anonimato.

"É como se estivesse chegando a hora da festa e ainda estão colocando a flor no vaso", comparou a fonte, atribuindo o atraso nas obras, que também ocorreu em outros projetos da Olimpíada, às dificuldades econômicas no país e do Rio de Janeiro.

Eventos-teste realizados no Parque Olímpico durante o período de preparação para os Jogos já sofreram problemas com o fornecimento de energia, que foram citados por federações esportivas internacionais como motivo de preocupação para a Olimpíada.

Houve falta de luz, por exemplo, nas provas de saltos ornamentais e de natação, em ambos os casos provocando o desligamento de placares e telões, além de atrasos.

O Parque Olímpico será o coração dos Jogos, com novas arenas construídas para receber as disputas das competições de tênis, natação, basquete, handebol e ginástica, entre outras.

"No final, acho que vai dar tudo certo, mas todo mundo está chegando na hora com o coração na boca, porque infelizmente o nosso povo deixa tudo para em cima da hora. Desde 2009, sabíamos das Olimpíadas", afirmou a fonte.

Os eventuais problemas, no entanto, serão minimizados por geradores de energia.

"Algumas coisas não estão prontas, mas estão andando e não há nada que seja risco para os Jogos", confirmou uma fonte da organização da Olimpíada.

"O ideal era que tivesse pronto... mas mesmo que as interconexões não estejam prontas... energia não está no radar de crises", acrescentou, ressaltando que geradores reduzem as preocupações. "A quantidade de gerador ali vai ser enorme... acho que não haverá risco (de falta energia), mas pode acontecer."

Recentemente, uma fonte revelou à Reuters que o Comitê Olímpico assumiu compromissos na área de energia que não estavam previstos e resultaram em gastos com a compra de geradores de energia para abastecer o Parque e a Vila que custaram cerca de 100 milhões de reais.

De acordo com a primeira fonte, do setor elétrico, a situação se restringe às obras sob a responsabilidade do Comitê Rio 2016, que não estão sob a alçada do governo federal e da distribuidora Light, que atua no Estado.

"Estamos confortáveis no grid principal, que é o sistema interligado nacional, e com a Light, que se preparou desde a Copa do Mundo, e tem um esquema de operação montado...", completou a fonte.

Procurado, o Rio 2016 não respondeu de imediato a um pedido de posicionamento.

None

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Um super gerador de energia vai alimentar o Maracanã na cerimônia de abertura dos Jogos, um expediente que já fora adotado na Copa do Mundo de 2014, com a distribuidora de energia Light atuando ainda como uma espécie de "back up" do gerador.

O nível de segurança no abastecimento para a abertura dos Jogos é N-4, disse a fonte do setor, explicando que mesmo que caiam quatro opções de fornecimento o sistema ainda funcionará.

"As fontes serão independentes. Chegarão duas alimentações da Light e elas são independentes. É zero a chance de ter problema de energia na abertura", afirmou.

None

(Reportagem adicional de Pedro Fonseca)

Mídia alemã relata várias mortes em tiroteio em shopping center de Munique

Posted: 22 Jul 2016 10:23 AM PDT

MUNIQUE (Reuters) - O jornal alemão Muencher Abendzeitung informou que até 15 pessoas foram mortas em um tiroteio em um shopping center no sul da cidade de Munique.

Um empregado do shopping center disse à Reuters por telefone que muitos tiros foram disparados e que os funcionários ainda estão escondidos.

Imagens de TV mostram dezenas de veículos de emergência no lado de fora do shopping.

(Por Andrea Shalal)

Eletrobras quer que União banque distribuidoras do Norte até privatização, diz fonte

Posted: 22 Jul 2016 09:53 AM PDT

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A estatal Eletrobras deverá exigir que a União banque investimentos e custos operacionais de suas distribuidoras de energia mais deficitárias, que atuam na região Norte, sob o compromisso de prepará-las para a privatização, afirmou à Reuters uma fonte com conhecimento direto do assunto.

A estatal realiza nesta sexta-feira a partir das 14h assembleia de acionistas para decidir o futuro de suas seis distribuidoras que atuam no Norte e Nordeste, e as propostas sob a mesa incluem a venda de todas elas ou mesmo a não renovação da concessão das mais problemáticas --Amazonas Energia e Boa Vista Energia, que atuam em Amazonas e Roraima.

No caso da simples não prorrogação dos contratos, o governo seria obrigado a realizar às pressas uma licitação para escolher um novo operador para as concessionárias.

Mas essa opção é vista como politicamente muito delicada, segundo duas fontes ouvidas pela Reuters, o que deverá levar a uma saída que combine um prazo extra para preparar a venda das empresas e uma salvaguarda ao caixa da Eletrobras, que quer evitar novas perdas com essas concessões deficitárias.

As distribuidoras da Eletrobras sofrem larga influência de parlamentares e governadores dos Estados em que atuam --recentemente, ata de reunião entre técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontou que essas empresas são vistas como "cabides de empregos para apadrinhados políticos".

Na última proposta da Eletrobras aos acionistas, consta uma sugestão de que a estatal se comprometa a vender Amazonas Energia e Boa Vista Energia até 31 de dezembro de 2017, desde que até lá as empresas recebam "diretamente, da União Federal ou através de tarifa, todos recursos e remuneração necessários para operar, manter e fazer investimentos".

"Essa parece ser a opção que agrada mais gente e é boa para todo mundo", afirmou a fonte, na condição de anonimato. "Tira uma peso das costas da Eletrobras... e evita o desgaste político", adicionou.

Antes, a Eletrobras pedia um compromisso do governo federal de aportar 8 bilhões de reais em suas distribuidoras como contrapartida para renovar os contratos de concessão, vencidos desde 2015.

A opção atualmente em discussão deverá exigir menos recursos da União do que isso, segundo a fonte, que disse que a decisão final sobre o assunto está nas mãos do presidente interino Michel Temer e do Tesouro. "É uma solução política."

Uma segunda fonte próxima ao assunto afirmou que a opção de simplesmente não renovar os contratos e obrigar o governo a relicitar as concessões do Amazonas e de Roraima poderia causar desconforto e desgaste junto às bancadas dessas regiões no Congresso em um momento delicado para o governo interino.

O Senado deverá decidir em agosto sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, afastada desde maio.

"Esses dois Estados têm senadores suficientes para reverter o jogo do impedimento... a devolução é uma decisão complicada e muito difícil de ser tomada num momento político como esse", afirmou.

O governo interino promete uma total reestruturação da Eletrobras, que passará a ter como presidente o ex-CEO da CPFL, Wilson Ferreira Jr, que assumirá o posto com a missão de vender ativos para aliviar a atual crise financeira da maior elétrica do Brasil, que acumula prejuízos de mais de 30 bilhões de reais em quatro anos.

O governo já agendou para 19 de agosto o leilão da distribuidora Celg-D, de Goiás, o primeiro desinvestimento previsto para a elétrica federal.

Ministro da Justiça vai ao Paraguai após suposta fuga de brasileiros do EI para o país vizinho

Posted: 22 Jul 2016 08:18 AM PDT

Brasileiros presos ontem foram transferidos para penitenciária de segurança máxima de Campo Grande (MS) nesta sexta-feira (22) Valter Campanato/22.07.2016/Agência Brasil

Um dia depois da Operação Hashtag, da PF (Polícia Federal), que prendeu dez suspeitos de ligação com o grupo extremista Estado Islâmico, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, cumpre uma agenda oficial em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, nesta sexta-feira (22).

O bando, formado por ao menos 12 suspeitos, jurou fidelidade ao grupo terrorista e teria começado um planejamento para treinar tiros, manusear munições e até comprar um fuzil AK-47. A ideia, segundo o Ministério da Justiça, era cometer um ataque durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Dois suspeitos que tiveram a prisão decretada e não foram detidos teriam fugido, via o Estado do Mato Grosso, para o país vizinho. A fuga teria ocorrido após o início da ação dos agentes federais na última quinta-feira (21), segundo informação da rádio CBN. A PF nem confirma nem desmente esta hipótese.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Na agenda oficial de Moraes, está previsto um encontro com o ministro da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, Luis Alberto Rojas, "para reforçar parceria na erradicação de drogas naquele país". Após a reunião, está marcada uma entrevista coletiva.

Via Twitter, a PF se limitou a informar que o diretor-geral da entidade, Leandro Daiello, e o Secretário Nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, vão acompanhar o ministro da Justiça na agenda no Paraguai.

Entre esta madrugada e a manhã desta sexta-feira (22), todos os dez presos ontem na Operação Hashtag foram transferidos para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), que é de segurança máxima. O traficante Fernandinho Beira-Mar é um dos presos desta cadeia.